Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Conheça os exames que ajudam a deixar seu coração em ordem

Fazer "check up" periodicamente garante a manutenção da saúde

Hoje os métodos diagnósticos em cardiologia evoluíram e se multiplicaram, sendo que a população e até alguns médicos desconhecem como são realizados e suas indicações. Não raro o paciente evita determinados exames por um medo do desconhecido. Ou perde noites de sono após informações truncadas de amigos, vizinhos e outros "especialistas em desinformação". Aqui vou descrever como são realizados alguns exames mais comuns, bem como os riscos e indicações. Para qualquer exame, traga sempre copia de seus exames mais recentes, da receita médica e da solicitação do exame.

Eletrocardiograma: A pessoa fica deitada em uma cama. São posicionados eletrodos (colados na pele com um tipo de adesivo ou com sucção). Geralmente um em cada membro e seis no tórax. Serve para avaliar a parte elétrica do coração, e algumas vezes isso fornece pistas sobre o formato do coração e algumas doenças. É possível ver o ritmo, frequência dos batimentos e o trajeto que o impulso elétrico faz dentro do coração.

Ecocardiograma transtorácico: A pessoa fica deitada em uma cama, e pode ser solicitado que mude um pouco de posição durante o exame (deitado de lado, respirar fundo, etc). O aparelho de ultrassom (sim, é um ultrassom do coração!) encosta na pele e com isso é possível desenhar o órgão na tela do computador. Também é possível medir a velocidade do sangue, e como ele se movimenta através das válvulas. Outra utilidade é ver como o coração contrai e relaxa. Em resumo, é uma avaliação da anatomia do coração.

Ecocardiograma transesofágico: Em princípio é igual ao Ecocardiograma trastorácico. Mas ele é feito através de um dispositivo que parece um aparelho de endoscopia. Esse "tubo" entra pela boca e vai até próximo do estômago. Serve para ver o coração mais de perto. Geralmente é usado para ver os átrios (uma parte do coração) em busca de coágulos de sangue. Costuma ser realizado sob sedação salvo situações excepcionais. Geralmente o paciente que internou para este exame recebe alta no mesmo dia após se recuperar da sedação. É necessário jejum de pelo menos 6 horas, mas depende de cada serviço. Recomenda-se levar acompanhante.

Teste ergométrico: O teste de esforço pode ser realizado em esteira ou bicicleta. Serve para provocar o esforço físico máximo em um ambiente supervisionado, onde é possível medir a pressão arterial e ler o ECG durante todo o exame. É um dos mais antigos e sensíveis métodos para investigar arritmias induzidas pelo esforço e doença de coronárias, com baixo risco e grande aplicação prática.

Cintilografia do miocárdio: Geralmente o paciente deve evitar certos alimentos (chocolate, café, chá, cafeína) e algumas medicações (checar com seu médico) pelo menos 48 horas antes do exame. É um exame onde o paciente recebe material radioativo especialmente tratado para aderir ao músculo do coração (miocárdio). Ele é injetado em repouso e durante esforço físico (O esforço pode ser com esteira, bicicleta ou com medicações), chegando ao coração através das coronárias. Assim, o material radioativo "pinta" as áreas com fluxo normal de sangue e deixa "não pintada" qualquer área onde o fluxo seja insuficiente. Assim podemos ver onde o miocárdio está em sofrimento (isquemia). Podemos ver se isso acontece só no esforço físico ou se acontece também sem fazer esforço. Costuma a durar pelo menos 6 horas, sugiro trazer acompanhante.

Holter 24 horas: É um eletrocardiograma que dura 24horas. São colados eletrodos no tórax da pessoa, que por sua vez são conectados a uma caixa semelhante a um toca-fitas. A pessoa deve carregar essa caixa por 24 horas e devolve-la ao termino do exame. Deve manter a rotina do dia-a-dia, fazer as atividades que geralmente faz e se possível, reproduzir as ocasiões que provocam os sintomas. A idéia é fazer um eletrocardiograma durante o dia todo, em busca de arritmias. Tome banho antes do exame, pois ficará 24 horas com o aparelho sem poder retirá-lo. Anote minuciosamente no diário tudo que fizer durante o dia.

MAPA: É um aparelho muito semelhante ao Holter, mas em vez de eletrocardiograma, ele mede a pressão arterial por 24 horas. Serve em especial para analisar pressão arterial que varia muito ao longo do dia. Também é importante manter a rotina o mais próximo do normal (trabalho e lazer).

Cateterismo(Cineangiocoronariografia): O paciente fica deitado em uma sala especial. Os pêlos da região da virilha são raspados e a área em torno fica coberta por material estéril para evitar infecções. Pela artéria femural sobe um cateter (tubo muito fino) até o coração, e por ali é injetado contraste com iodo. O contraste vai "desenhar" as coronárias por dentro, e mostrar qualquer anormalidade no trajeto do sangue com uso de raios-X. O risco de complicações fica em torno de 1%. Pacientes devem trazer acompanhante para o exame. Pessoas com alergia a Iodo ou frutos do mar ou em uso de anticoagulantes devem avisar ao médico. Dura em torno de 1h, e o paciente recebe alta geralmente após 4 a 6 horas do final do exame.

Estudo Eletrofisiológico: Semelhante ao cateterismo, com cateteres diferentes e geralmente sem uso de contraste. Mas o objetivo deste exame é localizar e se necessário cauterizar focos de arritmia(através de ablação). Os riscos ficam em torno de 2%. A duração é variável, em torno de 2 a 3 h. Exames mais longos podem ser realizados com anestesia, mas geralmente sedação leve ou anestesia local são suficientes. Pacientes devem trazer acompanhante para o exame. O paciente geralmente recebe alta no dia seguinte ou menos frequentemente após 6 horas do fim do exame.

Tomografia e ressonância do coração: São feitas da mesma forma que para outras partes do corpo. As máquinas são mais novas, com melhor definição. Permite avaliar coronárias , através de contraste com iodo e raios X (tomografia) ou forma do coração e função (tomografia e ressonância). A ressonância tem a vantagem de não usar iodo ou radiação, mas não permite objetos de metal próximo a ela (Marcapassos, próteses e outros), limitando seu uso a alguns pacientes. Como são métodos recentes, suas indicações são em casos bem específicos.

Fonte Minha Vida

Pessoas saudáveis são as principais vítimas da gripe A

Lista que chegou a 29 mortes na quinta-feira inclui principalmente população fora dos grupos de risco

Pessoas saudáveis, de 20 a 50 anos e que não foram vacinadas estão entre as vítimas mais frequentes do vírus H1N1 na lista divulgada na quinta-feira com os 29 gaúchos que já morreram neste ano devido à gripe A — seis a mais do que no começo da semana.

Os dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde revelam ainda que o registro de óbitos vem aumentando. Enquanto se esgotam os estoques de vacina em municípios como Porto Alegre, as autoridades apostam na prevenção e no tratamento com antiviral para conter o avanço da doença.

Os números atestam que a menor cobertura vacinal este ano, em comparação com a primeira imunização realizada em 2010, tem sido um fator fundamental para determinar o perfil de quem morre devido ao vírus.

Das vítimas verificadas até quinta-feira, 82% se encontravam no perfil etário excluído da campanha nacional de vacinação — que visou apenas aos menores de dois anos e aos idosos com 60 ou mais. Ser saudável não é compensação suficiente: 62% dos mortos não apresentavam complicações crônicas de saúde.

— Está morrendo quem não foi vacinado. O perfil de idade é de quem estava na faixa etária desprotegida, o que mostra que a política ideal teria sido ampliar a vacinação — observa o chefe do serviço de Infectologia do Hospital Conceição, Breno Riegel Santos.

O impacto geográfico do vírus se concentra, até o momento, na região das Missões, onde houve seis mortes — seguida pela Grande Porto Alegre e pela Fronteira Oeste.

Embora ainda esteja distante do patamar de 2009, quando matou 297 gaúchos, a gripe segue com tendência de intensificação. O relatório demonstra que, desde o registro do primeiro caso, em 5 de junho, a cada semana a quantidade de vítimas vem aumentando.

Em 2010, foram mais de 5 milhões de doses da vacina
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Marilina Bercini, avalia que a estratégia de vacinação foi a possível dada a quantidade de 2,9 milhões de doses conseguidas. Em 2010, foram mais de 5 milhões.

— Infelizmente, essas mortes ocorreram, mas poderíamos ter muito mais se não vacinássemos os mais vulneráveis — avalia a especialista.

Na Capital, está encerrada a campanha de vacinação. Os postos de saúde têm agora apenas a reserva de vacinas necessária para aplicar a segunda dose em crianças de seis meses a dois anos.

— Agora, não temos previsão de que sejam enviados novos lotes, porque não há mais estoques — afirma o coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, José Carlos Sangiovanni.

Sangiovanni diz que a política agora é de concentrar esforços na prevenção e na aplicação do antiviral Tamiflu nos casos suspeitos para evitar complicações. Segundo ele, há estoque suficiente do medicamento na rede pública.


Cruz Alta foca nos pequenos

Roberto Witter
Enquanto se multiplicam casos de gripe A no Estado, os municípios investem em prevenção. Em Cruz Alta, a secretaria municipal de Saúde iniciou na quinta-feira a distribuição de 20 mil doses extras da vacina. Alunos de escolas de educação infantil do município, públicas e privadas, são prioridade até esta sexta.

Na Escola Municipal Nadir Ardenghi, a vacina foi feita em sete dos 31 alunos. Segundo a diretora Márcia Sório, a frequência caiu 50% nos últimos dias. O frio foi determinante.

— Pais que têm com quem deixar as crianças não estão trazendo para a escolinha — conta Sório.

No sábado, a campanha será aberta a crianças entre zero e três anos de idade, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, e para a população em geral, na sede da secretaria municipal da Saúde. O atendimento será entre 8h e 18h, podendo ser estendido até 20h.

Fonte Zero Hora

Sem diagnóstico de gripe A, empresário percorreu 400 quilômetros até morrer em razão da doença

Jorge Luís Gomes Pereira, 54 anos, passou uma semana com sintomas do H1N1, mas nenhum médico receitou Tamiflu

O mal-estar começou aí por 17 de junho, com uma coriza que não passava e dor de cabeça. O empresário Jorge Luís Gomes Pereira, 54 anos, achou que era uma gripe passageira. Acordou mal no domingo, tonto.

— Ele até queria tomar remédio, mas não deixei, porque tinha tomado vinho. Após algumas horas, pedi que fosse ao médico — recorda a mulher, Tânia Maria.

Como tossia sem parar, Pereira foi ao hospital e, no pronto-atendimento, receitaram xarope e um antibiótico. Dono de uma fábrica de móveis em Roca Sales, morador de Encantado, ele continuou tossindo, mas achou que tudo ia passar, tanto que não alterou muito a rotina. Porém, nada da tosse passar. Era a gripe A, mas nem ele, nem a mulher, desconfiaram.

Tânia também desenvolveu os mesmos sintomas. O médico recomendou medicação diferente da do seu marido. Receitou uma injeção de benzetacil, que foi aplicada. Como na segunda-feira ela continuava com febre, aplicou uma nova injeção, de novalgina. A febre cedeu. Enquanto isso, Pereira continuava febril, mas em pleno trabalho.

Na quarta-feira começou uma dor no peito de Pereira. Mau sinal, pensou Tânia, ao lembrar que o marido tinha histórico de problemas cardíacos e pressão alta. Os médicos realizaram radiografias e afastaram a hipótese de infarto.

A dor no peito era mesmo causada por tosse. Diagnosticaram pneumonia generalizada e Pereira acabou internado no Hospital Beneficente Santa Terezinha, em Encantado. Ali passou a quinta-feira com pressão baixa, suor frio, sem reagir aos medicamentos. Tânia diz que suspeitou de gripe A, mas nenhum médico recomendou tomar Tamiflu, estranha ela.

Ante a apatia de Pereira, os médicos decidiram que era hora de UTI. Onde? Após uma série de telefonemas para a Central de Regulação de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde, ficou evidente que não havia vagas nas proximidades.

A única opção que surgiu foi Rosário do Sul, a 412 quilômetros de Encantado. E para lá foi o doente, numa UTI Móvel cedida pela prefeitura de Santa Cruz do Sul. A viagem começou às 10h de sexta, 22 de junho.

Pereira desembarcou de maca no hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Rosário, por volta das 14h daquele dia, muito mal. A madrugada foi de tensão. Ao amanhecer, como a dificuldade de respirar continuava, Pereira foi entubado, para receber medicação e alimentos.

Durante a intubação teve a primeira parada cardíaca. Foi ressuscitado. Ao longo do sábado, seu coração parou mais três vezes. Na última, não resistiu. Morreu na tarde de sábado, 24. Dias depois um exame confirmou que era mesmo gripe A.

Desde então Tânia é um poço de dúvidas. O que fazer dos negócios? Como ajudar as filhas? E, sobretudo, por que o marido morreu tão subitamente? Ela diz que ninguém da família foi vacinado contra a gripe A, nem Pereira, até porque não estavam na idade em que a vacinação se torna gratuita.

Segundo um estudo, Vale do Taquari precisa de 55 leitos

O secretário municipal de Saúde de Encantado, Marino Deves, admite que a UTI é necessária no município, mas desconfia que, talvez, nem ela conseguisse salvar Pereira.

A região do Vale do Taquari precisa de 55 leitos de UTI, segundo um estudo. Existem hoje 31, entre Lajeado e Estrela, sempre ocupados. A Secretaria Estadual de Saúde informa que a vaga foi conseguida de forma rápida, mesmo que longe.

A solicitação para o quadro de “insuficiência de ventilação” (falta de ar) no paciente Jorge Pereira foi recebida por volta de 2h de 22 de junho. Às 3h35min foi encontrada vaga, no Hospital Auxiliadora, de Rosário do Sul. Não havia vaga em UTI com aparelhagem necessária em cidades mais próximas, superlotadas pelas doenças respiratórias de inverno.

Principais sintomas da gripe A:
- Tosse e espirros

- Fortes dores no corpo, na cabeça e na garganta

- Febre alta,acima de 38°C

- Pode haver náuseas, vômitos e diarreia

- Falta de ar

Para prevenir a contaminação, é aconselhado:
- Higienizar as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social

- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração

- Ventilar os ambientes

Fonte Zero Hora

Entenda as principais causas da amnésia

Perda de memória compromete seriamente a interação social

Imagine acordar em um lugar desconhecido e não ter a menor ideia de como foi parar lá, estar cercado de pessoas completamente desconhecidas e receber a notícia de que são a sua família, não conhecer sua história, seus planos, seus erros e acertos antigos. O nome desse cenário é amnésia.

O neurologista Leandro Tele explica que a amnésia é a perda parcial ou total das memórias já adquiridas ou a incapacidade de fixar novas memórias e pode impedir qualquer forma de vida social com qualidade, dependendo da gravidade.

Há basicamente dois tipos de Amnésia, a anterógrada e a retrógrada. A primeira é o tipo mais comum, quando o paciente passa por um problema físico e a partir dele passa a não fixar mais nenhum evento. Já a segunda pode acontecer devido a algum problema de saúde, e a pessoa esquece fatos anteriores ao evento.

O tratamento se dá por métodos comportamentais, com a utilização de lembretes, agendas e alarmes para a pessoa depender menos da capacidade cerebral de recordação, ou por medicamentos, que podem auxiliar no processo de memorização.

— O efeito é parcial e geralmente usado para causas degenerativas, como a doença de Alzheimer — comenta Tele.

O médico enumera as principais causas da amnésia, veja quais são:
:: Trauma — é uma causa importante de amnésia, tanto anterógrada, como retrógada. Ocorre por lesão direta em uma região chamada de lobos temporais.

:: Alcoolismo — causa amnésia por lesão direta do álcool e por carência de vitamina B1.

:: Amnésia Global Transitória — doença de causa ainda desconhecida. O paciente de repente para de fixar novas memórias, parece confuso. O quadro passa sozinho completamente dentro de algumas horas. Os exames são todos normais. Geralmente o quadro não volta a ocorrer.

:: Doenças degenerativas — caso da doença de Alzheimer. O paciente lembra do passado, mas tem dificuldade em fixar novas memórias.

:: Psicológica — após um estresse intenso, o paciente pode esquecer de parte de suas memórias ou mesmo de todas elas. O quadro geralmente é transitório.

Fonte Zero Hora

Exames: Amilase no sangue / Amilase / Amilase ou alfa-amilase, isoenzimas

Material a ser analisado: sangue obtido por punção de veia do braço.
 
Tempo necessário para obter o material: 5 a 10 minutos.
 
Finalidade: Diagnóstico de lesão pancreática. Pancreatite. Diagnóstico diferencial entre a pancreatite e outras causas de dor abdominal aguda.
 
Preparação previa: abstenção de álcool durante 12 horas antes do exame.
 
Resultados:
 
Valores normais: 60 - 180 unidades Somogei x dl.
 
Valores elevados podem ocorrer em: Doença aguda das glândulas salivares;
pancreatite aguda; obstrução da ampola de Vater; obstrução do conduto biliar comum; câncer de pâncreas; patologia pancreática por lesão ulcerosa péptica.
 
Valores diminuídos: cirrose; hepatite; câncer pancreático; toxemia gravídica.
 
Tempo requerido para obter os resultados: alguns minutos de trabalho no laboratório, os resultados são determinados por radioimumensaio.
 
Segurança dos resultados: boa.
 
Drogas que podem alterar os resultados:
  • Asparaginase
  • Corticoesteroides
  • Azatioprina
  • Colinérgicos
  • Acido etacrínico
  • Codeína
  • Furosemida
  • Meperidina
  • Mercaptopurina
  • Morfina
  • Anticoncepcionais orais
  • Rifampicina
  • Diuréticos tiazídicos
  • Triamcinolona
  • Sulfasalazina

Outros fatores que podem alterar os resultados:
  • Ingestão de álcool
  • Contaminação do material com saliva.
 
Fonte boasaude.com.br

Propagandas antigas: Como engolir um porco - Elixir Cintra

porcao
A ilustração mostra o porco vivo sobre a mesa diante do homem que afia a faca. “Isto não é nada para quem toma Elixir Cintra. O remédio ideal para males do estômago, fígado e intestinos. Na fórmula puramente vegetal do Elixir Cintra entram: Puchuri, a fava milagrosa do Amazonas; Genciana e Camomila”.
17 de janeiro de 1943.

Fonte Estadão

HC testa realidade virtual para fobia social

Programa que usa tecnologia 3D foi criado por pesquisadora da Psiquiatria
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (IPq-HC) começou a testar este mês um tratamento inédito contra fobia social que usa como ferramenta terapêutica a realidade virtual.

Com um programa de computador que traz imagens em três dimensões, os pacientes se submetem virtualmente às situações sociais que mais lhes trazem desconforto: interagem com desconhecidos, participam de reuniões e até discursam diante de uma plateia dispersa.

A criadora do programa é a psicóloga Cristiane Maluhy Gebara, pesquisadora do IPq, que agora busca validar a eficácia da técnica em um grupo de pacientes. "Estamos aplicando em algumas pessoas para aperfeiçoar esse programa e verificar se ele realmente consegue diminuir a ansiedade das pessoas", diz. O desenvolvimento operacional do software ficou a cargo de uma empresa especializada, que concluiu o programa sob as orientações de Cristiane.

Ela explica que o trabalho tem como base uma das ferramentas da terapia cognitivo comportamental (TCC): a técnica de exposição. A princípio, ela pode ser feita ao vivo, quando o paciente se expõe a situações reais que lhe provocam desconforto, ou na imaginação, quando o paciente, sob a orientação do terapeuta, imagina determinada cena e tenta controlar suas reações.

A ferramenta virtual permite que essa exposição se dê com um grau maior de realismo, mas no ambiente do consultório, ao lado do terapeuta. "A gente coloca a pessoa, passo a passo, na situação que ela mais teme, gradualmente: da que menos sente desconforto, para a que mais provoca ansiedade. Depois que o paciente finaliza, percebe que a ansiedade declina conforme progride essa exposição", diz Cristiane. O programa todo consiste em 12 sessões de 50 minutos.

Além de orientar o paciente, o terapeuta também controla, por meio do computador, as respostas dos personagens virtuais, que interagem com o fóbico. Cristiane alerta que, por esse motivo, essa é uma técnica para ser aplicada em consultório e não em casa, com o paciente sozinho. Segundo a pesquisadora, mesmo se tratando de uma interação fictícia, ela provoca no paciente reações semelhantes às que ocorreriam na vida real. “O programa permite uma imersão naquele mundo.”

As situações de interação social previstas no programa vão desde uma simples caminhada pela rua em que o paciente se submete aos olhares insistentes dos outros transeuntes, passando por um pedido de informação para um desconhecido, até a chegada a uma festa cheia de gente. Tratam-se de ocasiões comumente temidas pelos fóbicos.

Cristiane observa que, fora do país, a técnica da realidade virtual com fins terapêuticos já é bastante utilizada. Sua intenção foi adaptar o procedimento para o Brasil, barateando os custos e simplificando o equipamento, que consiste apenas de um laptop, óculos de terceira dimensão e um fone de ouvido. Ao final da pesquisa, caso a terapia se mostre realmente eficiente, a ideia é fornecer o programa para outros terapeutas e instituições interessadas em aplicar a técnica.

A fobia social é caracterizada por um sofrimento excessivo em situações de interação social ou de desempenho. Alguns dos sinais mais evidentes são palpitações, sudorese e ruborização. Enquanto a grande maioria da população sente ansiedade quando tem que falar em público ou conduzir uma reunião - o que pode ser considerado normal - o fóbico sofre um verdadeiro prejuízo em sua vida pessoal e profissional por conta desses medos. Outras características típicas são o medo da avaliação negativa do outro, o medo de cometer um erro e a autodepreciação.

Quem tem os principais sinais de fobia social, com idade entre 18 a 65 anos e não apresenta outros transtornos psiquiátricos pode se inscrever para a seleção de voluntários para participar da pesquisa pelo e-mail fobiasocialrv@gmail.com

Fonte Estadão

Prefeitura Municipal de Tapira - MG

A Prefeitura Municipal de Tapira, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 292 vagas

Inscrições:
De 24 de agosto a 24 de setembro, pelo www.seapconcursos.c
om.br ou na rua Cristino Ribeiro de Rezende, nº. 32, Tapira.

Valor:
De R$ 13,00 a R$ 25,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.430,00

Provas:
Provas objetivas: 28 de outubro

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente Administrativo, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Gari, Mecânico, Monitor de Creche, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Pintor, Recepcionista, Servente de Pedreiro e Vigia;
Ensino Médio - Assistente de Administração I e II, Desenhista, Fiscal de Obras, Fiscal Tributário, Oficial de Administração I e II, Operador de Computador, Secretária de Escola, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico de Meio Ambiente, Técnico de Nutrição, Técnico de Radiologia e Técnico de Segurança do Trabalho;
Ensino Superior - Coordenador Escolar, Professor I, Professor II de Português e Educação Física, Administrador, Advogado, Agrônomo, Assistente Social, Bibliotecária, Bioquímico/Biomédico, Contador, Dentista, Economista, Enfermeira, Engenheiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Psicólogo e Veterinário.

Prefeitura Municipal de São Sebastião da Vargem Alegre - MG

A Prefeitura Municipal de São Sebastião da Vargem Alegre, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 38 vagas

Inscrições:
De 3 de setembro a 3 de outubro pelo www.seapconcursos.com.br
ou na Prefeitura Municipal, avenida Afonso Alves Pereira, nº. 76, centro, São Sebastião da Vargem Alegre

Valor:
De R$ 40,00 a e R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 743,36 a R$ 2.857,66

Provas:
Haverá prova objetivas e prova de títulos

Cargos:
Alfabetizado - Auxiliar de Serviços Gerais, Costureira, Coveiro, Eletricista, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Operário e Pedreiro;
Ensino Médio - Assistente Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal Municipal, Oficial Administrativo, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem;
Ensino Superior - Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro Hospitalar, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Médico Ginecologista, Nutricionista, Professor II de 1ª a 5ª ano do Ensino Fundamental, Professor III de Educação Física e Psicólogo;

Prefeitura Municipal de Taboão da Serra - SP - Até Hoje!

A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 32 vagas

Inscrições:
De 25 de junho a 13 de julho, pelo www.zambini.org.br


Valor:
De R$ 25,00 a R$ 72,90

Cargos:
Médico Clínico Geral, Ginecologista, Neurologista, Pediatra, Psiquiatra, Ultrassonografista e Urologista.

Provas:
Haverá provas objetivas

Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 200 vagas para Médicos

Inscrições:
De 10 de agosto a 6 de setembro pelo www.ibaconcursos
.org ou no Centro Administrativo da Prefeitura municipal de Santa Luzia, na avenida VIII, nº. 50, Santa Luiza ou no Instituto Brasileiro de Administração, rua Isabel Bueno, nº. 710, Sala 03 Jaraguá, Belo Horizonte

Valor:
R$ 200,00.

Remuneração:
De R$ 3.200,00 a R$ 6.500,00

Áreas:
Pediatria e Psiquiatria e Médico especialista nas áreas de Angiologia, Cardiologia, Cirurgião Plástico, Dermatologia, Endocrinologia, Gastrologia, Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologista, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Radiologia, Reumatologia, Ultrassonografia e Urologia.

Seleção:
Haverá análise de títulos e prova objetiva

Prefeitura Municipal de São Roque - SP

A Prefeitura Municipal de São Roque, São Paulo, realiza concurso para provimento de 36 vagas

Inscrições:
Até 19 de julho pelo www.saoroque.sp.gov.br


Valor:
De R$ 20,00 a R$ 40,00

Remuneração:
De R$ 712,10 a R$ 1.856,48

Provas:
Haverá Provas objetivas; e provas práticas para Motorista, Técnico Agrimensor e Serviçal.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Médico Cardiologista, Clínico Geral, Ginecologista Obstetra, Infectologista, Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Médico da Família, Psiquiatra, Urologista, Professor Adjunto de Nível Fundamental, Professor II de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e História e Médico Dermatologista;
Ensino Médio - Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Educação Infantil e Técnico Agrimensor;
Ensino Fundamental - Serviçal II e Motorista.

Prefeitura Municipal de Mantena – MG

A Prefeitura Municipal de Mantena – MG realiza concurso para provimento de 318 vagas

Inscrições:
De 27 de junho a 26 de julho, pelo www.imperialconcursos.com.br.


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 90,00

Cargos:
Alfabetizado - Auxiliar de Mecânico; Auxiliar de Serviços Gerais; Borracheiro; Calceteiro; Carpinteiro; Coveiro; Gari; Jardineiro; Lavador de Veículos; Mecânico; Motorista de Ambulância (CNH D); Motorista I (CNH B); Motorista II (CNH C e D); Operador de máquinas - Retroescavadeira; Operário; Pedreiro e Vigia.
Nível Fundamental Incompleto - Auxiliar de Serviço da Educação Básica - ASB1; Auxiliar de Serviço da Educação Básica - ASB2; Auxiliar de Serviço da Educação Básica - ASB3 e Soldador.
Nível Fundamental Completo - Agente de Saúde PSF; Atendente de Saúde; Auxiliar de Escritório; Auxiliar de Professor de Creche e Fiscal de Postura.
Nível Médio/Técnico - Agente Administrativo; Agente de Programas Sociais; Arquivista; Assistente Administrativo; Atendente; Atendente de Regulação; Atendente de Vigilância Sanitária; Auxiliar de Secretaria; Digitador; Instrutor da Banda Marcial; Protocolista; Secretário Escolar; Supervisor de Cadastro Único; Técnico de Enfermagem; Técnico em Informática (Secretaria de Educação) e Técnico de Saúde Bucal.
Nível Superior - Analista de Educação Básica; Analista Técnico do Serviço de Saúde; Assistente Social; Enfermeiro; Especialista da Educação Básica - EEB; Fisioterapeuta; Médico Clínico Geral; Médico Ginecologista /Obstetra; Médico Pronto Atendimento; Médico PSF; Médico Psiquiatra; Médico-Veterinário de Vigilância Sanitária; Nutricionista; Odontólogo; Professor da Educação Básica I; Professor da Educação Básica II - Ciências; Professor da Educação Básica II - Educação Física e Psicólogo.

Provas:
Prova objetiva: 19 de agosto
Haverá prova de títulos para nível superior e prova prática para Motorista de Ambulância, Motorista I, Motorista II e Operador de Máquinas Retroescavadeira.

Prefeitura Municipal de Itaperuna - RJ

A Prefeitura Municipal de Itaperuna, Rio de Janeiro, realiza concurso para provimento de 581 vagas

Inscrições:
Até 20 de julho pelo www.incp.org.b
r ou no Shopping Itaperuna Rio Center, 2º piso, avenida Cardoso Moreira, nº. 285, centro

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.537,27

Provas:
Haverá prova objetiva, prova física para Guarda Municipal de Trânsito e Guarda Florestal, prova prática para Motorista e prova de títulos para magistério.

Cargos:
Ensino Fundamental Incompleto - Ajudante de Carpinteiro, Auxiliar de Jardineiro, Ajudante de Mecânico, Ajudante de Pedreiro, Bombeiro Hidráulico, Borracheiro, Calceteiro, Carpinteiro, Coveiro, Lanterneiro Pintor, Pedreiro, Pintor, Servente (Limpeza Pública, Obras, Parques e Jardins e Saneamento), Vigilante, Jardineiro, Zelador de Aeroporto e Zelador de Cemitério;
Ensino Fundamental Completo - Auxiliar Administrativo, Auxiliar Administrativo Escolar, Auxiliar de Agrimensor, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Administrativo da Saúde, Auxiliar de Dentista /Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Motorista, Telefonista, Eletricista e Mecânico;
Ensino Médio - Atendente, Auxiliar de Informática, Auxiliar de Cadastro ITR, Agente Administrativo, Agente de Saúde Pública, Agente Fiscal, Desenhista, Fiscal de Limpeza Pública, Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário, Guarda Municipal de Trânsito, Guarda Florestal, Guarda Sanitário, Professor de Educação Infantil, Professor 1º ao 5º ano, Professor de Deficiência Visual, Professor de Ensino Religioso, Técnico Agrícola, Técnico de Contabilidade, Técnico de Higiene Dental, Técnico de Laboratório, Técnico de Raios X, Encarregado de Expediente e Assistente Técnico de TV;
Ensino Superior - Analista de Projetos e Recursos, Assistente Adjunto, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal de Renda, Fonoaudiólogo, Médico Angiologista, Clínico Geral, Dermatologista, Ginecologista Obstetra, Ginecologista, Nefrologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Psiquiatra, Reumatologista, Socorrista, Nutricionista, Pedagogo, Professor de Ciências Física e Biológicas, Professor de Educação Física, Geografia, Historia, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Música, Psicólogo, Sanitarista, Supervisor de Ensino e Tesoureiro.

Prefeitura Municipal de Luminárias - MG

A Prefeitura Municipal de Luminárias, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 42 vagas

Inscrições:
De 15 de agosto a 13 de setembro, na rua Coronel Diniz, nº. 222, Centro, Luminárias-MG, CEP 37.240-000.

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 70,00.

Cargos:
Ensino Fundamental: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia, Motorista, Trabalhador de Serviços Manutenção Edifícios e Logradouros;
Ensino Médio: Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Dentista;
Ensino Superior: Enfermeiro, Farmacêutico Hospitalar, Médico, Orientador Educacional, Professor Regente, Supervisor Pedagógico.

Provas:
Prova objetiva: 29 de setembro

Prefeitura Municipal de Piedade dos Gerais - MG

A Prefeitura Municipal de Piedade dos Gerais, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 23 vagas

Inscrições:
De 16 de julho a 15 de agosto, na Rua Presidente Vargas, nº. 33, centro, Piedade dos Gerais ou pelo www.jmsbhz.com.br/concurso


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 50,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 7.000,00

Provas:
Provas objetivas: 14 de outubro
Haverá prova de títulos

Cargos:
Ensino Superior - Advogado, Assistente Social, Coordenador do CRAS, Dentista PSF, Enfermeiro, Médico PSF e Psicólogo Social;
Ensino Médio - Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Facilitador de Oficinas, Orientador Social, Técnico de Programa Bolsa Família e Técnico em Enfermagem;
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias

Prefeitura Municipal de Pitangui - MG

A Prefeitura Municipal de Pitangui, Minas Gerais, realiza concurso para provimento vagas

Inscrições:
De 14 de setembro a 19 de outubro pelo www.ivhconcursos.com
br ou na Praça João Maria de Lacerda, nº. 80, Centro, Pitangui-MG, CEP 35.650-000

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 60,00.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Médico (Clínico Geral) (3), Médico Especialista (Dermatologista e Oftalmologista) (2), Orientador Escolar (2), Professor II - Inglês (1), Professor I (2);
Nível Médio: Agente de Serviços Escolares (6), Auxiliar de Enfermagem (1);
Nível Fundamental: Motorista D (1), Operador de Máquinas (1);
Nível Elementar: Auxiliar de Serviço - Braçal (1), Auxiliar de Serviço - Vigia (1), Auxiliar de Serviço - Servente Escolar (1), Meio Oficial de Serviço - Calceteiro (1).

Provas:
Haverá Prova Objetiva; Prova Prática para Auxiliar de Serviço Braçal, Meio-Oficial de Serviço Calceteiro, Motorista D e Operador de Máquinas, e prova de redação para Ensino Médio Completo e Ensino Superior

HSPM abre processo seletivo

O Hospital do Servidor Público Municipal, lançou editais com a finalidade de preencher 27 vagas de nível fundamental e médio, com remuneração entre R$ 334,23 e R$ 2.098,69, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Cargos
Auxiliar de Radiologia (6), Motorista (5), Técnico em Informática (6), Técnico em Segurança do Trabalho (4), Técnico em Refrigeração (1), Técnico de Manutenção de Equipamento Hospitalar (3) e Programador de Sistema (2).
Os interessados devem realizar a inscrição entre os dias 11 a 13 de julho de 2012, das 8h30 às 16h, na Seção de Apoio Técnico, situada à rua Castro Alves nº 151, fundos – Aclimação – São Paulo, Capital. Não será cobrada taxa de inscrição.
O processo seletivo será constituído de avaliação de experiência profissional.

Processo seletivo do Hospital Regional de Osasco - SP

Foi publicado edital de processo seletivo 001/2012 para contratação por tempo determinado de 16 Técnicos de Enfermagem para o Hospital Regional “Dr. Vivaldo Martins Simões” em Osasco, São Paulo.
Entre as vantagens do cargo estão as atividades inerentes a função, bem como a jornada de trabalho de 30 horas semanais, os contratos de até 12 meses e o salário de R$ 961,44, acrescido do Prêmio de Incentivo no valor de R$ 306,00 e demais benefícios previstos em Lei.
As inscrições serão realizadas no período de 18 a 20 de julho de 2012 das 10 às 15 horas, no Serviço de Recursos Humanos/ Seção de Recrutamento e Seleção do respectivo Hospital, sito à rua Ari Barroso, 355 – Presidente Altino – Osasco – São Paulo.
A previsão é de que todos sejam submetidos a prova de conhecimentos específicos composta por 50 questões. O prazo de validade improrrogável do processo seletivo será de 01 ano.

Hospital Maternidade Interlagos-SP abre vagas

Considerado referência em maternidade no Estado de São Paulo, o Hospital Maternidade Interlagos Waldemar Seyssel Arrelia divulgou edital de processo seletivo para contratar 01 médico anestesiologista.
As inscrições poderão ser realizadas diretamente no Serviço de Recursos Humanos instalado na Avenida Interlagos, nº 7.001, prédio administrativo no núcleo de seleção até dia 27 de julho de 2012. O interessado deverá preencher o formulário e apresentar Curriculum devidamente documentado. Será primordial apresentar cópias e originais dos documentos de identificação pessoal e comprobatórios dos títulos, a exemplo da carteira do Conselho Regional de Medicina.

Segundo consta no edital publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo os candidatos serão avaliados através de análise curricular, pelos quais serão atribuídos pontos de acordo a graduação. As participações em congressos, conferências e simpósios também serão contados na pontuação.

Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos - SP abre vagas

O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, no Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo simplificado para celebração por tempo determinado de 2 contratos na classe de Médico (especialidade: Cirurgia Geral).
Os vencimentos iniciais referentes à classe de Médico em jornada básica de trabalho médico-odontológica de 20 horas semanais, correspondem à Referência I, da Estrutura de Vencimentos I, da Escala de Vencimentos Nível Universitário, da Lei Complementar nº. 1157 de 02/12/2011, publicada em 03/12/2011.
As inscrições serão realizadas no período de 17 a 24 de julho de 2012, das 10h as 17h, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Rua Prudente de Moraes, nº. 257, Vila Correa, Ferraz de Vasconcelos-SP.
O processo seletivo constará de Análise Curricular de caráter eliminatório.
O candidato deverá acompanhar pelo Diário Oficial do Estado as publicações dos editais referentes às fases do Processo Seletivo.
O prazo de validade improrrogável do processo seletivo será de 1 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.

Concurso UFCSPA - Porto Alegre RS

No Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) está com inscrições abertas para o concurso público nº 023/2012. O certame é destinado ao preenchimento de 01 cargo vago de professor adjunto para o departamento de enfermagem que deverá trabalhar em regime de 40 horas semanais.
A remuneração inicial bruta para o cargo de professor Adjunto em regime de 40 horas é de R$ 4.472,00, sendo o vencimento básico no valor de R$ 2.618,61 e a Retribuição por título R$ 1.853,39.
As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procuração, com firma reconhecida, no Protocolo da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, à Rua Sarmento Leite, 245, Centro, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, no horário das 09 às 17 horas. O prazo para efetuar a inscrição encerra no dia 25 de julho de 2012. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00.
De acordo com o edital oficial haverá a aplicação de prova escrita, didática, defesa da produção intelectual, prova prática e exame de títulos. Esses eventos terão inicio a partir do dia 11 de agosto de 2012. De acordo o edital oficial para cada área de conhecimento em concurso será designada uma Comissão Examinadora.
O concurso terá a validade de 12 meses, prorrogável por igual período, no interesse da Instituição, a contar da data de publicação da primeira homologação de resultado no Diário Oficial da União.

Edital / Publicações

UFF - Universidade Federal Fluminense

A Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, divulgou edital n° 142/2012 de processo seletivo destinado ao preenchimento de 02 vagas para Professor Substituto e Temporário. A remuneração varia de R$ 1.536,63 a R$ 4.300,00 em jornadas de 20 e 40 horas semanais, além disso haverá o auxílio alimentação de R$ 304,00 de acordo com a carga horária.
Uma das vagas é para Professor Assistente, no Departamento de Computação de Rio das Ostras, para atuar na área de Ciência da Computação em jornada de 40 horas semanais. A outra vaga é para Professor Auxiliar, Departamento de Patologia, para ministrar aulas na área de Anatomia Patológica Humana em jornada de 20 horas semanais.
Para se inscrever, os interessados a participar do processo de seleção devem realizar as inscrições dentro do seguinte cronograma:

-Ciência da Computação
Inscrições: até o dia 27 de julho, no Departamento de Computação de Rio das Ostras (RCM), Rua Recife s/n, Jardim Bela Vista, Rio das Ostras, Telefone: (22) 9202-0041.
-Anatomia Patológica Humana
Inscrições: de 13 a 22 de julho de 2012, no Departamento de Patologia (MPT), Rua Marquês de Paraná, nº. 303, sala 3, centro, Niterói, Telefone (21) 2629-9108.
Os candidatos ao cargo de Professor na área de Ciência da Computação serão avaliados por meio de prova escrita, prova didática e análise de currículo, já os inscritos ao cargo de Professor de Anatomia Patológica Humana farão prova escrita, entrevista e análise de currículo.
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, não podendo ser prorrogado.

Concurso Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, no Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público destinado ao preenchimento de 18 vagas para Médico na especialidade de Clínica Médica. Os contratados atuarão na área de Medicina de Urgência e receberão o salário de R$ 2.235,16 em jornadas de 24 horas semanais, acrescido de produtividade no valor de até R$ 1.936,00.
As inscrições serão recebidas até 27 de julho de 2012, no horário das 10h às 16h, no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, sito à Rua Voluntários da Pátria, nº. 4.301, Mandaqui - Núcleo de Recrutamento e Seleção, da Gerência de Recursos Humanos.
Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos.
O concurso terá a validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em DOE, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde.

Concurso Prefeitura de Tabuleiro - MG

No município de Tabuleiro, Estado de Minas Gerais, a Prefeitura lançou edital n° 001/2012 de concurso público de provas e títulos para provimento de 89 vagas nos cargos do Quadro Permanente. O concurso será executado pela empresa Imperial Assessoria Consultoria e Concursos Ltda.
Haverá vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 5.510,24, em carga horária de 25 a 40h semanais.
Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Coordenação, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais da Educação, Assistente Social, Agente de Prevenção e Combate á Endemias, Auxiliar de Serviço Público, Auxiliar de Obras, Dentista, Enfermeiro e demais cargos.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no endereço www.imperialconcursos.com.br, de 09:00 hs do dia 03 de setembro às 19 hs do dia 03 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 200,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Gabaritos

As provas eliminatórias objetivas serão realizadas no Município de Tabuleiro, na data prevista de 21 de outubro de 2012, em horário e local a serem divulgados posteriormente pela empresa Organizadora através do endereço eletrônico www.imperialconcursos.com.br, bem como no quadro de avisos da Prefeitura, conforme Cronograma do Concurso.
O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
Validade
O concurso público terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Bertópolis - MG

A Prefeitura de Bertópolis, Estado de Minas Gerais, através da empresa TR Assessoria Pública Ltda, lançou edital de concurso público n° 001/2012, destinado ao provimento de 87 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 4.900,00 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de arrecadação e tributação, auxiliar de contabilidade, auxiliar de distribuição em farmácia, auxiliar de enfermagem, auxiliar de registro e pagamento de pessoal, auxiliar de saúde, auxiliar de serviços gerais, digitador, entre outros.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio do site: www.trconcursos.com.br, entre os dias 28 de agosto a 26 de setembro de 2012. A Prefeitura Municipal de Bertópolis também disponibilizará servidor e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições, no Telecentro comunitário de Bertópolis, situado à Rua Fabrício Mendes de Oliveira S/N – Centro - CEP 39875-000, no horário de 08:00 às 13:00h. As taxas variam de R$ 37,32 a R$ 100,00 de acordo com o nível de escolaridade.
Provas e Validade
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, nas Escolas Municipais e/ou Estaduais da sede do Município, em horário definido conforme Edital de Convocação.
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal).

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Umburatiba (MG)

A Prefeitura de Umburatiba, Estado de Minas Gerais, publicou edital n° 001/2012 de concurso público de provas objetivas e práticas destinado ao provimento efetivo de 74 vagas. O concurso será executado através da empresa TR Assessoria Pública Ltda.
Serão distribuídas várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.400,00 em carga horária de 18 a 40 horas semanais. Cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.
Cargos
As vagas são para os cargos de agente administrativo, assistente social, auxiliar de secretaria, auxiliar serviço público, enfermeiro, mecânico, motorista, nutricionista, operador de maquinas leve, operador de maquinas leve, patrolero, pedreiro, professor e técnico de enfermagem.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio de acesso ao site www.trconcursos.com.br, entre os dias 28 de agosto e 26 de setembro de 2012. A Empresa Organizadora - MG também disponibilizará funcionário e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições na sede da Prefeitura Municipal de Umburatiba, situada Praça Tancredo Neves - Nº 219 - Centro, no horário de 08:00 às 13:00h.
As taxas variam de R$ 42,00 a R$ 72,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 21 de outubro de 2012, às 09:00 nas Escolas Municipais e/ou Estaduais da sede do Município, conforme Edital de Convocação. O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal).

Edital / Publicações

Frutas que soltam o intestino: quais são elas

Com as frutas que soltam o intestino, não será preciso tomar remédios para acabar com a prisão de ventre.

O intestino preso, que é também conhecido como obstipação intestinal, acontece por causa de uma alteração no trânsito intestinal que diminui a evacuação e a sua consistência, que fica ressecada. Por isso, a barriga fica inchada e a pessoa sente um mal-estar constante. A má alimentação e a falta de exercícios são os principais causadores desse mal. Há remédios que podem ser usados para soltar o intestino, mas o natural é sempre mais saudável. Sendo assim, saiba quais são as frutas que soltam o intestino.

Mamão
Riquíssimo em proteínas, ácido málico, ácido cítrico, ácido tartárico, fósforo, ferro, cálcio, vitamina A e vitaminas do complexo B, o mamão é uma fruta muito poderosa no combate à prisão de ventre. Porém, coma-o maduro, pois assim ele se torna laxante, diurético, emoliente e digestivo. Portanto, coma sempre um pedaço após as refeições que o seu intestino funcionará como um relógio.

Kiwi
Essa frutinha verde e azeda possui muitas fibras, que são muito importantes para o trânsito do intestino. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa deve consumir 25 gramas de fibras por dia e o kiwi tem 1,9 gramas por 100 gramas. Sendo assim, coma 5 kiwis por dia e o seu intestino ficará soltinho.

Uva Passa
As frutas secas como uvas, damascos, bananas entre outras têm bastante fibra e, por isso, ajudam a combater a prisão de ventre. Além do mais, elas não engordam e saciam a fome e a vontade de comer doces. Então, ao invés de levar salgadinhos ou bolachas para o trabalho, tenha em mãos um saquinho com essas frutas, que são deliciosas e fazem com que o seu intestino funcione adequadamente.

Ameixa Preta
Se consumida em sumo, a ameixa torna-se um eficaz remédio contra a prisão de ventre. Isso porque ela é, assim como o kiwi, riquíssima em fibras. Portanto, tenha sempre ameixas ao seu alcance, comendo-as a todo o momento que sentir fome, pois elas a saciará e tornará o seu dia a dia muito mais saudável.

Não é necessário tomar vários remédios para acabar com a prisão de ventre. Para tanto, coma várias frutas que soltam o intestino, mas não se esqueça de, com elas, ingerir bastante líquido e fazer exercícios físicos, pois essa é a única maneira de acabar com esse problema.

Fonte Mundo das Tribos

Mau hálito, o que é, causas e tratamentos


O mau hálito é um problema que incomoda uma grande parte da população. Conheça quais são as causas principais e os tratamentos para esse problema.

Algumas pessoas se sentem incomodadas com a presença do mau hálito. Com certeza é um problema que atrapalha de forma negativa a vida social de quem sofre desse mal. Saiba que o mau hálito acomete a população mundial há milênios. Com o intuito de ajudá-lo a combate-lo, separamos algumas informações a respeito.

Compreendendo o mau hálito
O mau hálito, ou como é conhecido pelo meio médico, halitose, é um sintoma e não uma doença. Ou seja, diante de um paciente portador de halitose é necessário avaliar se ele possuiu alguma enfermidade que pode manifestar o problema. Dessa forma, o mau hálito revela que o organismo está em desequilíbrio, devendo ser investigado e devidamente tratado.

Conhecendo as causas de mau hálito
Especialistas no assunto afirmam que existe mais de quarenta fatores que levam ao aparecimento do mau hálito. Conheça as causas mais comuns:

•Ação bacteriana – 80% das causas se originam na boca, sendo que a principal é relacionada a metabolização dos alimentos pelas bactérias ali presentes. Durante esse processo bacteriano, gases com odor são liberados, justificando a halitose;

•Deposição de alimentos – os dentes e a parte superior da língua são regiões propícias para o acúmulo de alimentos e bactérias, o que contribui com o desenvolvimento do mau hálito;

•Falta de higiene bucal – a falta de higiene bucal colabora com a proliferação de bactérias, contribuindo com o mau hálito. Além disso, isso traz como resultado inflamações da gengiva (gengivite) e inflamações das raízes dos dentes, aumentando ainda mais o problema;

•Falta de hidratação oral – a saliva é um antisséptico natural da boca. Assim, é de extrema importância que o indivíduo tenha uma hidratação adequada para que a produção da saliva não fique defeituosa, o que contribuiria com o aparecimento do mau hálito;

•Infecção bucal – o mau hálito pode ser o primeiro sinal de uma faringite (infecção da faringe) ou da amigdalite (infecção da amígdala);

•Formação de caseum – algumas pessoas apresentam criptas (buracos) nas amígdalas e acabam favorecendo o acúmulo de restos alimentares nesses locais;

•Outros fatores de risco – além dos fatores anteriormente citados, existem outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da halitose. São eles:

◦Dormir de boca aberta;

◦Roncar;

◦Fazer uso de antissépticos bucais à base de álcool;

◦Uso de aparelhos ortodônticos;

◦Falta ou má escovação da língua;

◦Jejum prolongado;

◦Doenças no fígado, em especial, a cirrose;

◦Presença de refluxo gastroesofágico;

◦Hábito de fumar;

◦Consumo de bebidas alcoólicas;

◦Muito consumo de café;

◦Excesso de peso;

◦Alimentos com excesso de alho ou cebola.

Algumas formas de tratamento
Como a maioria das causas de mau hálito tem origem na boca, é de extrema importância procurar um dentista. Ele é o profissional indicado para realizar a avaliação exata do problema. Além disso, algumas atitudes podem contribuir com o alívio do mau hálito.

Conheça logo abaixo algumas delas:
•Higiene oral adequada;

•Uso frequente de fio dental;

•Visita regular ao dentista;

•Escovação da língua;

•Ingestão de líquidos;

•Uso de chicletes sem açúcar;

•Evitar o uso de cigarros, álcool e café;

•Evitar períodos longos de jejum;

•Realizar um café da manhã reforçado.

Vale lembrar que diante de um processo infeccioso como uma amigdalite ou uma faringite é necessário que se procure um atendimento médico especializado. Apenas o médico tem a condição de avaliar e fazer o diagnóstico correto, com prescrição de medicamentos ideais para o tratamento.

O mau hálito é um problema que atormenta a população há tempos. Após conhecer suas principais causas, basta ficar atento às alterações e não se esquecer de realizar uma higiene bucal adequada.

Fonte Mundo ds Tribos

Dormir a noite toda virou um desafio

Em São Paulo, 15% da população tem insônia crônica, um dos índices mais elevados do mundo

Se antes a principal queixa dos insones era a demora para adormecer, hoje a reclamação mais frequente é a de não conseguir manter o sono durante a noite toda. A mudança do perfil da insônia aparece em um estudo concluído no ano passado e divulgado agora por pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA.

Especialistas em sono reconhecem que, apesar de não haver uma pesquisa semelhante com a população de São Paulo, a percepção nos consultórios é a de que esse fenômeno se repete por aqui.

A pesquisa americana, baseada em entrevistas com 6.791 adultos que apresentavam sintomas de insônia, concluiu que 61% dos participantes tinham dificuldades em manter o sono.

A segunda queixa mais comum foi a de despertar precocemente pela manhã, o que foi reportado por 52,2% dos voluntários. A dificuldade de pegar no sono atingiu apenas 37,7% dessa população.

A reclamação menos comum foi a de sono não reparador, problema que atingiu 25,2% dos insones. Eles podiam assinalar mais de um problema ligado ao sono.

O dentista Fausto Ito, da Associação Brasileira do Sono, aponta a "rotina frenética das grandes cidades e a preocupação com a violência" como alguns dos motivos para o sono agitado e fragmentado que vem sendo observado na população.

Em São Paulo, 15% da população tem insônia crônica, um dos índices mais elevados do mundo, segundo a neurologista Dalva Poyares, professora do Departamento de Psicobiologia do Instituto do Sono.

Contando as pessoas que apresentam sintomas de insônia, mas não necessariamente têm esse diagnóstico, a porcentagem sobe para 45%. Os dados são de um levantamento realizado pelo Instituto do Sono em 2007. Entre as consequências da insônia crônica estão dificuldades de concentração e memória, fadiga, obesidade e maior incidência de doenças psiquiátricas. A neurologista ressalta:

— A insônia não é um problema só da noite, mas das 24 horas. Ela traz reflexos ao longo do dia.

Fonte R7

Nadar no mar tem efeito medicinal

A salinidade da água e a radiação solar melhoram o humor

Quem mora nas regiões litorâneas deve ter percebido que nos últimos tempos cresceram as provas de travessia no mar. A atividade é uma ótima alternativa às piscinas fechadas. A integração com a natureza não é benéfica apenas para o relaxamento da mente, mas também pelo efeito medicinal que ela proporciona ao organismo.

A salinidade da água e a radiação solar têm efeito medicinal e melhoram o humor, proporcionando alegria. Pelo fato da água do mar ser mais densa, fazendo com que o corpo flutue com mais facilidade, o nadador utiliza mais os braços do que as pernas.

Para começar a nadar no mar a principal reivindicação é ter um excelente preparo cardiorrespiratório, pois no oceano não existe raia para o nadador se apoiar no caso do cansaço. Com isso, os pulmões melhoram sua capacidade de contração e expansão bem como as articulações também são fortalecidas.

Fonte R7

Chia ajuda na redução do colesterol

Semente originária do México ajuda a regular o intestino

A chia, uma semente originária do México e muito consumida pelas civilizações antigas daquele país, vem sendo apontada pelos nutricionistas como um alimento essencial à alimentação.

Na sua composição existe ômega-3, fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. Ela é perfeita para regular o intestino e, assim, livra o corpo das toxinas. A chia também ajuda a combater a inflamação justamente por causa do ômega-3, que também auxilia na redução do colesterol ruim LDL. Sua forma de consumo por ser de três formas: em grãos, óleo ou farinha.

Fonte R7

Alimentos podem acelerar a cicatrização da pele

423029 fibras Farinhas funcionais: o que são, benefíciosFarinhas ricas em fibras e ácido graxo fazem parte da lista

É possível acelerar a cicatrização da pele com a ingestão de certos alimentos. Evitar comida industrializada e passar a ingerir produtos mais naturais é um dos segredos. Mas quais são os alimentos que ajudam a cicatrizar a pele?

As farinhas ricas em fibras e ácido graxo estão na lista dos alimentos que beneficiam o processo de recuperação da pele, principalmente após uma cirurgia. Dentre elas destacam-se a farinha de linhaça e semente de chia, encontrada no sul do México e riquíssima em nutrientes.

Frutas ricas em betacaroteno e vitamina C estão entre as que ajudam no processo. Isso porque o betacaroteno é um antioxidante natural e a vitamina C ajuda no colágeno da pele, aumentando a resistência dos vasos sanguíneos. Quanto mais nutrido estiver o sangue, mais ele vai ajudar no processo de cicatrização.

Para desintoxicar o fígado, principalmente para quem toma anti-inflamatórios e antibióticos após a cirurgia, o consumo de verduras e legumes ricos em antioxidantes é a escolha. Dentre eles destacam-se brócolis, repolho e couve.

Fonte R7

Pílula para evitar a Aids levanta questões

Testes clínicos produziram resultados divergentes sobre a sua eficácia

Testes clínicos que analisam o uso de antirretrovirais como forma de prevenir a Aids produziram resultados divergentes sobre a sua eficácia, segundo pesquisas.

Os resultados de três grandes estudos realizados na África e publicados na "New England Journal of Medicine" levantam questões sobre que grupos se beneficiariam, e como deveriam ser administrados os tratamentos, dizem os autores.

A proposta, conhecida como profilaxia pré-exposição (PrEP), consiste em pessoas saudáveis que tomam antirretrovirais para evitar que sejam infectadas pelo vírus ao manterem relações sexuais com parceiros infectados.

Um estudo citado pela revista, que incluía casais heterossexuais em que uma pessoa tinha Aids, mostrou que se reduzia entre 67% e 75% o risco de contrair a doença entre os que tomavam o medicamento.

O estudo, conhecido como Partners PrEP, foi realizado entre 2008 e 2010, em Uganda e Quênia, com mais de 4.700 casais, e ministrava aleatoriamente aos casais que não tinham a doença uma dose diária de tenofovir, uma combinação de tenofovir e emtricitabina, ou um placebo.

Nos dois primeiros casos, os participantes apresentavam uma proteção "significativa", ou de "magnitude semelhante" entre os homens e as mulheres, segundo a pesquisa.

A adesão ou prosseguimento do tratamento foram altos neste estudo: 82% dos participantes selecionados aleatoriamente mostraram níveis detectáveis dos fármacos, enquanto os autores estimam que 92% prosseguiram com o tratamento.

Outro estudo citado na publicação teve que ser interrompido em abril de 2011, porque o grupo que recebia o remédio não mostrou um nível de proteção maior do que o que recebia o placebo.

Este estudo, conhecido como FEM-PrEP, foi um teste controlado aleatório de 2.120 mulheres em Quênia, África do Sul e Tanzânia. Entre elas, 33 mulheres que faziam o tratamento contraíram a doença, contra 35 que tomavam o placebo.

O estudo mostrou uma taxa de adesão ao tratamento muito menor (40%), e uma relação muito maior de efeitos colaterais, como náusea, vômito e problemas nos rins e no fígado.

O fato de que muitas mulheres que participaram do estudo consideravam ter um risco pequeno de contrair o HIV pode ter contribuído para a baixa adesão ao tratamento.

Um terceiro estudo, chamado TDF-2, do qual participaram 1.219 homens e mulheres em Botsuana, mostrou que a profilaxia pré-exposição teve uma taxa de eficácia de 62% em adultos heterossexuais sexualmente ativos.

Estudos anteriores haviam mostrado que a proposta podia reduzir os casos de HIV entre homens homossexuais em 44% no total, embora tenha havido taxas maiores entre os homens que tomava a pílula com maior regularidade.

"Por que os resultados são diferentes ao longo dos diferentes estudos realizados até hoje não está claro", destacam, em um editorial que acompanha os trabalhos, Myron Cohen, da Universidade da Carolina do Norte, e Lindsey Baden, do Brigham and Women's Hospital, em Boston.

Um painel da Agência de Alimentos e Medicamentos americana (FDA) recomendou este ano a aprovação do uso da pílula para prevenir a Aids, e a decisão do órgão é aguardada para dezembro.

As questões a serem consideradas envolvem que tipo de população poderia ser mais beneficiada, quando começar e interromper o tratamento, como evitar a resistência ao remédio, que efeitos colaterais ele poderia ter, e como garantir que o tratamento não estimule comportamentos de risco, como o sexo sem proteção.

Fonte isaude.net

Dividir os alimentos em pedaços menores ajuda a comer menos, diz estudo

Pesquisadores norte-americanos descobriram que dividir os alimentos e comê-los aos poucos é, não somente mais educado, como também mais benéfico para a saúde e a dieta. Segundo a pesquisa, divulgada na terça-feira, 10 de julho, ingerir a comida fragmentada, em vez de porções inteiras, faz com que as pessoas se sintam mais saciadas e comam menos.

De acordo com os pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, mesmo que a quantidade de alimento e calorias seja a mesma, aqueles que comem aos poucos sentem-se mais recompensados e têm menos vontade de comer depois.

Para chegar a essa conclusão, a equipe realizou testes em ratos e humanos. Na primeira etapa do estudo, os animais foram colocados em labirintos em formato de “T”. Se eles fossem para um lado do labirinto encontrariam 10 porções de ração de 10mg cada. Se fossem para o outro lado, teriam uma única porção de 300mg do mesmo alimentos. Os pesquisadores, então, fizeram 12 testes para verificar para qual lado os roedores iam com mais frequência e em qual velocidade.

Os dados apontaram que os ratos optaram majoritariamente pelo lado do labirinto que continha as dez porções. Eles também chegavam mais rápido ao local. Para os pesquisadores o resultado indica que os animais preferem mais pedaços do que um alimento inteiro - mesmo que ele seja maior.

Já na segunda etapa da pesquisa, a equipe selecionou 301 estudantes universitários e lhes ofereceu uma refeição de 82g de pão. Uma parte deles recebeu um pão inteiro, enquanto outra parte ganhou o alimento cortado em quatro pedaços.

Após 20 minutos, os pesquisadores ofereceram mais uma porção aos voluntários. Aqueles que haviam comido o pão em pedaços comeram menos do que aqueles que comeram o alimento inteiro.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Devina Wadhera, repartir os alimentos mais calóricos em porções menores pode ser benéfico para aqueles que pretendem emagrecer, já que a atitude ajuda a controlar o impulso alimentar e aumenta a sensação de saciedade.

Fonte ecodesenvolvimento.org

Mutirão de cirurgias eletivas vai atender 60 mil pessoas no Paraná

Desde outubro de 2011, quando foi iniciado o mutirão, já foram realizadas cerca de 40 mil cirurgias de média complexidade

O Paraná terá mais R$ 31,5 milhões para realizar cirurgias eletivas (programadas) até junho de 2013. Os recursos, repassados pelo Ministério da Saúde, permitirão realizar aproximadamente 60 mil procedimentos. A intenção da Secretaria da Saúde, que faz a gestão dos recursos, é realizar as cirurgias ainda este ano.

Desde outubro de 2011, quando foi iniciado o mutirão de cirurgias eletivas, já foram realizadas cerca de 40 mil cirurgias de média complexidade, como varizes, hérnia, adenóide, catarata e cirurgias ortopédicas de joelho e quadril, entre outras previstas na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

A previsão é que o Ministério da Saúde repasse, a partir de junho, pelo menos o mesmo volume de recursos repassados neste ano.

Os usuários do SUS que precisarem de cirurgia eletiva devem procurar a unidade de saúde mais próxima para serem encaminhados aos serviços de referência.

Novos procedimentos
De acordo com a portaria do Ministério da Saúde n° 1.340, publicada no dia 2 de julho, mais três procedimentos ortopédicos passarão a ser contemplados na nova estratégia: artroplastia do quadril, artroplastia do joelho e artroplastia de revisão/reconstrução do joelho. Estes procedimentos consistem na realização de cirurgias para colocação e/ou substituição de próteses no quadril e no joelho.

Fonte isaude.net

Hospitais do Rio implantam plano integrado de combate a incêndios

Será criada uma comissão estadual para a elaboração diagnóstico a respeito das necessidades das unidades de saúde

As Secretarias de Saúde e de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro definiram um novo plano integrado de combate a incêndios em hospitais da rede estadual. Parceria firmada nesta semana prevê a instalação de Postos de Prevenção Contra Incêndio e Pânico nas unidades, também conhecidos como brigadas de incêndio.

Será criada uma Comissão Mista entre as duas secretarias para a elaboração de um diagnóstico a respeito das necessidades das unidades de saúde. Esse parecer fica pronto em 30 dias, quando 1.450 militares interessados em dar plantões durante as suas folgas serão selecionados pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ).

" Esse projeto contempla ainda o treinamento dos funcionários dos hospitais e preparo das unidades para as melhores rotas de fuga nos casos de incêndio. Num hospital, além da segurança pessoal dos profissionais, há o fundamental que é a manutenção da vida dos pacientes. Então esses bombeiros vão monitorar quem serão os coordenadores, quem vai ficar com os pacientes e pra onde serão levados. Ou seja, a organização completa do fluxo até a chegada dos bombeiros" , explica o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.

Segundo o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Sérgio Simões, cada plantão representará gratificação no valor de R$ 350. A ideia é repetir na Saúde o exemplo de sucesso do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), realizado entre as Secretarias de Estado de Segurança e Educação policiais militares trabalham em sua hora de folga do serviço regular na PM no patrulhamento de escolas da rede pública. Para isso, recebem a quantia de R$ 200, se forem oficiais, e R$ 150, se forem praças.

" Esse acordo permitirá que bombeiros capacitados atuem nessas unidades, gerando maior eficiência em casos como o do Hospital Universitário Pedro Ernesto, por exemplo. Além de valorizar nosso militar e dar a ele uma opção de atividade em seu horário de folga, teremos a garantia da execução plena da prevenção e combate a possíveis incêndios nas unidades de saúde do Estado" , disse Simões, ressaltando que esta é a primeira vez que os bombeiros atuam fora da corporação em sua efetiva função de combate e prevenção de incêndios.

Fonte isaude.net

94% dos usuários da droga contra calvície Propecia desenvolvem baixo libido

Estudo ainda levanta hipótese de que disfunção sexual persistente causada pelo medicamento seja permanente

Ingrediente finasterida encontrado no medicamento contra calvície Propecia pode causar disfunção sexual persistente, incluindo baixo desejo sexual, disfunção erétil e problemas com orgasmos. A afirmação é do pesquisador Michael Irwig da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, que publicou estudo sobre o tema no Journal of Sexual Medicine e levanta a hipótese de os efeitos colaterais serem permanentes. A droga fabricada pela Merck foi aprovado pela FDA em 1997.

"No momento, a rotulagem da medicação nos Estados Unidos adverte sobre possíveis efeitos colaterais sexuais reversíveis, mas não há nenhuma referência aos efeitos persistentes", diz Irwig. No entanto, outros países, incluindo Reino Unido e Suécia, exigem que empresas médicas incluam a advertência de "risco persistente" no rótulo.

O pesquisador da Universidade de Washington tomou conhecimento sobre os problemas causados pela finasterida há alguns anos, quando encontrou na internet relatos de homens que diziam ter desenvolvido disfunção sexual com uso da medicação. Irwig então reparou que os homens relatavam a disfunção sexual durante meses, mesmo após interromper o uso da medicação.

"Me deparei com o site chamado propeciahelp.com com mais de 1.400 usuários registrados - muitos jovens saudáveis que desenvolveram os mesmos efeitos colaterais sexuais relacionados à finasterida - e descobri que ninguém ainda havia publicado uma pesquisa olhando para estes homens - como: quem são eles, por quanto tempo os efeitos colaterais duraram, quais foram os efeitos colaterais."

O estudo de Irwig inclui resultados de entrevistas com 71 homens com idades entre 21 a 46 anos para avaliar quanto tempo eles tomaram finasterida, o tipo e duração dos efeitos colaterais sexuais e a frequência sexual antes e depois da medicação.

O pesquisador descobriu que 94% dos entrevistados desenvolveram baixo libido, 92% disfunção erétil e diminuição da excitação, e 69% de problemas relacionados ao orgasmo.

Em média, os entrevistados usaram finasterida por aproximadamente 28 meses, mas experimentaram efeitos colaterais persistentes por um período médio de 40 meses, a partir do momento em que deixaram de tomar a medicação.

O estudo também evidencia que o número médio de episódios sexuais por mês caiu após o uso de finasterida. "Antes de usar finasterida, os homens experimentaram atividade sexual média de 26 episódios por mês, mas após o uso, este número caiu para cerca de oito por mês - redução de quase dois terços."

"Vinte por cento dos pacientes que entrevistei experimentaram disfunção sexual persistente por mais de cinco anos, o que me faz pensar se a disfunção sexual persistente é, na verdade, permanente", acrescenta.

Irwig observa ser crucial que durante o tratamento da calvície masculina médicos discutam com seus pacientes a possibilidade de efeitos colaterais sexuais persistentes, para que a decisão de tomar os medicamentos seja consciente.

Em comunicado, a Merck observou que nenhuma evidência prova uma relação causal entre Propecia e disfunção sexual de longa duração.

Acesse aqui o Abstract do estudo.

Fonte isaude.net