Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de julho de 2014

Fiocruz fornece identificação online dos tipos de barbeiros

Fiocruz/Divulgação/Direitos Reservados
Doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro
Cartões são referência para os agentes de saúde de todo o País 

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) está distribuindo gratuitamente, pelo meio online, cartões ilustrativos com todas as 66 espécies de barbeiros encontradas em território nacional até o momento, informa o portal da entidade. Desenvolvido originalmente em formato impresso pelo Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, em 2010, esses cartões são referência para os agentes de saúde de todo o País, já tendo sido distribuídos mais de 8.000 unidades.

O Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas, geralmente é transmitido de um hospedeiro a outro por insetos — no caso humano, o principal vetor é um percevejo popularmente conhecido como barbeiro ou chupão, explica José Jurberg, chefe do Laboratório e um dos responsáveis pela elaboração do catálogo eletrônico. 

— A partir de agora, podemos levar informação de qualidade para mais pessoas. Além de auxiliar os profissionais da área da Saúde, esse material poderá ser amplamente utilizado por professores, estudantes e demais interessados no tema.

Jurberg ressaltou, ainda, a importância de ultrapassar as barreiras físicas e estender o conhecimento para a população.

— Muitas vezes, as pessoas notam um inseto estranho circulando em suas residências, mas não sabem identificá-lo. Com esse material online, é possível, por exemplo, reconhecer se é ou não um barbeiro”. Os cartões eletrônicos trazem ilustrações dos vetores, sua medida real, nome científico, informações sobre o habitat natural da espécie e seu ciclo de vida.

 R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário