Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de outubro de 2012

Serviço de Hematologia aumenta em 400% retorno de doadores com SMS

 
Tecnologia também pode ser utilizado na área da saúde para confirmação de procedimentos e consultas reduzindo o absenteísmo e melhorando a produtividade
 
O Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHH), responsável pelo fornecimento de sangue para 33 hospitais e clínicas das cidades de São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba e parte de Taubaté, atinge um índice de retorno dos doadores de sangue de 15% com envio de SMS. Anteriormente, com ligações telefônicas e correio, o número correspondente representava apenas 3%, um aumento de 400%.
 
O centro, referência no atendimento a pacientes com doenças hematológicas e especialista em exames diagnósticos do sangue, desde 2008 vem incentivando a doação de sangue por meio da parceria com empresa de mensagens móveis Zenvia. O SMS é enviado na tentativa de convocar mais doadores de sangue, e trocar as ligações telefônicas e cartas via correio, meio que até então era utilizado para entrar em contato com os doadores.
 
De acordo com o supervisor do setor de Captação de Doadores, Paulo Pontes, o envio de SMS é feito para quatro finalidades principais: aviso sobre o déficit de estoque de grupos sanguíneos específicos; mensagens para convocar doadores ausentes; mensagens com agradecimento pela doação e cumprimentos nas datas de aniversário dos doadores; e, recentemente, confirmação de consultas médicas no Consultório de Hematologia.
 
Segundo o executivo, a eficiência do SMS, aliada à proatividade do SHH, está ajudando a garantir que não falte sangue em hospitais e clínicas da região de São José dos Campos. “É um resultado muito satisfatório; hoje conseguimos baixar o custo operacional, pois antes, com a carta via correio, tínhamos o tempo de colaborador e o custo por correio, que é muito maior. Hoje conseguimos um menor custo e uma maior assertividade e ganho de tempo com o SMS”.
 
Para o Gerente de Negócios da Zenvia, Sandro Schleder, o SMS também pode ser utilizado na área da saúde para confirmação de procedimentos e consultas reduzindo o absenteísmo e melhorando a produtividade, informar sobre comunicados de conclusão ou requerendo comparecimento, campanhas de vacinação e prevenção para doenças crônicas mantendo o paciente aderente ao tratamento, alerta no cumprimento de prazos críticos e na liberação de exames para pacientes e médicos.
 
Fonte Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário