Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

TPM provoca até 150 sintomas de mal-estar

Inflamação generalizada; retenção líquida e humor feroz estão entre eles
 
Doença, distúrbio, frescura de mulher
A verdade é que ninguém ainda conseguiu entender definitivamente o que é a TPM. Por isso hoje a definição mais aceita é que se trata de um conjunto de sintomas que surgem uns dez dias antes da menstruação. E ponto. Por isso foi batizada como síndrome.

A Medicina já catalogou mais de -- pasme! -- 150 sintomas que costumam dar as caras nesse período e que fisgam até metade das mulheres em idade fértil. Quem está por trás desses males são as oscilações normais dos hormônios nesse período.

Isso mesmo: vale frisar que esse sobe-desce é absolutamente normal. Afinal, todas as mulheres, com e sem a síndrome, têm os mesmíssimos altos e baixos hormonais. O que deflagra os sintomas é a sensibilidade de cada mulher a essa gangorra.

O cenário do drama está na segunda metade do ciclo feminino. É quando entra em cena a progesterona, o hormônio que prepara o corpo para a fecundação e para a gravidez, que os problemas começam. Isso porque ela também diminui os níveis de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar.
 
Como controlar a tpm
Daí os sintomas como irritabilidade, ansiedade, depressão. Mas seus efeitos não param por aí: ela também interfere na produção de aldosterona, o hormônio envolvido na retenção líquida o que causa os desagradáveis inchaços e a dor de cabeça. Como se fosse pouco, a progesterona ainda dispara a produção de prostaglandinas, substâncias que, em excesso, se tornam inflamatórias. O resultado? Dores, dores e mais dores, no corpo todo mamas, costas, músculos, etc.

Com sinais tão diversos, o tratamento varia de mulher para mulher. Assim, dependendo da intensidade do sintoma, o médico pode receitar antidepressivos, antiinflamatórios, analgésicos ou diuréticos. A novidade é um novo contraceptivo oral que acaba de receber o aval contra a TPM. Por ter efeito diurético, além de prevenir a gravidez, ele ameniza os sintomas relacionados à retenção hídrica.

Por isso, não deixe de procurar ajuda se o incômodo naqueles dias for realmente grande. Apesar de não ter uma cura definitiva, é perfeitamente possível manter tantos males sob controle.
 
Fonte MInha Vida

Quatro maneiras de proteger a pele dos efeitos do sol neste verão

Nutracêuticos e roupas com filtro solar te ajudam a curtir o calor sem detonar a pele
 
Estamos no verão, estação que nos lembra praia, piscina, diversão e claro, muito sol. A luz é muito importante em nossa vida e essencial para a saúde, pois é através da exposição solar que produzimos adequadamente a vitamina D, essencial para a força de nossos ossos. Entretanto, quando esta exposição é mais intensa e prolongada, a nossa pele sofre várias consequências: formação de manchas, envelhecimento cutâneo precoce, e o mais grave, o desenvolvimento do câncer de pele. Assim há várias formas de proteção que garantirão um verão divertido, mas mantendo a beleza e saúde do maior órgão do corpo humano, a pele.

A seguir falaremos sobre quatro ótimas maneiras para proteger a sua pele:

Filtro solar sempre!
O filtro ou protetor solar é a principal forma de proteger a pele adequadamente dos raios UVB (mais perigosos e responsáveis pela formação de câncer de pele) e UVA (muito relacionados com a formação de manchas, envelhecimento cutâneo e adjuvante no câncer de pele) emitidos pelo sol. Ele deve ser aplicado em todas as áreas expostas da pele 30 minutos antes de sair ao sol. O fator de proteção mínimo indicado é o FPS 30, ou seja, ele confere uma proteção 30 vezes maior que a pele sem protetor aos raios UVB; e PPD 10, uma proteção segura contra os raios UVA. A quantidade a ser aplicada é cerca de 2 mg por cm² de pele, o que equivale a uma colher de chá rasa para o rosto e medidas proporcionais para as demais áreas do corpo. Esta informação é muito importante, pois as pessoas tendem a usar uma quantidade menor do produto, o que reduz em menos da metade a sua proteção.
 
A reaplicação é outro ponto importante. Caso a exposição solar seja constante e prolongada, o produto deve ser reaplicado a cada duas horas, ou menos caso haja sudorese excessiva ou mergulhos no mar ou piscina. Procure usar um produto adequado para a face, geralmente menos oleoso, e outro para o corpo, evitando assim o aparecimento de acne cosmética, ou seja, espinhas que aparecem pelo uso de cosméticos inadequados para a face. Não se esqueça dos lábios e procure usar um protetor em bastão ou batom para este fim. O câncer labial ocorre por conta da exposição solar sem proteção e pode ser mais grave que o câncer de pele.
 
A proteção física é uma ótima aliada
Nos dias atuais dispomos da tecnologia na confecção de tecidos especiais que bloqueiam até 98% dos raios UVA e UVB. Os fios do tecido recebem banhos químicos sintéticos e de dióxido de titânio, substância presente nos protetores solares, que conferem uma ótima proteção solar. Atualmente há grande variedade de peças do vestuário que usam esta tecnologia: chapéus, bonés, camisas, luvas, etc.

Para as pessoas que querem uma proteção extra para a face e couro cabeludo, os bonés com abas largas são uma ótima pedida. Para os que fazem tratamentos clareadores das manchas das mãos, as luvas são essenciais. E ainda, para crianças ou adultos que permanecem longos períodos no mar, dificultando a reaplicação do filtro solar, as blusas de manga longa garantem a proteção necessária. Esses produtos podem ser encontrados em lojas especializadas.
 
Não se esqueça dos óculos de sol
Os óculos de sol têm a função principal de proteger os olhos da radiação UV, mas ainda conferem proteção adicional à região palpebral. A pele na área dos olhos é fina e mais suscetível à exposição solar, o que pode predispô-la ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele. Mas é preciso muito cuidado na hora de adquiri-los, pois não basta que os óculos sejam escuros para conferir proteção, eles devem ter o selo que certifica a proteção contra os raios UVA, UVB e UVC em suas lentes. Comprar óculos baratos no camelô não é uma boa ideia.
 
Nutracêuticos: proteção de dentro para fora
Hoje o conceito dos nutracêuticos como auxiliares na qualidade da pele é muito bem estabelecido. São suplementos alimentares, ingeridos em cápsulas, com diversos propósitos, como o combate ao envelhecimento, estímulo à produção de colágeno, melhora da hidratação cutânea e também como auxiliar na proteção solar.
 
Os agentes mais utilizados no combate à ação dos raios UV na pele são:

- Vitamina E: age como antioxidante e na fotoproteção, além de diminuir a quebra de colágeno e elastina;

- Vitamina C: conhecido como antioxidante há muito tempo, age em conjunto com a vitamina E na proteção solar e ajuda no clareamento de manchas da pele;

- Vitamina B3: auxilia no reparo do DNA após a exposição solar;

- Picnogenol: diminui a inflamação da pele após a exposição solar e também possui ação antirradicais livres;

- Polypodium Leucotomus: planta originária na América Central, tem potentes propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e fotoprotetoras. Ajuda a regular o sistema imunológico e diminui o dano ao DNA.
 
É importante salientar que os nutracêuticos devem sempre ser usados em conjunto com o filtro solar e de maneira alguma os substituem. Há preparações industrializadas prontas ou fórmulas manipuladas específicas para cada caso. Sempre consulte seu dermatologista para saber qual é o melhor produto para você, assim como a maneira correta de utilizá-los.
 
Utilizando estas dicas, certamente você estará preparado para curtir o verão sem se preocupar com os danos do sol em sua pele.
 
Fonte MInha Vida

Mulheres são mais suscetíveis à depressão se comparadas com os homens

Tratamento deve levar em consideração o gênero e suas oscilações hormonais
 
Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID 10), a depressão é caracterizada por humor deprimido, diminuição da energia, atividade reduzida, perda de prazer e interesses, fadiga, concentração diminuída, autoestima e autoconfiança diminuída, sentimento de culpa e de inutilidade, visão pessimista do futuro, ideias de suicídio, alteração do sono, alteração no apetite, irritabilidade, impaciência, dificuldade para tomar decisões.
 
Ela pode ainda ser considerada em termos de gravidade:

- Leve: em que a pessoa apresenta dois ou três dos sintomas citados, mas ainda consegue realizar a maioria de suas atividades;

- Moderada: em que se apresenta quatro ou mais sintomas e já é muito difícil desempenhar atividades da rotina;

- Grave: em que a pessoa apresenta vários sintomas de forma marcante, sendo comuns tentativas de suicídio, gerando muito prejuízos para o indivíduo.
Atualmente o estudo sobre gênero feminino e a saúde mental ou emocional é reconhecidamente importante. Mais especificamente, percebeu-se que os adoecimentos emocionais ou os chamados transtornos psiquiátricos femininos possuem diversas características próprias. Há ainda estudiosos que alegam que, na realidade, a diferença está no fato de as mulheres procurarem mais frequentemente ajuda médica ou de outros profissionais de saúde do que os homens, dificultando mais o conhecimento sobre a população masculina.
 
Depressão nas mulheres
A partir de estudos sobre as diferenças da depressão entre o sexo feminino e masculino, foi verificado particularidades da mulher nesta doença. A depressão é mais presente nas mulheres, sendo que estatísticas revelam a proporção de quase duas mulheres para um homem.
 
Sabe-se que, para as mulheres, a influência da flutuação hormonal relacionadas ao ciclo reprodutivo feminino no humor e comportamento é importante, desde a menarca, que é a primeira menstruação da vida da mulher, até a menopausa, que é a parada da menstruação por um ano. Algumas mulheres são sensíveis às oscilações hormonais em nos períodos pré-menstrual, gestacional, pós-parto e na perimenopausa, deixando-as mais vulneráveis aos transtornos do humor, especialmente a depressão como doença ou sintomas depressivos. Como exemplo de como isto pode ser grave, diversos autores têm sugerido a detecção precoce da depressão já na gravidez, a fim de evitarem-se complicações no pós-parto ou até aborto para algumas mulheres.
 
Em uma pesquisa de 2002 sobre a depressão feminina, os pesquisadores Burt e Stein observaram que as mulheres portadoras da depressão apresentam mais ansiedade e transtornos alimentares; maior número de queixas físicas; tentam mais suicídio do que os homens.
 
O pesquisador Altshuler, em estudo também de 2002, fala sobre o uso de antidepressivos em mulheres portadoras da depressão. Ele percebeu que o gênero também influencia a resposta a estes medicamentos. O estudo demonstrou que mulheres mais jovens ou abaixo dos 50 anos de idade teriam melhor resposta a antidepressivos como os inibidores seletivos da recaptura da serotonina (ISRS) como fluoxetina, sertralina e outros. A partir da pós-menopausa teriam melhor resposta aos antidepressivos tricíclicos (ADTs) como amitriptilina e nortriptilina.
 
Estes e outros estudos fornecem base cientifica para que a mulher portadora de depressão seja cuidada de acordo com seu gênero. Vale lembrar que cada mulher possui características específicas e que qualquer tratamento, seja médico ou psicológico, deve respeitá-las e levá-las em consideração como tendo especificidades muito próprias do gênero feminino.
 
A melhor notícia é que atualmente existem tratamentos de grande eficácia para os adoecimentos emocionais. Eles permitem que as pessoas com depressão tenham o mínimo de prejuízo em suas vidas, mesmo portando doença mental.
 
Fonte MInha Vida

Polícia ouvirá equipe médica que operou modelo em GO

O cirurgião plástico Rogério Morale de Oliveira deve prestar depoimento à polícia de Goiás na manhã da sexta-feira (07).
 
Ele fez a cirurgia de implante mamário de silicone da modelo Louanna Adrielle Castro Silva, de 24 anos, que morreu horas depois.
 
A delegada Mirian Aparecida Borges de Oliveira, titular do 13º Distrito Policial de Goiânia, que investiga o caso, informou que o médico foi intimado.
 
Ela também ouvirá a equipe que atuou com o profissional. A modelo morreu no último sábado (01), após duas paradas cardíacas.
 
O corpo foi enterrado no domingo (02), em Jataí, a 322 quilômetros da capital goiana. Em nota à imprensa, o cirurgião negou "negligência ou imperícia".
 
Ele declarou que o procedimento cirúrgico "foi realizado de acordo com as normas técnicas adequadas e com assistência de profissionais anestesistas e centro cirúrgico equipado do Hospital Buriti".
 
Fonte R7

Lei obriga planos de saúde a fornecer bolsas coletoras para ostomizado

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.738, de 30 de novembro de 2012, que obriga as operadoras de plano de saúde a fornecer às pessoas ostomizadas bolsas coletoras.
 
Conforme comunicado do Ministério da Saúde em sua página na internet, a medida vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas que precisam de uma bolsa externa e fixa ao corpo para coletar a urina e o conteúdo intestinal.
 
Desde 2009, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população o procedimento cirúrgico, que consiste na colocação da bolsa. Em 2011, o SUS forneceu 2.147.900 bolsas, resultando em um investimento de R$ 18,6 milhões.
 
Entre janeiro a setembro deste ano foram feitos 1.702.201 procedimentos cirúrgicos. O ministério esclarece que, com a nova lei sancionada pela presidente, os planos de saúde deverão custear as bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia para uso hospitalar, ambulatorial ou domiciliar que, fixadas externamente ao corpo, coletam o conteúdo intestinal nos dois primeiros casos e a urina no terceiro.
 
O prazo para implementação da lei é de até 180 dias após a publicação da portaria.
 
Atualmente, o custo para o paciente ostomizado na compra das bolsas coletoras chega a R$ 500 por mês. Em alguns casos, os gastos podem chegar a R$ 700, dependendo do tipo e qualidade do produto.
 
Fonte R7

Cachorros são capazes de detectar câncer de pulmão, segundo estudo

Cães acertaram 70% das provas que foram feitas em pacientes com tumores
 
Os cachorros são capazes de detectar uma pessoa com câncer de pulmão graças ao olfato apurado, segundo os resultados de um estudo divulgado nesta quarta-feira (5) na Áustria, que abre a possibilidade de salvar vidas com o descobrimento precoce da doença. Peter Errhalt, responsável de pneumologia do hospital dessa cidade situada a cerca de 100km de Viena, assegurou durante entrevista coletiva em Krems:
 
— Os cachorros não têm nenhum problema para identificar os pacientes com tumor.
 
O projeto piloto codirigido por Errhalt analisou 120 provas de testes respiratórios e os caninos acertaram 70% das provas que foram feitas com pacientes com tumores. Os resultados foram tão encorajadores que o experimento será ampliado e terá mais de 1.200 novas provas.
 
Em dois anos, os cientistas pretendem saber como os cães são capazes de distinguir o câncer somente com o olfato e se é possível aplicar esse método de detecção a outras doenças.
 
A longo prazo e se os resultados forem bons, os pesquisadores pretendem estudar as células olfativas caninas para desenvolver um modelo de "nariz eletrônico", explicou Michael Müller, do Hospital Otto Wagner, de Viena.
 
Os médicos indicaram que a taxa de sobrevivência do câncer de pulmão, se descoberto no começo, é de 90%, por isso que, se esse método de detecção for desenvolvido, será possível salvar muitas vidas.
A mortalidade aumenta de forma notável à medida que a detecção é mais tardia e, em conjunto, só 15% das pessoas com câncer de pulmão sobrevivem em situações semelhantes.
 
— O câncer de pulmão costuma passar despercebido porque não causa dor e, quando é descoberto, às vezes já é muito tarde.
 
Os especialistas decidiram desenvolver este experimento depois que vários estudos comprovaram o comportamento "anômalo" nos cachorros cujos donos padeciam de câncer.
 
Fonte R7

Lançado portal com dicas para melhor qualidade de vida

Entidades médicas e de odontologia lançaram na terça-feira (04) um portal na internet voltado à qualidade de vida, com dicas para melhorar a alimentação, estimular a prática de exercícios físicos e ações de prevenção para diversas fases da vida.
 
A iniciativa integra um movimento batizado de "O Futuro Promete. Chegue Bem lá", que associações organizaram para incentivar a adoção de hábitos saudáveis. "São todas medidas simples, comprovadamente eficazes para melhorar e preservar o bem-estar", afirmou o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso. A entidade, ao lado da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, lidera o movimento.
 
O portal (www.salvesaude.com.br) relata, por exemplo, os cuidados que devem ser adotados por pessoas com determinadas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, as ações de prevenção na infância e ainda depoimentos de pessoas que conseguiram mudar determinados comportamentos.
 
Além do portal da internet, a ação deverá contar com distribuição de cartilhas. Parte delas será endereçada a médicos - que também serão estimulados a mudar seus hábitos. "Nossa ideia é quebrar a resistência.
 
Profissionais de saúde sabem o que é necessário fazer mas, muitas vezes, não aplicam aquilo que aconselham", afirmou a coordenadora do projeto, Nise Yamaguchi.
 
O site será abastecido com informações divulgadas pelas mais de 40 entidades que integram o movimento.
 
Entre elas estão Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo.
 
Fonte R7

Ciência aumenta sobrevivência de prematuros

Em 2006, o número de crianças nascidas entre a 22ª e a 25ª semana de gestação que sobreviveram passou a ser de 53%

Avanços na medicina britânica estão aumentando as chances de vida de bebês extremamente prematuros, segundo um estudo recém-divulgado.
 
Em 1995, um total de 40% dos bebês ingleses nascidos entre 22 e 25 semanas que foram tratados em unidades intensivas sobreviveram.
 
Em 2006, o número de crianças extremamente prematuras nascidas com entre 22 e 25 semanas de gestação que sobreviveram passou a ser de 53%.
 
Mas o estudo não descobriu melhoras significativas no índice de sobrevivência de bebês nascidos com menos de 22 semanas de idade, o limite legal para a realização de aborto.
 
E as chances de bebês extremamente prematuros eventualmente sofrerem sequelas como cegueira, paralisia cerebral e surdez não foram reduzidas. Elas afetam um em cada cinco bebês.
 
Fonte R7

Mulher se mata por causa de doença que a fazia se masturbar 50 vezes seguidas

Gretchen lutava há mais de 10 anos contra uma condição que a deixava constantemente excitada
 
Gretchen Molannen, de 39 anos, foi encontrada morta em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos, no último final de semana. Aparentemente, ela cometeu um suicídio depois de lutar por mais de uma década e meia contra uma doença que a fazia se masturbar por horas. As informações são do Daily Mail.
 
A mulher sofria de uma doença chamada Transtorno de Excitação Genital Persistente (PGAD) caracterizada por deixar a pessoa em constante estado de excitação sexual. Para aliviar o quadro, a paciente precisa se masturbar ou pode até ter orgasmos espontâneos, mas a excitação volta a qualquer momento.
 
Uma semana antes da morte, Gretchen havia concedido entrevista a uma rede de televisão para contar um pouco mais sobre sua doença que, segundo ela, começou aos 23 anos.
 
— Eu tinha uma vida muito diferente antes de descobrir esse problema.
 
A mulher também revelou que não conseguia se manter em nenhum emprego de tempo integral por causa dessa condição. Por duas vezes, ela tentou se cadastrar no governo como deficiente, mas foi negada. Por conta disso, seu namorado ajudava a pagar as contas para manter a casa de seus pais.
 
Segundo Gretchen, sem a medicação ela podia ter 50 orgasmos seguidos. De acordo com o jornal Sex and Marriage Therapy, antidepressivos, menopausa e até uma forte queda podem desencadear a doença. No entanto, não há uma estimativa de quantas mulheres sofram do problema no mundo.
 
Fonte R7

De baixa caloria, queijo cottage é excelente para a dieta

Popular nos Estados Unidos, o queijo cottage também vem ganhando popularidade no Brasil.
 
Sua fórmula consiste basicamente em grãos de coalhada, imersos em uma mistura de creme e sal.
 
Por terem baixa caloria, podem vir acompanhando frutas, saladas e pães.
 
Além de sua baixa caloria, o cottage contém em sua fórmula a proteína whey protein, que é rica do aminoácido BCAA.
 
De fácil absorção, esse aminoácido ajuda a reduzir a gordura e evitar a perda muscular. O queijo torna-se assim uma excelente opção para quem precisa controlar o colesterol alto.
 
Na hora da compra do cottage é preciso ficar atento à sua composição. Existem dois tipos deste queijo.
 
O que é feito com leite desnatado e com o semidesnatado.
 
O que contém menos caloria é o primeiro. O feito com leite sem nata contém apenas 1 grama de gordura para 100 gramas.
 
Já o semidesnatado apresenta 2 gramas de gorduras totais.
 
Fonte R7

Exercícios são essenciais para a terceira idade

A prática de atividade física é um hábito que não deve ser executada apenas pelos jovens.
 
Os exercícios são importantes não apenas para a saúde física, mas também para a emocional. Estudos comprovam que não importa a pratica escolhida, mas o exercício é fundamental para o idoso não perder sua capacidade funcional.
 
Fazer exercícios ajuda a manter a força, a flexibilidade e o equilíbrio. Isso faz com que o idoso a evite problemas que mais os atingem: as quedas e com elas, a fratura dos ossos.
 
A prática de exercícios com pesos, seja na musculação, seja na ginástica localizada, aumenta a força muscular do idoso, fazendo com que os membros inferiores deles fiquem mais fortes.
 
Ao fazer exercícios, o idoso tem aumentada a sua autoestima, a sua capacidade física e confiança em si mesmo. Com isso, ajuda a evitar a depressão.
 
Fonte R7

Amamentação protege as mães de doenças cardiovasculares

Mulheres que deram o peito a seu filho por mais de um ano desenvolveram menos hipertensão e diabetes
 
Um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, constata que a amamentação não é benéfica apenas para as crianças, mas também para a mãe. Mulheres que deram o peito a seu filho por mais de um ano desenvolveram menos hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares.
 
Na fase da pós-menopausa, essas mulheres que alimentaram seus filhos com leite materno apresentaram excelentes condições de saúde. Os cientistas explicam que isso ocorre porque ao amamentar, as mulheres diminuem os depósitos de gordura no corpo.
 
Além de evitar o depósito de gordura no corpo, a liberação de hormônios estimulada pela amamentação também exerce um papel importante à saúde feminina. Dar o seio ao filho também reduz o risco de câncer de mama e de osteoporose, concluiu o estudo.

Fonte R7

Homens que escovam os dentes têm menos chances de ter problemas de ereção

Dentre os participantes de pesquisa que têm disfunção erétil, 53% também têm gengivas inflamadas
 
Homens que escovam os dentes regularmente — reduzindo, assim, o risco de doenças de gengiva — têm menos chances de sofrer disfunção erétil do que aqueles que não se preocupam tanto com a higiene bucal.
 
Cientistas turcos descobriram que aqueles que sofrem de inflamações na gengiva têm três vezes mais chances de ter problemas para conseguir ficar excitado.
 
O estudo, de acordo com o site do jornal Daily Mail, comparou 80 homens entre 30 e 40 anos com disfunção erétil com um grupo de 82 homens sem problemas de ereção. Enquanto no grupo de homens com disfunção erétil, 53% tinham gengivas inflamadas, no outro eram apenas 23%.
 
Quando os resultados foram ajustados com outros fatores, como idade, IMC (índice de massa corpórea), renda e nível educacional, os homens com problemas periodontais severos eram 3,29 vezes mais propensos a sofrer problemas de ereção do que aqueles com gengivas saudáveis.
 
O médico turco responsável pela pesquisa, Dr. Faith Oguz, explicou:
 
— Disfunção erétil e periodontites crônicas em humanos têm fatores de risco semelhantes, como avanço da idade, tabagismo, diabetes e doença arterial coronária. (...) Trata-se de um problema de saúde pública que afeta a qualidade de vida de cerca de 150 milhões de homens e seus pares.
 
Fonte R7

Concuros UFSM (RS)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Estado do Rio Grande do Sul, abriu edital de concurso público N° 129/2012, com a intenção de contratar 16 Professores Adjuntos para as cidades de Santa Maria, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
 
De acordo com a UFSM, os salários variam de R$ 4.472,00 e R$ 7.627,02, para jornadas de 40 horas semanais em regime de Dedicação Exclusiva. As oportunidades serão distribuídas entre os Departamentos de Eletrônica e Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Defesa Fitossanitária, Metodologia do Ensino, Estomatologia, Ciências da Saúde, Zootecnia e Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Ciências Agronômicas e Ambientais e Centro de Artes e Letras.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 13 de novembro a 12 de dezembro de 2012, pelo endereço eletrônico www.ufsm.br. As taxas variam de R$ 110,00 e R$ 190,00.
 
Haverá prova escrita, didática, de defesa da produção intelectual, prova de títulos e prova prática, quando for o caso, de 27 de dezembro de 2012 a 12 de março de 2013.

UFPEL (RS) publica edital de concurso público

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, divulgou edital de N° 123/2012 de concurso público para provimento de 04 vagas para cargos Técnicos-Administrativos em Educação. O candidato convocado para nomeação cumprirá a carga horária semanal de 20 ou 40 horas semanais e perceberá remuneração de R$ 2.989,33.
 
As vagas disponibilizadas são para os seguintes cargos: Arquiteto e Urbanista (2), Farmacêutico (1) e Médico / Medicina do Trabalho (1).
 
Inscrições
Aos interessados, as inscrições poderão ser realizadas no período das 10 horas de 26 de novembro, às 18 horas de 11 de dezembro de 2012, por meio do site http://cgic.ufpel.edu.br/. A taxa de inscrição é no valor de R$ 65,00.
 
Provas
A seleção será constituída de duas etapas: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório e avaliação de títulos, de caráter classificatório.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 13 de janeiro de 2013, com início às 8 horas. O local de realização das provas será divulgado a partir do dia 8 de janeiro de 2013, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato, verificar o prédio e sala em que realizará a prova, no site http://cgic.ufpel.edu.br/.
 
Validade
O concurso será válido por 01 (um) ano a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) ano, nos termos do inciso III do art. 37 da Constituição Federal e art. 12 da Lei nº 8.112 de 11.12.1990.

UFCSPA - Porto Alegre abre processo seletivo

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) publicou edital n° 41/2012 de processo seletivo para contratação de professor substituto, por tempo determinado. As duas vagas disponibilizadas são destinadas para o Departamento de Ciências Básicas da Saúde para a área de Genética e Biologia.
 
As inscrições poderão ser realizadas até 13 de dezembro de 2012, pessoalmente ou por procuração, com firma reconhecida, no Protocolo da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, localizado na Rua Sarmento Leite, nº 245, Centro, Porto Alegre - RS, no horário das 09h00 às 17h00.
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para professor assistente (mestrado), e de R$ 50,00, professor adjunto (doutorado). A guia de pagamento deverá ser obtida na Internet em www.tesouro.fazenda.gov.br SIAFI, Guia de recolhimento da União, Impressão - GRU Simples, Unidade Favorecida: Código 154032, Gestão 15270, Recolhimento Código 28883-7, Número de Referência: CPF do Candidato.
 
Para fins de avaliação dos títulos dos candidatos, o candidato deverá anexar ao currículo cópia simples dos seguintes documentos: Diploma de Graduação; Histórico Escolar da Graduação; e Documento comprobatório de titulação em nível de Mestrado ou Doutorado, ou ainda comprovante de que o candidato está cursando, conforme os requisitos específicos.
 
De acordo consta em edital a seleção será realizada pela unidade detentora da vaga, por meio da análise do currículo e entrevista.
 
O certame terá validade por 1 (um) ano, prorrogável por igual período, a critério da UFCSPA.

Prefeitura de Xangri-lá (RS) abre processo seletivo

Foram divulgados os editais para realização de processo seletivo Nº. 231 e 232/2012 da Prefeitura de Xangri-lá, estado do Rio Grande do Sul. São ofertadas 189 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 3.917,20, mais 20% de insalubridade, por carga horária de 24, 40 e 44 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Monitor, Fiscais Tributários, Motorista de Veículos Leves, Fiscal, Operário, Fiscal Ambiental, Técnico em Enfermagem e Clinico Geral.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas gratuitamente junto à sede administrativa do município, situado à rua Rio Jacuí, nº 854, Centro, Xangri-Lá, até o dia 07 de dezembro de 2012, das 08:30 às 11:30 horas.
 
Provas
O processo seletivo será constituído de análise de currículos.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 06 meses.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Vila Lângaro - RS

No município de Vila Lângaro, localizado a 327 km de Porto Alegre (RS), a prefeitura publicou o edital Nº. 01/2012 para realização de concurso público. São ofertadas 15 vagas de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com salário que varia entre R$ 698,75 e R$ 8.600,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Operador de Máquinas (01), Operário (01), Vigilante (01), Agente Comunitário de Saúde - Microárea 01 (01), Agente Visitador do PIM (01), Servente Escolar (01), Atendente de Creche (01), Auxiliar de Saúde Bucal (01), Técnico de Enfermagem (01), Fonoaudiólogo (01), Médico 20h (01), Médico 40h (01), Médico Pediatra (01), Médico Veterinário (01), Psicopedagoga (01).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 30 de outubro a 10 de dezembro de 2012 pelo site www.fundatec.org.br.
 
A Fundatec e a Prefeitura Municipal de Vila Lângaro/RS disponibilizaram computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012, Bairro: Partenon, em Porto Alegre/RS, das 9h às 17h e no Telecentro, na Rua 22 de Outubro nº 516, Vila Lângaro/RS das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
 
A taxa de inscrição varia em função do nível de escolaridade, sendo:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio/técnico: R$ 70,00 e 80,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Provas

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 06 de janeiro de 2013, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 21 de dezembro de 2012, através do site www.fundatec.org.br. O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 07 de janeiro de 2013.
 
A prova prática para o cargo de Operador de Máquinas está prevista para 03 de fevereiro de 2013, em local e horário a ser divulgado.
 
O concurso público será válido por 02 anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Três Coroas – RS

A Prefeitura de Três Coroas, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal da Administração, publicou edital N° 012/2012 de concurso público destinado ao provimento de 48 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.096,06 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Professor, Médico, Odontólogo, Operador de Máquinas, Operário, Ronda, Servente, Técnico de Enfermagem e Topógrafo.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 14 de dezembro de 2012, através da internet, no endereço eletrônico: www.unars.com.br. As taxas variam de R$ 10,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

A Prefeitura de Três Coroas disponibilizará computadores para acesso à internet, na Prefeitura Municipal de Três Coroas, na Av. João Correa, nº 380, Centro, das 12:00 horas às 19:00 horas de segunda a quinta-feira, e das 09:00 horas às 16:00 horas nas sextas-feiras.

Provas e Validade
A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da Una Gestão e Assessoria Ltda, que aplicará as As provas escritas provavelmente nos dias 05 e 12 de janeiro de 2013, em local e horário a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições, no dia 02 de janeiro de 2013.
 
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Flores da Cunha (RS) abre processo seletivo

Foi divulgado edital N°001/2012 de processo seletivo da Prefeitura de Flores da Cunha, Estado do Rio Grande do Sul, visando a contratação de pessoal, por prazo determinado, para desempenhar a função de Médico Clínico Geral, na Secretaria Municipal da Saúde. A remuneração será de R$ 1.439,04 para dedicação de 10h semanais.
 
Podem concorrer candidatos com graduação e registro no Conselho Regional de Medicina.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 10 de dezembro de 2012, no Setor de Pessoal, ao Centro Administrativo Municipal Ângelo Araldi (rua São José, nº. 2.500, Bairro Centro) das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Todos os participantes serão submetidos à análise curricular no período que vai de 24 de dezembro de 2012 a 3 de janeiro de 2013.
 
O prazo de validade do certame será de dois anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Derrubadas - RS

A Prefeitura de Derrubadas, cidade localizada a 473 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abriu inscrições para realização de concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece 41 vagas com salários que variam entre R$ 622,73 a R$ 5.893,56, dependendo da função ocupada, lembrando que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Médico, Veterinário, Nutricionista, Serviços Gerais, Técnico Enfermagem, Cirurgião Dentista, Contador, Agente de Recursos Humanos, Professor, Técnico Agrícola, Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Operador de Máquinas, Motorista e Serviços Gerais de Escola.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas somente através do site - www.unijui.edu.br/concursos-publicos, até às 23h59min do dia 16 de dezembro de 2012. A taxa de inscrição varia conforme o nível de escolaridade:
 
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 75,00;
Nível superior: R$ 75,00, 100,00 e 150,00.
 
Prova
A prova escrita será aplicada na data provável de 03 de fevereiro de 2013, com início às 9 horas e término às 12 horas, em local a ser divulgado previamente através de edital e pelos meios de comunicação. O gabarito será divulgado no site oficial da entidade organizadora - www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos e da Prefeitura de Derrubadas - www.derrubadas-rs.com.br.
 
A documentação referente a prova de títulos deverá ser apresentada e entregue pelos candidatos aprovados na prova escrita, na data estipulada através de edital para a entrega dos títulos.
 
Validade
O concurso será válido por 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Caxias do Sul (RS)

Quem mora ou pretende morar em Caxias do Sul, cidade gaúcha de mais de 441 mil habitantes, deve ficar atento ao novo concurso público aberto pela Prefeitura, regido pelo edital nº 02/2012. A seleção, que está sendo organizada pela AVR Assessoria Técnica LTDA, objetiva a contratação de 227 servidores, que integrarão o quadro de funcionários do município, sob o regime estatutário.
 
As oportunidades para candidatos com nível fundamental são para os cargos de Auxiliar de Infraestrutura e Operador de Máquinas. Para o nível médio, há chances nos postos de Auxiliar de Regulação, Auxiliar de Saúde Bucal, Eletricista, Guarda Civil Municipal, Mecânico, Secretário de Escola, Técnico em Agrimensura, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática.
 
Já para o nível superior, há vagas nos cargos de Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro Civil, Médico, Médico (Angiologista, Cardiologista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Hematologista, Infectologista, Nefrologista, Neurologista, Ortopedista e Traumatologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Reumatologista e Urologista), Professor G3 AII – Educação Artística, Professor G3 AII – Estudos Sociais, Professor G3 AII – Inglês e Programador.
 
Os profissionais receberão salário que varia entre as cifras de R$ 1.066,61 a R$ 4.799,77, para jornada de trabalho de 12 a 40 horas semanais.
 
Saiba como se inscrever:
As inscrições estão abertas e deverão ser realizadas via Internet, pelo site www.exatuspr.com.br, até às 24 horas do dia 09 de dezembro de 2012. Será necessário pagar uma taxa de inscrição, que varia em função do nível de escolaridade, sendo: R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 nível médio e R$ 80,00 para nível superior.
 
Provas e demais resultados do certame:
As Provas Objetivas serão realizadas no dia 03 de fevereiro de 2013, data que poderá ser alterada, caso seja necessário. O local de aplicação dos exames serão informados com antecedência mínima de cinco dias, no jornal "Pioneiro", em aviso afixado no saguão do Centro Administrativo Municipal e nos sites www.exatuspr.com.br e www.caxias.rs.gov.br.

A validade do concurso público será de dois anos, que passarão a ser contados a partir da homologação final, prazo este que poderá ser prorrogado, caso a administração municipal considere pertinente.

Edital / Publicações

Concurso Universidade Federal do Rio Grande - RS

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG lançou edital n° 25/2012 de concurso público para provimento do cargo de docente, da carreira do magistério superior. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva, com remuneração de até R$ 7.627,02.
 
As vagas disponibilizadas são para a Faculdade de Medicina - FAMED - Clínica Médica, Estágio Curricular na área de Clínica Médica e Residência Médica em Clínica Médica (1) e para o Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF: Probabilidade e Estatística (1).
 
Inscrição e taxa
As inscrições podem ser realizadas no período de 03 a 14 de dezembro de 2012, de segunda à sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no horário de expediente da Divisão de Protocolo - Campus Carreiros - Avenida Itália, Km 8, telefone (53) 3233-6696.

A taxa de inscrição varia de acordo o cargo:
- Classe Adjunto/40h-DE - R$ 190,00
- Classe Auxiliar/40h - R$ 80,00.
 
Provas
O concurso constará de:
a) prova escrita, eliminatória, com peso 4;
b) prova didática, eliminatória com peso 4 e
c) exame de títulos, classificatório, com peso 2.

Somente os candidatos aprovados nas provas anteriores ao exame de títulos deverão apresentar o curriculum vitae. A data de entrega do curriculum vitae, será divulgada na Unidade Acadêmica para qual o candidato estará prestando o concurso.

O local, data e horário da realização das provas será divulgado posteriormente no site eletrônico www.progep.furg.br.

Validade
O prazo de validade do certame será de dois anos, contados da data da primeira publicação do Edital de Homologação do Concurso Público no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período, no interesse da Administração.

Concurso Universidade Federal do Rio Grande - RS

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 24/2012 de concurso público para provimento de 9 vagas na carreira do magistério superior para os Institutos de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), Instituto de Oceanografia (IO) e Instituto de Educação (IE). A remuneração oferecida pode alcançar o valor de R$ 7.627,02, sendo a jornada de 20 horas ou dedicação exclusiva.

Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 26 de novembro a 07 de dezembro 2012 para as unidades acadêmicas ICB, ICHI, IMEF e IE e de 26 novembro a 09 de janeiro 2013 para o IO, de segunda a sexta, no horário de expediente da Divisão de Protocolo - Campus Carreiros - Avenida Itália, Km 8.

Taxa de inscrição: classe adjunto/40h - DE - R$ 190,00, classe assistente/40h - DE - R$ 130,00, classe auxiliar/40h - DE - R$ 85,00.

O certame constará de prova escrita, prova didática e exame de títulos. Será divulgado no site www.progep.furg.br, até o início do período das inscrições, as normas do concurso, o programa das provas, a tabela de pontuação dos títulos e a Banca Examinadora.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da primeira publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período, no interesse da Administração.

UFS - SE abre concurso público

A Universidade Federal de Sergipe - UFS publicou edital N° 33/2012 para o concurso público para o magistério superior. As vagas disponíveis estão distribuídas para a classe de auxiliar (1), assistente (14) e adjunto (64), lembrando que do total dos postos, 5% estão reservadas para as pessoas com necessidades especiais.
 
A remuneração para o profissional contratado varia de acordo com a titulação, podendo chegar até R$ 7.627,02, em carga horária de 20 a 40 horas (dedicação exclusiva).
 
Inscrição
Para não perder a oportunidade de lecionar na UFS, os interessados deverão se inscrever exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br, a partir das 9h00 no período de 05 de dezembro de 2012 até as 23h59 minutos do dia 03 de Janeiro de 2013.
 
Os seguintes valores serão cobrados pela inscrição: R$ 70,00 para professor auxiliar e R$ 100,00 para professor assistente e adjunto.

Provas
O concurso da UFS será realizado em duas fases:

- A primeira fase consistirá em prova escrita;

- A segunda fase consistirá em prova didática, prova de títulos e, no caso de professor adjunto, também prova do projeto de pesquisa.
 
Datas, horários, locais de realização serão divulgados, a partir do dia 18 de janeiro de 2013 no endereço eletrônico www.grh.ufs.br (menu concursos).

Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 ano a contar da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da instituição.

Concurso Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru (SP)

Foram divulgados os editais N°s 007, 008, 009, 010, 011, 012, 013, 014, 015, 016, 017, 018, 019, 020, 021 e 022/2012 de concurso público para o Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru, no Estado de São Paulo. São Ofertadas 64 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.519,00.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Enfermeiro do Trabalho, Enfermeiro, Biomédico, Biologista, Bibliotecário, Auxiliar de Saúde, Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Laboratório, Sapateiro Ortopédico, Oficial de Saúde, Fisioterapeuta, Assistente Social, Técnico de Radiologia, Técnico de Laboratório, Técnico de Enfermagem do Trabalho e Técnico de Enfermagem.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas, via internet, no período entre 00:00 horas do dia 12 de dezembro de 2012 até às 23:59 horas do dia 31 de janeiro de 2013 (horário de Brasília), no site www.ibfc.org.br. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 38,00.
 
Provas e Validade
A prova será realizada na cidade de Bauru/SP, com data prevista para o dia 24 de Fevereiro de 2013, no período da manhã, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br e será disponibilizado no site do IBFC .

O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Concurso Prefeitura de Boa Esperança - ES

A Prefeitura de Boa Esperança, Estado do Espírito Santo, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público de provas objetivas e prática de caráter classificatório, para provimento de 182 vagas mais cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 2.600,00 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
O concurso será executado sob assessoria técnica especializada da empresa GUALIMP – Assessoria e Consultoria Ltda.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Operacionais, Pedreiro, Motorista, Operador de Máquinas, Vigilante, Agente Administrativo, Agente de Defesa Civil, Fiscal de Obras e Posturas, Secretário Escolar, Fiscal de Tributos Públicos, Técnico Em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Agropecuária, Advogado, Auditor de Tributos Fiscais, Contador, Auxiliar de Serviços Odontológicos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Vigilância, Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Médico, Professor e Suporte Pedagógico em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 20 de dezembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Os valores das taxas serão:
- R$ 100,00 para os cargos de Nível Superior/Magistério;
- R$ 70,00 para os cargos de Nível Técnico;
- R$ 60,00 para os cargos de Nível Médio;
- R$ 45,00 para os cargos de Nível Fundamental Completo e;
- R$ 20,00 para os cargos de escolaridade Alfabetizado.
 
Provas
O cartão de inscrição é o documento que determina definitivamente o dia, horário e o local em que o candidato deverá apresentar-se para a realização das provas objetivas, que estarão à disposição no endereço eletrônico: www.gualimp.com.br a partir de 21 de janeiro de 2013.

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no município de Boa Esperança/ES, com data prevista para 27 de janeiro 2013, com duração de 03 (três) horas para a realização das provas em cada turno.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, de conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Edital / Publicações

UFAM abre concurso público

Foi divulgado edital de concurso público n° 40/2012 da Universidade do Amazonas (UFAM), voltado ao provimento de 40 vagas docentes do magistério superior. As oportunidades são para atuar nos Departamentos de Fisioterapia, Educação Física, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Arquitetura e Urbanismo, Química, Biologia, Ciências Fisiológicas, Morfologia e Línguas e Literaturas Estrangeiras.
 
De acordo com o edital, a remuneração varia conforme a formação acadêmica do profissional, podendo o valor variar de R$ 2.872,85 a R$ 7.627,02 em regime de dedicação exclusiva, além de auxílio alimentação de R$ 304,00 e auxílio transporte de R$ 73,98.
 
Inscrições
Os interessados terão até o dia 15 de janeiro de 2013 para efetuar a inscrição nas Unidades Acadêmicas localizadas no Campus Universitário Senador Arthur Virgilio Filho - Avenida General Rodrigo Octávio, nº 3000, Manaus, das 9h às 1h e das 14h às 16h.

O pagamento da taxa de participação varia de R$ 71,82 a R$ 190,67 de acordo com a classe docente.

Provas
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de análise do pedido de inscrição, prova escrita e prova didática.

Locais, data e horário de realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico http://www.proplan.ufam.edu.br/Index Concurso.htm, clicando no banner concurso público docente, pelo menos dez dias antes da realização da primeira prova.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano após a homologação e publicação do resultado final no DOU, passível de prorrogação por igual período.

Prefeitura de Glória de Dourados - MS abre processo seletivo

A Prefeitura de Glória de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, abriu edital N° 001/2012 de processo seletivo para contratação de pessoal, em caráter excepcional e temporário. O certame será executado pela empresa SIGMA Assessoria em Gestão Pública Ltda.
 
São distribuídas 28 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 675,03 a R$ 10.460,00 por carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de enfermeiro - psf, médico – psf, odontólogo – psf, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem – psf, fisioterapeuta – nasf, psicólogo – nasf, educador físico – nasf, assistente social – coordenador –cras, assistente social – cras, psicólogo e professor.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas, via Internet, no endereço eletrônico www.sigmams.com.br, a partir das 00h00 do dia 06 até as 23h59min do dia 14 de dezembro de 2012.

Para os candidatos que não possuem acesso à Internet será disponibilizado um Posto de Atendimento situado no Paço Municipal de Glória de Dourados, situado na Avenida Tancredo Neves, S/N, centro, na cidade de Glória de Dourados – Estado de Mato Grosso do Sul, nos dias úteis, no período constante do item 4.3, no horário das 8h00 às 11h00.
 
Os valores das inscrições para os cargos estão assim definidos: Nível Superior – R$ 60,00, Nível Médio e Fundamental Completo – R$ 45,00.

Provas
A prova objetiva, de caráter classificatório, será realizada na cidade de Glória de Dourados - Estado de Mato Grosso do Sul, para todos os cargos com data provável de realização em 06 de janeiro de 2013 com duração máxima de 3 horas. A comunicação sobre o local e as informações sobre horário de realização da prova será divulgado, oportunamente, através de Edital publicado no veículo de Imprensa Oficial do Município e no site: www.sigmams.com.br.

O processo seletivo simplificado visa à contratação de pessoal, em caráter excepcional e temporário, em postos de trabalho, por 1 ano, podendo ser prorrogável à critério da administração municipal, por igual período.

Edital / Publicações

Universidade Federal do Ceará (UFC) lança edital de concurso público

A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou edital n° 451/2012 de concurso público ofertando sete vagas para professor adjunto nos Centros de Ciências e de Ciências Agrárias e Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem.
 
As oportunidades são para os Departamentos de Matemática, Química Orgânica e Inorgânica, Computação, Economia Agrícola, Economia Agrícola e de Clínica Odontológica, com jornadas de 40h semanais em regime de dedicação exclusiva e remuneração de R$ 7.627,02.
 
Para concorrer basta possuir doutorado nas áreas do concurso e realizar inscrição até 20 de dezembro de 2012 das 8h às 11h e das 14h às 17h nas respectivas secretarias. Exige-se que sejam apresentados o requerimento ao Chefe do Departamento, acompanhado de cópia autenticada do RG; cópia do histórico escolar; seminário em, três vias; projeto de pesquisa também em três vias; e comprovante do pagamento da taxa, no valor de R$ 190,00.
 
O concurso constará de prova escrita, didática, seminário, defesa de projeto de pesquisa e avaliação de títulos, conforme a necessidade de cada cargo.
 
O prazo de validade do certame será de 01 (um) ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

SEE do Acre publica edital de processo seletivo

Secretaria de Estado da Gestão Administrativa do Acre, publicou edital (nº. 01/SGA/SEE/2012) para realização de processo seletivo visando o preenchimento de 975 vagas para professores de nível superior. A carga horária semanal do Professor será de 25 horas semanais de atividades para o Professor de Ensino Fundamental e Médio.
 
O processo seletivo será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB).
De acordo com o edital, são 416 oportunidades para Pedagogo e outras 559 para Professores PNS - PII nas disciplinas de Pedagogia, Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e de Sociologia.
 
As inscrições, no valor de R$ 55,00, deverão ser realizadas pela Internet no site www.funcab.org., até o dia 17 de dezembro de 2012.

O certame será composto das seguintes etapas:

1ª Etapa: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
2ª Etapa: Prova de Títulos, de caráter classificatório.

A prova objetiva será aplicada simultaneamente nas cidades de Brasiléia/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Rio Branco/AC, Sena Madureira/AC e Tarauacá/AC, na data provável de 06 de Janeiro de 2013, no turno da manhã e terá duração de 03 horas. O gabarito oficial será disponibilizado no site www.funcab.org no 1º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (horário local).

Ao final de cada etapa, o resultado será divulgado no Diário Oficial do Estado (www.diario.ac.gov.br) e no endereço eletrônico da FUNCAB (www.funcab.org).

O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses a partir da data de publicação da homologação do resultado final.

Edital / Publicações

Concurso UNESP – São José dos Campos

A UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Estado de São Paulo, lançou os edital nºs 102, 103, 104 e 105/2011 de concurso público para provimento de 04 vagas para professor nível superior com remuneração de até R$ 10.390,17, caso o candidato tenha o título de livre-docente. As oportunidades são para o Instituto de Ciência e Tecnologia e para o Departamento de Engenharia Ambiental no Campus de São José dos Campos.
 
O profissional contratado ministrará as seguintes disciplinas:

- Edital 102/2102: Fundamentos de Biologia, Ecologia Geral e Aplicada e Microbiologia Aplicada.

- Edital 103/2012: Desenho Técnico, Desenho Técnico Aplicado e Topografia e Cartografia.

- Edital 104/2102: Introdução a Ciência da Computação, Estatística e Probabilidade e Cálculo Numérico Computacional.

- Edital 105/2012: Química Geral, Química Orgânica e Química Analítica Ambiental.
 
As inscrições podem ser efetuadas até 16 de janeiro de 2013, das 9h às 11h e das 14h às 16h na Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos (STDARH) da Faculdade de Odontologia do Campus de São José dos Campos. A taxa de inscrição é no valor de R$ 68,00.
 
A previsão é de que o concurso seja composto por prova de títulos que será o julgamento do memorial, prova didática que constará de aula ministrada pelo candidato e prova escrita.
 
A convocação para as provas, com indicação do dia, hora e local, será feita por Edital a ser publicada no DOE, com antecedência mínima de 5 dias úteis contados a partir da data da publicação.
 
A validade do certame será de seis meses, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período a critério da administração.

Concurso Prefeitura de São Pedro da Água Branca - MA

A Prefeitura de São Pedro da Água Branca, Estado do Maranhão, através do Instituto Coelho Neto, publicou edital N 001/2012 de concurso público com o objetivo de preencher 90 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 6.000,00 em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Das vagas existentes, 5% serão destinadas a candidatos habilitados portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente de Epidemias e Controle De Doenças, Eletricista, Auxiliar Serviços Gerais, Agente de Portaria, Encanador, Gari, Jardineiro, Merendeira, Motorista Categoria "D", Vigia, Zelador, Agente Social, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Secretário Escolar e demais cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas no período de 17 a 21 e 26 a 28 de dezembro de 2012 e 2 a 11 de janeiro de 2013 (exceto sábado, domingo e feriado), no horário das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira, no prédio do Setor de Contabilidade do Município, situada na Avenida Castelo Branco, S/N, Centro, São Pedro da Água Branca, Estado do Maranhão.
 
As taxas variam de R$ 25,00, 40,00 e R$ 60,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas no Município de São Pedro Da Água Branca - MA, com data prevista para o dia 03 de fevereiro de 2013. A divulgação dos locais e horários das provas será feita no dia 25 de janeiro de 2013, através de avisos, afixados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de São Pedro Da Água Branca - MA e no site: www.institutocoelhoneto.org.br.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 05 de fevereiro de 2013. Já o resultado final será publicado na data provável de 27 de fevereiro de 2013.

Validade
O concurso terá o prazo de validade de 02 anos, a partir da data da homologação do Resultado Final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de São Pedro Da Água Branca - MA.

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios edital N° 078/2012-SEMUSA de processo seletivo visando contratação temporária. São ofertadas 62 vagas de níveis médio/técnico e superior, com salário de até R$ 6.785,84, mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo, por uma carga horária de 12 a 40 horas semanais.
 
Cargos: Fisioterapeuta, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro e Médico (Ortopedista, Ginecologista, Clínico Geral, Generalista, Endocrinologista, Infectologista, Cirurgião Geral, Supervisor Hospitalar e Psiquiatra).
 
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG - CEP: 35500-007, até o dia 10 de dezembro de 2012 o Curriculum Vitae que conste:

- Ser brasileiro nato ou naturalizado;

- Idade mínima: 18 anos;

- Escolaridade/Habilitação: Curso Técnico com habilitação para o exercício do cargo de Técnico em Enfermagem e curso superior com habilitação para o exercício do cargo de Fisioterapeuta, Enfermeiro e Médico.
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e, a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:

- Residência no Município de Divinópolis;

- Maior tempo de experiência profissional na área.

4 barreiras que inibem a manutenção de equipes de alto desempenho

Por José Luiz Bichuetti*
 
Veja aspectos que os executivos experimentam para compor suas equipes, motivá-las, mantê-las e possibilitar que realizem seus sonhos de crescimento intelectual e profissional
 
“Passe lá nO RH!” Não são poucas as vezes que os colaboradores de uma empresa recebem esta orientação. Não são poucos os chefes que não sabem como tratar um tema que envolve seus subordinados, ou não têm coragem de fazê-lo, e empurram a responsabilidade lateralmente para seus colegas da área de RH. Promover ou comunicar um aumento de salário é com o chefe mesmo; resolver conflitos, comunicar uma demissão, selecionar pessoas, identificar necessidades de treinamento é “lá com o RH”. É impressionante ver quantas áreas de RH aceitam equivocadamente essa abdicação de responsabilidade dos gestores!
 
Em pleno século 21, ainda existem empresas cujos executivos não sabem quem são os reais responsáveis pela gestão de seu capital humano, além de tratá-lo como custo e não como ativo. Os responsáveis pela gestão de pessoas numa organização são os gestores, e não a área de RH. E, ao contrário do que possa parecer pelo título, não digo que a área tem atribuições menos importantes do que cuidar das pessoas. Ao contrário: defendo-a como maior do que isso, uma área estratégica que deve ser parceira de negócios dentro da organização.
 
Gente é o ativo mais importante nas organizações: é o propulsor que as move e lhes dá vida. As barreiras que inibem a formação e manutenção de equipes de alto desempenho, porém, são várias:
 
a) líderes que não encaram seu capital humano como ativo, influenciando a cultura da empresa e a atitude de seus gestores;

b) despreparo dos executivos para gerir seu pessoal, não raro servindo de mau exemplo a seus subordinados;

c) posicionamento não estratégico e falta de valorização das áreas de recursos humanos nas empresas;

d) não tratamento desse tema como matéria relevante nos cursos superiores. Os aspectos que envolvem a gestão de pessoas têm de ser tratados como parte de uma política de valorização desse ativo, na qual gestores e RH são vasos comunicantes, trabalhando em conjunto, cada um desempenhando seu papel de forma adequada.
 
Neste artigo, abordo aspectos que os executivos experimentam para compor suas equipes, motivá- las, mantê-las e possibilitar que realizem seus sonhos de crescimento intelectual e profissional. Minha visão é prática, baseada em experiências vividas e fatos reais, sem teorias ou filosóficas. Qual quer que seja o tamanho ou a nacionalidade da organização, os temas levantados a seguir são amplamente aplicáveis.
 
O motor das empresas
A inteligência artifi cial evolui, robôs desempenham o papel de pessoas, fábricas se automatizam, mas nada substitui o verdadeiro motor que dá vida às empresas: gente! É necessário ter em cada posição, de liderança ou de chão de fábrica, indivíduos com o perfi l adequado a cada uma delas; é preciso capacitá- los e motivá-los para exercer suas atividades com empenho e alto desempenho, individualmente ou em equipes. Funções diferentes requerem perfi s específi cos. Indivíduos de diferentes gerações podem necessitar de motivações igualmente diversas; integrar baby boomers, Xs e Ys é um dos desafi os a serem vencidos pelos gestores.
 
Gerir gente eficazmente é saber definir as necessidades de pessoal, saber atrair, contratar, reter, motivar, avaliar desempenho, desenvolver, remunerar, reconhecer empenho (diferente de desempenho) e, até, saber demitir. É reconhecer que gente é o propulsor que move as empresas.
 
Barreiras na gestão
Fala-se muito em escassez de talentos. Talentos existem; temos de saber como identifi cá-los e desenvolvê- los. Em minha vida profi ssional, me deparei várias vezes com organizações cujos gestores diziam que precisavam de pessoas com novos perfis para fazer frente aos novos desafi os; algumas vezes, as pessoas estavam dentro da organização, escondidas atrás da incompetência de seus gestores.
 
Temos, sim, ambientes inibidores da dinâmica organizacional e redutores da capacidade de atração e desenvolvimento de gente. Para ter profi ssionais motivados, produtivos e fi delizados, é necessário ter uma cultura organizacional que valorize as pessoas.
 
Se o CEO adotar atitude proativa com respeito à gestão de pessoal, caberá à área de RH ser a consciência crítica instalada dentro da organização, com coragem e iniciativa para colocar o assunto na agenda dos executivos. E caberá aos executivos serem os verdadeiros gestores de gente. Se o CEO não tiver essa atitude, o dirigente de uma área de recursos humanos pode insistir em mudar o status quo de baixo para cima, mas vai frustrar-se com o tempo; o melhor nesses casos seria buscar alternativa no mercado de trabalho — em outra organização. Sem o envolvimento e a atitude correta do CEO, nada feito. Muitas universidades formam líderes sem ensiná-los a gerir pessoas. No currículo de grande número de escolas de administração há vários semestres de matérias relacionadas à gestão fi nanceira, vendas e tantas outras, mas apenas um dedicado à gestão de gente; os demais cursos raramente fazem menção à gestão de pessoas. As escolas de psicologia, de onde sai grande número de profissionais que trabalharão em áreas de RH, limitamse a aspectos psicológicos.
 
O líder búfalo
O CEO é o responsável pela criação da cultura empresarial; ele é o modelo para todos os colaboradores. Em muitas empresas esse modelo ainda é o do líder búfalo. Numa manada, os búfalos são absolutamente leais ao seu líder. Se o líder cai num precipício, a manada vai atrás. Em outras empresas o modelo de liderança é o do ganso: eles voam em V, revezando-se na liderança. Assim, cada ganso fica responsável por levar o bando a partes de seu destino, trocando de papel quando necessário, atuando como líder, seguidor ou escoteiro.
 
Gestores são todos aqueles a quem se subordinam uma ou mais pessoas; sua responsabilidade é alcançar os objetivos estratégicos e operacionais para eles estabelecidos, e só é possível fazê-lo com gente motivada. Gestor tem de gostar de pessoas e ter talento para lidar com elas. Mas quantos gestores se dão realmente conta dessa realidade e conseguem desempenhar eficazmente o importante papel que têm na formação de equipes e no desenvolvimento de pessoas?
 
O RH na mesa de decisões
A área de RH é aquilo que o líder da empresa quer que seja. Se ele não a considera estratégica, o desenvolvimento e a implantação de um plano consistente de RH ficam comprometidos. CEOs necessitam elevar a gestão de RH ao mesmo nível de profissionalismo, competência, integridade, hierarquia e remuneração que as demais áreas da empresa. Por sua vez, a área de RH tem de assumir atitudes proativas, seja no planejamento e execução da estratégia de recursos humanos, seja na busca de ferramentas mais eficazes de gestão de pessoal e na sua interação com os gestores. Líderes de RH têm de ter a senioridade, a experiência, as qualificações e a postura exigidas de outros líderes de áreas igualmente estratégicas na organização.
 
Gestores de RH têm de ter objetivos desafiantes como qualquer outro executivo. E ser igualmente recompensados pelo seu cumprimento. Afinal, compete a eles dar todo o apoio para atrair, contratar e reter o capital humano necessário para cumprir as metas da companhia. Gestores de RH não podem assumir superpoderes, atuar como eminências pardas, considerar-se especialistas em tudo e começar a ditar a seus colegas de outras áreas o que têm e o que não têm de fazer. Não podem tampouco comportar-se de forma burocrática, assumindo o papel de organizar ações de socialização ou de monitoração da observância das regras e regulamentos de administração de pessoal.
 
Uma área moderna de recursos humanos deve atuar de forma holística, abrangendo múltiplas responsabilidades, começando impreterivelmente pelos aspectos estratégicos da gestão de gente. O plano estratégico de recursos humanos deve cobrir os aspectos-chave referentes à disponibilização de pessoal para que a estratégia corporativa
 
Responsabilidades do RH
 
ESTRATÉGICAS
• Políticas de RH

• Entendimento do negócio; atuação como parceiro de negócios

• Plano estratégico de recursos humanos

• Orientação a gestores para que cumpram o papel de gestão de seu pessoal

• Gestão de banco de talentos

• Apoio como agente de mudanças
 
ADMINISTRATIVAS
• Desenvolvimento e gestão de processos de RH

• Administração de folha e de benefícios

• Domínio da legislação trabalhista

• Controle de litígios trabalhistas
 
OPERACIONAIS
• Recrutamento e seleção

• Plano de carreira

• Compensação e benefícios

• Programas de desenvolvimento

• Sistemas de avaliação de desempenho

• Programas motivacionais

• Saúde e segurança ambiental

• Apoio aos executivos em suas funções como gestores de gente
 
RELACIONAIS
• Comunicação interna

• Gestão de ferramentas virtuais de network e comunicação

• Avaliação de clima organizacional e proposição de ações de melhoria

• Relações sindicais

• Relações com entidades de RHe setoriais

• Apoio a responsabilidade social
corporativa
 
Conselho úteis
Não contrate simplesmente porque um amigo recomendou ou pela experiência do candidato. Avalie as pessoas por suas competências intrínsecas e técnicas. Analise seus valores, atitudes, habilidades e conhecimentos que as levarão a obter alto desempenho. Tome cuidado com testes muito subjetivos no processo de seleção. Nas entrevistas, fuja dos aspectos corriqueiros; tente trocar de papel com o candidato: faça com que ele entreviste você, uma prática que costuma dar excelentes resultados.
 
Ao contratar, formalize em carta o que foi acordado. Informe pessoalmente a quem não foi selecionado após ter participado das entrevistas, e não por carta ou email. Como CEO eu informava os candidatos que passavam pela entrevista final, conduzida por mim pessoalmente, a decisão de contratá-lo ou não, e os motivos. Faça com que o contratado passe por um programa de integração estruturado antes do início de suas atividades.
 
*José Luiz Bichuetti: ex-consultor, sócio da Valuepoint. Foi CEO de empresas nacionais e multinacionais, diretorgeral da Arthur D. Little no Brasil e na Argentina e principal da Booz & Co. Viveu e trabalhou em países da América Latina, da Europa e no Japão. É membro do Global Board da Harvard Business School Alumni Association. É instrutor nos cursos de formação de conselheiros de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, tem MBA pela University of Hartford e cursou o OPM-Owners/Presidents Management Program da Harvard Business School
 
Fonte SaudeWeb