Objetivo do plano de marketing converge para a finalidade de criar o ambiente adequado para o melhor atendimento do seu paciente, ou seja, desenvolver condições ideias para a relação médico-paciente
Primeiro de tudo: o que é um plano de marketing?
Um plano de marketing é um plano que prevê uma série de ações com o objetivo de atingir metas e objetivos de uma empresa.
No caso da saúde, o objetivo do plano de marketing converge para a finalidade de criar o ambiente adequado para o melhor atendimento do seu paciente, ou seja, desenvolver as condições ideias para a que a relação médico-paciente aconteça de maneira eficaz.
Dividindo o plano de marketing em três etapas principais temos:
1. Busca de informações – é a anamnese do seu plano.
2. Análise das informações – é o diagnóstico.
3. Planificação das ações e previsão de resultados – é o plano de tratamento.
1a etapa – Anamnese
Nessa etapa você fará a:
Análise externa. Aqui você investigará tudo aquilo que afeta a prática da sua profissão e as atividades do seu consultório, clínica ou hospital. Inclui:
- As regulamentações políticas, situação macroeconômica da sua região, e todos os fatores que podem impactar de alguma maneira na sua prática,
- O seu mercado, ou seja, qual é a demanda pelos serviços que você oferece na sua região,
- O perfil dos potenciais pacientes (faixa etária, de renda, sexo, entre outros), e
- Seus concorrentes – quem são e como atuam.
Análise interna. Nesse ponto, você deverá investigar e identificar:
- O perfil, gostos e necessidades do seu paciente em comparação com o mercado e os pacientes da concorrência,
- Como os processos da sua instituição são executados,
- Sua quota no mercado, ou seja, volume de receita financeira da sua instituição e o quanto isso representa dentro do mercado,
- Seus custos e rentabilidade,
- O quão notória é sua imagem,
- Recursos que sua instituição possui, e
- Como trabalha a sua equipe.
2a etapa – Diagnóstico
Analisar as informações coletadas na etapa 1 e as sintetizar em uma matriz que na administração se chama “Análise SWOT”, ou seja, analisar quais são as ameaças e oportunidades do mercado (se relaciona com a análise externa) e quais são as forças e fraquezas da sua instituição (essa se relaciona com a interna). Veja:
3a etapa – Plano de tratamento
A última etapa para finalizar o plano de marketing é o Plano de Tratamento. Uma vez estudados e sintetizados os fatores internos e externos, chega a hora de definir:
- Seus objetivos e metas, à maneira S.M.A.R.T (vem do inglês, representando características dos seus objetivos e metas, que devem ser: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes, dentro de um tempo definido),
- Qual será seu posicionamento no mercado,
- Seu orçamento para o plano de marketing,
- Sua política de serviços, preço, distribuição e comunicação,
- O Plano de Ação para tornar seus objetivos e metas realidade.
Agora, resta colocar o plano em ação, monitorá-lo e revisá-lo periodicamente.
Bom trabalho!
*Este artigo foi desenvolvido por Bruna Baumgarten Rezende, consultora da E-saúde (www.portalesaude.com.br)
Fonte SaudeWeb
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