Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de março de 2012

Matemática pode salvar pacientes de overdose de Tylenol

Equações diferenciais contra overdose
Matemáticos da Universidade de Utah (EUA) desenvolveram um conjunto de equações que permite que médicos salvem pacientes com overdose de Tylenol®.

A combinação inusitada entre equações matemáticas e tratamentos médicos de emergência foi possível porque é difícil saber a quantidade de medicamento que o paciente tomou efetivamente.

Além disso, os médicos precisam saber há quanto tempo ocorreu a ingestão excessiva do medicamentos para avaliar se paciente precisará até mesmo de um transplante de fígado para sobreviver.

A rapidez é essencial para determinar o tratamento, e as equações matemáticas podem dar uma resposta na hora.

Paracetamol
Chris Remien e Fred Adler estudaram o paracetamol - também conhecido como acetaminofeno - um medicamento contra dores e febre vendido com o nome comercial de Tylenol®, mas também como composto ativo em uma série de outros medicamentos, incluindo genéricos.

"É uma oportunidade para usar as técnicas matemáticas para melhorar a prática médica e salvar vidas," afirma Adler.

Eles demonstraram que, partindo dos resultados de quatro exames médicos comuns - conhecidos como AST, ALT, INR e creatinina - suas equações conseguem prever com alta precisão quais pacientes com superdosagem de paracetamol vão sobreviver com o tratamento médico padrão, e quais irão morrer a menos que recebam um transplante de fígado.

Isto é essencial para que o médico encaminhe o tratamento no atendimento de emergência.

A técnica foi avaliada a posteriori em 53 pacientes que deram entrada no hospital com registro de superdosagem de paracetamol - havia casos de ingestão do medicamento como tentativa de suicídio, overdose acidental e overdose por uso crônico acima do recomendado.

Com base nos quatro exames laboratoriais iniciais, o modelo matemático teve grande índice de acerto em relação ao que realmente ocorreu depois com esses pacientes.

Por exemplo, o método previu a morte de todos os oito pacientes que de fato vieram a óbito, embora ele também tenha previsto a morte de outros quatro pacientes que sobreviveram.

Ele previu ainda que 39 pacientes sobreviveriam com o tratamento padrão, quando 43 de fato sobreviveram - uma especificidade de 91%.

Superdosagem de paracetamol
A velocidade é essencial para os pacientes com insuficiência renal aguda listados como candidatos a transplante de fígado, diz o coautor estudo Norman Sussman, hepatologista da Faculdade de Medicina Baylor, em Houston.

"Se um médico estiver em dúvida e começar a tratar um paciente com envenenamento por acetaminofeno com o antídoto para combater a falência do fígado - mesmo que o paciente possa não sobreviver com tal medicação - suas chances de conseguir um novo fígado são reduzidas," explica o especialista.

"Se eu esperar mais um dia até colocá-lo na lista para o transplante, a chance de conseguir um fígado é muito menor," diz Sussman. "Se você vai fazer um transplante em alguém, você tem que fazê-lo rápido ou você perde o barco. O paciente pode passar da janela temporal quando o transplante pode ser feito. Ele fica muito doente e não consegue suportar o transplante."

Matemática no celular para salvar vidas
O novo método, usando equações de cálculo, com respostas na hora, permitirá que os médicos determinem rapidamente se um paciente pode sobreviver com o tratamento padrão ou se vai morrer se não conseguir um transplante.

Mas será necessário um teste clínico maior, de acompanhamento, e não a posteriori, para que a técnica seja validada para uso nos hospitais.

Se esse teste comprovar que o método pode prever com precisão como os pacientes com overdose de Tylenol ou de outros medicamentos à base de paracetamol vão se comportar, "acreditamos que poderemos criar uma ferramenta disponível imediatamente para os médicos," diz Sussman.

Os pesquisadores sugerem um aplicativo que rode em um smartphone.

A pesquisa foi publicada no jornal Hepathology.

Fonte Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário