Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de março de 2012

Planos alcançam 7 benefícios com programas de qualidade de vida, diz ANS

Segundo a Agência, os programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças beneficiam aproximadamente 1 milhão de usuários

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças avançam nas operadoras de planos de saúde e beneficiam aproximadamente 1 milhão de usuários. Com o envelhecimento populacional e a maior ocorrência de doenças crônicas no país, cresce a importância do estímulo a esses programas desenvolvidos para a melhoria da qualidade de vida do beneficiário.

Para estimular esses programas, a ANS publicou, em agosto de 2011 as Resoluções Normativas 264 e 265, que incentivam as operadoras a implementarem programas dessa natureza.

Segundo a Agência, antes da vigência das RNs, 127 programas foram informados à ANS com a estimativa de participação de 198 mil beneficiários. Após seis meses, são 543 programas com a participação de 932 mil beneficiários.
Os programas implementados pelas operadoras a partir do incentivo da ANS podem oferecer prêmios e descontos nas mensalidades dos planos.

Os programas possuem enfoque nas atividades voltadas para temas como estímulo à atividade física, alimentação saudável, prevenção do câncer, das doenças sexualmente transmissíveis, da osteoporose, da hipertensão, da diabetes, do tabagismo e da obesidade. Outra área de atenção com grande destaque é a da saúde do idoso.

Por meio do monitoramento realizado pela Agência, é possível verificar alguns resultados alcançados por esses programas, tais como:

• diminuição da exposição a fatores de risco, como inatividade física, alimentação indadequada e tabagismo;

• adoção de hábitos saudáveis;

• aumento da capacidade funcional;

• aumento da utilização de exames preventivos e tratamento precoce do câncer;

• diminuição da taxa de internação por doenças crônicas;

• mudanças de hábitos e do ambiente doméstico para evitar quedas em idosos;

• retorno financeiro comprovado do investimento feito pelas operadoras nos programa.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário