Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 8 de julho de 2014

Chá de urtiga – Benefícios e propriedades

Chá de urtiga - Benefícios e propriedades
Foto: Reprodução -  Urtiga
A urtiga, de nome científico U. urens, é uma planta medicinal também popularmente conhecida como urtigão, urtiga-maior, ortiga ou ortigão

Pertencente à família das Urticáceas, a planta é bastante frequente nas regiões de clima temperado, produz pequenas flores de cor clara e apresenta folhas no formato de coração, com as bordas serreadas. A urtiga  é conhecida por queimar quem nela encosta, deixando a região irritada e ardida. Isso é causado por um ácido que está presente nos pelos das folhas desta planta. Até o princípio do século XX, a urtiga foi utilizada pela indústria têxtil; nos tempos atuais, a planta é usada na medicina, na alimentação e como fonte de clorofila. Confira a seguir as propriedades medicinais e os benefícios do chá de urtiga.

Propriedades medicinais
Devido à presença de sais minerais, cálcio, potássio, silício, ácido fólico, ferro, aminas, rutina, quercetina, ácido málico, ácido fórmico e clorofila em sua composição, a urtiga possui propriedades adstringente, desintoxicante, diurética, galactogoga e anti-histamínica.

Para que serve?
O chá de urtiga auxilia no tratamento de casos de hemorragias, anemias, insuficiência hepática, artrite, artrose, gota, alergias, catarro, tosse, bronquite, febre, febre do feno,  asma, diabetes, circulação, diarreias, próstata, úlcera, reumatismo gotoso.
Além disso, atua como complemento alimentar, como coadjuvante no tratamento de distúrbios urinários, estimula a produção de leite, diminui o bócio, limpa o fígado, fortalece as unhas, regula o açúcar no sangue e limpa a pele em caso de urticária e eczema. Externamente, o chá de urtiga pode ser usado no tratamento de irritações e corrimentos.

Modo de uso da urtiga
Muitas vitaminas são encontradas nas flores jovens da planta, porém, as suas substâncias ativas encontram-se nas flores secas e nas raízes. A urtiga pode ser usada na forma de chá, sucos prontos e na preparação de saladas com as folhas jovens. Ademais, a urtiga também pode ser utilizada na estética, no preparo de um banho de imersão com o líquido da planta para eliminar as impurezas da pele.

Como preparar o chá?
Para preparar o chá de urtiga, adicione uma colher de sopa em um litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 3 ou 4 minutos, contando a partir do início da ebulição. Após esse período, retire do fogo e deixe repousando, em um recipiente tampado, por 10 minutos. Coe e beba, de duas a três xícaras ao dia.

Cuidados e contraindicações
O contato direto com as folhas frescas da urtiga deve ser evitado, pois elas podem causar irritação na pele. A planta não deve ser usada em caso de edemas causados por doenças cardíacas ou função renal prejudicada.

remedio-caseiro.com

Nova York legaliza maconha para uso medicinal

Reprodução - Apenas os médicos poderão prescrever a utilização da maconha 
A princípio a erva não poderá ser fumada e deverá ser consumida por via oral

A Assembléia e o Senado do estado de Nova York aprovaram a legalização da maconha para uso medicinal.

O governador Andrew Coumo e as demais autoridades estatais chegaram a um acordo sobre o projeto que tornará disponível algumas formas de marijuana para pacientes com algumas determinadas doenças, como Aids, glaucoma, esclerose múltipla e para crianças com epilepsia. 

De acordo com o projeto, apenas os médicos poderão prescrever a utilização da maconha e escolher a tipologia. A princípio, a erva não poderá ser fumada e deverá ser consumida por via oral ou em vaporizadores. 

Os Estados Unidos têm 23 estados que permitem o uso medicinal da maconha, além de outros dois, Colorado e Washington, que permitem também o uso recreativo.

R7

Grupo cria armadilha para capturar mosquito da dengue

Agência Brasília/Divulgação
Pesquisadores desenvolvem armadilha para capturar o mosquito
 
Tecnologia inovadora vai contribuir para combater dengue, malária e pragas agrícolas

Após três anos de trabalho, pesquisadores brasileiros e americanos conseguiram com a ajuda da inteligência artificial desenvolver armadilha tecnológica para capturar mosquitos. Ela atrai os insetos para um compartimento, identifica quais devem ser pegos e os tranca em outro local onde eles acabam grudados em um papel colante.

“O pesquisador Gustavo Batista, do câmpus de São Carlos da Universidade de São Paulo, explica que "existe um sensor que decide se prende ou solta o inseto".

— Se ele ficar preso, o ar o empurra para uma segunda câmara onde é retido pelo papel adesivo”.

Segundo ele, a tecnologia inovadora vai contribuir para combater dengue, malária e pragas agrícolas. O custo é baixo (R$ 30) e a possibilidade de acerto na captura correta dos mosquitos varia de 98% a 99%.

— Hoje já há uma armadilha para capturar insetos prendendo em um papel adesivo. “O problema é que ela acaba capturando tudo, inclusive insetos que não precisariam ser capturados”.

Para os pesquisadores, a nova tecnologia será eficaz, principalmente, no combate aos mosquitos de gênero Anopheles, vetores da malária, e ainda aos mosquitos do gênero Aedes, vetores da dengue e da febre amarela. “

— A vantagem do sensor é que ele permite identificar onde o inseto está em tempo real”.

O aparelho visa a identificar quantos e quais mosquitos estão em determinada área por meio do reconhecimento automático das espécies. Isso possibilita combater os efeitos nocivos dos insetos também na agricultura. A armadilha funciona por meio de um dispositivo que emite uma luz a laser. Ao atravessá-la, as variações das asas do mosquito são captadas por fototransistores, que transmitem a informação a um circuito que qualifica o inseto.

Antes, o mosquito vai parar na armadilha atraído por dióxido de carbono, uma substância capaz de atrair as fêmeas. Depois, ele é puxado por um fluxo de ar em direção ao sensor e lá é identificado, podendo ser liberado ou terminar no outro compartimento grudado no papel. 

Importância 
Sem contar os mosquitos da dengue e da malária, o estudo coletou dados e criou sistemas de reconhecimento automático para diversas espécies, como a mosca-de-banheiro, mosca-da-fruta, mosca doméstica, abelha, joaninha, besouro e abelha. “O sensor pode classificar qualquer espécie de inseto, mas para isso é necessário que sejam coletados exemplos das espécies desejadas”, contou outro pesquisador, Diego Furtado Silva.

R7

Fiocruz fornece identificação online dos tipos de barbeiros

Fiocruz/Divulgação/Direitos Reservados
Doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro
Cartões são referência para os agentes de saúde de todo o País 

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) está distribuindo gratuitamente, pelo meio online, cartões ilustrativos com todas as 66 espécies de barbeiros encontradas em território nacional até o momento, informa o portal da entidade. Desenvolvido originalmente em formato impresso pelo Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, em 2010, esses cartões são referência para os agentes de saúde de todo o País, já tendo sido distribuídos mais de 8.000 unidades.

O Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas, geralmente é transmitido de um hospedeiro a outro por insetos — no caso humano, o principal vetor é um percevejo popularmente conhecido como barbeiro ou chupão, explica José Jurberg, chefe do Laboratório e um dos responsáveis pela elaboração do catálogo eletrônico. 

— A partir de agora, podemos levar informação de qualidade para mais pessoas. Além de auxiliar os profissionais da área da Saúde, esse material poderá ser amplamente utilizado por professores, estudantes e demais interessados no tema.

Jurberg ressaltou, ainda, a importância de ultrapassar as barreiras físicas e estender o conhecimento para a população.

— Muitas vezes, as pessoas notam um inseto estranho circulando em suas residências, mas não sabem identificá-lo. Com esse material online, é possível, por exemplo, reconhecer se é ou não um barbeiro”. Os cartões eletrônicos trazem ilustrações dos vetores, sua medida real, nome científico, informações sobre o habitat natural da espécie e seu ciclo de vida.

 R7

Fazer ginástica, sexo e gritar podem ajudar a controlar as emoções antes do jogo

Ansiedade e nervosismo podem desencadear problemas cardíacos como o enfarto
Internações por problemas cardíacos aumentaram 16% desde o início da Copa do Mundo

Ansiedade, nervosismo e impaciência. Esses são alguns dos sintomas mais comuns que as pessoas apresentam nos momentos que antecedem os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Esses sintomas, além de prejudicarem a saúde psicológica, também podem dar início a problemas físicos como o infarto e outros quadros cardíacos.

Para blindar o coração das fortes emoções, o psicólogo Sérgio Medeiros alerta que os apaixonados por futebol devem minimizar alguns hábitos nocivos à saúde e, ao mesmo tempo, incorporar outros que podem ajudar a controlar as emoções.

― É sempre bom evitar provocações e reduzir ao máximo atitudes que estimulam essa tensão pré-jogo — como, por exemplo, o consumo de álcool, que aumenta a pressão arterial, gerando um aumento da pressão sanguínea. Além de evitar o fumo, que também tem efeito negativo. Extravasar, dar um grito e até um soco no sofá, fazer ginástica e sexo são boas medidas preventivas.

De acordo com Medeiros, houve um crescimento de 16% nas internações por problemas no coração desde o início do evento esportivo. O nervosismo e a ansiedade em excesso antes dos jogos decorrem da ativação do sistema nervoso autônomo simpático, que é encarregado de nos preparar para uma situação de luta ou fuga.

― A ativação desse sistema causa sinais como palpitação, batimento cardíaco mais rápido, tontura, dor de cabeça, náuseas, embrulho no estômago, sudorese e sensação de frio nas mãos.

O especialista aconselha que, nos dias de jogos, o que deve prevalecer é o espírito esportivo. Assim, os desequilíbrios emocionais são controlados com mais facilidade.

― Para algumas pessoas, jogo de Copa do Mundo é mais um encontro esportivo. Para outras, o futebol é projetado como um conjunto de coisas alheias ao esporte e uma forma de busca de autoafirmação. É como se a vitória do time dele o tornasse vitorioso, onipotente e as perdas elevassem as frustrações.

R7

Por ser atleta, recuperação de Neymar será mais rápida, mas até mesmo um espirro pode provocar dores

Recuperação de Neymar será mais rápida Após repouso e consolidação da fratura, tempo de fisioterapia pode ser de 4 a 5 semanas 

Por Dr Helder Montenegro

A fratura na terceira vértebra lombar no processo transverso da vértebra sofrida pelo jogador da seleção brasileira de futebol Neymar Jr. Na última sexta-feira (4 de julho) é de consolidação simples e não deixará sequelas. As pesquisas mostram que elas ocorrem por uma reação dos músculos fixados na região do processo transverso da vértebra. Esses músculos se contraem e causam a fratura dessa ponto na vértebra. 

A região fraturada está distante da medula espinhal e por isso não deixa sequelas neurológicas após a recuperação. O tratamento de fraturas no processo transverso na vértebra é semelhante em qualquer região da coluna, com a diferença de que na região lombar, como foi a do Neymar, é colocada uma cinta e na cervical é utilizado um colar cervical.  

Repouso
O repouso é o primeiro passo para o tratamento deste tipo de fratura. A cinta deve ser utilizada no descanso, o gesso não é uma alternativa, pois levaria à dificuldades para respirar. Durante o repouso a orientação é passar boa parte do tempo deitado. O tempo de repouso vai depender da idade e do quão bem feito o descanso será. Isto porque qualquer movimento, até mesmo um espirro, pode levar à contração muscular e causar dores.  

A expectativa é que a cinta seja utilizada e o repouso feito por cerca de duas a três semanas. A pessoa será liberada para a fisioterapia após o raio X constatar que houve consolidação óssea. Nesta fase não é necessário ingerir medicamentos para a cicatrização óssea, apenas para dor, caso seja necessário. 

Seria uma inconsequência fazer com que Neymar volte a jogar esta Copa do Mundo numa possível final. Isto porque se ele voltar a se exercitar pode ocorrer uma dificuldade de consolidação óssea e aumento do processo inflamatório. Realizar infiltrações no local seria apenas uma forma de mascarar a dor, mas a fratura não seria resolvida e colocaria em risco a consolidação contínua da fratura. Isso sem falar na consequência de choques durante o jogo gerando lesões mais graves na região da coluna. 

A cirurgia na região também não é sequer cogitada porque é uma lesão de simples consolidação e o procedimento cirúrgico envolveria expor aéreas nobres e assim há o aumento do risco de sequelas.  

Fisioterapia
Após o repouso e a consolidação óssea, a fisioterapia deve ser realizada. Este tratamento é importante porque o nosso organismo tem uma imobilização natural para proteger a região que foi lesionada. A pessoa fica de um jeito para ajudar a cicatrização da lesão. O problema é que após a consolidação, não temos um "antídoto" que desmonte tudo isso e fale para os ligamentos e tendões voltarem ao normal que agora o osso está cicatrizado. 

É neste momento que o fisioterapeuta é importante. Este profissional irá realizar manobras e exercícios para devolver as funções normais da coluna lombar, que são flexão, extensão, rotação para direita e esquerda e lateroflexão. 

No caso do atleta a orientação é fazer fisioterapia todos os dias e a expectativa é que sejam necessárias entre quatro e cinco semanas. Pessoas que não são atletas podem realizar a fisioterapia por cerca de três vezes na semana e levam mais um ou dois meses a mais para obterem os mesmos resultados do atleta na fisioterapia. No esportista tudo é mais rápido porque a memória muscular é maior.  

Cuidados com a musculatura
Quando as funções normais da coluna lombar são recuperadas, voltar a se exercitar é essencial, não apenas para os atletas, mas também para quem é sedentário. Como o esportista já tem uma boa memória muscular, esta parte não será tão difícil. Contudo, quanto mais sedentária a pessoa for mais exercícios ela precisará fazer, pois provavelmente a atrofia muscular em decorrência do repouso foi maior. Neste momento é importante a participação do profissional de educação física com a orientação do fisioterapeuta. 

Minha Vida

Com o coração na mão: mulher vive com órgão biônico guardado na bolsa

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2014/07/04/article-2680562-1F61A33D00000578-660_636x382.jpg
Reprodução Daily Mail
À espera de um transplante, jovem britânica precisa de ajuda mecânica para sobreviver 

Londres — À primeira vista, Daniela Vargova, moradora da pequena Chippenham, na Inglaterra, parece uma pessoa normal, mas desde o ano passado ela carrega nas mãos um coração biônico que a mantém viva. Trata-se de um Dispositivo de Assistência Ventricular Esquerda (LVAD, na gila em inglês), essencial para o bombeamento do sangue da jovem até que ela consiga encontrar um doador para transplante.

Aos 30 anos, Daniela procura passar o máximo de tempo ao lado do marido, Feliks Rahuoja, e da família. No dia a dia, o LVAD fica guardado dentro de uma bolsa de mão, inseparável para mantê-la viva. Apesar do desconforto, ela se considera uma pessoa com sorte por ter sobrevivido às crises cardíacas pelas quais passou.

— Às vezes eu acho difícil transportar o LVAD o tempo todo. É estranho saber que é graças a algo que está na minha bolsa que estou viva —disse Daniela, ao jornal britânico “Daily Mail”. — Mas eu tenho consciência da sorte que tenho. Eu recebi uma chance para viver que nem todos tiveram.

Daniela recebeu o LVAD em agosto do ano passado, em cirurgia que durou quase quatro horas no Harefield Hospital, em Londres. Ela começou a se sentir mal em dezembro de 2012, quando sentiu dores severas no peito. Em consultas, foi diagnosticada com arritmia ventricular e recebeu um marcapasso, mas os sintomas não desapareceram. Em novos exames, ela foi diagnosticada com miocardiopatia dilatada, que culminou com uma parada cardiorrespiratória em julho de 2013.

— Os doutores avisaram Feliks que eu tinha poucas chances de sobreviver e que ele deveria avisar a minha família — lembrou Daniela.

André Simon, cirurgião responsável pelo implante do LVAD em Daniela, explica que o dispositivo funciona como um coração mecânico, que serve de suporte ao órgão fragilizado. Eles são indicados para pacientes como Daniela como uma forma de prolongar a espera por um transplante.

— O LVAD permite que o paciente deixe o hospital e continue a viver até encontrar um doador — explicou Simon. — Infelizmente, existem poucos doadores de órgãos e muitos pacientes vivem com o LVAD por muitos anos antes de receber o transplante.

O LVAD em si fica dentro do corpo de Daniela, ligado por um fio para a bateria, que fica na parte externa. A bateria pesa cerca de dois quilos e meio e precisa ser recarregada a cada seis horas.

— O caminho foi duro, mas agora eu levo a minha vida normalmente — disse Daniela.

O Globo

Duas perguntas podem determinar se uma pessoa tem problemas com o álcool

 http://www.corposaun.com/wp-content/uploads/2011/01/alcoolismo.jpgEstudo indica que questões simples são suficientes para que um clínico geral identifique casos potenciais e reais de abuso de bebidas  

Londres – Duas perguntas são o bastante para estabelecer se uma pessoa sofre ou tem risco de desenvolver um problema com álcool, afirma estudo britânico voltado para clínicos gerais. “Quão frequentemente você bebe seis ou mais drinques em uma ocasião?” e “aconteceu algo no último ano como resultado do seu uso de álcool ou drogas que você desejaria que não tivesse ocorrido?” são as duas questões simples que o médico deveria fazer para detectar possíveis casos de abuso no consumo de bebidas.

Cientistas da Universidade de Leicester, liderados pelo psicólogo e oncologista Alex Mitchell, revisaram 17 estudos anteriores sobre o álcool com um total de 5.646 pessoas para avaliar se uma triagem preliminar usando uma ou duas perguntas poderia fornecer fundamentos acurados para uma eventual intervenção. A equipe descobriu que “a abordagem ótima parece ter apenas duas questões”, seguidas por possivelmente mais quatro perguntas.

Segundo os pesquisadores, com estas perguntas é possível ter “uma acurácia geral de 90,9% com apenas 3,3 perguntas por atendimento”. O estudo foi publicado na edição desta segunda-feira do periódico “British Journal of General Practice”.

Clínico gerais atualmente não precisam fazer uma triagem de todos os pacientes em busca de problemas com álcool, lembram os pesquisadores, mas se eles quiserem fazê-lo muitas das avaliações disponíveis têm até dez perguntas. E questionários muito grandes podem ser uma tarefa muito demorada e cansativa para ser feita com todos os pacientes. Assim, os cientistas buscaram determinar se há espaço para avaliações mais curtas que possam ser mais usadas “sem sacrificar sua acurácia”.

Com apenas as duas questões, foi possível identificar o abuso de bebidas corretamente em 87,2% dos casos, assim como identificar corretamente aqueles que não sofrem do problema em 79,8% das vezes. Já as quatro perguntas extras para aumentar a acurácia da avaliação foram tiradas do questionário “CAGE”, método de triagem de problemas de alcoolismo muito usado no Reino Unido e desenvolvido por John Ewing em 1984. Já o Teste de Identificação de Desordens no Uso de Álcool (AUDIT, na sigla em inglês) tem dez perguntas.

As consequências da conclusão de que bastam duas perguntas para detectar o abuso de bebidas em uma grande parte da população significa que os clínicos gerais podem avaliar e tratar o problema mais fácil e rápido do que se pensava.

O Globo

Concurso Prefeitura de São Francisco do Maranhão - MA

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão, no estado do Maranhão, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de ocupar 98 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário oferecido varia de R$ 724,00 a R$ 6.000,00, pelo cumprimento de carga horária de 20 ou 40 horas semanal.

As contratações serão nas funções de agente administrativo, agente de endemias, agente comunitário de saúde, assistente social, auxiliar de serviços gerais, digitador, farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, médico, motorista “D”, nutricionista, entre outras. Os aprovados poderão desempenhar suas atividades na sede do município ou em localidades rurais pertencentes.

As inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até 04 de agosto de 2014. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00, de acordo com a função escolhida.

As provas, sob a responsabilidade do Instituto Machado de Assis, serão aplicadas na cidade de São Francisco do Maranhão-MA e estão previstas para 10 de agosto de 2014, no horário de 9h às 12h.

O gabarito das provas escritas objetivas será divulgado na data prevista de 12 de agosto de 2014.

O concurso passará a valer a partir da data de publicação de sua homologação. A validade será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

Prefeitura de Araioses - MA prorroga inscrições de concurso

Os concurseiros do estado do Maranhão devem ficar atentos ao grande processo seletivo que será realizado na cidade de Araioses, a 306 km da capital São Luís. A prefeitura local dispôs, através do edital de concurso público nº 001/2014, de 223 vagas em cargos que podem ser ocupados por profissionais de todos os níveis de escolaridade.

Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 5.000,00, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais. As vagas são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar Operacional, Guarda Municipal, Motoristas - categorias "C" e "D", Vigia, Agente Administrativo, Digitador, Orientador Social, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Médico, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de julho de 2014 e serão feitas pela internet, no site do Instituto Graça Aranha, organizador do certame: www.igracaaranha.com.br. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 52,00, de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas na data prevista de 03 de agosto de 2014, na cidade de Araioses, estado do Maranhão. Na ocorrência de indisponibilidade, inadequação ou insuficiência de locais para a realização das provas na cidade, as mesmas poderão ser realizadas em dois turnos e/ou em dias diferentes, conforme entendimento da Comissão de Concurso, cuja indicação será oportunamente divulgada no quadro de avisos da Prefeitura de Araioses – MA e também na internet, no endereço eletrônico: www.igracaaranha.com.br.

Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados, no site supracitado, em até 48 horas após a realização das mesmas.

Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Araioses - MA.

Concurso Prefeitura de Nerópolis – GO

A Prefeitura de Nerópolis, no estado de Goiás, publicou o edital de concurso público nº 001/2014, almejando contratar profissionais que ocupem as 269 vagas de trabalho disponíveis, voltadas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os rendimentos mensais serão de R$ 678 a R$ 3.250, em jornadas de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Agente de Serviços Gerais, Trabalhador Braçal, Gari, Merendeiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Monitor de Creche, Monitor de Apoio, Intérprete de Libras, Agente Administrativo Educacional, Secretário do Departamento Jurídico, Fonoaudiólogo e Procurador do Município. Lembrando que parte das vagas se destina à formação de cadastro reserva.

O período de inscrição será de 16 de junho a 11 de julho de 2014, nos sites www.itame.com.br e www.neropolis.go.gov.br. A taxa de inscrição vai de R$ 50 a R$ 100, dependendo do cargo.

Provavelmente em 30 de agosto de 2014 será realizada a Prova Objetiva para todos os inscritos. No entanto, alguns cargos também serão analisados por Prova Prática e Análise de Títulos. O local e horário das avaliações serão informados nos mesmos sites onde devem ser feitas as inscrições.

O concurso terá validade de dois anos, passível de ser prorrogado pro mais dois anos.

Concurso SES - DF 2014 (II)

Lançado concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SEAP-DF), sob o edital de nº 01 - SEAP/SES-NS, de 28 de maio de 2014, para o provimento de vagas aos cargos de Médico, Cirurgião-Dentista, Especialista em Saúde e Enfermeiro das Carreiras: Médica, Cirurgião-Dentista, Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal e Enfermeiro.

São 3.055 oportunidades, sendo 1.222 para vagas imediatas e 1.833 para cadastro de reserva, com remuneração que pode chegar até R$ 10.814,50, em jornadas de 20 ou 40 horas semanais, conforme a função.

O certame está sob a organização do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, no período entre 8h de 16 de junho até 22h de 23 de julho de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 42,00.

A data provável de aplicação da Prova Objetiva será 07 de setembro de 2014, pela manhã ou a tarde, a depender do cargo almejado pelo inscrito. Os locais, datas e horários de aplicação das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 28 de agosto de 2014

O resultado final no concurso público será homologado pelo Secretário de Estado de Administração Pública do Distrito Federal, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br.

Unidades para lotação: Coordenação Geral de Saúde: da Asa Norte; da Asa Sul; da Ceilândia; de Brazlândia; de Planaltina; de Samambaia; de Santa Maria; de São Sebastião; de Sobradinho; de Taguatinga; do Gama; do Guará; do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo e Park Way; do Paranoá; e do Recanto das Emas.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital e demais atualizações: http://www.iades.com.br

Concurso Saúde DF: Edital e Inscrição

A Secretaria Estadual de Administração Pública do Distrito Federal publicou o edital de concurso público nº 01/2014 – SEAP/SES-NM para contratação de Técnicos em Saúde da Carreira Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal. São 2.879 vagas disponíveis para a função, sendo 1.152 para contratações imediatas e 1.727 para formação de cadastro de reserva.

Vagas
Os interessados podem ter as seguintes formações para assumir uma das vagas: Técnico em Higiene Dental, Técnico em Nutrição;  Técnico Administrativo, Técnico em Laboratório (Anatomia Patológica, Histocompatibilidade e Patologia Clínica), Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia. Do quantitativo total de oportunidades, 20% estão reservadas para portadores de deficiência.

A jornada de trabalho dos contratados será de 24 ou 30 horas semanais, por salário de R$ 1.728,25.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas de 16 de junho até às 22h de 30 de julho de 2014, pelo site da organizadora do certame, no http://www.iades.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 36. O prazo de quitação dessa taxa é até 05 de agosto de 2014.

Avaliação
Os inscritos serão selecionados por meio de Prova Objetiva, a ser aplicada provavelmente em 14 de setembro de 2014, pela manhã ou tarde, a depender da vaga disputada pelo candidato.

Em 04 de setembro de 2014, os candidatos serão informados pelo http://www.iades.com.br sobre local e horário da Prova. Nesse mesmo portal eletrônico também será comunicado o resultado final.

Validade
Com dois anos será esgotado o prazo de validade do certame, tendo possibilidades de prorrogação por mais dois anos.

Edital e demais atualizações: http://www.iades.com.br

Prefeitura de Correntina - BA abre processo seletivo

A Prefeitura de Correntina, no Estado da Bahia, tornou público o edital de processo seletivo, regido pelo nº 01/2014. Com oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade, o certame propõe 467 vagas, sendo 217 para contratação imediata, mais 250 para cadastro reserva, oferecendo salários que vão de R$ 724,00 a R$ 5.995,00, em jornadas de 20, 30 e 40 horas por semana. A execução do mesmo será de responsabilidade da empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.

Há vagas nas funções de Agente de Manutenção, Carpinteiro, Copeira, Cozinheira, Mecânico, Motorista, Vigilante, Zelador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Odontólogo, Nutricionista, entre outros.

Ficam reservadas 5% das vagas oferecidas, para pessoas portadoras de deficiência, desde que compatível com o exercício do emprego público e declarada no ato da inscrição.

As inscrições podem ser feitas no período de 21 a 29 de julho de 2014, das 9h às 19h segunda à sexta-feira, e de 9h às 13h no sábado, no Ginásio de Esportes - Praça Heustógio Pinto Ramos de Araújo, S/N - Bairro Centro - Correntina - BA.

O valor da taxa de inscrição vai de R$ 25 a R$ 70,00 e será recolhida através da conta Corrente 19583-9, Agência 2009-5 do Banco do Brasil, cujo beneficiário é Prefeitura Municipal de Correntina e Concurso Público.

 A aplicação das provas está prevista para o dia 24 de agosto de 2014, na cidade de Correntina - BA, os locais e horários de realização das provas estarão disponíveis a partir do dia 19 de agosto de 2014, no site www.magnusconcursos.com.br.

O prazo de validade do Processo Seletivo é de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Cocos - BA promove processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo n° 01/2014 da Prefeitura de Cocos, no estado da Bahia. O certame oferece 100 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.823,00 e carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para as funções de agente comunitário de saúde, agente de portaria escolar, assistente social do CAPS, assistente social do CRAS volante, assistente social do NASF, auxiliar de serviços diversos, facilitador da formação técnica geral, facilitador de oficinas (trabalhar com crianças), entre outras.

O certame será executado pela empresa Máxima Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda. Das vagas destinadas e das que porventura vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 10%, por cargo, serão destinadas a candidatos portadores de deficiência.

Os interessados deverão efetuar suas inscrições por meio do site www.maximaauditores.com.br, das 8h do dia 23 de junho até às 23h59 de 13 de julho de 2014. Também serão recebidas inscrições no Posto de Atendimento, situado na Prefeitura Municipal, na Rua Presidente Juscelino, nº. 115, Centro, das 8h às 17h. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 120,00, de acordo com a função escolhida.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Cocos, na data prevista de 09 de agosto de 2014, em local e horário a serem confirmados dia 25 de julho de 2014, mediante publicação no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.maximaauditores.com.br.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.maximaauditores.com.br, até as 15h00 do 1º dia útil seguinte ao da aplicação das provas escritas.

O certame terá prazo de validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Concurso Prefeitura de Careiro da Várzea - AM

A Prefeitura de Careiro da Várzea,  no estado de Amazonas, promove concurso público por meio do edital nº 001/2014. O certame visa preencher 286 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 724,00 a R$ 3.799,00.

Cargos
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Artífice, Carpinteiro, Marinheiro de Convés, Marinheiro de Máquina, Motorista de Saúde Fluvial, Motorista Habilitação "B", Merendeiro, Operador de Máquinas, Pintor, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Fiscal de Abastecimento/Produção, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Turismo, Professor 1° ao 5° ano - Índio, Secretário de Escola, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Farmacêutico Bioquímico, Professor Educação Infantil, Professor 1° ao 5° ano - Ensino Fundamental, Professor - Língua Portuguesa, Professor - Matemática, Professor - História, Professor - Espanhol, Professor - Geografia, Pedagogo, Nutricionista e Médico Veterinário.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até 10 de julho de 2014, por meio do site www.iaspec.com.br.

Prova
O concurso será composto de prova objetiva e títulos.

A prova objetiva está prevista para 31 de agosto de 2014, nos horários das 8 às 12h (níveis fundamental e superior) e das 14h30 às 18h30, para os cargos de nível médio.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

O edital encontra-se publicado no site www.iaspec.com.br.

Prefeitura de Flores da Cunha - RS publica edital de concurso

A Prefeitura de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, por meio do edital de Concurso Público nº 01/2014, oferece 24 vagas de trabalho para contratações imediatas, além de formação de cadastro de reserva, para cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário é de até R$ 1.995,71 por jornada de trabalho de 10 a 44 horas semanal.
 
As vagas são para os cargos de Arquiteto, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Professor nas mais diversas disciplinas, Psicólogo, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Agente Administrativo, Almoxarife, Auxiliar de Biblioteca, Secretário de Escola, Tesoureiro, Motorista, Operador de Máquinas, Soldador e Auxiliar de Serviços Complementares (Cozinheiro, Operário Especializado e Limpeza Pública).

As inscrições devem ser feitas pelo site da organizadora do certame, endereçada no www.fundatec.org.br, até 04 de agosto de 2014. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 52,50 até R$ 102,50.

Todos os inscritos serão avaliados através de Prova Objetiva, a ser aplicada na data provável de 24 de agosto de 2014, em local e horário a serem informados em 15 de agosto de 2014, no mesmo site onde deve ser feita a inscrição.

Haverá Análise de Títulos e Prova Prática para alguns cargos em específico. A Prova Prática será aplicada provavelmente em 12 de outubro de 2014 e o prazo para entrega dos títulos está programada para os dias 29 e 30 de setembro de 2014 e 1º de outubro de 2014, via sedex, para o endereço da Fundatec, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 212, Paternon, Porto Alegre/RS, CEP 91410-000. No envelope deve estar escrito Assunto: Concurso da Prefeitura de Flores da Cunha/RS.

A validade do Concurso será de dois anos, passível de prorrogação por mais dois anos.

Concurso IMPRERP - Ribeirão Pires - SP reabre inscrições

O Instituto Municipal de Previdência de Ribeirão Pires - IMPRERP, no estado de São Paulo, auxiliado pelo Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, abriu edital de concurso público n° 01/2014, com o objetivo de preencher 02 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 3.104,58, por carga horária de 40 horas semanais.

As vagas são para Auxiliar Administrativo, Analista de Finanças em Previdência, Analista Previdenciário, Contador e Procurador.

As inscrições foram reabertas no período de 07 até às 22h de 24 de julho de 2014, podendo ser feitas via internet, no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, até às 22h do dia 14 de maio de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 29,90 e R$ 45,00 de acordo dom o cargo escolhido.

As provas escritas serão realizadas na cidade de Ribeirão Pires/SP, na data prevista de 24 de agosto 2014, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas Objetivas e Prático-Profissional a ser publicado no Diário do Grande ABC e divulgados através da Internet no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Não será enviado Cartão Informativo do Candidato para o endereço informado pelo candidato, que deverá, a partir do dia 31 de maio de 2014, informar-se pela internet em que local e horário irá realizar a prova. Será de responsabilidade do candidato o acompanhamento dessas informações.

Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados em data a ser comunicada no dia da realização das provas e o prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Antônio Carlos - SC

A Prefeitura de Antônio Carlos, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº. 004/2014 para a realização de processo seletivo. A seleção visa a contratação de 01 servidor em caráter temporário na função de Agente Comunitário de Saúde, com salário de até R$ 824,61 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições serão recebidas no período de 07 à 25 de julho do ano de 2014, na Secretaria Municipal de Administração de Antônio Carlos, das 07h30min h às 11h30minh e das 13h às 17h.

No ato da inscrição o candidato deverá fornecer cópias dos documentos a seguir:
  • Carteira de Identidade;
  • Cartão do CPF;
  • Comprovante de Residência.
O processo seletivo será composto por uma prova escrita, que será realizada na data provável de 28 de julho de 2014, às 13:00 horas, no auditório da Secretária de Saúde e assistência Social, sito à Rua 6 de Novembro, Centro, Antônio Carlos/SC.

A partir das 10:00 do dia 31 de julho de 2014 será divulgada no mural da Prefeitura de Antônio Carlos e no site www.antoniocarlos.sc.gov.br, listagem classificatória.

Concurso Prefeitura de Santo Antônio de Posse - SP (II)

A Prefeitura de Santo Antonio de Posse, no Estado de São Paulo, lançou os editais de concurso público nºs 007 e 008/2014 com 02 oportunidades para Psicólogo e Enfermeiro. O salário é de até R$ 2.518,03, em carga horária de 30 a 40 horas por semana.

As inscrições devem ser realizadas nas dependências do paço Municipal, sito à Praça Chafia Chaib Baracat, nº 351, Vila Esperança, Santo Antônio de Posse, SP, até o dia 15 de julho de 2014, no horário das 9:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

A aplicação da prova está prevista para o dia 03 de agosto de 2014, nas dependências da EMEF “Mario Bianchi”, à Rua Francisco Glicério, nº 141, Centro, Santo Antônio de Posse, SP.

O Edital Completo encontra-se afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura à Praça Chafia Chaib Baracat, nº 351, Vila Esperança, em Santo Antonio de Posse/SP e em caráter meramente informativo no site: www.pmsaposse.sp.gov.br.

Prefeitura de Santo Antônio de Posse - SP abre concurso para Médicos

A Prefeitura de Santo Antônio de Posse, no Estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público,  regido pelo nº 006/2014, o certame propõe 06 vagas para nível superior, no cargo de Médico, com salários que vão de R$ 2.640,87 a R$ 3.121,60 mais gratificação de 100%, exceto para a função de Socorrista, que recebera 150% de gratificação.

Há oportunidades para Médicos nas funções de Socorrista, Psiquiatra, Urologista, Neurologista e Ginecologista, por carga horária de 20 a 24 horas por semana.

As inscrições devem ser realizadas nas dependências do paço Municipal, sito na Praça Chafia Chaib Baracat, nº 351, Vila Esperança, Santo Antônio de Posse, SP, até o dia 15 de julho de 2014, no horário das 9:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

A aplicação da prova está prevista para o dia 03 de agosto de 2014, nas dependências da EMEF “Mario Bianchi”, Rua Francisco Glicério, nº 141, Centro, Santo Antonio de Posse, SP.

O Edital Completo encontra-se afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura, Praça Chafia Chaib Baracat, nº 351, Vila Esperança, em Santo Antônio de Posse/SP. 

Concurso Prefeitura de Gaúcha do Norte - MT

Divulgado o edital nº. 001/2014 para a realização de processo seletivo, da Prefeitura de Gaúcha do Norte, no estado do Mato Grosso. O certame a ser executado pela empresa STS CONSULTORIA E INFORMÁTICA LTDA - ME, visa a contratação em caráter temporário de Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet, no site www.sydcon.com.br, no período de 14 a 30 de julho de 2014.

O certame constará de prova objetiva, a ser realizada provavelmente no dia 17 de agosto de 2014, às 08h00min, horário Oficial de Brasília - DF, nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica Bem Me Quer, situada na Rua Minas Gerais, s/n, Centro - Gaúcha do Norte - MT.

Maiores informações acerca desse Processo poderão ser obtidas na Prefeitura Municipal, situada na Rua Mato Grosso, 943 – Centro, na cidade de Gaúcha do Norte ou pelo telefone (66) 3582 1157, das 07h00min às 11h00min e 13h00min às 17h00min.

O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 07 de julho de 2014, pág. 28 e 29.

Prefeitura de Guarapari – ES anuncia vagas para Guarda-vidas

A Prefeitura de Guarapari, no estado do Espírito Santo, através da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), lançou edital de processo seletivo n° 002/2014, com o fito de ocupar 50 vagas e formar cadastros de reserva para Guarda-vidas (ensino fundamental completo). A jornada é de 40h semanais e remuneração de R$ 937,31.

Os interessados deverão fazer suas inscrições nos dias 9, 10 e 11 de julho de 2014, das 9h às 17h, na Semsa (rua Adamastor Antônio da Silva, s/nº., Muquiçaba), com entrega de documentos.

Os candidatos serão submetidos à avaliação das inscrições e ao teste de aptidão física. Os aprovados farão o curso de salvamar.

A realização do TAF será nos dias previstos de 16 e 17 de julho de 2014, às 8h. A seleção é válida por 12 meses e pode ser estendida.

Concurso Prefeitura de Lajeado - TO

A Prefeitura Municipal de Lajeado, no estado do Tocantins, abriu o aviso do edital n° 001/2014 do V concurso público, com o objetivo de preencher 112 vagas para cargos de todos os níveis de ensino.

O concurso será realizado pelo IDESC - Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Cidadania.

As inscrições estarão abertas durante o período de 09 a 29 de julho de 2014, via internet, no endereço www.idescassessoria.org.br.

Concurso Prefeitura de Guarantã - SP

A Prefeitura de Guarantã, no Estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público, regido pelo nº 01/2014, que visa o preenchimento de 24 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários ofertados variam de R$ 766,23 a R$ 10.500,00, para carga horária de 20, 30 e 40 horas por semana.

A Organização, aplicação e correção das provas ficarão sob responsabilidade da empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda.

Há vagas para as funções de Agente de Combate a Endemias, Ajudante Geral, Assistente Social, Dentista, Engenheiro Civil, Médico, Orientador Social, Operador de Máquina, Psicólogo, entre outras.

Ficam reservadas 5% das vagas oferecidas, para pessoas portadoras de deficiência, desde que compatível com o exercício do emprego público.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de julho de 2014, através do site www.rboconcursos.com.br, o valor da taxa de inscrição varia entre R$ 25,00, R$ 40,00 e R$ 60,00.

O candidato deverá enviar via postal por Carta Registrada, para a empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda., localizada na Rua Itaipu nº 403, Bairro Mirandópolis, São Paulo/SP, CEP 04052-010, até o último dia do período de inscrição identificando o nome do Concurso, no envelope: Concurso Público Nº 01/2014 – Prefeitura Municipal de Guarantã – Ref: Títulos, bem como os seguintes documentos: cópia dos Títulos a que venha possuir, assim como seus respectivos históricos escolares e cópia do Documento de Identificação CI – RG.

A aplicação das provas está prevista para o dia 17 de agosto de 2014, em local a ser informado posteriormente, através de divulgação que será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Guarantã, e divulgada nos sites www.guaranta.sp.gov.br e www.rboconcursos.com.br.

O prazo de validade do Concurso Público será de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

Concurso Prefeitura de Vanini - RS

A Prefeitura de Vanini, no Estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital de concurso público, regido pelo edital nº 001/2014, oferecendo oportunidades para candidatos de nível médio e superior. O certame propõe 09 vagas, com salários que vão de R$ 1.038,80 a R$ 8.066,60, por carga horária de 8, 20 e 40 horas por semana. Com a execução técnico-administrativa da empresa Energia Essencial Concursos Ltda.

Há oportunidades para as funções de Médico ESF, Pediatra, Ginecologista, Psicólogo, Professor de Educação Física, Psicopedagogo, Secretário de Escola e Assistente Social.

Ficam reservadas 5% das vagas oferecidas, para pessoas portadoras de deficiência, desde que compatível com o exercício do emprego público e declarada no ato da inscrição.

O candidato deverá efetuar a sua inscrição até o dia 17 de julho de 2014, na Prefeitura Municipal de Vanini, na Rua Governador Ildo Meneguetti, N° 297 – Centro – Vanini com a documentação necessária para a inscrição, no horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 8h00 ao 11h30 e das 13h30 as 17h30. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 100,00 a R$ 150,00.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 03 de agosto de 2014, na cidade de Vanini, em local estabelecido e publicado em Edital próprio que tratará sobre a listagem final das inscrições e convocação para Prova Objetiva.

O gabarito provavelmente será divulgado no dia 05 de agosto de 2014.

A validade do Concurso Público será de até dois anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Pinhal da Serra - RS

A Prefeitura de Pinhal da Serra, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao preenchimento de 22 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 10.202,66 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As chances são para Atendente de Farmácia, Controlador Interno, Engenheiro Civil, Enfermeiro Padrão, Fiscal, Fiscal Ambiental, Médico, Médico PSF, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de Sistema de Microinformática, Professor de Ciências Humanas e Sociais, Professor de Educação Física, Psicólogo, Técnico de Manutenção e Reparos, Técnico em Enfermagem, Tesoureiro e Visitador do PIM. São reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, 5%  das vagas.

O candidato deverá acessar o site (www.infinityprovas.com.br) no período de 11 de julho a 10 de agosto de 2014, para efetuar a inscrição. As taxas variam de R$ 46,71 a R$ 140,13 de acordo com a função escolhida.

A prova escrita será realizada provavelmente em 24 de agosto de 2014, com início às 08h00min e término às 12h00min, sendo recomendada a chegada dos candidatos com 45 (quarenta e cinco) minutos de antecedência, munidos de documento de identificação oficial com foto, levando em consideração que o acesso ao local da prova será fechado às 07h55min.

O gabarito provisório será publicado na data prevista de 25 de agosto de 2014. Este concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Cananéia - SP prorroga inscrições

A Prefeitura de Cananéia, no estado de São Paulo, lançou edital de concurso público n° 02/2014, com a intenção de ocupar 61 vagas para funções de níveis fundamental, médio/ técnico e superior. Os profissionais receberão salários de R$ 732,24 a R$ 6.917,40, para jornadas de trabalho de 40h semanais. No caso de Docentes as jornadas são de 38 horas-aula.

O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda.

As chances são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem de Saúde da Família, Técnico em Contabilidade, Auxiliar de Consultório Dentário, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Médico de Saúde da Família e de Professor de Ensino Fundamental, com reserva de quatro vagas para pessoas com necessidades especiais.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 16 de julho de 2014, e podem ser feitas pelo site www.mouramelo.com.br. As taxas são de R$ 26,00, R$ 32,00 e R$ 52,00.

O certame será constituído de prova objetiva de conhecimentos básicos/gerais para todos, de caráter eliminatório, bem como prova de títulos para os habilitados na primeira avaliação.

As provas serão realizadas na cidade de Cananéia, em data, locais e horários a serem divulgados futuramente. O certame terá validade de 01 ano.

Concurso Prefeitura de Canelinha - SC

A Prefeitura de Canelinha, Estado de Santa Catarina, publicou edital n° 004/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de duas vagas na função de Enfermeiro ESF, com salário de R$ 2.327,03 por carga horária de 40h semanais.

As inscrições serão exclusivamente presenciais e poderão ser feitas mediante procuração simples ou pessoalmente, no horário normal de expediente da Prefeitura Municipal, Av. Cantório Florentino da Silva, 1683 – Centro, Canelinha - SC, até o dia 15 de julho de 2014. A taxa é de R$ 80,00.

As provas escrita objetiva serão realizadas na cidade de Canelinha/SC, provavelmente, no dia 31 de julho de 2014, na Escola de Educação Básica Municipal Professora Maria de Lourdes Nicolau Zimermann, sito na Avenida Cantório Florentino da Silva, nº. 1.683 (Fundos da Prefeitura Municipal de Canelinha).

O gabarito das provas objetivas será divulgado, no site http://www.canelinha.sc.gov.br  e no quadro de atos oficiais da Prefeitura até 24h da data da realização das provas.

O prazo de validade do certame é de dois anos, podendo ser prorrogado para igual período.

Processo Seletivo Hospital Infantil Cândido Fontoura - SP

O Hospital Infantil Cândido Fontoura, no estado de São Paulo, comunica que estão abertas as inscrições para o seu Processo Seletivo, regido pelo edital nº 130/2014. O objetivo é contratar 01 profissional para o cargo de Médico I, na especialidade de Cirurgia Pediátrica. A jornada de trabalho do contratado será de 20 horas semanais, por salário de R$ 2.650,00, mais Prêmio de Produtividade Médica de até R$ 3.350,00.

As inscrições devem ser realizadas até 2 de agosto de 2014, pessoalmente ou por procuração,no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, localizado à Rua Siqueira Bueno, nº 1.757, Água Rasa, São Paulo - SP.

Os interessados devem ser graduados em Medicina; ter registro no Conselho da Classe e possuir residência ou especialização em cirurgia pediátrica.

A seleção será feita por  Análise Curricular e o prazo de validade do resultado final será de um ano.

Remédios antigos: Hemogenin

 

Hemogenin quando ainda fabricado pela Synthex que depois passou por fusões

http://eliteoriginais.com/arquivos_loja/33655/Fotos/thumbs3/produto_Foto1_7202695.jpg 

Em embalagem fabricado pela Sanofi Aventis

http://www.wallstreetfitness.com.br/imgs/Fotos/anvisa_determina_apreensao_anabolizante_falsificado.jpg 

Embalagem atual fabricado pela Aventis

Descubra a importância da suplementação de Ômega 3 na gestação

http://www.infohoje.com.br/wp-content/uploads/2012/09/omega-3-gesta%C3%A7%C3%A3o-300x200.jpgBenefícios do ácido graxo incidem diretamente na formação do sistema nervoso do bebê

O consumo de alimentos ricos em ômega 3 é indicado para todos, mas especialmente para gestantes porque eles têm um papel importante para o desenvolvimento cerebral e da retina do bebê.

De acordo com a nutricionista Lenycia Neri, estudos científicos apontam que o consumo de desse tipo de gordura previne ainda o parto prematuro de origem espontânea e diminui, consequentemente, o risco de o bebê nascer com baixo peso.

Desde 2007 a Comissão Europeia recomenda que a ingestão do nutriente seja de, no mínimo, 200mg ao dia para gestantes e lactantes. O ômega 3 é um ácido graxo essencial para o organismo não sintetizado naturalmente e que, por isso, precisa ser consumido na dieta. Está presente em peixes como salmão, sementes de linhaça, nozes e azeite de oliva.

— A ingestão somente por meio dos alimentos dificilmente entregará a fração correta que a gestante necessita, por isso, na maioria das vezes é recomendável a suplementação— afirma Lenycia.

Pesquisas mostram que gestantes e lactantes brasileiras, particularmente, apresentam ingestão deficiente da gordura.

— Em todos os casos em que a gestante não consegue suprir por meio da alimentação a quantidade necessária, que é de pelo menos duas porções semanais de peixes ricos em ômega 3 e de origem segura, a suplementação é indicada— explica.

Os ácidos graxos fazem parte das membranas das células nervosas, portanto, toda formação do sistema nervoso do bebê: cérebro, medula espinhal e nervos dependem do consumo de ômega 3 para o desenvolvimento adequado. A ingestão de durante a fase de lactação também é recomendada.

— É importante manter a suplementação durante todo o período da amamentação porque o bebê recebe os benefícios através do leite materno.

Zero Hora

Cinco dicas de exercícios físicos para aliviar sintomas da TPM

Cinco dicas de exercícios físicos para aliviar sintomas da TPM Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS -  Abdominais são indicados
Atividades aeróbicas e alongamentos são os mais indicados 

Os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) atormentam a maioria das mulheres (e dos homens tambéms). Para combater o desconforto do período, os exercícios físicos são importantes aliados.

De acordo com a professora de educação física Juliana Carvalho, os exercícios aeróbicos, os alongamentos e os localizados para a região pélvica são os mais indicados.

Conheça cinco dicas para aliviar os sintomas da TPM malhando:

1) Aposte no circuito de 30 minutos
O circuito traz resultados rápidos e eficazes, porque aumenta a circulação linfática, elimina o excesso de líquidos, controla o peso, melhora a postura, alivia as dores, promove uma sensação de bem-estar e tranquilidade, além de ser rápido e seguro.
 
2) Invista nos exercícios aeróbicos
Para combater a TPM, os exercícios aeróbicos como bike, jump, corda, dança são muito indicados. Mas, para quem treina constantemente, os exercícios de força, como musculação, também podem ser realizados, desde que em baixa intensidade.

3) Escolha os abdominais
Para o alívio das cólicas, os exercícios para região pélvica como abdominais, exercícios de contração do períneo e exercícios para região interna de coxas são indicados porque estimulam e facilitam o fluxo menstrual. Os alongamentos também ajudam no alívio das dores na lombar e nas pernas.

4) Pegue leve
Nesse período, o ideal é realizar treinos com intensidade mais leve. A TPM não é um bom momento para aumentar intensidade ou carga do treino. Nesse período, devido a fatores fisiológicos, a mulher reduz a capacidade de concentração e aumenta a sensação de fadiga muscular, como se o músculo ficasse mais sensível.

5) Exercite-se para controlar a compulsão por doces
A compulsão por doces na TPM ocorre pela baixa da serotonina (substância produzida no organismo que traz a sensação de bom humor e felicidade), pois o açúcar libera endorfinas trazendo bem-estar. O exercício físico produz endorfinas de forma muito mais saudável, e a mulher não terá aquela compulsão por chocolates

Zero Hora

Sedentarismo, e não excesso de calorias, seria o principal responsável pela obesidade

http://rogeriocastilho.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/04/sedentarismo-1.jpgCientistas afirmam que o fenômeno, especialmente entre mulheres jovens, seria o culpado pelo crescente aumento de peso na população 

Um estilo de vida sedentário, e não a ingestão calórica, pode ser o culpado para o aumento da obesidade nos EUA, de acordo com uma nova análise de dados do the National Health and Nutrition Examination Survey.

Um estudo publicado no American Journal of Medicine revela que nos últimos 20 anos tem havido uma diminuição acentuada no exercício físico e um aumento na média de índice de massa corporal (IMC), enquanto que a ingestão calórica se manteve estável.

Os investigadores teorizaram que uma queda em todo o país em atividade física no tempo livre, especialmente entre as mulheres jovens, pode ser responsável pela tendência de alta nas taxas de obesidade.

Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que o número de mulheres adultas norte-americanas que relataram a não realização de atividade física saltou de 19,1% em 1994 para 51,7% em 2010. Para os homens, o número aumentou de 11,4% em 1994 para 43,5% em 2010. Durante o período, a média do IMC aumentou de forma generalizada, de forma mais dramática entre as mulheres de 18 a 39 anos.

O estudo observou a escalada da obesidade tanto em termos de exercício e ingestão calórica. Embora os investigadores não terem examinado os tipos de alimentos consumidos, eles verificaram que a ingestão calórica diária total, gordura, carboidratos e consumo de proteína não mudaram significativamente ao longo dos últimos 20 anos, mas a taxa de obesidade entre os americanos continuou a aumentar.

Os cientistas também acompanharam o aumento da obesidade abdominal, que é um indicador de mortalidade mesmo entre as pessoas com IMC dentro da normalidade. A obesidade abdominal é definida pela circunferência da cintura de 88 cm ou mais para mulheres e 102 cm ou mais para os homens. Os dados mostraram que a circunferência da cintura média aumentou em 0,37% ao ano para as mulheres e 0,27% para os homens.

Quando a equipe agrupou os entrevistados por raça/etnia e idade, eles descobriram que mais de 50% da força de trabalho dos adultos em oito subgrupos demográficos relataram nenhuma atividade física no tempo livre. As mulheres, e as mulheres negras e mexicanas-americanas, em particular, apresentaram as maiores reduções no exercício.

Embora o aumento da ingestão calórica seja frequentemente acusado de crescentes taxas de obesidade, nenhuma associação foi encontrada neste estudo; por outro lado, foi identificada uma relação entre as tendências ao longo do tempo por falta de atividade física e os números de IMC elevado.

— Nossos resultados não apoiam a noção popular de que o aumento da obesidade nos Estados Unidos pode ser atribuído principalmente ao aumento sustentado ao longo do tempo no consumo médio diário de calorias— afirma Uri Ladabaum, professor de gastroenterologia e hepatologia.

Identificar a ligação entre a queda na atividade física e o aumento do IMC, bem como os grupos particularmente afetados, pode ajudar as autoridades de saúde pública para o desenvolvimento de intervenções eficazes direcionadas.

Zero Hora

Diabetes: Oswaldo Cruz recruta pacientes para pesquisa clínica inédita

http://www.parceirosvoluntarios.org.br/images/noticias/voluntario.jpgExpectativa é que doenças retinianas, renais e neuropatias regridam após cirurgia metabólica, mais eficaz e barata que tratamentos atuais

Uma pesquisa que pretende comprovar os benefícios do tratamento cirúrgico, em comparação aos tratamentos clínicos, para doenças microvasculares decorrentes da diabetes tipo 2 está sendo realizada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS). A previsão é que o trabalho seja concluído em 2015.

A investigação consiste em realizar cirurgia bariátrica em pacientes com histórico de Diabetes há 15 anos ou menos e com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 35 kg/m2, sem obesidade mórbida, e que apresentam sintomas iniciais das doenças referidas. Segundo Ricardo Cohen, principal médico investigador da pesquisa, o foco estará sobre as complicações com mais altas incidências entre diabéticos - as doenças retinianas em diabéticos, por exemplo, são a principal causa de cegueira no mundo.

A técnica utilizada será o bypass gástrico (ou Y de Roux), no qual é feito grampeamento do estômago e desvio do intestino inicial para alterar o trânsito de alimentos. A expectativa é que os sintomas regridam parcial ou totalmente após o procedimento. Se comprovada a tese, será possível mudar a política na saúde pública, uma vez que o tratamento cirúrgico poderá ser mais econômico e eficaz, diz Cohen.

Outro estudo, realizado também pelo IECS do Oswaldo Cruz e coordenada por Cohen, demonstrou o controle da diabetes tipo 2 em pacientes com obesidade leve e sobrepeso através da intervenção metabólica. Publicado na revista Diabetes Care, os resultados apontaram que 88% dos pacientes tiveram a doença completamente revertida e 11% diminuíram o uso de medicamentos.

A pesquisa está em fase de recrutamento. Pacientes que atenderem aos critérios e tiverem interesse em participar devem entrar em contato pelo e-mail obesidade@haoc.com.br

Saúde Web

PL institui política de saúde do homem

Proposta inclui ações de prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento de doenças que acometam população masculina

O Projeto do Senado que institui a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem é o 6568/13. Conforme o texto, da senadora Angela Portela (PT-RR), os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) devem fazer ampla divulgação da política.

Portela argumenta que, devido a fatores culturais, os homens são mais avessos aos cuidados com a saúde. “Ademais, inadequações administrativas e de capacidade de atendimento dos serviços públicos desencorajam a procura por atendimento”, afirma.

Mortalidade maior 
A senadora ressalta ainda que, além das doenças especificamente relacionadas ao sexo, os homens estão sujeitos a outros transtornos que, embora acometam também as mulheres, apresentam taxas de morbimortalidade mais elevadas na população masculina. “É o caso, por exemplo, do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, da obesidade, da Aids, da tuberculose, do câncer do aparelho respiratório, das neoplasias de esôfago e estômago, e das doenças isquêmicas do coração”, exemplifica.

Diante disso, lembra que as taxas de mortalidade são maiores nesse grupo da população, e a expectativa de vida, menor. A parlamentar cita pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo a qual, em 2011, a população brasileira era constituída por 51,5% de mulheres e 48,5% de homens. No mesmo ano, 56,88% dos óbitos foram do sexo masculino, e a esperança de vida ao nascer era de 70,6 anos para homens contra 77,7 anos para mulheres.

Tramitação
Em regime de prioridade, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.

Saúde Web

SAP lança app para experiência individualizada

Batizada de Patient Relationship Management, solução é voltada para o paciente de hoje, muito mais exigente e esclarecido

Em um mercado em que os pacientes estão cada vez mais exigentes com a qualidade de sua experiência ao consumir Saúde, a SAP acaba de lançar o aplicativo Patient Relationship Management, com o intuito de ajudar o prestador a se relacionar melhor com o paciente.

De acordo com comunicado da SAP, a solução possibilita ao prestador uma visão holística de cada paciente, com análise integrada de dados, para adequar respectivas ofertas e decisões de tratamento.

Segundo a consultoria Gartner, hoje, as decisões de compra na área de saúde são direcionadas por diversos fatores e não só pela questão de custo. Elas também são formadas com base na opinião de parentes e pessoas mais próximas e em relatos da experiência do consumidor em geral, levantados nas redes sociais.

Em comunicado, a SAP afirma que “os seus recursos integrados de análise de dados fornecem uma maneira simples de medir o desempenho do procedimento em questão”.

Novo tipo de cliente 
De acordo com recente estudo do Gartner intitulado “A Superior Patient Experience Is a Meaningful Measure of Care Quality” e produzido por Barry Runyon, os CIOs de organizações de saúde estão sendo confrontados com um novo tipo de paciente que espera ser tratado como um cliente valioso.

O relatório destaca ainda que a cultura centrada no cliente é fundamental para prestadores de serviços de saúde que pretendem proteger e aumentar suas receitas em um ambiente cada vez mais competitivo. Antes quase imune a pressões dos consumidores, o setor de saúde — em todos os países, independentemente do quadro regulatório — deve estar preparado para competir em um cenário global, em que consumidores cruzam fronteiras de seus países para conseguir o melhor valor para seu investimento em tratamentos e acompanhamento médico.

Saúde Web

Setor de diagnóstico in-vitro alega perdas com norma da Anvisa

Novos parâmetros para Autorização de Funcionamento de Empresas (AFE) teria desclassificado empresas em processos de licitação

Na última quarta-feira (02/07) entrou em vigor a RDC nº 16/2014, da Anvisa, que determina novos parâmetros para o peticionamento de Autorização de Funcionamento de Empresas (AFE) e Autorização Especial (AE), válida para instituições do segmento de produtos para saúde.

De acordo com a Anvisa, a resolução - que substitui 11 normas que tratavam do peticionamento – reduzirá a burocracia e possibilitará uma redução significativa do tempo de resposta às demandas, inclusive por abrir a possibilidade de formulação dos pedidos eletronicamente.

Dentro desta amostra estão inseridas as empresas de diagnóstico in-vitro, representadas pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), que reúne mais de 40 empresas deste nicho, e se posiciona totalmente contra à RDC.

“Antes, as empresas do segmento necessitavam de uma única AFE e várias licenças, obtidas localmente. A partir de agora, cada filial deverá ter uma AFE, que será específica para cada atividade, além das licenças locais que continuam sendo necessárias”, questionou o presidente da CBDL, Fábio Arcuri.

De acordo com ele, hoje os pedidos de novas AFES ou alterações junto à UNAFE, da Anvisa, demoram em torno de sete meses para serem atendidos. “Com a entrada em vigor da nova norma, o setor já prevê que haverá um gargalo”.
O dirigente alega que o segmento de diagnóstico in-vitro já está enfrentando problemas porque a nova AFE está sendo exigida em alguns processos de licitações públicas. Com isso, algumas empresas foram desclassificadas e sofreram perdas irreparáveis. Até o momento, a CBDL ainda não informou quais empresas seriam essas.

“Além disso, o aumento de custo e de tempo para se iniciar uma operação estão totalmente contrários às recentes iniciativas do Governo Federal para o incentivo a novos negócios”, afirmou o presidente da CBDL, em comunicado ao mercado.

Exigências  
As autorizações do tipo AFE são exigidas das empresas que realizam o armazenamento, distribuição, embalagem, expedição, exportação, extração, fabricação, fracionamento, importação, produção, purificação, reembalagem, síntese, transformação e transporte de medicamentos e insumos farmacêuticos destinados a uso humano, cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes saneantes e envase ou enchimento de gases medicinais. As Autorizações Especiais (AE) se destinam a estabelecimentos que lidam com substâncias sujeitas a controle especial do Estado, como os medicamentos “controlados” e respectivos “princípios ativos”, por exemplo.

Veja documentação exigida aqui. 

A norma não se aplica às farmácias e drogarias, que já passaram por processo semelhante com a publicação da RDC nº 17/2013.

A proposta de RDC ficou em Consulta Pública por 60 dias e o Relatório de Análise de Contribuições se encontra disponível na página da Consulta no Portal da Anvisa. 

Saúde Web

Novo exame de sangue 'pode prever Alzheimer'

Sintomas do Alzheimer aparecem apenas 10 anos após surgimento da doença (Foto: BBC)
Sintomas do Alzheimer aparecem apenas 10 anos após surgimento da doença
Teste britânico que avalia proteínas no sangue pode indicar com um ano de antecedência chances de pacientes manifestarem doença 

Cientistas britânicos acreditam ter dado um passo importante nas pesquisas sobre o Alzheimer ao criarem um novo exame de sangue que pode prever as chances de uma pessoa desenvolver a doença.

O estudo realizado com mais de mil pessoas identificou um conjunto de proteínas no sangue que pode antever o surgimento da demência com 87% de precisão.

Os resultados do trabalho, publicado na revista científica Alzheimer's & Dementia, serão usados para aprimorar os testes com novos medicamentos para a doença, que afeta 44 milhões de pessoas em todo o mundo. 

O Alzheimer é uma doença degenerativa cujo primeiro sintoma é a perda da memória. Com o avançar do problema, pacientes também podem manifestar comportamento agressivo, irritabilidade, confusão mental, entre outros.

Os especialistas alertam que ainda não há previsão para que o exame esteja disponível em clínicas ou hospitais da Grã-Bretanha.

As pesquisas sobre tratamentos para o Alzheimer têm sido marcadas por fracassos. Entre 2002 e 2012, 99,6% dos experimentos feitos com objetivo de prevenir ou reverter a doença não levaram a nada.

Os médicos acreditam que as tentativas mal sucedidas se devem ao fato de que os pacientes começam a ser tratados tarde demais, já que os primeiros sintomas só aparecem uma década depois do início da doença.

Por isso, o maior objetivo das pesquisas atuais deste campo é identificar a demência em seu estágio inicial.

Exame de sangue
Os pesquisadores investigaram diferenças no sangue de 452 pessoas saudáveis, 220 com danos cognitivos moderados e 476 com Alzheimer.

Eles puderam confirmar com 87% de precisão quantos pacientes com danos cerebrais moderados desenvolveriam Alzheimer no ano seguinte.

"Nós queremos poder identificar o quanto antes as pessoas que vão precisar de fazer exames mais aprofundados num futuro próximo," disse líder da pesquisa, Simon Lovestone, da Universidade de of Oxford.

"Como não há tratamento, muitas pessoas podem questionar o valor de um exame de sangue. Mas as pessoas vêm ao consultório saber o que está acontecendo com elas e atualmente eu não posso dizer", aifrmou Lovestone.

Ian Pike, médico da Proteome Sciences, companhia que faz pesquisas na área farmacêutica, considera que o exame de sangue é "um grande passo" nas pesquisas sobre a demência.

"Ainda vai levar tempo e mais testes com pacientes para termos certeza de que esses exames podem ser usados rotineiramente. Mas este processo pode ser iniciado agora", afirmou.

É improvável que o teste possa ser feito isoladamente no caso de estar disponível em clínicas no futuro. Um resultado positivo teria de ser corroborado com tomografias cerebrais e testes de fluidos da coluna vertebral.

No início do ano, pesquisadores americanos anunciaram um exame de sangue capaz de prever o aparecimento de Alzheimer em pessoas saudáveis com até três anos de antecedência.

BBC Brasil / G1