Curso oferecido pelo IEP/HSL dá uma visão ampla das competências necessárias para cuidar do sofrimento de forma profissional e humanizada
Já estão abertas as inscrições do Curso Prático de Cuidados Paliativos para não Paliativistas – Competências para o Cuidado de Pacientes Graves, oferecido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).
O interesse por conhecimentos nesta área da saúde tem crescido nos últimos anos no Brasil e no mundo graças às evidências positivas de sua aplicação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define cuidados paliativos como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida.
Para tanto, é necessário avaliar e controlar não somente a dor, mas os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.
O Prof. Dr. Daniel Neves Forte, um dos coordenadores do curso, explica que atualmente há muito mais possibilidades de tratamentos que vão ao encontro dos valores das pessoas e que são centradas no paciente e não na doença.
“A doença é importante, mas o objetivo é o paciente, foco dos cuidados paliativos.”
Dessa forma, os profissionais da saúde ao aprenderem a cuidar do sofrimento dos pacientes e de seus familiares conseguem, segundo Daniel Forte, realizar uma integração mais eficaz entre o tratamento da doença e o cuidado do paciente.
Ele cita um recente estudo publicado na Revista JAMA, da American Medical Association, que mostra que a abordagem em cuidados paliativos melhora o controle dos sintomas, a qualidade de vida e reduz custos, ou seja, agrega valor a todo o sistema de saúde.
Nesse contexto, o objetivo do Curso Prático de Cuidados Paliativos para não Paliativistas é promover as competências entre os profissionais que não desejam ser especialistas na área, mas querem aplicá-las no dia a dia de suas especialidades.
Com 20 horas de duração, o curso, que será realizado nos próximos dias 2 e 3 de junho, é voltado para intensivistas, oncologistas, cardiologistas, geriatras, pneumologistas, nefrologistas, hospitalistas, emergencistas, cirurgiões ou qualquer outra especialidade que cuide regularmente de pacientes graves.
Além das aulas teóricas, os alunos também farão exercícios práticos e simulações.
Entre os temas que serão abordados se destacam:
– Controle de sintomas (dor, dispnéia, náuseas, sede, sintomas emocionais).
– Comunicação empática (comunicação de más notícias, comunicação de prognóstico, comunicação sobre cuidados de fim de vida, comunicação para trabalho em equipe).
– Aspectos éticos e legais sobre autonomia e sobre cuidado médico no fim da vida.
O curso também conta com a coordenação do Prof. Dr. Fernando Kawai, coordenador do Programa de Cuidados Paliativos do New York Hospital Queens – Cornell University
Serviço:
Curso Prático de Cuidados Paliativos para não Paliativistas – Competências para o Cuidado de Pacientes Graves
Inscrições: Até 19/05/2017
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Maiores
Informações: Clique aqui
Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Sírio Libanês