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sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estresse na adolescência aumenta risco de transtorno mental na idade adulta

Descoberta pode ter implicações na prevenção e no tratamento da esquizofrenia, depressão grave e outras doenças mentais em humanos
 
Cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, descobriram uma ligação entre o estresse na adolescência e transtorno mental na idade adulta em camundongos com predisposição genética para esse distúrbio.
 
As descobertas, publicadas na revista Science, podem ter implicações tanto na prevenção quanto no tratamento da esquizofrenia, depressão grave e outras doenças mentais.
 
"Descobrimos um mecanismo para como os fatores ambientais, tais como os hormônios do estresse, podem afetar a fisiologia do cérebro e provocar a doença mental. Mostramos que o estresse em ratos na adolescência pode afetar a expressão de um gene que codifica um neurotransmissor chave relacionado com a função mental e doenças psiquiátricas", explica o líder do estudo Akira Sawa.
 
Sawa e seus colegas isolaram camundongos saudáveis e com predisposição genética para desenvolver doença mental durante três semanas, período equivalente à adolescência do roedor.
 
Os resultados mostraram que o isolamento não provocou qualquer efeito sobre o comportamento dos camundongos saudáveis. Já os animais com predisposição genética exibiram comportamentos associados às doenças mentais, como hiperatividade.
 
Quando os ratos com fatores de risco genético foram devolvidos ao convívio com os outros animais, eles continuaram a apresentar comportamentos anormais.
 
Segundo os pesquisadores, a descoberta sugere que os efeitos do isolamento duraram até o equivalente à idade adulta.
 
Os investigadores não só descobriram que os ratos "doentes mentais" tinham níveis elevados de cortisol (conhecido como o hormônio do estresse), mas também apresentam níveis mais baixos do neurotransmissor dopamina em uma região específica do cérebro ligada a funções como controle emocional e cognição.
 
Para determinar se os níveis de cortisol influenciaram os níveis de dopamina no cérebro e padrões comportamentais nos ratos adultos anormais, os investigadores deram aos animais um composto chamado RU486, conhecido por bloquear as células receptoras de cortisol.
 
A análise mostrou que todos os sintomas dos ratos desapareceram.
 
Para entender o motivo da melhora, a equipe analisou o gene Th que produz a enzima que regula os níveis de dopamina e encontrou uma alteração genética que limita a capacidade de funcionamento do gene e, com isso, deixa a dopamina em níveis anormalmente baixos.
 
De acordo com Sawa, o estudo aponta para a necessidade de pensar em um melhor atendimento preventivo em adolescentes que têm história de doença mental na família, incluindo esforços para protegê-los de estressores sociais, tais como negligência.
 
A equipe também acredita poder ser capaz de desenvolver novos compostos para combater distúrbios psiquiátricos, com menos efeitos secundários.
 
Fonte isaude.net

Viagra converte células de gordura nocivas e pode combater obesidade

Pesquisa mostra ainda que o medicamento também diminui o risco de complicações causadas pelo excesso de peso
 
Pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, descobriram que o medicamento Viagra converte indesejáveis células de gordura branca e poderia, portanto, ajudar a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal.
 
A pesquisa, realizada com camundongos, mostra ainda que a substância também diminui o risco de complicações causadas pela obesidade.
 
O Sildenafil, mais conhecido como Viagra, é usado para tratar a disfunção erétil. A substância evita a degradação de GMPc, que, em seguida, assegura o fornecimento de sangue para uma ereção. No entanto, outro efeito do Viagra foi notado há algum tempo atrás, ratos que receberam o medicamento durante longos períodos de tempo eram resistentes à obesidade quando alimentados com dieta rica em gordura. Entretanto, a causa para este aumento de peso reduzido não era clara.
 
Agora, a equipe de pesquisa, liderada por Alexander Pfeifer, melhorou o entendimento sobre o efeito da droga. "Estamos pesquisando o efeito de cGMP em células de gordura há algum tempo agora. É por isso que o sildenafil foi um candidato potencialmente interessante para nós", afirma Pfeifer.
 
Pfeifer e seus colegas estudaram o efeito do sildenafil sobre as células de gordura em ratos. Os investigadores administraram a droga para os roedores durante sete dias.
 
Os resultados mostraram que o medicamento aumenta a conversão de células de gordura branca, que são encontrados em "áreas problemáticas" humanas, em células de gordura bege nos animais. "Células de gordura bege queimam a energia dos alimentos ingeridos e a converte em calor", explica Pfeifer.
 
Como as células de gordura bege podem "derreter a gordura ruim" e, assim, combater a obesidade, os pesquisadores estão muito esperançosos para o seu potencial.
 
"Sildenafil não só é capaz de minimizar os problemas de ereção, mas também pode reduzir os riscos de ganho de peso excessivo", afirma Pfeifer.
 
Os pesquisadores podem ter encontrado um mecanismo que permite converter as indesejáveis células de gordura branca para a gordura bege boa que "derretem" quilos em excesso. Além disso, pode ser possível reduzir as complicações relacionadas com a obesidade. "Mas isso terá de ser comprovado em estudos adicionais", acrescenta a pesquisadora Ana Kilic.

Cuidado contra aplicação prematura
Apesar dos dados promissores, os pesquisadores alertam sobre o uso discriminado de Viagra para combater o excesso de peso. "Estamos em fase de pesquisa básica, e todos os estudos foram realizados exclusivamente em ratos. Será um longo caminho até que drogas potencialmente adequadas para diminuir células de gordura branca em humanos sejam desenvolvidas", conclui Pfeifer.
 
Fonte isaude.net

Fortalecimento da farmoquímica nacional reduz dependência de importação

Farmanguinhos produz antirretrovirais, antiasmáticos, antiparkisoniano, tuberculostático e antineoplásicos
Foto: Ministério da Saúde
Farmanguinhos produz antirretrovirais, antiasmáticos,
antiparkisoniano, tuberculostático e antineoplásicos
Parcerias na área de fármacos beneficia 13 milhões de pacientes e garante abastecimento de 47 tipos de medicamentos
 
Cerca de 47 medicamentos importados para tratar várias doenças e que dependiam exclusivamente de indústria farmacêutica internacional, tem produção garantida no Brasil. Para obter mais autonomia da produção de medicamentos e a competitividade do país, o governo tem ampliado convênios entre os laboratórios públicos e privados, através das PDPs, (Parcerias de Desenvolvimento Produtivo ). Por meio do Programa de Investimento no Complexo Industrial da Saúde (Procis), o MS investe em infraestrutura e qualificação de mão de obra em 18 dos 20 laboratórios públicos oficiais.
  
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) é um dos laboratórios que trabalha nesse programa e produz pelas PDPs antirretrovirais, antiasmáticos,imunossupressores, antiparkisoniano, tuberculostático e antineoplásicos. Baseado no quantitativo geral de pessoas portadoras dessas enfermidades, estima-se que cerca de 13 milhões poderão ser beneficiadas com a produção dos medicamentos por meio das parcerias.
 
A maioria desses produtos é importada e a produção em território nacional desses medicamentos irá gerar economia aos cofres públicos. Com o acerto dos acordos firmados na reunião do Gecis, (Conselho de Competitividade do Complexo Industrial da Saúde), 20 novas parcerias já são contabilizadas, 55 PDPs para a produção nacional de 47 medicamentos, o que vai significar uma economia de R$ 2,5 bilhões por ano ao Ministério da Saúde.
 
Além de gerar uma significativa economia e diminuir a dependência na importação desses produtos, as parcerias também trazem benefícios à população, pois garantem o abastecimento de medicamentos essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, acredita que as parcerias trouxeram grandes mudanças e que o instituto estará preparado para as demandas que surgirem. " Nestes novos rumos da unidade, as parcerias cumprem papel fundamental, já que, além garantir receitas indispensáveis, nos capacitarão tecnologicamente para novos desenvolvimentos e, consequentemente, novos produtos para o SUS" .
 
Com informações da Agência Fiocruz
 
Por isaude.net

Governo determina que estados e municípios informem gastos com saúde

Com nova medida população poderá verificar se o seu estado ou município está cumprindo a aplicação mínima de recursos
Foto: SECOM/RJ
Com nova medida população poderá verificar se o seu estado ou
município está cumprindo a aplicação mínima de recursos
A partir de agora, todos os gestores, incluindo o governo federal, devem divulgar despesas com ações e serviços públicos no setor
 
A Portaria 53, publicada nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União, determina que estados, Distrito Federal e municípios devam publicar os gastos com saúde no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). Com isso, a população poderá verificar se o seu estado ou seu município está cumprindo a aplicação mínima de recursos na saúde.
 
Segundo informou o Ministério da Saúde, a Emenda Constitucional 29 assegura que a União deve aplicar na saúde o valor empenhado (comprometido em orçamento com projetos e programas) no ano anterior mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB). Já os estados e o Distrito Federal precisam investir 12% de sua receita, enquanto os municípios devem aplicar o mínimo de 15%.
 
Os gestores públicos das três esferas de governo (municipal, estadual e federal) devem declarar no sistema as receitas totais e as despesas com ações e serviços públicos de saúde.

SIOPS
O sistema faz o cálculo automático dos recursos públicos mínimos aplicados em ações e serviços de saúde, facilitando o monitoramento do Ministério da Saúde e órgãos de controle. A medida deve ainda incentivar a transparência, uma vez que o SIOPS é um sistema aberto à população.
 
Hoje, o SIOPS já existe e funciona nesses moldes, mas os gestores não são obrigados a publicar suas receitas e despesas. A partir de agora, o gestor que não alimentar o sistema pode ter condicionamento das transferências constitucionais - como repasses do Fundo de Participação dos Municípios e Fundo de Participação dos Estados - e suspensão das transferências voluntárias dos recursos da União - como celebração de convênios e contratos de repasses.
 
A partir das novas atribuições, o SIOPS precisará passar por um processo de remodelagem e adaptação. A portaria também estabelece orientações para os gestores públicos quanto à declaração e homologação dos dados indicados no sistema, inclusive sobre os prazos para a efetivação dos registros.

Dever dos gestores
O diretor do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde, Adail Rollo, destaca que a alimentação do sistema, bem como os dados ali registrados, é de responsabilidade dos gestores dos entes federativos declarantes: União, Estados, Distrito Federal e Municípios. "É um dever informar as despesas com saúde. Além do respeito aos princípios constitucionais, como os da publicidade e moralidade, os dados consolidados do SUS possibilitam avaliar o financiamento atual do Sistema Único de Saúde e discutir necessidade de aportes adicionais para o seu financiamento" , relatou.
 
Ainda segundo Adail Rollo, a medida traz uma forma de controle social, em razão do fácil acesso aos dados informados pelos estados e municípios, por parte de toda e qualquer pessoa que possa ter acesso à internet. E, ainda, aumenta a visibilidade da gestão pública em saúde.
 
 
Um dos indicadores gerados é o do percentual de recursos próprios aplicados em ações e serviços públicos de saúde, que demonstra a situação relativa à aplicação do valor mínimo no SUS.
 
Fonte isaude.net

FDA aprova vacina contra a gripe sazonal criada com nova tecnologia

Flublok, que usa um vírus de inseto e a tecnologia de DNA recombinante, está aprovada para pessoas com 18 a 49 anos de idade
 
A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou Flublok, a primeira vacina trivalente contra a gripe feita utilizando um vírus de inseto (baculovírus) e a tecnologia de DNA recombinante.
Flublok está aprovada para a prevenção da gripe sazonal em pessoas com 18 a 49 anos de idade.
 
Ao contrário das vacinas convencionais contra a gripe, Flublok não usa o vírus da gripe atenuado em sua produção. A nova tecnologia de fabricação permite a produção de grandes quantidades da proteína de vírus da influenza, hemaglutinina (HA), substância ativa em todas as vacinas inativadas contra a gripe e que é essencial para a entrada do vírus nas células do corpo. A maioria dos anticorpos que impede a infecção pelo vírus da gripe é dirigida contra HA.
 
Enquanto a tecnologia é nova para a produção de vacina contra a gripe, ela já é utilizada para criar vacinas aprovadas pela FDA para prevenir outras doenças infecciosas.
 
"Esta aprovação representa um avanço tecnológico na fabricação de uma vacina contra a gripe. A nova tecnologia oferece potencial para o início mais rápido do processo de fabricação de vacinas em caso de pandemia, uma vez que não é dependente da disponibilidade do vírus da gripe", afirma Karen Midthun, da FDA.
 
Flublok contém três proteínas HA recombinantes para ajudar a proteger contra dois vírus da gripe A, cepas H1N1 e H3N2, e uma cepa do vírus da gripe B.
 
Como faz com todas as vacinas da gripe, a agência vai avaliar Flublok anualmente antes de usar a cada temporada de gripe. As proteínas HA recombinantes produzidas no sistema de expressão de baculovírus e incluídas na Flublok serão avaliadas pela FDA.
 
A eficácia da Flublok foi mostrada em um estudo realizado em vários locais nos Estados Unidos, que comparou o uso de Flublok em cerca de 2.300 pessoas com a aplicação de um placebo que foi dado a um grupo de controle de tamanho semelhante. Flublok foi cerca de 44,6% eficaz contra todas as cepas da gripe circulantes, não apenas as cepas que combinavam com as cepas incluídas na vacina.
 
A avaliação de segurança foi realizada em um estudo de cerca de 2.500 pessoas que foram vacinadas com Flublok. Os eventos adversos mais comumente relatados incluem dor no local da injeção, dor de cabeça, fadiga e dores musculares.
 
Flublok tem uma vida útil de 16 semanas a partir da data de fabricação. Prestadores de cuidados de saúde devem verificar a data de validade antes de administrar a vacina.
 
Fonte isaude.net

Teste do Coraçãozinho para recém-nascidos é implantado no ES

Teste do coraçãozinho está sendo realizado no Hospital Estadual e Maternidade de Vila Velha (Himaba)
Foto: Governo do Espírito Santo
Teste do coraçãozinho está sendo realizado no Hospital
Estadual e Maternidade de Vila Velha (Himaba)
Teste é considerado essencial para diagnosticar precocemente a cardiopatia congênita crítica e iníciar tratamento
 
Os recém-nascidos no hospital Himaba, da rede estadual de saúde no Espírito Santo, já têm disponível o teste do Coraçãozinho, que ajuda a detectar doenças cardíacas congênitas graves e a evitar morte prematura das criança ainda no primeiro mês de vida.
 
Segundo a cardiologista pediátrica Sônia Rabello, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o procedimento, preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é realizado em todos os recém-nascidos com mais de 34 semanas de idade gestacional e é apontado como essencial para o diagnóstico precoce de cardiopatia congênita crítica. Isso porque ele funciona como uma triagem dos bebês que têm o risco de ter uma doença cardíaca grave.
 
O teste é feito com um aparelho chamado oxímetro de pulso. Os sensores são colocados na mão direita e em um dos pés do bebê para medir a concentração de oxigênio no sangue arterial da criança. Aquelas que apresentarem alterações são encaminhadas para exame mais específico, o ecocardiograma, em até 24 horas, no próprio hospital, para diagnóstico e tratamento.
 
O ecocardiograma é feito com aparelho de ultrassonografia, que mostra a anatomia e funcionamento do coração. Através dele, é possível detectar qualquer defeito cardíaco congênito. A médica ressalta que a especificidade do Teste do Coraçãozinho é de 99%, o que significa que, quando dá negativo, praticamente descarta a possibilidade de doenças cardíacas graves.
 
Confirmação dos casos
Segundo a cardiologista, os resultados passam por um processo rigoroso para confirmação. " Nem todo Teste do Coraçãozinho dado como positivo tem o resultado confirmado pelo ecocardiograma. Estudos realizados comprovam que 25% das crianças enviadas para o ecocardiograma não possuem má-formação no órgão.
 
De acordo com informações da direção do Himaba, 160 crianças já realizaram o Teste do Coraçãozinho, desde que ele foi implantado. Dessas, 10 foram enviadas para exame complementar.
 
De cada mil crianças que nascem no mundo, uma apresenta má-formação cardíaca. Há casos simples e outros mais complexos que colocam a vida do bebê em risco precocemente. O exame é importante para combater o índice de 10% das mortes infantis são causadas por doenças cardíacas.
 
Fonte isaude.net

Variação genética impede produção de odores sob os braços

Pesquisa com 6.495 mulheres revelou que cerca de 2% das mães carregam uma variação rara do gene ABCC11, que impede a produção de odor nas axilasPesquisa sugere que mais de 75% das pessoas que carregam gene ABCC11 mutante e não precisam de desodorante usam o produto
 
Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, demonstraram que mais de 75% das pessoas que carregam uma versão particular de um gene não produzem odor sob o braço, mas usam desodorante mesmo assim.
 
 
O estudo, baseado em uma amostra de 6.495 mulheres revelou que cerca de 2% das mães carregam uma variação rara do gene ABCC11, que impede a produção de odor nas axilas.
 
Segundo os pesquisadores, o trabalho pode abrir portas para que a genética passe a ser utilizada para facilitar a escolha de produtos de higiene pessoal. "Um teste genético simples poderia poupar alguns indivíduos da compra e do uso de produtos desnecessários e também reduzir a exposição deles a substâncias químicas", afirma o coordenador da pesquisa Santiago Rodriguez.
 
Estudos anteriores mostraram que existe uma ligação entre uma variante genética localizada no gene ABCC11 e o odor sob o braço.
 
As glândulas sudoríparas produzem suor que, combinado com as bactérias, resulta em mau cheiro nas axilas. A produção de odor depende da existência de um gene ABCC11 ativo. No entanto, o gene ABCC11 é conhecido por ser inativo em algumas pessoas devido a alterações genéticas.
 
Os autores destacam que as pessoas que carregam essa variante genética rara também são mais propensas a ter a cera seca no ouvido e que a verificação da presença de cera é um bom indicador da produção, ou não, de odor sob os braços.
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Capinzal (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Capinzal, estado de Santa Catarina, lançou edital Nº. 004/2013 para realização de processo seletivo oferecendo 50 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 437,90 e R$ 2.314,13.
 
São ofertadas 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos: Operador de Máquinas Leves, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Monitor de Atividade Física/Desportiva, Monitor de Artesanato, Monitor de Música, Monitor de Canto, Monitor de Arte Cênica, Monitor de Dança, Monitor de Recreação, Monitor de Culinária, Monitor de Informática, Monitor de Artes, Monitor de Artes Marciais, Monitor de Pintura em Tela, Tecido/Emborrachado, Monitor de Tricô e Crochê, Professor, Auxiliar de Professor, Motorista e Técnico de Atividades desportivas.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 18 de janeiro de 2013, em sala exclusiva no andar térreo do Centro Administrativo Municipal Prefeito Silvio Santos, sit à rua Carmelo Zocolli, 155, centro, Capinzal/SC. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e R$ 40,00.
 
O processo seletivo será constituído de prova objetiva, prática e de títulos. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 de janeiro de 2013, com início às 19:30 horas, situada à rua Grácia Gramazzio Pereira de Lima, Capinzal/SC.
 
A prova prática será realizada na data provável de 25 de janeiro de 2013, com início às 09:00 horas, situada à rua Grácia Gramazzio Pereira de Lima, Capinzal/SC.
 
O gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, no endereço eletrônico www.capinzal.sc.gov.br e no mural do Centro Administrativo Municipal.
 
A validade do processo seletivo será até 31 de de dezembro de 2013.

Edital / Publicações

Prefeitura de Ascurra (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ascurra, em Santa Catarina, divulgou edital Nº. 04/2012 para realização de processo seletivo. COm a iniciativa será preenchida 1 vaga imediata e formado cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. O salário é de até R$ 2.311,98 e carga horária de 10, 20, 40 e 44 horas semanais.
 
Cargos
Farmacêutico, Médico (Clínico Geral, Ginecologista e Pediatra), Professor (Artes, Língua Estrangeira e Educação Física), Técnico de Enfermagem, Crecheira, Atendente de Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Operacional, Oficial Manutenção e Conservação, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 14 a 25 de janeiro de 2013, das 8:00h às 12:00h, no prédio da Prefeitura de Ascurra, junto ao Setor de Tributos.
 
Prova
As provas serão realizadas na data provável de 03 de fevereiro de 2013, às 9:00 horas, em local a ser definido e publicado no mural da Prefeitura, site oficial do município: www.ascurra.sc.gov.br, site da empresa: www.seta.inf.br e no Diário Oficial dos Municípios.
 
O gabarito oficial será divulgado no 1º dia útil posterior ao da aplicação da prova, no mural da Prefeitura de Ascurra e nos sites www.ascurra.sc.gov.br e www.seta.inf.br.
 
A relação com a classificação dos candidatos aprovados será publicada até o dia 11 de fevereiro de 2013, através de Decreto publicado no mural da Prefeitura de Ascurra, no Diário Oficial dos Municípios – DOM, através dos sites www.ascurra.sc.gov.br e www.seta.inf.br.

Edital / Publicações

Concurso IFSC 2013

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) divulgou os editais 01, 02, 03 e 04/2013, para realização de processo seletivo destinado ao preenchimento 318 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com vencimento básico de até R$ 2.989,33 mais auxílio alimentação de até R$ 304,00.
 
Cargos: Professor, Auxiliar em Administração, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Biblioteca, Assistente de Alunos, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico em Mecânica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Eletrotécnica, Técnico de Laboratório, Assistente em Administração, Técnico em Assuntos Educacionais, Relações Públicas, Psicólogo, Pedagogo, Nutricionista, Jornalista, Estatístico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Civil, Contador, Bibliotecário - Documentalista, Auditor, Assistente Social, Arquivista, Analista de Tecnologia da Informação/ Redes de computadores, Analista de Tecnologia da Informação/ Desenvolvimento de Sistemas e Administrador.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas através do site http://concursos.ifsc.edu.br, no período de 14 de janeiro a 15 de fevereiro de 2013. A taxa de inscrição varia entre R$ 55,00 e R$ 110,00.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de provas objetiva, discursiva, prática de desempenho didático e de títulos. As provas objetivas serão efetuadas na data provável de 17 de março de 2013, com início às 14h e término às 18h ou 19h, em local a ser divulgado a partir do dia 11 de março de 2013 no site de inscrição (http://concursos.ifsc.edu.br).
 
A prova objetiva e seu respectivo gabarito serão disponibilizados no primeiro dia útil subsequente à sua realização.
 
A convocação para realização da prova prática de desempenho didático será feita mediante aviso disponibilizado no site de inscrição na data provável de 05 de abril de 2013. Já a prova discursiva será realizada provavelmente no dia 12 de abril de 2013, em local e horário que serão a partir de 05 de abril de 2013.
 
A documentação referente à prova de títulos deverá ser entregue impreterivelmente na mesma data e endereço de realização da prova discursiva.
 
O sorteio do ponto ocorrerá às 9h, no mesmo dia da prova discursiva.
 
A prova prática de desempenho didático ocorrerá no período provável de 15 a 21 de abril de 2013.
 
O resultado da prova discursiva será publicado na data provável de 07 de maio de 2013, na mesma data da divulgação do resultado da prova prática de desempenho didático.
 
Validade
O concurso público será válido por 1 ano, a contar da data do ato de homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Processo seletivo FURB - SC

A Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, em Santa Catarina, através da Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, lançou edital n° 109/2012 de processo seletivo destinado à contratação de Professor Universitário.

As oportunidades são para atuar nas áreas de Algoritmos e Programação, Informática Aplicada à Engenharia, Informática Aplicada à Engenharia Química, e Informática Básica para Química; Administração de Sistemas de Informação, Empreendedorismo em Informática, Empreendedor em Informática, Fundamentos em Sistemas de Informação, Gerência de Projetos de Informática, Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, Prática em Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação na Gestão de Negócios, e Teoria Geral de Sistemas; e Compiladores, Linguagens Formais, Lógica para Computação, e Teoria da Computação, do Departamento de Sistemas e Computação, do Centro de Ciências Exatas e Naturais.

Para concorrer o candidato deverá efetuar a inscrição nos dias 23 e 24 de janeiro de 2013, na Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), na sede da FURB, localizada na rua Antônio da Veiga, nº 140, Blumenau, Bloco A, Sala 108, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h. O valor da taxa é de R$ 88,89.

A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova de títulos que deverá ser realizada pela banca examinadora com base nos comprovantes entregues no ato da inscrição e verificação da capacidade didática.

O prazo de validade deste processo seletivo para contratação de professor em caráter temporário será de 1 (um) ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Universidade Federal de Sergipe (UFS) abre processo seletivo

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) lançou edital N° 02/2013 de processo seletivo com a intenção de preencher 10 vagas docentes nos campi de São Cristóvão, da Saúde - Hospital Universitário e de Itabaiana.
 
O valor da remuneração está afixado em R$ 1.597,92 (Auxiliar), R$ 1.711,80 (Especialista) e R$ 2.072,77 (Assistente) para jornadas de 20 horas e em R$ 3.137,18 (Assistente) para 40 horas.

De acordo com o edital, serão 03 postos de trabalho para a classe de Auxiliar, 02 para Auxiliar com especialização e as outras 05 para Assistente, distribuídas entre os Departamentos de Biologia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Psicologia, Fisioterapia, Letras e de Matemática.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 21 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013, pelo site www.grh.ufs.br.

Segundo o edital, haverá avaliação curricular e prova didática para todos os participantes.
 
As datas de aplicação das provas, horários, locais de realização e comissões examinadoras serão divulgados a partir do término do período de inscrição, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Reitor da Universidade Federal de Sergipe e publicado no Diário Oficial da União e no site da Gerência de Recursos Humanos.
 
O prazo de validade do processo seletivo simplificado se encerra com a contratação dos selecionados dentro do limite de vagas oferecidas no edital.

Prefeitura de Papanduva - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Papanduva, Estado de Santa Catarina, publicou edital N° 001/2013 para realização de processo seletivo destinado à formação de cadastro reserva. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental ao superior e o certame será realizado pela Empresa Rios & Rios Serviços Administrativos LTDA-ME.

Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais (para a Secretaria Municipal de Educação), Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Leiturista, Médico, Médico (CAPS), Odontólogo, Professor, Psicólogo, Psicólogo/Psicopedagogo, Técnico em Enfermagem e Técnico em Higiene Dental. O salário é de até R$ 10.315,68, por carga horária de 20 a 40h semanais.

Inscrição
A inscrição deverá ser feita de forma presencial até o dia 23 de janeiro de 2013 , no horário compreendido das 8:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:00, nas dependências da Prefeitura Municipal - Secretaria da Educação, sito à Rua Sérgio Glevinski,134, centro - Papanduva-SC, CEP: 89.370-000.

As taxas para os cargos de nível superior será de R$ 50,00, nível médio de R$ 30,00 e para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais de R$ 15,00.

Provas
A prova escrita terá duração de 02 horas e será realizada na data prevista de 03 de fevereiro de 2013, com inicio às 14:00 e término às 16:00, na Escola de Educação Básica Alinor Vieira Côrte, sito à Rua Graciliano Machado, 253, Centro - Papanduva-SC.

Os gabaritos serão divulgados no local de provas no dia 03 de fevereiro de 2013, após a conclusão de todas as provas, e no dia 04 de fevereiro de 2013 no mural público ou átrio da Prefeitura Municipal de Papanduva e no endereço eletrônico: www.papanduva.sc.gov.br.

O resultado final do Teste Seletivo será divulgado no dia 08 de fevereiro de 2013.
Validade

O certame terá validade de 01 ano a contar da data de homologação do resultado final, e as contratações serão feitas pelo prazo de até 06 meses, podendo ser prorrogadas por até igual período.

IFMG lança edital de concurso público

Com a finalidade de contratar candidatos para provimento de cargo da Carreira de Magistério, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, lançou edital n° 009/2012 de concurso público.
 
Estão sendo disponibilizadas 02 vagas para atuação no Campus de São João Evangelista, nas áreas de Informática, Química e Bioquímica. A remuneração dos profissionais irá variar conforme a titulação, na faixa entre R$ 3.245,85 e R$ 6.723,77, para jornadas de 40 horas semanais com dedicação exclusiva.

As inscrições serão realizadas através do site www.ifmt.edu.br, até 22h59min do dia 07 de fevereiro de 2013. Haverá cobrança de taxa de participação, cujo valor corresponde a R$ 100,00.

A previsão é de que os profissionais sejam avaliados por meio de prova objetiva, prevista para o dia 17 de fevereiro de 2013, às 14 horas, no Campus São João Evangelista/IFMG, situado a Av. Primeiro de Junho, 1043, Centro, São João Evangelista - MG, prova didática e de títulos.

A classificação final no concurso será publicada no Portal www.ifmg.edu.br e se fará na ordem decrescente do total de pontos obtidos.

O processo seletivo terá validade de 1 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, havendo interesse do IFMG.

Concurso Prefeitura de Seropédica - RJ 2013

A Prefeitura de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro, publicou edital N° 01/2013 de concurso público, sob o regime estatutário, através da empresa AOCP. O concurso de Seropédica é destinado ao provimento de 856 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
Para nível fundamental são oferecidas vagas nos cargos de auxiliar de serviços gerais e merendeira. O salário para esses cargos é de R$ 678,00.

No nível médio, as ofertas são para inspetor de alunos, professor DOC II - educação infantil ao 5° ano, professor DOC II intérprete de libras, secretário escolar e zelador patrimonial. Para essas funções os salários variam de R$ 700,00 a R$ 1.451,00.
 
Além dessas funções, o certame também oferece vagas para quem concluiu o nível superior, com salário de R$ 1.323,52, nas funções de orientador educacional, supervisor educacional, professor DOC I nas disciplinas de: artes, ciências físicas e/ou biológicas ou agrícola, educação física, filosofia, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática e música.
 
Vale lembrar aos interessados que 5% das vagas oferecidas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Inscrições
As inscrições via internet serão realizadas até às 14h do dia 14 de fevereiro de 2013, observado horário oficial de Brasília – DF no endereço eletrônico www.aocp.com.br.
 
Já as inscrições presenciais serão realizadas no TELECENTRO, Avenida Ministro Fernando Costa, 483, Loja 06, Fazenda Caxias, Seropédica/RJ, será das 10h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. Portanto a data limite para realizar a inscrição presencial será até as 14h do dia 14 de fevereiro de 2013.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 70,00 para cargos de nível superior.
 
Provas
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva, que será aplicada na data provável de 10 de março de 2013, na cidade de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.aocp.com.br.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados na data provável de 10 de março de 2013 a partir das 19h.

Validade
O certame terá validade de 2 anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Município de Seropédica.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Novo Horizonte do Norte (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Novo Horizonte do Norte, Estado de Mato Grosso, através da Secretaria Municipal de Administração, abriu processo seletivo n.º 001/2013, com a finalidade de selecionar pessoal para formação de cadastro de reserva e preencher vagas para contratação por tempo determinado, no ano de 2013.

Há 22 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.165,86 em carga horária de 30 e 40h semanais.

Cargos
Assistente Social, Especialista de Saúde Enfermeiro, Especialista de Saúde Farmacêutico Bioquímico, Psicólogo, Cirurgião Dentista, Professor, Operador de Pá Carregadeira, Motorista II, Operador de Trator de pneus, Operador de Retroescavadeira, Técnico de Raio X, Técnico de Enfermagem, Agente Ambiental, Monitor (a) de Artesanato Geral e Orientador do PETI.

Inscrições
As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procuração, até o dia 01 de fevereiro de 2013, das 7:00 as 11:00 horas e das 13:00 as 17:00 horas, na Secretaria Municipal de Administração, na Rua Augusto de Souza, nº 171, centro, Novo Horizonte do Norte-MT.

Não haverá taxa de inscrição.

Provas
As provas serão realizadas na Escola Municipal Ulisses Guimarães, Avenida Kara José nº 395 - Centro, Novo Horizonte do Norte-MT, provavelmente, no dia 03 de fevereiro de 2013, a partir das 08:00 h às 12:00 h e terá 4 horas de duração.

Validade
O certame terá validade de 1 ano, podendo ser Prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Administração.

Prefeitura de Fraiburgo (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, estado de Santa Catarina, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios os extratos dos editais ACT - nº. 0010 e 0011/2013, para realização de processo seletivo. A seleção destina-se ao preenchimento de vagas de níveis fundamental e superior.
 
Cargos
Operador de Máquinas - Trator de Pneu, Mecânico, Zelador de Patrimônio e Médico Clínico Geral.
 
As inscrições para o cargo de Médico Clínico Geral serão realizadas no período de 18 a 24 de janeiro de 2013 e para os demais cargos do dia 17 a 28 de janeiro de 2013, no horário de 08:30 às 11:30 horas e de 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, Município de Fraiburgo/SC.
 
 

Universidade Federal de Sergipe (UFS) abre processo seletivo

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) lançou edital N° 02/2013 de processo seletivo com a intenção de preencher 10 vagas docentes nos campi de São Cristóvão, da Saúde - Hospital Universitário e de Itabaiana.
 
O valor da remuneração está afixado em R$ 1.597,92 (Auxiliar), R$ 1.711,80 (Especialista) e R$ 2.072,77 (Assistente) para jornadas de 20 horas e em R$ 3.137,18 (Assistente) para 40 horas.

De acordo com o edital, serão 03 postos de trabalho para a classe de Auxiliar, 02 para Auxiliar com especialização e as outras 05 para Assistente, distribuídas entre os Departamentos de Biologia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Psicologia, Fisioterapia, Letras e de Matemática.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 21 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013, pelo site www.grh.ufs.br.

Segundo o edital, haverá avaliação curricular e prova didática para todos os participantes.
 
As datas de aplicação das provas, horários, locais de realização e comissões examinadoras serão divulgados a partir do término do período de inscrição, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Reitor da Universidade Federal de Sergipe e publicado no Diário Oficial da União e no site da Gerência de Recursos Humanos.
 
O prazo de validade do processo seletivo simplificado se encerra com a contratação dos selecionados dentro do limite de vagas oferecidas no edital.

Processo Seletivo UFPI - PI

Foi divulgado edital n° 001/2013 de processo seletivo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O certame disponibiliza duas vagas na função de Professor Temporário de Nutrição para atuar em jornada de 40 horas semanais.
 
A remuneração será de R$ 3.137,18 para Professor Assistente (Mestrado) e R$ 2.356,41 para Professor Auxiliar (Especialização).
 
As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procuração nos dias 21 e 22 de janeiro de 2013, das 8:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30 horas, no Departamento de Nutrição, no SG-13, no Campus Universitário, ou pelos correios. Para participar, o candidato deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 78,42 para Assistente e R$ 58,91 para Auxiliar.

A seleção dos candidatos será constituída de duas etapas avaliativas:

 - Prova Didática, de caráter classificatório e eliminatório, prevista para ser realizada no dia 29 de janeiro de 2013 das 08:30 às 17:30.

 - Prova de Títulos, de caráter classificatório.

A divulgação do resultado final, está prevista para o dia 05 de fevereiro de 2013.

O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, contado da data de publicação do Edital de homologação do Resultado Final publicado no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS

Com oferta de 13 vagas de nível superior, a Prefeitura de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital nº. 03/2013 para realização de concurso público. Do total de vagas, 10 % são reservadas aos candidatos portadores de deficiência.
 
Cargos
Biomédico e Fonoaudiólogo.
 
A carga horária será de 30 horas semanais de trabalho com vencimento básico inicial de R$ 1.687,30 mais gratificação de Incentivo Técnico no valor de 45% do referido vencimento. Caso venha a ser convocado para cumprir regime de tempo integral, com carga horária de 40 horas semanais de trabalho, haverá acréscimo de 50% sobre o vencimento básico, além de aumento no percentual da Gratificação de Incentivo Técnico, que passará a ser de 75%. Já se a convocação for para cumprir regime de dedicação exclusiva, com carga horária de 40 horas semanais de trabalho, haverá acréscimo de 100% sobre o vencimento básico, além de aumento no percentual da Gratificação de Incentivo Técnico, que passará a ser de 100%.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 81,85, serão realizadas através do site www.portoalegre.rs.gov.br/concursos, no período entre às 9 horas do dia 18 de janeiro até às 23 horas e 59 minutos do dia 03 de fevereiro de 2013, observado o horário oficial de Brasília – DF.
 
Prova
O concurso será composto de prova objetiva, a ser realizada em data, local e horário oportunamente divulgados. O caderno de prova será disponibilizado no 1º dia útil após a realização da prova, através do site www.portoalegre.rs.gov.br/concursos.
 
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Edital / Publicações

UNIFESP - SP abre concurso público

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) publicou edital n° 87/2013 de concurso público, com o objetivo de contratar professores adjuntos. Ao todo, são disponibilizadas 27 vagas, todas para lotação no Campus Baixada Santista - Instituto do Mar.
 
As vagas em aberto são para as áreas de Administração, Antropologia, Aquicultura, Biodiversidade e Conservação, Biologia Animal Comparada, Biologia Celular, Histologia, Embriologia, Biologia Pesqueira, Bioprospecção de Organismos Marinhos, Bioquímica e Microbiologia Aplicada, Biotecnologia, Cartografia e Sistema de Informação Geográfica, Ciência da Computação, Direito, Ecologia de Comunidades, Ecologia de paisagens, Economia, Estatística, Física, Genética, Geomorfologia Marinha e Costeira, Manejo e Conservação Marinha e Costeira, Matemática, Meteorologia e Climatologia, Química e Sociologia. A remuneração é de até R$ 8.000,02, para jornadas de 40h semanais e em regime de dedicação exclusiva.
 
As inscrições permanecerão abertas até 15 de fevereiro de 2013, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Divisão de Recursos Humanos do campus (Rua Silva Jardim, nº 133/136, Edifício Central, Vila Mathias, Santos).
 
O candidato deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento em qualquer estabelecimento da rede bancária. Os valores são de R$ 121,00 para jornada de 40h e de R$ 200,00 para jornada de DE.
 
O Concurso Público constará de Prova Didática, Arguição do Memorial e Prova Prática. As provas serão realizadas provavelmente, em fevereiro ou março de 2013, no Campus Baixada Santista, a ser confirmado através de publicação no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico: www.unifesp.br, devendo ser acompanhado pelo candidato.
 
O certame terá validade de 01 (um) ano, contado a partir da data da publicação do Edital de homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso SECD (RR) 2013

A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD) realizará três processos seletivos para contratação temporária de professores substitutos. Estão sendo ofertadas 711 vagas entre contratações imediatas e formação de Cadastro Reserva para a Capital e interior.
 
O processo seletivo regido pelo Edital PSSSEMIP n° 001/2013 – SECD/GAB/RR ofertará 86 vagas para contratação de professores que atuarão nas escolas que ofertam o Ensino Médio Integrado, no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima (CEPPAPL) e também na Escola Agrotécnica (EAGRO).
 
As oportunidades são para Agrônomo (6 vagas), Engenheiro em Mecânica Automotiva ou Técnico em Mecânica (4), Engenheiro, Tecnólogo ou Técnico em Mecânica (2), Professor/Contador (2), Professor/Instrutor de Eletrônica ou Técnico em Eletroeletrônica (3), Professor/Instrutor Técnico em Móveis (1), Professor/Instrutor Técnico ou Tecnólogo em Móveis ou Marcenaria (2), Professor/Instrutor Técnico ou Nível Superior em Administração (3). Professor/Instrutor Bacharel em Engenharia Elétrica ou Técnico em Eletrotécnica (3), Professor de Informática - Manutenção de Computadores (2), Professor de Informática (2), Professor/Instrutor de Refrigeração (3), Professor/Instrutor de Segurança no Trabalho (2), Bacharel ou Tecnólogo em Turismo (8). E ainda Bacharel em Administração de Empresas, Tecnólogo em Administração de Empresas ou Gestão Administrativa (10), Professor de Zootecnia (3), Professor de Informática (30).
 
Já o Edital PSSC/SECD/GAB/RR n° 001/2013 disponibiliza 279 vagas para contração de professores que atuarão nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio nas escolas estaduais de Boa Vista. O edital também contempla a formação de Cadastro Reserva.
 
A seleção será mediante avaliação de títulos e as vagas estão distribuídas da seguinte forma: Biologia (7 vagas), Ciências (13), Educação Física (22), Filosofia (7), Física (15), Geografia (30), História (24), Espanhol (22), Inglês (11), Língua Portuguesa (48), Matemática (66), Química (6) e Sociologia (8).
 
O interessado deverá possuir Licenciatura Plena concluída na área pretendida, comprovada por meio de diploma, certidão ou certificado de conclusão de curso.
 
O Edital PSSI/SECD/GAB/RR n° 001/2013 visa a formação de Cadastro Reserva para possível contratação temporária de professor substituto para atuação nas séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas escolas estaduais localizadas na zona rural de Boa Vista e também nos municípios do interior do Estado. Estão sendo disponibilizadas um total de 346 vagas distribuídas em 49 escolas nos 15 municípios do Estado.

Os componentes curriculares ofertados são: Ciências, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Poderão participar profissionais com Licenciatura Plena concluída na área pretendida comprovada por meio de diploma, certidão o certificado de conclusão de curso.

A carga horária de trabalho será de 25 horas semanais e a remuneração é de R$ 2.031,17 para o nível Superior e R$ 1.598,63 para cursistas a partir do 4° semestre (Licenciatura Plena).

As inscrições serão realizadas até o dia 21 de janeiro de 2013, das 8h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min, no Auditório da Escola de Música de Roraima, situada no Parque Anauá, Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2115, CEP: 69305-010 - Boa Vista.
 
O resultado final será divulgado na data prevista de 29 de janeiro de 2013. O contrato terá validade até o dia 31 de dezembro de 2013.

ITEP lança edital de processo seletivo

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) divulgou edital n° 97/2012 de processo seletivo destinado à contratação de 10 profissionais, na função de Auxiliar Técnico. Poderão participar da seleção candidatos que tenham Curso Técnico, para atuar como Auxiliar de Edificações, Saneamento ou Laboratorista.

Os interessados em uma das vagas devem enviar Curriculum Vitae para selecaorh@itep.br, indicando no campo assunto: Edital nº. 97/2012 - DEC, até o dia 22 de janeiro de 2013.

A ITEP fará a seleção dos candidatos através de análise de currículo e entrevista.
 
O resultado da seleção será divulgado na página do ITEP (www.itep.br) em até 10 dias após o encerramento das inscrições.

Concurso Polícia Civil - MG 2013 - Edital e Inscrição

Uma boa oportunidade surgiu para quem deseja fazer carreira na segurança pública do Estado de Minas Gerais. É que a Polícia Civil mineira divulgou quatro editais que abrem concurso público destinado ao preenchimento de 1.497 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior. Os novos servidores ingressarão nos quadros da corporação, ocupando funções nas Unidades Policiais dos Departamentos de Polícia Civil, com jornadas semanais de 40 horas e vínculo estatutário.
 
Cargos e vencimentos
Edital 01: Médico Legista (121 vagas, graduação em Medicina), com vencimento básico de R$5.446,78;
 
Edital 02: Perito Criminal (95 vagas, exige nível superior), com mesmo vencimento de Médico Legista;
 
Edital 03: Analista da Polícia Civil (415), para graduados em várias áreas de conhecimento e com vencimento básico de R$1.707,550 (referente ao nível I);
 
Edital 04: Técnico Assistente da Polícia Civil (866 vagas), para diversas formações de nível médio/técnico - vencimento básico inicial de R$939,15.
 
Inscrição
A inscrição somente começará a partir das 9 horas do dia 18 de março, podendo ser efetuada por meio do endereço eletrônico da organizadora Fundação Mariana Resende Costa - FUMARC (www.fumarc.com.br). O prazo final de inscrição é o dia 18 de abril de 2013.
 
Os candidatos que não dispuserem de acesso a internet poderão se inscrever na sede da ACADEPOL, na Rua Oscar Negrão de Lima, nº 200, Bairro Nova Gameleira, Belo Horizonte/MG, das 9 às 17h (exceto nos dias de sábado, domingo e feriado) e no interior, nas sedes das Delegacias Regionais de Polícia Civil.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 52,00 e R$ 76,00.
 
Provas
Os candidatos aos cargos de Perito e Médico Legisla passarão por 5 etapas de avaliação:
 
Prova Objetiva;

Avaliação Psicológica;

Exames Biomédicos e Biofísicos;

Investigação Social;

Curso de Formação Policial (Aspirantado).
 
Já os candidatos aos cargos dos editais 03 e 04 - Analista e Técnico Assistente da Polícia Civil - serão submetidos a uma única etapa (prova objetiva). Os aprovados nomeados para esses cargos serão submetidos ainda ao Exame Médico Pré-Admissional e, após serem considerados aptos, poderão tomar posse.
 
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas na data provável de 02 de junho de 2013, às 14 horas (horário de Brasília), em local a ser determinado pela ACADEPOL e FUMARC.
 
O prazo de validade de todos os quatro concursos será de dois anos, considerados a partir da data de homologação dos resultados finais para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São Mateus - ES abre processo seletivo

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de São Mateus, Estado do Espírito Santo, publicou edital de processo seletivo destinado à contratação temporária, visando o preenchimento de 53 vagas e cadastro de reserva.
 
São oferecidas vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 3.059,18, em jornadas de 25 a 40 horas semanais.

Os interessados deverão efetuar suas inscrições até o dia 18 de janeiro de 2013, na Secretaria (avenida José Tozzi, nº. 1.445, Bairro Centro), no horário das 9h às 16h.

De acordo com as informações, há oportunidades para as funções de Coordenador, Assistente Social, Psicólogo, Agente Administrativo III, Auxiliar de Serviços Gerais I, Motorista V, Vigia I, Pedagogo e Educador Social, que visam o atendimento aos programas e projetos da rede do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Processo Seletivo será realizado em ETAPA ÚNICA, para todos os cargos com caráter eliminatório e classificatório.

o resultado final será afixado no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Assistência Social, em jornal de circulação local e também no site da Prefeitura no endereço eletrônico www.saomateus.es.gov.br.

Os candidatos serão convocados de acordo com a disponibilidade de vagas e conforme necessidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.

UNEMAT abre processo seletivo

Foram publicados os editais n°s 041 e 046/2012 para o processo seletivo da UNEMAT, Universidade do Estado do Mato Grosso, cujo objetivo é contratar professores por tempo determinado. Os contratados atuarão no Campus Universitário de Juara e de Pontes e Lacerda, com salários de R$ 1.730,00 para graduação, R$ 3.218,53 para mestrado e de R$ 3.979,90 para doutorado, em jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
O certame oferece ao todo 45 vagas de emprego, além de cadastro de reserva nas áreas de Matemática, Contabilidade, Direito, Metodologia de Ensino (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX), Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Metodologia Científica, Ciências Sociais, História da Educação, Didática, Língua Portuguesa, Química, Biologia, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Língua Portuguesa e Literatura, Linguística 1 e 2, Língua Inglesa, Sociologia e Libras.

Para não perder a oportunidade, os interessados deverão se inscrever no período de 21 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013, em dias úteis, nos seguintes endereços:

 - Entre 8h às 22 horas na Diretoria da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica, localizada na Av. Rio Arinos, 5540 KM, 02, Fone (66) 3556-2940, CEP 78575-000, Juara/MT.

 - Entre 07 às 11h e das 14 às 16h horas na Diretoria da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica, localizada na Rodovia BR 174, Km 209, Cx Postal 181, Pontes e Lacerda-MT, CEP 78250-000.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Os candidatos inscritos em ambos os certame serão avaliados por meio de prova escrita, prova didática e análise de títulos.

A prova escrita está prevista para ser aplicada dia 04 de fevereiro de 2013 as 08 h, na mesma data os candidatos deverão realizar a entrega do curriculum vitae. A prova didática, prevista para os dias 06 e 07 de fevereiro de 2013 a partir das 08 h.

O resultado final será afixado no mural do Campus Universitário, nos murais dos Cursos envolvidos no Processo Seletivo e no site da UNEMAT (www.unemat.br/seletivos), a partir de 14 de fevereiro de 2013, caso não haja interposição de recurso tempestivo.

Ambos os certames terão prazo de validade de 01 (um) ano, a contar da data de sua publicação.

Processo Seletivo SEDUC - PI

A Secretaria de Educação e Cultura do Piauí lançou os editais n° 001 e 002/2013 para processo seletivo com a finalidade de formar cadastro de reserva para futuras contratações. Os novos admitidos receberão salários que variam de R$ 785,74 a R$ 926,85, por jornada de trabalho de 20h semanais.

O certame n° 001/2013 disponibiliza várias vagas para profissionais de nível médio com habilitade para atuar na área de Interprete e Instrutor de Libras. Já a seleção n° 002/2013 oferece vagas para candidatos de nível superior, para os cargos de Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Musicografista para Braille e Psicomotricista.

Os interessados poderão realizar suas inscrições pela internet, até às 23h59min do dia 30 de janeiro de 2013, através do site: www.seduc.pi.gov.br. Após essa etapa, o candidato deverá enviar, via SEDEX, até as 12:00 horas do dia 31 de janeiro de 2013, para a Gerência de Educação Especial - GEE - Avenida Pedro Freitas s/n - Bairro São Pedro - Centro Administrativo CEP: 64018-900 - Teresina - Piauí, comprovante de escolaridade exigida, cópias de documentos pessoais: RG e CPF ou CNH, Curriculum Vitae devidamente comprovado, assinado e autenticado em cartório, ficha de inscrição preenchida e comprovante original de pagamento da taxa no valor de R$ 40,00 ou R$ 30,00.

Os inscritos na seleção do certame 001/2013 serão avaliados através de prova prática, prevista para os dias 06 e 07 de fevereiro de 2013, em horário e local a ser divulgado no dia 04 de fevereiro de 2013, no site www.seduc.pi.gov.br e análise de títulos. Já os inscritos no certame 002/2013 serão avaliados por meio de análise de currículo e entrevista, na data provavél de 20 de fevereiro de 2013.

O resultado de ambos os processos seletivos serão publicados por ordem de classificação no Diário Oficial do Estado, no site da SEDUC (www.seduc.pi.gov.br) e com cópias afixadas na Gerência de Educação Especial.

O prazo de validade da seleção será de 01(um) ano, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

Vagas de estágio na PGE - SP

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo - PGE/SP, através do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, divulgou edital (N° 01/2013) de processo seletivo para preenchimento de 181 vagas no seu Programa de Estágio. A bolsa-auxílio será de R$ 410,00 para o nível superior e R$ 340,00 para a educação profissional de nível médio. O estagiário também tem direito a auxílio-transporte, no valor de R$ 4,00 por dia de estágio.
 
Os estagiários cumprirão jornada de 04 horas diárias e 20 horas semanais, devendo o horário de estágio ser compatível com o seu horário escolar.
 
As inscrições serão recebidas até as 15h00min horas do dia 23 de janeiro de 2013 (horário de Brasília), no site www.ciee.org.br. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

O certame para todos os estudantes, de nível médio e superior, consistirá em provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

As provas serão realizadas nos dias 21 e 22 de janeiro de 2013 no período da tarde às 15h00min horas e nos dias 23 e 24 de janeiro no período da manhã às 15h00min horas (horários de Brasília). O horário e o local das provas poderão ser alterados por meio de Aviso publicado no site www.ciee.org.br, sendo responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento de tais alterações.
 
A lista dos candidatos aprovados será publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, bem como no site da Procuradoria Geral do Estado: www.pge.sp.gov.br e no site do CIEE: www.ciee.org.br, pela ordem de classificação, na data provável do dia 08 de fevereiro de 2013.

O processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da publicação do Edital de classificados, podendo ser prorrogado por igual período de acordo com a necessidade do PGE/SP.

Prefeitura de Lagoa Dourada (MG) lança edital de processo seletivo

Foi divulgado edital nº. 001, de 16 de janeiro de 2013, para realização de processo seletivo da Prefeitura de Lagoa Dourada, cidade localizada a 146 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O certame tem como objetivo preencher uma vaga para o cargo de Psicólogo. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e salário de R$ 1.840,86.
 
Aos candidatos portadores de deficiência serão reservadas 5% das vagas.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 25 de janeiro de 2013, das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas, em dias úteis, na Secretaria Municipal de Assistência Social situada na Rua Presidente Tancredo Neves, 473, Centro, cidade de Lagoa Dourada/MG, CEP 36.345-000.
 
O processo seletivo constará de análise de curriculum vitae e títulos.
 
O curriculum vitae deverá ser entregue no ato da inscrição, devendo ser anexada ao mesmo cópia de todos os títulos e comprovantes de experiência de trabalho.
 
A validade do processo seletivo será de 06 meses, a partir de então, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do poder executivo.
 

Edital / Publicações

Comida gordurosa, não estômago vazio, dispara o hormônio da fome

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Cincinnati, dos Estados Unidos, sugere que um dos hormônios responsáveis pela fome, a grelina, é ativado pela gordura que consumimos – e não pela que já temos no corpo – para otimizar o metabolismo de nutrientes e armazenar gordura.
 
Acreditava-se que a grelina se acumulava no corpo em período de jejum, e é encontrado no corpo logo antes das refeições. É conhecido como o “hormônio da fome” porque a administração de doses do hormônio estimula a fome e aumenta a ingestão de comida em humanos e animais de laboratório.
 
O estudo laboratorial muda completamente a visão que se tem sobre a grelina e aponta uma saída para futuros tratamentos de doenças metabólicas, que utilizariam a enzima estomacal responsável pela ativação do hormônio.
 
O papel da gordura na fome
A grelina requer a adição de um ácido gorduroso por uma enzima específica (O-acil-transferase) para ser ativado. Antes da pesquisa, acreditava-se que o ácido gorduroso era produzido pelo próprio corpo em períodos de jejum. A pesquisa, feita por Matthias Tschöp e sua equipe da Universidade, sugere que os ácidos gordurosos são produzidos, na realidade, através da ingestão de itens gordurosos.
 
A equipe de pesquisadores fez o estudo com ratos, que foram super expostos à enzima O-acil-transferase, e outro grupo de ratos que teve a enzima suprimida. Foi descoberto que, quando tinham uma dieta rica em gordura, os ratos sem a enzima acumularam menos gordura que ratos normais, enquanto aqueles que foram super expostos à enzima acumularam mais massa gordurosa do que ratos fora do experimento. “Quando foram expostos a certas comidas gordurosas, os ratos com mais O-acil-transferase ficaram mais gordos”, afirma Tschöp. “Os ratos sem a enzima ganharam menos peso, pois seu cérebro não recebe o sinal que diz que a gordura chegou e precisa ser armazenada”, diz.
 
A pesquisa muda um modelo que era usado há mais de uma década, diz Tschöp, e os pesquisadores acreditam que a grelina é um sensor lipídico no estômago, que informa ao cérebro quando calorias estão disponíveis – o que libera a passagem para processos consumidores de calorias, como o crescimento. “Ficamos interessados em entender como o hormônio pode estar envolvido nos benefícios da cirurgia bariátrica”, diz o pesquisador. “A cirurgia reduz o apetite e melhora o metabolismo logo antes da perda de peso, e faz com que a comida passe direto pelo estômago e pelas partes do corpo que contêm as enzimas O-acil-transferase e a grelina, o que evitaria a ativação do hormônio da fome”.
 
Segundo o pesquisador, o estudo não pode ser imediatamente transposto para o organismo humano, porém, um estudo recente da Universidade de Virginia (EUA) mediu concentrações ativas e inativas do hormônio da fome, e descobriu que na presença de gordura, os níveis de grelina aumentaram, como descrito na pesquisa de Tschöp.
 
Fonte Science Daily

Implante remove alimento do estômago logo após as refeições

Comer demais é uma arte que quase todo mundo domina. Imagine se fosse possível comer tudo o que você quisesse, e, depois de estar satisfeito, retirar uma parte dessa refeição exagerada para não acumular as calorias extras. Ops, isso já é possível.
 
O AspireAssist, da Aspire Bariatrics, um aparelho inventado por Dean Kamen e um grupo de médicos, funciona como uma “bomba” que pode “evacuar” ou “drenar” 30% dos alimentos no estômago de uma pessoa 20 minutos após uma refeição.
 
O tubo
A terapia, AspireAssist Aspiration Therapy System, funciona inserindo um tubo no estômago dos pacientes, que pode ser puxado para fora através de uma incisão no abdômen (logo acima do umbigo) e tampado com uma espécie de “chip”.
 
Para começar a terapia de aspiração, o tubo especialmente concebido, conhecido como A-Tube, é colocado no estômago. O tubo é feito de borracha de silicone, é fino e liga o interior do estômago diretamente a uma espécie de chip dimensionado na pele do lado de fora do abdômen.
 
Esse chip possui uma válvula que pode ser aberta ou fechada para controlar o fluxo do conteúdo do estômago. O paciente esvazia uma parte deste conteúdo (você pode decidir onde quer despejá-lo; a privada é uma opção interessante) depois de cada refeição através deste tubo. O processo de esvaziamento é chamado de “aspiração”.

O processo
O processo de aspiração deve ser feito cerca de 20 minutos depois da refeição ser consumida, e leva de 5 a 10 minutos para ser completo.

20 minutos após uma refeição, o seu cérebro entende que você está satisfeito e a fome passa, mas a comida ainda não foi totalmente digerida no interior de seu estômago.

Sendo assim, você pode realizar a aspiração na privacidade de seu banheiro, drenando a comida diretamente no vaso sanitário. Como o processo remove apenas um terço da comida, o corpo ainda recebe as calorias que necessita para funcionar. Você estará 100% satisfeito, mas só absorverá 70% das calorias.

Para a perda de peso ideal, os criadores do aparelho sugerem que o paciente aspire após cada refeição principal (cerca de 3 vezes por dia) inicialmente. Ao longo do tempo, conforme os pacientes aprenderem a comer mais saudavelmente, podem reduzir a frequência de aspirações (como se alguém fosse controlar o que come sabendo que pode simplesmente por o excesso pra fora).

Assista o vídeo abaixo demonstrando o processo (se você tiver estômago suficiente para tanto):



Desvantagens
Apesar de já ser liberado em alguns países da Europa, o aparelho ainda não têm autorização da Food and Drugs Administration para ser vendido nos EUA (agência que regula a comercialização de remédios e alimentos no país).
 
Isso tem a ver com os riscos envolvidos no processo. Apesar dos testes clínicos de um ano de AspireAssist nos EUA levarem 24 pacientes obesos a perderem cerca de metade do seu excesso de peso (em média 20 kg), o tubo pode entupir por causa de alimentos densos; a drenagem pode causar desidratação ou irritação da parede do estômago; e os “pacientes” podem privar seu organismo de um terço do total de nutrientes essenciais como sódio, potássio e cálcio que estavam na refeição ingerida.
 
Especialistas acreditam que infecções, depressão, suicídio, hipoglicemia grave, deficiência de tiamina extrema, anemia, osteoporose e todos os tipos de outras complicações podem, eventualmente, ser ligadas ao uso do aparelho.
 
Além disso, pode passar pela cabeça de muitas pessoas o fato óbvio de que “cuspir pra fora” o que você comeu se parece mais com um distúrbio alimentar do que uma terapia saudável.
 
Por conta de tudo isso, a AspireAssist alerta que o tratamento deve ser usado em conjunção com um programa de modificação de estilo de vida, e exige cuidado e monitoramento médico abrangente.
 
O programa supostamente combina reuniões de aconselhamento psicológico individuais e em grupo para estimular escolhas alimentares saudáveis, ingestão de porções de tamanhos menores e aumento da atividade física. O programa também oferece dicas para incorporar a aspiração na rotina diária.
 
Fonte Hypescience

Maconha pode causar câncer nos testículos. Nicotina e álcool também

Fumar maconha pode aumentar as chances de desenvolvimento de câncer nos testículos em 70%.
 
Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou um elo entre o consumo da substância e a doença pela primeira vez. Oligação é limitada à apenas alguns tipos de câncer dos testículos, que surge antes, em homens que têm entre 20 e 35 anos de idade.
 
A equipe de pesquisadores entrevistou 369 homens diagnosticados com a doença, a maioria entre 20 e 30 anos e morando em Seattle, e perguntou sobre seu “histórico” de uso da maconha. Então as respostas foram comparadas com as de um grupo de 1000 homens, da mesma área e da mesma faixa etária, que não estavam com câncer.
 
Mesmo considerando outros fatores, como uso de nicotina e consumo exagerado de álcool, a maconha surgiu como a “mais forte candidata” à possível causa. Homens que fumavam a cannabis tinham duas vezes mais chances de desenvolver a doença. E fumar regularmente aumenta os riscos em 70%.
 
No entanto, os pesquisadores enfatizaram que os estudos não são definitivos e que mais pesquisa é necessária – já que foram entrevistados poucos homens, relativamente. É necessário um estudo muito maior para confirmar as suspeitas.
 
Fonte Hypescience

Carne processada pode causar câncer de pâncreas

Pesquisadores da Suécia sugerem que comer carne processada, como bacon e salsichas, pode estar relacionado com o câncer de pâncreas. Eles afirmam que comer 50g de carne processada – cerca de uma salsicha – todos os dias, pode aumentar o risco de câncer em 19%.
 
Comer carne vermelha e processada já foi ligado ao câncer de intestino. Como resultado da pesquisa, o governo do Reino Unido recomendou em 2011 que as pessoas não comam mais do que 70g por dia.
 
Susanna Larsson, que conduziu o estudo do Instituto Karolinska, disse que a ligação da carne com outros tipos de câncer foi algo bastante controverso. “Sabemos que comer carne aumenta o risco de câncer colorretal, mas não é muito conhecida a ligação com outros tipos de câncer”, disse.
 
O novo estudo analisou informações de 11 outras pesquisas e 6.643 pacientes com câncer de pâncreas. Ele sugere que o risco de câncer de pâncreas aumenta 19% para cada 50g adicionados a dieta diária. Ter 100g extras aumentaria o risco em 38%.
 
O risco de desenvolver câncer de pâncreas em toda a vida é “relativamente pequeno”, de acordo com um instituto de estudo de câncer britânico – um em cada 77 homens e uma em cada 79 mulheres.
 
“Ainda não sabemos se a carne é um fator de risco definido para o câncer de pâncreas e outros grandes estudos são necessários para confirmar isso, mas essa nova análise sugere que a carne processada pode estar desempenhando um papel”, afirma Sara Hiom, diretora do instituto. No entanto, ela ressaltou que o fumo é um fator de risco muito maior.
 
O Fundo Mundial para a Pesquisa em Câncer alertou as pessoas para que evitem comer carne processada.
 
O pesquisador Rachel Thompson disse: “Vamos re-examinar os fatores por trás do câncer pancreático no final deste ano como parte do nosso projeto de atualização contínua, que deve nos dizer mais sobre a relação entre o câncer de pâncreas e carne processada. Há fortes evidências de que estar acima do peso ou obeso aumenta o risco de câncer de pâncreas, e este estudo pode ser uma indicação de outro fator por trás da doença.”
 
Fonte BBC