Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de julho de 2014

Por ser atleta, recuperação de Neymar será mais rápida, mas até mesmo um espirro pode provocar dores

Recuperação de Neymar será mais rápida Após repouso e consolidação da fratura, tempo de fisioterapia pode ser de 4 a 5 semanas 

Por Dr Helder Montenegro

A fratura na terceira vértebra lombar no processo transverso da vértebra sofrida pelo jogador da seleção brasileira de futebol Neymar Jr. Na última sexta-feira (4 de julho) é de consolidação simples e não deixará sequelas. As pesquisas mostram que elas ocorrem por uma reação dos músculos fixados na região do processo transverso da vértebra. Esses músculos se contraem e causam a fratura dessa ponto na vértebra. 

A região fraturada está distante da medula espinhal e por isso não deixa sequelas neurológicas após a recuperação. O tratamento de fraturas no processo transverso na vértebra é semelhante em qualquer região da coluna, com a diferença de que na região lombar, como foi a do Neymar, é colocada uma cinta e na cervical é utilizado um colar cervical.  

Repouso
O repouso é o primeiro passo para o tratamento deste tipo de fratura. A cinta deve ser utilizada no descanso, o gesso não é uma alternativa, pois levaria à dificuldades para respirar. Durante o repouso a orientação é passar boa parte do tempo deitado. O tempo de repouso vai depender da idade e do quão bem feito o descanso será. Isto porque qualquer movimento, até mesmo um espirro, pode levar à contração muscular e causar dores.  

A expectativa é que a cinta seja utilizada e o repouso feito por cerca de duas a três semanas. A pessoa será liberada para a fisioterapia após o raio X constatar que houve consolidação óssea. Nesta fase não é necessário ingerir medicamentos para a cicatrização óssea, apenas para dor, caso seja necessário. 

Seria uma inconsequência fazer com que Neymar volte a jogar esta Copa do Mundo numa possível final. Isto porque se ele voltar a se exercitar pode ocorrer uma dificuldade de consolidação óssea e aumento do processo inflamatório. Realizar infiltrações no local seria apenas uma forma de mascarar a dor, mas a fratura não seria resolvida e colocaria em risco a consolidação contínua da fratura. Isso sem falar na consequência de choques durante o jogo gerando lesões mais graves na região da coluna. 

A cirurgia na região também não é sequer cogitada porque é uma lesão de simples consolidação e o procedimento cirúrgico envolveria expor aéreas nobres e assim há o aumento do risco de sequelas.  

Fisioterapia
Após o repouso e a consolidação óssea, a fisioterapia deve ser realizada. Este tratamento é importante porque o nosso organismo tem uma imobilização natural para proteger a região que foi lesionada. A pessoa fica de um jeito para ajudar a cicatrização da lesão. O problema é que após a consolidação, não temos um "antídoto" que desmonte tudo isso e fale para os ligamentos e tendões voltarem ao normal que agora o osso está cicatrizado. 

É neste momento que o fisioterapeuta é importante. Este profissional irá realizar manobras e exercícios para devolver as funções normais da coluna lombar, que são flexão, extensão, rotação para direita e esquerda e lateroflexão. 

No caso do atleta a orientação é fazer fisioterapia todos os dias e a expectativa é que sejam necessárias entre quatro e cinco semanas. Pessoas que não são atletas podem realizar a fisioterapia por cerca de três vezes na semana e levam mais um ou dois meses a mais para obterem os mesmos resultados do atleta na fisioterapia. No esportista tudo é mais rápido porque a memória muscular é maior.  

Cuidados com a musculatura
Quando as funções normais da coluna lombar são recuperadas, voltar a se exercitar é essencial, não apenas para os atletas, mas também para quem é sedentário. Como o esportista já tem uma boa memória muscular, esta parte não será tão difícil. Contudo, quanto mais sedentária a pessoa for mais exercícios ela precisará fazer, pois provavelmente a atrofia muscular em decorrência do repouso foi maior. Neste momento é importante a participação do profissional de educação física com a orientação do fisioterapeuta. 

Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário