Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de março de 2012

Segurança primeiro: 14 usos errados de camisinha

Um artigo recente reviu 50 estudos sobre usos errados de camisinha. Proteja-se! Confira os erros comuns que prevaleceram:
  1. Aplicação tardia: entre 17 e 51,1% das pessoas afirmaram colocar a camisinha depois do começo do sexo. Outros estudos descobriram que isso acontece com 1,5 até 24,8% dos encontros sexuais.
  2. Remover antes: entre 13,6 e 44,7% dos indivíduos entrevistados tiraram a camisinha antes do sexo terminar. Outros estudos descobriram que isso acontece entre 1,4 a 26,8% dos casos.
  3. Desenrolar a camisinha antes de colocá-la: entre 2,1 e 25,3% das pessoas disseram desenrolar a camisinha antes de usá-la.
  4. Falta de espaço na ponta: não deixar o espaço necessário na ponta aconteceu em 24,3 a 45,7% das pessoas, dependendo do estudo.
  5. Não remover o ar: cerca de metade (48,1%) das mulheres e 41,6% dos homens comentaram casos em que o ar não foi retirado da ponta da camisinha.
  6. Camisinhas ao contrário: entre 4 e 30,4% das pessoas comentaram utilizar uma camisinha novamente, enrolando ela para o lado contrário.
  7. Não desenrolar completamente: 11,2% das mulheres e 8,8% dos homens começaram o sexo sem desenrolar completamente a camisinha.
  8. Exposição a objetos pontiagudos: entre 2,1 e 11,2% das pessoas usaram objetos afiados para abrir o pacote da camisinha.
  9. Não checar a camisinha: 82,7% das mulheres e 74,5% dos homens não checaram a camisinha antes de usá-la.
  10. Falta de lubrificação: entre 16 e 25,8% dos participantes usaram camisinha sem lubrificação.
  11. Lubrificantes errados: em cerca de 4,1% dos sexos, as pessoas usaram lubrificantes derivados do petróleo no látex, o que pode degradar a camisinha. Cerca de 3,2% das mulheres e 4,7% dos homens comentaram isso.
  12. Retirar incorretamente: retirar de maneira errada após a ejaculação foi comentado por 57% das pessoas, em um estudo. Cerca de 31% dos homens e 27% das mulheres comentaram isso.
  13. Usar a camisinha novamente: entre 1,4 e 3,3% dos participantes reutilizaram a camisinha pelo menos mais uma vez após o sexo.
  14. Guardar incorretamente: entre 3,3 e 19,1% dos participantes guardaram as camisinhas em condições fora da recomendação do pacote.
Enquanto o uso adequado da camisinha tem um percentual de segurança de 98% para evitar a gravidez, erros podem aumentar o risco dela estourar, vazar ou outros problemas. Aqui estão os números desses problemas:
  • Rasgar: em vários estudos, entre 0,8 e 40,7% dos participantes comentaram ter experimentado essas situação. Em alguns estudos, os níveis de sexo com uma camisinha estourada chegaram a 32,8%.
  • Escorregar: entre 13,1 e 19,3% dos participantes afirmaram que a camisinha havia escorregado.
  • Vazar: camisinhas vazaram em cerca de 0,4 a 6,5% dos encontros sexuais estudados, com 7,6% dos homens e 12,5% das mulheres comentando ter experimentado esse tipo de situação. [LiveScience]
Fonte Hypescience

Aviso: Fazer exercícios pode causar orgasmos

Segundo um novo estudo, as mulheres podem não precisar de um cara, de um vibrador ou sequer de qualquer outra estimulação sexual direta para ter um orgasmo – basta fazer exercícios físicos.

A pesquisadora Debby Herbenick, codiretora do Centro de Promoção da Saúde Sexual da Universidade de Indiana, EUA, diz que os cientistas já relataram o fenômeno do prazer sexual induzido pelo exercício físico em 1953, com cerca de 5% das mulheres entrevistadas dizendo que tinham orgasmos ligados ao exercício físico.

No entanto, naquela época foi difícil saber qual a prevalência real desse fenômeno porque a maioria das mulheres ofereceu a informação sem que os pesquisadores fizessem essa pergunta diretamente (ou seja, eles não perguntaram “você tem orgasmos quando faz exercícios físicos?”).

Desde então, os relatórios desse tipo de orgasmo, chamado em inglês de “coregasms”, por causa de sua ligação aparente com exercícios para músculos abdominais centrais, têm circulado na mídia há anos.

Apesar da atenção na mídia popular, pouco se sabe cientificamente sobre o orgasmo induzido por exercício. Então, Herbenick e seus colegas usaram pesquisas online para coletar os dados de 124 mulheres que tiveram orgasmos induzidos pelo exercício e 246 mulheres que relataram prazer sexual induzido pelo exercício.

A maioria das mulheres, com idades entre 18 a 63 anos e uma idade média de 30 anos, estava em um relacionamento sério ou casamento e 69% disseram ser heterossexuais.

Os pesquisadores descobriram que cerca de 40% dos dois grupos de mulheres tiveram prazer ou orgasmo induzido pelo exercício físico mais de 11 vezes em suas vidas. A maioria das mulheres do grupo do orgasmo disse que sentia um certo nível de constrangimento ao se exercitar em lugares públicos.

O grupo do orgasmo afirmou majoritariamente que não estava tendo uma fantasia sexual ou pensando em alguém quando tiveram orgasmos durante exercícios.

Das mulheres que tiveram orgasmos durante o exercício, cerca de 45% disseram que sua primeira experiência foi ligada a exercícios abdominais; 19% disseram que foi ligada a bike ou spinning; 9,3% disseram que foi ligada a escalar postes ou cordas; 7% relataram uma conexão com o levantamento de peso; 7% com correr e o resto das experiências incluiu vários exercícios, como ioga, natação, aparelhos elípticos, aeróbica e outros.

O prazer sexual induzido pelo exercício estava ligado a mais tipos de exercícios que o fenômeno do orgasmo.

Respostas às questões abertas da pesquisa revelaram alguns detalhes interessantes. Por exemplo, os exercícios abdominais ligados a orgasmos pareciam estar particularmente associados ao exercício “cadeira do capitão”, em que uma pessoa suporta seu peso sobre os antebraços e, em seguida, levanta os joelhos em direção ao seu peito.

As perguntas abertas também revelaram que os orgasmos tendem a ocorrer depois de vários conjuntos de flexões ou algum outro exercício abdominal em vez de depois de apenas algumas repetições. Também parecia acontecer depois que a mulher realmente tinha se exaurido.

“Muitas dessas mulheres disseram que isso começou a acontecer desde crianças”, disse Herbenick, acrescentando que algumas indicaram uma experiência aos 7 ou 8 anos. “Nós tivemos pelo menos uma mulher no estudo que era virgem, e realmente amava poder ter estas experiências na academia”.

Ligação confusa
Os pesquisadores não sabem ao certo porque certos exercícios levam ao orgasmo ou ao prazer sexual.
“Pode ser que o exercício, que já é conhecido por ter benefícios significativos para a saúde e bem-estar, tem potencial para melhorar a vida sexual das mulheres”, sugere Herbenick. Mas não é certo que os exercícios físicos podem realmente melhorar as experiências sexuais das mulheres.

A pesquisa tem várias implicações em relação à sexualidade das mulheres. O orgasmo e o desejo sexual já encabeçaram a lista de maiores preocupações sexuais das mulheres, com cerca de uma em cada quatro mulheres não atingindo o orgasmo durante o sexo.

Os pesquisadores sugerem que “pode ser que o exercício físico tem sido negligenciado em abordagens clínicas para o orgasmo das mulheres”.

Por outro lado, os cientistas têm debatido por muito tempo o contexto evolutivo do orgasmo feminino e sua ligação com a sexualidade e reprodução. Se muitas mulheres estão experimentando o orgasmo durante exercícios não relacionados com o sexo, então orgasmo induzido pelo exercício pode revelar o que o orgasmo tem ou não tem a ver com sexo ou reprodução.

Além disso, o orgasmo induzido por exercício pode ser um caminho para os cientistas e as próprias mulheres aprenderem mais sobre o processo do orgasmo.

Alguns podem questionar: “Será que isso realmente acontece?”. Herbenick responde: “Eu não tenho nenhuma dúvida de que isso acontece”.[MSN]

Fonte Hypescience

Quando o leite estragar, a caixa mudará de cor

A empresa multinacional de embalagens Tetra Pak apresentou uma inovação recentemente: caixas de leite inteligentes que vão melhorar a segurança alimentar, conforme a demanda por embalagens sustentáveis aumenta.

Eles estão desenvolvendo um chip que pode ser incorporado nas caixas de leite, contendo informações sobre quanto tempo o produto está fora da geladeira. Com a tecnologia, as novas caixas de leite vão mudar de cor quando forem deixadas fora da geladeira por muito tempo.

O chip também pode ser verificado por um telefone celular, através do qual mostra detalhes sobre a fazenda e a vaca que produziu o leite, em parceria com a empresa brasileira de alimentos Aurora.
Em 2011, a Tetra Pak forneceu embalagens para mais de 76 bilhões de litros de leite, suco e outras bebidas.

“Estamos comprometidos em apoiar nossos clientes e fornecedores a longo prazo e continuar a investir em produtos, serviços e instalações que vão além”, disse Dennis Jönsson, presidente e chefe-executivo da Tetra Pak, sediada na Suíça.

“Os recursos são cada vez mais escassos e, com os custos mais elevados, é importante fazer mais com menos”, completou.[Telegraph]

Fonte Hypescience

O que seu ginecologista não sabe sobre sua vida sexual, mas deveria

Uma equipe de médicos da Universidade de Chicago, em Illinois (EUA), conduziram uma pesquisa para descobrir o que eles consideram uma grave falha profissional: aparentemente, ginecologistas não costumam saber em detalhes a vida sexual de suas pacientes.

Os pesquisadores realizaram uma série de entrevistas com 1.154 médicos pelo país, com o intuito de compreender como tem sido a comunicação dos ginecologistas com as mulheres que eles atendem. Os números, conforme eles apuraram, são alarmantes. A única pergunta que a maioria dos médicos fez a suas pacientes foi se elas eram sexualmente ativas ou não.

Mas o conhecimento parou por aí: apenas 28% dos médicos sabiam a orientação sexual das mulheres, 25% desaprovavam as práticas sexuais delas e não mais do que 14% fizeram perguntas a respeito de prazer na atividade sexual.

Esta falta de informações detalhadas leva a uma maior margem de erro em diagnósticos, conforme explicam os pesquisadores. Um terço das mulheres jovens e metade das mulheres mais velhas tendem a enfrentar problemas como dor durante o ato sexual, falta de desejo ou ausência de orgasmos.

Os estudos mostraram que ginecologistas homens são naturalmente menos propensos, por timidez, a fazer perguntas minuciosas sobre a atividade sexual, e médicos acima dos 60 anos evitam perguntas sobre orientação sexual e outras questões deste âmbito. Além disso, tendem a não fazer perguntas a respeito de temas adjacentes como peso e consumo de álcool, tabaco e drogas.

Por esta razão, os pesquisadores aconselham não apenas que os médicos sintam-se encorajados a entender particularidades sobre a vida de suas pacientes, mas que elas também procurem dar abertura e fornecer detalhes que considerem importantes. Somente desta forma, conforme eles defendem, é possível haver diálogo que aprimore o atendimento das mulheres. [NPR]

Fonte Hypescience

Couve

Resumo
Couve: planta medicinal calmante utilizada principalmente em uso externo, em forma de cataplasma, contra o reumatismo.

Nomes
Nome em português: Couve
Nome latim: Brassica oleracea
Nome inglês: kale
Nome francês: Chou
Nome alemão: Kohl
Nome italiano: cavolo

Família
Brassicáceas

Constituintes
Minerais, cálcio, enxofre, vitaminas (vitamina C), vitamina B6 (piridoxina).

Partes utilizadas
Folhas

Efeitos da couve
Apaziguador, antiinflamatório, digestivo.

Indicações da couve
Em uso interno
Gastrites, úlceras (queimação de estômago).

Em uso externo
Reumatismo, diversas inflamações (zonas inflamadas). Utilizada, em geral, em forma de cataplasma.

Efeitos secundários
Desconhecemos

Contra-indicações
Desconhecemos

Interações
Desconhecemos

Preparações à base de couve

- Cataplasma de couve

- Suco de couve

Onde cresce a couve ?
A couve cresce na Europa

Quando colher a couve ?
-

Fonte Criasaúde

Uso de células-tronco vegetais é tendência para o rejuvenecimento da pele

Ativos devem ser receitados por médicos para manipulação em farmácias magistrais

A cosmética brasileira começa a despertar para o uso de ativos extraídos de células-tronco na elaboração de fórmulas de cremes para melhorar a aparência da pele. O estudo da ação dessas substâncias na proteção de células-tronco humanas começou na Suíça, seguida por França e Itália e, mais tarde, Estados Unidos. O primeiro ativo foi lançado no mercado em 2008.

De acordo com a farmacêutica Ana Paula Fidelis, da importadora de matérias-primas farmacêuticas Pharma Nostra, agora essa tecnologia está consolidada e o uso de células-tronco vegetais é uma tendência para o rejuvenecimento da pele.

— Os estudos giram em torno da beleza, oferecendo proteção contra radiação solar, hidratação e replicação celular em busca do rejuvenescimento da pele — explica Ana Paula.

A vitalidade cutânea provém da renovação das células-tronco. Na pele humana, mais precisamente na camada basal da epiderme, há células-tronco maduras do tipo epiteliais, também denominadas de células germinativas. Elas têm a capacidade de reconstituir e manter o equilíbrio de células dentro da pele e regenerar o tecido ferido durante uma lesão. Mas, com a idade, sua potência diminui e suas habilidades de reparação e regeneração tornam-se menos eficientes, com reflexos no processo de envelhecimento.

Para o uso de células-tronco vegetais em cosméticos, é necessário que elas sejam compatíveis com as células-tronco da pele humana. Um desses novos ativos é o PhytoCellTec™ - Malus Domestica or, baseado em células-troncos vegetais, extraídas de uma rara espécie de maçã suíça, chamada Uttwiler Spätlauber, muito conhecida por sua longevidade potencial.

— Os estudos de eficácia mostraram que ela ajuda as células-tronco da pele a manter suas características e sua capacidade de construir novos tecidos, adia o aparecimento das primeiras rugas e combate as já instaladas — ressalta a farmacêutica.

A substância pode ser prescrita por um médico, que definirá a concentração e o veículo, para que a receita seja manipulada em farmácias magistrais. O ativo pode ser incorporado a séruns reparadores, cremes noturnos, loções corporais, tônicos capilares antiqueda, entre outras composições. No Exterior, existem cosméticos de marcas reconhecidas na indústria que já utilizam esse ativo na composição.

Segundo Ana Paula, é possível notar melhoras na textura, maciez, vitalidade e aparência da pele já nos primeiros dias de aplicação, mas os estudos pedem, aproximadamente, 30 dias com uso diário da formulação para consolidar os resultados.

Fonte Zero Hora

Sono pode ter impacto na saúde cardíaca

Dormir mais do que oito horas ou menos de seis parece aumentar significativamente o risco de doença cardiovascular, segundo um estudo feito nos Estados Unidos, cujos resultados foram apresentados no domingo em um encontro de cardiologistas.

Aqueles que dormem menos de seis horas por noite poderiam ter o dobro do risco de sofrer de um ataque cerebral ou infarto. A probabilidade de insuficiência cardíaca aumenta igualmente 1,6 vez. Ao contrário, os que dormem mais de oito horas por noite veem dobrar o risco de sofrer angina de peito, enquanto que o de desenvolver doença coronariana aumenta 1,1 vez.

Os cientistas estudaram retrospectivamente 3.019 pessoas com mais de 45 anos que participaram da pesquisa nacional sobre nutrição (National Health and Nutrition Examination Survey).

— Desde agora temos uma indicação de que o sono pode ter um impacto na saúde cardíaca — avaliou o doutor Rohit Arora, professor da faculdade de medicina de Chicago e principal autor do trabalho.

Os pesquisadores afirmam que se trata do primeiro estudo com amostragem nacional representativa da população americana que estabelece uma relação entre a duração do sono e a saúde cardiovascular.

As conclusões do estudo foram apresentadas na 61ª conferência anual do American College of Cardiology, reunido em Chicago, Illinois, no fim de semana.

Fonte Zero Hora

O que você precisa saber antes de optar por implantes dentários

Falta de informação leva pacientes a tratamentos errados e ineficientes, diz dentista

Cada vez mais populares, os implantes viraram uma febre no Brasil. Esta área da Odontologia cresce a passos largos no Brasil, tanto na indústria nacional quanto na oferta e procura por tratamentos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), 800 mil implantes dentários são consumidos por ano no país.

De acordo com o especialista em implantes Eduardo Mangini, o uso de implantes dentários e próteses é uma forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação, com grandes chances de êxito.

— A grande demanda da indústria nacional fez com que o serviço de implante se tornasse acessível para a população — diz Mangini.

Estima-se que pelo menos 50% da população brasileira pode se beneficiar com a utilização dos implantes. Esse procedimento surgiu há aproximadamente 40 anos. Embora já se tenha ouvido falar sobre o implante dentário, percebe-se que existe na verdade um grande desconhecimento sobre o assunto por parte da população leiga.

A falta de informação e esclarecimentos sobre implantes, que levam muitos pacientes a tratamentos errados e ineficientes, como explica o cirurgião-dentista Waldemar Polido.

— O bom resultado do tratamento depende de um conjunto de fatores como um bom exame clínico, o diagnóstico por imagens adequado, um planejamento bem detalhado, a utilização de materiais modernos, e uma execução realizada por profissionais qualificados e experientes — afirma Polido.

Cuidados com a pirataria
Antes de optar por um implante, é essencial tomar alguns cuidados. De acordo com o cirurgião-dentista Rodolfo Candia Alba Júnior, um grave problema são peças piratas, produtos de contrabando ou sem registro da Anvisa.

— Muitas empresas viram na área um negócio promissor e estão fabricando peças sem regulamentação. São mais baratas, adquiridas por profissionais sem treinamento — afirma.

Alba Júnior explica que o implante "legal" tem um registro de fábrica e é a garantia de que se trata de um produto de qualidade. Segundo ele, o risco está nas conexões, componentes encaixados ao implante e emergidos fora da gengiva para a colocação da prótese.

— Com conexões ruins, incapazes de sustentar o alto impacto gerado pela força de mastigação, geram riscos de ter que substituir todo o implante num prazo de seis meses — alerta.

Dez dicas valiosas
Para se certificar de que não está entrando numa "roubada ", guarde estas 10 dicas:
1. Procure saber se o profissional é registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do estado. Isso pode ser feito pelo nome, pelo número do CRO do dentista ou pela especialidade diretamente no site do Conselho. Este cuidado vai ao menos garantir que o profissional escolhido fez um curso de especialização aprovado pelo CRO. Dentistas que não são especialistas são autorizados a executar tratamentos ortodônticos, mas você tem o direito de saber detalhes sobre a formação do profissional.

2. Converse bastante com o ortodontista antes de iniciar o tratamento. Certifique-se que ele está sempre disponível para tirar suas dúvidas por que certamente elas surgirão. Se o profissional responde com clareza as suas dúvidas na primeira consulta, já é um bom começo.

3. Verifique se ele é acessível pelo celular em caso de emergências. Nestas horas, é fundamental encontrar seu ortodontista com facilidade.

4. Questione sobre prazos e se estes são, de alguma forma garantidos. Isso evita que você fique pagando por um tratamento além do planejado.

5. Tente saber se o profissional tem planos para mudar de clínica em breve, assim você evita ter que trocar de ortodontista no meio do tratamento.

6. Informe-se se o atendimento será sempre realizado pelo mesmo profissional ou se você será atendido por uma equipe. Isso não é um problema, mas é importante e você tem o direito de saber antes de decidir.

7. Informe-se sobre os detalhes financeiros. O aparelho de contenção será cobrado no final? As mensalidades serão reajustadas? Isso evita aborrecimentos futuros.

8. Não procure apenas pelos tratamentos mais baratos. Tente sempre unir a confiabilidade a uma boa proposta financeira.

9. Clínicas onde o volume de clientes é muito grande e o atendimento é realizado rapidamente precisam ser extremamente organizadas para que não se comprometa a qualidade do atendimento. Observe estes detalhes atentamente.

10. Pergunte, pergunte e pergunte. É seu direito ter dúvidas até que se sinta 100% com a escolha.

Fonte Zero Hora

Um a cada 3 bebês chegarão aos cem anos de idade na Inglaterra

Segundo o Escritório Nacional de Estatística (ENE) da Inglaterra, um em cada três bebês nascidos no ano passado viverá até pelo menos os 100 anos, enquanto o número de centenários aumentará 40 vezes nos próximos 50 anos.

Em 1961, havia apenas 592 pessoas com mais de 100 anos no Reino Unido. Em 2010, havia 12.000 pessoas com idade acima de 100 anos. Esse número está previsto para subir para 455.000 em 2060, um aumento de quase 40 vezes em relação a 2010.

Isso significa que o número de centenários subirá para quase meio milhão de pessoas até 2050.

O aumento da expectativa de vida apresenta um desafio no quesito “aposentadoria”. “Este desafio tem de ser resolvido para as pessoas não se aposentarem na pobreza”, disse Darren Philp, diretor de políticas da Associação Nacional de Previdência Complementar da Inglaterra.

A expectativa de vida tem aumentado no mundo todo de forma constante ao longo dos séculos, devido a dietas melhores,

avanços na medicina e um afastamento do trabalho manual, coisas que contribuem para a saúde.

O problema do aumento da expectativa de vida é o custo da provisão de pensões e cuidados de saúde nas próximas décadas. Para quem não via a hora de se aposentar, o aumento da expectativa de vida geralmente corresponde ao aumento da idade adequada para a aposentaria.

Sem contar outros fatores e outros tipos de aposentaria que não a integral, essa idade no Brasil é de 65 anos para os homens e 60 para as mulheres.

A idade legal de aposentaria já está programada para subir para 67 anos na Inglaterra, tanto para homens quanto para mulheres, em 2026. Essa medida é uma forma de se certificar de que a idade continue subindo conforme as pessoas vivem mais tempo.

Um relatório do ano passado constatou que metade dos trabalhadores britânicos não está poupando o suficiente para sua aposentadoria, enquanto a Associação Nacional de Fundos de Pensão advertiu recentemente que o número de pessoas que pagam pensões de trabalho caiu para seu nível mais baixo desde 1950.

Com o envelhecimento da população, que está vivendo cada vez mais, essa é a última coisa que a Inglaterra precisa.

Mulheres x Homens
O número de mulheres que chegam aos 100 anos sempre foi maior que o número de homens que atingem o mesmo marco, e é provável que essa tendência continue, porque as mulheres tendem a viver vidas mais saudáveis do que os homens.

Em 2010, havia 10.000 mulheres com mais de 100 anos, e apenas 2.000 homens. Segundo projeções do ENE, o número de centenárias poderia atingir 276.000 em 2060, enquanto o número de centenários será em torno de 179.000.[Telegraph]

Fonte Hypescience

Como ‘escovar’ os dentes para quadruplicar a proteção contra cáries

Todos falam sobre uma boa escovação, mas será que você realmente sabe como fazer isso?

Um estudo da Universidade de Gotemburgo descobriu uma nova pasta com alta concentração de flúor, que deve ser passada com os dedos nos dentes, que pode quadruplicar a proteção contra cáries.

16 voluntários testaram uma série de técnicas de escovação, usando pastas de dente comuns ou a com muito flúor. “O estudo revelou que aqueles que usaram a pasta com alta concentração de flúor, três vezes ao dia, conseguiram se proteger das cáries quatro vezes mais”, afirma a pesquisadora Anna Nordström.

Em conjunto com a pasta, uma nova técnica de escovação foi desenvolvida: “esfregar” os dentes com os dedos. “Essa massagem provou ser mais efetiva na escovação”, afirma Nordström. “Esfregar a frente dos dedos com pasta é uma boa maneira após o almoço. Mas isso não deve substituir a escovação normal pela manhã e a noite – é um extra”.

Dicas
  • Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, após o café da manhã e antes de dormir;
  • Se necessário, esfregue a pasta com os dedos uma terceira vez, após o almoço;
  • Se você possui problemas de cáries, use uma pasta especial, com mais flúor;
  • Evite enxaguar muito e retirar a pasta. [ScienceDaily, foto de Jhoc]
Fonte Hypescience

Planos alcançam 7 benefícios com programas de qualidade de vida, diz ANS

Segundo a Agência, os programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças beneficiam aproximadamente 1 milhão de usuários

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças avançam nas operadoras de planos de saúde e beneficiam aproximadamente 1 milhão de usuários. Com o envelhecimento populacional e a maior ocorrência de doenças crônicas no país, cresce a importância do estímulo a esses programas desenvolvidos para a melhoria da qualidade de vida do beneficiário.

Para estimular esses programas, a ANS publicou, em agosto de 2011 as Resoluções Normativas 264 e 265, que incentivam as operadoras a implementarem programas dessa natureza.

Segundo a Agência, antes da vigência das RNs, 127 programas foram informados à ANS com a estimativa de participação de 198 mil beneficiários. Após seis meses, são 543 programas com a participação de 932 mil beneficiários.
Os programas implementados pelas operadoras a partir do incentivo da ANS podem oferecer prêmios e descontos nas mensalidades dos planos.

Os programas possuem enfoque nas atividades voltadas para temas como estímulo à atividade física, alimentação saudável, prevenção do câncer, das doenças sexualmente transmissíveis, da osteoporose, da hipertensão, da diabetes, do tabagismo e da obesidade. Outra área de atenção com grande destaque é a da saúde do idoso.

Por meio do monitoramento realizado pela Agência, é possível verificar alguns resultados alcançados por esses programas, tais como:

• diminuição da exposição a fatores de risco, como inatividade física, alimentação indadequada e tabagismo;

• adoção de hábitos saudáveis;

• aumento da capacidade funcional;

• aumento da utilização de exames preventivos e tratamento precoce do câncer;

• diminuição da taxa de internação por doenças crônicas;

• mudanças de hábitos e do ambiente doméstico para evitar quedas em idosos;

• retorno financeiro comprovado do investimento feito pelas operadoras nos programa.

Fonte SaudeWeb

Entenda a responsabilidade da Saúde no meio ambiente

Segundo levantamento da KPMG, a maioria dos sistemas de saúde do mundo todo não assumiu sua influencia nos impactos negativos ao ecossistema

Há 20 anos, a ECO-92 colocou de maneira sólida as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável no mapa político. A crise financeira mundial ocupou com razão as autoridades políticas, mas a Conferência Rio+20, que acontecerá em junho de 2012, dará novamente enfoque aos esforços relacionados ao controle do clima, às emissões de gases e à sustentabilidade. Embora as mudanças climáticas tenham um forte impacto na saúde das pessoas, também é uma verdade desconfortável que a área da saúde precisa fazer mais para auxiliar na sustentabilidade global.

Por exemplo, nos Estados Unidos, a área de saúde é responsável por 8% do total das emissões de gases de efeito estufa, ficando em segundo lugar entre os setores que mais utilizam energia, seguindo o setor de fast food, enquanto que, na União Europeia, a área da saúde responde por 5% do total de emissões, o que equivale ao total gerado pelos setores de aviação e transporte da região em conjunto. Há, portanto, uma grande oportunidade de melhoria da pegada ecológica da área de saúde.

Ao longo dos últimos 20 anos, a globalização alterou o equilíbrio do poder do mundo industrializado para os mercados emergentes. A população mundial passou de 1,5 bilhão para 7 bilhões de pessoas, e a maior parte delas vive nas cidades. Centenas de milhares de pessoas saíram da faixa de pobreza extrema, e observamos números similares de pessoas que ascenderam à classe média.

Até 2030, a classe média mundial, com estilos de vida com mais recursos, crescerá de uma estimativa de 1,8 bilhão para 4,9 bilhões de pessoas, enquanto a população mundial crescerá para 8,4 bilhões de indivíduos. Até 2030, está previsto o aumento da temperatura média global em 1%, enquanto 39% da população mundial enfrentará a escassez de água. Os países mais pobres sofrerão as consequências mais diretas dessas mudanças.

Recentemente, um evento realizado pela KPMG sobre mudanças climáticas e sustentabilidade atraiu cerca de 500 líderes do mundo corporativo, que assistiram a palestras de Ban Ki Moon, Bill Clinton e Michael Bloomberg, prefeito da cidade de Nova York. A mensagem deles foi clara: os governos não são capazes de resolver sozinhos a crise de sustentabilidade, e as empresas precisam tomar iniciativas. É óbvio que a área de saúde precisa desempenhar um papel mais importante na condução dessa mudança.

No recente relatório da KPMG Expect the Unexpected: building business value in a changing world, identificamos dez megaforças em sustentabilidade global (mudanças climáticas, energia, escassez de recursos, escassez de água, aumento da população, urbanização, opulência, segurança dos alimentos, declínio do ecossistema e desmatamento), que estão interligadas e são importantes para os efeitos sobre a saúde. Uma matéria da revista “The Lancet”, de 2009, indicava que “os efeitos das mudanças climáticas afetarão a maioria das populações nas próximas décadas e colocarão as vidas e o bem-estar de bilhões de pessoas em grande risco”, e, ao mesmo tempo, concluía que, “possivelmente, as mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde mundial do século 21”.

A maioria dos sistemas de saúde do mundo todo não assumiu sua parcela de responsabilidade. O National Health Service – NHS (Serviço Público de Saúde Britânico) tem uma excelente Unidade de Desenvolvimento de Sustentabilidade, mas sua influência sobre a entidade é limitada. Em poucas palavras, é pequena a quantidade de autoridades políticas, profissionais e gestores que enxergam a sustentabilidade como alta prioridade. Como o quarto maior empregador do mundo e uma das organizações que mais necessitam de energia, acho que o NHS tem uma excelente oportunidade de progredir, reduzir as emissões, gerar novos empregos e fornecer um exemplo global do que a saúde é capaz de fazer. Vou ilustrar apenas com os três exemplos a seguir.

A produção, o consumo e a distribuição de energia são altamente fragmentados no NHS. A grande quantidade de hospitais, serviços de ambulância e outras responsabilidades do serviço atuam de maneira independente, o que gera ineficiência. Por exemplo, novos geradores de energia e calor têm uma eficiência energética muito superior e reduzem drasticamente os custos.

O NHS poderia desenvolver uma das maiores ações no setor público-privado do mundo todo, angariando quantias substanciais de investimentos, criando milhares de empregos e reduzindo em grande volume as emissões. Uma rede nacional de produção combinada de calor e eletricidade de vanguarda, com instalações para o tratamento de resíduos verdes, transformaria o desempenho.

Segundo, a cadeia de distribuição entre indústrias farmacêuticas e de saúde é antiquada e dispendiosa. Atualmente, as empresas farmacêuticas têm dividido sua cadeia de suprimentos com hospitais, clínicas médicas e pontos de vendas no varejo, com milhões de deslocamentos de veículos no Reino Unido. Trabalhando em conjunto, o NHS e os setores de ciências biológicas podem simplificar os processos de pedido, recebimento e distribuição, reduzindo, assim, a quantidade de entregas, a quantidade de embalagens e o custo.

O Walmart, gigante norte-americano do setor de varejo, demonstrou resultados extraordinários com a transformação de seus negócios de distribuição e embalagem, e é preciso aprender com isso.

Finalmente, precisamos redesenhar a maneira do atendimento. Diariamente, há milhares de visitas ambulatoriais aos hospitais e muitas delas são vitais. No entanto, o NHS tem demorado para adotar novas tecnologias, enquanto o desenvolvimento mais recente de serviços como o e-health, telehealth e telecare (sistemas de monitoramento remoto da saúde) nos oferece uma percepção de como tudo poderia ser melhor. A utilização maior de telecare pode reduzir as emissões e melhorar a saúde. Uma real inovação do NHS poderia auxiliar a gerar mais saúde, riqueza e sustentabilidade, e este know-how poderia ser “exportado” para o resto do mundo.

À medida que governos buscam novas ideias para o crescimento econômico e a criação de empregos, e a Rio+20 almeja um maior comprometimento com a sustentabilidade, o NHS pode ser uma das lideranças mundiais em relação aos equipamentos avançados de energia, sistemas econômicos de entrega e novas tecnologias. Novas parcerias público-privadas poderiam apurar investimentos substanciais, criar milhares de empregos e fazer uma pequena, mas importante, contribuição para salvar o planeta. Precisamos apenas inovar, ser criativos e ter a coragem de atuar em larga escala e com velocidade.

*Mark Britnell é líder global da área de Saúde da KPMG

Fonte SaudeWeb

Empresas utilizam sistema neurocientífico para realizar contratações

TAM, General Motors, Toyota, Renault, Mitsubish e Volkswagen passaram a utilizar o recurso para realizar contratações e descobrir se candidatos de emprego têm o perfil requerido

Empresas como a TAM, General Motors, Toyota, Renault, Mitsubish e Volkswagen passaram a utilizar um sistema neurocientífico para realizar contratações e descobrir se candidatos de emprego têm o perfil requerido pela vaga de em aberto. O conceito Neethling Brain Instruments (NBI) funciona por meio de questionários que conseguem medir o aspecto comportamental e mensurar impulsos dos candidatos.

O método, que teve início em 1921 – quando Carl Gustav Jung, em sua obra Psychological Types, identificou e descreveu quatro tipos de funções psicológicas: pensamento, sentimento, sensação e intuição – mas que foi informatizado apenas no final dos anos 90, consiste de 46 perguntas com quatro variáveis que analisam o comportamento – ou atitude repetitiva – do candidato.

Ele parte a partir do principio de que todo comportamento é o produto de respostas a estímulos, ou seja, sempre que fazemos alguma coisa, estamos agindo em resposta a alguma incitação.

Cezar Tegon, presidente da Elancers – empresa que aplica o teste, explicou que o que é medido no teste é a previsibilidade do usuário. Essa medição é feita por uma combinação na sequência das respostas. Segundo ele, atualmente estão disponíveis 2,4 milhões de combinações com índice de assertividade de 90%. Assim, o software cria um número matemático e mostra qual é a principal aptidão da pessoa.

Quando analisamos uma pessoa, avaliamos três elementos: dois deles são tangíveis. Sabemos medir as experiências das pessoas e o conhecimento (se for aplicada uma prova). Porém, não conseguimos avaliar o perfil comportamental dos candidatos. Os instrumentos de perfil comportamental medem esses impulsos”, apontou Tegon.

Criado a partir de banco de dados Oracle, o desenvolvimento desta tecnologia na Elancers demorou um ano e meio para garantir assertividade nas análises. E aos engraçadinhos que costumam mentir na internet, Tegon avisa: “as perguntas levam a um nível de resposta e preveem se as pessoas estão mentindo”.

Geralmente, as empresas direcionam os candidatos ao site que disponibiliza esse questionário. Porém, a Elancers permite que os interessados em realizar o teste sem que sejam indicados pelas companhias respondam às questões e deixem seus currículos disponíveis para análise. “Temos 4,6 milhões de pessoas cadastradas no nosso sistema e cada cliente nosso tem banco de dados exclusivos.” Tudo de forma gratuita, segundo Tegon.

Fonte SaudeWeb

“Ultrassonografia deve ser reconhecida como especialidade médica”

Por Lucy Kerr e Waldemar Naves do Amaral

Em artigo, especialista afirma que falta de normatização da área de ultrassonografia pelo CFM deixa pacientes vulneráveis, pois muitos médicos que a exercem não tem a formação e qualificação para atuar como ultrassonografistas

Os exames de ultrassonografia hoje se constituem no segundo exame mais solicitado nos EUA, de acordo com as estatísticas do Instituto Nacional da Saúde, ficando abaixo apenas do hemograma. No Brasil ocorre o mesmo, mas já há relatos de que em alguns estados ele ultrapassou o hemograma e atualmente é o exame mais realizado, como informou o representante da Bahia no último congresso Nacional da SBUS – Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. E, absurdamente, até hoje, a ultrassonografia não foi reconhecido como especialidade medicada pelo AMB – Associação Médica Brasileira nem CFM- Conselho Federal de Medicina, ficando sob o jugo de uma especialidade bem menos numerosa, que é a de Radiologia e demais métodos de diagnóstico por imagem. A falta de normatização da área de ultrassonografia pelo CFM deixa pacientes vulneráveis, pois muitos médicos que a exercem não tem a formação e qualificação para atuar como ultrassonografistas e estão sem controle de uma entidade normatizadora. A ultrassonografia não é puramente um método de imagem. Ela é considerada um híbrido entre a clínica e a imagem por exigir correlação de dados clínicos para a interpretação das imagens, além de interação entre médico e paciente. Ela foi definida pelo CFM como ato médico, ou seja, só o médico pode executar e dar o parecer técnico. Para sua execução é necessário preparo do profissional quanto a técnicas e procedimentos específicos.

Mas atualmente a ultrassonografia é um apêndice do CBR, o que não está à altura da sua importância, pois no Colégio Brasileiro de Radiologia o foco é outro. O CBR é uma entidade que foi criada primordialmente para congregar médicos radiologistas, focada em conhecimentos muito distintos da ultrassonografia a começar que utilizam outro princípio físico para obter as imagens diagnósticas, a radiação ionizante, cujo manuseio é perigoso para quem executa o método e para quem recebe a radiação, mas não exige que o próprio médico realize o exame, podendo um técnico obter as imagens, que posteriormente serão interpretadas pelo médico, sem nunca ter visto o paciente. É totalmente diferente da ultrassonografia, cujo exame obrigatoriamente tem que ser realizado pelo médico, envolvendo o importantíssimo relacionamento médico-paciente, não tem qualquer perigo (não causa dano biológico às células dos pacientes ou da sua descendência) e tem capacidade de atuar com 3 princípios físicos distintos: o princípio acústico, que é focado como um raio e, quando direcionado para os tecidos, delineia a sua anatomia que é projetada em uma tela de TV ao se refletir nas interfaces teciduais e seu eco ser captado pela sonda; o efeito Doppler, que permite detectar o movimento e com isso é capaz de avaliar a circulação sanguínea, em tumores, vasos obstruídos, dilatados ou fetais, para saber como está se desenvolvendo a gestação; e a elasticidade, que recentemente foi incorporada aos equipamentos de ultrassonografia e é capaz de detectar a dureza dos órgãos, estruturas e tecidos e tem revolucionado a detecção de tumores e a conduta dos pacientes portadores de hepatite B e C , pois consegue detectar o grau de fibrose hepática sem biopsiá-los. A ultrassografia é hoje um método muito mais complexo que a Radiologia e sua rápida expansão está longe do limite. Nós ultrassonografistas, achamos que temos o direito de nos dirigirmos, sem conflito de interesse com outra especialidade, que pode até se julgar ameaçada pelo rápido desenvolvimento do nosso método, o que mais cresce em todo mundo.

Por que foi criada a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia?
Em agosto de 1993 foi criada a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS) que, desde o início, preocupou-se com a atividade científica cultural, pesquisa e aprimoramento do profissional que pratica a ultrassonografia para torná-lo habilitado ao exercício dessa área médica. A ultrassonografia é amplamente utilizada em todas as áreas da medicina e, apesar de sua sabida importância e de estar bem estabelecida no Brasil desde 1974, ainda não foi reconhecida como especialidade médica, permanecendo como área de todos e ao mesmo tempo de ninguém. Nossa luta atual é para sairmos da tutela do CBR e conseguirmos nosso título de especialista, a facilitação no desenvolvimento profissional e a proteção da classe. Por incrível que pareça, por 10 anos, o CBR e a AMB outorgaram títulos de especialistas em Ultrassonografia que jamais foram reconhecidos pela CFM pois o processo não seguiu a tramitação exigida por lei e precisou ser descontinuada.

Atualmente, cada Sociedade mãe pode emitir o título de especialista que solicitou ao CFM e as demais, que estão afiliadas à entidade principal, só podem ser consideradas áreas de atuação. Entretanto, a “Área de Atuação” que é a Ultrassonografia hoje é muito maior do que a Radiologia, embora essa seja mais antiga. Estima-se em 30.000 o número de médicos que exercem a US no Brasil, sendo 10.000 -15.000 em tempo integral e 13.000 – 15.000 em tempo parcial. Quem deve conter quem? Essa é a pergunta a ser respondida

Em agosto de 1993 foi criada a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS) que, desde o início, preocupou-se com a atividade científica cultural, pesquisa e aprimoramento do profissional que pratica a ultrassonografia para torná-lo habilitado ao exercício dessa área médica. A ultrassonografia é amplamente utilizada em todas as áreas da medicina e, apesar de sua sabida importância e de estar bem estabelecida no Brasil desde 1974, ainda não foi reconhecida como especialidade médica, permanecendo como área de todos e ao mesmo tempo de ninguém. Nossa luta atual é para sairmos da tutela do CBR e conseguirmos nosso título de especialista, a facilitação no desenvolvimento profissional e a proteção da classe. Por incrível que pareça, por 10 anos, o CBR e a AMB outorgaram títulos de especialistas em Ultrassonografia que jamais foram reconhecidos pela CFM pois o processo não seguiu a tramitação exigida por lei e precisou ser descontinuada.

Atualmente, cada Sociedade mãe pode emitir o título de especialista que solicitou ao CFM e as demais, que estão afiliadas à entidade principal, só podem ser consideradas áreas de atuação. Entretanto, a “Área de Atuação” que é a Ultrassonografia hoje é muito maior do que a Radiologia, embora essa seja mais antiga. Estima-se em 30.000 o número de médicos que exercem a US no Brasil, sendo 10.000 -15.000 em tempo integral e 13.000 – 15.000 em tempo parcial. Quem deve conter quem? Essa é a pergunta a ser respondida. Por que é tão importante para o CBR manter os ultrassonografistas sob controle? Por que o CBR tem vetado a independência dos ultrassonografistas ?
A resposta é simples: o CBR perderia poder, pois nós somos efetivamente muito mais numerosos do que os radiologistas e o ultrassom é o exame de imagem mais solicitado e realizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Enquanto a Ultrassonografia não for especialidade reconhecida, o CBR, usando prerrogativas da especialidade mãe, pode negociar em nosso nome os acordos e sentar-se às mesas de negociações, quando estiverem sendo discutidas as tabelas de preço dos procedimentos ultrassonográficos. Nós queremos fazer nossa defesa profissional, lutar por nossos acordos, sem intermediação de terceiros. No passado os ultrassonografistas tiveram que derrubar com uma liminar na Justiça um acordo firmado pelo CBR em nosso nome e que nos desfavorecia, quando a Dra Lucy Kerr era a presidente da SBUS. O presidente atual eleito em setembro de 2011, Dr. Waldemar Naves do Amaral está com o firme no propósito de conseguir o reconhecimento da ultrassonografia como especialidade e durante o evento garantiu que irá lutar para esse fim, usando todas as armas disponíveis. Queremos nós mesmos organizar nossos congressos, estabelecer nossos protocolos, fazer as nossas provas para assegurar o prestígio da nossa especialidade e o atendimento competente da população, garantido que o melhor profissional estará sendo qualificado pela sistemática que os ultrassonografistas aprovaram. A ultrassonografia sem dúvida é um dos melhores frutos do desenvolvimento científico-tecnológico das últimas três décadas e custa crer que esteja sendo tão difícil conseguir um reconhecimento tão óbvio, de tão importante especialidade.

Por que a ultrassonografia não deseja estar vinculada a nenhuma especialidade já existente?
Pelo fato de a SBUS já ser uma grande Sociedade com problemas e características próprias que não seriam resolvidos com prioridade dentro de outra grande especialidade. Já tivemos essa experiência de 1984 a 1993, quando o ultrassonografista esteve vinculado ao CBR. A criação da SBUS e sua rápida expansão demonstram que os ultrassonografistas brasileiros não estavam satisfeitos com sua associação ao CBR. Nenhuma planta se desenvolve bem à sombra de um grande carvalho. Reconhecemos o lugar de destaque da CBR, que está bem plantado no solo das especialidades médicas, mas a ultrassonografia também deseja seu lugar ao sol para atingir sua maturidade e plenitude. Cremos firmemente que as divergências de opiniões que ocorrem para o reconhecimento da ultrassonografia como especialidade médica não tem embasamento em argumentos consistentes e defensáveis, mas são a expressão de interesses unilaterais e imediatistas, fundamentalmente de ordem financeira a combater a implantação de uma nova especialidade, visando mais a disputa de prerrogativas e direitos do que aos altos objetivos da ciência da medicina. A ciência e a tecnologia se constituem, hoje, na mais poderosa força que afeta a vida das pessoas e a ultrassonografia, embasada na informática e na tecnologia de formação de raios para satélites, está exatamente na ponta desta onda. Os médicos ultrassonografistas clamam por Justiça, por um tratamento em nível de igualdade com os demais médicos, para que o atendimento ao paciente possa transcorrer nos esperados níveis de segurança e respeito.

* Lucy Kerr e presidente fundadora da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Waldemar Naves do Amaral é o atual presidente da SBUS, eleito para o triênio 2011-2114

**As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação

Fonte SaudeWeb

Fanem inaugura fábrica na Índia

Unidade começa a operar fabricando duas linhas de produtos, que tem o objetivo de facilitar a assimilação dos processos pelos colaboradores indianos

A Fanem, empresa brasileira que atua na fabricação de equipamentos médicos de neonatologia, inaugurou recentemente uma fábrica na cidade de Bangalore, na Índia.

De acordo com o diretor industrial da empresa, Djalma Luiz Rodrigues, está unidade começa a operar fabricando duas linhas de produtos, que tem o objetivo de facilitar a assimilação dos processos pelos colaboradores indianos. Gradativamente, outros produtos que já vem sendo exportados para a Índia, como as incubadoras e os berços, também serão fabricados em Bangalore para suprir a demanda na região.

Djalma diz que a companhia está otimista com a receptividade dos produtos na Índia. E afirma que tem o objetivo de conquistar clientes, em um mercado onde já existem players internacionais em concorrências de hospitais importantes.

Nos últimos 12 meses, a Fanem entregou quase 500 equipamentos para hospitais de cidades indianas como Calcutá, Bangalore, Davanagere, Mumbai, Chandigarh e Chennai. A empresa brasileira venceu uma concorrência no país, equipando 100% da ala neonatal do novo hospital Bapuji Child Health Institute, com um lote de equipamentos, incluindo 36 Unidades de Cuidado Intensivo Ampla, além do Bilitron, Bilitron Bed, berços e incubadoras estacionárias e de transporte.

Fonte SaudeWeb

Kassab reavalia taxa do lixo hospitalar

O prefeito determinou a criação em caráter emergencial de uma comissão formada por representantes das Secretarias de Relações Governamentais, Finanças e de Serviços para reavaliar os critérios utilizados na cobrança do imposto

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) vai rever a cobrança da taxa de resíduos sólidos de serviços de saúde (TRSS), conhecida como taxa do lixo hospitalar na cidade de São Paulo. Ele determinou a criação em caráter emergencial de uma comissão formada por representantes das Secretarias de Relações Governamentais, Finanças e de Serviços para reavaliar os critérios utilizados na cobrança da taxa. As informações são do site IG.

A TRSS foi criada em 2002, por uma lei durante o governo Marta Suplicy, e é cobrada tanto de grandes hospitais, como de consultórios médicos, odontológicos e de outros profissionais da saúde.

Após reunião com representantes da Associação Paulista de Medicina (APM), Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Conselho Regional de Medicina (CRM-SP), Conselho Regional de Odontologia (CRO-SP) e Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, na noite desta segunda-feira (26), Kassab ficou ciente de casos de cobranças supostamente indevidas.

De acordo com o prefeito, isso demonstra que é preciso fazer uma reavaliação.

Fonte SaudeWeb

Igesp desenvolve processo de rastreabilidade de medicamentos

O novo controle dos itens em estoque está em sua última fase de implantação e tem como meta o identificar o remédio nas diversas etapas até chegar ao paciente

O novo controle dos itens em estoque está em sua última fase de implantação e tem como meta o identificar o remédio nas diversas etapas até chegar ao paciente.

Estima-se que pelo menos um, em cada dez pacientes, sofra algum efeito adverso evitável, em decorrência de erros de medicação. Por isso, a segurança no uso dos medicamentos tem sido uma das principais preocupações dos hospitais no mundo. O Igesp faz parte deste grupo e tem dedicado atenção especial à área de Farmácia.

Com uma maior demanda após o início da operação da sua terceira torre e a necessidade de um atendimento mais dinâmico, passou a desenvolver um processo de rastreabilidade de medicamentos nas etapas da identificação, até chegar ao paciente. O novo controle dos 300 mil itens em estoque está em sua última fase de implantação.

De acordo com a coordenadora de Farmácia, Daniela de Faria Appoloni, foi um ano de muito trabalho que envolveu não só a Farmácia, mas administração, enfermagem, UTI, para garantir um controle personalizado, da saída do medicamento à administração. Se houver qualquer problema, como uma alergia, por exemplo, a instituição tem condições de identificar lote, data de uso e outros dados, gerando maior segurança para todos os envolvidos.

A rastreabilidade está inserida num sistema informatizado, desenvolvido sob medida. Daniela diz que com as mudanças na área de rastreabilidade, a equipe também cresceu cerca de 10% no último ano e hoje conta com 65 colaboradores.


Fonte SaudeWeb

Moinhos de Vento inaugurou unidade de Endoscopia nesta terça

Espaço, de 968m2 distribuídos em oito salas de procedi-mentos, consultório médico e 18 leitos de recuperação, será voltado para a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos das doenças relacionadas ao trato gastrointestinal e respiratórias

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegra (RS), inaugura nova Unidade de Endoscopia no 4º andar da instituição. Espaço será voltado para a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos das doenças relacionadas ao trato gastrointestinal e respiratórias.

O novo espaço conta com 968m2 distribuídos em oito salas de procedi-mentos, consultório médico e 18 leitos de recuperação.

Segundo comunicado da entidade, essa inauguração integra o plano estratégico de investimentos do Hospital Moinhos de Vento, que já contemplou a nova maternidade e os centros de Ortopedia e Neurologia, voltado para a excelência no atendimento e a segurança dos pacientes.

Fonte SaudeWeb

Alerta: Anvisa interdita medicamento

Carbonato de lítio foi proibido devido ao resultado insatisfatório no ensaio de dissolução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), a interdição cautelar, em todo o país, do lote 1220/10 do medicamento Carbonato de lítio 300mg, comprimidos, fabricação 10/2010 e validade 9/2012. O medicamento é fabricado pela empresa Hipolabor Farmacêutica Ltda e foi interditado por apresentar resultado insatisfatório no ensaio de dissolução.

A interdição cautelar vale pelo período de 90 dias após sua data de publicação no Diário Oficial. Durante esse tempo, o produto interditado não deve ser utilizado ou comercializado.

Recolhimento
A empresa Uci-Farma Indústria Farmacêutica Ltda fará o recolhimento voluntário de alguns lotes do produto Propan 25mg comprimidos. O recolhimento é necessário em razão da comprovação de desvio de qualidade na bula. O produto não deve ser vendido ou consumido.

Os lotes que serão recolhidos são: lote 110466 – fabricação07/2011, validade 07/2013; lote 110467 – fabricação 07/2011, validade 07/2013; lote 110526 – fabricação 09/2011, validade 09/2013; lote 110640 – fabricação 10/2011, validade 10/2013; lote 110741,- fabricação 11/2011, validade 11/2013; lote 110482 – fabricação 07/2011, validade 07/2013 (amostra-grátis); e o lote 110527, fabricação 09/2011, validade 09/2013 (amostra-grátis).

Também serão recolhidos voluntariamente pela empresa Ranbaxy Farmacêutica ltda os lotes 2235767-fabricação 01/2011, validade 12/2012, e o lote 2227829 – fabricação 12/2010, validade 11/2012, do produto Imipenem Cilastatina Sódica 500mg e 500 mg genérico. O medicamento foi recolhido por apresentar desvio de qualidade e não deve ser comercializado.

Fonte SaudeWeb

Prefeitura Municipal de Pedras de Maria da Cruz – MG

A Prefeitura Municipal de Pedras de Maria da Cruz – MG realiza concurso para preenchimento de 137 vagas.

Inscrições:
De 12 de abril a 11 de maio, pelo http://www.cotec.unimontes.br/.


Remuneração:
De R$ 623,00 a R$ 7.000,00

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 110,00.

Provas:
Prova objetiva: 17 de junho
Haverá prova de títulos, entre 27 de junho e 13 de julho

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Gari - Varredor, Motorista Categoria B, Motorista Categoria D, Servente Escolar e Vigia Municipal;
Médio - Agente Administrativo, Agente de Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Secretaria, Bombeiro, Eletricista, Fiscal de Obras, Mecânico de Máquinas, Oficial Administrativo, Recepcionista, Telefonista, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental e Técnico em Informática;
Superior - Advogado, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Inspetor Escolar, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico PSF, Odontólogo, Psicólogo e Professor - Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

Prefeitura Municipal de Lutécia - SP

A Prefeitura Municipal de Lutécia, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Entre 26 e 30 de março, na Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Cecilia da Silva Grohmann - rua Alvino Giroto, nº. 317, Centro

Cargos:
Médico PSF

Remuneração:
R$ 7.100,00.

Provas:
Prova escrita:15 de abril

Prefeitura Municipal de Mira Estrela - SP

A Prefeitura Municipal de Mira Estrela, São Paulo, realiza concurso para provimento de 4 vagas.

Inscrições:
De 26 a 30 de março, na Prefeitura Municipal de Mira Estrela, Praça Cândido Brasil Estrela, nº. 559, centro

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 80,00

Cargos:
Enfermeiro Padrão, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional e Secretário de Escola.

Remuneração:
De R$ 913,03 a R$ 1.563,41

Provas:
Haverá prova objetiva e prova prática para Secretário de Escola

Prefeitura Municipal de Monte Santo - BA

A Prefeitura Municipal de Monte Santo, Bahia, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
Até 30 de março, na Prefeitura Municipal, Praça Monsenhor Berenguer, s/nº., Centro ou até 1º de abril, pelo http://www.seletaconcursos.com.br/


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 100,00.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Assistente Social (2), Enfermeiro (1), Engenheiro (1), Nutricionista (1), Psicólogo (2), Odontólogo (1), Fisioterapeuta (1), Professor Nível III - Ciências (2), Professor Nível III - História (2), Professor Nível III - Geografia (1), Professor Nível III - Inglês (2), Professor Nível III - Química (2), Professor Nível III - Física (2), Professor Nível III - Informática (1), Professor Nível III - Educação Artística (1), Professor Nível III - Educação Física (1), Coordenador Pedagógico (1), Professor com especialização em Libras e Braile (1), Professor Nível III - Língua Portuguesa (3), Professor Nível III - Matemática (3);
Nível Médio: Auxiliar de Enfermagem (5), Professor Nível I (15), Técnico Agrícola (1), Técnico de Controle Interno (1), Técnico em Contabilidade (1), Técnico em Informática (1), Técnico em Radiologia (1), Auxiliar Administrativo (5), Recepcionista (5);
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (20), Cozinheiro (3), Guarda Municipal (1), Merendeira (5), Motorista (2), Operador de Trator (1), Porteiro (3).

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 3.500,00.

Provas:
Haverá Prova Objetiva e Prova Prática

Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha - MG

A Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
De 26 de março a 27 de abril, pelo www.ecapconsultoria..

Valor:
De R$ 70,00 a R$ 120,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.002,14

Provas:
Provas objetivas: 10 de junho,

Cargos:
Ensino Elementar - Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Esportes, Coveiro, Fiscal de Obras e Serviços, Gari, Motorista I e II, Oficial Especializado Mecânico, Operador de Maquinas Pesadas, Servente Escolar e Vigia.
Ensino Fundamental - Auxiliar de Saúde Bucal.
Ensino Médio - Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Técnico em Gestão Escolar, Fiscal Ambiental e de Postura e Fiscal Sanitário.
Ensino Superior - Assistente Social, Assistente de Procuradoria Jurídica, Enfermeiro, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Professor Educação Básica (PEB I e II) e Psicólogo
com.br

Prefeitura Municipal de Novo Cabrais

A Prefeitura Municipal de Novo Cabrais realiza concurso para provimento de 14 vagas.

Inscrições:
Até 7 de abril, pelo www.objetivas.c ou no Telecentro Comunitário - Avenida Carlos Pedro Alberto, s/n, Centro

Valor:
R$ 37,54 a 112,62.

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Técnico em Enfermagem e Médico Pediatra

Remuneração:
R$ 663,30 a R$ 8.078,40.

Provas:
Prova objetiva: 5 de maio
Haverá prova prática para Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas e Pedreiro e prova de títulos para Pedagogo - Supervisão Escolar e Professor.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo e Motorista;
Médio - Agente Administrativo e Atendente de Consultório Dentário;
Superior - Controlador Interno, Farmacêutico, Médico Clínico Geral, Médico do PSF, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico-Veterinário e Procurador Jurídico.
Cadastro de reserva
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Eletricista, Operador de Máquinas, Operário e Pedreiro;
Médio - Fiscal Municipal, Professor Ensino Fundamental Séries Iniciais, Secretária de Escola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Tesoureiro;
Superior - Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico Cardiologista, Médico Ginecologista e Obstetra, Nutricionista, Pedagogo - Supervisão Escolar, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, nas disciplinas de ciências físicas e biológicas, educação artística, educação física, geografia, história, língua inglesa, matemática e português e Psicólogo.
As oportunidades para o cargo de Agente Comunitário de Saúde serão distribuídas entre as micro áreas 1 a 8 (vide edital completo).
om.br

Prefeitura Municipal de São Sebastião da Bela Vista - MG

A Prefeitura Municipal de São Sebastião da Bela Vista, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
De 2 a 19 de maio, na Prefeitura Municipal de São Sebastião da Bela Vista, Praça Erasmo Cabral, nº. 334, Centro ou pelo http://www.tendenciaconcursos.com.br/


Valor:
De R$ 27,00 a R$ 85,00.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Assistente Social CRAS (1), Dentista (1), Enfermeiro (1), Engenheiro (1), Fisioterapeuta (1), Médico Clínico Geral (2), Médico Ginecologista (1), Médico Pediatra (1), Professor de Educação Física (3), Professor de Inglês (1), Psicólogo CRAS (1), Psicólogo da Educação (1), Supervisor Educacional (1), Veterinário (1);
Nível Médio: Agente Administrativo III (2), Professor (9), Técnico em Enfermagem (2), Topógrafo (1);
Nível Fundamental: Auxiliar Administrativo (4);
Nível Alfabetizado: Calceteiro (1), Encanador (1), Faxineiro (4), Gari (6), Jardineiro (2), Mecânico (1), Motorista (8), Operador de Máquinas (2), Operário Braçal (6), Pedreiro (2), Serviços Gerais (6), Tratorista (1), Vigia (2).

Provas:
Provas Objetivas: 10 de junho
Haverá Provas Práticas para Motorista, Operador de Máquinas e Tratorista e Prova de Títulos

Prefeitura Municipal de Sapezal – MS

A Prefeitura Municipal de Sapezal – MS realiza concurso para provimento de 45 vagas.

Inscrições:
De 26 de março a 15 de abril, pelo www.grupoatame.com.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 100,00

Cargos:
Eletricista Predial, Guarda Municipal e Médico Cardiologista

Remuneração:
De R$ 695,57 a R$ 12.880,00

Provas:
Prova escrita: 6 de maio
Haverá prova de títulos para Médicos e Professores e prova prática para Lavador de Automotivos, Lubrificador, Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista de Ambulância, Motorista de Ambulância - Samu, Motorista de Transporte Escolar, Operador de Máquinas Leves - Trator Agrícola, Operador de Máquinas Pesadas e Soldador.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Mecânico, Eletricista Predial, Jardineiro, Lavador de Automotivos, Motorista de Ambulância, Motorista de Ambulância - Samu, Soldador e Zelador;
Médio - Guarda Municipal, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem - Samu;
Superior - Auditor Público Interno, Engenheiro Sanitarista, Médico Cardiologista, Dermatologista, Ginecologista Obstetra, Oftalmologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Professor de artes, geografia, história e inglês.
Cadastro de reserva
Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Topografia, Borracheiro, Carpinteiro, Desenhista Cadista, Lubrificador, Mecânico de Máquinas Pesadas, Merendeiro, Motorista de Transporte Escolar, Operador de Máquinas Leves - Trator Agrícola e Operador de Máquinas Pesadas;
Médio - Almoxarife, Fiscal Tributário, Monitor e Nivelador Topográfico;
Superior - Professor de Pedagogia
br

Prefeitura Municipal de Silvianópolis - MG

A Prefeitura Municipal de Silvianópolis, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 24 vagas

Inscrições:
Entre 16 e 21 de abril, pelo www.tendenciaco ou na Prefeitura Municipal de Silvianópolis, Avenida Doutor José Magalhães Carneiro, nº. 33, centro

Valor:
De R$ 31,00 a R$ 180,00

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde e Agente de Viagem de Transporte Sanitário.
Médio - Auxiliar de Consultório Odontológico e Técnico de Enfermagem.
Superior - Dentista, Enfermeiro e Médico PSF.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 6.500,00

Provas:
Provas objetivas: 6 de maio
ncursos.com.br

Prefeitura Municipal de Veredinha – MG

A Prefeitura Municipal de Veredinha – MG realiza concurso para preenchimento de 13 vagas.

Inscrições:
Entre 21 de março e 19 de abril, pelo http://www.exameconsultores.com.br/.


Valor:
De R$ 37,00 a R$ 138,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 2.300,00.

Provas:
Prova objetiva: 3 de junho.
Haverá prova prática para Condutor de Veículo Pesados e Operador de Máquinas Leves.

Cargos:
Fundamental - Condutor de Veículos Pesados, Oficial de Serviços Públicos - Pedreiro e Operador de Máquinas Leves;
Médio - Agente Administrativo, Coordenador de Merenda Escolar e Técnico de Segurança do Trabalho;
Superior - Analista de Controle Interno, Farmacêutico - Bioquímico, Fonoaudiólogo e Psicólogo

Prefeitura Municipal, Fundação Municipal de Cultura e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Rio Negrinho - SC

A Prefeitura Municipal, a Fundação Municipal de Cultura e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Rio Negrinho, Santa Catarina, realizam concurso para preenchimento de 152 vagas

Inscrições:
Até 20 de abril, pelo www.advise.net.b ou no SAMAE (Travessa Theodoro Junctum, nº. 124, Centro

Valor:
R$ 14,50, R$ 15,00 e R$ 15,50

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 7.777,03.

Provas:
Prova objetiva: 20 de maio
Haverá prova prática para Operador de Máquinas Pesadas - Motoniveladora e Operador de Máquinas Pesadas - Retroescavadeira, Carregadeira, Escavadeira Hidráulica e Trator de Esteira, dia 10 de junho
Haverá exame de títulos para nível superior.

Cargos:
Concurso 001/2012 - Prefeitura
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais I - Serviço Braçal, Auxiliar de Serviços Gerais II - Limpeza, Mecânico - Máquinas pesadas, Merendeira, Motorista, Motorista - Transporte Escolar, Operador de Máquinas Pesadas - Motoniveladora, Operador de Máquinas Pesadas - Retroescavadeira, Carregadeira, Escavadeira Hidráulica e Trator de Esteira, Pedreiro, Vigia, Agente Comunitário de Saúde - Combate às Endemias - Dengue, Agente Comunitário de Saúde - ESF, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem e Monitora da Casa Lar;
Médio - Assessor de Docência, Monitor de Serviços Educacionais, Secretário Educacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho;
Superior - Enfermeiro, Engenheiro Civil, Especialista em Educação, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico - ESF, Médico Auditor, Ginecologista - Obstetra, Ortopedista, Psiquiatra, Médico-Veterinário, Monitor de Laboratório de Informática, Odontólogo, Professor I - Nível II - Educação Infantil, Professor I - Nível II - Anos Iniciais, Professor I - Nível II - Intérprete Educacional de Libras, Professor II - Nível II - Práticas Alternativas - Banda Professor I - Nível II - Práticas Alternativas - Teatro, Professor II - Nível II nas disciplinas de artes, ciências, educação física - Práticas alternativas - dança, educação física - Práticas alternativas - esportes, geografia, inglês, matemática, português e música, Terapeuta Ocupacional.
Concurso 002/2012 - Fundação
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais - Serviços de limpeza;
Superior - Professor de Acordeon, Guitarra, Técnica Vocal, Teoria Musical, Trompa, Violão e Violino.
Concurso 003/2012 - SAMAE
Fundamental - Auxiliar de Operação, Operador de Adutoras, Redes e Ramais de Água e Esgoto e Pedreiro;
Médio - Leiturista, Operador de ETA/ETE e Técnico em Contabilidade;
Superior - Químico
r

Prefeitura de Pontal do Araguaia (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Pontal do Araguaia, Estado do Mato Grosso, divulga e estabelece normas para abertura das inscrições do processo seletivo destinado a selecionar candidatos para o ingresso por tempo determinado no quadro municipal. São ofertadas 37 vagas de nível fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 1.750,00.
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Merendeira, Motorista, Monitor, Monitor de Esporte, Monitor de Música, Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Monitor de Creche, Coordenador, Professor e Biólogo.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 30 de março de 2012, das 07:30 às 13:30 horas, no setor de tributação da Prefeitura de Pontal do Araguaia, situada na Av.: Universitária, nº 173 - Bairro João Rocha - Pontal do Araguaia – MT.
A taxa de inscrição pode variar conforme se segue:
Fundamental - R$ 10,00;
Médio - R$ 15,00;
Superior - R$ 20,00.
As provas escrita serão realizadas na Escola Municipal São Jorge, situada na Rua Esmeralda de Souza Santos, s/nº, na data provável de 22 de abril de 2012, das 08h00 às 12:00 horas.
Além de assinalar na ficha de inscrição a titulação de pós-graduação, o candidato portador desta titulação deverá entregar ou enviar via SEDEX, para o endereço da Prefeitura de Pontal do Araguaia, Avenida Universitária, nº 173, Setor João Rocha - CEP 78.698-000 - Pontal do Araguaia - MT, aos cuidados da Comissão Coordenadora de Concurso Público.
O prazo de validade do presente processo seletivo é até 31 de dezembro de 2012.

Concurso Prefeitura de Piedade – SP

A Prefeitura da cidade paulista de Piedade está recebendo inscrições para candidatos a uma das 22 vagas disponibilizadas em concurso público com validade de 02 anos. 
Cargos - Edital Nº 001/2012: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Vetores, Farmacêutico, Médico, Motorista de Ambulância, Motorista de ônibus, Nutricionista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Imobilizações Ortopédicas.
Cargos - Edital Nº 002/2012: Guarda Municipal (Masculino), Guarda Municipal (Feminino).
Os salários variam de R$ 865,52 até R$ 2.501,17. 
Inscrições
As inscrições para ambos os concursos só serão realizadas pela internet, através do endereço eletrônico http://www.institutomais.org.br/ encerrando-se o prazo no dia 09 de abril de 2012 e sendo necessário o pagamento de taxa no valor de R$ 28,00.
Provas
Serão aplicadas provas objetivas em um único dia, agendado para 29 de abril de 2012, na referida cidade de Piedade. Os locais exatos e os horários serão divulgados através de edital de convocação. No caso de motoristas e demais cargos que necessitam de habilidade prática será aplicada prova prática.