Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de março de 2012

Remédio contra Aids pode combater a malária

Experimento em Uganda mostrou redução de 41% dos casos em crianças

Um estudo feito em Uganda sugere que os remédios usados em crianças infectadas com o vírus da Aids pode otimizar os efeitos de uma droga essencial no combate à malária, segundo a Science.

Que um dos componentes da droga anti-HIV ajudava a inibir parasitas da malária os pesquisadores já haviam descoberto, mas só por testes em tubos. Agora, um time liderado por cientistas de São Francisco, nos Estados, e da própria Uganda comprovaram na prática.

O coquetel contra Aids com o componente que combate a malária foi usado em crianças do leste do país africano e mostrou, efetivamente, que esse inibidor ajudou a protegê-los da malária.

Juntaram um grupo de 170 crianças de até 5 anos, que aleatoriamente o coquetel específico ou não. Os casos de malária caíram 41% no grupo das que receberam.

Paula Brentlinger, da Universidade de Washington, comentou o caso. Ela estuda a malária e o HIV em Moçambique.

- Os 41% de redução em casos de malária e é estatisticamente e clinicamente significante. Foi alcançado em uma das populações mais vulneráveis à malária.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário