Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Técnica de manipulação com as mãos pode amenizar sintomas de várias doenças

O corpo humano funciona como uma complexa máquina, onde sistemas e órgãos se relacionam com profunda interdependência. O mau funcionamento de uma pequena engrenagem pode ter reflexos em várias outras partes do sistema. Uma alternativa ainda pouco conhecida no Brasil para fazer o corpo voltar para os eixos e funcionar é a osteopatia, terapia que utiliza a manipulação com as mãos do sistema musculoesquelético para ajudar no tratamento de doenças.

Embora seja pouco popular no país, a técnica, criada no fim do século 19, é bastante comum nos Estados Unidos e na Europa.

A osteopata Sandrea Moura, formada pela Escola Superior de Osteopatia da França, um dos polos mundiais da terapia, conta que uma das características da osteopatia é procurar, na relação entre músculos, ossos e tecidos do corpo, a causa do problema, que nem sempre está na região afetada. “Já aconteceu de pacientes chegarem ao consultório com dor no braço e, depois de uma análise, descobrirmos que o problema não estava no membro, e sim nos seios”, conta a especialista. “Nesse caso, por exemplo, a prótese de silicone tinha sofrido um pequeno deslocamento e estava pressionando um nervo. Os exames no braço não identificavam nada exatamente por o problema não estar lá.”

A dor é a principal queixa de quem procura um osteopata. “Em geral, as pessoas procuram uma alternativa para amenizar o problema quando só a terapia tradicional não está resolvendo, principalmente em casos de fibriomialgia, problemas na coluna, deslocamentos ósseos ou enxaquecas”, conta Sandrea. Não é apenas esse tipo de incômodo, entretanto, que pode ser tratado com a osteopatia. “Quase todos os tipos de doenças podem se beneficiar do tratamento. Desde problemas intestinais e cólicas em bebês até insônia e labirintite.”

Segundo a especialista, o tratamento, de maneira geral, não é longo. "Nos casos mais leves, uma sessão apenas é suficiente. Em média, contudo, são necessárias seis sessões para fazer um tratamento completo”, conta, referindo-se aos casos em que algum músculo ou osso está fora do lugar ou funcionando incorretamente. “Já em casos em que não é possível curar, como dores crônicas e desvios na coluna, por exemplo, uma sessão ameniza o problema por três semanas, quando é aconselhado que o paciente repita o procedimento”, completa Sandrea.

A psicóloga Cleusa Louzada, 56 anos, está entre as que decidiram buscar o tratamento alternativo como uma complementação da medicina tradicional. Há cerca de quatro meses, ela sofreu uma fratura na patela, um pequeno osso do joelho. Depois de três meses com a perna engessada e sendo acompanhada por um ortopedista, a brasiliense recebeu alta. “Parte dos meus movimentos, no entanto, ficou prejudicada pelo tempo que fiquei com a perna imobilizada e passei a sentir dores no joelho por causa do enfraquecimento da região”, conta.

Ela sentiu os efeitos desde o início do tratamento. “Descobri a osteopatia por indicação de uma amiga e resolvi tentar. Não imaginava que a melhora seria tão rápida. Desde a primeira sessão, notei uma melhora da dor e dos movimentos”, conta Cleusa, que, mesmo depois de ter terminado o tratamento, ainda recorre à osteopata. “Uso muito salto alto e isso às vezes causa dores. Sempre que sinto qualquer coisa, marco uma sessão e saio renovada.”

Formação
Ao contrário da Europa, onde existem cursos de formação específica para o osteopata, no Brasil, a terapia é uma atribuição dos fisioterapeutas. “Para poder atuar na área, depois de formado o profissional precisa passar por um curso específico, que dura de quatro a cinco anos. Trata-se de uma formação cara e demorada, isso porque é preciso conhecer muito bem o funcionamento dos músculos, dos ossos e dos demais órgãos do corpo”, conta o osteopata Alexandre Furlani. “Como a osteopatia trabalha com a capacidade do corpo de se curar, é preciso conhecê-lo muito bem, para encontrar a causa exata do problema.”

Para os especialistas, entre as vantagens do tratamento está a solução muitas vezes mais rápida do problema, além da diminuição da necessidade de consumo de medicamentos, que invariavelmente causam algum tipo de reação adversa, mesmo que quase imperceptível. Além disso, por atacar a causa do problema, e não apenas os sintomas, o tratamento osteopático é muitas vezes eficaz. “Ele não substitui um tratamento tradicional em todos os casos, mas em quase todos os problemas pode ser um auxiliar para potencializar os resultados”, alerta Furlani.

Embora seja indicada para praticamente toda a população, independentemente da idade, a osteopatia possui duas contraindicações, que devem ser observadas com cuidado. Pacientes que estejam com câncer não podem submeter-se às sessões. “Como o tratamento ajuda a melhorar o fluxo de sangue e de fluidos corporais, nesses pacientes pode haver um aumento na chance de ocorrer metástase”, conta o osteopata. Além disso, pacientes com inflamações, infecções e viroses devem esperar uma melhora antes de procurar o tratamento. “A razão é a mesma, pois, ao estimular a circulação, pode-se facilitar o transporte dos vírus e das bactérias”, completa.

Do último carnaval, a servidora pública Renata Karen Araújo, 40 anos, guarda mais que boas lembranças das festas em Salvador, na Bahia. Da folia na capital baiana, trouxe uma dor na coluna que a deixou 40 dias afastada do trabalho. “Um nervo estava sendo pressionado pela coluna, daí a dor muito forte”, conta. A solução encontrada por ela foi o auxílio de um osteopata, que desde março cuida da coluna e de outras dores que porventura possam surgir. “Fui por indicação de uma amiga, e tem me ajudado muito desde então.”

No início do tratamento, as sessões eram semanais, e a melhora, instantânea. “O alívio é na hora. Bastava ele começar a manipular a coluna que a dor diminuía”, conta Renata. Aos poucos, uma melhora mais definitiva foi ocorrendo e as sessões passaram a ser mais espaçadas. “Agora, vou uma vez a cada 15 dias. Depois, ele vai me liberar para apenas uma sessão por mês, até que eu fique totalmente curada e receba alta.”

Diferenças da quiropraxia
Apesar de serem bastante semelhantes em suas técnicas, alguns princípios básicos separam a quiropraxia da osteopatia. A primeira visa a manutenção do fluxo dos nervos da coluna vertebral, usando a manipulação da região para isso. A osteopatia, por sua vez, trata da livre circulação também dos fluxos sanguíneos, por isso a manipulação pode ocorrer em qualquer região do corpo (inclusive órgãos como fígado e útero), e não somente na coluna.

Técnica surgiu durante guerra
A osteopatia começou a ser desenvolvida pelo médico norte-americano Andrew Taylor Still, na época da Guerra de Secessão, nos Estados Unidos. Durante o período, o médico percebeu que era necessário criar uma forma de amenizar a dor dos feridos. Em 1864, ao tratar uma criança que estava com disenteria, ele observou que a região lombar estava quente e o abdômen, frio; o pescoço e a parte de trás da cabeça estavam aquecidos e o rosto, testa e nariz, gelados, o que indicaria uma relação direta entre o funcionamento das regiões do corpo.

Ele percebeu que havia contraturas na coluna e que estavam relacionadas com o mau funcionamento do intestino. Contrariando o que mandava a medicina da época, que recomendava o tratamento apenas do sistema digestivo, ele cuidou também da coluna da criança, conseguindo curar o paciente. Com base em suas observações nesse e em outros casos, Still percebeu que seria possível alterar o funcionamento dos órgãos pela manipulação, desenvolvendo os quatro pilares da osteopatia. O primeiro deles é a noção de que toda a estrutura corporal, sejam ossos, pele, glândulas ou músculos, é indivisível, ou seja, funciona como um todo. Assim, as doenças não podem se instalar caso a relação entre as diversas partes do organismo estejam armônicas.

O segundo princípio é de que o corpo busca o equilíbrio no todo, e não de maneira segmentada. O terceiro é o fato de o organismo, segundo o norte-americano, ser capaz de se curar, possuindo em si todos os meios para permanecer saudável. Por fim, o quarto princípio da osteopatia é o de que o sangue é o meio de transporte de todos os elementos do corpo, e que, portanto, uma perturbação nele poderia afetar diferentes regiões do organismo humano.

Fonte Correio Braziliense

Protozoário causador da doença de Chagas pode gerar remédio para cardíacos

O mesmo protozoário que causa a doença de Chagas pode ser também um agente decisivo no combate a outras doenças cardíacas.

Uma pesquisa do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor-USP) aponta o Trypanosoma cruzi como o gerador natural do que pode vir a ser um novo remédio contra o acúmulo de colesterol em veias e artérias.

O Trypanosoma cruzi é produtor de uma enzima chamada transialidase. Estudos feitos ao longo de quase dez anos pelo Incor-USP já comprovaram que, em animais, essa enzima faz com que placas de colesterol fixadas nas artérias se desmanchem, reduzindo assim o risco de enfartes.

As pesquisas sobre a enzima são coordenadas pela diretora do Laboratório de Inflamação e Infecção do Incor-USP, Maria de Lourdes Higuchi, que se dedica, desde o início de sua carreira como pesquisadora, a estudar a doença de Chagas.

Ao longo de anos de trabalho, Maria de Lourdes percebeu que os doentes de Chagas tinham uma vantagem em relação a outras pessoas e isso chamou sua atenção. “Nenhum doente tinha histórico de aterosclerose [acúmulo de colesterol nas veias]”, disse ela. “Resolvemos então começar a estudar os motivos disso.”

Nesses estudos, a pesquisadora descobriu que a enzima transialidase, produzida pelo Trypanosoma cruzi, “rouba” das células humanas ácido siálico. Esse ácido ajudam as bactérias a se unir ao colesterol e se prender nas paredes arteriais, formando blocos de gordura. Sem ácido siálico nas células, porém, as placas de gordura se desmancham.

Segundo Maria de Lourdes, a ação da enzima no combate ao acúmulo de colesterol já foi testada e confirmada em coelhos. A pesquisadora, agora, busca recursos para iniciar estudos sobre seus efeitos em pessoas com problemas cardíacos.

“Se tivéssemos uma condição ideal de trabalho e o apoio de uma grande empresa, poderíamos terminar as pesquisas em três ou quatro anos”, contou. “Estamos atrás do financiamento.”

O cardiologista José Antônio Ramires, diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do Incor-USP, disse que espera que esse financiamento venha em breve pois o tratamento a partir da transialidase pode ser “uma mudança de paradigma”. “Seria um grande benefício para os pacientes”, afirmou.

De acordo com Ramires, cerca de um terço das mortes registradas no Brasil são causadas por doenças cardíacas. Dessas mortes, metade se deve à aterosclerose.

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam ainda que esses números tendem a aumentar no país. Segundo Ramires, com isso, o Brasil deve ser a nação com maior número de mortes por doenças cardíacas até 2030.

Fonte Correio Braziliense

Enfermeiros da rede pública do DF param por tempo indeterminado

Os enfermeiros que atuam na rede pública de saúde do Distrito Federal decidiram fazer uma paralisação nos serviços.

De acordo com a categoria, o governo do Distrito Federal (GDF) prometeu uma gratificação por atendimentos de enfermagem junto ao salário em 2009, dividida em três parcelas, a serem pagas em 2009, 2010 e 2011. No entanto, alegam os enfermeiros, somente as duas primeiras foram pagas.

Manifestantes que se reuniram na última sexta-feira (21/10) em frente ao Palácio do Buriti disseram que o GDF reconheceu que a parcela referente a este ano não foi paga devido alguns equívocos, mas, mesmo assim, informou que ela não será depositada ainda em 2011.

Os enfermeiros marcaram para esta terça-feira (25/10) uma nova manifestação em frente ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e para quarta-feira (26/10) outra em frente ao Hospital Regional da Asa Sul (Hras), das 7h às 9h. Neste horário, seguem para o Palácio do Buriti. Eles informaram que 30% do efetivo continua trabalhando, como determina a lei. "Os atendimentos de emergência seguem normalmente", informou a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Fátima Lemes.

Em nota enviada na sexta-feira, a Secretaria de Saúde do DF informou que "está averiguando as reivindicações da categoria. No entanto, é uma decisão de governo, que depende do GDF".

A Secretaria de Administração Pública disse que "a Secretaria de Saúde informou que enviou um ofício para a contratação de novos servidores. Com todas as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF], a gente não vai deixar de avaliar os pedidos, porque sabemos a necessidade da pasta, só que precisamos respeitar a LRF. Estamos aguardando a SES-DF se manifestar sobre o ofício e vamos aguardar uma avaliação deste documento", informou a assessoria de imprensa.

Fonte Correio Braziliense

Concurso Prefeitura de Presidente Getúlio - SC 2011

Foi publicado edital Nº 02/2011 de concurso público destinado ao provimento de 51 vagas para diversos cargos no quadro de servidores da Prefeitura de Presidente Getúlio, Estado de Santa Catarina. As vagas oferecidas são para candidatos de todos os níveis de escolaridade, desde o ensino alfabetizado até o superior. O salário varia entre R$ 802,15 e R$ 2.369,51, com carga horária de 20 a 44 horas semanais.

Cargos do concurso de Presidente Getúlio

Nível Alfabetizado - Agente de Serviços Braçais, Agente de Serviços Gerais, Operador de Máquinas (CNH "C"), Operador de Veículos (CNH "B"D");

Nível Médio - Auxiliar Administrativo;

Nível Superior - Agente Administrativo, Fiscal de Posturas Obras e Tributos, Nutricionista 20h, Nutricionista 40h, Psicólogo, Engenheiro Florestal, Professor de Matemática, Artes, Língua Portuguesa e Educação Física.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 22 de novembro de 2011, via internet, no endereço eletrônico www.iobv.com.br.

A taxa de inscrição será de:
R$ 30,00 para cargos de Nível Alfabetizado;
R$ 50,00 para cargos de Nível Médio;
R$ 70,00 para cargos de Nível Superior.

As provas escritas objetivas, serão realizadas, provavelmente, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2011, em local a ser anunciado no momento da homologação das inscrições.

O candidato deverá comparecer aos locais de prova munido de documento original de identidade, sempre oficial e com fotografia, comprovante de inscrição e de 02 (duas) canetas esferográficas de tinta azul ou preta de tubo transparente. Não serão fornecidas canetas no local.

O Gabarito Preliminar das provas objetivas será divulgado pela Prefeitura Municipal de Presidente Getúlio, no Quadro de Atos Oficiais e no site www.iobv.com.br, no dia seguinte após a realização das provas.

A validade do Concurso Público será 2 anos, podendo ser prorrogado, uma vez, para igual período.

Concurso Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB 2011

A Prefeitura de Cahoeira dos Índios, Estado da Paraíba, publicou edital Nº 001/2011 de concurso público destinado ao provimento de vagas. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa Consultec – Consultoria Técnica e Planejamento Ltda.

Serão ofertadas 64 vagas mais cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade com salários de até R$ 7.850,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

 Inscrições: As inscrições serão realizadas até 16h00m do dia 17 de novembro de 2011, nos seguintes endereços elerônicos: www.consulttec.com.br e http://www.contemaxconsultoria.com.br/.

 Taxas e Cargos: R$ 35,00 para cargos de Auxiliar de Serviços, Cozinheira, Engomadeira, Lavadeira, Motorista, Motorista Socorrista e Vigilante; R$ 45,00 para os cargos de Agente de Vigilância Sanitária, Atendente, Atendente de Consultório  Odontológico, Digitador, Monitor de Creche, Técnico em Enfermagem e Professor de Educação Básica I; R$ 60,00 para cargos de ssistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico,   Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico-PSF, Professor de Educação Básica II (PEB II), Psicopedagogo e Veterinário.

 Provas: A Prova Objetiva será realizada preferencialmente no Município de Cachoeira dos Índios/PB, na data provável de 27 de novembro de 2011, no horário e local indicados no comprovante de confirmação de inscrição e em edital de convocação a ser divulgado a partir do dia 21 de novembro de 2011.

O comprovante de confirmação de inscrição será disponibilizado no endereço eletrônico www.consulttec.com.br ou www.contemax.consultoria.com.br, a partir do dia 21 de novembro de 2011.

 Gabaritos: O gabarito será divulgado na data prevista de 28 de novembro de 2011.

 Validade: O concurso terá a validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo, a validade, ser prorrogada 1 vez, por igual período.

Prefeitura de São Miguel da Boa Vista (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de São Miguel da Boa Vista, Estado de Santa Catarina, divulgou edital (nº. 02/2011) para realização de processo seletivo oferecendo 06 vagas de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. A remuneração é de até R$ 645,11, com carga horária de 40 horas semanais.
Serão reservadas 5% das vagas a portadores de necessidades especiais.

Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 80,00, serão efetuadas exclusivamente via internet, através de formulário próprio, disponibilizado no endereço eletrônico www.incapel.com.br, até às 14h59min do dia 27 de outubro de 2011.

Prova
As provas objetivas serão realizadas, provavelmente, no dia 5 de novembro de 2011, das 8h as 12h, no Centro Educacional Municipal Profª. Erminda Ivanir Ferraz, sito à Rua João Hugo Hoss, nº. 395, Centro, no Município de São Miguel da Boa Vista/SC.

O gabarito preliminar será publicado no 1º dia útil após a realização da prova objetiva, no mural da Prefeitura de São Miguel da Boa Vista, no site www.saomigueldaboavista.sc.gov.br e no site da empresa http://www.incapel.com.br/.

Validade
O processo seletivo de São Miguel da Boa Vista terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Coronel Ezequiel (RN) 2011

A Prefeitura de Coronel Ezequiel, Estado do Rio Grande do Norte, lançou edital (nº. 002/2011) para formação de concurso público oferecendo 88 vagas, sendo 23 vagas imediatas e 65 vagas para cadastro reserva de nível fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração é de até R$ 8.000,00, com carga horária de 30 e 40 horas semanais.
Serão reservadas 5% das vagas oferecidas.

Cargos

Assistente de Serviços em Geral, Jardineiro, Cozinheira, Merendeira, Coveiro, Gari, Vigilante, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Motorista, Técnico em Controle Interno, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviço Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Professor, Pedagogo, Psicopedagogo, Médico, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Técnico Nível Superior, Assistente Social e Nutricionista.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 06 de novembro de 2011, pela internet, através do site www.concsel.com.br.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 35,50 e 41,00;
Nível médio/técnico: R$ 46,50 e 57,50;
Nível superior: R$ 68,50 e 79,50.

Prova

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 10 e/ou 11 de dezembro de 2011, em local e horário a serem divulgados através do cartão de inscrição, a partir do dia 01 até o dia 10 de dezembro de 2011.
Os gabaritos serão divulgados no dia 12 de dezembro de 2011, a partir da zero hora no site www.concsel.com.br e na sede da Prefeitura e da empresa a partir das 08 horas.

Validade

O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 2 anos, mediante Decreto doa Chefe do Poder Executivo Municipal, com publicação na Imprensa Oficial.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Caçapava - SP 2011

A Prefeitura de Caçapava, Estado de São Paulo, lançou edital Nº 001/2011 de concurso público de provas e títulos, para o preenchimento de vagas. O concurso público será realizado pela empresa CONSESP.
Serão ofeercidas 51 vagas mais cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio e superior. os salários podem chegar a R$ 3.527,12, para carga horária de 20, 30 e 40h semanais.

Cargos
Nível Alfabetizado: Auxiliar de Topografia, Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino), Borracheiro, Copeiro, Coveiro, Frentista, Lavador de Autos e Servente de Obras.
Nível Fundamental completo e incompleto: Cozinheira, Mecânico de Máquina, Serralheiro, Soldador, Agente de Campo e Auxiliar de Desenvolvimento Infantil.
Nível Médio: Agente da Defesa Civil, Agente de Fiscalização do PROCON, Almoxarife, Educador Social, Fiscal de Obras e Inspetor Mecânico. 
Nível Superior: Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Médicos, Procurador Jurídico e Professor Orientador Pedagógico.

Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 10 de novembro de 2011.

Taxas
As taxas de inscrições variam entre R$ 24,00 a R$ 52,00 e deverá ser paga até o seu vencimento.

Provas
As provas escritas serão realizadas, provavelmente, no dia 27 de novembro de 2011, em locais e horários a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação  no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (escritas). 

Gabaritos:
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 18h da terça-feira  subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.

Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso CRN 3 SP e MS 2011

Foi divulgado edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público do Conselho Regional de Nutricionistas-3ª Região, abrangendo os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O concurso do CRN-3 visa o preenchimento de 11 vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior. A remuneração varia entre R$ 1.088,50 e R$ 3.165,61, com carga horária de 8 horas semanais.
São reservados 5% do total das vagas oferecidas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Assistente Técnico, Auxiliar Administrativo I, Encarregado de Setor I, Nutricionista Assistente e Nutricionista Fiscal I.

Inscrição

As inscrições serão realizadas somente via internet, através do site www.quadrix.org.br, das 10h de 24 de outubro às 12h de 16 de novembro de 2011, considerando?se o horário de Brasília.
As taxas de inscrições são de R$ 45,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).

Prova

As provas objetivas e discursivas serão realizadas nas cidades de Campinas (SP), Campo Grande (MS), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP), considerando o horário local, preferencialmente no período vespertino, com data prevista para o dia 18 de dezembro de 2011,  em locais que serão divulgados na internet, no site www.quadrix.org.br.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período

Concurso Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) 2011

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, publicou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público. O concurso de Foz do Iguaçu está oferecendo 96 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 9.779,51.
Fica reservada às pessoas com deficiência a quota de 5% das vagas.

Cargos

Auxiliar de Consultório Dentário, Assistente Administrativo Júnior, Assistente Contábil Júnior, Secretário de Escola Júnior, Auxiliar de Turismo Bilíngue, Fiscal de Tributos Júnior, Cirurgião Dentista Júnior, Médico e Nutricionista Júnior.

Inscrição

As inscrições poderão ser efetuadas a partir 10 horas do dia 28 de outubro de 2011 até as 23h59min do dia 21 de novembro de 2011, exclusivamente via internet, no site www.fauel.org.br.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 90,00.

Prova

As provas teórico-objetiva e discursiva serão realizadas, provavelmente, no dia 18 de dezembro de 2011, no município de Foz do iguaçu, em locais e horários a serem divulgados nos sites www.fauel.org.br e www.fozdoiguacu.pr.gov.br, bem como no Diário Oficial do Município.
O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 18 de dezembro de 2011, às 18:00, nos sites www.fauel.org.br e www.fozdoiguacu.pr.gov.br, bem como no Diário Oficial do Município.

Validade

O concurso público terá validade de 2 anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação deste prazo por uma vez, por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Colatina (ES) 2011

Dois editais acabam de ser abertos pela Prefeitura Municipal de Colatina, no Estado do Espírito Santo. O primeiro documento (nº 001/ PMC/ES) trata da abertura de concurso público destinado ao provimento de 241 vagas em diversos cargos dos níveis fundamental, médio/magistério/técnico e superior.  O segundo edital (nº 002/2011) promove a abertura de Processo Seletivo Público exclusivo para a contratação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (173 vagas mais cadastro de reserva).

Cargos e salários

Ambos os certames serão executados pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) e, juntos, oferecem um total de 414 oportunidades efetivas, com salários que variam de R$ 576,01 a R$ 3.991,30. Do total de postos, fica reservado o percentual legal destinado aos portadores de necessidades especiais.

Além das funções já mencionadas para a área de saúde, há também vagas para os cargos de  Assessor Jurídico, Assistente Social, Agente Municipal de Trânsito, Auditor de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Bioquímico, Braçal, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Fiscal de Rendas, Fiscal Sanitário, Fiscal de Transporte, Médico (diversas especialidades), Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas Leves e Pesadas, Pedagogo, Psicólogo, Procurador, Professor, Técnico em Edificações, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática (Educação), Técnico em Informática, Técnico de Laboratório, Técnico em Segurança do Trabalho e Terapeuta Ocupacional. 

Inscrições

Os interessados em participar do Concurso Público de Colatina deverão efetuar a inscrição acessando o site da FUNCAB (www.funcab.org) entre os dias 19 de outubro a 13 de novembro de 2011, sendo necessário o pagamento de uma taxa que varia de R$ 40,00 a R$ 100,00. Aos que pretenderm solicitar isenção do pagamento dessa taxa, conforme as condições expostas no regulamento, deverão fazê-lo entre os dias 19 a 21 de outubro  de 2011.
As inscrições para o Processo Seletivo de Colatina, por sua vez, serão realizadas entre 19 de outubro a 20 de novembro, sendo o período para pedidos de isenção o mesmo informado para o Concurso Público.

Processo de Seleção

Haverá a aplicação de provas objetivas para todos os cargos. Além disso, os que optaram pelos cargos de nível superior e magistério serão submetidos a Prova Discursiva e Prova de Títulos.
Farão Teste de Aptidão Física os candidatos ao cargo de Agente Municipal de Trânsito e Braçal. Por fim, candidatos aos cargos de Motorista e Operador de Máquinas Leves e Pesadas farão também Prova Prática.
Todo o cronograma de eventos pode ser acessado nos anexos inclusos nos respectivos editais.

Editais

Concurso Prefeitura de Valença - RJ 2011

A Prefeitura de Valença, Estado do Rio de Janeiro, através da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB, publicou edital de concurso público para provimento 387 oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários para os aprovados variam de R$ 575,00 a R$ 3.256,60, por jornadas de trabalho semanal de 16 a 40 horas.

Cargos do Concurso de Valença
Nível Fundamental Incompleto - Mecânico de Máquinas e Carretas, Operador de Máquina Pesada, Tratorista Agrícola, Viveirista Florestal;

Nível Fundamental Completo - Auxiliar de Saúde Bucal, Bombeiro Hidráulico, Cozinheira, Merendeira, Motorista;

Nível Médio - Agente Ambiental, Agente Cultural, Agente Educacional I, Assessor Administrativo II, Cuidador Feminino do Abrigo "Casa Municipal da Criança e do Adolescente, Cuidador Masculino do Abrigo "Casa Municipal da Criança e do Adolescente, Educador social, Guarda Municipal Feminino, Guarda Municipal Masculino, Instrutor de Libras, Monitor, Professor II, Programador de Computador, Tradutor de Intérprete de Libras;

Nível Médio Técnico - Fiscal de Obras, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletricidade, Técnico em Eletrônica Telefonia, Técnico de Enfermagem, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Manutenção de Hardware, Técnico em Processamento de Dados, Técnico em Saúde Bucal - TSB, Técnico em Telecomunicação;

Nível Superior - Consultor Jurídico, Arquivologista, Assistente social, Auditor Fiscal, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Instrutor de Esporte, Médico Veterinário, Museólogo, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Supervisor Escolar, Tecnólogo em Gestão Pública e Professor I nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática.

Inscrições e taxas
Os candidatos deverão efetuar as inscrições no período de 01 a 21 de novembro de 2011 pelo site www.funcab.org ou diretamente no posto de atendimento das 9h às 17h (rua Padre Luna, nº. 99, Bloco 2, Loja 2, Centro).

As taxas de inscrição serão as seguintes:

R$ 33,00 para os cargos de Nível Fundamental Completo e Incompleto;

R$ 40,00 para os cargos de Nível Médio e Médio-Técnico;

R$ 60,00 para os cargos de Nível Superior.

Provas e gabaritos
A Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída de questões de múltipla escolha, que será aplicada na data provável de 04 de dezembro de 2011.

O gabarito oficial será disponibilizado nos portais www.funcab.org e www.valenca.rj.gov.br no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (Horário local).

Validade
O prazo de validade do Concurso Público é de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Itapeva (SP) 2011

Foi divulgado edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público da Prefeitura de Itapeva, Estado de São Paulo. O concurso de Itapeva oferece 2.444 vagas, sendo 684 vagas imediatas e 1.760 vagas para cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 8.287,34, com carga horária entre 20 e 40 horas semanais.
Aos candidatos com deficiência classificados, será reservado o percentual de 10% das vagas existentes ou que vierem a surgir.

Cargos

Trabalhador Braçal, Cozinheira, Motorista, Operador de Máquinas II, Auxiliar de Odontologia, Técnico Contábil, Técnico de Informática, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente de Controle de Vetores, Almoxarife, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil com Magistério, Fiscal Municipal, Fiscal Sanitário, Guarda Municipal, Monit or de Esportes, Oficial de Administração, Oficial de Procuradoria, Orientador de Alunos, Professor, Secretário de Escola, Técnico Desportivo, Telefonista, Assistente Social, Biólogo, Cirurgião Dentista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fonoaudiólogo, Médico, Veterinário, Nutricionista e Psicólogo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.cetroconcursos.com.br, até às 18h do dia 03 de novembro de 2011, observado o horário oficial de Brasília/DF.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 19,00;
Nível médio/técnico: R$ 22,00;
Nível superior: R$ 30,00.

Prova

As Provas serão realizadas na cidade de Itapeva/SP, na data prevista de 04 de dezembro de 2011, em locais e horários a serem comunicados oportunamente, por meio de edital de convocação a ser publicado na Imprensa Oficial do Município de Itapeva e nos endereços eletrônicos www.cetroconcursos.com.br e www.itapeva.sp.gov.br, a partir do dia 22 de novembro de 2011.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura de Itapeva, ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Saiba mais

Médicos do SUS prometem manifestações em todo o País nesta terça

Profissionais que atendem na rede pública denunciam baixa remuneração e más condições de trabalho. Até agora, 12 Estados farão greve por 24h

Nesta terça-feira (25), os médicos que atendem na rede pública em todo o País prometem realizar manifestações e paralisações para denunciar a baixa remuneração e as más condições de trabalho, que comprometem a qualidade da assistência oferecida à população. Consultas, exames e outros procedimentos agendados serão suspensos em 22 Estados. Os trabalhos nas unidades de urgência e emergência serão mantidos.

O movimento é coordenado pela Comissão Pró-SUS, composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). “Com a mobilização queremos chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e melhor assistência à população”, afirma o coordenador da Comissão Pró-SUS do CFM e 2º vice-presidente da entidade, Aloísio Tibiriçá Miranda.

Até o momento, já estão confirmadas a suspensão do atendimento por 24h em 20 Estados, sendo que no Piauí deve se prolongar por dois dias. Em outros dois Estados, este tipo de paralisação será pontual: em Santa Catarina, deve acontecer durante a tarde e durar cerca de uma hora; em São Paulo, deverá acontecer apenas em algumas unidades de saúde, mas ao longo de todo o período. Em outros seis estados, foram programadas manifestações públicas em protesto contra a precariedade da rede pública. Alias, atos do tipo deverão acontecer simultaneamente em todo o país.

Confira abaixo o que alguns Estados prepararam para terça-feira:

Acre - As entidades médicas confirmam a adesão dos profissionais do Acre ao protesto, sendo que eles decidiram suspender os atendimentos eletivos na data. Estão previstos atos públicos como forma de informar à sociedade sobre os problemas que comprometem o SUS.

Alagoas - No Estado, os 1.638 médicos que atendem pelo SUS suspenderão suas atividades. Consultas e exames não realizados serão reagendados, sendo que nos estabelecimentos de saúde foram fixados avisos para a população. 

Amapá – Médicos prometem suspender atendimentos, assegurando o funcionamento das urgências e emergências. Entidades locais realizarão assembléia para discutir o tema.

Amazonas – Médicos amazonenses decidiram fazer uma carreata. Uma coletiva de imprensa acontecerá, às 9h, no Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam).

Bahia – Entidades médicas confirmam a paralisação. Em Salvador, estão previstas concentrações de médicos, às 8h, em frente ao Creasi (antigo Iapseb) e, às 10h, em frente ao Shopping Iguatemi.

Ceará – Haverá às 15h uma sessão Assembleia Legislativa em comemoração pelos 70 anos do sindicato dos médicos cearenses. Na ocasião, seis profissionais serão homenageados.

Distrito Federal – O Sindicato dos Médicos lançará um hotsite com os relatórios das visitas do sindicato às unidades de saúde do DF. Nos documentos, são denunciadas as condições de trabalho inadequadas e o sucateamento do sistema de saúde pública no DF.

Espírito Santo – Paralisação confirmada por todo dia do atendimento ambulatorial. Nas concentrações, o preto será a cor predominante em faixas e nas roupas dos participantes em sinal de luto pela situação da saúde pública no Estado.

Goiás - Suspensão do atendimento nas unidades públicas por todo dia. Representantes das entidades médicas locais deverão visitar alguns estabelecimentos de saúde – na capital e no interior.

Maranhão – Haverá um Fórum de Saúde Pública, com a presença de médicos, secretários de saúde e outros gestores da rede pública, além de políticos e autoridades.

Mato Grosso – Suspensão de atendimentos eletivos em todas as unidades do SUS, no Estado.

Mato Grosso do Sul – Entidades médicas locais organizarão manifestações em frente a alguns pontos de atendimento em Campo Grande. Não haverá suspensão das atividades no Estado.

Minas Gerais – Não haverá atendimento de consultas e outros procedimentos eletivos. Na Praça da Assembleia está previsto um ato público, às 9h30. A tarde, às 15h, também no parlamento ocorrerá uma audiência pública.

Pará – Médicos confirmam a suspensão das consultas e procedimentos. Apenas as cirurgias que já estavam marcadas serão realizadas. As áreas de urgência e emergência também funcionarão.

Paraíba – Está previsto um ato público em frente ao Busto de Tamandaré, ás 10h, com a participação de médicos, lideranças e representantes da sociedade. O atendimento eletivo aos pacientes do SUS também será suspenso.

Paraná – Movimento médico organizou um ato público para marcar o protesto. De 9h às 18h, na Boca Maldita (ponto tradicional do centro de Curitiba), médicos distribuirão folhetos informativos para chamar a atenção da sociedade.

Pernambuco – Haverá paralisação dos atendimentos eletivos, mas as entidades médicas do estado também programam uma forma diferente de protestar. Será realizada a campanha "Médicos dão sangue pelo SUS", onde os médicos serão convidados a doarem sangue. Um posto do Hemope estará montado no local de 8h00 às 17h00.

Piauí – No estado, a suspensão dos atendimentos eletivos nas unidades da rede pública será por 72 horas. O protesto será encerrado apenas no dia 27. Apenas os atendimentos de urgência e emergência estão garantidos.

Rio de Janeiro – Haverá protesto para reivindicar por melhores salários e condições de trabalho.

Rio Grande do Norte – Suspensão dos atendimentos eletivos por todo dia, salvo em casos de urgência e emergência. O dia será marcado por uma manifestação pública na Praça 7 de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa.

Rio Grande do Sul – Em Porto Alegre, os médicos decidiram fazer uma paralisação para marcar o Dia Nacional em Defesa do SUS. Está programado ato público na Câmara de Vereadores, a partir das 16h, com a participação de representantes dos hospitais conveniados.

Rondônia –  Suspensão dos atendimentos eletivos por todo dia. Como parte da mobilização são esperadas manifestações próximas às principais unidades da rede estadual.

Roraima –  Não haverá suspensão das atividades.

Santa Catarina - Médicos catarinenses optaram por suspender suas atividades durante uma hora. No início da tarde, entre 13h e 14h, os profissionais não realizarão atendimento eletivos e se concentrarão em frente ao Hospital Celso Ramos.

São Paulo –  Além do protesto da categoria, já foram confirmadas paralisações localizadas. Os médicos dos Hospitais Emílio Ribas, do Servidor Estadual e do HC de Ribeirão Preto não farão atendimento eletivos.

Sergipe – Os atendimentos eletivos serão suspensos. Está programado um ato público, às 8h, no calçadão da Rua João Pessoa, em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal (Agência Serigy), no Centro de Aracaju.

Tocantins – Não está prevista a suspensão dos atendimentos eletivos.  

Fonte IG

Acerte na dose e faça do café aliado da sua saúde

café - foto Getty ImagesA quantidade varia entre o expresso e o coado, mas os efeitos positivos são os mesmos

Que gosto tem o Brasil? Se você nem parou para pensar e já disse café, acertou em cheio. O consumo desta bebida é o grande destaque na mesa dos brasileiros, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, finalizada em julho de 2011 - nem a mesmo a dupla formada por arroz e feijão é capaz de desbancar as xícaras com aroma de fazenda.

As dúvidas sobre o assunto, no entanto, às vezes tornam a pausa para o cafezinho num dilema. Medo de perder o sono, interferência da cafeína nos resultados do treino e até associação da bebida com o surgimento de algumas doenças estão entre as polêmicas. "Existem muitas pesquisas sobre o assunto e algumas trazem resultados conflitantes", afirma a endocrinologista Claudia Chang, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O único consenso, por enquanto, estabelece a quantidade máxima recomendada por dia: de 300 a 400mg de cafeína, equivalentes a 3 ou 4 xícaras médias de café coado, ou a metade disso na versão expressa, que é mais concentrada. Limitando-se a essa dose, você aumenta suas chances de potencializar os efeitos positivos do café sem sofrer com os eventuais riscos dos exageros. Veja abaixo relações recentes que os pesquisadores descobriram entre o delicioso café e a saúde de quem não abre mão deste prazer.  

1) O café pode proteger contra o câncer?
As pesquisas divergem sobre o assunto. Mas há estudiosos já totalmente convencidos de que o café é capaz de proteger contra câncer de fígado, rim, colo-retal e câncer de mama no período da pré-menopausa.

"O café é rico em antioxidantes, substâncias que promovem a renovação celular e ajudam o organismo a combater doenças, incluindo o câncer", afirma a endocrinologista Claudia Chang.

2) Cafeína acelera o ganho de massa muscular?
A cafeína acelera a perda de gordura, e não o ganho de massa muscular. Isso acontece porque o café é uma bebida termogênica, ou seja, tem capacidade de aumentar o metabolismo basal e obrigar o corpo a gastar mais energia.

Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, a cafeína também diminui a fadiga e melhora o rendimento do atleta. "Graças ao aumento de disposição, o aluno treina mais pesado e ganha mais massa muscular", explica o médico.  
 

café - foto Getty Images3) Café ajuda na prevenção do Alzheimer?
Já foi comprovado que a cafeína age como protetora do organismo contra o Alzheimer e outras demências. A explicação para o feito ainda não é clara: por enquanto, a ação antioxidante e anti-inflamatória da bebida competem pela atenção dos cientistas.

Mas há outra hipótese sendo testada: a cafeína estimularia a produção e a renovação do líquor, liquido que irriga o cérebro. "Conforme a idade avança, a produção deste líquido diminui. Com isso, as substâncias tóxicas demoram mais tempo para serem eliminadas e podem surgir danos no cérebro", explica a endocrinologista.  

4) O café ajuda a tratar doenças do fígado?
O consumo acima de três copos diários de cafeína diminuiria a progressão da fibrose do fígado, potencializando o efeito dos medicamentos usados para restaurar o funcionamento da glândula, segundo pesquisa publicada na Revista Cientifica de Hepatologia, do Reino Unido.A quantidade acima do recomendado, entretanto, pode trazer outros riscos, como:

- Elevação da pressão arterial (pessoas hipertensas devem evitar consumir mais de 500mg/ dia de cafeína);
- Arritmia cardíaca: a cafeína aumenta a freqüência cardíaca;
- Piora de quadros gástricos, como refluxo e gastrite, porque a cafeína irrita o sistema digestivo, principalemente quando o consumo é em jejum;
- Dificuldade para absorção do cálcio, pois a cafeína reduz a absorção intestinal desse mineral , contribuindo para o aparecimento da osteoporose.
Mas há notícias comprovadamente positivas: apenas uma xícara de café por dia contribui para proteger o fígado contra cirrose ao reduzir os níveis de enzima hepática (relacionada ao surgimento da cirrose alcoólica).

5) O café pode ajudar a prevenir doença de Parkinson?
O consumo médio de três xicaras de café por dia diminui a incidência de Doença de Parkinson. "Isso ocorreria porque a bebida tem substâncias neuroprotetoras, que retardam a degeneração cerebral causadora da doença", explica a endocrinologista Claudia Chang.  

6) O café pode ajudar a prevenir depressão?
O consumo de cafeína diminui a inflamação na área do cérebro responsável pelas emoções, problema relacionado à depressão. "O café contém boas doses de ácido clorogênico, substância de conhecida ação anti-inflamatória, também encontrada em vegetais amarelos ou avermelhados, como tomate, cenoura, pimentão, abacaxi e morango", afirma a endocrinologista da SBEM.

O nutrólogo Roberto Navarro explica que pessoas mais predispostas à depressão por queda de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina (responsáveis pela atenção, cognição e bem-estar mental) têm uma aliada na cafeína. "A cafeína aperfeiçoa a ação desses neurotransmissores", afirma o especialista. "Mas é preciso ter cuidado com a dose, porque o excesso está associado à ansiedade". 

7) Qual a relação do café com o diabetes?
O consumo de cafeína está relacionado a uma menor incidência de diabetes, de acordo com estudo recente do Departamento de Nutrição de Harvard. O café, consumido logo após as refeições, diminui a absorção da glicose pelo organismo. "Além disso, a cafeína leva ao aumento dos níveis circulantes de uma proteína chamada SHBG, que reduz o desenvolvimento de diabetes tipo 2", diz o nutrólogo.

8) Café é capaz de prevenir doenças do coração?
Sim, provavelmente por conta de seu efeito anti-inflamatório, que deixa as veias livres para o sangue circular. Mas atenção: a proteção cai por terra caso o consumo de café ou outras substâncias ricas em cafeína (como chá mate, chá preto e refrigerantes de cola) alcance mais de 800mg/dia cafeína.  

9) O café interfere nos níveis de colesterol?
Os especialistas orientam evitar o consumo do expresso, que possui cafestol, capaz de elevar os níveis de colesterol - essa substância sequestra os receptores do intestino responsáveis por manter essas taxas estáveis. Quando o café é coado, essas substâncias ficam retidas no filtro de papel e o efeito é cortado.  

11) Crianças podem tomar café? E gestantes?
As crianças podem tomar café, desde que não ultrapassem 45mg/dia (cerca de meia xícara). O sistema neurológico infantil é mais sensível e o excesso de cafeína pode prejudicá-lo. "Mas, mantido este cuidado com a quantidade, o café pode aumentar a concentração e a disposição mental, ajudando crianças com déficit de atenção", afirma o nutrólogo.

Embora o consumo de cafeína não esteja relacionado à má formação ou retardo do crescimento uterino, o ideal é que a gestante não consuma quantidades muito altas de cafeína, sendo o limite seguro de 300mg/dia, isso por que o consumo excessivo de café pode levar à perda de peso da gestante e do feto.  

12) Café realmente tira nosso sono?
Sim. Isso acontece por que o consumo de cafeína bloqueia a ação de um componente químico do cérebro, que determina a necessidade de sono e desperta a vontade de dormir.

"Os efeitos da cafeína persistem por quatro a seis horas após o consumo. É preciso ter isso em vista para que uma xícara de café não se transforme em gatilho para a insônia", afirma a endocrinologista. 

Fonte Minha Vida

Amaranto ajuda a combater colesterol ruim

Grão também não causa alterações na produção de colesterol bom

Um estudo feito pela Universidade de Campinas (UNICAMP), diz que o amaranto, um grão que pode ser usado de diversas formas na culinária, ajuda a combater a aterosclerose e os altos níveis de colesterol ruim, o LDL, no sangue. Esse tipo de colesterol é aquele que forma as placas de gorduras que podem entupir as artérias, causando infartos e derrames.

O estudo foi realizado com um grupo de 18 pessoas com síndrome metabólica, que envolve problemas como pressão alta, obesidade e colesterol alto. Elas foram orientados a consumir, durante o período de um mês, 30 gramas de farinha de amaranto diariamente, o que equivale a uma colher de sopa. 


Antes e depois desse período, os pesquisadores fizeram exames de sangue em cada um dos participantes. Após analisar os resultados, os cientistas notaram uma sensível queda nos níveis de LDL. Segundo eles, proteínas, fibras e óleos encontrados no amaranto podem ser os responsáveis por essa diminuição da quantidade de colesterol ruim no sangue.

Além disso, os autores do estudo afirmam que o amaranto contém esqualeno, um antioxidante que inibe a produção de uma enzima responsável pela síntese de colesterol ruim, sem alterar a produção do HDL, conhecido como colesterol bom.  

Canela também reduz níveis de colesterol
Bastante conhecida por suas propriedades antissépticas e pelo sabor que dá aos alimentos, em especial aos doces, a canela pode ser mais um aliado na luta contra o colesterol. Um estudo realizado pelo Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia da especiaria tem papel importante no combate ao colesterol.

Foram avaliados 700 voluntários com idades entre 20 e 55 anos que apresentavam altos índices de colesterol ruim (LDL). Eles foram divididos em dois grupos: 350 pacientes ingeriram uma dose diária de ½ colher de sopa de canela, enquanto os outros 350 não receberam doses da especiaria. 
Após seis meses de estudos, observou-se que 70% dos pacientes que incluíram a canela em sua dieta tiveram uma redução de 10% dos níveis do colesterol ruim, 30% em suas triglicérides (gorduras do sangue), e de 1% a 26% do colesterol total. Já os que não receberam a dose, não apresentaram melhora.

Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes, que ajudariam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez.  

Fonte Minha Vida

Conheça os alimentos que espantam o estresse

Monte um cardápio cheio de opções para você relaxar

A combinação entre a correria do dia-a-dia, preocupações, muitas horas extras no trabalho e pouco tempo de descanso basta para incorporar à sua rotina uma companhia mais do que indesejada: o estresse. Quando esse indesejável visitante chega, descuidar da alimentação é quase uma regra, ainda que o comportamento só torne o problema ainda mais grave . O ponto de partida para evitar o cansaço e o desânimo é uma dieta equilibrada com carboidratos, proteínas, frutas, hortaliças, leguminosas, minerais e fibras, explica a nutricionista Juliet Marzalek, especialista em nutrição clínica.

Um dos efeitos bastante conhecidos do estresse é a famigerada compulsão alimentar, que também pode desencadear outras doenças, como a obesidade e hipertensão.

Portanto, comer corretamente é fundamental para evitar um efeito dominó de vários males para o organismo (faça nossa avaliação nutricional gratuita e descubra a dieta ideal para você).

É importante privilegiar um cardápio que contenha uma variedade de alimentos, pois é a associação correta entre eles que vai fornecer nutrientes na quantidade necessária para nosso corpo, ensina Juliet. A seguir, saiba quais são os principais ingredientes para mandar o extremo cansaço embora.

Coma certo
Uma alimentação adequada fará seu intestino funcionar regularmente. Esse órgão ajuda na produção de serotonina, o poderoso hormônio responsável por controlar o humor e a peça chave para varrer a fadiga da sua vida.

Bons sonhos
Uma noite bem dormida também é pré-requisito para a dieta contra o cansaço. Durante o sono, nosso corpo produz melatonina, um hormônio antioxidante, que vai remover os radicais livres do organismo e proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento , explica Juliet. Para relaxar; fique longe de estimulantes, como o café, chocolate e álcool, que inibem a produção do hormônio.

Hidrate-se
A nutricionista Juliet Marzalek recomenda muita água para evitar a cefaléia, um tipo bem agudo de dor-de-cabeça. A quantidade diária suficiente varia entre um litro e meio e dois litros. Somente a água consegue hidratar o organismo 100% , alerta a especialista em nutrição clínica.

Serotonina para dar e vender
Alimentos que estimulam a produção de serotonina são mais do que bem-vindos na sua dieta. Banana e abacaxi são ótimas fontes. Fuja dos alimentos com alto índice glicêmico (como o mel, pães brancos, farinhas refinadas, refrigerantes, açúcar e doces), pois darão um pique passageiro ao organismo, fazendo você sentir fome novamente rapidinho. Além disso, eles engordam e muito!

Felicidade é o que interessa
Outra fonte de bem-estar é o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina e presente nas vitaminas do complexo B, principalmente, na vitamina B6. Você pode encontrar triptofano no lombo e presunto suíno (fique atento para os cortes magros); nos pães e cereais integrais; leite e iogurte desnatados; queijos (prefira os sem gordura); feijão, lentilha, soja, grão de bico, abacate, gérmen de trigo e levedo de cerveja. Nesse último caso, não vale ingerir a bebida alcoólica, pois o álcool impede a absorção das vitaminas do Complexo B , alerta Juliet Marzalek.

Só evite ingerir combinar a ingestão de alimentos ricos em cálcio com outros ricos em vitaminas do complexo B. O mineral dificulta a absorção dessas vitaminas , explica a nutri.

Capriche na vitamina C
Alimentos ricos em vitamina C, como a acerola, mamão, goiaba, kiwi, pimentão, brocólis, salsinha, couve-flor e repolho, são cheios de ácido ascórbico, responsável por melhorar a absorção das vitaminas do complexo B e do ferro, mineral presente nas carnes vermelhas e que participa do transporte de oxigênio nas células, combatendo a indisposição. A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e de 90 mg para os homens, o que equivale a 3 e 4 frutas, respectivamente. Se você for um fumante, acrescente mais 30 mg a quantidade necessária. Evite megadosagem e ingira os alimentos ou o suco da fruta logo depois de cortados ou preparados para o oxigênio do ar não oxidar a vitamina C , recomenda a nutricionista Juliet Marzalek. E atenção: só tome suplementos de vitaminas e minerais caso haja prescrição médica. Do contrário, eles podem prejudicar sua saúde, em vez de deixá-la tinindo.

Fonte Minha Vida

Nível moderado ou alto de estresse leva a maior taxa de mortalidade

Risco é até 50% maior entre homens que se estressam por longos períodos

Estudo realizado pela Oregon State University (EUA) e publicado no Journal of Aging Research concluiu que homens que experimentam eventos estressantes de nível moderado ou alto por anos a fio têm taxa de mortalidade 50% maior.

Para chegar à conclusão, os estudiosos usaram os arquivos de um estudo que conta com quase mil homens de classe média, com boa saúde e que trabalham. Eles foram acompanhados durante 18 anos - de 1985 a 2003.

O grupo classificado como de baixo estresse contou com homens que sofreram dois ou menos grandes episódios de estresse, em comparação à média de três episódios para o grupo moderado e até seis para o grupo que sofria alta pressão. Os episódios responsáveis pela tensão eram ocorrências que podem permear pessoas de meia-idade ou mais velhas, como morte da esposa e ter que colocar os pais em asilos.

Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo foi de que o risco de mortalidade do grupo de estresse moderado é semelhante ao grupo elevado, que é de 50% a mais daqueles que se estressam pouco.

Como proteção desse efeito negativo do estresse, os pesquisadores destacaram a boa saúde e o hábito de beber moderadamente - sem excessos. Nos resultados da pesquisa, pessoas que tinham esses fatores tinham uma expectativa de vida maior que os demais.

Combata o estresse com medidas simples
Nada mais simples que um abraço para reduzir a tensão. Ao mesmo tempo em que conforta e protege, ele proporciona uma sensação prazerosa a quem envolve e é envolvido. O ato ativa as regiões temporais e frontais do cérebro, que são ligadas ao prazer.

Segundo a neurologista Sonia Brucki, vice-coordenadora do departamento de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia, o abraço faz com que o cérebro libere dopamina e serotonina, hormônios do prazer. "Você estabelece uma empatia com a pessoa, percebe o sentimento dele. Isso dá uma sensação prazerosa", explica.

Estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indica que abraçar diminui os níveis de cortisol e a norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse, além de diminuir a pressão sanguínea, o que previne doenças cardíacas. O aumento da taxa de uma substância chamada oxitocina também é notável. Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica: ou seja, quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.

Portanto, embora não combata diretamente as causas do estresse - sejam elas vindas de problemas familiares, do trabalho, entre outras -, o abraço acolhe a pessoa de tal forma que pode melhorar, e muito, a disposição e a maneira de encarar os problemas.

Fonte Minha Vida

Médicos recomendam três noites sem álcool por semana

Associação britânica diz que o corpo precisa se recuperar após noite de bebedeira

Uma noite de bebedeira deve ser seguida por dois ou três dias sem álcool, afirmam médicos britânicos. Segundo a associação Royal College of Physicians (RCP), o fígado precisa de tempo para se recuperar.

"Além das quantidades, limites seguros para o consumo de álcool também precisam levar em conta a frequência. Há um maior risco de problemas no fígado para aqueles que bebem diariamente ou quase diariamente na comparação com aqueles que bebem esporadicamente ou alternadamente", disse Ian Gilmore, conselheiro sobre álcool do RCP.

"Recomendamos um limite seguro de consumo de álcool entre zero e 21 unidades por semana para homens e um máximo de 14 unidades para mulheres, desde que o total não seja consumido em apenas um ou dois episódios e que haja dois ou três dias sem álcool por semana."

Uma garrafa de 330 ml de cerveja tem em torno de 1,7 unidades, enquanto uma taça pequena de vinho (125 ml) tem 1,5 unidade.

"Se alguém bebe um drink por dia, uma bebida pequena todos os dias de sua vida, é improvável que haja algum problema, mas se você sai e bebe muito, é aconselhável deixar seu corpo descansar."

De acordo com números oficiais, as internações relacionadas a álcool chegaram a um número recorde no ano passado na Grã-Bretanha.

Mais de um milhão de pessoas foram admitidas em hospitais em 2009-2010 no país e, em quase dois terços dos casos, os pacientes eram homens.

Fonte Estadão

'Marca-passo cerebral' pode melhorar tratamento do Parkinson

Técnica de estimulação cerebral profunda proporcionou benefícios no tratamento da doença

Uma técnica de estimulação cerebral profunda conhecida como DBS proporcionou benefícios terapêuticos para transtornos motores como o Mal de Parkinson, segundo um estudo publicado na última edição da revista especializada Neuron.

A DBS implica a implantação de um dispositivo médico que funciona como um "marca-passo cerebral", que envia impulsos elétricos a regiões específicas do cérebro. Segundo a pesquisa, esses impulsos alteram a atividade cerebral "de maneira controlada".

"Embora os princípios subjacentes não estejam totalmente claros, a DBS proporcionou significativos benefícios terapêuticos para os transtornos motores como o Mal de Parkinson e outros problemas, como a dor crônica e a depressão", dizem os autores do estudo.

Os pesquisadores destacam ainda que o uso da DBS em pacientes com Mal de Parkinson ajudou a aliviar os sintomas motores e a reduzir a atividade neuronal anormal.

"Nossa esperança é ver em um futuro próximo uma nova era das estratégias de estimulação cerebral profunda como a DBS", explicaram o médico Boris Rosin e o professor Hagai Bergman, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Essas estratégias, segundo os especialistas, têm potencial não só para o tratamento do Parkinson, mas "talvez também para outros transtornos neurológicos com um claro padrão patológico da atividade cerebral".

Fonte Estadão

Dieta rica em cálcio ajuda a prevenir a osteoporose

Doença aumenta risco de fraturas e atinge principalmente as mulheres


Pelo menos 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose, a perda gradual de massa óssea a partir da meia idade e que atinge principalmente as mulheres depois da menopausa. Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose, uma em cada três mulheres acima de 50 anos tem a doença. E de cada três pessoas que sofreram fratura no quadril, uma tem osteoporose.

No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose, sendo que 200 mil pessoas morrem todos os anos no país devido a essas fraturas.

Entre os fatores de risco relacionados à doença estão: idade avançada, baixo peso, etnia caucasiana, histórico de doença na família, deficiência hormonal, dieta pobre em cálcio, uso de determinadas medicações como corticoides, hábito de fumar, abuso de álcool e vida sedentária. Entre as mulheres, os números da doença são alarmantes: 40% das pacientes com osteoporose sofrem quedas.

– A coluna, o fêmur, as costelas e o pulso são os locais mais atingidos. As quedas podem acontecer pela sensação de fraqueza nos ossos, uma das principais características da doença – explica o ortopedista Adalto Lima. – Mas esse risco pode ser amenizado com a adoção de uma dieta adequada, rica em cálcio e vitamina D, e a prática de atividades físicas, hábitos que fortalecem a musculatura, proporcionando uma maior segurança e equilíbrio – ensina o médico.

O problema é que os brasileiros não dão muita importância à osteoporose. Estudo feito pela Brazos (The Brazilian Osteoporosis Study) avaliou 2.420 pessoas acima de 40 anos, em 150 municípios das cinco regiões do país. Apenas 6% dos entrevistados sabiam que sofriam da doença. Isso significa que a maioria ainda não sabe como se prevenir, desconhece o diagnóstico e o tratamento da osteoporose.

– A osteoporose é silenciosa. Por isso, principalmente mulheres acima de 40 anos e idosos, devem redobrar a atenção. É importante que a pessoa faça exercícios regulares, mantenha uma dieta rica em cálcio e vitamina D e se exponha ao sol, nos horários recomendados, para evitar a doença – reforça o ortopedista Everaldo Vasconcelos.

Antes de a osteoporose se manifestar, geralmente ocorre a osteopenia, o enfraquecimento ósseo, uma alteração que já aumenta o risco de fraturas. A boa notícia é que nessa fase é mais fácil tratar. O ortopedista Ilídio Pinheiro explica que o diagnóstico é feito por meio de exame clínico e da densitometria óssea, que revela o percentual de perda da massa.

– Até 25% de perda óssea sugere osteopenia. Uma perda maior já sinaliza a osteoporose – diz Ilídio.

Nas mulheres a incidência é maior, pois a menopausa caracteriza-se principalmente pela diminuição do estrógeno, um hormônio muito importante no estímulo à formação da massa óssea. Mas a doença também atinge os homens: um em cada oito acima dos 65 anos. Eles começam a perder massa óssea mais tarde e têm ossos e músculos maiores, diz a fisiatra Pérola Plapler.

Ela lembra que exercícios são indicados tanto na prevenção quanto no tratamento. Musculação, corrida e caminhada são boas opções. Nos casos em que já existe osteoporose, a pessoa deve ser acompanhada por médico e profissional de educação física.

E quanto mais variada a dieta melhor. A nutricionista Camila Ragne Torreglosa recomenda consumir alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo, sardinha e brócolis. O cálcio é responsável pela formação e manutenção da massa óssea. Não podem faltar alimentos ricos em vitamina D, como, ovo, salmão, atum e bacalhau, pois esse nutriente é essencial para a absorção do cálcio ingerido.

– Também o consumo de nutrientes com vitamina K, encontrado em brócolis, lentilha, repolho e couve-manteiga, e o mineral magnésio, presente em acelga, espinafre, quiabo, beterraba e amêndoa, são importantes para a saúde óssea. A vitamina K participa da formação óssea, e o magnésio ajuda na absorção do cálcio da nossa alimentação – comenta Camila.

Fonte O Globo

Exame simples revela colesterol

Prevenção e conquista de uma vida saudável estão diretamente ligados à boa alimentação e à prática de exercícios


A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aponta que as doenças cardiovasculares ocupam, no Brasil, o primeiro lugar entre as causas de mortalidade. E o colesterol elevado é um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Para descobrir a quantas está sua saúde, o primeiro exame a ser solicitado pelos médicos exige apenas uma picadinha no braço ou no dedo. Pode parecer simples, mas esta é a forma mais eficaz para revelar a presença de gorduras indesejadas na corrente sanguínea, já que o colesterol elevado não apresenta sintomas. Rápido e altamente confiável, o exame laboratorial, chamado de perfil lipídico, necessita de 12 horas de jejum para ser realizado.

— Deve-se evitar excessos alimentares, álcool e atividades fora da rotina nos três dias anteriores exame — explica a cardiologista Tânia Martinez.

Menos invasiva e ainda mais ágil, a punção digital, exame que analisa apenas uma gotinha de sangue, é ideal para avaliar o colesterol da população, técnica normalmente utilizada em grandes campanhas e ações. O objetivo do exame de sangue é analisar, além do nível de colesterol total no organismo, índices de LDL (lipoproteínas de baixa densidade), popularmente conhecido como “colesterol ruim”, de HDL (lipoproteínas de alta densidade), o "colesterol bom” e triglicérides.

Prevenção
A prevenção do colesterol e a conquista de uma vida saudável estão diretamente ligadas à boa alimentação e à prática de exercícios físicos regulares. Consultar-se anualmente com um cardiologista aumenta as chances do diagnóstico precoce, reduzindo a ocorrência de doenças graves e acelerando o início do tratamento. Uma dieta equilibrada, com pouco sal, rica em frutas, verduras, legumes, fibras e com restrição de gorduras também é fundamental. E engana-se quem acha que somente os gordinhos podem sofrer deste mal.

— Pessoas magras com alimentação desregrada podem ter alteração nos níveis de  olesterol. É necessário que se faça exames periodicamente para o acompanhamento dos níveis – frisa a nutricionista Bernardete Azevedo.

O que é
O colesterol é uma molécula similar à gordura que age na composição da membrana que envolve  as células, é essencial para a fabricação de hormônios e na composição da vitamina D, necessária para os ossos e para o crescimento. Obtido nos alimentos de origem animal ou produzido pelo fígado, ele circula por todo o corpo, mas não é solúvel no sangue.

Problemas podem ocorrer, especialmente, quando se ingere alimentos que contenham colesterol em demasia, como carnes gordas e ovos. O excesso se deposita nas artérias, formando placas que podem endurecê-las e entupi-las, e o processo pode gerar problemas cardiovasculares.
Fonte Zero Hora

Câncer de testículo atinge mais jovens

Saiba como prevenir a doença


Atingindo com mais frequência pessoas entre 20 e 40 anos, o câncer de testículo atinge de três a cinco homens brasileiros em cada grupo de 100 mil. Anualmente, 8.300 pessoas recebem o diagnóstico desse tipo de câncer no país, e 350 morrem devido à complicações. A principal dificuldade, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é que a enfermidade atinge pessoas jovens e sexualmente ativas, possibilitando a chance do câncer de testículo ser confundido ou até mesmo mascarado por inflamações dos testículos e dos epidídimos, geralmente transmitidas sexualmente.

A doença ganhou destaque há pouco tempo, com a novela Insensato Coração, da Rede Globo. Na trama, o personagem André, interpretado por Lázaro Ramos, descobriu que tinha o problema, atraindo as atenções para a doença, que também foi diagnosticada no ciclista Lance Armstrong, no jogador brasileiro de basquete Nenê, do Denver Nuggets, e no ator Tom Green, ex-marido de Drew Barrymore, que chegou a fazer um programa especial exibido na TV americana, chamando atenção para o autoexame masculino e para a detecção precoce, o que aumenta em 95% a chance de cura, segundo um levantamento realizado junto aos 940 pacientes atendidos  pelo Núcleo de Urologia do Hospital A.C.Camargo, em São Paulo. Todos os três casos mencionados foram solucionados com êxito. Um fato curioso é que a incidência é maior em brancos do que em negros.

— Não há uma causa específica para a doença, mas os médicos observam que a hereditariedade é fator determinante em muitos casos — afirma o oncologista Volney Lima, da Oncomed (BH).

Saiba mais:

:: Quais são os sintomas do câncer de testículo?
O sinal mais comum é o aumento do volume de um dos testículos, normalmente indolor na fase inicial.

:: É possível preveni-lo?
Não existem estratégias claras para sua prevenção. O que se deve incentivar é o diagnóstico precoce.

:: Pode ser hereditário?
Associação familiar vem sendo reportada, principalmente entre irmãos.

:: Tem cura? Se sim, como é o tratamento?
O câncer de testículo é uma neoplasia curável na maioria dos casos. O tratamento consiste inicialmente na retirada do testículo, que deve ser feita por urologista utilizando a via inguinal (virilha). Os demais tipos de tratamento são empregados dependendo da fase em que a doença é diagnosticada e incluem quimioterapia, radioterapia e cirurgia com retirada de gânglios retro peritoneais (gânglios linfáticos na porção posterior do abdômen). Importante mencionar que esse tumor é curável mesmo em fases mais avançadas da doença, graças às altas taxas de respostas obtidas pelo tratamento de quimioterapia.
Fonte Zero Hora