Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Hiperemese gravídica: Entenda a condição da duquesa Kate Middleton

Se não tratado com urgência, quadro clínico marcado por excesso de vômitos pode levar à perda do bebê
 
Grávida do príncipe William, o segundo na linha de sucessão da Coroa Britânica, a duquesa Kate Middleton teve de ser internada com urgência para tratar uma hiperemese gravídica. A condição, que surge no início da gravidez, é severa e demanda tratamento com urgência. Caso contrário, pode levar à perda do bebê.
 
Caracterizada pelo excesso de vômitos e náuseas nos três primeiros meses da gestação, a condição clínica faz com que a mãe não consiga se alimentar, explica Dr. José Bento, ginecologista e obstetra dos hospitais Einstein e São Luiz, em São Paulo:
 
— É tão severo que a mãe não consegue se alimentar. Tudo o que ela come, acaba pondo para fora.
 
Se não tratada, a doença pode levar a uma anemia extrema e colocar em risco a própria gravidez. Isso porque o organismo, explica o obstetra, tende a preservar a vida da mãe. Portanto, quando "identifica" que o mau estado de saúde é decorrente da gravidez, a tendência (em um quadro extremo) é o abortamento do feto.
 
Desequilíbrio hidroeletrolítico
Segundo o especialista, uma vez confirmado o quadro clínico é preciso internar a gestante, para que possa repor o líquido perdido. A condição, além da desidratação, causa o chamado desequilíbrio hidroeletrolítico, caracterizado pela perda de sódio e potássio. Assim, explica o obstetra, os enjoos passam a ocorrer também em decorrência da perda desses nutrientes.
 
— É importante que a paciente não fique mais de dois dias sofrendo os sintomas. A primeira coisa a ser feita é repor sódio e potássio, sedar a paciente e fornecer líquido e nutrientes via terapia intravenosa.
 
Não se sabe ao certo a causa da hiperemese gravídica. Acredita-se que a condição seja uma resposta do organismo à produção de hormônios típicos da gravidez. Em caso de gêmeos, portanto, as chances são maiores.
 
Diferentemente do enjoo matinal comum no início da gravidez, a hiperemese gravídica é mais severa e rara, acometendo poucas gestantes. Segundo Dr. Bento, cerca de 60% das grávidas sofrem enjoos e náuseas. Dessas, 5% podem ter hiperemese gravídica. Depois do terceiro mês, a tendência é condição 'desaparecer' e a gestante não sentir mais enjoo ou vomitar.
 
Fonte R7

Sem investimentos, malária volta a preocupar a Grécia

A falta de recursos para a saúde fez a malária ressurgir na Grécia.
 
A doença era endêmica no país até os anos 1970, quando foi eliminada.
 
Neste ano, porém, já foram registrado quase 80 casos. Somente 5 das mais de 20 regiões do país mantiveram em 2012 os programas de combate ao mosquito.
 
 Por causa da volta da doença, a entidade Médicos Sem Fronteiras acabou lançando uma operação de tratamento equivalente à realizada na África.
 
"Deixar um país europeu voltar a ter casos de malária é um sintoma muito grave da crise", declarou o diretor de operações dos Médicos Sem Fronteiras, Apostolos Veizis.
 
Fonte R7

Deficiência física de personagens históricos é ignorada

Saiba quem são os guerreiros deficientes da Idade Média
 
As deficiências físicas de muitas figuras históricas conhecidas, e outras nem tanto, é um aspecto muitas vezes pouco conhecido do público.
 
Em um museu de Veneza há quatro estátuas colossais de cavalos em cobre. A milhares de quilômetros de lá, na magnífica igreja de Santa Sofia, em Istambul, fica a tumba do homem que roubou essas esculturas — Enrico Dandolo.
 
Dirigente e magistrado da República de Veneza em 1192, Dandolo liderou a Quarta Cruzada (expedição militar cristã que pretendia conquistar o Egito muçulmano) até a cidade de Constantinopla, na atual Turquia. Seu exército atingiu o coração do Império Bizantino.
 
Dandolo foi um líder dinâmico que reformou o sistema monetário veneziano e se tornou uma figura inspiradora no campo de batalha.
 
Quando suas tropas flanqueavam o inimigo sob uma chuva de flechas, ele foi o líder responsável pela vitória. Seus homens foram a primeira força militar estrangeira a romper as muralhas da capital bizantina.
 
Dandolo morreu em uma expedição no ano seguinte. Entre seus seguidores era considerado um líder valente, enérgico e vigoroso. Para seus inimigos, era ambicioso, inescrupuloso e astuto.
 
Mas há dois aspectos de sua vida que podem surpreender o leitor. Dandolo realizou todas esses feitos com 90 anos — e já estava cego há mais de duas décadas.
 
Deficientes
O líder veneziano ficou cego após levar um golpe na cabeça, quando já era sexagenário, segundo Thomas Madden, autor de sua biografia.
 
E ele não foi o único guerreiro deficiente da Idade Média. O rei John da Bohemia, que era cego, morreu cavalgando na batalha de Crecy, contra os ingleses.
 
Balduino 4º, rei de Jerusalém, venceu Saladino na batalha de Montgisard, em 1177, apesar de estar seriamente debilitado pela lepra.
 
Na lista de deficientes estão outras figuras famosas, como Ludwig van Beethoven, cuja surdez se tornou amplamente conhecida, ou Julio César — que tinha convulsões possivelmente devido a uma epilepsia.
 
Outro exemplo é o almirante britânico Nelson, que ao perder seu braço direito escreveu: "um almirante canhoto não voltará a ser considerado útil, portanto quanto antes eu encontre uma morada humilde para me aposentar, melhor. É preciso deixar espaço para que um homem melhor possa servir ao Estado".
 
Entretanto, a maior parte das pessoas não pensa nessas figuras históricas como deficientes, segundo o sociólogo Tom Shakespeare, autor do livro Disability right and wrongs (Erros e acertos das deficiências, em tradução livre).
 
Segundo ele, a associação de identidade com deficiência é um conceito recente, do século 20.
 
A cadeira de rodas de Roosevelt
— A deficiência está associada a excluídos. Quando aparece alguém como Dandolo, ele recebe um status honorário de não deficiente. Se tiveram êxito, não podem ser deficientes. Esse aspecto de sua identidade não é priorizado.
 
Além disso, afirma, os deficientes sempre foram estimulados a dissimular ou esconder sua condição. Isso ocorreu com Dandolo.
 
— Circulavam histórias sobre como ele ocultava sua cegueira. Colocava um cabelo em sua sopa e se queixava em voz alta.
 
Seus esforços anteciparam a atitude do presidente americano Franklin Roosevelt, mais de sete séculos depois.
 
Paralisado da cintura para baixo uma década antes de assumir o cargo, Roosevelt se empenhou em esconder sua deficiência.
 
Há dezenas de imagens dele em pé, já como presidente, mas sempre apoiado cuidadosamente em algum suporte. Esse esforço seria resultado de uma suposição de que a deficiência diminuiria suas perspectivas eleitorais.
 
Todas as suas aparições eram meticulosamente coreografadas, para que a cadeira de rodas não aparecesse. "Não há caricaturas ou imagens de arquivo que o mostrem como deficiente, o que é extraordinário", disse Shakespeare.
 
No caso de Dandolo, até seu biógrafo afirmou não identificá-lo como deficiente.
 
Importância simbólica
De acordo com a mentalidade moderna, histórias de vida semelhantes dariam margem a mensagens de otimismo sobre o potencial de todas as pessoas com deficiência.
 
Mas as coisas eram diferentes na Idade Média. A grande ironia é que na época de Dandolo, os imperadores bizantinos depostos eram cegados propositalmente para evitar que voltassem ao poder.
 
Apesar da história não ser escrita somente por meio dos feitos de grandes homens, o sociólogo Tom Shakespeare afirma que a valorização das figuras deficientes tem um propósito simbólico.
 
— É muito importante nomear as pessoas porque temos uma visão muito negativa [das pessoas com deficiência].
 
Fonte R7

Suco de beterraba ajuda o cérebro

Rica em vitamina A, a beterraba é excelente para aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro. A constatação é de um estudo da Universidade Wake Forest, dos EUA.
 
Sendo assim, o vegetal é excelente para evitar a demência dos idosos. Isso acontece porque a beterraba é rica em nitratos.
 
No contato com a boca, são convertidos em nitritos que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e oxigênio.
 
Os cientistas analisaram um grupo que após tomar a bebida foi colocado para praticar atividades físicas. O resultado foi excelente e demonstrou uma melhor performance.
 
A redução do esforço de uma caminhada, por exemplo, foi de 12%. Esses pacientes submetidos aos testes recebiam beterraba no café da manhã.
 
Ao ingerirem a raiz, apresentavam um maior fluxo sanguíneo no lobo frontal, área do cérebro associada a degeneração que leva à demência e outros problemas cognitivos.
 
Fonte R7

Malhar pra quê?

Todos temos um objetivo com a prática de atividade física que, além da manutenção e melhoria da saúde, pode ser voltado para emagrecimento, hipertrofia (ganho de massa muscular), condicionamento físico, coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento da coluna ou terapêutico (tratamento de lesão).
 
Algo muito comum é ver pessoas não alcançando os resultados desejados nas academias, simplesmente, por escolherem atividades incoerentes ou inadequadas aos seus objetivos. E isso, volto a insistir, é falta de orientação!
 
São tantas opções de aulas, métodos, tantas novidades aparecendo e sendo difundidas na mídia como "milagrosas", que as pessoas são induzidas a praticar sem saber se elas realmente atentem aos seus objetivos.
 
No caso das aulas coletivas, se estiverem cheias então, parecem sinônimo de resultado garantido! Que fique claro que não estou aqui para valorizar ou denegrir qualquer atividade. Todas as formas de atividade física são boas, mas boas para características específicas.
 
Vamos aos exemplos.
 
O Pilates é uma atividade excelente para o fortalecimento do core (cinturão que envolve a coluna), postura, alongamento e tônus muscular. Mas se o seu objetivo é emagrecer, não é uma boa escolha, pois não é uma atividade de alto gasto calórico e intensidade.
 
O Treinamento Funcional, que é muito interessante e está super na moda (falarei em breve sobre ele aqui), é maravilhoso para desenvolver coordenação motora, equilíbrio, além de poder, principalmente se realizado em forma de circuito, ter um altíssimo gasto calórico. Isso porque neste tipo de treinamento mais músculos precisam estar ativados para conseguir manter o movimento, o que o torna excelente para o emagrecimento.
 
Agora, se o seu objetivo é hipertrofia essa não é uma boa escolha, pois no Treinamento Funcional fica difícil realizar os exercícios com altas cargas, o que certamente será um limitante para o ganho de massa.
 
Deu pra entender? É fundamental procurar um profissional de Educação Física para ajudar a escolher as atividades que são coerentes com o que deseja.
 
Caso não estejam de acordo, você estará sim ganhando saúde, mas terá dificuldade em atingir seus objetivos específicos. E quando não vemos resultado no que estamos fazendo a consequência, inevitavelmente, é a queda na motivação, que faz muitas pessoas desistirem de malhar.
 
Fonte R7

Chá-verde ajuda na prevenção de mal de Alzheimer e câncer

Pesquisa americana revelou que ele também protege o cérebro contra outros tipos de demência
 
Originário da China e difundido no mundo todo, o chá-verde traz inúmeros benefícios para a saúde. Recentemente uma pesquisa americana revelou que ele também protege o cérebro contra o Alzheimer e outros tipos de demência.
 
O estudo constatou que quando o chá-verde é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são mais eficientes contra o Alzheimer do que se a folha fosse digerida. Já a forma digerida age melhor contra o câncer desacelerando o crescimento de células do tumor.
 
O chá-verde possui polifenóis, compostos que têm propriedades neuroprotetoras, pois se ligam a compostos que protegem as células do cérebro. Eles também protegem as células saudáveis do organismo, evitando que sejam destruídas pelas toxinas.
 
Fonte R7

Cerveja combate o diabetes, revela pesquisa

Cientistas constataram que bebida não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal
 
Um estudo da Universidade de Barcelona, na Espanha, garante que beber de dois a três copos de cerveja por dia faz bem à saúde. O hábito, segundo os especialistas, ajuda a combater a diabetes e a hipertensão.
 
A cerveja contém ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio, nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. Os cientistas também constataram que a bebida não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal, a famosa barriguinha de chope.
 
Segundo o estudo, a cerveja tem apenas 200 calorias por copo, que é o mesmo de uma xícara de café com leite.
 
Os médicos envolvidos no estudo espanhol recomendam também a prática de atividades físicas regulares e a ingestão de uma dieta saudável para combater o diabetes e a hipertensão.
 
Fonte R7

Saúde de Putin deixa de ser um segredo de Estado

A saúde do presidente russo, Vladimir Putin, deixou de ser um segredo de Estado por mais que o Kremlin tente encobrir as dores de costas de seu chefe, que se empenha em cultivar uma imagem de atleta com seus recém cumpridos 60 anos. "(Putin) gosta de lutar.
 
Levantou um menino e, ao atirá-lo no chão, dobrou a coluna vertebral. Ocorreu no tatame durante uma luta de judô. Por isso nossa reunião foi adiada", afirmou nesta semana Aleksandr Lukashenko, o presidente bielorrusso.
 
Lukashenko, mundialmente conhecido por sua língua solta, abriu a caixa de Pandora e, a partir daí, ninguém pôde frear a corrente de rumores e desmentidos sobre o estado de saúde do chefe do Kremlin. "Efetivamente, ele praticava judô, mas não se pode falar de uma lesão na coluna. Isto não tem nada a ver com a realidade.
 
A saúde do presidente é normal. Nesse terreno não ocorre nada", explicou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, à emissora de rádio "Kommersant FM". No entanto, Peskov reconheceu que Putin arrasta velhas lesões, que o fazem mancar, o que já chamou a atenção da imprensa internacional durante a Cúpula da Apec realizada em setembro em Vladivostok.
 
Ainda jogou mais fogo à polêmica o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, que disse ter adiado sua primeira visita à Rússia devido aos problemas de saúde de Putin.
 
Essas afirmações não agradaram em nada o Kremlin, onde vincularam essa reação com os rumores que despertou o incomum fato de Putin não ter viajado ao exterior durante os últimos dois meses. "O mais provável é que aos ouvidos dos líderes de outros países cheguem as discussões que acontecem na imprensa em forma de rumores", comentou Peskov.
 
Em declarações ao jornal "Komsomolskaya Pravda", o porta-voz presidencial qualificou de "muito exageradas" as informações sobre "as costas de Putin" e garantiu que o presidente "trabalhou e segue trabalhando no ritmo de sempre". "Além disso, não tem intenção de deixar de praticar esportes e, portanto, como qualquer atleta, pode sofrer alguma dor, seja nas costas, braços ou pernas, algo que nunca afetou sua capacidade de trabalho", acrescentou.
 
Peskov também diminuiu a importância dos comentários sobre o fato de Putin ter realizado todas suas últimas reuniões públicas sentado e de, em nenhum momento, ter se levantado da poltrona. "Você pode imaginar Putin levantando-se de repente no meio de uma reunião com (a chanceler alemã, Angela) Merkel? Isto pertence ao gênero das tentativas de buscar um gato preto em um quarto escuro. Trata-se de invenções", ponderou.
 
Além disso, recomendou a todo o mundo que ignore os rumores e se atenha apenas às informações oficiais provenientes do Kremlin.
 
Por outro lado, o influente jornal econômico "Védomosti" informou que a cúpula dos membros da pós-soviética Comunidade dos Estados Independentes prevista para o dia 5 de dezembro foi adiada pela "impossibilidade de coordenar a agenda presidencial".
 
E o mesmo ocorreu, segundo o jornal, com outros eventos que deveriam contar com a participação de Putin desde outubro, inclusive suas viagens à Turquia, Paquistão, Índia e Bulgária, que foram adiadas por diferentes pretextos.
 
Finalmente, o Kremlin anunciou que Putin viajará nesta segunda-feira a Istambul para se reunir com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e aproximar posturas sobre a solução do conflito na Síria.
 
A esse respeito, Peskov desmentiu que a aperta agenda que espera Putin em dezembro, que inclui um deslocamento ao Turcomenistão, um discurso perante o Senado russo e a grande entrevista coletiva anual, tenha como fim dissipar os rumores sobre seu estado de saúde.
 
O chefe da administração presidencial, Sergei Ivanov, também aproveitou uma viagem a Viena para aplacar nesta sexta-feira as especulações sobre a saúde de seu superior. "Sofreu uma lesão esportiva. Ninguém está a salvo de lesões esportivas.
 
Peço que não se ponham nervosos nem se preocupem.
 
A agenda do presidente em dezembro demonstra com clareza que não tem problemas de saúde", assinalou. Enquanto isso, 46% dos russos, acostumados a ver o super-homem Putin na televisão como caçador, piloto, bombeiro ou esquiador, acreditam que devem receber informação objetiva sobre a saúde do presidente, frente aos 38% que o consideram um assunto privado, segundo uma enquete do Centro Levada.
 
As supostas lágrimas de Putin após ganhar as eleições presidenciais de março também foram desmentidas repetidamente pelo Kremlin, empenhado em manter intacta a imagem de homem duro e inatingível de seu líder.
 
Fonte R7

Com azia, jovem britânico vai parar no hospital e descobre cisto gigante

Cisto que media 12 cm por 15 cm estava empurrando para lado direito o coração de adolescente de 19 anos
 
Um adolescente que foi para o hospital se queixando de azia se surpreendeu ao descobrir que, na verdade, tinha um cisto do tamanho de um grapefruit (toranja), que estava disputando espaço com seu coração, forçando-o 3 cm para o lado direito.
 
Os médicos disseram a Daniel Tamburro, 19 anos, que se não houvessem descoberto o cisto a tempo, seu coração teria "explodido".
 
Tamburro, que vive em Halesowen, na Inglaterra, pensava que sofria de dor de estômago crônica, mas acabou sendo transferido com urgência para o hospital depois de sofrer um desmaio no trabalho.
 
Uma radiografia revelou apenas uma grande sombra em seu pulmão esquerdo. Mas uma tomografia computadorizada deixou os médicos em estado de choque, depois de revelar um cisto gigante pressionando seu coração. Ele lembra:
 
— Eles disseram que tratava-se de algo muito raro e que nunca tinham visto nada como aquilo.
 
O adolescente foi submetido a uma cirurgia de seis horas, em junho, na qual foi removido um cisto de 15 cm por 12 cm. Três meses depois, o jovem estava de volta ao trabalho.
 
Fonte R7

Hospital Geral de Taipas - SP abre processo seletivo

O Hospital Geral de Taipas (HGT), Estado de São Paulo, lançou edital n° 139/2012 de processo seletivo para provimento de 02 vagas voltadas a profissionais de saúde na classe de Médico, na Especialidade de Clínica Médica para jornada de 20 horas semanais.
 
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever no período de 03 a 07 de dezembro de 2012 das 10h as 16h, na Seção de Recrutamento e Seleção, do Serviço Técnico de Recursos Humanos do respectivo Hospital, à Avenida Elísio Teixeira Leite, n° 6999, Parada de Taipas, São Paulo-SP.
 
Os candidatos serão avalizados por meio de Análise Curricular de caráter eliminatório.
 
O prazo de validade do certame será de 1 ano a partir da data de publicação da classificação final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.

Concurso Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) lançou edital n° 140/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 01 vaga para Médico. O profissional selecionado atuará no serviço de transplante e cirurgia do fígado da divisão de clínica cirúrgica I das Unidades Médicas e de Apoio do Instituto Central.
 
Para exercer a função de Médico o candidato deverá possuir, além da formação requerida, residência médica por um período de 2 anos em cirurgia geral e residência médica em cirurgia do aparelho digestivo realizadas em serviço reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou ter 5 anos de formado, com comprovação de atividade contínua na especialidade em serviços de reconhecido valor e possuir treinamento em cirurgia.
 
A remuneração inicial para a função-atividade de médico será de R$ 1.993,02 mensais. Os contratados perceberão auxílio alimentação e poderão optar pelo benefício do vale transporte correspondente ao deslocamento residência-trabalho e vice-versa, em jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
Inscrição
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 07 de dezembro de 2012, para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, 225, Prédio da Administração, 1º Andar, Cerqueira César, São Paulo - CEP: 05.403- 010), juntamente com a cópia da cédula de identidade e original do comprovante de depósito bancário individual da taxa de inscrição de R$ 60,85.
 
Prova
O concurso constará de prova escrita, prova prática oral e de títulos. A convocação para as provas será feita através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência de no mínimo 5 dias úteis.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.

CRATOD - SP abre concurso público

O CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas, Coordenadoria de Serviços de Saúde, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, divulgou edital N° 40/2012 de concurso público. O certame destina-se à contratação por tempo determinado de 01 cargo de Terapeuta Ocupacional, com remuneração de R$ 1.269,02 e demais benefícios, acrescido de Prêmio Incentivo no valor de até R$ 600,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 20 de dezembro de 2012, das 10h às 14h, no Setor de Recursos Humanos, na unidade detentora do certame, sito à Rua Prates 165, 2º andar, Bom Retiro, São Paulo-SP. O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame.
 
O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista para o dia 06 de janeiro de 2013, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
As informações sobre local, data, horário e demais especificações para encaminhamento dos títulos dos candidatos aprovados na forma prevista neste edital serão divulgadas em edital específico no Diário Oficial do Estado, logo após o resultado da Prova.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

AME de Limeira (SP) abre processo seletivo

O Ambulatório Médico de Especialidades – AME – Limeira, Estado de São Paulo, publicou edital Nº. 401/2012 de processo seletivo. A seleção visa preencher 01 vaga de nível superior para o cargo de Fonoaudiólogo. O vencimento é de até R$ 2.606,84, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.

As inscrições serão efetuadas até o dia 14 de dezembro de 2012, das 08:30 às 16:30 no departamento de Recursos Humanos da Funcamp, situado à Av. Érico Veríssimo, 1251 - Campus Unicamp na cidade de Campinas-SP ou no Recursos Humanos do AME Limeira, situado à rua Jandyra Antunes da Silva Rosa, 54 - Vila Cláudia - na cidade de Limeira - SP.
 
O processo seletivo será constituído de análise do currículo, prova escrita e entrevista.
 
Os candidatos habilitados na análise dos currículos serão convocados para prova, por meio de divulgação no site da FUNCAMP - www.funcamp.unicamp.br, ocasião em que será divulgado dia, horário e local da prova.
 
Os candidatos aprovados na prova escrita serão notificados da data, horário e local da realização da entrevista, no site da FUNCAMP - www.funcamp.unicamp.br.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Diretor Executivo da FUNCAMP.

Edital / Publicações

Concurso SAP – SP: Edital e Inscrição

Aberto pela Secretaria da Administração Penitenciária – SAP, em São Paulo, o concurso público para a área médica, regido pelo edital Nº 135/2012. As oportunidades são para o cargo de Médico das especialidades Clínico Geral, Ginecologista e Psiquiatra, sendo requisito essencial o candidato possuir Diploma de Graduação em Medicina (Superior) e registro no respectvo Conselho Regional.
A responsabilidade pela realização deste concurso é da Fundação VUNESP, sendo o seu prazo de vigência dois anos, contados a partir da homologação do resultado final.

Estão sendo oferecidos 292 postos, sendo 225 para a classe Médico-Clínico Geral, 16 para a classe de Médico-Ginecologista e 51 cargos para Médico-Psiquiatra. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais e o vencimento inicial chega a R$ 3.172,02.
 
As inscrições somente poderão ser realizadas pela internet, no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva página do Concurso, no período das 10h de 6 de dezembro de 2012 até às 16h de 17 de janeiro de 2013. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80,00.

É de fundamental importância que o candidato preencha a ficha de inscrição de forma correta, optando por realizar a prova objetiva em um dos seguintes Municípios: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

O concurso público constará de provas objetivas (fase única). A prova objetiva, para cada um dos cargos, terá caráter eliminatório e classificatório, sendo composta de 40 questões de múltipla escolha. A data prevista para a aplicação das provas objetivas, para todos os cargos em concurso é 3 de março de 2013, no período da tarde, com confirmação a ser realizada oportunamente.

Edital / Publicações

Concurso Universidade Federal do Tocantis

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) publicou edital N° 087/2012 de concurso público para provimento de 107 vagas distribuídas entre os cargos de Professor Assistente e Professor Adjunto de nível superior. O concurso será executado pela Comissão Permanente de Seleção (COPESE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
 
A remuneração inicial será composta do Vencimento Básico e Retribuição por Titulação (RT):

-Professor Assistente (40 horas semanais): R$ 3.137,18;

-Professor Assistente (Dedicação Exclusiva): R$ 4.837,66;

-Professor Adjunto (Dedicação Exclusiva): R$ 7.627,02.
 
A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, no período compreendido entre 10 horas do dia 09 de novembro e 23h59min do dia 09 de dezembro de 2012, observado o horário de Palmas - TO.
 
A taxa única de inscrição será de R$ 150,00. O candidato deverá efetuar o pagamento de sua inscrição até o dia 10 de dezembro de 2012.
 
Todas as provas serão realizadas nos respectivos campi, da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). A prova escrita será aplicada na data prevista de 11 de janeiro de 2013, em locais e horários a serem divulgados. Os resultados provisórios serão publicados no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br.
 
O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação do edital de Homologação dos Resultados, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com o art. 12º da Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990.

Concurso Prefeitura de Três Coroas – RS

A Prefeitura de Três Coroas, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal da Administração, publicou edital N° 012/2012 de concurson público destinado ao provimento de 48 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.096,06 por carga horária de 20 a 44h semanais. A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da Una Gestão e Assessoria Ltda.

Cargos
As chances são para os cargos de Professor, Médico, Odontólogo, Operador de Máquinas, Operário, Ronda, Servente, Técnico de Enfermagem e Topógrafo.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 14 de dezembro de 2012, através da internet, no endereço eletrônico: www.unars.com.br. As taxas variam de R$ 10,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

A Prefeitura de Três Coroas disponibilizará computadores para acesso à internet, na Prefeitura Municipal de Três Coroas, na Av. João Correa, nº 380, Centro, das 12:00 horas às 19:00 horas de segunda a quinta-feira, e das 09:00 horas às 16:00 horas nas sextas-feiras.

Provas e Validade
As provas escritas serão aplicadas provavelmente nos dias 05 e 12 de janeiro de 2013, em local e horário a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições, no dia 02 de janeiro de 2013.
 
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Edital / Publicações

Concurso COREN - DF

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal - COREN-DF, através do Instituto Quadrix, abriu edital nº 01/2012 de concurso público para dar provimento de 12 vagas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para profissionais de níveis médio e superior.

Cargos e Salários
Nível Médio
Agente Administrativo - 5 vagas mais CR - Salário R$ 1.330,49;
Técnico em Contabilidade - 1 vaga + CR - Salário R$ 1.330,49.

Nível Superior
Advogado - 1 vaga mais CR - Salário R$ 4.100,00;
Analista de Comunicação (Jornalista) - 1 vaga mais CR - Salário R$ 4.100,00;
Enfermeiro Fiscal - 3 vaga mais CR - Salário R$ 4.100,00;
Técnico em Informática - 1 vaga mais CR - Salário R$ 2.200,00.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até às 23h59min de 10 de janeiro de 2013, considerando-se o horário de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 33,00 para os cargos de nível médio; e R$ 48,00 para os cargos de nível superior.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva será realizada na cidade de Brasília (DF), considerando o horário de Brasília, terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 03 de fevereiro de 2013, no turno da tarde. Os locais e os horários de realização das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br. O gabarito será publicado na data prevista de 04 de fevereiro de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso público esgotar‐se‐á após 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Araraquara (SP)

A Prefeitura de Araraquara, Estado de São Paulo, através da empresa Cetro Concursos Públicos Consultoria e Administração, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de várias vagas para cargo de Médico. Os vencimentos vão até R$ 9.547,32 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Inscrições
A inscrição, no valor de R$ 75,00, será realizada somente via internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), no período de 10 a 27 de dezembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
O candidato que não tiver acesso próprio à internet poderá efetivar sua inscrição por meio de serviços públicos, tais como o Programa Acessa São Paulo, que disponibiliza postos (locais públicos para acesso à internet), em várias cidades do Estado. Este programa é completamente gratuito e permitido a todo cidadão, podendo ser encontrado nos endereços abaixo:

Araraquara: Rua Carlos Gomes, 1729 - Centro - Araraquara/SP. Telefone: (16) 3332-0777 ou Av. Maria Antonia Camargo Oliveira, 261 – Jd. Nova América;

Américo Brasiliense: Centro Educacional e Apoio Pedagógico "Novênio Pavan" - Av. 9 de Julho, 192;

São Carlos: Rua Treze de Maio, 2000 - Centro - São Carlos/SP. Telefone: (16) 3372-2471;

Ibaté: Av. São João, 1.188 - Centro - Ibaté/SP. Telefone: (16) 3343-3067;

Rincão: Rua 21 de novembro, 411 - Centro - Rincão/SP;

Matão: Rua Cesário Mota, 1290 - Santa Cruz - Matão/SP. Telefone: (16) 3383-4500;

Gavião Peixoto: Núcleo Cultural e Biblioteca Prof.ª Eulália Rosália de Arruda Cury - Al. Silva, 399 - Centro. Telefone: (16) 3308-1515.
 
Provas
A Prova será realizada no Município de Araraquara/SP na data prevista de 27 de janeiro de 2013, em locais e horários a serem comunicados oportunamente no Edital de Convocação para as Provas Objetivas a ser publicado no jornal que publica os atos oficiais da Prefeitura de Araraquara e pela Internet no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Validade
A validade do concurso será de 02 anos, a contar da data da Homologação, podendo ser prorrogado por período igual, a critério da Prefeitura de Araraquara.

Edital / Publicações

Concurso TRT da 9ª Região - PR

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, no Estado do Paraná, lançou edital Nº. 01/2012 de concurso público para provimento de cargos do quadro permanente de pessoal deste Tribunal e formação de cadastro de reserva. São ofertadas 23 vagas de níveis médio e superior, com vencimento de até R$ 8.140,08.
 
São reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos: Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado (Enfermagem e Tecnologia da Informação), Área Administrativa Especialidade Segurança, Técnico Judiciário – Área Administrativa e Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – (Tecnologia da Informação e Medicina), Analista Judiciário – Área Administrativa, Analista Judiciário – Área Judiciária

– Especialidade Execução de Mandados e Analista Judiciário – Área Judiciária.
 
As inscrições serão efetuadas através do site www.concursosfcc.com.br. no período das 10h do dia 05 às 14h do dia 21 de dezembro de 2012 (horário de Brasília).
 
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (Técnico Judiciário) e R$ 75,00 (Analista Judiciário).
 
A Fundação Carlos Chagas disponibilizará computadores para a inscrição de candidatos que não tiverem acesso à internet, nos locais e horários abaixo mencionados, durante o período de inscrições, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
 
CURITIBA/PR: MICROLINS EDUCAÇÃO & PROFISSÃO - Rua Saldanha Marinho, 62 - Centro II e no COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO - Rua Brigadeiro Franco, 2532 - Rebouças;

CASCAVEL/PR: COLÉGIO ESTADUAL MARILIS FARIA PIROTELLI - Rua Minas Gerais, 1555 - Boa Vista;

GUARAPUAVA/PR: MICROLINS EDUCAÇÃO & PROFISSÃO - Rua Guaíra, 3114 – Centro;

LONDRINA/PR: FIRST CLASS CENTRO DE ENSINO - Rua Pernambuco, 134 - Centro;

MARINGÁ/PR: MICROLINS EDUCAÇÃO & PROFISSÃO - Avenida Paraná, 692 - Sobre Loja - Centro.
 
A seleção será constituída das seguintes etapas: prova objetiva, discursiva, prática de capacidade física e direção veicular.
 
As provas objetiva e discursiva serão realizadas nas cidades de Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina e Maringá na data provável de 03 de fevereiro de 2013.
 
A prova prática de capacidade física será realizada provavelmente no dia 07 de abril de 2013.
 
A prova prática de direção veicular está prevista para ser realizada no dia 11 e/ou 12 de maio de 2013.
 
A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente por meio de edital de convocação para provas, a ser publicado no Diário Oficial da União, no site www.concursosfcc.com.br, e por meio de cartões informativos que serão encaminhados aos candidatos por e-mail.
 
O concurso público terá validade de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.

Edital / Publicações

UFMT abre vagas para docentes

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou os editais n°s 17 e 18/2012 de processo seletivo. Ambos visam contratar profissionais para atuarem na área de Farmacologia I e III, Toxicologia Geral e Bioquímica Celular e na área de Química Farmacêutica, Estágio Supervisionado III e Metodologia
 
A remuneração poderá variar de R$ 1.597,92 a R$ 2.619,03, conforme titulação do profissional, com jornada de 20h semanais e contrato válido até 28 de fevereiro de 2013.
 
Inscrições
O interessado pode se inscrever nos dias 10 e 11 de dezembro de 2012 no horário compreendido entre 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, na Secretaria do Instituto, (Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200) e apresentar a cópia do RG, CPF, bem como título de eleitor; carteira de reservista (homens) e PIS; Curriculum documentado e assinado; e declaração de que não foi contratado nos últimos 24 meses.

Provas
Todos os participantes serão submetidos à análise curricular prevista para 17 de dezembro às 14h e prova didática e entrevista prevista para 18 de dezembro de 2012 em horário a ser definido.

O resultado tem como data provável para ser divulgado dia 19 de dezembro de 2012.

Concurso Iamspe (SP)

Foi publicado edital N° 284/2012 de concurso público do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo - IAMSPE. Serão distribuídas 02 vagas para Médico Neurologista para o Serviço de Neurocirurgia Hospital do Servidor Público Estadual - São Paulo. O salário é de R$ 2.343,02 em carga horária de 20h semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 60,85, serão realizadas direta e exclusivamente no endereço: Av. Ibirapuera, 981 - Vila Clementino - São Paulo/SP, 4º andar, Núcleo de Seleção, das 10 às 15 horas, no período de 05 a 11 de dezembro de 12 (Horário Oficial de Brasília).
 
A prova escrita será realizada provavelmente em 14 de dezembro de 2012, à Av. Ibirapuera, 981 , Prédio da Administração, 1º andar, Sala 103.
 
A prova oral de conhecimentos específicos e entrega de títulos será aplicada em 07 de janeiro de 2013, às 8 horas, à Rua Pedro de Toledo, 1800, Prédio do Hospital, 12º andar, Diretoria do Serviço de Neurocirurgia.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério do IAMSPE, uma única vez e por igual período.

UFS - SE abre concurso público

A Universidade Federal de Sergipe - UFS publicou edital N° 33/2012 para o concurso público visando a contratação de professores da carreira do magistério superior. As vagas disponíveis estão distribuídas para a classe de auxiliar (1), assistente (14) e adjunto (64). Lembrando que do total das vagas 05% estão reservadas para as pessoas com necessidades especiais.
 
A remuneração para o profissional contratado varia de acordo com a titulação, podendo chegar até R$ 7.627,02, em carga horária de 20h, 40h (dedicação exclusiva).
 
Inscrição
Para não perder a oportunidade de lecionar na UFS, os interessados deverão se inscrever exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br, a partir das 9h00 no período de 05 de dezembro de 2012 até as 23h59 minutos do dia 03 de Janeiro de 2013.
 
Os seguintes valores serão cobrados para a taxa de inscrição: R$ 70,00 para professor auxiliar e R$ 100,00 para professor assistente e adjunto.

Provas
O concurso da UFS será realizado em duas fases:

- A primeira fase consistirá em prova escrita;

- A segunda fase consistirá em prova didática, prova de títulos e, no caso de professor adjunto, também prova do projeto de pesquisa.
 
Datas, horários, locais de realização serão divulgados, a partir do dia 18 de janeiro de 2013 no endereço eletrônico www.grh.ufs.br (menu concursos).

Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 ano a contar da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da instituição.

Concurso Prefeitura de José da Penha - RN

A Prefeitura de José da Penha, Estado do Rio Grande do Norte, através do Instituto Selecta, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público de provas e títulos, visando a contratação de empregos públicos efetivos. Há 95 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de professor, monitor, auxiliar de serviços escolar, médico, odontólogo, enfermeiro, técnico enfermagem, médico, assistente social para educação psicólogo, auxiliar de serviço administrativo, auxiliar de serviços gerais, gari, guarda noturno, vigia, motorista e tratorista.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados poderão se inscrever até o dia 27 de dezembro de de 2012, até as 23:55 minutos, diretamente na internet pelo Site do Instituto Selecta, - acessando: www.selectainstituto.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas serão realizadas nos dias, horários e locais oportunamente publicados na Imprensa Oficial do Município, divulgados nos murais da Prefeitura situada Rua Prefeito Francisco Fontes-22 Bairro Centro, e divulgados na internet no site www.selectainstituto.com.br.
 
A classificação final será publicada por Edital pela Imprensa Oficial do Município, divulgada na internet no site www.selectainstituto.com.br; e ou Murais da Prefeitura Municipal situada à Rua José da Costa Alecrim nº 164 - Bairro Centro, Sede da Prefeitura Municipal de José da Penha-PB.
 
Validade
O concurso terá o prazo de validade, para todos os efeitos, de 02 anos, contados a partir da data da publicação da homologação oficial do resultado final de cada Emprego, publicada pela Imprensa Oficial, nos murais da Prefeitura Municipal José da Penha/RN, podendo inclusive o prazo ser prorrogado, a critério da Administração Pública Municipal de José da Penha, por até 02 anos, desde que exista interesse público para tanto.

Edital / Publicações

Prefeitura de Conceição da Barra - ES abre processo seletivo

A Prefeitura de Conceição da Barra, Estado do Espírito Santo, através da empresa Noroeste Concursos, publicou edital N° 01/2012 de processo seletivo para provimento de 369 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar até R$ 996,68 por carga horária de 25 e 40h semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de auxiliar municipal de serviços públicos, guarda patrimonial, operador de serviços de apoio und. escolares, operador de serviços de apoio und. de saúde, operador de serviços de higiene asseio e limpeza, operador de serviços de apoio administrativo, operador de serviços de oficina, bombeiro hidráulico, carpinteiro, eletricista de manutenção, motorista, pedreiro, pintor, atendente de enfermagem, atendente de enfermagem psf, técnico de laboratório e professor I e II.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 07 de dezembro de 2012, em Conceição da Barra, no Ponto de Apoio da Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes - Noroeste Concursos situado na Rua Graciano Neves, s/nº (Próximo a Agência dos Correios), das 08:00 as 11:00 e das 12:00 as 17:00.
 
Será admitida inscrição via internet, através do endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br, até às 23:59h do dia 07 de dezembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 23 de dezembro de 2012, podendo ser aplicadas no turno matutino e/ou vespertino nas Escolas do Município de Conceição da Barra de acordo com a quantidade de candidatos inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, situada à Praça Prefeito José Luiz da Costa, 01 - Centro, Conceição da Barra ES e no endereço eletrônico: www.noroesteconcursos.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal), não sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame.

Edital / Publicações

UFRGS abre concurso público

A UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul lançou edital n° 15/2012 de concurso público, com 09 oportunidades para o cargo de professor adjunto, nível I, com titulação mínima de doutorado em regime de trabalho de 40h com dedicação exclusiva, para atender a demandas do Projeto REUNI. A remuneração varia de R$ 3.181,044 a R$ 7.627,02.
 
Entre as vagas com requisito de ensino superior existem possibilidades para as áreas de Engenharia de Produção (1), Economia Industrial (1), Economia Internacional: Teoria e Política (1), Desenvolvimento Econômico (2), Economia Política (1), Endodontia (1), Odontologia Conservadora (2).
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no período de 05 a 19 de dezembro de 2012, através do endereço eletrônico www.progesp.ufrgs.br/progesp-1/concursos­publicos.
 
Os valores taxas de inscrição são de R$ 116,00 para o cargo de professor assistente e R$ 183,00 para o cargo de professor adjunto.

Provas
A seleção dos candidatos se dará provavelmente por intermédio de prova Didática, Escrita, Prática, Defesa da Produção Intelectual e Exame de Títulos e Trabalhos. Os locais de realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico www.progesp.ufrgs.br/progesp-1/concursos-publicos.

O cronograma detalhado do concurso será divulgado via Internet, no endereço eletrônico www.progesp.ufrgs.br/progesp-1/concursos-publicos.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, prorrogável por igual período no interesse da Instituição, a contar da publicação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso UFES Espírito Santo

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) lançou edital de concurso público n° 77/2012, com o objetivo de prover 26 vagas para professores de nível superior. Os salários vão até R$ 7.627,02, para carga horária de 20 horas semanais e dedicação exclusiva.
 
As oportunidades são para ministrar aulas nos seguintes centros:

- Centro de Ciências Agrárias - Departamento de Biologia (1), Computação (5), Matemática Pura e Aplicada (1), Medicina Veterinária (1).

- Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Educação Integrada em Saúde (4).

- Centro de Artes - Departamento de Artes Visuais (2), Comunicação Social (3).

- Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - Departamento de Gemologia (3).

- Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Departamento de Ciências Naturais (4) e Matemática Aplicada (2).

Inscrições
Para o Departamento de Matemática Aplicada/ CEUNES, o período de inscrição será do dia 5 de dezembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013 de segunda a sexta-feira, no horário de 08:00 às 12:00 h e de 13:00 às 17:00 h e caso não haja inscritos no período regular, será reaberto o prazo de inscrição de 11 de janeiro a 11 de fevereiro de 2013, exigindo a mesma graduação e mestrado nas mesmas áreas exigidas para o doutorado.
 
Para os demais Departamentos, o período de inscrição será do dia 5 de dezembro de 2012 a 3 de janeiro de 2013.
 
Para o Departamento de Educação Integrada em Saúde e Ciências Naturais, caso não haja inscritos no período regular, será reaberto o prazo de inscrição de 4 de janeiro a 4 de fevereiro de 2013, exigindo a mesma graduação e mestrado nas mesmas áreas exigidas para o doutorado.

Os interessados deverão formalizar a inscrição nas Secretarias dos Departamentos/ Centros.

O recolhimento da taxa de inscrição terá o valor de R$ 250,00 devendo ser efetuado por meio de impressão da GRU.

Provas
A seleção será realizada por meio de Prova escrita e Aptidão Didático Prática, de caráter eliminatório e classificatório, Prova de Plano de Trabalho, de caráter apenas classificatório, Prova de Títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos no curriculum vitae do candidato, de caráter apenas classificatório, previstas para serem realizadas no período de 25 de fevereiro a 27 de março de 2013.

Validade
O concurso terá validade pelo prazo de dois anos, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

SESC (PE) abre processo seletivo

O Serviço Social do Comércio do Estado de Pernambuco - SESC/PE, divulgou através da portaria Nº. 50, de 29 de novembro de 2012, edital para realização de processo seletivo. A seleção destina-se ao preenchimento de 384 vagas e formação de cadastro de reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 660,00 e R$ 3.459,00, por jornada de trabalho de 30, 40 e 44 horas semanais.
 
Do total de vagas ofertadas neste processo seletivo, 10% serão reservadas para pessoas com deficiência.
 
Cargos
Analista, Nutricionista, Assistente Social, Arquiteto, Engenheiro, Odontólogo, Professor I e II, Assistente II e III, Instrutor de Atividades Artísticas, Auxiliar de Atividades Pedagógicas, Técnico em Saúde Bucal, entre outros.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, até o dia 26 de dezembro de 2012.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 60,00.
 
Prova
O candidato que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização das provas deverá solicitá-lo, enviando o laudo médico que justifique o atendimento especial solicitado, até o dia 28 de dezembro de 2012, via SEDEX – Encomenda Expressa ou Encomenda com Aviso de Recebimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) endereçados à CONUPE - PROCESSO SELETIVO EXTERNO DO SESC 2012 – LAUDO MÉDICO PARA ATENDIMENTO ESPECIAL, situada à Rua Carlos Chagas, nº 136, Térreo, Sala 04, Bairro de Santo Amaro, Recife – PE, CEP 50.100 - 080.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 27 de janeiro de 2013, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 20 de janeiro de 2013 através do site www.upenet.com.br.
 
O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 27 de janeiro de 2013, após o término da prova objetiva no site www.upenet.com.br.
 
A convocação para entrega de comprovante de titulação dar-se-á no dia 08 de fevereiro de 2013, no site www.upenet.com.br.
 
Os títulos deverão ser entregues do dia 08 a 14 de fevereiro de 2013, na Rua Carlos Chagas, nº 136, Térreo, sala 04, Bairro de Santo Amaro, Recife/PE, CEP 50.100-080.
 
A convocação para provas práticas está prevista para o dia 19 de fevereiro de 2013, através do site www.upenet.com.br.
 
O resultado preliminar da análise de títulos será divulgado no site www.upenet.com.br, a partir do dia 22 de fevereiro de 2013.
 
As provas práticas serão realizadas nos dias 20 e 26 de fevereiro de 2013, de acordo com horário constante da programação, em locais a serem informados na convocação.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 02 anos a contar da data da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do SESC/PE.

Edital / Publicações

UEPG - PR lança edital de processo seletivo

Com a oferta de 53 vagas para diversas áreas de conhecimento, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, abriu edital N° 177/2012 de processo seletivo para contratação de professores-colaboradores (não integrantes da carreira docente). Os salários vão até R$ 5.151,01 por carga horária de 20 e 40h semanais.
 
Os interessados devem se inscrever no período de 4 a 14 de dezembro de 2012, apenas pela internet www.uepg.br. A inscrição será efetivada somente após a confirmação do depósito de R$ 50,00 - referentes à taxa de inscrição.
 
O processo de seleção constará de prova escrita, prova didática (aula de 30 minutos) e avaliação de títulos. A elaboração e correção das provas e a apuração de resultados serão de responsabilidade do Departamento de Ensino nas respectivas áreas.
 
As provas serão realizadas no período de 04 a 06 de fevereiro de 2012, conforme consta no cronograma do teste. O referido cronograma com a lista de pontos e bibliografia estará disponível a partir do dia 04 de dezembro de 2012 no endereço eletrônico www.uepg.br.
 
O teste seletivo terá validade até 31 de outubro de 2013.

Concurso Prefeitura de Videira (SC)

A Prefeitura de Videira, Estado de Santa Catarina, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios reabertura do concurso público N° 005/2012 e do processo seletivo Nº. 006/2012, destinados ao provimento de vagas do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, para os cargos de Médico de ESF, Enfermeiro ESF, Odontólogo, Atendente de Consultório Dentário ESF, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.
 
Haverá 9 vagas mais cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 11.569,62 por carga horária de 40h semanais.
 
Inscrições
As inscrições foram reabertas e serão recebidas por meio do endereço eletrônico www.iobv.com.br, no período entre 05 de dezembro de 2012 e 05 de janeiro de 2013.

Taxas
Cargos com nível fundamental - R$ 25,00;
Cargos com nível médio completo - R$ 40,00;
Cargos com nível superior completo - R$ 100,00.

Provas
A aplicação das provas escritas objetivas estão previstas para o dia 20 de janeiro de 2012, no município de Videira – SC, das 08h30min às 11h30min, em locais a ser ser publicado no site www.videira.sc.gov.br.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva escrita será divulgado pela Prefeitura Municipal, no Quadro de Atos Oficiais no mesmo dia de realização das provas, em caráter meramente informativo no site www.iobv.com.br.

Validade
O concurso público e processo seletivo terão validade por 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da administração.

Concurso UNIFAP 2012

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) publicou edital n° 12/2012 de concurso público para o provimento de 85 vagas para o cargo de professor de terceiro grau, nível I para atuação no Campus Marco Zero, em Macapá - AP. Os salários variam de R$ 3.244,88 a R$ 7.627,02 em carga horária de 40h semanais (dedicação exclusiva).

O concurso será executado pela UNIFAP, através do Departamento de Processos Seletivos e Concursos (DEPSEC) e a Comissão de Operacionalização de Processos Seletivos (COPS).

Inscrições
As inscrições para o concurso deverão ser realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir das 09h30min do dia 17 de dezembro de 2012 até as 17h30min do dia 17 de janeiro de 2013, observando o horário local de Macapá. A taxa de inscrição é no valor de R$ 100,00.

Provas
O concurso constará de Prova Escrita, Prova Didática (eliminatória e classificatória) e Prova de Títulos (classificatória).

A prova escrita será realizada imediatamente após o sorteio do tema e terá a duração de 03h, constará de elaboração de texto sobre o tema sorteado, em horário e local a ser publicado no site www.unifap.br/depsec a partir do dia 04 de fevereiro de 2013.

A prova didática consistirá de uma aula proferida para o nível de graduação, no tempo mínimo de 40min e máximo 50min, versando o conteúdo do tema sorteado com pelo menos 24h de antecedência de sua realização em horário e local a ser publicado no site www.unifap.br/depsec.

A Divulgação do resultado final será a partir de 04 de março de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, a contar da data de publicação do resultado final no DOU, prorrogável por igual período, a critério da UNIFAP.

Saúde vai dobrar atendimento a idosos em centro de referência na capital

Governador Geraldo Alckmin libera R$ 1,4 milhão para ampliação física do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, na zona leste
 
O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo também conhecida como Centro de Referência do Idoso da Zona Leste, na capital paulista, irá dobrar sua capacidade de atendimento médico, de convivência e lazer para a população com 60 ou anos ou mais.
 
Nesta sexta-feira, 30 de novembro, o governador Geraldo Alckmin autorizou a liberação de R$ 1,4 milhão extra para aquisição de dois terrenos adjacentes, com área total de 1,6 mil m², a serem utilizados no projeto de ampliação física do IPGG.
 
Haverá expansão do setor de convivência, construção de quadra poliesportiva, piscinas para reabilitação e prática de atividades físicas desenvolvidas para os idosos, salas de ginástica, ateliês para oficinas culturais e artesanato, além do aumento no número de consultórios e salas de atendimento.
 
Após a compra dos terrenos, será elaborado o projeto executivo para lançamento de edital. A previsão é de que as obras se iniciem no segundo semestre de 2013 com prazo de entrega de 12 meses.
 
Em funcionamento desde outubro de 2001, o IPGG Leste conta atualmente com uma equipe com 243 funcionários, entre médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionais e educadores físicos.
 
Por mês, são realizados 25 mil atendimentos, das quais 2,4 mil consultas médicas em especialidades como cardiologia, geriatria, ortopedia, clínica médica e psiquiatria, para os idosos moradores da zona leste da capital.
 
Outras 10,2 mil consultas não médicas (serviço social, enfermagem, psicologia) e 1,4 mil exames laboratoriais também são oferecidas mensalmente. Já no Centro de Convivência, são atendidos oito mil idosos participantes de atividades esportivas, sociais, recreativas e oficinas de geração de renda e promoção à saúde. O orçamento de custeio do IPGG Leste em 2012 é de R$ 1,6 milhão.
 
“Com o envelhecimento populacional, percebe-se uma demanda crescente de idosos que procuram nossos serviços. Dessa forma, o projeto de ampliação do IPGG decorreu da necessidade de aumentar a oferta de serviços assistenciais e de convivência já existentes, bem como implementar novas atividades de promoção de saúde e qualidade de vida para esta população”, afirma Paulo Sérgio Pelegrino, diretor técnico do IPGG.

Sobre o IPGG
O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes” conta com 40 mil prontuários ativos de pacientes da região de Itaim Paulista, São Miguel Paulista e Ermelino Matarazzo.
 
Entre suas principais atividades estão o atendimento especializado ao idoso em diversas especialidades médicas, odontológicas, exames de imagem, reabilitação física e psicossocial, atendimento domiciliar, inclusão digital, alfabetização, educação física, esportes adaptados, oficinas culturais e de artesanato diversos, ações intergeracionais, bailes e passeios culturais.
 
O IPGG é bem avaliado pela população. Pesquisa de satisfação promovida entre seus usuários apontou que 95% dos entrevistados consideraram o serviço entre bom e ótimo.
 
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
 
Por SaudeWeb

Rio Imagem recebe primeira ressonância para exames cardíacos e de mama

Com R$ 2,8 milhões de investimentos, o equipamento deve realizar cerca de 40 exames de coração e 150 de mama por mês, dobrando a capacidade de atendimento à demanda
 
O Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado – Rio Imagem – acaba de receber um aparelho de ressonância magnética, que realiza ressonância cardíaca e de mama, sendo o primeiro e único equipamento do tipo na rede pública disponível a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria de Estado de Saúde investiu R$ 2,8 milhões na nova ressonância, que deve realizar cerca de 40 exames de coração e 150 de mama por mês.
 
“Assim vamos dobrar a capacidade de atendimento à demanda por ressonância, com um equipamento ultramoderno, inédito para os usuários do SUS”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.
 
Desde a inauguração, o Rio Imagem já conta com uma ressonância, que realizou sozinha mais de 17 mil exames. Somado ao equipamento que atende no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, e ao Ressonância Magnética Móvel que roda o interior, a rede estadual de saúde passa a contar com quatro equipamentos para atender a população de todo Rio de Janeiro.
 
Dois novos mamógrafos chegaram ao Rio Imagem em outubro, aumentando ainda mais a capacidade de realizar exames. Ao todo, são quatro aparelhos à disposição de mulheres de todo o estado do Rio de Janeiro apenas no Rio Imagem. Outros dois seguem realizando exames plenamente no Hospital da Mulher, em São João de Meriti.
 
Além dos novos mamógrafos, a partir de 2013 o Rio Imagem recebe a terceira ressonância magnética e um PETScan, equipamento inédito na rede pública de saúde. Juntos, os novos equipamentos farão mais 8 mil exames por mês. A nova sala de Ressonância Magnética terá uma estrutura humanizada para dar uma sensação de bem-estar ao paciente: fotografias com paisagens do Rio nas paredes e, no teto, luzes de LED simulando um céu estrelado.
 
‘O Rio Imagem é hoje uma realidade da medicina no estado do Rio de Janeiro. O paciente se sente bem atendido e querem voltar. Muitas vezes não acreditam que estão no serviço público. Por outro lado, estamos também virando referência técnica para os médicos, que querem que os exames sejam feitos aqui. Trabalhar aqui é um sonho realizado de qualquer radiologista”, orgulha-se o diretor geral da unidade, Leonardo Velloso.
 
Rio Imagem realiza também a biópsia – Além da biópsia em todas as mamografias cujos resultados apontam suspeita de câncer, o Rio Imagem realiza ainda ressonância magnética, ultrassonografia e eco Doppler, raios-X e tomografias computadorizadas. Outro diferencial é a presença de leitos de cuidados intensivos, com equipamentos semelhantes aos de uma UTI. Eles garantem a estabilização de pacientes que porventura passem mal durante os procedimentos.
 
Números
A unidade, que recebeu R$ 33,5 milhões em investimentos do Governo do Estado, conta com uma ala inédita na rede voltada especialmente para a saúde da mulher, com ultrassonografia e mamógrafo, e um setor de ensino e pesquisa, com uma central de análise de laudos e um auditório com cerca de 50 lugares para cursos e capacitação de profissionais. Até o final de novembro, já ultrapassou a marca de 182 mil exames realizados.
 
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde
 
Por SaudeWeb

Brazil Pharma conclui incorporação da Farmais

Como resultado da Incorporação, a companhia passou a deter diretamente a totalidade do capital social votante e total da Sant'ana
 
A Brazil Pharma informou nesta segunda-feira (03/12) que, em 30 de novembro, a sua controlada indireta Sant’ana Drogaria Farmácias realizou a incorporação de sua controladora direta Farmais Franchising.
 
Por meio da incorporação, o acervo líquido da Farmais foi integralmente absorvido pela Sant’ana, com a consequente extinção da Farmais. Como resultado da Incorporação, a companhia passou a deter diretamente a totalidade do capital social votante e total da Sant’ana.
 
Fonte SaudeWeb

Ministério vai capacitar 2,5 mil profissionais da saúde

Médicos, enfermeiros fisioterapeutas e técnicos de enfermagem serão preparados e capacitados. São profissionais que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências do SUS
 
Parceria com OPAS e SBC prevê projeto que vai fomentar a educação permanente dos profissionais de saúde que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências de todo o País
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou, nesta sexta-feira (30), no Rio de Janeiro, o Projeto de Educação Permanente em Saúde para a Rede de Atenção às Urgências e Emergências. Uma das ações terá início em 2013 e será realizada em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A meta é capacitar 2,5 mil profissionais de saúde das cinco regiões do País, com ênfase na área cardiovascular, até 2014. O anúncio do projeto será feito durante o III Congresso Brasil Prevent e I Latin América Prevent.
 
Médicos, enfermeiros fisioterapeutas e técnicos de enfermagem serão preparados e capacitados. São profissionais que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências, nas portas hospitalares prioritárias, do Sistema Único de Saúde (SUS) e em Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h).
 
Nesta primeira fase do projeto, o foco do treinamento será na área de Cardiologia, com ênfase nas emergências cardiovasculares. Nas outras etapas do projeto, o Ministério da Saúde estenderá a capacitação às demais áreas prioritárias da Rede de Urgência, que são Neurologia e Paciente Crítico ou Grave (medicina intensiva).
 
Para o ministro da Saúde, espera-se como resultado do projeto padronizar o atendimento de emergência no Brasil. “Queremos melhorar o atendimento e consequentemente reduzir as taxas de morbidade e mortalidade de pacientes atendidos pelos profissionais que atuam nas portas de entrada hospitalares prioritárias e UPAs do país”, ressalta Alexandre Padilha.
 
Inicialmente, as turmas acontecerão nas capitais Salvador (BA), São Paulo e Rio de Janeiro. Serão aplicados os Treinamentos de Emergências Cardiovasculares nas modalidades Avançado (TECA), para médicos e enfermeiros, e Básico (TECA B), para fisioterapeutas e técnicos em enfermagem. O curso, que foi desenvolvido por especialistas da SBC, será presencial e utilizará metodologia ativa de aprendizado por meio de simulação baseada em casos da realidade local dos alunos.
 
O TECA A terá 12 horas de duração e irá capacitar 1.742 profissionais entre médicos e enfermeiros de 274 portas hospitalares e UPAs, das cinco regiões do país. Serão 62 turmas. O TECA B irá contemplar 758 fisioterapeutas e técnicos de enfermagem de 274 urgências e emergências e UPAs. Este grupo será dividido em 27 turmas. Todos os profissionais passarão por uma avaliação pré-curso online, uma avaliação pós-curso presencial, e serão certificados pela SBC.
 
Cenário
O Ministério da Saúde prevê investir R$ 234,4 milhões até 2014 em ações de prevenção e cuidado com a doença. Entre as ações está a incorporação de quatro novos medicamentos para diagnóstico, cuidado e prevenção de infarto. O Tecneplase e o Alteplase são usados para dissolução do coágulo que surge na artéria e provoca o infarto. Eles podem ser usados pelas equipes médicas do SAMU, nas UPAs 24h e nos hospitais do SUS. Tem ainda o Clopidrogel, que previne a formação de coágulos e diminui o risco de novos infartos, e o Troponina, teste para diagnóstico rápido do infarto.
 
Em 2010 foram registrados 79.668 infartos, sendo os homens as principais vítimas (47.017). No mesmo ano ocorreram 246.038 internações por doenças cardiovasculares no SUS. Em 2011 esse número chegou a 259.888. Dentre as doenças cardiovasculares, as isquemias cardíacas são as principais causas que levam a óbito, e, entre as isquemias, o infarto do miocárdio causa o maior número de óbitos.

Fonte SaudeWeb

Fique atento aos fatores de risco para o câncer de pele

Além da exposição ao sol, pessoas que tenham pintas ou que passam por bronzeamento artificial são mais propensas
 
Os raios solares são grandes causadores do câncer de pele ou o melanoma, comum no Brasil, mas engana-se quem acredita que as pessoas de pele e olhos claros são as maiores vítimas desse tipo de câncer, que representa 25% dos tumores diagnosticados no país. Além da exposição excessiva ao sol, fatores como o estilo de vida e o histórico familiar do paciente devem ser considerados.
 
A dermatologista Thaís Grazziotin explica que a radiação ultravioleta é a maior responsável pelo câncer de pele, porém a incidência não se dá apenas através do sol.
 
Essa radiação é o principal fator ambiental associado ao melanoma, mas também está comprovado um aumento de risco em pessoas que utilizam câmaras de bronzeamento artificial, proporcional ao tempo de uso e idade de exposição — esclarece a dermatologista.
 
Segundo Thaís, quanto mais cedo o contato com os raios ultravioleta, mais fácil o desenvolvimento da doença. Nas primeiras décadas de vida, o perigo é maior.
 
Características físicas como pele clara, cabelo loiro ou ruivo, olhos verdes ou azuis, tendência a sardas e pele que queima facilmente ao sol estão relacionadas ao aumento de risco para melanomas. Pessoas que trabalham várias horas desprotegidas, como agricultores e profissionais da construção civil, também fazem parte da parcela mais propensa à neoplasia. No entanto, a atenção se volta para quem apresenta nevos na pele, as popularmente conhecidas como "pintas".
 
Pessoas com alto volume de nevos, em geral entre 50 e 100, devem estar atentas. Sinais de pele atípicos e maiores de 5 milímetros, com vários tons de cor e bordas irregulares, que aumentam de tamanho, recentes ou de nascença, representam riscos importantes — alerta Thaís.
 
Casos na família também são determinantes para o diagnóstico e merecem atenção especial. A história familiar de melanoma está presente em 10% dos casos e representa uma suscetibilidade genética à doença, sendo mais significativa quanto mais próximo o parentesco e maior o número de familiares acometidos.
 
Dermatoscopia atua no rastreamento dos casos
O combate ao câncer de pele começa na prevenção com os cuidados à exposição dos raios ultravioleta. Os sintomas são identificados nos nevos de aspecto diferente, por isso, o paciente deve estar atento para a prevenção e para o diagnóstico precoce. Atualmente, um dos exames mais importantes para observar os sinais na pele é a dermatoscopia, que aumenta as chances de cura e reduz a indicação de cirurgias desnecessárias.
 
As fotografias de corpo inteiro e a dermatoscopia digital facilitam o diagnóstico de lesões iniciais através da detecção de modificações em nevos pré-existentes, surgimento de novos sinais, e possibilita a comparação ao longo do tempo — explica Thaís.
 
O exame também contribui para diagnosticar as lesões que devem ser retiradas, mas isso não elimina um possível retorno da doença. O acompanhamento a longo prazo constitui uma importante medida de prevenção em pessoas com maior risco. A frequência da reavaliação é variável e depende das características de cada paciente, sendo geralmente repetida a cada três, seis ou 12 meses.
 
Dicas para o autoexame de pele:
 
O que procurar?
— Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram
 
— Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor
 
— Feridas que não cicatrizam em quatro semanas
 
Deve-se ter em mente o ABCD da transformação de uma pinta em melanoma, como descrito abaixo:
— Assimetria: uma metade diferente da outra
 
— Bordas irregulares: contorno mal definido
 
— Cor variável: várias cores numa mesma lesão — preta, castanho, branca, avermelhada ou azul
 
— Diâmetro: maior que 6 mm
 
Como fazer?
— Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo.
 
— Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas.
 
— Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas além da região genital.
 
— Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os entre os dedos.
 
— Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas.
 
— Finalmente, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer