Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de novembro de 2013

Suco rosa melhora desempenho físico e dá mais energia durante exercícios

Conheça os benefícios da bebida que leva beterraba e laranja
 
Combinação de beterraba crua com a laranja, o suco rosa tem feito sucesso entre os praticantes de atividades físicas ao redor do mundo, principalmente porque pesquisas indicaram que a bebida melhora o desempenho físico.
 
Porém, o suco promove uma série de outros benefícios para a saúde, como proteger o cérebro e diminuir a pressão arterial. Saiba quais são eles, como consumir e quais alimentos combinam com o suco rosa. 
 
Melhora o desempenho físico
A beterraba, principal ingrediente do suco rosa, possui um componente que estimula a produção de óxido nítrico no organismo. Uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physioly concluiu que esta substância presente no vegetal ajuda a diminuir a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo. Desta maneira, o consumo da beterraba antes dos treinos melhorou o desempenho físico dos oito participantes da pesquisa em até 16%. Durante exercícios severos, o estudo também observou que a absorção de oxigênio continuou menor e que os voluntários demoraram mais tempo para alcançar a exaustão.                     
 
Fornece energia
A beterraba é rica em açúcar e carboidratos, por este motivo também pode ser interessante ingerir o suco rosa antes de se exercitar. Estes nutrientes proporcionam a energia necessária para a atividade física e o carboidrato ainda preserva a massa muscular. "O vegetal ainda é fonte de vitaminas do grupo B que são cofatores importantes para transformar o açúcar em energia dentro das células", conta o nutrólogo Roberto Navarro.

Porém, alguns profissionais da saúde não recomendam a beterraba como boa fonte de energia. "O carboidrato da beterraba não é o mais adequado para a suplementação nutricional. Este açúcar não manterá ou melhorará a performance", ressalta o nutricionista do esporte Israel Adolfo.

A ação benéfica dos carboidratos no músculo é indireta. Como eles são a primeira fonte de energia que o nosso corpo busca, quando o nutriente não está presente, o organismo utiliza a proteína. Assim, ela não consegue contribuir para a formação de músculos. A laranja presente no suco rosa também possui boas quantidades de açúcar.  
 
Ação antioxidante
A mistura entre a beterraba e o suco de laranja é uma ótima ideia para os treinos. Isto porque durante a prática de exercícios, ocorre maior circulação de oxigênio no organismo e quando ele chega até a célula parte se oxida, ou seja não pode ser aproveitado. "A vitamina C presente no suco de laranja é um antioxidante. Alguns estudos mostram que os atletas quando não ingerem a vitamina C tendem a ter carência do nutriente porque o utilizam muito para combater a oxidação excessiva", explica Navarro.

A vitamina C presente na laranja também melhora a imunidade e previne doenças cardiovasculares, doenças dos olhos, envelhecimento da pele, fortalece os vasos sanguíneos e regula os níveis de colesterol.
 
Diminui a pressão arterial
O óxido nítrico, cuja produção é estimulada por um nutriente da beterraba, possui ação vasodilatadora, o que contribui para a diminuição da pressão arterial. Um estudo publicado na American Heart Association comprovou que a maior quantidade de óxido nítrico está ligada a diminuição da pressão. "Porém, ainda não existem pesquisas relacionando a beterraba com o problema", ressalta Navarro. 
 
Protege o cérebro
Um estudo feito com 140 pessoas pela Wake Foest University, nos Estados Unidos, constatou que a beterraba é um ótimo método para proteger os indivíduos do desenvolvimento da demência. O vegetal é rico em flavonoides, especialmente as antocianinas, que são poderosos antioxidantes. "Todos os antioxidantes promovem proteção para o cérebro, pois este órgão sofre muita oxidação", conta Navarro.

As antocianinas também protegem o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea, evitando a retenção de líquidos. Os flavonoides ainda possuem uma ação anti-inflamatória.

Outro nutriente presente na beterraba também pode ser interessante para o cérebro. "O nitrato contido neste legume se transforma em nitrito no organismo. Este nitrito parece ajudar na circulação sanguínea, melhorando a oxigenação cerebral e com isso proporcionando uma melhora da função cerebral", explica a nutricionista do esporte Maria Luisa Bellotto. 
 
Como consumir
O suco pode ser elaborado com meia beterraba e o suco de uma laranja, mas isto irá depender do quanto a pessoa irá se exercitar e do seu peso e tamanho. É interessante que a beterraba esteja crua, assim seus nutrientes são conservados.

Consuma o suco cerca de meia hora ou quinze minutos antes do treino. "A proposta da bebida é para quem irá praticar atividades físicas. Afinal, ele irá fornecer energia que precisará ser queimada. Não faz sentido tomar o suco e ir dormir, por exemplo", diz Navarro. É interessante que o preparo do suco ocorra no momento do consumo. "Assim as pessoas conseguem evitar as perdas de nutrientes", conta Adolfo.

Como a beterraba possui grandes quantidade de açúcar e carboidratos, pessoas com diabetes devem tomar cuidado ao consumir o suco rosa. É interessante consultar o médico sobre a bebida e ingeri-la somente antes do treino.  
 
Como combinar
O suco rosa é uma ótima fonte de carboidratos e açúcares. Porém, também é interessante consumir alimentos ricos em proteínas antes de se exercitar. Isto porque este último nutriente repara as micro lesões que ocorrem como quando se prática atividade física. "É interessante comer também um queijo branco ou iogurte antes do exercício, que são fontes de proteínas", orienta Navarro. 
 
Minha Vida

Repost: Sexo oral pede proteção redobrada

Preservativo feminino não protege contra a transmissão de doenças
 
Os estudos sobre o sexo oral comprovam que a prática é bem vista pelos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Projeto de Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, 66,8% dos homens e 63,4% das mulheres admitem realizar a modalidade. Mas será que os brasileiros se protegem na hora do sexo oral? "A prática também pode transmitir todos os tipos de Doenças Sexualmente Transmissiveis (DST)", afirma a ginecologista Rosa Maria Neme.

De acordo com a especialista, de cada 10 mulheres que são atendidas no consultório, 7 confessam que não usam camisinha para fazer sexo oral em seus parceiros.
 
Um dado preocupante devido os riscos que o sexo oral sem proteção pode trazer ao organismo. Doenças como herpes, sífilis e gonorreia podem ser facilmente transmitidas a partir da prática. "Uma pequena área lesada permite a entrada de um vírus. E vale lembrar que pequenos machucados na boca são muito comuns", explica o ginecologista e obstetra Linderman Alves Vieira.

Até mesmo o HIV, vírus causador da Aids, pode ser transmitido através do sexo oral, embora as chances de contaminação sejam menores do que quando ocorre a penetração. "O pH da boca (neutro e-ou levemente ácido) e o contato somente com a superfície do pênis ou da vagina diminuem os riscos de contágio. Mas, mesmo apesar de pequeno, o perigo existe", diz a ginecologista Maria Rosa Neme.

Proteção na mulher
Os ginecologistas são taxativos ao dizer que a proteção da vagina para a prática do sexo oral é totalmente deficiente. "No caso das mulheres o problema é maior, porque não existe nenhum amparo específico, como há a camisinha masculina, para a prática do sexo oral", diz a ginecologista Rosa Maria Neme.

Mas existe algum jeito de se proteger? "Mesmo a camisinha feminina não vai proteger, então, a dica é utilizar o papel filme (o mesmo usado na cozinha para embalar alimentos) para cobrir a vagina e não existir o contato direto da boca com a pele", diz a especialista. "O papel deve fazer a cobertura de toda a região da vagina. A boca só pode entrar em contato com o plástico, e não com a vulva", ressalta.

Outra dica da ginecologista é usar a camisinha masculina como escudo. "Cortar a camisinha ao meio e colocá-la sob a vulva pode ser uma alternativa. O lado positivo é que elas apresentam sabores e até texturas diferenciadas, fatores que favorecem a utilização", diz.

Proteção no homem
Os problemas são menores quando o sexo oral é realizado no homem, pois a camisinha apresenta uma proteção bastante eficiente. "O preservativo impede que a boca entre em contato direto com o pênis, oferecendo a proteção necessária", diz o ginecologista Linderman Alves Vieira.

Mas, vale lembrar que a camisinha deve ser usada para todas as variações da relação sexual . "Existem pessoas que só colocam a camisinha no meio da prática do sexo oral, hábito que anula a proteção. Ela deve ser colocada logo que o sexo passar das preliminares", afirma o especialista.

Os riscos que envolvem o sêmen
O contato do sêmen com a boca pode transmitir doenças como a gonorréia. "Se existir alguma lesão na boca, a contaminação das DSTs podem acontecer. O contágio pode ocorrer mesmo quando o esperma não é engolido", afirma a ginecologista Rosa Maria Neme.

Higiene em dia
A falta de higienização das partes íntimas sugere um risco de contaminação ainda maior. "Quando o parceiro não apresenta nenhuma contaminação de doenças, como herpes ou sífilis, mas não prioriza a higienização, as doenças também podem aparecer. Infecções por fungos e bactérias, que causam corrimentos e coceiras, são as principais preocupações", diz Linderman Alves Vieira.
 
Mistura segura e saborosa
Quem procura sexo oral com sabor, deve dar atenção para produtos específicos para a prática, em geral antialérgicos, que garantem o prazer sem prejuízos. Utilizar alimentos como leite condensado, chantily, mel, entre outros elementos gastronômicos, pode causar irritações e alergias nos órgãos genitais.

Camisinha de língua
Há produtos à venda no mercado, conhecidos como camisinha de língua, mas o aparato não tem função de proteger, e sim a de funcionar como um estímulo para a hora do sexo oral, já que possui textura, sabor e até massageador, "O produto protege apenas a região da língua, deixando o resto da boca vulnerável", explica a ginecologista.
 
Prática consciente
Mesmo com tantas considerações, os especialistas afirmam que a prática do sexo oral não precisa ser abolida da rotina. "Toda relação sexual apresenta riscos, o que podemos frisar é que a proteção precisa existir. O sexo com penetração, por exemplo, apresenta diversos riscos de contaminação, mas se realizado com consciência tem os perigos eliminados", afirma Linderman.

Minha Vida

Pênis torto é sinal de doença?

Curvatura pode atingir até 90 graus e dificultar o ato sexual
 
Por Dr. Ricardo La Roca
 
A doença de Peyronie, mundialmente assim conhecida, foi descrita pela primeira vez, em 1743, por François Gigot de La Peyronie (1678-1747), médico do Rei Luiz XV, da França. Peyronie era ministro da saúde e portador do mal. A doença de Peyronie se caracteriza pelo desenvolvimento de uma placa de fibrose, em qualquer lugar do pênis. Os pacientes se referem a ela como um caroço que aparece na túnica albugínea que reveste o corpo cavernoso. O problema pode estar associado à curvatura peniana ou à dor durante a ereção. Geralmente, essa curvatura faz com que o pênis se posicione para cima, mas ele pode curvar-se também para o lado ou para baixo.
 
A túnica albugínea é constituída por um tecido elástico que envolve os corpos cavernosos, estruturas parecidas com esponjas que se enchem de sangue para produzir a ereção. Se existir algum tipo de fibrose nessa região, a túnica albugínea não consegue se distender e como ela costuma atingir um dos cilindros, o outro, sem esta limitação arqueia o pênis durante a fase de ereção. Não podemos confundir esta situação clínica com o pênis torto congênito, onde uma assimetria destes cilindros existe desde o nascimento. Antes de falarmos mais sobre a doença de Peyronie é preciso esclarecer que quando ereto, o pênis não tem de formar um ângulo de 90º com o corpo. O pênis não é reto como uma régua, ele precisa ter curvaturas leves e eixo adequado para facilitar a penetração.
 
Entenda o problema
Inicialmente, a doença foi descrita em homens idosos (sua incidência é de 3% a 4% nos homens acima de 50 anos), mas, hoje, se sabe que pode acometer também os jovens. Além da doença de Peyronie, a curvatura do pênis pode surgir por outras razões: tumores (tumor de reto e de próstata) podem provocar metástases no pênis e doenças congênitas. Há meninos que nascem com uma anomalia, o pênis curvo congênito, provocada pela desproporção entre o tamanho maior dos corpos cavernosos e o tamanho menor da uretra.
 
As causas para o aparecimento da doença ainda não são muito conhecidas. Sabe-se, porém, que podem estar relacionadas com um traumatismo repetitivo ocorrido durante a relação sexual ou por um processo infeccioso inflamatório que acomete esta túnica. Em casos de traumas mais graves, nos quais ocorre um estalo e o pênis incha imediatamente devido ao rompimento da túnica albugínea, popularmente chamado de fratura peniana, o paciente deve procurar um pronto-socorro imediatamente.
 
Em casos de trauma sem inchaço e hematoma imediato, porém com dor durante as ereções após o trauma, o acompanhamento urológico é importante, pois é nesta fase da inflamação que se conseguem os melhores resultados, utilizando-se apenas de tratamento clínico.
 
No entanto, muitos pacientes desenvolvem o problema sem ter sofrido nenhum trauma que o justifique. Não há registro de predisposição hereditária da doença, apesar de alguns trabalhos levantarem essa hipótese. Na verdade, a doença de Peyronie é classificada como uma doença auto-imune, ou seja, aquela em que o organismo produz substâncias contra seus próprios tecidos. A única evidência científica que temos, no momento, é que são mais vulneráveis os portadores de doenças reumatológicas, da doença de Paget, os diabéticos e os indivíduos que fazem uso de betabloqueadores para controlar a hipertensão.
 
Tratando o mal
A doença de Peyronie não acarreta em nenhum problema para a saúde do paciente. Ela traz consigo problemas para a sexualidade masculina. Portanto, se o paciente conseguir manter a atividade sexual normal, não há necessidade de tratamento. Muitas vezes, ao examinar um indivíduo que procurou atendimento por outro motivo qualquer, o urologista percebe o nódulo endurecido no pênis. Se o paciente disser que ela está ali há mais de vinte anos e que nunca o incomodou, não é preciso tomar nenhuma providência.
 
O diagnóstico da doença é basicamente clínico. Na maioria das vezes, o nódulo é palpável e o paciente refere-se à curvatura do pênis e à dor durante a ereção. O exame de ultrassom ou a ressonância magnética permitem a visualização perfeita da placa endurecida.
 
Após o diagnóstico, a primeira etapa do tratamento é explicar ao paciente que aquele nódulo no pênis não é nem vai virar um tumor maligno câncer e que raramente o levará à um quadro de impotência sexual. Aliás, se a disfunção erétil não se manifestou no início da doença, dificilmente irá se manifestar mais tarde.
 
Vinte por cento dos nódulos desaparecem sozinhos, sem nenhum tipo de tratamento em um ano e meio ou dois anos. Embora não exista nenhuma droga que funcione adequadamente no tratamento do nódulo, existem algumas evidências de que associar vitamina E à colchicina, faz com que esse medicamento atue sobre o metabolismo das células que produzem a fibrose. Entretanto, o paciente precisa ser avisado de que a fibrose pode não regredir com o uso de medicamentos. E mesmo que a curvatura continue aumentando é necessário esperar dois anos para acompanhar a evolução do quadro clínico, antes que o urologista proponha a realização de uma cirurgia para resolver o problema. É preciso ter certeza que este nódulo não desaparecerá espontaneamente, antes de realizar uma intervenção cirúrgica desnecessária.
 
A experiência clínica mostra que, muitas vezes, o nódulo não desaparece, mas o paciente se adapta à situação, porque a curvatura não é muito grande e não atrapalha a atividade sexual. Hoje, a cirurgia é realizada em menos da metade dos casos diagnosticados. Durante este período de observação da progressão da doença, é muito importante informar o paciente que ele não deve usar extensores ou aparelhos a vácuo, aqueles mesmo que se propõem a aumentar o tamanho do pênis e a curar a doença de Peyronie. Infelizmente, existem muitos aparelhos desse tipo no mercado. Não faz sentido usá-los porque eles agravam o trauma sobre a placa, agravando o problema.
 
Quando a cirurgia é necessária
Por vezes, uma tentativa de cura antes da realização da cirurgia é a aplicação de ondas de choque extracorpóreas iguais as que são utilizadas para a fragmentação de cálculos renais. Se o procedimento não resolver o problema, existem, ainda, dois tipos de cirurgia para corrigir a curvatura do pênis.
 
O procedimento mais simples, utilizado também nos casos de pênis curvo congênito, tenta compensar o desvio provocado pela placa e retificar o pênis, fazendo do outro lado uma plicatura, ou seja, uma prega no corpo cavernoso. O inconveniente dessa técnica cirúrgica é a diminuição do tamanho do pênis. Por isso, não é aconselhada para indivíduos com pênis um pouco menor ou muito preocupados com as dimensões do pênis.
 
O outro procedimento cirúrgico consiste em fazer uma incisão, retirar a placa, colocar um enxerto de outro tecido para cobrir o defeito e retificá-la. A veia safena e as aponeuroses musculares são muito utilizadas como enxerto.
 
Esterilidade e potência sexual
A doença de Peyronie não provoca a esterilidade masculina. Em alguns casos, a doença está associada à impotência sexual. Numa minoria de casos, uma forma muito agressiva da doença, sem causa conhecida, faz com que a placa estrangule de tal forma o corpo cavernoso, que é constituído por um tecido nobre, parecido com uma esponja, que o indivíduo não consegue mais ter ereções.
 
Para os indivíduos com curvatura peniana muito complexa, em forma de S, por exemplo, que impede a relação sexual, o tratamento extremo é a colocação de uma prótese que retifica o pênis e facilita a penetração.
 
Minha Vida

Cirurgiões usarão impressão 3D para reconstruir rosto de paciente

Reprodução/BBC
Acredita-se que esta será uma das primeiras tentativas de usar a
impressão em 3D para reparar danos causados por lesões
Equipe utilizou imagens de tomografias computadorizadas para projetar implantes de titânio
 
Cirurgiões britânicos anunciaram que vão usar a técnica de impressão em 3D para reconstruir o rosto de um paciente destruído em um acidente de moto.
 
Uma equipe do Hospital Morriston, no País de Gales, utilizou imagens de tomografias computadorizadas para projetar implantes de titânio, a fim de fabricá-los com uma impressora que usa a nova tecnologia.
 
Acredita-se que esta será uma das primeiras tentativas de usar a impressão em 3D para reparar danos causados por lesões.
 
Por se tratar de um projeto inovador, a operação - cuja data ainda não foi marcada - virou tema de uma exposição no Museu de Ciências de Londres.
 
Traumas
Implantes customizados de titânio já foram usados para corrigir problemas congênitos, mas não se tem notícia de seu uso para reparar traumas causados por acidentes.
 
De acordo com o especialista em reconstrução Peter Evans, de uma instituição galesa que participa do projeto, o paciente sofreu múltiplas lesões no corpo, incluindo algumas graves no rosto.
 
— Ele passou por uma cirurgia de emergência na época, mas agora chegamos ao estágio em que podemos fazer uma reconstrução apropriada do seu rosto.
 
Evans e o cirurgião consultor maxilo-facial do Hospital Morriston, Adrian Sugar, planejam reposicionar os ossos faciais do paciente.
 
Com uma tomografia, eles conseguiram criar uma imagem espelhada do lado do rosto do paciente que não foi afetado pelo acidente.
 
— A simetria racial do paciente será restaurada, então ele deverá ter seu aspecto visual de volta.
 
Após a tomografia, os especialistas desenharam guias para cortar e posicionar os ossos de maneira precisa, além de usar implantes projetados especificamente para o paciente.
 
Os implantes de titânio, de origem belga, estão sendo produzidos por uma das poucas empresas do mundo especializadas em impressão 3D.
 
A exposição 3D: Imprimindo o Futuro, que destaca os planos da cirurgia no Museu de Ciências londrino, permanece em cartaz até julho de 2014.
 
BBC Brasil/R7

Cientistas investigam por que a dengue está se espalhando pelos EUA

Marty Braum estava estava assistindo TV com sua namorada, Robin Pitman, em um sábado à noite quando foi tomado por uma febre tão forte que mal conseguia ficar de pé.
 
'Eu estava suando loucamente e tremendo tanto que não conseguia me controlar', contou Marty, que vive em Jenson Beach, no Estado americano Florida.
 
'Se eu fico gripado, um dia antes já sinto dores no corpo. Mas isso me assustou porque eu não fazia a menor ideia do que estava causando aquela febre. Em um minuto eu estava bem e, no outro, estava com uma febre de 39º C.'
 
Depois de alguns dias, ele começou a sentir uma forte dor atrás dos olhos. 'Era como se alguém estivesse empurrando meus olhos para fora', disse.
 
'E depois começou uma coceira. Tão intensa que eu usava uma escova para aliviar. Me sentia horrível.'
 
Um exame de sangue logo confirmou que Marty e sua namorada tinham dengue.
 
Mosquito
O mosquito que transmite a dengue está se espalhando pelos Estados Unidos, mas surtos da doença são raros - estão ocorrendo apenas em algumas áreas do país. E, agora, os cientistas estão tentando saber o porquê disso.
 
A dengue é uma doença tropical que afeta 40% da população mundial. Cerca de 300 milhões de pessoas são infectadas todo dia.
 
Apesar de normalmente não matar, a dengue tem uma versão hemorrágica, que causa sangramentos e faz a pressão da pessoa cair. Esses problemas de saúde contribuem para cera de 25 mil mortes por ano.
 
Cientistas estão particularmente preocupados com o surgimento do vírus em Jenson Beach, na Flórida. Isso significa que a dengue está se espalhando para o norte da cidade de Key West, no mesmo Estado, onde houve um dos primeiros surtos da doença nos Estados Unidos, em 2009.
 
Antes disso, a Flórida passou décadas sem registrar surtos de dengue.
 
O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que normalmente vive em regiões tropicais. Mas os cientistas acreditam que mudanças climáticas têm feito com que os mosquitos se tornem mais comum nos Estados do sul dos EUA.
 
As regiões do Central Valley, na Califórnia, e da baía de São Francisco, por exemplo, registraram um número recorde de mosquitos da dengue.
 
Quente demais
Mas não foi em todas essas áreas que surtos de dengue foram registrados. E os cientistas estão pesquisando os motivos disso.
 
Em uma conferência da Sociedade Americana de Medicina Tropical, especialistas estudaram duas cidades, a mais de 3 mil quilômetros de distância uma da outra. O mosquito foi encontrado tanto em Key West (Flórida) como em Tucson (Arizona), mas somente Key West teve um surto de dengue.
 
Mary Hayden, cientista do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas, afirma que diferenças no clima podem afetar o tempo de vida do mosquito.
 
Segundo a especialista, o vírus da dengue precisa de pelo menos oito dias para ser incubado no mosquito.
 
'O motivo pode estar nas temperaturas de Tucson, onde é bastante quente', disse ela. 'E a umidade relativa é tão baixa que os mosquitos podem não conseguir sobreviver nessas condições tempo o suficiente para completar o ciclo do vírus.'
 
Os resultados não são definitivos, segundo a pesquisadora, mas essa parece ser uma explicação provável para o problema.
 
Mapa do mosquito
Se o clima tem a sua participação nessa história, isso deve ter impacto nos programas de controle de mosquito. Mas os cientistas também precisam descobrir mais precisamente onde o mosquito vive.
 
Isso porque, como às vezes vivem bem perto das pessoas, não podem ser tratados com inseticidas.
 
Os cientistas esperam que imagens de satélites os ajudem a determinar seus habitats e, assim, criar um mapa dos mosquitos. Essa informação seria combinada com dados sobre o clima e o tempo para determinar o número de mosquitos capazes de levar o vírus.
 
Para combater o mosquito, há várias iniciativas em vigor no país. Em Key West, por exemplo, as autoridades estão planejando introduzir mosquitos machos geneticamente modificados, fazendo com que suas larvas não herdem determinados genes e morram antes de atingirem a vida adulta.
 
No entanto, outros cientistas criticam esse método de modificar geneticamente um organismo, alegando que ele pode ser ainda mais perigoso que a dengue.
 
Mosquitos modificados já são usados na Flórida para controles de pestes e, segundo autoridades, isso não apresenta nenhum perigo para a população.
 
BBC Brasil/R7

Vai viajar de avião? Tome cuidado com as doenças respiratórias

Médico diz que há risco de transmissão de doenças virais pelo sistema de ventilação 
 
O período de férias está chegando e com tantos detalhes, a saúde acaba esquecida e muitos pacientes viajam sem tomar as devidas precauções. Para quem vai fazer viagens longas, especialmente de avião, todo cuidado é pouco para não levar um susto durante o vôo, de acordo com Igor Bastos Polonio, membro da diretoria da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia e médico assistente da Clínica de Pneumologia da Santa Casa de São Paulo. Estudos realizados em diversos países atestam que a qualidade do ar dentro dos aviões é geralmente inadequada e favorece o aparecimento ou agravamento de diversos males.
 
— Apesar de pequeno, existe risco de transmissão de doenças virais pelo sistema de ventilação dos aviões. Em épocas de epidemia como a de gripe, pacientes com doenças respiratórias crônicas devem ter precaução e procurar seu médico antes de viajar.
 
Aliados à má condição atmosférica nas alturas, estão a baixa umidade relativa do ar, efeitos do ressecamento causado pelos potentes ar-condicionados. Isso acontece porque, ao passar pelas turbinas, o ar é elevado a altas temperaturas para depois ser resfriado e transferido para dentro da aeronave. O médico explica que o risco é maior para quem já sofre de doenças respiratórias, que fica sujeito à crise de asma, rinite ou doença pulmonar obstrutiva crônica.
 
— Aqueles pacientes que dependem de oxigênio devem aumentá-lo de 1 a 2 L/minuto durante o vôo, para manter a saturação de oxigênio maior ou igual a 92 %. Em alguns casos específicos, pode ser importante que o paciente tenha  um oxímetro portátil, que permite controlar os níveis de oxigênio, que variam conforme a pressurização da cabine.
 
Nestes casos, a tripulação deve ser avisada e os medicamentos, tanto de manutenção como de emergência, mantidos ao alcance durante todo o trajeto.
 
— Para isso, a orientação prévia de um pneumologista é imprescindível, inclusive para saber como proceder em uma emergência.
 
De acordo com o especialista, jamais tome remédios sem indicação médica, mesmo na tentativa de reduzir o mal-estar. Diuréticos e bebidas alcoólicas, por exemplo, podem potencializar os problemas.
 
R7

Concurso Prefeitura de Peritiba - SC

A Prefeitura de Peritiba, no estado de Santa Catarina, oferta 13 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de até R$ 3.221,12, para jornada de trabalho de 20 ou 44 horas semanais. O concurso será regido pelo edital nº 01/2013 e executado através da empresa CONCURSOS SS1.

As oportunidades são para as funções de Servente de Pedreiro/Construtor, Servente de Serviços Internos, Operador de Máquinas, Auxiliar Administrativo - Saúde, Fiscal de Tributos, Farmacêutico, Médico Veterinário, Professor - área de atuação Artes, Professor - área de atuação Educação Física, Professor - área de atuação Educação Infantil e Séries Iniciais, Psicólogo e Técnico em Compras.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 13 de dezembro de 2013, pelo site www.concursosss1.com.br.
 
Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, até o dia 13 de dezembro de 2013, na Rua Frei Bonifácio, nº 63, Centro - Peritiba/SC.
 
A taxa de inscrição varia de R$ 75 a R$ 100.

A prova objetiva, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 05 de janeiro de 2014, na Escola de Educação Básica Irmã Anunciata Sperandio, sita à Rua do Comércio nº 406 - Centro - Peritiba/SC, em horário a ser divulgado quando da homologação das inscrições em 20 de dezembro de 2013.

O concurso terá validade por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município de Peritiba.

Processo seletivo Prefeitura de Mirim Doce - SC

A Prefeitura de Mirim Doce, no estado de Santa Catarina, publicou os editais 07 e 08/2013, de processo seletivo, com intuito de contratar profissionais em todos os níveis de escolaridade. São 05 vagas, mais cadastro reserva, com salários que podem chegar a R$ 2.821,16. 
 
Cargos 
Nutricionista, Contador, Médico Veterinário, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Trator Agrícola, Merendeira, Faxineira, Estagiário, Motorista de Ambulância, Monitor de Programas Assistenciais, Agente Administrativo, Monitor de Sala de Informática e Operário. 
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão realizadas até 11 de dezembro de 2013, nas dependências da Prefeitura Municipal de Mirim Doce, situada à Rua Alfredo Cordeiro, nº 220, centro – Mirim Doce/SC.
 
A seleção constará de prova escrita, para todos os cargos, e prova prática, apenas para Motorista, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas, Operador de Trator Agrícola, Operário, Merendeira e Faxineira. As provas escrita e prática serão aplicadas na data provável de 15 de dezembro de 2013. 
 
A validade dos certames será até 31 de dezembro de 2014. 
 
Os editais estão disponíveis no site: www.mirimdoce.sc.gov.br

Prefeitura de Paraibuna - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Paraibuna, no Estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo n° 001/2013, destinado ao provimento de 40 vagas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 835,60 a R$ 8.959,27, por carga horária de 40h semanais.

A organização, aplicação e correção do Processo Seletivo serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Cirurgião Dentista, Enfermeiro e Médico.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 24 de novembro de 2013. As taxas variam de R$ 30 a R$ 50 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Águas de Lindóia - SP lança edital de processo seletivo

Na cidade paulista de Águas de Lindóia, a Prefeitura disponibilizou edital de Processo Seletivo 002/2013, para provimento de 25 vagas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.979,00. A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da empresa CONSESP.

As oportunidades são para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Atendente/Recepcionista, Motorista, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Psicólogo, Professor Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (PADI), Professor Adjunto de Educação Básica I (PAEB I), Professor Adjunto de Educação Básica II (PAEB II) – Português/Inglês e demais funções.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 24 de novembro de 2013. As taxas variam de R$ 28,00, R$ 39,00 e R$ 49,00, de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas na data prevista de 15 de dezembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.

O gabarito e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do certame será até o último dia letivo de 2014.

Prefeitura de Itanhangá - MT realiza processo seletivo

A Prefeitura de Itanhangá, no estado de Mato Grosso, através da empresa Exata Planejamento, publicou edital de processo seletivo n° 001/2013, com o fito de preencher 25 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 2.863,25, por carga horária de 20 ou 40h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar Serviços Gerais da Educação, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Guarda de Patrimônio da Educação, Merendeira da Educação, Monitor Creche, Motorista de Caminhão, Motorista de Ônibus, Nutricionista, Operador de Motoniveladora, Professor Graduação (Licenciatura Plena), Professor Magistério e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições via internet, serão realizadas no período de 19 de novembro até as 23h59min do dia 03 de dezembro de 2013, no endereço eletrônico www.exataplanejamento.com.br. Já as inscrições presenciais serão realizadas na Prefeitura Municipal, localizada na Rua Florianópolis, s/nº, em Itanhangá/MT, também no período entre 19 de novembro a 03 de dezembro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, de 07h às 11h.

Taxas
Ensino Fundamental Incompleto - 20,00;
Ensino Fundamental Completo - 25,00;
Ensino Médio - 30,00;
Ensino Superior - 40,00.

Provas
A data de realização das provas objetivas de múltipla escolha tem previsão de realização na cidade de Itanhangá/MT, com data prevista para o dia 15 de dezembro de 2013 (domingo), com duração de 03h. As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala) e cargo, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis, no site da Exata Planejamento (www.exataplanejamento.com.br), no mural da Prefeitura Municipal de Itanhangá e no Jornal Oficial dos Municípios, disponível no endereço: (www.amm.org.br).

Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no site www.exataplanejamento.com.br, a partir 16h do dia subsequente ao da realização da prova objetiva e no mural da Prefeitura Municipal de Itanhangá.

Validade
A validade do certame é de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

APS abre processo seletivo

A Associação das Pioneiras Sociais (APS), publicou os editais nº. 6, 7, 8 e 9 de 5 de novembro de 2013, destinados a realização de processo seletivo para o preenchimento de 12 vagas para o cargo de Técnico de Enfermagem. Durante o treinamento, o candidato fará jus, mensalmente, a bolsa de treinamento, no valor bruto de R$ 2.725,74.
 
Pré-requisitos:
Ensino médio completo, comprovado por meio de certificado expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);

Curso de Técnico de Enfermagem, comprovado por meio de certificado ou declaração original emitida por instituição de ensino reconhecida pelo MEC;

Registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) como Técnico de Enfermagem; e 6 meses de experiência profissional como Técnico de Enfermagem, comprovada em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou em declaração original, contendo número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da entidade declarante. No caso de Regime Estatutário, declaração original que comprove o vínculo empregatício e as atividades desenvolvidas.
 
As inscrições, no valor de 70,00, deverão ser efetuadas exclusivamente via internet, através do site www.sarah.br/rh, no período de 2 a 11 de dezembro de 2013.
 
Para os candidatos que não conseguirem acesso à internet, serão disponibilizados computadores para realização das inscrições, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas (horário oficial de Brasília-DF), no período estabelecido para realização das inscrições, exceto sábados, domingos e feriados, nos seguintes locais:
 
Na Área de Recursos Humanos da Unidade SARAH/Belo Horizonte - Av. Amazonas, 5.953, Gameleira, CEP 30510-000, Belo Horizonte-MG;

Na Área de Recursos Humanos da Unidade SARAH/Fortaleza - Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 4.500, Passaré, CEP 60861-634, Fortaleza-CE;

Na Área de Recursos Humanos da Unidade SARAH/Salvador - Av. Tancredo Neves, 2.782, Caminho das Árvores, CEP 41820-900, Salvador-BA;

Na Área de Recursos Humanos da Unidade SARAH/São Luís - Av. Luiz Rocha, s/nº, Monte Castelo, CEP 65035-270, São Luís-MA.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 9 de fevereiro de 2014, em Belo Horizonte-MG, em local e horário, a serem disponibilizados, para consulta individual, no site www.sarah.br/rh, a partir do dia  20 de janeiro de 2014.
 
O gabarito oficial definitivo será divulgado a partir do dia 31 de março de 2014, no site www.sarah.br/rh.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, contado a partir da data de divulgação do resultado final da aprovação e da classificação neste processo, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da APS.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 18 de novembro de 2013, pág. 280 a 290.

Prefeitura de Correia Pinto - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Correia Pinto, no estado de Santa Catarina, através do IOBV, abriu edital de processo seletivo n°006/2013, para provimento de vagas temporárias para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ R$ 6.161,44.
 
Cargos
As chances são para os cargos de nível fundamental incompleto e completo: Agente de Serviços Gerais (masculino e feminino), Mecânico, Motorista, Operador de Equipamento, Operador de Equipamento de Terraplanagem. Cargos de nível médio de:  Agente Administrativo, Atendente de Consultório Dentário ESF, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Sócioeducativo CREAS, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor da Casa de Passagem e Técnico em Enfermagem. Cargo de nível superior:  Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Nutricionista, Psicólogo e Veterinário e professores habilitados e não habilitados: Educação Infantil, Séries Iniciais, Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia,  História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 28 de novembro de 2013, pelo site www.iobv.com.br.
 
Taxas
- R$ 40,00 para os cargos de nível superior;
- R$ 30,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 20,00 para os cargos de nível fundamental.
 
Provas
As provas escritas objetivas, serão aplicadas no município de Correia Pinto, na EBM Jornalista Caldas Júnior, Bairro Pro Flor, com a duração de 2 (duas) horas, na data prevista de 15 de dezembro de 2013.
 
Gabaritos e Validade
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado pela Prefeitura Municipal de Correia Pinto, no mural oficial da Prefeitura e no site www.correiapinto.sc.gov.br no dia seguinte da data da realização das provas e em caráter meramente informativo no site www.iobv.com.br.

O processo seletivo terá validade para dois anos, sendo 2014 e 2015 a contar da publicação da homologação.

Prefeitura de Santana do Maranhão - MA prorroga inscrições

A Prefeitura de Santana do Maranhão, localizada no estado do Maranhão, publicou o edital 01/2013, de concurso público, com intuito de contratar 110 profissionais em todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 881,40, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
De acordo com a prorrogação, as inscrições serão recebidas até 22 de novembro de 2013, na Câmara Municipal, localizada na Avenida Governadora Roseana Sarney, nº 1000, Centro, munido do comprovante bancário de pagamento da taxa de inscrição e dos documentos de identificação. As taxas variam de R$ 30 a R$ 60.
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Professor do Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna Inglês, Matemática, História, Geografia, Ciências e Educação Física), Professor Especializado no Atendimento, Professor da Educação Infantil, Professor do Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano, Professor do Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano – EJA, Agente Administrativo, Atendente de Consultório Dentário, Guarda Municipal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Cozinheiro, Motorista categoria ―D e Vigia.
 
A seleção será constituída de prova objetiva, para todos os cargos, prova de títulos para os cargos de Enfermeiro e os Profissionais da Educação Básica, além de prova prática, apenas para os candidatos que concorrem às vagas de Cozinheiro. A prova objetiva será aplicada na data provável de 05 de janeiro de 2014. Já o resultado final do concurso estará disponível na data prevista de 31 de janeiro de 2014. 

Concurso Prefeitura de Ascurra - SC

A Prefeitura de Ascurra, no Estado de Santa Catarina, publicou editais para a realização de processo seletivo nº. 003 e concurso público nº. 004. Os certames têm como objetivo o preenchimento de 01 vaga mais formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 697,82 a R$ 10.000,00, com carga horária de 10, 20, 30, 40 e 44 horas semanais. Além da remuneração estabelecida para cada cargo, o servidor é contemplado com benefício de Vale alimentação no valor de R$179,00.
 
Cargos
Médico (Geral Comunitário, Pediatra, Ginecologista e Clínico Geral), Agente Comunitário de Saúde, Farmacêutico, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Guarda de Patrimônio Público, Agente Operacional, Oficial de Manutenção e Conservação, Operador de Equipamento, Motorista, Crecheiras, Auxiliar de Educação, Auxiliar de Serviços Gerais, Atendente de Educação Infantil,Atendente Geral, Agente de Combate às Endemias, Técnico de Enfermagem, Professor (Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e II), Veterinário, Assistente Social, Odontólogo, Nutricionista, Psicólogo, Farmacêutico e Enfermeiro.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever exclusivamente via internet, através do site www.nubesconcursos.com.br, no período de 29 de novembro à 16 de dezembro de 2013.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 10,00;
Nível médio: R$ 20,00;
Nível superior: R$ 30,00.
 
O candidato que não tiver acesso à internet ou tenha dificuldade para realizar sua inscrição, terá a seu dispor terminal com internet e pessoal treinado para ajudar na inscrição, no período acima compreendido, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 09h00min às 11h00min e das 14h00min às 16h00min, junto ao setor pessoal, situado à Rua Benjamin Constant, 221, Centro, município de Ascurra/SC.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva e de títulos.
 
Os candidatos deverão encaminhar via SEDEX ou entregar pessoalmente na Prefeitura de Ascurra, para a Comissão Especial do Processo Seletivo, situada à Rua Benjamin Constant, nº 221 - Centro - CEP: 89138-000 - Ascurra – SC, até o primeiro dia útil posterior ao último dia do período de inscrições, Cópia Reprografada Autenticada em Cartório de eventuais títulos que possuam.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 19 de janeiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados no mural de publicações da Prefeitura de Ascurra, situada à Rua Benjamin Constant, 221, Centro, município de Ascurra/SC, nos sites www.ascurra.sc.gov.br, www.nubesconcursos.com.br e no Diário Oficial dos Municípios.
 
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado até o 1º dia útil posterior ao da aplicação da prova, no mural de publicações da Prefeitura de Ascurra e nos sites www.ascurra.sc.gov.br/www.nubesconcursos.com.br.
 
A classificação dos candidatos aprovados será publicada até a data de 28 de janeiro de 2014, através de edital publicado no mural de publicações da Prefeitura de Ascurra e nos sites www.ascurra.sc.gov.br/www.nubesconcursos.com.br.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 18 de novembro de 2013, pág. 2 a 17

Concurso Prefeitura de Euclides da Cunha - BA

A Prefeitura de Euclides da Cunha, localizada no estado da Bahia, reabriu as inscrições do edital nº 01/2013, de concurso público, para contratação de 226 profissionais em todos os níveis de escolaridade, por salários de até R$ 7 mil.
 
Com a retificação, além de prorrogar as inscrições, a administração municipal modificou os requisitos de participação no certame para os cargos de Operador de Máquinas e Equipamentos, Guarda Municipal e Agente de Trânsito. De acordo com a publicação, os candidatos inscritos para esses cargos devem confirmar a participação no concurso ou solicitar a devolução da taxa de inscrição. 
 
Cargos
Auxiliar de Infraestrutura, Oficial de Infraestrutura (Carpinteiro e Pedreiro), Operador de Máquinas e Equipamentos, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Arrecadação de Tributos, Agente de Trânsito, Guarda Municipal, Agente Sanitarista, Fiscal de Obras e Edificações, Assistente de Classe de Educação Infantil e Educação Especial, Técnico Agrícola, Técnico de Consultório Odontológico, Técnico de Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico de Mamografia, Técnico em Radiologia, Técnico em Topografia, Assistente Social, Biólogo, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Nutricionista Escolar, Psicólogo, Psicólogo Escolar, Odontólogo, Terapeuta Ocupacional, Coordenador Pedagógico, Bibliotecário Escolar e Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. 
 
Inscrição e Seleção
As inscrições poderão ser feitas pela internet, nos dias 18 e 19 de novembro de 2013, nos sites www.selecao.uneb.br/euclidesdacunha2013www.euclidesdacunha.ba.gov.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 90, dependendo do cargo pretendido.
 
A seleção constará de prova objetiva, para todos os cargos, prova prática, exclusivamente para Oficial de Infraestrutura (Carpinteiro e Pedreiro), e prova de títulos, apenas para os candidatos que concorrem às vagas de Assistente de Classe de Educação Infantil e Educação Especial, Coordenador Pedagógico, Professor do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Psicólogo Escolar, Nutricionista Escolar e Bibliotecário Escolar. 
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 15 de dezembro de 2013, na cidade de Euclides da Cunha.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio de Lebon Régis

O Presidente do Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio, autarquia do município de Lebon Régis, no Estado de Santa Catarina, divulgou edital de concurso público nº. 001/2013, destinado ao preenchimento de 04 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 12.123,32 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Servente, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Médico Generalista.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 12 de dezembro de 2013, no setor administrativo do Hospital, de forma presencial, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio, autarquia do município de Lebon Régis/SC, situado à rua Waldir Ortigari, nº74.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 19 de janeiro de 2014, na Escola Estadual Frei Caneca, situada à Rua Artur Barth, Centro – Lebon Régis/SC.
 
O gabarito oficial será divulgado a partir das 9h do primeiro dia útil subsequente à realização da prova objetiva no site www.aprendersc.com.br e no mural público do Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio - Lebon Régis/SC.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período, mediante justificativa, interesse da autarquia municipal de Lebon Régis - Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio.

Concurso Prefeitura de Tangará da Serra - MT

A Prefeitura de Tangará da Serra, no estado de Mato Grosso, sob a responsabilidade da ACPI - Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática Ltda, publicou edital n° 001/2013 de concurso público. O objetivo do certame é preencher 92 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Os salários oferecidos aos aprovados podem chegar até R$ 5.091,83, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Médico Pediatra, Médico Clínico Geral, Ginecologista, Professor de Educação Infantil, Professor de Anos Iniciais, Técnico em Imobiliz. Ortopédica, Técnico em Apoio Infantil, Agente Administrativo II, Auxiliar de Saúde Bucal, Controle Interno, Engenheiro Civil, Químico, Agente Administrativo II, Fiscal de Consumo/Leiturista, Fiscal de Corte e Religação, Operador de ETA, Operador de ETA de Águas Rurais, Instalador de Rede, Mensageiro, Operador de Máquinas, Operador de Elevatória - Esgoto, Pedreiro, Operador de Elevatória Água e Trabalhador Braçal.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 08 de dezembro de 2013, através da internet, nos sites www.acpi.com.br e www.tangaradaserra.mt.gov.br. Já as inscrições presenciais serão realizadas até o dia 07 de dezembro de 2013, de segunda-feira a sexta-feira das 08h00 as 17h00, e sábado das 09h00 as 18h00, no Centro Comercial Alto da Serra, Rua Júlio Martinez Benevides, sala n° 16, Centro, Tangará da Serra – MT.

Taxas
- Para os cargos de nível superior - R$ 90,00;
- Para os cargos de nível médio - R$ 48,00;
- Para os cargos de nível fundamental completo - R$ 40,00;
- Alfabetizado - R$ 35,00.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 29 de dezembro de 2013 às 08h, em locais e horários a serem divulgados nos sites www.acpi.com.br e www.tangaradaserra.mt.gov.br. A divulgação do gabarito preliminar será na data prevista de 30 de dezembro de 2013.

Validade
O concurso público é válido pelo prazo de dois anos, contados a partir de sua homologação, prazo este prorrogável uma vez por igual período, por expressa determinação do Senhor Prefeito Municipal de Tangará da Serra.

UFRJ realiza processo seletivo

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou o edital n° 342/2013, de concurso público, com oferta de 54 vagas para Técnico-administrativos, por remuneração de até R$ 3.138,70, acrescida de benefícios. As vagas disponíveis são para Analista de Tecnologia da Informação, Tecnólogo em várias áreas, Secretário Executivo, Médico Veterinário, Técnico de Laboratório e Técnico em Química. 
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas, unicamente, via internet, por meio do site do concurso www.pr4.ufrj.br, até 1º de dezembro de 2013.  As taxas são de R$ 70, para nível médio, e R$ 100, para nível superior. 
 
Seleção
O concurso será constituído de Prova Objetiva Geral, Prova Objetiva Específica, Prova Discursiva, Prova Prática e Prova de Títulos. As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 02 de fevereiro de 2014.
 
Validade 
O prazo de validade do certame será de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União,9podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da UFRJ.

Prefeitura de Garopaba - SC publica edital de processo seletivo

A cidade catarinense de Garopaba, localizada à 90 km de Florianópolis, publicou o edital nº. 22/2013 para a realização de processo seletivo. Serão contratados temporariamente 11 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais e remuneração de até R$ 7.756,93.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro, Médico Emergencialista, Nutricionista e Técnico em Enfermagem.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 02 de dezembro de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada à Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Curriculum vitae (com apresentação dos títulos originais);
  • Registro no órgão de classe de Santa Catarina;
  • Diploma conforme formação exigida para o cargo;
  • Tempo de serviço comprovado (caso possua);
  • Comprovante de Residência.
O processo seletivo será constituído de análise dos documentos apresentados e entrevista.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições, na página oficial da Prefeitura de Garopaba - www.garopaba.sc.gov.br.
 
O edital na íntegra está disponível no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina no www.diariomunicipal.sc.gov.br, de 18 de novembro de 2013, pág. 84 a 88.

Prefeitura de Crixás - GO publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Crixás, no estado de Goiás, abriu edital de processo seletivo n° 001/2013, destinado ao provimento de 33 vagas, sendo 27 para Agentes Comunitários de Saúde e 06 para Agentes de Combate à Endemias (nível fundamental). A remuneração dos aprovados será de R$ 678,00, acrescido de 20% ou 25% referente a insalubridade, por carga horária de 40h semanais.
O certame será executado, sob a organização e aplicação do Instituto Educacional Tiradentes.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 10 de janeiro de 2014, através do site www.setasistemas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 37,00.

Haverá aplicação de Prova Objetiva composta por questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos, Matemática, e Curso introdutório para os profissionais classificados na primeira etapa.

As provas serão aplicadas no Colégio Estadual João Xavier Ferreira, situado na Rua 13, nº 1 Setor vila Nova na cidade de Crixás, e a previsão para realização é de 02 de fevereiro de 2014 (domingo) com início às 9 horas, horário de Brasília.

O certame terá validade de até 02 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Icém - SP 2013

A Prefeitura de Icém, no estado de São Paulo, lançou edital de concurso público 001/2013, que será realizado pela JS Concursos, para o provimento de 52 vagas de nível fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 3.052. 
 
Cargos
Ajudante Geral, Cozinheiro, Operador de Motoniveladora/ Patrol, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Professor de Dança, Assistente Social, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Médico (Clínico Geral, Ginecologista, Neurologista, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra e Psiquiatra), Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Professor de Deficientes Mentais, Professor I, Professor de Educação Infantil, Professor I (Jovens e Adultos) e Professor II (História, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física e Português).
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas e deverão ser efetuadas pela internet, no período de 19 de novembro a 03 de dezembro de 2013, no site www.jsconcursos.com.br.  As taxas são de R$ 40, R$ 50 e R$ 70.
 
As provas serão realizadas no dia 05 de janeiro de 2014 (domingo), nas Escolas EMEF “Antônio Pereira”, sito à Rua Carolina Machado da Silveira nº 515, Centro e EMEF “João Ribeiro da Silveira”, situada na Av. Isaac Alves Ferreira nº 450, centro, ambas na cidade de Icém – SP.   

Prefeitura de Santa Bárbara - MG abre vaga temporária

O Município de Santa Bárbara, em Minas Gerais, lançou o edital nº. 053, 054 e 055/13 de processo seletivo, para Admissão em Caráter Temporário (ACT) de 01 Médico PSF, 01 Dentista e 02 Motoristas. O aprovado receberá subsídio de até R$ 12.000,00, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
São requisitos específicos para os candidatos para inscrição no presente processo seletivo:
  • Ser portador de diploma de curso superior em Medicina e Odontologia;
  • Ser portador de carteira de habilitação categoria D;
  • Possuir registro junto ao Conselho Profissional – CRM e CRO.
As inscrições serão recebidas até o dia 27 de novembro de 2013, no horário das 08h às 11h e das 14h às 17h, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro, Santa Bárbara – MG.
 
O processo seletivo será realizado por meio de análise de títulos, currículos e/ou avaliação de experiências anteriores.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 18 de novembro de 2013, pág.62 a 68 (www.diariomunicipal.com.br/amm-mg).

Concurso Prefeitura de Harmonia - RS

A Prefeitura de Harmonia, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital n° 01/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 10 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$  2.778,17 em carga horária de 22 a 40 horas semanais. A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda.

As vagas são para os cargos de agente administrativo, fiscal municipal, assistente social, atendente de educação infantil, auxiliar de serviços gerais, motorista, operário, professor de séries iniciais, professor de educação infantil e técnico em enfermagem.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 02 de dezembro de 2013, na Prefeitura Municipal de Harmonia, Av. Jacob Weissheimer Sobrinho, nº 56, Centro, Harmonia/RS, das 8h às 11h30min, das 13h às 17h de segunda a quinta-feira e das 8h às 13h em sexta-feira. As taxas variam de R$ 45 a R$ 60, de acordo com o cargo escolhido.

As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 15 de dezembro de 2013, com início às 8h30min, na Escola Estadual de Ensino Médio Jacob Hoff, Rua João Henrique Marx, nº 255, Bairro Centro - Harmonia/RS.

Os gabaritos preliminares serão divulgados na data prevista de 16 de dezembro de 2013, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Vila Velha - ES promove processo seletivo

O município de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Municipal de Prevenção e Combate à Violência - SEMPREV, lançou edital de processo seletivo nº. 001/2013, destinado a contratação temporária de 155 profissionais e formação de cadastro reserva. A remuneração pode chegar a R$ 1.200,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Aos candidatos portadores de necessidades especiais são reservadas 10% das vagas.
 
Cargos
Guarda-vidas e Supervisor de Equipe de Guarda-vidas.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 20 de novembro de 2013, no edifício Central Park, situado à rua Cabo Aylson Simões, nº 536, 2º andar, sala 204, das 09 as 16 horas, via preenchimento de ficha de inscrição, a ser impressa no site www.vilavelha.es.gov.br que deverá ser entregue juntamente com a documentação descrita abaixo:
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
  • Cópia do último comprovante de votação ou certidão expedida pelo cartório eleitoral declarando estar regular com a Justiça Eleitoral;
  • Cópia do Certificado de Reservista, quando do sexo masculino;
  • Nada Consta de registro de antecedentes criminais;
  • Laudo médico periciado (para os candidatos portadores de necessidades especiais);
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Comprovante de Experiência Profissional, (quando houver);
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida;
  • 2 fotos 3x4;
  • Cópia da CNH e Habilitação Náutica (para o cargo de supervisores de equipes).
Prova
O processo seletivo constará de teste de aptidão física e curso de formação.
 
O teste de aptidão física será realizado na data de 25 e 26 de novembro de 2013, em local e horário a serem divulgados no site www.vilavelha.es.gov.br.
 
O curso de formação está previsto para ser realizado do dia 02 a 20 de dezembro de 2013, em local a ser divulgado no site www.vilavelha.es.gov.br. Já o resultado final será divulgado provavelmente no dia 30 de dezembro de 2013.
 
Validade
O certame terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado - Municipalidades e Outros, pág. 11 a 17.

Prefeitura de Mimoso do Sul - ES abre processo seletivo

A Prefeitura de Mimoso do Sul, no estado do Espírito Santo, abriu processo seletivo nº. 001/2013 de caráter eliminatório e classificatório, para a contratação de 62 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O vencimento varia entre R$ 678,00 e R$ 10.000,00.
 
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Pedreiro, Vigia, Trabalhador Braçal, Operador de Maquinas, Tratorista, Mecânico, Motorista, Atendente de Correspondências, Operador Técnico de TV, Recepcionista, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar Veterinário, Monitor de Atividades Musicais, Assistente de Almoxarifado, Assistente Patrimonial, Avaliador Imobiliário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Secretaria Escolar, Assistente de Agendamento, Atendente de Consultório Médico, Atendente de Consultório Odontológico, Auxiliar de Farmácia, Cuidador, Monitor, Técnico de Compras, Cadista, Agente Defesa Civil, Técnico de Informática, Técnico de Segurança do Trabalho, Topógrafo, Técnico Agrícola, Técnico em Química, Técnico em Laboratório, Técnico de Enfermagem, Analista de Sistema de Informática, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Psicólogo, Cientista Social, Pedagogo, Professor de Educação Física, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (ESF, Pediatra, Psiquiatra, Trabalho e Clínico Geral),Veterinário, Nutricionista e Odontólogo. Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até às 23:59 do dia 25 de novembro de 2013, no site www.gualimp.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 36,00 (nível fundamental), R$ 49,00 (nível médio)  e R$ 62,00 (nível superior).
 
O processo seletivo será composto de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 08 de dezembro de 2013, em local e horário a serem divulgados no cartão de inscrição. O gabarito oficial preliminar será divulgado no mesmo dia de realização da prova objetiva, a partir das 18h nos sites www.gualimp.com.br e www.mimosodosul.es.gov.br.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo a critério do poder público, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Várzea Paulista (SP) abre vagas

A Prefeitura de Várzea Paulista, no estado de São Paulo, publicou o edital n° 50/2013, de processo seletivo, para contratação de sete Médicos nas especialidades de Psiquiatria, Clínica Geral, Ginecologia/ Obstetrícia e Pediatria. Os salários são de até R$ 3.943.79, por carga horária variada de 12 a 20 horas semanais.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo site www.varzeapaulista.sp.gov.br e no posto de atendimento, localizado à Rua Célio Barbosa, nº 65, Vila Santa Terezinha, Várzea Paulista, no período de 25 de novembro a 06 de dezembro de 2013. Os candidatos que optarem pela inscrição via internet deverão apresentar os títulos na Secretaria Municipal de Saúde. 
 
O certame será composto de prova de títulos. O prazo de validade do processo seletivo será de seis meses, contados a partir da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Guaporema - PR

A Prefeitura de Guaporema, no estado do Paraná, através da empresa KLC - Consultoria em Gestão Pública Ltda, lançou edital de concurso público n° 002/2013 para provimento de 11 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 7.426,82, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Dengue, Arquiteto, Assistente administrativo, Atendente de Idoso, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Fiscal de Tributos, Gari, Lixeiro, Médico, Médico Veterinário, Merendeira, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Professor de Educação Física, Psicólogo, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Vigilância Sanitária, Zelador e Zelador de Cemitério.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23 horas e 59 minutos do dia 28 de novembro de 2013, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente no dia 22 de dezembro de 2013, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.
 
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia primeiro dia útil após a realização das prova escrita objetiva, a partir das 15h, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Guaporema – PR e no site da empresa responsável pela organização do concurso www.klcconcursos.com.br.
 
A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

País atinge metas da ONU de combate à tuberculose

Apesar do avanço, em 2012 o Brasil ainda era o 15º em número de casos da doença no mundo, com 120 mil novos infectados
 
O Brasil atingiu as metas do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) no que se refere ao combate à tuberculose. Mas, em 2012, ainda foi o 15.º país com o maior número de casos do mundo e os progressos parecem ter sido interrompidos desde 2005. Entre 2010 e 2012, o número de casos até aumentou. As informações foram publicadas ontem pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que destaca os avanços no setor e alerta para desafios.
 
Em 1990, a OMS estima que cerca de 10 mil brasileiros morriam anualmente por tuberculose. Em 2012, o número caiu para cerca de 4,9 mil. Para cada 100 mil brasileiros, a taxa de mortalidade passou nesse período de 7% para 2,5%, numa das maiores reduções entre os 22 países com alta incidência da doença.
 
Em 1990, 210 mil brasileiros eram infectados anualmente pela doença. Em 2012, esse número caiu para 120 mil. Os dados revelam que o Brasil obteve ganhos importantes até 2005. Desde então, o número de novos casos está estagnado. Naquele ano, 120 mil brasileiros haviam contraído a doença. Em 2010, foram 110 mil. Mas, no ano passado, o número voltou a subir.
 
Em 1990, para cada 100 mil brasileiros, 140 eram afetados pela tuberculose. Em 2010, essa taxa caiu para 58. Hoje, 59 a cada 100 mil habitantes sofrem com a doença. Os esforços de detecção também estão estagnados. Em 1990, 60% dos casos eram identificados. Em 2005, a taxa subiu para 85%. Hoje, ela está estagnada em 82%.
 
Estadão

SP terá 36 horas ininterruptas de atendimento dermatológico gratuito

Cerca de cem médicos voluntários vão participar da 1ª Virada da Pele Saudável nos dias 29 e 30 de novembro
 
Moradores de São Paulo poderão se consultar gratuitamente com dermatologistas nos dias 29 e 30 de novembro, quando a Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) promove a 1ª Virada da Pele Saudável, evento que oferecerá atendimento gratuito durante 36 horas ininterruptas em três endereços da capital paulista.
 
Cerca de cem dermatologistas voluntários vão participar da iniciativa, que contará ainda com ambulatório e infraestrutura para exames e cirurgias simples, como a retirada de pintas.
 
Segundo a SBDCC, entre os procedimentos disponíveis estará o equipamento Lince, que, em uma mesma sessão, faz o diagnóstico e o tratamento do câncer de pele.
 
O evento, diz a entidade, tem como objetivo diminuir a fila de espera por atendimento dermatológico no sistema público. No início do ano, balanço da Prefeitura mostrou que cerca de 57 mil pessoas esperavam consulta nessa especialidade.
 
A Virada da Pele Saudável começa às 7h do dia 29 e vai até as 19h do dia 30. Não é necessário agendar horário.
 
Veja abaixo os endereços onde o atendimento será oferecido:

Associação Pele Saudável - Rua São Domingos, 69, Bela Vista
 
Instituto de Dermatologia e Estética - Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 221, Lapa
 
Faculdade Paulista de Serviço Social - Rua Lopes Chaves, 273, Barra Funda
 
Estadão

Intervenção educativa melhora qualidade de vida de crônicos

Com bons resultados, médicos combateram condições crônicas distintas: medo, ansiedade, depressão, baixa autoestima, perda de autonomia, problemas de adesão ao tratamento
 
Graças a um modelo de intervenção educativa que alia orientação por meio de material didático, atendimentos presenciais e seguimento por telefone, um grupo de pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), tem conseguido melhorar o estado de saúde de pacientes com condições crônicas. Os resultados da pesquisa, parte de um Projeto Temático FAPESP coordenado pela professora Lídia Aparecida Rossi, foram apresentados na última terça-feira (12) na cidade norte-americana de Raleigh, durante a programação da FAPESP Week North Carolina.
 
“Com o envelhecimento populacional, o número de pessoas com condições crônicas – decorrentes de doenças ou traumas físicos que requerem cuidados permanentes por longos períodos – tende a aumentar. Por esse motivo, o seguimento adequado dessas pessoas tem sido uma preocupação crescente na área de enfermagem em todo o mundo”, contou Rossi.
 
Diversas enfermidades podem ser classificadas como condições crônicas, entre elas Parkinson, Alzheimer, diabetes e doenças cardiovasculares. Em Ribeirão Preto, pessoas com cardiopatia e vítimas de queimaduras graves estão sendo acompanhadas pelo Grupo de Investigação em Reabilitação e Qualidade de Vida, coordenado por Rossi e pela professora Rosana Spadoti Dantas. O trabalho conta com a participação de uma equipe da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), liderada pela professora Roberta Cunha Matheus Rodrigues, e com a colaboração das pesquisadoras Marcia Ciol e Jeanne Hoffman, ambas da University of Washington, nos Estados Unidos.
 
“Estudos do nosso grupo mostraram que condições crônicas distintas apresentam respostas bastante semelhantes, como medo, ansiedade, depressão, diminuição da autoestima, perda de autonomia, problemas de adesão ao tratamento e prejuízo da qualidade de vida”, contou Rossi. Parte desse resultados foi publicada nos periódicos Disability and Rehabilitation e na Revista Brasileira de Saúde Pública.
 
Em um Projeto Temático FAPESP já concluído, os pesquisadores adaptaram e validaram para a cultura brasileira várias escalas – originalmente propostas para serem usadas em outros países – que permitem avaliar aspectos subjetivos das pessoas com condições crônicas, como ansiedade relacionada à dor, imagem corporal e qualidade de vida.
 
“Atualmente, esses instrumentos estão sendo usados em nossos estudos e por outros pesquisadores para mensurar os resultados de intervenções que visam a aumentar a adesão ao tratamento e a autoeficácia dos pacientes, que, nesse caso, representa a capacidade de desempenhar ações para melhorar a própria saúde”, explicou Rossi.
 
Motivação
O modelo de intervenção educativa adotado pelo grupo de Rossi inclui estímulos frequentes para o autocuidado feitos por telefone e por meio de consultas presenciais de enfermagem, nas quais são distribuídos materiais didáticos com explicações simples sobre a doença ou condição e sobre os cuidados a serem realizados pelo paciente e por sua família.
 
O impacto da iniciativa está sendo avaliado em diversas teses em andamento. Durante o doutorado de Flávia Martinelli Pelegrino, realizado sob orientação de Dantas, foram, por exemplo, acompanhados portadores de cardiopatia submetidos à terapia anticoagulação oral.
 
Em comparação ao grupo controle, que recebeu o cuidado padrão da instituição de saúde, o grupo intervenção apresentou maior satisfação com o tratamento, melhor qualidade de vida e diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade.
 
Já no doutorado de Laura Bacelar de Araújo Lourenço, sob orientação de Rodrigues, o efeito da intervenção educativa foi testado em um grupo de pacientes com doença arterial coronariana. Os resultados indicam um aumento significativo – de 32% para 72% – na adesão ao tratamento entre aqueles que receberam o estímulo para o autocuidado.
 
Em outro projeto orientado por Rossi, a estratégia foi testada em pacientes submetidos à angioplastia para colocação de stent (mola de aço usada para desobstruir a artéria e permitir o fluxo sanguíneo). No grupo que recebeu a intervenção, houve redução significativa dos sintomas de ansiedade em comparação ao grupo controle na avaliação feita seis meses após o procedimento. A pesquisa ainda está em andamento e os pacientes continuam sendo acompanhados.
 
“Os dados relacionados à intervenção realizada com pacientes queimados ainda estão sendo analisados. Nesse caso, além das escalas, utilizamos instrumentos para avaliar a elasticidade e a viscosidade da pele, o que permite mensurar indiretamente a adesão ao tratamento”, disse Rossi.
 
De acordo com a pesquisadora, a próxima meta do grupo é identificar quais aspectos do modelo de intervenção mais contribuem para a melhora do estado de saúde das pessoas com condição crônica e apresentam melhor custo-benefício para o sistema de saúde.
 
Síndrome de Down
No mesmo painel dedicado às ciências da saúde, durante o segundo dia da FAPESP Week, a professora Marcia Van Riper, da Escola de Enfermagem da University of North Carolina em Chapel Hill, apresentou resultados de um estudo multicêntrico cujo objetivo é entender como a cultura, a interação com o sistema de saúde e os fatores familiares contribuem para a adaptação e a resiliência de famílias de indivíduos com síndrome de Down.
 
O trabalho conta com a colaboração de pesquisadores da Escola de Enfermagem da USP, em São Paulo, e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, também da USP, além de cientistas do Reino Unido, da Irlanda, de Portugal e do Japão.
 
SaudeWeb