Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 11 de agosto de 2013

Saliva pode ajudar no diagnóstico de doenças como câncer, dizem cientistas

Além da rapidez no resultado, o uso da secreção torna os exames mais baratos e menos invasivos
 
A maioria das pessoas nem presta atenção na saliva, lembrando dela apenas quando a produção do líquido está mais baixa ou mais alta que o normal. Na secreção que protege os dentes e a língua, porém, pode estar uma importante ferramenta de diagnóstico médico.
 
 (Valdo Virgo/CB/D.A Press)
 
De acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade de Malmö, na Suécia, nos próximos 10 anos, um cotonete molhado será capaz de revelar, em poucos minutos, substâncias relacionadas a diversas doenças, como diabetes e alguns tipos de câncer. Hoje, o material já é usado para detectar o HIV — no Brasil, o teste rápido está disponível desde 2008.

A equipe de Björn Klinge, professor da Faculdade de Odontologia da instituição sueca, conduziu um estudo com 500 moradores da província de Skane, no sul do país.
 
Os participantes deixaram amostras de saliva e preencheram um questionário com 58 perguntas sobre hábitos de higiene bucal e percepção da importância da saúde oral. Além disso, eles passaram por uma consulta clínica, na qual foram investigadas questões como tabagismo, uso de medicação e histórico de doenças.
 
Posteriormente, os pesquisadores compararam a análise bioquímica da saliva às respostas do questionário e à ficha médica dos voluntários. Eles constataram que a presença, no material, de níveis elevados de uma substância produzida pelo próprio corpo está associada a diversas condições inflamatórias, como doenças cardiovasculares, pressão alta, enterite e problemas nas articulações e nos músculos.

Klinge esclarece que 98% da saliva é água, e o restante é formado por compostos como eletrólitos, muco, substâncias antibacterianas e diversas enzimas.
 
“Entre as muitas funções da saliva, estão o enxágue, a limpeza, a lubrificação dos tecidos moles e a facilitação da mastigação”, enumera.
 
“Muitos estudos têm demonstrado que, nesse material, podemos encontrar indicativos de doenças orais, mas, na saliva, também existem biomarcadores inflamatórios que estão associados a problemas sistêmicos.
 
Cada vez mais se identificam, por exemplo, moléculas específicas de doenças como câncer de mama, males cardiovasculares e HIV na saliva”, diz.
Fonte Correio Braziliense

Erva medicinal usada para emagecer pode provocar câncer

Aristolochia galeata
Comuns em fitoterápicos chineses, as plantas da espécie Aristolochia causam mutações em células que geram tumores nos rins e no fígado. Os efeitos são mais nocivos que os do cigarro
 
O poder para conter inflamações e ajudar no emagrecimento foi propagado por gerações e levou as plantas do gênero Aristolochia a serem usadas em fitoterápicos em vários países do mundo.
 
Os remédios, geralmente de origem chinesa, em que as ervas são encontradas com mais facilidade, começaram a ser proibidos pela suspeita de relação com problemas renais.
 
Agora, cientistas alertam que essas ervas estão relacionadas ao câncer e são capazes de provocar mais mutações que o cigarro e os raios ultravioletas, dois conhecidos causadores de tumores malignos.

Segundo os pesquisadores, o ácido aristolóquico (AA) presente na erva medicinal chinesa é o que desencadeia a doença nos rins e no fígado. Para chegar ao resultado divulgado nesta semana na Science Translational Medicine, eles fizeram o sequenciamento genético de pessoas com câncer e que ingeriram fitoterápicos com o composto.
 
Os efeitos do ácido tóxico foram notados nas células, que sofreram mutações que desencadearam os tumores malignos.
 
Fonte Correio Braziliense

Toxina botulínica trata enxaqueca, tique nervoso e até estrabismo

mulher com enxaqueca na cama - Foto Getty Images
A enxaqueca crônica é caracterizada por mais de 15 dias de dor
 de cabeça por mês
Conheça os usos terapêuticos do botox e qual a forma de aplicação
 
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 1992, a toxina botulínica - conhecida pela marca botox - tem indicações que vão além da estética, sendo regulamentada para o tratamento de estrabismo, blefaroespasmo e espasmo hemifacial (tique nervoso) desde o início da sua utilização no Brasil.
 
"Sua ação básica se relaciona ao bloqueio da capacidade que a célula muscular tem de contrair", explica o neurologista Cristiano Milani, Coordenador do Departamento Científico de Atenção Neurológica e Neuro Reabilitação da Academia Brasileira de Neurologia.
 
Derivada desta ação "paralisante", diversas outras indicações de uso clínico surgiram nos últimos anos.
 
Conheça as aplicações:
 
homem com hiperidrose - Foto Getty ImagesHiperidrose
Caracterizada pelo suor excessivo principalmente nas mãos, axilas e nos pés, a hiperidrose se agrava quando associada à ansiedade ou outros transtornos emocionais, embora essas não sejam as causas da doença. "Nesta condição, a toxina botulínica inibe a produção e liberação do suor pelas glândulas sudoríparas", explica o neurologista Cristiano Milani, coordenador do Departamento Científico de Atenção Neurológica e Neurorreabilitação da Academia Brasileira de Neurologia. Segundo o especialista, a aplicação da toxina botulínica para hiperidrose é feita de forma superficial - ao contrário das aplicações intramusculares profundas, necessárias para outras indicações. "A substância é aplicada com dois a três milímetros de profundidade nas regiões envolvidas, por meio de múltiplas e pequenas injeções", explica o neurologista. O benefício terapêutico costuma ser mais sustentado, durando até mais de 8 meses em alguns casos. "Além disso, não existe o risco de aparecimento de sintomas em outros locais, que é problema frequente após as simpatectomias, cirurgias de tratamento da hiperidrose."
 
mulher com enxaqueca na cama - Foto Getty ImagesEnxaqueca
A enxaqueca crônica é caracterizada por mais de 15 dias de dor de cabeça por mês, com duração de mais de quatro horas por dia, por mais de três meses. "Nesse contexto, a toxina botulínica promove a redução do número de dias e da intensidade das crises de enxaqueca", explica o neurologista Cristiano. Ele afirma que o medicamento bloqueia a liberação de neurotransmissores associados com a origem da dor, diminuindo sua frequência e intensidade. A substância é injetada em pontos específicos que variam para cada paciente, porém se concentrando nas regiões temporal, occipital (parte traseira inferior do crânio) e nuca. "O tempo médio em que o paciente percebe o início do resultado esperado é de 24 a 72 horas a partir do momento da aplicação, sofrendo um aumento progressivo por até duas semanas quando, então, estabiliza-se por cerca de dois a três meses." Após o período mínimo de três meses pode ser feita uma nova aplicação, conforme o quadro do paciente. Porém, o uso do botox como tratamento não significa que o paciente poderá abandonar as medicações específicas para o problema, tudo vai depender do quadro clínico. Dependendo da intensidade e frequência da enxaqueca, a toxina botulínica pode ser usada isoladamente ou em conjunto com outros tratamentos.  
 
mulher no banheiro - Foto Getty ImagesBexiga hiperativa
São contrações involuntárias do músculo da bexiga, que causam a necessidade urgente e excessiva de urinar. "No caso da bexiga hiperativa, a toxina botulínica é aplicada diretamente na bexiga e normalmente em 30 pontos diferentes, por meio de um equipamento chamado cistoscópio, uma espécie de endoscópio para as vias urinárias", conta o urologista Caio Cintra, responsável pelo serviço de urodinâmica da AACD-SP e mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). O procedimento dura cerca de 30 minutos e está indicado quando existe falta de resposta adequada ao tratamento inicial medicamentoso. "A toxina inibe as contrações involuntárias da bexiga e permite que o paciente tenha um melhor controle urinário, não apresentando os efeitos colaterais comuns dos remédios orais, como a boca seca", completa o especialista. Os resultados são percebidos nas primeiras duas semanas e podem durar de seis a nove meses em média, sendo variável para cada paciente.  
 
homem com dor no pescoço - Foto Getty ImagesContrações musculares involuntárias
A condição chamada de distonia provoca contrações involuntárias da musculatura em diversas regiões do corpo - como pescoço, por exemplo - e é comumente confundida com tique nervoso. "As distonias podem causar posturas anormais e geralmente muito dolorosas", explica o neurologista Cristiano. Embora sejam raras, podem acometer todas as faixas etárias e atingir qualquer região corporal, podendo ser desencadeadas por atividades específicas e repetidas à exaustão, como a escrita, digitação e uso de instrumentos musicais. "A doença não tem cura e sua evolução pode levar a incapacidades importantes e de difícil tratamento medicamentoso", alerta o especialista. A aplicação de toxina botulínica é um dos principais tratamentos para as distonias, que ameniza as contrações involuntárias e ajuda a corrigir a postura. Ele é injetado nos músculos, inibindo a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor responsável por controlar a contração muscular. Como no caso da enxaqueca, o resultado é percebido nas primeiras 72 horas e sua eficácia aumenta nas duas semanas seguintes à aplicação, durando cerca de dois a três meses, quando então pode ser reaplicada.  
 
mulher com estrabismo - Foto Getty ImagesEstrabismo
Definido pelo desalinhamento dos olhos, o estrabismo é causado por um desequilíbrio de forças dos músculos que agem sobre o globo ocular. Nesse caso, a toxina botulínica ajuda equilibrando essas forças motoras, alinhando a posição dos olhos. No entanto, a aplicação depende do quadro do paciente e a reaplicação depende da resposta ao tratamento, sendo que em alguns casos ele poderá ser indicado para cirurgia. Lembrando o período mínimo de três meses deve ser respeitado entre uma aplicação e outra.  
 
homem com as mãos nos olhos - Foto Getty ImagesTremores nas pálpebras
Uma variação comum da distonia, os blefaroespasmos são contrações involuntárias do músculo que controla as pálpebras, fazendo com que o paciente pisque incontrolavelmente. "Nos estágios iniciais, o blefaroespasmo pode afetar somente um olho, mas ambos os olhos acabam sendo envolvidos", explica o neurologista Cristiano. Em alguns casos o quadro pode levar à cegueira funcional, ou seja, o comprometimento da visão causado pelo fechamento forçado das pálpebras, que impossibilita fazer coisas simples, como dirigir ou usar o computador. Acredita-se que o blefaroespasmo seja causado pelo funcionamento anormal dos gânglios basais, que são estruturas cerebrais profundas, envolvidas no controle dos movimentos.

A aplicação da toxina botulínica age no relaxamento da pálpebra, interrompendo os movimentos involuntários e normalizando o abrir e fechar dos olhos. A aplicação é feita localmente em apenas uma sessão, sendo que os resultados são percebidos nas primeiras semanas. Assim como outros tratamentos com botox, os efeitos duram cerca de seis meses, devendo ser reaplicados após esse período. 
 
homem com o rosto contraído - Foto Getty ImagesTique nervoso
Conhecido popularmente como "tique nervoso", o espasmo hemifacial é uma doença que provoca contrações rítmicas e involuntárias nos músculos da face. "A principal causa é a presença de um vaso anômalo que pulsa sobre o nervo facial (sétimo nervo craniano) de um dos lados do rosto", diz o neurologista Cristiano. Como todo distúrbio de movimento, a frequência e intensidade dos espasmos costumam aumentar muito em situações de nervosismo ou ansiedade. "Por acarretar diversos prejuízos emocionais e funcionais, como para a leitura, assistir TV e dirigir, jamais deve ser considerado um problema de ordem estética", ressalta o especialista. Os resultados com a toxina botulínica habitualmente são seguros e eficazes. Para tratar o espasmo hemifacial, geralmente é necessária uma baixa dose de toxina botulínica, cerca de 100U da substância em uma única sessão. A duração média da toxina é de três meses, quando deve ser refeita a aplicação. 
 
idoso deitado na cama - Foto Getty ImagesRigidez excessiva da musculatura
Comum em pessoas vítimas de AVC, a espasticidade é uma rigidez excessiva da musculatura - de braços e pernas principalmente - que afeta a mobilidade dos pacientes. "Não se trata de uma doença isolada, mas de uma condição clínica que pode evoluir a partir de outras patologias, como o derrame cerebral, esclerose múltipla e paralisia cerebral", explica o neurologista Cristiano. O relaxamento muscular promovido pela toxina botulínica em músculos rígidos e dolorosos facilita o posicionamento dos membros e os alongamentos nas sessões de fisioterapia. "A substância é aplicada no músculo que está com rigidez, inibindo a ação da acetilcolina e diminuindo o estímulo nervoso", explica o otorrinolaringologista Alexandre Cercal, especializado em estética da face. Isso possibilita ao paciente praticar atividades que antes eram mais difíceis, como a higiene diária. "Em médio prazo, aplicações periódicas do produto podem, inclusive, evitar o encurtamento de tendões e deformidades articulares que necessitariam de cirurgias corretivas", afirma o neurologista Cristiano. A aplicação da toxina é feita localmente no músculo afetado em mais de uma sessão, conforme a necessidade do paciente. Os efeitos da toxina aparecem entre 24 e 72h após sua aplicação, mas o pico de melhoria é sentido em 15 dias.  
 
Fonte Minha Vida 

Dores durante o sexo são um sinal de que há algo errado

Dores durante o sexo é sinal de que há algo errado
Desconforto pode indicar desde doenças cervicais a distúrbios psicológicos
 
Infelizmente, nem sempre as relações sexuais são sinônimo de prazer. Para algumas mulheres a penetração, que deveria ser um ato gostoso partilhado pelo casal, é extremamente dolorida e desconfortável. E a dor varia de mulher para mulher, podendo ser de diversas intensidades e se manifestar até na região anal. Mas atenção: sentir dor durante o sexo é um forte indício de que há algum problema, seja físico ou psicológico.

A especialista em sexualidade do Setor de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Tereza Barroso, explica que o incômodo pode estar apenas relacionado a posições sexuais pouco confortáveis. Porém, também é sintoma de doenças vaginais provocadas por bactérias ou fungos. "Em alguns casos indica patologias vulvares e doenças cervicais, como mioma e endometriose", afirma.  
 
De acordo com Barroso, as patologias que podem provocar dor durante a relação sexual são infecções na vagina e vulva, como a candidíase, tumores benignos e malignos, doenças do aparelho urinário, como as cistites, lesões dermatológicas causadas por doenças sexualmente transmissíveis e traumatismos. Nesses casos, a dor costuma desaparecer após o tratamento da doença que provoca o desconforto.

Segundo a especialista, outra razão para sentir dor ou ardência durante a penetração é a falta de lubrificação. Esse problema pode acontecer, entre outros motivos, porque não houve estimulação suficiente nas preliminares. Por isso é tão importante que os parceiros tenham liberdade para conversar sobre o assunto.

"Outra recomendação, nesses casos, é usar lubrificantes à base de água. Eles ajudam bastante e não prejudicam o preservativo", diz. Ela lembra ainda que essa lubrificação insuficiente é uma das características bastante prevalentes nas mulheres que entram na menopausa.  
 
Por fim, a ginecologista ressalta que a mulher precisa conhecer intimamente sua anatomia. E essa é uma dica que vale para todas elas, não importa a idade. "Durante a masturbação ou a própria relação sexual, ela aprende como obter prazer e quais as posições mais gostosas, além de descobrir formas de transformar a penetração em um momento inesquecível", afirma.

Vaginismo
Mas, para algumas mulheres, a dor na relação sexual nada tem a ver com infecções ou patologias cervicais. Nesses casos mais raros, a dor é provocada por fatores psicológicos como o vaginismo. Trata-se de uma síndrome psicofisiológica que tem como característica fundamental a contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos do períneo adjacentes à vagina. Isso acontece sempre que há tentativa de penetração.
 
"Por conta da dor, a mulher acaba evitando manter relações sexuais, o que não é natural. Em decorrência disso, muitos relacionamentos afetivos ficam fortemente abalados", esclarece.

De acordo com os especialistas, o vaginismo é um problema mais comum em mulheres jovens e naquelas que apresentam história de abuso ou traumas sexuais. Em algumas, o quadro chega a ser tão severo que impede inclusive a realização de exames ginecológicos. Para quem sofre desse distúrbio, o tratamento deve ser individualizado, dependendo das causas do problema. Por isso, a orientação geral é procurar primeiramente o ginecologista. 
 
Fonte Minha Vida

Os sete médicos essenciais ao homem com mais de 50 anos

Oftalmologista - Foto Getty Images
Após os 50 anos, doenças como a catarata e o glaucoma têm maior
 incidência, daí a necessidade de uma visita anual ao oftalmologista
Agendar uma consulta e fazer exames antes de adoecer é um desafio para eles
 
Envelhecer é inevitável, mas esse processo pode acontecer de maneira mais natural e sem limitações que afetem a sua qualidade de vida. Para isso, acompanhamento médico é fundamental desde cedo - recuperar a saúde pode dar muito mais trabalho do que se prevenir de problemas.
 
 Enquanto as mulheres estão habituadas a ir ao médico com frequência e ficam alertas ao surgimento de qualquer sinal estranho, o assunto é tabu entre os homens.
 
"Homens acima dos 50 anos não agendam uma consulta mesmo quando já apresentam sintomas de uma doença", afirma o urologista Daher Chade, do Instituto de Câncer.

Neste Dia dos Pais, presenteie seu pai com o que há de mais importante: muita saúde.
 
Listamos as principais especialidades que ele deve visitar a partir dos 50 anos de idade:
 
Oftalmologista - Foto Getty ImagesOftalmologia
Após os 50 anos, doenças como a catarata e o glaucoma têm maior incidência, daí a necessidade de uma visita anual ao oftalmologista. "Grande parte das doenças dos olhos são irreversíveis, então identificar o problema precocemente pode eliminar a necessidade de cirurgias", afirma o oftalmologista Marco Antonio Alves, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. O especialista lembra ainda que é possível identificar outras doenças silenciosas, como o diabetes e a hipertensão, apenas por meio de exames oculares. "E mesmo quem já sabe que é portador dessas doenças pode melhorar o controle clínico delas em uma consulta oftalmológica", complementa.
 
Dentista - Foto Getty ImagesOdontologia
Ir ao dentista apenas uma vez ao ano é arriscado demais nessa idade. O cirurgião dentista Rodrigo Bueno de Moraes, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), recomenda uma visita semestral ao consultório. "Os problemas mais comuns são a gengivite, inflamação das gengivas, e distúrbios de oclusão, como o bruxismo". Segundo ele, o intervalo entre um check-up e outro diminui caso o paciente tenha diabetes, seja fumante ou apresente outra condição que possa afetar a saúde bucal.
 
Cardiologista - Foto Getty ImagesCardiologia
"Após os 40 anos, o risco de infarto ou insuficiência cardíaca aumenta muito", afirma o cardiologista João Manoel Rossi Neto, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Por isso, recomenda-se uma visita anual ao médico, que fará uma análise clínica do paciente, avaliando se ele apresenta fatores de risco como obesidade e gordura abdominal. Na visita ainda será solicitado o histórico familiar de doenças cardiovasculares e exames laboratoriais de rotina para avaliar o colesterol e os triglicérides. Após essa primeira bateria, os resultados indicarão a necessidade ou não de se fazer exames mais elaborados, envolvendo até mesmo ultrassom.
 
Médico e idoso - Foto Getty ImagesPneumologia
"O câncer de pulmão não é o mais prevalente em homens, mas, certamente é o que mais mata, por ser um tipo mais agressivo", afirma a pneumologista Sandra Aparecida Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Por isso, se o indivíduo é ou foi fumante, deve visitar um pneumologista anualmente para detecção desse problema. De acordo com a especialista, o risco da doença permanece mesmo após largar o cigarro. A visita ao pneumologista também deve acontecer sempre que o homem de mais idade for vítima de gripes ou resfriados. "O risco de o problema evoluir para uma pneumonia é maior e pode levar o paciente à morte". Outro cuidado fundamental é tomar as vacinas contra infecções respiratórias (gripe e pneumonia, por exemplo) disponíveis para pessoas de mais idade em postos públicos.
 
Médico e paciente - Foto Getty ImagesUrologia
A partir dos 45 anos, todo homem deve marcar uma consulta com um urologista anualmente, de acordo com o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer. Na consulta é feito o exame de toque retal que, na verdade, não leva mais do alguns segundos. "Por meio deste e de outros exames é possível diagnosticar diversos cânceres, como o de próstata, bexiga e rim, além de doenças que podem causar infertilidade". A periodicidade pode mudar caso o paciente tenha histórico de familiares com doenças do trato urinário.

Médico e idoso - Foto Getty ImagesColoproctologia
"O câncer de intestino é o que mais mata o homem depois do câncer de pulmão e do câncer de próstata", afirma o especialista Daher. Isso porque esse tumor tem, entre os principais fatores de risco, a idade. O consumo de álcool, o tabagismo e uma dieta pobre em fibras e rica em gordura são outros fatores de risco para esse tipo de câncer - a cada cinco anos, portanto, é indicado fazer uma colonoscopia para detectar o problema precocemente. O exame consegue identificar alterações da mucosa do intestino que podem evoluir para um câncer e o tratamento dessas alterações já reduz o risco da doença.
 
Exame de sangue - Foto Getty ImagesEndocrinologia
"A incidência do diabetes aumenta conforme a idade", diz a endocrinologista Claudia Chang, doutoranda em Endocrinologia e Metabologia pela USP. Por isso, é fundamental analisar a glicemia do paciente idoso regularmente. Outro ponto importante é a avaliação do perfil lipídico, que mostrará se houve aumento do colesterol LDL (prejudicial) ou diminuição do colesterol HDL (benéfico), fator de risco para doenças cardiovasculares.

A especialista recomenda ainda um exame de TSH para verificar possíveis problemas da tireoide. "Embora eles sejam mais comuns em mulheres, também podem acometer o público masculino", afirma. Por fim, uma análise clínica poderá identificar efeitos colaterais da andropausa, fase similar à menopausa feminina. "Se necessário, é indicada a reposição hormonal para aumentar a libido e a disposição do homem".
 
Fonte Minha Vida

Prefeitura de Itapajé - CE

A prefeitura de Itapajé, no interior do Ceará, inicia o processo de inscrição do concurso público com 1980 vagas, sendo 23 reservadas para portadores de deficiência e 1.485 para cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas até 30 de agosto pelo site da empresa organizadora do concurso.

A taxa de inscrição é de R$ 60 para candidatos a vagas do nível fundamental; R$ 80 para cargos de nível médio; e R$ 120 para os de nível superior. As provas serão realizadas em 29 de setembro em locais que serão divulgados também no site da empresa responsável pelo concurso, a partir de 20 de setembro.

No nível fundamental, as vagas são para o cargo de operador de máquinas pesadas, cozinheiro, auxiliar de serviços gerais e motorista; no nível médio, as vagas são para agente administrativo, agente de controle de endemias, agente de tributos municipais, agente municipal de trânsito, assistente social, atendente de consultório dentário; já as vagas para candidatos de nível superior são para os cargos de dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico e nutricionista.

O gabarito do certame será divulgado até 48 horas depois da realização das provas. O prazo de validade do concurso é de dois anos e pode ser prorrogados por mais dois anos.

O concurso público de Itapajé disponibiliza vagas em diversas áreas, voltadas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 678 a R$ 3.900.

Prefeitura de Presidente Bernardes (MG)

A Prefeitura de Presidente Bernardes (MG) divulgou edital de concurso público para 91 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 678 a R$ 2.695.

Os cargos de nível superior são para enfermeiro, médico, farmacêutica, bioquímico, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, serviço social, pedagogo e professor.

As vagas de nível médio/técnico são para assistente administrativo e técnico enfermagem.

Os postos de nível fundamental são para gari, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços públicos, oficial de serviços públicos, condutor veículo, condutor de máquinas, auxiliar administrativo e auxiliar de enfermagem.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 de julho a 15 de agosto pelo site www.legitimusassessoria.com.br. Os salários variam de R$ 33,90 a R$ 134,75.

Os candidatos também podem se inscrever na sede da prefeitura, localizada na Rua São José, 21, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h.

A prova objetiva será aplicada no dia 1º de setembro. Ainda haverá prova prática para condutores de veículos e de máquinas.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Governo do Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal autorizou a realização de processo seletivo simplificado para 460 vagas na Secretaria de Saúde. Todas as oportunidades são para agente de vigilância ambiental em saúde.

 Segundo a portaria, a secretaria deverá observar os dispostos na Lei nº 4.266, de 11 de dezembro de 2008, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e Lei nº 4.949, de 15 de outubro de 2012, bem como os termos das resoluções do CPRH.

 Ainda não há informações sobre o prazo para a publicação do edital.

Conselho Regional de Farmácia do Paraná

O Conselho Regional de Farmácia do Paraná abriu concurso público para 51 vagas de assistente administrativo operacional. São 50 vagas para cadastro de reserva e 1 imediata. O salário é de R$ 1.269,32.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter ensino médio completo. Os profissionais ainda vão receber auxílio alimentação de R$ 30 por dia e vale-transporte. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.

As oportunidades são para as cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto pelo site www.noroesteconcursos.com.br. A taxa é de R$ 14,69.

A prova objetiva será aplicada no dia 27 de outubro nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

O concurso público terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vinculada ao Ministério das Cidades, fará concurso para 525 vagas em cargos de nível médio, técnico e superior e formação de cadastro de reserva. As informações são do site da CBTU.

Os salários podem chegar a R$ 5.087,42, acrescidos de benefícios como vale-alimentação, vale-transporte, adicional por tempo de serviço (quinquênio), reembolso de assistência médica e odontológica, auxílio-creche e previdência complementar.

A distribuição das vagas será entre as regionais de Belo Horizonte (52), João Pessoa (61), Maceió (32), Natal (56), Recife (203) e Rio de Janeiro (121).

Entre os cargos estão segurança ferroviário, operador de estação, condutor de veículos metro ferroviários, operador de máquinas e equipamentos, administrador, advogado, psicólogo, segurança do trabalho, engenheiro de transportes, engenheiro mecânico, entre outros.

De acordo com o órgão, a empresa que vai organizar o concurso deve ser escolhida no dia 14 de agosto.

Concurso Prefeitura de Ibirama (SC) 2013

A Prefeitura de Ibirama, estado de Santa Catarina, por meio da empresa Click Soluções, lançou o edital nº. 001/2012 para realização de concurso público, com a oferta de 75 vagas distribuídas entre cargos e empregos públicos de níveis alfabetizado/fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração é de até R$ 10.575,25, mais benefícios, por carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de contador, engenheiro civil, agente administrativo, mecânico, oficial de manutenção e conservação, operador de máquinas e veículos, pedreiro, servente de obras e serviços, nutricionista, engenheiro florestal, servente/merendeira, telefonista, vigia, bibliotecário, advogado, fiscal de posturas, fiscal de vigilância sanitária, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, auxiliar odontológico, odontólogo, enfermeiro, técnico em enfermagem e médico.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 09 de agosto a 09 de setembro de 2013, somente via internet, pelo site www.clicksolucoesinteligentes.com.br.

Taxas
- Para cargos de nível Alfabetizado e Fundamental – R$ 20,00;
- Para cargos de nível Médio e Técnico – R$ 50,00;
- Para cargos de nível Superior – R$ 100,00.

Provas
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 22 de setembro de 2013, em local e hora a ser divulgado no edital de homologação das inscrições. A prova prática será aplicada para os candidatos aprovados na prova escrita e somente aos seguintes cargos: Contador, Mecânico, Operador de Máquinas e Veículos e Pedreiro.

Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no site www.clicksolucoesinteligentes.com.br, no dia 23 de setembro de 2013.

A lista de classificação homologada pelo Prefeito do Município de Ibirama, será publicada no dia 29 de outubro de 2013.

Validade
Este concurso terá validade de 2 anos, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Panorama - SP reabre inscrições de seleção

Com o objetivo de ocupar 39 vagas no funcionalismo público, a Prefeitura de Panorama, cidade do estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo n° 007/2013. Serão selecionados profissionais de todos os níveis de escolaridade, com oferta salarial de até R$ 9.688,39, para jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Ajudante Geral (masculino), Ajudante Geral (feminino), Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Médico ESF, Dentista ESF, Farmacêutico e Nutricionista.
 
A organização, aplicação e correção do processo seletivo serão de responsabilidade da CONSESP, em cuja página eletrônica (www.consesp.com.br) podem ser feitas as inscrições até o dia 11 de agosto de 2013. As taxas variam de R$ 26,00 a R$ 49,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de agosto de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. A critério da CONSESP e da Prefeitura Municipal de Panorama - SP, as provas práticas poderão ser remarcadas para outra data, caso o número de candidatos ultrapasse o máximo de provas compatíveis.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Joaçaba (SC)

A Prefeitura de Joaçaba, no estado de Santa Catarina, lançou o edital  n° 01/2013 de concurso público, com intuito de preencher cargos vagos de níveis médio e superior. As 03 oportunidades são para as funções de Profissional de Educação Física, Cuidador e Pedagogo, com vencimentos de até R$ 1.636,55, por jornada de 35 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas entre os dias 07 de agosto e 05 de setembro de 2013, na Secretaria de Assistência Social, anexo à Prefeitura Municipal de Joaçaba (SC), localizada na Avenida XV de Novembro, nº 378. As taxas de inscrição variam de R$ 50 a R$ 75.
 
Segundo o edital, o concurso constará de prova objetiva, que será realizada na data prevista de 15 de setembro de 2013, pela manhã, no Prédio do CERT- Centro de Educacional Roberto Trompowsky. De acordo com o cronograma, o gabarito provisório será divulgado no dia 16 de setembro e a homologação do resultado final será anunciado provavelmente em 23 de setembro deste ano.
 
O certame será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está disponível no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Santa Catarina, edição de 07/08/2013, a partir da página 149, e no site www.aprendersc.com.br.

Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem - MG promove processo seletivo

A Fundação de Assistência Médica de Urgência de Contagem - FAMUC, em Minas Gerais, abriu edital n° 01/2013 de Processo Seletivo, visando a composição de quadro reserva para contratações temporárias, para cobertura de férias e licenças médicas referente aos cargos públicos de nível fundamental, médio e superior do quadro de pessoal da FAMUC. Os salários podem chegar a R$ 2.753,25 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar em Saúde Bucal;
- Nível Médio: Assistente Administrativo, Técnico em Enfermagem-30h e Técnico em Saúde Bucal;
- Nível Superior: Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Contador e Enfermeiro do Trabalho.

Inscrições
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos até às 19h do dia 03 de setembro de 2013.

O Município de Contagem disponibiliza, para as pessoas que não têm acesso à internet, computadores para que as mesmas possam realizar suas inscrições, na Funec – Administração, Rua Portugal, nº 8 – Bairro Glória – Contagem- MG, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 16 h (exceto feriado e recesso).

Taxas de inscrição
- Nível Fundamental: R$ 30,00;
- Nível Médio: R$ 35,00;
- Nível Superior: R$ 50,00.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 22 de setembro de 2013, domingo, às 9 horas, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI). A FUNEC divulgará no endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursospara consulta e impressão, pelo próprio candidato, até 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização da prova, a data, o horário e local de realização das provas.

Os gabaritos das Provas Objetivas serão disponibilizados no endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos, no dia 23 de setembro de 2013.

Validade
O prazo de validade do certame é de 1 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Jaraguá do Sul (SC)

Já foi publicado o edital nº 001/2013, que orienta a realização de concurso público na Prefeitura de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina, para o provimento de 173 vagas legais do quadro geral dos servidores. O concurso público será organizado e executado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC.
 
As oportunidades são para candidatos de todos os níveis de escolaridade com salários de até R$ 8.782,62, mais Gratif. ESF, em jornada de 20 ou 40 horas semanais. Para candidatos portadores de necessidades especiais habilitado será reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes.
 
As chances são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Manutenção, Agente de Obras, Agente Operacional, Eletricista, Mecânico - Máquinas e Implementos Agrícolas, Mecânico - Veículos Leves e Pesados, Operador de Máquinas Pesadas - Motoniveladora, Operador de Máquinas Pesadas - Retroescavadeira, Agente de Logística, Agente Tributário, Assistente de TI, Auxiliar de Arquivo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Sala, Cadastrador, Cuidador Social, Desenhista Projetista, Inspetor Agropecuário, Ouvidor, Fonoaudiólogo, Geólogo, Médico nas mais diversas especialidades e demais cargos.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 18h00min do dia 06 de setembro de 2013, horário oficial de Brasília, por meio do site www.sociesc.org.br/concursos.

O valor da taxa de inscrição para cada um dos níveis de escolaridade é o seguinte:
- R$ 35,00 para os cargos de nível fundamental;
- R$ 65,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 90,00 para os cargos de nível superior.

O concurso constará das provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos de caráter classificatório e eliminatório.

Além das provas acima, exigir-se-á provas práticas de caráter eliminatório para os seguintes cargos: Agente de Obras (Carpinteiro, Encanador, Marceneiro e Pintor), Mecânico (Veículos Leves e Pesados e de Máquinas e Implementos Agrícolas), Operador de Máquinas Pesadas (Retroescavadeira e Motoniveladora) e Eletricista.

A aplicação das provas está prevista para o dia 29 de setembro de 2013. O candidato deverá consultar a partir do dia 23 de setembro de 2013 no “site” www.sociesc.org.br/concursos o local, data e horário das provas. Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão publicados no “site” www.sociesc.org.br/concursos em até 24 horas após o horário do término das mesmas.

Este concurso público terá validade de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso Público, valendo para esse fim, a Portaria de Homologação do Concurso.

Concurso Prefeitura de Bauru - SP

A Prefeitura de Bauru, no estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Saúde, abriu edital n° 10/2013 de concurso público para o provimento dos cargos públicos efetivos de Especialista em Saúde – Médico/Médico Pediatra.  São ofertadas 06 vagas com salário de R$ 3.786,34, mais 265,00 de benefícios, por jornada básica de trabalho de 20 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas por meio eletrônico (internet), através do site www.bauru.sp.gov.br, das 9h00min. do dia 02 de setembro às 16h00min do dia 23 de setembro de 2013 (horário de Brasília/DF).
 
O concurso público será composto por Prova Objetiva e Análise de Títulos.
 
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório, valendo 90 pontos, está prevista para ser aplicada no dia 20 de outubro de 2013. A data, o local e horário de realização da Prova Objetiva serão divulgados no Edital de Convocação, publicado no Diário Oficial do Município de Bauru em 15 de outubro de 2013. A previsão da divulgação do gabarito será no dia 22 de outubro de 2013.
 
Os Títulos deverão ser entregues na data, local e horário designados para a realização da Prova Objetiva, os quais serão publicados oportunamente através do Edital de Convocação no Diário Oficial do Município de Bauru.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de sua Homologação, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Administração Pública.

Prefeitura de Canaã - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Canaã, no estado de Minas Gerais, através da empresa Magnus Auditores e Consultores Associados, abriu edital n° 01/2013 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 19 vagas para profissionais de nível médio, com salários de até R$ 750,00.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) e Técnico em Enfermagem - PSF.

As inscrições, nos valores de R$ 20,00 e R$ 30,00, serão realizadas presencialmente na Sede do Município da Prefeitura Municipal de Canaã, no período de 19 a 23 de agosto de 2013. Será admitida também a inscrição via internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br, até às 23:59 horas do dia 23 de agosto de 2013 (horário oficial de Brasília/DF).

As provas objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no Município de Canaã, provavelmente, no dia 08 de setembro de 2013. Estará afixada na sede da Prefeitura Municipal de Canaã e disponível no site de inscrição a partir do dia 04 de setembro de 2013, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas.

O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Prefeitura de Rodeiro (MG) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, no estado de Minas Gerais, lançou resumo do edital nº 022/2013 de processo seletivo, para contratação temporária de Agente Comunitário de Saúde - ESF, com remuneração de R$ 902,83 e jornada de 40 horas semanais. O contrato de trabalho será regido pelo Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais.
 
Para concorrer, os interessados devem efetuar sua inscrição apenas no dia 15 de agosto de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Rodeiro. O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até igual período.
 
O resumo do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 07 de agosto de 2013.

Prefeitura de Japonvar - MG tem inscrições reabertas

A Prefeitura de Japonvar, no estado de Minas Gerais, lançou edital n° 01/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de várias vagas no funcionalismo público. Sob os cuidados da Comissão Técnica de Concursos (Cotec - Unimontes), o certame está disponibilizando 79 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 6.000,00.
 
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Atendente de Farmácia, Instrutor de Dança, Facilitador de Oficina - Arte e Cultura, Instrutor de Informática, Orientador Social, Técnico em Enfermagem (ESF), Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Enfermeiro (ESF), Facilitador de Oficina - Esporte e Lazer, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico - ESF, Nutricionista, Psicólogo Clínico, Psicólogo e Psicopedagogo. A carga horária dos contratados poderá variar de 12 a 40 horas semanais.
 
As inscrições foram reabertas e serão feitas somente pela internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, no período de 12 a 23 de agosto de 2013, horário de Brasília-DF. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas de múltipla escolha serão aplicadas em Japonvar-MG, provavelmente, no dia 15 de setembro de 2013, com duração de três horas. O endereço do local das provas será divulgado na internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, a partir do dia 09 de setembro de 2013. Caberá ao candidato se informar sobre o local de Provas.

O resultado final será divulgado até o dia 27 de setembro de 2013, com lista afixada nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Japonvar. O resultado também será divulgado no sítio www.cotec.unimontes.br por um período de, no máximo, 30 dias. Não haverá informação individual aos candidatos.

O prazo de validade do processo seletivo é de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Dirce Reis (SP) lança edital de processo seletivo

O edital n° 01/2013 de processo seletivo da Prefeitura de Dirce Reis, no estado de São Paulo, foi publicado através da Secretaria Municipal da Educação, Setor de Esportes, Lazer e Cultura e a Secretaria Municipal da Saúde. São oferecidas 05 vagas para as funções de coordenador técnico, coordenador de núcleo, agentes sociais e agente comunitário de saúde (níveis fundamental e superior). Os vencimentos variam de R$ 600,00 a R$ 1.400,00 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
A execução do certame, por meio da organização, planejamento, elaboração, aplicação e a avaliação das provas serão realizadas pela coordenação técnico–administrativa da Pública Consultoria, Assessoria e Serviços S/S Ltda.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente através do endereço eletrônico www.concursospublica.com.br, até às 23:59 do dia 18 de agosto de 2013. A taxa é de R$ 35,00 para todos os cargos.
 
A prova objetiva será aplicada no município de Dirce Reis, na data provável de 08 de setembro de 2013, em horário e local oportunamente divulgados em Edital de convocação. A prova e o gabarito oficial serão disponibilizados no site da organizadora a partir das 12h00m da segunda–feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 02 (dois) dias (prazo recursal).
 
O resultado final será publicado provavelmente no dia 15 de setembro de 2013, às 08h30min.
 
A validade do processo seletivo será de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC) anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Saúde, divulgou edital de processo seletivo para a contratação temporária de Agentes de Endemias, visando intensificar as ações de controle de endemias no município.
 
Serão oferecidas 135 vagas para o cargo de Agente de Vigilância em Saúde, das quais 5% serão destinadas aos portadores de deficiência. O requisito mínimo para participar é ter ensino fundamental completo. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e os contratados perceberão mensalmente um salário mínimo (R$ 678,00), além dos adicionais.
 
As inscrições ocorrerão no período de 15 a 21 de agosto de 2013, no Centro Estadual de Educação Permanente – CEDUP/Pólo UAB – Rua Rui Barbosa nº 525, Bairro: Centro, Cruzeiro do Sul- AC.
 
No ato da inscrição o candidato deve estar munido de todos os documentos de identificação, bem como levar o histórico escolar comprovando a conclusão de ensino fundamental ou comprovação equivalente, fornecido por instituição reconhecida pelos órgãos normativos e preencher o formulário que será entregue no local.
 
O processo seletivo acontecerá em duas etapas: prova objetiva e entrevista. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Estado do Acre.
 
O certame será válido por um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Prefeitura de Assis - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Assis, no estado de São Paulo, abriu edital nº 34/2013 de concurso público, com o intuito de preencher 20 vagas de níveis médio e superior nos cargos de Médico (Pediatra, Plantonista, Neurologista, Pneumologista, Nefrologista e Neuropediatra) e Agente Comunitário de Saúde. Os salários podem chegar a R$ 3.113,39.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 15 e 16 de agosto de 2013, no Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde, situada na Rua Cândido Mota, n° 48, Vila Central, Assis/SP. As taxas variam de R$ 30 a R$ 50.
 
A prova será aplicada na data prevista de 1º de setembro de 2013. O gabarito da prova objetiva será disponibilizado no dia seguinte à aplicação da prova, no site www.saude.assis.sp.gov.br.
 
O concurso público terá validade de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Concurso Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo abriu os editais 001 e 002/2013 de concurso público, com o objetivo de ocupar 594 vagas imediatas e formar cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio e técnico e superior. Do total de vagas, 161 são para nível superior, 410 para nível médio e técnico e 23 para o nível fundamental.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Controlador de Estoque, Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Técnico de Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico de Manutenção Civil, Técnico de Manutenção Elétrica, Técnico de Manutenção Eletrônica/Telefonia, Técnico de Refrigeração, Telefonista, Advogado, Analista de Gestão Administrativa, Assistente Social, Auditor, Biologista, Enfermeiro, Engenheiro, Engenheiro da Segurança do Trabalho, Médico, Médico do Trabalho e Psicólogo.
 
Os salários iniciais variam de R$ 845,17 a R$ 4.936,00 de acordo com a escolaridade e o cargo. Dentre os benefícios oferecidos aos selecionados efetivados estão: Auxilio Creche, Vale Refeição, Vale Alimentação, Vale Transporte e Seguro de vida (opcional).
 
As inscrições prorrogadas seguem abertas até o dia 15 de agosto de 2013, via internet, pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/fps. As taxas de inscrições variam de R$ 53,00 (nível fundamental), R$ 67,00 (nível médio) e R$ 87,00 (nível superior).

A prova escrita objetiva de múltipla escolha será realizada nas cidades de São Paulo e Santos, simultaneamente, no dia 15 de setembro de 2013, horário da cidade de São Paulo. Os locais para realização da Primeira Etapa serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/fps.

O prazo de validade do concurso será de dois anos contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração da Fundação Pró-Sangue.

Concurso Prefeitura de Jussiape (BA)

A Prefeitura de Jussiape, no estado da Bahia, através da empresa IEPDM, publicou edital n° 001/2013 de concurso público destinado ao provimento de 186 vagas para as secretarias de Administração, Educação, Infraestrutura, Saúde, Assistência Social e Agricultura.

Há várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 7.000,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais. Das vagas existentes, 5% das vagas, para os cargos serão destinadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Digitador, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Aux. de Portaria, Copeira, Guarda Municipal, Professor, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Portaria, Merendeira, Gari, Zelador de Cemitério, Pedreiro, Motorista Classe C e D, Enfermeira, Téc. de Enfermagem, Copeira e demais cargos.

Inscrições
Só serão aceitas inscrição via internet e, unicamente pelo endereço eletrônico www.idmconcursos.com.br, até as 18h do dia 20 de agosto de 2013.

Taxas
- Nível Fundamental Completo e Incompleto R$ 40,00;
- Nível Médio e técnico R$ 50,00;
- Professor R$ 60,00;
- Nível Superior R$ 100,00.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na cidade de Jussiape, provavelmente, no dia 22 de setembro de 2013. Os locais e os horários de realização da prova objetiva serão publicados e divulgados na internet na data provável de 16 de setembro de 2013. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

O gabarito será divulgado na data provável de 24 de setembro de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado prazo ser prorrogado uma vez, por até igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo.

Prefeitura de Maria da Fé (MG) realiza processo seletivo

Foi divulgado edital nº 01/2013 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Maria da Fé, no estado de Minas Gerais. A seleção visa o preenchimento de 08 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com remuneração de até R$ 2.400,00 e carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

O certame será executado por meio da empresa Tendência Assessoria e Consultoria Ltda. As chances são para os cargos de técnico administrativo, coordenador geral, coordenador de núcleo e monitor de esporte.

As inscrições presenciais serão realizadas na Sede do Município, na Biblioteca Municipal Rui Barbosa, situada Na Avenida José de Campos Sales, nº 285–Centro–Maria da Fé, no período de 14 a 22 de agosto de 2013 (exceto sábados, domingos e feriados), no horário de expediente da Prefeitura.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço www.tendenciaconcursos.com.br, até às 23:59 horas do dia 22 de agosto de 2013 (horário oficial de Brasília/DF). As taxas variam de R$ 22,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no Município de Maria da Fé, provavelmente, no dia 01 de setembro de 2013, às 09:00 horas, na Escola Municipal Arlindo Zaroni, situada na Avenida Dona Mariquinha, 2110, no Centro da cidade.

A divulgação do gabarito oficial das provas objetivas de múltipla escolha será no dia 02 de setembro de 2013, às 15h, no site de inscrição e na Sede da Prefeitura Municipal de Maria da Fé.

O prazo de validade do certame é de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração Municipal.

IFAM promove processo seletivo para o magistério

O Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) divulgou edital n° 003/2013 de processo seletivo, para contratação por tempo determinado, de professor substituto ou temporário, com a finalidade de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público no IFAM, para os Campi Manaus-Centro, Manaus-Distrito Industrial, Manaus-Zona Leste, Coari, Humaitá, Lábrea, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

São ofertadas 56 vagas para profissionais de nível superior, com salários de até R$ 4.649,65 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais. Além da remuneração serão concedidos aos candidatos contratados os seguintes benefícios:

- Auxílio Alimentação: R$ 373,00;
- Auxílio Transporte: o que exceder a 4% da remuneração em gastos com transporte coletivo;
- Auxílio Pré-Escolar: R$ 66,00 por dependente, até aos 05 anos de idade.

As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico: www.ifam.edu.br, até o dia 16 de agosto de 2013.

O certame será realizado em duas etapas:
- Prova de Desempenho Didático;
- Avaliação Curricular.

O sorteio dos temas para a prova de desempenho didático será realizado no dia 20 de agosto de 2013 às 09 horas.

A prova de desempenho didático será realizada nos dias 21 e 22 de agosto de 2013 e destina-se a avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto e à adequação da sua abordagem metodológica, consistindo de aula a ser ministrada perante a Comissão Específica de Avaliação.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Paranaíta (MT) abre seleção

A Prefeitura de Paranaíta, no estado de Mato Grosso, abriu edital n° 001/2013 de processo seletivo público para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). O salário é de R$ 871,16 e a carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão gratuitas, na Secretaria Municipal de Saúde, Via L 13 norte, s/n – Centro – antiga Câmara Municipal, até o dia 21 de agosto 2013, nos horário de expediente 07:00 as 11:00h. e 13:00 as 17:00h.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de agosto de 2013 (domingo), na Escola Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira, situado à Rua Cuiabá, s/nº no Jardim Esperança, no horário das 08:30 às 11:30 horas. A entrevista individual dos candidatos aprovados será na data prevista de 28 de agosto de 2013, às 09:00 hs na sala de reunião da Prefeitura Municipal.
 
O prazo de validade do teste seletivo público será de dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado final.

Concurso Companhia Carris Porto-Alegrense foi prorrogado

Considerada a mais antiga empresa de transporte coletivo do país, a Companhia Carris Porto-Alegrense abriu edital n° 01/2013 de concurso público para ampliação do seu quadro de funcionários. Serão incorporados imediatamente 45 novos profissionais dos níveis Fundamental, Médio e Superior, e formado cadastro de reserva. Os salários podem chegar a R$ 5.334,32 por carga horária de 30 ou 44 horas semanais, em regime celetista.

As chances são para os cargos de agente administrativo - geral, agente de apoio I, agente de apoio II, agente de manutenção II - mecânica automotiva, agente de manutenção III - elétrica veicular, almoxarife, arquivista, assistente social, auxiliar de enfermagem do trabalho, borracheiro, cobrador, contador, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro mecânico, jardineiro, manobrista abastecedor, médico do trabalho, recebedor, recepcionista vistoriador de veículos, técnico contábil e vigilante.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas somente por meio da internet, no site  www.energiaessencial.com, até às 23h do dia 22 de agosto de 2013. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 100,00 de acordo com o nível de escolaridade.

A prova objetiva terá a duração de 3 horas e será realizada na cidade de Porto Alegre, em 13 de outubro de 2013, em local e horário a serem divulgados através de Edital de homologação das inscrições a ser publicado no dia 09 de setembro de 2013 e estará disponível aos candidatos, no mural da CARRIS e no site www.energiaessencial.com.

O gabarito das provas objetivas do concurso será publicado no mural da CARRIS, na Rua Albion, 385, Bairro São José, nesta Cidade, e no site www.energiaessencial.com, no primeiro dia útil, após a realização da prova, às 14h.

O concurso terá validade por 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da CARRIS.

Concurso Prefeitura de Xaxim (SC)

A Prefeitura de Xaxim, no estado de Santa Catarina, abriu edital N° 001/2013 de concurso público, destinados ao provimento de 34 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 12.055,09, mais abono de 2.300,00 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Cadastro e Pesquisas S/S Ltda. – INCAPEL. Do total das vagas oferecidas, serão reservadas 5% aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
São oferecidas vagas para os seguintes cargos: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Cozinheira, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Monitor de Abrigo Municipal, Motorista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra e Técnico em Segurança do Trabalho.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, através de formulário próprio, disponibilizado no endereço eletrônico www.incapel.com.br, no período compreendido entre as 08h do dia 12 de agosto e 14h59min do dia 13 de setembro de 2013.
 
Taxas
Para os cargos de Ensino Superior - 100,00;
Para os cargos de Ensino Médio - 70,00;
Para os cargos de Ensino Fundamental e Alfabetizado - 40,00.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas por todos os candidatos regularmente inscritos e com inscrições homologadas, no dia 29 de setembro de 2013, das 8h30min as 11h30min, na Escola Básica Municipal Dom Bosco, na Avenida Luiz Lunardi, nº 278, centro do Município de Xaxim/SC.
 
Gabaritos
O gabarito preliminar será publicado em até o 1º dia útil após a realização da prova objetiva, no Mural da Prefeitura Municipal de Xaxim, no sitio da Prefeitura Municipal de Xaxim www.xaxim.sc.gov.br e no sítio da empresa www.incapel.com.br.
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Renascença - PR

A Prefeitura de Renascença, no estado do Paraná, lançou edital N° 001/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 38 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso será organizado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR).
 
Os contratados serão submetidos ao regime estatutário e receberão salários que variam de R$ 678,00 a R$ 8.455,93 por jornadas de trabalho de 20h ou 40h semanais.
Cargos
Ensino Fundamental - (7) Motorista, (1) Operador de Máquinas, (5) Agente Comunitário de Saúde, (1) Agente de Combate às Endemias, (4) Auxiliar de Serviços Gerais, (1) Motorista PSF e (1) Vigia;
Ensino Médio - (3) Auxiliar em Saúde Bucal PSF, (2) Auxiliar Administrativo PSF, (3) Escriturário, (3) Técnico em Saúde Bucal e (3) Professor;
Ensino Superior - (1) Engenheiro Civil, (1) Médico e (2) Médico PSF.

Inscrições
As inscrições podem ser efetuadas pelo site www.funtefpr.com.br, até às 23h59 do dia 22 de agosto de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 para concorrer aos cargos de nível superior, de R$ 70,00 para médio e de R$ 40,00 para fundamental.

Para os candidatos que necessitarem efetuar sua inscrição via internet e não possuírem meios para isso, a Prefeitura Municipal de Renascença disponibilizará computadores e atendentes, na rua Getúlio Vargas, nº. 901, centro, para a realização da inscrição. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.

Provas e Gabaritos
A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova escrita para todos, além de prova prática para Motorista, Motorista PSF e Operador de Máquinas, prova de títulos para Professores, Engenheiro Civil, Médico e Médico PSF e redação para Professores.

A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 22 de setembro de 2013, nos locais indicados na ficha de confirmação de inscrição e no edital de homologação das inscrições.
 
Os gabaritos preliminares e a pontuação atribuída aos títulos serão divulgados a partir das 18 horas, do dia 22 de setembro de 2013, no site oficial.

Validade
Este concurso terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a contar da data de sua homologação.

Prefeitura de Silveira Martins - RS prorroga inscrições de concurso

O gestor do município de Silveira Martins, no Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Administração, publicou edital de concurso público n° 001/2013 para provimento de 02 vagas no cargo de Médico, com salário de R$ 2.939,85 por carga horária de 30 horas semanais. O concurso será realizado sob a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.

Para participar, o candidato precisa ter nível superior completo e habilitação legal para exercer a profissão de médico. Ficam prorrogadas, até às 23h59min do dia 27 de agosto de 2013, as inscrições, via internet, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa é de R$ 100,00.

A prova objetiva, será aplicada, provavelmente, em 28 de setembro de 2013, no Município de Silveira Martins/RS, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 10 de setembro de 2013.
 
O concurso terá validade de dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Arapiraca - AL abre processo seletivo

Em Arapiraca, município alagoano localizado a 128 km de Maceió, foi lançado edital de processo seletivo Nº 26/2013 para preenchimento de 10 postos profissionais de níveis superior e médio. As vagas são para Psicólogo, Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista e Auxiliar/ Técnico de Enfermagem, por remuneração de até R$ 1.400.
 
As inscrições serão inteiramente gratuitas e realizadas até 12 de agosto exclusivamente no Protocolo Geral do Centro Administrativo Antônio Rocha, localizado na Rua Samaritana, 1.185, bairro Santa Edwiges – CEP 57311-180, Arapiraca-AL. 
 
A entrevista será realizada no período de 19 a 21 de agosto de 2013, das 08h às 14h, no centro de Referência a Saúde do Trabalhador, localizado na Rua Eletricista José Monteiro, s/nº, bairro Cavaco, Arapiraca-AL.
 
O processo seletivo terá validade pelo período de 12 meses a contar da homologação pela Prefeita Municipal de Arapiraca e publicado na Internet – www.arapiraca.al.gov.br, e Mural do Centro Administrativo Antônio Rocha, podendo ser prorrogado.

Concurso Fundação de Saúde de Rio Claro - SP

A Fundação de Saúde de Rio Claro, no estado de São Paulo, através do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, abriu simultaneamente os editais 01 e 02/2013 de concurso público e o edital 01/2013 de processo seletivo. Juntos, os certames oferecem 169 vagas mais cadastro de reserva, com salários que podem chegar a R$ 12.675,69, dependendo do cargo ocupado.

Podem participar do certame pessoas com nível fundamental, médio ou superior, inclusive portadores de necessidades especiais, que têm direito a uma cota legal de 5% do total de postos a serem preenchidos.
 
As vagas são para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Veterinário, Cadastrador do SUS, Supervisor de Campo (Agente de Combate às Endemias), Agente de Controle de Vetores, Agente de Controle de Zoonoses, Auxiliar de Informação, Educação e Comunicação, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços de Manutenção Geral, Enfermeiro, Enfermeiro do PSF, Motorista, Técnico em Nutrição e Dietética, Telefonista/Operador de Rádio, Médicos p/ Ambulatório: Cardiologista, Clínico, Ecocardiografista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Geriatra, Hematologista, Neurologista, Neuropediatra, Oftalmologista, Pediatra Infectologista, Psiquiatra, Psiquiatra Infantil, Reumatologista, Ultrassonografista; Médicos Plantonistas: Clínico, Pediatra, SAMU, Psiquiatra e Médico do PSF.
 
As inscrições, nos valores de R$ 35,00 a R$ 75,00, ficarão abertas exclusivamente através da internet, no endereço eletrônico do IBAM (www.ibamsp-concursos.org.br), das 9 horas do dia 12 de agosto até às 23h59min do dia 06 de setembro de 2013.

A aplicação das provas objetivas, para todos os cargos, está prevista para o dia 06 de outubro de 2013. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados nos sites do IBAM e da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro (www.saude-rioclaro.org.br). Para alguns cargos haverá ainda prova de títulos e/ou prova prática.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado a critério do interesse público da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro por igual período.

Já a validade do processo seletivo é de 1 ano, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado a critério do interesse público da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro por igual período.

Concurso Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos - SP

O Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos (DAEV), no estado de São Paulo, lançou os editais nº 01 e 02/2013 de concurso público para contratação de 49 profissionais de níveis alfabetizado, fundamental, médio, técnico e superior.
 
As vagas são para Reparador e Aferidor de Hidrômetros, Agente Administrativo II, Analista de Atendimento, Técnico de Saneamento, Técnico de Laboratório de Análises Físico Químicas, Técnico de Segurança do Trabalho, Operador de Estação de Tratamento de Esgotos, Operador do Sistema de Água, Kadista, Eletricista Eletromecânico, Agente Comercial, Pintor de Manutenção, Pedreiro de Manutenção, Motorista de Veículo Pesado, Ajudante Geral, Tratorista II, Reparador do Sistema de Esgotos, Reparador de Rede de Água e Engenheiro Civil, com remuneração de até R$ 5.670,69.
 
As inscrições serão recebidas no site www.ipefae.org.br, no período de 1º a 27 de agosto de 2103. A taxa varia de R$ 35 a R$ 65.
 
O local, data e horário da realização das Provas serão divulgados no site www.ipefae.org.br e no quadro de aviso do DAEV, até o dia 13 de setembro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 01 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração.

Concurso Universidade Federal do Piauí (UFPI) 2013

A Universidade Federal do Piauí – UFPI, publicou edital n° 006/2013/UFPI de concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento das vagas dos cargos nas categorias funcionais de Técnico-Administrativos em Educação. O concurso público será executado pela Coordenadoria Permanente de Seleção – COPESE, vinculada à Reitoria da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Há 51 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com vencimentos que podem chegar a R$ 3.138,70. A carga horária será de 20 horas semanais para o cargo de Médico Psiquiatra, 25 horas semanais para o cargo de Jornalista e 40 horas semanais para os demais cargos.

As chances são para os cargos de arquivista, biomédico, economista, engenheiro elétrico, engenheiro de pesca, farmacêutico, figurinista, jornalista, médico psiquiatra, pedagogo, psicólogo e demais cargos.

A solicitação de inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ufpi.br/copese, a partir das 09h do dia 12 até às 23h59 min do dia 29 de agosto de 2013, observado o horário local. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão aplicadas na cidade de Teresina– PI, para todos os cargos, independentemente da opção de lotação do candidato, na data prevista de 22 de setembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados no dia 17 de setembro de 2013, através do site www.ufpi.br/copese.

A divulgação do gabarito e disponibilização da prova escrita objetiva será na data provável de 24 de setembro de 2013. Já o resultado final será publicado no dia 08 de novembro de 2013, por meio do site www.ufpi.br/copese.

O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, contado da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, por igual período, uma única vez.

UFAL lança edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Alagoas - UFAL, publicou edital N° 58/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 20 vagas para professores de nível superior, com salários de até R$ 4.649,65 em carga horária de 20 ou 40h semanais.

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos através do site www.copeve.ufal.br, até às 17h do dia 15 de agosto de 2013. A taxa de inscrição corresponderá ao valor de R$ 45,00.

O processo seletivo simplificado constará das seguintes etapas:
- Prova Escrita, eliminatória e classificatória;
-Prova Didática, eliminatória e classificatória.

As provas terão início em data provável de 02 de setembro de 2013. Os cronogramas contendo data exata, horário e local de realização das provas será divulgado no site www.copeve.ufal.br até 14 de agosto de 2013.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, sem prorrogação, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso UFAL 2013

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL ) publicou, por meio do Diário Oficial da União os editais n° 59 e 60/2013 de concurso público que preencherá 49 vagas para os cargo de Professor Assistente e Professor Adjunto. Os novos servidores atuarão em regime de dedicação exclusiva, recebendo salários que variam de R$ 5.466,55 a R$ 8.049,77.
 
De acordo com o edital, as oportunidades são para os campi de Arapiraca, Penedo, Viçosa, Sertão, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. 
 
Inscrição e Seleção
Os interessados podem efetuar as inscrições no site www.copeve.ufal.br, entre os dias 12 de agosto e às 17h de 05 de setembro de 2013. A homologação das inscrições será publicada até o dia 12 de setembro. Para participar, os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa, que varia de R$ 137 a R$ 201.
 
O certame será composto por prova escrita e prova didática, com início previsto para 07 de outubro de 2013. Os cronogramas contendo data exata, horário e local de realização das provas serão divulgados no site www.copeve.ufal.br e no Quadro de Avisos da respectiva Unidade Acadêmica. 

Prefeitura de Tibau do Sul (RN) promove processo seletivo

A Prefeitura de Tibau do Sul, estado do Rio Grande do Norte, lançou edital Nº. 02/2013-GS/SEMAP de processo seletivo, destinado à seleção e à posterior contratação, por tempo determinado, de Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Endemias para atuar na área da saúde.
 
São reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

No processo seletivo serão oferecidas 06 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, 04 para o cargo de Agente de Endemias, todos sujeitos ao regime de trabalho de 40 horas semanais, com salários variados de R$ 678,00 e R$ 871,00.

As inscrições serão realizadas das 08h00min do dia 12 de agosto às 13h00min do dia 14 de agosto de 2013, na Prefeitura Municipal de Tibau do Sul, localizada no seguinte endereço: Rua Doutor Hélio Galvão, 122, Centro, Tibau do Sul/RN, Cep 59179-00.

A prova será realizada na Escola Municipal Dr. Hélio Galvão, situada na Rua Tabelião Rivaldo Rodrigues, S/N, Centro, Tibau do Sul, RN.

O resultado da prova e o resultado final do Processo Seletivo será divulgado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, no Diário Oficial da FEMURN.

O certame terá validade de 02 anos, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da FEMURN, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Brasnorte (MT) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Brasnorte, no estado de Mato Grosso, abriu edital de processo seletivo nº. 004/2013, com a intenção de ocupar 31 vagas, sendo 14 imediatas e 17 para cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.120,89 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
São reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As oportunidades são para as funções de Agente de Infraestrutura – Gari, Agente de Transportes – Geral, Apoio Administrativo Educacional – Nutrição e Professor.
 
As inscrições serão recebidas nos dias 12, 13, 14, 15,16 e 17 de agosto de 2013, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com endereço à Rua Curitiba nº1089, Centro, no horário das 08h00min às 11h00min e 13h00min às 18h00min. Dia 17 de agosto de 2013 (sábado) a partir das 08h00min até às 12h00min.
 
Não serão cobradas taxas ou qualquer outro valor para a inscrição no presente processo seletivo.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de agosto de 2013, no período matutino, na Escola Municipal de Educação Básica 1º de Junho, situada na Avenida General Osório nº 499, Centro, das 08h00min ás 11h00min, horário local.
 
O gabarito será publicado na data provável de 26 de agosto de 2013. Já o resultado final será publicado na data prevista de 02 de setembro de 2013.
 
A realização da prova prática será na Secretaria Municipal de Infraestrutura, situada a Avenida General Osório s/n, com inicio às 13h00min e término às 16h00min.
 
O processo seletivo simplificado 004/2013 terá validade de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver interesse da administração.