Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Por que os lanches do McDonald’s não apodrecem? Veja a resposta

Se você não mora em uma caverna, não vou contar uma grande novidade ao dizer que os lanches do McDonald’s não são os melhores alimentos para a sua saúde
 
Há alguns anos, um documentário famoso chamado “Super Size Me” chocou as pessoas do mundo inteiro ao provar por A+B que existe alguma coisa muito errada com os lanches dessa rede de fast food em particular.
 
O criador do filme passou um mês inteiro só se alimentando de McDonald’s em todas as refeições do dia. No final do “autoexperimento” fez uma bateria de exames que mostraram como aquela comida tinha o estragado por dentro. Inclusive se ele continuasse naquele ritmo, morreria logo.
 
No início dessa semana, o site Buzzfeed postou um vídeo que trouxe esse debate de volta aos holofotes. No vídeo, que você vê logo abaixo, hambúrgueres de sete diferentes restaurantes de fast food foram armazenados em frascos de vidro diferentes por 30 dias. No final, alguns deles estavam cobertos de mofo, mas alguns (em especial os hambúrgueres do McDonald’s) não pareciam muito diferentes do que eram no primeiro dia.
 
 

Apesar de, a exemplo do documentário de que falei anteriormente, esse não ser o primeiro experimento do tipo, os resultados visuais não deixam de ser surpreendentes. E perturbadores. Não tem como não se perguntar que diabos tem de errado com os lanches do McDonald’s para eles simplesmente não apodrecerem.
 
Mas afinal, porque os lanches do McDonald’s não apodrecem?
J. Kenji López-Alt, um chef e diretor do blog gringo Serious Eats, elaborou cinco hipóteses diferentes com base no que ele sabe sobre a inibição do crescimento de fungos.
 
1. Há algum conservante especial na carne ou pão;
2. Há um alto teor de sal no hambúrguer;
3. Há pouquíssima umidade nos lanches;
4. Não há mofo em contato com o hambúrguer;
5. O hambúrguer foi preparado em um lugar sem ar.
 
O hambúrguer é obviamente preparado em um lugar onde esporos de ar e mofo são bastante onipresentes, como qualquer lugar do planeta Terra. Mas eles teriam sido mortos depois que a carne ficasse por um tempo na chapa, assando. Assim, as duas últimas hipóteses foram descartadas rapidamente.
 
A lista de ingredientes do McDonald’s não é muito diferente da utilizada pelos outros fast food, alegando ser 100% carne bovina. Sendo assim, não vinha na cabeça conservantes óbvios que inibissem o crescimento do mofo. Ainda assim, o chef decidiu testar os hambúrgueres do McDonald’s contra alguns que ele fez em sua própria cozinha.
 
Nove diferentes combinações de hambúrguer foram feitas, misturando os hambúrgueres do McDonald’s com os de sua cozinha. Alguns de seus hambúrgueres tinham sal, enquanto outros não. Ele também variou os tipos de embalagens. Suas mãos nunca fizeram contato direto com qualquer um dos hambúrgueres, que foram todos deixados ao ar livre.
 
Mais de três semanas depois, o lanche do McDonald’s ainda não tinha apodrecido, mas os hambúrgueres caseiros também não. Empate técnico até aí. O hambúrguer caseiro sem adição de sal não parecia diferente daquele com sal extra, indicando que o sal não é a resposta.
 
A resposta, então, parecia estar nos níveis de umidade.
 
Os hambúrgueres perderam um quarto do seu peso na primeira semana, o que indica que tinham “secado”. Sem umidade, o mofo simplesmente não pode crescer. E como o McDonald’s usa hambúrgueres muito finos com uma área de superfície muito grande, a carne seca rapidamente antes de poder começar a apodrecer. Logo, se a gente mantiver um hambúrguer do McDonald’s selado em um saco plástico, que fará o papel de reter toda a umidade ali em contato com a carne, ele será completamente consumido por mofo dentro de uma semana – no máximo.
 
Se você reparar bem no vídeo Buzzfeed, verá que faz sentido. Note que as espessuras das carnes dos sanduíches são diferentes de acordo com as lanchonetes, ou contém ingredientes variados que adicionam umidade, como diferentes tipos de queijo ou condimentos. Além disso, não há nenhuma maneira de saber se os hambúrgueres foram selados dentro dos frascos ao mesmo tempo após serem comprados, ou se algum teve mais tempo para secar do que outro.
 
Muita calma nessa hora
Isso não significa necessariamente que você tenha passe livre para comer no McDonald’s várias vezes por semana.
 
O fato de a explicação ser suficientemente plausível para essa questão do apodrecimento não muda o fato de que os sanduíches ainda são uma bomba de gorduras muito recheados de outras coisas que fazem mal a sua saúde. Sem contar que muitos produtos da rede excedem a nova recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de 25 gramas de açúcar por dia. Poxa vida, um milk shake grande de chocolate tem 120 gramas de açúcar SOZINHO. Além disso, a maioria de seus sanduíches e wraps compõem mais da metade dos níveis diários de sódio recomendados, enquanto batatas fritas médias são um quarto de toda a gordura que você tem autorização saudável para consumir durante um dia.
 
IflScience / |Hypescience

Energético pode causar arritmia e levar à morte, afirmam pesquisadores

Energético pode causar hipertensão, diabetes, parada cardíaca
e até mesmo aumentar o risco de aborto espontâneo
Nos adultos, a bebida tende a aumentar o risco de hipertensão e de diabetes
 
O aumento do consumo de energéticos pode representar perigo para a saúde pública. De acordo com o presidente do Grupo de Estudos de Cardiologia do Esporte da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), Daniel Jogaib Daher, o perigo existe por causa da presença de cafeína, taurina, ginseng e guaraná, entre outros ingredientes na bebida, o que podem desencadear arritmia e, em casos extremos, levar à morte.
 
Segundo o especialista, o maior problema é o consumo da bebida energética nas baladas, como se fosse um refrigerante.
 
― Como são, na verdade, estimulantes neuropsíquicos, os energéticos podem ser muito deletérios [nocivos à saúde] para o corpo.

Leia também:

Pesquisa associa consumo de energéticos a maior ingestão de álcool em jovens

Alerta: Energéticos e isotônicos estão ligados a adolescentes pouco saudáveis

Consumo de energéticos pode desencadear o alcoolismo

Médicos americanos pedem redução da cafeína em energéticos

Hospitalizações por consumo de energéticos disparam nos EUA

Energéticos e suplementos alimentares podem aumentar risco de arritmias cardíacas

OMS alerta sobre os perigos das bebidas energéticas para organismo humano


De acordo com um estudo publicado na revista Frontiers in public Health, logo após a ingestão o problema é a cafeína, mas em médio e longo prazo os efeitos podem ser cumulativos.
 
Os pesquisadores identificaram como efeitos possíveis do consumo de energéticos por crianças as arritmias, hipertensão, estimulação do sistema nervoso central, vômitos, acidose metabólica, convulsão, parada cardíaca e mesmo morte. Nos adultos, a bebida tende a aumentar o risco de hipertensão e de diabetes, já que a cafeína reduz a sensibilidade à insulina e aumenta o risco de aborto espontâneo.
 
R7

Tratamentos naturais para aftas

Quem nunca passou por um grande incômodo devido ao aparecimento de aftas?

Com dificuldade para comer, desconforto e dor, as aftas aparecem normalmente, mas podem ser tratadas. As aftas são feridas pequenas ou ainda úlceras localizadas na boca. Com aparência redonda e esbranquiçada, a afta é envolvida ainda por uma auréola avermelhada. Acontece normalmente na língua, interior dos lábios, palato ou bochechas e, quando aparecem em tamanhos pequenos, saram em aproximadamente 10 dias sozinhas. As maiores – com tamanho superior aos 12 mm – são mais difíceis de aparecer, mas também mais difíceis de curar.
 
Causas as causas?
As aftas podem ser causadas por muitos motivos como infecções, escovações excessivas, mordidas acidentais na boca, estresse, insônia, refluxo, consumo de alimentos ácidos, alterações hormonais, uso de anti-inflamatórios por período contínuo, entre muitas outras causas. As aftas, apesar do que muitos pensam, não causa mau hálito, podendo este ser mais um sintoma do problema causador.
 
Medicamentos naturais
Alguns tratamentos são muito usados por médicos, mas se você prefere usar medicamentos naturais, evitando produtos industrializados, confira abaixo alguns dos medicamentos que podem ajudar a eliminar as aftas:
 
Água morna e sal grosso
Esquente água até ficar morna e adicione o sal. Fazer bochechos com essa mistura pode ajudar pois a solução possui propriedades antissépticas que ajudam a manter a região afetada limpa. Faça vários bochechos ao dia, até o desaparecimento total. É importante, no entanto, que você evite alimentos ácidos durante o período de tratamento, pois além de aumentar a dor, podem aumentar a incidência das aftas.
 
Bálsamo com óleo essencial
Ajudando a combater a dor e a inflamação, o bálsamo com óleo essencial de louro possui ação analgésica, antisséptica e anti-inflamatória, tratando também a infecção. Para preparar, use 1 gota de óleo essencial de louro e 10 ml de óleo mineral ou óleo de amêndoas doces. Misture os dois e aplique entre 3 e 4 vezes ao dia.
 
Chá de alfavaca
Com propriedades analgésicas, antissépticas e relaxantes, o chá de alfavaca ajuda a aliviar a dor e tratar a infecção. Para preparar, use duas colheres de chá das folhas de alfavaca e 500 ml de água fervente. Coloque as folhas na água já fervente e deixe em repouso por dez minutos. Armazene em um recipiente de vidro escuro e faça gargarejos e bochechos várias vezes ao dia.
 
Chá de manjericão
Outro medicamento natural que pode ajudar é o chá de manjericão. Use 10 folhas para cada xícara de água. Coloque os dois ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos, desligue o fogo, tampe e deixe amornar. Coe e faça bochechos em seguida, de duas a três vezes ao dia. O medicamento possui propriedades antissépticas ajudando na higiene agilizando a cicatrização.
 
Remédio Caseiro

Você sabia que lamber a vasilha com massa de bolo antes de assar pode fazer mal à saúde?

Se você gosta de “raspar” a vasilha com os restos da massa de bolo antes de colocar a mistura para assar, saiba que está cometendo um deslize em relação à sua saúde. Tal ação pode gerar infecção e efeitos colaterais no indivíduo
 
A alegação ocorreu por conta do risco de se contaminar com salmonela, bactéria capaz de causar diarreia e vômito. O problema ocorre pela presença de alguns ingredientes na mistura do bolo, como ovos crus.
 
A salmonelose, que é a infecção causada pelas bactérias da salmonela, ocorre quando os microrganismos infectam as galinhas que fornecessem os ovos ingeridos pelos humanos. Não há como identificar quais destes ovos está infectado.
 
Se você gosta de lamber a vasilha da massa do bolo, saiba que isso pode ser um problema. Bactérias presentes na mistura podem ser prejudiciais à saúde.
 
Para evitar a doença, os médicos pedem que tais alimentos sejam cozidos antes do consumo, já que as bactérias morrem por conta do calor.
 
Apesar do problema, é raro que uma infecção deste tipo cause a morte de um indivíduo. O fato fica mais grave quando a bactéria se espalha do intestino para a corrente sanguínea, e o paciente não passa por nenhum tipo de tratamento com antibióticos.
 
De qualquer forma, é melhor evitar comer a massa do bolo antes de assar.
 
Megacurioso

Pesquisa descobre que Viagra faz bem ao coração

O medicamente Viagra poderia fornecer tratamento para doenças cardíacas, bem como problemas na relação íntima, sugere um estudo
 
Nas pesquisas, o ingrediente ativo do comprimido contra a impotência melhorou o desempenho do coração de doentes com uma gama de condições, não tendo qualquer efeito adverso sobre a pressão sanguínea.
 
Mais importante que isso: ele ajudou a evitar espessamento nocivo da principal câmara de bombeamento do coração.
 
A condição, conhecida como hipertrofia ventricular esquerda, pode levar a insuficiência cardíaca, uma incapacidade de bombear o sangue para todo o corpo.
 
O pesquisador italiano Andrea Isidori, da Universidade Sapienza, em Roma, disse: “Nós descobrimos que o principal ingrediente de Viagra pode ser usado como um tratamento eficaz e seguro para vários pacientes com doenças cardíacas.”
 
O Viagra contém um inibidor da enzima que permite que o tecido do músculo liso fique mais relaxado. Este, por sua vez, ajuda o fluxo de sangue e para combater a disfunção erétil.
 
Os pesquisadores italianos coletaram dados de 1.622 pacientes que participaram das pesquisas.
 
O produto químico, PDE5i, efetivamente impediu o coração de aumentar o tamanho e mudar de forma em pacientes com hipertrofia ventricular esquerda.
 
Também beneficiou pacientes com outras doenças cardíacas, mantendo a pressão sanguínea saudável.
 
Em um artigo na revista BMC Medicine, os autores concluíram que o PDE5i poderia ser seguramente administrado em homens que sofrem de espessamento do músculo cardíaco e insuficiência cardíaca na fase inicial.
 
No entanto, eles disseram que são necessárias mais pesquisas para avaliar o efeito do ingrediente Viagra em mulheres com doenças cardíacas.

Metro

Chocolate com barata. Você come, mesmo não sabendo disso

Você é destas pessoas completamente adepta ao chocolate? Provavelmente seu vício pelo alimento vai ser reduzido à partir de agora
 
A Foods and Drugs Administration (FDA), órgão regulador dos EUA, admite ser legal e aceito que cada barra de chocolate tenha até 8 pedaços de baratas em sua composição. Isso pode ir desde pernas, cabeças até as asas do inseto.
 
Segundo a FDA, todo alimento possui insetos em sua composição. Dessa forma, criou-se um limite para essa quantidade.
 
O órgão regulamenta que possa existir até 60 pedaços de inseto a cada 100 gramas de chocolate.
 
Apesar da quantidade, é improvável que haja efeitos prejudiciais ao ser humano, exceto pessoas que tenham alergias ou algum tipo de asma.
 
Você é destas pessoas completamente adepta ao chocolate? Provavelmente seu vício pelo alimento vai ser reduzido à partir de agora.
 
Segundo o médico alergista, Morton Teich, “evitar insetos na comida é algo quase impossível”.
 
Segundo ele, a pessoa teria que “parar de comer completamente”.
 
Uma saída para combater o problema seria aumentar a quantidade de pesticida e outros combatentes químicos e biológicos aos insetos. Apesar disso, tal medida poderia trazer ainda mais problemas ao meio ambiente.

Gadoo

Quer saber como pensar positivo? Mude a maneira de andar

Terceiro Arquivo: Star Wars de Lego na Abbey Road: tudo tem a ver com
o jeito de andar
Estudo sugere que forma de caminhar pode melhorar o humor e o estado de espírito
 
A maioria dos conselhos de autoajuda sobre como alterar os padrões de pensamentos destrutivos incide sobre os próprios pensamentos, encorajando as pessoas a refletir sobre suas atitudes e substituí-los por alternativas mais construtivas. Mas uma nova pesquisa publicada na “Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry” mostra que pode haver uma outra maneira de ganhar controle sobre a sua mente: andar como uma pessoa feliz.
 
“Não é de estranhar que o nosso estado de espírito, a forma como nos sentimos, afeta a forma como nós caminhamos, mas queríamos ver se a nossa maneira de mover também afetava o modo como nos sentimos”, explicou Nikolaus Troje, professor da Universidade de Queen, no Canadá e co-autor do estudo.
 
A fim de resolver esta questão, Troje e seus colegas decidiram investigar se ao incentivar as pessoas a andar igual a alguém com depressão ou caminhar de uma forma feliz afetaria sua memória de palavras emocionalmente carregadas. Nossa forma de reter informações emocionalmente carregadas é afetada pelo nosso estado de espírito: aqueles que sofrem de depressão lembram de palavras negativas com muito mais facilidade do que as mensagens positivas, especialmente quando a informação é sobre eles mesmos.
 
Usando uma esteira e um sistema de captura de movimento óptico incluindo 17 câmeras, os pesquisadores examinaram a marcha de 47 indivíduos. Metade dos participantes foram encorajados a imitar um estilo de andar depressivo, enquanto a outra metade se movia como uma pessoa feliz. A velocidade foi mantida igual para ambos os grupos.
 
Sem querer que os participantes soubessem sobre o que era o estudo, os pesquisadores evitaram usar descrições verbais sobre a caminhada desejada e usaram um medidor visual que respondeu à marcha dos sujeitos.
 
Durante o tempo na esteira, o experimentador leu uma lista de palavras positivas e negativas, pedindo aos participantes para decidir se cada palavra os descrevia bem. Em seguida, os participantes foram solicitados a repetir as palavras que conseguiam se lembrar. Os que haviam imitando uma caminhada deprimida recordaram mais palavras negativas do que aqueles que tinham marchado de forma feliz.
 
Este resultado indica que nossa caminhada influencia a forma como processamos informações, e os pesquisadores acreditam que a adaptação andar estilo poderia ter um lugar em tratamentos para a depressão. O viés de memória favorecendo informação negativa faz com que aqueles que sofrem da doença se sentir ainda pior, criando um efeito de espiral que pode ser um desafio para escapar.
 
"Se você pode quebrar esse ciclo vicioso, você pode ter uma ferramenta terapêutica forte para trabalhar com pacientes depressivos," disse Troje.
 
O Globo

Anvisa prioriza análise de novos medicamentos para hepatite C

Tendo em vista as solicitações de informações recebidas pela Anvisa sobre o procedimento de avaliação de novas terapias para o tratamento da hepatite C no Brasil, a Agência informa que está avaliando novas moléculas para o tratamento das hepatites virais
 
Até o momento, a Agência já adotou medidas em relação a três processos de registro. O primeiro foi o início da avaliação dos dados clínicos do medicamento com o princípio ativo simperevir. Nos outros dois casos, foram aprovados pedidos de priorização de análise para os medicamentos com os princípios ativos sofosbuvir e daclatasvir, ambos a pedido do Ministério da Saúde e das empresas solicitantes do registro.
 
Esses pedidos de prioridade já foram aprovados dentro do que prevê a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 37/2014, que disciplina as priorizações de análise de registro de medicamentos.
 
A hepatite C é uma doença causado por um vírus (HCV), sendo transmitida principalmente pelo sangue, contato sexual (rara) ou para os recém nascidos durante a gravidez (rara). Trata-se de uma doença que pode levar à lesões no fígado e até mesmo ao câncer hepático.

Assessoria de Imprensa da ANVISA

Concurso Prefeitura e Câmara de Farroupilha - RS

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Farroupilha, Serra do Rio Grande do Sul realizam concursos públicos, com inscrições abertas até o dia 27 deste mês. No total, 124 vagas estão abertas no legislativo e executivo.

Segundo a organização, também está aberto o período de inscrições para o processo seletivo da prefeitura com 70 vagas para agentes comunitário e de combate a endemias, com exigência de ensino fundamental completo. No Legislativo, o concurso público tem cinco vagas para quatro cargos de nível superior, médio e fundamental.

Os interessados devem acessar o site da Fundatec ou se dirigir à sede do órgão em Porto Alegre, entre 9h e 17h. A taxa de inscrição para os concursos é de R$ 110 para nível superior, R$ 100 para níveis médio e técnico e R$ 90 para nível fundamental.

A provas serão aplicadas no dia 16 de novembro. O local e horário ainda não foram divulgados.

Concurso público da prefeitura
Nível Superior
Cargos: enfermeiro (01), médico (01), odontólogo (01), psicólogo (cadastro reserva), professor de anos finais: Ciências (cadastro reserva), Educação Artística (03), Educação Física (02), Geografia (cadastro reserva), História (cadastro reserva), Língua Inglesa (01), Língua Portuguesa (01), Matemática (01) e Música (03).

Nível Técnico
Cargo: Técnico de Enfermagem (01).

Nível Médio
Cargo: auxiliar administrativo (01), auxiliar de educação infantil (07), educador social (03), fiscal (cadastro reserva), instrutor de música (03), professores de educação infantil (06) e professor ensino fundamental (10).
Nível Fundamental Completo
Cargo: carpinteiro (01), pedreiro (01), agente redutor de danos (01) e auxiliar de saúde bucal (01), agente comunitário de saúde (45) e agente de combate ás endemias (25).
Concurso Público da Câmara de Vereadores
Nível Superior
Cargo: procurador jurídico (01)

Nível Médio
Cargo: Agente de Apoio Administrativo (02)
Cargo: Vigilante (01)

Nível Fundamental
Cargo: Agente de Higienização e Cozinha (01)

Concurso Prefeitura de São Gonçalo do Piauí - PI

As inscrições para o concurso para o provimento de 34 vagas na Prefeitura de São Gonçalo do Piauí foram abertas. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 1.690,47 em jornadas de 40 horas semanais e as oportunidades são para os níveis fundamental, médio, técnico e superior. Entre os cargos disponíveis estão o de vigia, auxiliar administrativo, técnico agrícola, médico, professor e outros.

Para participar, os interessados deverão se inscrever até o dia 24 de outubro de 2014, mediante preenchimento do formulário disponível no site www.institutomachadodeassis.com.br e pagamento da taxa, que custa de R$ 40,00 a R$ 80,00.

Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva, composta por 40 questões que versarão sobre o conteúdo programático constante no edital. Sua aplicação está prevista para o dia 16 de novembro de 2014, às 9h, em local divulgado posteriormente.

Concurso Prefeitura de Mauá (SP)

A Prefeitura de Mauá (SP) divulgou dois editais de concursos públicos para um total de 219 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.166,06 a R$ 4.573,33.

No edital nº 01 são 194 vagas. Os cargos de nível superior são para analista de recursos humanos, analista de sistema, arquiteto, arquiteto paisagista, assistente social, bibliotecário, biólogo, engenheiro agrimensor, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro civil/solo, engenheiro eletricista, engenheiro florestal, engenheiro sanitarista, engenheiro sanitarista e ambiental, fiscal de tributos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, geógrafo, médico nas áreas de acupuntura, alergologia e imunologia, angiologia, cardiologia, dermatologia, do trabalho, endocrinologia, fisiatria, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, proctologia, psiquiatria, reumatologia e urologia, nutricionista, psicólogo, publicitário, sociólogo e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/técnico são para agente de fiscalização municipal, agente de trânsito e transporte, assistente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, orientador social, programador de computador, técnico administrativo, técnico ambiental, técnico audiovisual, técnico em agrimensura, técnico em contabilidade, técnico em edificações, técnico em enfermagem e técnico em iluminação.

Os postos de nível fundamental são para agente administrativo, auxiliar de apoio operacional (limpeza e manutenção), auxiliar de enfermagem do trabalho, carpinteiro, encanador, jardineiro, merendeira, pedreiro, pintor, pintor letrista, serralheiro e telefonista.

No edital nº 02 são 25 vagas. Os cargos de nível superior são para professor nas disciplinas de ciências, educação física, história e língua espanhola e supervisor de ensino.

Os postos de nível fundamental são para motorista de veículos pesados e operador de máquinas nas especialidades de guincho, retroescavadeira.

As inscrições podem ser feitas de 13 a 30 de outubro pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. As taxas variam de R$ 39 a R$ 75.

As provas podem ser aplicadas nas seguintes datas: 16, 23 ou 30 de novembro. A organizadora ainda vai confirmar a data.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Limeira (SP)

A Prefeitura de Limeira (SP) abriu  as inscrições do concurso público para 199 vagas em cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. Os salários vão de R$ 949,46 a R$ 4.972,36.

Alguns dos cargos de nível superior são para professor nas disciplinas de educação especial, infantil, ensino fundamental e educação infantil e fundamental em artes e educação física. Também há vagas para procurador jurídico, assistente social entre outras.

Já as oportunidades para os níveis fundamental, médio e técnico são para agente de trânsito, assessor administrativo, agente administrativo, auxiliar de farmácia, encanador, técnico de segurança do trabalho, técnico de suporte em informática, técnico de suprimentos, entre outras.

O valor da taxa de inscrição varia de R$ 14 a R$ 44,50. Elas podem ser feitas até às 18h do dia 30 de outubro pelo site da organização do concurso. Os interessados também podem se inscrever pessoalmente ou por procuração das 9h às 12h e das 13h às 16 h, nos dias úteis, no posto de inscrição do Instituto na Prefeitura Municipal de Limeira.

Concurso Polícia Militar de Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Gerais abriu edital para concurso público com 69 vagas de nível médio/técnico. O salário inicial é de R$ 2.722,37. As inscrições vão de 8 de dezembro a 8 de janeiro de 2015. 
 
O processo seletivo vai selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Especialistas (QPE), com início em agosto de 2015. As vagas, para ambos o sexo, são destinadas para as categorias de músicos e auxiliar de saúde (técnico de enfermagem, auxiliar de farmácia e auxiliar em saúde bucal). O curso tem duração de 11 meses, com dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas e no finais de semana. Não haverá reserva de vagas para portadores de necessidades especiais.

A remuneração básica inicial para o Soldado de 2º Classe é R$ 2.722,37. Para o cargo de Soldado de 1º Classe, a remuneração básica atual é R$ 3.182,00. Os valores serão reajustados em dezembro de 2014 (12%) e abril de 2015 (15%).

O valor da taxa de inscrição é R$ 62,46. O processo seletivo é divido em quatro partes e inclui provas de conhecimento e redação no dia 1º de fevereiro de 2015, além de prova prática da especialidade, exames psicológicos e de saúde, teste de capacitação física e exame toxicológico. A divulgação do resultado final acontecerá no dia 13 de julho de 2015.

Concurso Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) abriu  concurso pública para a seleção de profissionais de níveis superior, médio e fundamental. Os salários vão de R$ 40,66 por hora a R$ 4.965,29 por mês, de acordo com a função exercida e jornada de trabalho. O prazo para inscrição vai até o dia 3 novembro.

O número de vagas será definido de acordo com a necessidade do hospital. Para os cargos de nível superior, as vagas são para Analista I (Coordenadoria Administrativa e Coordenadoria de Suprimentos), Biólogo I, Biomédico I ou Farmacêutico I (Genética Médica: Biologia Molecular), Biólogo I, Biomédico I ou Farmacêutico I (Hemoterapia), Enfermeiro I (Pediatria), Físico I (Medicina Nuclear), Físico I (Radiodiagnóstico), Médico I (Hemoterapia), Médico I (Oftalmologia: Retina), Médico Nefropatologista I e Nutricionista I (Atenção Primária à Saúde).

Para o nível médio, os cargos são para: Profissional Assistencial III (Profissional de Histologia), Profissional Assistencial III (Profissional de Necropsia) e Técnico de Laboratório (Genética Médica). Já para os cargos de nível fundamental, as vagas são para: Profissional de Apoio II (Atendente de Nutrição) e Profissional de Apoio III (Serralheiro).

Os valores das taxas de inscrição varia de R$ 35 (nível fundamental) R$ 50 (nível médio) ou R$ 80 (nível superior). As inscrições podem ser feitas na internet. Para aqueles que não possuem acesso à internet, a organizadora do concurso disponibilizará computador e pessoa habilitada para orientação, na sua sede (Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43609, Campus do Vale da UFRGS, em Porto Alegre), de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
 
O concurso terá validade de um ano a contar da data da publicação de homologação do resultado, prorrogável, uma vez, por igual período, a critério do hospital.

Concurso Prefeitura de Baturité - CE

Publicado o edital de concurso público nº. 001/2014, da Prefeitura de Baturité, no estado do Ceará. O concurso, que será executado pela empresa CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal, oferece 152 vagas mais cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários de até R$ 8.000,00 em regime de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Maquinas Pesadas, Vigia, Merendeira, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório Médico, Guarda Municipal, Monitor do Transporte Escolar, Músico, Técnico em Projetos, Assistente Social, Dentista e Médico (Plantonista e Psiquiatra).
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 07 de novembro de 2014, no site www.consulpam.com.br. Os candidatos poderão optar por fazer sua inscrição presencialmente na Central do Concurso, situada na Praça da Matriz, s/n (Prefeitura) - Baturité – Ceará no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível Fundamental: R$ 60,00;
Nível Médio: R$ 80,00;
Nível Superior: R$ 150,00.
 
Prova
O concurso será realizado por meio de provas objetivas, aptidão física e títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 30 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados previamente.
 
O gabarito das provas será publicado no site www.consulpam.com.br até 3 dias após a realização das mesmas.
 
Os candidatos aprovados nos cargos de nível médio e superior deverão apresentar os títulos através do Currículo Padronizado.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Olindina - BA

A Prefeitura de Olindina, no estado da Bahia, através da empresa Seprod, publicou editais de concurso público e processo seletivo para preenchimento de diversas vagas no seu quadro geral de pessoal. Serão distribuídas 188 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com salários que oscilam entre R$ 724,00 e R$ 3.000,00.

O edital de processo seletivo dispõe 97 vagas para os empregos de atendente de classe, auxiliar de saúde bucal, educadores sociais, orientadores sociais, monitor de dança, monitores de músicas, monitores de videoteca e brinquedoteca, técnico em enfermagem, condutor do SAMU, advogado, assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, médico ginecologista, médico ortopedista, médico pediatra, médico plantonista, médico psiquiatra, médico veterinário, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e professor substituto.

Já no edital de concurso público, há 91 vagas nas funções de agente de serviços, ajudante eletricista, pedreiro, pintor, eletricista, motorista "D", operador de máquina, fiscal de tributos, fiscal de obras e posturas, fiscal de vigilância sanitária, auxiliar administrativo, técnico agrícola, técnico em enfermagem, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, instrutor de libras, professor de pedagogia, professor de inglês, professor de educação física, psicólogo escolar e psicopedagogo.

Os interessados deverão fazer suas inscrições pela internet, no endereço eletrônico www.seprod.com.br, no período de 09 a 23 de outubro de 2014. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 80,00.

O concurso terá provas objetivas para todos os cargos, mais prova prática para Motorista e Operador de Máquinas Pesadas; e prova de títulos para nível superior. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 23 de novembro de 2014, em locais que serão divulgados no dia 11 de novembro de 2014. O gabarito preliminar será disponibilizado no dia 25 de novembro de 2014, pelo site www.seprod.com.br.
 
O concurso será válido por 02 anos e poderá ser prorrogado por igual período uma vez.

Concurso Prefeitura de Manaquiri - AM

No estado do Amazonas, a Prefeitura de Manaquiri abriu edital n° 001/2014 de concurso público, objetivando preencher 473 vagas e formar cadastro de reserva em várias funções do serviço municipal, com oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade.  Os salários oferecidos variam entre R$ 724,00 e R$ 2.800,00.

O concurso será executado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), através da comissão permanente de concursos (COPEC), e terá 5% das vagas reservadas para pessoas com deficiência.

Cargos
- Nível fundamental incompleto: auxiliar de serviços gerais, gari, pedreiro, motorista de veículo pesado, motorista de veículo leve, arrais-amador, vigia e merendeira;

- Nível fundamental completo: auxiliar administrativo, recepcionista, agente comunitário de saúde e agente de endemias;

- Nível médio: agente administrativo, auxiliar de consultório dentário, digitador, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, microscopista, monitor social, secretário de escola, técnico agrícola, técnico ambiental, técnico de nível médio, técnico em laboratório e técnico em piscicultura;

- Nível superior: engenheiro florestal, farmacêutico-bioquímico, pedagogo, professor, supervisor e nutricionista.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser feitas via internet, no endereço eletrônico www.concursoscopec.com.br, entre os dias 10 e 30 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 40,00, para cargos de nível fundamental; R$ 60,00, para nível médio; e R$ 100,00 para ensino superior.

A prefeitura disponibilizará posto de inscrição presencial localizado na Rua Sebastião Gomes S/N (Prédio da UAB) - Centro de Manaquiri/AM, cujo atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta feira, exceto sábado, domingo e feriado. Haverá isenção da taxa de inscrição para candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico e for membro de família de baixa renda.
 
Provas e Gabaritos
O concurso consistirá de prova objetiva para todos os cargos e prova de títulos para os cargos que exijam nível superior.  A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 25 de janeiro de 2015 (domingo), com duração máxima de três horas. O local e horário da realização da prova estarão designados no cartão de confirmação divulgado no site www.concursoscopec.com.br.

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados em até 24 horas após a realização das mesmas e o resultado sairá provavelmente no dia 09 de fevereiro de 2015.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

UNCISAL oferece 324 vagas para nível superior

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL lançou edital de concurso público n° 004/2014, com a finalidade de contratar 324 profissionais de nível superior. A oferta salarial pode chegar até R$ 5.806,04, em carga horária de 20 a 30 horas semanais.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES.

As vagas são para os empregos de analista de sistemas, assistente social, bibliotecário, biomédico, biomédico/citogenética, contador, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gestor em planejamento de saúde, médico, nutricionista, psicólogo, psicólogo/psicopedagogia, secretário executivo, técnico em assuntos educacionais, técnico em recursos humanos e terapeuta ocupacional.
 
As inscrições para o concurso da UNCISAL serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.concursopublico.uncisal.edu.br, até as 23h59 do dia 20 de novembro de 2014. Para efetivação da inscrição, o candidato deverá pagar taxa de inscrição no valor de R$ 105,00.

O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar, no período estabelecido para inscrição (exceto sábados, domingos e feriados), os equipamentos disponibilizados nos seguintes locais:
 
- Sede da COPEVE-UFAL, situada no Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, Maceió-AL, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.

- Sede da UNCISAL, situada na Rua Jorge de Lima, nº 113, Trapiche, Maceió-AL, na Sala do Espaço Digital 1, 3º andar, no horário das 08h às 14h.

As provas serão realizadas na data provável de 11 de janeiro de 2015, na cidade de Maceió, situada no estado de Alagoas, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. Caso o espaço físico destinado à realização das provas na referida cidade não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.

A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, na data provável de 15 de janeiro de 2015, a partir das 21h.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

UNCISAL abre concurso público

Em outro edital de concurso público (n° 003/2014), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL disponibilizou mais 565 vagas, todas destinadas a profissionais com formação em nível médio e técnico, com salários de até R$ 1.229,93, em carga horária de 30 horas semanais.
 
Os cargos a serem preenchidos são os de assistente em administração, auxiliar de necropsia, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico em radiologia.
 
As inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 20 de novembro de 2014, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico concursopublico.uncisal.edu.br. A taxa é de R$ 58,00.

O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar, dentro do prazo de inscrição (exceto aos sábados, domingos e feriados), um dos terminais disponibilizados nos seguintes locais:
 
- Sede da COPEVE/UFAL, situada no Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, Maceió-AL, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h;

- Sede da UNCISAL, situada na Rua Jorge de Lima, nº 113, Trapiche, Maceió-AL, na Sala do Espaço Digital 1, 3º andar, no horário das 08h às 14h.

As provas objetivas serão aplicadas, simultaneamente, na data provável de 21 de dezembro de 2014, na cidade de Maceió, capital alagoana, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. Caso o espaço físico destinado à realização das provas na referida cidade não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.

A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br na data provável de 23 de dezembro de 2014, a partir das 21h.

O resultado final do concurso público será divulgado na data provável de 09 de fevereiro de 2015, nos endereços eletrônicos concursopublico.uncisal.edu.br, www.copeve.ufal.br e www.fundepes.br e posteriormente homologado pelo governador do estado de Alagoas, mediante despacho publicado através de extrato no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE), constituindo-se em único documento hábil comprobatório, onde também o candidato tomará ciência das instruções que se fizerem necessárias.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Concurso Prefeitura de Capivari de Baixo - SC

A Prefeitura catarinense de Capivari de Baixo oferece oportunidades de emprego estável, cujo acesso se dará por meio de concurso público. Para tanto, o executivo disponibilizou 16 vagas em  diferentes cargos, aos quais podem concorrer profissionais de níveis médio ou técnico e superior. A proposta salarial vai de R$ 1.342,03 a R$ 2.684,05, a depender da função. Já a carga horária para todos os contratados é de 40 horas semanais.
 
O concurso referente ao edital n° 02/2014 será executado por meio da empresa Concursul Assessoria e Consultoria Ltda.

Cargos
As vagas são para os cargos de advogado, analista ambiental, arquiteto urbanista, arquivista, contador, contador SMA/SUS, controlador interno, engenheiro agrônomo, jornalista, médico veterinário, nutricionista, desenhista cadista, técnico de departamento pessoal, técnico em informática, fiscal de obras e fiscal sanitarista.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, com início às 12h do dia 25 de outubro e término às 17h do dia 24 de novembro de 2014, através do site: www.concursul.com.br.

Taxas
Superior - R$ 120,00;
Médio ou Técnico - R$ 100,00.

Provas
A prova escrita objetiva será realizada no Município de Capivari de Baixo/SC, provavelmente no dia 14 de dezembro de 2014, das 9h às 12h, para todos os cargos. O candidato deverá comparecer munido da ficha de inscrição, sendo obrigatória a apresentação de documento oficial de identidade com fotografia e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Por questão de logística, os locais, datas e horários das provas serão definidos através de edital, o qual será publicado, até o dia 04 de dezembro de 2014, no mural público da Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo-SC e no endereço eletrônico www.concursul.com.br.
 
Gabaritos
O gabarito preliminar será disponibilizado no site www.concursul.com.br no dia 16 de dezembro de 2014 e no mural público da Prefeitura Municipal. Já o gabarito definitivo será divulgado na data prevista de 23 de dezembro de 2014.

Validade
Este concurso público terá validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos.

Prefeitura de Igaratá - SP prorroga inscrições de concurso público

A Prefeitura de Igaratá, no estado de São Paulo, por meio da empresa Conrio Concursos Públicos e Assessoria, divulgou o edital nº 011/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 66 vagas, mais formação de cadastro de reserva. A chance contempla candidatos de todos os níveis de ensino.
 
Oportunidades
Ensino Fundamental Incompleto e Completo - Agente Comunitário de Saúde (05 e CR) e Agente de Combate a Endemias (02), Braçal (10) e Motorista CNH categoria “D”  (10).

Nível Médio/Técnico - Auxiliar de Enfermagem (01), Fiscal de Serviços Gerais (01), Monitor Escolar (15), Técnico em Segurança do Trabalho (01) e Tesoureiro (01).

Nível Superior - Professor de Educação Básica I - Ensino Fundamental e Infantil (05), Assistente Social (01), Auxiliar de Desenvolvimento Pedagógico (05), Controlador de Patrimônio (01), Enfermeiro (01), Médico Veterinário (01), Psicólogo (01), Professor de Educação Basica II - Arte (03), Professor de Educação Basica II - Física (CR), Professor de Educação Basica II - Geografia (CR), Professor de Educação Basica II - Língua Inglesa (01), Professor de Educação Basica II - Matemática (CR), Professor de Educação Basica II - Ciências (CR), Professor de Educação Basica II - História (CR) e Professor de Educação Basica II - Língua Portuguesa (01).
São oferecidas remunerações de R$ 10,59 por hora/aula a R$ 2.220,40, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Inscrição
Quem tiver interesse deverá se candidatar até o dia 10 de novembro de 2014, através do endereço eletrônico www.conrio.com.br. O custo é de R$ 40,00, para nível fundamental; R$ 45,00, para nível médio; e de R$ 50,00, para nível superior.
 
Como critério de aprovação serão aplicadas prova objetiva, redação e análise de títulos. As provas estão previstas para 16 de novembro de 2014, em local e horário a ser informado em breve.
 
O caderno de provas estará disponível no site da organizadora. O resultado final será homologado e publicado em jornal de circulação regional.
 
Todas as informações inerentes ao concurso serão disponibilizadas no site da organizadora.
 
Validade
A validade do concurso corresponde a dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado mais uma vez, a critério da Prefeitura.

Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto - SP abre processo seletivo

A Coordenadoria de Serviços de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, publicou o edital nº 046/2014, de processo seletivo, visando a contratação de profissionais de nível superior, para o Hospital Santa Tereza do município de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
 
São oferecidas três vagas, para o cargo de médico I, na especialidade de psiquiatra. Para concorrer a vaga o candidato deve possuir registro no  Conselho Regional de Medicina - CRM-SP.
 
As inscrições podem ser feitas mediante a entrega do currículo, no período de 23 a 30 de outubro de 2014, das 08h as 15h, no Serviço de Seleção e Desenvolvimento do respectivo Hospital, sito à Avenida Adelmo Perdizza, 495 – Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto – SP.
 
As contratações serão preenchidas em caráter temporário, pelo período de até 12 meses, ou até que os cargos correspondentes sejam providos, respeitando o limite estabelecido no Padrão de Lotação da respectiva Coordenadoria.

SESACRE abre processo seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Acre. A Secretaria de Saúde do Estado do Acre (SESACRE) divulgou edital SGA/ SESACRE Nº 014/2014 de processo seletivo oferecendo 5 vagas temporárias para o cargo de Médico, com vencimento de até R$ 8.160,00.
 
As inscrições ocorrerão nos dias 27 e 29 de outubro de 2014, das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, na Secretaria de Estado de Saúde, situada à Rua Benjamim Constant, nº 830, Centro, Rio Branco - Cep 69.908-52, na Central de Atendimento ao Usuário e na - Coordenação Regional de Saúde do Vale do Juruá, Rua Leopoldo de Bulhões nº 216, Bairro Alumínio, Cruzeiro do Sul.

O processo seletivo será constituído de análise curricular e entrevista.
 
A entrevista será realizada em locais e horários a serem divulgados no edital de convocação, que será publicado no Diário Oficial do Estado do Acre, (www.diario.ac.gov.br) e corresponderá a 40 pontos.

O prazo de validade do processo seletivo simplificado será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 
Edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado do Acre, edição de 22 de outubro de 2014, pág. 20 a 23.

Concurso Prefeitura de Suzanápolis - SP

A Prefeitura de Suzanápolis, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público regido pelo nº 001/2014, que visa à contratação de um profissional para o posto de Médico PSF. O aprovado deverá atuar em jornadas semanais de 40 horas, e receberá por mês o salário de R$ 8.368,68.

Para concorrer é necessário possuir nível Superior em Medicina e registro no respectivo conselho de classe.

As inscrições deverão ser efetuadas até às 22h do dia 24 de outubro de 2014, por meio do site da organizadora, www.personacapacitacao.com.br. A taxa é de R$ 50,00.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 23 de novembro de 2014, das 09h às 12h, na EMEF Anésio Pereira de Souza, Rua 7 de setembro S/N - Suzanápolis/SP - Centro - Suzanápolis/SP.

O concurso será válido por 02 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, de acordo com os critérios do Poder Executivo.

Concurso Prefeitura de Patrocínio Paulista - SP

A Prefeitura de Patrocínio Paulista, no estado de São Paulo, lançou edital de concurso público n° 001/2014, para o preenchimento de 49 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.001,85.

As vagas são para os empregos de Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar Administrativo, Motorista, Técnico em Higiene Bucal, Técnico de Enfermagem, Auxiliar Administrativo Perfil 1 – CRAS, Auxiliar Administrativo Perfil 2 – CRAS, Assistente Social, Dentista ESF, Educador Físico, Endodontista, Enfermeiro Padrão, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Odontopediatra, Psicólogo, Assistente Social - CRAS, Psicólogo - CRAS e Terapeuta Ocupacional - CRAS.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 27 de outubro a 05 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 29,00 a R$ 49,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Tribunal de Justiça - BA

Por meio do Diário da Justiça Eletrônico, foi divulgado edital do concurso público para cargos de nível superior, nível médio e nível médio técnico do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Os salários são de R$ 3.091,21 e R$ 5.117,24 e, respectivamente, para nível médio e nível superior, mais auxílios alimentação e transporte.
 
De acordo com as informações, ao todo, serão 200 vagas oferecidas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário: 107 para nível superior, 81 para nível médio e 12 para nível médio técnico, com formação de cadastro de reserva. O TJ-BA definiu também que 70% das vagas serão destinadas para aos cartórios judiciais.
 
Serão abertas vagas para as especialidades de Direito, Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assistência Social, Biblioteconomia, Comunicação com habilitação em Jornalismo, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Medicina, Odontologia e Psicologia.
 
As inscrições poderão ser realizadas no site da Fundação Getúlio Vargas no período de 29 de outubro a 4 de dezembro de 2014.
 
As provas, com questões objetivas e discursivas, serão realizadas em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista, provavelmente, no dia 25 de janeiro de 2015. As mesmas serão aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas.

Dieta do suco verde: oito lições que é possível tirar dela para emagrecer

Bebida desintoxicante tem alta concentração de fibras e nutrientes
 
A dieta do suco verde é a nova sensação do momento, caiu tanto na boca do povo quanto no copo das famosas. Mas o que não falta são manuais de como fazê-la. Tem gente que a troca por uma refeição, outros a substituem por várias. "Tecnicamente não existe uma 'dieta do suco verde', apenas a adoção dessa bebida para a alimentação", explica a nutricionista funcional e clínica Roseli Rossi.

A promessa de emagrecimento é de até 5 kgs por mês, caso o suco sacrifique uma das grandes refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar). Mas sair por aí trocando o almoço ou jantar pelo suco e mexer como bem quiser no próprio cardápio pode trazer prejuízo à saúde. "Em longo prazo, ao fazer a dieta sem acompanhamento, a tendência é caminhar para uma perda balanço nutricional", pondera Roberto Navarro, nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

O suco tem entre seus ingredientes básicos couve, aipo, pepino e espinafre, e é sempre adicionado de uma fruta. Ele pode levar também algum grão funcional e o líquido usado para sua diluição também é variado, como chás, sucos, água ou água de coco. Os maiores trunfos da bebida para ajudar no emagrecimento são o seu efeito desintoxicante, a união entre consumo de fibras e hidratação e o coquetel de nutrientes proporcionado pelo mix de frutas e vegetais das receitas. De acordo com Roseli, a fórmula depende muito da intenção e das necessidades de cada um.

"É possível perder peso de forma gradual e segura com o suco verde, aliando a bebida à uma dieta equilibrada", aponta a nutricionista. Conversamos com os especialistas para entender melhor de que forma adicionar essa o suco verde ao dia a dia pode ser saudável, e aprendemos que quando feita da forma certa, essa dieta pode trazer vários benefícios.
 
Confira as maiores lições e também a forma certa de inserir o suco verde no dia a dia sem desvantagens para a saúde: 
 
Incluir mais vegetais na dieta
De acordo com a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) feita em 2011 pelo Ministério da Saúde, cerca de 20% da população brasileira consome a quantidade de frutas e vegetais recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que é de 400 gramas por dia. O resto todo consome menos do que isso.

Por isso mesmo, os especialistas consideram a adoção do suco verde uma boa pedida. "Para quem não come nada de verduras, mas decide ingerir esse suco, a ideia da dieta acaba sendo muito bem-vinda. Ele equivale a uma porção de fruta e uma porção de verdura, e o indicado é no máximo cinco das primeiras e no mínimo quatro das últimas ao dia", ensina Roberto Navarro, nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Ele acaba sendo mais bem aceito do que as saladas, justamente por camuflar o sabor de itens como a couve, mas não pode ser a única hora em que você vai consumir vegetais durante o dia. "O uso da fruta mascara gostos nem sempre tão bem aceitos, por isso tem gente que só consegue comer esses itens com essa apresentação", explica a nutricionista clínica e funcional Roseli Rossi.                     
 
Desintoxicar nosso organismo
Outra característica que todos os ingredientes desse suco têm em comum é a propriedade de desintoxicar nosso organismo. Esse processo é feito no fígado, e alguns nutrientes ajudam a fazer com que ele ocorra. "É o caso dos compostos cidrilicos, presentes na couve e no espinafre, mas também em alimentos como alho e cebola", conta Navarro.

Porém, não podemos confundir a dieta do suco verde com a dieta desintoxicante, também conhecida como a dieta detox. "Na última, há uma série de outros alimentos, como a preferência por apenas proteínas magras, no caso as carnes brancas, por exemplo", assinala a nutricionista Roseli Rossi. Porém, o suco poderia fazer parte dessa dieta e, muitas vezes, a bebida é incluída no cardápio da detox.
 
Aliar fibras e líquidos
Uma das maiores vantagens do suco é aumentar a quantidade de fibras da alimentação, já que esses vegetais as têm em grandes quantidades. A presença dessas substâncias colabora para o trânsito intestinal, ajuda a tornar mais lenta a digestão do colesterol e da glicose, evitando seus picos no sangue, entre diversos outros benefícios. Mas todos esses efeitos só dão certo com o consumo proporcional de água, outra vantagem do suco. Afinal, além de ter algum líquido para dar a consistência de suco ao alimento, os próprios ingredientes tem um bom teor de água. Mas atenção: "o suco não pode ser coado, pois o processo retém todas as fibras", alerta Navarro. 
 
Alimentar-se levando em conta os nutrientes
No caso do suco verde, seus alimentos base contêm diversos nutrientes muito importantes para o organismo. "Eles são ricos em ácido fólico, em magnésio, ferro e vitamina C. O aipo tem potássio e vitamina K. Já o gengibre tem efeito termogênico, que pode facilitar emagrecimento. E os vegetais verdes escuros têm dois antioxidantes importantes, zeaxantina e luteína, que protegem a saúde ocular" enumera o nutrólogo Navarro.

A clorofila, muito presente nos alimentos de origem vegetal, também faz bem ao nosso organismo. "Ela faz com que haja desintoxicação e alcaliniza o sangue. Quando o corpo está muito ácido, ele fica mais propenso ao aparecimento de doenças. Sua função antioxidante elimina os radicais livres advindos do estresse e da má alimentação", ensina a nutricionista Roseli.                         
 
Levar uma alimentação mais regrada
Agora, um ponto mais do que fundamental se a ideia é perder peso. Sozinho, o suco não faz milagres. Levar uma alimentação desregrada, como o consumo de gordura saturada e açúcar em excesso, aliada ao suco não trará os resultados esperados, principalmente se o objetivo principal for emagrecer. "Pode haver uma melhora em qualidade de vida, pois a pessoa passa a ingerir pelo menos um pouco mais de frutas e vegetais. Porém, não haverá tanto emagrecimento se os hábitos alimentares como um todo não forem revistos", pondera Roseli. A importância de repor nas outras refeições os nutrientes não ingeridos através do suco se dá devido ao perigo de uma perda no balanço nutricional. "Se o suco substitui café da manhã, almoço ou jantar vai haver uma carência de alguns nutrientes, que pode ocasionar diversos problemas de saúde", assinala Navarro.
 
Ter acompanhamento especializado
A base da dieta é a substituição de uma refeição pela bebida. Enquanto alguns podem torcer o nariz para esse tipo de prática, saiba que ela tem o aval de nossos especialistas. "De uns anos para cá estudos vem demonstrando que isso pode ser feito, desde que apenas uma refeição seja substituída e as outras sejam extremamente equilibradas em nutrientes e grupos alimentares", expõe o nutrólogo Navarro. Por isso mesmo, é preciso e é importante ter um acompanhamento de um nutricionista, que poderá montar um cardápio completo e equilibrado para as necessidades de cada paciente.

Porém, nada de pensar em trocar o almoço por um copo da mistura, nas refeições principais o ideal é que se tenha um equilíbrio entre os macronutrientes. "Por mais que você coloque sementes, água de coco e alimentos diversos, essa bebida nunca vai ter a quantidade ideal de proteínas, por exemplo, que justifiquem a troca pelo prato do almoço", ressalta a nutricionista Roseli. A indicação da especialista é você substituir o item por um lanche da manhã ou da tarde, e se consumir a noite, apenas o faça cerca de duas horas após o jantar, para que a refeição anterior não atrapalhe a absorção dos nutrientes do suco. 
 
Tomar cuidado com os excessos
Quando a dieta é feita substituindo apenas um dos lanches, ela pode ser feita pelo tempo que o paciente quiser ou, ao menos, não enjoar. "Alguns estudos citam um ou dois meses para dietas de substituição, antes que fique monótono", ensina Navarro. Mas ela deve ser parada imediatamente quando o paciente sentir sintomas como fermentação, náuseas e estufamento, normalmente causados pelo excesso de fibras.

Outro ponto importante fica a cargo da quantidade de suco ingerida, não dá para tomá-lo indiscriminadamente. O indicado é de 200 a 250 ml por dia, apenas na refeição escolhida para ser substituída. Consumir as fibras em excesso pode causar os sintomas já citados, e o ácido fólico, que também é encontrado em grande quantidade nesse suco, se estiver sobrando em nosso organismo começa a causar prejuízos, eliminando alguns nutrientes, como avisa a nutricionista Roseli. 
 
Mastigar também é importante
A mastigação acaba ficando um pouco em falta nessa dieta. "O alimento sólido dá mais saciedade, pois demora mais tempo para ser digerido. Ao bater os ingredientes, o liquidificador faz o trabalho dos nossos dentes e estômago", compara Roseli. Além disso, o ato de mastigar faz bem para a saúde bucal e desenvolvimento dos dentes. Mas para ambos os especialistas, tornar apenas uma refeição líquida não traz problemas, já que as outras terão como base os alimentos sólidos.
 
Minha Vida

Comer frutas e legumes todos os dias ajuda a ser mais feliz, diz estudo

Segundo cientista, saúde mental também está relacionada a dieta
 
Comer cinco porções de frutas e legumes todos os dias ajuda a melhorar a saúde física e mental e aumenta o sentimento de felicidade, segundo estudo divulgado nesta semana pela Universidade de Queensland, na Austrália.
 
O cientista Redzo Mujcic, da Universidade de Queensland, afirma que seu trabalho comparou as escolhas feitas por cerca de 12 mil pessoas no consumo de frutas e verduras com os níveis de satisfação, estresse, vitalidade e outros indicadores da saúde mental.
 
— Comer cerca de cinco porções de frutas e legumes por dia faz a pessoa mais feliz — comentou Mujdical ao referir-se aos pontos analisados.
 
Além disso, o estudo mostra que os efeitos positivos da maior quantidade de frutas e legumes na alimentação são mais fortes nas mulheres, embora se desconheçam as razões para essa influência.
 
Mujdic considerou que se a saúde mental está realmente ligada à ingestão e frutas e legumes, os responsáveis pelo desenvolvimento das políticas governamentais deveriam promover maior consumo desses alimentos.
 
Agência Brasil / Zero Hora

Sem energia? Saiba como recarregar as baterias do corpo durante o dia

Não podemos tratar nosso corpo como bateria de celular, já que nem sempre há um carregador por perto
 
Muita gente trata o próprio corpo como se fosse bateria de celular: faz uma grande carga de energia e torce para que ela dure até o final do dia. Porém, segundo nutricionistas, isso está errado.
 
– Todos os nutrientes são importantes para a manutenção do organismo e cada um tem a sua função, mas a glicose, que vem do carboidrato, é o maior combustível energético do organismo. Para ter energia durante o dia todo, a melhor forma de se alimentar é fazer pequenas refeições, várias vezes ao dia, pois um organismo sadio necessita consumir energia, em média, a cada três horas - explica a nutricionista Ana Carolina Bragança.
 
Cada indivíduo tem um gasto de energia individual, que varia de acordo com idade, sexo, peso, altura e estado de saúde, pois o organismo consome energia mesmo em repouso. Por isso, essa carga de energia diária varia de pessoa para pessoa. Quem pratica atividade física, por exemplo, deve ter mais atenção no que consome antes do treino.

Conheça os segredos dos médicos para aumentar a energia

 
– Recomendamos que a alimentação pré-treino seja rica em carboidratos. Porém, para essa energia durar mais, os carboidratos escolhidos devem ter baixo a moderado índice glicêmico, velocidade com que a glicose presente em um alimento alcança a corrente sanguínea, para que não haja uma hipoglicemia reativa, ou seja, uma queda drástica de glicose na corrente sanguínea – afirma a nutricionista. Entre esses alimentos estão arroz integral, maçã, batata doce, macarrão integral, pão integral, aveia.
 
Mas o que acontece com quem se descuida e sente que, no meio do dia, a energia acabou?
 
– Quando a energia corporal "acaba", algumas pessoas se sentem indispostas e uma grande maioria não apresenta nenhum sintoma, mas, em geral, independentemente dos sintomas, o organismo tem uma incrível capacidade de se adaptar a longos períodos de jejum. Porém, essa adaptação do organismo tem um custo um pouco elevado para o organismo. Dentro desse processo adaptativo que o organismo sofre, quem acaba suprindo parte dessa energia que faltou é a nossa massa muscular – explica Ana Carolina.

Muito cansado? Conheça 14 causas que podem estar por trás de sua fadiga

 
A nutricionista alerta sobre a importância de escolher os alimentos certos, na hora certa, para evitar que a energia acabe e evitar ter de "recarregar rapidamente". Mas, caso haja esse descuido, vale ter sempre um carregador ao lado:
 
– Quando o descuido já aconteceu, alimentos ricos em carboidratos simples, como pão branco, açúcar, macarrão branco, fruta seca, recarregam o organismo rapidamente, pois possuem alto índice glicêmico, e a glicose do alimento alcança a corrente sanguínea mais rapidamente.
 
Zero Hora

Tuberculose matou 1,5 milhão de pessoas em 2013

Dados são da OMS; entre as vítimas da doença, 360 mil eram doentes infectados com o vírus HIV
 
A tuberculose fez 1,5 milhão de vítimas entre 9 milhões de pessoas que contraíram a doença em 2013, número superior às estimativas iniciais, revelou nesta quarta (22), em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Os números constam do relatório anual sobre a tuberculose. O documento acrescenta que, entre as vítimas, 360 mil eram doentes infectados com o vírus HIV.
 
A estimativa inicial era 8,6 milhões de casos e, segundo o diretor do programa da OMS de combate à tuberculose, Mario Raviglione, o aumento deve-se "aos investimentos nos sistemas de monitoração e vigilância (...) que proporcionam mais e melhores dados". Ele informou que a tuberculose é a segunda doença infecciosa que mais mata, situando-se perto do HIV.
 
No entanto, a taxa de mortalidade de tuberculose diminuiu 45% desde 1990, e o número de novas infecções diminuiu para 1,5% por ano, com 37 milhões de vidas salvas desde 2000, devido a diagnósticos feitos a tempo útil e aos tratamentos oferecidos.

iG

Robô inteligente auxilia no tratamento do autismo e no cuidado de idosos

Foto: Orlando Neto/G1 - Robô Nao possui inteligência
 artificial avançada e é capaz de realizar diversas tarefas
'Nao' é equipado com câmeras nos olhos e responde à comandos de voz. Máquina foi apresentada durante a JCRIS 2014 na USP em São Carlos
 
Um robô desenvolvido por uma empresa francesa está ajudando no tratamento do autismo e no cuidado de idosos. O projeto foi uma das inovações apresentadas na Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014 que terminou nesta quarta-feira (22), na Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. Criado com o intuito de contribuir para o bem estar dos seres humanos, o robô Nao - palavra que significa cérebro em chinês - foi lançado em 2007 e pode ser programado para desempenhar diversas funções como ferramenta educativa e interativa para crianças e adultos.
 
Desenvolvido pela empresa francesa Aldebaran Robotics, Nao tem 57 centímetros de altura e é equipado com câmeras no lugar dos olhos, microfones para responder aos comandos de voz, autofalantes e sensores variados. Além disso, ele possui dois processadores e acesso à rede de internet sem fio. O robô é capaz de ler e-mails e respondê-los por meio de uma conversa com o usuário, por exemplo. Hoje, já existem no mundo mais de 450 instituições que utilizam o Nao, entre elas a USP São Carlos e a Harvard University.
 
Matheus Mainardi, da Somai Tecnologia e Educação, empresa que representa a Aldebaran no Brasil, explica que a aplicação do robô para auxiliar em casos de autismo teve início de forma espontânea. “Ele foi apresentado em um evento e uma criança autista começou a brincar com ele. Como é um sistema que não possui emoções, a interação fez com que as pessoas que possuem essa disfunção se sentissem mais à vontade para brincar com ele. Assim, depois de alguns estudos, foi constatado que o Nao podia funcionar como um canal direto de comunicação entre um autista e outras pessoas”, declarou. Pensando nisso, a empresa francesa lançou em 2013 o Autism Solution for Kids (ASK) para o Nao, dedicado às necessidades especiais para o ensino dessas pessoas.

Mainardi explicou que o fato de permitir programação específica para realizar funções diferentes faz o robô ter possibilidades infinitas de aplicação. “Estamos apenas no começo. Ele é capaz de mostrar na prática algumas coisas que aprendemos apenas em teoria. Campos como a robótica, a matemática, a ciência da computação e a engenharia são muito melhor trabalhados por meio desse equipamento.
 
Mesmo se contarmos apenas com as funções já conhecidas do Nao, as aplicações são infinitas.
 
Imagine então quando mais pessoas passarem a programar seus próprios códigos e fazer suas próprias demandas ao robô”, pontuou.
 
Próxima etapa
A Aldebaran já prepara outra versão do Nao, o “irmão mais velho” dele, Romeo. A nova versão está em desenvolvimento desde 2009, mas já foi apresentada. Dessa vez, o alvo foi a população idosa, que poderá contar com a ajuda do robô. Ele tem 1,40 metro e pode ajudar pessoas que perderam sua autonomia auxiliando em atividades como abrir portas, subir escadas e até buscar objetos.

Aplicações e uso
No caso da RoboCup de futebol, que aconteceu durante a JCRIS, um time de Naos foi programado para desempenhar funções em campo como goleiro, zagueiro ou atacante. Assim como nos jogos entre humanos, os robôs eram vítimas de faltas e empurrões, sendo jogados no chão pelos outros em alguns momentos. Mesmo assim, sem nenhum tipo de intervenção humana, o robô se levanta sozinho com o apoio das mãos e volta à partida como se nada tivesse acontecido.

G1

Médico e professor da UnB diz que vírus chikungunya chegou para ficar

Depois de confirmados 789 casos da febre chikungunya no Brasil, tudo indica que o brasileiro terá de conviver com a doença, que é semelhante à dengue. Na avaliação do médico Pedro Tauil, doutor em medicina tropical e professor da UnB, ela chegou ao país para ficar
 
Segundo ele, o vírus tem os mesmos vetores da dengue, os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, que já estão instalados em todos os estados brasileiros. Além disso, já houve transmissão da febre chikungunya em três estados. Na Bahia, estão confirmados 458 da doença, enquanto no Amapá e em Minas Gerais foram registrados, respectivamente, 330 e um caso.
 
O médico adiantou que, por ter os mesmos vetores, a febre chikungunya deverá ter a mesma sazonalidade da dengue, ou seja, o período das chuvas será de picos de transmissão da doença.
 
Pedro Tauil esclareceu que a nova doença mata muito menos que a dengue, já que, apesar dos mesmos sintomas (febre alta, dor de cabeça e nas articulações), são raras as vezes em que apresenta casos com hemorragia. No novo vírus, a sintomatologia dura de três a dez dias.
 
Outra peculiaridade da febre é a intensidade e o tempo das dores nas articulações. Conforme Tauil, são poucos os casos em que essas dores são fortes e longas. “Na experiência dos franceses, pessoas ficam um ano [com dores articulares] e outras levam apenas alguns meses. A gente ainda não sabe o que faz essas dores permanecerem”, explicou Tauil.
 
Nesses casos, os pacientes podem precisar usar cortisona para atenuar a dor e até mesmo de tratamento com fisioterapeuta.
 
Na maioria dos casos, o paciente não precisa ser internado. Ele é tratado em casa, com remédios para aliviar dores e febre, conforme recomendação médica. De acordo com Tauil, para um bom tratamento, é importante o profissional distinguir dengue da chikungunya. 
 
As medidas preventivas são as mesmas da dengue. Até o fim de outubro, o governo federal, em parceria com estados e municípios, deverá concluir o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti. O objetivo é identificar as larvas dos mosquitos Aedes egypti e Aedes albopictus, os focos e depósitos de água onde foram encontrados.
 
O Ministério da Saúde reitera que, para prevenir a nova doença, são necessárias medidas simples como verificar o fechamento da caixa d água, não acumular vasilhames em quintais, desentupir calhas e colocar areia em pratos sob vasos de plantas.
 
Desde a confirmação de casos da febre chikungunya no Caribe, no fim de 2013, o Ministério da Saúde elaborou o Plano Nacional de Contingência, que definiu, entre outras metas de controle da doença, a intensificação das atividades de vigilância, respostas da rede de saúde, divulgação de medidas às secretarias, preparação de laboratórios de referência para diagnósticos e o treinamento de profissionais.
 
Agência Brasil