Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Publicada RDC sobre intercambialidade de similares

A Anvisa publicou, nesta segunda-feira (13/10), a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 58/2014, que estabelece os procedimentos para a intercambialidade de medicamentos similares com o medicamento de referência
 
Ou seja, os requisitos necessários para que o similar possa substituir o medicamento de referência. Pela nova regra, os similares que já tenham comprovado equivalência farmacêutica com o medicamento de referência da categoria poderão declarar na bula que são substitutos ao de marca.
 
A medida poderá ser adotada pelos fabricantes a partir de 1º de janeiro de 2015 e terão 12 meses para fazer a alteração nas bulas. A Anvisa também vai manter uma lista atualizada dos similares intercambiaveis para orientar médicos, farmacêuticos e pacientes sobre quais produtos possuem equivalencia já comprovada na Agência.
 
Clique aqui e confira a resolução no Diário Oficial da União (DOU).
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

A polêmica dieta do hormônio da gravidez

Torna-se moda no Brasil regime que usa hormônio produzido na gestação com promessa de emagrecimento rápido, mas especialistas não reconhecem sua eficácia
 
A lista dos regimes da moda ganhou mais um nome: a dieta do hCG. A dieta que conquista adeptos no País prescreve doses do hormônio gonadotrofina coriônica humana (a sigla em inglês é hCG) por cerca de 40 dias consecutivos. A substância é fabricada nos primeiros dias de gravidez e pode ser indicada em tratamentos de infertilidade e alterações no desenvolvimento de ovários e testículos.
 
A perda de peso acelerada foi o que atraiu a empresária Graciete Affini, de São Paulo. “Fiz exames antes de usar o hCG e conversei com o médico. Em 15 dias, perdi dez quilos e não tive efeito colateral.” Ao contrário de Graciete, a produtora Mônica Cosas, de Recife, não permaneceu na dieta. Ela queria se livrar de cinco quilos, mas interrompeu as injeções de hCG dez dias depois de começar a tomá-las. “Sentia fraqueza, tontura e tive problemas gastrointestinais”, conta. Ela também descobriu que tivera uma crise de hipotensão postural – queda na pressão arterial ao ficar em pé. “O médico disse que a doença se manifestou porque eu estava desidratada e tive infecção intestinal. Não se pode afirmar que algum desses problemas esteja ou não relacionado à dieta. Não há estudos e os sintomas coincidiram”, diz.
 
O regime teve seu primeiro momento de fama nos anos 1970. Agora, voltou com força. Para conter sua expansão, a agência reguladora americana FDA decidiu que a publicidade de produtos contendo o hormônio deve informar que ele não demonstrou ser uma terapia eficaz no tratamento da obesidade. Depois dos EUA, a dieta se popularizou em países como Argentina e Equador e agora se espalha pelo Brasil na base do boca a boca.
 
Mônica foi informada por seu médico que o hormônio a protegeria da perda de músculos que ocorre na dieta de baixas calorias a que se submeteria. Já Graciete ouviu que o hCG facilitaria a queima da gordura acumulada. Outro especialista disse que o hormônio simula uma gravidez e leva o corpo a consumir mais gordura para complementar o aporte de calorias necessário para se nutrir e nutrir o feto. Fica evidente o desencontro nas informações sobre a ação do hormônio. A pessoa emagrece, mas não sabe por quais mecanismos. Um é óbvio: a restrição calórica imposta pelo regime.
 
IEpag80_Dieta_antibioticos.jpg
 
Dois médicos que indicam a dieta procurados por ISTOÉ não quiseram dar entrevista. Um terceiro disse que daria as informações, mas não iria se expor porque o hormônio é usado de modo off-label (a indicação não consta da bula). No entanto, remédios aprovados para diabetes, como o liraglutide (Victoza) e exenatide (Byetta), são abertamente ministrados de modo off-label contra a obesidade. A diferença é que há estudos comprovando sua eficácia no emagrecimento. Já sobre a ação do hCG, não há pesquisas que documentem sua eficiência ou possíveis efeitos colaterais.
 
Para o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente da Federação Mundial de Obesidade, não há relatos de graves danos colaterais a longo prazo por causa da dieta, mas o hCG não ajudaria em nada o emagrecimento. “O que leva à perda de peso nessa dieta é a grande restrição calórica”, diz. “Mas a chance de recuperar os quilos perdidos é alta quando a pessoa retoma a alimentação normal”, diz.

Isto É

Técnica brasileira de cirurgia para Parkinson ganha prêmio na Europa

Foto: Erich Fonoff/Arquivo Pessoal
Equipe que fez parte da pesquisa (da esq. para a dir.): William
Contreras, Raquel Martínez, Miguel San Martin e Erich Fonoff
Método cortou tempo de operação em até 40% e reduziu riscos de infecção. Novidade permite que 2 lados do cérebro sejam operados ao mesmo tempo
 
Uma equipe brasileira desenvolveu uma nova técnica de cirurgia para implantação de eletrodos no cérebro de pacientes com Parkinson. A novidade, que diminuiu o tempo de cirurgia em até 40% e aumentou a segurança e a precisão do procedimento, recebeu um prêmio no Congresso Bi-anual da Sociedade Europeia de Neurocirurgia Estereotáxica e Funcional (ESSFN, na sigla em inglês), em setembro.
 
Trata-se de um projeto conjunto entre o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) liderado pelo neurocirurgião Erich Fonoff. O que sua equipe fez foi aperfeiçoar o método de implantação de eletrodos no cérebro, procedimento necessário para a terapia de estimulação cerebral profunda (ou DBS, na sigla em inglês).
 
Nessa terapia, que já é aplicada no Brasil há vários anos em pacientes com Parkinson, uma região específica do cérebro passa a receber estímulos elétricos a partir de um “marca-passo” cerebral. Esse estímulo diminui alguns dos sintomas da doença, levando o paciente a ter maior controle sobre seus movimentos, por exemplo.
 
Até então, o implante dos eletrodos era feito separadamente em cada lado do cérebro. A equipe de Fonoff conseguiu desenvolver um mecanismo para fazer os implantes nos dois lados do cérebro simultaneamente.
 
Durante a etapa da cirurgia em que os eletrodos são implantados, o paciente tem de permanecer acordado e interagindo com a equipe médica, que pode se certificar na hora se os estímulos elétricos naquela área do cérebro estão fazendo o efeito esperado.
 
A diminuição do tempo dessa etapa cirúrgica de 35 a 40%, portanto, torna o procedimento menos penoso para o paciente. Além disso, a possibilidade de acessar os dois lados do cérebro ao mesmo tempo diminui o risco de imprecisões.
 
Movimentação do cérebro
“Quando se opera o cérebro, ele se movimenta. Quando se faz o segundo lado, portanto, existe uma dificuldade maior de se atingir o alvo, que é pequeno, devido à movimentação que o cérebro pode ter tido durante a operação do primeiro lado. A ideia desse trabalho é que se faça não só com que o tempo seja reduzido, mas também existe um potencial de que haja um aumento da precisão da cirurgia”, diz Fonoff.
 
Para encontrar o lugar certo para se implantar os eletrodos, os cirurgiões recorrem a uma combinação de exames de imagem (ressonância magnética e tomografia) e de eletrofisiologia, em que se faz o registro da atividade do cérebro. “Cada região do cérebro tem uma assinatura fisiológica, os neurônios de cada parte do cérebro se comportam de uma maneira bem característica, o que permite localizar milimetricamente o local onde os eletrodos devem ser implantados”, observa Fonoff.
 
Para conseguir operar os dois lados ao mesmo tempo, a equipe encomendou um equipamento especial a uma empresa brasileira para guiar o aparato que entra no cérebro do paciente. Para Fonoff, trata-se de um aperfeiçoamento importante que pode, no futuro próximo, ser utilizado em muitos outros países.
 
Também fazem parte da equipe que desenvolveu o projeto os médicos William Omar Contreras, Angelo Azevedo, Raquel Chacon Ruiz Martinez, Jessie Navarro, Jairo Angelos e Manoel Jacobsen Teixeira. No Sírio-Libanês, o projeto foi financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). No congresso ESSFN, a pesquisa foi premiada como o melhor trabalho pôster do evento.

G1

Violeta – Benefícios e propriedades

A violeta, de nome científico Viola odorata, é uma planta rasteira que possui folhas arredondadas e, na ponta de uma longa haste, uma flor azul de odor agradável
 
Pertencente à família das Violáceas, esta planta é de origem européia e cultivada em vários países ao redor do mundo. É largamente utilizada na perfumaria, culinária e na medicina natural. Também popularmente conhecida como violeta-de-cheiro, viola, viola roxa, violeta-de-jardim e demais denominações, a planta é bastante cultivada, no nosso país, como ornamental.
 
As folhas e flores da violeta possuem propriedades medicinais e, por isso, são largamente utilizadas na homeopatia no preparo de fórmulas para o tratamento de diversos problemas de saúde.

Os benefícios e as indicações de uso da violeta
As propriedades medicinais presentes nas folhas e flores desta planta são utilizadas no tratamento de diversos males, incluindo a tensão nervosa, esgotamento físico e mental, sintomas da menopausa, depressão, histeria, distúrbios do aparelho digestivo (como dores abdominais, azia, gases intestinais, inchaço, perda de apetite e outros problemas), tosses, dores de garganta, rouquidão, febre, doenças de pele, tuberculose, dor de cabeça, insônia, bronquite, dentre outros.

Como aproveitar as propriedades curativas da violeta?
O chá da folha da violeta é usado como um laxante moderado e para o alívio de irritações e inflamações no peito, pulmão, pele, garganta e língua.
 
A violeta ainda é utilizada topicamente, como compressas ou cataplasmas em cistos na mama e na pele; em forma de papa, é usada em calos e verrugas; em forma de gargarejo, para tratar dores de garganta.
 
A infusão de 15 gramas de flores em 1 litro de água trata tosses catarrais, bronquite, asma, coqueluche, sarampo, resfriados, amigdalites, faringites, laringites, inflamações e infecções dos olhos,

Contraindicações e efeitos colaterais
A raiz da violeta não pode ser consumida, pois apresenta substâncias tóxicas que podem causar vômitos e diarreias. Por isso, apenas as suas folhas e flores são usadas na medicina natural. Também é preciso ter cuidado com a quantidade ingerida, pois, em doses elevadas, pode causar gastrites severas, nervosismo e depressão circulatória e respiratória.

As folhas e flores desta planta são comestíveis e também são usadas no preparo de saladas, porém, apenas profissionais da culinária fazem este uso, porque a ingestão em quantidade errada pode causar enjoos. Lembre-se sempre do quão importante é consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, inclusive os naturais.
 

Diabetes, câncer e obesidade aumentam risco de trombose

Praticar exercício físico regularmente afasta
risco de trombose
No Dia Mundial da Trombose, especialistas reforçam que é possível prevenir a doença
 
familiar, varizes, uso de anticoncepcionais, gravidez, diabetes, câncer, obesidade e tabagismo são apenas alguns dos fatores de risco para o aparecimento da trombose. Nesta segunda-feira (13), primeiro ano de comemoração do Dia Mundial da Trombose, especialistas chamam a atenção para o tratamento e a prevenção da doença.
 
Durante o II Encontro Latinoamericano de Manejo das Doenças Tromboembólicas, que aconteceu no fim de setembro no Panamá, a oncologista Sylvia Haas, professora de Medicina da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, explica que a trombose venosa pode afetar qualquer parte do corpo.
 
— Embora atinja com mais frequência as pernas e coxas, o coágulo pode se desprender, percorrer a corrente sanguínea instalando-se nos pulmões, o que causa embolia pulmonar, levando o indivíduo à insuficiência respiratória e até a morte.
 
A trombose é uma doença caracterizada pelo surgimento de um coágulo de sangue (trombo) em um vaso do sistema venoso profundo que obstrui parcial ou totalmente o local e impede a circulação sanguínea. Segundo a médica, a trombose venosa profunda é a causa mais comum de morte em hospitais, já que “o indivíduo é obrigado a ficar numa mesma posição por muito tempo, ocasionando a diminuição da velocidade da circulação”.
 
Entre os sintomas da doença, Sylvia cita inchaço unilateral da panturrilha, formação de caroço, dor e sensibilidade, sensação de aquecimento da área e vermelhidão. Já os sintomas da embolia são mais nítidos e o atendimento deve ser feito imediatamente.
 
— Entre eles estão dor no peito, falta de ar, tosse repentina, com possibilidade de expectorar sangue, sudorese e tontura.
 
Para evitar consequências graves e redução da qualidade de vida, o tratamento da trombose deve ser feito com o uso de anticoagulantes via endovenosa ou oral, dependendo do caso. Entre as principais classes de medicamentos disponíveis no Brasil estão a heparina, enoxaparina, warfarina e rivaroxabana.
 
Segundo Sylvia, os anticoagulantes orais também são amplamente utilizados como forma de prevenção primária da doença, já que inibem a formação de coágulos.
 
A médica alerta que uma boa forma de evitar a trombose é praticar exercício físico regularmente, ficar distante do cigarro, manter o peso corporal e, no caso da presença de doenças crônicas, estar sempre com o controle em dia.
 
— Além disso, quem passa muito tempo sentado deve fazer pausas ao longo do dia para esticar as pernas e, em viagens longas, é importante movimentar os pés para cima e para baixo para estimular o retorno venoso, além de caminhar no corredor do avião.
 
Atenção com o coração
A trombose arterial costuma ser mais grave do que a venosa, pois impede a chegada do oxigênio para outras partes do corpo. Quando o coágulo ocorre nas artérias que transportam o sangue para o cérebro, provoca um AVC (Acidente Vascular Cerebral), popularmente conhecido como derrame, explica o cardiologista Ricardo Iglesias, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, na Argentina.
 
— O derrame é a segunda causa de morte mais comum no mundo, responsável por 5 milhões de mortes por ano.
 
Segundo o médico, o AVC é uma das doenças que mais incapacitam para a realização das atividades cotidianas, já que dependendo da região cerebral atingida e da extensão das lesões, pode paralisar os movimentos de parte do corpo e deixar o paciente em estado de dependência.
 
— Por isso, quanto mais rápido for o tratamento, menos chances o paciente tem de ficar com sequelas.
 
O infarto é outra doença comum que ocorre em decorrência da formação de um coágulo que interrompe, de forma súbita, o fluxo de sangue no interior da artéria coronária, explica o cardiologista.
 
— A causa mais comum da trombose das artérias é a aterosclerose, degeneração do envelhecimento acelerado pela obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol alto e cigarro.
 
Iglesias avisa que as mortes decorrentes do coração são causadas “40% pelo estilo de vida e 30% pela genética”.
 
— Dessa forma, mudar os hábitos de vida é fundamental para a prevenção das doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo. Além disso, é preciso tirar o medo do médico e do paciente de usar anticoagulante.
 
R7

Concurso Prefeitura de Bacurituba - MA

Por meio da empresa L. J. Assessoria e Planejamento Administrativo LTDA – ME, o município maranhense de Bacurituba lançou o edital nº 01/2014 de concurso público em provimento de 23 vagas para profissionais de níveis fundamental e médio de escolaridade.
 
Será contratado auxiliar administrativo, auxiliar de arrecadação e patrimônio imobiliário, técnico em enfermagem, motorista categoria "D", auxiliar operacional de serviços gerais e vigia, com ganhos de R$ 724,00 a R$ 954,00, em jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas de 13 a 24 de outubro de 2014, na sede do Sindicato dos Pescadores, situado à Rua Benjamin Constant nº 18, Centro, das 8h00 às 17h00, com taxa de R$ 35,00 para nível fundamental e de R$ 45,00 para nível médio.
 
A todos os participantes será aplicada prova objetiva, na data estimada de 16 de novembro de 2014. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 17 de novembro de 2014. Já o resultado final será homologado e disponibilizado provavelmente no dia 26 de novembro de 2014.
 
As etapas que compõe o concurso serão divulgadas através dos endereços eletrônicos da organizadora: www.ljconcursos.com.br e da Prefeitura: www.bacurituba.ma.gov.br, que também o disponibilizará em seu quadro de avisos.
 
O Prazo de validade do concurso será de dois anos a contar da data da publicação do edital de homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado (DOE), podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura.

Concurso CISA - Penápolis - SP tem inscrições prorrogadas

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, com sede em Penápolis, Estado de São Paulo, composto pelos municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis, torna público que foram prorrogadas as inscrições para o concurso público, para o preenchimento dos cargos, conforme Edital 001/2014, até 30 de outubro de 2014, através do site www.consesp.com.br, e o recolhimento do boleto deverá ser feito até o primeiro dia útil após a data do encerramento das inscrições. A finalidade do concurso é preencher 10 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva.
 
As chances contemplam profissionais de níveis fundamental, médio e superior, os quais receberão salários de até R$ 3.283,78 por mês. A jornada de trabalho varia de acordo com a função a ser desempenhada, podendo ser mínima de 20 e máxima de 40 horas por semana.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas disponíveis são nos seguintes cargos: auxiliar serviços gerais, auxiliar de administração, auxiliar de enfermagem, fonoaudiólogo, médico (cardiologista, cirurgião geral, dermatologista, endoscopista, gastroenterologista, neurologista, ortopedista, proctologista, psiquiatra e reumatologista).

As taxas variam de R$ 35,00, R$ 45,00 e R$ 70,00.
 
Os candidatos inscritos, em razão da presente retificação terão o direito de requerer a devolução do valor recolhido, através de requerimento que deverá ser protocolado na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, com sede em Penápolis – SP, até o dia 30 de outubro de 2014 (dias úteis), no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, indicando o número da agência, conta corrente e banco a ser realizado o depósito de restituição.
 
As provas ficam remarcadas para o dia 23 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração do Concurso.

Concurso Prefeitura de Artur Nogueira – SP

A Prefeitura de Artur Nogueira, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 02/2014. O objetivo é a contratação de 41 profissionais que possuam formação em magistério ou superior, a remuneração dos contratados pode chegar até R$ 4.360,02, em jornadas que vão de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de médico varias especialidades, procurador jurídico municipal, educador infantil, professor - PEBI e psicopedagogo.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de novembro de 2014, através do site www.orhion.actconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 30,00.
 
O candidato que não tiver acesso próprio à internet poderá efetivar sua inscrição na casa dos conselhos, situado a Rua Santo Antonio, nº 135 esquina com a Rua Nossa Senhora das Dores, Centro - Artur Nogueira, em dias de expediente de 2ª a 6ª feira no horário das 08:30h as 11:30h e das 13:00h as 16:30h.
 
Os candidatos serão selecionados através de prova objetiva e de títulos. A convocação para prova objetiva está prevista para o dia 14 de novembro de 2014, através dos sites www.arturnogueira.sp.gov.br e www.orhion.actconcursos.com.br.
 
O concurso público, que será executado pela empresa ORHION Consultoria, terá validade pelo período de 02 anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Albertina - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Albertina, no estado de Minas Gerais, tornou público o edital de processo seletivo nº 02/2014, visando a contratação de seis profissionais de nível fundamental, que possam ocupar a função de Agente Comunitário de Saúde, sendo reservada uma vaga para candidatos com necessidades especiais.
 
O salário previsto para os contratados é de R$ 1.014,00, em jornadas de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de outubro de 2014, na sede da Prefeitura de Albertina, situada na Rua Luiz Opúsculo, nº290, centro, no horário de expediente da Prefeitura.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 02 de novembro de 2014, na Pré-Escola Luiza Sanches Diniz, s/n – centro - Albertina, às 9:00 horas. O gabarito preliminar provavelmente será divulgado no primeiro dia útil após a aplicação da prova.
 
O processo seletivo, que está sob a responsabilidade da empresa Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, terá validade pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração.
 
O Edital e todas as atualizações do seletivo estão disponíveis no endereço eletrônico www.tendenciaconcursos.com.br

Concurso Prefeitura de Mauá-SP

Sob a organização do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, a Prefeitura de Mauá, no Estado de São Paulo lançou dois editais de concurso público destinados ao provimento total de 219 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
O edital nº 01/2014 proverá 194 vagas aos cargos de agentes (administrativo, fiscalização municipal e trânsito e transporte), analista de recursos humanos, analista de sistema Jr., arquiteto, assistente administrativo, assistente social, auxiliares (apoio operacional, desenvolvimento infantil e enfermagem do trabalho), bibliotecário, biólogo, carpinteiro, desenhista (construção civil), encanador, engenheiros (agrimensor, agrônomo, ambiental, civil, eletricista, florestal e sanitarista), fiscal de tributos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, geógrafo, jardineiro, médicos (diversas especialidades), merendeira, nutricionista, orientador social, pedreiro, pintor, programador de computador, psicólogo, publicitário, serralheiro, sociólogo, técnicos (diversas áreas), telefonista e terapeuta.
 
Já o edital nº 02/2014 visa à contratação de 25 candidatos, nas funções de motorista de veículos pesados, operador de máquinas, professores (diversas áreas) e supervisor de ensino, com escolaridade de níveis fundamental e superior.
 
As inscrições para ambos os editais serão realizadas de 13 a 30 de outubro de 2014, exclusivamente via endereço eletrônico: www.ibamsp-concursos.org.br, com taxas de R$ 39,00 a R$ 75,00.
 
As remunerações propostas variam de R$ 1.166,06 a R$ 4.573,33, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Será aplicada prova objetiva a todos os inscritos. Também haverá prova prática e avaliação de títulos para alguns candidatos do edital nº 02/2014.
 
A realização da prova objetiva está prevista para ocorrer em um dos seguintes dias, 16, 23 ou 31 de novembro de 2014. Um comunicado com as informações referentes à prova é aguardado para o dia 11 de novembro de 2014.
 
Todos os atos relativos aos concursos serão publicados no Diário Oficial do Município no site: www.dom.maua.sp.gov.br e divulgados no site www.ibamsp-concursos.org.br e www.maua.sp.gov.br.
 
Os concursos serão válidos por dois anos, a contar da data de homologação, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de São João das Duas Pontes - SP

A Prefeitura de São João das Duas Pontes, no estado de São Paulo, publicou o edital de concurso público nº 01/2014, visando ocupar 32 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os salários previstos para os contratados vão de R$ 557,50 a R$ 1.390,00, e deverão cumprir carga horária de 20, 25 e 40 horas semanais.
 
As vagas previstas são para os cargos de agente administrativo, agente comunitário de saúde, assistente de processamento de dados contabilidade, assistente social, eletricista, enfermeira, engenheiro agrônomo, inspetor de alunos, médico veterinário, motorista, nutricionista, professor, psicóloga, serviços gerais e sub- procurador jurídico.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 13 a 31 de outubro de 2014, no Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal, sito no Paço Municipal - Rua Irmãos Brandini nº 503 – Centro.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 28,00 a R$ 70,00, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada às 9h, do dia 30 de novembro de 2014, no prédio da EMEIF Manoel Joaquim Santana, situado na Rua Arnaldo Rodrigues Neto, nº 555.
 
Os candidatos ao cargo de motorista serão submetidos à prova prática, em local e horário a ser informado.
 
O Concurso Público, que está sob responsabilidade da empresa Méritos Gestão e Concursos - ME, terá validade pelo período de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Prefeitura.

Concurso IMESF de Porto Alegre - RS

O Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), vinculado à Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abriu o edital nº. 01/2014 de concurso público, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.
 
As 513 vagas anunciadas se destinam a candidatos dos níveis fundamental, médio e superior, podendo a faixa salarial oscilar entre R$ 1.172,50 e R$ 8.849,56. Haverá cota de vagas para pessoas com Deficiência e Afro-Brasileiras.
 
Os cargos disponíveis são:
  • Administrador
  • Agente Comunitário de Saúde
  • Agente de Combate a Endemias
  • Assistente Administrativo
  • Auxiliar de Saúde Bucal
  • Cirurgião Dentista
  • Contador
  • Enfermeiro
  • Médico
  • Técnico em Contabilidade
  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Saúde Bucal
  • Técnico em Segurança do Trabalho
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro de 2014, por meio do site www.fundatec.org.br. A taxa de inscrição varia de R$ R$ 45,00 a R$ 130,00, dependendo do cargo pretendido.
 
A FUNDATEC disponibilizou computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h.
 
Provas
Todos os inscritos serão avaliados por meio de Prova Teórico-Objetiva, a acontecer no dia 16 de novembro de 2014. Os candidatos aos cargos de Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico, Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar de Saúde Bucal também serão avaliados por prova de títulos.
 
Os candidatos aprovados para os cargos serão chamados segundo as necessidades do IMESF e os demais aprovados formarão um cadastro de reserva cuja admissão estará condicionada à liberação e/ou à criação futura de vagas no prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES abre vagas

Foi divulgado o edital nº 001/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, estado de Espírito Santo. São ofertadas seis vagas mais cadastro reserva em cargos de agente comunitário de saúde, com vencimentos de até R$ 1.014,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever do dia 15 a 17 de outubro de 2014, no horário das 9h às 11h e das 13h às 15h, na Secretaria Municipal de Saúde. Av. Lorenzo Zandonadi, nº 840, Vila Betânea. Não haverá taxa de inscrição.
 
Prova
O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva e entrevista individual.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente  no dia 22 de outubro de 2014, das 8h às 11h, no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Venda Nova do Imigrante, no terceiro prédio, bloco 2, segundo andar.
 
A entrevista individual ocorrerá na data provável de 31 de outubro de 2014, a partir das 8h, no Prédio Administrativo do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Venda Nova do Imigrante, primeiro prédio, segundo andar, ao lado da sala da Diretoria Geral.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Uruaçu - GO

A Prefeitura de Uruaçu, no Estado de Goiás, divulgou os editais nºs 001/2014 e nº 002/2014 de concursos públicos, que estão sob a responsabilidade organizacional do Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG). Os certames permitirão a contratação de 290 profissionais de todos os níveis de ensino e a formação de cadastro de reserva.
 
O edital 001/2014 dispõe de 156 cargos nas ocupações de agente de limpeza, auxiliar de serviços gerais, operário braçal, almoxarife, motorista, fiscal ambiental, fiscal de postura e edificações, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, operador de máquinas, recepcionista, assistente social, agrônomo, biólogo e engenheiro ambiental. A remuneração poderá oscilar entre R$ 724,00 e R$ 2.681,30, em jornadas de 30 ou 40 horas semanais. Outras 156 vagas deste edital se destinam à formação de cadastro de reserva.
 
Já o edital do seletivo nº 002/2014 oferece 134 vagas (e outras 134 para banco de reservas) para os cargos de atendente de consultório dentário, merendeira, monitor de creche, técnico em enfermagem, técnico em higiene dental, técnico em próteses dentárias, técnico em radiologia, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico generalista, nutricionista, odontólogo, professor PII (pedagogo), psicólogo e terapeuta ocupacional, com salários que variam de R$ 724,00 a R$ 8.677,70, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições para o concurso 01/2014 estão suspensas temporariamente, conforme informado no endereço eletrônico: www.ibeg.org.br ou www.ibegconcursos.com.br. Já as inscrições para o concurso 02/2014 prosseguem abertas até 10 de novembro de 2014, podendo ser realizadas no mesmo site.
 
A taxa de inscrição corresponde a R$ 60,00 para concorrer às vagas de níveis fundamental e médio, e a R$ 80,00 para disputar as vagas de nível superior.
 
A todos os candidatos será aplicada prova objetiva, pela manhã e pela tarde, a depender do nível de escolaridade do cargo pretendido, em locais a serem divulgados provavelmente no dia 10 de novembro de 2014, pelo IBEG. A data de aplicação das provas está prevista para o dia 30 de novembro de 2014.
 
Já para os inscritos na seleção do edital nº 002/2014, a prova será aplicada provavelmente em 28 de dezembro de 2014.
 
Os certames serão válidos por dois anos, a contar da data de homologação dos resultados pela Prefeitura, podendo haver prorrogação uma vez, por igual período, a critério do município.
 
Acompanhe as atualizações completas desses concursos pelos sites: www.ibeg.org.br ou www.ibegconcursos.com.br.

Concurso Eletrobras Distribuição Acre (ELETROACRE)

A Companhia de Eletricidade do Acre (ELETROACRE) divulgou o edital 1/2014, que estabelece as normas para realização de concurso público para reforço no quadro de funcionários da Concessionária. São oferecidas 62 vagas para provimento imediato e 925 para formação de cadastro de reserva, distribuídas para os municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Capixaba, Porto Acre, Campinas, Acrelândia, Bujarí, Sena Madureira, Manoel Urbano, Santa Rosa, Vila do V, Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Rodrigues Alves, Porto Valter, Mancio Lima e Marechal Thaumaturgo.
 
Cargos
As vagas são para: eletricista auxiliar, técnico em eletrotécnica, técnico de segurança do trabalho, eletricista motorista, suporte, profissional da área de Direito, assistente social, profissional de Comunicação Social, engenheiro eletricista, engenheiro de segurança do trabalho, analista de sistema – especialista em Banco de Dados, contador, administrador, economista e médico do trabalho.
 
A remuneração oferecida varia de R$ 1.196,70 a R$ 4.524,71, lembrando que os contratos de trabalho dos convocados serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
 
Inscrições
Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de novembro de 2014, por meio da página eletrônica do  Instituto Brasileiro de Educação e Gestão – IBEG, organizador do concurso (www.ibeg.org.br).
 
A taxa de inscrição custa R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (médio operacional ou médio suporte), ou R$ 70,00 (nível superior).
 
Provas ELETROACRE
O concurso avaliará os candidatos inscritos pela aplicação de prova objetiva, de  caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada provavelmente no dia 14 de dezembro de 2014. Para alguns cargos haverá ainda prova prática (eletricista motorista e eletricista auxiliar).
 
Os locais com os respectivos endereços de realização das provas serão divulgados no site do IBEG possivelmente a partir de 01 de dezembro de 2014, devendo os candidatos ficarem atentos a essa data. As etapas seletivas acontecerão nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
 
O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da ELETROACRE.
 
Acesse todas as informações atualizadas do concurso aqui: http://ibeg.org.br/2014/10/10/concurso-eletroacre/

Concurso Prefeitura de Chapada do Norte - MG 2015

Foi divulgada a versão resumida do edital de abertura de concurso público para a Prefeitura de Chapada do Norte, interior mineiro, que oferecerá vagas em diversos cargos. As inscrições somente serão processadas entre 16 de dezembro de 2014 e 18 de janeiro de 2015, diretamente na Prefeitura Municipal e pelo endereço eletrônico: www.msmconsultoria.com.br.
 
O concurso será composto por provas de títulos.
 
Os interessados poderão obter mais informações a partir do dia 16 de dezembro de 2014, no local de realização.

das inscrições (Rua João Luiz Rodrigues Soares, 101, Centro, Chapada do Norte/MG, das 8 às 12h e das 14 às 17h) ou pelo site informado.
 
O resumo do edital foi publicado na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, em 10 de outubro de 2014, na seção de Publicações de Terceiros e Editais de Comarcas, página 10.
 
Mais informações serão disponibilizadas futuramente.

Concurso Prefeitura de Sagres - SP

A Prefeitura de Sagres, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é a contratação imediata de seis profissionais de níveis fundamental, médio e superior, além de formar cadastro de reservas em vários cargos. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 742,00 a R$ 2.584,28, em carga horária que varia de 10, 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas ofertadas são para os cargos de assistente de administração, assistente social, atendente administrativo, auxiliar de administração, trabalhador braçal, médico pediatra, monitor escolar e motorista.
 
As inscrições serão aceitas através do site www.cemiconsultoriamob.com.br, no período de 15 a 31 de outubro de 2014. A taxa de inscrição vai de R$ 25 a R$ 40.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 23 de novembro de 2014, em local e horário a ser informado antecipadamente.
 
Haverá prova de títulos para os candidatos aos cargos de assistente social e médico pediatra, os títulos devem ser entregues no dia e local da prova objetiva.
 
Os candidatos ao cargo de motorista serão submetidos à prova prática, a ser aplicada em local e horário a ser informado.
 
O concurso público, será executado pela CEMI - Consultoria Empresarial e Imobiliária Ltda, terá validade pelo período de dois anos, contado a partir da data de homologação de seus resultados.

Missão Sal da Terra - MG abre processo seletivo

A associação beneficente de caráter filantrópico Missão Sal da Terra, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, por meio da empresa Reis e Reis Auditores Associados, publicou edital n° 01/2014 retificado, referente à realização de processo seletivo que destinará 454 vagas para contratação de servidores, entre postos imediatos e cadastro de reserva. Deste total, 47 são reservadas exclusivamente para portadores de necessidades especiais e as demais para ampla concorrência.
 
As oportunidades são para os cargos de agente de saúde, assistente administrativo, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, cirurgião dentista, enfermeiro, engenheiro de segurança do trabalho, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (clínico geral, pediatra, neuropediatra e traumatologista), motorista, nutricionista, oficial de manutenção e reparos, porteiro/maqueiro, psicólogo, serviços gerais, técnico em segurança do trabalho, técnico em enfermagem, técnico em manutenção de equipamentos, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.
 
Os salários variam de R$45,15/hora até o montante de R$ 10.939,99, com carga horária de 48 a 200 horas mensal.  O seletivo é aberto a candidatos de todos os níveis de escolaridade.
 
Inscrições
De acordo com edital de retificação, as inscrições serão realizadas até o dia 17 de outubro de 2014, via endereço eletrônico: www.reisauditores.com.br, com taxas de R$ 40,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo pleiteado.
 
Provas, Gabarito e Validade
O seletivo será composto por prova objetiva de múltipla escolha e avaliação de títulos. A prova está prevista para ser aplicada no dia 16 de novembro de 2014, com duração de três horas em local e horário a serem informados.
 
O gabarito provavelmente será disponibilizado no dia da realização da prova, a partir das 20h.
 
A entrega de títulos deverá ocorrer entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2014, na Rua da Bahia nº 1004, Conj. 904, Centro - CEP: 30.160-011 na cidade de Belo Horizonte/MG.
 
O resultado final é aguardado para o dia 29 de dezembro de 2014, a partir das 16h, no quadro de publicações da Missão Sal da Terra.
 
Todas as publicações atualizadas referentes ao seletivo estarão disponíveis na internet, através dos endereços eletrônicos: www.missaosaldaterra.org.br e www.reisauditores.com.br.

A validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Taboão da Serra - SP abre vagas para médicos

A Prefeitura de Taboão da Serra, no estado de São Paulo, através do Instituto Zambini, publicou o edital n° 05/2014 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 39 vagas (34 para ampla concorrência e 5 para PNE), mais cadastro de reserva, em cargos de nível superior. Das vagas que virem a surgir no período de vigência desta seleção, cerca de 5% serão reservadas para pessoas portadoras de deficiência.
 
As vagas são para médicos (clínico geral, ginecologista, pediatra, psiquiatra e socorrista). O salário será calculado a partir do valor pago por hora trabalhada, que é de R$ 60,00. Em cima do montante será acrescida gratificação por produtividade, que pode chegar até 40% da remuneração referida, conforme assegura a lei 296/2013. 
 
As inscrições poderão ser efetuadas a partir das 13h de 13 de outubro às 22h de 07 de novembro de 2014, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.zambini.org.br. A taxa é de R$ 77,40.

As provas objetivas serão aplicadas no município de Taboão da Serra, na data prevista de 23 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados oportunamente. O candidato deve acompanhar a convocação no Diário Oficial do Município e através do site: www.zambini.org.br.

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura.

Segundo caso de Ebola nos EUA representa duro golpe na luta contra o vírus

Uma mulher que trabalha no setor de saúde do estado do Texas e que tratou uma vítima do Ebola apresentou resultado positivo para um contágio do vírus em um exame realizado nos Estados Unidos, o que representa um duro golpe na luta mundial contra a epidemia
 
Caso o resultado do exame preliminar divulgado no sábado seja confirmado, será a segunda pessoa diagnosticada com a doença no país e aparentemente a primeira a contrair o vírus no território dos Estados Unidos.
 
O Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) abriu uma investigação devido a este caso suspeito com o objetivo de detectar mais trabalhadores do setor de saúde expostos a este vírus.
 
"Não sabemos o que aconteceu no cuidado do paciente, o paciente original em Dallas, mas em algum ponto houve uma quebra no protocolo e esta quebra resultou na infecção", disse o chefe do CDC, Tom Frieden, à imprensa.
 
Segundo os funcionários de saúde, a doente - que pediu o anonimato - disse que não sabia se havia desrespeitado o protocolo de segurança.
 
O incidente ocorre um dia após o aeroporto de Nova York, JFK, se converter no primeiro a começar a aplicar controles mais rígidos a passageiros procedentes de Libéria, Serra Leoa e Guiné, os três países mais afetados por esta epidemia que deixou mais de 4.000 mortos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Outros aeroportos do país e do mundo também preveem aplicar medidas de controle mais específicas para os passageiros procedentes da África Ocidental.
 
"Sabíamos que um segundo caso poderia ser uma realidade e estávamos preparados", afirmou o médico David Lakey, comissário do departamento de saúde do Texas.
 
"Ampliamos nossa equipe em Dallas e trabalhamos com extrema diligência para impedir a expansão", completou.
 
 
A pessoa afetada encontra-se no hospital, foi isolada e permanece estável.
 
O chefe clínico do departamento de Recursos Sanitários do Texas, Dan Varga, comentou que os funcionários estão muito preocupados porque, segundo eles, esta pessoa contraiu o vírus apesar de seguir todos os protocolos de segurança.
 
"Não é uma notícia que deva causar pânico", comentou, no entanto, o juiz do condado de Dallas, Clay Jenkins.
 
A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama conversou por telefone com a ministra da Saúde, Sylvia Burwell, insistindo que os resultados da investigação de Dallas sobre as circunstâncias do contágio devem ser compartilhados "rapidamente e amplamente".
 
Os funcionários do hospital não revelaram a identidade da pessoa afetada nem forneceram detalhes sobre como aconteceu a exposição ao vírus. Mas os médicos se referem a "ela" quando falam do paciente e, segundo a rede CNN - que cita um funcionário não identificado -, trata-se de uma enfermeira.
 
A pessoa afetada trabalhava no Hospital Presbiteriano de Dallas (Texas), instituição que atendeu Thomas Eric Duncan, o liberiano que faleceu na quarta-feira passada vítima do Ebola.
 
Este caso comprova o temor da ONU e a crescente preocupação nos Estados Unidos sobre a propagação do vírus.
 
O CDC estimou que o número de casos em nível mundial pode aumentar no pior cenário a 1,4 milhão até janeiro.
 
Na Espanha, a atenção está voltada para o estado de saúde da auxiliar de enfermagem Teresa Romero, a primeira pessoa a contrair o vírus Ebola fora da África.
 
"Ela melhorou durante a noite. Está consciente e fala nos momentos em que está bem", disse uma fonte do hospital Carlos III de Madri.
 
"Ela está melhor, não tem mais febre, parece que mesmo estando gravemente doente, tudo está indo bem, e evoluindo de maneira satisfatória. É grave, mas estável, e isso nos dá esperanças", declarou o irmão da vítima, Jose-Ramon Romero, ao canal de televisão privado La Sexta.
 
Teresa Romero, hospitalizada desde a última segunda-feira, teria sido contaminada ao cuidar de um missionário espanhol repatriado a Madri e que morreu vítima do Ebola no dia 25 de setembro.
 
Quinze pessoas, em sua maioria funcionários do hospital e o marido de Romero, estão em observação. Até o momento nenhum deles apresentou sintomas de infecção.
 
A mobilização contra o vírus Ebola não deve "aterrorizar" o planeta e estigmatizar o continente africano, alertou no sábado a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.
 
"Devemos nos mobilizar com extrema prudência para não assustar o mundo a respeito da África em seu conjunto", declarou a chefe do FMI, em Washington.
 
Lagarde defendeu o fim do isolamento de Guiné, Libéria e Serra Leoa, ao mesmo tempo que os países intensificam as medidas de controle sobre as pessoas procedentes dos três países da África ocidental.
 
A mobilização da comunidade internacional "deve servir para erradicar o Ebola, não para isolar os países", disse Lagarde.
 
Segundo o Banco Mundial, a epidemia poderia custar mais de 32 bilhões de dólares à África ocidental até o fim de 2015.

AFP / Terra

Protocolo de emergência é ativado no Chile por possível caso de ebola

As autoridades do Chile ativaram neste domingo o protocolo sanitário de emergência em um hospital de Santiago devido a suspeita de ebola em um cidadão chileno que esteve na Guiné Equatorial, informaram fontes oficiais
 
O Ministério da Saúde afirmou em comunicado que se trata de um homem que chegou há uma semana de uma viagem no país africano e que se apresentou hoje no hospital Barros Luco, em Santiago, com "sintomas febris".
 
O paciente viajou no dia 9 de junho para a Guiné Equatorial, onde, segundo o governo, não foram registrados oficialmente casos de ebola, e retornou a Santiago no dia 5 de outubro após uma escala em Madri.
 
De acordo com os protocolos sanitários, o homem foi isolado imediatamente para avaliar seu estado de saúde e "prevenir possíveis situações de contágio no centro hospitalar", detalhou o Ministério da Saúde.
 
O governo chileno garantiu que conta com as equipes técnicas e profissionais para responder a surtos epidêmicos e lembrou que, desde o dia 9 de outubro, estão em andamento os protocolos entre os diferentes ministérios e órgãos envolvidos para fazer frente a um possível contágio de ebola no país.

EFE / Terra

Evite exercícios durante gripes, infecções virais e problemas musculares

A prática de atividades físicas pode agravar a doença e levar a mais dias de afastamento dos exercícios
 
Por Dr. Ricardo Nahas
 
Embora o inverno tenha chegado ao fim, as grandes variações de temperatura e aquela chuva que nos pega desprevenidos no fim do dia podem deixá-lo gripado, resfriado, com faringite, sinusite, ou seja, infecção de vias aéreas superiores. 
 
Você acorda disposto a manter seu ritmo ditado pela busca do verão "sarado" mas sente uma moleza, nariz entupido que dificulta a respiração, mãos e pés frios e testa quente. O dia nublado com alternância de garoa e chuva um pouco mais intensa. O que fazer? Voltar para a cama ou calçar o tênis? 
 
Mas você é um cara de sorte. A primavera chegou sem aquela gripe anual de inverno. E você está pronto para a conquista da "barriguinha sarada" para o verão. Mas, a passagem pelo banheiro, com cólica, náuseas, com ou sem vômitos, sensação de febre e aquela diarreia, trazem a lembrança do bar na esquina do trabalho, uma água bebida naquele bebedouro duvidoso... E a mesma dúvida vem à mente: calçar o tênis ou voltar para a cama - perto do banheiro, naturalmente !                             
 
Ou ainda, você consome água de procedência conhecida, traz comida de casa, tomou vacina para gripe, mas, é sexta feira, tem aquela festa da empresa e, lembrando os bons tempos de "pé de valsa", você dançou com um gingado daqueles bons tempos, mas com as articulações dos novos tempos. Resultado: os joelhos incharam, o tornozelo ficou quente e vermelho e o tendão de Aquiles doendo a ponto de não conseguir encostar o calcanhar no chão. 
 
Você acaba levantando mais tarde, já que ninguém é de ferro, cambaleia até o banheiro com dificuldade imposta pelas dores do esforço hercúleo e não habitual e pensa que o projeto verão tem 3 meses para dar certo: o que fazer? Calçar o tênis ou voltar para a cama? 
 
Caro leitor, em todas essas situações você deve optar por voltar para a cama e dar o tempo e tratamento necessários para seu corpo se recuperar. Poupe a energia que seria gasta nas atividades propostas pelo seu projeto verão, evitando agravar uma condição transitória e atrasar a sua recuperação. 
 
As infecções virais, resfriados e gripes, tem um curso definido e duração prevista, dispensando tratamentos além da medicação sintomática, para alívio da febre, coriza, entre outros. 
 
O comprometimento da defesa forçando um gasto energético na atividade física pode favorecer infecções por bactérias oportunistas. Você pode trocar a simples gripe por uma amidalite, ou mesmo uma pneumonia. Estas infecções mais graves impõem uso de antibióticos e o tempo de repouso será mais prolongado, atrasando ainda mais seu projeto verão. 
 
O melhor a fazer é curtir a gripe, o resfriado. E ao retomar o treino, faça-o com cautela, diminuindo o volume semanal, para gradativamente chegar ao ritmo habitual. Se você interromper por uma semana, programe o retorno para duas semanas, por exemplo. 
 
A gastroenterocolite aguda, a diarreia, o "piriri", têm como grande complicação a desidratação. Não preciso comentar o quanto a água é importante na atividade física e a falta que ela faz. Sem contar que o exercício só agrava a sua condição pela perda adicional de água que ele traz. Mais uma vez, fique perto do banheiro e da água que o sofrimento não tomará mais do que dois dias e, seu treino, um pouco mais leve no recomeço, poderá ser retomado. 
 
Talvez o mais difícil na recuperação da dança que provocou tantas dores seja a do orgulho. O movimento não habitual provoca processos inflamatórios que desaparecem em 2 a 3 dias, de maneira espontânea, dispensando tratamento, exceto por analgésicos ou anti-inflamatórios no combate à dor e desconforto. 
 
Insistir com exercícios nessas situações é criar condições para que ocorram complicações que custarão muito mais do que dois ou três dias de treinamento. Insistir com exercícios mais intensos, que fazem parte do seu projeto verão, pode resultar em rupturas musculares, tendinites ou até rupturas tendíneas. Mais uma vez, espere as dores passarem e retome gradativamente suas atividades. Você não vai se arrepender. 
 
Nunca desista de fazer exercícios regulares. Eles só têm a oferecer melhora para sua saúde. Mas, como tudo na vida, use com sabedoria e moderação. 
 
Minha Vida

Goiaba ajuda a controlar o colesterol e o triglicerídeos

A fruta também é rica em vitaminas C e A, potássio, magnésio, manganês, fósforo e ferro
 
A goiaba é um fruto originário da América e é encontrada principalmente no Brasil, Antilhas e sudeste asiático. É um fruto carnudo, possui diversos tipos, variando nas cores de casca, verde, amarelada ou roxa, e polpa, branca, rosada ou dourada. Contém dezenas de pequenas sementes duras, que podem ser ingeridas e são ricas em ácido linoleico, ômega-6. Apesar da vasta diversidade de espécies, apenas as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas. 
                           
Ambas as variedades possuem uma quantidade grande de vitamina C, sendo referida como fonte deste micronutriente. Essa vitamina é muito importante principalmente por sua ação no sistema imunológico, produção de colágeno e atividade antioxidante poderosa, que previne contra o stress oxidativo (que danificam o DNA celular e podem favorecer a transformação de células normais em cancerosas) e envelhecimento precoce. Com o reforço do sistema imunológico, há maior proteção contra doenças comuns, como gripes, resfriados e viroses, em geral. Por possuir uma quantidade grande de vitamina C, a goiaba auxiliaria na absorção do ferro dos alimentos pelo organismo, pois a vitamina C favorece a conversão do ferro não-heme (alimentos vegetais) para o ferro heme, maior biodisponibilidade. Uma unidade de goiaba por dia ultrapassaria a recomendação diária de ingestão da vitamina C. Por isso, a recomendação para seu consumo seria de 1/2 unidade média por dia. 
                           
É uma fruta muito nutritiva, e as diferenças entre a variedade de polpa vermelha e a branca não param na cor. A goiaba de polpa branca possui uma quantidade bastante considerável de vitamina C. Já a variedade de polpa vermelha apresenta uma quantidade grande de licopeno, um nutriente antioxidante potente que vem sendo atribuído cada vez mais à prevenção de câncer e proteção contra doenças cardiovasculares por proteger a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. 
Os principais nutrientes relatados são a vitamina C e o licopeno, referidos como os responsáveis pela ação antioxidante e de prevenção contra cânceres de próstata, mama, cólon, pele e câncer de pulmão, por exemplo. Além disso, a goiaba possui vitamina A e traços das vitaminas do complexo B, bem como potássio, magnésio, manganês, fósforo e ferro. Por sua quantidade importante de potássio, a goiaba auxiliaria no controle da pressão arterial e diminuiria o risco de derrame e ataque cardíaco, pois este micronutriente é essencial para o equilíbrio eletrolítico do organismo e saúde cardíaca. 
                           
A goiaba, como toda fruta, possui calorias. Aproximadamente 1 unidade pequena, 100g, de goiaba branca possui 52 calorias, enquanto a goiaba vermelha possui 54 calorias. Seria uma boa opção de fruta a ser inserida na alimentação! Porém, devido aos seus efeitos no trato gastrointestinal, não é recomendado o consumo em pacientes com problemas intestinais ou sensibilidade digestiva. 
                           
A goiaba é conhecida como um alimento constipante, ou seja, possui efeito de melhorar o quadro de diarreia. Isso se deve às fibras solúveis do fruto, que absorvem a água da luz intestinal e favorecem a formação do bolo fecal. As fibras solúveis fermentam no intestino devido à ação das bactérias, favorecendo a formação de gases que podem ocasionar desconforto e distensão abdominal, se não houver um equilíbrio entre as bactérias benéficas e patogênicas. Portanto, um fator muito importante que deve ser levado em consideração no consumo de alimentos ricos em fibras solúveis, como a goiaba, é o equilíbrio dessa microbiota intestinal. Para pacientes que possuem dificuldades de evacuação e apresentam constipação, o consumo desse fruto não é indicado. 
                           
Devido à quantidade de fibras solúveis, a goiaba também é referida no auxílio à diminuição de colesterol e triglicerídeos no sangue, assim como controle de glicose no sangue e controle da saciedade. Um cuidado especial com o aumento do consumo de fibras solúveis é o aumento proporcional da ingestão hídrica. 
                           
Para a finalidade de controle de diarreias causadas por microrganismos, o consumo do chá do broto da goiaba pode auxiliar. No entanto, o consumo tem indicação específica, e deve ser utilizado apenas nas quantidades prescritas, de maneira segura. A atividade é mais forte na variedade de polpa vermelha e mais fraca se utilizada somente folhas adultas ou casca da fruta. Este chá também é utilizado para inflamações na boca ou garganta, sob forma de bochecho ou gargarejo, respectivamente. 
                           
As folhas de goiaba são benéficas à saúde, pois são ricas em quercetina, além de triterpenos que contribuem para atividade antisséptica e antiespasmódica, sendo utilizada na medicina alternativa para tratamento de diarreia e cicatrização de lesões, por exemplo. 
                           
Assim como outras frutas, a goiaba deve ser comida, preferencialmente, em sua forma in natura. Na culinária, por não ser um alimento ácido, a goiaba vem sendo utilizada na confecção de molhos salgados e agridoces. Também é utilizada em diferentes preparações, como doces (goiabada), geleias, compotas, sorvetes e sucos. 
                           
Um grande problema no consumo da goiaba está na utilização de agrotóxicos no cultivo da fruta, que está na lista dos vegetais mais pulverizados com os produtos. Portanto, a melhor opção seria a forma orgânica. 
 
Minha Vida

Coceira nos olhos pode indicar desde uma irritação até conjuntivite

Vermelhidão e embaçamento da visão são sinais de alerta
 
Por Dr. Alfredo Tranjan Neto
 
Na primavera, a queixa de coceira nos olhos aumenta consideravelmente. Mas por que ocorrem mais reclamações neste período?

O agente que causa alergia é chamado de alérgeno. A maioria desses alérgenos está no ar, como pólen, ácaro, poeira, mofo, pelo de animal, produtos de limpeza entre outros. Também alguns conservantes de colírios ou de limpeza de lentes de contato também podem dar alergia e consequentemente coceira e vermelhidão.
 
Quem é alérgico a pó, pólen e poluição geralmente fica mais vulnerável na primavera. Além das doenças respiratórias, pálpebras e cílios podem coçar a ponto de ferir a pele ao redor dos olhos e até mesmo desencadear infecção ocular.
 
A alergia ocular é uma forma de alergia bastante comum. Os pacientes com rinite ou sinusite podem apresentar sintomas oculares de alergia, como coceira, vermelhidão, lacrimejamento, inchaço e irritação nos olhos. Alguns apresentam também um pouco de secreção branca quase liquida.                            
 
Mas é importante fazer uma alerta sobre a intensidade da coceira. Se esta é ocasional, não há risco aos olhos, mas se ela for frequente, deve-se procurar seu oftalmologista para um diagnóstico e tentar encontrar a causa deste sintoma. E pode ser que você sejam encaminhado a um alergista para descobrir quais produtos causam esta alergia, que pode estar relacionada à sinusite e/ou à rinite.                            
 
Agora, se a coceira é seguida de vermelhidão, embaçamento da visão, secreção, pálpebras inchadas e sensação de areia, é necessário procurar o oftalmologista o mais breve possível, pois pode ser um sinal de outras infecções, como conjuntivite.
 
Caso não seja conjuntivite e sim uma alergia, é importante tomar algumas medidas para evitar a ocorrência destas crises:                            
 
- Mantenha o ambiente livre de poeira e de preferência arejado e ensolarado
 
- Lave as roupas guardadas por muito tempo, antes de usar, porque elas acumulam poeira e mofo
 
- Evite objetos, que juntam pó
 
- Cortina, tapetes, bichos de pelúcia são causas de alergia, troque tecidos de pano por tecidos plásticos.

- Encape travesseiros e colchões
 
- Se possível não tenha carpete ou tapetes em casa
 
- Limpe com frequência o filtro do ar condicionado
 
- Evite flores, pois elas trazem pólen, que são alérgenos
 
- Evite lugares com muita poeira
 
- Evite manusear produtos antigos ou guardados há muito tempo
 
- Fique longe de ambientes com fumaça de cigarro e não fume.
 
Minha Vida

Batata doce fornece energia e ajuda a emagrecer

Foto: Vangelis Thomaidis / Freeimages
Conheça as propriedades do tubérculo que é o queridinho dos atletas e das dietas
 
Um alimento pode ser doce, rico em carboidrato e saudável ao mesmo tempo? Pois a batata doce consegue reunir todas essas características e ainda dar uma forcinha para quem luta contra o excesso de peso. O tubérculo é rico em carboidratos complexos, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro, potássio e fósforo. Possui também sais minerais antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.
 
Sua principal vantagem em relação à batata inglesa é um menor índice glicêmico. Isso significa que ela libera a glicose na corrente sanguínea mais lentamente, fazendo com que o organismo absorva uma quantidade menor de açúcar, carboidrato e gordura, especialmente a abdominal que, de acordo com a nutricionista Vanessa Franzem Leite, é a mais perigosa para a nossa saúde. Apesar de ter menos calorias, a batata inglesa é composta quase somente por carboidratos e é um alimento com alto índice glicêmico. Ou seja, não indicada para os diabéticos e para quem quer emagrecer.
 
– Os alimentos de baixo ou médio índice glicêmico proporcionam mais saciedade, energia e são digeridos mais lentamente, evitando o acúmulo de gordura corporal – explica Vanessa.
 
A batata doce também é uma excelente opção para os atletas, pois alia boas doses de energia com baixo nível de gordura. Sua ingestão é recomendada uma ou duas horas antes da prática de atividades físicas intensas.
 
– Ela contém carboidratos que fornecem energia gradativamente para as atividades biológicas do corpo e para o bom desempenho nos exercícios físicos e nas tarefas do dia a dia. Além disso, a batata doce é rica em fibras, ajudando a flora intestinal a funcionar corretamente – explica a nutricionista Heloisa Helena Carvalho.
 
Mas não dá para exagerar na quantidade: Heloisa recomenda ingerir até 120g em uma refeição equilibrada e bem colorida.
 
Doce x inglesa
Substituir a batata inglesa pela doce é uma boa ideia, pois ela contém muito mais nutrientes. Compare:
 
Energia em calorias
Batata inglesa - 52
Batata doce - 77
 
Carboidratos
Batata inglesa - 11,9g
Batata doce - 18,4g
 
Fibra Alimentar
Batata doce - 2,2g
Batata inglesa - 1,3g
 
Cálcio
Batata doce - 17mg
Batata inglesa - 4mg
 
Vitaminas em geral
Batata doce - 23,8mg
Batata inglesa - 3,8mg
 
Porção de 100 g de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), desenvolvida pela Unicamp.
 
Zero Hora

Clínica próxima a Boston entra em quarentena por nova suspeita de Ebola

Reuters: Homem limpa local perto da ambulância que
transportou paciente com suspeita de ebola, no centro médico
 Beth Israel Deaconess, em Boston
Um paciente foi isolado fora do hospital com possível caso da doença
 
Uma clínica médica numa área próxima de Boston foi colocada em quarentena e um paciente foi isolado fora do hospital com um possível caso de Ebola, informou o Boston Globe no domingo.
 
A polícia, os bombeiros e os serviços médicos de emergência chegaram ao Harvard Vanguard Medical Center, em Braintree, Massachusetts, disse Joe Zanca, do Corpo de Bombeiros de Braintree, ao Globe.
 
"O protocolo de Ebola está sendo realizado", disse Zanca, observando que o paciente em isolamento viajou recentemente para a África Ocidental.
 
Representantes do hospital, bombeiros de Braintree e departamentos policiais não estavam imediatamente disponíveis para comentários adicionais.
 
O atual surto de Ebola, o pior já registrado da doença, já matou mais de 4.000 pessoas, a maioria na Libéria, Serra Leoa e Guiné, na África Ocidental.
 
A notícia de Massachusetts ocorre horas após o anúncio de que uma profissional de saúde no Texas contraiu Ebola depois de tratar de um homem da Libéria que morreu da doença em um hospital de Dallas na semana passada.
 
Reuters / iG

Saiba como usar corretamente o protetor solar

Moramos num país tropical, e como bons brasileiros, adoramos uma praia em qualquer época do ano – em especial durante o verão
 
Além disso, o fato de que a maior parte do território nacional fica entre o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador, faz com que recebamos raios solares com maior intensidade – já que somos a região mais próxima do sol.
 
Isso significa que precisamos sempre proteger a pele com o bom e velho filtro solar.
 
Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia revelou que 62% dos brasileiros não cuidam da pele e não usam nenhum tipo de protetor.
 
Confira como utilizar corretamente o protetor solar:
 
1 – São diversas as opções de filtro solar
Para escolher se o melhor para você é o gel, creme, spray, maquiagem ou mousse, é preciso fazer algumas considerações. Quem tem a pele muito oleosa deve fugir das fórmulas gordurosas e optar pelo gel, por exemplo. Já quem tem a pele seca, é melhor procurar um creme mais encorpado. Vale lembrar que, quanto mais grossa a textura, maior a proteção.

Leia também:

Aplique o protetor solar corretamente em sete passos

Protetor solar é essencial para aproveitar os dias ensolarados do verão sem sofrer com inconvenientes

Uso de protetor solar é importante também no escritório

Os 7 erros do protetor solar

Protetores solares químicos e físicos funcionam de formas diferentes

Qual é o melhor protetor solar para o meu caso? Tire suas dúvidas

 
2 – Filtro químico ou físico?
O mais popular deles é o filtro químico, que é muito mais fácil de espalhar e fica invisível, porém ele não é a única opção. O filtro físico é feito a base de dióxido de titânio ou óxido de zinco e cria uma barreira sobre a pele. Seu maior problema é que ele tende a deixar a pele mais branca, o que não agrada muitas pessoas. Porém, ambos são ótimos para a pele.
 
3 – Escolha o FPS correto
O FPS está diretamente relacionado a quantas vezes sua pele está protegida contra os efeitos dos raios solares. Aqui no Brasil, o recomendado para o dia-a-dia é o fator 30, mas mesmo assim é bom levar em conta o tom da sua pele. Pessoas com a pele muito clara devem recorrer ao FPS 60, já quem tem a pele mais morena pode, inclusive, usar o FPS 15.
 
4 – Use sempre a quantidade correta
Não é preciso exagerar na quantidade de protetor solar para ficar protegido. O ideal é cerca de uma colher de chá para o rosto e pescoço. Para as outras partes do corpo, uma colher de sopa para cada uma delas.
 
5 – Espalhe o produto
Lembre-se de espalhar bem e uniformemente o produto. No caso do spray, o ideal é não espalhar o protetor.
 
Universo Jatobá