Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de novembro de 2013

Espera por consulta com oftalmo dura 5 meses

Enquanto há pessoas que demorem 5 meses para consulta, outros aprovam prazo
Erica Dezonne/ Diário de SP
Enquanto há pessoas que demorem 5 meses para consulta, outros
aprovam prazo
Médico especialista em olhos só atende com agendamento em ambulatórios municipais em São Paulo 
 
Quem necessita de atendimento oftalmológico na capital para situações que não são de urgência pode levar até cinco meses para conseguir uma consulta na rede pública de saúde. O DIÁRIO percorreu AEs (Ambulatórios de Especialidades) em três regiões da cidade de São Paulo e conferiu que todos têm o médico especialista em olhos, mas para conseguir atendimento é preciso passar primeiro por uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Ali o doente ganha encaminhamento para um local especializado.
 
O desempregado Luiz Carlos Volta, de 61 anos, que é cego de um olho, diz ter esperado quatro meses depois do agendamento na UBS Vila Santo Estevão, na região do Tatuapé, Zona Leste. Ele só conseguiu vaga no AE Doutor Ítalo Domingos Le Vocci, na região da Mooca. “Só o tempo que levou para conseguir a consulta já é uma falta de respeito”, diz Volta. “Mas o pior de tudo é que a médica também foi muito mal-educada”, reclama.
 
A aposentada Luiza Ferigo Martins, 69 anos, tem catarata e também vai ao AE Doutor Ítalo Domingos Le Vocci, mas não para cuidar dos olhos. “É muita burocracia ter de passar primeiro na UBS e depois vir para cá. Só passo no Ambulatório de Especialidades para pegar medicamentos na farmácia. O problema da catarata vou resolver com o plano de saúde da minha filha”, conta Luiza.
 
A dona de casa Ivete Machado Sobral, 62 anos, levou cinco meses para conseguir ir ao oftalmologista no AE Doutor Flávio Giannotti, no Ipiranga, Zona Sul. Resultado: um pequeno terçol se transformou em uma infecção no olho. “A médica aqui me tratou bem, deu antibiótico e tudo. O problema é que demorou para a consulta.”
 
Na Brasilândia, Zona Norte, os pacientes têm opiniões distintas sobre a espera para conseguir um oftalmologista no AE Professora Maria Cecília Donnângelo. Enquanto a encarregada de expedição Nilma Gomes,  48 anos, diz ter levado quatro meses para conseguir a consulta, a dona de casa Simone de Oliveira estava satisfeita pelo prazo entre o agendamento e a consulta ser de “apenas” um mês.
 
Espera média varia entre 50 e 75 dias
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a primeira consulta com oftalmologista no AE Maria Cecília Donnângelo “tem espera de aproximadamente 50 dias e o retorno, de 30 dias”. No caso dos AE Dr. Flávio Giannotti e AE Ítalo Le Vocci “a espera é de 75 dias”. Em relação à paciente Ivete Sobral, a pasta diz que ela foi consultada em 24 de julho e retornou no dia 30 de outubro, quando teve alta. Já Luiz Carlos Volta passou pelo médico em 29 de outubro, quando “foi orientado a procurar a assistência social para receber informações sobre a Lei da Monovisão”.
 
Diário de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário