Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de maio de 2014

STF faz audiência pública sobre internação pelo SUS

Foto: Reprodução
O Supremo Tribunal Federal (STF) promove nesta segunda-feira, às 14h, audiência pública sobre internações hospitalares pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
 
A discussão vai tratar da possibilidade de, em uma internação pelo SUS, haver melhoria no tipo de acomodação do paciente e a contratação de profissional de sua preferência mediante o pagamento da respectiva diferença.
 
De acordo com declaração do ministro Dias Toffoli, do STF, ao site do tribunal, esse tipo de internação, se permitida, faria com que "pessoas com menos posses fossem para um sistema mais precário e pessoas com mais posses, mesmo se utilizando do SUS, tivessem acesso a um serviço melhor de saúde".
 
A questão levantada é se esse tipo de internação fere algum princípio constitucional que confere ao SUS oportunidade de acesso igual a todos.
 
A discussão foi motivada por um recurso do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul contra a Justiça Federal da 4ª Região, que negou à entidade a possibilidade de estabelecer essa prática. Toffoli é o relator do processo. Durante a audiência, serão ouvidos 14 expositores, entre eles o ministro da Saúde, Arthur Chioro, falando em nome da União.
 
Entidades representativas de usuários, entidades hospitalares e conselhos de Estado também vão se manifestar na audiência, entre elas a Procuradoria-Geral da República, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar.
 
Ao site do STF, Toffoli destacou ainda que a audiência pública é importante porque "para a deliberação jurídica, é necessário ter a compreensão da realidade fática que está ocorrendo no mundo real e não só no mundo das normas ou da Constituição Federal".
 
Terra

Ciência busca fármacos em formigas

Foto: Reprodução
O termo "agricultoras" refere-se ao fato de essas formigas
cultivarem "plantações" de fungos dentro de seus formigueiros
A busca por moléculas naturais capazes de combater doenças em seres humanos sempre foi um trabalho "de formiguinha" da ciência, envolvendo a coleta, isolamento e análise de milhares de compostos de plantas, animais e micróbios da natureza, que precisam ser testados, um a um, sobre uma grande variedade de alvos terapêuticos. No caso de um novo projeto de pesquisa anunciado nesta quinta-feira, 22, porém, essa expressão ganha sentido literal

Cientistas do Brasil e dos Estados Unidos vão, literalmente, enfiar a mão em formigueiros e coletar formigas por todo o País em busca de novas moléculas capazes de destruir fungos, parasitas e, quem sabe, até células cancerígenas. Não nos insetos propriamente ditos, mas nas bactérias que vivem sobre suas carapaças e impedem que suas colônias subterrâneas sejam contaminadas por fungos nocivos à sua sobrevivência.
 
O projeto foi aprovado "com louvor" num edital conjunto dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cujo resultado foi anunciado ontem pelo presidente do NIH, Francis Collins, em sua primeira visita ao Brasil. O valor do financiamento previsto no edital é de US$ 700 mil por ano, durante cinco anos - ou seja, US$ 3,5 milhões.

Mônica Tallarico Pupo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, é a pesquisadora principal do lado brasileiro. Jon Clardy, de Harvard, lidera pelo lado americano.
 
A meta, segundo Mônica, é isolar cerca de 500 linhagens de bactérias simbiontes de formigas por ano, para serem testadas contra fungos infecciosos (que atacam, principalmente, pacientes com sistema imunológico comprometido), parasitas tropicais (em especial, os da doença de Chagas e leishmaniose) e células tumorais.
 
"Vamos começar pelas formigas agricultoras", diz ela, que já desenvolve um projeto semelhante, de menor escala, com formigas saúvas. Agora, serão coletadas amostras de várias espécies, de biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
 
Fazendeiras
O termo "agricultoras" refere-se ao fato de essas formigas cultivarem "plantações" de fungos dentro de seus formigueiros. Os pedaços de folhas que elas carregam para dentro das colônias não é alimento para elas, mas para os fungos - que, por sua vez, são o verdadeiro alimento das formigas.
 
Como todo bom agricultor, as formigas não querem que suas plantações sejam contaminadas por pragas - neste caso, fungos oportunistas, que não servem de alimento para elas. E quem evita que elas carreguem esporos desses fungos para dentro dos formigueiros são bactérias que vivem em suas carapaças e destroem rapidamente esses organismos.
 
Estadão Conteúdo

Hospital de SP oferece palestra gratuita para tirar dúvidas sobre cirurgia bariátrica

Getty Images
Predisposição genética e o aumento das opções de alimentação
 são alguns dos fatores que podem causar a obesidade
Palestra acontece na quinta-feira (29), na zona leste da capital 
 
O Hospital São Luiz Anália Franco, em São Paulo, oferece uma palestra gratuita aos interessados em tirar dúvidas sobre os efeitos da cirurgia bariátrica. O evento é aberto a toda a população e acontece às 19h30, na quinta-feira (29), no auditório do Centro de Estudos Hospital São Luiz, zona leste da capital.
 
De acordo com o especialista Marcos Henrique Giansante, ainda existem muitos mitos, que precisam ser esclarecidos sobre os benefícios e possíveis consequências desfavoráveis da doença.
 
― A obesidade é uma doença crônica que precisa ser controlada. A proposta da cirurgia é que ela seja uma ferramenta eficiente para o controle desta doença. O paciente que escolhe passar por essa cirurgia melhorará seu grau de nutrição, se seguir corretamente as orientações médicas.
 
Segundo Giansante, predisposição genética e o aumento das opções de alimentação são alguns dos fatores que podem causar esse mal crônico e que podem resultar em doenças cardiovasculares e complicações articulares.
 
― Fatores metabólicos e emocionais, por exemplo, também podem causar obesidade. A cirurgia bariátrica antecipa a saciedade de quem é operado. O acompanhamento médico pós-operário é recomendado.
 
Serviço:
Local: Rua Francisco Marengo, 1312, Tatuapé
Data: 29 de maio, quinta-feira, às 19h30
Inscrições: (11) 3386-1584
 
R7

Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional? Veja resposta desse e mais medicamentos

antibiotico-corta-efeito-anticoncepcional
Reprodução
Antibiótico diminui o efeito dos anticoncepcionais
O anticoncepcional é uma pílula contraceptiva que combina dois hormônios, sendo eles o estrogênio e a progesterona. A pílula é administrada todos os dias oralmente e age com o intuito de inibir a fertilidade normal da mulher
 
Apesar disso, ainda hoje muitas mulheres têm duvida quanto aos efeitos da pílula, bem como sobre a combinação da mesma com demais medicamentos. Como as dúvidas ainda são muitas, existem ainda também muitos mitos a esclarecer e outras tantas verdades a serem ditas sobre o assunto. Sabendo disso, decidimos trazer na sequência alguns esclarecimentos a respeito. Confira!
 
Na atualidade uma das dúvidas mais comuns diz respeito à combinação da pílula com medicamentos antibióticos, isso porque muitas acreditam que a eficácia do método contraceptivo pode acabar sendo comprometida. Conforme mostraremos na sequência, essa é, de fato, uma preocupação pertinente.
 
Antibióticos diminuem a eficácia dos anticoncepcionais?
Sim, todos os medicamentos antibióticos diminuem a eficácia do anticoncepcional. Isso acontece porque o antibiótico corta boa parte dos hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais.
 
De acordo com especialista, esse efeito colateral do antibiótico sobre as pílulas ocorre principalmente quando o medicamento destrói as bactérias que fazem as reações enzimáticas, que são responsáveis por estimular a liberação e ativação do hormônio estrogênio. Como esse processo é uma das partes responsáveis por impedir que a mulher entre no período de fertilidade, a eficácia acaba comprometida.
 
Antidepressivos diminuem a eficácia dos anticoncepcionais?
Mulheres que precisam de medicamentos para depressão ou quaisquer outros medicamentos para cuidados psicológicos, e necessitam usar as pílulas anticoncepcionais também devem ficar atentas. Os antidepressivos podem diminuir a eficácia dos anticoncepcionais ou vice-versa, o anticoncepcional também pode alterar a eficácia dos antidepressivos.
 
Para diminuir qualquer risco de uma gravidez não planejada informe ao seu médico na próxima consulta os tipos de medicamentos que você costuma usar. Dessa forma o profissional poderá indicar um medicamento que não altere a eficácia da pílula anticoncepcional. Em todo o caso, o mais indicado é que mesmo com orientação médica, o casal combine a pílula com o uso de preservativos para evitar qualquer risco de gravidez indesejada.
 
Álcool acaba com o efeito do anticoncepcional
Embora o tema álcool seja pouco falado, o fato é que o consumo de bebidas alcoólicas podem sim diminuir a eficácia da pílula, devido principalmente aos diversos efeitos colaterais provocados pela bebida. É necessário que as mulheres e os parceiros tenham consciência dos riscos existentes.
 
Ervas acabam com o efeito do anticoncepcional
Existem algumas ervas usadas de forma medicinal pelas mulheres que podem afetar a eficácia da pílula, portanto, quando precisar fazer uso de qualquer tipo de medicamento ou álcool procure antes um ginecologista, para que ele possa orientar da melhor maneira a fim de evitar o indesejado.

Clickgratis

Remédio que elimina o açúcar pela urina é nova aposta para combater o diabetes

Divulgação
O medicamento promete aumentar o tempo de esvaziamento gástrico
Entre os lançamentos apresentados em fórum há medidor que “conversa” com Iphone e Ipod 
 
Qualquer pessoa que tem uma doença crônica sonha um dia ouvir a notícia de que pesquisadores descobriram a cura para o seu problema. No caso do diabetes, essa realidade ainda está distante, mas enquanto não chega a esperança do paciente se renova cada vez que a indústria farmacêutica lança produtos capazes de facilitar o tratamento e melhorar a qualidade de vida.
 
No último Fórum Internacional de Diabetes, realizado recentemente pela SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) em parceria com a IDF (Federação Internacional de Diabetes) e a Associação Latino-Americana de Diabetes, em Foz do Iguaçu, foram apresentados medicamentos e tecnologias que prometem controlar a glicemia de forma mais eficaz e com menos efeitos colaterais.
 
Entre as novidades estão medicamentos que estimulam a perda de açúcar pela urina, insulina com efeito de mais de 40 horas, remédio que alia controle glicêmico com redução de apetite, bomba de insulina inteligente que para de funcionar em caso de hipoglicemia e medidor de glicemia que “conversa” com Iphone e Ipod Touch e envia dados do paciente para o e-mail do médico.
 
Para o endocrinologista Walter Minicucci, presidente da SBD, “é inegável que os lançamentos deste setor contribuem para melhorar o controle da glicemia, mas é preciso saber usá-los”.
 
— Não adianta o melhor remédio do mundo se a pessoa não sabe usar o recurso do jeito correto. Por isso, reforço que a educação em diabetes é fundamental. Além disso, não basta só medicamento para tratar a doença. Exercício físico, alimentação balanceada e acompanhamento médico são primordiais para o bom controle da glicemia e a prevenção de complicações.
 
O diabetes atinge mais de 383 milhões de pessoas no mundo e até 2035 a previsão é que esse número chegue a 592 milhões. O Brasil ocupa a 4ª posição do ranking, com 11,9 milhões de diabéticos, perdendo apenas para China, Índia e Estados Unidos, segundo o mais recente relatório divulgado no ano passado pela IDF. 


Divulgação
Novo monitor de glicemia é compatível com o Iphone e Ipod Touch
Para tratar o diabetes tipo 2, que representa 90% dos casos da doença entre os brasileiros, a indústria farmacêutica Sanofi-Aventis lançou o Lyxumia (lixisenatida). O medicamento promete aumentar o tempo de esvaziamento gástrico, ou seja, mantém a comida por mais tempo no estômago, conforme explica o endocrinologista João Eduardo Salles, professor titular de endocrinologia da Santa Casa de São Paulo e diretor da SBD.
 
— O medicamento age de forma semelhante a uma substância natural do organismo chamada GLP-1, que está associada à produção de insulina. Quanto mais tempo a comida fica no estômago, mais lenta é a elevação da glicemia. Além disso, por conta desse mecanismo o paciente ainda se beneficia com a redução do apetite e do peso.
 
O medicamento já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas só deve chegar ao mercado no segundo semestre deste ano. Outra novidade para os diabéticos tipo 2 é o Forxiga (dapagliflozina) — remédio que atua no rim e estimula a perda de açúcar e sódio pela urina e, consequentemente, reduz o peso e a pressão arterial.
 
Segundo o laboratório AstraZeneca, que produz o medicamento, o Forxiga pode ser usado em qualquer fase da doença como monoterapia ou combinado com a insulina. O medicamento é de uso oral e deve ser administrado uma vez ao dia. Já disponível no mercado brasileiro, uma caixa com 30 comprimidos custa em torno de R$ 130.
 
Com tantas classes de medicamentos, o endocrinologista Luiz Turatti, vice-presidente da SBD, reforça que o tratamento do diabetes deve ser individualizado e combinar mais de uma droga.
 
— Hoje em dia, tratar diabetes com um único remédio funciona cada vez menos. A tendência é combinar dois ou mais medicamentos e, claro, conhecer o perfil do paciente. Tratar uma pessoa de 45 anos e um idoso de 70 é completamente diferente.
 
Novas armas contra o diabetes tipo 1
O laboratório Novo Nordisk apresentou a primeira insulina de ação ultraprolongada com efeito de 42 horas. Chamada de tresiba, a grande vantagem do medicamento é que o paciente não precisa fazer a aplicação sempre no mesmo horário, explica a gerente médica de diabetes do laboratório, Mariana Narbot.
 
— A insulina garante cobertura de 24 horas de forma homogênea, causando menos hipoglicemia noturna. Apesar de agir por mais de 40 horas, a aplicação deve ser diária, com intervalo mínimo de oito horas.
 
A insulina foi liberada pela Anvisa em fevereiro deste ano e está em fase de aprovação de preço para a comercialização. A previsão é que ela esteja nas farmácias de todo o País no segundo semestre.
 
Para aqueles que usam bombas de insulina, a novidade é a chegada do sistema de infusão Paradigm VEO, da Medtronic. O diferencial é que o aparelho interrompe o fornecimento de insulina caso o paciente apresente hipoglicemia (níveis de açúcar no sangue muito baixos). A bomba já tem autorização da Anvisa para ser vendida no País.
 
Mesmo com tantos lançamentos, o presidente da SBD alerta que o número de portadores da doença só aumenta no Brasil e no mundo, especialmente por causa do excesso de peso, sedentarismo e má qualidade da alimentação.
 
— Sou fã da tecnologia e sabemos que os novos medicamentos mudam paradigmas e permitem um controle melhor, mas infelizmente não são acessíveis a todos. Para combater a doença, acredito em informação, conscientização e educação.  
 
Turatti concorda com o colega, mas não se mostra otimista com a mudança do cenário nos próximos anos.
 
— Temos todas as armas para combater o diabetes, mas o governo não está preocupado com a doença. Na rede pública, as medicações são antigas, sem falar na falta de conscientização do paciente, médicos e familiares.
 
Salles acrescenta que não há políticas públicas efetivas para a redução da obesidade, principal causa do diabetes tipo 2, e nem ações que mostrem a importância da prevenção.
 
— Em um País que ainda tem dengue e doença infectocontagiosa, fica difícil combater o diabetes, que é uma doença silenciosa e traiçoeira. É preciso tirar da cabeça da população que só é diabético quem come doce.
 
Medidor de glicemia que “conversa” com o Iphone
O tratamento do diabetes exige a constante monitorização da glicemia — aquela picadinha diária no dedo que fornece uma gota de sangue para o paciente medir a quantidade de glicose naquele momento. A novidade neste setor são dois monitores fabricados pela Sanofi-Aventis: IBGStar™ (foto acima) e BG Star. O primeiro lembra um pen drive e é compatível com o iPhone e o iPod Touch, ou seja, o paciente mede a glicemia e compartilha os dados com o médico via e-mail. Já o BG Star é um aparelho comum, igual aos já disponíveis no mercado brasileiro.
 
Segundo o laboratório, ambos devem chegar às prateleiras das farmácias entre junho e julho deste ano. O IBGStar será comercializado por cerca de R$ 250 e o BG Star custará bem menos, R$ 80.
 
R7

Apesar da mesma qualidade, remédio de marca custa até 4 vezes mais que genérico

Daia Oliver/R7
Na farmácia, preços de remédios de marca, genéricos e similares
 variam muito
Diferença de valores se explica por pesquisas e marketing, explicam especialistas
 
Remédio de marca, genérico ou similar?  No balcão da farmácia, muitas vezes, surge a dúvida de qual deles escolher. Os genéricos e os similares têm preços mais atrativos para o bolso dos pacientes, se comparados aos de marca.
 
Entre os remédios mais prescritos por médicos, entre fevereiro de 2013 e o mesmo mês deste ano, de acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a losartana potássica (usada para hipertensão arterial) custa em média R$ 8, o similar, R$ 9, já o de marca com o mesmo princípio ativo é vendido por R$ 32. Ou seja,  quatro vezes mais que os outros dois. Mas será que há diferença de qualidade entre eles?
 
De acordo com a professora de farmácia da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) Elza Oliveira Sebastião, o remédio de referência (de marca) é aquele que “primeiro foi produzido no mundo com aquela formulação e para um efeito terapêutico específico”.
 
— A indústria o “batiza” com um determinado nome comercial, registra e o patenteia. Quando termina a validade desta patente [que pode demorar dez e até 20 anos], o princípio ativo então pode ser “copiado” por outras indústrias. Então surgem os similares e genéricos.
 
Os genéricos têm a mesma qualidade que os medicamentos de referência, pois passam por “testes que garantem que são iguais na ação, toxicidade, reações adversas e forma de uso e também na forma de produção. De acordo com a especialista, eles são as cópias exatas dos medicamentos de referência.
 
— O Ministério da Saúde do Brasil garante a equivalência dos genéricos com os de referência, pois há fiscalização das indústrias farmacêuticas, certificando-as que a linha de produção daquele medicamento resultará num produto idêntico ao de referência. Por causa disso, eles podem ser intercambiáveis, ou seja, o de referência pode ser substituído pelo genérico, caso os médicos e dentistas permitam a troca.
 
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) garante este “intercâmbio” explicado pela professora. Segundo a agência, a substituição do medicamento de referência pelo seu genérico é assegurada por testes de "bioequivalência apresentados à Anvisa.
 
Preço que cabe melhor no bolso
Os preços mais em conta dos genéricos se explicam, pois as fabricantes não precisam investir em pesquisas e desenvolvimento, como as de remédio de referência, conforme afirma Elza. Na lista dos mais prescritos por médicos, o antibiótico amoxicilina é vendido a R$ 20 e sua  versão genérica, R$ 15.
 
— Eles apenas copiam da indústria que descobriu. Além disso, não têm gastos financeiros com marketing do produto. Já que indústrias de genéricos não gastam com pesquisa nem com propaganda, o preço cai. Não são mais baratos porque são ruins. São mais baratos porque o custo final deles é mais baixo que os de marca.
 
O farmacêutico Hemerson Henrique de Oliveira explica que, geralmente, o genérico tem que custar 50% mais barato que o de referência, mas com o similar não há controle. 
 
Cuidado com similares
Diferentemente dos produtos de marca e genéricos, os similares não passam por testes que comprovam os princípios ativos e sua eficácia, segundo Oliveira. Além disso, a professora explica que as indústrias de similares, apesar de não gastarem com pesquisa e desenvolvimento, precisam fazer propaganda para incentivar a venda.
 
— Muitas vezes [a indústria dos similares] faz pressão por outras formas de indução do consumo como a “empurroterapia”. Ou seja, fazem promoções do tipo “compre 6 e leve 12”. Os estabelecimentos não compraram estes produtos, eles “ganharam”, é o bônus. Então, “empurram” os produtos para o consumidor.
 
Elza conta que “conhece vários casos” de ineficácia de produtos similares.
 
— Um caso sério foi quando um paciente hipertenso, que fazia o acompanhamento comigo, apresentava descontrole dos valores, apesar de relatar que tomava o medicamento corretamente. Averiguei diversas questões que poderiam alterar sua pressão, como a sua alimentação, exercícios físicos, nível de estresse, uso de outros medicamentos e nada. Ele me contou então que os comprimidos estavam saindo nas suas fezes da mesma maneira que eram ingeridos. Como consequência, não fazia efeito!
 
Segundo a Anvisa, “os medicamentos similares devem apresentar os testes de biodisponibilidade relativa e equivalência farmacêutica para obtenção do registro para comprovar que o medicamento similar possui o mesmo comportamento no organismo (in vivo), como possui as mesmas características de qualidade (in vitro) do medicamento de referência”.
 
No consultório
O presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Clínica Médica), Antônio Carlos Lopes, disse que, em seu consultório, “receita muito os genéricos”, pois eles têm o mesmo efeito e fazem “os pacientes economizarem muito dinheiro”. Porém, segundo ele, há diversos profissionais que preferem prescrever apenas os de marca.
 
— Muitos médicos não acreditam no genérico, mas não mostram os fundamentos técnicos para não acreditarem. Alguns profissionais ficam presos a certas relações com indústrias farmacêuticas. Assim, só receitam remédios de tal laboratório pra prestigiar sua parceria e seus privilégios.
 
R7

Narguilé pode ser pior que o cigarro, avisa especialista

Arkady Chubykin/Foto Stock
Mangueira também pode ajudar a transmitir doenças, como herpes
Aproveite a segunda-feira e abandone os hábitos que não são saudáveis
 
Bom dia! Hoje é segunda-feira e dia de deixar de lado os hábitos ruins e investir em uma vida saudável. Se você é fumante de narguilé saiba que ele faz mal à saúde.
 
O narguilé é composto por água, tabaco e aromatizantes. De acordo com o professor instrutor da disciplina de pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Igor Bastos Polonio, ao consumir o produto, além de absorver substâncias tóxicas, a pessoa inala os componentes da combustão do carvão utilizado para queimar o fumo.
 
— O narguilé pode ser pior que o cigarro, pois o tabaco queimado gera as mesmas substâncias nocivas à saúde. Os jovens acreditam que não faz mal e ainda colocam bebida alcoólica, maconha, crack e outras drogas.
 
Além disso, o narguilé geralmente é utilizado em grupo de amigos e é fumado por até duas horas seguidas, intensificando a nicotina no organismo. De acordo com o professor, “uma sessão de fumo consiste em inúmeras tragadas".
 
— Dessa forma, é possível em uma rodada o fumante inalar a quantidade de fumaça equivalente ao consumo de cem cigarros.
 
Com a pessoa que fuma divide a mangueira, Polonio explica que há maior transmissão de doenças como herpes, gripe e hepatite.
 
R7

Sedentarismo mata mais do que obesidade, alerta especialista

Getty Images
Sedentarismo é a segunda maior causa de morte no planeta
Crescimento da obesidade é totalmente proporcional ao aumento do comportamento sedentário
 
O sedentarismo é a segunda maior causa de morte no planeta, perdendo apenas para a hipertensão, diz o médico Victor Matsudo, do Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).
 
— Muitos estudos mostram que atividade física é tão importante quanto a alimentação para perda de peso e redução dos riscos de inúmeras doenças.
 
Segundo Matsudo, uma pessoa sedentária tem riscos maiores de desenvolver doenças em relação a quem não se alimenta de forma adequada, por isso ele tenta desmistificar a percepção de que obesidade é um problema relacionado apenas à nutrição.
 
— O colesterol alto, o excesso de peso, a obesidade, o diabetes são problemas causados pela má alimentação, porém o impacto do sedentarismo para o desenvolvimento dessas doenças é ainda pior.
 
O especialista afirma que o crescimento da obesidade é totalmente proporcional ao aumento do comportamento sedentário.
 
— Uma pesquisa de 1995 (Prentice and Jebb. Obesity in Britain: gluttony or sloth? British Med J) mostra que o crescimento da obesidade pode ser creditado menos aos níveis de ingestão de calorias totais, principalmente aos índices de gordura, e mais ao aumento do número de carros na garagem ou do tempo que passamos sentados assistindo TV.
 
De acordo com o médico, são maiores os riscos de morte para magros sedentários do que para gordos ativos.
 
— Em termos de saúde pública, o sedentarismo é um problema ainda maior do que o excesso de peso, não adianta controlar a ingestão de alimentos se não estimular o aumento desse gasto calórico.
 
Em outra pesquisa de 2012 (Lee DC et al. J.Am.Coll.Cardiology) foi observado que ganhar peso aumenta em 58% o risco de uma pessoa desenvolver síndrome metabólica, enquanto a perda de condicionamento físico faz esse risco crescer em 200%.
 
— Para que uma dieta traga mais benefícios à saúde é imprescindível reforçar a prática de atividade física.
 
Para ele, a atividade física mais benéfica à saúde é aquela que a pessoa gosta e sente prazer em realizar, sendo importante inserir movimento no dia a dia.
 
— Atividade física não precisa ser chata, pelo contrário, deve ser algo prazeroso, não é por acaso que as mulheres têm maior expectativa de vida ao contrário dos maridos, pois são elas que cuidam das tarefas de casa que demandam esforço físico.
 
Mas quem não é dona de casa também pode ter uma vida mais ativa com pequenas mudanças dentro da própria rotina.
 
— Quem trabalha em prédio pode subir um ou dois andares pela escada, assim como usá-la em vez da escada rolante. Quem utiliza transporte público, pode descer um ponto antes e ir andando.
 
Efe / R7 

Hospital das Clínicas de São Paulo abre concurso

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em São Paulo, publicou o edital nº 72/2014 para avisar que já estão abertas as inscrições para o concurso público que pretende contratar Médico, com residência médica em Patologia Clínica ou Infectologia. Interessados devem ter graduação em Medicina e registro no conselho da categoria.
 
A jornada de trabalho do contratado será de 20 horas semanais e o salário chegará até R$ 4.325,00.
 
As inscrições estarão disponíveis até 05 de junho de 2014, fazendo envio de carta registrada, com aviso de recebimento, ao Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal do Núcleo de Gestão de Pessoas do Hospital (rua Dr. Ovídio Pires de Campos, nº. 225,  Prédio da Administração, 1º andar, Cerqueira César, São Paulo. A taxa de participação será de R$ 66,46.   
 
A seleção será composta de três etapas: prova escrita e prova prática oral, ambas com data de aplicação prevista para 16 de junho de 2014, além da Análise de Títulos.
 
O certame terá dois anos de validade, com chances de prorrogação.

Prefeitura de Rio Branco - AC abre vagas para médicos

A Prefeitura de Rio Branco, no Acre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tornou público o edital SEMSA nº 01/2014 de concurso público simplificado, objetivando a contratação de médicos por tempo determinado para compor a equipe das unidades básicas de saúde. O certame será executado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco - SEMSA.

São oferecidas 22 vagas na função de Médico Clinico Geral, os candidatos aprovados exercerão a profissão com a carga horária de 40 horas semanais, e receberão o salário de R$ 1.865,16, mais gratificação de R$ 4.500,00.

As inscrições devem ser realizadas em horário comercial, no período de 26 a 30 de maio de 2014, no Departamento de Gestão de pessoas da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, sito à Avenida Ceará nº 3.367 - Bairro Abrão Alab, não será cobrado taxa de inscrição.

Para se inscrever o candidato tem que preencher a ficha de inscrição que está disponível no site (www.pmrb.ac.gov.br).

Os candidatos serão avaliados por prova de Títulos, Curriculum Vitae que deverá ser entregue junto com os títulos no ato da inscrição. O resultado final será divulgado no Departamento de Gestão de Pessoas da SEMSA, no Diário Oficial do Estado e no site oficial da Prefeitura de Rio Branco, datas à divulgar.

O certame terá validade de um ano e pode ser prorrogado por mais um ano.

Prefeitura de Tanhaçu - BA prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Tanhaçu, no estado da Bahia, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 207 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.200,00, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Arquiteto, Engenheiro Civil, Procurador Municipal, Professor, Agente Administrativo, Ajudante de Biblioteca, Auxiliar Administrativo, Fiscal Municipal Sanitário, Fiscal Municipal Tributário, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Agente de Tributos, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Eletricista, Cozinheiro, Jardineiro, Motorista, Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas SemiPesadas.

As inscrições foram prorrogadas até 05 de junho de 2014, via internet no www.concepcaoconcursos.com.br e presencialmente no Prédio da Secretaria Municipal de Administração, situado na Praça Dep. Luis Eduardo Magalhães, s/nº, centro, Tanhaçu - Ba de 2ª a 6ª feira, no horário das 8h às 12 das 14h às 17horas. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido. O Boleto bancário só será impresso no período de 23 de maio a 05 de junho de 2014.

A aplicação das provas objetivas será no município de Tanhaçu/BA, na data prevista de 06 de julho de 2014. As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização do exame de habilidades e conhecimentos (nome do estabelecimento, endereço e sala), cargo, função, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis, a partir do dia 18 de junho de 2014, no site da Concepção www.concepcaoconcursos.com.br, devendo o candidato efetuar a impressão desta Confirmação de Inscrição.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da respectiva homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Tanhaçu/BA.

Prefeitura de Paineiras - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Paineiras, no estado de Minas Gerais, através do Diário Oficial dos Municípios de Minas Gerais, abriu extrato do edital de processo seletivo n° 001/2014, com a finalidade de preencher 11 vagas temporárias para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os profissionais terão remunerações de R$ 745,96 a R$ 11.865,00, por jornadas semanais de 30h ou 40 horas.

O certame oferece vagas para Enfermeiro de PSF, Médico do PSF, Farmacêutico, Assistente Social, Psicólogo, Operador de Máquinas e Educador Social.

Os interessados deverão fazer suas inscrições das 08h às 16h, no Setor de Licitação e Contratos - Praça Terezinha de Vargas Mendonça nº 288 - Centro - Paineiras/MG, até  28 de maio de 2014.
 
As provas serão realizadas em dia e local a serem oportunamente divulgados.

O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios de Minas Gerais, dia 22 de maio, na página 38.

FUB abre vaga por salário de R$ 5.308,00

A Fundação Universidade de Brasília (FUB) publicou extrato do edital n° 254/2014 de processo seletivo para contratação de um professor visitante na área de Prótese Dentária (nível superior). A remuneração é de R$ 5.308,00 por carga horária de 40 horas semanais.

A inscrição será realizada pelo (a) candidato(a) interessado (a) ou por meio de procuração, exclusivamente na Secretaria da Unidade de Lotação a que se destina a vaga, no período de 26 a 30 de maio de 2014, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

O processo seletivo terá validade de 6 (seis) meses, contando a partir da data da publicação do Edital de Homologação de Resultado Final no Diário Oficial da União (DOU).

As demais informações encontram-se à disposição dos interessados na Secretaria da respectiva Unidade de Lotação onde os candidatos realizarão a inscrição e no site do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), disponível no endereço eletrônico www.dgp.unb.br.

Prefeitura de Capetinga - MG publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Capetinga, no estado de Minas Gerais, através da empresa Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, publicou edital de processo seletivo n° 02/2014, para Contratação temporária para preenchimento das Funções Públicas, incluído Programa Saúde da Família – PSF. São ofertadas 04 vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva, nos cargos de nível fundamental, por salários de até R$ 1.079,54 em carga horária de 40 horas semanais.

As chances são para as funções de auxiliar de obras e serviços, agente de combate às endemias, agente comunitário de saúde do psf, auxiliar de apoio à administração e mecânico.

As inscrições presenciais serão realizadas na Sede da Prefeitura Municipal de Capetinga, situada Coronel Osório, 400 – Centro, Capetinga/MG, que disponibilizará acesso à internet, no Telecentro, de 16 a 27 de junho de 2014 (exceto sábados, domingos e feriados), no horário de expediente da Prefeitura.

Será admitida a inscrição também via internet, no endereço www.tendenciaconcursos.com.br, até 27 de junho de 2014 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado o pagamento da taxa de inscrição até 30 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 36,00 e R$ 54,00 de acordo com o emprego escolhido.

As provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas para todos os cargos/funções públicas e terão duração máxima de 03 (três) horas.

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no Município de Capetinga, provavelmente, no dia 27 de julho de 2014. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Capetinga e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir do dia 24 de julho de 2014, planilha contendo locais e horários de realização das provas Objetivas e Práticas.

O gabarito será divulgado na data provável de 28 de julho de 2014, às 15 horas, por meio do site www.tendenciaconcursos.com.br Sede da Prefeitura Municipal de Capetinga.

O prazo de validade do certame é de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração Municipal.

Prefeitura de Arataca - BA prorroga inscrições de concurso e seleção

Visando preencher 128 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Arataca, no estado da Bahia, lançou dois editais de concurso público e processo seletivo, ambos pelo nº 01/2014.
 
O edital de concurso público oferece 06 vagas para Agente Comunitário de Saúde e salário de R$ 950,00, por  jornada de 40 horas semanais.
 
Já o edital de processo seletivo dispõe de 122 vagas para os cargos de Aux. Serviços Gerais, Facilitador de Dança, Facilitador de Esporte, Facilitador de Oficina de Arte, Facilitador de Capoeira, Orientador Social (Peti), Assistente Social, Agente Administrativo, Médico (PSF), Médico (Centro de Saúde), Medico Pediatra, Medico Psiquiatra (NASF), Psicólogo (NASF), Assistente Social (NASF), Enfermeiro (PSF), Técnica Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, entre outros cargos. A remuneração oferecida, para essas funções, varia entre R$ 724,00 a R$ 9.200,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições foram prorrogadas e ficarão abertas até 26 de maio de 2014, e poderão ser realizadas através do site www.solucaogov.com.br.

A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 20,00 para quem tem apenas o ensino fundamental completo ou incompleto, R$ 25,00 para quem tem o ensino médio e R$ 60,00 para aqueles que já concluíram o ensino superior.

A prova objetiva, para todos os cargos, mudou e está prevista para 08 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Arataca e no endereço eletrônico www.solucaogov.com.br.

O prazo de validade deste concurso público é de 02 anos, podendo ser prorrogado, por igual período.

Prefeitura de Estrela do Sul - MG abre concurso público

A Prefeitura de Estrela do Sul, em Minas Gerais, divulgou o edital nº 01/2014 de concurso público, destinado a contratação de 141 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os candidatos aprovados irão atuar em carga horária de 24 e 40 horas semanais, com remuneração que varia entre R$ 724,00 a R$ 1.250,00. O concurso será executado pela empresa ASSCONEX - Assessoria Concursos e Exames Ltda. A jornada de trabalho varia de 24h a 40h por semana.

Os cargos oferecidos são Auxiliar Administrativo, Gestor de Tributos, Coveiro, Eletricista, Gari, Mecânico, Motorista de Veículos Leves, Operador de Máquina, Auxiliar de Farmácia, entre outros.

As inscrições serão realizadas pela internet, acessando os endereços eletrônicos: (www.estreladosul.mg.gov.br) ou (www.assconex.com.br), no período de 21 de julho a 22 de agosto de 2014. Já as inscrições Presenciais e por procuração serão efetuadas na Prefeitura, sito na Rua Alfredo Tornin n° 32 – Centro – Estrela do Sul - MG, no período de 21 de julho a 22 de agosto de 2014, no horário de 8h às 16h, exceto sábados, domingos e feriados. A taxa varia de R$ 35,00 a R$ 60,00.
 
O certame será avaliado por Provas e Titulos que serão realizadas no município de Estrela do Sul/MG e seus distritos a divulgação se dará após 15 dias do término das inscrições, no quadro de avisos da prefeitura e nos endereços eletrônicos (www.estreladosul.mg.gov.br) e (www.assconex.com.br).

As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 21 de setembro de 2014. Os locais de Provas serão divulgados em 29 de agosto de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Estrela do Sul e nos endereços eletrônicos: (www.estreladosul.mg.gov.br) e (www.assconex.com.br). O gabarito será divulgado na data provável de 22 de agosto de 2014, às 14 horas.
 
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data do ato de homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Antônio Prado - RS

A Prefeitura de Antônio Prado, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de concurso público n° 023/2014, com a finalidade de preencher 25 vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 858,04 a R$ 10.279,32, por carga horária de 20, 36 ou 40 horas semanais.
 
O certame será realizado, sob a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.
 
As oportunidades são para os cargos de Advogado, Arquiteto Urbanista, Auxiliar de Farmácia, Bibliotecário, Contador, Cozinheiro (a), Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Monitor, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Médico nas mais diversas especialidades, Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoviários, Secretário(a) de Escola, Servente, Telefonista e Professor.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até 11 de junho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 100,00 de acordo com a função escolhida.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 08h às 11h45 e das 13h15 às 17h30, também até o dia 11 de junho de 2014, nos dias úteis, no Departamento de Recursos Humanos, junto á Prefeitura de Antônio Prado, sito a Rua Francisco Marcantonio, nº 57 – Centro.
 
A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 13 de julho de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 27 de junho de 2014.
 
O concurso terá validade por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Antônio Prado.

Prefeitura de Santa Luzia - PB lança edital de concurso público

A Prefeitura de Santa Luzia, no estado da Paraíba, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 223 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.000,00, mais gratificação regida por legislação específica.
 
As oportunidades são para os empregos de Psicóloga Educacional, Bilbiotecário, Nutricionista, Professor, Intérprete de Libras, Pedagogo – Ens.Fundamental/Ens.Infantil, Motorista, Merendeira, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo e demais funções.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, de forma on-line, através do site www.conpass.com.br, no período de 02 de junho a 03 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 90,00 de acordo com a função escolhida.

As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 17 de agosto de 2014, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela Comissão Geral do Concurso através do Cartão de Inscrição de cada candidato e de Edital publicado nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de Santa Luzia e no site: www.conpass.com.br.

Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura e da Câmara Municipal, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 18 de agosto de 2014. O resultado preliminar da prova escrita do concurso será publicado e divulgado através de relação exposta no saguão da Prefeitura e da Câmara Municipal e na internet na página www.conpass.com.br, até o dia 12 de setembro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Boa Saúde - RN publica edital de processo seletivo

Foi divulgado edital n° 001/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Boa Saúde, no estado do Rio Grande do Norte. O certame oferece 291 para contratação de novos servidores em várias funções de níveis superior, médio e fundamental. Os vencimentos oferecidos pela prefeitura variam entre R$ 724,00 e R$ 10.400,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
- Nível superior: médico PSF (2), médico plantonista (7), médico especialista (3), farmacêutico (1), dentista (4), bioquímico (1), enfermeiro (7), fonoaudiólogo (1), fisioterapeuta (1), nutricionista (2), engenheiro (1), advogado (1), psicólogo (2), assistente social (5), professor com nível superior (25), orientador pedagógico (4) e educador físico (1);
 
- Nível médio: auxiliar administrativo (22), recepcionista (6), atendente fichário (2), digitador (12), técnico em higiene bucal (4), agente de endemias (3), professor com magistério (10), técnico em enfermagem (20) e monitor de informática (2);
 
- Nível fundamental: motorista (24), agente de serviços gerais (65), coveiro (1), tratorista (3), jardineiro (3), vigia (18), auxiliar de professor (5), merendeira/copeira (14), porteiro (5), auxiliar de eletricista (2) e lavadeira (2).
 
Inscrições
As inscrições ocorrerão no período de 29 e 30 de maio de 2014, no horário das 08h às 12h e das 14h às 16h, na Secretaria Municipal de Educação, Rua Joaquim Manoel de Souza nº 447, Centro.

Provas
O certame constará de análise curricular e entrevista. As entrevista serão realizadas em dia a ser divulgado no dia 13 de junho de 2014 através do site oficial do município www.boasaude.rn.gov.br. A publicação e convocação dos candidatos selecionados para a 2ª Etapa será através do site oficial do município: www.boasaude.rn.gov.br a partir do dia 13 de junho de 2014.

O resultado final da seleção será publicado no site oficial do município: www.boasaude.rn.gov.br, na data provável de 30 de Junho de 2014.
 
A contratação dos aprovados no processo seletivo dar-se-á após a homologação do certame, obedecida a ordem de classificação, dentro do prazo de seis meses, prorrogável uma única vez por igual período

Prefeitura de Erval Velho - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Erval Velho, no estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo n° 004/2014, destinado ao preenchimento de vagas de caráter temporário, que será realizado sob a responsabilidade da Empresa Georgeo Almeida “APRENDER.COM”.

Os cargos oferecidos são para nível fundamental, médio e superior, nas funções de Professor de Séries Iniciais e Educação Infantil e Agente Comunitário de Saúde. Os salários vão até R$ 975,78, com carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Os pedidos de inscrição devem ser feitos até 06 de junho de 2014, na Prefeitura Municipal de Erval Velho (SC), localizada na Rua Nereu Ramos, 204, Centro, na cidade de Erval Velho (SC), em horário comercial, o valor das inscrições varia de R$ 20,00 a R$ 45,00.

O processo seletivo constará de Prova Objetiva de Conhecimento de caráter eliminatório para ambos os cargos oferecidos. As provas escritas objetivas serão realizadas na Escola Básica Municipal César Avelino Bragagnolo, situada à rua Honorato Vieira, nº 1073, na cidade de Erval Velho(SC), provavelmente, em 13 de junho de 2014.

O gabarito oficial referente a prova objetiva será divulgado a partir das 09 horas do primeiro dia útil após a realização da referida prova, no endereço eletrônico (www.aprendersc.com.br) e no Mural da Prefeitura.

O certame terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, caso haja necessidade e interesse público.

Prefeitura de Erval Velho - SC abre vagas para Farmacêutico

A Prefeitura de Erval Velho, em Santa Catarina, abriu edital de processo seletivo n° 005/2014, destinado ao preenchimento de vagas na função de Farmacêutico para o Fundo Municipal de Saúde. O salário é de R$ 2.860,21, por carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições devem se realizadas, pelo próprio candidato, na Prefeitura Municipal de Erval Velho, até 06 de junho de 2014, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h as 17h. Sem cobrança de taxa de inscrição.

A listagem classificatória será divulgada no mural de comunicações da Prefeitura Municipal no dia 10 de junho de 2014, às 8 horas e no Diário dos Municípios da FECAM.

O processo seletivo destina-se a classificação para contratação de Farmacêutico, enquanto houver necessidades no ano de 2014 ou até a realização de novo processo seletivo.

Concurso Prefeitura de Botuverá - SC

A Prefeitura de Botuverá, no estado de Santa Catarina, através da Unifebe, lançou edital de concurso público n° 01/2014, com o objetivo de preencher 42 vagas para as funções de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.639,00, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para os empregos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Internos, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Educador Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Monitor Escolar, Motorista, Operador de Máquinas e Equipamentos, Professor (Educação Física), Professor (Pedagogia), Psicólogo, Servente de Obras, Servente Escolar, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática.

Inscrições
As inscrições poderão ser efetuadas até 04 de junho de 2014, no endereço eletrônico www.unifebe.edu.br. O pagamento do boleto bancário poderá ser realizado até o dia 05 de junho de 2014.

Taxas
-Ensino Fundamental Incompleto: R$ 30,00;
-Ensino Médio Completo: R$ 50,00;
-Ensino Superior Completo: R$ 80,00.

Provas
É de inteira responsabilidade do candidato, verificar e confirmar sua inscrição, local e sala de realização das provas, a partir do dia 11 de junho de 2014 (quarta-feira), disponível no seguinte endereço eletrônico www.unifebe.edu.br.

A prova escrita acontecerá às 08h30 de 29 de junho de 2014 (domingo), nas instalações da Escola de Educação Básica Pe. João Stolte, à Av. Paulo VI, nº 02, em Botuverá/SC, e, ainda, em outros espaços físicos locados de terceiros, que poderão ser ocupados dependendo do número de candidatos inscritos, oportunamente divulgados, com início previsto para as 08h30 e término às 11h30.

Já a prova prática, para os cargos que preveem esta modalidade, ocorrerá no dia 06 de julho de 2014 (domingo), em horário a ser oportunamente informado.

Validade
Este concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Publicado edital de seleção 001/2014 da UTRAMIG - MG

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG), que é ligada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimentos Social (Sedese), abriu o edital 001/2014 de processo seletivo para preenchimento de 40 vagas de trabalho, por salário de R$ 2.292,09, por jornada de 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para o cargo de Analista de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento – ANGPD, que possa atuar nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, São João del-Rei, Uberlândia e Vespasiano. Podem participar candidatos de nível superior formados em Administração, Direito, História, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Letras, Design Gráfico ou outras áreas.
 
O período de inscrições, que são gratuitas, vai até 30 de maio de 2014, por meio do site www.utramig.mg.gov.br.
 
Os candidatos deverão entregar a ficha de inscrição e o currículo padronizado, conforme modelos do edital e demais documentos comprobatórios no prazo informado, na Gerência de Recursos Humanos/GRH, Sala nº 315, 3º Andar, na Sede da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – UTRAMIG,  situada na Av. Afonso Pena, nº 3.400 – Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte/MG.
 
O certame terá três etapas: Cadastro e Inscrição com a entrega de currículo e demais documentos (1ª), Análise de Currículo e Documentos (2ª) e por fim a Entrevista (3ª).
 
O edital completo pode ser encontrado no site da ULTRAMIG - http://www.utramig.mg.gov.br/processo_seletivo.php

Concurso Prefeitura de Araraquara - SP

A Prefeitura de Araraquara, no estado de São Paulo, através do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), irá realizar dois concursos públicos para diversas áreas com inscrições que começam a partir do dia 26 de maio e vão até dia 26 de junho de 2014, pelo endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br.
 
Os certames oferecem 56 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 6.000,00. Serão reservadas 10% das vagas oferecidas por cargo para pessoas com deficiência.
 
O concurso 01/2014 visa ao preenchimento de vagas de dentistas, médicos e terapeutas ocupacionais. O valor da inscrição é de R$ 75,00.
 
Já o concurso 02/2014 é destinado ao preenchimento de vagas nas funções de Analista de Sistemas, Arquivologista, Assistente Social, Bibliotecário, Diretor de Escola, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Orientador Desportivo, Professor de Dança Contemporânea, Professor de Sapateado, Professor de Matemática, Borracheiro, Agente de Serviços Públicos, Trabalhador Braçal, Agente Administrativo, Agente de Arrecadação, Agente Operacional de Telefonia, Educador Social, Fiscal Municipal, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico Ambiental, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Manutenção de Computadores, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Programação de Computadores. O valor da inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 75,00, de acordo com a escolaridade exigida.
 
As provas estão previstas para o dia 20 de julho de 2014. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados oportunamente através de edital de convocação, a ser publicado no dia 11 de julho de 2014.
 
Estes concursos terão validade de dois anos, contados a partir da data de homologação, podendo ser prorrogados por igual período, a critério da Administração Municipal.
 
Mais informações podem ser obtidas no site do Ibam (www.ibamsp-concursos.org.br).

Prefeitura de Laranjal Paulista - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Laranjal Paulista, no estado de São Paulo, divulgou edital de concurso público nº 001/2014, com a finalidade de preencher 35 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, sob a execução da empresa SigmaRH Agenciamento e Recursos Humanos Ltda. O vencimento varia entre R$ 724,00 e R$ 2.047,11, conforme o cargo provido e jornada desempenhada, que pode ser de 30h, 35h ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Nível fundamental: Agente de Serviço III: Coletor de Lixo e Merendeira; Agente de Serviço IV - Operador de Balsa; Agente de Serviço VI - Eletricista; Agente de Serviço VII: Motorista de Transporte Escolar e Operador de Máquina; Agente de Serviço X - Motorista de Serviços Especiais - Ambulância; Artífice - Agente de Serviço V: Carpinteiro, Encanador, Pedreiro, Pintor; Agente de Serviço I: Gari, Jardineiro, Serviços Gerais Feminino e Masculino e Vigia;

Nível médio: Agente Administrativo IV: Agente de Trânsito; Agente Social e Telefonista;

Nível superior: Advogado; Assistente Social; Contador; Enfermeiro; Médico; Médico do Trabalho; Médico Plantonista; Nutricionista e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas de 2 a 15 de junho de 2014, pelo site www.sigmarh.com.br. As taxas variam nos valores de R$ 16,00; R$ 21,00; R$ 31,00; ou R$ 41,00, de acordo com a função pretendida.
 
Provas
A prova objetiva para todos os empregos será realizada provavelmente no dia 20 de julho de 2014, o local e horário será publicado em 27 de junho de 2014, no jornal "Destaque News", afixado na Prefeitura, à Praça Armando de Salles Oliveira, 200, Centro, Laranjal Paulista/SP. Também em caráter meramente informativo na internet, pelos sites www.sigmarh.com.br e www.laranjalpaulista.sp.gov.br.
 
Os gabaritos da prova objetiva serão afixados na Prefeitura e publicados pelo site www.sigmarh.com.br, no dia 22 de julho de 2014, às 16 horas.
 
Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da Administração Pública.

Hospital Regional (HR) em Assis – SP abre seletivo

O Hospital Regional em Assis, estado de São Paulo, publicou o edital de Processo Seletivo nº 107/2014 para contratação de Médico na especialidade Medicina Intensiva. O contratado terá remuneração referente à M-I da lei complementar nº. 1.193 de 2 de janeiro de 2013, por jornada de 20 horas semanais.
 
Como pré-requisito para participar da seleção, o candidato deve ter graduação em Medicina, especialização ou residência em Medicina Intensiva e fazer parte do conselho da categoria.
 
Período de inscrições abertos de 26 a 30 de maio de 2014, das 9h às 15, no Núcleo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos, situado à Praça Dr. Symphronio Alves dos Santos, s/nº.
 
Os inscritos passarão por Análise Curricular.
 
Será de um ano o prazo de validade do certame e o edital completo encontra-se no Diário Oficial de São Paulo, edição de 23 de maio de 2014, a partir da página 143.

Prefeitura de Santana de Parnaíba – SP abre processo seletivo

Com oportunidades de trabalho para profissionais de nível fundamental e superior, a Prefeitura paulista de Santana de Parnaíba lança o edital de Processo Seletivo nº 03/2014. Os salários vão de R$ 788,68 a R$ 7.292,96, por jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Agente de Serviços de Alimentação, de nível fundamental, bem como para Médico nas áreas Clínica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, Médico Plantonista nas especialidades de Clínica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral, Professor Adjunto, Professor PEB II para as disciplinas de Educação Artística, Educação Especial - Deficiência Visual e Física.
 
Até as 17h de 02 de junho de 2014, pelo site www.institutomais.org.br, os interessados poderão efetivar a sua inscrição, mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 12 até R$ 19,50, variando de acordo com a vaga pleiteada pelo candidato.
 
Os inscritos passarão por Prova Objetiva, a ser realizada em Santana de Parnaíba, provavelmente em 15 de junho de 2014. Horário e local dessa avaliação serão comunicados em www.institutomais.org.br com antecedência.   
 
A validade do seletivo é de um ano com chance de prorrogação.      

UFRGS abre seletivos para Professor

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou os editais de Processo Seletivo nº 16  e17/2014. O objetivo é contratar Professores para lecionarem na Unidade de Ciências Humanas e Faculdade de Medicina e nas Unidades de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da universidade.
 
A remuneração pode chegar a R$ 3.599,50, por jornadas de trabalho de 2 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas pelo período de 02 a 06 de junho de 2014, nas respectivas secretarias onde são oferecidas as vagas. A taxa de inscrição é de R$ 40 ou R$ 75, a depender da disciplina a ser lecionada.
 
A seleção se dará por Análise de Títulos e Prova Didática.
 
Os certames terão validade de um ano e os editais completos podem ser encontrados no Diário Oficial da União, edição de 23 de maio de 2014, a partir da página 75.

UFG abre 30 vagas para Professor

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está com as inscrições abertas para o Concurso Público 38/2014, que objetiva a contratação de 30 Professores para lecionar nas áreas de Letras, Engenharia, Artes, Direito, Física, Matemática, Medicina e Psicologia. A depender da jornada de trabalho, que pode ser 20 horas semanais ou dedicação exclusiva e ainda da titulação do candidato, que pode ir da espacialização ao doutorado, o salário pode chegar a R$ 8.049,77.
 
O período de inscrições é diferenciado para algumas vagas, sendo que um prazo vai de 30 de maio a 16 de junho de 2014 e outro de 1º de junho a 29 de agosto de 2014, devendo ser feitas pelo site www.ufg.br. Cabe ao candidato acessar o edital e observar, conforme a disciplina que se deseja lecionar, qual prazo de inscrição deverá obedecer. A taxa de inscrição varia de R$ 54 a R$ 161.
 
Todos com inscrição homologada serão submetidos à Prova de Títulos.
 
O concurso terá validade de um ano e pode ser prorrogada.

Concurso Prefeitura de Estiva Gerbi - SP

A Prefeitura de Estiva Gerbi, no estado de São Paulo, por meio do edital nº 001/2014 de Concurso Público, oferece 35 oportunidades de emprego para candidatos de todos os níveis de escolaridade. O salário vai de R$ 780,54 a R$ 3.141,02 em jornadas de trabalho de 120 a 220 horas mensais.
 
Vagas
As oportunidades são para os cargos de  Auxiliar de Serviços Gerais, Encanador, Jardineiro, Vigia, Zelador, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde, Guarda Municipal Feminino, Guarda Municipal Masculino, Leiturista, Motorista de Ambulância, Operador de Máquina Pesada, Salva-vidas, Tratorista, Agente Administrativo, Eletricista, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Técnico de Raio X. Técnico em Química, Agente fiscal de Rendas, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro-agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Professor de Primeira Infância, Médico Pediatra, Médico Plantonista e Médico-veterinário.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas de 26 de maio até 07 de julho de 2014, pelo site www.shdias.com.br. A taxa de inscrição vai de R$ 20 a R$ 65.
 
A Prova Escrita, que vai selecionar os inscritos, será aplicada provavelmente em 03 de agosto de 2014, em local e horário a serem comunicados no www.shdias.com.br. Haverá também Teste de Aptidão Física para Guarda Municipal e Prova de Títulos para Professor.
 
Validade
A validade do certame será de dois e poderá ter prorrogação por mais dois anos.

Fundação Hospital Centenário – RS abre concurso

A Fundação Hospital Centenário (FHC), Rio Grande do Sul, por meio do edital nº 001/2014 de Concurso Público, comunica a disponibilidade de 65 vagas de trabalho a serem ocupadas por candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os rendimentos podem chagar a R$ 5.478,12, em jornadas de trabalho de 20 a 36 horas semanais. Também haverá formação de cadastro de reserva.
 
As vagas são para os cargos de   Anestesiologista,  Emergencista, Intensivista,Pediatra Socorrista, Socorrista, Traumatologista, Cardiologista, Cirurgião Assistente, Cirurgião Torácico, Cirurgião Traumatologista, Cirurgião Urologista, Cirurgião Vascular, Clínico Geral Assistente, Gastroenterologista, Intensivista Assistente,  Neurocirurgião, Neurologista, Ginecologista e Obstetra Assistente, Odontólogo Cirurgião Buco Maxilofacial, Pediatra Assistente, Pneumologista, Administrador Hospitalar, Agente Administrativo II, Agente Administrativo III, Assistente Social, Atendente de Nutrição, Contador, Cozinheiro, Eletrotécnico, Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Procurador Jurídico, Psicólogo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletrônica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico Gessista, Técnico em Refrigeração Climatização e Terapeuta Ocupacional.
 
As inscrições aos interessados estarão abertas até 04 de junho de 2014, pelo site www.energiaessencial.com. A taxa de inscrição varia de R$ 24,93 a R$ 94,18, de acordo com a vaga almejada.
 
Os inscritos serão avaliados por Prova Objetiva, a ser aplicada provavelmente em 29 de junho de 2014, em local a ser informado oportunamente, nos horários das 8h ou 14h, a depender da vaga pleiteada. Haverá Análise de Títulos para algumas funções.
 
O certame será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Secretaria de Saúde – MG abre seletivo

A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES/MG), por meio do edital de Processo Seletivo nº 006/2014, comunica a abertura das inscrições para contratação de 17 profissionais com formação em nível superior. As chances são para graduados em Direito, Administração, Psicologia, Enfermagem, Ciências Contábeis, Economia, qualquer formação superior na área da saúde como  Assistentes Sociais, Biólogos, Biomédicos, Profissionais de Educação Física, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Médicos, Médicos Veterinários, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais.
 
O salário é de R$2.292,10, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
 
O período de inscrição vai até 28 de maio de 2014, pelo site www.saude.mg.gov.br, onde deve ser preenchido corretamente formulário eletrônico. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção se dará por Comprovação de formação exigida, Análise de Curriculum e Entrevista.
 
Os aprovado serão lotados nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Ituiutaba, Juiz De Fora, Patos De Minas, Pedra Azul, Pouso Alegre e Sete Lagoas.
 

Aplicativos: PersonalWinPhone

PersonalWinPhoneAplicativo feito para personal trainer, possui cadastro de alunos, cálculos de IMC e ICQ além de fazer comparativos entre datas
 
Gratuito
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos
 
 
Distribuidor
TihRafa
 
Tamanho do download
12 MB            
 
Última atualização
06/05/2014            
 
Versão
1.0.0.0
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8.1
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5
 
Aplicativos necessários
 
- serviços de dados
 
- HD720P (720x1280)
 
- WVGA (480x800)
 
- WXGA (768x1280)
 
 
Idiomas suportados (1)
English (United States)
 

Propagandas antigas: Cytoferro e Xarope Bethel

 
Propaganda veiculada em bondes na década de 40

A leucinose e os bebês com o fígado sobrecarregado

Foto: Reprodução
Comum nos primeiros dias de vida, a leucinose compromete as
funções hepáticas pelo acúmulo de aminoácidos
Comum nos primeiros dias de vida, a leucinose compromete as funções hepáticas pelo acúmulo de aminoácidos. Os recém-nascidos não conseguem mamar, têm convulsões e podem até entrar em coma
 
Menos de uma semana da chegada do bebê e os pais se deparam com um quadro clínico preocupante: dificuldade de sucção, vômitos, perda de peso, crises convulsivas, sinais neurológicos de intoxicação e, em casos mais graves, o filho entra em coma. Trata-se dos primeiros sinais da leucinose, uma doença hereditária que acomete um a cada 185 mil nascidos. Faltam aos pequenos uma enzima responsável por processar os aminoácidos leucina, isoleucina e valina. Dessa forma, essas moléculas se acumulam no fígado de forma tóxica.

Apesar das consequências robustas, a doença nem sempre é identificada de imediato, segundo o especialista em genética clínica Ricardo Pires. “O paciente geralmente apresenta um quadro chamado de criança agudamente enferma, que pode ser confundido com sepses, doenças neurodegenerativas de início precoce ou ainda outros erros inatos do metabolismo”, explica. A meningite também é cogitada em muitos casos.

O engenheiro agrônomo Idário Santos conheceu a face mais crítica da doença. O filho mais novo dele começou a apresentar problemas nos primeiros contatos com o leite materno, em janeiro de 2002. “O Arthur tinha crises convulsivas e entrou em estado de coma. Primeiro, os médicos, desinformados, diagnosticaram leucodistrofia, mas o remédio não resolveu nada”, relata. A ida aos Estados Unidos, em que há um centro de referência da doença, e um transplante de fígado em 2005 mudaram a vida da família. Arthur é um dos primeiros brasileiros curados da leucinose.

As consequências da doença foram pequenas, diz o pai. “Ele teve problema motor, só conseguiu andar sozinho aos 8 anos, mas não cognitivo. Ainda assim, ao contrário de outras pessoas que têm a leucinose, Arthur não precisa ficar em constante tratamento. Pode comer de tudo, sem restrição a proteínas.” Segundo Ricardo Pires, pacientes submetidos ao tratamento correto ingerem medicamentos específicos, são acompanhados por nutricionista e seguem uma dieta restritiva de leucina, presente em proteínas, como soja, carne, peixe, ovo e leite.

Descoberta prejudicada
Pires ressalta que a maior dificuldade para tratar a doença no Brasil é falta de equipamentos que façam a dosagem dos aminoácidos no sangue. “Há também a necessidade de técnicos treinados para fazer e interpretar os resultados desses exames”, complementa. A descoberta da doença pode se dar em qualquer fase da vida, mas, como a leucinose é hereditária, o diagnóstico no pré-natal ou por meio do teste do pezinho pode tornar o tratamento precoce e, portanto, mais eficiente.

Já se sabe que a doença ocorre devido a mutações nos genes BCKDHA, BCKDHB, DBT e LDN. A condição de repasse é recessiva. Por isso, faz-se necessário que o pai e a mãe do bebê tenham esse genoma. Ainda assim, há 25% de chance de o filho herdá-la. A doença costuma se manifestar do quarto ao sétimo dia após o nascimento. Nos casos de surgimento tardio, pode ser provocada por situações em que há maior necessidade do corpo de usar energia, como uma gripe, uma infecção, uma vacinação ou um jejum prolongado.

O sinal da existência da doença em qualquer idade é um odor adocicado da urina, semelhante ao do xarope de bordo. Pires recomenda que um especialista seja procurado quando percebido esse sintoma. “Pessoas com a leucinose que não recebem o tratamento precoce evoluem com um quadro neurológico desfavorável que pode incluir irritação, edema cerebral, convulsões, alterações no tônus muscular, coma e óbito”, alerta o especialista em genética.
 
Correio Braziliense

Pesquisa americana aponta que cigarro pode colaborar para aumento de peso

Reprodução
Segundo o estudo norte-americano, as muheres que fumam
 também têm mais compulsão por doces
O efeito é maior em mulheres que estão acima do peso, segundo estudo americano. Com o paladar comprometido, elas não identificam bem o sabor de alimentos gordurosos e os consomem mais
 
Câncer, gastrite, úlcera, derrame, infarto, bronquite, enfisema, cárie. Longa, a lista de males provocados pelo cigarro acaba de ganhar um integrante no mínimo surpreendente. Pesquisadores dos Estados Unidos colocaram em xeque a máxima de que o tabagismo emagrece. Nem sempre.
 
O vício engorda especialmente um grupo em que os quilos adicionais são ainda mais desastrosos: as mulheres obesas. De acordo com um estudo da Universidade de Washington, o cigarro dificulta a percepção do sabor de alimentos açucarados e gordurosos, comprometendo a sensação de saciedade por esses produtos.

“Descobrimos que as mulheres que fumam anseiam alimentos gordurosos mais frequentemente do que as que não fumam, e que o desejo por cigarros e o por comida estão relacionados de tal forma que, quanto mais elas querem o cigarro, maior é o desejo por carboidratos e alimentos ricos em gordura”, detalha Marta Pepino, integrante do estudo. Pepino e Julie Mennella partiram de constatações de que os fumantes têm hábitos alimentares insalubres se comparados aos não tabagistas.
 
A escolha por observar somente o comportamento das mulheres é justificada pelo fato de fumarem por razões diferentes das dos homens. Elas são, inclusive, menos propensas a parar influenciadas, entre outros fatores, pela preocupação sobre o ganho de peso pós-cessação e pela crença de que fumar emagrece.
 
“Os fumantes não ganham menos peso corporal ao longo do tempo do que os não fumantes. Pior que isso, o fumo está associado ao aumento da obesidade central — melhor preditor de morbidade e mortalidade do que o índice de massa corporal”, detalham, no artigo publicado na revista científica Obesity.

Participaram do estudo 47 mulheres, que foram divididas em quatro grupos: 14 obesas fumantes, 11 obesas que nunca fumaram, 10 fumantes com peso normal e 12 mulheres com peso normal e não fumantes.
 
“Demos a elas pudins que tinham como única diferença a quantidade de gorduras e açúcares adicionadas. As participantes tinham que definir quanto de cremosidade estava associado a cada sobremesa, quão doce e quanto de prazer em comer associavam a elas”, detalha Pepino.
 
Correio Braziliense