Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Suplementos de ômega-3 retardam efeito biológico do envelhecimento

Tomar suplementos de ômega-3 pode retardar um processo biológico ligado ao envelhecimento, mostra estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA
 
A pesquisa mostrou que a maioria dos adultos de meia-idade com sobrepeso, mas saudáveis, que tomaram suplementos por quatro meses preservaram pequenos segmentos de DNA nos glóbulos brancos do sangue. Estes segmentos, chamados telômeros, diminuem ao longo do tempo em muitos tipos de células, como uma consequência do envelhecimento.
 
Os participantes no estudo tomaram 2,5 g ou 1,25 g de ômega-3. O grupo controle tomou pílulas contendo uma mistura de óleos vegetais comuns.
 
Os resultados mostraram que o alongamento dos telômeros nas células do sistema imunológico foi mais prevalente em pessoas que aumentaram substancialmente a proporção de ômega-3 em relação a outros ácidos graxos em sua dieta. A suplementação com ômega-3 também reduziu o estresse oxidativo, provocado pelo excesso de radicais livres no sangue, cerca de 15% em comparação com os efeitos observados no grupo que tomou apenas o placebo.
 
“A descoberta sobre os telômeros é provocativa na medida em que sugere a possibilidade de que um suplemento nutricional possa realmente fazer a diferença no envelhecimento,” afirma a líder do estudo Jan Kiecolt-Glaser.
 
Estudos anteriores mostraram que suplementos de ácidos graxos ômega-3 reduziram a inflamação no mesmo grupo de adultos.
 
“A inflamação em particular é a base de muitos problemas de saúde. Qualquer coisa que reduza a inflamação tem vários efeitos potencialmente saudáveis entre os adultos mais velhos”, finaliza.
 
Fonte O que eu tenho

Estudo mostra associação entre automutilação e morte pré-matura

Pessoas com histórico de automutilação tem três vezes mais chances de morrer prematuramente, aponta estudo publicado no periódico The Lancet.
 
O estudo liderado por Keith Hawton, da Universidade de Oxford, se baseou na análise de informações de mais de 30 mil pessoas que procuraram serviços de emergência depois de se automutilarem ou tentarem se envenenar em Manchester, Derby e Oxford, no Reino Unido, entre 2000 e 2007. Eles avaliaram as causas de morte e anos potenciais de vida perdidos (APVP) e compararam com dados da população geral. Aspectos socioeconômicos também foram levados em consideração.
 
Durante o período de estudo, cerca de 6% (1,8 mil) de pessoas da amostra descrita faleceu de causas naturais e externas (intoxicações não-intencionais e outros acidentes envolvendo envenenamento). A análise mostrou que essas mortes, devido tanto a causas naturais como externas, foram significativamente maiores para ambos os sexos masculino e feminino, tendo uma média de 30 APVP por cada pessoa.
 
A causa mais comum de morte prematura foi envenenamento acidental seguido de suicídio. Curiosamente, as mortes por causas naturais eram 2 a 7,5 vezes maiores do que o previsto, sendo as principais causas responsáveis as doenças do aparelho digestivo (principalmente causadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas) e sistemas circulatórios, e transtornos mentais e comportamentais (87% resultou do abuso de substâncias psicoativas).
 
O risco de morte prematura devido a causas naturais (mas não as causas externas) estava intimamente ligado com o status socioeconômico, que foi maior conforme mais desfavorecida economicamente a pessoa era.
 
“Nosso estudo confirma que o risco elevado de morte prematura entre pessoas que se automutilam não se limita ao suicídio ou outras causas externas, mas a uma grande variedade de causas naturais, como doenças do aparelho circulatório e digestivo, que representaram um terço das mortes em nosso estudo”, diz Hawton. “Na gestão de automutilação, além de avaliarem aspectos psicossociais dos pacientes, os médicos deveriam considerar também suas necessidades físicas”, finaliza.
 
Fonte O que eu tenho

Os 10 sons que mais nos irritam e porque eles incomodam tanto

Em um novo estudo, pesquisadores ranqueiam os sons que mais irritam os seres humanos e mostram que o aumento da atividade entre as partes emocionais e auditivas do cérebro explicam porque estes sons são tão desagradáveis.
 
Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, mostram que há uma interação entre a região do cérebro que processa o som – o córtex auditivo – e a amígdala, que atua no processamento de emoções, área que é ativada quando ouvimos sons desagradáveis.
 
Os pesquisadores usaram exames de ressonância magnética funcional para examinar como o cérebro de 13 voluntários reagia enquanto eles ouviam uma série de sons – no total 74 sons. Com isso, eles foram capazes de estudar a resposta cerebral a cada tipo de som.
 
A análise das características acústicas dos sons mostraram que qualquer som no intervalo de frequência de cerca de 2 mil Hz a 5 mil Hz é extretamente desagradável. “Esta é a faixa de frequência onde nossos ouvidos são mais sensíveis”, diz Sukhbinder Kumar, autor do artigo publicado no periódico Journal of Neuroscience. Ele explica que compreender melhor a reação do cérebro aos ruídos pode ajudar na compreensão de condições médicas onde as pessoas têm mais sensibilidade aos ruídos, como hiperacusia, misofonia e autismo.
 
Os 10 sons mais irritantes:
  • Faca cortando uma garrafa plástica
  •  
  • Garfo arranhando um prato de vidro
  •  
  • Giz no quadro negro
  •  
  • Uma régua em uma garrafa
  •  
  • Unhas arranhando um quadro negro
  •  
  • Grito de mulher
  •  
  • Faca sendo afiada
  •  
  • Freada
  •  
  • Chôro de bebê
  •  
  • Furadeira elétrica
  •  
Os sons mais agradáveis:
  • Aplausos
  •  
  • Riso de bebê
  •  
  • Trovão
  •  
  • Água borbulhando
  •  
Para Tim Griffiths, líder do estudo, esta pesquisa lança uma nova luz sobre a interação da amígdala e o córtex auditivo. “Esta compreensão pode representar uma nova abordagem em relação aos transtornos emocionais e outros transtornos, como zumbido e enxaqueca, condições que parecem agravar a percepção dos aspectos desagradáveis dos sons”, finaliza. Fonte
 
O que eu tenhoue eu tenho

Monte um banquete de nutrientes no café da manhã

Além de não pular a refeição, você precisa incluir os alimentos certos
 
Não é sempre que você tem tempo de desfrutar de um farto café-da-manhã. Muito pelo contrário. Na maioria das vezes, sai às pressas para o trabalho e nem se lembra do desjejum.

Só vai notar que não tomou café lá pelo meio da manhã, hora em que a fome aperta e daí é um desespero só para colocar algo na boca e tapear a fome.

O descuido que parece inofensivo, no entanto, pode colocar o equilíbrio da sua alimentação a perder. "O café da manhã é essencial, pois interrompe o longo período de jejum causado pelo tempo de sono", alerta a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella.

Ela ressalta ainda que a primeira refeição do dia deve incluir alimentos com os nutrientes importantes para o organismo. Hipoglicemia, baixo rendimento, falta de concentração e náuseas são conseqüências de ficar sem comer logo cedo. 
 
fita métrica, altere e maçã verde - Foto: Getty ImagesAtividade física
Antes de apontar quais alimentos não podem faltar na sua mesa de café-da-manhã, Roberta ressalta que quem pratica atividade física ao pular da cama precisa redobrar a atenção sobre a primeira refeição do dia. "Não é recomendado fazer exercícios em jejum. Mas, também não é aconselhável se exercitar logo depois de tomar o café-da-manhã", diz.

A especialista aconselha ainda a fazer o desjejum de meia a uma hora antes de dar a largada aos exercícios. "Consuma um alimento rico em carboidratos (pães, barrinhas de cereais e frutas) nesse período que antecede a atividade física. Isso garante energia para o trabalho muscular, evitando a hipoglicemia, durante os exercícios", explica Roberta. "A baixa de glicose traz sintomas desagradáveis, como tontura, rendimento ruim e náuseas. Para evitar os transtornos, basta colocar os seguintes alimentos no prato matinal":
 
leite - Foto: Getty ImagesLeite
Optar pelas versões desnatadas do leite e de seus derivados ajuda a diminuir a quantidade de gordura saturada e de colesterol da alimentação. Mais uma notícia boa é que a quantidade de cálcio é a mesma que a contida na versão integral do leite. "O cálcio participa do desenvolvimento ósseo durante a infância e adolescência e, na fase adulta, evita o aparecimento da osteoporose", lembra a nutricionista do MinhaVida.
 
queijo cottage - Foto: Getty ImagesQueijo minas, ricota e cottage
Comparando os queijos brancos com os amarelos, os primeiros apresentam menos calorias, devido ao menor teor de gorduras.
 
Também são boas fontes de proteína, nutriente importante para a construção dos novos tecidos do organismo, e de cálcio, participante da formação dos ossos.
 
salada de frutas - Foto: Getty ImagesFrutas
"Ricas em vitaminas e minerais, as frutas são bem-vindas de diversas formas no café-da-manhã. Os nutrientes oferecidos por elas estão envolvidos em várias reações do organismo, fazendo com que ele trabalhe adequadamente", resume Roberta Stella. "Algumas delas se destacam por suas funções especiais, como a vitamina C, rica em antioxidantes que evitam o envelhecimento celular", continua. Você também pode consumir as frutas na forma de suco, mas elas apresentarão menos fibras.
 
cesta de pães integrais - Foto: Getty ImagesPães
Ótimas fontes de energia, os pães não podem faltar no café-da-manhã. As melhores opções, porém, estão entre as versões integrais do alimento.
 
"Os pães integrais contêm mais fibras, vitaminas e minerais, quando comparados com os pães que levam apenas farinha refinada, por isso são melhores", explica Roberta.
 
peito de peru - Foto: Getty ImagesPeito de peru e presunto
Eles entram em cena como acompanhamento dos pães e fornecem outro nutriente importante, as proteínas. "No entanto, devemos dispensar a capa de gordura do presunto e moderar o consumo desses alimentos, que em excesso atrapalham a dieta", diz Roberta Stella. Um café da manhã rico em proteínas é importante para manter a disposição ao longo do dia e reconstruir as fibras musculares caso você tenha feito atividade física.
 
bolachas recheadas - Foto: Getty ImagesFique atento!
Evite os alimentos ricos em gordura saturada e colesterol. "O elevado consumo destes tipos de gordura está relacionado ao desenvolvimento de males como as doenças cardiovasculares", aponta a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella.
 
Fonte Minha Vida

Disfunção do "hormônio do leite" pode causar infertilidade nas mulheres

A hiperprolactinemia está por trás de quase 20% dos casos de infertilidade
 
Prolactina é o hormônio do leite humano, que, quando está presente no sangue em alta dosagem, pode trazer várias consequências à saúde da mulher, como o bloqueio da menstruação (amenorreia), causando infertilidade. Esse problema é chamado de hiperprolactinemia, que está por trás de cerca de 20% dos casos de amenorreia (excluindo-se a gravidez).

Esse hormônio é produzido pela glândula hipófise, que está localizada no interior da caixa craniana, numa depressão óssea chamada sela túrcica. Conhecida também como hormônio do leite, a prolactina é importante para o desenvolvimento das mamas e, por consequência, para o aleitamento. Fora do período gestacional, a importância da prolactina se relaciona ao controle dos outros hormônios femininos. Assim, o hormônio está envolvido na regulação da menstruação e da ovulação.

O sintoma físico mais visível desse problema é a saída involuntária de leite das mamas. E é comum a ginecologista pedir um exame de prolactina no sangue quando há alguma alteração na menstruação. Mas é bom deixar claro que a hiperprolactinemia pode ocorrer mesmo que não haja alteração do ciclo menstrual, como veremos a seguir.

Quando a concentração de prolactina no sangue interfere no funcionamento dos ovários em uma mulher que se encontra na fase pré-menopausa, a secreção de estradiol - o principal tipo de estrógeno - diminui. Os sintomas incluem períodos menstruais irregulares ou ausentes, infertilidade, sintomas da menopausa (ondas de calor e secura vaginal) e, após vários anos, a osteoporose. 
 
Taxas no sangue apontam grau da anomalia
O valor normal de prolactina é de até 20 ng/mL (nanogramas por mililitro) no sangue. Quando esse valor é ultrapassado, configura-se o quadro de hiperprolactinemia. Casos nos quais as taxas são superiores a 100 ng/mL sugerem tumor benigno secretor de prolactina, o chamado adenoma.

A depender da dosagem hormonal, pode ser necessário o uso de medicamentos para o tratamento. Nos casos em que há sugestão de existência de tumor, é necessária uma investigação por ressonância magnética. Se for detectado o tumor, o tratamento de primeira escolha é clínico, por meio de medicamentos também - o tratamento cirúrgico só será indicado em casos de falha no tratamento clínico.
 
Tratamento está ligado à causa
Porém, tão importante quanto diagnosticar o problema é descobrir por que ele existe - isso porque o tratamento vai depender da causa. Ela pode estar relacionada ao uso de alguns remédios, como a risperidona (que é um antipsicótico), ou mesmo de medicamentos de uso mais comum, como a cimetidina (antiácido), a metoclopramida (antienjoo) e a metildopa (anti-hipertensivo).

De uma forma geral, são medicações que podem ter como efeito colateral o aumento da prolactina e, se a causa estiver ligada ao uso de alguma(s) delas, é preciso interromper o consumo. Além de se administrar medicamentos para tratar prolactinomas, com o uso de substâncias que combatem os efeitos dos medicamentos problemáticos, como a bromocriptina e a cabergolina.

Mas há ainda outras causas possíveis, como o excesso de estímulo às mamas - no ato sexual, por exemplo -, e é preciso evitar esse hábito quando ele causar aumento da prolactina. Muitas vezes, o aumento de prolactina no sangue se deve ao estresse, e aí o que precisa ser mudada é a condição de vida, com a paciente buscando mais qualidade. Ou seja, descoberta a causa, é sempre necessário haver uma mudança.
 
Médica deve monitorar paciente após tratamento
Se a prolactina no sangue é diminuída a níveis normais, os efeitos do problema são invertidos. Nas mulheres em idade fértil, retorna a função ovariana, bem como os períodos menstruais e a fertilidade, com o aumento dos níveis de estrogênio.

No tratamento de casos mais graves, se o nível de prolactina permanece normal e o adenoma não é visto em uma nova ressonância magnética, por dois anos ou mais, um período experimental sem medicação pode ser considerado. Por outro lado, a médica não deve deixar de monitorar o nível de prolactina no sangue e, eventualmente, o tamanho da hipófise.

Caso haja aumento nos níveis de prolactina, a medicação deve ser retomada. E deve-se considerar a possiblidade de cirurgia para retirada do adenoma, se o tratamento medicamentoso não surtir efeito ou se a paciente não tolerar os efeitos colaterais dele. A cirurgia é feita através de uma incisão no nariz e do seio esfenoidal, por onde o especialista pode visualizar e retirar o adenoma.

A mulher que desejar engravidar poderá fazê-lo - mesmo que seja portadora de um adenoma controlado -, com pouco risco para si mesma ou seu filho. Mas, durante o pré-natal, devem ser observados sintomas como dores de cabeça fortes e alterações da visão, que podem ser um sinal do crescimento do tumor.

O consultório da ginecologista é o melhor local para obter informações sobre questões relacionadas ao problema médico da paciente. Além do que, não há duas pessoas exatamente iguais, e as recomendações podem variar de uma para outra.
 
Fonte Minha Vida

Combinação de bebida alcoólica e exercícios físicos merece atenção

 
Estudos apontam que as consequências do consumo de bebidas alcoólicas após exercícios físicos ainda são incertas
 
Além da admiração que tenho pela psiquiatria - em especial a área de dependência química -, desenvolvi, ao longo do tempo, um interesse especial pela prática de exercícios físicos. Há sete anos descobri na corrida uma opção prazerosa para manter-me em forma e ter uma vida mais saudável. Já participei de diversos tipos de provas - simples e mais complexas - como meia maratona, maratona e, no ano passado, completei minha primeira prova do Ironman (modalidade de triatlon de longas distâncias).
 
Não foram poucas as situações em que notei atletas se reunirem após as provas para consumirem bebidas alcoólicas, em especial a cerveja, para se refrescar e também se reidratar. Contudo, a realidade é que o álcool inibe a liberação do hormônio antidiurético (ou vasopressina), resultando na diminuição da reabsorção de água pelos rins e, consequentemente, no aumento da produção de urina - que, diferente do que estes atletas acreditam, pode provocar a desidratação.
 
Muitas pessoas me perguntam sobre as possíveis consequências (negativas ou positivas) do consumo de bebidas alcoólicas após exercícios físicos.
 
Alguns estudos apontam que, mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode potencializar a gravidade das perdas musculares para atletas que sofreram lesões nos músculos. No entanto, outros pesquisadores constataram que essa substância pode agir diretamente na produção da principal reserva energética do organismo (encontrada principalmente nos músculos), o glicogênio - que poderia ser benéfico para os atletas.
 
Sabe-se também que exercícios de alta intensidade, como as maratonas, aumentam significativamente a incidência de inflamação e disfunções imunológicas e que algumas substâncias naturais com potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, conhecidas como polifenóis, estão presentes em quantidades significativas nos componentes não alcoólicos da cerveja. Frente a isto, um estudo recentemente publicado na revista científica Medicine and Science in Sports and Exercise avaliou o papel da cerveja sem álcool na redução do processo inflamatório agudo e a incidência de doenças no trato respiratório superior em corredores de maratona.
 
O estudo contou com a participação de mais de 200 atletas inscritos na Maratona de Berlim de 2009. Eles foram separados em dois grupos com características semelhantes (idade, condições de saúde, entre outros fatores), sendo que todos ingeriram de 1 a 1,5 litros de cerveja sem álcool por dia, três semanas antes e uma semana depois da prova. O único diferencial foi que os participantes de um dos grupos (grupo A) ingeriram cerveja sem álcool normal e o outro grupo (grupo B) ingeriu praticamente a mesma bebida, porém sem a presença de polifenóis.
 
Antes e depois da prova foram coletadas amostras de sangue para avaliar as concentrações da proteína interleucina 6 (IL6) e de leucócitos (ou glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico), sendo que ambos em quantidades elevadas representam um alerta de inflamação. Além disso, os corredores responderam um questionário para avaliar o grau de desconforto no trato respiratório superior (composto por nariz, boca, faringe, laringe e traqueia).
 
Os resultados apontaram que o grupo A (consumo de cerveja sem álcool) apresentou após a prova menores concentrações de IL6, de leucócitos no sangue e menos desconfortos respiratórios em comparação ao grupo B (cerveja sem álcool e sem polifenóis). Além disso, 12 dias depois da maratona, nenhum corredor do grupo A apresentou qualquer desconforto clinicamente relevante, ao contrário do grupo B.
 
Esses resultados sugerem que os polifenóis presentes na cerveja atuam na proteção e recuperação de processos inflamatórios em indivíduos submetidos ao exercício intenso de longa duração. Entretanto, é importante ressaltar que não houve diferença no tempo de conclusão da prova entre os dois grupos, sugerindo que apesar de os polifenóis serem eficientes no combate aos processos inflamatórios, não melhoram o rendimento físico.
 
Embora sejam dados extremamente interessantes, os participantes deste estudo ingeriram uma grande quantidade diária da bebida em um período muito longo. Diante disso, novos trabalhos deverão ser realizados para que se possa verificar se há uma relação de causa e efeito entre pequenas doses e a recuperação de processos inflamatórios causados pelo exercício.
 
Ademais, não posso deixar de enfatizar que as bebidas alcoólicas possuem propriedades inflamatórias, que prejudicam a disponibilidade de nutrientes e podem diminuir a secreção do hormônio do crescimento. Dessa forma, os resultados deste estudo provavelmente não seriam os mesmos com a ingestão de cerveja com álcool.
 
Fonte Minha Vida

Artrite reumatoide pode aumentar risco de AVC

Doença também está relacionada com fibrilação atrial
 
Pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, descobriram que pessoas com artrite reumatoide (AR) têm risco aumentado para fibrilação atrial - um tipo de arritmia cardíaca - e AVC. A pesquisa envolveu mais de quatro milhões de pessoas, incluindo cerca de 18.000 pacientes com artrite reumatoide, que foram acompanhadas por cinco anos.
 
Durante esse tempo, as pessoas com artrite reumatoide apresentaram um risco 40% maior de sofrer fibrilação atrial em comparação com a população geral. Além dessa relação, as pessoas com artrite tinham um risco 30% maior de sofrer um acidente vascular cerebral.
 
Os autores do estudo recomendam que pacientes com artrite reumatoide passem por uma triagem anual para identificar fatores de risco de doenças cardiovasculares e fibrilação atrial. Segundo eles, essa pesquisa indica que o tratamento dos sintomas da artrite também pode diminuir a incidência dessas doenças.
 
Adote uma dieta poderosa contra artrite
Bastante chata, a artrite ainda não tem cura. O acompanhamento médico e a adesão aos cuidados, no entanto, permitem ao paciente levar uma vida normal, sem dores ou limitações físicas. O cenário ideal inclui diagnóstico precoce, prática de exercícios físicos leves ou de fisioterapia em casos menos agudos e alguns ajustes na dieta. "O principal deles é o consumo de alimentos fontes de ômega-3, ácido graxo com ação anti-inflamatória", afirma o médico.
 
Veja, então, como deixar suas refeições mais nutritivas e proteger seu organismo contra os sintomas doloridos da artrite reumatoide.
 
Peixes oleosos de água fria
Peixes como atum, sardinha e salmão são ótimas fontes de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, que impedem um processo de conversão de nutrientes no organismo responsável por originar inflamações. "O alimento também funciona como um grande aliado no controle do colesterol, na regeneração dos tecidos, na prevenção de doenças cardiovasculares e até na amenização dos sintomas da TPM e da menopausa", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult. Recomendação de consumo: um filé de 200g duas vezes por semana
 
Óleo de canola
Além do ômega-3, o óleo de canola também é fonte dos ácidos graxos ômega-6, sendo benéfico na prevenção de doenças do coração e na a manutenção da pressão. "Também está presente em sua composição a vitamina E, antioxidante que combate radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças degenerativas, como câncer", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia
 
Óleo de Soja
O óleo de soja, assim como os demais óleos vegetais, é um alimento rico em gorduras poliinsaturadas, como ômega-3 e ômega-6, e uma importante fonte da vitamina E. "Ele atua na prevenção de doenças cardiovasculares, no bom funcionamento do sistema nervoso imune e no combate a radicais livres", afirma Daniela Cyrulin. Esse tipo de óleo também possui ação anti-inflamatória e ajuda a regular os níveis de colesterol no organismo. Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia
 
Azeite de oliva
Toque final na preparação de saladas ou até de uma deliciosa pizza, o azeite de oliva é um alimento importantíssimo para a saúde, graças aos ácidos graxos ômega-3, aos polifenois, a vitamina E e ao beta-caroteno nele presentes. "O óleo tem função anti-inflamatória e antioxidante, pois preserva as células, evitando a deterioração delas", aponta Roseli Rossi. Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia
 
Rúcula
"As folhas verde-escuro da rúcula são fonte riquíssima de ômega-3 e das vitaminas A e C, potentes antioxidantes que combatem radicais livres", pontua a nutricionista Roseli. Já outros nutrientes, como potássio e ferro, são importantes para regular o equilíbrio hídrico no organismo e para a formação de células sanguíneas (hemoglobina). Recomendação de consumo: um prato de sobremesa por dia
 
Linhaça
"Rica em ácidos graxos essenciais, vitamina E e fibras, a linhaça é um alimento que proporciona maior fluidez sanguínea, reduz o colesterol ruim, evita a formação de placas de gorduras das artérias e promove efeitos anti-inflamatórios no organismo", afirma Roseli. A semente também melhora o funcionamento do sistema digestivo e ameniza os sintomas da TPM e da menopausa. Recomendação de consumo: de uma a três colheres de sopa por dia
 
Fonte Minha Vida

Oito hábitos para conviver melhor com a artrite reumatoide

Troca das maçanetas e velcro nas roupas diminuem agressão às articulações
 
As causas da artrite reumatoide são desconhecidas, as pesquisas mais recentes indicam somente que se trata de uma doença inflamatória e autoimune, isso significa que o próprio corpo produz anticorpos que atacam as articulações - sobretudo as menores, como os dedos, punhos e articulações dos pés e dos tornozelos.
 
A reumatologista Lícia Maria Henrique da Mota, coordenadora da Comissão de Artrite Reumatoide, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, explica que, se não for adequadamente tratada, a artrite reumatoide destrói as articulações, aumentando a sua dependência para realizar as tarefas diárias. E quando as deformidades progridem, é hora de lançar mão de alguns hábitos e até dispositivos que facilitam a sua vida. Em 30 de outubro, o calendário marca o Dia Nacional de Luta contra as Doenças Reumáticas.
 
Conviver bem com a doença é o primeiro passo vencê-la, informe-se a seguir e junte-se a nós nesse combate!
 
Maçaneta - foto: Getty ImagesSubstituir maçanetas e torneiras arredondadas
Uma mudança simples que faz toda a diferença. As torneiras e maçanetas em formato de bolinha são muito mais difíceis de serem giradas por quem tem artrite reumatoide. Isso porque esse tipo de dispositivo exige o movimento de prensa da mão, que solicita exatamente as articulações mais prejudicadas. Para abrir maçanetas e torneiras em formato de cabo, basta um empurrão, para baixo ou para cima, bem mais fácil de ser realizado. O reumatologista Fábio Leandro Parmigiani, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, explica que essa alteração faz muita diferença na qualidade de vida dos pacientes, que podem fazer atividades básicas com mais independência.
 
Homem se vestindo - foto: Getty ImagesUsar velcro nas roupas
Vestir-se sozinho parece simples? Pois pode ser um desafio para quem tem artrite reumatoide. Adquirir roupas que tenham velcro no lugar de zíperes, botões e laços - ou até mesmo fazer a mudança com a ajuda de um costureiro - aumenta a independência do paciente com artrite reumatoide, já que exige menos o chamado movimento de pinça dos dedos, de difícil execução nesses casos. O reumatologista Fábio conta qual é a maior vantagem do uso desse aparato: "Ele permite que os pacientes não se sintam limitados para atividades básicas de cuidado pessoal, o que melhora, e muito, a autoestima".
 
Artrite reumatoide - foto: Getty ImagesUsar mais os braços
O educador físico Diego Roger, professor da Universidade Gama Filho e mestrando em ciências aplicadas à reumatologia, explica que, na fase de adaptação à doença, é fundamental resguardar articulações comprometidas e tentar utilizar os acessórios (neste caso, o braço) para realizar as atividades diárias. "Contudo, é preciso cuidado para não sobrecarregar as articulações que estão boas, comprometendo-as no longo prazo, ou assumir posturas viciosas, como manter a coluna curvada".
 
Carrinho de supermercado - foto: Getty ImagesUsar um carrinho
Sabe esses carrinhos usados para fazer compras no supermercado? Eles podem ser ótimos aliados no lar de quem convive com a artrite reumatoide. Fábio Parmigiani explica que o transporte excessivo de peso evita que estes pacientes desencadeiem lesões musculares e agravamento do quadro de dor nas juntas. Por isso, use os carinhos e evite essas agressões.
 
Mulher com utensílio manual - foto: Getty ImagesForrar utensílios manuais
Facas, garfos e escova de dente não precisam ser um desafio para o portador de artrite reumatoide. Lícia Maria explica que atualmente existem dispositivos que se encaixam a esses, e outros, objetos, garantindo a sua usabilidade por quem tem a doença. "Os adaptadores melhoram muito a capacidade dos pacientes terem uma vida normal, muitas vezes um simples adaptador colocado no cabo de uma faca facilita a utilização do utensílio e evita que o paciente se sinta incapaz de ter uma vida normal", afirma o reumatologista Fábio. Para quem quiser um método diferente de fazer a adaptação, a reumatologista Lícia dá a dica: "Vale colocar aqueles espaguetes usados na piscina em torno do cabo da faca, por exemplo, para isso, basta introduzir o objeto dentro do espaguete e descascá-lo até que ele chegue ao diâmetro ideal para a pegada".
 
Escova de dente elétrica - foto: Getty ImagesUsar a tecnologia a seu favor
Fábio Parmigiani explica que tudo que ajuda o paciente a proteger a junta inflamada e, desta forma conservar a energia, é uma opção benéfica. Escovas de dente e facas elétricas são algumas das opções que ajudam a evitar a lesão das articulações - aposte nelas.
 
Evitar as quedas
Banheiro adaptado - foto: Getty ImagesA reumatologista Lícia Maria explica que o risco de osteoporose é maior nos pacientes com artrite reumatoide. Por isso, além do acompanhamento médico e avaliação da densidade óssea constantes, a especialista recomenda que sejam feitas algumas adaptações na casa desse paciente, a fim de evitar quedas: "Colocar barras no banheiro, preferir sabonetes líquidos (em vez da versão em barra, que pode escorregar e cair no chão) e evitar o uso de tapetes são medidas simples que previnem o problema".
 
Mãos com artrite reumatoide - foto: Getty ImagesPedir ajuda quando precisar
Nem todo esse aparato substitui a ajuda - e o carinho - que um amigo, um familiar ou mesmo um cuidador pode te dar. "Todos que convivem com uma pessoa que tem artrite devem se esclarecer sobre as possíveis limitações causadas pela doença e, portanto, melhorar o convívio", afirma o reumatologista Fábio Parmigiani. Sinta-se confortável em solicitar a ajuda de outros sem sentir constrangimento, pois a exigência de ser independente, às vezes, pode ser excessiva e acabar em frustração.
 
Fonte Minha Vida

Greenpeace denuncia roupas com substâncias químicas potencialmente perigosas

A roupa impermeável para esportes ou atividades ao ar livre possui muitos produtos químicos potencialmente perigosos para a saúde e o meio ambiente, alertou nesta segunda-feira a organização ambientalista Greenpeace.
 
"No total, foram submetidas a um teste 14 peças de roupas para mulheres e crianças de marcas 'outdoor' com compostos perfluorados (PFC) e outros produtos tóxicos", explica o Greenpeace em seu site alemão.
 
Foram encontrados PFC em todas as peças da marca Gore-Tex, por exemplo.
 
Os compostos perfluorados são polímeros químicos usados por sua resistência ao calor, por sua impermeabilidade e pela capacidade para afastar o pó. Estão presentes em inúmeros objetos da vida diária como tecidos antiaderentes, produtos contra manchas ou certas embalagens de alimentos.
 
"Os PFC, como o ácido perfluorooctanoico (PFOA), se concentram no meio ambiente, nos alimentos e na água potável e também têm um impacto sobre a saúde humana", afirma o Greenpeace.
 
Os dois laboratórios independentes que realizaram as análises encomendadas pelo Greenpeace também encontraram concentrações suspeitas de PFOA em produtos das marcas The North Face, Patagonia, Jack Wolfskin, Kaikkialla, e uma calça para crianças da marca Marmot.
 
A organização ambientalista lançou em 2011 uma campanha chamada Detox contra a contaminação da água pela indústria química.
 
Fonte R7

Doença rara faz bebê ter de aumentar o crânio

Síndrome de Mueken faz com que Skyes não tenha espaço para o cérebro se desenvolver
 
Skyes Coban, de 19 meses, nasceu com uma condição rara que impediu o crescimento do seu crânio para acomodar o cérebro que estava em desenvolvimento.
 
O bebê, de Yorkshire, na Inglaterra, nasceu com a síndrome Muenke — fechamento prematuro de suturas dos ossos chatos do crânio — que afeta apenas uma a cada 30 mil crianças. A doença o impede de ter espaço para o cérebro se desenvolver.
 
Para reverter o quadro, Skyes passou por uma cirurgia de quatro horas, para aliviar a pressão em seu crânio, segundo o site do jornal Daily Mail.
 
Além disso, para evitar outros sintomas da doença, como a surdez e a cegueira, os médicos colocaram molas de metais entre uma membrana no exterior do cérebro e do crânio, para expandi-la.
 
Segundo a mãe, Nicola, cuidar do filho exige todo o tempo e atenção, pois qualquer movimento brusco na cabeça pode piorar a sua condição.
 
Fonte R7

Adolescentes britânicas recebem anticoncepcionais no colégio, revela jornal

anticoncepcional injetável 2Meninas de 13 a 16 anos receberam injeções e implantes sem o conhecimento dos pais
 
Meninas de 13 a 16 anos receberam injeções e implantes anticoncepcionais em colégios do Reino Unido, sem o conhecimento de seus pais, durante os últimos dois anos, revelou o jornal "The Daily Telegraph" nesta segunda-feira (29).
 
Durante este período, as enfermeiras dos colégios e institutos do ensino médio realizaram tratamentos hormonais em até 900 alunas, sempre na hora do intervalo, apontou o jornal britânico após sua investigação.
 
No entanto, este número poderia ser ainda maior, já que muitos centros educacionais afirmaram não ter registros individuais destes tratamentos. Neste caso, a ideia era evitar uma possível quebra de confidencialidade da paciente.
 
De acordo com as normas usadas nos colégios, as enfermeiras não podiam pedir uma prévia autorização dos pais e nem informá-los sobre o tratamento sem contar com a permissão da própria aluna. As injeções, aplicadas nos braços das meninas, possui um período de eficácia de até três meses, sendo que o tratamento completo poderia evitar que as alunas ficassem grávidas durante um período de até três anos.
 
Segundo o jornal "The Daily Telegraph", estes tratamentos eram administrados em escolas das cidades inglesas de Bristol e Peterborough, dos condados de Durham, Midlands Ocidental e Berkshire, e da região de Nortúmbria.
 
Só em Bristol, uma das localidades da Inglaterra com mais gravidez entre adolescentes, as injeções anticoncepcionais foram usadas em 430 ocasiões, 19 delas em meninas de 13 anos. Apesar da taxa de gravidez entre adolescentes no Reino Unido ser a mais baixa desde 1969, o nível registrado no país ainda continua sendo o dobro do da França e Alemanha.
 
A percentagem da Holanda, por exemplo, se mostra cinco vezes menor que os números registrados entre as jovens britânicas. O secretário de Saúde do Reino Unido, Dan Poulter, reconhece que o acesso a esse tipo de tratamento para jovens menores de 16 anos é legal, mas ressaltou que "os médicos devem sempre encorajar as adolescentes a falar com seus pais sobre sua saúde sexual".

Fonte R7

Criança que se exercita tem menos risco de desenvolver a osteoporose

Estudo sugere que 30 minutos de atividades diárias são suficientes para os ossos das crianças se tornarem fortes
 
Crianças que praticam esportes e não têm uma vida sedentária dificilmente vão desenvolver a osteoporose na idade adulta. A conclusão é de um estudo desenvolvido pela Academia Americana de Pediatria.
 
Segundo o estudo, 30 minutos de atividades diárias são suficientes para os ossos das crianças se tornarem fortes. Os esportes ajudam a aumentar a densidade óssea e o tamanho do osso. Com isso, evitam-se fraturas.
 
O exercício potencializa esse desenvolvimento ósseo porque na puberdade ele potencializa a resistência dos ossos. Os médicos recomendam que as crianças brinquem ao ar livre durante meia hora por dia.
 
Os movimentos sugeridos são jogar bola, correr, pular e escalar objetos somados a atividades de velocidade.
 
Fonte R7

Refrigerante aumenta o risco de parto prematuro

Mãe que costuma exagerar no refrigerante, tem uma alimentação rica em gorduras e açúcares
 
Um estudo divulgado pelo The American Journal of Clinical Nutrition chegou a conclusão que consumir refrigerante em excesso pode aumentar as chances de uma criança nascer antes do tempo. Essa probabilidade é 25% maior em mulheres que ingerem mais a bebida do que as que a consumem pouco.
 
Qual seria a ligação efetiva do refrigerante com os partos prematuros? O fato de ela estar ligada a maus hábitos alimentares. Geralmente, a mãe que costuma exagerar no refrigerante, tem uma alimentação rica em gordura e açúcares, levando-a a ser obesa. E a obesidade é uma das responsáveis pelo parto prematuro.
 
O excesso de peso leva ao diabetes e a recomendação médica é de que as mulheres grávidas evitem o consumo exagerado de refrigerante açucarado. A orientação é que se coma mais legumes e frutas nesse período.
 
Fonte R7

Concurso Universidade de Brasília - UNB

A Universidade de Brasília - UNB, no Distrito Federal, divulgou através do Diário Oficial da União os editais Nº. 484, 485, 486, 487 e 488, de 18 de outubro de 2012, para realização de concurso público. O certame destina-se ao preenchimento de 07 vagas para o cargo de Professor Assistente.
 
A remuneração para Professor Mestre será de R$ 4.837,66 e para Professor Doutor de R$ 7.627,02, com Dedicação Exclusiva.
 
De acordo com os editais, serão cinco oportunidades diretas para profissional com doutorado na Faculdade de Ceilândia, nas áreas de Fisioterapia - Atenção Básica, Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso e de Fisioterapia na função osteomioarticular; uma para o Departamento de Artes Visuais na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais e por fim, uma para a Faculdade de Planaltina na área de Ciências Sociais Aplicadas.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 23 de novembro de 2012, pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br, mediante a utilização da senha fornecida pelo CESPE durante o processo de inscrição. As taxas variam de R$ 120,95 e/ou R$ 190,68.

A validade do certame será de 1 ano a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso EBSERH - DF

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH divulgou através do Diário Oficial da União o extrato do edital Nº. 1/2012, para realização de concurso público. O certame servirá para preencher vagas imediatas e formação de cadastro reserva em empregos, todos com lotação em Brasília/DF.
 
As inscrições, no valor de R$ 38,00, serão realizadas no endereço eletrônico www.iades.com.br, no período entre 8 horas do dia 26 de outubro e 22 horas do dia 15 de novembro de 2012.
 
A prova objetiva e discursiva será aplicada na data provável de 20 de janeiro de 2013, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 21 de dezembro de 2012. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado provavelmente no dia 21 de janeiro de 2013.
 
A divulgação do resultado preliminar da prova de discursiva e da avaliação de títulos está prevista para 15 de fevereiro de 2013.

Edital / Publicações

Processo seletivo da Universidade Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou edital de processo seletivo com 03 vagas para Professor Substituto das Faculdades de Educação, Medicina, Economia, Administração, Atuária e Contabilidade. O salário varia de R$ 2.619,03 (20 horas) a R$ 4.472,00 (40 horas).

De acordo com o edital, uma das vagas será para lotação no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, para ministrar aulas na disciplina de Didática e Ensino da Língua Portuguesa. A outra vaga será para o Departamento de Administração, para lecionar sobre Legislação Comercial e Tributária, Legislação Trabalhista e Previdenciária e Direito Administrativo. Por fim, a última vaga será direcionada ao Departamento de Medicina Clínica, nas áreas de Clínica Médica, Nefrologia e Semiologia.

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 09 a 11 de novembro de 2012, das 8h às 11h e de 14h às 17h, nas secretarias dos departamentos onde há vagas, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 65,00 ou R$ 111,00, de acordo com a jornada de trabalho.

A seleção terá a validade de 30 dias, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado, prorrogável apenas uma vez e por igual período, perdendo, entretanto, a sua eficácia com o preenchimento das vagas ofertadas.

Concurso UFC 2012

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou edital N° 342/2012 de concurso público para a Carreira do Magistério Superior, na classe Professor Titular. A oportunidade é para trabalhar no Departamento de Odontologia Restauradora, Setor de Dentística - Materiais Dentários, por 40 horas semanais e remuneração de R$ 12.225,25.

Os interessados deverão realizar suas inscrições de 24 de setembro a 22 de novembro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h na secretaria do Departamento (rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE). A taxa é de R$ 305,00.

A previsão é de que todos sejam avaliados por meio de prova de defesa de memorial, prova didática, ambas com arguição, e julgamento de títulos.

O prazo de validade do concurso será 01 ano, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

Concurso Universidade Estadual do Ceará - UECE

A Universidade Estadual do Ceará - UECE, lançou dois editais de concurso público para Professor Adjunto e Assistente da FUNECE. São oferecidas 76 vagas para cargo de nível superior, com salários de até R$ 9.927,81 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet (www.uece.br/cev), no período de 10 a 31 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 120,00 e R$ 150,00.

As provas serão aplicadas somente em Fortaleza em data, local e horário a serem divulgados na página eletrônica da UECE (www.uece.br). O resultado do sorteio será divulgado na internet, no endereço eletrônico www.uece.br, imediatamente após o sorteio de cada horário.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contados a partir da data de homologação, prorrogável apenas uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Pacajus - CE

Com a finalidade de preencher 518 vagas, a Prefeitura de Pacajus, cidade localizada a 51,1 km de Fortaleza, no Ceará, abriu as inscrições para o concurso público Nº. 001/2012. A iniciativa vai selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com oferta salarial que varia entre R$ 622,00 a R$ 6.000,00, dependendo da função ocupada. Confira o edital.
 
Cargos
Professor, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Trânsito, Almoxarife, Arquivista, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Consultório Dentário, Bibliotecário, Cozinheira, Coveiro, Dentista, Enfermeiro, Fiscal de Arrecadação e Tributos, Fiscal de Comércio Ambulante, Fiscal Ambientalista, Fonoaudiólogo, Gari, Gestor Ambiental, Guarda Municipal, Guarda-vidas, Médico, Maqueiro, Técnico Agrícola, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Gesso Hospitalar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrição e taxa
As inscrições serão realizadas até às 18 horas do dia 06 de novembro de 2012, no site do INGA - www.ingagestao.org.br e no Núcleo de Apoio em Pacajús-CE, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas. A taxa será cobrada em função do nível de escolaridade exigido para o cargo pretendido:
 
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
O concurso público será composto de prova de conhecimentos e/ou títulos. As provas de conhecimentos estão previstas para ser realizada no dia 25 de novembro de 2012, em locais e horários especificados no edital complementar e no cartão informativo, a partir do dia 21 de novembro de 2012, no site do INGA (www.ingagestao.org.br) e no Núcleo de Apoio em Pacajús-CE.
 
A avaliação de títulos, a ser realizada apenas para os cargos do Magistério, terá caráter apenas classificatório e ocorrerá após a realização da prova de conhecimentos, com até 3 dias de antecedência.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Pacajús.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Iguatu - CE

A Prefeitura de Iguatu, Estado do Ceará, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 915 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 5.700,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de agente do bem - programa agente do bem, auxiliar de serviços gerais, bombeiro hidráulico, calceteiro, costureiro, cozinheiro, magarefe, merendeira, pedreiro, agente de saúde - PSF, agente de controle de endemias, eletricista, facilitador de dança, artes e capoeira, médico, professor e demais cargos.

Taxas
R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental;
R$ 80,00 para os cargos de nível médio e técnico;
R$ 120,00 para os cargos de nível superior.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre às 10h do dia 22 de outubro a 23 de novembro de 2012, observado o horário local.

Provas
As provas escritas para todos os cargos do concurso serão realizadas no dia 23 de dezembro de 2012, no horário e nos locais a serem divulgados oportunamente. O gabarito será divulgado na data prevista de 23 de dezembro de 2012.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Ouriçangas - BA

Foi divulgado edital N° 01/2012 do concurso público de provas e títulos para o provimento de cargos e vagas da Prefeitura Municipal de Ouriçangas, Estado da Bahia. O certame será executado pela Seleta Seleção e Consultoria Ltda.

Haverá 127 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.900,00, em carga horária de 20 a 40h semanais. Fica reservado o percentual de 5% das vagas disponibilizadas para cada cargo, no concurso para os candidatos portadores de necessidades especiais em função compatível com a sua aptidão.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Odontólogo, Médico, Psicólogo, Veterinário, Advogado, Nutricionista, Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Agente de Farmácia, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Assistente de Direção, Agente de Multimeios Didáticos (Digitador), Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente, Agente de Arrecadação, Telefonista, Fiscal Municipal, Agente de Serviços Gerais, Agente Escolar (Limpeza), Agente Escolar (Porteiro), Agente Escolar (Vigilante), Agente em Alimentação Escolar, Guarda Municipal, Carpinteiro, Encanador, Motorista CNH - B, Motorista CNH - D, Pedreiro e Vigilante de Saúde.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais ficarão abertas em dias úteis até o dia 09 de novembro de 2012, na cidade de Ouriçangas, na Prefeitura Municipal, das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda à sexta-feira ou no site: www.seletaconcursos.com.br, até o dia 11 de novembro de 2012. As taxas variam de R$ 33,00, R$ 48,00 e R$ 95,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 02 de dezembro de 2012, no Município de Ouriçangas e a entrega de títulos com prazo de até 48 horas após a publicação do resultado da Prova Objetiva ocorrerá em data, horário e local a ser publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através da Internet no endereço eletrônico www.seletaconconcursos.com.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 03 de dezembro de 2012.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Iraquara - BA

A Prefeitura de Iraquara, Estado da Bahia, divulgou edital N° 01/2012 de concurso público para o preenchimento de 514 vagas, sendo 336 imediatas, 169 para cadastro de reserva e 09 para deficientes, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso será executado através da empresa Solução.Gov - Consultoria em Gestão Pública.

Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 7.800,00 por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
- Nível Superior: Contador, Médico, Médico-Veterinário, Enfermeiro, Odontólogo, Nutricionista, Assistente Social, Psicólogo, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Coordenador Pedagógico, Professor de Português, Matemática, Ciências, Geografia, Inglês, História e de Educação Infantil e Fundamental I;

- Nível Médio: Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico de Contabilidade, Técnico em Laboratório, Técnico de Radiologia, Agente Administrativo, Agente de Arrecadação, Telefonista, Fiscal de Obras e Posturas, Agente de Licenciamento Ambiental, Fiscal de Meio Ambiente, Recepcionista, Recreador de Creche, Agente de Farmácia, Motorista I, Operador de Máquinas Pesadas e Leves, Agente de Portaria, Auxiliar de Sala de Aula e Monitor de Informática;

- Nível Fundamental: Agente Operacional.
 
Inscrições
As inscrições ficarão abertas até o dia 02 de novembro de 2012, através do endereço eletrônico www.solucaogov.com.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Taxas
Nível Fundamental - R$ 30,00;
Nível Médio - R$ 60,00;
Nível Superior - R$ 90,00.

Provas
As provas serão realizadas no Município de Iraquara, na data prevista de 25 de novembro de 2012, em horário e local a serem publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através da Internet nos endereços eletrônicos www.solucaogov.com.br www.iraquara.ba.gov.br. O candidato deverá a partir do 7º (sétimo) dia útil do encerramento das inscrições obter informações quanto ao local da prova. Ë de responsabilidade exclusiva do candidato à identificação correta da data, local e horário de realização das provas. O gabarito será divulgado na data provável de 26 de novembro de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos prorrogável por igual período a critério da autoridade competente.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Dias d'Ávila - BA

A Prefeitura do município baiano de Dias d'Ávila republicou o edital N° 001/2012 de concurso público para o provimento de 358 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, em seu quadro de servidores municipais.
 
Para nível fundamental, são oferecidas vagas nos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Oficial de Serviços Gerais (Merendeira).
 
No nível médio e técnico, os cargos são para Atendente Escolar, Assistente Administrativo, Assistente de Classe, Motorista Classe "D".
 
Já para o nível superior, há vagas nos cargos de Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Arte, Professor de Ciências, Professor de Matemática, Professor de Filosofia, Professor de Sociologia, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Língua Portuguesa, Especialista em Educação (Coordenador Pedagógico), Nutricionista.
 
Os vencimentos iniciais estão subordinados ao cargo que se exercerá e oscilam entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 1.865,80. A jornada de trabalho varia entre 20 e 40 horas.
 
Inscrições
O candidato inscrito no Certame, no período de 04 a 16 de maio de 2012, deverá revalidar complementando sua inscrição pelo site: www.selecao.uneb.br/diasdavila2012, no período de 29 a 31 de outubro de 2012.
 
A taxa de inscrição será de R$ 20,00 para os cargos de Nível Fundamental, de R$ 25,00 para os de Nível Médio e de R$ 60,00 para Superior.
 
Provas
As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 18 de novembro de 2012. O Edital de Convocação para a Realização das Provas será divulgado, no dia 08 de novembro de 2012, no site www.diasdavila.ba.gov.br e no site www.selecao.uneb.br/diasdavila2012.

O gabarito com os resultados das provas objetivas será divulgado no dia 19 de novembro de 2012, no site www.diasdavila.ba.gov.br e no site www.selecao.uneb.br/diasdavila2012.

No dia 21 de dezembro de 2012 será divulgado o resultado final.
 
Por fim, o prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

UNEAL lança edital de processo seletivo

A Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, abriu o edital N° 015/2012 de processo seletivo para professores substitutos. Estão sendo ofertadas 57 vagas para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Direito, Ciências Contábeis, Química, Matemática, Pedagogia, Zootecnia e Administração Pública.

As oportunidades são destinadas aos campi em Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió. A remuneração será de R$ 2.195,91.

As inscrições estarão abertas no período de 22 de outubro a 09 de novembro de 2012, na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano, no prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas, localizada à Rua Governador Luiz Cavalcante, s./n.º, Bairro Alto do Cruzeiro, Arapiraca/AL, e no escritório da UNEAL, localizado à Rua Cincinato Pinto, 226, Centro, Maceió/AL, no horário das 8h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min.

A Seleção se constituirá de duas etapas:
-Prova Didática (de caráter eliminatório e classificatório);
-Prova de Títulos (de caráter classificatório).

O sorteio do ponto e da ordem de apresentação da Prova Didática, assim como a realização dessa, ocorrerá, impreterivelmente às 9h00min, nas salas de aula do Campus I - UNEAL, localizado à Rua Governador Luiz Cavalcante, s./n.º, Bairro Alto do Cruzeiro, Arapiraca/AL, nos dias 20 a 22 de novembro de 2012. O resultado parcial da seleção será publicado no dia 26 de novembro de 2012, podendo ser consultado na página da UNEAL (www.uneal.edu.br).

O prazo de validade da seleção será de 180 dias, a contar da data da homologação do resultado final do processo seletivo por Portaria expedida pela Reitoria, podendo a validade ser prorrogada por igual período, apenas uma vez, a critério da UNEAL.

Processo seletivo UFAL

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) divulgou edital N° 90/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 20 vagas de Professor Substituto para diversas áreas. A remuneração varia de R$ 2.356,41 e R$ 3.137,18, em carga horária de 40 horas semanais.
 
De acordo com o edital, 14 vagas serão para a classe de Auxiliar e as outras 06 para a classe de Assistente.

As inscrições serão realizadas através da internet, pelo site www.copeve.ufal.br, até às 17h do dia 05 de novembro de 2012. A taxa é de R$ 45,00.

As provas terão inicio em data provável de 20 de novembro de 2012. Os cronogramas contendo data exata, horário e local de realização das provas será divulgado no site www.copeve.ufal.br, até 31 de outubro de 2012.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, sem prorrogação, contados a partir da data de publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso UFMA

A Universidade Federal do Maranhão, abriu edital N° 160/2012, de concurso público para Ingresso na Carreira do Magistério Superior, para Provimento de 15 vagas aos Cargos de Professor Adjunto e Assistente, com salários que variam de R$ 4.837,66 a R$ 7.627,02, em regime de 40 horas semanais.
 
As pré-inscrições deverão ser efetuadas até o dia 27 de novembro de 2012, pessoalmente, por procuração ou pelos Correios, na Divisão de Expediente, Protocolo e Arquivo da UFMA, situada na Cidade Universitária do Bacanga, avenida dos Portugueses, s/nº, Prédio Marechal Castelo Branco, São Luís/MA, no horário das 08:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dias úteis. As taxas variam de R$ 180,00 para a classe de Professor Adjunto e R$ 160,00 para a classe de Assistente.
 
O certame será realizado no período de 07 a 11 de janeiro de 2013, as datas, os horários, os locais e períodos de realização das atividades do concurso, será divulgado no Diário Oficial da União e no sítio da UFMA na Internet (www.ufma.br).
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano conforme a Portaria nº 450/02-MPOG, de 06/11/2002, contado a partir da publicação do Edital de Homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado, por igual período.

UFGD abre concurso público

A Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul (UFGD) lançou edital N° 35/2012 de concurso público destinado ao provimento de 43 vagas para professores substitutos e temporários. O valor da remuneração será de R$ 1.901,92, R$ 2.376,77 e/ou R$ 2.923,03 para profissional que se dedicar por 20h semanais e de R$ 3.176,85, R$ 5.141,66 e/ou R$ 7.931,02 para Docente que atuar em regime de DE.
 
As inscrições estarão abertas até às 13 horas do dia 16 de novembro 2012 (sexta-feira), nas secretarias das respectiva Faculdades. A taxa é de R$ 150,00.
 
Todos os profissionais farão prova escrita, prova didática, prova de defesa do memorial e prova de títulos.
 
As provas serão realizadas nos dias 07 e 14 de novembro de 2012, em horários e locais de acordo com os respectivos editais de convocação para as provas, por grupos, publicados na página do concurso no endereço eletrônico www.ufgd.edu.br/concursos.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado a partir da data da publicação do edital de homologação do resultado final, podendo, a critério da UFGD, após consulta as Unidades de Lotação, ser prorrogado por igual período, de acordo com o § 1º, do art. 1º, do Decreto nº 4.175, de 27/3/2002.

UFSM - RS publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, publicou edital N° 124/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 13 vagas para professor substituto na UFSM, distribuídas nos campi de Santa Maria, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. Os salários vão até R$ 4.472,00.

A inscrição pode ser realizada até o dia 5 de novembro de 2012, no período das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h, exceto sábado, domingo e feriado, nos departamentos de origem das vagas. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 111,00 de acordo com o cargo escolhido.

O processo seletivo será constituído de prova de títulos e prova didática.

O prazo de validade do certame será de 1 ano a contar da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União.

FSNH de Novo Hamburgo abre processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) divulgou edital para a contratação de médicos através do Processo Seletivo Simplificado N° 08/2012. A remuneração prevista aos profissionais contratados é de até R$ 10.964,42 mensais, conforme especialidade pretendida.
 
Serão contratados 24 médicos, de diversas especialidades, pelo regime CLT e com carga horária que varia de 120 a 200 horas/mês.
 
As 24 vagas estão assim distribuídas: Médicos Saúde da Família (Saúde Coletiva) (2), Anestesiologista (2), Médico Traumatologista e Ortopedista (2), Médico Emergencista(6), Médico Clínico Geral (Generalista) (2) , Médico (Pediatria Clínica) (6), Médico Psiquiatra(2), Médico Neonatologista (1) e Médico Plantonista UTI (1).
 
As inscrições podem ser feitas até 12 de novembro de 2012, através do site www.fsnh.net.br.
 
A seleção se dará por critérios técnicos e títulos mediante análise. Os resultados serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (www.fsnh.net.br).
 
O processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Concurso Professor UEZO - RJ

O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) lançou três editais (n° 002, 004 e 005/2012) de concurso público para o preenchimento de 23 vagas de docentes pesquisadores, na classe Professor Adjunto I para uma jornada de 40 horas semanais e salário mensal de R$ 5.947,00.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve apresentar diploma do curso de doutorado com perfil condizente com a área prevista.

As inscrições para as especialidades das áreas de Biologia e Engenharia já estão abertas e seguem até o dia 26 de novembro de 2012. São vagas para a área de Ciências Biológicas e da Saúde distribuídas nas especialidades de Microbiologia Industrial (1), Bioinformática (1), Ecologia (2), Virologia (1), Tecnologia de Alimentos (1), Biologia (1) e Fundamentos de Bionanotecnologia (1).

Para a área de Produção Industrial as duas vagas são uma para Engenharia de Produto e Gerência do Projeto do Produto e, outra para Engenharia Econômica e Avaliação de Projetos. Já as inscrições para Farmácia e Produção de Fármacos serão realizadas de 29 de outubro a 29 de novembro de 2012 para 13 oportunidades: Bioquímica, Química Geral e Inorgânica, Química-farmacêutica, Tecnologia de Alimentos, Saúde Pública, Análises Clínicas, Bioestátistica, Microbiologia e Imunologia Clínica, Farmacognosia, Síntese Orgânica, Deontologia Farmacêutica e Cosmetologia.

Inscrições
Para a inscrição é necessário o pagamento da taxa no valor de R$ 200, através de depósito identificado pelo CPF do candidato, no Bradesco, em favor de ERJ Uezo, agência 6898, conta nº 83-3. Com a documentação prevista no Edital (Item 6) e o comprovante de depósito, o candidato deverá se dirigir ao Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, na Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203, em Campo Grande, no período previsto para a inscrição, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, dirigir-se ao Prédio I, sala 311, Setor de Admissão de Docente, para o preenchimento do formulário e concretização da inscrição. Apenas o pagamento da taxa não garante a inscrição. Mais informações pelo telefone 21 2332-7532 e no site www.uezo.rj.gov.br/prograd/concursos.html.

Seleção

Os candidatos serão avaliados através das seguintes etapas:
  • prova escrita de conhecimentos gerais, com peso 3 (três) e de caráter eliminatório;
  • prova de títulos e trabalhos, com peso 3 (três) e de caráter classificatório;
  • defesa de memorial, com peso 1 (um), de caráter classificatório;
  • prova didática, com peso 3 (três) e de caráter classificatório.
Validade

O concurso terá validade de 6 (seis) meses, prorrogáveis por mais seis, nos moldes do artigo 77, inciso IV da Constituição do Estado do Rio de Janeiro e, na ocorrência de surgimento de vaga para a linha de atuação, esta poderá ser ocupada por candidato aprovado, obedecida, rigorosamente, a ordem de classificação, conforme perfil estabelecido no anexo I.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Ouriçangas - BA

Foi divulgado edital N° 01/2012 do concurso público de provas e títulos para o provimento de cargos e vagas da Prefeitura Municipal de Ouriçangas, Estado da Bahia. O certame será executado pela Seleta Seleção e Consultoria Ltda.

Haverá 127 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.900,00, em carga horária de 20 a 40h semanais. Fica reservado o percentual de 5% das vagas disponibilizadas para cada cargo, no concurso para os candidatos portadores de necessidades especiais em função compatível com a sua aptidão.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Odontólogo, Médico, Psicólogo, Veterinário, Advogado, Nutricionista, Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Agente de Farmácia, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Assistente de Direção, Agente de Multimeios Didáticos (Digitador), Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente, Agente de Arrecadação, Telefonista, Fiscal Municipal, Agente de Serviços Gerais, Agente Escolar (Limpeza), Agente Escolar (Porteiro), Agente Escolar (Vigilante), Agente em Alimentação Escolar, Guarda Municipal, Carpinteiro, Encanador, Motorista CNH - B, Motorista CNH - D, Pedreiro e Vigilante de Saúde.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais ficarão abertas em dias úteis até o dia 09 de novembro de 2012, na cidade de Ouriçangas, na Prefeitura Municipal, das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda à sexta-feira ou no site: www.seletaconcursos.com.br, até o dia 11 de novembro de 2012. As taxas variam de R$ 33,00, R$ 48,00 e R$ 95,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 02 de dezembro de 2012, no Município de Ouriçangas e a entrega de títulos com prazo de até 48 horas após a publicação do resultado da Prova Objetiva ocorrerá em data, horário e local a ser publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através da Internet no endereço eletrônico www.seletaconconcursos.com.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 03 de dezembro de 2012.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

Edital / Publicações