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segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Anvisa suspende venda de lote de xarope adulto rotulado como infantil

Medicamento Bronxol não pode ser distribuído ou vendido em todo o Brasil a partir desta segunda-feira

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje (3) a distribuição, o comércio e o uso em todo o País do medicamento Bronxol Xarope Adulto, lote 3EB03, fabricado em 03/2012 e com prazo de validade até 03/2014.

De acordo com resolução do órgão publicada no Diário Oficial da União, a empresa Cifarma Científica Farmacêutica Ltda., fabricante do remédio, identificou que frascos do lote citado foram rotulados com apresentação infantil quando deveriam ser destinados para adultos.

A Anvisa determinou o recolhimento do estoque do medicamento no mercado. A resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte iG

Cientista busca bactérias em cavernas para criar novos antibióticos

Caverna (Foto: Max Wisshak/Cortesia Hazel Barton)
Caverna no Novo México (EUA) contém bactérias
isoladas (Foto: Max Wisshak/Cortesia Hazel Barton)
Hazel Barton diz que micro-organismos isolados podem ajudar a combater 'superbactérias' resistentes a medicamentos atuais.

Bactérias encontradas em cavernas podem ajudar a produzir os antibióticos necessários contra infecções resistentes a remédios já disponíveis no mercado, segundo a bióloga Hazel Barton, da Universidade de Akron, em Ohio, EUA.

Barton faz buscas por bactérias em cavernas profundas, como a de Lechuguilla, no estado do Novo México. Ela diz que os primeiros resultados mostram que o ambiente pode ajudar na batalha contra as "superbactérias".

"Há ambientes únicos e pouco explorados, povoados por micro-organismos, que só agora estamos começando a entender que têm a chave para novas drogas", disse Barton ao programa de TV Horizon, da BBC.

De acordo com ela, os cientistas costumam procurar novos antibióticos na natureza porque a estrutura complexa desses medicamentos faz com que seja quase impossível sintetizá-los em laboratório.

"Da miríade de antibióticos que surgiu no mercado nos últimos 60 anos, 99% são derivados de outros micro-organismos, especialmente bactérias e fungos encontrados no solo", explica.

"Mas essa fonte está começando a se tornar escassa, e os cientistas estão prestando atenção a ambientes mais exóticos e extremos, como cavernas."

Disputa por alimento
De acordo com a pesquisadora, a explicação para o potencial antibiótico dos micro-organismos de cavernas está provavelmente no isolamento do lugar.

"A caverna de Lechuguilla tem mais de 365 metros de profundidade e exige que a descida até as amostras seja feita em cordas presas ao teto. A coleta acontece em áreas tão remotas que temos que acampar lá dentro por dias, às vezes", diz.

"Essa distância também quer dizer que essas bactérias não foram perturbadas por nenhum tipo de atividade em milhões de anos."

Por causa da dificuldade de conseguir alimento no ambiente da caverna, os micro-organismos são forçados a competir entre si.

Barton explica que, por causa do tamanho reduzido das cavernas, as opções dessas bactérias são limitadas – elas não têm dentes ou patas para lutar. Por isso, usam sua capacidade biossintética para produzir antibióticos umas contra as outras.

"Quimicamente, antibióticos são muito mais complexos que drogas antivirais ou anticâncer e se parecem mais com uma teia de aranha, com padrões intricados de conexões", explica.

"Eles mimetizam os padrões celulares para bloquear ou mesmo destruir estruturas importantes dentro de uma bactéria."

Os micro-organismos encontrados em Lechuguilla foram examinados por Barton em colaboração com cientistas de outras universidades dos EUA e do Canadá.

"Só uma (das amostras) produziu 38 componentes antimicrobianos, incluindo o que parece ser um novo antibiótico. Para colocar isso em perspectiva, há menos de cem antibióticos que já foram descobertos e descritos, e uma única cultura isolada de uma caverna produziu quase um terço deles", afirma a pesquisadora.

Resistência
Outras avaliações mostraram a Barton que, em 93 das 4 mil culturas isoladas na caverna, as "superbactérias", resistentes a diversos antibióticos, também estavam presentes.

"Apesar do fato de que esses organismos estiveram isolados por milhões de anos e nunca foram expostos a antibióticos humanos, eles eram resistentes a praticamente todos os antibióticos usados atualmente."

"Assim como algumas de nossas bactérias das cavernas produzem muitos antibióticos, algumas eram resistentes a muitos também – só uma delas era resistente a 14 (tipos)."

Mas Barton diz que, nas amostras coletadas, foi possível identificar um mecanismo de resistência antibiótica que não havia sido visto antes.

"A resistência aos antibióticos está programada nas bactérias. Sem mudar nosso comportamento em relação à prescrição e ao mau uso dos antibióticos, nunca vamos derrotá-las", diz.

Fonte G1

Café mais claro contém nutrientes que fazem bem para a saúde

Grão menos torrado preserva os antioxidantes que são benéficos. Grãos torrados perdem nutrientes porque foram mais expostos ao calor.

Comprar café não é uma tarefa fácil. São vários tipos nas prateleiras que podem confundir o consumidor. A maioria das pessoas prefere o café mais escuro, que rende mais. Mas segundo a nutricionista Mônica Pinto, esse café escuro tem o grão mais torrado e, por causa da maior exposição ao calor, tem menos nutrientes.

O café com o grão mais claro tem mais nutrientes e antioxidantes que fazem bem para a saúde. É possível identificar essa característica no rótulo: os cafés fortes ou extra-fortes são mais escuros; os cafés gourmet, especial ou 100% arábica têm grãos sem defeitos e mais claros.

Info Bem Estar Café  (Foto: Arte/G1)
O café tradicional é o tipo mais consumido pelo brasileiro e, dentro dessa categoria, estão os tipos forte e extra-forte. A diferença entre eles é o ponto da torra. A barista Isabela Raposeiras explica que esses cafés costumam ser mais amargos e, por causa disso, a pessoa sente vontade de acidionar mais açúcar, o que também pode prejudicar a saúde.
 
O café gourmet é duas vezes mais caro que o tradicional, porém tem os grãos melhores processados e sem defeitos. A nutricionista Mônica Pinto mostrou que cores diferentes no meio dos grãos significam que houve um problema durante a colheita e os grãos vieram com defeitos.
 
Segundo o cardiologista Luis Antônio Machado César, não há evidências que comprovem que o café faça mal para o coração. Pelo contrário, há indícios que mostram que a bebida protege o coração e, além de ser uma boa fonte de antioxidantes, pode até prevenir doenças, como diabetes, evitar AVC e infarto e até reduzir a dor de cabeça.
 
É importante alertar que o café não livra as pessoas de todas essas doenças, apenas diminui o risco. Pessoas que bebem acima de três xícaras por dia já começam a ter esses benefícios, segundo o cardiologista. Fora esses, há também a vantagem de a cafeína favorecer a queima de gordura.
 
Algumas pessoas podem ter, no entanto, sensibilidade à cafeína. Isso depende da tolerância, do grau de absorção e metabolismo da cafeína, da idade, do peso e ainda fatores da personalidade e psicológicos. Quem tem gastrite, por exemplo, e não abre mão de tomar café, tem que tomá-lo sempre junto das refeições. No caso de pessoas com refluxo, a dica é evitar café e qualquer outro produto com cafeína.
 
Fonte Bem Estar

Terapia inalatória combate infecções que causam 80% dos ataques de asma

Técnica fornece proteína por meio da inalação para reforçar o sistema imunológico dos asmáticos e reduzir número de ataques

Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, desenvolveram um novo tratamento capaz de ajudar os pacientes a combater as infecções que causam 80% dos ataques de asma.

O estudo fornece a primeira evidência de que reforçar o sistema imunológico dos asmáticos pode reduzir o número de ataques devido a resfriados comuns e outras infecções virais.

"Demonstramos o potencial de um tratamento inalado pelo paciente que reduz significativamente os sintomas da asma e a necessidade de o paciente usar o inalador devido a infecções de resfriados", afirma o líder da pesquisa Ratko Djukanovic.

O novo tratamento consiste no fornecimento de uma proteína, o interferon beta, por meio da inalação para que os pulmões acionem o sistema imunológico e combatam a infecção mais rapidamente.

Trabalhando ao lado de pacientes com asma, os pesquisadores descobriram como os vírus se aproveitam do sistema imunológico enfraquecido pela asma até chegarem ao interferon beta.

Agora os participantes estão ajudando a confirmar a descoberta e traduzi-la em tratamentos para pessoas asmáticas.

"Este é um avanço muito promissor para o futuro tratamento da asma e um dos mais emocionantes que eu já vi em anos. Estas descobertas sugerem fortemente que o interferon beta inalado tem o potencial de ser usado como um antiviral poderoso contra doenças pulmonares", afirma o professor Stephen Holgate.

O próximo passo da equipe é o desenvolvimento do produto para inalação em escala industrial.

Fonte isaude.net

Exames: Artroscopia (código AMB: 3.07.08.00-1)

Método para visualizar o interior das articulações.

Tempo necessário para efetuar o exame: entre 2 e 3 horas.

Finalidade: A técnica permite avaliar o interior das articulações, efetuar procedimentos cirúrgicos dentro delas e realizar biópsias. Também permite detectar ligamentos rompidos e cartilagens lesadas, e avaliar resultados de tratamentos, assim como a evolução de patologias.

Preparação prévia: 12 horas de jejum.

Descrição do exame: Após a anestesia - local ou geral - se realiza uma incisão mínima na pele, na altura da articulação, por onde será introduzida uma cânula, pela qual penetra o artroscópio. A técnica atual permite a deambulação quase imediata, porém poupando extremamente a articulação afetada.

Riscos e precauções: Reações a anestésicos. Infecções na pele e a anquilose, impossibilitam sua execução.

Confiabilidade dos resultados: boa.

Anormalidades que podem aparecer:
  • Degeneração da cartilagem articular
  • Deslocamento da articulação
  • Fratura
  • Linfadenite
  • Gota
  • Fragmentos de cartilagens soltos na articulação
  • Osteocondrite dissecante
  • Osteocondromatose
  • Artrite reumatóide
  • Artrite degenerativa
  • Subluxação
  • Sinovitis
  • Lesões de menisco
  • Ruptura de ligamentos
  • Condromalácia

Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Por Boa Saúde

Oftalmologistas chamam atenção para as causas da deficiência visual

A saúde dos olhos merece atenção especial e cuidados preventivos frequentes. Por isso, no dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular, data em que a comunidade médica procura alertar a população para a cegueira e outras condições que colocam a visão em risco.

Pesquisas mostram que 90% dos casos de deficiência visual no planeta ocorrem em países em desenvolvimento. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostram que em todo o mundo, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem de cegueira e 180 milhões de pessoas possuem alguma deficiência visual. Já no Brasil, aproximadamente 5,4 milhões de pessoas são cegas ou tem visão subnormal (ou seja, sofrem de perda visual severa). Além disso, para cada brasileiro cego existem 3,4 pessoas com baixa visão.

Estudos globais mostram também que mulheres de todas as idades correm mais riscos de se tornarem deficientes visuais do que homens.

Como casos de deficiência causados por erros de refração (quando a imagem não é formada exatamente na retina) não são contabilizados como deficiência visual, a real magnitude mundial desse problema pode ser ainda maior.

“A visão é um dos principais sentidos do corpo humano. Basta fechar os olhos por um instante para perceber o quanto ela faz diferença, e por isso é muito importante que ela mereça total atenção”, afirma o dr. Daniel Moon Lee, do Hospital de Olhos INOB, em Brasília.

Ele explica que as principais causas de deficiência visual são a retinoplastia diabética (lesões causadas na retina devido à alta concentração de açúcar nos vasos sanguíneos), a ametropia (erros refracionais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), catarata, glaucoma, dentre outros. A catarata é a maior causa de cegueira curável, sendo responsável por 48% dos casos globais de cegueira.

“Grande parte destas doenças podem ser evitadas. Fazer exame periodicamente é muito importante para prevenir problemas sérios como o glaucoma, uma doença que afeta o nervo óptico, provocando lesões que comprometem progressivamente a visão, podendo mesmo levar à cegueira. É uma doença que age lentamente e até o portador perceber, normalmente ele já perdeu uma boa parte das fibras nervosas que constituem o nervo óptico e por isso a prevenção e tratamento precoce fazem toda a diferença”, alerta Daniel.

Para evitar problemas consulte seu oculista periodicamente e esteja sempre atento a mudanças na sua saúde ocular.
 

Fonte: Hospital de Olhos INOB, 9 de julho de 2012

Por Boa Saúde

Estresse induz retenção de sal no organismo e aumenta pressão arterial

 
Quando estressados, cerca de 30% dos negros retém uma quantidade de sódio equivalente a comer uma pequena porção de batata frita

Pesquisadores da Georgia Health Science University, nos EUA, descobriram que o estresse induz a retenção de sal no organismo, especialmente entre os negros.

O estudo mostra que, quando estressados, cerca de 30% dos negros retém uma quantidade de sódio muito grande, equivalente a comer uma pequena porção de batata frita.

"Esse padrão de resposta coloca essa população sob uma maior carga de pressão arterial ao longo do dia e, provavelmente, durante toda a noite, aumentando o risco de doenças cardiovasculares", afirma o pesquisador Gregory Harshfield.

Analisando jovens negros, os pesquisadores descobriram que em resposta ao estresse, eles retêm cerca de 160 miligramas de sal, e sua pressão arterial fica cerca de sete pontos mais alto que o normal e permanece elevada cerca de uma hora mais.

Ao longo do dia, esta resposta adiciona uma carga de sódio diária de cerca de 500 miligramas além do sal ingerido em dietas tipicamente ricas em sódio.

As autoridades recomendam uma ingestão diária de menos de 2.300 miligramas de sódio, mas o consumo médio é de cerca de 3.700 mg.

Segundo Harshfield, a pior notícia é que essa maior retenção é a provável causa de pressão arterial elevada mesmo durante o sono, que deveria ser um momento de recuperação para o corpo.

A pesquisa foi apresentada na Behavioural Economics, Hypertension Session of the Psychogenic Cardiovascular Disease Conference em Prato, na Itália.

Fonte SaudeWeb

Hospital Dia: como arquitetar a estrutura para atender em 24 hs?

Procedimentos mais simples e em um tempo máximo de 24horas para internação fazem com que hospitais exijam de seus projetos arquitetônicos mais eficiência nos ambientes e no fluxo de pacientes

A desospitalização é um conceito cada vez mais presente no cotidiano do setor de saúde. A adoção de novos protocolos e tecnologias contribuem, consideravelmente, para que o tempo de internação seja cada vez menor. Outro fator que estimula para esse conceito é o hospital dia, que possui a arquitetura como grande aliada para a redução no tempo de permanência no ambiente hospitalar.

O conceito surgiu na década de 30, na extinta União Soviética, como hospital para o tratamento de pacientes psiquiátricos. Ao longo do tempo, esse tipo de unidade de saúde foi se espalhando pelo mundo e abrangendo outras especialidades até chegar ao Brasil, na década de 90. Atualmente, dos sete mil hospitais brasileiros, 365 são hospitais dia, sendo 41 públicos, sete filantrópicos e 317 privados, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes).

Como grande aliada dessas instituições, cujo período de internação é de, no máximo, 24 horas, a arquitetura reúne conceitos de humanização do ambiente, organização do fluxo de pacientes e equipes assistenciais, além de tornar o edifício saúde uma construção atraente para a captação de clientes, sejam eles, médicos, operadoras ou pacientes.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (Abdeh), Fábio Bitencourt, a arquitetura tem a função de abrigar novas tecnologias e oferecer elementos de conforto necessários para a recuperação do paciente. “O cuidar, o tratar e o curar não se processam apenas com medicamentos. Outras características fazem parte deste processo e a arquitetura, certamente, é uma delas, além de simplificar fluxos e eliminar barreiras que possam dificultar o acesso do usuário.”

Direcionado a um curto período de internação, os hospitais dia são dispostos de duas maneiras: em unidades próprias ou dentro de centros médicos. Independente do modelo, é importante que estas instituições tenham planejamento na hora de executar obras de adequação ou expansão.

Para esse tipo de unidade operar com eficiência, planejar as obras pensando no ambiente como um todo é fundamental. Entre os pontos contemplados pelo projeto, devem ser considerados: fluxo, acesso e humanização do ambiente. Para facilitar este fluxo, essas unidades devem ser alocadas na região térrea dos hospitais, vizinho aos ambulatórios, unidades diagnósticas e farmácias – um dos serviços do hospital dia é a aplicação de medicamentos, como quimioterapia, por exemplo , além da localização próximas aos estacionamentos, para que não ocorra a necessidade de circulação por todo o edifício.

Na contramão do cenário brasileiro, os hospitais dia norte-americanos investem significativamente em arquitetura para tornar as instituições mais atraentes para o consumidor de saúde e aumentar o fluxo de paciente. Segundo a arquiteta Patricia Biasi, que baseou sua tese de doutorado neste tema, é muito comum encontrar no País salas coletivas para infusão de medicamentos, por exemplo. “Nos EUA, uma das grandes diferenças nesses ambientes é a divisão das salas em pequenos compartimentos, sendo uma cortina hospitalar ou box, que criará um ambiente privativo de atendimento. Ou seja, você tem o salão coletivo que proporciona um acesso visual às equipes assistenciais, transmitindo mais segurança ao paciente, ao contrário dos quartos privativos.”

Como parte dos hospitais dia brasileiros estão alocados em instituições públicas, que não foram projetadas para comportar esse tipo de serviço, os problemas com manutenção, disposição espacial e falta de ambientes para armazenagem de insumos, por exemplo, são recorrentes.
Um dos maiores problemas apontado pelo estudo da arquiteta é a falta de dimensionamento do espaço hospitalar, que não comporta a crescente demanda para este tipo de serviço, ocasionado pela falta de planejamento em longo prazo por parte dessas unidades.

Outro fator que dificulta a criação de ambientes coletivos nos hospitais dia brasileiros é o comportamento de consumo do cliente de saúde. Para o presidente do Hospital Paulista, especializado em otorrinolaringologia e hospital dia, Braz Nicodemo Neto, o cliente mede a qualidade da instituição de saúde de acordo com ambiente onde é internado, e valoriza muito mais quartos individuais do que salas coletivas.

Há três anos, a entidade iniciou suas obras de adequação. Nicodemo explica que o principal objetivo do projeto arquitetônico foi a humanização do ambiente hospitalar, principalmente nos leitos de internação, e a criação da UTI como retaguarda para as equipes médicas. “Fizemos um esboço de uma sala coletiva, com diversos boxes, no entanto, achamos que a cultura do País ainda não está adequada a este padrão, pois o paciente quer conforto e um leito privativo”.

No plano diretor, elaborado pelo hospital, ainda está previsto um terceiro andar, que mudará a configuração da unidade, transferindo todo o setor de diagnóstico e ambulatório para este novo ambiente e deixando as atuais instalações, no térreo da unidade, para a construção de mais leitos.

“O Paulista é um hospital horizontal, o que facilita o fluxo das operações e reduz o custo. Nosso plano diretor está alinhado com o planejamento estratégico e pode sofrer alterações caso ocorra alguma mudança nos planos do hospital.”

Futuro
O modelo de atendimento oferecido por essas unidades se enquadra na tendência de desospitalização, que toma conta do mercado de saúde, seja por questão de custo operacional das unidades ou perfil de doenças . Bitencourt acredita que o número de hospitais dia deve triplicar nos próximos anos, enquanto o crescimento dos hospitais convencionais será menos significativo.

Para Patricia, a simplificação das tecnologias aplicadas às práticas assistenciais, da relação entre espaço e custo e de determinados procedimentos médicos proporcionará a recuperação do paciente em menor tempo, reduzindo também o risco de infecção. Isso permitirá a aplicação de uma arquitetura mais enxuta, simplificada e que priorize o fluxo de pessoas e a segurança do paciente em ambientes menores. “Esta lógica é o caminho para o futuro das instituições.”

Fonte SaudeWeb

Como a etiqueta profissional pode influenciar a área da saúde?

80% das dificuldades enfrentadas por clínicas têm a ver com relacionamento interpessoal e comunicação, ausência de cortesia e bom-senso, negligência na apresentação pessoal, falta de postura profissional, entre outros

A etiqueta corresponde a um conjunto de bons costumes que possibilitam um convívio mais harmônico entre as pessoas. Acredita-se que sua origem esteja associada ao movimento Humanista da Renascença, tendo como alguns influenciadores o educador Erasmo de Rotterdam e o artista, humanista e mestre de cerimônia de banquetes Leonardo Da Vinci, que legaram diretrizes de boas maneiras. No entanto, a palavra etiqueta começou a ser utilizada apenas a partir do século XVII e provém do francês antigo “estiquette”, que eram bilhetes entregues às pessoas que iriam à Corte, contendo orientações de bons modos.

Percebe-se que a origem da etiqueta é antiga, porém ela permanece sendo um recurso atual e importante, pois está respaldada no humanismo, educação e bom-senso, elementos que estabelecem uma convivência mais adequada e agradável entre as pessoas na esfera social e profissional. Maria Aparecida Araújo, especialista em Etiqueta Social e Marketing Pessoal, em sua obra Etiqueta Empresarial (2004) relata que “pesquisas feitas na Universidade de Harvard demonstraram que 15% do sucesso profissional são devidos ao treinamento, capacidade técnica, à inteligência e à habilidade no trabalho. Os outros 85% estão ligados à competência para se relacionar com as outras pessoas e liderá-las com sucesso”.

Ao atuar em Consultoria de Recursos Humanos, mais especificamente em Treinamento de Recepcionistas em Clínicas Médicas, fica evidente esta estatística levantada pela Universidade de Harvard. Ao aplicar diagnóstico de necessidades da recepção de clínicas médicas para estruturar o treinamento, constata-se que cerca de 20% são necessidades de ferramentas administrativas que proporcionarão mais agilidade e eficácia na gestão da recepção e cerca de 80% estão ligados a problemas de relacionamento interpessoal e comunicação, ausência de cortesia e bom-senso, negligência na apresentação pessoal, falta de postura profissional, ou seja, a maior parte das deficiências na recepção de clínicas correspondem a aspectos comportamentais.

Considerando estes percentuais, verifica-se atualmente que investir em um programa de treinamento em etiqueta profissional e marketing pessoal tornou-se um aspecto importante em Clínicas e laboratórios médicos. Pois, profissionais da área de etiqueta estão comprometidos e aptos para proporcionar diretrizes de boa conduta aos recursos humanos que contemplam a estrutura das organizações do âmbito da saúde, possibilitando um ambiente mais favorável para que médicos do corpo clínico exerçam sua vocação de cuidar da saúde dos pacientes. Mais favorável, visto que a etiqueta profissional gera um melhor clima organizacional, eleva o padrão de atendimento ao paciente, há melhorias na convivência entre os colaboradores e torna mais positiva a imagem da empresa aos olhos do paciente.

Fonte: Caroline Pavarine CRA/SC Nº 18922 – Consultora da E-saúde em RH e Etiqueta Profissional (www.portalsaude.com.br)

Por SaudeWeb

Desafio de Farmanguinhos está na tecnologia para a produção de insumo farmacêutico

Para aumentar o portfólio e fortalecer a indústria farmoquímica nacional, o instituto participa ativamente de parcerias de desenvolvimento produtivo

Para garantir aos brasileiros acesso a remédios para diversas enfermidades, o Brasil adota políticas em favor da autonomia produtiva, expressa, principalmente, pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), que é o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde, produzindo cerca de um bilhão de medicamentos por ano, distribuídos gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Farmanguinhos, que atende demandas de programas nacionais e emergências, no Brasil e no exterior, é uma referência no mercado de antirretrovirais, responsável pela regulação de preços.

No mês em que se comemoram o Dia Oficial da Farmácia (5/9) e o Dia da Luta por Medicamentos (8/9), o diretor de Farmaguinhos, Hayne Felipe, explica que, para aumentar o portfólio e fortalecer a indústria farmoquímica nacional, o instituto participa ativamente de parcerias de desenvolvimento produtivo (as chamadas PDPs): “Um dos objetivos das PDPs é fazer com que a indústria nacional passe a receber a tecnologia para a produção do insumo farmacêutico ativo. Esse é um dos maiores desafios para obtermos produtividade frente às grandes indústrias
multinacionais.”

Alguns produtos resultantes desse tipo de acordo são o antiasmático formoterol + budesonida; o Pramipexol, contra a doença de Parkinson; o antirretroviral Atazanavir; o imunossupressor Tacrolimo; e o antituberculostático 4 em 1, que reúne quatro fármacos em um único comprimido (Isoniazida, Rifampicina, Etambutol e Pirazinamida).

Luta contra o HIV
A unidade também produz seis dos 23 medicamentos que compõem o coquetel antiaids: Efavirenz, Lamivudina, Zidovudina, Nevirapina, Estavudina e a combinação Lamivudina+Zidovudina. E, para os pacientes pediátricos, Farmanguinhos está desenvolvendo um medicamento que associa três princípios ativos em um único comprimido: Lamivudina 30mg + Zidovudina 60mg + Nevirapina 50mg. A iniciativa atende à política da Organização Mundial de Saúde (OMS) para estimular o desenvolvimento de medicamentos mais adequados para as crianças.

A evolução da produção de medicamentos utilizados pelo Programa Nacional DST/Aids teve, como marco histórico, a fabricação nacional do antirretroviral Efavirenz, em 2008, resultado do primeiro licenciamento compulsório realizado no Brasil. Outros eventos importantes na história recente do instituto foram o desenvolvimento e produção do Oseltamivir, usado para combater a gripe A (H1N1), em 2009, e o lançamento do antimalárico Artesunato+Mefloquina (ASMQ), no mesmo ano, capaz de curar a malária em até três dias. O medicamento é distribuído gratuitamente no Brasil e sua tecnologia foi transferida para uma empresa indiana para comercialização na Ásia.

A internacionalização da farmoquímica nacional engloba, ainda, a criação da Sociedade Moçambicana de Medicamentos, a Fiocruz África, que começou a operar em julho de 2012 e produzirá 371 milhões de unidades de antirretrovirais e outros medicamentos por ano para atender à população do país africano.

Farmanguinhos, que detém o certificado de Boas Práticas de Fabricação, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produz, atualmente, 45 tipos de medicamentos, entre antibióticos, antiinflamatórios, anfinfecciosos, antiulcerantes, analgésicos, medicamentos contra doenças endêmicas, como malária e tuberculose, antirretrovirais, medicamentos para o sistema cardiovascular, para o Sistema Nervoso Central e direcionados aos pacientes atendidos pelos programas de diabetes e hipertensão.

Fonte: Agência Fiocruz

Por SaudeWeb

2013: como lidar com o dobro da parcela de idosos?

Por George Vidor*

"E transformação ainda maior terá de ocorrer nos sistemas de saúde, que somente serão possíveis se nós começarmos desde já a dar saltos na gestão. Temos menos de duas décadas para pavimentar esse caminho"

Até aproximadamente 2030 o Brasil colherá os frutos do chamado bônus demográfico. Este será o período em que teremos mais brasileiros trabalhando, consumindo, poupando e investindo, simultaneamente. Ou seja, um período em que mais pessoas vão contribuir para a geração de riquezas.

A nossa pirâmide demográfica se transformou em um vaso, em que base é mais estreita que o bojo. Entre os censos de 2000 e 2010 o número de crianças até 14 anos diminuiu em cerca de quatro milhões. São várias as razões para esse fenômeno. Como o país se urbanizou aceleradamente, e ainda se concentrou em grandes metrópoles (metade da população hoje vive em apenas 100 cidades), as barreiras que impediam a entrada da mulher no mercado de trabalho foram caindo. Barreiras culturais, principalmente, Mas a necessidade econômica falou mais alto e a contribuição da mulher para o orçamento da família se tornou essencial.

Trabalhar e cuidar de famílias numerosas, ao mesmo tempo, é missão quase impossível nas grandes cidades. E, vencidas as primeiras barreiras culturais, as mulheres, que eram antes maioria entre os analfabetos, foram progressivamente aumentando sua escolaridade. Na média, hoje têm mais anos de escola que os homens. Só não são maioria na universidade. Ainda.

Ascensão profissional e social, independência financeira, marcas das últimas décadas do século XX que, combinadas à democratização dos métodos contraceptivos resultaram nessa profunda mudança do nosso perfil demográfico. O número de filhos por mulher em idade fértil diminuiu para 1,89, segundo o último censo. É menos do que o número suficiente para reposição da população brasileira. Alguns demógrafos acreditam que não chegaremos a ter mais que 204 milhões de brasileiros.

Seja como for, já é inevitável que a partir de 2030 a parcela de idosos venha a representar o dobro da fatia atual.
 
Como lidar com essa nova realidade? Mudanças urbanísticas, ajustes no mercado de trabalho, sistemas previdenciários terão de passar forçosamente por uma grande transformação. E transformação ainda maior terá de ocorrer nos sistemas de saúde, que somente serão possíveis se nós começarmos desde já a dar saltos na gestão. Temos menos de duas décadas para pavimentar esse caminho. Um tempo relativamente curto. Mas esse é tema para discutirmos no Fórum do Nordeste, que começa no dia 12, em Salvador.

*George Vidor, colunista do jornal O Globo e comentarista econômico da Globonews

**Com o objetivo de promover a troca de informações e o debate sobre tais assuntos, a AHSEB, FEBASE e SINDHOSBA proporcionarão aos diretores e gestores das instituições médico-hospitalares, durante o Fórum Nordeste de Gestão em Saúde, um momento especial no dia 14/09/2012, sobre “As Novas mudanças na Relação entre Prestadores de Serviços e Operadoras de Planos de Saúde” e contará com a presença de representantes da Confederação Nacional de Saúde (CNS), da Agencia Nacional de Saúde (ANS) e dos Hospitais e líderes do setor.

Fonte SaudeWeb

8 aspectos que asseguram informações sobre saúde na web

Saúde é um dos assuntos mais pesquisados na rede. Um estudo da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, revela que dos 278 milhões de acessos diários a páginas de busca na internet no mundo, mais de 12 milhões referem-se ao tema

Muitas pessoas, antes de ir ao médico, ao sentir qualquer sintoma ou até mesmo ao receber o resultado de um exame, consultam o “Dr. Google” e pesquisam sobre o que poderá ser, como prevenir-se de determinadas enfermidades ou até mesmo como tratar determinados sintoma. Você já não ouviu histórias parecidas? Mesmo que o procedimento não seja suficiente para o diagnóstico, a informação científica e ética precisa ser fornecida. Para isso, alguns cuidados precisam ser tomados, pois nem tudo que vemos na internet é verdade. Assim, para minimizar esse problema, a Health On the Net Foundation criou o selo HONcode.

Saúde é um dos assuntos mais pesquisados na rede. Um estudo da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, revela que dos 278 milhões de acessos diários a páginas de busca na internet no mundo, mais de 12 milhões referem-se ao tema.

Este selo é uma garantia da qualidade e veracidade do site da área da saúde. Para que isso seja assegurado, o site passa por um longo processo de certificação, em que serão analisados alguns princípios seguidos pela Health on the Net Foundation. Em todos os projetos da E-saúde, seguimos os princípios da certificação HONCode. São eles:

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Os apoios dados ao site serão identificados claramente, incluindo a identidade das organizações comerciais e não-comerciais que tenham contribuído para o site com ajuda financeira, serviços ou recursos materiais.

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Se a publicidade é uma das fontes de renda do site, isto deverá ser indicado claramente. Os proprietários do site fornecerão uma breve descrição da política de divulgação adotada. Os anúncios e outros materiais promocionais serão apresentados aos visitantes de uma maneira e em um contexto que facilitem diferenciá-los do material original produzido pela instituição gestora do site.

Fonte SaudeWeb

4BIO vai muito além do core business

Como uma empresa relativamente nova no setor e com um vasto mercado ainda a ser galgado – o de medicamentos especiais - tem crescido 60% ao ano? A resposta parece estar em sua capacidade de inovar e apostar em novos nichos

A sociedade que se informa, se agita e se transforma será uma sociedade cada vez mais exigente em termos éticos. A inovação será o elemento definidor entre vitoriosos e derrotados. Nesse mundo fantástico de descobertas diárias, haverá quem delas participe ativamente, capacitando melhor seus profissionais, atendendo primeiro, e melhor, a seus pacientes, gerando conhecimento, descobertas e, a partir delas, viabilizando resultados, inclusive econômicos para países e instituições.” O trecho, de autoria do presidente-executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfama), Antônio Britto, escrito especialmente para a FH, encaixa-se perfeitamente com as diretrizes da 4BIO, que começou sua atuação como distribuidora de medicamentos especiais e hoje já está até no mercado de home care.

“Atender bem e agregar serviços percebendo as necessidades do mercado são os nossos objetivos”, conta o sócio-fundador André Kina, que enxergou, durante um MBA, uma grande oportunidade no segmento de medicamentos de alta tecnologia. Assim, em 2004, criou a distribuidora que cresce em média 60% ao ano e, hoje, fatura R$ 43,5 milhões e projeta alcançar a casa dos R$ 100 milhões em três anos - impulsionada por um portfólio em expansão.

“Nosso objetivo é ser a maior em medicamentos especiais do setor privado brasileiro”, enfatiza Kina, ressaltando que a companhia é, hoje, líder de mercado no segmento de infertilidade e contraceptivos de alto custo.

Considerando a receita das empresas com esse perfil, a Oncoprod, atualmente, é quem ocupa a primeira colocação entre as empresas de logística de medicamentos, com um faturamento em torno de R$ 1 bilhão. Entretanto, a companhia atua também na esfera pública, distribuindo medicamentos fabricados por mais de 50 laboratórios farmacêuticos nacionais e estrangeiros.

Entre os medicamentos especiais, que requerem armazenagem e transporte diferenciado, estão os biotecnológicos. Estes movimentam cerca de R$ 3,8 bilhões por ano, sendo que cerca de 60% das empresas fabricantes dependem de financiamento do governo. Apesar disso, de acordo com Kina, a tendência – com o avanço desses medicamentos no País – é que o governo elimine o distribuidor, efetuando a compra diretamente do laboratório. Por este motivo, o executivo prefere deter-se apenas ao segmento privado, pulverizado por natureza.

Para se ter uma ideia, os principais lançamentos da indústria farmacêutica nos EUA são provenientes da biotecnologia, que utiliza as células e outros organismos vivos para tratar doenças. “A expectativa de participação dos biotecnológicos no mercado americano é de aproximadamente 25% do total. No Brasil não existem dados oficias, mas sabemos que as indústrias e seus lançamentos estão a caminho”, afirma o executivo.

A criação de duas superfarmacêuticas, especializadas em biotecnologia e financiadas em R$ 500 milhões cada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) denotam os esforços do governo em incentivar as pesquisas nessa área. Uma é formada pelos laboratórios Aché, EMS, Hypermarcas e União Química, e outra pelo Biolab, Cristália, Eurofarma e Libbs.

Home Care
Depois de pesquisar modelos semelhantes nos EUA e perceber a demanda por parte de operadoras brasileiras surgiu a 4BIO Home Care, com o intuito de auxiliar os pacientes na aplicação de medicamentos.

Em parceria com o Saútil, a ideia saiu do papel e já é possível agendar a visita de um enfermeiro até o domicílio do cliente. O serviço está sendo ofertado tanto para clínicas, operadoras e pessoas físicas.

“Um dos pacotes que fizemos para a Tempo Saúde gerou uma economia para a seguradora de quase 20%”, conta Kina, lembrando que o preço de um serviço como esse é de R$ 200.

Diferencial
Atenta ao crescimento orgânico e ao desenvolvimento da indústria farmacêutica brasileira, a 4Bio tem investido em serviços que complementam a distribuição que, por si só, exige alta expertise em tecnologia. Um exemplo disso é a nova câmara-fria com um chip capaz de monitorar a temperatura do produto que, em geral, varia de 2 a 8 graus Celsius, a fim de preservar as propriedades terapêuticas do medicamento.

A aplicabilidade dos produtos especiais destina-se a diferentes áreas como: Reprodução humana, Endocrinologia, Oncologia, Pediatria, Neurologia, Oftalmologia, Urologia, entre outros. A logística para a distribuição de tais produtos exige avançado sistema de rastreabilidade e monitoramento 24 horas. De acordo com Kina, a 4BIO realiza entregas em todo o Brasil em até 48 horas por meio de parceiros estratégicos.

A companhia é aúnica do seguimento que possui a certificação de qualidade ISO 9001:2008.

Além da distribuição
-Cursos online gratuitos de gestão de clínicas e consultórios para médicos e profissionais na saúde

-Serviços de home care: disponibiliza gratuitamente em seu website vídeos explicativos para auxiliar o manuseio e aplicação de alguns medicamentos; equipe de enfermagem preparada para sanar eventuais dúvidas; e para pacientes que necessitam de assistência sobre os produtos adquiridos, um profissional da saúde desloca-se até a residência do paciente para auxiliá-lo na aplicação

-Departamento de uso contínuo para doentes crônicos: uma equipe de call center faz o acompanhamento ativo, receptivo e envio dos medicamentos especiais

-Vendas online (e-commerce) e alertas via SMS com informações sobre os pedidos realizados e confirmação das entregas; além de cotação de preços via tablets e smartphones

Fonte SaudeWeb

Concurso Prefeitura de Bertópolis - MG

A Prefeitura de Bertópolis, Estado de Minas Gerais, através da empresa TR Assessoria Pública Ltda, lançou edital de concurso público n° 001/2012, destinado ao provimento de 87 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 4.900,00 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de arrecadação e tributação, auxiliar de contabilidade, auxiliar de distribuição em farmácia, auxiliar de enfermagem, auxiliar de registro e pagamento de pessoal, auxiliar de saúde, auxiliar de serviços gerais, digitador, entre outros.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio do site: www.trconcursos.com.br, entre os dias 28 de agosto a 26 de setembro de 2012. A Prefeitura Municipal de Bertópolis também disponibilizará servidor e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições, no Telecentro comunitário de Bertópolis, situado à Rua Fabrício Mendes de Oliveira S/N – Centro - CEP 39875-000, no horário de 08:00 às 13:00h. As taxas variam de R$ 37,32 a R$ 100,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas e Validade
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, nas Escolas Municipais e/ou Estaduais da sede do Município, em horário definido conforme Edital de Convocação.
 
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal).

Edital / Publicações




Concurso Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG

A Prefeitura de Bela Vista de Minas, Estado de Minas Gerais, através da empresa MSM Consultoria, lançou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 65 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 2.178,29.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de creche, enfermeiro, farmacêutico / bioquímico, motorista, monitor de transporte escolar, nutricionista, professor nível i, psicólogo, supervisor pedagógico, entre outros.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais estarão abertas no período compreendido entre 27 de agosto a 25 de setembro de 2012, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas nos dias úteis, na Prefeitura Municipal de Bela Vista de Minas, situada à Avenida Arthur da Costa e Silva, 70 – Centro – Bela Vista de Minas-MG. Pela internet, podem ser feitas no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br, lembrando que as taxas variam de R$ 44,00 a R$ 100,00.
 
Provas e Gabaritos

As provas serão realizadas provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, podendo ser aplicadas das 08:00 horas às 11:00 horas ou das 14:00 horas às 17:00 horas nas Escolas do Município de Bela Vista de Minas de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Avenida Arthur da Costa e Silva, 70 – Centro – Bela Vista de Minas-MG e no site: www.msmconsultoria.com.br.
 
O gabarito será publicada na data prevista de 29 de outubro de 2012.
 
Validade

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período, sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame.

Edital / Publicações




Concurso Prefeitura de Angelândia - MG

A Prefeitura de Angelândia, Estado de Minas Gerais, abrirá inscrições dia 28 de julho de 2012, para o concurso público N° 01/2012, destinado ao provimento de 66 vagas, com vencimentos que variam de R$ 622,00 a R$ 1.800,00 em carga horária de 20 a 40h semanais. O concurso público será organizado pela empresa Exame Auditores & Consultores LTDA.

Cargos
As chances são para os cargos de assistente social I, auxiliar de enfermagem I, auxiliar de gabinete odontologico I, auxiliar de serviços gerais I, condutor de máquinas leves I, condutor de máquinas pesadas I, condutor de veículos leves I e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br, até 23h59 do dia 27 de setembro de 2012 ou, presencialmente, na Sede da Prefeitura de Angelândia, situada à Rua Generoso Alves Guimarães, nº 78, Centro, CEP 39685-000, Angelândia/MG, no horário de 8h30 às 11h e 13h às 17h. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
A Prova objetiva de Múltipla Escolha está prevista para o dia 28 de outubro de 2012. Além dessa avaliação haverá Prova Prática para condutor máquinas leves I e máquinas pesadas I, condutor de veículos leves I e veículos pesados I, prevista para ser realizada no dia 28 de outubro de 2012. A relação de candidatos inscritos, o local de realização das provas e confirmação de data e horário, serão divulgados até 14h do dia 22 de outubro de 2012.

A divulgação do gabarito da prova objetiva de múltipla escolha será na data prevista de 30 de outubro de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato da Prefeita Municipal.



Concurso HOB - Hospital Odilon Behrens - Belo Horizonte

O Hospital Municipal Odilon Behrens - HOB publicou edital n° 001/2012 de concurso público com o objetivo de preencher 103 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3.759,95 em carga horária de 24 a 40 horas semanais. O concurso será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.

Cargos
Técnico de nível médio: Técnico de serviço de saúde e analista de políticas públicas;
Técnico superior de saúde: Enfermeiro, médico e cirurgião dentista.

Inscrições
A inscrição será realizada via Internet pelo site eletrônico www.magnusconcursos.com.br, a partir das 09:00 do dia 30 de outubro até às 24:00 do dia 28 de novembro de 2012. As taxas variam de R$ 45,00 e R$ 90,00 de acordo com o nível de escolaridade.

O candidato que tiver dificuldade de acesso à Internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente na Magnus Auditores e Consultores Associados, na Avenida Amazonas, 311/3º andar – Centro – Belo Horizonte - MG, no horário de 09:00 às 17:00 de segunda a sexta-feira.

Taxas
Cargos públicos efetivos de nível médio: R$ 45,00;
Cargos públicos efetivos de nível superior: R$ 90,00.

Provas
O certame será desenvolvido em duas fases: a primeira fase, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de provas objetivas de múltipla escolha; a segunda fase, de caráter classificatório, será realizada através de julgamento de títulos.

As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no dia 16 de dezembro de 2012, em local e horário constantes no Comprovante Definitivo de Inscrição.

O gabarito provisório para a conferência do desempenho dos candidatos será publicado até o 3º dia útil após a realização das provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez por igual período, a critério da Superintendente do HOB.



Concurso Exército Brasileiro - 4ª Região Militar (Saúde)

O Comando da 4ª Região Militar (4ª RM), que abrange a área do Estado de Minas Gerais, publicou aviso de convocação para seleção ao serviço militar temporário de Oficial, para o exercício de atividades técnicas especializadas no âmbito do Exército Brasileiro.
 
Cargos: Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários.
 
As inscrições serão efetuadas entre 20 de setembro a 30 de outubro de 2012, no endereço eletrônico www.4rm.eb.mil.br.
 
Além da fase de inscrição, o processo seletivo será constituído de análise curricular e inspeção de saúde. O candidato deverá se apresentar para realizar a análise curricular em um dos endereços a seguir:
 
Belo Horizonte - Comando da 4ª Região Militar (Cmdo 4ª RM). Av. Raja Gabaglia, nº 450, Gutierrez;

Juiz de Fora - 4º Depósito de Suprimento. Av. Pres Antônio Carlos, s/nº, Centro;

Três Corações - Escola de Sargentos das Armas (EsSA).Avenida Sete de Setembro, 628 - Centro;

São João Del Rey - 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth). Ladeira Ten. Villas Boas, s/nº - Centro;

Itajubá - 4º Batalhão de Engenharia de Combate (4º BE Cmb). Praça Duque de Caxias, s/nº, Bairro Varginha;

Pouso Alegre - 14º Grupo de Artilharia de Campanha (14º GAC). Av Mal Castelo Branco, 635 - Santa Filomena;

Montes Claros - 55º Batalhão de Infantaria (55º BI). Av. do Exército s/nº, - Santo Antônio II.
 
O resultado da 1ª pré-seleção dos candidatos selecionados para a análise curricular e entrevista será dado a apartir do dia 20 de setembro de 2012, às 17:00, através do site www.4rm.eb.mil.br.
 
A análise curricular e entrevista serão realizadas, provavelmente, entre os dias 24 e 28 de setembro de 2012, de 2ª a 5ª feiras, das 09:30h às 15:30h e na 6ª feira das 08:00h às 12:00hs, nas Organizações Militares das Respectivas Comissões de Seleção.
 
A divulgação do resultado da 2ª pré-seleção dos candidatos selecionados para a inspeção de saúde está prevista para 5 de outubro de 2012, a partir das 17:00 no site www.4rm.eb.mil.br.
 
A inspeção de saúde será realizada, provavelmente, do dia 23 a 25 de outubro de 2012, nas Organizações Militares (de Saúde) das Respectivas Comissões de Seleção.
 
O prazo de validade do processo seletivo será até a data imediatamente anterior ao início das inscrições do próximo processo seletivo.



Concurso CISMAS - Alto Sapucaí (MG)

Foi publicado edital n° 001/2012 do concurso público de provas para provimento de cargos públicos no Quadro de Pessoal do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS), Estado de Minas Gerais. O concurso será executado através da empresa JCM – Consultoria Municipal Ltda.
 
Haverá 02 vagas para os cargos de Analista de Água e Técnico em Enfermagem (níveis médio e superior), com salários variados de R$ 1.123,25 e R$ 1.276,43 por carga horária de 44h semanais.
 
As inscrições serão efetuadas via internet, através do site www.jcmconcursos.com.br, no período de 08 horas do dia 05 de novembro até às 22 horas do dia 05 de dezembro de 2012. As taxas variam de R$ 50,00 para nível médio e de R$ 70,00 para nível superior.
 
Estará disponível a qualquer interessado um posto de atendimento para inscrição presencial, na Sede do CISMAS, Rua Antônio Simão Mauad, 301 – Bairro Pinheirinho, Itajubá-MG – 37.500-180, no período de 05 de novembro a 05 de dezembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, das 13h e 30min às 17h.
 
Todos os candidatos serão submetidos às provas objetivas que serão realizadas no dia 06 de janeiro de 2013. O horário e local serão informados na ficha de inscrição definitiva e através do site www.jcmconcursos.com.br e na sede do CISMAS. Os gabaritos serão divulgados no dia 07 de janeiro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Edital / Publicações




Concurso CISLESTE (MG)

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (CISLESTE), em Minas Gerais, divulgou o edital nº.001/2012 para realização de concurso público. Estão sendo oferecidas 10 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 1.260,00, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Auxiliar Administrativo, Atendente Administrativo, Técnico em Eletroencefalograma, Auxiliar Administrativo II e Técnico Administrativo.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever do dia 27 de setembro a 29 de outubro de 2012, através do site www.ecapconsultoria.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

A prova objetiva será realizada na data provável de 11 de novembro de 2012, em local e horário que serão estipulados no cartão definitivo de inscrição, que o candidato retirará no site www.ecapconsultoria.com.br, a partir do dia 31 de outubro de 2012.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 12 de novembro de 2012 e o concurso será válido por 2 anos.

Edital / Publicações




Concurso Prefeitura de Apicum Açu - MA

Com a finalidade de preencher 128 vagas, a Prefeitura de Apicum Açu, no Estado do Maranhão, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 4.411,53, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Das vagas existentes, 5% serão destinadas a candidatos habilitados portadores de necessidades especiais.
 
Cargos: Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório de Odontologia, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Bioquímico, Enfermeiro, Médico, Cirurgião Dentista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Operacional de Serviços Gerais, Professor e Supervisor Pedagógico.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 14 de setembro de 2012, na Prefeitura Municipal situada na Av. Candido Reis N.º 05 – Bairro Novo Apicum, Apicum Açu, Estado do Maranhão, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, de segunda a sexta-feira (exceto sábado, domingo e feriado).
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 35,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 30 de setembro de 2012, em locais e horários que serão divulgados das provas no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Apicum Açu– MA e no site: www.institutocoelhoneto.org.br, a partir do dia 24 de setembro de 2012.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 03 de outubro de 2012.
 
O recebimento dos títulos ocorrerá no período de 29, 30 e 31 de outubro de 2012, na Prefeitura de Apicum Açu, situada na Av. Candido Reis N.º 05 – Bairro Novo Apicum, Apicum Açu, Estado do Maranhão. – Apicum Açu/MA, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.
 
A prova prática para os cargos de motorista profissional, Agente Administrativo e Auxiliar Administrativo será realizada na data provável de 31 de outubro de 2012.
 
O concurso será válido por 02 anos, a partir da data da homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município de Apicum Açu/MA.

Edital / Publicações




Concurso Marinha do Brasil

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou edital para realização de concurso público visando a admissão de pessoal para a área da saúde. Serão selecionados 54 profissionais para o quadro de médicos nas áreas de Urologia, Reumatologia, Radioterapia, Radiologia, Psiquiatria, Pneumologia, Pediatria, Patologia Clínica, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Neurologia, Neurocirurgia, Nefrologia, Medicina Nuclear, Medicina Intensiva, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria, Endocrinologia/ Metabologia, Dermatologia, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Cardiologia, Cancerologia e Anestesiologia.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 18 de setembro de 2012 através dos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, bem como presencialmente, nas Organizações Militares da Marinha listadas no edital. A taxa de inscrição será de R$ 45,00 e poderá ser paga até o dia 21 de setembro.
 
A data, local e horário da prova objetiva será divulgado possivelmente em 20 de setembro de 2012, nas organizações responsáveis pela divulgação ou na página da DEnsM na internet.
 
Locais de realização das provas:
 
Rio de Janeiro/RJ - Diretoria de Ensino da Marinha - Rua Visconde de Itaboraí, nº 69 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20010-060 - Tel.: (21) 2104-6006;

Vila Velha/ES - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) - Enseada do Inhoá, s/nº - Prainha - Vila Velha/ES - CEP 29100-900 - Tel.: (27) 3041-5417;

Salvador/BA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 2º Distrito Naval - Avenida das Naus, s/nº - Comércio - Salvador/BA - CEP 40015-270 - Tel.: (71) 3507-3787/3727;

Natal/RN - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 3º Distrito Naval - Rua Aristides Guilhem, nº 331 - Alecrim - Natal/RN - CEP 59040-140 - Tel.: (84) 3216-3440;

Olinda/PE - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) - Avenida Olinda, s/nº - Complexo de Salgadinho - Olinda/PE - CEP: 53010-000 - Tel.: (81) 3412-7615;

Fortaleza/CE - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) - Avenida Coronel Filomeno Gomes, nº 30 - Jacarecanga - Fortaleza/CE - CEP 60010-280 - Tel.: (85) 3288-4716;

Belém/PA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 4º Distrito Naval - Praça Carneiro da Rocha, s/nº - Cidade Velha - Belém/PA - CEP 66020-150 - Tel.: (91) 3216-4022;

São Luís/MA - Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos do Maranhão - Avenida José Sarney, s/nº - Complexo Jenipapeiro/Camboa - São Luís/MA - CEP 65020-720 - Tel.: (98) 2107-0150/0157;

Rio Grande/RS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 5º Distrito Naval - Rua Almirante Cerqueira e Souza, nº 197 - Centro - Rio Grande/RS - CEP 96201-260 - Tel.: (53) 3233-6106;

Porto Alegre/RS - Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre - Rua dos Andradas, nº 386 - Centro - Porto Alegre/RS - CEP 90020-000 - Tel.: (51) 3226-1711 ramais 39 e 42;

Florianópolis/SC - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) - Avenida Marinheiro Max Schramm, nº 3028 - Estreito - Florianópolis/SC - CEP 88095-900 - Tel.: (48) 3298-5075/3024-3411;

Ladário/MS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 6º Distrito Naval - Rua 14 de Março, s/nº - Centro - Ladário/MS - CEP 79370-000 - Tel.: (67) 3234-1232;

Brasília/DF - Serviço de Recrutamento Distrital - Esplanada dos Ministérios - Bloco "N" - Térreo - Prédio Anexo ao do Comando da Marinha - Brasília/DF - CEP 70055-900 - Tel.: (61) 3429-1190;

São Paulo/SP - Comando do 8º Distrito Naval - Rua Estado de Israel, nº 776 - Vila Clementino - São Paulo/SP - CEP 04022-002 - Tel.: (11) 5080-4797/ 4859;

Manaus/AM - Comando do 9º Distrito Naval - Rua Bernardo Ramos, s/nº - Centro - Ilha de São Vicente - Manaus/AM - CEP 69005-310 - Tel.: (92) 2123-2278/2275.
 
A inspeção de saúde será realizada entre os dias 5 de dezembro de 2012 e 11 de janeiro de 2013. Já o teste de aptidão física (TAF) para os candidatos aptos na Inspeção de Saúde será realizado do dia 19 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013.
 
Os candidatos deverão entregar os documentos comprobatórios para a prova de títulos do dia 06 a 08 de fevereiro de 2013.

Edital / Publicações





Concurso UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou edital Nº. 57 para a realização de concurso público visando contratar 13 professores (assistente e adjunto). Os aprovados deverão atuar nos campus Catalão, Jataí, Colemar Natal e Silva e Samambaia, respectivamente Faculdade de Farmácia. A remuneração inicial pode chegar até R$ 7.333,67, com jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.

Inscrição

As inscrições serão feitas pelo site da UFG - www.ufg.br, até às 14 horas do dia 14 de setembro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 93,00 (classe de assistente) e R$ 147,00 (classe de adjunto).

Prova

O concurso será constituído de prova escrita, de títulos, didáticas e as defesas de memorial.
As provas serão realizadas nos seguintes endereços:
 
Campus Catalão - CAC/UFG - Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, nº 1.120 - Setor Universitário - Catalão-GO, fone: (64) 3441-5303/3441-5336, no e-mail: secretariaadministativa.cac@gmail.com e no site: www.catalao.ufg.br, das 8h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min;

Campus Jataí - CAJ/UFG - Rua Riachuelo, Nº. 1530, Setor Samuel Graham - Jataí-GO, fones: (64) 3606-8102/3606-8103 fax (64) 3632-0001 - e-mail: rhcajufg@yahoo.com.br - site: www.jatai.ufg.br, das 08h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min;

Faculdade de Farmácia - FF/UFG - Av. Universitária, esq. com 1ª Avenida, Setor Universitário - Goiânia-GO, fone: (62) 3209-6044 fax: (62) 3209-6037 - e-mail: mmarquesfernandes@gmail.com - site: www.farmacia.ufg.br, das 08h00min às 12h00min;

Faculdade de Odontologia - FO/UFG - Campus I - Colemar Natal e Silva Praça Universitária esquina com 1ª. Avenida, s/n - Goiânia-GO, fone/fax: (62) 3209-6325 - e-mail: foufg.secretaria@gmail.com - site: www.odonto.ufg.br, das 8h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min;

Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFG - Campus II - Samambaia - Goiânia-GO, fone (62) 3521-1487/1078 fax (62) 3521-1190 - e-mail: tiv@icb.ufg.br - site: www.icb.ufg.br, das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 16h30min.

Validade

O concurso será válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, contado a partir da data de publicação da homologação.




Concurso Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás

A Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás, publicou extrato do edital nº. 001/2012 para realização de concurso público oferecendo 76 vagas, sendo 36 imediatas e 40 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 10.000,00, com carga horária de 30 e 40 horas semanais.

Cargos

Chefe de Campo, Auxiliar de Serviços Gerais (Gari), Operador de Máquinas, Merendeira, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Edemias, Porteiro Servente, Agente Arrecadador, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal da Vigilância Sanitária, Gestor de Resíduos, Fiscal de Postura, Médico (cirurgião e clínico geral), Procurador do Município, Odontólogo, Enfermeiro e Gestor Público.

Inscrição

As inscrições foram reabertas, podendo ser realizadas através do site www.fundaso.com.br, até o dia 27 de setembro de 2012, mediante o pagamento de taxa:
 
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00 e 100,00.
 
Lembrando que os portadores de deficiência têm assegurado o direito de inscrição no presente concurso público.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 27 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados no mural da Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás – GO, e no comprovante definitivo disponível na internet, endereço eletrônico: www.fundaso.com.br.
 
O gabarito preliminar será afixado em mural da Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás - GO e divulgado na internet, endereço eletrônico: www.fundaso.com.br.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período.




Concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, publicou edital n° 03/2012 de concurso público para o ingresso nos cargos da Secretaria Municipal de Saúde. Com o certame, serão providas 490 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.246,11.

Cargos
- Profissional de Saúde - Nível Superior: Ciências Biomédicas (8), Enfermagem (79), Farmácia (19), Medicina (104), Medicina Veterinária (3), Nutrição (7), Odontologia (38), Psicologia (17);
- Assistente Técnico de Saúde - Nível Médio/Técnico: Técnico em Análises Clínica e Laboratório (4), Técnico em Enfermagem (148), Técnico em Higiene Dental (2), Técnico em Radiologia (2);
- Auxiliar Técnico de Saúde - Nível Fundamental: Auxiliar de Consultório Dentário (59).

Inscrições
O concurso será realizado pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás, que disponibilizou sua página web para inscrição. As inscrições serão realizadas de 28 de agosto até às 23h59min do dia 20 de setembro de 2012 através do endereço www.cs.ufg.br.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC prestará atendimento aos candidatos interessados, nas seguintes unidades: Centro, situado na Rua João Batista de Toledo, nº. 16, Centro, telefone (62) 3545-5828 e 3545-5829; Garavelo, situado na Avenida Igualdade, Praça da Igualdade, Setor Garavelo, telefone 3545-6032; Nova Cidade, situado na Avenida 21 de Abril, APM 02, Nova Cidade, telefone 3545-4868, todos em Aparecida de Goiânia no horário das 8h às 17h30min, exceto sábados, domingos e feriados.

Taxas
As taxas variam de R$ 45,00 para cargos de nível fundamental, R$ 65,00 para nível médio e de R$ 85,00 para cargos de nível superior.

Provas
O concurso será realizado em etapa única, com prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos a ser realizada na data prevista de 21 de outubro de 2012.

A distribuição dos candidatos nos locais de realização das provas será feita a critério do Centro de Seleção da UFG, conforme disponibilidade e capacidade dos locais. A critério do Centro de Seleção da UFG, as provas do concurso poderão ser realizadas nas cidades de Aparecida de Goiânia e/ou Goiânia-GO.

A aplicação da prova terá início às 13h e término às 17h. Os portões dos locais de sua realização serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Edital / Publicações