Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de outubro de 2012

RJ: pacientes das UTIs vão receber atendimento odontológico diário

Projeto-piloto já está em andamento no Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo. Tratamento pode reduzir tempo de internação em até cinco dias
 
Os pacientes das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) de oito hospitais da rede própria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) contarão em breve com atendimento odontológico diário. O objetivo é reduzir a proliferação de bactérias que surgem por conta da falta de higienização bucal e que podem contaminar não somente o paciente, mas também toda a UTI.
 
O projeto já começou no Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, e está capacitando dentistas, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros profissionais que já trabalham nessas UTIs para realizarem o atendimento de forma contínua e constante.
 
A ideia é criar um protocolo único de atendimento que será implementado em todas as demais unidades da rede pública de saúde do Estado. O tamanho das equipes de cada hospital será definido de acordo com a capacidade da UTI.
 
Um estudo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, mostrou que o tratamento odontológico em pacientes transplantados internados em UTIs reduziu em até cinco dias o tempo de internação desses pacientes na unidade. O atendimento ajuda a evitar o aparecimento de infecções como pneumonia, por exemplo, doença que frequentemente acomete pacientes internados em UTI e que, muitas vezes, pode levá-los à morte.
 
A pneumonia nosocomial é a segunda maior causa de infecções dentro de UTIs em todo o mundo. Além da doença, outros problemas associados à má higiene bucal, como a endocardite bacteriana ou infecciosa e a cárie dental, são comuns nesses pacientes.
 
Tratamento odontológico em todo o SUS
A Câmara Federal está analisando projeto de lei que obriga hospitais públicos e a rede credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) a manter um setor permanente destinado à prestação de serviços gratuitos odontológicos.
 
A rede pública estadual de saúde do Rio de Janeiro já oferece em todas as suas unidades e também na maioria das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atendimento odontológico gratuito, inclusive nas emergências.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário