Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de maio de 2014

Redução de estômago: hospital realiza palestra gratuita para esclarecer mitos e verdades sobre a cirurgia

Foto: Divulgação
Além de esclarecer dúvidas, evento possibilita a troca de experiências entre pacientes que passaram pelo processo cirúrgico e futuros candidatos
 
Amanhã (28/05), às 19h, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, irá realizar palestra sobre “cirurgia de redução de estômago”. Gratuita e aberta ao público, o bate-papo acontece sempre na última quarta-feira de cada mês, no Centro de Convenções da Instituição.

Ministrado pelos gastroenterologistas e cirurgiões bariátricos Ligia Vaz Guimarães e Paulino Afonso, o evento é dirigido às pessoas com interesse no procedimento cirúrgico. Durante a reunião são abordadas questões como: principais indicações, diferentes técnicas, recomendações pré e pós-operatório e cuidados com a alimentação.

O encontro conta também com o apoio da equipe de nutrição do hospital e com a participação de pessoas que passaram pela operação. Segundo a médica, o objetivo é informar sobre os benefícios da cirurgia, apontar os cuidados necessários e explicar os riscos a cerca do procedimento. “Além disso, o encontro é uma excelente oportunidade de ouvir o depoimento de pacientes que já se submeteram ao procedimento”, esclarece Dra. Ligia Vaz Guimarães.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 5084-7201.

Serviço: Palestra Gratuita “Cirurgia da Obesidade”

Próxima data: 28/05, às 19h

No Centro de Convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Rua Borges Lagoa, 1.450, Vila Clementino, São Paulo/SP

Informações para a imprensa:
 
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3093-3617 / 3093-3609
Inês Castelo - ines@tree.inf.br
Diego Palmieri – diego.palmieri@tree.inf.br
Mais informações e inscrições: (11) 5084-7201

Entenda a Hepatite B

Reprodução
Sangue e fluidos corporais levam ao contágio
 
Hepatite B
A hepatite B é uma infecção nas células do fígado causada pelo vírus da hepatite B. Ela é transmitida através do contato com sangue ou fluidos corporais de alguém infectado.
 
A transmissão pode ocorrer via transfusões de sangue, agulhas contaminadas, instrumentos cirúrgicos e odontológicos, relação sexual ou após o parto. Só é possível contrair este vírus pelo contato com o sangue. Portanto, ele não é transmitido pelo beijo, abraço, tosse, espirros, copos, talheres e pratos. Este vírus é menos facilmente transmitido do que o da hepatite A.
 
Tome cuidado: se os instrumentos usados pela sua manicure estiverem contaminados, eles poderão transmitir a infecção caso haja algum corte ou machucado em suas mãos e pés. O vírus da hepatite é bastante resistente. Ele pode sobreviver sete dias em ambiente externo e atingir de 5% até 40% das pessoas não vacinadas. Ou seja, o risco é maior do que o de se contrair hepatite C (varia de 3% a 10%) e AIDS (varia de 0,2% a 0,5%).
 
É possível ter hepatite B e não saber. Se você não apresentar nenhum sintoma, vai achar que está apenas gripado. Enquanto isso, o vírus vai inflamando seu fígado e você pode ser um transmissor da doença. Se o vírus não for embora do seu corpo, você terá o que se chama de hepatite crônica. Bebês têm uma maior tendência para desenvolver este tipo de hepatite. Já a maioria dos adultos tem hepatite A por pouco tempo, a chamada hepatite aguda.
 
Como é o contágio da hepatite B?
A transmissão pode ocorrer pelo sangue, sêmen ou fluidos vaginais (inclusive pelo sangue da menstruação). Assim, os meios de transmissão podem ser as transfusões de sangue, agulhas contaminadas, instrumentos cirúrgicos e odontológicos, relação sexual ou após o parto. Ou seja, você poderá se infectar se:
 
- Fizer sexo sem camisinha. O vírus pode entrar no corpo via alguma ferida no reto, na uretra, na vagina ou também pela boca
 
- Dividir seringas para injetar drogas. O vírus entra diretamente na corrente sanguínea
 
- Fizer piercing ou tatuagem em local sem higiene
 
- Dividir sua escova de dente ou outros objetos pessoais, como alicates de unhas, navalhas e barbeadores com uma pessoa contaminada
 
- Trabalhar em locais onde existem pessoas contaminadas como hospitais ou laboratórios de análises clínicas e vier a entrar em contato com o sangue delas
 
- Bebês podem contrair o vírus de suas mães no momento do parto. A amamentação no peito, porém, não é um canal transmissor de hepatite B
 
Quais os sintomas?
 
- Sensação de muito cansaço
 
- Febre branda
 
- Dor de cabeça
 
- Falta de apetite
 
- Enjôo ou ânsia de vômito
 
- Dor de estômago
 
- Diarréia
 
- Dor muscular e nas juntas
 
-  Urticária
 
- Pele, olhos e mucosas amareladas (icterícia). Este sintoma só aparece depois que os demais começam a ir embora Lembre-se: a maioria das pessoas com hepatite B crônica não apresenta sintomas.
 
O que acontece com seu corpo?
Os sintomas desta infecção geralmente aparecem entre dois e três meses após a pessoa ter sido contaminada pelo vírus. Em alguns casos, porém, os sinais da doença podem demorar até seis meses para aparecerem.

A maioria das pessoas tem uma infecção aguda e de curta duração. Nela, é comum que os doentes comecem a se sentir melhor entre a segunda e a terceira semana após o início dos sintomas. Em um ou dois meses, já estará totalmente recuperado. Isso acontece porque é comum que as pessoas desenvolvam anticorpos contra o antígeno da hepatite B, que os protege do vírus. Só alguns poucos adultos, especialmente os mais idosos, têm sintomas que duram mais tempo.
 
Cerca de 25% dos pacientes que estão com hepatite B aguda sentem dor nas articulações e apresentam erupções na pele, como brotoejas. Também podem aparecer urticária na pele, inchaço dos lábios, língua, laringe ou outros tecidos corporais, além dores abdominais.

Na infecção por hepatite B de longo prazo, a chamada hepatite crônica, o paciente fica com o vírus por pelo menos seis meses em alguns casos, pode ficar com ele pelo resto da vida. Quanto mais novo você é infectado pelo vírus, maiores serão as chances de desenvolver a hepatite crônica.
 
- Mais de 90% das crianças que são infectadas durante o parto desenvolvem hepatite B crônica
 
- Cerca de 30% das crianças que são infectadas entre um e cinco anos de idade desenvolvem a infecção crônica
- Cerca de 6% das crianças mais velhas, adolescentes e adultos apresentam a infecção crônica

Ainda que algumas pessoas que desenvolvem a hepatite B crônica não apresentem maiores complicações, entre 15% e 25% delas morrem de cirrose ou de câncer de fígado.

Os riscos de desenvolver um câncer de fígado após uma hepatite B crônica são maiores para homens, pessoas acima de 40 anos que tenham cirrose ou hepatite C e que apresentem um histórico familiar de câncer neste órgão

Outros problemas, mais incomuns, podem aparecer relacionados à hepatite B:
  • Infecção pelo vírus da hepatite D
  • Hepatite fulminante
  • Inflamação dos vasos sanguíneos, que pode levar a doenças no rim, artrite, dores abdominais, inflamação de nervos e doença de Raynaud
Pessoas com hepatite B que usem drogas injetáveis ou que mantenham relações sexuais com múltiplos parceiros têm maiores chances de contrair hepatite C e AIDS.

Hepatite B em mulheres grávidas
A recomendação é que as mulheres se imunizem contra a hepatite B e também contra a A, por meio da vacina, caso elas ainda não tenham adquiridos os anticorpos. Contra a hepatite C, no entanto, não há como se proteger. Caso a grávida já seja portadora do vírus das hepatites B ou C, deve conversar com seu médico. Ele indicará quais atitudes específicas devem ser tomadas para proteger a mãe e seu bebê. A rede pública brasileira oferece vacinação gratuita contra hepatite B para recém-nascidos, crianças e adolescentes de até 19 anos. Alguns grupos de risco também conseguem vacinação gratuita. O mais comum é que as grávidas consigam a vacinação apenas na rede privada.

O que aumenta o risco de contrair hepatite B?
  • Fazer sexo sem preservativo
  • Ter mais de um parceiro sexual
  • Ter algum tipo de doença sexualmente transmissível
  • Compartilhar agulhas ou outros equipamentos, seja para utilização de drogas injetáveis, seja para o uso diário (alicates, navalhas, escovas de dente)
  • Fazer piercings e tatuagens em local pouco higienizados
  • Lidar com sangue e outros fluidos corporais. Ou seja, médicos, dentistas, enfermeiras, técnicos de laboratórios e estudantes da área de medicina têm maiores chances de contrair hepatite B
  • Morar com alguém que tem hepatite B crônica
Contágio e período de incubação
Em média, os sintomas aparecem entre dois e três meses após a pessoa entrar em contato com o vírus da hepatite B (período de incubação). Substâncias como sangue, sêmen e fluidos vaginais (inclusive o sangue da menstruação) são altamente contagiosos durante este período de aparição dos sintomas.

Cuidado: o sangue e outros fluidos corporais, mesmo depois de secos, podem ser vetores de contágio por mais de uma semana.

Como diagnosticar a hepatite B?
Através de um simples exame de sangue solicitado pelo seu médico. Dependendo do caso, se ele desconfiar que seu fígado tenha alguma lesão, poderá pedir uma biópsia.

Exames
Ao chegar a seu médico, ele lhe fará um exame físico, pedirá um teste de sangue e lhe fará algumas perguntar para checar se você está dentro de algum grupo de risco. No exame de sangue, será possível checar:

A presença de antígenos e anticorpos, que irão determinar se você foi ou não infectado pelo vírus VHB, se você está imunizado, se tem alguma infecção crônica no fígado ou se está sujeito a transmitir a doença para outras pessoas

Se não for o vírus B, os exames vão procurar pelos demais: hepatite A, hepatite C ou Epstein-Barr (que causa a mononucleose)

Se não for uma causa viral, há testes que determinam qual é o motivo da infecção no fígado
Se você além de estar com o vírus da hepatite B, também está com o da hepatite D

E ainda a presença das seguintes substâncias:
 
Bilirrubina. Quando esta substância aparece no sangue, pode indicar que você está com hepatite

Albumina. Baixa quantidade desta proteína no sangue a principal da circulação sanguínea pode indicar hepatite ou outros problemas no fígado

Tempo de protrombina. Este exame mede o tempo que o sangue leva para coagular. Se o tempo para a coagulação for elevado, ele pode indicar que o paciente está com hepatite. A falta de vitamina K no sangue também eleva o tempo de protrombina

A Alanina aminostransferase (ALT) é uma enzima produzida nas células do fígado. Ela também é feita por outros órgãos, mas encontra-se em maior quantidade no fígado. O dano hepático libera esta substância no sangue e isso pode ocorrer em todos os tipos de hepatite: A, B e C. Quando o fígado está lesionado, o nível dessas enzimas na corrente sanguínea se eleva

Aspartato aminostransferase (AST) é um enzima presente em vários tecidos do corpo como fígado, rim, coração, músculos e também no cérebro. Ela é liberada no sangue quando estes órgãos estão com algum tipo de lesão. A quantidade de AST presente na corrente sanguínea está diretamente relacionada ao tamanho do ano no tecido. Quanto mais AST no sangue, mais grave é a lesão no órgão

Fosfatase alcalina diz respeito a uma família de enzimas produzidas nos dutos da bílis, no intestino, no rim, na placenta e nos ossos. Quantidades altas de fosfatase no sangue indicam problemas nos dutos biliares e, conseqüentemente, danos no fígado. Como ela também é produzida nos ossos, no entanto, também pode indicar problemas nestes tecidos

Desidrogenase lática (LDH) é uma enzima também. Mas como muitas doenças podem causar a elevação desta substância no sangue, o médico precisará pedir os outros testes acima citados para comprovar ou descartar a infecção por hepatite A

Exames de imagem:
  • Ultra-som abdominal
  • Tomografia computadorizada
  • Biópsia do fígado Se existir o risco de câncer de fígado, será necessário um exame para checar a presença de alfa fetoproteina. Se o nível desta substância for elevado, pode indicar que as células são cancerígenas.
Como tratar a hepatite B?
Na maioria dos casos, a doença vai embora sozinha. É possível, no entanto, amenizar os sintomas através de descanso, alimentação saudável, ingestão de líquidos, com exceção do álcool. No caso da hepatite crônica, seja ela do tipo B ou do tipo C, existem remédios e associações de remédios. A médica hepatologista Edna Strauss, membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, lembra, no entanto, que os tratamentos são prolongados, custosos e geralmente têm efeitos colaterais importantes, o que faz com que o paciente necessite de cuidados médicos constantes. A hepatite B crônica pode lesionar seriamente o fígado. Em casos deste tipo, pode ser necessário um transplante de fígado.

Tratamento
Não é preciso tomar remédios, pois, na maioria dos casos, a infecção vai embora sozinha. Comer bem e beber muita água ajudam o corpo a se recuperar mais rapidamente. Para amenizar os sintomas, o médico pode receitar também remédios contra dores, febre e enjôo. A hepatite A não causa problemas crônicos no fígado e nada menos do que 99% das pessoas que a contraem se recuperam.

Pegue leve
Os doentes devem poupar energia reduzindo as atividades diárias, mas isso não significa que devam passar o dia deitados na cama. O ideal é que você não vá à escola ou ao trabalho por alguns dias até a recuperação total. Quando começar a se sentir melhor, você pode voltar às atividades diárias, mas de forma gradual. Não tente fazer isto antes de estar totalmente recuperado, pois poderá ter uma recaída.

Alimente-se bem
Mesmo que a doença traga perda de apetite, é importante que você se alimente bem. Isso não significa que você deve comer grandes quantidades, mas sim que precisa fazer pequenas refeições saudáveis e nutritivas. É recomendável também caprichar nas refeições matinais, especialmente no café da manhã, e comer alimentos mais leves no período da noite.

Hidrate-se
É essencial manter o corpo hidratado, principalmente se você sentir náuseas e vomitar. Beba muita água. Se gostar, tome também água de coco, uma bebida natural com alto poder de hidratação. Sucos de frutas e isotônicos (bebidas para esportistas que repõem perdea de sais minerais) também são recomendados.

Fuja do álcool e das drogas
Por atacar diretamente o fígado, a hepatite prejudica a capacidade do órgão de quebrar as moléculas de certos medicamentos e do álcool, reduzindo, assim, seu poder de digestão. Ingerir remédios drogas ilegais e álcool pode fazer com que a inflamação se prolongue e os danos ao fígado poderão ser mais sérios.

Tente não se coçar
Às vezes a hepatite A pode causar uma forte coceira pelo corpo. Como se coçar não ameniza a coceira e pode, inclusive, causar lesões na sua pele, segure-se e não se coce! Se a coceira estiver muito forte, seu médico lhe indicará um remédio. Os mais indicados são os quelantes de sais biliares, dentre eles, a colestiramina.

Se você tiver a hepatite B crônica, visite seu médico regularmente
Se você adquirir hepatite B crônica, seu medico lhe recomendará a vacinação contra a hepatite A no caso de você ainda não ter anticorpos, nem ter sido vacinado contra esta doença. Você também precisará ir ao médico regularmente para que ele faça um acompanhamento da evolução da doença. É preciso checar sempre as condições de seu fígado e verificar se o vírus não está se multiplicando de forma a comprometer o funcionamento do órgão. A hepatite crônica pode levar a cirrose e ao câncer de fígado.

Cirurgia
Um número muito pequeno de pessoas, geralmente as que já têm algum tipo de doença crônica no fígado, ou então idosos, pode desenvolver lesões sérias no fígado quando contraem o vírus hepatite A. É a chamada hepatite fulminante, que pode levar a morte. Neste caso, o transplante de fígado pode salvar o doente.

Outros tipos de tratamentos
Aquelas pessoas que sofrerem com vômitos, náuseas e desidratação graves precisarão ser hospitalizadas para receber medicação intravenosa (por meio de injeções aplicadas diretamente nas veias).

Hepatite crônica tratamentos
O tratamento para a hepatite B dependerá do quão ativo está o vírus em seu corpo e se o seu fígado corre o risco de lesões mais sérias, como a cirrose. A hepatite aguda geralmente se cura sozinha, e o tratamento em casa é indicado para aliviar os sintomas e prevenir contra uma possível cronicidade da doença. Já para a hepatite crônica, seja ela do tipo B ou C, não existe cura, mas sim controle. Na maioria das vezes ele é feito por meio de medicamentos chamados de anti-virais. Alguns dos medicamentos são a Lamivudina, o Adefovir e o Entecavir, que também são utilizados no tratamento da AIDS, e atacam diretamente o VHB.

Os tratamentos com estes remédios, no entanto, são caros, prolongados e com muitos efeitos colaterais. Além disso, o vírus pode se tornar resistente aos medicamentos, e a doença reaparece assim que o uso deles é suspenso. Um número grande de pacientes com essas doenças consegue levar uma vida normal, sem maiores complicações. Em alguns casos, quando a doença já está presente há pelo menos 20 anos, o fígado pode acabar comprometido, chegando ao estado da cirrose. Aí pode ser necessário um transplante. Tumores do fígado, chamados de hepatomas, também podem aparecer nos pacientes com a doença crônica.

Como evitar o contágio da hepatite B?
A melhor forma de evitar a hepatite é por meio da vacinação. Diferentemente da hepatite A, que requer duas injeções, são necessárias três doses para ficar imune à hepatite B. Se tomada da maneira correta (três injeções), ela tem um poder de proteção de 95%, por nada menos do que 15 anos. No caso de recém-nascidos, a primeira dose deve ser aplicada na maternidade, nas primeiras 12 horas após o nascimento. A segunda é dada 30 dias depois da primeira e, a terceira, 180 dias após a primeira dose. Em crianças, adolescentes e adultos, o intervalo também é o mesmo.

Outras formas de evitar o contágio e de espalhar o vírus são:
  • Sempre usar camisinha nas relações sexuais
  • Não compartilhar agulhas
  • Se você lida com sangue, sempre use luvas descartáveis
  • Não compartilhar escovas de dente, alicates, barbeadores e outros objetos cortantes e de uso pessoal Se você desconfiar que entrou em contato com o vírus antes de tomar as três doses da vacina, poderá pedir ao seu médico que receite uma dose de imunoglobulina da hepatite B. E depois as três doses da vacina.
É importante que, no caso de contato com uma agulha contaminada, a imunoglobulina seja aplicada até sete dias após o ocorrido. Se o contato for via ato sexual, o tempo para tomar esta substância é um pouco maior, até duas semanas após o contágio. Assim como em outras doenças, quanto mais cedo você receber o tratamento, maior será a eficácia.

Quando procurar um médico?
É preciso buscar ajuda médica rapidamente se a pessoa que está infectada com o vírus da hepatite A ficar seriamente desidratada, com vômito constante.

Os seguintes sinais também podem indicar que o paciente está com o fígado muito infeccionado e comprometido:
  • Irritação extrema
  • Raciocínio confuso
  • Muita sonolência
  • Perda de consciência
  • Inchaço pelo corpo, especialmente nas mãos, rosto, pés, tornozelos, pernas, braços e abdômen
  • Sangramento no nariz, boca e reto (fezes com sangue)
É importante buscar ajuda médica porque todas as formas de hepatite viral possuem sintomas muito parecidos. Só o exame de sangue poderá identificar qual o tipo de vírus contraído pelo doente. Quem você deve procurar?

- O médico da família
 
- Pediatra (no caso de crianças)

Se mais complicações surgirem, talvez seja preciso procurar:
  • Um gastroenterologista
  • Um hepatologista (especialista em doenças do fígado)
  • Um especialista em doenças infecciosas 
Minha Vida

'50 Tons de Cinza' aumentou número de DSTs, diz médica

Getty Images
De acordo com Charlotte Jones, a trilogia erótica fez com que pessoas mais velhas explorassem a sexualidade esquecendo-se da prevenção

O  aumento de doenças sexualmente transmissíveis entre pessoas com mais de 50 anos pode ter relação com a trilogia erótica 50 Tons de Cinza, segundo a médica Charlotte Jones, presidente do Comitê da Associação Médica Britânica. Isso porque a leitura teria levado essas pessoas a serem mais confiantes e aventureiras na cama. Os dados são do jornal Daily Mail.

“Quando se trata de se esquecer do sexo seguro sempre pensamos na vulnerabilidade dos jovens. Mas há o efeito do livro 50 Tons de Cinza, que faz com que pessoas mais velhas explorem mais, mas não necessariamente se lembrando de usar um preservativo. Qualquer pessoa, de qualquer idade, que entra em novos relacionamentos deve pensar sobre o sexo seguro e, particularmente, sobre o papel dos preservativos. As pessoas precisam tomar cuidado”, alertou.
 
Segundo Charlotte, os médicos começaram a ver mais casos de gonorreia, sífilis e clamídia nos últimos tempos e a profissional aconselha procurar ajuda caso note qualquer sintoma ou alteração nos órgãos sexuais. De acordo com o site do médico Drauzio Varella, a gonorreia provoca sintomas mais aparentes nos homens, com secreção purulenta, ardor e eritema (vermelhidão ocasionada por vasodilatação). Nas mulheres, pode ser assintomática.
 
Já a sífilis se divide em três estágios: primário, secundário e terciário. No primeiro, de acordo com o médico, aparecem pequenas feridas nos órgãos genitais. A sífilis secundária traz “manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e plantas dos pés, febre, dor de cabeça, mal-estar e inapetência”, entre outros. E o estágio terciário compromete o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular, além de causar lesões na pele e nos ossos.
 
A clamídia, segundo o site do médico, é a doença sexualmente transmissível (DST) de maior prevalência no mundo. “A infecção pode ser assintomática. Quando os sintomas aparecem são parecidos nos dois sexos: dor ou ardor ao urinar, aumento do número de micções, presença de secreção fluida. As mulheres podem apresentar, ainda, perda de sangue nos intervalos do período menstrual e dor no baixo ventre”, explica o site.
 
Terra

Cortar calorias pode evitar que câncer de mama se espalhe

Getty Images
Segundo estudo, dieta pode diminuir as chances
de o câncer se espalhar por meio do fortalecimento
 do tecido que envolve o tumor
Estudo mostra que um tipo agressivo de câncer de mama pode ser contido com dieta de baixas calorias
 
Cientistas descobriram que cortar calorias reduz a probabilidade de que um tipo de câncer de mama migre para outros órgãos. A doença em questão é o câncer triplo-negativo, uma das formas mais ameaçadoras e menos sensíveis ao tratamento padrão. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Uma teoria é que uma dieta com menos calorias pode diminuir as chances de o câncer se espalhar por meio do fortalecimento do tecido que envolve o tumor.
 
Muitas pacientes com câncer de mama são tratadas com terapia hormonal e esteroides, para neutralizar os efeitos colaterais da quimioterapia. No entanto, ambos os tratamentos podem alterar o metabolismo, o que pode impulsionar o ganho de peso, com a média de mulheres engordando cerca de 5 quilos no primeiro ano de tratamento. Estudos anteriores mostraram que estar acima do peso faz com que o tratamento seja menos efetivo.
 
O estudo usou testes em ratos. Os animais em dieta tiveram diminuição na produção das microRNAs 17 e 20, moléculas que têm um papel vital em influenciar vias responsáveis por muitos processos da doença.
 
Nicole Simone, líder da pesquisa pela Thomas Jefferson University, na Filadélfia, já havia descoberto anteriormente que a restrição de calorias impulsiona a efetividade da terapia de radiação. “A restrição calórica promove mudanças epigenéticas no tecido mamário, que ajuda a manter uma matriz extracelular forte”, afirma.
 
A especialista explica que, com uma matriz forte, cria-se uma espécie de “gaiola” ao redor do tumor, fazendo com que seja mais difícil as células escaparem para outras partes do copo. As descobertas podem ajudar no desenvolvimento de novas drogas para este tipo de câncer. 
 
Terra

5 curas inesperadas para problemas comuns de saúde

A visão popular é a de que só existe duas maneiras de curar uma doença: ir ao médico e fazer qualquer que seja o tratamento que ele lhe prescrever, ou procurar o seu xamã local para fazer qualquer outro tratamento alternativo com óleos, serpentes e fumaça
 
Na realidade, no entanto, há uma abundância de opções entre os extremos da medicina moderna e da loucura da Nova Era.
 
Confira:
 
Exame do toque retal dura apenas 15 segundos e salva vidas
Reprodução
5. Dedo no traseiro cura soluço
Não, não é zoeira.
 
Existem milhares de remédios caseiros para soluço, com diferentes níveis de eficácia. Você pode segurar a respiração até que seu diafragma “se reprograme”. Você pode levar um susto. Você pode até mesmo comer uma colher de açúcar. No entanto, a verdadeira melhor maneira de se livrar desse monstrinho odioso é, segundo a ciência, uma boa massagem retal.
 
Parece que os soluços são intimamente ligados com o nervo vago, que corre do cérebro ao diafragma até o reto. O nervo interage com outros perto do diafragma, criando a irritante experiência do soluço. Uma forma moderadamente certa de realmente acalmar esse nervo é confundi-lo com superestimulação (como assustar alguém para fazer todo o seu corpo estremecer). A maneira mais eficaz de fazer isso, porém, é acessando-o manualmente. O que, é claro, significa enfiar um dedo no seu traseiro.
 
Os pesquisadores orgulhosos por trás dessa descoberta ganharam um prêmio Ig Nobel por terem inventado uma “massagem retal digital” para estimular o nervo vago. Para quem não deseja ser tocado tão intimamente por um robô, pode usar um simples dedo humano. Ficar com soluço até ele passar sozinho não parece tão ruim agora, né?
 
Reprodução
4. Sprite cura ressaca 
As pessoas recorrem a todos os tipos de remédios para aliviar a ressaca, desde comer um café da manhã gorduroso a tomar chás de ervas chinesas com famosas “fórmulas antigas” de místicos do Oriente.
 
Para ver se algum deles tinha fundamento, os cientistas testaram um monte de bebidas populares em busca de uma que realmente curasse ressaca. O vencedor foi um elixir criado pelos artesãos de cura do modesto grupo Coca-Cola chamado “Sprite”.
 
A razão deste refrigerante comum aliviar a ressaca está em uma química complicada. A ressaca não está diretamente relacionada com o álcool em si – as coisas horríveis que você sente depois de uma maratona alcoólica são devido ao acetaldeído, um subproduto metabólico do álcool.
 
Armados com este conhecimento, pesquisadores da Universidade de Yat-Sen, em Cantão, na China, testaram uma variedade de bebidas para ver quão bem elas derrotavam o acetaldeído, e a Sprite foi a que se saiu melhor (juntamente com água saborizada, no caso de você pensar que tudo isso é apenas propaganda da Coca).
 
Os chás de ervas místicas da China pioraram o problema, caso você esteja se perguntando.
 
Não há cura para o resfriado comum, e não há praticamente nada que você possa fazer para evitar um. Beba todo o suco de laranja que puder e tome todos os suplementos de vitamina C que encontrar – eles fazem muito pouco ou nada para impedi-lo de ficar doente. Felizmente, essa está longe de ser sua única opção para afastar o resfriado.
 
De acordo com o American Journal of Public Health, o álcool pode diminuir sua suscetibilidade às doenças respiratórias como o resfriado comum. Infelizmente, isso não é um convite para se embebedar todo dia. Há, de fato, algumas circunstâncias muito específicas para que o álcool tenha efeito: você não pode ser um fumante, e precisa manter o consumo em um nível moderado. Afinal, encher a cara pode até te livrar de um resfriado, mas também pode te dar cirrose.
 
Pesquisadores acreditam que a razão do álcool parar a doença é sua química, ou seja, a capacidade do etanol de aumentar os nossos níveis de monofosfato cíclico de adenosina a um grau que permite que os nossos corpos combatam os sintomas de forma muito mais eficiente.
 
É importante notar que nem todo cientista concorda veementemente com esse argumento. Um estudo espanhol revelou que o consumo de cerveja e destilados não teve correlação alguma com o risco de contrair resfriado. No entanto, o vinho tinto pareceu ajudar, embora os pesquisadores tenham sido rápidos em apontar que há uma chance de ser apenas coincidência.
 
Mesmo esses resultados mistos significam que o álcool tem um registro científico melhor que suplementos caros no que diz respeito à prevenção do resfriado.
 
Reprodução
3. Bebida alcoólica cura resfriado
Não há cura para o resfriado comum, e não há praticamente nada que você possa fazer para evitar um. Beba todo o suco de laranja que puder e tome todos os suplementos de vitamina C que encontrar – eles fazem muito pouco ou nada para impedi-lo de ficar doente. Felizmente, essa está longe de ser sua única opção para afastar o resfriado.
 
De acordo com o American Journal of Public Health, o álcool pode diminuir sua suscetibilidade às doenças respiratórias como o resfriado comum. Infelizmente, isso não é um convite para se embebedar todo dia. Há, de fato, algumas circunstâncias muito específicas para que o álcool tenha efeito: você não pode ser um fumante, e precisa manter o consumo em um nível moderado. Afinal, encher a cara pode até te livrar de um resfriado, mas também pode te dar cirrose.
 
Pesquisadores acreditam que a razão do álcool parar a doença é sua química, ou seja, a capacidade do etanol de aumentar os nossos níveis de monofosfato cíclico de adenosina a um grau que permite que os nossos corpos combatam os sintomas de forma muito mais eficiente.
 
É importante notar que nem todo cientista concorda veementemente com esse argumento. Um estudo espanhol revelou que o consumo de cerveja e destilados não teve correlação alguma com o risco de contrair resfriado. No entanto, o vinho tinto pareceu ajudar, embora os pesquisadores tenham sido rápidos em apontar que há uma chance de ser apenas coincidência.
 
Mesmo esses resultados mistos significam que o álcool tem um registro científico melhor que suplementos caros no que diz respeito à prevenção do resfriado.
 
Reprodução
2. Filmes de terror queimam caloria
Quando se trata de queimar algumas calorias sem esforço, há todos os tipos de pequenas coisas que você pode fazer, como limpar a casa e rir bastante por um bom tempo. Agora, um estudo diz que você pode adicionar filmes de terror para essa lista.
 
Assistir filmes de terror funciona contanto que o filme realmente lhe assuste. Ver 90 minutos de terror manipula seus níveis de adrenalina, frequência cardíaca, consumo de oxigênio e produção de dióxido de carbono de uma forma que imita o exercício físico real e, assim, queima calorias. Claro, não é suficiente para diminuir 4 números de calça, mas vai queimar em torno da mesma quantidade de calorias que uma caminhada de 30 minutos em uma única sessão.
 
O estudo inclusive citou filmes específicos que funcionaram melhor para esse objetivo. Dos 10 filmes testados, o primeiro lugar foi para “O Iluminado”, que queimou decentes 184 calorias por visualização. “Tubarão” pode comer 161 calorias de você, “O Exorcista” exorciza 158, e “Alien” abduz 152. Uma regra de ouro é sempre escolher filmes que contam com pulos de susto, já que eles são os mais eficientes em causar as rajadas de adrenalina induzidas pelo medo que aumentam a sua taxa de metabolismo e a perda de calorias.
 
Reprodução
1. Masturbação pode curar toneladas de diárias doenças
Sim, amigos, há toda uma série de males menores que podem ser curados com literalmente um movimento do seu pulso. Pode-se dizer que você tem a solução para todas estas coisas em sua mão.
 
Sexo também ajuda. Em geral, tudo que você faz que leva a um orgasmo é basicamente uma droga milagrosa. Por exemplo, sabe aquela a velha piada sobre como os homens tendem a adormecer depois do sexo? No momento do orgasmo, seu cérebro libera uma tonelada de produtos químicos, a maioria dos quais, de fato, torna as pessoas sonolentas. Aliás, um dos ditos produtos químicos, a oxitocina, é conhecida por fortalecer os laços entre as pessoas, por isso, se você é uma daquelas pessoas que adormece após contato íntimo, isso provavelmente significa apenas que você realmente gosta da pessoa.
 
Orgasmos podem tratar dores de cabeça e enxaquecas até o ponto de realmente curá-las completamente. Também são uma ótima forma de exercício físico, desestressam e melhoram a imunidade.
 
Quanto ao nariz perpetuamente entupido, se você for homem (infelizmente, a ciência ainda tem que confirmar a eficácia desse truque para as mulheres, uma vez que parece exigir a ejaculação física), durante o orgasmo, os vasos sanguíneos em todo o corpo se contraem, incluindo os do nariz. Este espasmo cardiovascular de corpo inteiro deve ser o suficiente para libertar suas passagens nasais bloqueadas. Quase mágico, não?
 
Hypescience / Cracked

A habilidade de falar em público pode aumentar muito seu valor profissional

Reprodução
Se você quiser aumentar substancialmente o seu valor como um profissional de negócios ainda neste ano, o bilionário Warren Buffett tem um conselho: dominar a arte de falar em público
 
Buffett, que é considerado o investidor mais bem-sucedido do século XX, disse uma vez a uma classe de estudantes de business que ele iria pagar a qualquer um da sala US$ 100 mil por 10% de seus ganhos futuros. Se eles fossem bons comunicadores, ele elevaria sua oferta em 50%, porque falar em público tornaria seu “investimento” mais valioso.
 
Carmine Gallo é o coach de comunicação das marcas mais admiradas do mundo e colaborador da revista “Forbes”. Gallo conta que lembrou desta história durante uma conversa com um recém-formado. Embora o novo profissional tenha se formado em uma universidade altamente renomada no lugar de onde veio, ela não tem o nome de Harvard ou Yale. Ele também, aparentemente, não recebeu o memorando informando que é difícil para os jovens encontrarem emprego.
 
O jovem conseguiu um boa posição em sua terceira entrevista. Ele acha que sua boa capacidade de comunicação foi o grande diferencial para o seu sucesso. Ele estudou os produtos da empresa e desenvolveu seu próprio “discurso de elevador”. A conversa foi tão convincente que seu novo chefe ainda lhe pediu para gravá-la para que a empresa pudesse mostrá-la para seus vendedores. Não é nenhuma surpresa que o novato tenha sido contratado.
 
Porém, não ache que o norte-americano recém-formado que conversou com Gallo é um tipo de gênio. Qualquer um que tenha acesso à internet e um pouco de disposição pode usar ferramentas disponíveis online para melhorar suas habilidades de comunicação. Aqui vão algumas dicas:
 
Slideshare
Este site é a maior comunidade de compartilhamento de apresentações. A qualidade de alguns dos melhores projetos é impressionante e vai mudar completamente a forma como você olha para o PowerPoint. Enquanto qualquer um pode fazer o upload e compartilhar uma apresentação, a página inicial do site destaca alguns dos melhores exemplos diariamente.
 
Por exemplo, a empresa de design Empowered Presentations postou uma apresentação no Slideshare de comemoração às festas de final de ano. Os slides fazem uma brincadeira inteligente com a canção “12 Days of Christmas”, criando os “12 Dias de PowerPoint” para destacar tudo de errado que as pessoas fazem com o software. Fontes diferentes, combinações de cores e word arts bregas são apenas alguns dos problemas que você vai ver.
 
Livros de Nancy Duarte e Garr Reynolds
Os designers são renomados internacionalmente e “Apresentação Zen”, de Reynolds, e “Ressonância”, de Nancy, estão disponíveis em português. “Slide:ology”, também da especialista em apresentações, é outro ótimo guia.
 
TED.com
Garr Reynolds também dá ótimas palestras sobre design de apresentação. Esta apresentação que Reynolds deu no TEDx Kyoto é engraçada, informativa e visualmente intrigante. Pode te inspirar a pensar de forma diferente sobre suas próprias apresentações.
 
TED Talks estão por toda parte. Essas palestras podem ser vistas no YouTube, Netflix, aviões, televisão e no TED.com. É possível habilitar legendas em várias línguas para as palestras, inclusive em português. A conferência nacional TED e seus eventos irmãos menores (TEDx) reúnem algumas das pessoas mais brilhantes do mundo para falar sobre uma variedade de tópicos.
 
Você pode já ter visto uma palestra do TED e há uma boa chance de que as pessoas da sua audiência também tenham visto. Isso significa que, gostemos ou não, a sua apresentação pode ser comparada com uma do TED, que só trazem palestrantes que dominam a arte de contar histórias. Como os vídeos têm apenas até 18 minutos de duração, é um tempo bem gasto para quem quer melhorar suas habilidades de falar em público.
 
Em resumo, para se dar bem, seja persuasivo. Domine a capacidade de falar em público e saia na frente.
 
Forbes / Hypescience

Maiôs maravilhosos são projetados especificamente para sobreviventes do câncer da mama

Finnish designers have created a stunning range of swimsuits specifically for women who have lost a breast through breast cancer.
Reprodução
Estilistas finlandesas criaram uma série de trajes de banho superbonitos destinados especificamente às mulheres que perderam um seio para o câncer de mama
 
Os “monokinis” são fruto da imaginação de Elina Halttunen, uma mulher com “apenas um seio e uma paixão por natação”. “Ter apenas uma mama torna o ato de encontrar biquínis que se encaixam difícil. Portanto, eu criei meu próprio monokini”, conta Halttunen. “Eu pensei que talvez houvesse outras mulheres como eu, que queriam trajes de banho que não as fariam se sentir como se estivessem faltando uma mama”.
 
Haltunnen uniu forças com a dupla finlandesa formada por Vilma Metteri e Katriina Haikala, um duo artístico chamado de Tärähtäneet ämmät, para criar os produtos de banho da marca Monokini 2.0.
 
O fato é que muitas mulheres que tiveram um seio removido devido ao câncer de mama não desejam fazer uma cirurgia de reconstrução. Em vez disso, elas querem continuar vivendo com um seio, ou mesmo sem nada. “Queremos mostrar que você pode ser inteira, bonita e sexy mesmo com apenas um peito ou sem peito”, argumenta Haltunnen.
 
As modelos das fotografias são todas as mulheres que passaram por operações de mastectomia por conta do câncer. Elas entraram em contato com a equipe do Monokini 2.0 depois de ver imagens dos produtos na internet.
 
monokino2.o ganged hero IIHIH
Pinja Valja / Monokini
 
Uma das modelos disse: “Em minha jornada longa e às vezes difícil com câncer de mama, o projeto Monokini 2.0 tem sido uma experiência incrível. Espero que a minha imagem dê força, fé e coragem para as mulheres passaram por mastectomia: a feminilidade não é só sobre os seios (ou não tê-los).
 
Espero que no âmbito deste projeto, a discussão destes assuntos se torne mais fácil e mais natural”.
 
As fotos serão expostas na Noruega, Finlândia e Suécia. A equipe da marca está lançando uma iniciativa para financiar o projeto através de crowdfunding.
 
Hypescience

Prefeitura de Xavantina - SC abre processo seletivo

Divulgado edital nº. 002/2014 para a realização de processo seletivo da Prefeitura de Xavantina, no estado de Santa Catarina. A seleção visa o preenchimento de 02 vagas para cargos de Enfermeiro(a) e Fisioterapeuta, por salários de até R$ 3.511,91. A jornada de trabalho é de 30 ou 40 horas semanais.
 
Interessados, deverão preencher a ficha de inscrição e entregá-la até 13 de junho de 2014, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Prefeitura Municipal, localizada à Rua Prefeito Octavio Urbano Simon, s/nº, Centro, Xavantina/SC. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
 
Os interessados deverão entregar em um envelope, devidamente lacrado, no ato da inscrição, cópias dos seguintes documentos:
  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • Cópia do cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Cópia do Diploma de Conclusão de Curso Superior em Fisioterapia e/ou Enfermaria com a inscrição no respectivo órgão competente;
  • Certidão de Nascimento dos filhos ou dependentes.
  • Os candidatos serão avaliados através de prova de títulos, que acontecerá no período de23 de junho de 2014.
Para efeito de títulos serão considerados:
 
Enfermeiro(a):
  • Diploma de doutorado em curso credenciado pela CAPES, na área;
  • Diploma de mestrado em curso credenciado pelo pela CAPES, na área;
  • Certificado de especialização em curso oferecido por instituição de ensino superior, de acordo com a Resolução 01/CES/CNE, de 08 de junho de 2007, na área;
  • Curso de Treinamento no Programa de Saúde da Família;
  • Curso de Capacitação em Sala de Vacina, ministrado pelo Ministério da Saúde;
  • Curso especifico em programas informatizados da saúde em atenção básica (Amamente e Alimente Brasil, ANDI, SISVAN, PMAQ, SINASC, SIAB);
  • Cursos de aperfeiçoamento e/ou atualização na área da saúde e/ou especifico, ministrados e/ou frequentados a partir do ano de 2002, sendo que o número máximo de horas a serem contabilizadas não deverá exceder 300 horas;
Fisioterapeuta:
  • Diploma de doutorado em curso credenciado pela CAPES, na área;
  • Diploma de mestrado em curso credenciado pelo pela CAPES;
  • Certificado de especialização em curso oferecido por instituição de ensino superior, de acordo com a Resolução 01/CES/CNE, de 08 de junho de 2007, na área;
  • Cursos de aperfeiçoamento e/ou atualização na área da saúde e/ou especifico, ministrados e/ou frequentados a partir do ano de 2002, sendo que o número máximo de horas a serem contabilizadas não deverá exceder 300 horas;
  • Curso de Terapia manual e postural será atribuído 1 ponto para cada mês de trabalho na área de Fisioterapia;
As listagens classificatórias relativas aos títulos serão publicadas no site www.xavantina.sc.gov.br, a partir do dia 24 de junho de 2014.
 
Os candidatos classificados serão admitidos temporariamente, para um período de 06 meses, prorrogáveis por igual período.

Concurso Prefeitura de Segredo - RS

Com objetivo de ocupar 24 vagas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico superior, a Prefeitura de Segredo, no Rio Grande do Sul, torna público aos interessados o lançamento do edital de nº 001/2014 de concurso público.
 
As oportunidades são para os cargos de Atendente de Escola Municipal de Educação Infantil, Auxiliar de Administração, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Municipal, Médico, Motorista I, Motorista II, Operador de Máquinas, entre outros.

Os vencimentos para tais cargos variam de R$ 532,84 a R$ 5.922,21, por jornadas de 22 a 40 horas semanais de trabalho.

As inscrições estão abertas até 09 de junho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br.

A taxa de participação varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00, de acordo com a função desejada.

A Prova Objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 05 de julho de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 20 de junho de 2014.

O Concurso público terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois anos.

Prefeitura de Tigrinhos – SC lança edital de concurso

A Prefeitura de Tigrinhos, no estado de Santa Catarina, lançou o edital de Concurso Público nº 0003/2014, tendo como objetivo a contratação de um profissional de nível superior, na função de Médico. O salário do contratado será de R$ 8.989,33 por jornada de 40 horas semanais.
 
Os interessados devem ter formação superior em Medicina, com habilitação para o exercício da profissão e registro no conselho da classe.
 
As inscrições devem ser feitas até 24 de junho de 2014, no www.alternativeconcursos.com.br, mediante o recolhimento da taxa no valor de R$ 100,00.
 
A Prova Objetiva será aplicada provavelmente em 05 de julho de 2014, das 9h às 12h, no Centro Educacional Professor Ivo Luiz Honnef, situado à Rua Valdemar Stieler, nº 38, Centro, no Município de Tigrinhos/SC.
 
O resultado final será informado em 17 de julho de 2014, no http://www.alternativeconcursos.com.br e o prazo de validade desse resultado será de dois anos, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Iracemápolis - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Iracemápolis, no estado de São Paulo, divulgou edital de processo seletivo nº 01/2014. O certame a ser executado pela empresa Directa Desenvolvimento Institucional e de Carreiras LTDA, oferece 22 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados atuarão em jornada de trabalho de 120hs a 200hs mensais, por salários que variam entre R$ 876,71 e R$ 2.337,24.
 
As chances são para os cargos de merendeira, motorista, operador de máquinas pesadas, recepcionista, agente de trânsito, fiscal de posturas, coordenador pedagógico, nutricionista, entre outros.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.directacarreiras.com.br, até 09 de junho de 2014. As taxas de inscrições variam de R$ 20,00 a R$ 30,00, de acordo com a vaga desejada.

O certame constará de prova objetiva, prevista para o dia 20 de julho de 2014, no município de Iracemápolis/SP em local e horário a serem divulgados posteriormente.

A validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de homologação.

Concurso Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana - PR 2014

Foi publicado o edital nº 007/2014 de concurso público da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana - AMS, no Estado do Paraná, para o provimento de 55 vagas de trabalho para contratações imediatas,  além de cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
 
Para candidatos de nível fundamental, há  vagas para o cargo de Vigia Geral. Aqueles que possuírem o nível médio/médio técnico, podem concorrer aos postos de Técnico em Vigilância Sanitária, Guarda de Endemias, Atendente de Farmácia e Atendente de Consultório Dentário. Já para profissionais de nível superior, as oportunidades são para Psicólogo, Nutricionista, Médico Plantonista – UPA, Médico – Clínico Geral, Fisioterapeuta, Enfermeiro – Especialidade em Saúde Mental, Educador Físico e Cirurgião Dentista nas Especialidade de Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Periodontia, Estomatologia e Endodontia.
 
A carga horária de trabalho para esses cargos poderá ser de 12, 20 ou 40 horas semanais, por salário que varia de R$ 743,88 a R$ 9.163,58, de acordo com o cargo desejado.
 
As inscrições foram prorrogadas até 03 de junho de 2014, somente via internet, no endereço eletrônico da Cops/UEL www.cops.uel.br, portal da organizadora do certame.
 
O interessado deverá pagar a taxa de inscrição de acordo com seu nível escolar, podendo ser de R$ 40,00 (ensino fundamental), R$ 60,00 (ensino médio/técnico) ou R$ 100,00 (ensino superior). O pagamento poderá ser efetuado até 23 de maio de 2014, em qualquer agência bancária credenciada.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados através de prova objetiva, a qual será realizada na Cidade de Apucarana, Estado do Paraná, provavelmente em 29 de junho de 2014, às 9h. Os locais de realização da prova bem como o Cartão de Inscrição serão divulgados no endereço eletrônico www.cops.uel.br.
 
Conforme consta em edital, no dia 30 de junho de 2014, às 17h, será divulgado o gabarito oficial provisório da Prova Objetiva.
 
O certame terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final.

Prefeitura de Hortolândia - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura do Município de Hortolândia, Estado de São Paulo, por meio da empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda, divulgou edital nº 03/2014 de processo seletivo, com vistas ao preenchimento de 160 vagas de trabalho, em caráter de substituição para o cargo de Agente de Políticas Sociais, na especialidade de Técnico de Enfermagem, provido pelo Regime Celetista.

Para concorrer, é preciso ter ensino médio completo, curso técnico em enfermagem e registro profissional no COREN.

O salário oferecido ao candidato aprovado é de R$ 1.547,28, por jornada de 30 horas semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 02 a 06 de junho de 2014, exceto sábados, domingos e feriados no Departamento de Gestão de Pessoas do Município de Hortolândia/SP, localizado na Rua José Camargo, nº 21 – Bairro Remanso Campineiro, das 09h às 16h, munido de documento de identidade, CPF e comprovante de residência original.

A taxa de participação é de R$ 30,00, devendo ser paga até o dia 09 de junho de 2014.

Conforme consta em edital, o Processo Seletivo compreenderá a Analise de Títulos, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os candidatos, a ser realizado no Município de Hortolândia/SP.

O prazo de validade do Processo Seletivo será de 06 meses, prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de Poço Fundo - MG

Estão abertas as inscrições de concurso público, sob edital n° 01/2014, da Prefeitura de Poço Fundo, no estado de Minas Gerais, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos. O certame oferece 50 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.884,25.

As vagas são para os cargos de Calceteiro, Coveiro, Jardineiro, Lixeiro, Mecânico, Motorista II, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Profissional Braçal, Profissional de Serviços Gerais, Servente Escolar, Agente de Administração, Agente Fiscal, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Monitor, Assistente Social, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Nutricionista e Professor Nível Superior – Pré-Escolar 1º a 4º ciclo do Ensino Fundamental.

As inscrições, nos valores de R$ 20,00 a R$ 70,00, deverão ser efetuadas única e exclusivamente, pela internet no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br no período de 26 de maio até 16 de junho de 2014.

A prova objetiva será aplicada no Município de Poço Fundo/MG, na data provável de 20 de julho de 2014, das 9h até às 12h e das 14h às 17h, a depender da vaga disputada. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente.

A validade do concurso será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Vale de São Domingos - MT

No estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Vale de São Domingos, avisa aos interessados que foi lançado o edital de nº 001/2014 de concurso público, com a execução técnico-administrativa da empresa Líder Assessoria e Consultoria Ltda.

O certame dispõe de 39 vagas distribuídas entre cargos de todos os níveis de escolaridade, por jornada de 30 ou 40 horas semanais de trabalho, por  vencimentos que vão de R$ 724,00 a R$ 10.344,88, respectivamente.

As chances são para as funções de agente administrativo, assistente social, auxiliar de enfermagem, bioquimico/farmacêutico, braçal, contador, dentista, engenheiro civil, fiscal de vigilância epidemiológica, fiscal de vigilância sanitária, fisioterapeuta, jardineiro, médico e demais cargos.

As inscrições podem ser feitas via internet, no endereço eletrônico www.valedesaodomingos.mt.gov.br, no período compreendido entre 02 e 18 de junho de 2014, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 30,00 a R$ 80,00, conforme o cargo escolhido.

Os inscritos serão avaliados por meio de Prova Objetiva, que será aplicada a todos os cargos, além de Prova Prática, Prova de Teste Físico e Entrega de Títulos para os cargos que exigir.

As provas Objetiva, Prática e Teste Físico serão realizadas provavelmente em 29 de junho de 2014.
 
Os locais das Provas Objetivas, das Provas Praticas e do Teste de Esforço Físico serão divulgados, por meio de aviso resumido nada Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), bem como outros que julgar-se necessário; Na integra no site: www.valedesaodomingos.mt.gov.br e no Mural da Prefeitura Municipal de Vale de São Domingos – MT, ou outros meios que julgarem necessário.

O período de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso CISUM - MG

O Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata - CISUM, no Estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2014 - CISUM. A seleção visa a contratação de 05 Médicos especialistas nas áreas de Otorrinolaringologia, Ortopedia e Endocrinologia, para atender aos pacientes dos Municípios consorciados. Os aprovados atuarão em jornada de 6 horas semanais e receberão salários de até R$ 2.322,00.
 
A inscrição será efetuada até o dia 30 de maio de 2014, das 08:00 às 17:00 horas (de segunda a sexta-feira), na sede do CISUM, localizada à Rua Padre Júlio, nº138, Centro, Leopoldina/MG (prédio anexo a Casa de Caridade Leopoldinense).
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Documento de Identidade com foto;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
  • Quitação com a obrigação militar (masculino);
  • Curso de Nível Superior em Medicina, registro no Conselho de Classe e comprovante de Habilitação;
  • Certificado de especialização emitido pela respectiva entidade de representação;
  • Currículo.
A seleção constará da análise de currículo discriminando títulos e experiência profissional.
 
O resultado do processo seletivo será divulgado na data provável de 02 de junho de 2014, a partir das 17:00, no site dos Municípios www.leopoldina.mg.gov.br, www.cataguases.mg.gov.br, www.cisumsaude.com.br e publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros – AMM - www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/erro/form-login, além de ser afixado nos quadros de avisos do CISUM.
 
O processo seletivo terá validade de 06 meses, contados da data de publicação do resultado, prorrogado por igual período de acordo com o interesse do consórcio.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 26 de maio de 2014, pág. 48 a 49.

Prefeitura de Jaraguá do Sul – SC abre 57 vagas para Médico

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina, lançou o edital de Processo Seletivo nº 001/2014, com a finalidade de contratar 57 Médicos nas mais diversas especialidades para que prestem serviço em unidades públicas de saúde. O salário pode chegar até R$ 8.895,79, por jornada de 10 ou 20 horas semanais.
 
Os interessados devem ter graduação em Medicina, registro no conselho da categoria e especialidade que as vagas exigem.
 
Inscrições abertas até 30 de maio de 2014, pelo site eletrônico http://www.jaraguadosul.sc.gov.br.
 
Não será cobrada taxa de inscrição. A documentação comprobatória deve ainda ser encaminhada para o RH da Saúde, localizado na Rua Isidoro Pedri, nº 120, Barra do Rio Molha, CEP 89259-590, Jaraguá do Sul - SC.
 
Os inscritos serão selecionados por Análise de Títulos.

A seleção terá validade de um ano e poderá ser prorrogado por mais um ano.

Processo seletivo Prefeitura de Itiquira - MT

Foi divulgado edital n° 002/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Itiquira, no estado de Mato Grosso, com a finalidade de preencher 125 vagas de trabalho. Desse total, 13 são para pessoas com necessidades especiais. As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários variados de R$ 678,00 a R$ 7.234,70 para jornadas semanais de 30h ou 40h semanais.
 
As vagas são para os empregos de Médico, Professor, Auxiliar de Educação Infantil, Monitor de Esportes, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio X, Auxiliar de Conservação de Vias Publica, Coletor de Lixo, Jardineiro, Motorista, Servente de Pedreiro e Pedreiro.
 
As inscrições ficarão abertas até às 17h de 03 de junho de 2014, devendo ser realizadas pessoalmente na sede da Prefeitura Municipal em Itiquira e na Sub  Prefeitura em Ouro Branco do Sul. Todos os candidatos serão isentos de taxa de inscrição.
 
Serão aplicadas provas objetivas para todos, assim como prova prática para Auxiliar de Educação Infantil, Monitor de Esportes, Técnico em Enfermagem e Motorista. Também será aplicada prova de títulos para cargos de nível superior e de aptidão física para Auxiliar de Conservação de Vias Públicas e Coletor de Lixo.
 
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas provavelmente em 22 de junho de 2014, no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível no mural da Prefeitura e no seguinte endereço eletrônico: www.itiquira.mt.gov.br.
 
O gabarito será divulgado na data provável de 23 de junho de 2014.
 
O processo seletivo simplificado terá prazo de validade de um ano, contado a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado.

Prorrogadas inscrições do Concurso da Prefeitura de Pedro II - PI

Foi prorrogada as inscrições do edital de concurso público nº 001/2014 para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal da Prefeitura de Pedro II, no estado do Piauí. O certame é destinado ao preenchimento de 262 vagas distribuídas entre os níveis de fundamental, médio/técnico e superior. O maior salário oferecido é de R$ 6.102, por jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos: Artesã, Auxiliar de Serviços Gerais, Copeiro, Motorista, Cozinheiro, Digitador, Office Boy, Recepcionista, Vigia, Zelador, Auxiliar Administrativo, Avaliador de Imóveis, Secretário, Agente de Fiscalização Posturas Urbanas, Condutor Visitante, Guarda de Trânsito, Vigilante, Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Administração, Técnico Agropecuário, Técnico em Comércio, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificação, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Turismo, Administrador, Advogado, Educador Social, Agrônomo, Assistente Social, Biomédico, Biólogo, Controlador, Contador, Enfermeiro, Dentista, Educador Físico, Engenheiro Agrimensor, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Jornalista, Médico, Pedagogo, Nutricionista, Polivalência, Professor, Psicólogo, Psicopedagogo, Turismólogo, Terapeuta Ocupacional, Engenheiro Civil, Analistas de Sistemas e Veterinário.
 
As inscrições foram prorrogadas até 30 de maio de 2014, devendo ser feitas no endereço eletrônico www.consep-pi.com.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100.
 
O concurso constará de prova objetiva e análise de títulos. A prova objetiva está prevista para 29 de junho 2014, sendo que os locais de aplicação das provas objetivas serão divulgados até 23 de junho, na sede da Prefeitura de Pedro II e no site da organizadora do certame, no www.consep-pi.com.br. De acordo com o cronograma, o gabarito preliminar será disponibilizado em 1º de julho deste ano.
 
Caso o número de candidatos inscritos supere a capa cidade de espaço físico do Município, as provas serão realiza das em datas e horários a serem divulgados com antecedência mínima de 10 dias da realização da mesma, sendo resguardado a isonomia entre os candidatos.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública municipal de Pedro II - PI.
 

Prefeitura de Luz - MG publica edital de processo seletivo

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Luz publicou edital nº. 002/2014 de processo seletivo para provimento de várias vagas de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.083,45 por jornada de trabalho de 24, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Farmácia, Faxineira, Recepcionista, Motorista, Auxiliar de Serviços da Educação Básica - ASEB, Faxineira, Jardineiro, Auxiliar de Coleta de Lixo, Psicopedagogo, Orientador Social, Professor da Educação Básica - PEB 1, Professor da Educação Básica - PEB 2 (Ciências, Educação Física, Geografia, Matemática e Português), Técnico (Enfermagem, Higiene Dental, Assistente Social, Bibliotecário, Bioquímico/Farmacêutico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta e Psicólogo.
 
As inscrições serão recebidas até 30 de maio de 2014, no horário das 8 às 11 e de 13 às 17 horas, no Serviço de Administração de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura de Luz/MG, situado à Rua Dezesseis de Março, 172 – Centro – Luz / MG.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva e prática.
 
As provas objetivas e práticas serão realizadas provavelmente em 14 de junho de 2014, na Escola Municipal “Dom Manoel Nunes Coelho”, situada à Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 307, no Município de Luz/MG, às 9 horas e na Secretaria Municipal de Obras Públicas e Transportes, situada à Rua Goiás, 15, no Município de Luz/MG, às 14 horas.
 
O resultado final será publicado no quadro de avisos da Prefeitura de Luz/MG e no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg, e/ou mural de avisos da sede da Prefeitura Municipal.
 
A validade do processo seletivo será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 26 de maio de 2014, pág. 59 a 62.

Prefeitura de Monte Alegre dos Campos - RS prorroga inscrição

A Prefeitura de Monte Alegre dos Campos, Estado do Rio Grande do Sul, prorrogou as inscrições do edital n° 01/2014 de concurso público, com a intenção de preencher 20 vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva, nas funções de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 7.977,60 em carga horária de 16 a 44 horas semanais.

O concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda.

As oportunidades são para os empregos de agente administrativo, agente administrativo auxiliar, atendente de creche, contador, eletricista, farmacêutico, fonoaudiólogo, fiscal de vigilância sanitária ambiental e obras, médico clínico geral, médico geral comunitário, médico de área obstetrícia e ginecologia, motorista, operador de máquinas, operador de máquinas rodoviárias pesadas, professor de anos finais do ensino fundamental nas disciplinas de ciências, educação artística, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa e matemática e técnico em informática.

As inscrições foram prorrogadas até 13 de junho de 2014, presencialmente, na Prefeitura Municipal de Monte Alegre dos Campos, Av. Pedro Zamban, 1000, Centro, Monte Alegre dos Campos/RS, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 120,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão aplicadas na data prevista de 06 de julho de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, sito Rua Lucas Teixeira Bueno, 900, Centro – Monte Alegre dos Campos/RS. Caso haja necessidade será divulgado por edital outro local para a realização da prova.

A divulgação dos gabaritos preliminares será em 07 de julho, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Concurso Prefeitura de Cezarina - GO

A Prefeitura de Cezarina, no estado de Goiás, lançou edital n° 001/2014 de concurso público, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos, com a finalidade de preencher 70 vagas em empregos de diversas áreas da administração.
 
Há chances para candidatos com formação de ensino superior, médio e fundamental, sendo que uma vaga do cargo de Vigia Noturno será para lotação na Câmara Municipal. Os salários oferecidos variam entre R$ 724,00 e R$ 1.900,00, e o edital reserva 06 vagas para os candidatos portadores de deficiência.
 
As vagas são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Vigia Noturno, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Escriturário, Fiscal de Meio Ambiente Municipal, Fiscal de Obras e Posturas Municipais, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Creche, Assistente Social, Fiscal de Tributos Municipais, Professor, Professor de Educação Infantil, Psicopedagogo e Psicólogo.
 
As inscrições serão realizadas apenas presencialmente na Coletoria da Prefeitura de Cezarina, de 09 a 25 de junho de 2014, na Avenida Palmeiras, quadra 10, lotes 09/10, Setor Central, em Cezarina/GO, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h de segunda-feira a sexta-feira. A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para nível superior.
 
A prova objetiva terá duração de três horas e será aplicada na data provável de 27 de julho de 2014, com abertura dos portões às 08h, fechamento 08h45min e a prova tendo início às 09h. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, através dos endereços eletrônicos www.cezarina.go.gov.br e www.noroesteconcursos.com.br.
 
A validade do concurso público será de 2 anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Alta Floresta - MT promove concurso público

A Prefeitura de Alta Floresta, no Mato Grosso, lança edital de nº 001/2014 de concurso público, que almeja preencher 22 postos de trabalho, além de cadastro de reserva, em cargos de níveis médio, curso técnico e superior. O salário é de R$ 1.197,15 para nível médio e de R$ 5.012,28 para nível superior, por jornada de 40 horas semanais.
 
Cargos
Nível superior - Médico

Nível médio/técnico - Técnico de Arrecadação e Fiscalização – Fiscal de Tributos, Técnico de Arrecadação e Fiscalização – Fiscal de Vigilância Sanitária e Técnico de Arrecadação e Fiscalização – Fiscal de Obras e Posturas.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 02 a 27 de junho de 2014, exclusivamente via Internet, no site www.acpi.com.br e www.altafloresta.mt.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para cargos de nível e de R$ 100,00 para cargos de nível superior.

Provas
As provas objetivas serão realizadas provavelmente em 20 de julho de 2014, no horário de Alta Floresta/MT), às 08h, em local a ser indicado em edital complementar.

Validade
O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, podendo ser prorrogado, por igual período.

Prefeitura de Rio de Contas - BA prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Rio de Contas, Estado da Bahia, abriu edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 74 vagas para profissionais de fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.800,00, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade do S&R Concursos e Pesquisas Ltda. O candidato portador de necessidades especiais concorre em igualdade de condições com todos os candidatos e, ainda, aos 5%,  do total de vagas reservadas.
 
As chances são para os empregos de auxiliar de serviços gerais, agente comunitário de saúde, agente de endemias, motorista (categoria mínima b), pedreiro, agente administrativo, guarda municipal, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, técnico em licenciamento ambiental, técnico em fiscalização ambiental e merendeira.
 
As inscrições foram prorrogadas até 30 de maio de 2014, através do site: www.srconcursosepesquisas.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

O concurso público será composto de:

- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos os cargos.

- Prova de Títulos, de caráter classificatório, para os candidatos dos cargos de nível superior.

- Prova de Sanidade Física e Mental, de caráter eliminatório, para os candidatos a todos os cargos, sendo a realização dos exames de inteira responsabilidade do candidato e a avaliação e emissão de atestados de saúde realizados por equipe médica designada pelo município.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 03 de agosto de 2014 e os locais serão divulgados através de Edital publicado no site da empresa organizadora do concurso (www.srconcursosepesquisas.com.br). O gabarito será divulgado na data provável de 04 de agosto de 2014.
 
Todos os atos pertinentes a este certame, serão divulgados através da internet nos sites: www.srconcursosepesquisas.com.br , ficando disponibilizado até 06 (seis) meses após a sua conclusão.

O prazo de validade do concurso, para efeito de nomeação, será de dois anos contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo, consideradas a necessidade e a conveniência do serviço público.