Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Luz ultravioleta é capaz de combater quase 100% das infecções hospitalares

Raios ultravioletas de ondas curtas conseguiram eliminar bactérias resistentes como Clostridium difficile e MRSA
 
Cientistas da Duke University Medical Center, nos EUA, mostraram que a luz ultravioleta (UV) é capaz de matar certas bactérias resistentes a medicamentos em maçanetas, mesas de cabeceira e outras superfícies de quartos de hospitais.
 
A pesquisa sugere que esse tratamento pode ser uma possível arma na luta para reduzir as infecções hospitalares no futuro.
 
"Infecções hospitalares são associadas a morbidade e mortalidade entre os pacientes. Embora existam várias fontes para estas infecções, o ambiente hospitalar por si só pode desempenhar um papel importante. Os resultados deste estudo sugerem que a luz UV pode eliminar bactérias de quartos de hospitais e reduzir o risco de infecção por esses patógenos bacterianos em ambientes de saúde. Isso seria um resultado a beneficiar todos os pacientes", afirma a pesquisadora Liise-anne Pirofski.
 
Raios ultravioletas de ondas curtas (UV-C), que são prejudiciais aos microrganismos, têm sido utilizados na purificação do ar, de alimentos e da água e para esterilizar equipamentos em laboratório. Este estudo demonstra que a sua aplicação médica pode oferecer novas estratégias para a redução de infecções hospitalares.
 
O líder da pesquisa Deverick J. Anderson e seus colegas realizaram o estudo a fim de verificar se a luz ultravioleta pode ser utilizada para eliminar três dos patógenos mais problemáticos e melhorar a limpeza dos quartos dos pacientes.
 
O estudo focou em pacientes infectados com as bactérias Clostridium difficile, ou C. diff, que pode provocar sérios problemas intestinais. Acinetobacter, que pode causar pneumonia grave, e methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA).
 
Cada bactéria pode sobreviver por períodos prolongados em superfícies.
 
Depois que os pacientes tiveram alta, os pesquisadores retiraram múltiplas culturas de cada um dos cinco locais específicos nos quartos de hospitais, áreas com alto índice de toque, como cama, controles remotos e banheiros. Uma máquina especial com oito lâmpadas UV montada em uma coluna central foi então posicionada estrategicamente em cada quarto e ligada por até 45 minutos para erradicar ambas as bactérias vegetativas e esporos de bactérias.
 
Quinze mais culturas foram retiradas dos mesmos locais em cada quarto, e as contagens pré e pós-tratamento de bactérias foram comparadas.
 
O número de unidades formadoras de colônia de bactérias (UFCs) caiu vertiginosamente. Por exemplo, 52 UFCs de Acinetobacter foram vistas antes da irradiação, mas apenas 1 UFC depois, contabilizando uma eliminação de cerca de até 98,1%.
 
"Não podemos propor que a luz UV seja a única forma de limpeza de quartos, mas em uma era de crescente resistência aos antibióticos, a luz poderia se tornar uma importante adição ao arsenal dos hospitais e clínicas", conclui Anderson.

 
Fonte isaude.net

Previna nove problemas femininos com a ajuda da alimentação

Dieta adequada protege contra câncer de mama, depressão e osteoporose
 
Que uma boa alimentação traz benefícios enormes para a saúde, ninguém discute. Além de deixar a mente mais ligada, uma dieta equilibrada está diretamente ligada à prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto. "No entanto, poucas mulheres sabem que problemas típicos de seu gênero também podem ser prevenidos com ajuda da dieta", afirma a nutricionista Camila Freitas, da Vittali, em São Paulo.
 
Pensando nisso, listamos algumas complicações que são mais comuns no universo feminino e montamos um cardápio com os alimentos campeões para combater tais males:
 
câncer de mama - foto: Getty ImagesCâncer de mama
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama está entre as dez doenças que mais matam mulheres no Brasil. Segundo a nutricionista Débora La Regina, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), uma dieta balanceada por contribuir diretamente na prevenção do câncer de mama. "Isso acontece porque, na maioria das vezes, faltam nutrientes essenciais na alimentação da mulher que ajudariam na prevenção desse tipo de câncer", diz.

Um estudo realizado pela Boston University e publicado no jornal American Journal of Epidemiology descobriu que mulheres que comem duas porções de vegetais por dia têm 45% menos chances de desenvolver câncer de mama. Segundo a pesquisa, alimentos como brócolis, mostarda, couve e hortaliças verdes desempenham um papel ainda maior na redução de chances de câncer de mama, pois são ricos em glucosinolatos, aminoácidos que tem uma função importante na prevenção e tratamento da doença. Além deles, outros alimentos como alho, nabo, alface, abóbora e espinafre possuem menores quantidades de gluconisolatos, e devem fazer parte da dieta.
 
Mulher comendo peixe - foto: Getty ImagesCâncer de colo do útero
Geralmente causado pelo vírus do HPV, o câncer de colo do útero é facilmente identificado em exames de rotina, como o papanicolau, a colposcopia e a biópsia. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença apresenta 18.430 novos casos por ano. Além de evitar os fatores de risco mais comuns, como a diversidade de parceiros sem proteção, o tabagismo e a má higiene íntima, o câncer de colo do útero pode ser prevenido com a alimentação.
 
Um estudo da Escola de Medicina da Universidade Vanderbilt (EUA) descobriu que consumir três ou mais porções de peixe por semana diminuía em 33% o risco de desenvolver câncer de colo do útero. De acordo com os autores, o poder anti-inflamatório do ômega 3, presente nos peixes, atua combatendo os pólipos adenomatosos - são crescimentos anormais na mucosa do cólon que podem se tornar um tumor.
 
Dor de cabeça - foto: Getty ImagesDor de cabeça
Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, 76% das brasileiras sofrem com algum tipo de dor de cabeça. Entre as principais causas de cefaleia no público feminino estão estresse, má alimentação e alterações hormonais típicas do ciclo menstrual. "Durante o período de TPM, o organismo das mulheres produz em excesso um grupo de hormônios chamados prostalginas, e essas altas taxas de hormônios são as responsáveis pelas dores articulares, musculares, cólicas e a também a enxaqueca e cefaleia", afirma a endocrinologista Amanda Athayde, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Porém, uma pesquisa desenvolvida pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade Griffith, na Austrália, descobriu que uma dieta rica em vitaminas do complexo B pode ajudar a prevenir crises de enxaqueca. A nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional, afirma que essas vitaminas, principalmente a B12, são fundamentais para o pleno funcionamento do sistema nervoso, evitando alterações de sensibilidade no corpo, que podem causar crises de enxaqueca. Ela explica que ao redor dos nossos nervos existe uma espécie de "capa de gordura", chamada bainha de mielina, que é fundamental para a passagem do estímulo nervoso e a proteção do nervo. "Na falta de B12, ocorre a desmielinização, que é uma espécie de defeito na bainha de mielina", completa Roseli. Fígado de boi, mariscos, ostras cruas, atum, ovos e leite são boas fontes dessa vitamina.
 
Mulher bebendo leite - foto: Getty ImagesOsteoporose
"Durante a menopausa ocorre a diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio feminino imprescindível para manter a massa óssea, aumentando a incidência de osteoporose", diz a endocrinologista Amanda. O Ministério da Saúde afirma que a osteoporose atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo mais da metade mulheres, e 25% delas na pós menopausa.
 
O principal causador da osteoporose é a deficiência em cálcio, nutriente responsável por calcificar os ossos. Para consumir as quantidades recomendadas de cálcio, o ideal é ingerir o equivalente a três copos de leite integral mais uma porção de queijo amarelo por dia. "Outros alimentos, como sementes e verduras verde-escuras também são ricas nesse nutriente, mas a melhor opção são mesmo o leite e seus derivados", afirma a nutricionista Camila Freitas, da Vittali, em São Paulo.
 
Mulher pensativa - foto: Getty ImagesDepressão
Um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 17 milhões de brasileiros sofram com depressão, sendo que a proporção é de duas mulheres para cada homem com a doença. De acordo com os especialistas, uma hipótese que justifica a maior prevalência em mulheres é que elas sofrem maiores oscilações hormonais, incluindo os níveis de serotonina, hormônio responsável pelo nosso bem-estar. "A doença pode acontecer porque a transmissão de serotonina não está tão efetiva quanto deveria no organismo, diminuindo o humor", explica a neurologista Dalva Lucia Rollemberg Poyares, da Unifesp.

A boa notícia é que um cardápio rico em vitamina D pode ser grande aliado contra a depressão. Pesquisadores da Southwestern Medical Center, no Texas, Estados Unidos, encontraram ligação entre baixos níveis de vitamina e a doença após avaliarem mais de 12.600 participantes de estudos feitos entre 2006 e 2010. A principal fonte dessa vitamina é a luz solar, que estimula a produção da vitamina por nossa pele. A nutricionista Priscilla Baracat ensina que 10 a 15 minutos de contato com a luz do sol, de duas a três vezes por semana, evitando a exposição entre as 10h e 16h, já são suficientes. Outras fontes de vitamina D são: ovos, iogurte, fígado de boi, sardinha e óleo de fígado de bacalhau.
 
Mulher comendo soja - foto: Getty ImagesMenopausa
Ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, insônia, irritabilidade, entre outros sintomas, são característicos da menopausa, que afeta todas as mulheres, geralmente entre os 45 e os 55 anos de idade. Para se livrar das ondas de calor e da irritação, tão comuns na menopausa, invista em boas porções de soja. É o que afirma um estudo realizado pela Universidade de Delaware, nos Estado Unidos. Baseados na análise 19 estudos anteriores que envolveram mais de 1.200 mulheres, os cientistas descobriram que as isoflavonas presentes na soja têm um impacto direto na redução das ondas de calor e nas mudanças de humor. Para aproveitar esses benefícios, é necessário consumir pelo menos 54 miligramas de isoflavonas por dia - o equivalente a dois copos de leite de soja ou sete gramas de tofu.
 
Mulher comendo oleaginosas - foto: Getty ImagesEndometriose
Caracterizada pelo crescimento do endométrio fora da cavidade uterina (trompas, ovários, intestinos e bexiga), a endometriose ainda não tem causas conhecidas e atinge cerca de seis milhões de brasileiras, sendo que até 50% delas podem ficar inférteis. Apesar de as causas diretas ainda serem desconhecidas, um estudo publicado na revista Human Reproduction e desenvolvido pela Universidade de Harvard (EUA) concluiu que mulheres que consomem muitos alimentos ricos em ômega 3 tem uma chance 22% menor de serem diagnosticadas com endometriose. "Além dos peixes como atum e salmão, outras ótimas fontes de ômega 3 são as oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas", diz a nutricionista Roseli. Para aproveitar os benefícios, basta consumir três unidades de qualquer uma delas por dia.
 
Mulher bebendo suco de cranberry - foto: Getty ImagesInfecção urinária
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 20% da população feminina brasileira apresenta o distúrbio, que é caracterizado por dores ao urinar e desejo súbito e intenso de urinar, sempre em pequenas quantidades. "As mulheres tendem a ter mais infecções que os homens porque têm uma uretra mais curta e próxima ao ânus", explica o urologista Milton Skaff, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Além dos hábitos de higiene íntima e da ingestão abundante de líquidos, a infecção urinária pode ser prevenida ou tratada com a ingestão de suco de cranberry, também chamada de mirtilo.
 
É o que afirma um estudo publicado no Archives of Internal Medicine e desenvolvido por pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan, na China. Eles fizeram uma análise de mais de 10 testes clínicos feitos com a fruta, e descobriram que os riscos de uma infecção eram 62% maiores em mulheres que não consumiam cranberry. De acordo com o estudo, a hipótese que justificaria o efeito benéfico da fruta é a presença de compostos que inibem a aderência da bactéria Escherichia coli - causadora da doença - na mucosa do trato urinário.
 
Consumo de carne vermelha - foto: Getty ImagesHipotireoidismo
Segundo dados levantados pelo IBGE em 2011, cerca de 15% das mulheres adultas sofrem com o hipotireoidismo, incidência que é 10 vezes maior que nos homens. "Ela acontece principalmente no climatério, última menstruação antes da menopausa", diz a endocrinologista e metabologista Gláucia Duarte, da Universidade de São Paulo. "O hipotireoidismo mais comum acontece quando os próprios anticorpos do organismo encaram a glândula tireoide, como se ela fosse um corpo estranho no organismo", afirma.
 
O que os pesquisadores da USP descobriram é que uma dieta rica em selênio é fundamental para o bom funcionamento da tireoide, prevenindo doenças relacionadas à glândula. "Uma boa fonte de selênio é a carne vermelha, também rica em zinco, outro nutriente importante para a produção hormonal", afirma a nutricionista Roseli. A especialista alerta, entretanto, que a carne também pode se tornar uma vilã da saúde, uma vez que contém quantias consideráveis de gordura saturada, prejudicial ao organismo quando em excesso. "Por isso, limite o consumo desse alimento a três bifes médios por semana", complementa.
 
Fonte Minha Vida

Autoridades dos EUA confirmam que remédio contaminado causa meningite

As autoridades sanitárias americanas confirmaram esta quinta-feira que os remédios contaminados relacionados a uma série de casos de meningite continham, efetivamente, o fungo causador da infecção e cuja administração deixou 20 mortos.
 
O número de casos foi mantido em 257, incluindo três infecções conjuntas vinculadas às injeções do esteroide contaminado, segundo o último relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
 
Os primeiros testes demonstraram a presença do fungo em remédios intravenosos produzidos pelo New England Compounding Center (NECC), mas foi preciso mais tempo para confirmar o tipo de fungo causador desta rara forma de meningite: 'Exserohilum rostratum'.
 
"A confirmação do laboratório favorece a vinculação das injeções de esteroides destes lotes do NECC ao surto identificado em vários estados de meningite fúngica e infecções conjuntas", anunciou em um comunicado a agência reguladora de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA).
 
As autoridades sanitárias calculam em aproximadamente 14.000 os pacientes em 23 estados que podem ter tomado os esteroides infectados, normalmente administrados em forma injetável na coluna para tratar dores nas costas.
 
Os funcionários advertiram que um número indeterminado de pessoas podia correr risco de adoecer após receber outros medicamentos produzidos pela empresa de manipulação farmacológica sediada em Massachusetts, que carecia de procedimentos de esterilização apropriados.
 
O surto crescente gerou apelos por uma maior regulamentação na pouco controlada indústria de compostos farmacêuticos.
 
Os críticos afirmam que os fabricantes de remédios encontraram uma forma de enganar a estrita e custosa supervisão denominando-se de farmácias, o que lhes dá maior liberdade para misturar compostos farmacológicos para os pacientes.
 
O NECC encerrou suas operações e retirou todos os produtos do mercado depois dos casos de infecção.
 
Fonte R7

MPF entra com processo para garantir remédio a doente de câncer

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, ligada ao Ministério Público Federal (MPF), entrou com uma ação civil pública para tentar assegurar que uma paciente, portadora de neoplasia maligna de cólon (câncer colorretal), receba o remédio Erbitux-R pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A paciente teve o diagnóstico de câncer em 2009, de acordo com a Procuradoria. Desde então, passa tratamento na rede pública, em especial no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, que é modelo no tratamento de oncologia no Estado.
 
Submetida a uma cirurgia em 2009, ela passou por quimioterapia por seis ciclos, após os quais a enfermidade ficou inicialmente estável.
 
 Mas em agosto de 2011, foi constatada metástase pulmonar e ela foi submetida a novo ciclo de quimioterapia pelo SUS.
 
O tratamento, porém, não é capaz de conter a evolução da doença, o que levou o médico a prescrever o Erbitux-R, também conhecido por cetuximabe.
 
Fonte R7

Unifesp oferece transplante de córnea sem fila de espera

Instituição faz cerca de 30 transplantes de córnea por mês, com potencial para triplicar esse número
 
O Departamento de Oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) oferece vagas para pacientes com indicação para transplante de córnea, sem fila de espera.
 
A instituição atua no setor desde 1937 e é referência na realização de transplantes. A Unifesp faz cerca de 30 transplantes de córnea por mês, com potencial para triplicar esse número.
 
Conforme informações no site da universidade, pacientes de outras regiões do País também podem procurar o serviço e fazer o transplante por meio do sistema Tratamento Fora de Domicílio (TFD), oferecido pelas secretarias de saúde de cada Estado.
 
O prazo para a cirurgia é, em média, de até 30 dias, levando-se em conta a análise do estado clínico geral do paciente e a realização dos exames necessários para o procedimento.
 
Serviço:
Departamento de Oftalmologia da Unifesp — Ambulatório de Córnea Rua Botucatu, 821, 1º andar - Vila Clementino, São Paulo Telefone: (11) 5085-2061 www.unifesp.br
 
Fonte R7

Surto de salmonela na Holanda afeta 950 pessoas e deixa três mortos

Doentes foram infectados após terem consumido salmão defumado infectado
 
Três pessoas morreram e pelo menos 950 foram afetadas por um surto de salmonela, na Holanda, após terem consumido salmão defumado infectado, informou nesta quinta-feira o RIVM (Instituto Nacional de Saúde Pública) em comunicado.
 
As três vítimas fatais são idosos, que foram afetados pela salmonela tipo Thompson, e segundo vários meios de comunicação do país, é possível que haja uma quarta vítima. A infecção atingiu, no mínimo, 950 pessoas, embora o RIVM tenha advertido que o número total "seja provavelmente maior", pois a notificação dos casos às autoridades não é obrigatória.
 
A doença provoca febre, diarreia, vômitos, náuseas, cãimbras abdominais e dores de cabeça, embora a maior parte dos doentes supere a doença sem a necessidade de tratamento específico, segundo os meios de imprensa. O surto, segundo a autoridade holandesa encarregada pela segurança alimentar, procede de salmão defumado comercializado pela empresa holandesa Foppen, que há dias recomenda que a população não consuma o produto.
 
A empresa informou que já solicitou a retirada do lote dos supermercados. A companhia aponta que a infecção ocorreu em uma fábrica situada na Grécia.
 
Fonte R7

"Roma é uma cidade proibida para deficientes", denuncia Bertolucci

O cineasta Bernardo Bertolucci, que, por seus problemas de saúde, usa uma cadeira de rodas, reclamou nesta quinta-feira que Roma é uma cidade impraticável para os deficientes físicos.
 
"Vivo na cidade proibida. E, nos arredores de minha casa no Trastévere, parece um campo de batalha: não posso circular com minha cadeira de rodas elétrica", denunciou ao apresentar seu mais recente filme "Io e Te".
 
Ele comentou ainda que precisou ser carregado nos braços por desconhecidos para subir o Capitólio, a prefeitura de Roma, para participar em um casamento.
 
"Quando perguntei se havia uma rampa, me olharam como se eu fosse um marciano", declarou o cineasta de 71 anos.
 
Bertolucci disse que enviou uma carta ao prefeito de Roma, Gianni Alemanno, mas que recebeu uma "resposta patética e de má fé" indicando que não se podia desfigurar um lugar construído por Michelângelo com uma rampa para deficientes.
 
"Falo isso por mim e por quem como eu não tem autonomia de movimento. É difícil até para mães com carrinho de bebê circularem e para idosos, que podem tropeçar", acrescentou.
 
Fonte R7

Perú: Há um mês em greve, médicos exigem renúncia de ministra da Saúde

Lima, 18 out (EFE).- O presidente da Federação Médica Peruana (FMP), César Palomino, pediu nesta quinta-feira a renúncia da ministra da Saúde, Midori de Habich, por sua suposta incapacidade de reverter a greve de seus filiados, que já dura um mês.
 
Anteriormente, a greve dos médicos filiados ao Ministério da Saúde (Minsa) chegou a ser qualificada como "chantagem" e "extorsão" por parte do ministro da Economia, Luis Miguel Castela. Palomino assinalou que as conversas com o Executivo foram suspensas e pediu a intervenção do presidente do Conselho de Ministros, Juan Jiménez, para buscar um diálogo mais direto. "A solução está no Ministério da Economia e na Presidência do Conselho de Ministros...
 
O Ministério da Saúde não é um bom interlocutor, já que não trasmite as mensagens de maneira adequada", disse o presidente da FMP à emissora "Canal N".
 
A ministra da Saúde do Peru, por sua vez, anunciou hoje que os trabalhadores administrativos de seu setor não vão se unir à greve porque conseguiram alcançar um acordo. Na última quarta, o vice-ministro da Saúde, José do Carmen Sara, declarou que os pacientes afetados pela greve poderiam ser transferidos a outros hospitais, enquanto os médicos que interromperam suas atividades teriam um desconto de seus sálarios.
 
Segundo Palomino, "a greve nacional indefinida está sendo acatada em todo o território da República" e os médicos são conscientes dos possíveis cortes salariais.
 
   "O tema dos descontos será abordado com o novo ministro da Saúde. Não há por que fazer esse desconto aos colegas, e a federação vai defendê-los", declarou Palomino.
 
Segundo estimativas da FMP, a paralisação dos médicos já afetou mais de 50 mil cirurgias e procedimentos durante o último mês.
 
Fonte R7

Menina acorda de coma enquanto é preparada para doar os órgãos

 
Depois do susto, Carina se recupera bem e já pode falar e andar
 
Carina Melchior, de 20 anos, acordou do coma enquanto os médicos já estavam a preparando para a retirada dos órgãos.
 
A adolescente, que mora na Dinamarca, ficou em coma depois que sofreu um acidente de carro em outubro do ano passado, segundo o site Daily Mail.
 
Quando os médicos detectaram o enfraquecimento do cérebro, eles aconselharam a família a interromper o tratamento e levantaram a hipótese sobre uma possível doação de órgãos.
 
No entanto, enquanto a equipe médica estava prestes a declarar a morte cerebral de Carina, ela abriu os olhos e começou a mover as pernas. Após esse “susto”, a menina se recupera bem e já pode andar e falar.
 
Confronto
Agora, sua família está processando o hospital alegando que os médicos se precipitaram ao falar sobre a doação.
 
Um dos médicos relatou que o caso de Carina foi lamentável, pois não houve comunicação entre a família da menina e a equipe médica.
 
Ainda assim, o hospital alega que não houve nenhum erro médico, pois a menina não foi declarada com morte cerebral.
 
Mesmo assim, o hospital pediu desculpas pela falta de comunicação durante o tratamento de Carina.
 
Fonte R7

Dentistas de planos organizam paralisação no próximo dia 25

O presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (Somge), Luciano Elói Santos, informou nesta quinta-feira à Agência Brasil que, na próxima semana, o atendimento odontológico de planos não será feito em todo o País.
 
A manifestação deve ocorrer no Dia do Dentista, comemorado na quinta-feira que vem (25).
 
A terceira paralisação nacional de enfrentamento aos convênios, que tem o apoio da Associação Brasileira de Odontologia, de acordo com Santos, é um protesto contra "a exploração abusiva dos planos odontológicos".
 
O anúncio foi feito em audiência pública aberta na Câmara dos Deputados para discutir os principais problemas entre os dentistas e operadores de planos de saúde, principalmente sobre a tabela de honorários e a exigência de exames radiográficos para pacientes.
 
Fonte R7

Saiba por que é importante dar um dia de descanso ao treino

Ter um dia de descanso na semana é fundamental para ajudar o corpo a se recuperar para novas etapas de treino.
 
A técnica é não apenas adotada pelos nossos atletas olímpicos como também pela Associação Atlética Universitária dos EUA.
 
Pesquisas apontam que um dia de folga promove uma série de benefícios aos atletas. Ela repõe os estoques de glicogênio, aumenta a força e acaba com a fadiga.
 
O excesso de treino sem descanso ajuda a provocar lesões musculares.
 
Para quem não consegue ficar parado, a recomendação é que se diminua a intensidade do treino.
 
Por exemplo, um trote leve de 5 km não compromete os músculos nem exaure o corpo. Ela é essencial para fortalecer os músculos e queimar gordura.
 
Fonte R7

Exercícios ao ar livre como a canoagem elevam a autoestima

Cada vez mais especialistas recomendam a prática de exercícios a quem sofre de pressão alta e problemas de glicose no sangue. E a se a prática foi feita ao ar livre, os benefícios contabilizados são ainda maiores, garantem os especialistas.
 
Por exemplo, ao praticar uma atividade ao ar livre, longe das paredes da academia, o esportista passa a ter contato com uma paisagem agradável.
 
O convívio com pássaros, água, árvores dá uma sensação de paz e relaxamento.
 
O estado favorece a reflexão e não só traz benefícios para o corpo, como também para a mente.
 
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos EUA, constatou que sedentários estressados que passaram a se exercitar em parques e praias, tiveram uma diminuição significativa em suas taxas de glicose e colesterol.
 
O estudo concluiu que bastam apenas 60 minutos de atividade durante três vezes por semana para se notar os resultados positivos.
 
Fonte R7

O segredo da longevidade está em check-ups e atividades voltadas para a terceira idade

Um estudo realizado pela Universidade de Tóquio, no Japão, desvendou o segredo da longevidade do povo japonês.
 
As explicações podem também ser aplicadas à população ocidental. Segundo o estudo, o que leva os idosos japoneses a serem saudáveis resume-se em alimentação equilibrada, bons hábitos de higiene, controle da saúde através de check-ups anuais e prática de atividades diárias.
 
O resultado da pesquisa foi publicado no jornal médico The Lancet.
 
O governo japonês também contribuiu para a melhora de vida da população ao investir em ações de saúde pública, introduzindo o seguro saúde em 1961. Isso facilitou o acesso do povo aos hospitais.
 
No Japão, check-ups são oferecidos pelo governo à população.
 
Com a saúde em dia, os idosos têm condições de se ocupar com atividades que preencham sua mente com atividades que mantém em dia o sistema cognitivo, evitando assim, o surgimento de doenças degenerativas.
 
Fone R7

Mulheres que nasceram prematuras podem ter risco maior de complicações na gestação

Pesquisadores do Quebec compararam as gestações de 7.405 mulheres
 
Um novo estudo descobriu que as mulheres que nasceram prematuras correm risco significativamente maior de ter complicações durante a própria gestação.
 
Pesquisadores do Quebec compararam as gestações de 7.405 mulheres que haviam nascido antes da 37ª semana de gestação com 16.714 nascidas a termo.
 
O estudo foi publicado online na semana retrasada no periódico Canadian Medical Association Journal e analisou três complicações comuns da gestação: diabetes gestacional, hipertensão na gravidez e pré-eclâmpsia. (Os sintomas da pré-eclâmpsia são pressão arterial alta, inchaço e perda de proteína pela urina.)
 
A porcentagem de mulheres com pelos menos uma complicação na gestação aumentava ao mesmo tempo em que diminuía sua idade gestacional ao nascer. A probabilidade de ter uma ou mais complicações era 14 por cento maior para as mulheres nascidas entre a 32ª e a 36ª semana de gestação e quase dobrava para as nascidas antes da 32ª semana em comparação com as participantes nascidas a termo. A diferença perdurou mesmo após terem sido levados em conta idade e estado de saúde da mãe e tamanho do feto para a idade gestacional, entre outros fatores.
 
Qual o conselho para a mulher que nasceu prematura e planeja ter um filho?
 
"É importante não ser alarmista", afirmou Anne Monique Nuyt, autora sênior do estudo e professora adjunta de pediatria da Universidade de Montreal. "Vá em frente e inicie sua família. Toda assistência pré-natal já submete a paciente aos exames para essas doenças, mas esse estudo talvez leve a um acompanhamento mais rigoroso."
 
Fonte wscom.com.br

João Pessoa: "Lei seca" já flagrou 1.111 motoristas embriagados em 2012

Detran tem intensificado as fiscalizações no Estado. Elas estão sendo realizadas em dias que provocam o chamado “efeito surpresa”
 
Doze motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool durante blitz da Operação Lei Seca realizada na madrugada desta sexta-feira (19) na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. Na fiscalização, foram aplicados 232 testes de alcoolemia.
 
A barreira policial foi montada das 22h da quinta-feira (18) às 5h da manhã desta sexta-feira (19). Dos 244 veículos abordados, 11 foram apreendidos. Quatro motoristas flagrados dirigindo alcoolizados foram conduzidos à delegacia.
 
Desde o dia 21 de setembro, quando a Operação Lei Seca passou a integrar as ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), já foram flagrados 189 motoristas dirigindo embriagados elevando para 1.111 o número de flagrantes em 2012.
 
A Operação Lei Seca utiliza viaturas equipadas com computadores, interligados ao banco de dados do Detran, que permitem a consulta online da documentação dos veículos e dos condutores, além de etilômetros (bafômetros) descartáveis.
 
Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, as fiscalizações, com o objetivo de evitar a mistura álcool e direção, foram intensificadas e estão sendo realizadas em dias que provocam o chamado “efeito surpresa”, a exemplo da ação realizada na noite desta quinta-feira, considerando que, normalmente, as pessoas aguardam uma maior fiscalização nos finais de semana, dias de maior concentração de clientes nos bares e restaurantes.
 
O comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, tenente coronel Paulo Sérgio, destacou que outra novidade na Operação Lei Seca tem sido a realização de mais ações nos bairros da capital. “Recentemente, durante uma blitz realizada, em plena quarta-feira, na avenida principal do Conjunto Ernesto Geisel, foram flagrados 10 motoristas embriagados”, lembrou o comandante.
 
Fonte wscom.com.br

Estudo: alcoolismo encurta expectativa de vida em 20 anos

Estudo mostrou que os homens dependentes de álcool têm duas vezes mais chances de morrer do que pessoas da mesma idade que não bebem em excesso
 
Sabe-se que o abuso no consumo de substâncias alcoólicas pode causar dependência e problemas de saúde. Agora, um estudo aponta que também aumenta o risco de morte em relação à população em geral, especialmente entre as mulheres. Um levantamento feito ao longo de 14 anos pelo Institute of Epidemiology and Social Medicine na University Medicine Greifswald, na Alemanha, mostra que os homens dependentes de álcool têm duas vezes mais chances de morrer do que pessoas da mesma idade que não bebem em excesso. Entre as mulheres, as taxas de mortalidade são 4,6 vezes maiores.
 
"Dados clínicos mostram proporção maior de indivíduos que morreram do que outros da população em geral da mesma idade. Dados específicos para gêneros diferentes são raros, mesmo quando se estudam pacientes. Mas há dois pontos para esclarecer. Primeiro, sabemos que apenas uma minoria de dependentes do álcool é tratada. Segundo, não há evidências dos reais efeitos do tratamento contra dependência sobre as taxas de mortalidade. Queremos saber o quanto o tratamento poderia aumentar a expectativa de vida. Por razões éticas, não dá para controlar isso numa pesquisa", afirmou o professor de epidemiologia e medicina social da entidade, Ulrich John.
 
Ele e a equipe que realizou a pesquisa estudaram prontuários médicos de 4 mil pessoas, selecionadas aleatoriamente, com idades entre 18 e 64 anos. Entre eles, 153 tinham sido classificados como dependentes do álcool e 149 deles (119 homens e 30 mulheres) foram acompanhados clinicamente ao longo de 14 anos. "Primeiro detectamos aumento na taxa de mortalidade. Segundo, descobrimos que a idade média do óbito era de 60 anos para as mulheres e 58 para os homens, cerca de 20 anos a menos do que a média entre a população em geral. Terceiro, ter feito tratamento para curar a dependência não aumentou a expectativa de vida em comparação com os que não fizeram tratamento algum", esclareceu o médico.
 
"Sabemos que as mulheres tendem a reagir mais a toxinas, como o álcool, do que os homens. Elas também parecem desenvolver doenças ligadas à dependência mais rapidamente", completou. As informações da pesquisa serão publicadas na edição de janeiro de 2013 da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research.
 
Fonte wscom.com.br

Frutas que ajudam a turbinar o treino

Conheça os alimentos que turbinam o corpo para a prática de atividade física
 
A falta de carboidrato e açúcar no sangue podem comprometer a performance no esporte. Baixos níveis de açúcar no sangue causam fraqueza e até alterações no humor. A dica é comer o alimento certo antes do treino.
 
Conheça os alimentos que turbinam o corpo para a prática de atividade física.
 
Banana
Fruta de fácil digestão ajuda a prevenir cãibras por ser rica em potássio. A banana também é rica em vitaminas do complexo B que geram energia ao corpo.
 
Açaí
Fonte de antioxidantes, combate os radicais livres e se for combinada ao morango, fica enriquecida com vitamina C.
 
Laranja
A fruta fornece mais de 100% das necessidades diárias de vitamina C. Por ter apenas 60 calorias, ajuda a enganar a fome sem encher o estômago durante a corrida.
 
Damasco seco
O açúcar natural concentrado nela tem alta concentração de carboidrato. Uma unidade do damasco supre as necessidades diárias de que o corpo necessita.
 
Fonte R7

Propriedades benéficas do queijo

A informação é de que engorda, todavia, as propriedades benéficas do queijo fazem deste um alimento indispensável para uma dieta equilibrada. Para quem se preocupa em manter o peso, basta optar por este concentrado de leite com baixo teor de gordura, ou de leite desnatado. Um queijo pode ser produzido com os leites de cabra, de vaca, ou de búfalo, entre outros exemplos, proporcionando uma grande variedade de sabores.
 
Além de proteínas, fornece cálcio e Vitamina D, sendo importante para manter a saúde dos dentes e ossos, e prevenir a redução da densidade óssea. É importante dizer que o cálcio é essencial para mulheres que estão grávidas. Este mineral auxilia, ou estimula as contrações no momento do parto.
 
Também impulsiona a produção de leite materno. A exceção vai para o queijo Feta. Ainda que rico em riboflavinas e fósforo, o modo como é preparado, e sua textura, o deixam vulnerável ao ataque da bactéria listeria, que pode ser transferida para o bebe.
 
Outro benefício para as mulheres, é que reduz os sintomas associados com TPM.
Muito rico em Vitamina B, garante a flexibilidade e hidratação da pele. Contém CLA, o Ácido Linoléico Conjugado. Associado ao cálcio, este ácido atua como preventor do câncer, em especial do cólon e do reto.
 
Comer queijo com frequência impede a ocorrência de enxaquecas, proteje a saúde da visão, garante a manutenção e o equílibrio da flora intestinal, e auxilia no processo de digestão. Pesquisas médicas também indicam que é ótimo para controlar diarreia, e até a constipação. É especialmente conhecido por promover uma verdadeira limpeza na boca, já que estimula a produção de saliva.
 
Mas qual o melhor queijo? Há quem defenda que o título deve ir para o parmesão. É um dos mais baixos em teor de sódio, e dos mais altos em teor de cálcio. Como trata-se de um queijo que passa por um processo de envelhecimento antes de estar pronto para o consumo, sofre uma redução considerável de lactose, tornando-o mais fácil de digerir para aqueles que têm intolerância a esta substância.
 
O queijo ricota, entretanto, é considerado o mais saudável. Além de excelente fonte de cálcio, também fornece selênio e antioxidantes. Poderá incluir numa salada, ou sanduíche, numa base regular, de forma a garantir que o seu organismo fique fortalecido com estes nutrientes.
 
Fonte outramedicina.com

Universidade do Estado do Pará – UEPA

A Universidade do Estado do Pará – UEPA realiza concurso para provimento de 12 vagas para Professor em Belém

Inscrições:
De 21 de setembro a 16 de outubro pelo http://paginas.uepa.br/concursos


Valor:
De R$ 100,00 a R$ 180,00

Cargos e áreas:
DAC: Pesquisa e Prática Pedagógica /Estágio Supervisionado I e II (1);
DCMH: Motricidade Humana (1);
DENC: Políticas Públicas/Assistência à Saúde (1);
DENH: Assistência à saúde da Mulher (1);
DETO: Terapia Ocupacional Aplicada (1);
DMCF: Farmacologia e Bioquímica (1);
DSCM: Saúde Coletiva (2);
DSES: Ginecologia/Obstetrícia - Atuação em Internato (1);
DSIN: Clínica Cirúrgica (1), Clínica Médica (1), Saúde da Criança (1).

Remuneração:
De R$ 2.488,00 a R$ 9.876,04.

Provas:
Haverá Prova Escrita, Prova Didática, Análise do Plano de Trabalho Institucional e Análise de Títulos

Universidade de São Paulo (IV)

A Universidade de São Paulo realiza seleção para preenchimento de 1 vaga para o Instituto de Química

Inscrições:
Até 3 de dezembro

Remuneração:
R$ 8.715,12

Área:
Bioquímica e Biologia Molecular.

Seleção:
Haverá julgamento do memorial, prova didática e prova escrita

Universidade de Brasília - UnB/DF (IV)

A Universidade de Brasília (UnB) realiza seleção para preenchimento de vagas para Professores Substitutos no Campus Universitário Darcy Ribeiro.

Inscrições:
Entre 15 e 26 de outubro

Área:
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais e Clínica Médica e Psiquiatria.

Remuneração:
De R$ 2.518,30 a R$ 3.016,45

Universidade de Brasília - UnB (V)

A Universidade de Brasília (UnB) realiza seleção para preenchimento de vaga para Professor Substituto ou Visitante, no Campus Universitário Darcy Ribeiro.

Inscrições:
Entre 8 e 19 de outubro

Área:
Ginecologia e Obstetrícia; Engenharia de Redes

Remuneração:
De R$ 1.536,46 a R$ 1.993,04

Seleção:
Haverá análise curricular

Tribunal de Justiça do Estado do Acre - TJAC

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ - AC) realiza concurso para o provimento de 105 vagas e formação de cadastros reserva para as Comarcas de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Manuel Urbano, Mâncio Lima, Núcleo Rodrigues Alves, Plácido de Castro, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Xapuri, Núcleo Jordão, Núcleo Marechal Thaumaturgo e Núcleo Porto Walter.

Inscrições:
De 28 de setembro a 19 de outubro, pelo www.cespe.unb.br


Valor:
R$ 50,00 e/ou R$ 60,00

Cargos:
Auxiliar Judiciário, Motorista e Técnico em Microinformática; Analista de Sistemas, Analista de Suporte, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Psicólogo, Técnico em Administração, Técnico em Comunicação Social e Técnico Judiciário

Remuneração:
De R$ 2.004,57 a R$ 3.810,54

Provas:
Haverá prova objetiva: 16 de dezembro

Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal - RS

A Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal, Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de 43 vagas

Inscrições:
Até 29 de outubro, na Prefeitura do Balneário Pinhal, avenida Itália, nº. 3100, em Balneário Pinhal

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 684,65 a R$ 9.242,73

Cargos:
Alfabetizado/Ensino Fundamental - Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro e Vigilante;
Ensino Superior - Médico de Saúde da Família;

Provas:
Prova objetiva: 25 de novembro
Haverá prova prática para Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Operário e Pedreiro e prova de títulos para Médico e Vigilante

Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos - SP

O Hospital Regional "Doutor Osíris Florindo Coelho" de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, realiza concurso para provimento de 10 vagas de Enfermeiro para a área de Obstetrícia.

Inscrições:
Até 21 de setembro a 26 de outubro no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção ou pelo www.saude.sp.gov.br.


Valor:
R$ 60,85

Remuneração:
R$ 1.464,83

Provas:
Prova objetiva: 11 de novembro
Haverá prova de títulos.

Governo de Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais realiza seleção para preenchimento de vaga para a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)

Inscrições:
Até 26 de outubro pelo http://webcurriculo.esp.mg.gov.br


Área:
Odontologia.

Seleção:
Haverá análise de currículo e entrevista

Governo de Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais realiza seleção para preenchimento de vaga para a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)

Inscrições:
Até 26 de outubro pelo http://webcurriculo.esp.mg.gov.br


Área:
Odontologia.

Seleção:
Haverá análise de currículo e entrevista

Concurso EBSERH - DF

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH divulgou através do Diário Oficial da União o extrato do edital Nº. 1/2012, para realização de concurso público. O certame servirá para preencher vagas imediatas e formação de cadastro reserva em empregos, todos com lotação em Brasília/DF.
 
As inscrições, no valor de R$ 38,00, serão realizadas no endereço eletrônico www.iades.com.br, no período entre 8 horas do dia 26 de outubro e 22 horas do dia 15 de novembro de 2012.
 
A prova objetiva e discursiva será aplicada na data provável de 20 de janeiro de 2013, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 21 de dezembro de 2012. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado provavelmente no dia 21 de janeiro de 2013.
 
A divulgação do resultado preliminar da prova de discursiva e da avaliação de títulos está prevista para 15 de fevereiro de 2013.

Edital / Publicações

Concurso EBSERH - DF

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH divulgou através do Diário Oficial da União o extrato do edital Nº. 1/2012, para realização de concurso público. O certame servirá para preencher vagas imediatas e formação de cadastro reserva em empregos, todos com lotação em Brasília/DF.
 
As inscrições, no valor de R$ 38,00, serão realizadas no endereço eletrônico www.iades.com.br, no período entre 8 horas do dia 26 de outubro e 22 horas do dia 15 de novembro de 2012.
 
A prova objetiva e discursiva será aplicada na data provável de 20 de janeiro de 2013, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 21 de dezembro de 2012. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado provavelmente no dia 21 de janeiro de 2013.
 
A divulgação do resultado preliminar da prova de discursiva e da avaliação de títulos está prevista para 15 de fevereiro de 2013.

Edital / Publicações

Concurso EBSERH - DF

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH divulgou através do Diário Oficial da União o extrato do edital Nº. 1/2012, para realização de concurso público. O certame servirá para preencher vagas imediatas e formação de cadastro reserva em empregos, todos com lotação em Brasília/DF.
 
As inscrições, no valor de R$ 38,00, serão realizadas no endereço eletrônico www.iades.com.br, no período entre 8 horas do dia 26 de outubro e 22 horas do dia 15 de novembro de 2012.
 
A prova objetiva e discursiva será aplicada na data provável de 20 de janeiro de 2013, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 21 de dezembro de 2012. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado provavelmente no dia 21 de janeiro de 2013.
 
A divulgação do resultado preliminar da prova de discursiva e da avaliação de títulos está prevista para 15 de fevereiro de 2013.

Edital / Publicações

Universidade Federal de Goiás abre processo seletivo

Foi publicado edital de processo seletivo N° 072/2012 da Universidade Federal de Goiás (UFG), destinado ao provimento de 03 vagas docentes para os campi Jataí e Samambaia/Goiânia. A informação é de que a jornada de trabalho para profissional com mestrado será de 20h e para os demais, será de 40 horas.
 
Segundo o edital, será 01 vaga para Professor Auxiliar na área de Pedagogia/Psicologia da Educação, 01 para Auxiliar Especialista na área de Psicologia/Psicanálise e, por fim, 01 para Assistente na área de Espanhol.
 
Os interessados terão até o dia 29 de outubro de 2012, para efetuar sua inscrição nas respectivas Unidades Acadêmicas (ver endereços no edital completo) e realizar o pagamento da taxa, no valor de R$ 45,00.
 
A validade do processo seletivo simplificado será até 31 de dezembro de 2013.

UFES abre concurso público

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) publicou edital N° 69/2012 de concurso público para provimento de 03 vagas docentes junto aos Centros de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Tecnológico. A remuneração será de R$ 2.072,77 para Professor Assistente - 20 horas e de R$ 7.627,02 para Professor Adjunto com regime de Dedicação Exclusiva.

Serão 02 vagas para jornada de 40 horas (Dedicação Exclusiva) e 01 para 20 horas junto nas áreas de Patologia Animal, Odontologia/Radiologia Odontológica e de Engenharia Mecânica/Mecânica dos Sólidos, Projetos de Máquinas, Elementos de Máquinas, Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos, Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos, Teoria do Mecanismo, Estática e Dinâmica Aplicada, Análise de Tensões, Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas e de Controle de Sistemas Mecânicos.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 22 de outubro a 20 de novembro de 2012 para efetuar inscrição nas respectivas secretarias e apresentar requerimento preenchido; Curriculum Vitae Lattes paginado e encadernado; cópia do RG; cópia do RG; comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 250,00; e declaração firmada pelo candidato de que possui documentação comprobatória de estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares (esta última apenas para homens).

Haverá prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, entre os dias 7 e 14 de janeiro de 2013 conforme a área; prova de aptidão didático-prática, de caráter eliminatório e classificatório, nos dias 9 e 16 de janeiro de 2013, conforme o cargo; prova de plano de trabalho, de caráter apenas classificatório nos dias 10 e 17 de janeiro de 2013, também conforme a função; prova de títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos no Curriculum Vitae, de caráter apenas classificatório, nos dias 11 e 18.

O certame terá validade pelo prazo de 02 anos, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

UFAC abre processo seletivo

A Universidade Federal do Acre (UFAC) divulgou edital de processo seletivo N° 004/2012, destinado ao preenchimento de 14 vagas docentes. As oportunidades são voltadas a Professores Temporários e Substitutos com disponibilidade para jornadas de 20h e/ou 40h semanais, conforme necessidade da instituição, com atuação prevista nos Centros de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD), Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET) e Educação Letras e Artes (Cela).
 
Há vagas para as áreas de Nutrição Humana, Nutrição/Engenharia dos Alimentos, Crescimento e Desenvolvimento Humano, Topografia, Matemática, Informática, Didática, Investigação e Prática Pedagógica, Língua Inglesa e Fundamentos da Educação.
 
Para a jornada de 20 horas semanais é oferecido salário que varia de R$ 1.597,92 a R$ 2.619,03. Já para a carga horária de 40 horas semanais, o certame oferece salário que varia de R$ 2.215,54 a R$ 4.472,00.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até 24 de outubro de 2012, no horário de 8h30min às 12h e das 14h30min às 17h, no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto - CCSD, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCET e Centro de Educação, Letras e Artes - CELA Campus Universitário, BR 364, km 04 - Distrito Industrial, Rio Branco - AC.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de prova de títulos e, no mínimo, por mais duas das provas a seguir: prova escrita, prova prática, prova didática, seminário e/ou entrevista.
 
As provas ocorrerão no período de 29 e 30 de outubro de 2012. Os Centros definirão os horários e o local das suas dependências para realização dos exames.

Prefeitura de Uberaba - MG lança edital de processo seletivo

A Prefreitura de Uberaba, Estado de Minas Gerais, publicou edital N° 212/2012 de processo seletivo para médico oftalmologista, com graduação Concluída em Medicina, mais Residência Concluída na área e/ou Título de Especialista e Registro no Órgão Competente. Os salários são de R$ 1.449,90, mais R$ 240,00 Ticket Alimentação, Plano de Saúde, e até R$ 2.266,62 (Produtividade), por carga horária de 20h semanais.

O certame será planejado e executado pelo Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração em parceria com os Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde

As inscrições serão realizadas de forma presencial ou por procuração com firma reconhecida, no período de 19 e 22 de outubro de 2012, na Secretaria Municipal de Saúde, sito a Avenida Guilherme Ferreira nº . 1539, Bairro São Benedito, Uberaba/MG, das 12h às 17h. A Taxa é de R$ 7,00.

A entrevista será realizadas na data prevista de 23 de outubro de 2012, às 09:00 hs, na Secretaria Municipal de Saúde, sito a Avenida Guilherme Ferreira nº . 1539, Bairro São Benedito, Uberaba/MG.

A divulgação dos resultados parciais e finais, recursos, homologação do resultado final, bem como as convocações para a formalização dos atos, serão feitas por meio de Editais através do Órgão Oficial do Município "Jornal Porta Voz" (www.portavozuberaba.com.br) ou em jornal local de grande circulação.

O processo seletivo simplificado terá validade de 24 meses.

Prefeitura de Amaturá - AM abre processo seletivo

A Prefeitura de Amaturá, Estado do Amazonas, liberou o edital Nº. 002/2012 de processo seletivo destinado a contratação emergencial de 01 Médico do Programa Saúde da Família. O salário é de até R$ 11.115,93.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 24 de outubro de 2012, das 08h30 às 16h30, na Secretaria Municipal de Administração – Setor Pessoal, localizado à Avenida 21 de Junho, n° 1746, Bairro - Centro, Município de Amaturá, Estado do Amazonas - CEP: 69620-000 ou via internet através do envio de cópias de documentos exigidos autenticados em cartório para o e-mail: prefeitura_amt@yahoo.com.br.
 
Provas
A seleção é constituída de etapa única, através de análise de títulos e experiência a ser realizada no período de 25 e 26 de outubro de 2012 através de analise de currículo.
 
A divulgação do resultado final do processo seletivo, com disponibilidade da listagem dos candidatos por ordem de classificação, será realizada no dia 5 de novembro de 2012, mediante sua afixação no mural da entrada da Prefeitura de Amaturá, sendo também publicado no diário Oficial da Associação Amazonenses de Municípios.
 
O processo seletivo será válido por 12 meses, a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado.

UNIFESP abre concurso público

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) divulgou através do Diário Oficial da União o edital 536/2012, que regula o concurso público para o Magistério Superior, no Quadro Permanente do Campus de Guarulhos. O concurso objetiva o provimento de 21 vagas na Classe de Professor Adjunto - Nível I, no regime de trabalho de 40 horas em dedicação exclusiva.
 
A remuneração será de R$ 7.931,02, para o regime de quarenta horas com dedicação exclusiva (DE), sendo esse valor composto pelo vencimento básico (R$ 3.553,46), retribuição por titulação (R$ 4.073,56) e auxílio alimentação (R$ 304,00).
 
O candidato deverá preencher completamente o formulário eletrônico após ciência e anuência do inteiro teor do edital no endereço eletrônico: www.unifesp.br.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 19 de novembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, no Campus Guarulhos - Rua Estrada Do Caminho Velho, Nº 333 - Bairro Dos Pimentas - Guarulhos, pessoalmente ou por procurador legalmente constituído. A taxa de inscrição é de R$ 198,28.
 
O certame será constituído de prova escrita, prática, didática e arguição do memorial.
 
O concurso será realizado, provavelmente, no período de 01 de dezembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013, possivelmente no Campus Guarulhos, situado à Rua Estrada do Caminho Velho, Nº 333 - Bairro dos Pimentas - Guarulhos, a ser confirmado através de publicação no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico - www.unifesp.br.
 
O concurso será válido por 01 ano, podendo ser prorrogado.

UFT abre processo seletivo

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou edital de processo seletivo destinado ao provimento de 26 vagas mais cadastro de reserva para os Campi Araguaína, Arraias, Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. A remuneração para 20 horas será de R$ 1.597,92 a R$ 2.619,03 e para 40 horas de R$ 2.215,54 a R$ 4.472,00, conforme titulação.
 
De acordo com o edital, 07 postos de trabalho serão para Adjunto, 19 para Assistente e a reserva técnica será para a classe de Auxiliar, todos com jornadas previstas em 20h e 40 horas por semana.
 
Os profissionais contratados atuarão nos cursos de Geografia, Matemática, Zootecnia, Agronomia, Engenharia Florestal, Administração, Arquitetura e Urbanismo. Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Engenharia Ambiental, Medicina, Pedagogia, Letras e Ciências Sociais.
 
As inscrições serão realizadas por meio do endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, no período de 23 a 25 de outubro de 2012. A taxa será de R$ 80,00. Os inscritos serão avaliados por meio de entrevista e avaliação de títulos no dia 27 de novembro, análise curricular e prova didática no dia 29 de novembro de 2012.

FURB - SC publica edital de processo seletivo

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, divulgou edital N° 76/2012 de processo seletivo destinado à contratação temporária de Professor Universitário no Centro de Ciências da Saúde. A oportunidade é para atuar no Departamento de Ciências Farmacêuticas e lecionar aulas nas áreas de Estudo da Alimentação Coletiva, Farmacotécnica e Saúde Coletiva.
 
As inscrições serão recebidas no período de 12 a 13 de novembro de 2012, pela Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - DGDP, na sede da Universidade Regional de Blumenau - FURB, localizada na Rua Antônio da Veiga, nº. 140, na cidade de Blumenau/SC - Bloco A, Sala 108, no período supracitado, no horário das 8h às 11h30min e das 14h às 18h. Não serão aceitas inscrições por via postal e por nenhum meio eletrônico. A taxa é de R$ 88,89.
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova de capacidade didática, tendo por objetivo apurar o desempenho do candidato quanto ao planejamento de aula, comunicação, metodologia e síntese, bem como seu conhecimento da matéria.
 
O prazo de validade do processo seletivo para contratação de professor em caráter temporário será de 1 ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período (art. 3º, Lei nº 7.564/2010).

IPSEMG divulga edital processo seletivo

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG, publicou edital Nº. 01/2012 de processo seletivo visando a contratação de profissionais para atender à área de saúde. São ofertadas 38 vagas de nível médio/técnico e superior, com salário de até R$ 1.528,07, por jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Técnico de Enfermagem, Técnico de Patologia Clínica, Técnico de Farmácia e Enfermeiro.
A inscrição será efetivada através de duas etapas:
 
1ª Etapa da inscrição: Preenchimento da ficha cadastral e do currículo no site www.perspectivarh.com.br, no período compreendido entre às 00:00 hora do dia 22 até às 23:59 horas do dia 28 de outubro de 2012.

2ª Etapa da inscrição: Envio da documentação comprobatória da habilitação mínima exigida, via SEDEX ou protocolizada das 08:00 horas do dia 01 às 17:00 horas do dia 07 de novembro de 2012, na empresa Perspectiva Assessoria de Recursos Humanos LTDA, no endereço Av. dos Andradas n. 2287, salas 106/107, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG.
 
Seleção
O processo seletivo será constituído de análise da habilitação mínima, análise curricular e entrevista.
Os resultados da análise da habilitação mínima serão divulgados a partir do dia 01 de novembro de 2012 e o resultado da análise curricular a partir do dia 08 de novembro de 2012. Já o agendamento da data e horário das entrevistas será divulgado provavelmente no dia 14 de novembro de 2012.
 
O local das entrevistas será na sede da empresa Perspectiva Assessoria de Recursos Humanos LTDA, no endereço Av. dos Andradas n. 2287, salas 106/107, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG.
 
O resultado da entrevista será divulgado a partir do dia 29 de novembro de 2012. Todas as informações serão expostas no site www.perspectivarh.com.br. O prazo de validade do processo seletivo é de 1 ano, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Alimentos que mais interagem com remédios alopáticos

Alimentos-que-mais-interagem-com-remédios-alopáticos2.jpgOs alimentos que mais interagem com remédios alopáticos podem prejudicar a absorção de alguns, ou potencializar os efeitos colaterais de outros. Há casos em que aquilo que se come pode chegar a anular os possíveis resultados do medicamento.
 
Além de conhecer a interação, também há sempre que solicitar informação ao médico quando da prescrição, ou ao farmacêutico, sobre o melhor horário de ingestão. Outro aspecto que deve ser informado é sobre a ingestão de líquidos, fundamental quando se considera as interações entre alimentos e medicamentos.

É de suma importância saber se o remédio deve ser tomado em jejum, antes ou depois das refeições. O rigor nestes requisitos deve ser ainda maior em pessoas que tratam casos crônicos, ou que bebem medicamentos considerados muito fortes. Em relação à interação alimentos/medicamentos há a influenciada de vários fatores, por isso vamos passar uma lista para que vocês possam tomar os cuidados necessários e estar cientes.
 
Alimentos que interagem com remédios alopáticos

No paciente

  • Idade, estado geral de saúde e sexo

Alimentos

  • Influencia a absorção do medicamento por sua quantidade de proteínas essenciais, carboidratos, ou teor de gordura.

Medicamento

  • Características e componentes da droga.
 
Outros fatores que também influenciam:
 
Modificação farmacodinâmica
  • Os alimentos que podem modificar a ação do fármaco devem ter a maior atenção. São poucos, mas produzem a interação mais grave.

Farmacocinética alterada

  • É o que ocorre quando a absorção do medicamento é afetada pela comida.
É impossível nominar um por um todos os alimentos que interagem, ou influenciam no efeito dos medicamentos. Mas buscamos os casos mais comuns:
 

Alimentos gordurosos

  • Frituras, fast food e afins prejudicam em quase 50% a absorção de remédios anti retrovirais. O efeito do medicamento fica comprometido.

Leite e alimentos ricos em ferro

  • Comprometem os efeitos dos bisfosfonatos e das fluoroquinolonas.

Proteínas

  • Reduzem a absorção de remédios destinados à cura e tratamento de úlceras.

Alho

  • Muito alho compromete seriamente a ação de drogas anti-retrovirais no organismo.

Vegetais crucíferos (couve-flor, repolho, brócolis...)

  • Tendem a anular a eficácia dos anticoagulantes orais.

Sucos cítricos

  • Podem bloquear a absorção de cálcio, e interagem negativamente com medicamentos anti-rejeição de transplante.

Soja

  • Aumenta os níveis plasmáticos dos medicamentos, e potencializa seus efeitos colaterais.
Fonte outramedicina.com

Poder nutritivo e medicinal do manjericão

O poder nutritivo e medicinal do manjericão é notável, dada sua quantidade de vitaminas, minerais, e fito nutrientes. É conhecida desde os tempos antigos, quando era usada pelos gregos como símbolo de paz, harmonia e felicidade. Primo do funcho, do cominho e da erva-doce, contém químicos naturais, como o sabineno eugenol, cimeno, linalol, acetato de linalilo, e terpineol, compostos conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas.
 
O manjericão possui níveis impressionantes de Vitamina C (ácido ascórbico). Por cada 100 gramas, fornece 51,4 mcg ou 86% da DDR, a Dieta Diária Recomendada. O Ácido Ascórbico é um dos melhores antioxidantes naturais para o combate aos radicais livres, também reforça o Sistema Imune, é anti viral e acelera a cicatrização de feridas.
 
Esta erva também impressiona a Comunidade Científica por sua quantidade excepcionalmente alta de Vitamina A, luteína, betacaroteno, criptoxantina e de xanthins. Estes 3 últimos, quando juntos, formam um dos trios mais potentes contra o envelhecimento da pele, e contra doenças que possam atacar a pele.
 
Conhecida como antioxidante, e Vitamina A também é necessária para a manutenção de uma visão saudável, sendo ainda essencial para manter a saúde das membranas mucosas. Vegetais que conjugam Vitamina A e betacaroteno, como o manjericão, são conhecidos pela proteção que dão ao pulmão e à cavidade oral contra o câncer.

Esta erva é uma das melhores fontes de Vitamina K, que por sua vez é dedicada à construção da massa óssea e à manutenção da saúde da pele. Estudos científicos estabeleceram que limita os danos neuronais no cérebro, fazendo com que a Vitamina K seja relevante no tratamento da Doença de Alzheimer.
 
O manjericão com seu sabor levemente adocicado e picante, também nutre o corpo humano como manganês, zinco, ferro, cálcio, potássio, cobre, fibras, folatos, riboflavina, e tiamina. Para beneficiar-se de tantas propriedades pode-se usar esta erva diariamente como tempero. O detalhe é que deve ser adicionada no último instante de preparo, já que a cozedura destrói a maioria de suas propriedades naturais.
 
Para tratar dores musculares ou provocadas pela artrite, e também a flatulência, recomenda-se um chá morno de manjericão. Para a artrite reumatoide ou artrose, em especial, pode-se massagear a área a ser tratada com o seu óleo essencial.
 
Este óleo também pode ser usado no tratamento de infecções intestinais, para reduzir dores provocadas pelo período menstrual, ou para aliviar náuseas.
 
Fonte outramedicina.com

Remédios naturais para rinite alérgica

Os remédios naturais podem ser usados com segurança para a rinite alérgica. Este tipo de alergia ataca quando o sistema imunológico sofre uma reação química à substâncias que estão no ar que respiramos, e que normalmente, são inofensivas. Num exemplo, estão a poeira, o bolor, pêlos de animais, ou pólen.
 
É como se fosse uma reação exagerada do corpo, que acaba liberando substâncias químicas que provocam inflamações. Os sintomas incluem coriza, nariz entupido, espirros, coceira, e/ou olhos lacrimejantes.
 
Para curar a rinite alérgica não basta usar remédios naturais, há que incorporar no tratamento uma alteração significativa na dieta alimentar. Em casos mais graves, o procedimento mais adequado é fazer uma consulta com um profissional da Medicina Alternativa, como um naturopata, por exemplo.

Considere, ainda, fazer um teste de sensibilidade para identificar o que provoca alergias no seu corpo.
 
Em muitos casos, uma pessoa tem problemas com determinados alimentos, e sequer possui conhecimento deste fato.
 
Em relação a alimentação, é importante destacar que enquanto alguns alimentos reforçam as defesas naturais do corpo contra a rinite, outros agravam seus sintomas.
 
Em geral, os alimentos que mais provocam alergias no corpo humano são aqueles que têm gorduras trans (frituras), carnes vermelhas, laticínios, produtos feitos à base de farinha branca, e todos aqueles que são total, ou parcialmente hidrogenados. Por outro lado, frutos vermelhos, legumes e feijão, são excelentes para melhorar o sistema imunológico.
 
Mas se a sua rinite alérgica ocorre devido ao pólen, o recomendado é alimentar-se com probióticos durante o tratamento. Este tipo de comida diminui a gravidade da reação. Uma alternativa é beber um suplemento à base de probióticos.
 
Procure beber pelo menos 2.000 miligramas de Vitamina C por dia.
 
E uma planta da Europa, mas que já está bem conhecida no Brasil, a Butterbur (ainda não há tradução deste nome para o português) vem se mostrando como um dos melhores remédios naturais para a rinite. O recomendado é ingerir cápsulas de 500 miligramas, bebendo 1 todos os dias.
 
Outra planta famosa contra a rinite alérgica é a urtiga. Também deve-se beber 1 cápsula por dia, e neste caso de 600 miligramas.
 
Para reforçar o tratamento acupuntura é muito eficaz. Tenha apenas o cuidado de buscar tratamento com um profissional que esteja realmente preparado.
 
Fonte outramedicina.com