Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de novembro de 2013

EUA autorizam medicamento de laboratório Roche contra leucemia

medicamento
Mulher faz tratamento contra o câncer na França
A gigante farmacêutica suíça Roche anunciou que as autoridades de saúde americanas aprovaram o medicamento Gazyva, um tratamento para um tipo de leucemia.
 
A Food and Drug Administration (FDA, agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA) deu seu aval para a comercialização deste medicamento em associação com uma quimioterapia à base de Clorambucil para os pacientes que sofrem de leucemia linfoide crônica que ainda não receberam tratamento, informou o grupo de Basileia em um comunicado.
 
O medicamento, também chamado de obinutuzumab ou GA101, recebeu o status de "avanço terapêutico" e teve um procedimento de homologação acelerado.
 
"Gazyva é um novo medicamento importante para pessoas afetadas por leucemia linfoide crônica de diagnóstico recente", afirmou Hal Barron, médico-chefe encarregado do desenvolvimento do produto em nível mundial.
 
"Com base nos dados clínicos, o período sem agravamento da doença dobrou em comparação com o Clorambucil administrado em monoterapia", acrescentou.
 
Info Exame

Extrato de ipê amarelo promete combater mordida de cobras

Extrato de ipê amarelo promete combater mordida de cobras
Extrato de ipê amarelo promete combater mordida de cobras
Uma substância extraída de uma árvore muito comum em países sul-americanos se mostrou eficaz para, em experimentos realizados por pesquisadores brasileiros em animais para tratar as lesões provocadas pelo veneno de cobras.
 
O produto foi extraído da casca do ipê (Tabebuia aurea), uma árvore de até 15 metros de altura que, com suas vistosas flores, tinge de amarelo as paisagens do sudeste e centro-oeste brasileiro, do Pantanal e de algumas regiões da Bolívia, Guiana, norte da Argentina, Peru e Paraguai, onde é conhecida como Tajy ou Lapacho amarelo.
 
Experimentada em laboratório e em ratos, a substância se mostrou muito eficaz para reduzir a inflamação provocada pela mordida das cobras, conter a hemorragia, minimizar o edema e diminuir a atividade tóxica do veneno.
 
Conseguimos identificar e isolar a substância responsável por esses efeitos e já a patenteamos, disse à Agência Efe a farmacêutica Mônica Qadri, pesquisadora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordenadora do projeto.
 
De acordo com Mônica, um possível medicamento desenvolvido a partir do extrato do ipê amarelo não substituirá o soro usado para tratar as picadas de cobra, mas como um complemento a este tratamento para diminuir as lesões, traumas e sintomas provocados pelo veneno.
 
Integrante da rede de pesquisa Inovatoxin (Inovação com Peçonhas de Animais da Biodiversidade do Centro-Oeste do Brasil), Mônica conta que escolheu o ipê amarelo para sua pesquisa devido à tradição de habitantes do Pantanal, que já atribuíam à árvore propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes em casos de ataques de cobras.
 
As propriedades medicinais do ipê amarelo são tão conhecidas que a árvore é conhecida em algumas regiões do Brasil e Paraguai como Paratudo.
 
Decidimos investigar as atividades anti-ofídicas da Tabebuia aurea em ratos. Injetamos o veneno com a intenção de obter novos inibidores da ação do veneno que possam complementar a soroterapia e reverter as lesões locais causadas pelo envenenamento, disse.
 
A substância, um extrato da casca tratado com álcool etílico, foi experimentada como antídoto para o veneno de três espécies de cobras do gênero Bothrops, responsável pela maioria das mortes provocadas por mordidas de serpentes em todo o continente americano.
 
As espécies escolhidas foram a Bothrops moojeni, a Bothrops neuwiedi e a Bothrops jararaca, conhecidas popularmente como jacuruçu, boca-de-sapo e jararaca-da-mata.
 
Segundo o Ministério da Saúde, 88% dos acidentes ofídicos no Brasil são provocados pelas Bothrops, que causa danos sistêmicos, inflamação e necrose de tecidos, até o ponto de algumas vítimas precisarem ser amputadas.
 
Nos experimentos se constatou que o produto reduziu o número de células inflamadas no local da mordida e conteve a hemorragia provocada pelos venenos das três serpentes.
 
No caso da Bothrops moojeni, a substância também minimizou o edema local e a atividade tóxica do veneno. Os resultados foram muito promissores. O extrato diminuiu a lesão no músculo e a reação inflamatória, afirmou Qadri.
 
Os pesquisadores já conseguiram isolar a substância considerada responsável por esse efeito e agora, em uma nova série de experimentos, querem conferir diretamente suas propriedades.
 
Já conhecemos a estrutura química do composto e as enzimas responsáveis pelos efeitos locais.
 
Consideramos que, com a substância isolada, sua ação pode ser mais eficaz e vamos prová-la.
 
Também realizaremos estudos de segurança para determinar até que grau a substância pode se tornar tóxica, acrescentou.
 
Outros passos são a associação com indústrias farmacêuticas, universidades e centros científicos para continuar com a pesquisa, realizar testes clínicos (em humanos), desenvolver o produto específico e patenteá-lo.
 
EFE/MSN

7 sinais que a urina dá sobre a sua saúde

Você já deve ter percebido que a quantidade de vezes que você faz xixi está intimamente ligada aos seus hábitos. Por exemplo, em um final de semana, enquanto você bebe alguns copinhos de cerveja, é normal que precise ir muitas vezes ao banheiro. O mesmo não ocorre num dia qualquer da semana, no qual você está tomando a mesma quantidade de líquidos que tem o costume de tomar.

Mas é verdade que a urina pode dizer muito mais sobre a sua saúde do que você imagina!

Thais Nemoto Matsui, nefrologista do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que é necessário diferenciar as mudanças de odor, cor e frequência da urina que são consideradas normais, daquelas alterações que podem ser sinais de doenças.

"Alterações de concentração da urina, odor mais ou menos forte e número de micções (ato de urinar) podem ser apenas reflexo da ingestão hídrica, sem representar anormalidade. Assim, quando ingerimos bastante líquido, a urina tende a ser mais clara e com menos odor por ser menos concentrada e as micções serão mais frequentes. E no caso de pouca ingestão, ocorre o contrário", diz a médica.

"Porém, algumas alterações nessas características podem, sim, ser sinais de doenças", acrescenta a nefrologista.

Abaixo você confere uma lista com características da urina que, de certa forma, podem estar indicando um possível problema de saúde. Vale a pena se atentar!

1. Alteração na cor da urina 
"Mudanças na cor, como o escurecimento da urina, podem ser sinal de doenças hepáticas (do fígado), em que os pigmentos biliares tingem a urina", diz Thais Matsui.

Mas, destaca a médica, vale lembrar que alguns medicamentos também podem tingir a urina, tornando-a mais escura, laranja e até verde, sem que isso seja um problema. "Nesse caso, suspenso o medicamento, a coloração da urina volta ao normal", acrescenta.
 
2. Urina sem coloração 
"Em caso de insuficiência renal avançada/terminal, a urina pode se apresentar praticamente sem coloração (quase como água), o que representa a ausência das toxinas que deveriam ser eliminadas na urina", explica a nefrologista.
 
3. Urina sanguinolenta 
"É importante destacar que sangue na urina nunca é normal e merece sempre atenção e investigação", diz Thais Matsui.

"Sangue visível (macroscópico) na urina geralmente está relacionado à presença de lesão em alguma porção do trato urinário, ou seja, na uretra, bexiga, ureteres ou rins. Um exemplo muito comum disto é a presença de cálculo renal que, em sua movimentação pelo trato urinário, pode machucar qualquer uma dessas porções, levando ao sangramento", diz a médica.

"Outras situações menos comuns, como tumores renais ou de bexiga, também podem se manifestar com sangue na urina", acrescenta a nefrologista Thais.

"Outras doenças que podem se manifestar com sangue na urina (nesse caso, na maioria das vezes, não visíveis a olho nu) são as glomerulonefrites ou nefrites, como são mais conhecidas, que são doenças renais que geralmente cursam com outros sintomas além das alterações da urina", explica a médica.
4. Aumento da frequência das micções 

Se não estiver relacionada a aumento na quantidade de líquidos ingeridos, o aumento na quantidade de urina pode estar associado a algum tipo de doença, como o diabete. "Se o problema persistir é fundamental consultar um médico para definir se há algo de errado", conforme explica Thais Matsui.

"Quando o aumento na frequência de micções é acompanhado de urgência miccional e/ou dor ao urinar, este pode ser ainda um sinal de infecção urinária", acrescenta a médica.
 
5. Redução do volume urinário 
Se não estiver relacionada à redução na quantidade de líquidos ingeridos e/ou à desidratação, "a redução da quantidade de urina pode ser sinal de insuficiência renal ou de obstrução das vias urinárias", explica Thais.
 
6. Urina com odor fétido 
"O odor fétido, muitas vezes, está associado à presença de infecção urinária. Mas é necessário lembrar que a urina tem um odor próprio, característico, que é normal", diz a nefrologista.

7. Dor para urinar
De acordo com Thais Matsui, a disúria - como é chamada a dor para urinar - ocorre nas infecções urinárias e geralmente é acompanhada de sintomas como: urgência urinária e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, além de aumento da frequência de micções (a mulher urina várias vezes, de pouquinho em pouquinho). "Essas infecções mais comumente acometem o trato urinário baixo, isto é, uretra e bexiga, e são chamadas cistites. São bastante comuns nas mulheres, podendo ocorrer com certa frequência, mas em geral não representam doença de maior gravidade", diz. 

"Porém, se não tratadas, podem complicar com o comprometimento dos rins pela infecção, a pielonefrite, que é uma infecção potencialmente grave e que habitualmente necessita de internação hospitalar. Por isso, é importante que a mulher com sintomas de cistite procure atendimento médico para tratamento da infecção", finaliza a nefrologista Thais.

Mas lembre-se: como já frisou a nefrologista Thais Matsui, não é qualquer mudança na frequência, cor ou odor da urina que representa perigo para sua saúde. Alguma alteração pode estar ocorrendo simplesmente pelo fato de termos tomado mais ou menos líquido no dia. Mas, em casos de dúvida, procure assim que possível a orientação do seu médico!

Camaçari Notícias - BA

Brasil promove campanhas para reverter alto índice de cesáreas

Nascer de parto normal no Brasil é para poucos. Dados do Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento no Brasil, pesquisa realizada pela Fiocruz, indicam que 53% dos partos no país são cesáreas, com prevalência nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Para reverter esse quadro, governos e grupos sem fins lucrativos vêm realizando campanhas de incentivo ao parto normal. O foco é dar mais informação e garantias de conforto e respeito à mulher neste momento.
 
Nesse sentido, uma das ações do governo federal tem sido a criação dos Centros de Parto Normal. Locais com estrutura voltada para atender gestações de baixo risco em que não há indicação de cesárea. Até o ano que vem, o Ministério da Saúde pretende implantar 280 centros desse tipo em todo o Brasil. Desses, ao menos dois devem ficar no Paraná ? um no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, e outro na Maternidade Lucila Balalai, em Londrina.
 
Veja alguns mitos sobre o parto normal:
 
- A mulher sente muita dor e não recebe qualquer tipo de analgesia
 
- As dores do trabalho de parto são, realmente, intensas. Mas existem técnicas de analgesia para aliviar o quadro no início do processo sem o uso de medicamentos. No entanto, pelos atuais parâmetros, quem define o momento da analgesia é a mulher. Isso significa que ela pode ser feita com qualquer dilatação. A única exceção é no caso do bebê estar nascendo e não haver mais tempo hábil para que o procedimento seja realizado.
 
- É normal utilizar ocitocina para acelerar o trabalho parto
 
- A ocitocina é um hormônio que estimula as contrações. Ele é produzido naturalmente pelo corpo durante o trabalho de parto. Seu uso só é recomendado em casos que o médico verifica que o trabalho de parto está evoluindo muito lentamente. O uso exagerado da substância pode causar falta de oxigenação para o bebê, devido à intensidade das contrações.
 
- A episiotomia é obrigatória
 
- A episiotomia é uma incisão realizada no períneo com o intuito de ampliar o canal do parto. O procedimento deve ser feito de maneira eletiva e com o consentimento da gestante.
 
- O parto normal é mais arriscado que uma cesárea
 
- Em um quadro em que a grávida está saudável e a gestação correu sem maiores problemas, o parto normal tem 95% de chances de dar certo e pode ser considerado mais seguro que a cesárea.
 
Fonte: Carlos Miner, ginecologista e obstetra do Hospital de Clínicas.
Tira dúvidas

Leitores enviaram durante a semana passada dúvidas sobre o programa Mais Médicos. Abaixo, a resposta para algumas das questões mais frequentes:
 
Os médicos brasileiros estão sendo demitidos para os estrangeiros assumirem?
 
No início do programa, alguns prefeitos admitiram ter demitido médicos contratados pelo município porque foram contemplados com profissionais do Mais Médicos. Porém, a prática é proibida pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, a cidade que fizer esse tipo de substituição será desligado do programa.
 
No caso de processo judicial por eventual erro médico envolvendo os profissionais estrangeiros do programa, quem responde pelo ato?
 
O profissional responsável pelo erro responderá pelo ato.
 
Qual o motivo da vinda de médicos estrangeiros sem a revalidação do diploma?
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui apenas 1,8 médico por mil habitantes e sofre com a distribuição desigual de médicos nas regiões ? com 22 estados abaixo da média nacional.
 
Diante deste quadro, o governo considerou necessário incentivar a vinda de profissionais estrangeiros para o país. Dois motivos são apontados para a dispensa da revalidação do diploma: a urgência em se resolver o problema de falta de médicos e a intenção de fazer com que esses profissionais fiquem no programa pelo prazo limite de três anos.
 
Como explicar médicos estrangeiros em grandes cidades, como Curitiba?
 
Mesmo prefeituras de capitais e cidades maiores relatam dificuldades em contratar médicos, principalmente para atuar em unidades de saúde da periferia. Os médicos estrangeiros ficaram com as vagas nessas cidades porque elas não foram preenchidas pelos brasileiros.
 
Serviço
O grupo Bem Nascer em Curitiba está coletando informações e relatos sobre violência obstétrica na capital. Quem quiser, pode enviar a sua história, até mesmo de forma anônima, para o site: direitoaoparto@hotma.com.
 
De acordo com a enfermeira Olga Peterline, assessora técnica do programa Mãe Paranaense, inicialmente a maternidade do Hospital do Trabalhador será equipada com algumas camas especiais que são usadas do período de evolução do parto até o momento do nascimento. ?Com isso, a mulher não precisa ir para um centro cirúrgico para ter o bebê?, explica.
 
O plano, porém, é que seja construído um espaço específico no hospital para a realização do parto normal, com equipamentos e estrutura própria para diminuir a intervenção hospitalar no momento do nascimento. O modelo desses centros de parto é inspirado em experiências já desenvolvidas na Holanda, França e Inglaterra.
 
Cultura
A avaliação de médicos e pessoas envolvidas com a questão, no entanto, é de que pouco vai adiantar melhorar a estrutura das maternidades para favorecer o parto normal se não ocorrer uma mudança cultural. Isso vale tanto para gestantes como para os médicos. Um estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz com grávidas atendidas na rede particular mostrou que, no início da gestação, apenas 30% das entrevistas tinham preferência pela cesariana. Esse número chegou a 70% ao final da gestação, o que indica uma influência médica na decisão.
 
?Existe uma ideia preconcebida de que a cesárea não tem imprevistos, é menos arriscada. Além disso, o sistema de saúde também beneficia esse quadro, porque a remuneração do parto normal é baixa. Também há a questão do deslocamento, o medo de não dar tempo de chegar ao hospital. Enfim, é um somatório de fatores?, observa o médico obstetra Edson Tizzot, do Hospital Nossa Senhora das Graças.
 
Para mudar a visão predominante, os Ministérios da Saúde e da Educação estão revendo o currículo acadêmico dos cursos de medicina. No Paraná, o governo do estado trabalha com as equipes médicas e de enfermagem para promover o parto normal.
 
Grupos querem punição para agressão no parto
Não é raro ouvir de mulheres histórias de violência no momento do parto. Há ocorrências de comentários agressivos, xingamentos, ameaças, exames de toque abusivos e até agressão física e tortura psicológica. Com base nesse quadro, grupos que defendem o parto humanizado querem a criação de uma legislação específica sobre o tema, prevendo os procedimentos que podem ser enquadrados como agressão e punição para quem os cometer.
 
O dossiê Violência Obstétrica ? Parirás com Dor, elaborado pela ONG Parto do Princípio, relata os casos de violência contra a mulher durante o trabalho de parto. O documento foi entregue aos parlamentares que integraram a CPMI da Violência Contra as Mulheres ? um capítulo do relatório final da comissão foi dedicado ao tema. O texto destaca pesquisa da Fundação Perseu Abramo que indica que 25% das mulheres com filhos sofreu alguma agressão durante o nascimento da criança.
 
Pressão
Para pressionar os políticos paranaenses, o grupo Movimento Bem Nascer em Curitiba vem entrando em contato com os parlamentares do estado a fim de realizar no ano que vem uma audiência pública para discutir a violência obstétrica.
 
No mês passado, o grupo promoveu na capital a Marcha pela Humanização do Parto, que reuniu cerca de 150 pessoas no centro da cidade. Em outras 29 cidades do país também ocorreram caminhadas pelo mesmo motivo.
 
Gazeta do Povo - PR

Espera por consulta com oftalmo dura 5 meses

Enquanto há pessoas que demorem 5 meses para consulta, outros aprovam prazo
Erica Dezonne/ Diário de SP
Enquanto há pessoas que demorem 5 meses para consulta, outros
aprovam prazo
Médico especialista em olhos só atende com agendamento em ambulatórios municipais em São Paulo 
 
Quem necessita de atendimento oftalmológico na capital para situações que não são de urgência pode levar até cinco meses para conseguir uma consulta na rede pública de saúde. O DIÁRIO percorreu AEs (Ambulatórios de Especialidades) em três regiões da cidade de São Paulo e conferiu que todos têm o médico especialista em olhos, mas para conseguir atendimento é preciso passar primeiro por uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Ali o doente ganha encaminhamento para um local especializado.
 
O desempregado Luiz Carlos Volta, de 61 anos, que é cego de um olho, diz ter esperado quatro meses depois do agendamento na UBS Vila Santo Estevão, na região do Tatuapé, Zona Leste. Ele só conseguiu vaga no AE Doutor Ítalo Domingos Le Vocci, na região da Mooca. “Só o tempo que levou para conseguir a consulta já é uma falta de respeito”, diz Volta. “Mas o pior de tudo é que a médica também foi muito mal-educada”, reclama.
 
A aposentada Luiza Ferigo Martins, 69 anos, tem catarata e também vai ao AE Doutor Ítalo Domingos Le Vocci, mas não para cuidar dos olhos. “É muita burocracia ter de passar primeiro na UBS e depois vir para cá. Só passo no Ambulatório de Especialidades para pegar medicamentos na farmácia. O problema da catarata vou resolver com o plano de saúde da minha filha”, conta Luiza.
 
A dona de casa Ivete Machado Sobral, 62 anos, levou cinco meses para conseguir ir ao oftalmologista no AE Doutor Flávio Giannotti, no Ipiranga, Zona Sul. Resultado: um pequeno terçol se transformou em uma infecção no olho. “A médica aqui me tratou bem, deu antibiótico e tudo. O problema é que demorou para a consulta.”
 
Na Brasilândia, Zona Norte, os pacientes têm opiniões distintas sobre a espera para conseguir um oftalmologista no AE Professora Maria Cecília Donnângelo. Enquanto a encarregada de expedição Nilma Gomes,  48 anos, diz ter levado quatro meses para conseguir a consulta, a dona de casa Simone de Oliveira estava satisfeita pelo prazo entre o agendamento e a consulta ser de “apenas” um mês.
 
Espera média varia entre 50 e 75 dias
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a primeira consulta com oftalmologista no AE Maria Cecília Donnângelo “tem espera de aproximadamente 50 dias e o retorno, de 30 dias”. No caso dos AE Dr. Flávio Giannotti e AE Ítalo Le Vocci “a espera é de 75 dias”. Em relação à paciente Ivete Sobral, a pasta diz que ela foi consultada em 24 de julho e retornou no dia 30 de outubro, quando teve alta. Já Luiz Carlos Volta passou pelo médico em 29 de outubro, quando “foi orientado a procurar a assistência social para receber informações sobre a Lei da Monovisão”.
 
Diário de São Paulo

Comissão aprova receita médica eletrônica em cidades com mais de 300.000 habitantes

A proposta, que está sujeita a apreciação conclusiva, ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família na de Constituição e Justiça e de Cidadania, mas a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados já projeto de lei do deputado Ademir Camilo (PSD-MG), que obriga os médicos a emitir receitas digitadas ou eletrônicas aos pacientes.
 
Uma emenda do relator, deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), alterou o texto original para determinar que a obrigatoriedade vale apenas nas cidades com mais de 300 mil habitantes ou no caso de o médico receitar produtos integrantes do Programa Farmácia Popular. Nas cidades menores e na prescrição de remédios não subsidiados, fica liberado o uso da receita manual.
 
A redação proposta por Ademir Camilo obrigava a receita digitada ou eletrônica nas localidades com mais de 200 mil habitantes ou na prescrição de remédios do Farmácia Popular. Coutinho ressaltou, no entanto, que alguns hospitais de cidades menores não têm infraestrutura mínima de funcionamento e, por isso, não poderiam obedecer à norma.
 
"Para se exigir o receituário eletrônico deve-se partir do pressuposto que os hospitais públicos e postos de saúde nos municípios com mais de 200 mil habitantes dispõem de computadores para os médicos emitirem a prescrição eletrônica, o que não é uma realidade brasileira", argumentou.
 
O projeto também define informações mínimas que devem constar da receita: identificação do paciente; nome do medicamento; modo de usar ou posologia; duração do tratamento; local e data da emissão; assinatura e identificação do médico com o número de registro no respectivo conselho profissional; e espaço em branco para preenchimento, pela farmácia, do número do lote e do prazo de validade do remédio.
 
As receitas também deverão indicar se o medicamento prescrito é genérico ou de marca. Neste último caso, o nome do genérico também deverá constar do documento.
 
Jornal Bahia Negócios

25% das mulheres mentem que estão de dieta e comem escondidas

É bem comum ouvir que uma mulher gostaria de emagrecer ou que está fazendo dieta, mas na prática parece que a coisa não é bem assim. Um levantamento feito com cerca de 2 mil mulheres na Inglaterra revela que muitas mentem sobre o assunto. As informações são do Female First.

Uma em cada quatro entrevistadas afirmou que diz fazer dieta na frente de amigos e parentes, mas que come secretamente quando está sozinha. E nessas horas, as escolhas são sempre as não saudáveis.

As informações foram coletadas pela UKMedix, empresa do ramo farmacêutico, durante pesquisa para identificar hábitos de alimentação.

As que admitiram a atitude disseram que temem o julgamento alheio, como se a obrigação fosse sempre estar de dieta ou se alimentar de maneira muito saudável.
Um quinto das entrevistadas ainda afirmou que mente para não desapontar amigos e pessoas próximas que as apoiam nas tentativas de emagrecer.

"Fazer dieta é evidentemente algo que toda mulher faz em algum momento, então quisemos observar o que é realidade. Ver que muitas mulheres sentem a necessidade de mentir para amigos e familiares sobre estar num regime foi surpreendente, principalmente pelo motivo de acharem que os outros querem que ela esteja em um. A saúde e o peso são assuntos de cada um, portanto ninguém deveria sentir necessidade de mentir sobre isso", disse porta-voz da empresa Sarah Bailey à publicação

Para manter as aparências, 45% das mulheres disseram arrumar desculpas para não comer na frente dos outros, assim podem ingerir o que quiser. Já 38% afirmaram comer itens saudáveis e de maneira moderada quando estão acompanhadas e depois petiscar quando ficam sozinhas.

Mais da metade disse que até mente sobre a quantidade de quilos perdidos. Já outras 27% revelaram que seguem comendo de maneira não planejada e secretamente tomam remédio para emagrecer.

Mato Grosso Notícias

Médicos em periferias terão salários 45% maiores em SP

Governador Geraldo Alckmin prepara projeto que estimula médicos pós-graduados a atenderem nas regiões mais carentes. Salários podem chegar a R$ 20 mil
 
Será encaminhado para Assembleia Legislativa de São Paulo nos próximos dias, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), uma proposta para um novo plano de carreira para os médicos do estado. O objetivo é conceder aumento salarial de até 45% para pós-graduados que aceitarem trabalhar nas regiões periféricas– o que pode elevar os salários para até R$ 20 mil na jornada de 40 horas.
 
Em declaração dada ao jornal Valor Econômico, o secretário estadual de Saúde, David Uip (PSDB), explicou que o plano de carreira médica vai oferecer aumento salarial de 30% para profissionais que forem para a periferia, mais 5% para os que tiverem mestrado, 10% doutorado e 15% pós-doutorado.
 
Segundo Uip, Alckmin trata a proposta como urgente: os detalhes finais teriam sido discutidos há cerca duas semanas pelas secretarias de Saúde, Gestão Pública, Fazenda e Planejamento. As áreas que receberão esses profissionais estão sendo mapeadas pela Fundação Seade.
 
* com informações do jornal Valor Econômico
 
SaudeWeb

Projeto pode obrigar hospitais a terem certificação de qualidade

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados
 aprovou proposta que obriga médicos a emitir receitas digitadas
 ou eletrônicas aos pacientes
Proposta tramita em caráter conclusivo. Comissão também aprovou proposta que obriga médicos a emitir receitas digitadas ou eletrônicas
 
Projetos importantes para a área de Saúde tramitaram (ou tramitarão) nas comissões do Congresso. A Câmara analisará esta semana o Projeto de Lei 5503/13, que obriga hospitais públicos e privados, vinculados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS), a passarem por avaliações periódicas e processos de certificação da qualidade.
 
A proposta altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90) e prevê que “serão estabelecidos em regulamento os modelos, as metodologias de avaliação, os indicadores e os padrões de qualidade admitidos, assim como os critérios para a habilitação de prestadores de serviços de avaliação e certificação de qualidade”.
 
A proposta foi apresentada pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e aprovada pelo Senado. O texto abre a possibilidade de que outros serviços de saúde, como postos e laboratórios, possam ser avaliados pela mesma metodologia, caso as autoridades entendam que há necessidade.
 
A proposta tramita em caráter conclusivo e será avaliada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovada, a lei tem prazo de 360 dias para ser implantada.
 
Receita médica
Já a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga médicos a emitir receitas digitadas ou eletrônicas aos pacientes. A medida faz parte do Projeto de Lei 3344/12, do deputado Ademir Camilo (PSD-MG), que também estabelece as informações mínimas a serem incluídas no documento.
 
Uma emenda do relator, deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), alterou o texto original para determinar que a obrigatoriedade vale apenas nas cidades com mais de 300 mil habitantes ou no caso de o médico receitar produtos integrantes do Programa Farmácia Popular. Nas cidades menores e na prescrição de remédios não subsidiados, fica liberado o uso da receita manual.
 
A redação proposta por Ademir Camilo obrigava a receita digitada ou eletrônica nas localidades com mais de 200 mil habitantes ou na prescrição de remédios do Farmácia Popular. Coutinho ressaltou, no entanto, que alguns hospitais de cidades menores não têm infraestrutura mínima de funcionamento e, por isso, não poderiam obedecer à norma.
 
“Para se exigir o receituário eletrônico deve-se partir do pressuposto que os hospitais públicos e postos de saúde nos municípios com mais de 200 mil habitantes dispõem de computadores para os médicos emitirem a prescrição eletrônica, o que não é uma realidade brasileira”, argumentou.
 
O projeto também define informações mínimas que devem constar da receita: identificação do paciente; nome do medicamento; modo de usar ou posologia; duração do tratamento; local e data da emissão; assinatura e identificação do médico com o número de registro no respectivo conselho profissional; e espaço em branco para preenchimento, pela farmácia, do número do lote e do prazo de validade do remédio.
 
As receitas também deverão indicar se o medicamento prescrito é genérico ou de marca. Neste último caso, o nome do genérico também deverá constar do documento. A proposta, que está sujeita a apreciação conclusiva, ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
SaudeWeb

Notificações obrigatórias de infecções começam em janeiro

Serviços de Saúde que possuem UTIs deverão aderir ao PNPCIRAS. Alertas mensais incluem infecção primária de corrente sanguínea, infecção em cirurgia e indicadores de resistência microbiana
 
Serviços de Saúde que possuem unidade de terapia intensiva (UTI) deverão aderir ao Programa Nacional de Controle de Infecções (PNPCIRAS) e se cadastrarem na Anvisa. A partir de janeiro, serviços públicos e privados deverão obrigatoriamente notificar mensalmente dados sobre infecção primária de corrente sanguínea, infecção em cirurgia: cesariana, além dos indicadores de resistência microbiana identificados.
 
Esta é a meta do PNPCIRAS, cujo objetivo geral é reduzir, em âmbito nacional, a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e a resistência microbiana. A primeira versão do Programa contempla o período de 2013 a 2015. Para se cadastrar, as instituições devem preencher o formulário de cadastro.
 
Comissão
Programa Nacional de Controle de Infecções foi elaborado pela Comissão Nacional de Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CNCIRAS). A Comissão foi instituída pela Portaria nº 1218, publicada pela Anvisa em 15/08/2012, com a finalidade de assessorar a Diretoria Colegiada da Anvisa na elaboração de diretrizes, normas e medidas para prevenção e controle de infecções.
 
A CNCIRAS é formada por representantes da Anvisa, do Ministério da Saúde, das Coordenações Estaduais/Distrital e Municipais de Controle de Infecção Hospitalar, por especialistas em controle de infecção hospitalar, entidades representativas de infectologistas e profissionais que atuam com o controle de infecção hospitalar e Universidades.
 

7 competências do administrador hospitalar, por Gonzalo Vecina

Crédito: Ricardo Benichio
"Temos que integrar o público e o privado. Não dá para continuar
sendo assim, do lado de cá a medicina supletiva e do lado de cá, o SUS
Em evento da Philips, superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês lista as capacidades do gestor de saúde; Compromisso Social é a principal delas
 
Cada vez mais, a complexidade da saúde exigirá de seus líderes um conhecimento que vai muito além das habilidades e técnicas ensinadas nos bancos das universidades.
 
A constatação é do superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês, Gonzalo Vecina Neto, que apresentou os desafios destes gestores na palestra “Os princípios médicos, econômicos e éticos da administração hospitalar”, realizada na manhã de segunda-feira (4) em São Paulo, em evento organizado pela Philips e pelo jornal Valor Econômico.
 
Vecina abriu sua apresentação mostrando como a Saúde é complexa e exige, muitas vezes, uma abordagem intersetorial, o que sai da alçada dos mais bem intencionados gestores de saúde. Um dos exemplos são os casos das altas taxas de mortalidade advindos da violência. “Como faz para tratar a violência?”, questionou. “Isso não é só serviço de saúde, é também segurança pública, justiça, assistência social”, completou. Um outro caso que ilustra bem tal complexidade são os acidentes de motociclistas na cidade de São Paulo, a média de mortes é de 1,5 motociclistas por dia.
 
Esses são os desafios que os gestores enfrentam diariamente, em um ambiente complexo como é o de Saúde.  Mas quem é esse gestor? Segundo Vecina, o universo dos administradores não se restringe mais aos profissionais médicos. “Ele (o gestor) pode ser qualquer coisa, desde que esteja preparado”, afirma.
 
Vecina contou rapidamente a história da administração hospitalar, que começa na década de 40 com a Fundação Getúlio Vargas e enfatizou a importância de estudar as bases tradicionais dos cursos administração hospitalar como: Sociedade (a ligação da sociedade com a saúde); Ciências da Saúde (Epidemiologia, que hoje passa por uma transição de doenças infecciosas para doenças crônicas); a questão operacional (que deve ser entendida dentro da rotina hospitalar, que é diferente de qualquer indústria) e a administração em si, que consiste em mobilizar e gerir recursos, entender de pessoas e de logística.
 
Mas o essencial que o gestor deve ter em mente são os fatores do tempo presente: a busca pela eficiência. “A eficiência hoje é o nome mais importante do jogo, não há mais filantropia, até os anos 80 existia filantropia com grandes doadores e o último deles foi o Antônio Ermírio de Moraes”, afirmou exemplificando com o Hospital Beneficência Portuguesa. Outros fatores do tempo presente são a crescente demanda da população por serviços de saúde, a tecnologia e a revolução demográfica, onde as pessoas vivem mais e ,por isso, gastam mais no sistema.
 
“O que o gestor tem que saber é olhar a saúde de forma integrada”, afirmou Vecina, que também acredita que não adianta só entender do negócio, tem que ter visão ampla da sociedade. “Ele também tem o desafio de criar escala para aumentar a eficiência. Mas é importante não perdemos a ideia principal da saúde: a assistência. Assim, a eficiência tem de estar subordinada à eficácia e a segurança”, explicou.
 
Competências

Vecina listou as sete competências que o gestor precisa ter para enfrentar a complexidade da Saúde:
 
- Visão estratégica: para isso, ele precisa saber um pouco de tudo e saber do seu tempo. É preciso ser contemporâneo;
 
-Habilidades Analíticas: compreendendo o tempo em que se vive se analisa, se decompõe e entender as questões para analisá-las;
 
- Capacidade de liderar e inspirar pessoas: “Nós (os gestores) não fazemos nada. A área da saúde é composta por 14 profissões diretas e é preciso saber como galvanizar a vontade das pessoas para o futuro;
 
- Criatividade e Comunicação: Tem que ser criativo, pois em determinados momentos os problemas só serão resolvidos não por revolução, mas disruptivamente: “o que vulgarmente, as pessoas tem chamado de ‘fora da caixa”.  Também é preciso saber como comunicar isso;
 
- Gestão de Pessoas: É cada vez mais difícil, pois elas sabem cada vez mais e quem sabe mais, ouve menos. Engajar é mais que se comprometer, é: “como faço para as pessoas fazerem o que é preciso”;
 
- Conhecimento técnico da administração: Finanças, epidemiologia, atenção à saúde, tecnologia da informação, conhecer a gestão e as suas microferramentas;
 
- Compromisso Social: “Todas são importantes, mais o compromisso social talvez seja o mais importante. O lucro não move as organizações, ele é a consequência. Na Saúde, o que move as instituições não deve ser o lucro, mas é o objetivo da melhoria de vida das pessoas”;
 
“Tudo isso tem de ser traduzido em perenidade, pois esse é o grande desafio”.
 
SaudeWeb

Humor: Plano de saúde

Pesquisa liga psoríase à risco aumentado de doenças cardíacas

Ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo, tira dúvidas da população sobre psoríase
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Parque do Carmo,
zona leste de São Paulo, tira dúvidas da população sobre psoríase
"Os resultados reforçam a importância de uma avaliação regular de fatores de risco cardiovascular em pacientes com psoríase"
 
Pacientes com psoríase podem estar em maior risco de insuficiência cardíaca e devem passar por exames permanentes para doenças do coração.

A afirmação é de estudo apresentado durante reunião da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizada em Amsterdam, na Holanda.

O levantamento, que analisou informações sobre a população adulta na Dinamarca, mostrou que pessoas com psoríase são mais propensas a desenvolver insuficiência cardíaca e que o risco de insuficiência cardíaca aumenta à medida que a psoríase se torna mais grave.

"Nossos resultados sublinham a importância de uma avaliação regular e tratamento de fatores de risco cardiovascular em pacientes com psoríase", disse o autor do estudo Usman Khalid. "A inflamação crônica (uma condição comum à insuficiência cardíaca e à psoríase) pode ser o elo entre as duas doenças."

A psoríase afeta 125 milhões de pessoas em todo o mundo. É um distúrbio que faz com que, ao longo da vida, manchas vermelhas escamosas se espalhem sobre a a pele.

"A psoríase deve ser considerada uma doença inflamatória sistêmica que afeta todo o corpo, ao invés de uma lesão de pele isolada", explicou Khalid. "Os médicos devem considerar rastreio precoce e tratamento dos fatores de risco cardiovascular em pacientes com psoríase ( assim com o já o fazem com a obesidade, tabagismo e sedentarismo) a fim de reduzir o risco a longo prazo de doença cardiovascular e morte."

Educar pacientes com psoríase sobre a associação entre a sua condição de pele e doenças cardíacas é fundamental para incentivá-los a adotar comportamentos saudáveis para o coração, Khalid acrescentou.

O pesquisador alerta que "embora a pesquisa tenham encontrado uma associação entre psoríase e aumento do risco de insuficiência cardíaca, ainda não prova necessariamente uma relação de causa-e-efeito.
 
Isaude.net

Altas doses de atorvastatina podem reduzir a inflamação periodontal

A redução na inflamação do tecido local pode levar à redução dos mediadores pró-inflamatórios na circulação sistêmica
 
Novos dados mostram que a atorvastatina em altas doses pode reduzir a inflamação periodontal em menos de quatro semanas, sugerindo um novo mecanismo de ação para as estatinas.
 
Além da redução familiar na lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), a redução da inflamação sistêmica e redução da atividade inflamatória no interior das placas ateroscleróticas, as estatinas podem também reduzir a inflamação não arterial em tecidos como o periodonto. Esta redução na inflamação do tecido local pode levar a uma redução dos mediadores pró-inflamatórios liberados na circulação sistêmica que, por sua vez, podem levar a uma redução na inflamação aterosclerótica,
 
Os pesquisadores compararam o efeito de uma dose diária de atorvastatina 80 mg versus uma dose de 10 mg em um estudo randomizado, multicêntrico, com 71 pacientes com aterosclerose estabelecida ou fatores de risco para aterosclerose. Os pacientes foram avaliados usando a F-Flurodexoyglucose tomografia por emissão de pósitrons (FDG-PET).

Após 12 semanas, verificou-se uma redução significativa na inflamação periodontal em indivíduos distribuídos aleatoriamente para a dosagem de 80 mg (p = 0,04). Reduções na inflamação periodontal foram maiores em indivíduos com níveis mais elevados de inflamação periodontal no início do estudo (p = 0,01) e naqueles com maior perda óssea periodontal basal (p = 0,03). As reduções de inflamação periodontal foram correlacionados com reduções na inflamação carótida.

"O impacto da alta dose de estatina foi maior em indivíduos com evidência de periodontite ativa e foi evidente após um período de tratamento de quatro semanas", disse a autora do estudo, Sharath Subramanian, do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School, Boston. "Observamos uma estreita relação entre as reduções na inflamação periodontal e aterosclerótica. Estes resultados identificam um efeito potencialmente pleiotrópico das estatinas e levantam a possibilidade de que uma vantagem indireta de estatinas na aterosclerose."

 
Isaude.net

Vagas de estágio na Prefeitura de Pindamonhangaba - SP

Foi divulgado edital de processo seletivo n° 03/2013 da Prefeitura de Pindamonhangaba, no estado de São Paulo, destinado ao preenchimento de 106 vagas e Cadastro Reserva (CR) para Estagiários. O estágio terá carga horária de 4h diárias, com bolsa auxílio de R$ 472,44 para estudantes de nível superior e de R$ 420,42 para os de nível médio/técnico. É concedido o auxílio transporte no valor de R$ 30,00.

- Nível Médio/Técnico - Nível Médio, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Edificações;
 
- Nível Superior - Administração, Arquitetura, Biologia, Comunicação Social - Jornalismo/ Publicidade, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Serviço Social e Informática/ Sistemas de Informação/ Gestão de TI, Engenharia de Computação/ Tecnologia em Redes de Computadores/ Ciências da Informação.

As inscrições serão efetuadas até às 16h do dia 20 de novembro de 2013, pelo site www.ciee.org.br. Também é possível se inscrever de forma presencial, das 9h às 16h, no CIEE de Taubaté, que fica na Rua Doutor Pedro Costa, nº. 270, Centro.

Todos os inscritos serão selecionados por meio de prova objetiva, prevista para o dia 24 de novembro de 2013, na Faculdade Anhanguera de Pindamonhangaba, localizada na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, nº. 3.344, Campo Alegre. As provas serão aplicadas às 14h para os candidatos a estágio de nível médio e às 16h para os de nível técnico e superior.

O processo seletivo será válido até o dia 31 de dezembro de 2014 ou quando do esgotamento de candidatos.

Prefeitura de Acrelândia - AC retifica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Acrelândia, no estado do Acre, lançou edital de processo seletivo, visando preencher 02 vagas para o cargo de Enfermeiro.  O salário será de R$ 2.500 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. A contratação se dará pelo período de 01 ano, mediante assinatura de termo de contrato, podendo ser prorrogado por igual período.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 05 de novembro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde de Acrelândia, situada à Rua Geraldo Barbosa, nº 485.
 
O processo será constituído de análise curricular e entrevista.
 
O edital e a retificação foram publicados no Diário Oficial do Estado do Acre, de 29 de outubro de 2013 e 1º de novembro de 2013, nas páginas 61 e 42, respectivamente. 

Concurso Prefeitura de Gavião Peixoto - SP

A Prefeitura de Gavião Peixoto, no estado de São Paulo, publicou o edital 01/2013 de concurso público, para o provimento de 05 vagas para os cargos de Agente de Controle de Vetores, Condutor e Operador de Máquinas e Veículos e Médico Plantonista. As oportunidades são para níveis fundamental e superior, com remuneração de até R$ 1.278,39. 
 
Para participar desta seleção, os interessados deverão se inscrever até dia 14 de novembro de 2013, no Núcleo Cultural e Biblioteca Professora Eulália Rosália de Arruda Cury, localizada na Alameda Silva, n.º 497 - Centro - Gavião Peixoto. As taxas são de R$ 20 ou R$ 30, dependendo do cargo. 
 
Segundo o edital publicado no site www.rboconcursos.com.br, as provas serão realizadas na cidade de Gavião Peixoto, no dia 1º de dezembro de 2013, em locais e horários que serão divulgados oportunamente. O concurso também será constituído de prova prática, apenas para o cargo de Condutor e Operador de Máquinas e Veículos. 
 
 A validade do certame será de dois anos, prorrogável por igual período. 

Prefeitura de Itirapina - SP publica edital de processo seletivo

Com objetivo de preencher 06 vagas mais cadastro de reserva, a Prefeitura de Itirapina, no estado de São Paulo, lançou o edital de processo seletivo nº. 001/2013. As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental e superior, por salários variados de R$ 866,00 a R$ 12.000,00 em jornada de 24 a 40h semanais.

A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

O certame prevê a oferta de vagas para Fiscal de Obras, Contador, Farmacêutico, Médico Programa Saúde da Família, Professor Educação Básica I, Professor Educação Básica II Matemática, Professor Educação Básica II Português, Professor Educação Básica II Ciências, Professor Educação Básica II História, Professor Educação Básica II Geografia, Professor Educação Básica II Artes, Professor Educação Básica II Inglês, Professor Educação Básica II Educação Física, Professor Assistente, Professor Educação Infantil e Professor Educação Especial.

As inscrições, nos valores de R$ 35,00 e R$ 50,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 07 de novembro de 2013.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 24 de novembro de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2  dias.

A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de São Pedro de Alcântara - SC abre processo seletivo

Publicado o edital nº. 001/2013 de processo seletivo, no município de São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina. O certame é destinado à formação de cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam de R$ 689,88 a R$ 8.985,40.
 
Cargos
Trabalhador Braçal, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquina, Agente Comunitário de Saúde, Telefonista, Fiscal de Tributos, Agente Administrativo, Técnico em Edificações, Agente de Vigilância Epidemiológica, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Professor II (Educação Infantil, Anos/Séries Iniciais, Educação Especial, Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Artes, Informática Educativa, Alemão, Inglês, Enfermeiro e Médico (Clínico Geral, Ginecologista/Obstetra e Pediatra).
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 20,00, serão efetuadas até o dia 14 de novembro de 2013, das 07h30 às 12h (segunda a sexta-feira), nas dependências da Prefeitura Municipal, situada na Praça Leopoldo Francisco Kretzer, no Centro da cidade de São Pedro de Alcântara.
 
Prova
O processo seletivo constará de prova escrita, prática e títulos (professor).
 
A prova escrita está prevista para 30 de novembro de 2013, na Escola Básica Municipal Dr. Adalberto Tolentino de Carvalho, das 14h às 16h. Já a prova prática será realizada no mesmo dia da prova escrita, nas dependências da Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara-SC.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 1 ano.
 
O edital encontra-se disponível no site da Prefeitura - www.pmspa.sc.gov.br.

Concurso Secretaria da Saúde - AC

Conforme anunciado pelo governador do Acre, as Secretarias da Gestão Administrativa (SGA) e de Saúde do Estado do Acre (SESACRE) divulgaram oficialmente os editais de concurso público nº 001, 002 e 003/2013, destinados ao provimento de 1.062 vagas e à formação de cadastro reserva em diversos cargos da área da Saúde do Estado. A organização do certame está sob a responsabilidade da FUNCAB.
 
Cargos por edital
 
Edital 001/2013/SGA/SESACRE: Médicos das seguintes especialidades: Alergista e imunologista, Anestesiologista, Cirurgião cabeça/pescoço, Cirurgião cardiovascular, Cirurgião gastroenterologista, Cirurgião geral, Cirurgião pediátrico, Cirurgião plástico, Cirurgião torácico, Cirurgião vascular, Clínica médica, Dermatologista, Endocrinologista e metabologista, Endoscopia digestiva, Gastroenterologista, Genética médica, Geriatra e gerontologista, Hematologista e hemoterapeuta, Homeopata, Infectologista, Mastologista, Nefrologista, Neonatologista, Neurocirurgião, Neurologista, Nuclear, Obstetra e ginecologista, Oftalmologista, Oncologista, Oncologista cirúrgico, Ortopedista e traumatologista, Otorrinolaringologista, Patologista, Patologista clínico, Pediatra, Pneumologista e tisiologista, Preventivo e social, Proctologista, Psiquiatra, Radiologista, Radioterapeuta, Reumatologista, Terapia intensiva, Terapia intensiva pediátrico e Urologista.
Os médicos efetivados farão jus a um vencimento mensal de R$ 8.160,00.
 
Edital 002/2013/SGA/SESACRE: Nível Médio/Técnico - Citotécnico, Técnico de Enfermagem, Técnicos de várias especialidades (de Laboratório em Análise Clínica, em Hematologia e Hemoterapia, em Higiene Dental, em Nutrição e Dietética, em Órtese e Prótese Dentária, de Radiologia, em Segurança do Trabalho). Nível Superior - Assistente Social, Cirurgião Dentista,  Enfermeiro, Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Químico e Terapeuta Ocupacional. Os vencimentos para esses cargos poderão variar de R$ 1.020,00 a R$ 5.401,20.
 
Edital 003/2013/SGA/SESACRE: Administrador, Analista de Sistema, Economista e Engenheiro (Civil, Químico). O vencimento inicial para esses cargos é de R$ 2.011,20. 
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas via internet até o dia 27 de novembro de 2013, por meio do sítio da organizadora (www.funcab.org), devendo o candidato seguir os procedimentos mencionados nos editais. Haverá também postos de inscrição presenciais, conforme listagens dos editais.
 
O valor da inscrição será de R$ 88,00 para profissionais Médicos, R$ 64,00 para os outros cargos de Nível Superior, e R$44,00 para os cargos de Nível Médio/Técnico.
 
Processo de seleção
O concurso para Médico (edital 001/2013) será composto de exame de habilidades e conhecimentos mediante aplicação de Prova Objetiva. Os candidatos aos cargos dos editais 002/2013 e 003/2013 participarão de Prova Objetiva e Prova de Títulos.
 
Dependendo do cargo pretendido, as provas poderão ser realizadas prioritariamente nas cidades acreanas de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Jordão, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Rio Branco, Porto Walter, Sena Madureira e Tarauacá, no dia provável 15 de dezembro de 2013.
 
Todos os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado do Acre (www.diario.ac.gov.br, edição de 04/11/2013) e da FUNCAB (www.funcab.org).

Prefeitura de Matupá - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Matupá, cidade localizada à 720 km de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, publicou edital nº. 001/2013 para a realização de processo seletivo, destinado ao provimento de 10 vagas para Agentes Comunitários de Saúde.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas.

Interessados, deverão realizar a inscrição pessoalmente na Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30 nos dias 04, 05, 06, 07, 08, 11, 12, 13, 14 de novembro de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição.

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 24 de novembro de 2013, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível nos sites www.matupa.mt.gov.br, www.amm.org.br e será afixado no local de costume.
 
A entrevista psicossocial será realizada por profissionais Assistente Social e Psicóloga.
 
A validade do processo seletivo será de um ano da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável, por igual período.
 
O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 04 de novembro de 2013, pág. 92 a 97.

Concurso Prefeitura de Bragança Paulista - SP

A Prefeitura de Bragança Paulista, no estado de São Paulo, realiza concurso público, por meio do edital 03/2013, com objetivo de preencher 25 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. Os vencimentos são de R$ 1.012,61 por jornada de 44 horas semanais. 
 
Para participar do certame, os interessados devem ter nível fundamental completo. As inscrições poderão ser efetuadas, no período de 04 de novembro a 12 de dezembro de 2013, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico www.zambini.org.br. A inscrição é de R$ 38,90. 
 
Conforme informações do edital, o concurso constará de prova objetiva. A convocação para realização da prova será comunicada oportunamente, mediante publicação na Imprensa Oficial do Município, e nos sites www.zambini.org.br e www.braganca.sp.gov.br, bem como, serão enviados informativos pelo correio eletrônico (e-mail), designado pelo candidato na ficha de inscrição.
 
A validade do certame será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Sinop - MT lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Sinop, no Mato Grosso, lançou edital nº. 003/2013 para realização de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 362 vagas em níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 832,01 a R$ 2.359,61.
 
Cargos
Professores (Ensino Fundamental e Educação Infantil), Auxiliares de Nutrição, Auxiliares de Manutenção de Infraestrutura, Técnico Administrativo Educacional (Multimeios Didáticos) e Motoristas de Transporte Escolar. Aos candidatos com necessidades especiais está reservado um percentual mínimo de 10% das vagas.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas gratuitamente no período de 05 a 19 de novembro de 2013, no horário local das 08h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min, nas dependências da Escola de Governo, localizada na Avenida das Embaúbas, 1288, Centro, Sinop/MT.
 
No ato da inscrição os candidatos aos cargos de Professor deverão apresentar as vias originais dos títulos a serem avaliados, bem como entregar fotocópia dos mesmos.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova escrita e avaliação de títulos.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 01 de dezembro de 2013, das 08:15 às 11:15 nos seguintes locais (a depender do cargo pretendido): na Escola Municipal de Educação Básica RODRIGO DAMASCENO, localizada na Avenida Jequitibás, nº 2098, Bairro Jardim; na Escola Municipal de Educação Básica SADAO WATANABE, situada na Av. das Sibipirunas, nº 5651, Bairro Jardim Primavera; na Escola Municipal de Educação Básica ARMANDO DIAS, na Rua Cabo Manoel Agostinho, nº 2055, Bairro Boa Esperança; na ESCOLA DE GOVERNO, na Avenida das Embaúbas, nº1288, Centro; e na Escola Municipal de Educação Básica Professor JURANDIR LIBERINO DE MESQUITA, Rua das Violetas, nº 2.300, Bairro Jardim Violetas.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 02 de dezembro de 2013, no site www.sinop.mt.gov.br e no mural da Secretaria Municipal de Educação.
 
O contrato decorrente do processo seletivo terá prazo de até seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 04 de novembro de 2013, pág. 238 a 244.

Prefeitura de Rio Negro - PR prorroga inscrição

A Prefeitura de Rio Negro, município localizado a 109 km da capital do estado do Paraná, prossegue recebendo inscrições ao processo seletivo regido pelo edital nº. 034/2013, no qual é ofertada 01 vaga para Médico Ginecologista/Obstetra, para atuar na Casa de Assistência Integral à Saúde da Mulher. O salário pode chegar a R$ 2.683,03 por jornada de trabalho de 20 horas semanais.As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas de forma gratuita na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga Maternidade), situada na Praça João Pessoa nº. 131 Centro, até o dia 08 de novembro de 2013, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, exceto no dia 01 de novembro que será no horário das 8h00 às 11h30min.
 
Deverão ser entregues no ato da inscrição fotocópias autenticadas ou fotocópias acompanhadas dos originais, dos seguintes documentos:
  • Identidade;
  • CPF;
  • Se do sexo masculino, Certificado de Reservista;
  • Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição;
  • Certificado de Especialidade em Ginecologista/Obstetra;
  • Registro no Conselho de Classe correspondente.
A seleção será realizada através de prova de títulos e experiência profissional.
 
A experiência profissional será comprovada mediante apresentação de contrato de trabalho, declaração de prestação de serviço em órgão público ou privado, em papel timbrado devidamente assinado pelo Recursos Humanos do órgão e, na ausência deste setor, deverá estar assinado pelo dirigente máximo da Unidade Executora; e para prestadores de serviço autônomo através de RPA, que demonstre a experiência profissional informada.
 
Após análise da documentação entregue pelo candidato no ato da inscrição será atribuída pontuação aos títulos apresentados, pela Comissão de Seleção, em sessão pública a ser realizada na data provável de 04 de novembro de 2013 às 13h30min, na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga maternidade), situada na Praça João Pessoa,131 – Centro – Rio Negro/PR.
 
O prazo de duração do contrato será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período em casos excepcionais, por motivo de força maior.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 28 de outubro de 2013, pág. 30 e 31. O edital de prorrogação foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 04 de novembro de 2013, pág. 16.

Prefeitura de Aracitaba - MG abre vagas

A Prefeitura de Aracitaba, no estado de Minas Gerais, através da JCM – Consultoria Municipal Ltda, publicou edital nº. 001/2013 para a realização de processo seletivo, destinado à contratação temporária de 14 profissionais de níveis médio/técnico e superior. A remuneração pode chegar a R$ 8.950,00 por jornada de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Comunitário, Agente de Administração, Assistente Social, Auxiliar em Saúde Bucal, Dentista, Enfermeiro, Médico, Psicólogo e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 22 de novembro de 2013, na sede da Prefeitura de Aracitaba, situada na Praça Barão de Montes Claros, 16, Centro, Aracitaba-MG, no horário de 13h as 18h, exceto sábado e domingo e feriados.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio/técnico: R$ 55,00 e 70,00;
Nível superior: R$ 100,00, 120,00 e 150,00.
 
Prova
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 15 de dezembro de 2013 às 9h, na Escola Municipal Jorge Moreira Guilarducci, situada à Rua Cel. José Homem – Centro – Aracitaba-MG.
 
Os gabaritos serão divulgados a partir do dia 16 de dezembro de 2013, nos sites www.aracitaba.mg.gov.br e www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura de Aracitaba.
 
Validade
A validade do certame será de dois anos podendo ser prorrogada uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Nova Aliança - SP

A Prefeitura de Nova Aliança, no estado São Paulo, através da empresa CEMAT, abriu edital de concurso público n° 01/2013, destinado ao provimento de 17 vagas nos cargos de níveis fundamental e superior, por salários de até R$ 3.692,00 e carga horária de 20 ou 44h semanais.
 
As vagas são para os cargos de cozinheira, médico nível I, médico plantonista, servente de pedreiro e servente de serviços gerais.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 08 de novembro de 2013, em dias úteis, no horário das 9h às 11h e das 13h às 16h, no Paço da Prefeitura Municipal, sito à Praça Padre João Nolte, nº22, em Nova Aliança-SP. As taxas variam de R$ 40 para cargo de nível fundamental e de R$ 60 para nível superior.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Nova Aliança-SP, na E.M.E.F. Abdo Ayruth, localizada à Rua Rui Barbosa, nº 320, na data prevista de 17 de novembro de 2013 (domingo), no horário com início às 9h (nove horas).
 
O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Socorro - SP

A Prefeitura da Estância de Socorro, no estado de São Paulo, por meio da empresa Qualicon, divulgou os editais nºs. 01 e 02/2013 de concurso público e processo seletivo, visando preencher 88 vagas, voltadas para cargos de nível alfabetizado, médio e superior. O vencimento pode chegar a R$ 3.608,27, com jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Operador de Máquinas Pesadas, Trabalhador Braçal, Fiscal, Guarda Municipal 2° Classe Masculino, Guarda Municipal 2° Classe Feminino, Dentista de Saúde da Família, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Oftalmologista, Médico Perito, Médico Psiquiatra, Médico de Saúde da Família, Nutricionista, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Eletricista de Veículo, Mecânico, Motorista, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico de Saúde da Família, Escriturário, Monitor de Transporte Escolar, Agente Comunitário – PSF, Agente Comunitário, Professor Educação Básica I – PEB I e Professor de Educação Básica II – PEB II - ARTE.

As inscrições poderão ser realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.iq.org.br, até às 21h do dia 21 de novembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 40 a R$ 80, de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Socorro-SP, provavelmente, nos dias 04 e 05 de janeiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília.

Os locais e horários serão comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas a ser publicado na Imprensa Oficial do Município, em listas que serão afixadas no Paço Municipal da Prefeitura de Socorro e através da internet no endereço www.iq.org.br, a partir de 20 de dezembro de 2013.

O prazo de validade do Concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do Resultado Final, podendo, á critério da Prefeitura Municipal da Estância de Socorro-SP, ser prorrogado uma vez por igual período.
 
Já o prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, contados a partir da data da homologação do Resultado Final, podendo, á critério da Prefeitura Municipal da Estância de Socorro-SP, ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Erval Velho - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Erval Velho, no Estado de Santa Catarina, distante cerca de 400 km da capital, divulgou extrato do edital nº 005/2013 de processo seletivo, que visa a contratação de servidores em caráter temporário, para substituições que venham ocorrer durante o exercício de 2014. Os cargos abrangem profissionais que tenham níveis alfabetizado, fundamental, médio/técnico e superior. 
 
As oportunidades são para Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Agente de Serviços Gerais I e II, Farmacêutico, Psicólogo, Assistente Social, Professor, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal e Médico.
 
A carga horária é de 20 ou 40 horas semanais e o salário oferecido varia de R$ 789,62 a R$ 4.992,12.
 
Inscrições
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 03 de dezembro de 2013, na Prefeitura Municipal de Erval Velho (SC), localizada na Rua Nereu Ramos, nº 204, Centro, na cidade de Erval Velho (SC).
 
O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o cargo desejado, sendo R$ 15,00 para os cargos de Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Agente de Serviços Gerais I e II; R$ 25,00 para os cargos de Farmacêutico, Psicólogo, Assistente Social, Professor, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Saúde Bucal; e R$ 50,00 para o cargo de Médico.
 
Provas
As provas escritas (objetivas) serão realizadas na Escola Básica Municipal César Avelino Bragagnolo, situada à Rua Honorato Vieira, nº 1073, na cidade de Erval Velho (SC), provavelmente em 08 de dezembro de 2013, no horário das 8h30. O candidato deve estar no local 30 minutos antes do início das provas. 
 
Haverá prova prática para os cargos de Professor de Artes, Agente de Serviços Gerais I e II, Motorista, Mecânico e Operador de Máquinas, a qual também será aplicada na provável data de 08 de dezembro de 2013.
 
Validade
O Processo Seletivo e respectivo resultado terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, caso haja necessidade e interesse público.
 
Edital completo no http://www.aprendersc.com.br/site/

Concurso Prefeitura de São Caetano do Sul - SP

A Prefeitura de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, publicou edital nº 001/2013 de concurso público, destinado ao preenchimento de 748 vagas imediatas e formação de cadastro reserva. Os cargos oferecidos são para candidatos de todos os níveis de escolaridade, por remuneração de até R$ 4.064,07.
 
As oportunidades são para Professor, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Fiscal Tributário, Procurador Judicial, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Primeira Infância, Inspetor de Alunos,Instrutor de Libras, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Lacterista, Merendeira, Porteiro, Servente Provedor e Vigia.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente no site www.caipimes.com.br, por meio do Formulário de Inscrição via internet, até 17 de novembro de 2013. A taxa de inscrição varia entre R$ 30 e R$ 60, de acordo com o cargo escolhido pelo candidato.
 
De acordo com o edital, as provas serão realizadas na cidade de São Caetano do Sul, na data prevista de 08 de dezembro de 2013. Os gabaritos da prova objetiva serão disponibilizados no dia 11 de dezembro deste ano. 
 
O concurso público terá validade de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura de São Caetano do Sul.

Prefeitura de Ilhéus - BA realiza processo seletivo

A Prefeitura de Ilhéus, no estado da Bahia, abre Processo Seletivo Simplificado pelo edital nº 01/2013, para a contratação temporária de psicólogos, assistentes sociais, advogados, coordenadores, subcoordenadores, agentes sociais, técnicos sociais, orientadores, facilitadores sociais, auxiliares administrativos, digitadores e cadastradores sociais. Obedecendo a lei, serão reservadas 5% das vagas a pessoas com deficiência.

Há 253 vagas, sendo 147 imediatas e 106 para cadastro de reserva nos cargos de níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.600,00 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

De acordo com o edital, a inscrição será realizada pelo candidato interessado ou por meio de procuração pública, exclusivamente na sede Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), localizada na Rua Vereador Mário Alfredo, s/n, Conquista, até o dia 06 de novembro de 2013, no período das 9 às 14 horas.
 
O candidato deverá comparecer ao local portando os seguintes documentos: currículo vitae devidamente comprovado, inclusive experiências na área; ficha de inscrição, preenchida e assinada; diploma ou certificado de nível superior, além do certificado de conclusão de ensino médio.

O processo seletivo será constituído por análise do Currículo Vitae e os critérios de pontuação serão definidos pela Comissão de Avaliação de Currículos e/ou histórico escolar, constituída para este fim.

O certame terá validade de 6 meses, contando a partir da data da publicação do Edital de Homologação de Resultado Final na Imprensa Oficial do Município no site: www.ioe.org.br/prefeitura/ilheus.

Prefeitura de Palmeira d’Oeste - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Palmeira d’Oeste, no Estado de São Paulo, através da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria EIRELI, publicou edital de processo seletivo n° 005/2013, com o intuito de ocupar 05 vagas nos cargos de Psicólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista e Enfermeiro (nível superior). Os salários variam de R$ 854,24 a R$ 1.520,28 por carga horária de 20, 30 ou 40h semanais.

O candidato deverá realizar a inscrição até o dia 07 de novembro de 2013, na Prefeitura Municipal de Palmeira d’Oeste, situada na Av. Dr. Francisco Félix de Mendonça, 4955, Centro - Município de Palmeira d’Oeste, e recolher a taxa de inscrição na Tesouraria da Prefeitura Municipal, no valor de R$ 60 para todas as funções.

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada provavelmente no dia 17 de novembro de 2013, na Escola Municipal Disnei Antônio Monzani, na cidade de Palmeira d’Oeste/SP, com início às 8h30.

Os gabaritos da prova estarão disponíveis no dia seguinte a realização da prova, no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.