Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Maioria das mulheres será infectada por HPV alguma vez na vida

Vírus é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus altamente prevalente na população feminina — cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV ao longo da vida, mas apenas 10% delas desenvolve algum tipo de lesão, conforme explica a ginecologista Dra. Neila Maria de Gois Speck, professora afiliada do departamento de Ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior.

— Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV que são classificados de baixo e alto risco. Destes, somente 15 tipos podem desenvolver câncer e 30 afetam a região genital, podendo causar lesões pré-malignas.

Segundo a médica, a maioria das mulheres infectadas por HPV não fica sabendo, já que o sistema imunológico é capaz de combatê-lo sem causar danos à saúde.

O oncologista Dr. Glauco Baiocchi Neto, diretor de Ginecologia Oncológica do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, explica que dos 15 tipos de alto risco, dois (HPV 16 e 18) são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero.

— Além disso, há outros dois tipos considerados de baixo risco, HPV 6 e 11, responsáveis por 80% das verrugas genitais, que geralmente não evoluem para câncer mas, mesmo assim, precisam ser tratadas.

Prevenção
Como a principal forma de contágio é via sexual, o Dr. Baiocchi reforça a necessidade do uso da camisinha mesmo em relações estáveis. Além disso, ele frisa que outra maneira de ficar longe do vírus é por meio da vacinação.

— Já sabemos que a vacina contra o HPV é eficaz, inclusive para homens, mas ela deve ser administrada, de preferência, antes da iniciação sexual. Se não for possível, a indicação de bula é para a faixa etária entre nove e 26 anos.

Atualmente, há duas vacinas disponíveis na rede privada, que são chamadas de bivalente e quadrivalente. Segundo o oncologista, a diferença entre elas é que a primeira protege apenas contra o câncer e a segunda previne também as verrugas genitais.

Apesar de ser uma doença grave e que não apresenta sintomas, o HPV tem tratamento e cura. Dependendo do estágio, é recomendado a aplicação de medicamentos no local, cirurgia a laser, cauterização ou até pequenas intervenções.

Além dos métodos preventivos, a Dra. Neila orienta fazer o exame de papanicolau uma vez por ano ou, pelo menos, a cada três anos, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde.

— Com um papanicolau bem feito, é possível evitar o câncer de colo de útero, já que a evolução da doença por HPV é bem lenta.

Fonte R7

Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e álcool, diz especialista

Casos da doença relacionados ao HPV aumentaram nos últimos dez anos

O cigarro e o consumo frequente de bebidas alcoólicas sempre foram apresentados como vilões dos cânceres de orofaringe, especialmente na região da garganta. Embora ambos continuem sendo importantes fatores de risco, na última década observou-se um aumento significativo de casos da doença relacionados ao vírus HPV (papilomavírus humano).

O oncologista Dr. Luiz Paulo Kowalski, diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo (SP), explica que houve uma mudança no perfil da doença, ou seja, “o que antes era frequente em homens acima dos 50 anos que fumavam e bebiam, agora é mais comum em jovens (30 a 40 anos) que fazem sexo oral desprotegido e têm vários parceiros”.

— É uma epidemia que está começando e acredito que por volta de 2020 o número de casos de câncer na garganta por HPV vai superar o provocado por álcool e tabaco. Atualmente, em São Paulo, cerca de 50% das pessoas com câncer de orofaringe foram infectadas pelo papilomavírus humano.

Para o médico, apesar de a conscientização da sociedade sobre os perigos do tabaco e o consequente abandono do vício, hoje o desenvolvimento do câncer na região da boca é decorrente da mudança de comportamento dos jovens que negligenciam o uso da camisinha.

— A principal forma de contágio é o sexo oral, sendo que ainda existe a possibilidade de transmissão do vírus pelo beijo. Por isso, é importante fazer sexo seguro e procurar restringir o número de parceiros.

Além disso, o especialista reforça que a vacina contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenção e deve ser administrada, de preferência, antes do primeiro contato sexual. No entanto, a ginecologista Dra. Neila Maria de Gois Speck, professora afiliada do departamento de Ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior, avisa que ela também pode ser usada por pessoas mais velhas.

— A indicação de bula é para mulheres entre 9 a 26 anos, mas trabalhos científicos mostram que ela é eficaz até os 50 anos. Além disso, a vacina é aprovada para o uso em homens.

Diagnóstico
Entre os sintomas do câncer de garganta, o médico do Hospital A.C. Camargo destaca dor persistente e progressiva na região, geralmente de um único lado, e dificuldade de engolir. Segundo ele, como o assunto está mais conhecido pela classe médica e população em geral, o diagnóstico se torna precoce e a chance de cura é maior.

— A cura depende da extensão da doença, mas em estágios iniciais a chance é de 90%; em casos mais avançados a porcentagem cai para 70%. Mesmo assim, é importante o paciente redobrar as medidas preventivas porque a doença pode voltar.

Assim como para o câncer de mama, o autoexame na boca e garganta é importante. Dr. Kolwaski orienta olhar na frente do espelho e procurar manchas vermelhas, brancas, feridas e bolinhas na região. Se detectado alguma alteração, vale procurar um especialista que pode, inclusive, ser o dentista ou otorrinolaringologista.

— Caso esses profissionais desconfiem de câncer, o oncologista será contatado e assumirá o caso.

Fonte R7

Macarrão é aliado da boa alimentação

Antes considerado vilão, agora pode ser consumido sem culpa

Ele já foi considerado o vilão das dietas, mas agora voltou a ser encarado pelos especialistas de nutrição como aliado da boa alimentação. O macarrão, principalmente o feito de massa integral, possui fibras e vitaminas E e do complexo B.

A massa integral também é rica em amido resistente, um nutriente que libera o açúcar de forma mais lenta, mantendo a saciedade por mais tempo. No entanto, o valor calórico é bastante semelhante à massa tradicional.

O macarrão pode então ser consumido sem culpa no cardápio cotidiano e até mesmo incluído nas dietas, desde que sejam tomados alguns cuidados. A massa deve ser preparada sem molhos gordurosos. Ou seja, nada de opções à base de creme de leite, bacon e calabresa.

Os acompanhamentos ideais para a massa saudável são carnes magras, legumes e vegetais. O azeite é permitido, mas com moderação. O macarrão pode também ser acompanhado de queijo parmesão, mas apenas uma colher de sopa. Quando optar por massas, tente não ingerir outra fonte de carboidrato, como arroz, batata ou feijão. Isso pode ser uma armadilha para sua silhueta.

O ideal para uma refeição balanceada é consumir meio prato de massa saudável e meio de proteínas, como a carne magra, frango ou peixe.

Fonte R7

Maioria das pessoas não sabe que têm diabetes

Doença atinge 200 milhões de pessoas no mundo, mas muitos desconhecem serem portadores

Desde 1991 o Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença que já atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo, mas que muitos desconhecem serem portadores.

A doença ocorre quando o organismo não produz insulina (hormônio gerado no pâncreas que transporta a glicose para as células) suficiente ou resiste à sua ação, resultando em taxas de glicose no sangue excessivamente altas.

Assim, aparecem os sintomas e as complicações do diabetes, como sede excessiva, fome em excesso, náuseas, visão turva, sonolência e diminuição da disposição para praticar atividades físicas.

A longo prazo, as complicações começam a aumentar e daí a importância do controle de glicose desde o momento em que a doença é diagnosticada. Isto porque o acúmulo desta substância nas paredes dos vasos sanguíneos provoca o seu espessamento.

Com isso, o transporte de sangue necessário aos tecidos é comprometido, podendo gerar doenças como a aterosclerose e alterações fisiológicas no coração, no cérebro, nas pernas, nos olhos (comprometendo a visão), nos rins (insuficiência renal), nos nervos (formigamentos e redução das sensações) e na pele.

O diabetes mellitus (nome completo da doença) divide-se em dois grupos. No tipo 1, o mais raro (ocorre em apenas 10% dos diabéticos), as células que produzem a insulina no pâncreas são destruídas pelo organismo, comprometendo a produção de insulina.

No diabetes tipo 2, o portador da doença produz a quantidade necessária de insulina, no entanto, seu organismo desenvolve uma certa resistência ao hormônio, impedindo o controle das taxas de glicose.

Uma dieta equilibrada é imprescindível para que não ocorram problemas como hipoglicemia (falta de glicose no sangue) ou carência de outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Acompanhamento médico e atividade física farão com que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida e amenize os problemas causados pela doença. Vale ressaltar a importância de evitar a ingestão de doces, se alimentar regularmente e não ficar mais de 3 horas em jejum.

Fonte R7

Escoteiros americanos esconderam casos de abuso sexual

Os Boy Scouts (escoteiros) dos Estados Unidos não reportaram centenas de acusações de abusos contra menores de idade durante duas décadas e, geralmente, não informaram a verdade aos pais como forma de salvar a imagem, informa o jornal Los Angeles Times.

Depois de revisar 1.600 arquivos confidenciais, que vão de 1970 a 1991 na centenária organização, o jornal descobriu mais de 500 casos nos quais os escoteiros ficaram sabendo dos abusos pelos próprios menores, pais, funcionários ou denúncias anônimas, sem depois informar os incidentes às autoridades.

E em aproximadamente 80% dos casos, não houve qualquer registro dos Scouts para reportar as denúncias de abuso às autoridades. O Los Angeles Times também encontrou funcionários que tentaram ativamente esconder as denúncias ou permitiram aos suspeitos ocultá-las em mais de 100 casos.

Apesar da organização, que tem mais de quatro milhões de integrantes adultos e jovens, ter tentado por muito tempo manter os "arquivos da perversão" fora dó alcance do público, pode enfrentar uma onda de ações judiciais, além da imagem ruim com a liberação dos arquivos.

A Suprema Corte de Oregon ordenou a liberação pública de quase 1.200 arquivos, datados de 1965 a 1985, incluindo alguns dos relevados pelo jornal.

Funcionários da organização afirmaram ao Los Angeles Times que em muitos casos optaram por esconder as denúncias para evitar a vergonha das jovens vítimas.

Fonte R7

Mulher há 15 anos com síndrome do encarceramento sonha com recuperação

Após derrame, britânica tem controle apenas sobre o movimento dos olhos

A britânica Christine Waddell vive há 15 anos em uma cadeira de rodas, sem conseguir mover-se, alimentar-se ou falar por conta própria. Mesmo assim, sua mente continua funcionando normalmente.

Waddell é uma vítima da síndrome do encarceramento — uma paralisia dos músculos do corpo em consequência de AVCs (acidentes vasculares cerebrais) ou de um trauma grave no cérebro. Pacientes como Waddell — a qual sofreu um derrame em 1997 — têm controle apenas sobre o movimento dos olhos.

Hoje, Waddell se comunica com o mundo por meio de sua cuidadora, Carol, que lê a lista de números e letras 'ditos' pela paciente com seus olhos.

Ainda assim, Waddell tem fé em sua recuperação.

— Acredito em mim. Tudo pode acontecer.

A síndrome do encarceramento ganhou destaque recente na Grã-Bretanha com a história de Tony Nicklinson, vítima da paralisia que pedia na Justiça o direito de morrer com a assistência de médicos.

Nicklinson afirmava que sua vida havia se tornado um pesadelo desde que adquirira a síndrome do encarceramento, mas seu pedido de suicídio assistido foi recusado pela Justiça da Grã-Bretanha. O britânico acabou morrendo em agosto.

'Normal'
Waddell defende a causa de Nicklinson, mas afirma que, ao contrário dele, tem vontade de viver.

— Acho que ele estava certo quanto ao direito de terminar sua própria vida. Mas é uma questão individual, sobre como cada um se sente. Você se acostuma, então (a condição) já é normal para mim.

Ela diz que 'sempre acreditou' que se recuperaria, sensação reforçada, há oito anos, ao sentir o movimento dos dedos do pé. 'Vou me recuperar, porque eu realmente quero.'

Ainda assim, não esconde o sofrimento causado pela síndrome do encarceramento.

— Antes do meu derrame, eu era uma pessoa cheia de energia. Adorava dar risada. Lembro-me como se fosse ontem do dia em que tive o derrame. Estava deitada e passei mal. O telefone estava tocando, mas não conseguia enxergar o suficiente para atendê-lo.

Risadas e Facebook
Carol, a cuidadora, explica que a comunicação com Waddell se dá por uma tabela com as letras do alfabeto. A paciente pisca a cada letra de cada linha que ela quer usar para formar uma frase.

E, apesar de não conseguir falar, Waddell consegue rir — algo que ela faz quando Carol revela à reportagem da BBC que a paciente ainda gosta de tomar dois drinques de vodca por semana.

Waddell diz também que as redes sociais são uma importante ferramenta para sua comunicação.

— Facebook e coisas do tipo melhoraram a minha vida, porque me permitem fazer contato com os meus amigos.

Fonte R7

Bogotá inaugura primeiros centros móveis de cuidados para dependentes químicos

A Prefeitura de Bogotá abriu nesta segunda-feira as primeiras unidades móveis de cuidados para dependentes químicos que incluem o fornecimento de drogas legais substitutas, uma iniciativa nova na América Latina.

Cada um dos Centros de Atenção Móvel a Dependentes de Drogas (Camad) conta com uma equipe formada por um psiquiatra, um psicólogo, um médico, um dentista e vários enfermeiros, explicou a prefeitura.

A equipe está autorizada a fornecer drogas por prescrição médica e permitidas por lei que diminuam a ansiedade de dependentes de cocaína, heroína ou 'bazuko' (pasta base de cocaína, similar ao crack).

O primeiro Camad começou a funcionar em uma área do centro conhecida como 'Bronx', que sofre com altos níveis de pobreza, marginalidade e dependência de drogas.

"Este Camad é a tentativa de dar dignidade ao ser humano. Dar dignidade a crianças, mulheres, homens, jovens. Construir a paz", afirmou o prefeito Gustavo Petro, ex-senador da esquerda e ex-integrante da guerrilha M-19, desmobilizada em 1990.

A unidade do 'Bronx' não só atenderá pessoas com problemas de dependência química, mas toda a população de rua e flutua "entre 4.000 e 6.000 pessoas, entre crianças, mulheres e idosos", afirmou o secretário de Saúde da capital, Guillermo Jaramillo.

Segundo a emissora de rádio RCN, a primeira paciente do Camad foi uma jovem grávida com sintomas de dependência química.

Este projeto se baseia nas experiências de Canadá, Portugal, Holanda e Suíça e destinou 1,3 bilhão de dólares a estas duas primeiras unidades.

Colocaram-se contra a proposta da prefeitura políticos de setores diversos e o procurador-geral, Alejandro Ordóñez, para quem a medida promove o consumo de drogas.

Uma lei sancionada em julho na Colômbia estabeleceu que a dependência química deve ser considerada um problema de saúde pública, e os consumidores tratados como pacientes e não como delinquentes.

A Colômbia, um dos principais países produtores de cocaína juntamente com o Peru, descriminalizou em 1994 a posse de uma quantidade pessoal de droga, estabelecida em um grama de cocaína ou 20 gramas de maconha.

Segundo estudo da prefeitura, dos 7,3 milhões de habitantes de Bogotá, 125.000 são consumidores de drogas. Destes, 70.000 são considerados "consumidores abusivos". Neste grupo, há 7.000 consumidores de 'bazuko'.

Fonte R7

Latino-americanos ganharam quatro anos em expectativa de vida em uma década

Os latino-americanos ganharam quatro anos em expectativa de vida na década de 2000 graças a uma redução de 11% na mortalidade, mas os benefícios não foram iguais para todos os grupos sociais, revelou nesta segunda-feira um relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS).

A média de idade dos latino-americanos era de 76,2 anos em 2010, quando em 2000 era de 72,2 anos. Entre 2000 e 2009, o número de pessoas com idades acima de 60 anos aumentou de 92 milhões para quase 120 milhões, mas a mortalidade caiu, graças a um acesso maior à saúde pública.

Mas a região continua sendo a mais desigual do planeta.

"Se quisermos ter uma expectativa de vida maior e uma qualidade de vida melhor, é essencial lutar incansavelmente pela igualdade na saúde pública", explicou no relatório a diretora da organização, a argentina Mirta Roses.

Após cinco anos à frente da OPS, Roses conclui seu mandato em dezembro deste ano.

Os 35 países membros da OPS abriram nesta semana uma assemblea ministerial em Washington para eleger seu substituto e para examinar os desafios a médio prazo na região, como a Aids ou os focos de doenças desaparecidas na região, como a cólera no Haiti após o terremoto de 2010.

Ao mesmo tempo em que melhora o nível de saúde, persistem desafios como as doenças não-transmissíveis, como a diabetes ou a obesidade.

As mortes por armas de fogo, os acidentes de trânsito, as carências na região relacionadas às doenças mentais também são desafios para o futuro, considerou Roses em seu relatório.

A OPS completa 110 anos de existência em 2012, e é a organização internacional de saúde mais antiga do planeta.

Fonte R7

Exame confirma morte por gripe H3N2 no interior paulista

Foi confirmada nesta segunda-feira pela Vigilância Epidemiológica de Casa Branca (SP) a primeira morte em razão da gripe H3N2. Um surto da doença está atingindo o Centro de Reabilitação do Cocais que tem desde a semana passada mais de 100 pessoas isoladas em quarentena por medo de que a gripe venha a se espalhar por toda a cidade.
 
A vítima fatal é um aposentado de 68 anos que morreu na semana passada. A causa foi confirmada por exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. A Vigilância Epidemiológica aguarda agora os resultados dos exames realizados em outras três pessoas cujas mortes também podem ter sido causadas pela gripe H3N2.
 
A mais recente aconteceu no último sábado (15) e envolveu outro paciente do centro de reabilitação, um homem de 78 anos. Até a próxima semana os resultados dos outros exames devem ser divulgados. Existe ainda a suspeita de que um paciente que estava na Santa Casa da cidade pode ter sido vítima da doença.
 
O centro de reabilitação funciona como uma espécie de hospital psiquiátrico. Para evitar o contágio, visitantes e funcionários estão usando máscaras e luvas. Também foi feita a vacinação de enfermeiros, médicos e outros profissionais.
 
A gripe H3N2 é uma variação da Influenza A e entre seus sintomas estão tosse, febre, dores no corpo e dificuldade para respirar.

Fonte R7

Prefeitura Municipal de Brumadinho - MG

A Prefeitura Municipal de Brumadinho, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 261 vagas

Inscrições:
De 25 de setembro a 26 de outubro, pelo www.magnusconcur
sos.com.br ou na Prefeitura Municipal de Brumadinho, rua Doutor Victor de Freitas, nº. 128, centro, sala 1, térreo

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 150,00

Remuneração:
De R$ 630,00 a R$ 2.360,00

Provas:
Provas objetivas: 1º e 2 de dezembro
Haverá prova de títulos para professores e prova prática para Condutor de Veículos, Operador de Máquinas Leves, Operador de Retroescavadeira, Operador de Pá Carregadeira e Operador de Trator de Esteira.

Cargos:
Ensino Superior - Analista da Administração I (Arquiteto, Engenheiro Civil, Contador, Administrador, Veterinário, Advogado, Assistente Social, Engenheiro Ambiental, Biólogo e Geógrafo), Especialista em Saúde I (Biomédico, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Nutricionista, Médico Clínico, Anestesista, Angiologista, Cardiologista, Dermatologista, Ginecologista, Neurologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Psiquiatra, Urologista, Pneumologista, Endocrinologista, Pediatra, Nefrologista e Médico do Trabalho), Professor III de Português, Educação Física e Inglês e Especialista da Educação I (Supervisor Pedagógico);

Ensino Médio - Assistente Técnico I (Técnico em Edificações, Desenhista Projetista, Topógrafo, Estradas, Técnico Agrícola, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente e Técnico Florestal), Assistente Técnico em Saúde II (Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Patologia e Técnico em Edificações) e Secretário Escolar;

Ensino Fundamental - Agente Oficial Especializado (Mecânico de Autos, Pintor de Parede, Eletricista de Manutenção, Armador, Bombeiro Hidráulico, Pedreiro, Serralheiro, Soldador, Marceneiro, Lanterneiro de Veículos, Calceteiro, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Jardinagem), Agente Administrativo, Motorista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Retroescavadeira, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator de Esteira, Auxiliar de Biblioteca e Secretaria, Gari e Auxiliar de Serviços Gerais.





Prefeitura Municipal de Bertópolis - SP

A Prefeitura Municipal de Bertópolis, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 92 vagas

Inscrições:
De 28 de agosto a 26 de setembro pelo www.trconcursos
.com.br ou na rua Fabrício Mendes de Oliveira, s/n, centro

Valor:
De R$ 37,32 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 4.900,00

Provas:
Provas objetivas: 28 de outubro

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Enfermeiro, Médico e Odontólogo;


Ensino Médio - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Arrecadação e Tributação, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Distribuição em Farmácia, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Registro e Pagamento de Pessoal, Auxiliar de Saúde, Digitador, Encarregado do Registro Escolar, Encarregado do SIAT, Fiscal Sanitário, Membro de Controle Interno, Oficial de Administração, Recepcionista, Secretário da JSM, Secretário Escolar e Técnico Agropecuário;

Alfabetizado/Ensino Fundamental - Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Serviços Gerais, Encarregado de Projetos, Fiscalização e Licenciamento, Encarregado de Seção, Encarregado de Serviços Urbanos, Encarregado de Transportes, Motorista, Motorista da Educação, Motorista da Saúde, Porteiro, Tratorista e Vigilante Sanitário;






Prefeitura Municipal de Belém - PA

A Prefeitura Municipal de Belém, Pará, realiza concurso para preenchimento de 495 vagas

Inscrições:
De 5 de setembro a 17 de outubro pelo www.cetapnet.com.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 70,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.244,00

Provas:
Prova objetiva: 18 de novembro

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente de Serviços Gerais, Agente de Serviços Urbanos, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Pavimentação, Agente de Portaria, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Lanterneiro, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Pintor, Soldador, Auxiliar de Administração e Telefonista;


Ensino Médio - Assistente de Administração, Auxiliar Técnico em Computação, Cadastrador, Desenhista, Técnico em Agrimensura, Técnico em Contabilidade, Técnico em Mecânica e Técnico em Saneamento.

Ensino Superior - Administrador, Assistente Social, Bacharel em Relações Públicas, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Psicólogo, Sociólogo e Terapeuta Ocupacional.





Instituto Federal do Paraná - IFPR (III)

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) realiza seleção para preenchimento de vaga para Professor Substituto do campus Palmas.

Inscrições:
De 17 a 21 de setembro na avenida Bento Munhoz da Rocha, PRT 280, s/n, Trevo Codapar

Área:
Ciências Biológicas - Biologia Geral

Remuneração:
R$ 2.356,41.

Valor:
R$ 17,00

Seleção:
Haverá prova didática e análise curricular





Hospital Geral de Vila Penteado - SP

O Hospital Geral "Dr. José Pangella" de Vila Penteado, São Paulo, realiza concurso para provimento de 5 vagas

Inscrições:
Aré 18 de outubro pelo www.saude.sp.gov
.br ou na Sessão de Recrutamento e Seleção  (avenida Ministro Petrônio Portela, nº. 1.642, Freguesia do Ó, São Paulo)

Valor:
R$ 60,85.

Cargo:
Médico Infectologista.

Remuneração:
A partir de R$ 1.993,02

Provas:
Provas objetivas: 25 de novembro
Haverá prova de tí­tulos.






Governo do Distrito Federal - SES/DF

O Governo do Distrito Federal (SES-DF) realiza seleção para provimento de 400 vagas para a Secretaria de Estado de Saúde

Inscrições:
Até 15 de outubro, pelo www.universa.
org.br ou na Central de Atendimento ao Candidato da Fundação Universa, SGAN 609, Módulo A, Asa Norte, Brasília

Valor:
R$ 24,00.

Cargo:
Técnico em Enfermagem.

Remuneração:
R$ 1.724,91

Provas:
Haverá prova objetiva e prova prática





Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar da Universidade Estadual Paulista – Unesp

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar da Universidade Estadual Paulista – Unesp realiza seleção para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
De 14 a 24 de setembro pelo www.famesp.fmb.unesp.br


Valor:
R$ 80,00

Cargo:
Terapeuta Ocupacional

Remuneração:
R$ 1.851,83.

Provas:
Haverá Prova Escrita e análise curricular





Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) realiza concurso público para provimento de 1.330 vagas

Inscrições:
De 27 de agosto a 21 de setembro pelo www.concursosfcc.com.br


Valor:
De R$ 72,20 a R$ 137,70

Cargos e vagas:
Médicos (520) - Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia de Mão, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Endoscopia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Mastologia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Médico do Trabalho, Médico Regulador, Pediatra Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Reumatologia e Urologia, Analista de Gestão e Assistência à Saúde (12) - Arquitetura, Ciências Biológicas, Economia, Pedagogia, Educação Física, Serviço Social, Terapia Ocupacional Reabilitação Mental, Bioestatística, Epidemiologia e Farmácia, Técnico de Enfermagem (6),Técnico Operacional da Saúde (624) - Auxiliar Administrativo, Técnico de Contabilidade, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico de Edificação, Técnico em Farmácia, Técnico em Manutenção de Equipamentos e Instrumentos Médico (Hospitalares), Técnico de Informática, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Patologia Clínica e Técnico em Segurança no Trabalho

Remuneração:
De R$ 995,97 a R$ 3.567,39

Provas:
Prova objetiva e prova dissertativa; haverá prova de redação e de títulos para Técnico Operacional de Saúde

Haverá provas em Belo Horizonte, Bambuí, Barbacena, Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Sabará, Três Corações e Ubá.




Empresa Maranhense de Administracao Portuaria - Emap

A Empresa Maranhense de Administraçãoo Portuária (Emap) realiza concurso para provimento de 36 vagas

Inscrições:
De 24 de setembro a 7 de outubro pelo www.fsadu
.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos

Valor:
De R$ 55,00 a R$ 70,00

Cargos:
Ensino Superior - Analista Portuário nas especialidades de Biblioteconomia, Administração de Empresas e Engenharia Civil;

Ensino Médio - Guarda Portuário, Técnico Administrativo Portuário, Técnico Operacional Portuário nas especialidades de Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho.

Remuneração:
De R$ 1.128,22 a R$ 5.598,00

Provas:
Provas objetiva e de redação: 24 e 25 de novembro,
Haverá teste fí­sico





Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí - CISMAS/MG

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS), Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 2 vagas

Inscrições:
De 12 de setembro a 11 de outubro pelo www.jcm
concursos.com.br ou na rua Antônio Simão Mauad, nº. 301, bairro Pinheirinho, Itajubá

Valor:
De R$ 50 a R$ 70

Cargos:
Analista de Água e Técnico em Enfermagem.

Remuneração:
De R$ 1.123,25 a R$ 1.276,43

Provas:
Provas objetivas: 11 de novembro





Processo seletivo SESAU do Tocantins

A Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SESAU-TO) lançou o edital de seleção pública N° 40/2012, com a finalidade de preencher 06 vagas de Professor. Os docentes irão atuar na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Doutor Gismar Gomes, em Palmas, ou nos demais municípios do Tocantins, se houver demanda, fazendo jus a uma remuneração de R$ 60,00 h/aula.
 
Para concorrer o candidato deverá ter graduação em Ciências da Saúde ou da Educação e ter experiência comprovada em processos educacionais em saúde.

A inscrição será gratuita e estará aberta até o dia 21 de setembro de 2012, em dias úteis, nos horários das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17h30min horas, na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes - Secretaria Geral de Ensino, Quadra 606 Sul, APM- 07, Alameda Portinari, Palmas - TO.

A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de análise curricular, de caráter classificatório, e da realização de microaula, de caráter eliminatório.

O resultado final será divulgado na data provável dia 15 de outubro de 2012 no sítio eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde, www.saude.to.gov.br e no Diário Oficial do Estado.





Concurso CRP 9ª Região

O Conselho Regional de Psicologia da 9a Região GO/TO, divulgou edital Nº. 01/2012 para realização de concurso público. São ofertadas 88 vagas, sendo 08 imediatas e 80 para cadastro reserva de nível médio e superior, com salário de até R$ 1.667,54 mais benefícios.
 
São ofertadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos: Assistente Administrativo, Analista Administrativo I, Analista de Fiscalização I e Analista Financeiro I.
 
As inscrições serão realizadas das 10 horas do dia 06 de setembro até às 23:59 do dia 08 de outubro de 2012, através do site www.quadrix.org.br.
 
O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, na solicitação de inscrição, os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 10 de outubro de 2012, impreterivelmente, via SEDEX, para a Central de Atendimento do Instituto Quadrix (Concurso Público – CRP‐09‐GO/TO), Caixa Postal 28203, CEP: 01.234‐970, São Paulo/SP, laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) emitido nos últimos 12 meses, contados até o último dia de inscrição; ou documentação que comprove e justifique o atendimento especial solicitado.
 
A prova objetiva e de redação serão aplicadas na data provável de 21 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados através do comprovante definitivo de inscrição, a partir do dia 16 de outubro de 2012, no site www.quadrix.org.br.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 22 de outubro de 2012, no site www.quadrix.org.br.
 
A prova prática será realizada provavelmente no dia 15 e/ou 16 de dezembro de 2012, em local e horário que serão divulgados através do edital de convocação da prova prática a ser publicado no site www.quadrix.org.br, a partir do dia 03 de dezembro de 2012.
 
O resultado final está previsto para ser publicado no dia 21 de janeiro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações






FSNH de Novo Hamburgo abre processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de processo seletivo para contratação temporária de Médicos. São ofertadas 29 vagas de nível superior de diversas especialidades, pelo regime CLT e com carga horária que varia de 120 a 200 horas/mês, com salário de até R$ 10.964,42 conforme especialidade pretendida.
 
As 29 vagas estão assim distribuídas: Médicos Saúde da Família (Saúde Coletiva) (3), Internista (1), Anestesiologista (2), Médico Traumatologista e Ortopedista (2), Médico Emergencista(7), Médico Clínico Geral (Generalista) (2) , Médico (Pediatria Clínica) (7), Médico Psiquiatra(2), Médico Neurologista (1), Médico Neonatologista (1) e Médico Radiologista/ecografista (1).
 
As inscrições serão efetuadas até 24 de setembro de 2012, exclusivamente no site: www.fsnh.net.br.
 
O processo seletivo será constituído de análise de títulos e os resultados serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (www.fsnh.net.br).
 
O processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Edital / Publicações






Prefeitura de Pelotas - RS abre processo seletivo

A Prefeitura de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal de Administração - SMA, divulgou edital de seleção pública para provimento de 122 vagas mais cadastro reserva de agente comunitário de saúde (nível fundamental). O salário será de R$ 535,00 e jornada de 40 horas semanais. O certame será realizado através da empresa MSConcursos.

As inscrições serão realizadas via internet (www.msconcursos.com.br) até às 23h59min, horário de Brasília, do dia 1º de outubro de 2012. A taxa é de R$ 37,97.

A data prevista para a realização da Prova Objetiva é o dia 11 de novembro de 2012, no município de Pelotas – RS, com duração máxima de 3 horas, incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

A validade da seleção pública será de 2 anos a partir da data de publicação da homologação e classificação final, podendo ser prorrogada.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Carnaíba - PE

Foi divulgado edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público da Prefeitura de Carnaíba, Estado do Pernambuco. O concurso destina-se ao preenchimento de 381 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 4.000,00, por jornada de trabalho de 24 e 40 horas semanais.
 
Ficam reservados 3% do total das vagas de cada cargo para candidatos portadores de deficiência.

Cargos

Médico, Psicólogo, Odontólogo, Enfermeiro, Bioquímico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Nutricionista, Veterinário, Auditor Fiscal, Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Raio-X, Aux.de Consultório Dentário, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Ag.Desenvolvimento Comunitário, Técnico em Contadoria, Aux.de Contadoria, Agente de Controle Interno, Assistente Administrativo, Ag. Administrativo, Ag.Com.de Saúde, Ag.de Endemias, Aux.de Vigilância Sanitária, Motorista, Op. de Máquinas Pesadas, Vigia e Aux. Administração.

Inscrição

As inscrições serão realizadas entre os dias 24 de setembro a 25 outubro de 2012, através do site www.conpass.com.br ou no posto de inscrição instalado no Teatro Municipal (antigo Clube), situado na Praça de Eventos - Carnaíba/PE, e adquirir o manual do candidato ao custo de R$ 6,00, juntamente com a ficha de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00.

Prova

As provas escritas serão realizadas na data provável de 25 de novembro de 2012, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela comissão geral do concurso através do cartão de inscrição de cada candidato e de edital publicado nos quadros de avisos da Prefeitura de Carnaíba e no site - www.conpass.com.br, a partir do dia 12 de novembro de 2012.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados no quadro de aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.conpass.com.br, a partir do dia 26 de novembro de 2012.

Validade

O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações






UFBA abre processo seletivo

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) publicou o edital Nº. 3, de 14 de setembro de 2012, para realização de concurso público para docentes. As oportunidades são para Professores das classes Auxiliar, Assistente e Adjunto, que possuam disponibilidade para atuar nos campi de Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista. O salário é de até R$ 7.627,02.
 
Entre as áreas de formação com oferta de vagas, estão Geografia, Química, Educação, Filosofia, Psicologia, Engenharia Civil, Saneamento ou áreas afins, Medicina Veterinária, Música, Engenharia Mecânica, Farmácia, Ciências Sociais ou áreas afins, Psiquiatria, Odontologia, Fisioterapia, Geologia, Ciência da Computação, Informática, Matemática ou áreas afins, Física, Artes visuais, Decoração, Design, Artes Plásticas, Enfermagem e outras.

Inscrições e Provas
As inscrições serão realizadas do dia 20 de setembro a 19 de outubro de 2012, através do site www.concursos.ufba.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 95,00 (auxiliar), R$ 100,00 (assistente) e R$ 115,00 (adjunto).
 
O concurso constará das seguintes provas:
 
Professor Auxiliar:
I - teórico-prática ou escrita, com peso quatro e de caráter eliminatório e classificatório;
II - didática, com peso quatro e de caráter classificatório;
III - de títulos, com peso dois e de caráter classificatório.
 
Professor Assistente e de Professor Adjunto:
I - teórico-prática ou escrita, com peso três e de caráter eliminatório e classificatório;
II - didática, com peso três e de caráter classificatório;
III- de títulos, com peso dois e de caráter classificatório;
IV - defesa de Memorial, com peso dois e de caráter classificatório.
 
As provas serão realizadas na UFBA, em datas a serem divulgadas, através do endereço www.concursos.ufba.br, respeitando-se o período de 30 de outubro de 2012 a 31 de dezembro de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.





Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Estado de Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo com intuito de preencher 03 vagas mais cadastro de reserva para o cargo de médico de saúde da família. O salário é de R$ 54,01 por hora e a carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições ficarão abertas até o dia 27 de setembro de 2012, no horário das 8h (oito horas) às 15h (quinze horas), sem intervalo para almoço, na Coordenação das Unidades de Saúde da Família no Anexo I, situado a Praça dos Imigrantes, 20 - Lagoinha - São Sebastião do Paraíso/MG. Não serão cobradas taxas de inscrição.
 
A data de realização da prova escrita objetiva será na data prevista de 02 de outubro de 2012, às 16:00 h, no Anexo I - Lagoinha (Praça dos Imigrantes nº 20 - Lagoinha).
 
A convocação para a Prova Escrita Objetiva será afixada no quadro de avisos da Coordenação Unidades de Saúde da Família, e divulgada no site www.ssparaiso.mg.gov.br, a partir do dia 28 de setembro de 2012 contendo informações quanto ao horário e local de realização da prova.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano a contar da data de homologação do mesmo, podendo, ainda, ser prorrogado por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados e a critério da administração.

Edital / Publicações







Concurso Fundação Casa - SP - Edital e Inscrição

Com objetivo de preencher 587 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, a Fundação CASA-SP - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, com sede na cidade de São Paulo/SP, na Rua Florêncio de Abreu, 848, lançou edital n° 01/2012 para realização de concurso público. Do total de vagas, 5% são reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

O salário varia de R$ 802,31 a R$ 3.900,56. Além disso, a Fundação oferece benefícios como: Vale Refeição no valor mensal de R$ 308,57; Vale Alimentação no valor mensal de R$ 94,14; Vale Transporte - em conformidade com a legislação; Assistência Médica - parcialmente subsidiada pela Fundação CASA-SP; Assistência Odontológica - parcialmente subsidiada pela Fundação CASA-SP; Seguro de Vida/Acidentes Pessoais, Auxílio funeral e Auxílio-Berçário, no valor mensal de até R$ 264,46 (duzentos e sessenta e quatro reais e quarenta e seis centavos) para servidoras com filhos de 3 meses até 6 anos e 11 meses de idade.

Quem tem apenas o nível fundamental pode concorrer às chances de Agente de Apoio Operacional (sexo masculino), Agente Operacional (Encanador, Pedreiro, Pintor, Serralheiro e Vidraceiro),

Quem tem o nível médio pode disputar uma vaga nos cargos de Agente de Apoio Socioeducativo (sexo masculino), Técnico de Enfermagem do Trabalho, Técnico Operacional (Eletricista Industrial), Técnico Operacional (Funileiro de Autos), Técnico Operacional (Instalador e Mantenedor de Telefonia) e Técnico Operacional (Mecânico de Autos).

No nível superior, as ofertas são para Especialista em Desenvolvimento e Gestão (Engenheiro Civil), Especialista Técnico (Médico) e Médico do Trabalho.

As inscrições deverão ser efetuadas no período das 10 horas de 24 de setembro às 16 horas de 23 de outubro de 2012, somente pela internet, no site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e de R$ 70,00 para nível superior.

A prova objetiva, para todos os cargos tem data prevista para ser aplicada, no período da tarde, em 25 de novembro de 2012, para o cargo de Agente de Apoio Socioeducativo (sexo masculino) e 27 de janeiro de 2013, para os demais cargos em concurso, sendo realizada nas cidades de Campinas, Avaré, Jacareí, Marília, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação de seus resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações






Processo seletivo Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos - SP

Foi divulgado edital N° 044/2012 de processo seletivo para contratar por tempo determinado dois Médicos, na especialidade de Clínica Médica. Os admitidos irão atuar na Gerência de Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no Estado de São Paulo.

As inscrições serão realizadas no período de 20 de setembro a 11 de outubro e de 15 a 19 de outubro de 2012, das 09h00m às 15h00m, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, 1819- Gopouva -Guarulhos -SP.

As contratações serão preenchidas com base na aludida Lei Complementar, sendo a jornada de 20 horas semanais, pelo período de até 12 meses.





Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (MG) abre vagas

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Estado de Minas Gerais, lançou edital Nº. 019/2012 de processo seletivo para Médicos. Serão contratados 3 profissionais em caráter temporário, paa atuação como Plantonistas Emergencialistas do Pronto Atendimento Municipal de São Sebastião do Paraíso. O vencimento é de até R$ 62,38 por hora em jornada de trabalho de 24 horas semanais em regime de plantão.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente entre os dias 17 e 21 de setembro de 2012, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na administração do ambulatório municipal de saúde, situado à rua Stella, 289 – Vila Santa Maria – São Sebastião do Paraíso/MG.
 
O processo seletivo será constituído de prova objetiva e de títulos.
 
A convocação para a prova objetiva será afixada no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social e no site oficial www.ssparaiso.mg.gov.br, até o dia 28 de setembro de 2012.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 30 de setembro de 2012 na administração do ambulatório Municipal (endereço: Rua Stella, 289, Vila Santa Maria).
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano.

Edital / Publicações






Humor: Lei anti-tabaco

Cientistas alemãs criam nova anestesia controlada pela luz

Pesquisa sugere que agente anestésico fotossensível também pode ser usado para o tratamento de algumas doenças oculares

Cientistas alemãs inseriram moléculas fotossensíveis ao propofol, um anestésico largamente usado em cirurgias e outras sedações e criaram uma anestesia cujo efeito pode ser controlado por meio da luz.

A pesquisa mostra que a nova anestesia fotossensível também pode ser usada para tratamento de algumas doenças oculares.

A maioria dos anestésicos opera amortecendo a atividade dos neurônios. São os chamados neurotransmissores inibitórios.

O propofol, por exemplo, interage com receptores nas membranas das células neurais que normalmente se ligam ao neurotransmissor inibitório GABA (gamma-amino butyric acid).

A ligação com o GABA abre canais de proteínas através dos quais íons negativos de cloretos fluem para a célula.

O aumento do potencial de repouso elétrico através da membrana torna o neurônio menos propenso ao disparo em resposta a um estímulo de entrada. O propofol amplia esse efeito, e isso o torna um anestésico.

Agora, Dirk Trauner e seus colegas da Universidade de Munique, na Alemanha, criaram uma versão modificada do propofol que permite que o neurotransmissor GABA seja controlado pela luz.

"Juntando um interruptor molecular ao propofol, obtivemos uma molécula sensível à luz que é um anestésico mais potente do que o propofol sozinho no escuro", explica Trauner.

Neste caso, a luz funciona desativando o efeito anestésico do composto quando ele não é mais necessário.

Em experimentos com animais, que receberam uma anestesia geral com o propofol fotossensível, todos voltaram rapidamente à atividade quando foram iluminados com luz ultravioleta.

Quando a luz foi desligada, os animais ficaram novamente imobilizados, sob efeito da anestesia.

O novo anestésico controlado pela luz também poderá ser utilizado para tratar algumas formas de cegueira, como a retinite pigmentosa, que leva à perda de visão devido à destruição progressiva das células fotorreceptoras dos olhos.

"As células interiores do olho também têm receptores de GABA nas suas superfícies e, em princípio, elas podem ser transformadas em células que respondem à luz com a ajuda do novo composto, o que nos permitiria contornar os fotorreceptores defeituosos", conclui Trauner.

Os pesquisadores agora planejam estudos adicionais para demonstrar a eficácia do novo composto no tratamento ocular.
 
 
Fonte isaude.net

Proteína que controla o apetite pode ajudar a reduzir o desejo pelo álcool

Trabalho aponta para novas possibilidades no desenvolvimento de medicamentos para tratar o alcoolismo e outros vícios

Pesquisadores do Scripps Research Institute, nos EUA, encontraram novas ligações entre uma proteína que controla o apetite e as células do cérebro envolvidas no desenvolvimento do alcoolismo.

A pesquisa aponta para novas possibilidades no desenvolvimento de medicamentos para tratar o alcoolismo e outros vícios.

O trabalho, publicado na revista Neuropsychopharmacology, centra-se na ação do peptídeo grelina, que é conhecido por estimular o apetite, sobre o núcleo central da amígdala.

A região do cérebro conhecida como o núcleo central da amígdala é essencial na transição para a dependência do álcool, isto é, uma mudança biológica entre experimentar uma sensação agradável sobre o consumo de álcool e a necessidade de consumir álcool frequentemente.

Em animais dependentes do álcool, o núcleo central da amígdala aumentou o consumo exagerado.

"Dada a importância do núcleo central da amígdala na dependência do álcool, queríamos testar os efeitos da grelina nesta região", afirma a pesquisadora Maureen Cruz.

A grelina é conhecida por estimular a alimentação através de sua ação em um receptor conhecido como GHSR1A na região hipotálamo do cérebro. No entanto, os cientistas tinham mostrado recentemente que defeitos genéticos tanto na grelina quanto no receptor GHSR1A foram associados a casos graves de alcoolismo em modelos animais.

Além disso, os pacientes alcoólatras têm níveis mais elevados do peptídeo grelina circulante no sangue em comparação com pacientes não alcoólatras. E, quanto maior os níveis de grelina, maior o desejo dos pacientes por álcool.

Agora, os investigadores demonstraram, pela primeira vez, que GHSR1A está presente em neurônios do núcleo central da amígdala no cérebro de ratos.

Usando técnicas de gravação intracelulares, a equipe mediu como a força das sinapses GABAérgicas (a área entre neurônios que transmite o neurotransmissor inibitório GABA) mudou quando a grelina foi aplicada. Eles descobriram que a grelina causou um aumento da transmissão GABAérgica nos neurônios na região central da amígdala.

Com mais testes, os cientistas determinaram que isso ocorreu devido à liberação excessiva do neurotransmissor GABA.

Em seguida, os pesquisadores bloquearam o receptor GHSR1A com um inibidor químico e notaram uma redução da transmissão de GABA. Isto revelou atividade contínua da grelina nesses neurônios.

No último conjunto de experimentos, os pesquisadores examinaram os neurônios de ratos viciados em álcool e grupos controle quando grelina e etanol foram adicionados.

Primeiro, os cientistas adicionaram grelina seguida por etanol. Isto resultou em um aumento ainda maior nas respostas GABAérgicas nestes neurônios. No entanto, quando os cientistas inverteram a ordem, adicionando etanol primeiro e depois grelina, o peptídeo não aumentou ainda mais a transmissão GABAérgica.

Segundo os pesquisadores, isto sugere que a grelina pode potenciar os efeitos do álcool no núcleo central da amígdala. "Nossos resultados apontam para ambos os mecanismos compartilhados e diferentes envolvidos nos efeitos da grelina e do etanol no núcleo central da amígdala. Talvez, se pudéssemos encontrar uma maneira de bloquear a atividade da grelina nesta região da amígdala, poderíamos diminuir ou até mesmo desligar o desejo sentido pelos dependentes de álcool", conclui a pesquisadora Marisa Roberto.

Fonte isaude.net

Pesquisa contesta diagnóstico atual das condições auditivas de idosos

Trabalho propõe que testes de avaliação comportamental sejam incluídos na bateria de exames realizada rotineiramente

Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) revela que os testes atuais de avaliação da audição de idosos não é suficiente para diagnosticar todas as possíveis alterações auditivas por que eles passam. O trabalho propõe que testes de avaliação comportamental sejam incluídos na bateria de exames realizada rotineiramente.

A fonoaudióloga Tatiane Eisencraft Zalcman explica que " de fato, às vezes, os pacientes escutam bem, mas muitas vezes não conseguem identificar o que escutam. Essa falha na compreensão gera uma série de dificuldades, piorando a qualidade de vida desses idosos."

Dentre essas dificuldades estão, por exemplo, problemas para se concentrar em ouvir uma história enquanto há ruídos no ambiente, problemas para compreender certas palavras quando elas não são ditas de maneira bastante clara ou a demora para identificar sons e reagir a eles.

" O que nos surpreendeu foi a alta incidência de pessoas com problemas dentro do grupo normal. Isso mostra que os exames realizados atualmente podem não estar conseguindo identificá-los de uma maneira completa" , diz Tatiane. Ela ainda afirma que esses problemas interferem diretamente na qualidade de vida do idoso. " Muitas vezes ele se isola em uma discussão, porque ele não consegue distinguir as falas, já que elas estão sendo ditas ao mesmo tempo. Isso pode causar isolamento e depressão" .

Um teste que se destacou pela quantidade de alterações - em quase todos os pacientes - foi o teste de processamento temporal, que avalia o tempo de resposta à um estímulo ou informação.

Essas alterações podem ser trabalhadas e consequentemente revertidas por meio de treinamento auditivo em cabine acústica. Há tarefas específicas para cada uma das habilidades que se encontram alteradas, como por exemplo, expor o idoso a diferentes tipos de ruídos, em diferentes intensidades. As dificuldades vão aumentando conforme o idoso apresenta melhora.

Exame rotineiro
O exame rotineiro na avaliação da audição do idoso é a audiometria, que analisa a audição periférica. " Isso não é suficiente, mas os profissionais não estão habituados a solicitar a avaliação do processamento auditivo central. A prática mais comum ainda é indicar, quando necessário, a colocação de uma prótese."

" O que pretendemos com este estudo é alertar sobre a necessidade da inclusão dos exames que avaliam o processamento auditivo central, para que essa população possa ser diagnosticada e tratada de forma adequada, melhorando assim a sua qualidade de vida e autoestima" , diz Tatiane, que foi orientada pela professora Eliane Schochat, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.

Todos as pessoas diagnosticadas com comprometimentos cognitivos leves foram encaminhados pelo serviço de Geriatria da FMUSP. A pesquisa foi realizada junto ao departamento de Fisitoterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Com informações da USP

Fonte isaude.net

Dificuldade para acordar cedo não é somente questão de preguiça

Pesquisadores de SP apontam para combinação de fatores genéticos e ambientais, entre eles a posição geográfica em que se vive

Estudos realizados no Instituto do Sono, em São Paulo, mostram que a dificuldade para acordar cedo que algumas pessoas apresentam pode não ser simplesmente uma questão de preguiça, mas resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, entre eles a posição geográfica em que se vive.

" Pessoas que moram perto da linha do Equador têm maior tendência à matutinidade, ou seja, preferência por acordar e dormir cedo. À medida que nos aproximamos dos polos, os indivíduos vão se tornando mais vespertinos" , informa Mario Pedrazzoli, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). A hipótese de que a latitude seria um dos elementos reguladores do ciclo de sono e vigília foi levantada em 2005, contou Pedrazzoli. A equipe havia acabado de publicar na revista Sleep resultados de uma pesquisa financiada pela FAPESP que mostrava associação entre uma determinada variação no gene PER3 e a síndrome da fase atrasada do sono.

" Pessoas com esse distúrbio sentem sono muito mais tarde do que a média da população, por volta de quatro ou cinco horas da madrugada. Isso pode ser um problema para quem precisa acordar cedo" , disse Pedrazzoli.

Com base em estudos amostrais, os pesquisadores calcularam que a variação alélica em homozigose no gene PER3 associada ao distúrbio de sono está presente em cerca de 10% dos indivíduos, mas apenas uma parcela pequena desse grupo desenvolve a síndrome.

" Isso sugere que parte do problema é resultante da genética e parte, do ambiente. Surgiu então a suspeita de que a posição geográfica em que a pessoa vive pudesse influenciar na regulação do sono" , disse Pedrazzoli.

Testes
Os pesquisadores entrevistaram 16 mil pessoas de todos os estados brasileiros por meio de um questionário que ficou disponível na internet entre 2005 e 2007. Dados mostraram que, embora o sol nasça praticamente no mesmo horário em Natal e em Porto Alegre durante o verão, o por do sol acontece mais tarde no Sul do país, estimulando os moradores da região a ficarem acordados mais tempo.

Já no inverno, o sol se põe praticamente no mesmo horário no Norte e no Sul, mas nasce mais cedo em Natal do que em Porto Alegre, estimulando os potiguares a acordar e a dormir mais cedo do que os gaúchos.

Medicina preventiva
" Agora estamos trabalhando com animais transgênicos. A ideia é inserir esse pedaço do gene que só existe em primatas nos camundongos e mimetizar em laboratório a variação de dias curtos e longos para entender melhor a interação entre o PER3 e o comportamento de sono" , contou Pedrazzoli.

Esse conhecimento, avaliou, poderá se útil na medicina preventiva. " Se conseguirmos identificar um genótipo mais propenso a sofrer distúrbios do sono, o médico poderá orientar essa pessoa a mudar hábitos ou evitar atividades que possam favorecer a doença, como trabalhar à noite, por exemplo" , disse.

Com informações da Fapesp

Fonte isaude.net

Tipos distintos de medo percorrem caminhos diferentes no cérebro

Estudo brasileiro, destaque na Nature, pode levar a compreensão sobre problemas como síndrome do pânico e estresse pós-traumático

Estudos realizados por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos mostram que, ao contrário do que se pensava anteriormente, tipos distintos de medo - como o medo de estímulos dolorosos, o medo de predadores naturais e o medo de membros agressivos da mesma espécie - são processados em circuitos neurais independentes entre si, percorrendo caminhos diferentes no cérebro. Os experimentos ganharam destaque na capa da revista Nature Reviews Neuroscience de setembro.

Além de distinguir as vias neurais de processamento dos " medos instintivos" e de diferentes tipos de " medos aprendidos" -, os pesquisadores também descobriram que esses mecanismos podem se reproduzir também em seres humanos. Com isso, os estudos poderão contribuir para uma melhor compreensão sobre problemas como síndrome do pânico e estresse pós-traumático.

" Um dos pontos importantes destacados no artigo foi a descoberta de que, em roedores, o circuito relacionado ao medo causado por ameaça de um predador natural pode ser o mesmo circuito acionado em seres humanos quando eles enfrentam ameaças à própria vida", informa o coordenador do estudo Newton Canteras. Pesquisas realizadas em ratos no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) se basearam na indução nos animais de estímulos de " medos instintivos" , que se caracterizam como um mecanismo de sobrevivência, e de " medos aprendidos" , que são culturais e adquiridos ao longo da vida.

De acordo com Canteras, quando o tema começou a ser estudado por seu grupo, por volta de 1995, predominava na comunidade científica uma teoria unitária de organização das respostas de medo no sistema nervoso.

Segundo ele, as descobertas foram consideradas importantes porque uma série de patologias humanas derivam do medo - como a ansiedade, a síndrome do pânico e o estresse pós-traumático. "Esse achado poderá nos ajudar a entender situações como o estresse pós-traumático" , disse.
 
Com informações da Fapesp
 
 
 
Fonte isaude.net

Cientistas encontram ligação genética entre catarata e doença de Alzheimer

Estudo fornece evidências que sugerem que as doenças, ambas associadas com o envelhecimento, podem partilhar causas em comum

Pesquisadores da Universidade de Boston, nos EUA, identificaram um gene que liga a catarata relacionada à idade com a doença de Alzheimer.

Os resultados contribuem para o crescente corpo de evidências que sugerem que as duas doenças, associadas com o envelhecimento, podem partilhar causas em comum.

Gyungah Jun e seus colegas avaliaram exames de ressonância magnética do cérebro 10 anos depois que os participantes realizaram um exame de vista e concluíram que houve uma correlação significativa entre uma medida quantitativa da catarata e medidas de degeneração cerebral relacionadas ao Alzheimer.

Os resultados também mostraram outra relação nos mesmos indivíduos, entre a formação de catarata e um pior desempenho em vários testes cognitivos administrados no momento do exame de ressonância magnética, que apoiam a associação.

Como essa ligação não varia por idade ou sexo, os pesquisadores realizaram um estudo de associação do genoma olhando para quase 190 mil polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs), ou variações da sequência do DNA.

Eles descobriram então três SNPs no gene que codifica d-catenina. Esta proteína é um componente fundamental na adesão celular e formação de estruturas celulares. Anteriormente, d-catenina também foi implicada no desenvolvimento do cérebro e do olho, mas não diretamente em cataratas ou na doença de Alzheimer.

Para estabelecer uma ligação mais direta da d-catenina com a doença de Alzheimer, os pesquisadores injetaram d-catenina mutantes em células neuronais e observaram um aumento significativo na forma tóxica da proteína beta-amiloide, que forma os agregados nos cérebros com Alzheimer e parece ser essencial para o desenvolvimento do distúrbio.

Além disso, os investigadores encontraram depósitos maiores de d-catenina em tecidos da lente obtidos de autópsias confirmadas de casos de Alzheimer, mas não em indivíduos que não tinham a doença neurológica.

"Ainda há muito trabalho a ser feito. Este estudo dá esperança de que estamos nos movendo em direção a um diagnóstico precoce e novos alvos para tratamento desta doença debilitante", concluem os autores.

Fonte isaude.net

Risco de câncer de mama adquirido na gravidez pode passar para próximas gerações

Ratas grávidas que ingeriram estrogênio sintético ou gordura produziram filhas, netas e bisnetas com maior risco para a doença

A exposição a produtos químicos ou alimentos que elevam os níveis de estrogênio durante a gravidez pode aumentar o risco da doença nas filhas, netas e até bisnetas, de acordo com cientistas da Virginia Tech, nos EUA.

A pesquisa revela que ratas grávidas que receberam dieta com estrogênio sintético ou com gordura produziram gerações seguintes de filhas que parecem ser saudáveis, mas que possuem um risco maior que o normal para o câncer de mama.

Apesar de os resultados ainda não terem sido validados em seres humanos, o estudo mostra que os danos ambientais podem ser passadas de uma geração para a outra não através de mutações genéticas, mas por meio de alterações "epigenéticas" que influenciam a forma como a informação genômica é decodificada.

"Mostramos pela primeira vez que alterações no DNA causadas pela dieta são hereditárias e transgeracionais. Também identificamos locais chaves de alteração que podem estar envolvidos ou ser responsáveis pelo aumento do risco de câncer de mama, e que podem servir como biomarcadores para novas estratégias de prevenção da doença", afirma o líder da pesquisa Yue "Joseph" Wang.

Dois terços dos cânceres de mama que ocorrem em famílias não têm causa genética conhecida, de acordo com os pesquisadores.

O estudo sugere que a doença pode ocorrer devido à herança da ingestão materna de dietas ricas em gordura e exposição ao excesso de estrogênio durante a gravidez.

"O próximo passo será estudar o momento da intervenção e os impactos das alterações no DNA que ocorrem no início, meio ou no final da gravidez. A notícia promissora é que intervenções farmacológicas podem ser capazes de reverter a exposição prejudicial", conclui Wang.

Fonte isaude.net