Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 25 de agosto de 2013

Potó: um dos bichinhos mais temidos pelo homem está à solta em Teresina

Professor Maycon Soares teve o pescoço queimado pelo potó (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal
Professor Maycon Soares teve o pescoço queimado pelo potó
Bióloga diz que o potó escolhe locais mais quentes do homem para pousar. O número de pessoas vítimas de potó aumentou em Teresina
 
O potó é um inseto pequeno que mais parece uma formiga, mas na maioria das vezes o estrago que ele deixa na pele de uma pessoa não é proporcional ao seu tamanho. Durante os períodos mais quentes, eles aparecem e são responsáveis por muitas queimaduras na pele humana. Em Teresina aumentou o número de pessoas vítimas do potó.

A bióloga Mariana Chandaliê explica que esses bichinhos com o nome científico paederus irritans são da família dos besouros e costumam aparecer no final do período chuvoso, quando está começando o calor. Ela também desfaz o mito de que os potós urinam as pessoas causando queimaduras.
 
“Na realidade os potós soltam uma secreção tóxica que provoca a queimadura. Quando se choca com a pele, eles não urina nas pessoas. A toxina que eles liberam é uma forma de defesa já que eles acreditam que serão atacados. E dependo do tipo de pele a queimadura pode ser mais agressiva”, revela.

Mariana ressalta ainda que o potó gosta de calor e que ele escolhe locais mais quentes do corpo humano para pousar. “É comum vermos as pessoas atingidas no pescoço, dobra do cotovelo e atrás dos joelhos”, diz.

O potó também é atraído pela luz branca, pois é neste ambiente que ocorre a reprodução. Foi o que aconteceu com o professor Maycon Soares. Durante uma festa na residência de uma amiga, ele observou um número significativo de bichos ao redor da lâmpada e em seguida ele sentiu a pele arder.

“Foi como se estivesse sido picado pelo besouro. O potó pousou no meu pescoço e eu matei com a mão. No dia seguinte, o local estava vermelho e doendo bastante. Foi então que me dei conta de que eu tinha sido vítima do potó”, relatou o professor.
 
A secreção tóxica do bicho também atingiu o fotografo Regis Falcão.  (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal
A secreção tóxica do bicho também atingiu o fotógrafo
 Regis Falcão
A secreção tóxica do bicho também atingiu o fotógrafo Regis Falcão. Ele conta que não percebeu quando o potó liberou o liquido. “O potó liberou a toxiquina, justamente próximo ao olho esquerdo que uso para fotografar. É um incômodo muito grande, mas não passei nenhuma pomada por conta da proximidade com o olho”, disse Regis Falcão.

Prevenção
Uma das medidas preventivas é trocar a luz branca pela luz amarela, já que eles são atraídos por esse tipo de iluminação para sua reprodução. Também pode acionar uma empresa especializada em desinsetização para pulverizar as áreas aonde esses insetos costumam aparecer.

“Outra dica é matar o inseto com a palma da mão e a sola do pé, locais onde a secreção do potó não causam queimaduras nos humanos”, revelou a bióloga Mariana.

A especialista ressalta também a importância de procurar um dermatologista por conta das queimaduras. “Muitas pessoa usam medicamentos caseiros, mas é ideal fazer uso de remédios recomendados por profissionais de saúde, porque em uma pessoa a queimadura é maior do que em outras e o médico saberá indicar o melhor medicamento”, recomenda.
 
G1

Vitamina E na gravidez pode prevenir hipertensão nos filhos, sugere estudo

Hipertensão é a principal causa de morte entre gestantes e mulheres que dão a luz (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
Foto: Marcelo Seabra/O Liberal
Vitamina E pode estar associada com prevenção de hipertensão
Pesquisa teve resultados positivos com ratos em estado de desnutrição. Efeitos colaterais do alfa-tocoferol, no entanto, precisam ser estudados
 
Uma pesquisa feita com ratos como cobaias sugere que a administração em grávidas desnutridas de um tipo ativo de vitamina E, o alfa-tocoferol, durante o período perinatal (gestação ou o período que vai da fertilização até o nascimento) pode ajudar a prevenir o surgimento de hipertensão nos filhos quando adultos.
 
As informações foram apresentadas nesta quinta-feira (22) pela professora de bioquímica e fisiologia Ana Durce Oliveira da Paixão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante a reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), em Caxambu, Minas Gerais.
 
O efeito ocorre porque a vitamina E tem propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir a formação de radicais livres na gravidez, afirma a professora. "O tocoferol age principalmente prevenindo o estresse oxidativo. No entanto, há ações genômicas [da vitamina] das quais ainda pouco se sabe", ponderou.
 
Na pesquisa, fêmeas grávidas de ratos foram submetidas à desnutrição. Nessa situação, elas tiveram "estresse oxidativo", ou seja, formação de radicais livres. No período de gravidez, estas moléculas mudaram a expressão de alguns trechos do DNA do feto, prejudicando seu funcionamento. "Afeta a vida inteira do filhote, [a expressão] do gene fica modificada", disse Ana Durce.
 
Ela afirma que, nos testes com ratos, a administração da vitamina em fêmeas grávidas e desnutridas foi satisfatória em prevenir que os filhotes tivessem hipertensão. No entanto, efeitos colaterais podem surgir e ainda demandam outras pesquisas para serem conhecidos.
 
Efeito colateral
"O tocoferol, quando administrado em uma mãe com dieta normal, ele próprio causou hipertensão. Ainda não entendemos por que isso acontece, precisamos ainda estudar a razão disso", ponderou. Sobrecargas e doses elevadas da substância podem causar problemas, afirma a cientista.
 
"O conceito principal é que prevenir o estresse oxidativo, isto é, os radicais livres, pode prevenir sequelas da desnutrição materna", ressalta Ana Durce. Ela diz ainda que é preciso pesquisar mais sobre quais genes estão tendo sua expressão alterada pelos radicais livres nos fetos.
 
A pesquisa é um passo para saber como os radicais livres influenciam no aparecimento da hipertensão, diz a cientista. "Se a desnutrição 'programa' a hipertensão, é possível a 'reprogramação'", para evitar o distúrbio, na avaliação de Ana Durce.
 
"A desnutrição causa estresse [oxidativo]. A mãe já tem uma placenta com estresse aumentado, o feto está com estresse oxidativo aumentado e os genes fetais estariam afetados", avalia. Uma das hipóteses é que os radicais livres tenham consequências principalmente no sistema renina-angiotensina, que atua no controle da pressão arterial, pondera a pesquisadora.
 
Ela afirma ser muito cedo para falar em alfa-tocoferol como tratamento terapêutico em mulheres. Por enquanto os dados foram colhidos em pesquisas com ratos, e são necessários mais testes para saber se a substância pode no futuro ser eficiente com mulheres grávidas.
 
Em populações humanas, quadros de hipertensão em adultos que tiveram mães desnutridas foram identificados em várias regiões e épocas, afirma a professora da UFPE. Ela relata terem surgido populações na Holanda com hipertensão e função renal comprometida após a Segunda Guerra Mundial, por conta da desnutrição das mães na gravidez. Casos foram identificados entre aborígenes australianos, indígenas americanos e famílias europeias no pós-guerra, pondera.

G1

Cientistas defendem que animal sofra o 'mínimo' em experiências

Em foto de arquivo, Marcelo Morales, que defende substituição de animais por métodos alternativos quando possível. (Foto: Iberê Thenório/G1)
Foto: Iberê Thenório/G1
Em foto de arquivo, Marcelo Morales, que defende substituição
 de animais por métodos alternativos quando possível
Abolir testes pararia produção de vacina e pesquisas, diz coordenador. Biotérios onde são mantidos os bichos muitas vezes são precários
 
Pesquisadores e diretores de órgãos ligados ao controle de testes com animais no Brasil defenderam que as cobaias sejam expostas ao mínimo de sofrimento nas experiências em laboratório, em entrevistas dadas ao G1.
 
Ratos, camundongos e outros bichos devem ser substituídos em experimentos sempre que possível por meios alternativos, como modelos de computador, vídeos, células criadas "in vitro" e outros artifícios, disse Marcelo Morales, coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Ele cita como exemplo testes feitos pela indústria cosmética que empregavam coelhos - xampus eram gotejados nos olhos dos animais para saber o grau de irritação. "Era feito de forma cruel. Hoje você tem técnicas alternativas comprovadas que podem substituir, como pele artificial humana", diz Morales, também professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Ele afirma, no entanto, que entraves burocráticos para importar certos tipos de alternativas dificultam a substituição - caso da pele artificial. "É um teste validado cientificamente, pode substituir, mas é produzido no exterior", diz. "Tem uma burocracia [para importar], para na alfândega. Na hora que chega [no laboratório], venceu o prazo de validade", comenta.
 
O governo tem buscado saídas - o Ministério da Ciência e Tecnologia e o CNPq fizeram juntos um edital para a produção de pele artificial no Brasil, diz o cientista. As alternativas, no entanto, ainda são poucas, na avaliação dele.
 
Ratos usados em teste de laboratório. (Foto: Science/AAAS)
Foto: Science/AAAS
Ratos usados em teste de laboratório
Sem animais, não dá
Tanto Morales quanto Vera Maria Peters, presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (Sbcal), concordaram que testes com animais são fundamentais para o avanço científico brasileiro.
 
Eles consideraram que a hipótese de abolir experimentos com bichos dificultaria e poderia até parar pesquisas importantes e a produção de vacinas no Brasil, por exemplo.
 
"Queremos que o Brasil não produza mais vacinas? Pesquisa em células-tronco, com câncer, tudo isso não seria possível sem testes em animais", diz o coordenador do Concea. São as experiências em ratos que permitem avaliar a segurança de um imunizante de uma campanha de vacinação, de acordo com Morales. "Nenhum lote sai da Fiocruz sem testar em animais."
 
Vera enfatiza que os testes em laboratório, hoje, são controlados por uma lei aprovada em 2008, chamada Lei Arouca. Fiscalização e monitoramento das condições a que os animais são submetidos são imprescindíveis e as instituições de ensino ou pesquisa (universidades, institutos, laboratórios da indústria farmacêutica) que fazem testes com bichos são obrigadas a ter comissões de ética de uso animal - formadas por técnicos, pesquisadores e membros da própria instituição.
 
"Cabe a essa comissão acompanhar, vistoriar, registrar dados, avaliar se a pesquisa está dentro dos procedimentos éticos e remeter as informações ao governo", diz a presidente da Sbcal. Há punições previstas para equipes de cientistas que praticarem maus-tratos e crueldade contra os animais, assim como sanções à universidade ou instituição de ensino, pondera.
 
As punições vão desde a suspensão da pesquisa, a advertência, a multa e até a interdição definitiva do laboratório. "Dependendo da gravidade e do número de ocorrências, a instituição pode ficar proibida para sempre de usar animais [em testes]", diz Morales.
 
Todos os pesquisadores precisam submeter os pedidos de testes com animais às comissões de ética da sua universidade, que os aprovam ou rejeitam, diz o dirigente do Concea. Quem não tiver comissão de ética definida, seja faculdade, laboratório médico ou outra instituição de pesquisa, está em situação ilegal e corre risco de ser punido, afirma.
 
Vera concorda com a substituição dos animais por meios alternativos de testes em laboratório, e completa: "se for possível fazer a pesquisa em menor tempo, usar menos animais, refinar mais as técnicas, devemos tentar fazer isso."
 
Credenciamento
"Temos mais de 400 instituições que pediram credenciamento do Concea", diz o professor da UFRJ, referindo-se a laboratórios e universidades que enviaram pedidos por utilizarem pesquisas com animais.
 
Como os procedimentos previstos para o controle dos testes com animais ainda estão sendo implementados, a exigência atual é que as instituições façam só o pedido de credenciamento antes de avaliar e iniciar os testes - quem fez isso está dentro da lei, afirma Morales.
 
No futuro deve ser exigida a aprovação do credenciamento e o envio de relatórios anuais sobre testes, diz o pesquisador. Os documentos devem ser enviados ao Concea - órgão central de fiscalização das análises que usam animais em laboratório.
 
Condições ruins
Em relação aos biotérios (locais onde são criados e mantidos os animais para testes), os pesquisadores admitem condições ruins em institutos e universidades pelo Brasil. Falta planejamento, infraestrutura e existe risco de contaminação em alguns deles.
 
"A grande maioria dos biotérios precisa ser mudada. A partir do momento que o Concea lançar o conjunto de regras de como deve ser [o local], todas as instituições vão ter que modificar os seus", afirma Morales. Ele ressalta, no entanto, haver alguns de primeira linha, como na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
 
O poder público vai ter que incentivar a melhoria dos biotérios, quer através das agências de fomento (CPNq, Fapesp) ou de outras maneiras, avalia o pesquisador. "O Brasil tem que avançar com relação aos biotérios. Esse é o próximo passo", disse o cientista. "Para haver produção de remédios, os animais têm que ser extremamente controlados, não dá para ter risco de contaminação."
 
Um passo classificado como "urgente" pelo cientista é o de oferecer treinamento e capacitação para técnicos que cuidam dos animais nos biotérios de instituições públicas de pesquisa. "Temos que montar um plano nacional de formação de recursos humanos na área de bioterismo", ponderou.
 
G1

Empresário lança serviço de 'autópsia digital' no Reino Unido

Médica forense Kastoori Karuppanan mostra funcionamento de autópsia digital.  (Foto: Reuters/Bazuki Muhammad)
Foto: Reuters/Bazuki Muhammad
Médica forense Kastoori Karuppanan mostra funcionamento de
 autópsia digital
Empresa quer substituir bisturi por scanner e computador touchscreen. Com ressonância magnética, especialista pode dissecar corpo virtual
 
O empresário Matt Chandran, da Malásia, quer substituir o bisturi por um scanner e um computador touchscreen. Ele acredita que sua “autópsia digital” pode substituir a autópsia tradicional, acelerando investigações, reduzido o estresse das famílias em luto e amenizando sensibilidades religiosas.
 
Ele pretende lançar o primeiro serviço de autópsia digital em outubro no Reino Unido e espera trabalhar em conjunto com autoridades locais. Pelo menos 18 serviços como esse estão planejados.
 
Segundo o empresário, que vê no ramo um grande negócio, cerca de 70 milhões de pessoas morrem todos os anos e por volta de 10% dessas mortes são casos que necessitam de autópsia. “Esse é um número grande, então temos a visão de que essa é uma grande linha de serviços que está se formando ao redor do mundo”, disse Chandran em entrevista.
 
Para ele, a percepção ruim que as pessoas têm de autópsias tem prejudicado seu apelo comercial. "Infelizmente, porque o processo de autópsia é visto como macabro, as pessoas tendem a ignorar isso", diz Chandran.
 
Esqueleto é analisado em imagens em 3D (Foto: Reuters/Bazuki Muhammad)
Foto: Reuters/Bazuki Muhammad
Esqueleto é analisado em imagens em 3D
História de 3 mil anos
Humanos têm cortado seus mortos há pelo menos 3 mil anos para entender melhor a morte, mas a autópsia nunca foi muito popular fora dos programas de TV sobre investigações criminais.
 
Na década de 1950, a autópsia estava no seu ápice. Patologistas realizavam o procedimento em mais de 60% dos que morriam nos Estados Unidos e na Europa, o que ajudou a descobrir mais detalhes sobre muitas doenças.
 
Mas o número de autópsias têm caído: hoje, menos de 20% das mortes na Grã-Bretanha são seguidas de uma autópsia. A maioria delas é ordenada por médicos legistas quando a causa da morte não está clara. A queda tem sido atribuída a uma rejeição cada vez maior por um procedimento considerado bruto e ultrapassado.
 
Chandran quer mudar tudo isso conectando o software de imagens em 3D de sua empresa iGene com um aparelho de ressonância magnética. Um especialista pode, então, explorar um cadáver virtual em 3D, removendo camadas de tecido, pele e osso com um mouse ou com o auxílio do touchscreen.
 
Médico forense manipula imagem de cadáver. (Foto: Reuters/Bazuki Muhammad)
Foto: Reuters/Bazuki Muhammad
Médico forense manipula imagem de cadáver
De acordo com Chandran, as vantagens são consideráveis. O material digital permanece intacto e pode ser revisto; especialistas podem localizar e identificar com mais facilidade fraturas ou objetos estranhos como balas e outros fragmentos. Dessa forma, a família pode saber como seus entes queridos morreram sem que o corpo tenha de ser cortado.
 
Apesar de não ser a primeira vez que a técnica é utilizada, o empresário afirma que iGene é a primeira empresa a oferecer o serviço – que vai desde o momento da morte até a entrega do relatório post-mortem – comercialmente. A ideia é que, nos casos em que autoridades solicitarem uma autópsia, a família possa optar por uma autópsia comum, paga pelo estado, ou uma autópsia digital, que deve custar o equivalente a R$1.900.
 
Céticos
Nem todos acreditam que a autópsia digital pode substituir completamente a autópsia tradicional. Alguns questionam se ela pode localizar alguns tipos de doença. Mesmo um pioneiro como Guy Rutty, patologista forense da Universidade de Leicester e o primeiro a usar imagens de tomografia computadorizada como evidência em um julgamento criminal, diz que ainda há limites para o que uma autópsia digital pode fazer, particularmente a determinação de onde e quando o paciente morreu.
 
Especialistas demonstram funcionamento de autópsia digital. (Foto: Reuters/Bazuki Muhammad)
Foto: Reuters/Bazuki Muhammad
Especialistas demonstram funcionamento de autópsia digital
“Há centros que proporcionam esses serviços, mas outros estão sendo mais cautelosos e ainda estão em um estágio de pesquisa”, disse Rutty. Mesmo diante de ressalvas, Chandran continua sonhando alto. “Assim como a certidão de nascimento começa com o nascimento de um bebê, o final de sua vida será marcado por um relatório no qual o corpo em 3D é capturado”, ele diz. “Dessa maneira, poderemos arquivar todas as pessoas nascidas nesse planeta.”

G1

Veja objetos estranhos descobertos em pacientes após exames

Na Alemanha, jovem vivia há anos com lápis encravado na cabeça. Em 2012, paquistanês descobriu que viveu com pinça no corpo por 10 anos

No mês de abril, um jovem de 24 anos que se queixava de dores de cabeça descobriu que vivia há anos com um lápis encravado em sua cabeça. Os médicos alemães descobriram o objeto após o rapaz passar por um exame de ressonância magnética. Ele passou por uma cirurgia em uma clínica de Aix-la-Chapelle, na Alemanha, para a retirada do lápis de cerca de 7 cm. Abaixo, o G1 reúne esse e outros objetos estranhos retirados de pacientes.

Lápis com 7 cm de comprimento foi retirado do crânio de jovem após 15 anos (Foto: University Clinc Rwth Aachen / AFP)
 
Lápis com 7 cm de comprimento foi retirado do crânio de jovem após 15 anos (Foto: University Clinc Rwth Aachen / AFP)
 
Em abril de 2012, o paquistanês Safdar Ali Shah passou por exames por causa das constantes dores abdominais. Um raio-X descobriu o motivo da dor: ele vivia com uma pinça hemostática no corpo. O objeto foi deixado no corpo de Shah por uma equipe médica durante uma cirurgia que ele havia se submetido nas costas em 2000 (Foto: Akhtar Soomro/Reuters)
 
Em abril de 2012, o paquistanês Safdar Ali Shah passou por exames por causa das constantes dores abdominais. Um raio-X descobriu o motivo da dor: ele vivia com uma pinça hemostática no corpo. O objeto foi deixado no corpo de Shah por uma equipe médica durante uma cirurgia que ele havia se submetido nas costas em 2000 (Foto: Akhtar Soomro/Reuters)
 
Imagem de raio-X mostra uma agulha de 2,5 centímetros que ficou por 20 anos encravada na cabeça da chinesa Zhou Chaozheng, que mora na província de Hunan. Ela passou por uma cirurgia em outubro de 2010 após começar a sentir dores de cabeça depois de dar à luz. (Foto: Getty Images)
 
Imagem de raio-X mostra uma agulha de 2,5 centímetros que ficou por 20 anos encravada na cabeça da chinesa Zhou Chaozheng, que mora na província de Hunan. Ela passou por uma cirurgia em outubro de 2010 após começar a sentir dores de cabeça depois de dar à luz. (Foto: Getty Images)
 
Em 2009, os médicos retiraram um pedaço de plástico de três centímetros do pulmão esquerdo do norte-americano John Manley, que sofria com crises de tosse. Ele teria inalado o objeto havia dois anos (Foto: AP)
 
Em 2009, os médicos retiraram um pedaço de plástico de três centímetros do pulmão esquerdo do norte-americano John Manley, que sofria com crises de tosse. Ele teria inalado o objeto havia dois anos (Foto: AP)
 
G1

Médicos cubanos pedem respeito e dizem que vêm trabalhar para o povo brasileiro

Brasília - O primeiro grupo dos 206 médicos cubanos que vão trabalhar no Brasil desembarcou ontem (24) à tarde no país. No Recife, ficaram 30 profissionais e 176 seguiram para Brasília, onde chegaram à noite. Ao desembarcar, Oscar Gonzales Martinez, graduado há 23 anos e especialista em atenção à família, disse que tinha grande expectativa em trabalhar com a população brasileira.
 
Martinez disse que veio ao Brasil por várias razões, entre elas, a oportunidade de trabalhar para o povo brasileiro. Sobre a polêmica em torno do pagamento dos salários, que serão feitos por meio do governo cubano e não diretamente aos profissionais, Gonzales disse que isso é o que menos importa, pois tem o emprego garantido em seu país e parte dos recursos irá para ajudar o seu povo.
 
“O mais importante é colaborar com os médicos brasileiros e ajudar na qualidade de vida do povo daqui. Também é importante a irmandade entre o povo cubano e o povo brasileiro que existe há muito tempo”, disse.
 
A médica Jaiceo Pereira, de 32 anos, lembrou, bem-humorada, que, apesar de ser a mais jovem do grupo, tem bastante experiência profissional e no início de sua formação já trabalhava com saúde da família. Ela pediu o apoio do povo brasileiro e respeito aos profissionais de seu país. “Queremos ajudar e dar saúde a todos aqueles que não têm acesso aos serviços médicos", disse. “Queremos dar amor e queremos receber amor.” Já Alexander Del Toro destacou que veio para trabalhar junto e não competir.
 
Um grupo de 25 simpatizantes do socialismo e de Cuba esteve no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek com cartazes. Durante a longa espera, que durou mais de duas horas, os manifestantes gritavam palavras de ordem como “Cubano amigo, Brasil está contigo” e “Brasil, Cuba, América Central, a luta socialista é internacional”.
 
Em meio às manifestações de apoio, Ana Célia Bonfim, que se identificou como médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal chegou a gritar entre os manifestantes que tudo não passava de uma “palhaçada”. “Profissional troca alguma coisa por bolsa. Isso não é coisa de profissional. Pelas condições que tem o médico cubano, claro que eles vão trocar isso pelas condições brasileiras. Mas isso é exploração de mão de obra”, disse.
 
O restante dos médicos cubanos desembarca hoje(25) em Fortaleza, às 13h20, no Recife, às 16h, e em Salvador, às 18h, segundo o ministério. Ao todo, 644 médicos, incluindo os 400 cubanos, com diploma estrangeiro chegam ao Brasil até este domingo (25).  Na sexta-feira (23), começaram a chegar os médicos inscritos individualmente em oito capitais.
 
Os profissionais cubanos fazem parte do acordo entre o ministério com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para trazer, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Eles vão atuar nas cidades que não atraírem profissionais inscritos individualmente no Programa Mais Médicos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, rebateu as críticas das entidades médicas que questionam a formação médica dos profissionais cubanos.
 
Na segunda-feira (26), tantos os médicos inscritos individualmente (brasileiros e estrangeiros), quanto os 400 cubanos contratados via acordo, começam a participar do curso de preparação com aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Após a aprovação nesta etapa, eles irão para os municípios. Os médicos formados no país iniciam o atendimento à população no dia 2 de setembro. Já os com diploma estrangeiro começam a trabalhar no dia 16 de setembro.
 
O curso vai ter carga de 120 horas com aulas expositivas, oficinas, simulações de consultas e de casos complexos. Também serão feitas visitas técnicas aos serviços de saúde com o objetivo de aproximar o médico do ambiente de trabalho.
 
Agência Brasil

Fila para transplante de fígado pode chegar a 500 pessoas no Rio, diz médico

Rio de Janeiro – A fila para transplantes de fígado no Rio de Janeiro tem entre 400 e 500 pessoas, sendo que muitas morrerão esperando por uma cirurgia
 
O diagnóstico é do médico Lúcio Pacheco, coordenador do Centro Estadual de Transplantes (CET), unidade inaugurada este ano, que já fez 45 transplantes de fígado em adultos e tem meta de chegar a 100 cirurgias até o fim deste ano. A mesma equipe médica também efetuou nove transplantes em crianças, no Hospital Estadual da Criança, com meta de chegar a 20 até dezembro.
 
“A gente acredita que conseguirá fazer, no estado do Rio, uns 160 transplantes de fígado, no sistema público e privado. E a gente sabe que parte dessa fila vai morrer esperando um fígado. Um doente que espera um transplante de fígado não tem nenhuma máquina que o mantenha vivo. Ou ele transplanta logo, ou morre. Não fica vivo muito tempo na fila. É uma dura realidade”, disse Pacheco.
 
Em média, um paciente tem indicação de transplante de fígado quando sua expectativa de vida é de dois anos, momento em que ele entra na fila, ordenada pelo critério de gravidade da doença. O primeiro fígado vai para o doente mais grave, baseado em exame de laboratório.
 
“Nos dois últimos anos, o Rio registrou um salto de quatro doadores por milhão de habitantes para 15 doadores por milhão. Isso aumentou a quantidade de órgãos ofertados à população e os centros existentes anteriormente não teriam condição de atender a essa maior oferta. Nossa média de transplantes no CET é a mesma do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, que é o maior centro de transplantes de fígado no Brasil”, disse.
 
De acordo com o médico, mesmo tendo quadruplicado o número de doadores por milhão, é preciso crescer mais, para atender às necessidades por transplantes de fígado no estado. Na Espanha, o país que tem maior número de doadores, são 30 doadores por milhão. Nos demais países da Europa, está em torno de 25, e nos Estados Unidos, 24.
 
“O Brasil tem dois estados que já ultrapassaram a barreira dos 20 [doadores por milhão]: Santa Catarina e Ceará. No Rio de Janeiro, esperamos chegar próximo de 20 em 2014. Nossa meta é chegar a 22. Precisamos continuar crescendo.”
 
O coordenador do CET destacou que a maior causa isolada de doenças do fígado é a hepatite C, que tem prevalência de 1% a 2% no Brasil, o que significa de 2 milhões a 4 milhões de brasileiros infectados pelo vírus. Dos casos de cirrose hepática, 40% são devidos à hepatite C e mais 20% ao uso abusivo de álcool. A hepatite C é uma doença silenciosa, que ao apresentar sintomas já comprometeu o fígado. Sua transmissão é basicamente por meio de transfusões sangue e o compartilhamento de seringas infectadas. Se diagnosticada precocemente, a hepatite C é curável, em um tratamento de um ano.
 
Outra doença que vem causando grande número de indicações de transplantes de fígado é a esteatose hepática, que vem a ser o acúmulo excessivo de gordura no fígado, causado por má alimentação e sedentarismo.
 
O CET foi inaugurado em fevereiro deste ano, funcionando dentro do Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, na Tijuca, que inclusive recebeu a visita de papa Francisco em julho. Pacheco prevê que, para o próximo ano, seja possível aumentar em 50% o número de cirurgias de transplantes, dependendo basicamente da contratação de pessoal. Outras informações podem ser acessadas pela página do hospital na internet: www.franciscanosnaprovidencia.org.br.
 
Para ajudar a diminuir a fila por transplantes de fígado, o médico recomenda que sejam feitas campanhas de divulgação na mídia, principalmente por meio de filmes e novelas, para conscientizar a população da importância de se fazer a doação. O fígado resiste até 12 horas para transplante e por isso a decisão de doar o órgão deve ser tomada o mais rapidamente possível pelo doador e pela família. Um único fígado tem a capacidade de salvar até duas pessoas, pois uma parte maior pode ser transplantada em um adulto e uma parte menor em uma criança.
 
Agência Brasil

Prefeitura de Patos de Minas (MG) promove processo seletivo

A Prefeitura de Patos de Minas, no estado de Minas Gerais, abriu edital nº. 007/2013 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 02 vagas para Médico Clínico Geral, com salários de R$ 2.559,70, acrescidos de R$ 86,23 (vantagem pecuniária), por jornada de trabalho de 22 horas semanais. 
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente no Centro de Treinamento de Educação à Saúde, localizada na Rua Olegário Maciel, nº 113 - Centro (ao lado do Banco Bradesco), no período de 23 a 26 de agosto de 2013.

O processo de seleção constará de Análise de Currículo e será homologado em 03 de setembro de 2013. 

Processo seletivo Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira - AM

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas, publicou edital Nº 02/2013 de processo seletivo para contratação de profissionais em todos os níveis de escolaridade e formação de cadastro reserva. A remuneração pode chegar a R$ 8.500 por jornada de 40 horas semanais.
 
Cargos
Biólogo, Cirurgião-Dentista, Coordenador do CadÚnico, Coordenador do CCI, Coordenador do CRAS, Coordenador do CREAS, Coordenador do PETI, Coordenador do Projovem, Endodontista, Engenheiro de Pesca, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico-Veterinário, Periodontista, Protético Dentista, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar de Biblioteca, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde Urbano, Agente Comunitário de Saúde Rural, Agente de Zoonoses, Assistente Administrativo, Assistente de Farmácia, Educador Social, Fiscal Ambiental, Fiscal de Obras, Fiscal Municipal, Fiscal Sanitário, Gerente de Endemias, Locutor, Microscopista, Orientador Social, Piloto Fluvial, Técnico Agropecuário, Técnico em Informática, Técnico de Meio Ambiente, Técnico de Prótese Dentária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Entomologia, Técnico em Laboratório, Técnico em Saúde Bucal, Artesão, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Coveiro, Cozinheiro, Mecânico, Motorista, Motorista Caminhão Basculante, Motorista de Automóvel, Motorista de Moto, Operador de Áudio, Operador de Bomba, Operador de Patrol Niveladora, Operador de Tratores Diversos, Vigia e Agente de Endemias.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão recebidas no Ginásio Arnaldo Coimbra, situado à BR 307 com Castelo Branco, s/nº, Centro, até 28 de agosto de 2013. Não será cobrada taxa de participação. 
 
A seleção constará de análise da capacidade profissional, comprovada por meio da avaliação de currículo vitae. O processo seletivo terá validade de seis meses, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas, na edição de 22 de agosto de 2013.

Concurso Marinha do Brasil

A Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil lançou edital de abertura de concurso público para admissão de 698 profissionais ao curso de formação para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha em 2013. 
 
As vagas são para as seguintes especialidades: Administração, Administração Hospitalar, Contabilidade, Desenho de Arquitetura, Desenho Mecânico, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estatística, Estruturas Navais, Geodésia e Cartografia, Gráfica, Higiene Dental, Marcenaria, Mecânica, Metalurgia, Meteorologia, Motores, Nutrição e Dietética, Patologia Clínica, Processamento de Dados, Prótese Dentária, Química, Radiologia Médica, Secretariado e Telecomunicações.
 
Inscrição e Seleção
A inscrição, que tem taxa de R$ 20, poderá ser efetuada no período de 23 de agosto a 23 de setembro de 2013, nos seguintes locais:
 
Rio de Janeiro/RJ - Diretoria de Ensino da Marinha - Rua Visconde de Itaboraí, nº 69 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20010-060 - Tel.: (21) 2104- 6006;

Vila Velha/ES - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) - Enseada do Inhoá, s/nº - Prainha - Vila Velha/ES - CEP 29100-900 - Tel.: (27) 3041-5417;

Salvador/BA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 2º Distrito Naval - Avenida das Naus, s/nº - Comércio - Salvador/BA - CEP 40015- 270 - Tel.: (71) 3507-3825/3727;

Natal/RN - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 3º Distrito Naval - Rua Aristides Guilhem, nº 331 - Alecrim - Natal/RN - CEP 59040- 140 - Tel.: (84) 3216-3440;

Olinda/PE - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) - Avenida Olinda, s/nº - Complexo de Salgadinho - Olinda/PE - CEP: 53010-000 - Tel.: (81) 3412-7615;

Fortaleza/CE - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) - Avenida Coronel Filomeno Gomes, nº 30 - Jacarecanga - Fortaleza/CE - CEP 60010-280 - Tel.: (85) 3288-4716;

Belém/PA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 4º Distrito Naval - Praça Carneiro da Rocha, s/nº - Cidade Velha - Belém/PA - CEP 66020-150 - Tel.: (91) 3216-4022;

São Luís/MA - Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos do Maranhão - Avenida José Sarney, s/nº - Complexo Jenipapeiro/Camboa - São Luís/MA - CEP 65020-720 - Tel.: (98) 2107-0150/0157;

Rio Grande/RS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 5º Distrito Naval - Rua Almirante Cerqueira e Souza, nº 197 - Centro - Rio Grande/RS - CEP 96201-260 - Tel.: (53) 3233-6106;

Porto Alegre/RS - Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre - Rua dos Andradas, nº 386 - Centro - Porto Alegre/RS - CEP 90020-000 - Tel.: (51) 3226-1711 ramais 39 e 42;

Florianópolis/SC - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) - Avenida Marinheiro Max Schramm, nº 3028 - Estreito - Florianópolis/SC - CEP 88095-900 - Tel.: (48) 3298-5075/3024-3411;

Ladário/MS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 6º Distrito Naval - Rua 14 de Março, s/nº - Centro - Ladário/MS - CEP 79370-000 - Tel.: (67) 3234-1232;

Brasília/DF - Serviço de Recrutamento Distrital - Esplanada dos Ministérios - Bloco "N" - Térreo - Prédio Anexo ao do Comando da Marinha - Brasília/DF - CEP 70055-900 - Tel.: (61) 3429-1190;

São Paulo/SP - Comando do 8º Distrito Naval - Rua Estado de Israel, nº 776 - Vila Clementino - São Paulo/SP - CEP 04022-002 - Tel.: (11) 5080- 4797/ 4859;

Manaus/AM - Comando do 9º Distrito Naval - Rua Bernardo Ramos, s/nº - Centro - Ilha de São Vicente - Manaus/AM - CEP 69005-310 - Tel.: (92) 2123-2278/2275.

Santos / SP
- Núcleo de Apoio às Atividades da Capitania dos Portos de São Paulo - Avenida Conselheiro Nébias, 488 - Encruzilhada - Santos/SP - CEP 11045-001 - Tel.: (13) 3224-9900/9901/9906 ramal 206.
 
A seleção constará de prova objetiva de conhecimentos profissionais, redação, inspeção de saúde, verificação de documentos, teste de aptidão física e avaliação psicológica.
 
De acordo com o cronograma, os candidatos aprovados em todas as fases do certame irão iniciar o curso em 1º de agosto de 2014.
 
O edital completo, com seus anexos, estará à disposição dos candidatos na internet, nos endereços www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou nos locais de inscrição.
 
O extrato do edital está disponível no Diário Oficial da União (23/08/13), seção 3, a partir da página 19. 

Prefeitura de Cândido Mendes - MA prorroga inscrição para 182 vagas

A Prefeitura de Cândido Mendes, no estado do Maranhão, sob a execução do Instituto Ludus, lançou o edital n° 01/2013 de processo seletivo, com a intenção de preencher 182 vagas nos cargos de todos os níveis. A remuneração oferecida varia de um salário mínimo R$ 678,00 a até R$ 2.000,00, em jornadas de 25 a 44 horas semanais, conforme o cargo.
Cargos por nível de escolaridade
- Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais - Merendeira, Vigilante, Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais;

- Ensino Médio/Técnico - Auxiliar de creche, Motorista de Ônibus Escolar, Técnico em Raio X e Técnico em Enfermagem;

- Magistério - Professor de Educação Infantil, Professor do 4.º e 5.º ano, Professor das matérias de Português, Matemática, Ciências, Filosofia, História e Inglês, Professor de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de alfabetização e nas áreas de Matemática, Português e Ciências;

- Nível Superior - Nutricionista, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Assistente Social, Psicólogo e Pedagogo.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas e os interessados deverão fazer de forma presencial, até o dia 30 de agosto de 2013, sem a necessidade de pagar taxa de inscrição.

As inscrições para os cargos de Professor, Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Pedagogo, Enfermeiro e Farmacêutico Bioquímico podem ser efetuadas na Secretaria de Educação de Cândido Mendes, localizada na rua Maranhão, nº. 74, bairro Altamira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Já os candidatos aos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais - Merendeira, Auxiliar de Creche, Vigilante, Motorista, Monitor, Técnico em Raio X e Técnico em Enfermagem devem se dirigir à sede da Prefeitura Municipal, na Praça Senador Cândido Mendes, nº. 09, centro, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Provas
O processo seletivo consistira Provas de Títulos (Avaliação Curricular) para os cargos de Professor, Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Nutricionista e Pedagogo e de Provas Objetivas para demais cargos.
A prova objetiva será aplicada na cidade de Cândido Mendes-MA, com duração de três horas e estão previstas para o dia 08 de setembro de 2013, no horário de 9h às 12h. O gabarito será divulgado na data provável de 09 de setembro de 2013, a partir das 18:00hs e o resultado final será no dia 14 de setembro de 2013.

A duração dos contratos de trabalho será de seis meses, prorrogáveis, a critério da Administração por igual período.

Processo Seletivo Prefeitura de São João Batista - SC

A Prefeitura de São João Batista, no estado de Santa Catarina, publicou os editais Nº 25 e 26/2013 de processo seletivo, destinados à contratação de Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Tele recepcionista, Auxiliar de Serviços Gerais e Cozinheiro. A remuneração pode chegar a R$ 2.418,54. 
 
Para o cargo de Enfermeiro, as inscrições deverão ser realizadas até 26 de agosto de 2013,  e para os demais cargos até 27 de agosto de 2013, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de São João Batista. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Os candidatos que concorrem ao cargo de Enfermeiro serão avaliados por meio de Prova de Títulos e Entrevista - Teste de Aptidão Física.  Já os demais candidatos serão submetidos à prova teórica, a ser realizada provavelmente no dia 28 de agosto de 2013, no auditório do Posto de Saúde Central, situado à Rua Gilson Sartoti, no Centro. 
 
Os processos seletivos terão validade por 12 meses. 

UFRB prorroga inscrições de concurso

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) prorrogou as inscrições do edital nº 1/2013 de abertura de concurso público para reforço em seu quadro de pessoal Técnico-Administrativo. Serão selecionados 39 candidatos, por meio da aplicação de Prova Escrita para todos os cargos.
 
Há vagas para Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Enfermeiro, Médico do Trabalho, Médico-Veterinário, Nutricionista, Psicólogo (nível superior), Técnico em Edificações, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (nível médio e técnico) e Auxiliar em Administração (nível fundamental). Os vencimentos vão de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70, valores que serão atualizados, conforme tabela disponível no edital (item 2.1.2).
 
As inscrições serão realizadas até 30 de agosto de 2013, exclusivamente no sítio www.fundacaocefetbahia.org.br/ufrb/servidor/concurso.asp. As taxas variam de R$ 45 a R$ 65, a depender do cargo pretendido.
 
As provas para todos os cargos serão aplicadas exclusivamente nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, provavelmente no dia 29 de setembro de 2013. Os gabaritos, as questões das provas aplicadas e os resultados de cada uma das etapas serão divulgados pela Fundação CEFETBAHIA a partir do primeiro dia útil após a aplicação das provas e/ou do resultado de cada uma das etapas previstas.
 
Os candidatos ao cargo de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais ainda passarão por prova prática.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação. O edital completo está disponível no Diário Oficial da União de 29 de julho de 2013, seção 3, a partir da página 82, e na página da Fundação CEFETBAHIA.

Concurso CREF 12ª Região

O Conselho Regional de Educação Física 12ª Região (CREF12/PE-AL) publicou o edital de concurso público nº. 1/2013, visando o preenchimento de 04 vagas para profissionais de níveis médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 2.520,00 mais benefícios. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
 
Cargos
Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo e Agente de Fiscalização.
 
Inscrição e Seleção
As inscrições serão realizadas somente via internet, através do site www.quadrix.org.br, no período entre 10 horas de 15 de julho e 23 horas e 59 minutos do dia 29 de agosto de 2013, considerando-se o horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 45,00 para os cargos de nível médio e R$ 60,00 para os cargos de nível superior.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de Prova Objetiva, que será aplicada na data provável de 15 de setembro de 2013, e Prova de Títulos. 

Vagas de estágio na Prefeitura de São Vicente - SP

A Prefeitura do município de São Vicente, no estado de São Paulo, anunciou que estão abertas as inscrições para estudantes de nível superior e técnico para atuarem em diversos departamentos da administração pública. A carga horária de trabalho será de 30 horas por semana e a bolsa-auxílio é de R$ 600 (estudantes de graduação) e R$ 450 (técnico).
 
As vagas são para os seguintes cursos: Administração, Arquitetura, Biologia, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Rádio e TV, Cinema e Audiovisual e Relações Públicas), Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Geografia, História, Informática Superior (Processamento de Dados, Ciências da Computação, Informática para Gestão de Negócios, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Informática para Gestão, Gestão da Tecnologia de Informação, Tecnólogo em Sistemas), Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais), Turismo, Técnico em Informática, Técnico em Nutrição  E Técnico em Segurança do Trabalho.
 
Os candidatos interessados em participar deverão efetuar sua inscrição no DECAP - Departamento de Capacitação, sito à Rua José Bonifácio, 404 - 5º andar, Centro, no período de 26 de agosto a 26 de novembro de 2013, das 9h às17h. 
 
A classificação dos candidatos será computada por meio de avaliação da média aritmética das notas obtidas no 1º semestre do ano de 2013. 
 
Outras informações no site http://www.saovicente.sp.gov.br.

Prefeitura de Cerro Branco - RS promove seleção

A Prefeitura de Cerro Branco, no Rio Grande do Sul, promove processo seletivo pelo edital nº 080/2013 destinado à formação de cadastro reserva para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. Os interessados devem ter ensino fundamental e farão jus a remuneração de R$ 641,63, acrescida de complementação de salário mínimo.
 
A inscrição será realizada no período de 26 a 30 de agosto de 2013, na Secretaria Municipal de Administração de Cerro Branco, localizada na Avenida 12 de Maio, nº 370, Centro. A taxa é de R$ 30. 
 
A seleção dos candidatos se dará por meio de prova objetiva, prevista para 09 de setembro de 2013. Segundo o edital, o certame será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Campinas (SP) abre processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Campinas, no estado de São Paulo, realiza processo seletivo, através do edital nº. 005/2013, com o intuito de contratar 75 Médicos (Clínico Geral, Ginecologista e Obstetra, Pediatra e Psiquiatra). A remuneração pode chegar a R$ 10.079,75, em jornada semanal de 12, 20, 24, 30 ou 36 horas. 
 
As inscrições serão realizadas no período de 23 a 28 de agosto de 2013, pelo site www.campinas.sp.gov.br. A seleção constará de avaliação de títulos. 
 
O processo seletivo será válido por um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Concurso Prefeitura de Cornélio Procópio (PR)

A Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, dispõe de 30 vagas para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais e Médico (Clínico Geral, Ginecologista/Obstetra, Pediatra e PSF), com remuneração de até R$ 6.008,81, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais. A seleção será realizada por meio do edital 01/2013 de concurso público. 
 
As inscrições serão realizadas até 11 de setembro de 2013, pelo site http://www.funtefcp.com.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 100. 
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada na data provável de 29 de setembro de 2013. Também haverá prova de títulos para Médicos e prova prática para Auxiliar de Serviços Gerais.
 
O certame será válido por dois anos, a contar da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

IFRN abre concurso para Técnico Administrativo em Educação

A reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou o edital 13/2013-Reitoria/IFRN, abrindo concurso público para o provimento de cargos do quadro de Técnico-Administrativo em Educação. O  concurso será executado pela FUNCERN e as oportunidades são para os níveis intermediário e superior, com salários variáveis de R$ 1.912,99 a R$ 3.138,70, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Serão selecionados 36 candidatos, considerados aptos para o exercício dos cargos de: Técnico de Tecnologia da Informação (03), Administrador (02),  Analista de Tecnologia da Informação (05 + 1 vaga PNE), Engenheiro Civil (03), Assistente Social (12 + 2 vagas PNE), Médico Clínico Geral (07 + 1 vaga PNE).
 
A inscrição será realizada, exclusivamente via internet, a partir do dia 30 de agosto até o dia 15 de setembro de 2013, por meio do sítio da FUNCERN (www.funcern.br), no qual estarão disponíveis o Edital completo e o Formulário de Inscrição. A taxa de inscrição (de R$ 47,00 ou R$ 78,00, a depender do cargo) pode ser paga até 16 de setembro.
 
Os candidatos aos cargos farão provas objetivas, a serem aplicadas no dia 03 de novembro de 2013, na cidade de Natal-RN. O local de realização das provas será divulgado no sítio da FUNCERN, a partir de 5 de outubro de 2013.
 
A divulgação dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas se dará duas horas após o término da aplicação das provas.
 
O concurso será válido por dois anos e prorrogável uma única vez por igual período.
 
O edital completo também está disponível na seção de concursos públicos do sítio do IFRN (http://portal.ifrn.edu.br/servidores/concursos-publicos)

Concurso Prefeitura de Buritama - SP

A Prefeitura de Buritama, no estado de São Paulo, promove processo seletivo, por meio dos editais 01/2013 de processo seletivo e concurso público para o preenchimento de vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 6.172,32. A jornada de trabalho é de 20 ou 40 horas semanais.
 
São 37 vagas distribuídas entre os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Coordenador do NAMP, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar Departamento de Recursos Humanos, Atendente de Social, Motorista de Ambulância, Médico, Motorista I, Gari, Agente de Serviços e Operador de Máquinas.
 
Para concorrer, os interessados poderão se inscrever no período de 26 agosto a 09 de setembro de 2013, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 35 a 100, conforme o cargo escolhido.
 
O candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será realizada provavelmente 13 de outubro de 2013, em locais a serem definidos. Também haverá prova prática para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas.
 
A validade dos certames é de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Prefeitura de Figueirópolis d'Oeste (MT) promove processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Figueirópolis d"Oeste, no Estado do Mato Grosso, realiza processo seletivo por meio do edital nº 002/2013 para o provimento de 03 vagas para Agente de Combate à Endemias, Agente Comunitário de Saúde e Médico (Clínico Geral). A remuneração pode chegar a R$ R$ 11.238,94, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 26 de agosto a 13 de setembro de 2013, na Secretaria Municipal de Administração de Figueirópolis d'Oeste. A inscrição varia de R$ 25 a R$ 100. 
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prevista para o dia 29 de setembro de 2013. A seleção terá validade pelo período de 12 meses, podendo haver prorrogação apenas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias. 

Concurso UFPA 2013 - área Técnico-Administrativa

A Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgou o edital n.º 127 – UFPA/2013, estabelecendo as condições de realização do concurso público para o provimento de cargos da Carreira de Técnico-Administrativo em Educação. Serão ofertadas 139 vagas, com reserva de 5 vagas para pessoa com deficiência (PcD), distribuídas entre 49 cargos do quadro permanente da instituição.
 
Cargos e vencimentos
Nível Médio/Médio Técnico: Assistente em Administração, Técnico de Laboratório (áreas de Análises Clínicas, Física, Mecânica, Química, Saneamento), Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Audiovisual, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Instrumentação, Técnico em Química, Técnico em Restauração, Técnico em Tecnologia da Informação, Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais.
 
Nível Superior: Administrador, Analista de Tecnologia da Informação (áreas Desenvolvimento de Software, Suporte de Redes), Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Auditor, Bibliotecário-Documentalista, Biólogo, Biomédico, Contador, Economista, Engenheiro (áreas: Agrônomo, Civil, Florestal, Química, Sanitária e Ambiental, Segurança do Trabalho), Estatístico, Farmacêutico-Bioquímico, Fonoaudiólogo, Geógrafo, Médico (especialidades: Gastro-hepatologia, Pneumologia, Pediatria, Medicina do Trabalho), Médico Veterinário, Museólogo, Pedagogo, Psicólogo (áreas: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional),Publicitário, Relações Públicas, Secretário Executivo e Técnico em Assuntos Educacionais.
 
Os vencimentos básicos dos cargos variam de R$ 1.912,99 a R$ 3.138,70, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 373,00.  A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
 
Inscrição
Para participar, os interessados devem se inscrever via internet, no período entre 14 horas do dia 26 de agosto e 20 horas do dia 16 de setembro de 2013, no endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br. Os valores das taxas de inscrição são R$ 75,00 e R$ 85,00, de acordo com o nível de classificação do cargo pretendido.
 
Provas
A seleção compreenderá uma fase de provas objetivas para todos os cargos; prova prática para os cargos de Técnico (Audiovisual, Eletroeletrônica, Instrumentação e Restauração) e Técnico de Laboratório (Análises Clínicas, Física, Mecânica, Química e Saneamento), nível de classificação D, e de Geógrafo, Museólogo e Publicitário, nível de classificação E; e avaliação de títulos, para os cargos do nível de classificação E.
 
A etapa de provas objetivas será realizada nas cidades paraenses de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinas, Soure e Tucuruí. A etapa de provas práticas e a etapa de avaliação de títulos serão realizadas em Belém.
 
A prova objetiva será realizada no dia 17 de novembro de 2013, das 8 às 12 horas, com previsão de divulgação dos gabaritos oficiais preliminares em até 48 horas após a realização da prova.
 
A Prova Prática será realizada no dia 1º de dezembro de 2013 e os documentos para a avaliação de títulos deverão ser entregues em apenas um envelope identificado com nome completo e número de inscrição do candidato, além do número do edital do concurso. Esse envelope deverá ser entregue pelo candidato diretamente ao atendimento do CEPS/UFPA, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2013, em local e horário a ser divulgado no endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável por igual período.
 
O edital completo, os anexos e demais atualizações podem ser acessados no sítio: http://ceps.ufpa.br/daves/Concurso%20UFPA%202013/concurso_ufpa_2013.htm

Prefeitura de Peritiba (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Peritiba, no estado de Santa Catarina, oferta 03 vagas temporárias para os cargos de Agente de Saúde, Enfermeira e Assistente Social, com vencimentos de até R$ 2.827,43.  O processo seletivo será regido pelo edital Nº 004/2013. 
 
As inscrições podem ser efetuadas no período de 27 de agosto a 27 de setembro de 2013, exclusivamente, pelo site www.concursul.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 75 a R$ 100. 
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita objetiva, que será realizada provavelmente no dia 06 de outubro de 2013. O gabarito preliminar será anunciado em 07 de outubro de 2013. 

Prefeitura de Paraibuna (SP) realiza seleção na área de saúde

A Diretoria Municipal de Saúde de Paraibuna, estado de São Paulo, lançou o extrato de edital de processo seletivo para preencher 07 vagas de níveis fundamental e superior, nos cargos de Médico, Auxiliar de Enfermagem, Cirurgião Dentista e Agente Comunitário de Saúde.

Para concorrer, o interessado deverá se inscrever na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Travessa Irmã Le Conte, s/nº, centro, Paraibuna - SP, no período de 26 a 30 de agosto de 2013. As inscrições são gratuitas.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise curricular.

Prefeitura de Presidente Kennedy (ES) realiza processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, publicou o edital Nº 05/2013 de processo seletivo para contratação de 15 profissionais de nível superior, com remuneração de até R$ 14 mil. As vagas são para os seguintes cargos: Assistente Social, Farmacêutico, Médico, Médico Plantonista e Psicólogo. 
 
Para participar da seletiva, o interessado deverá se inscrever entre os dias 23 de agosto e 02 de setembro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Presidente Wilian Santos Borges, nº 32, Centro. 
 
A seleção será constituída de avaliação de títulos e terá validade pelo período de 24 meses. 

Como escolher a mamadeira certa?

Furo adequado, bico ortodôntico, plástico sem BPA: saiba o que os especialistas recomendam na hora de comprar uma mamadeira
 
O uso da mamadeira não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. A lista de motivos é enorme: ela pode afetar a arcada dentária, sucção, respiração, prejudicar o vínculo da mãe com o bebê, gerar um possível aumento na incidência de candidíase oral e de parasitoses intestinais, entre outros problemas. Porém, na prática, muitas mulheres fazem uso da mamadeira porque precisam voltar ao trabalho. Neste caso, é bom saber como escolher bem o produto.

Com tantas opções no mercado, a fonoaudióloga Zelita Caldeira Guedes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirma que o mais importante é o tamanho do furo do bico da mamadeira. “É necessário que ele seja pequeno; se for muito grande, o fluxo do líquido sai muito rápido e o bebê pode engasgar”, explica.

De acordo com o pediatra Clécio Pereira Barbieri, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, as boas marcas de mamadeira oferecem bicos com três tamanhos de furos, um bem fininho para água, outro mediano para o leite, e um maior para possíveis misturas mais engrossadas, como leite e frutas. “O tamanho do bico deve ser escolhido de acordo com a idade da criança, com o nº 1 para bebês de zero a seis meses e o nº 2 para seis meses em diante”, afirma.
 
A norte-americana Donna Dowling, professora adjunta de enfermagem da Universidade Case Western Reserve, em Ohio, nos Estados Unidos, e especialista no assunto, indica também que há a possibilidade dos bebês se comportarem de maneira diferente na alimentação com a mamadeira.
 
“Alguns são mais lentos e outros mais rápidos”, afirma. Por isso, é importante notar se o bico da mamadeira está funcionando bem para o seu filho.
 
É importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o aleitamento materno exclusivo por pelo menos seis meses, exceto quando a mãe esteja impossibilitada de realizar a tarefa. Para Guedes, os motivos são vários, desde o contato com a mãe até a força que o bebê realiza na hora da amamentação. “Esta sucção que ele realiza é única, e já prepara a musculatura dos lábios, da língua e da bochecha para a segunda fase, que é a da mastigação, e aí ele é preparado para a fase da fala”, revela.
 
Bico ortodôntico
Outro aspecto que, segundo Barbieri, deve ser levado em consideração é que a mamadeira tenha um bico ortodôntico. “Logo que o bebê retira a boca do seio da mãe, é possível reparar que o mamilo fica mais achatado, e é este o formato que ele fica dentro da boca da criança”, explica o especialista.
 
Segundo ele, este formato facilita o movimento da língua do bebê. Para o pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, Ricardo Simões Morando, este bico causa menos problemas para a arcada dentária.
 
Existem também algumas mamadeiras com uma válvula que impossibilita a ingestão de ar para não ocasionar cólicas, por exemplo. No entanto, para Guedes, notar que o líquido está preenchendo o bico inteiro da mamadeira e não há bolhas de ar, já é o bastante. Segundo Morando, o importante é evitar que a criança degluta este ar, evitando mal-estar. “A grande maioria dos bebês já tem cólica por uma série de fatores, se engolirem ar, a situação pode piorar”, diz. Os especialistas ainda sugerem que o bico da mamadeira seja de silicone, por ser mais higiênico que o látex e seja testado pelo Inmetro.
 
Quando deixar a mamadeira de lado
Mesmo que a mamadeira apresente maior praticidade para a família, não é indicado que o seu uso ultrapasse um ano e meio de idade, muito menos seja utilizada após os três anos. “Assim que ela tiver condições de usar o copo, a mamadeira deve ser tirada”, diz Guedes. Segundo ela, hoje em dia há uma série de copos especiais que ajudam nesta passagem, da sucção para a absorção direta do líquido. Segundo Morando, a partir dos três anos o uso passa a ser extremamente prejudicial para a arcada dentária.
 
Mamadeiras de plástico podem fazer mal à saúde?
Países como a Dinamarca e a França recentemente proibiram a utilização do Bisfenol A (BPA), substância utilizada em algumas embalagens de plástico, em produtos criados para crianças de zero a três anos, como as mamadeiras. Usado para deixar o plástico mais resistente, o composto químico pode migrar do plástico para a comida quando aquecido e há suspeitas de que a ingestão do BPA pode colaborar para o desenvolvimento de problemas cardíacos e de células cancerígenas, entre outros.
 
Por enquanto, os estudos, como o realizado pelo Instituto Nacional de Alimentos da Dinamarca, não foram concluídos e ainda não há certeza de que a substância é prejudicial à saúde. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) considera o uso de 0,6 mg de BPA para cada quilo de plástico inofensivo.
 
Já nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration), órgão que administra os alimentos e remédios no país está estudando os possíveis males , mas nada foi confirmado ainda. Para Morando, procurar uma mamadeira livre da substância é recomendável. “No Canadá e em alguns estados norte-americanos, a fabricação já é proibida, então já indico mamadeiras sem o BPA”, explica. Segundo ele, há empresas confeccionando mamadeiras livres da substância. O BPA é identificado pelo número 7 dentro do símbolo de reciclagem no fundo da embalagem.
 
Delas

Amamentação influencia saúde das crianças a longo prazo

Amamentação: estudo acompanhou crianças por três anos
Estudo preliminar francês acompanhou por três anos um grupo amamentado pela mãe e outros alimentados com fórmulas
 
A saúde de bebês não amamentados pode sofrer consequências em longo prazo, segundo um novo estudo francês. Pesquisadores compararam o crescimento, a composição corporal (gordura X massa magra) e a pressão arterial de três grupos de recém-nascidos. O primeiro foi amamentado durante os primeiros quatro meses de vida, enquanto os outros dois receberam um dos dois tipos de mamadeira: a primeira de baixo teor proteico, com 1,8 gramas de proteína por cada 100 quilocalorias; a segunda de alto teor proteico, com 2,7 gramas de proteína por cada 100 quilocalorias. O conteúdo proteico de ambas as mamadeiras estava dentro da quantidade recomendada.

 Após quatro meses, os bebês do segundo e terceiro grupo continuaram a receber o mesmo tipo de mamadeira, enquanto que os amamentados passaram para a mamadeira de baixo teor proteico, se necessário. As 234 crianças foram acompanhadas pela equipe de pesquisa durante os três anos seguintes.

Até os 3 anos de idade, a pressão arterial média e diastólica dos bebês que receberam a mamadeira de alto teor proteico foi mais alta do que dos bebês amamentados pelas mães. Mesmo assim, ambos os índices de pressão arterial se mantiveram dentro da faixa considerada normal.

Crescimento              
As crianças amamentadas pelas mães também apresentaram diferente padrão de crescimento e perfil metabólico em comparação àquelas alimentadas com fórmulas. As primeiras apresentaram níveis mais baixos de insulina no sangue aos 15 dias e 4 meses de vida, mas não aos 9 meses. Elas também tiveram padrão de crescimento diferente durante o primeiro ano de vida, mas aos 3 anos de idade não foram observadas diferenças de altura, peso e composição corporal.

Mesmo que ainda não se saiba o significado de tais diferenças ao longo da vida, pesquisadores dizem que elas podem representar evidências do “efeito de programação metabólica”, ou seja, o conceito de que experiências nutricionais em momentos críticos do início da vida podem influenciar no metabolismo e na saúde do indivíduo no futuro.

“Comparada à amamentação materna, a alimentação por mamadeira aparentemente induz a diferenças em alguns perfis hormonais e padrões de crescimento. Ainda não sabemos as consequências em longo prazo de tais mudanças, mas elas podem exercer um papel importante na saúde ao longo da vida. Por isso é necessária a realização de estudos bem planejados, com longos períodos de acompanhamento”, disse o médico Guy Putet, um dos autores do estudo, em um boletim da Academia Americana de Pediatria.

O estudo foi apresentado na semana passada, durante o encontro anual das Sociedades Americanas de Pediatria, em Denver. Os dados e conclusões do mesmo devem ser considerados preliminares até serem confirmados em estudos mais longos.

Delas

Amamentação pode passar bactérias benéficas da mãe para o bebê

Bactérias encontradas no leite materno podem ajudar a estabelecer
 um equilíbrio nutricional crítico no intestino do bebê
Leite materno fornece bactérias boas do intestino da mãe para o sistema digestivo do bebê, aponta novo estudo
 
Pesquisadores suíços descobriram que as mesmas cepas de vários tipos de bactérias benéficas encontradas no leite materno também estavam presentes nas fezes das mães e dos bebês. Essas bactérias podem ajudar a estabelecer um equilíbrio nutricional crítico no intestino do bebê e podem ser importante para evitar distúrbios intestinais, de acordo com os autores do estudo publicado na edição de agosto da revista "Environmental Microbiology".
 
"Estamos muito entusiasmados com essa descoberta, pois essas bactérias podem realmente viajar do intestino da mãe para o leite materno", afirma Christophe Lacroix, do Instituto de Alimentação, Nutrição e Saúde, em Zurique. "A comunidade saudável de bactérias no intestino da mãe e do bebê é muito importante para a saúde do intestino e para o bom desenvolvimento do sistema imunológico da criança", explicou.
           
"Não temos certeza da rota que as bactérias percorrem até o leite materno, mas usamos cultura, isolamento, sequenciamento e métodos de recolhimento de impressões digitais para confirmar que são definitivamente as mesmas cepas", Lacroix acrescentou.
 
Mais pesquisas são necessárias para determinar como as bactérias são transferidas através do leite materno da mãe para o bebê. Uma maior compreensão de como as crianças adquirem uma população de bactérias benéficas no seu sistema digestivo pode levar ao desenvolvimento de uma fórmula de leite mais parecida com o leite materno, ressaltam os pesquisadores.           
 
Delas

Projeto social substitui troco de bala por doação para crianças com câncer

Divulgação/Casa Hope
Crianças em sala de aula na sede da Casa Hope, no Planalto
Paulista, em São Paulo
Iniciativa do grupo Ongoing e da Abrasel visa reunir fundos para nova unidade da Casa Hope
 
O troco que os consumidores geralmente recebem em bala pode ser revertido em uma doação para a Casa Hope, lar de crianças com câncer, e ainda resultar em um prêmio de até R$ 100 mil pela Loteria Federal.
 
Esses são os pilares do Troco Solidário Premiado, projeto social lançado há três semanas e idealizado pelo grupo Ongoing, holding que administra o iG , em parceria com a Abrasel-SP, associação do setor de alimentação fora do lar.
 
Ao comer em um dos restaurantes participantes do projeto na capital paulista, o consumidor pode doar entre R$ 0,01 e R$ 10 e participar automaticamente de um consórcio para ganhar 10 mil vezes o valor do troco. A cada 100 mil doações, um sorteio é realizado.
           
O objetivo é angariar fundos para a construção de uma nova unidade da Casa Hope, em Campo Belo, voltada para os adolescentes com câncer. Em 12 meses, a previsão é que a campanha destine R$ 2,5 milhões para a instituição.
 
Segundo Izilda Moribe, diretora técnica da Casa Hope, o terreno da nova unidade foi doado pelo governo no mês passado. O espaço total é de 1.350 m² —a  sede da instituição tem 3.700 m².
 
“Esperamos angariar dinheiro suficiente para construir e manter o projeto. A campanha Troco Solidário é perene, não apenas pontual”, avalia Moribe.
 
Ao visitar a Casa Hope e conhecer as crianças nesta sexta-feira (23), o presidente e CEO do iG , André Chaves, se impressionou com o trabalho da entidade e se dispôs a ajudá-la. "Um projeto como esse tem tudo para dar certo devido à seriedade da instituição", afirmou aos presentes.
 
Divulgação/Casa Hope
Sede da Casa Hope, em São Paulo
De acordo com Marshall Garcia, idealizador do projeto e presidente da Holyrock, consultoria empresarial do grupo Ongoing, atualmente dez restaurantes participam do projeto, entre eles Rei do Bacalhau, Livorno e Ancona.
 
“Já entramos em contato com mais de 100 outros estabelecimentos na capital paulista e a expectativa é que a gente feche parceria com a Abrasel de outros Estados para levar o projeto para o Brasil inteiro”, afirma Garcia.
 
Após efetuar a doação, o consumidor recebe uma nota da qual constam o nome da instituição filantrópica e a data do sorteio. “Tudo é bastante transparente. Também enviamos no final do ano um relatório anual com as doações realizadas para o consumidor deduzir o valor do Imposto de Renda”, destaca o idealizador do projeto.
 
Restaurantes
Os restaurantes participantes também ganham ao aderir à campanha, segundo Joaquim Saraiva de Almeida, presidente da Abrasel-SP. A cada doação feita pelo consumidor, uma porcentagem é destinada ao estabelecimento para cobrir custos administrativos — índice não revelado pela entidade. Além disso, o garçom do cliente premiado ganha mil vezes o troco doado.
 
“O interesse dos comerciantes na verdade está em participar de uma ação solidária. É como se eles fossem voluntários”, explica Almeida, que também é presidente do conselho nacional da Abrasel.
 
iG