Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ansiedade e estresse podem intensificar sintomas de gastrite

Foto: Reprodução
Pessoas submetidas a estresse emocional podem ter um
 aumento na sensibilidade gástrica
Problema afeta secreção de suco gástrico e compromete proteção da mucosa estomacal
 
Por Dr. Leonardo Peixoto
 
Dispepsia significa dificuldade de digestão e se refere a sintomas de gastrite, como sensação de dor ou queimação no estômago, além de náuseas, sensação plenitude gástrica ou distensão abdominal. Dispepsia funcional é um termo utilizado para descrever o paciente que apresenta sintomas dispépticos, mas sem alterações nos exames realizados na investigação, ou seja, sem gastrites, parasitoses, doenças hepatobiliares ou outras.
 
A dispepsia funcional está relacionada a alterações na motilidade gastrointestinal, hipersensibilidade visceral, exposição ao suco gástrico, intolerâncias alimentares, alterações psicossociais e infecções.
 
É importante comentar a relação entre o cérebro e o trato digestivo. Sabemos que a simples visão e o cheiro de comida são capazes de aumentar motilidade e secreção gástricas. Desta maneira, podemos compreender a relação entre ansiedade, estresse emocional e dispepsia. Nessas condições psicossociais, por efeito direto ou intermediado por hormônios, podemos perceber mudanças na secreção de suco gástrico, na regulação de fatores protetores da mucosa do estômago e na percepção dos estímulos sensoriais gástricos.
 
A motilidade gástrica pode ser alterada nessas situações e a complacência gástrica reduzida. Além disso, a secreção de suco gástrico pode estar aumentada em situações de estresse.
 
Pessoas submetidas a estresse emocional podem ter um aumento na sensibilidade gástrica, de forma que um estímulo considerado normal passe a ser percebido como dor. Por fim, devemos lembrar que os efeitos do estresse sobre os intestinos são relevantes, podendo causar diarreia, constipação, flatulência, síndrome do intestino irritável e até mesmo reativação de doenças inflamatórias intestinais.
 
Minha Vida

Maioria dos estados se prepara para a imunização contra o HPV

Fora Tocantins e Pernambuco, Estados já estão desenvolvendo atividades preparatórias
 
Com exceção do Tocantins, na Região Norte, e de Pernambuco, na Região Nordeste, todos os demais estados já estão desenvolvendo atividades preparatórias à implantação da Campanha  de Imunização contra o HPV, cujo início foi programado pelo Ministério da Saúde para o próximo dia 10 de março.  
 
A campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma virus) foi lançada no último dia 29 de janeiro pelo então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em cadeia nacional de rádio e televisão.  
 
O HPV é um vírus transmitido pelo contato com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. É atualmente um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, o  terceiro mais frequente entre as mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo têm HPV.   A imunização tem como  público-alvo, nessa  primeira etapa, meninas de 11 a 13 anos de idade.
 
O  objetivo é a  prevenção do câncer de colo de útero. A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou à Agência Brasil que a ideia é sensibilizar estados e municípios para que se integrem à campanha, condição para que a vacinação obtenha sucesso.  
 
A campanha de imunização  prevê mais duas fases. A  segunda dose será  aplicada seis meses depois, ou seja, em setembro, nas unidades de saúde, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.  Os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas terão que assinar um termo de recusa.  
 
A vacina a ser utilizada será a quadrivalente, que dá  proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) de HPV.  De acordo com o Ministério da Saúde, a  vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por essa razão, não tiveram nenhum contato com o vírus.  
 
O órgão adverte, porém, que a vacina não substitui o exame preventivo ( Papanicolau) a cada ano, nem o uso do preservativo nas relações sexuais.  
 
R7

Teste rápido de tuberculose começa este mês em seis cidades do país

Foto: Reprodução
O novo exame, o Xpert, é o primeiro método de biologia molecular usado com essa finalidade
 
O PNCT (Programa Nacional de Controle da Tuberculose), do Ministério da Saúde, começa a fazer, ainda este mês, nas cidades do Rio de Janeiro, de Manaus, do Recife, de São Paulo, Porto Alegre e Brasília o novo exame rápido que identifica a doença em menos de duas horas.
 
Um teste piloto para avaliar a implantação do novo exame foi feito no ano passado nas capitais dos estados do Rio e do Amazonas e chegou ao fim  em dezembro. O piloto fez parte do projeto "Inovação no controle da tuberculose no Brasil”, desenvolvido pelo PNCT em parceria com a Fundação Ataulpho de Paiva e o patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates.
 
O coordenador do PNCT, Draurio Barreira, explicou à Agência Brasil que se trata de um teste novo no mundo. Dois países tiveram uma postura pioneira em relação a esse exame, embora diferenciada. Enquanto a África do Sul decidiu implantar imediatamente o teste rápido, em substituição à baciloscopia, que é o exame tradicional de detecção da tuberculose, o Brasil  optou  por fazer um estudo piloto em duas cidades consideradas de alta carga “para avaliar a performance do teste e depois implantar”.
 
Agora, o PNCT decidiu implantar o teste rápido em todo o país. As máquinas para o exame já estão no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão — Antonio Carlos Jobim, aguardando liberação pela alfândega.  A encomenda total soma 160 máquinas. Na primeira leva, foram entregues 50 máquinas e as 110 restantes deverão ser entregues ainda em fevereiro.
 
“Nosso compromisso é que seis estados, este mês, iniciem o teste como rotina. Agora não mais como estudo, mas como rotina”, reiterou Draurio Barreira. Ele lembrou que após a liberação pela alfândega, as máquinas serão doadas pelo Ministério da Saúde às secretarias municipais de Saúde das seis capitais brasileiras que iniciarão o processo.
 
A expectativa do coordenador do PNCT é que em 24 de março próximo, quando se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, todas as  capitais mais 92 municípios já estejam realizando o teste rápido. Ele acredita que antes que se faça uma campanha de divulgação do início da nova rede de testes rápidos, muitas unidades de Saúde já estarão utilizando o método, considerado revolucionário.
 
O novo exame mais rápido e eficaz para o diagnóstico da tuberculose, o Xpert, é o primeiro método de biologia molecular usado com essa finalidade. Draurio Barreira explicou que o bacilo da tuberculose, conhecido como bacilo de Koch, foi descoberto em 1882. “E desde então, o método de diagnóstico, basicamente,  é o mesmo. É visualizar o bacilo no escarro das pessoas. Agora, não. A gente começa a trabalhar com biologia molecular, o que já é uma tecnologia utilizada para várias doenças, mas a tuberculose foi, infelizmente, durante muitas décadas, uma doença negligenciada”. A partir de agora, com investimentos da indústria e dos governos, esse cenário foi alterado, disse.
 
Como a tuberculose é, atualmente, a doença que mais mata as pessoas que vivem com HIV, o investimento que sempre foi feito no campo da aids, a partir da década de 80, também se voltou para a doença. “Com isso, começam a aparecer os primeiros resultados”.  Entre eles, estão o teste rápido de biologia molecular e novas drogas desenvolvidas especificamente para a tuberculose. A doença foi declarada prioridade global pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1993.
 
Draurio Barreira informou que até a sua vinculação com a aids, a tuberculose era uma doença que não interessava à indústria farmacêutica em geral, por não se tratar de uma doença rentável, uma vez que afeta mais a população pobre. Em termos do investimento público, disse que o Brasil aumentou em 14 vezes o orçamento para a tuberculose nos últimos dez anos.
 
O teste rápido para detecção da tuberculose será usado apenas na rede pública de saúde. O coordenador do PNCT informou que alguns laboratórios privados do Rio de Janeiro e de São Paulo já realizam esse exame. “Só que o valor  para a iniciativa privada é muito mais alto. É praticamente proibitivo para a população mais pobre”. Por meio de convênio com a Fundação Bill e Melinda Gates,  o Brasil foi incluído entre os países em desenvolvimento e de alta carga para conseguir as máquinas que fazem os novos testes.  “O Brasil entrou duplamente no critério de país emergente e também de alta carga de tuberculose”.
 
Segundo Barreira, o custo desse teste hoje para o setor privado é entre quatro e cinco vezes maior do que no serviço público, que tem o subsídio da Fundação Gates. Ele lembrou que a tuberculose, no Brasil, “é de absoluta responsabilidade pública”. Mesmo uma pessoa diagnosticada na rede privada com tuberculose é referenciada para o SUS (Sistema Único de Saúde), onde recebe o tratamento gratuito. Os medicamentos para tuberculose não estão disponíveis nas farmácias.
 
Barreira disse que a situação da tuberculose no Brasil não é tão dramática como em países africanos ou asiáticos. Enquanto a  mortalidade por tuberculose no mundo é 25 mortes por 100 mil habitantes, o índice no Brasil é 2,4 mortes na mesma proporção. “Menos que dez vezes a mortalidade média global”. A incidência, ou seja, o número de casos pela população, está em 36 casos por 100 mil pessoas no Brasil, contra 250 casos por 100 mil no mundo.
 
“Então, temos uma situação relativamente confortável”. O coordenador do PNCT acrescentou que mesmo assim, considerando que se trata de uma doença antiga, com métodos diagnósticos e terapêuticos  desenvolvidos há mais de 100 anos, é inadmissível que se tenha ainda tantos casos e tantas mortes. A prioridade dada à tuberculose pelo governo brasileiro decorre também do fato de a doença estar associada à classe social mais pobre, além de fatores como a concentração demográfica, o tabagismo, os hábitos alimentares, a aids.

Por essa razão, o enfrentamento da tuberculose pelo governo brasileiro é feito do ponto de vista biológico e social. Daí  a existência de  propostas de benefício social para adesão ao tratamento por parte de populações mais pobres, incluindo moradores de rua e de favelas e a população prisional. “Porque um dos grandes desafios é o abandono do tratamento”, disse Barreira.
 
No dia 24 de março, o Ministério da Saúde, por meio do PNCT, vai lançar campanha na mídia.
 
Draurio Barreira acredita que uma das principais formas de controle da doença se dá pela divulgação correta de informações. Pesquisa feita pelo programa em 2012 verificou que metade da população desconhece a tuberculose e acredita que se trata de uma doença do século passado, que afetava somente os poetas e boêmios. “Há sempre a surpresa, ao mesmo tempo carregada de estigma e preconceito contra as pessoas que têm a doença”. Esses aspectos serão abordados na campanha governamental.

R7

Pratique exercício e comece seu dia bem-humorado

Daia Oliver/R7
Médico indicada praticar exercício físico no início da manhã
Já está comprovado que movimentar o corpo proporciona bem-estar
 
Que tal começar o dia cheio de disposição para enfrentar o trabalho, o trânsito e todos os compromissos até à noite? O segredo é sair da cama e dedicar alguns minutinhos da sua manhã ao corpo e a mente. Sabe como? Pratique exercício físico.
 
Pode parecer um sacrifício, mas pode apostar que ao final do esforço o saldo será positivo. Já está comprovado que o exercício melhora o humor, proporciona bem-estar e previne uma série de doenças.Só por isso, movimentar o corpo já vale a pena. 
 
Segundo o ortopedista e médico do esporte, Marco Antonio Ambrósio, do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano, é mais indicado praticar atividades no início da manhã, pois a poluição e a temperatura são menores.
 
Para driblar o calor, o especialista recomenda usar roupas leves e adequadas, como camisetas confortáveis, shorts e tênis. Se o exercício for realizado ao ar livre, é importante lembrar do boné, óculos escuros e protetor solar.
 
— No calor o corpo perde mais água e sais minerais durante a prática da atividade física, por isso a hidratação é fundamental.
 
Anotou as dicas? Então, amarre o tênis e opte pela atividade que mais lhe dá prazer.

R7

Pesquisadores da USP usam corrente elétrica para tratar depressão

Reprodução/insidershealth.com
Método utiliza eletrodos que transmitem uma corrente
elétrica contínua de baixa intensidade
Nova técnica pode substituir os medicamentos antidepressivos
 
Cientistas da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram uma nova técnica para o tratamento da depressão. Uma estimulação elétrica indolor feita com a ajuda de dois eletrodos, colocados na cabeça do paciente, poderá servir como alternativa para quem sofre da doença, mas não toma os medicamentos antidepressivos devido aos fortes efeitos colaterais.
 
De acordo com o coordenador da pesquisa, o médico psiquiatra Andre Russowsky Brunoni, pessoas jovens, as mais acometidas pela depressão, evitam remédios para a doença porque muitas vezes eles vêm acompanhados de ganho de peso e disfunção sexual. Mulheres grávidas ou que estão amamentando também são impedidas de ingerir essa medicação.
 
Segundo o cientista, os eletrodos transmitem uma corrente elétrica contínua de baixa intensidade para a área do cérebro que envolve a depressão, o córtex dorso lateral pré-frontal. A corrente corrige o baixo funcionamento dessa região cerebral, característica de quem sofre de depressão. “A estimulação elétrica aumenta a atividade dessa área do cérebro. Com isso, a gente tenta melhorar os sintomas depressivos”, explicou.
 
O procedimento dura 30 minutos e é repetido por 15 dias consecutivos. “Algumas pessoas sentem um leve formigamento na cabeça, mas outras não sentem absolutamente nada”, conta.
 
Outra vantagem da nova técnica em relação aos antidepressivos é a forma de atuação no organismo. Enquanto o remédio age em neurotransmissores que atuam no cérebro inteiro, ocasionando reflexos negativos em outras partes do corpo, a estimulação elétrica atua diretamente no córtex pré-frontal.
 
Além disso, embora o resultado de ambos os tipos de tratamentos (remédio e estimulação elétrica) seja o mesmo, o medicamento acaba passando por outras áreas subcorticais para só depois chegar ao córtex pré-frontal.
 
Esta não é a primeira vez que a eletricidade é usada no tratamento de transtornos mentais. Russowsky cita a tradicional técnica do eletrochoque, usada há 75 anos por psiquiatras. De acordo com ele, esse é um tratamento bem mais radical do que a estimulação que está sendo desenvolvida pela USP, destinado a pacientes com quadros muito graves. “É uma carga elétrica mil vezes maior do que a gente usa”, disse.
 
O tratamento por eletrochoque tem como objetivo provocar uma crise convulsiva em pacientes que apresentam casos graves de transtornos mentais, o que estimula a regulação de hormônios e de alguns neurotransmissores. “A única semelhança entre as duas técnicas é que elas usam a eletricidade, mas de forma bem diferente. O eletrochoque é um pulso elétrico para fazer uma crise convulsiva, a gente usa uma corrente elétrica de baixa intensidade para aumentar a atividade no cérebro”, define.
 
A estimulação criada pelo grupo de Russowsky já foi testada, há três anos, em 120 pacientes. “O resultado principal foi que a combinação da estimulação com o antidepressivo dava efeitos mais potentes que cada tratamento separado”, disse o médico.
 
O próximo passo da pesquisa será testar a estimulação sozinha. Serão recrutados 240 voluntários, entre 18 e 75 anos, com diagnóstico de depressão, no mínimo, moderada e que apresentem sintomas da doença.
 
Em um teste cego, metade dos pacientes vai receber o antidepressivo Escitalopram, e a outra metade recebe a estimulação elétrica. “Nem o paciente, nem o pesquisador saberão o que estão recebendo, senão favorece inconscientemente um dos grupos”, esclarece.
 
Ao final da pesquisa, aqueles voluntários que foram testados com o antidepressivo, e que não tiveram melhora do seu quadro, poderão receber o tratamento com a estimulação elétrica.
 
Nos próximos três anos, as equipes de Russowsky vão aceitar voluntários interessados em participar da pesquisa. Basta enviar e-mail para pesquisa.depressao@gmail.com

R7

Suco verde melhora funcionamento do intestino

Reprodução
Sucos ajudam a hidratar o corpo no verão
Para começar bem o dia neste calorão é importante hidratar o corpo 
 
Para começar bem o dia neste calorão é importante hidratar o corpo. Esta simples atitude pode evitar desmaios, dores de cabeça, mal-estar e enjoos. Então, que tal incluir no cardápio do café da manhã um delicioso suco natural de frutas ou o famoso suco verde, que ajuda a eliminar as toxinas do organismo e melhora o funcionamento do intestino?
 
O endocrinologista Mohamad Barakat orienta misturar no liquidificador duas folhas de couve, uma maça com casca, uma colher de linhaça, água de coco e gengibre.
 
— Além de dar energia ao corpo, ela renova o organismo, ajudando a pessoa a se sentir mais leve.
 
Segundo o médico, o suco Detox reduz a fome e promove o equilíbrio hormonal. Se a receita não agradou, lance mão de outras bebidas para hidratar o corpo, como água de coco, chás gelados e águas aromatizadas.
 
O infectologista Munir Akar Ayub, do Hospital e Maternidade Brasil, recomenda ingerir dois litros de água por dia.
 
R7

Prefeitura de Natal - RN lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, publicou edital n° 001/2014, de processo seletivo, visando a contratação por tempo determinado de 19 profissionais para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem e Agente Social. Os salários são de até R$ 3 mil por jornada de 30 ou 40 horas semanais. 
 
Os interessados deverão efetivar sua inscrição nos dias 05, 06, 07 e 10 de fevereiro de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Fabrício Pedrosa, 925, Areia Preta - Natal/RM - 59.014-030. 
 
O certame será constituído de entrevista, a ser realizada provavelmente nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2014. O processo seletivo terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está publicado no Diário Oficial do Município, de 30 de janeiro de 2014, a partir da página 03. 

Prefeitura de Doutor Severiano – RN abre concurso

A Administração Municipal de Doutor Severiano, no estado do Rio Grande do Norte, abriu o edital nº 001/2014, de concurso público, objetivando ocupar 33 vagas disponíveis para profissionais de todos os níveis de escolaridade. O salário vai de R$ 678,00 a R$ 5.000,00, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
O concurso oferece vagas para Professor, Psicopedagogo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Técnico em Informática. Zelador de Quadras de Esporte, Médico PSF, Enfermeiro PSF, Dentista PSF, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fiscal de Obras, Técnico Agrícola, Auditor de Tributos, entre outros.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas de 23 de janeiro até 24 de fevereiro de 2014, pelo site www.funvapi.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30 (nível fundamental), R$ 40 (nível médio) e R$ 50 (nível superior).
 
Provas
Os inscritos serão selecionados por meio de Prova Objetiva e Subjetiva, que será aplicada provavelmente em 23 de março de 2014, das 8h às 12h, na cidade de Doutor Severiano/ RN. O local da prova será informado no sítio www.funvapi.com.br.
 
Haverá Prova de Títulos para alguns cargos, cabendo ao candidato, a depender da vaga escolhida, enviar entre os dias 14 e 16 de abril de 2014, os títulos para a sede da Funvapi, localizada na Rua Benjamin Constante, 2082, CEP 64.000-280, Teresina-PI.
 
Alguns outros cargos também serão avaliados por Prova Prática.
 
O resultado Final do certame será informado no www.funvapi.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado mais uma vez, por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Almino Afonso - RN

A Prefeitura de Almino Afonso, no estado do Rio Grande do Norte, através da empresa CONPASS – Concursos Públicos e Assessorias EIRELI, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de ocupar 77 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os salários variam de R$ 730,00 a R$ 1.695,00, em carga horária de 24 horas plantão para o cargo de médico e 30 horas semanais para os demais cargos.
 
As oportunidades são para os cargos de Enfermeiro, Assistente Social, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Médico Generalista (Plantonista), Orientador de Práticas Pedagógicas, Pedagogo, Assistente Pedagógico, Professor Pedagogo, Professor de Educação Física, Maestro, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Saneamento Básico (Agente de Fiscalização Ambiental e Sanitária), Fiscal de Obras, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Almoxarife, Digitador, Assistente Administrativo, Auxiliar de Secretaria Escolar, Motorista, Merendeira, Zeladora, Auxiliar de Serviços Diversos – ASD, Vigia e Coveiro.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, através do site www.conpass.com.br, no período de 03 de fevereiro a 13 de março de 2014, através do site www.conpass.com.br. As taxas variam de R$ 28,00 a R$ 45,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 13 de abril de 2014, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela Comissão Geral do Concurso através do Cartão de Inscrição de cada candidato e de Edital publicado nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de Almino Afonso e no site: www.conpass.com.br.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 14 de abril de 2014.
 
O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Mirante da Serra - RO

A Prefeitura de Mirante da Serra, no estado de Rondônia, através do Instituto Exatus Ltda - ME, lançou edital n° 02/2014 de concurso público, visando o preenchimento de 235 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 583,44 e R$ 3.310,20 por jornada de trabalho de 25 a 40 hora semanais.

Serão reservadas 10% das vagas existentes aos candidatos inscritos na condição de portador de necessidade especial.

Dos cargos: Agente de Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Monitor de Pátio e Transporte Escolar,  Operador de Máquina Pesada, Técnico de Enfermagem, Técnico em Bioquímica - Laboratorista, Técnico em Radiologia, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização Sanitária, Cuidador de Alunos, Fiscal Ambiental, Agente de Controle Interno, Agente de Fiscalização, Médico Clínico Geral PSF, Clínico Geral de Unidade Mista, Pediatra, Ortopedista, Enfermeiro PSF, Enfermeiro de Unidade Mista, Farmacêutico - Farmácia Básica, Odontólogo, Assistente Social, Psicólogo, Administrador, Fisioterapeuta, Supervisão Pedagógica, Psicopedagogo Clínico e Institucional, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Engenheiro-Agrônomo, Médico-Veterinário, Procurador Jurídico, Engenheiro Civil, Professor Educação Infantil e Séries Iniciais, Português, Matemática, História, Inglês, Ciências, Educação Física, Professor Pedagogo e Contabilista.

Das inscrições: serão feitas até às 23h59m (no horário de Brasília) do dia 19 de fevereiro de 2014, através do endereço eletrônico www.institutoexatus.com.

Taxas: cargos de Nível Superior - R$ 80,00; cargos de Nível Médio e Técnico - R$ 60,00; cargos de Nível Fundamental e Elementar - R$ 50,00.

Provas e Gabaritos: todos os candidatos farão provas objetivas de natureza eliminatória e classificatória. Cada prova terá 40 questões e cada questão terá 5 alternativas, sendo apenas uma correta.

As provas escritas estão previstas para serem realizadas no dia 09 de março de 2014, com horários e locais a serem definidos pelos organizadores do concurso público posteriormente. No dia 26 de fevereiro de 2014, será divulgado o Edital de Homologação das Inscrições, contendo os nomes de todos os inscritos, separados por cargo.
 
No dia 03 de março de 2014 está previsto para ser divulgado o Ensalamento (locais de prova), (contendo relação dos candidatos inscritos, nome das escolas e as salas de aula em que farão suas provas), no mural da Prefeitura Municipal de Mirante da Serra e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.
 
Os gabaritos com as respostas corretas estão previstos para serem divulgados no dia 10 de março de 2014, no mural da Prefeitura Municipal de Mirante da Serra, no mural do Instituto Exatus e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.

As provas práticas e de títulos estão previstas para serem realizadas no dia 30 de março de 2014, em locais e horários que serão posteriormente definidos no edital de convocação da prova prática. Se necessário, poderão ser criados horários e locais alternativos para a aplicação das provas.

Da validade do concurso: dois anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de São João do Triunfo - PR

A Prefeitura de São João do Triunfo, Estado do Paraná, publicou edital nº 001/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 38 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 13.233,75 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

As chances são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Operador de Máquinas, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Assistente Administrativo, Eletricista de Instalação, Fiscal de Tributos, Monitor, Motorista, Técnico de Laboratório, Professor, Técnico em Segurança do Trabalho, Arquiteto, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Professor de Educação Física, Psicólogo e Mãe Social.

O concurso será realizado sob responsabilidade da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória – Uniuv e os interessados deverão realizar suas inscrições até o dia 10 de fevereiro de 2014, no site www.sjtriunfo.pr.gov.br. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de 3 horas, e será realizada no dia 23 de fevereiro de 2014, em local a ser informado posteriormente.

Os gabaritos provisórios e os cadernos de provas serão divulgados no site da Uniuv: www.concursopublico.uniuv.edu.br, a partir das 17h, do dia 24 de fevereiro de 2014.
 
O concurso terá validade de dois anos, a partir da data da homologação do resultado final, que será publicada no órgão oficial de imprensa do Município de São João do Triunfo, Paraná, podendo, a critério da Administração Municipal, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Campestre da Serra - RS

A Prefeitura de Campestre da Serra, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital n° 01/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento de 41 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários que podem chegar a R$ 6.887,96, por jornada de 12 a 44 horas semanais de trabalho.

As vagas são para as funções de Agente comunitário de saúde, Atendente de Educação Infantil, Auxiliar de Administração, Contador, Enfermeiro Padrão, Fiscal Ambiental e de Obras, Médico, Motorista, Oficial Legislativo, Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoviários, Professor, Servente de Escola de Educação Infantil, Técnico em Informática e Tesoureiro. Serão destinadas aos portadores de necessidades especiais 10% das vagas existentes durante o prazo de validade do concurso.

A execução do certame será de responsabilidade da Empresa PIASCON e os interessados deverão fazer suas inscrições pelo endereço eletrônico www.piascon.com.br, até o dia 17 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 1º de março de 2014, às 8h, em local a ser divulgado posteriormente, tendo a duração de 3 horas. O gabarito será divulgado na data provável de 02 de março de 2014. A prova prática também será realizada no dia 1º de março, a partir das 13h, em local a ser divulgado posteriormente e será de caráter eliminatório e classificatório.

O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Campestre da Serra e através de Decreto do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Vera - MT promove processo seletivo

Com oferta de 55 vagas em cargos de níveis fundamental e superior, a Prefeitura de Vera, no Estado do Mato Grosso, publicou edital resumido nº. 001/2014 de processo seletivo. Os salários variam de R$ 950,00 a R$ 2.272,15 em regime de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Professor, Agente Comunitário de Saúde e Agente de combate às Endemias.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas no período de 17 a 19 de fevereiro de 2014, das 7h às 13h, situado na Av. Otawa, 1651 – ( Paço Municipal) Vera - MT.
 
Prova
O certame será realizado por meio de prova objetiva, com data provável de aplicação em 23 de fevereiro de 2014, com início às 8h e término às 11h, na Escola Municipal Nilza de Oliveira Pipino - Vera – MT.
 
O edital resumido foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 07 de fevereiro de 2014, pág. 214.

Concurso Prefeitura de Aracati - CE 2014

A Prefeitura de Aracati, no estado do Ceará, através do Instituto Nacional de Gestão Avançada – INGA, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de ocupar 683 vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 700,00 a R$ 5.929,54, em jornadas mensais de 100h, 150h e 200h menais.

Cargos
- Nível Médio: Agente Administrativo, Atendente de Farmácia, Auxiliar em Consultório Dentário, Digitadores, Guarda Florestal, Guarda-Vidas, Monitor de Artes, Músicos - Flauta, Clarinete, Sax-Alto, Sax-Tenor, Bombardino, Trombone, Trompete, Trompa EB, Contra Baixo e Percussão, Secretário Escolar, Técnicos em Contabilidade, Edificação, Enfermagem, Gesso, Hematologia, Higiene Bucal, Imobilização Ortopédica, Informática, Laboratório, Prótese Dentária - CEO, Radiologia, Radiologia e Tomografia, em Segurança do Trabalho e Vigilante Sanitário;
 
- Nível Superior: Administrador, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Auditor em Saúde, Auditor Fiscal, Bibliotecário, Biomédico, Bioquímico, Economista, Enfermeiro, Enfermeiro de PSF, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiros Civil e de Pesca, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico-Cirurgião, Médicos Anestesista, Clínico Geral, de PSF, Dermatologista, Endoscopista, Ginecologista Obstetra, Infectologista, Oftalmologista, Pediatra, Psiquiatra, Radiologista, Traumatologista, Ultrassonografista, Nutricionista, Odontólogos de Pacientes Especiais, de PSF, Prótese Dentária e nas áreas de Endodontia, Especialista em DTM, Odontopediatria, Periondontria, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Sociólogo, Terapeuta Ocupacional, Veterinário, Professor das áreas de Humanas, Ciências, Educação Física, Inglês, Matemática, Polivalente  e Português.

Inscrições
As inscrições ocorrerão no período de 8 horas do dia 10 de fevereiro até 28 de fevereiro de 2014, exclusivamente via internet, no site do INGA. www.ingagestao.org.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00 para os cargos de nível médio e R$ 50,00 para os cargos de nível superior.

Provas
O concurso público será composto de prova de conhecimentos para todos, além de avaliação de títulos somente para cargos do Magistério. As provas serão realizadas na Cidade de Aracati-CE, na data prevista de 13 de abril de 2014, nos horários especificados no edital e no Cartão Informativo.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois  anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Itaberá - SP anuncia concurso público

A Prefeitura de Itaberá, em São Paulo, através da empresa Exitus Concursos, publicou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao preenchimento de 45 vagas imediatas de emprego, distribuídas em postos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 725,25 e R$ 3.010,40, em jornadas de 25, 30 ou 40 horas semanais de trabalho.
 
As chances são para os cargos de professor de educação infantil - auxiliar, coordenador pedagógico, diretor de escola, professor de educação infantil: regente de classe de educação infantil e E E.J.A,  escriturário, merendeira, servente feminino, assistente social, psicólogo, motorista e agente comunitário de saúde.
 
Os interessados deverão efetuar suas inscrições no período de 12 a 25 de fevereiro de 2014, somente nos dias úteis, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Secretaria Municipal de Educação de Itaberá, situada à Rua Amador Pereira de Almeida, nº 298 – centro.
 
As taxas variam de R$ 30,00, R$ 45,00 e R$ 60,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Segundo consta no edital, cada candidato poderá inscrever-se, caso queira, para mais de um cargo em seleção de acordo com o seguinte horário de provas, que será realizada na data prevista de 16 de março de 2014.
 
No período da manhã, as provas serão aplicadas para professor de educação infantil - auxiliar, coordenador pedagógico, diretor de escola, escriturário, merendeira, servente feminino, assistente social, psicólogo, motorista e agente comunitário de saúde, e no período da tarde, a seleção será para professor de educação infantil - regente de classe de educação infantil e E E.J.A.
 
As contratações dos efetivos serão através do regime estatutário e o prazo de validade do concurso público é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Sucupira do Riachão - MA abre concurso público

A Prefeitura de Sucupira do Riachão, localizada no estado do Maranhão, realizará o concurso público regido pelo edital nº 001/2014, destinado a selecionar profissionais para o preenchimento de 73 vagas de emprego e mais 05 vagas reservadas aos candidatos com deficiência.
 
As oportunidades são para suprimento de vagas nas Secretarias de Saúde, Administração e Educação, em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários são de R$ 724,00 a R$ 3.500,00, em jornada de 20, 30 ou 40 horas semanais de trabalho.
 
As oportunidades são para Nutricionista, Médico PSF, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Vigilante Sanitário, Enfermeiro PSF, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Agente de Vigilância Sanitária, Engenheiro Agrônomo, Técnico Contábil, Recepcionista, Motorista Cat. “B, C e D”, Digitador, Auxiliar Administrativo, Professor e Agente Administrativo. 
 
Para participar do certame, o interessado deve efetuar a inscrição no site www.fundacaomadrejuliana.org.br, até 26 de fevereiro de 2014. Para os candidatos que eventualmente não dispuserem de acesso a internet, a Prefeitura Municipal de Sucupira do Riachão disponibilizará computador com acesso a internet, no prédio da Prefeitura Municipal, situado na Rua São José, N.° 447 – Centro, CEP 65.668-000, Sucupira do Riachão - Maranhão.
 
As taxas de inscrições são de R$ 30,00 para quem possui o ensino fundamental, R$ 40,00 para quem tem nível médio, R$ 50,00 para candidatos com ensino médio e superior (professor), e R$ 60,00 para profissionais com formação de nível superior.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de uma Prova Objetiva, que será realizada provavelmente no dia 16 de março de 2014, com inicio às 08h e término às 12h, no Município de Sucupira do Riachão/MA, em locais a serem oportunamente divulgados. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 17 de março de 2014.
 
O concurso público terá validade de 01 ano, sendo permitida a sua prorrogação por igual período.
 
Todas as publicações referentes ao certame, serão divulgadas na Prefeitura Municipal, e também no endereço eletrônico da Fundação Madre Juliana: www.fundacaomadrejuliana.org.br.

Prefeitura de Santana de Parnaíba – SP publica editais de seletivo

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, publicou dois editais n° 01 e 02/2014, ambos de processo seletivo, para contratação de profissionais de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 746, 56 a R$ 5.396,17, por jornada de 20 a 40 horas semanais.   
 
As chances são para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Serviços Gerais, Agente de Serviços Públicos, Motorista, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico em diversas especialidades e Professor.
 
A realização do certame está sob a responsabilidade do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social e as inscrições estarão disponíveis entre os dias 10 e 20 de fevereiro de 2014, pelo site www.institutomais.org.br. A taxa de inscrição vai de R$ 12 a R$ 19,50, que deve ser paga até 21 de fevereiro de 2014.
 
A aplicação da Prova Objetiva será provavelmente em 09 de março de 2014, em de Santana do Parnaíba. O local e horário da avaliação serão comunicados no  www.institutomais.org.br e www.santanadeparnaiba.sp.gov.br, em tempo oportuno. Haverá Prova de Títulos e Prática para alguns cargos.
 
O prazo de validade dos processos seletivos é de um ano, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Piedade - SP 2014

A Prefeitura de Piedade, localizada a 100 km da Capital, no estado de São Paulo, lançou edital de concurso público nº. 01/2014, com o objetivo de preencher 15 vagas de emprego, nos cargos de níveis fundamental e superior. O salário é de até R$ 3.888,45, para carga horária mensal de 220 horas.
 
As oportunidades são para os cargos de encanador, lubrificador, pintor de obras, trabalhador braçal e vigia (nível fundamental), e arquiteto, contador orçamentista e engenheiro II civil (nível superior).
 
As inscrições ficarão abertas exclusivamente através da internet, http://www.directacarreiras.com.br, até 28 de fevereiro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 para nível fundamental e R$ 50,00 para nível superior.
 
Os inscritos serão avaliados através de uma prova objetiva, que está prevista para o dia 23 de março de 2014, no município de Piedade/SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data da prova, dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização.
 
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Universidade Estadual de Maringá – PR abre vagas para Professor

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no estado do Paraná, publicou edital nº 032/2014 de concurso público, para prover 13 vagas de Professor das áreas de Nutrição, Matemática, Física, Metodologia de Pesquisa, Pedagogia, Ser e Sociedade, Enfermagem, Saúde Mental, Zootecnia e Educação Física. A jornada de trabalho será de 24 ou 40 horas semanais.
 
Os salários vão de R$ 3.601,99 a R$ 9.109,30, variando de acordo com a titulação do candidato.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 10 de março a 04 de abril de 2014, das 7h40 às 11h e das 13h30 às 16h, no Protocolo Geral da Universidade Estadual de Maringá, localizado na Avenida Colombo, 5790, Bloco A-01 (Próximo à rotatória em frente ao Parque Ecológico), do Campus Universitário, em Maringá-PR). A taxa de inscrição é de R$ 170.
 
Os inscritos serão avaliados através de provas, as quais serão aplicadas no período provável de 02 a 13 de junho de 2014. Os candidatos também passarão por Prova Didática, Prova Prática e Avaliação de Curriculum.
 
Em 23 de junho de 2014, será informado o resultado final do concurso, que tem validade de um ano, prorrogável por mais um.   

Concurso UPE 2014 - vagas para Professor

A Universidade de Pernambuco (UPE) está com inscrições abertas para o concurso público de provas e títulos para admissão ao cargo de Professor. As 23 vagas disponíveis são para Docentes das classes Auxiliar, Assistente e Adjunto, para atuação nos cursos de graduação e de pós-graduação, dos diversos campus da universidade.
 
A carga horária dos professores contratados será de 40 horas semanais, pelo regime  jurídico estatutário. Os salários variam de R$ 2.633,21 a R$ 4.375,49, além dos acréscimos com gratificações.
 
As inscrições prosseguem abertas até o próximo dia 07 de março de 2014, devendo ser feitas nos locais com oferta de vagas listados no edital. Será necessário efetuar o pagamento de taxa de inscrição, que custa R$ 180,00. A taxa deve ser paga através de depósito bancário.
 
Dependendo da atuação do Professor (se na graduação ou na pós), o concurso será composto pelas etapas de: prova escrita, prova didática, prova do Plano de Trabalho, prova de títulos e prova do Projeto de Pesquisa.
 
As provas serão aplicadas a partir do dia 07 de abril deste ano, com cronograma a ser definido em cada unidade de educação. A homologação e publicação do resultado final do concurso serão divulgadas a partir de 09 de maio, de acordo com a conclusão do processo em cada unidade.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Leia as normas completas do certame, explicitadas na Portaria Conjunta SAD/UPE nº 10, de 06 de Fevereiro de 2014, clicando aqui: http://www.upe.br (seção de concursos).

CAIS DE Botucatu – SP publica editais de concurso

O Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) de Botucatu "Professor Cantídio de Moura", em São Paulo, tornou público três editais de concurso, de nºs 01, 02 e 03/2014, para contratação de Auxiliar de Saúde, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional. As oportunidade são para candidatos de níveis fundamental e superior, os quais, se contratados, prestarão serviço à entidade.
 
Os salários variam de R$ 842,00 a R$ 1.269,02, em jornada de 30 horas semanais. Todos os cargos ainda terão acréscimo de R$ 252 ou R$ 600, referente ao prêmio de incentivo, a depender do cargo.
 
As inscrições devem ser feitas entre 18 e 20 de fevereiro para quem for disputar a vaga a Auxiliar de Saúde, e de 24 a 28 de fevereiro para quem disputar os cargos de Nutricionista e Terapeuta Ocupacional. Apesar dos períodos diferentes de inscrição, o local será o mesmo: Setor de Recursos Humanos do CAIS (avenida José Ítalo Bacchi, s/nº., Jardim Aeroporto), das 9h às 15h. A taxa de inscrição é de R$ 11,08 e R$ 66,46.
 
Os inscritos serão avaliados por prova objetiva e avaliação de títulos. A prova objetiva será aplicada na data provável de 30 de março de 2014, pela manhã e tarde.
 
Os concursos terão validade de dois anos, podendo ser prorrogável por mais dois anos.

Concurso Saúde Amazonas - SUSAM 2014

Os editais do concurso público para o preenchimento de 11.646 vagas nos quadros da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e de Fundações vinculadas deverão ser publicados na próxima segunda, dia 10 de fevereiro de 2014. A organização do certame está sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 
Do total de vagas ofertadas, 3.094 são para cargos de nível Superior; 5.247 são para cargos de nível Médio; e 3.305 são para cargos de nível Fundamental. O concurso destinará 5% do total de vagas a pessoas com deficiência. Os salários podem variar de R$ 1.294,57 a R$ 7.691,45, dependendo do cargo.

As inscrições serão processadas pelo site da organizadora (http://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/susam), no período entre 14 de fevereiro e 24 de março de 2014, com taxa de inscrição nos valores de R$ 40, R$ 55 e R$ 60. No ato da inscrição o candidato deverá indicar o município onde fará a prova e a instituição (Susam ou Fundação) para a qual irá concorrer.
 
As provas estão programadas para acontecer no dia 18 de maio e serão aplicadas na capital e nos 61 municípios do interior do Estado.
 
Os candidatos poderão acompanhar as publicações deste concurso nas páginas da FGV (http://fgvprojetos.fgv.br/concursos),  da Susam (http://www.saude.am.gov.br/) e no Diário Oficial do Estado (DOE). A FGV disponibilizou os telefones 0800-2834628 e o e-mail concursosusam@fvg.br para maiores informações aos candidatos.
 
Informações do Governo do Amazonas (http://www.amazonas.am.gov.br)

Concurso Prefeitura de Salto de Pirapora - SP 2014

A Prefeitura de Salto de Pirapora, no estado de São Paulo, avisa que está aberto o edital nº 001/2014 de concurso público organizado pela CONSESP, para preenchimento de 13 vagas de nível superior. As oportunidades são para Biólogo e Médico nas especialidades Anestesista, Médico Plantonista Neonatologista e Médico Plantonista Ginecologista/Obstetra.
 
O salário para o cargo de Biólogo com 20 horas semanais será de R$ 2.015,70, e para os Médicos de R$ 531,35 por plantão de 12h.
 
Inscrições
As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no www.consesp.com.br, até 23 de fevereiro de 2014. A taxa de inscrição, para todos os cargos, é de R$ 45.
 
Os candidatos que, por algum motivo, não tenham acesso à internet, poderão se dirigir aos endereços abaixo para efetuarem a inscrição:
 
Tele Centro Comunitário
Rua Belarmino Cerqueira Cesar, 152 - Centro - Salto de Pirapora - SP
 
Acessa São Paulo
Rua Pedro Aleixo dos Santos, - 75 Centro - Salto de Pirapora - SP
 
 PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador
Rua Pedro Aleixo dos Santos, 75 - Centro - Salto de Pirapora - SP
 
Avaliações
Todos os que tiverem sua inscrição homologada farão uma prova objetiva, cuja data provável para aplicação é 16 de março de 2014, às 9h, em local a ser informado pelo www.consesp.com.br.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados no site da CONSESP, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
Validade
A validade do concurso será de dois anos, podendo haver prorrogação por mais dois anos.

FSNH de Novo Hamburgo - RS abre vagas para médicos

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), no Rio Grande do Sul, por meio do edital nº 01/2014 de Processo Seletivo, pretende ocupar 31 vagas para o cargo de Médico nas especialidades Emergência, Clínica Geral, Pediatria, Plantonista/UTI, Ortopedia/Traumatologia, Neurologista, Saúde Coletiva, Neonatologista, Psiquiatria, Intensivista, Anestesista e Neurocirurgião.
 
Os salários variam de R$ 7.002,50 a R$ 12.205,47, por jornada de trabalho de 120 a 200 horas mensais. Os salários ainda terão acréscimos de benefícios da CLT, mais gratificações, além de auxílio-alimentação (R$ 500) e auxílio-transporte (R$ 180).
 
As inscrições serão feitas pela internet, no endereço www.fsnh.net.br, até 17 de fevereiro de 2014. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A escolha dos profissionais se dará por Prova de Títulos, a qual vai analisar formação dos profissionais, cursos, especializações e experiência na especialidade em que deseja atuar.
 
Os selecionados serão convocados a partir de 25 de fevereiro de 2014, período em que trabalharão pelo prazo de 12 meses, podendo ser renovado por mais um ano ou período menor, de acordo com as necessidades da FSNH.    

Prefeitura de Salvador - BA abre seletivo com 250 vagas pelo REDA

A Prefeitura de Salvador, na Bahia, publicou o edital nº 002/2014 de abertura de processo seletivo simplificado para a contratação de 250 profissionais que vão desempenhar atividades na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Os servidores irão atender à demanda temporária de pessoal para o Carnaval 2014 e serão contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
 
As funções disponíveis são de nível superior (Coordenador de Unidade e Supervisor de Unidade) e de nível médio (Educador Social). Os candidatos que não forem aprovados dentro do número de vagas figurarão no cadastro reserva e poderão ser convocados para ação imediata através dos contatos disponibilizados no formulário de inscrição. Esse cadastro reserva será composto por até duas vezes o número de vagas por função.
 
As atividades estão distribuídas de acordo com a função, a exemplo do Educador Social que vai atuar na realização da busca ativa, cadastramento e encaminhamento de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos para a rede de serviços no período do Carnaval. O valor normal da hora trabalhada varia de R$ 6,20 a R$ 16,55, podendo haver aumento desses valores, em feriados e períodos noturnos de trabalho.
 
Para efetuar a inscrição, que será realizada somente nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2014, os interessados devem comparecer a Secretaria de Gestão (SEMGE), localizada na Av. Vale dos Barris, 125, das 8h às 12h.
 
A seleção simplificada compreenderá a análise de currículo e títulos.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de 15 dias, contados a partir da data da Homologação no Diário Oficial do Município. Todos os atos relativos ao processo serão publicados na página de concursos hospedada no site da Semge, através do link: www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br
 
O edital está publicado no Diário do Município de 07/02/2014, a partir da página 17.

Prorrogado Concurso Prefeitura de São José dos Campos - SP

A Prefeitura de São José dos Campos, no estado de São Paulo, por intermédio do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, divulgou edital n° 02/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 35 vagas para profissionais médicos.
 
As especialidades com oferta de vagas são: clínico geral, cardiologista infantil/adulto, endocrinologista adulto, gastroenterologista adulto, ginecologista/obstetra, neurologista infantil, pediatra geral, reumatologista, psiquiatra, emergencista adulto, pediatra emergencista e emergencista adulto/infantil. A remuneração será de até R$ 2.996,24 em jornadas de 20h ou 24h semanais, valores que poderão aumentar, se acrescidos outros adicionais, chegando a até R$ 10.447,59.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 60,00, foram prorrogadas e devem ser efetuadas através do endereço eletrônico www.institutomais.org.br, até às 18:00 do dia 24 de fevereiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília.
 
Prova
O concurso constará de provas objetivas, que serão aplicadas provavelmente no dia 09 de março de 2014. O local e horário das provas serão divulgados através de edital de convocação, afixado no quadro de avisos da Secretaria da Saúde e publicado nos sites www.institutomais.org.br e www.sjc.sp.gov.br.
 
O gabarito será divulgado no primeiro dia útil após a data de realização da prova.
 
A validade do certame será de 1 ano, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Administração Municipal, ser prorrogado uma vez por igual período.
 
Edital completo do certame com mais informações e novo cronograma aqui.

Prefeitura de Fazenda Vilanova – RS abre concurso

A Prefeitura de Fazenda Vilanova, no estado do Rio Grande do Sul, avisa que já estão abertas as inscrições para concurso público regido pelo edital n° 01/2014. O intuito é preencher 21 vagas disponíveis para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 958,17 a R$ 11.272,60, por jornada de trabalho 12 a 40 horas semanais.
 
Os cargos oferecidos pelo certame são: Agente de Obras, Auxiliar de Saúde Bucal, Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Bibliotecário, Cirurgião Dentista ESF, Enfermeiro ESF, Fiscal Sanitário e Ambiental, Farmacêutico, Monitor de Educação Infantil, Médico (Clínico Geral, Ginecologista/Obstetra e Pediatra), Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Psicólogo, Secretário Escolar, Técnico em Enfermagem ESF, Professor de Educação Infantil e Professor de Séries Iniciais.
 
As inscrições podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2014, pelo site http://www.unars.com.br, mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 40 (nível fundamental), R$ 50 (nível médio) e R$ 100 (nível superior). A taxa de inscrição deve ser quitada, inadiavelmente, até 25 de fevereiro de 2014.
 
Os inscritos serão selecionados por Prova Escrita, a qual será aplicada na data provável de 23 de março de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso, Av. Rio Grande do Sul, nº 192, Fazenda Vilanova/RS.O horário da prova será pela manhã e também pela tarde, de acordo com a vaga a ser disputada pelo candidato.
 
Também haverá Prova Prática para alguns cargos e Avaliação de Títulos.
 
O concurso será válido por dois anos, prazo este que pode ser prorrogado pelo mesmo período de dois anos.

Laudos médicos podem passar a servir como exame de corpo de delito

Foto: Reprodução
Também esta previsto no projeto valer as fichas de notificação das mulheres vítimas de violência atendidas em serviços de saúde
 
Os prontuários e laudos médicos podem passar a servir como exame de corpo de delito nos locais onde não houver estrutura suficiente para o exame. A medida está prevista no Projeto de Lei 5899/13, da deputada Marina Santanna (PT-GO).
 
Hoje, de acordo com o Código Penal (Decreto-Lei nº3.689/41), o exame de corpo de delito deve ser feito por um perito oficial ou, na falta dele, por duas pessoas portadoras de diploma de nível superior com habilitação técnica relacionada.
 
De acordo com o PL 5899/13, quando não houver esses profissionais disponíveis, valerão como exame os laudos médicos, assim como as fichas de notificação das mulheres vítimas de violência atendidas em serviços de saúde. Essas fichas foram instituídas pela Lei10.778/03, que obriga os hospitais públicos e privados a notificarem esse tipo de caso.
 
Marina Santanna explicou que a proposta adequa o Código Penal à Lei Maria da Penha (11.340/06), segundo a qual os laudos médicos são aceitos como prova para os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
 
Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
SaudeWeb

Mercado de prontuário eletrônico atingirá US$ 17 bi em 2017

Foto: Reprodução
Taxa anual de crescimento será de 9,8%, segundo a GlobalData. McKesson e Cerner lideram mercado
 
O mercado global para softwares de registro médico e de saúde (EMRs, na sigla em inglês, ou PEP, em português), também chamados de “prontuários eletrônicos”, deve experimentar um crescimento acelerado nos próximos anos, saindo de US$ 10,6 bilhões em 2012 para US$ 17 bilhões em 2017, com taxa anual de crescimento de 9,8%. Os dados foram divulgados esta semana pela consultoria GlobalData.
 
O relatório estima que a McKesson foi dona da maior receita com softwares e serviços de TI em saúde no mundo em 2012, com US$ 3,3 bilhões, sendo a líder em EMR. Em seguida aparecem a Cerner e a Allscripts, que atingiram receitas de US$ 2,6 bilhões e US$ 1,47 bilhões, respectivamente.
 
De acordo com a consultoria, o crescimento acelerado se deve à regulamentação nos EUA do processo de substituição dos prontuários de papel pelos eletrônicos. Além disso, os sistemas trazem ganhos de produtividade e financeiros palpáveis, tornando-os mais populares.
 
SaudeWeb

Quais são os impactos das Olimpíadas Rio-2016 na saúde?

Foto: Reprodução
Faltam estudos sobre os efeitos da Olimpíada para a saúde pública, mas sugere como legado o aumento da atividade física entre a população
 
A poucos anos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016, pesquisadores de instituições do Brasil, Austrália e do Reino Unido se reuniram para analisar os possíveis legados do evento à saúde pública.
 
Parte dessas reflexões são apresentadas no artigo Legado olímpico para o Brasil: questão de saúde pública?, publicado na seção Perspectivas da Revista Cadernos de Saúde Pública. De acordo com os pesquisadores, o legado olímpico se refere às formas de compensação para o país-sede, em áreas como sustentabilidade, infraestrutura, emprego, turismo, acessibilidade e promoção da saúde, diante dos investimentos bilionários na organização desses megaeventos.
 
O artigo destaca a ausência de estudos sobre os impactos das Olimpíadas para o contexto da saúde pública e sugere que, entre os legados possíveis, está o aumento dos níveis de atividade física e desportiva entre a população, a partir de ações como incentivo a esporte em escolas, ampliação da infraestrutura para prática esportiva e apoio financeiro a jovens atletas.
 
Além disso, os autores apontam a realização de uma série de eventos associados aos Jogos Olímpicos pelo país como outra estratégia para influenciar positivamente a prática de atividade física, podendo associá-la ao combate de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) pelos serviços de atenção primária à saúde.
 
O artigo foi elaborado por Marcelo Marcos Piva Demarzo (Universidade Federal de São Paulo), Kamal R. Mahtani (Brisbane Initiative, Reino Unido), Sarah P. Slight (Universidade de Oxford, Reino Unido), Christopher Barton (Universidade Flinders, Austrália), Thomas Blakeman (Universidade de Manchester, Reino Unido) e Joanne Protheroe (Universidade Keele, Reino Unido).
 
Para eles, “é fundamental que o Brasil monitorize e avalie o impacto dos Jogos do Rio de Janeiro-2016, gerando evidência científica que dê suporte aos formuladores de políticas locais e nacionais, como também aos organizadores das futuras Olimpíadas”.
 
SaudeWeb

Veja produtos de saúde suspensos pela Anvisa

 A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (07/02), uma série de apreensões de produtos para a saúde, entre eles:
 
-Lote nº CE00971 do produto Hormotrop (somatropina), na apresentação de 12 UI, Pó Liofilizado Injetável e lote nº 091258769 do diluente bacteriostático que acompanha o produto. O Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo, detentor do registro do produto, informou que os lotes citados são falsificados.
 
-Foi também suspensa a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso dos saneantes R3, Jato Plus, Jato Royal, R280, BR36 PLUS e BR ROYAL, todos fabricados pela empresa Metasil Química Indústria e Comércio Ltda. Os produtos citados não estão com os registros aprovados pela Anvisa.
 
-Lotes 00601 e 01288 do produto Australian Gold SPF 30 Plus Spray Gel também foram suspensos. Os lotes foram fabricados pela empresa Frajo Internacional de Cosméticos S/A e estavam sendo comercializados com o prazo de validade adulterado.
 
-Já o lote 078512 do produto Ringer com Lactato, 500ml, solução injetável, foi suspenso por apresentar resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, onde se constatou a presença de um corpo estranho dentro da amostra. O lote foi fabricado pela empresa Halex Istar Indústria Farmacêutica em 08/08/2013 e possui validade até 08/08/2015.
 
Interdições cautelares
-Lote 120011 do medicamento Cloridrato de Ambroxol 30mg/mL, fabricado pela empresa Nativita Indústria e Comércio Ltda em 04/2012 e com validade até 04/2014. O lote do produto apresentou resultado insatisfatório no ensaio de Análise de Aspecto.
 
-Lote 33112 do medicamento Seakalm 260mg, embalagem com 20 comprimidos, fabricado pela empresa Natulab Laboratório S/A em 10/2012 com validade até 10/2014. O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de Teor de Flavonóides.
 
As interdições cautelares vigoram pelo prazo de 90 dias a contar da data de publicação no Diário Oficial da União (DOU). Clique aqui e confira todas as resoluções na íntegra.
 
Fonte: Com informações da Anvisa
 
SaudeWeb

Indisposição no trabalho pode ser causada por má alimentação

Indisposição no trabalho pode ser causada por má alimentação Stock Images/Stock Images
Foto: Stock Images
Dieta pobre em nutrientes é responsável pela ausência
de vigor físico
Hábitos simples e saudáveis ajudam a reverter o cansaço na hora de realizar tarefas diárias
 
Com a correria e os afazeres do dia-a-dia, é normal sentir cansaço mental e falta de energia. Porém, a indisposição no trabalho não está relacionada apenas ao excesso de atividades, ao estresse ou as noites mal dormidas. A alimentação também interfere significativamente na disposição dos brasileiros para executar as tarefas.
 
— Uma dieta pobre em nutrientes é responsável pela ausência de vigor físico. Alimentos industrializados e ricos em gorduras saturadas, frituras, carnes vermelhas e o excesso de açúcares aumentam a sensação de cansaço. Como são de difícil metabolização, eles exigem um gasto de energia muito maior no organismo, ocasionando um desequilíbrio do corpo— explica a nutricionista Ana Huggler.
 
Por isso, o cardápio deve ser colorido e constituído por vitaminas, antioxidantes e fibras. Cada célula precisa de pelo menos 45 nutrientes para desempenhar suas funções adequadamente. A alimentação variada supre as necessidades do organismo de cada pessoa, mas a maneira como esses nutrientes atuam e contribuem para o seu funcionamento dependerá de processos bioquímicos e fisiológicos que atuam após a ingestão do alimento.
 
— Não basta aderirmos a hábitos alimentares mais saudáveis. Precisamos de uma dieta que atue fortalecendo o nosso organismo para, desta forma, prevenir o aparecimento de doenças e assim contribuir para a aquisição de mais saúde— informa a nutricionista.
 
Indispensável, o café da manhã fornece a energia necessária para iniciar as tarefas diárias. Uma sugestão é consumir alimentos integrais, já que embora os refinados causem uma sensação de grande disposição, a absorção pelo corpo é rápida e o seu efeito não dura muito tempo.
 
Acompanhe outras dicas para quem quer deixar de lado a falta de disposição no trabalho:
- Evite longos períodos em jejum. Esse comportamento aumenta o cansaço durante o dia e a fome na hora do almoço, contribuindo para um consumo exagerado de alimentos em apenas uma refeição
 
- Realize três refeições intercaladas com pequenos lanches em intervalos de três em três horas para evitar que o metabolismo fique lento
 
- Ingira pequenas quantidades de alimentos, pois o excesso causa sonolência após as refeições
 
- Inclua no menu o consumo de frutas como a banana, que é mais doce e leva à produção da serotonina no nosso organismo, substância responsável pela sensação de bem estar;
 
- Beba ao menos dois litros de água por dia para que o corpo trabalhe de forma adequada e mantenha a hidratação.

Zero Hora

Maioria dos hospitais nos EUA não segue plano de prevenção contra infecções, alerta estudo

Maioria dos hospitais nos EUA não segue plano de prevenção contra infecções, alerta estudo Diego Redel/Agencia RBS
Foto: Diego Redel / Agencia RBS
Medidas simples contribuem para inibir infecções
Atitudes negligentes estão presentes até em centros de tratamento intensivo
 
Ainda que a maioria dos hospitais conte com políticas para prevenir infecções associadas aos cuidados de saúde, parte significativa dos médicos muitas vezes não conseguem seguir essas diretrizes estabelecidas, segundo pesquisa realizada pela Columbia University.

O estudo constatou negligência no cumprimento das regras profiláticas em vigor mesmo em unidades de terapia intensiva, onde os pacientes são mais propensos a ser tratados com dispositivos ligados a infecções evitáveis.
 
A equipe de cientistas, liderada pela Dra. Patricia Stone, investigou a aplicação adequada das políticas de prevenção em 1653 UTIs de 975 hospitais norte-americanos. O enfoque incidiu sobre três das infecções evitáveis mais comuns: as centrais, associadas à linha de corrente sanguínea, pneumonia associada à ventilação mecânica e infecções do trato urinário associadas ao uso de catéter. Como resultado, cerca de um em cada 10 hospitais não apresentaram listas de verificação e controle para evitar tais infecções, e estas listas eram seguidas apenas na metade do tempo, relataram os pesquisadores.
 
Infecções associadas aos cuidados de saúde matam em torno de 100.000 pessoas por ano nos EUA, criando também aproximadamente US$ 33 bilhões de despesas médicas. Duas são as alternativas que podem contribuir para minimizar o problema: o uso de sistemas de monitoramento eletrônico e e a contratação de funcionários certificados em controle de infecção.
 
Foi observado que apenas um terço das UTIs têm um sistema de vigilância eletrônica para monitorar o cumprimento das políticas de prevenção de infecções em nível clínico. Auxiliando de maneira decisiva, esse mecanismo oferece relatórios sobre o cumprimento das diretrizes e tem se mostrado bastante eficaz, diminuindo as taxas de infecção. Ao mesmo tempo, mais de um terço dos hospitais também não conseguiu contratar um médico em tempo integral certificado em prevenção de infecção para supervisionar a aplicação das regras.
 
— Os hospitais não estão seguindo as regras que eles mesmo estabeleceram para garantir a segurança dos pacientes. Medidas simples de prevenção incluem a lavagem das mãos antes de manusear catéteres, por exemplo, e imediatamente após trocar um curativo. Cada hospital deve encarar esta pesquisa como um alerta para a tomada de atitudes. É inconcebível que nós não estejamos fazendo todo o possível para coibir infecções evitáveis— afirmou Patricia.

Zero Hora

Saiba o que fazer para amenizar os efeitos do calor no organismo

Saiba o que fazer para amenizar os efeitos do calor no organismo Dani Barcellos/Especial
Foto: Dani Barcellos / Especial
Porto Alegre registrou nesta quinta-feira a temperatura
mais alta dos últimos 71 anos
Nesta última quinta-feira, Porto Alegre registrou a temperatura mais alta dos últimos 71 anos
 
Não está fácil suportar o forte calor que tem feito no Estado neste verão. As temperaturas no dia nesta quinta-feira mais uma vez sufocaram os gaúchos e Porto Alegre registrou a temperatura mais alta dos últimos 71 anos: 40,5°C. Só perdeu para o ano de 1943, quando a Capital alcançou 40,7°C.
 
Enquanto os termômetros seguem atingindo marcas históricas, o nosso organismo parece pedir socorro: a temperatura do corpo também sobe e incômodos como tontura, dor de cabeça e indisposição chegam para completar o indigesto cenário destes dias escaldantes.
 
— O calor causa um maior relaxamento das artérias, que se dilatam em todas as áreas do corpo, inclusive na cabeça. Essa vasodilatação pode gerar sensação de cansaço, fadiga, queda na pressão arterial e até desmaios — explica o chefe do serviço de geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS, Rodolfo Schneider.
 
A temperatura elevada também aumenta o metabolismo do organismo, que passa a produzir mais suor para se proteger. Mas essa proteção se torna um problema quando o líquido perdido não é reposto. Com menos líquido, o corpo perde seu equilíbrio, tem mais dificuldade para o sangue circular no rim e desidrata. As consequências podem ser sérias, indo desde a indisposição, a falta de consciência ou até a morte, nos casos mais críticos.
 
— Os idosos e as crianças são os mais atingidos pela desidratação. Os mais velhos já dispõem naturalmente de menos água no organismo e também sentem menos sede. Já os bebês são prejudicados pelo excesso de pele, que os leva a suar e perder mais líquido. É preciso uma oferta constante de água a esses dois grupos para evitar o problema — alerta Schneider.

Doenças gastrointestinas são comuns nesta época
Nos postos de saúde, são as doenças gastrointestinais que levam as pessoas a formar filas em busca de atendimento. O calor facilita muito a decomposição dos alimentos e, consequentemente, a contaminação. Além disso, algumas viroses sazonais típicas desta época do ano também podem levar a quadros de desidratação.
 
— As altas temperaturas são ideais para o desenvolvimento de vírus, bactérias e parasitas que causam as infecções gastrointestinais. Se os alimentos ficam foram do armazenamento adequado, mesmo que por apenas uma hora, a decomposição já começa — explica o infectologista do Hospital de Clínicas Luciano Goldani.
 
Náuseas, vômitos, dor de barriga e diarreia são os sintomas mais comuns. A maioria dos casos se resolve facilmente, mas é preciso atenção para que o problema não evolua para uma infecção ou mesmo uma hemorragia. Ingerir bastante líquido e ter cuidado redobrado com a higiene são formas de evitar as complicações.
 
A alimentação adequada é uma grande aliada para amenizar o calor nos dias quentes. Alimentos leves como as frutas, verduras, legumes, folhas verdes têm são ricos em água, vitaminas e minerais, ajudando a hidratar o corpo e facilitam a digestão.
 
— O organismo tende a digerir os alimentos mais lentamente no calor. Por isso, alimentos gordurosos e industrializados podem causar desconforto abdominal, cólicas e mal estar — pondera a nutricionista Ana Carolina Bragança.
 
Já que São Pedro não está ajudando os gaúchos neste verão, a solução é buscar a forma mais amigável de conviver com o calor. Veja algumas dicas.
 
As doenças mais comuns do verão
A médica de família Claudia Silbermann dá dicas para evitar os principais problemas que levam pacientes a procurar postos de saúde durante o verão.
 
1. Desidratação
Aumentam os casos de diarreia, causados por viroses sazonais, típicas desta época do ano, que podem levar a quadros agravados de desidratação, principalmente em crianças e idosos. Recorrer a uma alimentação leve e ingerir água fervida são alguns dos cuidados.
 
2. Intoxicação alimentar
O calor facilita a proliferação de bactérias, que podem contaminar alimentos e causar intoxicações, inclusive com necessidade de internação. É preciso prestar atenção na procedência e na conservação dos alimentos, além da higiene no preparo.
 
3. Insolação
Queimaduras de pele graves são raras, mas ainda surgem casos de tontura ou vômito causados pelo excesso de exposição ao sol. A recomendação é evitar os horários de sol mais forte (entre 10h e 16h) e sempre usar protetor solar, chapéu ou boné.
 
4. Bicho de pé
É causado por uma pulga que circula no ambiente durante o verão. Se tiver animais domésticos, é importante dar banho com frequência, pois eles carregam o inseto nas patas. Vale também evitar andar de pés descalços, principalmente na areia.
 
5. Dengue
Febre alta e dor de cabeça são os principais sintomas. O combate aos focos do mosquito transmissor da doença passa por evitar acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas e vasinhos de plantas, além de manter piscinas tratadas.
 
Como evitar a contaminação dos alimentos e as infecções gastrointestinais:
— Não deixe nenhum alimento fora do armazenamento por mais de uma hora
 
— Redobre a atenção ao comer em restaurante que oferecem bufê, observando se a comida está exposta em um local bem refrigerado, especialmente aqueles alimentos que levam maionese
 
— Lavar as mãos é simples e fundamental para evitar a proliferação das viroses. Uma pessoa que está com infecção pode contaminar os alimentos pelas mãos
 
— O álcool gel, tão usado no inverno para evitar as doenças respiratórias, também deve estar sempre disponível no verão. Ele é uma ótima opção para higienizar as mãos antes de consumir um alimento na beira da praia, por exemplo, onde nem sempre há lavatórios disponíveis
 
— Não subestime a indicação dos locais impróprios para banho. A água contaminada é uma fonte de infecções
 
Para evitar a desidratação e amenizar o calor:
— Beber água é a chave para evitar a desidratação. A recomendação dos especialistas é de, pelo menos 1,8 a 2 litros por dia. O ideal é que ela esteja abaixo da temperatura ambiente, o que possibilita a troca de calor e refresca o corpo
 
— O banho gelado também ajuda a refrescar. A lógica é a mesma da ingestão de água: se a temperatura estiver abaixo do registrado no ambiente, proporciona troca de calor
 
— Colocar uma toalha molhada no pescoço, pulsos e virilha é outra forma de gerar a troca de calor e amenizar as altas temperaturas. É uma forma de amenizar o calor na hora de dormir
 
— Se o calor causar mal estar, o melhor a fazer é procurar algum lugar para deitar. Permanecer na posição horizontal faz o sangue circular melhor e chegar mais facilmente ao cérebro, evitando o desmaio
 
Os alimentos amigos do organismo no calor:
Água mineral, água de coco, chás e sucos de frutas sem açúcar

Frutas: melão, melancia, kiwi, abacaxi, laranja, mirtilo, framboesa, morango, pêssego e uva

Vegetais: alface, tomate, pepino, abobrinha, chuchu

Doces: sobremesas e picolés à base de frutas
 
E os inimigos:
Alimentos processados industrializados

Queijos gordos

Carnes gordas

Vísceras

Creme de leite

Doces a base de ovos

Maionese

Embutidos (linguiça, salsicha, mortadela e salame)

Bebidas alcoólicas
 
Zero Hora