Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Veja quais alimentos aceleram o envelhecimento da pele

Alimentos ricos e gorduras e açúcar aumentam produção de radicais livres

Batata frita, churrasco, açúcar e refrigerante são alguns dos maiores inimigos para a jovialidade da pele. De acordo com a dermatologista Vanessa Penteado, alguns alimentos que costumamos comer no dia a dia podem auxiliar no ganho de peso e também proporcionar o envelhecimento cutâneo.

— Alguns alimentos provocam o excesso de produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular, fazendo com que na pele surjam manchas, asperezas, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce — explica a médica.

A pele, ao longo dos anos pode sofrer perda de elasticidade, luminosidade, flacidez e provocar o surgimento das marcas de expressões, além de outros fatores. Poluição ambiental, tabagismo, agrotóxicos e o estresse, conforme a especialista, aumentam a produção de radicais livres e, consequentemente, aceleram o envelhecimento.

— A única maneira de proteger o organismo desses radicais é a ingestão de alimentos com funcionais antioxidantes. Eles possuem substâncias neutralizadoras que são responsáveis pela inibição e redução da danificação provocada no nível celular — ressalta a dermatologista.

Investir em soluções que podem atrasar os sinais de envelhecimento da pele passou a ser uma alternativa de muitas mulheres entre os 35 a 40 anos, justamente a idade em que as rugas resolvem aparecer. Uma alimentação regrada pode retardar o envelhecimento, além de proporcionar diversos benefícios à saúde.

Preste atenção nos perigos de alguns alimentos:

Carne Vermelha
Coração de galinha, picanha e cupim produzem o excesso de gordura que proporcionam o aumento do colesterol e também é considerado um dos vilões do coração e das células. O ideal é consumir 7% das gorduras saturadas.

Frios
Salame, mortadela e presunto são ricos em gorduras saturadas e contêm nitratos que inflamam as células que favorecem ao envelhecimento precoce. Reduza o consumo desses frios.

Frituras
Batata frita e outras frituras atacam as células corporais devido ao excesso de gordura nociva. Não importa o quanto deliciosas elas são, é melhor evitar.

Doces
Sabe aqueles doces recheados de creme à base de ovos, leite e gordura saturada? São perigosíssimos, eles contém excesso de açúcar, que liberam radicais livres no organismo acelerando o envelhecimento da pele. É bom maneirar na ingestão de doces, bolachas recheadas e pão francês.

Congelados
Apesar da praticidade dos alimentos congelados, eles oferecem um grande perigo para quem deseja cuidar da pele. Os níveis elevados de fosfato encontrados nesses alimentos aceleraram os sinais de envelhecimento. Entre outros problemas relacionados aos congelados, está o aumento da severidade de complicações relacionadas com a idade, doença renal crônica e calcificação cardiovascular.

Açúcar
O açúcar faz uma ligação das moléculas com as proteínas no organismo, conhecido como glicação, é um processo natural que provoca na pele o efeito de perda da elasticidade e firmeza da derme, causando flacidez e favorecendo o envelhecimento. Além do, surgimento de marcas de expressão como as rugas. A única solução é diminuir o consumo do açúcar e acrescentar mais vegetais, que são ricos em antioxidantes.

Desequilíbrio alimentar
O ideal é manter uma alimentação rica em vegetais, frutas, cereais, hortaliças e leguminosas. Se você conseguir colocar na balança todos esses alimentos e consumir doses diárias de cada um deles será possível conservar a pele. Insira em suas refeições alimentos em vitamina C e E como: laranja, limão, nozes, cenoura, fígado, brócolis, melão, acerola e tomate.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário