Se não tratado com urgência, quadro clínico marcado por excesso de vômitos pode levar à perda do bebê
Grávida do príncipe William, o segundo na linha de sucessão da Coroa Britânica, a duquesa Kate Middleton teve de ser internada com urgência para tratar uma hiperemese gravídica. A condição, que surge no início da gravidez, é severa e demanda tratamento com urgência. Caso contrário, pode levar à perda do bebê.
Caracterizada pelo excesso de vômitos e náuseas nos três primeiros meses da gestação, a condição clínica faz com que a mãe não consiga se alimentar, explica Dr. José Bento, ginecologista e obstetra dos hospitais Einstein e São Luiz, em São Paulo:
— É tão severo que a mãe não consegue se alimentar. Tudo o que ela come, acaba pondo para fora.
Se não tratada, a doença pode levar a uma anemia extrema e colocar em risco a própria gravidez. Isso porque o organismo, explica o obstetra, tende a preservar a vida da mãe. Portanto, quando "identifica" que o mau estado de saúde é decorrente da gravidez, a tendência (em um quadro extremo) é o abortamento do feto.
Desequilíbrio hidroeletrolítico
Segundo o especialista, uma vez confirmado o quadro clínico é preciso internar a gestante, para que possa repor o líquido perdido. A condição, além da desidratação, causa o chamado desequilíbrio hidroeletrolítico, caracterizado pela perda de sódio e potássio. Assim, explica o obstetra, os enjoos passam a ocorrer também em decorrência da perda desses nutrientes.
— É importante que a paciente não fique mais de dois dias sofrendo os sintomas. A primeira coisa a ser feita é repor sódio e potássio, sedar a paciente e fornecer líquido e nutrientes via terapia intravenosa.
Não se sabe ao certo a causa da hiperemese gravídica. Acredita-se que a condição seja uma resposta do organismo à produção de hormônios típicos da gravidez. Em caso de gêmeos, portanto, as chances são maiores.
Diferentemente do enjoo matinal comum no início da gravidez, a hiperemese gravídica é mais severa e rara, acometendo poucas gestantes. Segundo Dr. Bento, cerca de 60% das grávidas sofrem enjoos e náuseas. Dessas, 5% podem ter hiperemese gravídica. Depois do terceiro mês, a tendência é condição 'desaparecer' e a gestante não sentir mais enjoo ou vomitar.
Fonte R7
A falta de recursos para a saúde fez a malária ressurgir na Grécia.
Rica em vitamina A, a beterraba é excelente para aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro. A constatação é de um estudo da Universidade Wake Forest, dos EUA.
Todos temos um objetivo com a prática de atividade física que, além da manutenção e melhoria da saúde, pode ser voltado para emagrecimento, hipertrofia (ganho de massa muscular), condicionamento físico, coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento da coluna ou terapêutico (tratamento de lesão).
Pesquisa americana revelou que ele também protege o cérebro contra outros tipos de demência
Cientistas constataram que bebida não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal
A saúde do presidente russo, Vladimir Putin, deixou de ser um segredo de Estado por mais que o Kremlin tente encobrir as dores de costas de seu chefe, que se empenha em cultivar uma imagem de atleta com seus recém cumpridos 60 anos. "(Putin) gosta de lutar.
Cisto que media 12 cm por 15 cm estava empurrando para lado direito o coração de adolescente de 19 anos
Governador Geraldo Alckmin libera R$ 1,4 milhão para ampliação física do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, na zona leste
Com R$ 2,8 milhões de investimentos, o equipamento deve realizar cerca de 40 exames de coração e 150 de mama por mês, dobrando a capacidade de atendimento à demanda
Como resultado da Incorporação, a companhia passou a deter diretamente a totalidade do capital social votante e total da Sant'ana
Médicos, enfermeiros fisioterapeutas e técnicos de enfermagem serão preparados e capacitados. São profissionais que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências do SUS
Além da exposição ao sol, pessoas que tenham pintas ou que passam por
bronzeamento artificial são mais propensas