![]() |
| Foto: ESBCP Imagem mostra o hidroxiapatite em pó |
Investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, em Portugal, descobriram que as espinhas de bacalhau podem ser utilizadas na produção de implantes ósseos e próteses dentárias.
A pesquisa demonstra que é possível extrair compostos à base de hidroxiapatite (fosfato de cálcio que é o principal componente dos ossos humanos e de animais) deste subproduto, conferindo-lhe aplicação efetiva na área da saúde.
A conversão das espinhas em hidroxiapatite é possível através de um processo simples de calcinação a temperaturas elevadas (entre 600 e 1250ºC). Este método permite a eliminação da matéria orgânica presente nas espinhas, resultando em um material que se distingue pelos elevados níveis de pureza e cristalinidade.
A investigação revela ainda que, tratando as espinhas em soluções apropriadas antes da calcinação, é possível preparar materiais com composições diferentes e dirigidos a aplicações específicas.
Testes realizados com estes materiais revelaram um nível de biocompatibilidade concorrencial com outros produtos comerciais à base de hidroxiapatite.
Além da aplicação na saúde, hidroxiapatite pode também ser utilizado no tratamento de águas residuais, incluindo a remoção de metais pesados, como o chumbo, ou a degradação de poluentes orgânicos, como corantes.
Tendo em conta que atualmente a maioria da hidroxiapatite utilizada nestes domínios é sintética, o processo desenvolvido a partir de uma fonte totalmente natural destaca-se por permitir o aproveitamento de um subproduto alimentar.
Segundo os pesquisadores, esta alternativa garante em particular o reaproveitamento de fósforo, elemento cuja utilização crescente coloca em dúvida sua disponibilidade no futuro.
Fonte isaude.net

Bebida que contém cetonas produzidas em laboratório também age como fonte de energia e pode ser usada contra epilepsia e Alzheimer
Testes mostraram que droga administrada juntamente com a quimioterapia aumenta tempo de vida de pacientes com câncer de intestino
Homens que consomem o equivalente a uma lata de refrigerante por dia estão sujeitos a um risco maior de desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo sueco anunciado nesta segunda-feira.
Campanha também disponibiliza exames gratuitos para detecção de sífilis e hepatites B e C
Atentos ao avanço superprecoce das técnicas de sequenciamento genético e ansiosos para saber quais serão as consequências disso para a medicina, os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) lançaram em agosto um edital de US$ 25 milhões, distribuídos em cinco anos, para "explorar as implicações, desafios e oportunidades associados ao possível uso das informações de sequenciamento do genoma no período neonatal".
Muitas pessoas ainda não sabem qual é a diferença entre um produto diet e um light.
Rir ajuda a reduzir a liberação de hormônios associados ao estresse como o cortisol e a adrenalina
Acessório utilizado para locomoção é indicado para diminuir a sobrecarga na articulação
Das entrevistadas em consulta mundial, 67% disseram que a menstruação prejudica a vida sexual

Medicamentos usados para tratar a acne grave estão relacionados a um risco duas vezes maior de desenvolvimento de problemas oculares, tais como conjuntivite e olhos secos. A informação é proveniente de um estudo israelense, publicado no Archives of Dermatology.
Má qualidade do ar pode provocar irritações nos olhos.
Pais que têm vidas muito estressantes acabam, indiretamente, contribuindo para que seus filhos tenham maior risco de ficar acima do peso, aponta pesquisa.
Emoções positivas são boas para a saúde física e mental, além de contribuir para uma maior socialização e criatividade no dia a dia. Mas os bipolares podem ter problemas com isso, afinal na montanha russa emocional que vivem, o caminho até o topo pode ser indicativo de problemas.