Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Espinha de bacalhau pode ser usada na produção de implantes ósseos

Imagem mostra o hidroxiapatite em pó
Foto: ESBCP
Imagem mostra o hidroxiapatite em pó
Técnica converte espinhas em fosfato de cálcio que compõe o osso humano. Composto também pode gerar próteses dentárias
 
Investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, em Portugal, descobriram que as espinhas de bacalhau podem ser utilizadas na produção de implantes ósseos e próteses dentárias.
 
A pesquisa demonstra que é possível extrair compostos à base de hidroxiapatite (fosfato de cálcio que é o principal componente dos ossos humanos e de animais) deste subproduto, conferindo-lhe aplicação efetiva na área da saúde.
 
A conversão das espinhas em hidroxiapatite é possível através de um processo simples de calcinação a temperaturas elevadas (entre 600 e 1250ºC). Este método permite a eliminação da matéria orgânica presente nas espinhas, resultando em um material que se distingue pelos elevados níveis de pureza e cristalinidade.
 
A investigação revela ainda que, tratando as espinhas em soluções apropriadas antes da calcinação, é possível preparar materiais com composições diferentes e dirigidos a aplicações específicas.
 
Testes realizados com estes materiais revelaram um nível de biocompatibilidade concorrencial com outros produtos comerciais à base de hidroxiapatite.
 
Além da aplicação na saúde, hidroxiapatite pode também ser utilizado no tratamento de águas residuais, incluindo a remoção de metais pesados, como o chumbo, ou a degradação de poluentes orgânicos, como corantes.
 
Tendo em conta que atualmente a maioria da hidroxiapatite utilizada nestes domínios é sintética, o processo desenvolvido a partir de uma fonte totalmente natural destaca-se por permitir o aproveitamento de um subproduto alimentar.
 
Segundo os pesquisadores, esta alternativa garante em particular o reaproveitamento de fósforo, elemento cuja utilização crescente coloca em dúvida sua disponibilidade no futuro.
 
Fonte isaude.net

'Elixir' pode acelerar perda de peso e melhorar tratamento do diabetes

Bebida que contém cetonas produzidas em laboratório também age como fonte de energia e pode ser usada contra epilepsia e Alzheimer
 
Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um elixir que pode não só ajudar na perda de peso, mas também pode tratar o diabetes, epilepsia e possivelmente até mesmo o Alzheimer.
 
A pesquisa sugere que a bebida também pode ser uma incrível fonte de energia, sem conter nenhum medicamento. As informações são do Daily Mail.
 
O elixir contém algo que o organismo humano produz o tempo todo, as cetonas. As cetonas são fontes de energia pequenas, mas poderosas que o corpo produz naturalmente quando começamos a usar nossas reservas de gordura para a energia porque não há carboidratos ao redor.
 
Todas as pessoas têm níveis poucos elevados de cetonas antes do café da manhã, porque ficaram sem ingerir nada por um tempo. E se uma pessoa jejuar por um tempo ou fizer dietas rigorosas, o corpo vai começar a bombear cetonas. Elas são a maneira da natureza de manter o organismo alimentado com energia, especialmente cérebro e músculos.
 
O truque do professor Kieran Clarke é ter encontrado uma maneira de produzir cetonas no laboratório. Isto significa que em vez de ter de seguir dietas difíceis (com efeitos colaterais desagradáveis, como constipação e mau hálito), uma pessoa pode simplesmente adicionar cetonas a uma dieta normal, na forma da bebida.
 
É uma abordagem nova e radical, que questiona mais de 30 anos de aconselhamento de que uma dieta baixa em gorduras com grande quantidade de carboidratos é a melhor maneira de perder peso, tratar o diabetes e proteger o coração.
 
Segundo os pesquisadores, o elixir engana o corpo a queimar gordura.
 
As dietas severas como a Atkins funcionam porque, sem a energia dos carboidratos, o corpo começa a liberar a gordura armazenada, que o fígado transforma em cetonas para a energia.
 
A pessoa perde peso mais rápido do que com uma dieta de baixo teor de gordura, porque está ativamente queimando gordura armazenada. Mas há outros benefícios dessas dietas cetogênica, como são chamadas. Os níveis de açúcar no sangue caem porque a pessoa não está comendo quase nenhum carboidrato.
 
Em um estudo publicado no início deste ano, Clarke descobriu que ratos que receberam o novo composto cetona comeram menos e engordaram menos do que aqueles que receberam a mesma quantidade de calorias derivadas de dietas com alto teor de gordura ou rica em carboidratos.
 
No primeiro teste executado em humanos com diabetes, os efeitos também foram impressionantes. No estudo de uma semana, oito pessoas com diabetes consumiam três bebidas cetona por dia, bem como sua dieta normal.
 
Tal como acontece com os ratos, o peso caiu (uma média de cerca de 2% do seu peso corporal), assim como os níveis de glicose, colesterol e a quantidade de gordura no sangue.
 
No entanto, os pesquisadores advertem que o estudo foi pequeno e ainda precisa ser divulgado.
 
A equipe acredita que a bebida pode melhorar o tratamento de crianças com epilepsia, já que estudos mostraram que seu consumo foi tão eficaz quanto medicamentos em pacientes que não respondiam mais ao tratamento padrão.
 
A ideia da bebida é uma maneira de obter os benefícios da perda de peso e melhorias metabólicas que vêm com o aumento das cetonas sem passar pela dor e os efeitos colaterais da dieta. Estudos adicionais devem ser realizados para verificar a aplicação do elixir no tratamento do Alzheimer.
 
Fonte isaude.net

Medicamento 'adormece' células cancerosas e evita propagação da doença

Testes mostraram que droga administrada juntamente com a quimioterapia aumenta tempo de vida de pacientes com câncer de intestino
 
Cientistas do Mount Vernon Hospital, no Reino Unido, descobriram um medicamento capaz de adormecer as células do câncer e impedir que elas se multipliquem.
 
A droga chamada Aflibercept engana os tumores a se tornarem dormentes por meio do lançando de interruptores moleculares na estrutura do câncer de modo que ele não pode se espalhar. As informações são do jornal Daily Mail.
 
Resultados positivos já estão sendo vistos no Reino Unido, onde ensaios clínicos já demonstraram aumentar o tempo de vida dos pacientes.
 
Mais de 1.400 pacientes foram envolvidos em testes, com alguns participantes com câncer de intestino avançado, que já tinham passado por quimioterapia prolongada por dois anos.
 
Os cientistas acreditam que a droga poderia ser usada em uma variedade de diferentes tipos de câncer em estudos futuros.
 
Um relatório publicado no Journal of Clinical Oncology afirma que Aflibercept teve um "benefício de sobrevida estatisticamente significativo em comparação com regimes com medicamentos convencionais que tratam câncer de intestino que se espalhou após o tratamento inicial."
 
"Os resultados dos estudos foram positivos. Cerca de 10 mil pacientes morrem por ano de câncer de intestino e a maioria deles esta recebendo algum tipo de quimioterapia padrão. Tenho certeza que esse medicamento poderá ser estendido a outros tipos de câncer, talvez de forma até mais eficaz", afirma o pesquisado Rob Glynne Jones.
 
Aflibercept é administrado por meio de uma infusão de 30 minutos juntamente com a quimioterapia. Ele está disponível nos EUA, e aprovação europeia é esperado em breve.
 
Fonte isaude.net

Gene que mantém embriões vivos abre caminho para tratar HIV e hepatite

Dr. Marc Pellegrini, envolvido no estudo
Foto: Walter and Eliza Hall Institute
Dr. Marc Pellegrini, envolvido no estudo 
Arih2 tem papel chave no sistema imune e pode agir ativando e freando a defesa do corpo contra infecções e doenças autoimunes
 
Cientistas australianos descobriram que o gene responsável por manter os embriões vivos é capaz de controlar o sistema imunológico e determinar como o corpo vai combater doenças crônicas como hepatite e HIV, além de doenças autoimunes, como a artrite degenerativa.
 
O gene, chamado Arih2, é fundamental para a função do sistema imune, agindo como um interruptor, ativando e desativando o sistema imunológico.
 
"Se o gene está ativado, reduz os efeitos imunológicos. Se está desativado, aumenta significativamente a resposta. Se a decisão errada é tomada, o organismo acaba sucumbindo à infecção, ou à autoimunidade. Provavelmente, esse é um dos poucos genes capaz de nos levar a um medicamento bem rápido", afirma o líder da pesquisa Marc Pellegrini, do Walter and Eliza Hall Institute.
 
Durante a evolução, alguns organismos desenvolveram maneiras de esgotar o sistema imunológico ao ponto em que o sistema imunológico simplesmente desliga, e isso é o que acontece em infecções pelo HIV, hepatite B e tuberculose. Estes organismos enfrentam a resposta imune, esgotando as células T que são estimuladas pela infecção.
 
"Com esta descoberta podemos ser capaz de contornar esses mecanismos e revigorar a resposta imune temporariamente para reforçar o sistema imunológico e ajudar a limpar essas infecções", acrescenta Pellegrini.
 
O Arih2 foi identificado por outro grupo de cientistas em insetos domésticos, mas atraiu a atenção de Pellegrini e seus colegas por suas supostas relações com o sistema imunológico.
 
Pellegrini e sua equipe descreveram como os embriões morreram depois que o gene foi retirado.
 
Em uma fase posterior da pesquisa, eles removeram o gene de ratos adulto e notaram que os sistemas imunológicos dos animais ficaram mais fortes, pelo menos por um curto período. Depois, a defesa biológica dos roedores teve uma sobrecarga e passou a atacar as células, tecidos e órgãos saudáveis.
 
Os ratos sobreviveram bem por seis semanas. Então eles passaram a desenvolver essas respostas imunes hiperativas. Se deixá-la ativa por muito tempo, ela vai começar a reagir contra o próprio corpo.
 
"Arih2 tem uma estrutura única, o que acreditamos que o torna um excelente alvo para uma droga terapêutica, que é improvável que afete outras proteínas e cause efeitos colaterais indesejados. Devido a Arih2 ser crítico para a sobrevivência, precisamos agora olhar para o efeito de desligar o gene por curtos períodos de tempo, para ver se há uma janela de oportunidade para fazer com que a resposta imunitária limpe a infecção, sem danos indesejáveis ou autoimunidade", relata o pesquisador Greg Ebert.
 
Segundo Pellegrini, ainda levará muitos anos para traduzir a descoberta em uma droga que pode ser utilizada em seres humanos. "Estamos muito entusiasmados com esta descoberta. Ela tem implicações significativas para manipular a resposta imune à infecção e suprimir inflamação crónica ou autoimunidade, ' freando' ou ' acelerando' o gene", conclui.
 
 
Fonte isaude.net

Um refrigerante por dia aumenta risco de câncer de próstata

Homens que consomem o equivalente a uma lata de refrigerante por dia estão sujeitos a um risco maior de desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo sueco anunciado nesta segunda-feira.
 
"Entre os homens que consomem uma grande quantidade de refrigerantes ou outras bebidas com adição de açúcar, constatamos um risco de câncer de próstata aproximadamente 40% maior", disse à AFP uma das autoras do estudo, Isabel Drake.
 
O estudo, que será publicado na próxima edição do American Journal of Clinical Nutrition, baseia-se no acompanhamento de mais de 8.000 homens da região da cidade de Malmö (sul da Suécia), com idade entre 45 e 73 anos, durante uma média de 15 anos. Todos anotaram minuciosamente os alimentos e bebidas que ingeriram.
 
Aqueles que beberam um refrigerante (330 ml) por dia estiveram 40% mais propensos a desenvolver câncer de próstata, necessitando de tratamento.
 
Além disso, aqueles que tiveram uma dieta rica em arroz e massas apresentaram 31% mais chances de desenvolver formas mais benignas do câncer. Este risco foi aumentado em 38% para aqueles que ingeriram grandes quantidades de açúcar no café da manhã, relatou a pesquisadora.
 
Estudos anteriores já haviam indicado que os chineses e os japoneses que viviam nos Estados Unidos, o maior consumidor de refrigerantes do mundo, desenvolveram câncer de próstata com mais frequência do que os compatriotas que permaneceram em seu país.
 
Uma pesquisa aprofundada sobre a resposta a diferentes dietas de acordo com a genética torna possível "adaptar as recomendações em termos de comida e bebida para certos grupos de alto risco", considerou Drake.
 
Fonte R7

Campanha anti-HIV oferece testes gratuitos em SP

Campanha também disponibiliza exames gratuitos para detecção de sífilis e hepatites B e C
 
Trinta mil testes rápidos anti-HIV serão oferecidos em, ao menos, 526 municípios do Estado de São Paulo até o próximo sábado, 1º de dezembro — Dia Mundial de Combate à Aids.
 
A medida faz parte da campanha "Fique Sabendo" da Secretaria de Estado da Saúde, que também disponibiliza exames gratuitos para detecção de sífilis e hepatites B e C.
 
No total, 150 mil checagens poderão ser feitas em mais de 2 mil unidades de saúde participantes do mutirão. A campanha, segundo o órgão, pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorológico, independentemente de sua orientação sexual, além de alertar a população para a importância da checagem periódica.
 
A campanha "Fique Sabendo", promovida pelo Programa Estadual de DST/Aids em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e as secretarias municipais de Saúde, tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças.
 
Fonte R7

EUA investirão US$ 25 mi para estudar implicação ética de estudos

Atentos ao avanço superprecoce das técnicas de sequenciamento genético e ansiosos para saber quais serão as consequências disso para a medicina, os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) lançaram em agosto um edital de US$ 25 milhões, distribuídos em cinco anos, para "explorar as implicações, desafios e oportunidades associados ao possível uso das informações de sequenciamento do genoma no período neonatal".
 
"Queremos saber o que precisa ser pesquisado agora para responder às perguntas que inevitavelmente surgirão no futuro", diz Tiina Urv, do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD), um dos 27 institutos e centros que compõem o NIH, que é o principal órgão de fomento à pesquisa biomédica nos EUA.
 
O edital é ao mesmo tempo específico e abrangente. Todos os projetos deverão contemplar, obrigatoriamente, três componentes: geração e análise de dados genômicos que expandam significativamente a quantidade de informações disponíveis para avaliação genética de recém-nascidos; pesquisas clínicas baseadas em técnicas avançadas de sequenciamento que avancem no conhecimento de síndromes já detectáveis pelos exames atuais de triagem neonatal; e pesquisas relacionadas às possíveis implicações éticas, sociais e legais do sequenciamento genômico de recém-nascidos.
 
 Na prática, isso significa que muitos bebês terão seu genoma sequenciado nos EUA nos próximos cinco anos. O que a ciência vai aprender com tudo isso, porém, é uma grande incógnita. Valor agregado.
 
Essencialmente, diz Tiina, o NIH quer saber qual seria o "valor agregado" de sequenciar o genoma de recém-nascidos em relação aos testes genéticos que já são aplicados rotineiramente na triagem neonatal (por exemplo, com o chamado teste do pezinho).
 
Nos EUA, 4 milhões de bebês são testados anualmente. Os procedimentos variam de Estado para Estado, mas, como regra geral, recomenda-se a checagem de 31 alterações genéticas e cromossômicas em todo neonato. "Olhamos para isso como uma questão de saúde pública", afirma Tiina. Muitas das preocupações são as mesmas que se debate há anos com o sequenciamento do genoma de pessoas adultas sadias.
 
Com o agravante ético e legal de que um recém-nascido não pode opinar sobre o que ele quer ou não saber sobre si mesmo - um problema no caso de mutações de função desconhecida ou relacionadas a doenças que só poderão aparecer na vida adulta. "A questão do consentimento é problemática. Devemos guardar as informações até a pessoa fazer 18 anos, ou entregar tudo para os pais?", diz a epidemiologista Anastasia Wise, do Instituto Nacional de Pesquisas do Genoma Humano, que patrocina o edital com o NICHD.
 
 No Brasil, o Programa Nacional de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, prevê o exame de quatro doenças em todo nascituro, via teste do pezinho: hipotireoidismo, fenilcetonúria, hemoglobinopatias e fibrose cística. São exames bioquímicos, não de DNA, apesar de três delas (tirando o hipotireoidismo) serem doenças genéticas.
 
Promessa
Uma área na qual o sequenciamento genômico se mostra promissor é na identificação e detecção precoce de mutações relacionadas a doenças raras. Mais de 3,5 mil doenças monogênicas (relacionadas a um único gene) são conhecidas, mas não há testes disponíveis para todas elas.
 
O diagnóstico costuma ser difícil, o que acaba retardando o tratamento e deixando sequelas que poderiam ser evitadas com um diagnóstico mais precoce - ainda que a doença não seja curável. "Em neonatos, diagnósticos moleculares precisam ser rápidos para ter relevância em decisões clínicas", escrevem os autores de um trabalho pioneiro sobre o sequenciamento do genoma de recém-nascidos, publicado em outubro na revista Science Translational Medicine.
 
 Eles desenvolveram uma tecnologia capaz de sequenciar e analisar o genoma completo de um recém-nascido em 50 horas, de forma quase que totalmente automatizada.
 
O médico informa a um software os sintomas que está vendo na criança e o programa vasculha o genoma em busca de mutações conhecidas que possam estar associadas a esse quadro clínico.
 
 O método foi testado inicialmente em quatro bebês, e cravou o diagnóstico em três. Os pesquisadores, do Children's Mercy Hospital, no Kansas, propõe que a tecnologia seja usada em UTIs neonatais.
 
Fonte R7

Ao contrário do que se pensa, carboidratos podem ajudar a emagrecer

Segundo estudo, cardápio saudável precisa ter pelo menos 50% de alimentos ricos em composto
 
Pesquisadores autores de um estudo em Israel garantem que alimentos ricos em carboidratos podem ajudar a emagrecer.
 
Os carboidratos são os responsáveis pelo fornecimento da maior parte de energia necessárias para as atividades. Um cardápio saudável precisa ter pelo menos 50% de carboidratos.
 
No entanto, o excesso desse nutriente pode se transformar em gordura.
 
Assista à reportagem:



Fonte R7

Adolescente sofre ataques cardíacos depois de tomar anticoncepcional

Entre 15 e 30 mulheres a cada 100 mil que tomam pílula anticoncepcional
desenvolverão coágulos sanguíneos potencialmente perigosos à saúde
Quando tinha 19 anos, Alyce Clark foi levada ao hospital depois de desenvolver uma série coágulos sanguíneos
 
Uma adolescente sofreu uma série de ataques cardíacos depois de tomar pílula anticoncepcional e desenvolver centenas de coágulos sanguíneos.
 
Quando tinha 19 anos, a britânica Alyce Clark tomava uma dose diária do medicamento Microgynon há apenas um mês quando, de repente, desmaiou em casa e sofreu um ataque cardíaco, segundo o site do jornal Daily Mail.
 
No caminho para o hospital, ela teve de ser ressuscitada por paramédicos sete vezes dentro da ambulância. Seu estado era tão grave que seus pais, Roger, 61 anos, e Freda, 60 anos, foram aconselhados a “dizer adeus” para a filha no hospital.
 
Uma tomografia computadorizada revelou “centenas” de coágulos sanguíneos que foram de sua perna para o coração e, depois, para seus pulmões. Mas, depois de uma série de injeções anticoagulantes de emergência e dois dias em terapia intensiva, Alyce começou a apresentar sinais de recuperação.
 
Estudos mostram que, anualmente, entre 15 e 30 mulheres a cada 100 mil que tomam pílula anticoncepcional desenvolverão coágulos sanguíneos potencialmente perigosos à saúde.
 
Fonte R7

Diet e light: pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte criam material educativo

Muitas pessoas ainda não sabem qual é a diferença entre um produto diet e um light.
 
O primeiro é aquele isento de determinado ingrediente, como o açúcar, o sódio ou a proteína, por exemplo. Já o segundo, apresenta apenas uma redução, de no mínimo de 25%, de certo ingrediente.
 
Frente a essas dúvidas, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveram um material educativo sobre a diferença entre essas categorias de alimentos.
 
Os autores argumentam que demanda por orientação alimentar cresce significativamente, e vem acompanhado por dúvidas da população em relação à alimentação e suas particularidades. O material tem forma de folder e, segundo os autores, contem informações bem planejadas, compreensíveis e atrativas.
 
Eles explicam que o material traz subsídios à possibilidade de auxiliar o paciente a modificar o seu estilo de vida e ser o agente de transformação, desenvolver suas atitudes e habilidades, facilitar a autonomia e os tornar capazes de entender como suas próprias ações influenciam seu padrão de saúde.
 
Fonte R7

Atividade física é fundamentam para fortalecer ossos das crianças

Pesquisa acompanhou pequenos de 7 a 9 anos
Exercícios aumentam densidade, tamanho e resistência óssea, evitando fraturas comuns nessa idade
 
Recente estudo divulgado pela Academia Americana de Pediatria concluiu que a prática de atividades físicas aumenta a densidade, o tamanho e a resistência óssea das crianças, evitando as fraturas comuns nessa idade.
 
A pesquisa, realizada por cientistas suecos, acompanhou crianças de 7 a 9 anos durante um período de quatro anos e revelou ainda que aquueles que praticam exercícios físicos antes da puberdade têm mais chances de chegar à terceira idade sem desenvolver osteoporose, já que a atividade potencializaria o crescimento celular que acontece de forma intensa no osso antes do período da adolescência.
 
Os exercícios podem e dever ser praticados pelo menos por 30 minutos diários. Dentre as atividades que podem ser praticas por crianças são ciclismo, natação, lutas marciais, jogos e brincadeiras ao ar livre, entre outras. O ideal é permitir que as crianças experimentem diversas atividades até achar uma que seja do seu agrado.
 
Hoje em dia, com a era da informática e com o sedentarismo dos pais, as crianças precisam ter um estimulo maior a prática de atividade física. É importante também passar por uma avaliação médica no processo de achar a atividade física ideal.
 
Fonte R7

Dar boas gargalhadas fortalece o sistema imunológico

Rir ajuda a reduzir a liberação de hormônios associados ao estresse como o cortisol e a adrenalina
 
Pesquisas comprovam que dar boas risadas provoca a liberação de substâncias do grupo das endorfinas, responsável pela sensação de bem-estar e satisfação além de proteger o coração, fortalecer o sistema imunológico, facilitar a digestão e limpar os pulmões.
 
Outra vantagem de rir é reduzir a liberação de hormônios associados ao estresse como o cortisol e a adrenalina.
 
O efeito do riso é o antídoto para doenças. Pessoas bem humoradas e otimistas vivem mais e com saúde. Suas mentes ficam mais ativas, além de facilitar as relações sociais, produzindo assim elos emocionais que ajudam muito na manutenção e equilíbrio da saúde.
 
Fonte R7

Uso da bengala reduz dor e consumo de remédios por pacientes com artrose

Acessório utilizado para locomoção é indicado para diminuir a sobrecarga na articulação
 
Pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revela que o uso de bengala por pacientes com artrose de joelho ajuda a reduzir a dor e o consumo de anti-inflamatórios, além de melhorar a capacidade de locomoção.
 
O acessório é indicado para diminuir a sobrecarga na articulação. Parte do esforço vai para o membro superior. E os pesquisadores explicam que o correto é usá-la sempre do lado oposto ao do joelho afetado.
 
Embora as pessoas apresentem um gasto de energia maior ao usar a bengala, o grupo diz que após um período de adaptação de um mês, a energia gasta ao andar com e sem a bengala se equipara.
 
Para os pesquisadores, os resultados podem servir de base para a inclusão da bengala no rol de tratamentos oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
 
Fonte R7

Paquistão: Remédio contamindado mata 13

Pelo menos 13 pessoas morreram em Lahore, a segunda maior cidade do Paquistão, após a ingestão de um xarope contra a tosse que era tóxico, informaram as autoridades locais, que ordenaram o fechamento de farmácias e de uma unidade de produção de remédios.
 
As mortes aconteceram entre sexta-feira e domingo no bairro pobre de Shahdra, onde muitas pessoas consomem o xarope contra tosse como forma de ingerir uma droga, afirmou o chefe de polícia local, Atif Zulfiqar.
 
Seis pessoas morreram no hospital e sete foram encontradas em um cemitério utilizado como local de reunião pelos viciados.
 
Quase 100 pessoas que sofriam de problemas cardíacos faleceram em janeiro na mesma cidade depois do consumo de medicamentos tóxicos produzidos na região.
 
Fonte R7

Pesquisa revela que 55% das brasileiras gostariam de menstruar menos

Das entrevistadas em consulta mundial, 67% disseram que a menstruação prejudica a vida sexual
 
Estranha ainda para muitas mulheres, a contracepção contínua pode vir a ser uma escolha cada vez mais comum. Pesquisa mundial mostrou que 55% das 500 brasileiras entrevistas gostariam de menstruar com menor frequência, enquanto 16% gostariam de interromper totalmente a menstruação.
      
O levantamento, divulgado no XX Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em Roma, na Itália, foi realizado com mais de 4 mil mulheres, entre brasileiras, canadenses, tchecas, americanas, italianas, alemãs e britânicas.
 
Nele, comprovou-se que, dentre os principais motivos para se menstruar menos ou parar de menstruar estão questões relacionadas à vida sexual e a problemas durante exercícios físicos. Enquanto 67% de todas as entrevistadas argumentam que menstruar prejudica a vida sexual, 56% acreditam que atrapalha a prática da atividade física, 49% acham que interfere nas tarefas sociais e 47% creem que dificulta as ações relacionadas ao trabalho.
 
O ginecologista Dr. Achilles Cruz, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), observa que hoje a mulher menstrua muito mais do que no passado.
 
— Isso ocorre por vários fatores: antigamente, a primeira menstruação ocorria mais tarde, a mulher casava-se mais cedo e o número de filhos e tempo de amamentação eram maiores. Sem contar que era comum emendar uma gravidez na outra, passando longos períodos sem menstruação.
 
Hoje, segundo o especialista, a mulher começa então a optar pelo regime contínuo de método contraceptivo.
 
— A explicação vem do estilo de vida atual, que favorece um número maior de menstruações, mas ao mesmo tempo compromete a qualidade de vida da mulher.
 
Além disso, eliminar os efeitos indesejados da TPM também é um fator relevante. Muitas mulheres, conclui o especialista, optam pela contracepção contínua para reduzir sintomas como inchaço, dor de cabeça, cólicas e alterações de humor.
 
Fonte R7

Prefeitura de Mirabela - MG

A Prefeitura de Mirabela, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 178 vagas

Inscrições:
De 30 de outubro a 30 de novembro pelo www.catedracons
ultoria.com.br ou na Prefeitura Municipal

Valor:
R$ 45,00 a R$ 120,00.

Provas:
Haverá prova escrita

Cargos:
Ensino Superior - Administrador, Assessor Jurídico, Assistente Social, Coordenador do CRAS, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Clínico Geral (PSF), Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Professor de Educação Física, Professor do 1º ao 5º Ano (Educação Básica), Orientador Escolar, Professor de Português, Matemática, Ciências, Religião, Educação Artística, Educação Física e Ensino Infantil;

Ensino Médio - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Ação Social, Agente de Viagem, Assistente de Biblioteca, Assistente de Ensino, Auxiliar de Ensino, Auxiliar Administrativo, Digitador, Facilitador de Oficina, Fiscal Vigilância Sanitária, Fiscal Tributário, Operador do Programa Bolsa Família, Operador de Computador, Recepcionista/Telefonista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Farmácia, Técnico Higiene Bucal e Técnico Orientador Social;

Ensino Fundamental - Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Compra, Assistente de Tesouraria, Cozinheira, Guarda Noturno, Inspetor de Alunos, Lavadeira, Motorista, Serviços Gerais e Zelador

Prefeitura de Itaúba – MT

A Prefeitura de Itaúba – MT realiza concurso para provimento de 5 vagas

Inscrições:
De 21 de novembro a 5 de dezembro na avenida Tiradentes, nº. 295, Centro

Cargo:
Técnico de Enfermagem

Remuneração:
R$ 800,00

Provas:
Haverá prova objetiva

Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal - SP

A Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, realiza concurso para provimento de 1 vaga

Inscrições:
Até 12 de dezembro pelo www.noroesteconcursos.com.br


Valor:
R$ 16,70.

Cargo:
Farmacêutico

Remuneração:
R$ 1.524,80.

Provas:
Prova objetiva: 6 de janeiro

Prefeitura de Bueno Brandão - MG

A Prefeitura Municipal de Bueno Brandão realiza seleção para preenchimento de 68 vagas

Inscrições:
De 7 de janeiro a 18 de fevereiro de 2013 pelo www.consesp.c
om.br

Valor:
R$ 30,00 e R$ 65,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 2.198,30

Cargos e vagas:
Nível Superior: Coordenador do CRAS (1), Dentista (1), Engenheiro Civil (1), Engenheiro-Agrônomo (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Médico Clínico Geral (2), Médico do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Médico Ginecologista (2), Médico Pediatra (2), Nutricionista (1), Professor (4), Professor de Educação Física (1), Técnico em Meio Ambiente (1);

Nível Médio: Auxiliar Administrativo de Saúde (1), Auxiliar de Dentista do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Auxiliar de Enfermagem do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Fiscal Sanitário (1), Monitor de Educação Infantil (2), Monitor de Telecentro Comunitário (5), Técnico em Higiene Dental (3);

Nível Fundamental: Agente Comunitário do Programa Saúde da Família (PSF) (5), Agente de Endemias (1), Auxiliar Administrativo (1), Auxiliar de Farmácia (1), Mecânico (1), Monitor de Transporte Escolar (5);

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais (9), Funileiro (1), Gari (1), Jardineiro (1), Lavador de Autos (1), Servente de Escola (3), Vigilante Municipal (8);Nível Alfabetizado: Auxiliar de Mecânico (1), Operador de Máquinas (2), Padeiro (1).

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para Professor e Professor de Educação Física

Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP realiza concurso para preenchimento de 1 vaga para Auxiliar de Farmácia

Inscrições:
Até 30 de Novembro, na Avenida Érico Veríssimo, nº 1251, Barão Geraldo, Campus Unicamp, Campinas - São Paulo.

Remuneração:
R$1.198,

Seleção:
Haverá Análise curricular, prova escrita e entrevista.

Etec Rubens de Faria e Souza de Sorocaba – SP

A Etec Rubens de Faria e Souza de Sorocaba – SP realiza seleção para preenchimento temporário de vagas

Inscrições:
De 21 a 28 de Novembro de 2012, na ETEC "Rubens de Faria e Souza", na Avenida Comendador Pereira Inácio nº 190, Lageado, Sorocaba.

Cargos:
Administração: Administração Jurídica (CR); Gestão Ambiental (CR); Administração de Materiais (CR); Gestão Empresarial II (CR); Processos de Operações Contábeis II (CR); Gestão de Marketing I e II (CR); Gestão de Competências I e II (CR).

Serviços Jurídicos Integrado ao Ensino Médio: Introdução ao Direito Civil (CR); Introdução ao Direito Penal (CR); Introdução ao Direito Administrativo (CR); Introdução ao Direito Empresarial (CR); Introdução ao Direito do Trabalho (CR).

Logística Integrado ao Ensino Médio: Logística de Mercado e Planejamento Mercadológico (CR); Planejamento Empresarial e Logístico (CR); Aplicativos Informatizados em Logística (CR); Planejamento e Controle dos Recursos e Processos de Produção(CR); Processos de Suprimentos e Administração de Materiais (CR); Planejamento Financeiro, Orçamentário, Tributário e Fiscal(CR); Expedição e Distribuição(CR); Movimentação de Materiais (CR); Tecnologia de Informação Aplicada a Logística (CR).

Transações Imobiliárias: Aplicativos Informatizados (CR); Matemática Financeira (CR); Economia e Mercado (CR); Sistemas Construtivos (CR); Patologias de Construção (CR); Construção Civil e Urbanismo (CR); Operações Imobiliárias I, II e III (CR); Organização e Técnicas Comerciais I e II (CR); Marketing Imobiliário I, II e III (CR); Direito e Legislação I e II (CR).

Farmácia: Bioquímica (CR); Biossegurança no Setor Farmacêutico (CR); Parasitologia (CR); Saúde Coletiva (CR); Assistência Farmacêutica (CR); Controle de Qualidade (CR); Gestão Farmacêutica (CR); Linguagem, Trabalho e Tecnologia (CR); Farmacologia I e II (CR); Farmacotécnica I e II (CR).

Farmácia, Administração: Inglês Instrumental (CR).

Farmácia;Transações Imobiliária;Serviços Jurídicos Integrado: Ética e Cidadania Organizacional (CR).

Remuneração:
R$ 13,70 por hora/aula

Corpo de Bombeiros de São Paulo

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo realiza seleção para preenchimento temporário de 800 vagas

Inscrições:
De 21 a 30 de novembro, pelo www.ccb.policiam
ilitar.sp.gov.br ou no Guarujá: Avenida Miguel Stefano, s/nº., Enseada, (13) 3355-6974; Santos: Avenida Presidente Wilson, s/nº., José Menino, (13) 3237-6962; São Vicente: Rua Getúlio Vargas nº. 01, Biquinha, (13) 3467-9288; Bertioga: Rua irmãos Adornos, nº. 74, Centro, (13) 3317-1516; Praia Grande: Rua Gilberto Foud Beck, nº. 110, Vila Mirim, (13) 3473-3020; Mongaguá: Avenida Governador Mário Covas Júnior, nº. 4001, Vera Cruz, (13) 3448-7745; Itanháem: Avenida Governador Mário Covas Júnior, nº. 335, Cibratel II, (13) 3422-6000; Peruíbe: Avenida Governador Mário Covas Júnior, s/nº., Jardim Ribamar, (13) 3455-4010; Ilha Comprida: Avenida Beira Mar, s/nº., Monte Carlo, (13) 3842-1232, Ilha Comprida e Iguape; Caraguatatuba: Avenida José Herculano, nº. 7.495, Porto Novo, (12) 3887-3151; São Sebastião: Avenida Francisco Loop, nº. 631, Maresias, (12) 3865-6700, São Sebastião e Ilha Bela; Ubatuba: Rua Guanabara, nº. 18, Pereque Açu, (12) 3832-1290;

Cargo:
Guarda-Vidas

Seleção:
Haverá Provas de habilidades físicas e Análise da documentação

Conselho Regional de Medicina da Bahia - Cremeb (II)

O Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) realiza concurso para preenchimento de vagas para Salvador e Teixeira de Freitas e cadastros de reserva para Salvador, Barreiras e Jequié.

Inscrições:
De 26 de novembro a 20 de dezembro pelo www.idecan.org.br


Valor:
R$ 45,00.

Remuneração:
Entre R$ 732,87 e R$ 1.355,12

Cargos:
Técnico de Atividades de Suporte I, Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Apoio Administrativo I.

Provas:
Prova objetiva: 20 de janeiro

Conselho Regional de Enfermagem de Roraima - Coren/RR

O Conselho Regional de Enfermagem de Roraima realiza concurso para provimento de 9 vagas

Inscrições:
De 19 de novembro a 13 de dezembro pelo www.aocp.com.br.


Valor:
R$ 50,00 para todos os cargos.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Enfermeiro Fiscal (2);
Nível Médio: Técnico Administrativo (5), Técnico em Informática (1).

Remuneração:
De R$ 720,00 a R$ 3.200,00

Provas:
Haverá Prova Objetiva e de Títulos par Enfermeiro Fiscal.

Conselho Nacional de Justiça - CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza concurso para provimento de 177 vagas

Inscrições:
De 7 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013 pelo www.cespe.unb.b
r

Valor:
Entre R$ 60,00 e R$ 100,00

Áreas:
Analista Judiciário - Administrativa, Administrativa - Contabilidade, Administrativa - Pedagogia, Apoio Especializado - Análises de Sistemas, Apoio Especializado - Arquitetura, Apoio Especializado - Arquivologia, Apoio Especializado - Biblioteconomia, Apoio Especializado - Engenharia Civil, Apoio Especializado - Estatística, Apoio Especializado - Psicologia e de Apoio Especializado - Sociologia e de Técnico Judiciário - Administrativa e de Apoio Especializado - Programação de Sistemas.

Remuneração:
De R$ 4.052,96 a R$ 6.611,39

Provas:
Haverá prova objetiva, prova discursiva, e dissertação.

Associação Beneficente Missão Sal da Terra – MG

A Associação Beneficente Missão Sal da Terra – MG realiza seleção para provimento de 96 vagas e formação de cadastro de reserva.

Inscrições:
Até 30 de novembro pelo www.reisauditores.co
m.br ou na Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães, nº. 05, bairro Santa Maria, em Uberlândia

Valor:
R$ 40,00 .

Remuneração:
De R$ 1.069,30 e R$ 1.500,00

Provas:
Haverá prova objetiva e prova discursiva

Cargos
Médio - Assistente de TI (2);
Técnico - Técnico de Enfermagem (94).

Concurso Prefeitura de Reduto - MG

A Prefeitura de Reduto, cidade localizada a 298 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, abre inscrições para realização de concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece 103 vagas com salários que variam entre R$ 622,00 a R$ 2.300,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente de Saúde, Ajudante de Máquinas, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Mecânica, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Laboratório, Berçarista, Bioquímico, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Dentista, Enfermeiro, Gari, Jardineiro, Lavadeira, Médico, Monitor do CRAS, Motorista, Nutricionista, Operador de Trator sobre Rodas, Operário, Pedreiro, entre outros.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período entre 20 de dezembro de 2012 e 20 de janeiro de 2013, de forma pessoal, na sede da Prefeitura Municipal, das 09 às 16 h, exceto sábados, domingos e feriados ou através do site www.imperialconcursos.com.br.
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva, títulos e prática. A prova objetiva será aplicada na data provável de 24 de fevereiro de 2013, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 08 de fevereiro de 2013, na Prefeitura de Reduto e no site www.imperialconcursos.com.br.
 
O gabarito oficial será divulgado a partir do dia 25 de fevereiro de 2013, na Prefeitura de Reduto e no site www.imperialconcursos.com.br.
 
A realização da prova prática está prevista para o dia 14 de abril de 2013, em local e horário previamente comunicados por meio de publicação nos quadros de avisos da Prefeitura de Reduto e no endereço eletrônico www.imperialconcursos.com.br, a partir do dia 28 de março de 2013.
 
Validade
O concurso público será válido por 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura do Brejo da Madre de Deus - PE

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, Estado de Pernambuco, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento de 576 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1451,00 por jornadas de 20,30 a 40 horas semanais. O concurso público será executado pela Advise Consultoria & Planejamento Ltda.
 
Aos portadores de necessidades especiais habilitados será reservado o percentual de 5% das vagas existentes.
 
Os candidatos poderão ser distribuídos em quaisquer unidades administrativas do Município, seja zona urbana ou rural, de acordo com a necessidade administrativa.
 
Cargos:
Nível Superior: Assistente Social, Assistente Social (Saúde) , Biólogo , Biomédico , Cirurgião Buco Maxilofacial, Cirurgião-Dentista , Cirurgião-Dentista Endodontista , Cirurgião-Dentista Periodontista , Cirurgião-Dentista PNE , Cirurgião-Dentista Protesista , Enfermeiro, Fisioterapeuta , Fonoaudiólogo , Médico Anestesista , Médico Auditor, Médico Cardiologista , Médico-Cirurgião , Médico Clínico Geral, Médico Geriatra , Médico Ortopedista , Médico Pediatra , Médico Plantonista Generalista com especialidade em Obstetrícia , Médico Plantonista Generalista com especialidade em Pediatria, Médico Psiquiatra , Médico Tocoginecologista , Nutricionista , Professor Fundamental II - Ciências , Professor Fundamental II - Educação Física , Professor Fundamental II - Geografia , Professor Fundamental II - História , Professor Fundamental II - Matemática , Professor Fundamental II - Português , Psicólogo (Assistência Social) , Psicólogo (Saúde) , Veterinário;
 
Nível Médio/ Técnico: Agente Administrativo , Agente Sanitário , Agente Social, Auxiliar de Saúde Bucal , Fiscal de Obras , Fiscal de Tributos, Professor Fundamental I, Técnico Agrícola , Técnico em Edificações , Técnico em Enfermagem , Técnico em Enfermagem Socorrista SAMU, Técnico em Radiologia;
 
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde , Agente de Endemias, Guarda Municipal , Motorista "B", Motorista "D", Motorista SAMU;
 
Nível Alfabetizado: Artífice (Pedreiro) , Artífice (Pintor) , Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista.
 
Inscrição e taxa:
Os interessados devem se inscrever de forma presencial na sede da Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus, localizada na Praça Vereador Abel de Freitas, s/n, Centro, até o 13 de dezembro de 2012, das 8h30min às 12h e das 13h às 16h. Quem optar fazer por via online, realizar por meio do site www.advise.net.br, até às 23h59min do dia 13 de dezembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília-DF.
 
O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00 para cargos de nível Alfabetizado e Fundamental, de R$ 60,00 para cargos de nível Médio/ Técnico e de R$ 90,00 para cargos de nível Superior.
O certame constará das seguintes provas:
  • Prova Objetiva para todos os cargos (Eliminatório e Classificatório)
  • Curso de Formação Profissional para Agente Comunitário de Saúde (Eliminatório)
  • Exame de Títulos para Professores (Classificatório).
As Provas Objetivas serão aplicadas na cidade de Brejo da Madre de Deus-PE, prevista para os dias 13 e 20 de janeiro de 2013.
 
O candidato deverá retirar seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) no endereço eletrônico, a partir do dia 7 de janeiro de 2013 onde estará indicando a data, o local e o horário de realização das provas objetivas. O prazo de validade do concurso será de 2 anos.

Edital / Publicações

Concurso Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

A Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de 22 vagas para o cargo de docente da carreira do magistério superior, na área de saúde.
 
A remuneração inicial para Professor Auxiliar em regime de trabalho de 20h semanais é de R$ 1.652,20, Professor Auxiliar em regime de trabalho de 40h semanais é de R$ 2.274,28, Professor Assistente em regime de trabalho de 40h é de R$ 3.137,18, Professor Assistente em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva é de R$ 4.837,66, e para Professor Adjunto em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva é de R$ 7.627,02.
 
As oportunidades disponíveis são para as seguintes áreas: Ortopedia, Dermatologia, Cirurgia, Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria, Neurologia, Ginecologia e Obstetrícia, Enfermagem Fundamental, Enfermagem na Saúde do Adulto/Idoso, Enfermagem na Saúde da Mulher, Bioquímica Clínica e Diagnóstico Laboratorial e Microbiologia Clínica.
 
Inscrição: poderá ser feita até o dia 21 de dezembro de 2012, no PROGP - Campus Centro Oeste Dona Lindu - Av. Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Chanadour, Divinópolis, CEP 35501-296, das 9 às 11h e de 15 às 17 horas.
 
Taxa
_ Para Professor Auxiliar em regime de 20 horas: R$ 47,94;
_ Para Professor Auxiliar em regime de 40 horas: R$ 66,47;
_ Para Professor Assistente em regime de 40 horas: R$ 94,11;
_ Para Professor Assistente em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 145,12.
 
Provas: De acordo com o edital, a seleção será composta por prova escrita que será aplicada a todos os candidatos simultaneamente, prova didática que será pública, sobre um tema do conteúdo programático, sorteado com antecedência mínima de 24 horas.
 
A data prevista para o início das provas é dia 14 de janeiro de 2013. A confirmação da data, juntamente com o horário e o local das provas, serão divulgados na página da UFSJ (www.ufsj.edu.br/concursos_docentes).
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação dos resultados publicados no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da administração.

Concurso Prefeitura de Miravânia - MG

No município de Miravânia, Estado de Minas Gerais, a prefeitura liberou o edital N° 001/2012 de concurso público para preenchimento de 92 vagas, sendo 39 cargos de caráter efetivo de níveis fundamental, médio e superior. O concurso terá a execução técnico administrativa da CÁTEDRA.
 
Os salários vão até R$ 7.000,00 e será respeitado o percentual de 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
- Ensino Fundamental: Agente de Manutenções e Apoio, Agente de Manutenção, Gari, Mecânico de Manutenções, Motorista Veículo Leve e Pesado e Servente;

- Ensino Médio: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Fiscalização, Almoxarife, Arquivista Municipal, Atendente de Farmácia, Auxiliar da Educação Básica, Fiscal de Obras e Posturas, Guarda Municipal, Monitor de Educação Infantil, Monitor do Transporte Escolar, Técnico de Enfermagem e Técnico em Informática;

- Ensino Superior: Analista Contábil, Analista de Convênios e Prestação de Contas, Analista Jurídico, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico PSF, Monitor de Biblioteca Escolar, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II nas áreas de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Informática e Meios e Matemática e Educação Infantil.
 
Inscrições
As inscrições presenciais serão realizadas na Prefeitura Municipal de Miravânia - Av. Novo Oriente, 150 - Centro - CEP 39465-000, até o dia 07 de dezembro de 2012, das 8h às 12h e das 14h às 17 h (segunda à sexta-feira, exceto feriados, sábados e domingos), ou através da internet, no site www.catedraconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
A prova escrita, para todos os cargos, será aplicada na data prevista de 16 de dezembro de 2012 (das 9h às 12h) e das (14h às 17h), em locais a serem divulgados, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Miravânia e em caráter informativo no site: www.catedraconsultoria.com.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de dezembro de 2012, até às 10h.
 
Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Órgão promotor do Concurso, conforme dispõe o art. 12, da Lei 8.112/90.

Edital / Publicações

CIRUSPAR abre processo seletivo

Foi divulgado edital N° 006/2012 de processo seletivo para contratação temporária de Médicos para o CIRUSPAR - Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná - SAMU 192.
O certame oferece 10 vagas mais cadastro de reserva para o cargo de Médico Regulador/ Intervencionista, com remuneração de R$ 5.152,00 para carga horária semanal de 24h.
 
As inscrições deverão ser feitas somente na sede do CIRUSPAR, localizada na Rua Assis Brasil, nº.
622, Bairro Vila Isabel, em Pato Branco, das 7h30min às 12h e das 13h às 18h, até o dia 30 de novembro de 2012 (horário de Brasília). Não há taxa de inscrição para o processo seletivo.
 
O certame será realizado na cidade de Pato Branco - PR. O processo seletivo compreenderá unicamente a avaliação curricular de experiência profissional e títulos.
 
O resultado será divulgado no jornal Diário do Sudoeste, no dia 4 de dezembro de 2012.
 
Todas as informações referentes a este Processo Seletivo serão prestadas pelo CIRUSPAR, ou pelo telefone (46) 3902-1338
 
O prazo de validade do certame é de 6 meses prorrogáveis por mais seis meses (totalizando 1 ano) a contar da homologação, ou até que seja realizado novo concurso público para preenchimento das vagas, e entrarem os aprovados em exercício.

Prefeitura de Lagoa da Canoa (AL) abre processo seletivo

A Prefeitura de Lagoa da Canoa, Estado de Alagoas, através da Secretária Municipal de Saúde, lançou através do Diário Oficial do Estado de Alagoas extrato de edital para realização de processo seletivo oferecendo 14 vagas para Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições serão realizadas do dia 26 de novembro a 07 de dezembro de 2012.
 
As provas serão realizadas na data provável de 22 de dezembro de 2012.
 
Maiores informações na Prefeitura Municipal, na Sede da Secretaria Municipal de Saúde ou pelo Fone/Fax: 82 3528-1160.

Concurso Universidade Federal do Rio Grande - RS

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG lançou edital n° 25/2012 de concurso público para provimento de cargo de docente, da carreira do magistério superior. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva, com remuneração de até R$ 7.627,02.
 
As vagas disponibilizadas são para a Faculdade de Medicina - FAMED - Clínica Médica, Estágio Curricular na área de Clínica Médica e Residência Médica em Clínica Médica (1) e para o Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF: Probabilidade e Estatística (1).
 
Inscrição e taxa
As inscrições podem ser realizadas no período de 03 a 14 de dezembro de 2012, de segunda à sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no horário de expediente da Divisão de Protocolo - Campus Carreiros - Avenida Itália, Km 8, telefone (53) 32336696.

A taxa de inscrição varia de acordo o cargo:
- Classe Adjunto/40h-DE - R$ 190,00
- Classe Auxiliar/40h - R$ 80,00.
 
Provas
O concurso constará de:
a) prova escrita, eliminatória, com peso 4;
b) prova didática, eliminatória com peso 4 e
c) exame de títulos, classificatório, com peso 2.

Somente os candidatos aprovados nas provas anteriores ao exame de títulos deverão apresentar o curriculum vitae. A data de entrega do curriculum vitae, será divulgada na Unidade Acadêmica para qual o candidato estará prestando o concurso.

O local, data e horário da realização das provas será divulgado posteriormente no site eletrônico www.progep.furg.br.

Validade
O prazo de validade do certame será de dois anos, contados da data da primeira publicação do Edital de Homologação do Concurso Público no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período, no interesse da Administração.

Concurso Prefeitura de Ubarana - SP

A Prefeitura de Ubarana, Estado de São Paulo, através do Instituto Soler, publicou extrato do edital do concurso público N° 02/2012, para provimento de cargos do quadro permanente de servidores. São oferecidas 21 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.800,00 em carga horária de 20 e 40h semanais.
 
Cargos
Assessor Jurídico, Coordenador CEICA, Coordenador de Assistência Social, Coordenador Pedagógico, Diretor de Creche, Diretor de Escola, Encarregado de Arrecadação e Tributação, Encarregado de Centro de Lazer, Encarregado de Esportes, Encarregado de Frota, Encarregado de Serv. Gerais e Limpeza Pública, Médico Veterinário, Supervisor Municipal de Educação, Técnico em Meio Ambiente e Vice Diretor de Escola.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente através da internet, no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 09hs do dia 27 de novembro até ás 14hs do dia 11 de dezembro de 2012.
 
O valor da Taxa de Inscrição a ser pago para participação concurso público será de R$ 25,00 para os cargos de até nível médio e R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
 
As Provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012, em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições.
 
O Edital na íntegra encontra-se disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Ubarana a partir do dia 27 de novembro de 2012.

UEL (PR) divulga edital de processo seletivo

A Universidade Estadual de Londrina - UEL, no Estado do Paraná, publicou edital N° 189/2012 de processo seletivo para contratação de 05 professores colaboradores de nível superior para atuarem nos Centro de Letras e Ciências Humanas, Centro de Ciências Biológicas, Centro de Estudos Sociais Aplicadas, Centro de Educação, Comunicação e Artes e no Centro de Ciências Agrárias. A remuneração é de até R$ 5.151,03, para jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para ministrar aulas nas áreas de Antropologia, Genética Molecular/Mutagênese, Fundamentos de Serviço Social, Artes Cênicas/Interpretação e Medicina Veterinária/Patologia Clínica Animal.
 
Inscrições
Aos interessados, as inscrições deverão ser efetuadas no período de 05 a 12 de dezembro de 2012 (exceto sábado, domingo e feriado - dia 10/12/2012), das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento de Serviço Social do Centro de Estudos Sociais Aplicados, munidos de cópia do RG, CPF, requerimento de inscrição e comprovante de pagamento da taxa de inscrição (disponíveis no site: www.uel.br/prorh) e Curriculum Vitae devidamente comprovado.


Taxa
A taxa de inscrição varia de acordo a área escolhida:
- Departamento de música e Teatro e Departamento de Serviço Social - R$ 50,92;
- Departamento de Medicina Veterinária Preventiva - R$ 58,56;
- Departamento de Ciências Sociais - R$ 117,12 ;
- Departamento de Biologia Geral - 147,17.

Provas
O teste seletivo constará de prova Didática e Análise Curricular, todas de caráter eliminatório.

Validade
O prazo de validade do resultado do Certame será de 02 (dois) anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Universidade Federal de São Carlos - SP

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Estado de São Paulo, abriu edital N° 153/2012 de concurso público destinado ao provimento de 01 vaga para Professor Titular. A remuneração prevista é de R$ 12.225,25.
 
A oportunidade é para área de Educação Popular e Saúde - Processos Educativos em Práticas Sociais do Departamento de Metodologia de Ensino, com jornada semanal de 40h em regime de Dedicação Exclusiva.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no endereço eletrônico www.concursos.ufscar.br, até o dia 14 de dezembro de 2012. A taxa é de R$ 306,00.
 
O concurso público de provas e títulos para Professor Titular constará das seguintes provas:

- Julgamento de memorial, de caráter Eliminatório e classificatório;

- Conferência (prova de erudição), de caráter Eliminatório e classificatório;

- Prova didática, de caráter Eliminatório e classificatório;

- Prova pública de arguição e defesa de memorial, de caráter Classificatório.
 
O concurso terá validade de 01 ano, contado da data de publicação da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse exclusivo da Administração.

Alimentos que parecem saudáveis e não são


Com a ajuda de Ilyse Schapiro, uma nutricionista de Nova Iorque, a revista americana Men’s Health apontou alguns alimentos que podem parecer saudáveis pelos dizeres em suas embalagens, mas na verdade é apenas um marketing para mascarar as junk foods.

Uma das frases que pululam nas prateleiras dos supermercados é que o alimento é “fortificado com Omega-3s”, geralmente usado em cereais e pães. A questão é que por conterem ingredientes como sementes oleaginosas ou óleo de canola, podem sim apresentar esse tipo de ômega 3, chamado de ALA. Mas este tipo não é como o encontrado nos peixes (DHA ou EPA), e não é absorvido e utilizado pelo corpo como os encontrados nos peixes. Logo, o consumidor imagina estar comendo um produto saudável, sendo que é marketing em cima de uma característica que não faz muita diferença.
 
Da mesma forma, as fibras adicionadas em alimentos que não as apresentavam, como iogurte, não são as mais indicadas para a saúde do coração, como é divulgado. Essa característica vale para fibras solúveis como de sementes. As utilizadas apenas para manter fluxo regular intestinal não beneficiam o coração e essa informação não é divulgada.
 
Outro alvo são produtos feitos com “grãos integrais”. A porcentagem de grãos integrais não é especificada, então a sua bolacha integral pode conter farinha branca em sua maioria. O mesmo acontece com os alimentos que são teoricamente “feitos com frutas”. Nas embalagens, lindas e suculentas frutas frescas saltam aos olhos. Porém o conteúdo pode conter apenas uma pequena parte de frutas reais.
 
A frase que persuade o consumidor a comprar um produto que promete aumentar a imunidade, deve ser questionada. Pesquisadores não confirmaram a relação das vitaminas mais comuns apresentadas, como A e E, com benefícios à imunidade. Já a vitamina C encontrada em muitos alimentos, precisa ser ingerida em uma quantidade grande para apresentar grandes resultados. Lembrando que uma laranja oferece 116% de vitamina C recomendada por dia.
 
Fonte Corposaun

Remédios antigos: Azelan creme

Medicamento para espinhas pode provocas danos à visão

Medicamentos usados para tratar a acne grave estão relacionados a um risco duas vezes maior de desenvolvimento de problemas oculares, tais como conjuntivite e olhos secos. A informação é proveniente de um estudo israelense, publicado no Archives of Dermatology.
 
A isotretinoína – que tem diversos nome comerciais, incluindo Roacutan, Claravis e Amnesteem – é conhecida por seus efeitos colaterais graves, como atrasos no crescimento ósseo em adolescentes e abortos e defeitos congênitos, quando ingerida por mulheres grávidas. Os medicamentos à base desta substância são muito populares para o tratamento de casos de acne severa, em adolescentes e adultos.
 
“Alguns problemas oculares são mais comuns em pessoas com acne, mas o novo estudo, realizado com 15.000 adolescentes e jovens adultos, traz números relevantes: 14% dos participantes que tomaram isotretinoína foram tratados para doenças oculares, dentro de um ano, após o início da medicação. Isso comparado a 7% do grupo controle (livre de acne) e 9,6% de indivíduos com acne que nunca haviam tomado a isotretinoína”, diz Virgílio Centurion, oftalmologista, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
 
Efeitos colaterais
Dentre os participantes do estudo, a queixa ocular mais comum foi a conjuntivite. Quatro em cada 100 pessoas em tratamento com isotretinoína foram diagnosticadas com conjuntivite, enquanto cerca de dois em cada 100 pessoas, que não usavam qualquer medicação para acne, foram tratadas para conjuntivite.
 
Depois da conjuntivite, o olho seco foi outra queixa recorrente. “Isto porque a isotretinoína pode alterar o funcionamento das glândulas Meibomius nas pálpebras. Estas glândulas são responsáveis pela produção de uma substância lubrificante que impede que os olhos se tornem secos. Se as glândulas não funcionam corretamente, os olhos podem ficar irritados ou inflamados”, explica a oftalmologista Meibal Junqueira, que também integra o corpo clínico do IMO.
 
Além disso, a presença da isotretinoína e de seus metabolitos no filme lacrimal pode ter um efeito irritante sobre a superfície do olho.
 
Tratando a acne com segurança
“Para que o tratamento da acne no adolescente seja feito com segurança, o ideal é consultar um dermatologista e um oftalmologista, ao mesmo tempo. Eu aconselharia os pais a levarem seus filhos ao oftalmologista, antes do início da medicação e a cada três meses, no primeiro ano de uso da droga. Porque o quanto antes os problemas oculares forem detectados, mais cedo podemos fazer uma intervenção efetiva”, afirma a oftalmologista Meibal Junqueira.
 
Apesar de seus riscos potenciais, a droga é a única opção terapêutica para alguns pacientes. “Vários estudos têm mostrado que a acne pode afetar muito a qualidade de vida de uma pessoa. Por isto, precisamos tratá-la. Muitos dos efeitos adversos da isotretinoína podem ser evitados ou minimizados se medidas apropriadas forem introduzidas com, ou logo após, a introdução da droga. Por exemplo, a prescrição destes medicamentos para acne deve ser feita junto com a de lubrificantes oculares para evitar ressecamento e irritação dos olhos”, defende a médica.
 
“Os efeitos benéficos preventivos e terapêuticos do uso de lágrimas artificiais também devem ser discutidas com os pacientes, especialmente entre os usuários de lentes de contato”, diz a oftalmologista do IMO.
 
Fonte Corposaun

Poluição: um mal para a visão

Má qualidade do ar pode provocar irritações nos olhos.
 
Um tema muito debatido e discutido por ambientalistas, a poluição ambiental é um assunto que ganha cada vez mais espaço na mídia. Sabemos que este assunto está diretamente ligado ao nosso estilo de vida e saúde, mas você sabia que a poluição também pode fazer mal à sua visão? Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou que, no Brasil, a poluição do ar por metro cúbico, em cidades com mais de 100 mil habitantes chega a ser o dobro do recomendado, 40 microgramas de poluição, sendo o nível aceitável de 20 microgramas.
 
O oftalmologista do HCO, Marcelo Campos, explica que os poluentes, encontrados no ar atingem diretamente nossa visão. “As substâncias químicas podem causar, principalmente, em pessoas que sofrem problemas alérgicos, a predisposição para olho seco, conjuntivite, inflamações e alergias oculares”. Estima-se que 20% da população do Brasil tenham problemas alérgicos e que de cada 10 casos, seis desenvolvem a patologia nos olhos. Marcelo Campos ressalta que o grande complicador e que pode vir a resultar em outras doenças é coçar os olhos frequentemente. “As alergias, na maioria dos casos, tem como um dos principais sintomas a coceira. Quando acometida nos olhos a tendência é que o paciente coce-os sem parar e se não tratado pode vir a prejudicar a visão, podendo até mesmo evoluir para o ceratocone”. Outros problemas visuais destacados pelo oftalmologista são o lacrimejamento, olhos vermelhos, sensação de ardência e impressão constante de ter algo arranhando os olhos.
 
A primeira recomendação de Marcelo Campos para quem desenvolver alguns destes sintomas é procurar um oftalmologista para verificar o problema. Mas ele deixa a dica: “recomenda-se para pessoas com antecedentes alérgicos que criem o hábito de lavar os olhos várias vezes ao dia. Deixá-los sempre limpos. E para quem sofre com olho seco o uso de lágrima.
 
Fonte Corposaun

Pais estressados, crianças acima do peso

Pais que têm vidas muito estressantes acabam, indiretamente, contribuindo para que seus filhos tenham maior risco de ficar acima do peso, aponta pesquisa.
 
O estresse pode ser um indicativo de diversos problemas pelos quais os pais passam e que vai acabar se refletindo no padrão alimentar familiar e, portanto, dos filhos. Além da má alimentação a falta de atividades físicas também era observada na população infantil que tinha pais estressados.
 
“O número de estressores é importante para essa correlação”, explica Elizabeth Prout-Marks, autora da pesquisa publicada no periódico Pediatrics. “Entre esses estressores estão problemas de saúde mental e física – incluindo insônia crônica – ganhos econômicos e divórcio. Estudos anteriores já indicavam que pais estressados aumentam os riscos do ganho de peso acima do normal em crianças, mas nosso estudo ampliou para identificar as variáveis dessa hipótese”.
 
Os resultados vieram de mais de 2.100 entrevistas e acompanhamentos feitos desde 2006 com uma população ampla com idade entre 3 e 17 anos. Os dados apontam uma tendência maior de um padrão alimentar ruim quanto apenas um dos pais é o responsável pelos filhos enquanto um menor ganho econômico estava ligado a maior tempo sem fazer atividades físicas.
 
Mas um dado interessante foi que nenhum desses estressores principais estava associado a menor consumo de comidas saudáveis: frutas, legumes e verduras faziam parte rotineira da alimentação dessas famílias.
 
“O que parece acontecer é que esses pais ensinam seus filhos a consumir mais alimentos pouco saudáveis também. Há grande ingestão de gorduras, sal e açúcares nessas famílias. Uma hipótese é que esse tipo de alimento é mais fácil de fazer – frituras, por exemplo – e o estresse diário desses pais os deixa cansados para tentarem fazer comidas mais elaboradas e saudáveis”, sugere a pesquisadora que aponta ainda que esses adultos com filhos também ficam menos atentos ao que seus filhos comem nos horários entre as refeições e podem estar muito cansados para motivá-los a fazer uma atividade física, pois não quem ou não têm tempo para acompanhá-los.
 
“Qualquer programa de acompanhamento para evitar a obesidade infantil tem que ficar atento também para a saúde dos pais. Ajudá-los a aprender a lidar com o estresse pode se refletir em vários níveis da saúde familiar, seja dos próprios pais como da saúde de seus filhos”, finaliza Prout-Parks.
 
Fonte O que eu tenho

Felicidade em qualquer situação pode ser indício de bipolaridade

Emoções positivas são boas para a saúde física e mental, além de contribuir para uma maior socialização e criatividade no dia a dia. Mas os bipolares podem ter problemas com isso, afinal na montanha russa emocional que vivem, o caminho até o topo pode ser indicativo de problemas.
 
Como se sabe o transtorno bipolar é caracterizado por extremos que vão da alegria extrema, ou fase de mania, até a depressão, ou hipomania. Quando na fase crescente positiva, os bipolares se sentem com muita energia, autoconfiantes, mas podem perder o sono. Isso pode até parecer positivo – eles “rendem” mais dia e noite – mas também acabam correndo mais riscos (físicos ou mesmo financeiros) e impactam os relacionamentos amorosos com frequência (não é todo mundo que acompanha seu ritmo).
 
“Ver nas emoções positivas algo ruim só é válido para os indivíduos com bipolaridade. A maioria dos transtornos é justamente caracterizado por emoções negativas – como a depressão e ansiedade – mas na bipolaridade o excesso de alegria e felicidade traz impactos negativos”, explica June Gruber, pesquisador da Universidade de Yale, nos EUA, e autor da pesquisa publicada no periódico Current Directions in Psychological Science.
 
De acordo com o pesquisador mesmo quando o transtorno está em remissão – controlado graças a algum tratamento ou naturalmente “adormecido” – os bipolares costumam ser mais positivos, mesmo face a situações muito ruins, como problemas afetivos ou familiares.
 
“Parece uma ideia estranha, mas eventualmente a resposta a uma situação deveria ser negativa. Bipolares podem, com isso, perder a empatia. Eles vêm pessoas com rostos tristes e não conseguem identificar as emoções ou perigo por trás daquilo”, diz o autor.
 
A descoberta serve especialmente para identificar pessoas que não foram diagnosticadas com o transtorno bipolar. “Quando as emoções positivas persistem mesmo em situações negativas ou neutras há uma maior possibilidade de estarmos lidando com um potencial bipolar”, explica.
 
Além de tudo isso os traços de bipolaridade também estão associados a maior sentimentos de orgulho. Além disso as emoções ligadas ao amor ou compaixão também ficam comprometidas. “Diversas pesquisas atentam ao fato de que a bipolaridade faz com que essas pessoas se sintam muito ambiciosas repentinamente, projetem metas pessoais ou profissionais acima de suas habilidades e mesmo tenham algum tipo de característica que as façam se sentir muito mais especiais que as pessoas ao seu redor”, detalha Gruber.
 
“Emoções moderadas, e que sejam associadas de forma mais próxima da resposta ideal dentro de um determinado contexto – ficar triste com a morte de alguém próximo ou se solidarizar com outras pessoas em situações difíceis – é algo associado a um menor risco de transtornos mentais. No caso da bipolaridade, ou do risco para o transtorno, a alegria extrema é um indicativo cada vez mais claro do problema”, finaliza o autor.

Fonte O que eu tenho