Objetivo da ação, que já atingiu quatro municípios, é zerar filas para procedimentos e cirurgias marcadas
Até o final deste ano, 2.555 cidades brasileiras serão beneficiadas com mutirões de cirurgias eletivas – aquelas marcadas, feitas sem caráter de urgência.
Entram na lista de procedimentos contemplados as cirurgias de retirada de catarata, tratamento de varizes, além de pequenas cirurgias urológicas (do aparelho genital e urinário) e de otorrinolaringologia (ouvidos, nariz e garganta).
Os mutirões serão realizados em municípios em que 10% ou mais da população vive em situação de extrema pobreza – o governo federal estipula como extremamente pobres famílias com renda per capita de até R$ 70.
No final de agosto, quatro municípios – Serrinha (BA), Montes Claros (MG), Pombal (PB) e Rio Branco (AC) – receberam o mutirão de cirurgias de catarata. Durante a ação, os pacientes foram submetidos a triagem, avaliação de exames e em seguida ao procedimento cirúrgico.
Os recursos para estas ações, um total estimado em R$ 600 milhões, virão do governo federal e serão repassados aos estados e municípios até o final deste ano. A expectativa do Ministério da Saúde é aumentar anualmente o número de cirurgias de catarata feitas pelo SUS e chegar a 700 mil ao ano. Em 2011 foram mais de 426 mil. Até junho deste ano, já foram realizados 216 mil procedimentos como este na rede pública.
Fonte iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário