Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Biocor é referência em gestão de indicadores

A gestão de indicadores no Biocor Instituto é devidamente documentada e possui processos e procedimentos previamente definidos, totalmente integrados e informatizados com o Sistema de Gestão
 
Desde o início de sua trajetória, em 1985, o Biocor Instituto, de Nova Lima (MG), tem dentre suas prioridades atendimento humanizado tendo como pilares a ciência; o desenvolvimento tecnológico; e a formação profissional continuada, aplicando um modelo de gestão para resultados com foco na prevenção e minimização de riscos.
 
Através de um sistema informatizado todos os colaboradores da instituição conhecem os indicadores, as metas estabelecidas, bem como os resultados do desempenho mensal, possibilitando um maior engajamento na busca dos resultados esperados.
 
“Assim, a gestão por indicadores é disseminada e permeia todo o Biocor, integrando toda a organização como um relógio bem afinado, permitindo que o serviço seja entregue na hora certa e como planejado”, relata o presidente e fundador do hospital, Mário Vrandecic.
 
A gestão no Biocor é devidamente documentada e possui processos e procedimentos previamente definidos, totalmente integrados e informatizados com o sistema de gestão. Ao longo de todo esse processo, a instituição comunica e consulta as partes interessadas, monitorando e analisando criticamente os riscos e os seus mecanismos de controle.
 
Foi a partir de 1995, no processo de certificação ISO 9002, que, segundo Vrandecic, o hospital aprimorou o processo de sistematização de indicadores e a busca por referenciais pertinentes para avaliação do desempenho e da competitividade da instituição. Já em 2004, aperfeiçoou o sistema estabelecendo um conjunto de indicadores para todos os setores do Biocor, formatados dentro do Planejamento Institucional e alinhados aos Indicadores Estratégicos.
 
“Nosso modelo estratégico (BSC) é baseado no SA – Strategic Adviser, e tem como um dos módulos principais o de gestão de riscos. As expectativas, embora audaciosas, têm sido correspondidas. Adotamos, ainda, o método de Gestão de Riscos segundo o modelo FMEA – Failure Mode Effect Analysis”, conta.

De acordo com o executivo, para cada objetivo organizacional há indicadores estratégicos que asseguram a análise, medição e monitorização com vistas ao alcance das metas institucionais.
 
A análise crítica de todas as etapas desde o planejamento, a execução, a verificação, as ações para melhoria dos processos, os controles para minimização de riscos e o tratamento de eventuais desvios leva aos ciclos de melhoria do Sistema Integrado de Gestão, proporcionando uma contínua evolução dos serviços. As evidências são observadas, dentre outras formas, através dos indicadores dos processos. “Portanto, a boa gestão pressupõe a escolha adequada e o acompanhamento dos indicadores da atividade organizacional.”
 
Administrar é convergir
Para Vrandecic, administrar é convergir ações para atingir as metas previamente definidas e conveniadas pelas partes interessadas. Por isto, o Biocor adota práticas atualizadas de gestão com base em indicadores.

Dentre os benefícios, o executivo destaca: a confiança na atenção dada aos pacientes e profissionais, o reconhecimento da qualidade dos serviços e do compromisso com a melhoria contínua, a constatação da boa gestão e dos adequados instrumentos de gerenciamento, a demonstração da validade dos critérios e dos processos, além da comprovação da infraestrutura adequada. “A gestão tem de ser integrada, por isto os colaboradores de todos setores do Biocor atuam como uma equipe, cientes de que o riscos somos nós”,diz o executivo, e completa: “está em nossas mãos agir para alcançar a meta esperada”, conclui.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário