Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de março de 2012

Planta diurética tem ação anti-inflamatória em peles sensíveis, segundo teste

Conhecida como juá também é usada como chá no combate à asma

A planta Physalis angulata, também conhecida como camapu, juá, balãozinho ou saco de bode, demonstrou em testes clínicos potencial para se tornar uma grande aliada de pessoas com pele sensível ou intolerante a cosméticos, que podem desenvolver dermatites, segundo matéria publicada ontem pela Agência Fapesp.

Em pesquisa realizada pela empresa Chemyunion Química - fabricante de matérias-primas para a indústria cosmética e farmacêutica - o extrato concentrado do vegetal, presente no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste brasileiro, mostrou ação anti-inflamatória equivalente à da hidrocortisona, mas sem os efeitos adversos dessa última.

Enquanto o uso prolongado de corticoides tópicos prejudica a formação de colágeno e torna a pele mais fina e suscetível a lesões, os ativos da P. angulata estimulam a produção dessa proteína e a regeneração celular.

"Mesmo pessoas com pele normal podem se beneficiar do efeito antienvelhecimento do extrato", disse Márcio Antônio Polezel, diretor industrial da Chemyunion, segundo texto da agência.

A planta é usada em chás e infusão no combate à asma, hepatite, malária, reumatismo e também como diurético e analgésico.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário