Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ingestão de uva protege órgãos de danos causados pela síndrome metabólica

Pesquisa indica que componentes naturais encontrados nas uvas, conhecidos como polifenois, são benéficos à saúde.
Pesquisa indica que componentes naturais
encontrados nas uvas, conhecidos como
polifenois, são benéficos à saúde
Consumo da fruta reduz a inflamação e o armazenamento de gordura e melhora a defesa antioxidante nos rins e fígado
 
Consumir uvas pode ajudar a proteger contra danos em órgãos associados com a progressão da síndrome metabólica, de acordo com pesquisa realizada no University of Michigan Health System, nos EUA.
 
A pesquisa, apresentada na conferência Experimental Biology, em Boston, indica que componentes naturais encontrados nas uvas, conhecidos como polifenois, são considerados responsáveis por esses efeitos benéficos.
 
E. Mitchell Seymour e seus colegas estudaram os efeitos de uma dieta rica em gordura, de estilo americano, tanto com a adição de uvas quanto sem a fruta(dieta controle) sobre o coração, fígado, rins e tecido gorduroso em ratos propensos à obesidade.
 
As uvas, uma mistura de variedades vermelha, verde e preta, foram fornecidas como um pó liofilizado de uva e integradas na dieta dos animais durante 90 dias.
 
Os resultados mostraram que o consumo por três meses de uma dieta enriquecida em uva reduziu significativamente os marcadores inflamatórios em todo o corpo, mas de forma mais significativa no fígado e no tecido adiposo abdominal.
 
O consumo de uvas também reduziu danos ao fígado, rim e o peso da gordura abdominal, em comparação com o consumo da dieta controle. Além disso, a ingestão de uva aumentou os marcadores de defesa antioxidante, particularmente no fígado e nos rins.
 
"Nosso estudo sugere que uma dieta enriquecida com uva pode desempenhar um papel fundamental na proteção contra a síndrome metabólica e os danos que ela causa no organismo e seus órgãos.
 
Tanto a inflamação quanto o estresse oxidativo desempenham um papel na progressão da doença cardiovascular e disfunção de órgãos em pacientes com diabetes tipo 2. A ingestão de uva impactou ambos estes componentes em vários tecidos, o que é uma descoberta muito promissora", conclui Seymour.
 
Fonte isaude.net

Narguilé causa maior exposição a substâncias tóxicas do que cigarro

Volume de tragadas do narguilé pode chegar a 1.000 ml em uma sessão de uma hora
Volume de tragadas do narguilé pode chegar a 1.000 ml
 em uma sessão de uma hora
Pessoas que fumam narguilé têm mairo contato com monóxido de carbono e benzeno que podem causar doença cardíaca e leucemia
 
Pessoas que fumam narguilé tem maior exposição a substâncias tóxicas que podem causar câncer e doença cardíaca. É o que indica estudo de pesquisadores da University of California, San Francisco, nos EUA.
 
A pesquisa mostra que o tabaco fumado com narguilé e com cigarro mostraram padrões diferentes de exposição a substâncias tóxicas do tabaco. Segundo os pesquisadores, o narguilé levou à exposição a agentes que podem causar doenças cardiovasculares e leucemia.
 
"Fumar narguilé em bares se tornou popular entre os jovens nos Estados Unidos, e alguns acreditam que ele é menos prejudicial do que o cigarro. Nós mostramos, pela primeira vez, que as exposições tóxicas do narguilé diferem do padrão do cigarro, com maior exposição a algumas substâncias tóxicas, como monóxido de carbono e benzeno, em fumantes de narguilé", afirma o pesquisador Peyton Jacob III.
 
Para comparar os níveis de exposição a várias substâncias tóxicas do tabaco, Jacob e seus colegas conduziram um estudo aleatório com 13 voluntários saudáveis, oito homens e cinco mulheres.
 
Todos tinham experiência em fumar cigarros e narguilé. Como diferentes indivíduos excretam quantidades diferentes de produtos químicos tóxicos, mesmo que inalem as mesmas quantidades, a forma mais simples para comparar a exposição foi realizar um estudo "cross-over", onde a mesma pessoa fumou cigarros e narguilé em dias diferentes.
 
Os voluntários ou fumavam cigarro ou narguilé exclusivamente durante o dia, durante quatro dias. Depois de uma semana ou mais, cada indivíduo foi readmitido no hospital e passou a fumar o outro produto nos quatro dias seguintes. Em média, os voluntários fumaram três sessões com narguilé ou 11 cigarros por dia.
 
Os investigadores recolheram amostras de sangue e urina antes, durante e no final de cada tipo de sessão de fumo.
 
Os pesquisadores descobriram que o fumo de narguilé resultou em cerca de metade da quantidade de nicotina total medida no sangue durante um período de 24 horas em relação ao tabagismo. No entanto, a exposição à nicotina, ainda que em níveis mais baixos, pode sustentar o vício, de acordo com Jacob.
 
Por outro lado, os pesquisadores descobriram que enquanto as pessoas fumavam narguilé, a quantidade total de monóxido de carbono no hálito medido durante um período de 24 horas foi mais de 2,5 vezes maior do que quando as pessoas fumavam cigarros. Jacob explicou que a exposição elevada ao monóxido de carbono aumenta o risco de eventos agudos, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou morte súbita em pessoas que têm doenças cardiovasculares ou pulmonares.
 
Além disso, os dados indicaram que a exposição ao benzeno, um composto orgânico volátil, era consideravelmente superior com o narguilé. Os investigadores detectaram o dobro da quantidade de um metabolito de benzeno na urina dos fumantes de narguilé em comparação com os fumantes de cigarro. Segundo Jacob, a exposição ao benzeno é uma preocupação porque ele é conhecido por causar leucemia nos seres humanos.
 
"As pessoas querem saber se é um risco para a saúde menor se mudar de cigarros para narguilé em uma base diária. Nós descobrimos que fumar narguilé não é uma alternativa segura ao cigarro, nem é provável que seja uma estratégia eficaz de redução de danos", conclui Jacob.
 
Fonte isaude.net

Seguir dieta de estilo ocidental aumenta risco de morte prematura

Dieta rica em frituras, doces e sal aumenta risco de morte prematura
Dieta rica em frituras, doces e sal aumenta risco de morte prematura
Estudo sugere que seguir recomendações dietéticas pode reverter a síndrome metabólica e ajudar a alcançar envelhecimento saudável
 
Seguir uma dieta de estilo ocidental, rica em alimentos fritos e doces, aumenta o risco de morte prematura, de acordo com estudo de pesquisadores do Institut national de la santé et de la recherche médicale (INSERM), na França.
 
O relatório foi publicado no The American Journal of Medicine.
 
"O impacto da dieta sobre doenças específicas relacionadas à idade tem sido estudado extensivamente, mas poucas investigações têm adotado uma abordagem mais holística para determinar a associação da dieta com a saúde geral em idades mais avançadas", afirma o investigador principal do estudo, Tasnime Akbaraly.
 
A equipe examinou se a dieta, avaliada na meia-idade usando padrões alimentares e de cumprimento do Índice de Alimentação Alternativa Saudável (AHEI), está associada com o envelhecimento, fenótipos identificados após uma média de 16 anos de acompanhamento.
 
O AHEI é um índice usado para calcular a qualidade da dieta, bem como fornecer orientações alimentares para ajudar a combater doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e diabetes.
 
Os pesquisadores usaram os resultados de um estudo britânico, realizado a partir de 1985, para encontrar evidências que sugerem que, seguir a AHEI pode ajudar a reverter a síndrome metabólica, que é um forte preditor de doença cardíaca.
 
A equipe tentou identificar fatores dietéticos que contribuem para o envelhecimento ideal e morte prematura.
 
No estudo, os pesquisadores investigaram um total de 3.775 homens, bem como 1.575 mulheres entre 1985 e 2009 com uma média de idade de 51 anos. Eles usaram dados hospitalares, resultados de exames realizados a cada cinco anos e registro de dados. Os pesquisadores identificaram doenças crônicas entre os participantes.
 
Eles classificaram os resultados em cinco categorias diferentes:
 
- Envelhecimento ideal, definido como livre de doenças crônicas e alto desempenho em testes de capacidade física, mental e cognitivo: 4%;
 
- Evento cardiovascular não fatal: 12,7%;
 
- Morte não cardiovascular: 7,3%;
 
- Envelhecimento normal: 73,2%.
 
Participantes com baixa adesão ao "Índice de Alimentação Alternativa Saudável" tiveram um aumento do risco de morte cardiovascular e não cardiovascular.
 
As pessoas que seguiram uma dieta do tipo ocidental foram associadas a um menor risco de envelhecimento ideal.
 
"Nós mostramos que seguir recomendações dietéticas específicas, tais como a fornecida pela AHEI pode ser útil na redução do risco de envelhecimento não saudável, enquanto que evitar a ingestão de alimentos "de tipo ocidental" pode melhorar a possibilidade de envelhecer livre de doenças crônicas e permanecer altamente funcional. Uma melhor compreensão da distinção entre comportamentos específicos de saúde que oferecem proteção contra doenças e aqueles que se movem os indivíduos para o envelhecimento ideal pode facilitar melhorias nas políticas de prevenção de saúde pública", conclui Akbaraly.
 
Fonte isaude.net

Tratamento com proteína pode bloquear inflamação nociva aos rins

Terapia utilizando prostaglandina E2 permitiu que as células renais de ratos se recuperassem imediatamente
 
Pesquisadores da Georgia Regents University, nos EUA, afirmam ter descoberto uma maneira de bloquear a inflamação que destrói o rim. A pesquisa pode permitir que as células renais danificadas se recuperem.
 
A pesquisa foi publicada no American Journal of Physiology-Renal Physiology.
 
Infecções significativas, doenças causadas por privação de oxigênio, lesões, diabetes e hipertensão descontrolada podem causar danos significativos aos rins.
 
Em um esforço para melhor protegê-los, o pesquisador Michael P. Madaio e seus colegas induziram inflamação renal aguda ou nefrite, em ratos, em seguida, deu-lhes prostaglandina E2.
 
Segundo os pesquisadores, as unidades de filtragem dos rins se recuperaram imediatamente. "As células ficaram melhores, os rins ficaram melhores", afirma Madaio.
 
Enquanto as prostaglandinas são mais conhecidas como compostos lipídicos pro-inflamatórios naturais, a prostaglandina E2 tem um efeito anti-inflamatório. Os pesquisadores suspeitavam, e descobriram, que ela também tinha propriedades regenerativas.
 
Em um estudo relacionado, eles encontraram o que parece ser um bom indicador da função renal que pode ajudar médicos e pacientes a otimizar o tratamento. "É difícil determinar a extensão da doença com as formas atuais de medir a função renal", observa Madaio.
 
Na busca de uma melhor maneira de medir as lesões renais, os pesquisadores colocaram uma etiqueta fluorescente em um anticorpo monoclonal humano para um colágeno encontrado apenas nos rins, pulmões e ouvidos, injetados em ratos com doença renal ativa, em seguida, verificaram a ligação com anticorpo no rim.
 
Este colágeno faz parte da estrutura de base de filtros renais e sua configuração de hélice tripla significa que as moléculas de colágeno devem ficar unidas para funcionar. O anticorpo usado pelos pesquisadores reconhece as hastes onde as moléculas de colágeno se conectam, por isso só se liga quando esse vínculo é quebrado, um indicador precoce de lesão e perda de função renal.
 
"Quando você tem inflamação nos rins, as extremidades se quebram, expondo o domínio e o anticorpo pode reconhecê-lo. O sistema de marcação funcionou em ratinhos assim como tecidos retirados de pacientes com várias doenças renais", afirmam os pesquisadores.
 
Segundo a equipe, o anticorpo pode também ser utilizado para entregar terapias diretamente aos filtros, como a prostaglandina E2, aumentando sua eficácia e reduzindo os efeitos colaterais.
 
Fonte isaude.net

História evolutiva do vírus da dengue tipo 2 no Brasil é mapeada

Pesquisadores realizaram o sequenciamento completo de 12 amostras de DENV-2 de pacientes atendidos em São José do Rio Preto
 
Estudo mapeou no Brasil, a história evolutiva do sorotipo 2 do vírus da dengue (DENV-2) - uma das quatro espécies transmitidas ao homem pelo mosquito Aedes aegypti .Para mapear a diversidade filogenética e filogeográfica do vírus, ou seja, o caminho evolutivo trilhado em diferentes regiões do país, pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, realizaram o sequenciamento completo de 12 amostras de DENV-2 de pacientes atendidos em São José do Rio Preto durante a epidemia de 2008. Os dados foram comparados com amostras de bancos de dados genéticos de dengue do Brasil e do mundo.

Os resultados revelam a circulação simultânea de diferentes linhagens de DENV-2 no país, o que pode estar associado a um maior número de surtos epidêmicos e de manifestações graves da doença quando comparado aos outros três sorotipos da dengue. A existência de uma maior variabilidade genética entre o DENV-2 também tem sido apontada como causa do insucesso em testes com vacinas.

O trabalho foi coordenado por Mauricio Lacerda Nogueira, do Laboratório de Pesquisas em Virologia da Famerp. " Dentro de cada uma das quatro espécies de vírus causadoras da dengue existem diferentes genótipos. Dentro de cada genótipo ainda há variações genéticas que chamamos de clados ou linhagens. Nossos dados mostram que três diferentes linhagens de DENV-2 entraram no Brasil nos últimos 30 anos e todas elas pertencem ao genótipo Americano/Asiático" , disse Nogueira.

Genótipos diferentes
Segundo o pesquisador, há ao todo seis diferentes genótipos do DENV-2. O genótipo Americano/Asiático, que estima-se teria vindo do Vietnã via Cuba, predomina hoje em todo o continente americano. " O genótipo Americano existente na região originalmente foi expulso por uma versão do vírus oriunda da Ásia, mais agressiva e mais adaptada às condições epidemiológicas das Américas" , explicou.

As três diferentes linhagens de DENV-2 analisadas no estudo foram chamadas pelos pesquisadores de BR1, BR2 e BR3. Diferem geneticamente entre si por 37 alterações de aminoácidos. Essas variações, segundo Nogueira, encontram-se na região do genoma do vírus que mais interage com o sistema imunológico humano.

Os resultados indicam que a primeira introdução do genótipo Americano/Asiático teria ocorrido entre 1988 e 1989, possivelmente no Rio de Janeiro. Essa linhagem, batizada de BR1,teria circulado continuamente em diferentes regiões do país por pelo menos 14 anos.

Entre 1998 e 2000 teria ocorrido a introdução da linhagem BR2, mais restrita à região Nordeste do país. Paralelamente, em 1999, o BR3 teria aparecido no Sudeste e, em 2001, na região Norte, causando grandes epidemias no Rio de Janeiro e em São Paulo entre 2007 e 2008 e superando as outras duas linhagens em termos de número de casos e de manifestações graves.

Perigo constante
" Fizemos um estudo semelhante com o DENV-1, publicado em 2012 na revista Archives of Virology, no qual mostramos que, quando uma nova linhagem do vírus emergia, a anterior desaparecia completamente. Mas, no caso do DENV-2, existem períodos em que há dois clados(grupo de espécies que compartilham um ancestral comum) diferentes circulando ao mesmo tempo no país, o que torna esse vírus mais perigoso. A maior variabilidade genética favorece epidemias" , disse Nogueira.

Não é por coincidência, afirmou o pesquisador, que o DENV-2 é há pelo menos dez anos uma presença constante no interior de São Paulo, enquanto os demais sorotipos causam epidemias em anos específicos e depois desaparecem por longos períodos. " Ao analisar os dados do Ministério da Saúde é possível detectar dengue do tipo 2 todos os anos no Brasil e em diferentes regiões" , disse.

Há alguns anos, o consenso entre os especialistas era de que, uma vez afetado por um sorotipo da dengue, o indivíduo ficaria imune àquela espécie do vírus, mesmo se infectado por diferentes genótipos e linhagens. Mas estudos recentes têm levantado novos questionamentos entre os cientistas.

Vacina distante
Pesquisadores de uma empresa de imunização reportaram o sucesso apenas parcial da vacina tetravalente contra a dengue testada em 4 mil crianças com idades entre 4 e 11 anos na Tailândia.

Entre os sorotipos DENV-1, DENV-3 e DENV-4, a taxa de eficiência ficou entre 60% e 90%. Mas o sorotipo DEN-2 resistiu quase que totalmente aos efeitos da vacina. Uma das razões apontadas no estudo seria a diferença entre os clados circulantes na população da Tailândia e os usados para fazer o imunizante.

Outros testes com a vacina estão em andamento em dez países da Ásia e da América Latina, entre eles o Brasil, com 31 mil crianças e adolescentes." Não sabemos se os resultados brasileiros serão parecidos com os da Tailândia. Pode ser, por exemplo, que aqui a vacina funcione contra o DENV-2 e não funcione contra o DENV-4. Precisamos de mais estudos para entender a evolução dos quatro sorotipos, as variações de linhagem e o quanto isso importa em termos de resposta imune, do número de casos e da gravidade da doença" , afirmou Nogueira.

Para o pesquisador, no entanto, o mais provável é que os resultados apontem para a necessidade de desenvolver vacinas específicas para cada país e para cada região.

Nogueira também coordena, um projeto de vigilância em dengue para acompanhar em tempo real o que acontece no município, que atualmente enfrenta uma forte epidemia." Já foram registrados mais de 8 mil casos somente em 2013 e nossos dados indicam que mais de 90% correspondem ao DENV-4, que aparentemente é menos agressivo. O número de casos graves não está sendo grande" , contou.

Entre 2009 e 2010, a região enfrentou uma epidemia de DENV-1 com mais de 20 mil casos. "Com epidemias tão próximas causadas por diferentes vírus e a presença constante do DENV-2, o risco de a população sofrer infecções repetidas aumenta, o que eleva também o risco de manifestações graves", alertou o pesquisador.
 
Fonte isaude.net

Bebê morre por suposta falta de higiene em hospital

Jéssica morreu com apenas 11 dias
Reprodução/Daily Mail
Caso aconteceu na Inglaterra. Hospital diz que menina contraiu infecção de outra criança
 
Com apenas 11 dias de vida, Jéssica Strong morreu depois de contrair uma infecção bacteriana rara. O caso aconteceu na Inglaterra e foi publicado pelo Daily Mail nesta sexta-feira (19). A mãe suspeita que houve falta de higiene por parte dos funcionários do hospital.
 
Já os médicos do hospital disseram que a infecção aconteceu depois que um bebê infectado foi transferido para a mesma ala que Jéssica.
 
O estado de saúde da menina piorou depois dessa mudança. Em um exame de sangue, a equipe médica detectou uma bactéria rara em seu estômago e intestino. Em menos de 12 horas a infecção se espalhou por baço, pulmões e cérebro.
 
Segundo o microbiologista Jeorge Orendi, foi diagnosticada uma bactéria no outro bebê, mas não a ponto de se tornar algo grave e contagioso. Os protocolos nacionais sobre anti-infecção foram seguidos corretamente.
 
A mãe de Jéssica pretende tomar medidas legais para saber a verdade sobre a morte de sua filha.
 
Fonte R7

China anuncia mais uma morte e quatro contágios de gripe aviária

O vírus H7N9 foi encontrado em 95 pessoas, a maioria no leste do país
 
A China confirmou neste sábado mais uma morte e quatro novas infecções de uma nova variante da gripe aviária, elevando o número de mortos para 18, informou a agência de notícias Xinhua.
 
O vírus H7N9 foi encontrado em 95 pessoas, a maioria no leste da China. A última vítima foi um homem de 69 anos, de sobrenome Xu, na província de Zhejiang. Ele morreu na noite de sexta-feira, após o tratamento de emergência não surtir efeito.
 
A província de Zhejiang informou que há três novos casos de infecção e que os três pacientes estão em estado grave. A província costeira de Jiangsu também anunciou outra infecção.
 
Na sexta-feira, autoridades da saúde levantaram dúvidas sobre a fonte dessa variante do vírus, indicando que mais da metade dos pacientes não teve contato com aves domésticas.
 
Embora não esteja claro como as pessoas estão se infectando, a OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que não há evidência de que possa estar havendo o pior cenário imaginado: o da transmissão entre pessoas.
 
O representante da OMS na China, Michael O'Leary, divulgou dados na sexta-feira mostrando que metade dos pacientes analisados não teve contato com aves domésticas, a fonte mais potencial de contágio, mas ele disse que a transmissão entre pessoas parecia rara.
 
A China anunciou o primeiro caso de H7N9 no final de março, e desde então tem elogiado a OMS por sua atuação na crise.

Fonte R7

Implante no cérebro pode curar Transtorno Obsessivo Compulsivo

Reprodução/Rede Record
Cirurgia implanta eletrodos no cérebro de pacientes com TOC
Eletrodos prometem acabar com doença que atinge 2% da população brasileira
 
Uma cirurgia que implanta eletrodos no cérebro promete ser a cura para quem sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Atualmente, 2% da população sofre da doença no Brasil.
 
A pessoa que possui o distúrbio tem comportamento estranho e manias exageradas relacionadas com saúde, limpeza e organização, dentre outras.
 
Estas manias podem se tornar rituais incontroláveis e até mesmo paralizar a vida de quem sofre com a doença.
 
Apesar de ser um procedimento tranquilo para o paciente, a cirurgia é trabalhosa para os médicos e pode durar até 12h. Os eletrodos são colocados em regiões específicas do cérebro do paciente.
 
O procedimento, que custa mais de R$ 300 mil, não é coberto pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, os médicos afirmam que só é possível ter certeza de que a doença foi curada após três meses da operação.
 
Saiba mais sobre o procedimento na reportagem do Fala Brasil:



Fonte R7

Humor: Erro Médico

Prefeitura de Piratuba - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Piratuba, no estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo n° 02/2013 com o objetivo de preencher 20 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 6.633,80 e o certame será realizado sob a responsabilidade da organizadora APRENDER.COM.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Edificação e Manutenção, Agente de Serviços Gerais Externo, Agente de Serviços Gerais Internos, Médico Clínico Geral e Técnico Contábil.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 29 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de Piratuba (SC), localizada na Rua Governador Jorge Lacerda, 133 – Centro, no setor de Recursos Humanos no horário das 08h às 17h.
 
Taxas
Para nível superior R$ 50,00;
Para nível médio R$ 30,00;
Para os demais R$ 20,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas escritas e práticas serão aplicadas na data prevista de 12 de maio de 2013, em locais e horários a serem divulgados. O Gabarito provisório referente a prova objetiva será divulgado no primeiro dia após a realização da prova no Mural da Municipalidade e no site www.aprendersc.com.br.
 
O processo seletivo e o respectivo resultado terão validade para o exercício do ano de 2013.

Prefeitura de Feijó (AC) abre vagas

A Prefeitura de Feijó, cidade localizada a 344 km de Rio Branco, no Acre, estará realizando processo seletivo para o preenchimento de várias vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 750,00 e R$ 13.500,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Médico, Dentista, Farmacêutico, Enfermeiro, Guarda de O. I., Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico de Enfermagem.
 
As inscrições acontecerão do dia 22 a 26 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de Feijó, das 08h às 13h e das 15h às 18h.
 
Maiores informações na Prefeitura Municipal de Feijó, lembrando que o edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Acre, de 18 de abril de 2013, pág. 33.

Concurso Prefeitura de Santa Filomena - PI

A Prefeitura de Santa Filomena, no estado do Piauí, abriu edital de concurso público n° 001/2013, visando ocupar 57 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A oferta salarial é de até R$ 10.000,00 e a jornada de trabalho semanal pode variar de 20 a 40 horas. O certame será executado pela FUNVAPI - Fundação Vale do Piauí.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços diversos, agente administrativo, auxiliar de saúde bucal, contador, dentista, eletricista, enfermeiro, médico clínico geral, médico clínico, motorista - D, nutricionista, operador de máquinas e equipamentos pesados, professor de 1º ao 5º ano, professor de matemática, professor de língua inglesa, professor de história, professor de educação física, psicólogo, técnico em enfermagem e vigia.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas somente via internet no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, de 8h do dia 22 de abril às 23h59min do dia 12 de maio de 2013. As taxas podem ser de R$ 30,00, R$ 35,00, R$ 40,00 ou R$ 65,00, de acordo com o nível de escolaridade.

Provas
As provas escritas objetivas e subjetivas, para todos os cargos, terão duração de quatro horas e serão aplicadas na data prevista de 09 de junho de 2013, das 8h às 12h. A relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Santa Filomena, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br.

O gabarito oficial da prova escrita será divulgado pela FUNVAPI no dia 10 de junho de 2013.

Validade
O prazo de validade deste concurso é de dois anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.
 

Prefeitura de Tamandaré (PE) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura da cidade de Tamandaré, no estado de Pernambuco, lançou o edital de processo seletivo nº 001/2013, informando que o município dispõe de 27 vagas para contratação de agente comunitário de saúde (10) e agente de combate às endemias (17). O salário é de R$ 950,0 e R$ 678,00, respectivamente.
 
As inscrições podem ser feitas entre os dias 29 de abril e 24 de maio de 2013, pelo site www.concursotamandare.com.br, ou presencialmente, dentro do mesmo prazo, no prédio da Biblioteca Pública Municipal, situado na Avenida José Bezerra Sobrinho, s/n, Centro, Tamandaré-PE. Os horários de atendimento são das 8h às 12h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.
 
Outras informações serão comunicadas no Quadro de Aviso da Prefeitura e Câmara de Vereadores.

UNIJUÍ - RS abre vaga de estágio

A UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital nº 58/2013 de processo seletivo com o intuito de selecionar um (01) estagiário, para atuar no Departamento de Ciências Exatas e Engenharias - DCEEng, campus Panambi, na CREMAT. A bolsa para 30 horas semanais será de R$ 540,00.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 25 de abril de 2013, através de preenchimento de formulário de inscrição no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/oportunidades.
 
Será realizada análise de currículo e entrevista com banca examinadora no dia 29 de abril de 2013, às 14 horas, na sala C-01 – Campus Panambi.
 
Os candidatos deverão comparecer munidos do Curriculum Vitae impresso e documentado, contendo cópia da identidade e CPF, da matrícula de graduação atualizada, histórico escolar da graduação, e se possuir, comprovante de participação em cursos e experiência profissional.

Prefeitura de Mariana Pimentel (RS) tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Mariana Pimentel, estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da empresa UNA Concursos, divulgou edital de processo seletivo n° 09/2013 para contratação por prazo determinado de Fisioterapeuta e Agente Comunitário de Saúde, ambos integrantes do quadro da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social.
 
São ofertadas 10 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 899,08 e R$ 3.002,45 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas, para todos os cargos, até o dia 26 de abril de 2013, e podem ser efetivadas na Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel, Rua Dr. Montaury n.º 10, Mariana Pimentel/RS, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. As taxas variam de R$ 30,00 para cargo de Agente Comunitário de Saúde e de R$ 40,00 para o cargo de Fisioterapeuta.
 
As provas serão aplicadas na data prevista de 04 de maio de 2013, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ziulkoski Filho, Rua Gal. Daltro Filho, n.º 279, Centro, Mariana Pimentel/RS. O candidato deverá apresentar-se no local das provas às 8h30, munido de documento de identidade, cartão de identificação recebido no ato da inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.
 
O prazo de validade do certame será de dois (2) anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Conquista D'Oeste (MT) abre processo seletivo

No estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Conquista D'Oeste publicou edital nº. 001/2013 de processo seletivo visando preencher vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. Sob coordenação técnica da Pisma Consultoria, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 6 vagas de nível fundamental, com salário de até R$ 829,19, para carga horária de 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de deficiência especiais serão destinadas 10% das vagas do respectivo cargo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas gratuitamente do dia 22 de abril a 10 de maio de 2013, das 08h00min às 11h00min e das 13h30min às 16h30min, nas dependências da Prefeitura de Conquista D’Oeste, Departamento de Pessoal, localizada na Avenida Dos Oitis, 1200, Centro – Fone: (65) 3265 – 1000 – na Cidade de Conquista D’Oeste – MT. CEP: 78254-000.
 
O candidato deverá anexar à ficha de inscrição (disponível no site www.conquistadoeste.mt.gov.br), fotocópias dos seguintes documentos:

Identidade (Carteira de Identidade Civil ou Profissional) e CPF (se tiver o CPF na carteira de identidade, é dispensada a fotocópia do mesmo – caso contrário, é obrigatório à fotocópia do CPF), Carteira de Trabalho ( CTPS), Titulo de Eleitor.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 26 de maio de 2013, às 08:00, na Escola Municipal Linda Wagner Guse, situada à Rua das Laranjeiras, 1160, Centro – na Cidade de Conquista D’Oeste – MT.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 27 de maio de 2013, no mural de publicações da Prefeitura Municipal, na imprensa local e regional e no site www.conquistadoeste.mt.gov.br.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período. O edital encontra-se no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 19 de abril de 2013, pág. 44 a 49.

Gerência Municipal de Saúde de Naviraí - MS abre processo seletivo

A Gerência Municipal de Saúde da cidade de Naviraí, no estado do Mato Grosso do Sul, divulgou o edital Nº 001/2013 de processo seletivo, com intuito de selecionar agentes comunitários de saúde (08 vagas), com exigência de nível fundamental, e auxiliares de enfermagem (17 vagas), que devem ter curso técnico na área e ensino fundamental. A remuneração é de até R$ 832,24 por carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 22 de abril a 03 de maio de 2013, na Gerência Municipal de Saúde de Naviraí, situada na Avenida Amélia Fukuda, 100, Centro, nos horários de 07h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
 
O processo seletivo para o cargo de Agente Comunitário de Saúde constará de prova teórica e entrevista, já os candidatos ao cargo de Auxiliar de Enfermagem serão avaliados por meio de análise curricular.
 
O resultado final do certame será divulgado no órgão oficial de imprensa do Município e no mural da Gerência Municipal de Saúde. O processo seletivo terá validade pelo prazo de 12 meses.
 
O edital na íntegra está publicado no Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso do Sul (19/04/2013), a partir da página 20.

Concurso Ministério da Saúde 2013: Edital e Inscrição

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (19/04/13) o edital nº 04/2013 de concurso público para o provimento de 265 vagas em diversos cargos de nível superior. Todas as etapas do certame serão executadas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
 
O concurso destina-se ao preenchimento de vagas existentes na sede do Ministério, em Brasília/DF, e nos Núcleos Estaduais (NE), localizados nas capitais dos estados. A remuneração varia de R$ 3.981,41 a R$ 6.722,34 por jornada de 40 horas semanais.
 
As oportunidades são distribuídas entre os seguintes cargos: Analista Técnico Administrativo I e II, Administrador, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro Civil e Engenheiro Eletricista. Do total de vagas, 13 são destinadas aos candidatos com deficiência. Vale ressaltar que somente os cargos de Analista Técnico Administrativo I e II exigem nível superior em qualquer área de formação.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas somente via internet, mediante acesso ao endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/ms_13, no período entre 10 horas do dia 26 de abril de 2013 e 23 horas e 59 minutos do dia 17 de maio de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 80 para todos os cargos e o pagamento dessa taxa deverá ser efetuado até o dia 5 de junho de 2013.
 
Avaliação e Resultado
A seleção constará de provas objetiva e discursiva, que serão aplicadas juntas na data prevista de 07 de julho de 2013, no turno da manhã, além de avaliação de títulos. Os locais e horários das provas serão informados no site do CESPE, no dia 28 de junho. O gabarito das provas estará disponível em 09 de julho.
 
O resultado final da prova objetiva e o resultado provisório da prova discursiva serão publicados na data provável de 31 de julho de 2013.
 
O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após um (01) ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Rio Bom- PR abre concurso público

A Prefeitura de Rio Bom, no estado do Paraná, publicou o edital de nº 001/2013 de concurso público para o provimento de quatro vagas nos cargos de agente de endemias, auxiliar odontológico, auxiliar de enfermagem, enfermeiro e psicólogo. Os salários vão de R$ 678,00 a R$ 1.379,56 por jornada de trabalho de 40 e 36 horas semanais.
 
O certame será organizado pela KLC Concursos e as inscrições podem ser feitas até 28 de abril de 2013, mediante acesso ao site www.klcconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 e R$ 90,00, dependendo do cargo escolhido pelo candidato. A taxa pode ser quitada até 29 de abril de 2013.
 
O certamente será desenvolvido por meio de uma prova objetiva, que será aplicada provavelmente em 12 de maio de 2013, na cidade de Rio Bom/PR, em local e horário a serem divulgados no site oficial da organizadora.
 
O resultado das provas objetivas será divulgado até o dia 30 de maio de 2013, a partir das 15h, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Rio Bom ou no site www.klcconcursos.com.br.
 
A validade do concurso será de dois (02) anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, de acordo com as necessidades da Administração.

Concurso UEFS - BA oferece vagas para professor

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) inscreve até 17 de maio de 2013 para o concurso público de provas e títulos que vai prover sete vagas para Professor Auxiliar e Assistente. As oportunidades são para docentes com formação nas áreas de Química Geral e Inorgânica, Estruturas de Concreto, Desenho Básico, Enfermagem no Contexto da Saúde Mental e do Adoecer Psíquico, Cirurgia com Habilidade em Medicina Intensiva, Psiquiatria e Ginecologia.
 
A inscrição deve ser feita apenas pela internet, no site da UEFS (www.uefs.br). Os interessados devem clicar em Concursos e Seleções, seção em que também é disponibilizado o edital do concurso (nº 01/2013). O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 e outras informações podem ser obtidas através do telefone (75) 3161-8030.
 
Os servidores efetivos ou temporários e os professores que servem à UEFS, nas condições de contratação temporária, atuando como substitutos ou visitantes, ficam dispensados do pagamento da taxa.
 
A Prova Escrita consistirá de uma dissertação, em português, de ponto único, sorteado no momento da prova, para todos os candidatos.
 
Já a Prova Didática consistirá de uma aula de natureza discursiva no campo da argumentação teórica e/ou no campo da realização de uma prática, cuja realização ocorrerá em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação.
 
Por fim, os títulos só serão computados quando, efetivamente, estiverem relacionados com a área de estudo em concurso e/ou áreas afins.
 
O concurso terá dois anos de validade, mas poderá ser prorrogado pelo Reitor, pelo mesmo período, mediante solicitação do Departamento interessado.

Prefeitura de Novo Itacolomi - PR abre concurso público

A Administração Pública do Município de Novo Itacolomi, no estado do Paraná, lançou o edital de concurso público nº 001/2013, visando preencher três vagas para o cargo de agente comunitário de saúde (ensino fundamental). O vencimento é de R$ 678,00.
 
Os interessados podem realizar a inscrição até 02 de maio de 2013 pelo site www.eplconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00.
 
O processo seletivo será feito através de uma prova objetiva, aplicada na cidade de Novo Itacolomi, provavelmente em 19 de maio de 2013, em horário e local que serão divulgados no site oficial da organizadora.
 
O resultado final do concurso, com a relação dos aprovados, será informado a partir de 24 de maio de 2013, no site www.eplconcursos.com.br como também será afixado em Edital na Prefeitura Municipal de Novo Itacolomi/PR.
 
O prazo de validade do concurso público será de um (01) ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Balneário Gaivota (SC) lança edital de processo seletivo

Com oferta de 39 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Balneário Gaivota, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº. 01/2013 para realização de processo seletivo. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.concursul.com.br, até as 15 horas do dia 17 de maio de 2013.
 
Cargos: Médico (Clínico Geral e Pediatra), Enfermeiro, Odontólogo, Psicólogo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Odontologia, Monitor PETI, Cozinheira, Auxiliar de Serviços e Agente de Saúde.
 
A carga horária é de 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 678,00 e R$ 7.583,71. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade do cargo pretendido:
 
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
A prova escrita objetiva será realizada na data provável de 26 de maio de 2013, das 9h às 12h, em locais que serão definidos através de edital, o qual será publicado no mural público da Prefeitura de Balneário Gaivota/SC e no endereço eletrônico www.concursul.com.br até o dia 23 de maio de 2013.
 
O gabarito será disponibilizado no dia 26 de maio e o no mural público da Prefeitura a partir do dia 27 de maio de 2013.

Estágio na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - CE

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (STDS)divulgou edital nº. 001/2013 de processo seletivo visando o preenchimento de 24 vagas para estágio, destinados a estudantes de nível superior, nas áreas de Design Gráfico, Direito, Economia Doméstica, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 24 de abril de 2013, das 08h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – Rua Soriano Albuquerque, 230 – Joaquim Távora.
 
A seleção será constituída de avaliação de currículo padronizado/histórico escolar, dinâmica/redação e entrevista individual.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado do Ceará, de 18 de abril de 2013, pág. 103 e 104.

Prefeitura de Santana de Parnaíba (SP) abre processo seletivo

Já foi publicado o edital n° 02/2013 para realização de processo seletivo na prefeitura de Santana de Parnaíba, estado de São Paulo. A finalidade é o preenchimento de 25 vagas, mais cadastro de reserva, para as funções de níveis médio e superior, com salários que variam entre R$ 1.157,87 e R$ 5.091,13.
 
Cargos e inscrições
Médico (Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria e Neonatologia) e Professor (Adjunto, Ed. Especial, Biologia, Ciências, Educação Artística, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia e Sociologia). A jornada de trabalho poderá variar de 18 a 40 horas semanais.

As inscrições serão efetuadas no período de 29 de abril a 06 de maio de 2013, através do endereço eletrônico www.institutomais.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 14,90 para a função de Professor Adjunto e R$ 19,90 para as demais funções.
 
Seleção
 O certame constará de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, previstas para o dia 19 de maio de 2013, na cidade de Santana de Parnaíba.

As informações do local e horário para a realização das provas serão divulgadas a partir do dia 10 de maio de 2013. O gabarito oficial será afixado na sede da prefeitura e estará disponível nos sites www.institutomais.org.br e www.santanadeparnaiba.sp.gov.br, no primeiro dia útil após a data de realização da prova objetiva.
 
O prazo de validade deste Processo Seletivo será de um (01) ano, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Angra dos Reis - RJ abre diversas vagas na área da Saúde

A Prefeitura de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza concurso público para Agentes Comunitários de Saúde e processo seletivo para contratação de profissionais da ESF (Estratégia de Saúde da Família).
 
São oferecidas 82 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde e o candidato deve possuir ensino fundamental completo. O salário pode chegar a R$ 1.477,10 (incluindo o ticket alimentação) e o candidato tem a obrigatoriedade de se inscrever para a unidade de saúde da comunidade onde reside.
 
Para os demais cargos, o certame oferece 52 vagas, sendo 16 vagas para enfermeiros gerentes de ESF's, 02 vagas para dentista, 19 vagas para auxiliar de enfermagem (sendo 2 para a Ilha Grande) e 15 vagas são para auxiliar de consultório dentário. Para essas ocupações a remuneração varia de R$ 1.568,46 a R$ 6.677,66, além do ticket alimentação. Enfermeiros e dentistas devem possuir o ensino superior completo e os auxiliares de enfermagem e consultório dentário devem ter concluído o ensino médio e possuir especialização na área.
 
A carga horária de trabalho para todos os cargos citados é de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril de 2013, no site da Prefeitura de Angra (www.angra.rj.gov.br) e em unidades de saúde (para quem não possui acesso a internet). As inscrições são gratuitas.
 
As provas serão aplicadas no dia 19 de maio de 2013, em locais que ainda serão definidos.
 
Os aprovados, depois de realizados todos os trâmites legais, serão contratados permanentemente pela Prefeitura de Angra dos Reis.

Prefeitura de Rio do Campo - SC reabre inscrição e remarca prova

Foram reabertas as inscrições do processo seletivo - edital 004/2013 da Prefeitura de Rio do Campo, Estado de Santa Catarina. Além disso, a prova téorica foi remarcada para ser realizada no dia 05 de maio de 2013.
 
---------------------------------------------------------
 
A Prefeitura de Rio do Campo, Estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo destinado ao preenchimento de várias vagas para os cargos de Operador de Maquinas e Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). Os salários vão até R$ 1.138,09 em carga horária de 40 horas semanais.
 
Para o cargo de Operador de Máquinas, além de outros documentos, os candidatos deverão apresentar fotocópia legível da Carteira Nacional de Habilitação categoria "D", no ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma única máquina em que irá fazer a prova prática (motoniveladora ou retroescavadeira).
 
As inscrições serão realizadas no período de 22 a 30 de abril de 2013, das 08h00min às 12h00min, e das 13h30min às 17h30min, nas dependências da Prefeitura Municipal de Rio do Campo, situada na Rua 29 de Dezembro, nº 70, Centro, na cidade de Rio do Campo – SC. Os candidatos estão isentos da taxa de inscrição.
 
As Provas Teóricas serão realizadas nas dependências da Escola de Educação Básica Dr. Fernando Ferreira de Mello, situada na Rua Sete de Setembro, nº 70 – Rio do Campo - SC, no dia 05 de maio de 2013, com início às 08h:30min e terão duração de 01h:30min (uma hora e trinta minutos), contadas a partir da autorização do fiscal para início da mesma.
 
A prova Prática para o cargo de Operador de Maquinas será realizada no pátio da garagem da Prefeitura Municipal, sito à Rua Voluntários da Pátria, s/n°, Rio do Campo - SC, no dia 05 de maio de 2013, com início às 10h:30min.
 
A validade do processo seletivo nº 04/2013 será até a data de 31 de dezembro de 2013 ou realização de concurso público.

Prefeitura de Ruy Barbosa - BA prorroga inscrição de processo seletivo

A Prefeitura de Ruy Barbosa, estado da Bahia, prorrogou as inscrições do edital n° 01/2013 de processo seletivo com a intenção de ocupar 20 vagas para o cargo de Agente de Endemias (nível fundamental). O salário é de R$ 700,00 por carga horária de 40 horas semanais e o certame é organizado pela empresa Seleta Seleção e Consultoria Ltda.
 
As inscrições presenciais ficarão abertas até às 23: 59 do dia 26 de abril de 2013, na cidade de Ruy Barbosa, na Secretaria de Saúde, no horário das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira ou no site: www.seletaconcursos.com.br. A taxa é de R$ 40,00.
 
As provas serão realizadas na data prevista de 19 de maio de 2013, no Município de Ruy Barbosa e a entrega de títulos ocorrerá em data, horário e local a ser publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através do site da Seleta. O gabarito será divulgado 24 horas após prova objetiva.
 
O prazo de validade do certame será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

Prefeitura de Lindoia -SP lança edital de concurso público

A Estância Hidromineral de Lindoia, em São Paulo, publicou o edital de nº 01/2013 de concurso público para o preenchimento de 16 vagas nos cargos de médico (cardiologista, clínico geral, psiquiatra), motorista, guarda municipal, merendeira, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços infantis, inspetor de alunos, contabilista, operador da estação de tratamento de esgoto, professor de educação básica II (artes, ciências, geografia, história, matemática, música, português e adjunto. Além do preenchimento de postos imediatos, também será formado cadastro de reserva.
 
Os rendimentos oferecidos são de R$ 678,00 a R$ 1.376,18 por jornadas de trabalho entre 30 e 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas entre os dias 22 de abril e 02 de maio de 2013 por meio do endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br. Caso opte pela inscrição presencial, o prazo de inscrição será entre os dias 29 de abril e 03 de maio de 2013, no posto de atendimento do IBAM Concursos, localizado no Paço Municipal "Agostinho de Souza Godoy", sito à Av. Rio do Peixe nº 450, Jardim Estância Lindoia/SP.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 38,00 a R$ 68,00, dependendo do cargo escolhido e o pagamento deve ser feito até 03 de maio de 2013.
 
O certame consistirá de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, aplicada para todos os candidatos na provável data de 09 de junho de 2013. A confirmação dessa data, além do local e hora da prova objetiva será informada no dia 24 de maio de 2013 nos sites www.ibamsp-concursos.org.br ou www.lindoia.sp.gov.br.
 
Haverá prova prática somente para os candidatos ao cargo de motorista e prova de aptidão física para os candidatos a guarda municipal. Já a prova de títulos será aplicada para os candidatos que concorrem às vagas para professores.
 
Esse concurso será homologado pela prefeitura da cidade e terá validade de dois (02) anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Universidade Federal de Roraima

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) liberou os editais 012 e 013/2013 - PROGESP, que tratam da abertura de concurso público para a reposição do quadro de docentes da instituição (Professor do Magistério Superior, Classe Auxiliar). Os vencimentos brutos oferecidos vão de R$ 3.087,89 a até R$ 8.422,77 e as inscrições começam no próximo dia 29 de abril de 2013.
 
Vagas e áreas de formação exigidas
No Edital 012/2013- PROGESP estão previstas 77 vagas para docentes com formação em áreas como Ciências Biológicas, Administração, Língua Portuguesa e Literatura, Ciências Econômicas, Contabilidade Empresarial e Pública, Direito para Contabilidade, Comunicação Social, História e Crítica da Arte, Artes Visuais, Cultura e Sociedade, Linguagem Visual, Linguística da Língua de Sinais Brasileira e/ou ensino de língua de sinais brasileira, Língua Portuguesa e/ou Linguística, Linguística Aplicada, Práticas de Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Língua e Prática de Ensino em língua Espanhola, Letras, Linguística ou Linguística Aplicada, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Química Analítica e Ambiental, Ciência da Computação, Educação Matemática, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Pedagogia, Antropológia, Zootecnia, Relações Internacionais, Enfermagem, Geografia/Geologia, Medicina Veterinária, Medicina (diversas especialidades), Música (diversas áreas de atuação) e Direito.
 
Por fim, no Edital N.º 013/2013- PROGESP as 16 oportunidades são para professores com formação nas áreas de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Administração, Economia, Secretariado Executivo, Ciências Contábeis, Letras, Direito e Ciências Sociais.
 
Inscrições
Para efetuar a inscrição (29 de abril a 31 e maio de 2013) os interessados deverão se dirigir à Diretoria de Administração de Recursos Humanos/DARH da Universidade Federal de Roraima, Prédio da Reitoria, sala da DARH. O horário será de 08h30min às 11h30min e de 14h30min às 17h30minh (horário local).
 
As inscrições via SEDEX deverão ser enviadas para o seguinte endereço: Universidade Federal de Roraima, Diretoria de Administração de Recursos Humanos, Prédio da Reitoria, Avenida Capitão Ene Garcez, nº. 2.413, Bairro Aeroporto, CEP 69.304-000, Boa Vista - Roraima.
 
A taxa de participação custa R$ 80,00.
 
Seleção
O concurso constará de:
a) Prova Escrita
b) Prova Didática
c) Prova Didática Prática
e) Prova de Títulos (classificatório)
 
Na avaliação da instituição, com a realização deste concurso, espera-se que a expansão de vagas docentes proporcione não só uma melhoria nas condições de oferta de disciplinas dos cursos presenciais de graduação, como possibilite à UFRR fortalecer o atendimento das necessidades dos acadêmicos futuros e atuais relativos as condições de permanência nos cursos de graduação.
 
O prazo de validade dos concursos será de 01 ano, prorrogável por igual período. Para acessar os editais completos e demais atualizações, clique aqui!

Automedicação: escolha perigosa

“Precisamos de um sistema de saúde que, na prática, seja tão eficaz quanto o SUS é na teoria. E nesse sentido não podemos deixar de considerar a falta da relação médico-paciente”
 
Por Antonio Carlos Lopes*
 
Atualmente intensificou-se bastante a discussão sobre o aumento da rigidez na venda de medicamentos, sobretudo de anti-inflamatórios. Isso porque, lamentavelmente, a automedicação tem se tornado cada vez mais comum, prejudicando tratamentos, agravando sintomas e piorando quadros clínicos.
 
Nem sempre o médico toma conhecimento dos fármacos que o paciente usou antes de chegar ao consultório e a interação medicamentosa possui consequências que podem ser perigosas.
 
O Brasil é um dos países que mais consome anti-inflamatórios comercializados sem receita médica no mundo. Esses remédios são muitos úteis e eficazes quando administrados adequadamente e mediante diagnóstico preciso. Mas o que notamos é o aumento indiscriminado do uso desses medicamentos. E esse abuso pode causar, entre outras coisas, hemorragias do aparelho digestivo, diabetes, insuficiência cardíaca e piora na função renal e hipertensiva. Existem na literatura médica relatos até de óbitos ocasionados pela medicação exagerada.
 
Informar a população sobre os perigos atribuídos à automedicação é o primeiro passo que precisa ser dado. Portanto, uma campanha de conscientização se faz mais do que necessária. O ideal seria inserir esse assunto nos meios de comunicação, usando esses veículos como uma ferramenta a favor da saúde pública e, dessa forma, alcançar o maior número possível de pessoas.
 
O mais recomendável é que haja a exigência de receita médica para todos os anti-inflamatórios, e não apenas para alguns. Esse tema inclusive pautará discussões na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estamos no aguardo de resoluções.
 
No entanto, não é apenas dificultando a compra do medicamento na farmácia que será sanado o problema. O desafio é muito maior. Além do viés cultural, de ensinar a população sobre a importância do parecer do médico, também deve ser garantido o fácil acesso ao atendimento, e aí já entramos no mérito da busca pela valorização do Sistema Único de Saúde.
 
Devido às longas esperas para marcar consultas, a pessoa acaba recorrendo aos palpites de conhecidos ou se baseando em prescrições anteriores: uma decisão que compromete seu bem estar.
 
Precisamos de um sistema de saúde que, na prática, seja tão eficaz quanto o SUS é na teoria. E nesse sentido não podemos deixar de considerar a falta da relação médico-paciente e a diminuição da competência profissional, fatores que muitas vezes prejudicam tanto quanto a automedicação.
 
Quando os brasileiros tiverem de fato acesso universal e integral à assistência de qualidade, a automedicação terá enfim seus dias contados.
 
*Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira De Clínica Médica
 
Fonte Saudeweb

Braço de ferro: médicos versus planos de saúde

“Não é difícil concluir que a bandeira dos médicos deve ser também carregada pela população. Não se duvida que a valorização dos honorários vá incidir em um melhor atendimento pelos profissionais”
 
Por Sandra Franco*
 
Não se trata de uma ameaça, mas sim de um alerta. Médicos em todo o Brasil informam aos 48 milhões de usuários de planos de saúde que poderá haver a suspensão de serviços daquelas operadoras que não cumprirem as reivindicações mínimas expostas pelas entidades da classe: CFM (Conselho Federal de Medicina), AMB (Associado Medica Brasileira) e FENAM (Federação Nacional dos Médicos). O dia marcado é 25 de abril, que será conhecido como o Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde.
 
Os médicos não pretendem apenas o reajuste nos valores das consultas e dos procedimentos, desejam a hierarquização dos procedimentos com base na CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) e a criação de um indexador que permita o reajuste da tabela de serviços com a mesma periodicidade do aumento das mensalidades dos usuários. O objetivo da classe médica é não ficar sempre refém da economia e da boa vontade das operadoras em negociar.
 
Outro problema, que possibilita inclusive punições arbitrárias pelas operadoras, são os descredenciamentos unilaterais e sem justificativa. Por fim, os médicos querem a extinção de uma prática temerosa que traz problemas aos usuários, aos profissionais e aos estabelecimentos de saúde: as glosas de procedimentos médicos realizados e que estejam previstos no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ou da operadora ou que tenham sido objeto de autorização prévia.
 
Como se trata do terceiro ano em que os profissionais se organizam pela mesma causa, em razão da resistência das operadoras em negociar, vários desistiram da luta e resolveram simplesmente se descredenciar, o que não deixa de ser a mais contundente das medidas que o médico poderia tomar. Por outro lado, a operadora credenciará outro profissional que se submeterá a perceber uma baixa remuneração, o pode ser aceito por recém-formados, mas não por profissionais mais experientes.
 
No entanto, não se pode dizer que a operadora ganhe nessa equação: médicos inexperientes gastam mais com exames desnecessários, além de haver mais riscos de os pacientes precisarem de mais consultas para que seja diagnosticada a doença dos pacientes. Ou seja, não se quer que as operadoras sejam “boazinhas” ou desempenhem atividade sem lucro, mas uma justa prestação de serviços, em que todos ganhem em qualidade e eficiência.
 
Acrescente-se a isso o fato de que os médicos já se mostraram contra, em diversas ocasiões, as chamadas intervenções antiéticas exercidas pelas operadoras. Segundo a categoria, os planos de saúde impedem a realização de tratamentos de alto custo, abreviam internações e pressionam os médicos a adotarem medidas de contenção que ameaçam a eficácia do tratamento dos pacientes.
 
Não se pode esquecer que, em 2011, a ameaça de greve dos médicos foi “proibida” pela Secretaria de Defesa Econômica (SDE), ligada ao Ministério da Justiça, com a manifestação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no sentido de que a os médicos não poderiam cobrar qualquer valor complementar das consultas e de que não poderiam paralisar seus serviços. No entanto, a classe respondeu com medida judicial no sentido de suspender tal proibição. Ainda não há julgamento definitivo.
 
Os médicos se mostram decididos a lutar por seus direitos e por uma saúde melhor. De forma prudente e organizada, para que a sociedade não fosse surpreendida com a manifestação em todos os estados do Brasil, as entidades comunicaram formalmente o Ministério da Saúde, o Ministério da Justiça e a ANS acerca do movimento. No ofício encaminhado às autoridades os médicos ofereceram alguns números do setor: apontam para o fato de que no Brasil, o mercado de planos de saúde cresce mais de 10% ao ano, o que significa 4 milhões de novos usuários no país por período, o que garante grande faturamento às operadoras (cuja receita em 2010 foi de R$ 72,7 bilhões), sendo aplicada na assistência médica, de acordo com a ANS, apenas o montante de R$ 58 bilhões. Restando claro, portanto, que o setor é lucrativo.
 
Não é demais apresentar outra justificativa para que os médicos se mostrem descontentes: nos últimos 11 anos, os índices de inflação acumulados superaram os 119%. Por outro lado, os reajustes dos planos somaram 150%, enquanto os honorários médicos não atingiram reajustes de 50% no período. Os números são ainda mais surpreendentes se comparados com o desempenho crescente do mercado de planos de saúde.
 
O assunto é polêmico, de difícil solução, e ganhou interesse do Legislativo brasileiro. Por exemplo, tramita no Congresso Nacional o PLS 380/2011, que em seu texto determina que as mensalidades dos planos de saúde deverão representar melhoria dos honorários pagos os profissionais de saúde credenciados. Este projeto estabelece ainda que a ANS estipule reajustes regulares para procedimentos e eventos em saúde cobertos pelas operadoras.
 
Outro projeto, o PLS 475/2011, é mais amplo e de grande importância aos pacientes e médicos, uma vez que se refere ao acréscimo ao artigo 1º. da Lei 9.656/1998, no sentido de se determinar que as operadoras respeitem a integralidade das ações em saúde, de acordo com a segmentação contratada, a atenção multiprofissional e a autonomia e integridade física e moral das pessoas assistidas. Evidente que a aprovação desse projeto seria o melhor dos mundos para os usuários e também para os profissionais da saúde. Porém, o fato é que não basta apenas a alteração da lei – é essencial a fiscalização do cumprimento das normas. A ANS tem sido pródiga em criar resoluções que favorecem os beneficiários, mas as reclamações contra os planos só aumentam.
 
Assim, não é difícil concluir que a bandeira dos médicos deve ser também carregada pela população. Não se duvida que a valorização dos honorários vá incidir em um melhor atendimento pelos profissionais, que não gostam e não querem atender o paciente em menos de dez minutos tão somente com o escopo de obter volume de consultas para que recebam valores razoáveis que paguem suas contas a final do mês. A suspensão dos serviços ocorrerá nos seguintes estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.
 
Os médicos advertem: é dever de todos buscar a melhoria nos atendimentos, cada qual usando seus meios. A saúde, pública ou privada, é direito de todos!
 
* Sandra Franco é consultora jurídica especializada em Direito Médico e da Saúde, presidente da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Médico Hospitalar da OAB/SJC e Presidente da Academia Brasileira de Direito Médico e da Saúde
 
Fonte Saudeweb

UnitedHealth registra lucro 14% menor

A recente incorporação dos resultados da brasileira Amil contribuiu para que a companhia alcançasse US$ 1,6 bilhão em receitas internacionais (fora dos Estados Unidos) no trimestre devido aos novos clientes
 
A americana UnitedHealth, controladora da Amil, obteve lucro líquido de US$ 1,19 bilhão no primeiro trimestre deste ano, uma queda de 14,1% ante o mesmo período de 2012, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (18/04).
 
A receita líquida cresceu 11,2%, registrando US$ 30,34 bilhões. O avanço foi liderado pelo desempenho da Optum, responsável pela parte dos planos de saúde oferecidos pela companhia. De acordo com o grupo, a vitória na concorrência para administrar o Tricare, convênio para militares americanos, também ajudou na alta.
 
A recente incorporação dos resultados da brasileira Amil também contribuiu para que a companhia alcançasse US$ 1,6 bilhão em receitas internacionais (fora dos Estados Unidos) no trimestre devido aos novos clientes. A integração deve ser finalizada entre abril e junho, utilizando metade de seu caixa de US$ 3 bilhões.
 
Ainda de acordo com comunicado, a soma dos gastos subiu 13,2%, chegando a US$ 28,2 bilhões, o que reduziu o lucro operacional em 7,7%, para US$ 2,14 bilhões.
 
A companhia também informou que um cliente importante do setor público teve a metodologia de cobrança alterada para benefícios baseados em taxas pré-estabelecidas. Com isso, as perdas em receitas chegarão a cerca de US$ 2,5 bilhões em 2013. Essa conta não estava na projeção inicial de faturamento entre US$ 123 bilhões e US$ 124 bilhões no ano. Assim, a UnitedHealth decidiu baixar a meta para US$ 122 bilhões, aproximadamente – o que, mesmo assim, traria um crescimento de 10% sobre o faturamento de 2012.
 
Fonte Saudeweb

ANS concede portabilidade especial para beneficiários da Unimed Brasília

A partir desta quinta-feira, dia (18/04), os beneficiários da Unimed Brasília terão 60 dias para trocar de plano de saúde sem cumprir carência ou cobertura parcial temporária no plano novo
 
Considerando o grave risco à continuidade da assistência aos beneficiários da operadora Unimed Brasília, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a portabilidade especial de carências para os beneficiários da operadora.
 
A partir desta quinta-feira, dia (18/04), os beneficiários da Unimed Brasília terão 60 dias para trocar de plano de saúde sem cumprir carência ou cobertura parcial temporária no plano novo.
 
A faixa de preço do plano de destino (representado pelo número de cifrões), para efeito de compatibilidade de planos, deve ser igual ou menor que o número de cifrões do plano de origem. As Resoluções Normativas RN nº 186/2009 e RN nº 252/2011 e Instrução Normativa IN nº 19/DIPRO/2009, que regulamentam a matéria, estabelecem faixas de preços. De acordo com a Agência, os preços variam de acordo com cada operadora e, portanto, não há como garantir o mesmo preço nos planos de origem e destino para efeito de utilização da regra de portabilidade de carências.
 
Para fazer a portabilidade especial do plano de saúde, o beneficiário deverá:
 
1) Consultar o Guia de Planos ANS para identificar planos de saúde compatíveis para fins de portabilidade especial de carências. Para o beneficiário identificar o plano compatível é necessário ter o número do produto, que também pode ser obtido com a sua operadora de origem.

2) Dirigir-se à operadora do plano de saúde escolhido levando o relatório de planos em tipo compatível (que deve ser impresso ao final da consulta em Guia de Planos ANS) e solicitar a proposta de adesão.

3) Apresentar os seguintes documentos na data da assinatura da proposta de adesão: cópia dos comprovantes de pagamento dos três últimos boletos vencidos ou cópia dos comprovantes de pagamento de pelo menos quatro boletos vencidos, referentes ao período de seis meses e, caso o plano de destino seja coletivo por adesão, levar cópia do comprovante de vínculo com a pessoa jurídica contratante.

4) Aguardar a resposta da operadora do plano de destino, que deverá ser dada em até 20 dias após a assinatura da proposta de adesão.

5) Se a operadora do plano de destino não responder no prazo acima, considera-se que ela aceitou a proposta com portabilidade de carências. Nesse caso, recomenda-se que seja feito contato para confirmar o ingresso na nova operadora e solicitar a carteira de identificação do plano.

6) O contrato do plano de destino entra em vigor 10 dias após o aceite da operadora.

7) Os beneficiários de planos anteriores à Lei 9.656 (contratados até 01/01/1999), bem como aqueles que estão com planos suspensos, deverão informar no Guia de Planos ANS o valor da mensalidade constante no boleto de pagamento para a identificação de planos compatíveis.

8) A portabilidade especial poderá ser feita mesmo para o beneficiário da Unimed Brasília que ainda esteja cumprindo carência. Neste caso, a carência restante será cumprida na nova operadora.
 
Fonte Saudeweb

Einstein organiza webconferência para profissionais de saúde

Médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos compartilham suas experiências na UTI do hospital
 
O Hospital Albert Einstein está realizando o projeto UTI Compartilhada, que tem o objetivo de disseminar protocolos e tecnologias para profissionais de saúde.
 
Trata-se de uma série de webconferências gratuitas, que acontecem diariamente até 15 de maio.
 
Nos programas, médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos compartilham suas experiências na UTI do hospital. Esta é a sexta edição do projeto, que acontece desde 2010.
 
As conferências são transmitidas das 11h às 12h e podem ser acompanhadas pelosite do UTI Compartilhada.
 
Fonte Saudeweb