Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Odontologia de Bauru (SP) procura voluntárias com dor facial

A Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) está selecionando mulheres com neuralgia do trigêmeo, um tipo de dor na face.
 
Os exames integram uma pesquisa da doutoranda Priscila Brenner Hilgenberg Sydney, na área de Reabilitação Oral.
 
As interessadas em participar do estudo devem procurar o serviço de triagem da FOB ou enviar um e-mail para priscilabrenner@hotmail.com.
 
Mais informações podem ser obtidas pelos emails priscilabrenner@hotmail.com e sci@usp.br
 
Fonte R7

Novo anel intravaginal impede transmissão do vírus da Aids

Tecnologia inédita aplicada nos anéis permite que uma reserva de medicamento anti-HIV fique disponível no corpo por até 90 dias
 
Cientistas americanos desenvolveram um novo anel intravaginal capaz de impedir a transmissão do vírus HIV de forma eficaz.
 
O dispositivo, apresentado na American Association of Pharmaceutical Scientists (AAPS) Annual Meeting and Exposition, consiste em um anel reservatório que deve ser instalado dentro da vagina.
 
O aparelho composto por tubos plásticos que absorvem água libera doses de tenofovir (TFV), uma droga que impede que o HIV se instale no corpo.
 
Os anéis precisam ser trocados a cada 90 dias e possuem uma nova tecnologia que permite que uma grande reserva de medicamento fique disponível no corpo durante esse período. As quantidades são liberadas diariamente, evitando assim o contágio pelo vírus.
 
"Prevemos que este anel será capaz de lançar um espectro de drogas que atualmente não podem ser aplicadas devido a limitações da tecnologia. A abordagem é altamente adaptável para quase qualquer droga, a quantidade de fármaco distribuída a cada dia e a velocidade de liberação pode ser modificada facilmente, se necessário", afirma o líder da pesquisa Patrick Kiser.
 
Segundo Kiser, a proteção garantida pela liberação constante de TFV pelo anel é semelhante ou superior a do gel vaginal de curta-duração, que se mostrou eficaz na redução do risco de infecção pelo HIV em mulheres.
 
O próximo passo da equipe é pesquisar anéis que possam liberar tanto o TFV quanto hormônios contraceptivos, como o levonorgestrel.
 
Fonte isaude.net

Consumo excessivo de bebida alcoólica danifica cérebro em poucos meses

Pesquisa mostra que ingestão de álcool em excesso por períodos intermitentes pode transformar bebedores sociais em dependentes
 
Consumo excessivo de bebida alcoólica pode danificar o cérebro em poucos meses e transformar bebedores sociais em dependentes de álcool, de acordo com pesquisa realizada no The Scripps Research Institute, nos EUA.
 
O estudo mostra ainda que pessoas que ingerem uma quantidade menor de álcool todos os dias são mais capazes de controlar a ingestão de bebidas do que aquelas que consomem álcool em excesso por períodos intermitentes.
 
A equipe de pesquisa, liderada por Olivier George, queria entender como o cérebro se adapta aos padrões de consumo de álcool.
 
Eles então expuseram um grupo de ratos com compulsão alcoólica ao álcool durante três dias por semana e expuseram outro grupo de ratos a um fornecimento contínuo de álcool.
 
Depois de apenas seis semanas, não só os ratos compulsivos consumiram mais álcool do que ratos com um fornecimento contínuo da substância, mas os cérebros deles mostraram sinais de comprometimento cognitivo semelhante aos de alcoólatras.
 
George e seus colegas descobriram que os danos cerebrais nos ratos compulsivos foram associados a um pequeno grupo de células cerebrais ou neurônios que inibem a função de "controle executivo" do córtex pré-frontal do cérebro.
 
Os pesquisadores explicaram que essas células cerebrais em ratos compulsivos eram muito ativas no período entre as bebedeiras. Além disso, quanto mais ativos esses neurônios eram, mais os ratos beberam quando tiveram acesso ao álcool.
 
Eles mostraram ainda que em testes realizados durante o período de "abstinência" entre as sessões de consumo, os animais compulsivos obtiveram resultados piores em memória, e também teve problemas emocionais.
 
"Normalmente vemos essas mudanças nos cérebros de humanos ou outros animais que são altamente dependentes de álcool, mas aqui encontramos essas mudanças nos ratos após apenas alguns meses de consumo intermitente de álcool", observa George.
 
Alterações cerebrais não foram vistas em ratos que beberam todos os dias e que mantiveram seu consumo de álcool estável.
 
A descoberta, se confirmada em estudos com seres humanos, pode levar a melhores tratamentos, abordagens preventivas e testes de diagnóstico para dependentes de álcool e pessoas com vícios semelhantes.
 
Segundo os pesquisadores, esta adaptação precoce do cérebro ao consumo intermitente de álcool ajuda a impulsionar a transição de bebedores sociais a dependentes de álcool.
 
"Esta pesquisa nos fornece ainda mais conhecimento sobre o desenvolvimento precoce do processo de vício", afirma o autor sênior do estudo, George F. Koob.

 
Fonte isaude.net

Hospital britânico terá que pagar R$ 33 mi a paciente que ficou com ‘mente de bebê’

Jovem sofreu danos cerebrais irreversíveis após ter sido internado em um hospital quando tinha sete meses de vida
 
O hospital britânico Stepping Hill concordou em pagar uma indenização vitalícia no valor de 10 milhões de libras (cerca de R$ 33 milhões) à família de Zach Petrou.
 
O jovem de 19 anos sofreu danos cerebrais irreversíveis após ter sido internado em um hospital quando tinha sete meses de idade.
 
Ele teria sido privado de oxigênio durante um tratamento e depois ficou com a idade mental de um bebê.
 
O pai de Zach, Andros Mathou, conta que às vezes ele e sua mulher se sentem física e mentalmente exaustos por ter de cuidar do jovem dia e noite.
 
— Mas é nosso filho, diz ele, é preciso ter força interna. E nós o amamos imensamente.
 
Apesar de ter praticamente aberto mão de sua vida, Andros conta que se ele voltasse dezoito anos no tempo, faria tudo novamente.
 
A mãe, Margaret Petrou, conta que o casal pensa no filho como ele era quando tinha pouco mais de sete meses, quando ele foi internado.
 
— Quando ele tinha seu caráter, personalidade e identidade. Tudo isso se foi. Sentimos que perdemos nosso filho.
 
Fonte R7

Morre bombeiro tcheco que viveu mais de 6 meses sem coração

A causa da morte será divulgada em duas semanas, após alguns exames
 
O bombeiro tcheco Jakub Halik, que sobreviveu 194 dias sem coração, substituído por duas bombas cardíacas, morreu no último domingo após passar por complicações hepática e renal, informou nesta quarta-feira (17) o Instituto de Medicina Clínica e Experimental de Praga. Em comunicado, Jan Pirk, chefe do Departamento Cardíaco do hospital, lamenta o acontecimento.
 
— O senhor Halik se encontrava na lista de espera para receber um transplante, fizemos tudo o que era possível para que a operação tivesse ocorrido. Mas, infelizmente, ele não chegou a ter um novo coração.
 
Pirk explicou que o estado de saúde de Halik tinha piorado muito nos últimos dias e seus rins e fígado já estavam comprometidos.
 
— Seu corpo não foi capaz de superar esta carga.
 
O cardiologista, que adquiriu grande notoriedade devido à operação — a implantação de duas bombas Heartmate II para bombear o sangue, uma aos pulmões e a outra ao resto do corpo — reconheceu desconhecer a causa da morte do paciente, de 37 anos.
 
— Vamos divulgar a causa exata em duas semanas, após os exames histológicos, mas já podemos dizer, com segurança, que não foi uma avaria das bombas cardíacas.
 
Depois de ficar comprovado que não tinha metástases e que não possuía sequelas do sarcoma espinocelular que comprometeu seu coração, Halik entrou na lista de espera para receber um transplante de coração no final de agosto.
 
Desta forma, o paciente dava continuidade ao seu longo processo de recuperação, que foi iniciado ainda no dia 3 de abril, quando Halik teve seu coração retirado.
 
Durante esses meses e meio, o bombeiro tcheco foi o primeiro homem do mundo a sobreviver a este tipo de cirurgia, que já tinha sido tentada sem sucesso com um paciente americano.
 
Fonte R7

Injeção fatal no 3º dia de estágio

Foto: Luiz Ackermann / Agência O Dia
Palmerina Pires, 80, morreu domingo, véspera do dia em
que teria alta | Foto: Luiz Ackermann / Agência O Dia
Estagiária admitiu ter introduzido café com leite na veia da paciente duas vezes e disse ter sido orientada por supervisora
 
Rio - A estagiária de enfermagem Rejane Moreira Telles, de 23 anos, contou que injetou duas seringas de café com leite na veia de Palmerina Pires Ribeiro, 80, que morreu em seguida, no domingo, no PAM de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
 
Em depoimento na 64ª DP (São João de Meriti), Rejane, que estava no terceiro dia de estágio, disse que recebeu ordem de uma técnica de enfermagem para fazer o procedimento e que essa profissional deu a ordem sem orientá-la corretamente porque estava distraída mexendo em um aparelho celular.
 
“Amanhã (hoje) pretendo ouvir uma colega da Rejane e uma filha da Palmerina, que estariam presentes na hora em que a profissional deu a ordem para medicar a vítima.
 
O depoimento de Rejane é coerente e ela não tinha como fazer o trabalho sem supervisão”, esclareceu o delegado titular, Alexandre Ziehe. “Essa profissional já foi identificada e prestou depoimento. Ela negou que isso tenha acontecido, mas não descartamos a possibilidade”.

Segundo as investigações, Rejane estava no estágio há um mês, mas só trabalhava aos domingos, das 13h às 18h. O Conselho Regional de Enfermagem estuda a possibilidade de interditar os profissionais do PAM de São João de Meriti.
 
Fonte O Dia

Café protege o coração de insuficiência cardíaca

A revista Circulation Heart Failure publicou uma pesquisa israelense na qual aponta o café como um poderoso aliado no combate da insuficiência cardíaca.
 
A pesquisa analisou quase 15 mil pessoas. O estudo constatou que aqueles que ingeriam de três a quatro porções de café, tiveram reduzido em 11% o risco de insuficiência cardíaca.
 
A quantidade recomendada do consumo de café é de três a quatro xícaras por dia. A explicação para isso é o fato do café possuir um efeito anti-inflamatório, deixando as veias livres para o sangue circular.
 
Os médicos alertam, no entanto, que o consumo não pode ultrapassar as três xícaras.
 
Do contrário, pode se dar uma dificuldade na absorção do cálcio. Pois a cafeína reduz a absorção desse mineral, contribuindo para o surgimento da osteoporose.
 
Fonte R7

Osteoporose pode ser evitada com o consumo de azeite de oliva

Consumido na forma natural, azeite protege e fortalece os ossos
 
Um estudo da Sociedade de Endocrinologia Americana constatou que o azeite de oliva pode ser um forte aliado na prevenção da osteoporose.
 
Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de estudar os hábitos de homens entre 55 e 80 anos que moram próximos ao mar Mediterrâneo, uma vez que o azeite de oliva é presença obrigatória em seus pratos.
 
Ao longo de dois anos, esses homens foram submetidos a exames de sangue que avaliaram seus níveis de colesterol, glicose e triglicérides.
 
O nível de osteocalcina, que avalia o grau de osteoporose, foi considerado excelente, confirmando que praticamente eram nulos os casos da doença.
 
A constatação do estudo é que uma vez consumido na forma natural, extra-virgem, o azeite de oliva protege e fortalece os ossos. Somado a isso, os ácidos graxos existentes em sua fórmula ajudam a prevenir o câncer e baixa os níveis de gordura no sangue.
 
Fonte R7

Higiene demais pode resultar em alergias

Especialista alerta que sistema imunológico precisa ser exposto às bactérias
 
Álcool em gel e sabonetes antibacterianos são muito usados para eliminar as bactérias e afastar o risco de contaminação. No entanto, o Dr. Leonard Bielory, professor da Universidade Rutgers e médico da Robert Wood Johnson University Hospital, garante que usar estes produtos de higiene nas primeiras fases da vida pode resultar em alergias. As informações são do site da rádio 101.5 de New Jersey.
 
— O sistema imunológico precisa ser exposto às bactérias para que possa aprender a combatê-las. Se o ambiente for estéril, nada estimulará a resposta imune do organismo e, consequentemente, ele estará mais suscetível às alergias.
 
Isso significa, segundo o Dr. Bielory, que um ambiente estéril, pode não ser tão saudável quanto as pessoas imaginam.
 
— É claro que um ambiente ultralimpo é importante para uma criança com algum tipo de imunodeficiência, mas no caso de crianças saudáveis seu sistema imunológico precisa ser estimulado para combater infecções. Essa é uma das razões que damos vacinas.
 
Para o especialista, uma criança no início da vida exposta a um ambiente “sujo” tem menos chances de desenvolver alergias graves na fase adulta. Mas, ele ressalta que isso não se aplica quando os pequenos estão doentes.
 
— Quando a criança está resfriada, por exemplo, é fundamental higienizar as mãos para diminuir a chance de transmissão da doença. Caso contrário, não é necessário usar álcool em gel ou sabonetes antibacterianos.
 
O médico acrescenta que a regra de ouro é ao tossir cobrir a boca com o braço ou um lenço em vez das mãos e lavá-las regularmente quando se está doente. Caso contrário, a recomendação é usar água e sabão.
 
Fonte R7

Fobia rara faz mulher sofrer aborto

Tokofobia afeta uma a cada seis mulheres
 
A fobia de Charlotte Arnold, de 24 anos, que mora em Londres, fez com que ela abortasse semanas antes de ter o bebê.
 
Esse medo foi desencadeado ao perder o seu primeiro filho com 34 semanas de gestação, segundo o tabloide The Sun.
 
Um novo relatório diz que a condição pouco compreendida – chamada de tokofobia (medo da gravidez e/ou do parto) – afeta uma a cada seis mulheres, induzindo à esterilização e ao aborto.
 
— Eu estava desesperada para ser mãe, mas simplesmente me apavorei durante a gravidez. Tive ataques de ansiedade e pânico.
 
Segundo especialistas, existem dois tipos dessa doença: a tokofobia principal é relacionada a mulheres que nunca tiveram filhos, mas que têm medo mórbido da gravidez ou do parto; a tokofobia secundária afetam as mulheres que já passaram por uma gravidez traumática e tem medo de viver tudo isso novamente.
 
Para melhorar a condição de Chralotte foram prescritos antidepressivos. No entanto, depois de vários meses em tratamento, ela decidiu parar com os medicamentos para controlar a sua fobia por conta própria.
 
Fonte R7

Guaçatonga

Resumo
Planta medicinal indicada para tratar úlceras gástricas e cicatrizar feridas, inclusive de herpes labial e afta. Pode ser encontrada em forma de infusão, pomadas e cremes.
 
Nomes
Nome: Guaçatonga, erva-de-bugre, pau de largato, cafezinho-do-mato, porangaba.
Nome latim: Casearia sylvestris Swartz
Nome inglês: guacatonga
Nome francês: guacatonga
Nome alemão: guacatonga
Nome italiano: guacatonga
Nome espanhol: ratón – dondequiera
 
Família
Flaucourtiaceae
 
Componentes
Diterpenos, triterpenos, ácido capróico ou hexanóico, flavonas, óleos essenciais (cariofileno), saponinas e taninos.
 
Partes utilizadas
Folhas
 
Efeitos
Cicatrizante, antiinflamatório, analgésico, antioxidante e antiulceroso.
 
Indicações
- úlceras gástricas: pode ser utilizada em todas as fases da doença, ou seja, ela age em úlceras leves, moderadas e graves. Não apresenta efeitos colaterais como alteração do pH do suco gástrico e contração da musculatura uterina, causados por muitos medicamentos utilizados para tratar úlceras.
 
- cicatrizante de feridas: herpes labial, aftas, entre outras.
 
Efeitos secundários
Desconhecidos
 
Contra-indicação
Desconhecidas
 
Interação
Nenhuma interação foi documentada, mas é possível que aumente os efeitos de antiplaquetários e anticoagulantes.
 
Toxicidade
Em caso de uso crônico e ingestão de quantidade abusiva, a guaçatonga pode causar diarréia, problemas no fígado, convulsões, entre outros sinais de toxicidade.
 
Preparações
Uso interno - Infusão (2 folhas frescas em 200mL de água - ferva por 5 minutos)
 
Uso externo - cremes e pomadas (patenteada pela Agência de Inovação da Unicamp, em breve estará no mercado) - infusão (1 colher de sopa de folhas frescas picadas em 250mL de água – ferva por 10 minutos- faça compressas diretamente na região afetada por 15 minutos)
 
Onde cresce?
A guaçatonga pode ser encontrada praticamente em todo território brasileiro, mas é mais abundante no sudeste do país, também pode ser encontrada em alguns outros países da America do sul. As árvores florescem entre os meses de julho a outubro e frutifica de setembro a dezembro.
 
Observações
- Utilizada há muitos anos por povos indígenas e pela polulação para o tratamento de queimaduras na pele, picadas de cobras e úlceras estomacais, cicatrizante de feridas, anestésico local, antipirético, diurético, anti-reumático e anti-séptico.
 
- Estudos indicam que a guaçatonga possui efeito contra picadas de cobras Bothrops, antihiperlipidemico (contra colesterol alto), antimicrobiano, além de atividade antiplasmódica (contra malária). Mas são necessários mais estudos para que esta planta possa ser utilizada para estes fins.
 
Fonte Criasaúde

Dieta do tipo sanguíneo auxilia no tratamendo do estresse

As disfunções relacionadas ao estresse são responsáveis, por 50 a 80%, de todas as enfermidades da vida moderna. O estresse é desastroso para o sistema imunológico, deixando o corpo exposto a um sem número de doenças oportunistas, como a depressão, por exemplo, que, se prolongada, provoca danos, por vezes irreversíveis ao cérebro, reduzindo-lhe o tamanho e incapacitando-o de regenerar lesões.

Estudos comprovados demonstram que a ingestão dos alimentos adequados geneticamente, para os diversos tipos sanguíneos – O, A, B e AB -, além de promover o peso ideal, produz um impacto positivo sobre a psique. E, isso, é especialmente verdadeiro, na medida em que, não raro, pessoas aparentemente saudáveis, confessam-se carentes de “algo” que nem mesmo sabem identificar o que seja exatamente. Apenas, reconhecem que lhes falta alguma coisa; que há um bloqueio, um certo desequilíbrio que impede, até mesmo, de identificar a natureza de seus problemas. Parecem passar pela vida sem saber o que é alegria e realização.
 
Em geral, quando as pessoas escutam falar em Dieta do Tipo Sanguineo são céticas, quanto à idéia que isso possa ajudá-las, de alguma forma; que possa proporcionar-lhes uma sensação mental de bem-estar e, que, muito menos, “esses problemas” possam ser tratados, simplesmente, com comida, pois supõem que, qualquer dieta, só serve para emagrecer. Ignoram, portanto, que uma alimentação adequada a cada tipo específico de sangue lhes pode oferecer a possibilidade de reequilíbrio do organismo como um todo, ou seja, físico, mental e emocional.
 
Várias disfunções mentais – incluindo a depressão, pânico e esquizofrenia -, têm mecanismos que envolvem desequilíbrios químicos, em especial os hormônios e neurotransmissores, cujos controles genéticos estão próximos aos genes que identificam o tipo sanguineo de cada um de nós. São estas diferenças bioquímicas entre os tipos de sangue, que parecem afetar as emoções e o comportamento, permitindo assim, traçar o perfil que regula cada grupo sanguineo, e seguir um padrão dietético capaz de fazer involuir tantos dos sintomas incapacitantes ligados às doenças de fundo mental e emocional.
 
Fonte Corposaun

Alimentos que parecem, mas não são saudáveis

O site da revista Cosmopolitan fez uma pequena lista de alimentos que são comumente considerados saudáveis, mais por propaganda que por apresentarem características assim.
 
Adoçantes
Os adoçantes são mais doces que o açúcar normal, acostumando o paladar com alimentos mais adoçados, podendo levar ao aumento no consumo de doces. Além disso, os adoçantes apresentam ligações CIS de carboidrato que são sintéticas e mais difíceis para o corpo conseguir absorver; enquanto o açúcar, mesmo o refinado (que já perdeu características) apresenta ligação TRANS, mas fácil de ocorrer a hidrólise e consequentemente mais saudável.
 
Se acredita que a margarina é uma opção saudável à manteiga. Porém o produto apresenta maior quantidade de gorduras trans, que aumenta os níveis de colesterol. Caloricamente, as duas são semelhantes, mas o consumo de margarina tende a ser maior já que teoricamente ela é mais saudável. A solução é limitar pequenas quantidades de manteiga.
 
Proteína de soja isolada
Uma espécie de soja refinada que se assemelha ao estrogênio, já foi associada ao aumento do risco do câncer e infertilidade feminina. Muito presente na dieta de vegetarianos para substituir a carne como fonte de proteínas, pode trazer alguns malefícios a longo prazo. Existem alternativas como quinua, grão de bico ou feijão preto em alguns produtos que simulam hambúrgueres, por exemplo. Barras proteicas feitas com nozes e sementes podem ser um complemento.
 
Alimentos diet e light
A maioria dos alimentos diet possuem altos índices de sal, açúcar e substâncias que dão sabor e podem não ser tão saudáveis, apesar de baixo teor de gordura. Muitas vezes a gordura é zero, mas as calorias estão lá intocadas e talvez maiores que no alimento ‘original’. Para adicionar mais um problema, como é diet mesmo, pensa-se não ter problema em comer dois iogurtes – pois o sabor que é meio sem graça dá vontade de quero mais.
 
Fonte Corposaun

Motivação pode garantir o sucesso de uma cirurgia plástica

No Brasil, são realizadas mais de 1900 cirurgias plásticas todos os dias. Implante de silicone, lipoaspiração, rinoplastia, otoplastia e lipoescultura estão entre os procedimentos mais pedidos pelos pacientes. De acordo com o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, existem diversas motivações que encorajam homens e mulheres a passar pelo bisturi. “A principal é, sem dúvida, o desejo de se sentir bem com a sua aparência. A plástica tem a capacidade de promover mudanças externas que se refletem no interior das pessoas”, afirma o médico.
 
A insatisfação com alguma parte do corpo é o primeiro passo para pensar na possibilidade de se submeter a uma cirurgia plástica. Outro fator que contribui para a decisão é a limitação física – em alguns casos, a prática de exercícios físicos não é suficiente para deixar mais visível determinado grupo muscular ou queimar aquela gordurinha indesejada. “A alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos é fundamental antes e depois da plástica. As operações não visam o emagrecimento, a perda de peso é consequência da redução da gordura corporal para equilíbrio da silhueta”, explica.
 
As intervenções cirúrgicas, com finalidade reparadora ou estética, podem trazer diversos benefícios quando são motivadas por fatores concretos e não apenas por questões emocionais. Afinal, a plástica não tem o poder de reatar um casamento, acabar com uma frustração amorosa ou resolver problemas psicológicos. “Algumas pessoas tem distorção da sua própria imagem, como ocorre em indivíduos diagnosticados com anorexia e bulimia. Outras pensam que mudar o corpo irá resolver os problemas da vida ou trazer recompensas como uma promoção no trabalho“, ressalta.
 
Pacheco destaca que pacientes com falsas motivações são os mais propícios a ficarem insatisfeitos com o resultado da cirurgia, já que ela não é capaz de suprir as suas expectativas. Para evitar este tipo de situação, o cirurgião deve conversar de maneira clara e objetiva durante as consultas pré-operatórias. “O médico precisa ser sensível e identificar as razões reais pelas quais o paciente tomou esta decisão. É normal querer se sentir mais bonito e com auto-estima elevada, o perigo está quando a operação é vista como uma mágica para resolver questões que fogem do seu alcance”, observa.
 
O cirurgião também deve esclarecer todas as dúvidas do paciente, explicar o procedimento detalhadamente e enfatizar as limitações técnicas e físicas do organismo. O profissional ainda deve perceber se o indivíduo está passando por alguma transformação importante na sua vida pessoal ou profissional. “Não é recomendado se submeter à cirurgia plástica em um momento conturbado, no qual o período de recuperação poderá ser atropelado por outros acontecimentos. O corpo precisa de tranquilidade para se recuperar e apresentar bons resultados”, declara.
 
Fonte Corposaun

18 de outubro - Dia do Médico

 
Nosso sincero parabéns pelo seu dia , pela abnegação, pelo esforço incondicional e por aliviar a dor e o sofrimento daqueles que necessitam de sua ajuda.

Salmão é um bom aliado para manter a qualidade de vida para idosos

2c03825ac87c87c94c95c9b860905566 Salmão é um bom aliado para manter a qualidade de vida para idososDe acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a população de idosos no mundo deve chegar a 1 bilhão de indivíduos em 10 anos. No Brasil, a expectativa de vida é de até 73 anos, sete anos a mais do que em 1991, segundo o Censo, realizado pelo IBGE em 2010.
 
Com esse cenário, os cuidados com a saúde e políticas públicas para idosos são extremamente importantes para aumentar a qualidade de vida dessa população, que chega à terceira idade com o risco de desenvolver doenças como osteoporose, especialmente pela falta da vitamina D no organismo, além de sofrer quedas e fraturas.
 
“Cerca de 90% da vitamina D que o organismo precisa é proveniente de luz solar, mas a complementação com alimentação é fundamental para os idosos e crianças, pois a presença da substância é encontrada em apenas alguns alimentos, como o salmão”, explica Melanie Whatmore, gerente da Salmón de Chile, iniciativa que é fruto da parceria entre a Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile, e a indústria de salmão chileno.
 
A vitamina D é fundamental para o desenvolvimento de um corpo saudável, já que promove a absorção de cálcio após a exposição solar. Além de importante para manter a força muscular, o equilíbrio e evitar as quedas, ela ainda está relacionado ao bom funcionamento do coração, do cérebro e da produção de insulina no pâncreas.
 
O indicado por especialistas é o consumo diário de, no mínimo, 400 UI (unidade internacional usada para a vitamina D). “Um filé de salmão com 100 gramas possui 30 mg de cálcio, que garante ossos fortes e o consumo de cerca 600 UI. Porém, a exposição ao sol não pode ser deixada de lado e deve ser feita sem filtro solar por até 15 minutos, de preferência pela manhã ou no final do dia”, orienta Melanie.
 
Fonte Corposaun

Uso diário de multivitamínicos pode colaborar na prevenção contra o cancêr

Segundo estudo do Physicians’ Health Study II, o uso diário de multivitamínicos comuns reduz o risco de ocorrência de câncer. A pesquisa foi desenvolvida em uma população de homens que foram acompanhados por mais de dez anos.
 
Os efeitos do uso diário dos multivitaminicos foram investigados em tipos específicos de câncer, na ocorrência total da doença e também na taxa de mortalidade.
 
John Michael Gaziano, chefe da Division of Aging at Brigham and Women’ s Hospital e pesquisador VA Boston apontou que os dados do Physicians’ Health Study I, usados na pesquisa, incluem 14.6 mil médicos do sexo masculino com 50 anos ou mais, dos Estados Unidos. “Mais da metade dos americanos tomam algum tipo de suplemento vitamínico e os mais comumente ingeridos são os multivitamínicos. Ninguém jamais fez um ensaio em longo prazo para determinar os benefícios ou desvantagens de se tomar um multivitamínico”.
 
Os participantes foram escolhidos de forma aleatória. Participaram pessoas que tomaram o multivitamínico e alguns que não tomaram os medicamentos entre junho 1997 e 2011. Durante o acompanhamento foram registrados 2.6 mil casos de câncer, incluindo 1.3 mil casos de câncer de próstata e 210 casos de câncer colorretal.
 
No final do estudo ao serem examinados os resultados, descobriu-se uma redução de 8 % na ocorrência de câncer total entre os participantes designados para o uso de multivitaminas. Gaziano explica os resultados. ” Resgistramos também tendências na redução de tipos específicos de câncer, embora os números não sejam significativos. Encontramos ainda uma ação maior em pessoas com histórico anterior da doença”.
 
Embora o câncer de próstata seja o tipo mais comum detectado no grupo pesquisado, não houve efeito direto do uso de multivitaminas na próstata. Porém na analise do efeito do multivitamínico em outros tipos específicos de câncer, houve uma redução de 12%. Mesmo número registrado na diminuição da taxa de mortalidade.
 
Existem várias razões para os adultos tomarem um multivitamínico como maneira de complementar as recomendações diárias de vitaminas e minerais. É destacado que os efeitos do uso de multivitaminas são pequenos, devendo ser considerados em conjunto com outros hábitos como parar de fumar e praticar exercícios físicos.
 
A informações foram apresentadas durante a 11th Annual AACR (American Association for Cancer Researsh) International Conference on Frontiers in Cancer Prevention Research (16 e 19 outubro).
 
Fonte Corposaun

Cuidados com a pressão baixa

A elevação da temperatura na estação mais quente do ano faz com que aumentem os casos de pessoas com pressão arterial baixa.
 
De acordo com o neurologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Cleverson Gracia, o calor provoca a dilatação das artérias e diminui a circulação sanguínea, ocasionando a queda de pressão. “As altas temperaturas também podem levar a desidratação, contribuindo para um mal-estar ainda maior e, muitas vezes, ocasionar o desmaio, caso a queda de pressão seja muito drástica”, explica.

A pressão baixa é mais comum em jovens, com tendência a normalização dos níveis na idade adulta. O sintoma mais comum é a sonolência nos dias mais quentes, podendo evoluir para tonturas, principalmente ao levantar. O problema só deve ser motivo de tratamento com medicamentos quando provoca desmaios ou em casos muito frequente de tontura, que piorem a qualidade de vida. Os hipotensos não devem descuidar da hidratação, bebendo, no mínimo, dois litros de água ao dia. Atividade física regular também é um bom aliado. Pessoas com pressão baixa devem evitar permanecer em ambientes fechados, pouco ventilados e com aglomeração.

A cardiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Débora Fontoura Nunes, informa que a pressão considerada normal, tanto em mulheres quanto em homens, não deve ultrapassar 120/80mmHg (milímetros de mercúrio). “Os níveis inferiores dependem dos sintomas do paciente. Aqueles que apresentam pressão arterial de 90/60mmHg (considerada baixa) mas, que não ocasione outros problemas, não precisam tomar nenhuma providência”, afirma. Ao contrário, aponta a médica, a pressão alta é uma doença crônica e que precisa de um tratamento permanente.

Embora, menos comum durante o verão, a pressão alta também pode ocorrer. Além de desconforto, a hipertensão acarreta problemas maiores de saúde, que pode ser agravado com o uso excessivo de sal na alimentação. “Pessoas com pressão normal, inclusive crianças, que consomem muito sal, apresentam risco maior de desenvolver hipertensão. Por isso, sempre se deve evitar o consumo de embutidos, conservas, temperos prontos e salgadinhos”, salienta a cardiologista.

Na pressão alta os sintomas são vários e subjetivos. Alguns pacientes podem até nem se queixar, mas apresentar níveis de pressão extremamente altos. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náuseas, irritabilidade, distúrbios do sono, vertigens e zumbido no ouvido. Ao perceber algum desses sinais, o médico deve ser procurado.

A hipertensão pode apresentar consequências ou mesmo ser causada por problemas mais sérios, como o colesterol alto e o diabetes. Histórico da doença na família, sedentarismo, sobrepeso, tabagismo, estresse também são fatores que aumentam a chance da doença. “Hoje, a manifestação tem sido cada vez mais precoce, entretanto não é comum em crianças. Com o passar da idade a chance de desenvolver a doença aumenta – mais de 90% de quem tem mais de 80 anos é hipertensa”, revela.
 
Fonte Corposaun

Universidade Federal do Pampa - Unipampa/RS

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 13 vagas para Professor para os campi Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui e Uruguaiana.

Inscrições:
Até 22 de outubro pelo www.unipampa.edu.
br

Valor:
R$ 50,00.

Remuneração:
De R$ 1.749,92 a R$ 4.776,00.

Provas:
Haverá prova de títulos, prova didática, entrevista e prova escrita

Áreas:
Álgebra Linear;
Circuitos Elétricos;
Construção Civil, Probabilidade e Estatística, Mineração;
Petrologia Sedimentar, Estratigrafia e Paleontologia;
Bioquímica I e II, Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Avaliação de Carcaça;
Matemática;
Nutrição Básica e Dietética;
Enfermagem I;
Enfermagem II;
Fisioterapia Cardiorrespiratória, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Supervisão de Estágio;
Microbiologia Geral, Microbiologia Clínica, Estágio Supervisionado.

Universidade Federal do Paraná - UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza concurso para provimento de 1 vaga para Professor Adjunto

Inscrições:
Até 8 de novembro no Setor de Ciências da Saúde, rua Padre Camargo, nº. 280, 2º andar, Alto da Glória, Curitiba ou pelo www.progepe.ufpr.br


Valor:
R$ 65,00

Área:
Ciências da Saúde.

Remuneração:
R$ 2.619,03

Provas:
Haverá provas escrita, análise de currículo, didática e defesa da produção intelectual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza concurso para provimento de 4 vagas para professores das Faculdades de Farmácia, Medicina e de Odontologia e o Instituto de Artes

Inscrições:
De 15 a 29 de outubro pelo www.progesp.ufrgs.br


Valor:
R$ 183,00.

Áreas:
Farmacognosia, Psiquiatria, Radiologia Odontológica, História da Arte - Crítica de Teorias e Historiografia da Arte.

Remuneração:
R$ 7.333,67.

Provas:
Haverá provas didática, escrita, prática, de títulos e de defesa da produção intelectual

Prefeitura Municipal de Neópolis - SE

A Prefeitura Municipal de Neópolis, Sergipe, realiza seleção para preenchimento de 61 vagas

Inscrições:
De 8 e 26 de outubro pelo www.amigapublica.com.br/concu
rsos

Valor:
De R$ 38,00 a R$ 50,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.000,00

Cargos:
Ensino Fundamental Incompleto - Artesão e Vigilante;

Ensino Médio - Técnico Executivo na Área Administrativa, Monitor do Idoso, do PETI e do ProJovem, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Laboratório e Técnico em Enfermagem;

Ensino Superior - Assistente Social, Psicólogo, Psicopedagogo, Farmacêutico, Médico Psiquiatra, Pediatra, Clínico Geral, Enfermeiro, Odontólogo e Oftalmologista;

Provas:
Haverá provas objetivas e prova de títulos para nível superior.

Prefeitura Municipal de Jandaia - GO

A Prefeitura Municipal de Jandaia, Goiás, realiza concurso para preenchimento de 53 vagas

Inscrições:
Até 31 de outubro pelo www.consultarconcursos.co
m.br ou na avenida JK Oliveira, nº. 724, centro.

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 90,00.

Cargos:
Ensino Fundamental - Gari, Motorista, Serviços Gerais e Trabalhador Braçal;
Ensino Médio e Técnico - Auxiliar Administrativo, Monitor e Técnico em Enfermagem;
Ensino Superior - Enfermeira PSF, Gestor de Resíduos Sólidos, Professor de Educação Física, Professor Pedagogo.

Remuneração:
De R$ 652,91 a R$ 1.868,38

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de redação para Professores, prova prática para Motorista e análise de títulos para nível superior.

Prefeitura Municipal de Pitangui - MG

A Prefeitura Municipal de Pitangui, Minas Gerais, realiza concurso para provimento vagas

Inscrições:
De 14 de setembro a 19 de outubro pelo www.ivhco
ncursos.com.br ou na Praça João Maria de Lacerda, nº. 80, Centro, Pitangui-MG, CEP 35.650-000

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 60,00.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Médico (Clínico Geral) (3), Médico Especialista (Dermatologista e Oftalmologista) (2), Orientador Escolar (2), Professor II - Inglês (1), Professor I (2);
Nível Médio: Agente de Serviços Escolares (6), Auxiliar de Enfermagem (1);
Nível Fundamental: Motorista D (1), Operador de Máquinas (1);
Nível Elementar: Auxiliar de Serviço - Braçal (1), Auxiliar de Serviço - Vigia (1), Auxiliar de Serviço - Servente Escolar (1), Meio Oficial de Serviço - Calceteiro (1).

Provas:
Haverá Prova Objetiva; Prova Prática para Auxiliar de Serviço Braçal, Meio-Oficial de Serviço Calceteiro, Motorista D e Operador de Máquinas, e prova de redação para Ensino Médio Completo e Ensino Superior

Prefeitura Municipal de Itapissuma - PE

A Prefeitura Municipal de Itapissuma, Pernambuco, realiza concurso para preenchimento de 271 vagas

Inscrições:
Até 5 de novembro pelo www.fadurpe.com
.br/itapissuma ou na Escola Municipal Francelina Rogaciano da Silva, rua Manoel Borba, nº 51, centro, Itapissuma

Valor:
De R$ 45,00 a R$ 90,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.200,00

Provas:
Haverá provas objetivas, prova de títulos para Professor, prova prática para Professor Instrutor de Libras, exame antropométrico e de aptidão física para Guarda Municipal e curso introdutório de formação para Agente Comunitário de Saúde.

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde;

Ensino Médio - Guarda Municipal, Monitor de Creche, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saneamento e Professor de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano;

Ensino Superior - Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Clínico Geral, Dermatologista, Neurologista, Ortopedista e Traumatologista, Pediatra e Plantonista, Psiquiatra, Médico-Veterinário, Nutricionista, Professor de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática, Professor Instrutor de Libras e Psicólogo (Clínico)

Prefeitura Municipal de Itaíba - PE

A Prefeitura Municipal de Itaíba, Pernambuco, realiza concurso para provimento de 386 vagas

|Inscrições:
Até 31 de outubro, pelo www.concursopublicoitaib
a2012.com.br ou na Prefeitura de Itaíba, Praça Coronel Francisco Martins, s/n, centro.

Valor:
De R$ 25,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.650,00

Provas:
Prova escrita: 25 de novembro
Haverá prova de títulos para nível superior

Cargos:
Ensino Superior - Médico Clínico Geral Plantonista, Médico Pediatra, Médico Ginecologista, Obstetra, Enfermeiro, Inspetor Sanitário, Professor II nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Música, Ciências, Inglês, Informática,

Ensino Médio - Professor I, Técnico de Enfermagem, Agente Administrativo, Controlador de Avaliação Hospitalar e Recepcionista;

Ensino Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Vigia, Cozinheiro, Auxiliar de Lavandaria Hospitalar, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Gari, Coveiro e Jardineiro

Prefeitura Municipal de Carandaí - MG

A Prefeitura Municipal de Carandaí, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 207 vagas

Inscrições:
De 18 de dezembro de 2012 a 16 de janeiro de 2013 na Praça Barão de Santa Cecília, nº. 68, Centro ou pelo www.jmpm.com.br.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 90,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática e Médico Cardiologista

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.621,68

Provas:
Provas objetivas: 27 de janeiro

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro e Operário;

Médio - Professor I, Técnico em Informática, Agente Administrativo, Secretária Escolar e Monitor de Creche;

Superior - Advogado, Assistente Social, Contador, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria e Psiquiatria, Psicólogo, Professor II nas disciplinas de artes, Ciências, Educação Física, Educação Religiosa, História, Inglês, Matemática e de Português/Literatura e Supervisor Educacional

Prefeitura Municipal de Brejão - PE

A Prefeitura Municipal de Brejão, Pernambuco, realiza concurso para preenchimento de 145 vagas

Inscrições:
Até 9 de novembro pelo www.concursopublicobrejao.com.br


Valor:
De R$ 20,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 5.000

Provas:
Haverá provas escritas, prova de títulos para nível superior e Professor.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Enfermeiro, Enfermeiro do PSF, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo Escola, Médico Cardiologista, Endocrinologista, Geriatra, Pediatra, Médico PSF, Psiquiatra, Nutricionista Escolar, Odontólogo, Odontólogo do PSF, Procurador Consultivo, Psicólogo, Agente de Disciplina, Secretário Escolar, Professor do 6º ao 9º Ano de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, História, Matemática, Geografia, Educação Física e Ciências/Biologia e Professor de Educação Anos Iniciais;

Ensino Médio - Professor de Educação Infantil, Agente de Controle Interno, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Controle Interno, Fiscal de Tributos, Operador de Microcomputador, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem do PSF e Técnico Educacional em Informática;

Ensino Fundamental - Agente Arrecadador, Arquivista, Auxiliar de Serviços Educacionais, Motoqueiro, Motorista Escolar/Educacional, Motorista, Vigia, Auxiliar Administrativo, Guarda Municipal, Operador de Máquinas, Tratorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Gari e Operador de Abastecimento de Água

Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal - RS

A Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal, Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de 43 vagas

Inscrições:
Até 29 de outubro, na Prefeitura do Balneário Pinhal, avenida Itália, nº. 3100, em Balneário Pinhal

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 684,65 a R$ 9.242,73

Cargos:
Alfabetizado/Ensino Fundamental - Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro e Vigilante;

Ensino Superior - Médico de Saúde da Família;

Provas:
Prova objetiva: 25 de novembro

Haverá prova prática para Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Operário e Pedreiro e prova de títulos para Médico e Vigilante

Concurso UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou os editais de concurso público com 10 vagas para Professores, sendo 06 na classe de Adjunto e 04 para Assistente. As oportunidades são para atuar no campus de Medianeira e o salário será de R$ 7.627,02 para Adjunto de R$ 4.837,66 para Assistente, em regime de dedicação exclusiva.

As oportunidades para profissionais com doutorado são para ministrar aulas nas áreas de Alimentos/Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, Bioquímica/Biotecnologia e Microbiologia de Alimentos, Engenharia Ambiental/Ciências dos Solos, Engenharia de Alimentos, Química Inorgânica e Físico-Química. Já os docentes com mestrado atuarão nas áreas de Administração, Filosofia/Sociologia, Química/Ensino e Matemática/Estatística.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br até às 20h do dia 4 de novembro de 2012. As taxas variam de R$ 190,00 ou de R$ 121,00.

Caso o candidato não tenha acesso à internet poderá registrar ou consultar dados referentes à sua inscrição, nos dias úteis, das 14h às 17h, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH-MD), da UTFPR, Campus de Medianeira localizado na avenida Brasil, Parque Independência, nº. 4232.

A previsão é de que as avaliações escritas sejam realizadas no dia 21 de novembro de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados com antecedência.

A validade do certma é de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, mas poderão ser prorrogados por igual período.

Concurso Prefeitura de Trindade - PE

A Prefeitura de Trindade, Estado de Pernambuco, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 28 vagas para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate à endemias de nível fundamental. Os salários variam de R$ 622,00 para ACE e de R$ 871,00 para ACS em carga horária de 40h semanais.
 
Ficam reservados aos portadores de deficiência, os percentuais de 3% do total das vagas ofertadas para cada cargo.
 
As inscrições, no valor de R$ 40,00, foram reabertas e deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 15 de novembro de 2012.
 
As provas serão aplicadas na data prevista de 09 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados.
 
O concurso será válido por 2 anos, a contar da publicação do Edital de Homologação do Resultado de Classificação no mural da prefeitura e/ou meios disponíveis, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Prefeito Municipal de Trindade.

Edital / Publicações

A Prefeitura de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, através da Secretaria Municipal de Educação - SME, divulgou edital de processo seletivo para contratação temporária de Professores, Auxiliares em Desenvolvimento Infantil, Auxiliares de Serviços Gerais, Vigilante e Merendeira de níveis médio e superior.
 
Estes contratos podem variar entre jornadas de trabalho de 10 e 40 horas semanais para professores, e de 30 horas semanais para técnicos.
 
Os contratos temporários obedecerão ao regime de trabalho de, no mínimo, 10h semanais e, no máximo, 40h semanais para professores e, de 30h semanais, para técnicos.
 
As inscrições para o processo seletivo de contratação/2013 acontecerão no período de 19 a 23 de novembro de 2012, independente do número de vagas existentes.
 
As avaliações dos servidores contratados em 2012 ocorrerão no período de 05 a 09 de novembro de 2012.

UESB - BA abre concurso público

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou edital de concurso público destinado à contratação de Professor do Magistério Superior, nas classes de Auxiliar, Assistente e Adjunto.
 
A oportunidade é para atuar nos Campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga e ministrar aulas nos Departamentos de Engenharia Agrícola e Solos, Estudos Linguísticos e Literários, História, Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Saúde, Química e Exatas e Estudos Básicos e Instrumentais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 22 a 28 de outubro de 2012, nos seguintes locais:

-Campus de Vitória da Conquista: Gerência de Acesso e Acompanhamento - Estrada do Bem-Querer, Km 04, Vitória da Conquista - BA, CEP 45031-900;

-Campus de Jequié: Assessoria Acadêmica - Rua José Moreira Sobrinho, S/Nº, Jequiezinho - Jequié - BA, CEP - 45026-190;

-Campus de Itapetinga: Assessoria Acadêmica - BR 415, KM 03, S/Nº - Itapetinga - BA, CEP: 45700-000.

O Concurso Público constará, obrigatoriamente, de prova escrita, prova didática teórica e/ou prática e prova de títulos, sendo que as duas primeiras versarão sobre assuntos dentre uma relação de 10 (dez) pontos, abrangendo a matéria em exame.

O certame terá a validade de 02 anos, contados da data da publicação dos resultados, mas poderá ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Fraiburgo II - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, divulgou edital ACT - Nº. 0033, de 17 de outubro de 2012, para realização de processo seletivo visando o preenchimento de várias vagas de nível fundamental no cargo de Médico Clínico Geral. O salário é de até R$ 11.010,80 com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Os contratados atuarão nas localidades de Lau Mello, Campina do Serro, Santa Mônica, Butiá Verde, Faxinal dos Carvalhos e Dez de Novembro.

As inscrições serão realizadas no período de 18 de outubro a 14 de novembro de 2012, das 08:30 as 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo, localizada na Av. Rio das Antas, 185, Centro, CEP 89.580-000.
 
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
 
O processo seletivo será válido para o ano de 2012, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

Concurso UFV (MG)

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, lançou 04 (quatro) editais de concurso público, com o objetivo de preencher 11 vagas Docentes para atuar no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB). A jornada de trabalho comum a todos os cargos será de 40h semanais e os salários serão de R$ 3.137,18 para as oportunidades dos certames 133 e 134 e de R$ 2.356,41 para os editais 135 e 136/2012.

No total serão ofertadas 03 vagas para a classe de Assistente e outras 08 para Auxiliar nas áreas de Saúde da Família, Saúde Coletiva e Saúde Pública; Ciências Morfológicas; Medicina/Ginecologia e Obstetrícia; e Medicina/Pediatria do Departamento de Medicina e Enfermagem.

Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 15 de novembro de 2012, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h na secretaria da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) ou em um dos escritórios da reitoria em Brasília ou Belo Horizonte, mediante apresentação do Curriculum Vitae em três vias, sendo uma delas comprovada; cópia do RG e declaração de que é portador de título de eleitor, CPF e de que está em dia com suas obrigações militares (esta última apenas para homens). Além disso, o candidato deve dispor do comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 24,64 para as vagas dos editais 135 e 136/2012 e de R$ 38,32 para as oportunidades dos certames 133 e 134/2012.

Locais para inscrição
-CPPD - Sala 205, Edifício Arthur da Silva Bernardes, Campus Viçosa. CEP 36.570-000. Telefone (31) 3899-2134;
-Escritório da Reitoria em Belo Horizonte - Rua Sergipe, nº. 1.087, 9º andar, Savassi. CEP 30.130-171. Telefone (31) 3227-5233;
-Escritório da Reitoria em Brasília - Avenida W3 Norte, bloco P, Edifício Brasília Rádio Center, sala 2.020. CEP 70.719-900. Telefones (61) 3328-1107 e (61) 3328-4128.

O certame terá validade de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação de seu resultado no Diário Oficial da União e poderá ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Fraiburgo (SC) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, publicou edital N° 0034, de 17 de outubro de 2012, para Contratação em Caráter Temporário - ACT, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público e preenchimento de vagas na área de saúde do município, para o ano de 2012, podendo ser prorrogado.
 
São ofertadas vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde de nível médio, com vencimento de até R$ 622,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os interessados deverão se inscrever no período de 18 a 31 de outubro de 2012, das 08:30 as 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente (excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo, localizada na Av. Rio das Antas, 185, Centro, CEP 89.580-000.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova de títulos.

Edital / Publicações

Corpo de Bombeiros - SC abre processo seletivo

Aberto o edital N° 003/2012 para o Processo Seletivo de Supervisor Escolar, Orientador Educacional, Bibliotecário e Psicólogo a serem admitidos em caráter temporário - ACT, para preenchimento de 05 vagas no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC).

As inscrições devem ser feitas nos dias 21 e 22 de novembro de 2012, no horário das 13:30h às 17:00h, na sede do Centro de Ensino. Enderço: Rua Lauro Linhares, 1213, Trindade, Florianópolis.

São requisitos para o candidato no Processo Seletivo: ter a idade mínima de 18 anos; ser detentor de diploma de graduação de nível superior, compatível com a disciplina ou função em que pretende atuar; estar em dia com as obrigações eleitorais; estar em dia com as obrigações militares para os candidatos do sexo masculino.

A seleção dos candidatos será feita por meio de Prova de Títulos e Prova de Desempenho Didático-Pedagógico (aula teórica).

O resultado final do concurso será afixado na Diretoria de Ensino, após homologação pelo Diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar.

A seleção de que trata este Edital terá validade para o ano letivo de 2013, período de 1 de fevereiro à 30 de dezembro de 2013.

Concurso Prefeitura de Itapira - SP

A Prefeitura de Itapira, Estado de São Paulo, através do IDECAN, publicou os editais N° 002, 003 e 004/2012 de concurso público de Provas para preenchimento de 202 vagas, sendo 32 para o edital N°002 na Área Administrativa, 157 para o N°003 na Área da Educação e 13 para o edital N°004 na Área da Saúde.
 
As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.448,02 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
Agente de Serviços II - Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços II - Braçal, Agente de Serviços VII - Eletricista de Autos Oficial, Agente de Serviços II - Jardineiro, Agente de Serviços VII - Mecânico de Autos Oficial, Agente de Serviços VII - Motorista, Agente de Serviços IX - Operador de Máquina Pesada, Agente de Serviços IV - Operador de Roçadeira Costal, Agente de Serviços X - Pedreiro Especializado, Gestor Público X - Médico Anestesista, Gestor Público X - Médico Cirurgião Geral, Gestor Público X - Médico Cirurgião Vascular, Gestor Público X - Médico do Trabalho, Gestor Público X - Médico Endoscopista, Gestor Público X - Médico Ginecologista-Obstetra, Gestor Público X - Médico Neurocirurgião, Gestor Público X - Médico Pediatra, Gestor Público X - Médico Urologista, Gestor Público X - Plantonista Pronto Socorro, Professor de Educação Infantil I, Agente de Administração VII – Instrutor de Informática e Professor de Ensino Fundamental II – Educação Artística.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições via internet, das 14h00min do dia 24 de outubro às 23h59min do dia 18 de novembro de 2012, no site www.idecan.org.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 65,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento dos candidatos do IDECAN, localizada na Centro de Valorização do Trabalho, situado na Rua Victorio Coppos, nº 122 - Bairro São Benedito - Itapira/SP, no período entre 24 de outubro a 16 de novembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, de 09h00min às 16h00min, com exceção do primeiro dia de inscrição, que se iniciará às 14h00min.
 
Provas
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na Cidade de Itapira/SP, com data inicialmente prevista para o dia 16 de dezembro de 2012 (domingo). As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), cargo, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis a partir do dia 10 de dezembro de 2012, no site do IDECAN (www.idecan.org.br).
 
Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no site www.idecan.org.br, às 16h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.
 
Validade
A validade do concurso público é de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
 
Editais

Concurso UEFS oferece 15 vagas para Professor

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, liberou o edital 04/2012 que abre seleção pública para a função de Professor Substituto. Para participar é preciso ter formação superior (com, no mínimo, especialização) nas áreas de Química, Computação ou Áreas Afins, Matemática, Medicina, Odontologia, Física, Direito, Psicologia, Filosofia, Pedagogia e Administração.
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 09 de outubro até às 12:00hs do dia 24 de outubro de 2012 no site www.uefs.br, ao custo de R$ 100,00. O candidato poderá postar a documentação listada no edital por SEDEX ou entregá-la pessoalmente, ou através de procurador, no Prédio da Administração Superior - Pró-Reitoria de Graduação - Prograd, no Campus Universitário, conforme o seguinte endereço:
 
Prograd/UEFS, Prédio da Administração Central, Avenida Transnordestina, S/N, Novo Horizonte, CEP 44.036-900, Feira de Santana, Bahia/Brasil.
 
O edital informa que a Seleção será realizada de 12 a 23 de novembro de 2012, em períodos definidos pelos Departamentos, os quais se responsabilizarão pela comunicação oficial aos candidatos com inscrições homologadas.
 
A Entrevista realizar-se-á no Campus da UEFS, a partir das 8:00 horas do dia 12 de novembro de 2012, devendo todos os candidatos se apresentarem no dia, local e horário indicados pelo Departamento. A data e o horário indicados poderão ser revistos.
 
A Prova de Títulos consistirá da avaliação conjunta procedida pela Banca Examinadora que atribuirá uma pontuação única aos títulos apresentados.
 
A Aula Pública realizar-se-á no Campus Universitário, a partir das 08:00 horas do dia indicado pelo Departamento, devendo todos os candidatos se apresentarem no horário e local indicados, sob pena de eliminação da Seleção.
 
O prazo de validade da Seleção será de, no máximo, 2 (dois) anos contados a partir da data de publicação dos resultados. As contratações se darão sob o regime especial de direito administrativo (REDA).

Concurso CRBM1 2012 - Edital e Inscrição

O Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região – CRBM1, através do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de vagas existentes para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Porteiro, Auxiliar de Escritório, Motorista, Recepcionista, Assistente de Diretoria, Escriturário Redator e Fiscal Biomédico. Os vencimentos vão até R$ 4.349,00 por carga horária de 40h semanais.
 
Aos candidatos portadores de deficiência habilitados, será reservado o percentual de 5% das vagas existentes ou que vierem a surgir no prazo de validade do Concurso Público.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, até às 22h do dia 21 de outubro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/ DF. As taxas variam de R$ 29,00 para cargos de nível fundamental, R$ 38,00 para nível médio e R$ 60,00 para nível superior.
 
Provas
As provas escritas serão realizadas nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS, na data prevista de 25 de novembro de 2012, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas a ser publicado no Diário Oficial da União e divulgados através da Internet nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.crbm1.gov.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Já a prova prática para o cargo de motorista será realizada na cidade de São Paulo, na data prevista de 5 e/ou 6 de janeiro de 2013, em local e horário a serem comunicados através do edital de convocação para a prova prática, que será publicado no Diário Oficial da União.
 
Gabaritos
Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.crbm1.gov.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, prorrogável por igual período, a critério do CRBM1, a contar da data da homologação do resultado do mesmo.

Edital / Publicações

Para uma alimentação saudável tenha sempre a soja no cardápio

A soja é um grão, pertencente à família das leguminosas, assim como o feijão, a lentilha e o grão de bico. Cultivada há séculos por povos asiáticos, no Brasil, mesmo sendo o segundo produtor mundial, só passou a fazer parte de nossa alimentação nas últimas décadas.
 
Suas características nutricionais fazem da soja um alimento rico e pode ser incluído na alimentação daqueles que desejam melhorar sua dieta, explica Alessandra Coelho, nutricionista.
 
De acordo com a especialista, a soja fornece proteína de alta qualidade, um elemento essencial que desempenha funções como construção e manutenção de tecidos em nosso organismo. Possui em sua composição gorduras boas como o ômega-3 que desempenha função antioxidante.
 
“Por apresentar carboidratos, fibras e oligossacarídeos, componentes considerados prebióticos, exercem capacidade de melhorar a função intestinal. Dentre as vitaminas e minerais que aparecem em maior proporção destacam-se o potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina C”, diz a especialista.
 
Considerada um alimento funcional, a soja é capaz de exercer benefícios à saúde e está associada à prevenção de diversas doenças.
 
Atuação da soja na prevenção de doenças
Alessandra aponta algumas das doenças que podem ser evitadas ou amenizadas pelo consumo da soja:
 
• Pressão arterial
Sabe-se que múltiplos fatores estão correlacionados com níveis aumentados da pressão arterial. Diversas pesquisas científicas mostram que a isoflavona, substância presente na soja, promove redução da lesão da hipertensão arterial e aterosclerose (presença de placa de gordura nas artérias).
 
Climatério / Menopausa
Durante este período da vida da mulher ocorre, dentre outras mudanças, diminuição de um hormônio denominado estrogênio no organismo. As isoflavonas são substâncias consideradas hormônio natural, que apresentam estrutura semelhante ao estrogênio. Elas agem ligando-se a receptores deste hormônio e exercendo a mesma função, diminuindo, desta forma os sintomas da menopausa. Além disso, seu consumo pode diminuir em até 40% das ondas de calor.
 
• Osteoporose
Com o envelhecimento, naturalmente perdemos massa óssea, causa que pode desencadear em grau acentuado um processo denominado osteoporose. Principalmente na menopausa, esse processo se torna mais intenso devido a ação hormonal. O consumo de soja pode auxiliar na manutenção da integridade dos ossos.
 
• Colesterol
Elevados índices de colesterol sanguíneo estão associados a presença de doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio e o derrame cerebral. A presença das isoflavonas na alimentação habitual auxilia na diminuição dos níveis de LDL-colesterol, conhecido como colesterol ruim.
 
Diabetes Mellitus
A fibra solúvel, presente na soja, exerce papel na regulação dos níveis de glicose no sangue. Sabe-se, que na presença da água a fibra solúvel forma um gel, promovendo diminuição na velocidade de absorção dos nutrientes.
 
• Câncer
Diversos estudos evidenciam que o consumo de soja pode diminuir os riscos de câncer de próstata, mama e intestino, devido à ação da genisteína e da daidizeína, isoflavonas que inibem enzimas responsáveis pelo processo da carcinogênese.
 
Alimentos à base de soja
Hoje em dia, existe uma grande variedade de alimentos à base de soja no mercado. Veja algumas opções de utilização da soja em sua alimentação:
 
• Farinha de soja: feita a partir do grão torrado e transformado em pó. Não contém glúten e deve ser utilizada em combinação com outras farinhas;
 
• Grão de soja: Apresenta cor amarelada, podendo ser marrom e preto. Pode substituir o feijão e ser utilizados em saladas, no preparo de leite e farinha de soja;
 
• Extrato de Soja (Leite de Soja): opção como substituto do leite de vaca, principalmente para pessoas que apresentam intolerância à lactose. No mercado existem produtos a base de soja, enriquecidos com cálcio;
 
• Oleo de soja: É o óleo natural extraído do grão de soja. É livre de colesterol e pleno de gordura poliinsaturada;
 
• Proteína isolada de soja: Contém no mínimo 90% de proteína, em geral, utilizada em alimentos assados para melhorar seu valor nutritivo. Normalmente encontrada na forma de pó;
 
• Proteína texturizada de soja (PTS): Também conhecida como proteína vegetal texturizada (PVT), contém 70% de proteína. Pode sem encontrada em pedaços, granular ou enlatada. Quando hidratada tem semelhança com a carne em textura e aparência. Ao ser preparada absorve água, podendo triplicar o seu volume. A PTS granular pode substituir preparações com carne e ser utilizada em pratos doces;
 
• Queijo de soja (Tofu): rico em proteínas, vitaminas do complexo B e apresenta baixa quantidade de sódio. É feito a partir do leite de soja coagulado e prensado;
 
• Shoyu: Está incluído na categoria dos molhos, é produzido pela fermentação dos grãos de soja em mistura com cereais;
 
• Missô: É uma massa pastosa, obtida pela fermentação da soja e cereais, adicionada de sal. Pode ser utilizado em sopas e como tempero.
 
Fonte O que eu tenho