Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Crença em Deus aumenta eficácia de tratamentos para doenças psiquiátricas

Fé foi associada não só com melhora do bem-estar psicológico, mas redução da depressão e da intenção de automutilação
 
A crença em Deus pode melhorar significativamente o resultado de indivíduos em tratamento para doenças psiquiátricas, de acordo com estudo realizado por pesquisadores do Hospital McLean, afiliado da Universidade de Harvard, nos EUA.
 
A equipe, liderada por David H. Rosmarin, analisou indivíduos em um esforço para investigar a relação entre o nível de crença em Deus dos pacientes, as expectativas para o tratamento e os resultados reais de tratamento.
 
"Nosso trabalho sugere que as pessoas com um nível moderado a alto de crença em um poder superior se saem significativamente melhor em tratamentos psiquiátricos a curto prazo do que aqueles sem crença, independentemente da filiação religiosa. Crença foi associada não só com melhora do bem-estar psicológico, mas redução da depressão e da intenção de automutilação", explica Rosmarin.
 
O estudo analisou 159 pacientes, recrutados durante um período de um ano. Cada participante foi convidado a avaliar sua crença em Deus, bem como suas expectativas para o resultado do tratamento e regulação da emoção, cada um em uma escala de cinco pontos. Os níveis de depressão, bem-estar e automutilação foram avaliados no início e no final do programa de tratamento.
 
Dos pacientes da amostra, mais de 30% afirmaram nenhuma afiliação religiosa específica e ainda assim tiveram os mesmos benefícios do tratamento se a crença em um poder superior foi classificada como moderadamente ou muito alta. Pacientes com nenhuma ou crença leve em Deus foram duas vezes mais propensos a não responder ao tratamento em comparação com pacientes com níveis mais elevados de crença.
 
O estudo concluiu que a crença em Deus está associada com melhores resultados do tratamento em cuidados psiquiátricos. "Nossos resultados sugerem que a crença na credibilidade do tratamento psiquiátrico e aumenta nas expectativas do tratamento podem ser mecanismos pelos quais a crença em Deus afeta os resultados do tratamento", afirma Rosmarin.
 
Segundo os pesquisadores, estes resultados são importantes na medida em que destacam as implicações clínicas da vida espiritual. "Esperamos que este trabalho possa levar a estudos maiores a fim de ajudar tantas pessoas quanto possível", conclui o pesquisador.
 
Fonte isaude.net

Estudo inédito compara estado nutricional de paulistanos e cariocas

O objetivo do projeto é verificar as diferenças de peso e consequente risco de doenças entre os moradores das duas capitais
 
Um estudo inédito irá comparar o estado nutricional de paulistanos e cariocas. O objetivo do projeto é verificar as diferenças de peso e consequente risco de doenças (diabetes e doenças cardiovasculares) entre os moradores das duas capitais.O levantamento será feito com base em mega-mutirões gratuitos de avaliação e orientação nutricional promovidos nas duas cidades.

A ação de São Paulo ocorreu em 5 de abril, no Patio do Colégio, centro da cidade. No Rio, o mutirão ocorre neste sábado (27), das 10h às 15h, no Complexo do Alemão, marcando o lançamento do Programa Meu Prato Saudável no estado. O programa foi desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto do Coração (InCor) e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Nutricionistas e monitores estarão de plantão neste sábado no Teleférico Palmeiras do Alemão para realizar orientação nutricional, com exames de IMC (Índice de Massa Corpórea), circunferência abdominal e de bioimpedância - teste que diferencia a massa gorda e a massa magra do corpo.

O evento contará com a distribuição gratuita de materiais educativos que orientam a população sobre o quê e o quanto colocar em seu prato, em todas as refeições do dia, com alimentos que todos já estão habituados. Com a metodologia criada pelo " Meu Prato e Meu Pratinho saudável" , crianças e adultos terão a oportunidade de participar de dinâmicas de montagem de prato com alimentos em resina e jogos educativos em tablet.

" O objetivo do programa é conscientizar a população de que, para perder ou manter o peso, basta saber o que e o quanto colocar no prato, desde o café da manhã até os lanches dos intervalos" , afirma a médica Elisabete F. Almeida, diretora-executiva do programa " Meu Prato Saudável" . Ela também afirma que grande parte da população brasileira, com IMC dentro dos limites normais, apresenta alto risco para diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares e não sabem. Por isto, as ações do " Meu Prato saudável" contam com a medição da cintura abdominal e a avaliação da quantidade de gordura corporal, além do cálculo do IMC, para determinar o risco de cada pessoa.
 
Fonte isaude.net

Pesquisa com 5 mil profissionais de saúde comprova insatisfação com planos

De acordo com médicos, cirurgiões-dentistas e fisioterapeutas integrantes, o cenário tem graves reflexos para os pacientes
 
Pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com 22 especialidades médicas (lista abaixo), com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e a Federação Nacional de Associações de Prestadores de Serviço de Fisioterapia, revela alto grau de insatisfação dos prestadores de serviço das três áreas com os planos de saúde.

"Isso ocorre principalmente em virtude de abusos, como pressões para reduzir solicitações de exames essenciais, dificuldades para receber pelos serviços prestados (glosas), restrição a procedimentos de alta complexidade, defasagem dos honorários e interferência nos prazos de internação, entre outros nocivos à correta prática e à assistência segura aos pacientes," afirmam os responsáveis pela pesquisa.

A pesquisa, que também tem apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, dos Sindicatos dos Médicos, da Academia de Medicina de São Paulo e da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, foi realizada entre os dias 3 e 14 de abril, com cerca de 5 mil prestadores das três profissões. Seu objetivo é conhecer a opinião de médicos especialistas, cirurgiões-dentistas e fisioterapeutas sobre a relação com os planos e seguros saúde.

Hoje, 80% dos médicos, 88% dos cirurgiões-dentistas e 87% dos fisioterapeutas afirmam que já se descredenciaram ou pretendem se descredenciar de planos de saúde.

De acordo com resultados do levantamento, quando solicitados a fazer uma avaliação geral dos planos, somente 6% dos médicos deram índices ótimo (2%) e bom (4%). No caso dos cirurgiões-dentistas, houve 1% para ótimo e 2% para bom. Já entre os fisioterapeutas, nenhum dos pesquisados avaliou a assistência na saúde suplementar como ótima ou boa.

O item remuneração registra a insatisfação de 98% dos médicos, 97% dos cirurgiões-dentistas e 98% dos fisioterapeutas." Essas e outras distorções referentes à inexistência de cláusulas contratuais com critério e periodicidade de reajuste levaram ao aumento da carga de trabalho: médicos (83%), cirurgiões-dentistas (80%) e fisioterapeutas (87%)," afirma a pesquisa

De acordo com os resultados apresentados, a desvalorização dos prestadores de serviço tem graves reflexos no atendimento aos pacientes. Um exemplo: médicos (61%), dentistas (70%) e fisioterapeutas (58%) confirmam que reduziram o número de procedimentos ou cirurgias em virtude da má remuneração. Ainda segundo os profissionais das três áreas, um grande número de pacientes de planos de saúde tem recorrido ao SUS e ao atendimento privado em função de obstáculos colocados pelas empresas.

 
Práticas que interferem na assistência
Sobre práticas comuns que interferem na assistência, as três primeiras apontadas pelos fisioterapeutas foram: glosas indevidas e/ou lineares (89%); restrição ao número de atendimentos fisioterapêuticos em ambulatório (87%); realizar substituição de códigos de procedimentos, sempre para valores menores (87%).

Os cirurgiões-dentistas apontam a exigência de raio-X inicial e final (84%); a não autorização de procedimentos (71%); e as glosas imotivadas (67%).

Os médicos, por sua vez, indicam, nos três primeiros lugares de ações abusivas, a não autorização de procedimentos ou medidas terapêuticas (77%); a restrição a procedimentos de alta complexidade (69%); e ações para dificultar atos e diagnósticos terapêuticos mediante a designação de auditores (69%). Outro ponto bastante citado foi a interferência no tempo de internação dos pacientes (42%).
 
Fonte isaude.net

26 de Abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Seis estratégias para prevenir e controlar a síndrome metabólica

Colesterol alto, hipertensão e obesidade são alguns dos fatores de risco
 
Em meio à epidemia de obesidade, cresce também o número de casos de pessoas com síndrome metabólica, doença silenciosa que prejudica diversas áreas importantes do nosso corpo. O problema começa quando a insulina - produzida pelo pâncreas e que tem a função de colocar a glicose para dentro da célula - passa a ter dificuldade para executar esta ação. Quando isso acontece, diversos desequilíbrios químicos começam a afetar o organismo e, com o passar do tempo, haverá aumento progressivo de peso (Descubra seu peso ideal) , além da influência de outros fatores que podem levar ao surgimento de diversas patologias, inclusive o diabetes.
 
Segundo o Ministério da Saúde, existem hoje 12 milhões de pessoas portadoras de diabetes e grande parte delas a caminho do desenvolvimento da síndrome metabólica. A má notícia é que um dos principais motivos e grande fator de risco para a doença é a obesidade, que cresce a olhos vistos, principalmente entre crianças e adolescentes. A explicação para esse aumento está relacionada aos maus hábitos de vida cultivados atualmente.
 
Como saber se tenho síndrome metabólica?
O avanço desta condição metabólica é gradual e muitas vezes seus sintomas passam desapercebidos, o que significa que essa disfunção pode avançar por anos sem ser detectada e tratada. A síndrome metabólica é considerada progressiva e os que tiverem os fatores de risco, como colesterol alto e hipertensão, devem corrigir os maus hábitos e monitorar melhor sua saúde e seu peso.
 
O diagnóstico deve levar em contas características clínicas, como obesidade e pressão alta, e os exames laboratoriais, que são indispensáveis na avaliação dos fatores de risco. Dois ou três fatores associados no mesmo indivíduo já caracterizam a existência da síndrome e com isso já é possível fazer o diagnóstico. Se você se classifica como um bom candidato para desenvolver resistência à insulina, aqui vão algumas dicas para prevenir e controlar esse processo que pode desencadear a síndrome metabólica:
 
Estratégia 1: reeduque sua alimentação
O plano alimentar é parte fundamental do tratamento, o que significa que você terá que reeducar sua alimentação, priorizando integrais, frutas, verduras, legumes e opções de baixo índice glicêmico.
 
Também é importante diminuir o consumo de refinados, doces, gorduras, embutidos e processados.
 
Um plano alimentar feito individualmente para você, seguindo uma estratégia de tratamento dentro das suas reais necessidades e carências nutricionais o ajudará a regular melhor seu metabolismo e evitará que se alimente de forma errada e tenha picos de fome. As necessidades nutricionais de cada indivíduo devem ser respeitadas, assim como o estilo de vida.
 
Estratégia 2: invista em hábitos de vida saudáveis
Aquela sua barriguinha saliente é um perigo à saúde. A gordura que se deposita na barriga provoca modificações em seu metabolismo e atrapalham a ação da insulina. Homens não devem ultrapassar 102 cm de barriga e as mulheres devem ficar abaixo dos 88 cm. Orientais, por sua vez, tem uma restrição ainda maior, podendo alcançar apenas 80 cm de cintura.
 
Estratégia 3: mexa-se
O sedentarismo é um grande fator de risco no desenvolvimento da síndrome metabólica, portanto escolha uma atividade prazerosa e que, de preferência, ajude no controle do estresse e melhore a qualidade do sono.
 
Estratégia 4: coma a cada três horas
O processo digestivo demora cerca de três horas a ser feito. A partir deste momento, o organismo passa a funcionar como se estivesse em jejum, ou seja, ele desacelera para economizar energia. Por isso, não passe mais do que três horas sem comer para manter seu metabolismo sempre ativo.
 
Estratégia 5: hidrate-se
Um organismo com o grau correto de hidratação trabalha com eficiência superior ao desidratado. Assim, não vale usar a principal desculpa de quem está acima do peso e tomar diuréticos sem a correta orientação do seu médico.
 
Estratégia 6: não tenha pressa para emagrecer
Ao emagrecer e engordar diversas vezes (efeito sanfona) em um curto espaço de tempo, o metabolismo acaba sofrendo modificações e ficando cada vez mais lento e com maior dificuldade para emagrecer. Por isso, faça um plano alimentar e de exercícios para emagrecer corretamente e não correr o risco de ganhar novamente os quilos perdidos. Esqueça aquela dieta milagrosa que sua amiga está fazendo e que a fez secar!
 
Fonte Minha Vida

Menos de 20% dos brasileiros hipertensos mantém tratamento de controle

Reduzir o sal e praticar exercícios é apenas o começo para controlar a pressão alta
 
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado em 26 de abril, reforça que essa é uma doença grave, com consequências alarmantes. Responsável por 9,4 milhões de milhões de mortes no mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial atinge 22,7% da população brasileira, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Além disso, a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos casos de acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal no país.

Com objetivo de alertar a sociedade para o cuidado com a pressão alta, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), com o apoio do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Nefrologia, faz anualmente um alerta à população sobre a importância da medição da pressão arterial, prevenção e a manutenção do tratamento. "Nós queremos mostrar qual é a influência direta da pressão arterial na vida de uma pessoa e o que ela ganha medindo a pressão regularmente e adotando hábitos de vida saudáveis", explica o presidente da entidade, o cardiologista Roberto Franco.

A Campanha 2013 terá como tema "Benefícios de ser Menos Pressão". Por se tratar de uma doença silenciosa, a hipertensão muitas vezes encontra problemas desde o diagnóstico da doença até a aderência ao tratamento pelo paciente. A ideia da nova campanha é mostrar quais são os benefícios práticos de se prevenir e controlar a pressão arterial. "Esse é um dos grandes problemas da hipertensão, por ser uma doença assintomática, os pacientes por diferentes motivos tendem a abandonar o tratamento, tanto a modificação dos hábitos de vida quanto a tomada da medicação propriamente dita", explica a nefrologista Frida Plavnik, diretora científica da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Pouca aderência ao tratamento
Segundo dados da SBH, menos de 20% dos brasileiros hipertensos mantém aderência ao tratamento ao longo dos anos. Com base nisso, a organização irá lançar uma pesquisa nacional junto à classe médica e aos pacientes para identificar quais são as razões que os levam ao abandono do tratamento. "Essa pesquisa é extremamente importante, pois a partir dela identificaremos as razões desse comportamento dos brasileiros", explica Frida. "Com isso, conseguiremos trabalhar direto no foco do problema, por meio de campanhas educativas e contínuas, tanto com médicos quanto com a população em geral." A pesquisa será realizada em conjunto com a Sociedade Argentina de Hipertensão e dará um panorama do problema em dois países da América do Sul.

Jovens e idosos
As estimativas da SBH apontam que a doença atinge 59,7% das pessoas na terceira idade e 6% das crianças e jovens brasileiros. Médicos do Instituto do Coração (Incor) alertam que, sem diagnóstico precoce, a população jovem corre o risco de no futuro fazer aumentar uma estatística que já é alarmante. Pensando nisso, o Incor fará Campanha de Prevenção da Hipertensão com diagnóstico da doença em pais e seus filhos maiores de 14 anos, seguida de orientação de como se alimentar de forma saudável e dicas simples para combater o sedentarismo no dia a dia. Os médicos do Incor estarão disponíveis nesta sexta-feira (26) para dar orientações à população, das 9h às 17h, na unidade da Av. Dr. Eneas Carvalho de Aguiar, 44, em São Paulo. O telefone para mais informações é o (11) 3069-5000.

Siga 30 passos e fique longe da hipertensão
A nefrologista Kátia Ortega, da Sociedade Brasileira de Hipertensão, afirma que a obesidade e o sedentarismo são os principais fatores de riscos para a doença. "No entanto, existem diversas hábitos e condições de saúde que podem contribuir para o quadro", diz. O cuidado para prevenção e controle da doença é diário.
 
Confira abaixo a estratégia numa lista de 30 dicas para combater a doença: 
 
mulher medindo a pressão - Foto Getty ImagesVerifique a sua pressão
A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que mesmo quem não sofre de hipertensão precisa ficar atento e aferir (medir) a pressão ao menos uma vez por ano, ajudando na prevenção e tratamento da doença. O ideal é que a pressão arterial esteja abaixo de 120x80, sendo mais do que isso considerado de risco. Sua pressão arterial é saudável?
 
Pai, filho e neto - Foto Getty ImagesObserve seu histórico Familiar
Segundo o estudo realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mais de 80% das pessoas com hipertensão possuem histórico familiar da doença. "Verificar a incidência da hipertensão e outros membros da família pode ajudar a pessoa a manter os bons hábitos desde cedo, se prevenindo contra uma doença que muitas vezes não apresenta qualquer sintoma", afirma o cardiologista Ivan Clordovil, do Instituto Nacional de Cardiologia.
 
homem medindo a cintura com uma fita métrica - Foto Getty ImagesDe olho na cintura!
Controlar o peso é o primeiro passo para prevenir e tratar a hipertensão. Além disso, pessoas com uma circunferência abdominal acima do recomendado usualmente apresentam resistência à insulina. "Para o organismo manter os níveis de glicose no sangue normais, é necessário um excesso de produção de insulina, contribuindo para elevar a pressão arterial", afirma o cardiologista Willian. De acordo com o médico, a circunferência máxima admitida como normal para mulheres é 88 centímetros e para homens 102 centímetros.  
 
saleiro aberto virado na mesa - Foto Getty ImagesReduza o consumo de sal pela metade
Segundo o cardiologista Ivan Cordovil, do Instituto Nacional de Cardiologia, o brasileiro come aproximadamente o dobro do que deveria de sal, alimento que é principal fonte de sódio, um dos vilões da pressão alta. "Alguns alimentos já tem quantidades de sal, por conta disso a recomendação é acrescentar apenas três gramas de sal às nossas refeições por dia", diz.

O cardiologista Ivan explica que uma colher rasa de café tem aproximadamente um grama de sal, podendo ser usada como medida - duas colheres no almoço e uma no jantar, por exemplo. "O uso excessivo de sal levará a um aumento do sódio na pressão sanguínea, que vai reter o liquido presente sangue, aumentando a produção de liquido pelo organismo e consequentemente elevando a pressão arterial", explica Ivan Cordovil. Para reduzir o consumo de sal, opte por temperos naturais nas refeições como ervas e azeite de oliva.
 
casal caminhando - Foto Getty ImagesPratique exercícios físicos
A atividade física é essencial para o controle da pressão arterial. "Praticar uma hora de exercício cinco dias por semana já é capaz de reduzir peso e baixar a pressão arterial sistólica - é a pressão máxima do ciclo cardíaco, e ocorre quando o coração bombeia o sangue para o corpo", explica o membro do Instituto Nacional de Cardiologia Ivan Cordovil. Ele conta que a prática de atividade física libera substâncias vaso dilatadoras, que auxiliam no controle da pressão. "Podem ser exercícios aeróbicos, musculação, qualquer atividade que tire o indivíduo do sedentarismo e respeite seus limites, de acordo com a idade e condições físicas."
 
homem dormindo - Foto Getty ImagesProcure dormir melhor
Pessoas que sofrem com distúrbios do sono, principalmente a apneia, tem mais chances de sofrer com hipertensão arterial e insuficiência cardíaca congestiva, ou seja, o coração não consegue bombear o sangue para o resto do corpo. O odontologista especialista em apneia Fausto Ito, membro da Associação Brasileira do Sono, explica que a passagem do ar pela faringe fica obstruída durante o episódio de apneia e, por causa disso, o organismo libera adrenalina como reação de defesa. "Em resposta à descarga de adrenalina, os vasos sanguíneos se contraem e há menos espaço para o sangue circular, aumentando a pressão", diz.
 
mulher segurando diversos tipos de remédios - Foto Getty ImagesCuidado com o uso de medicamentos
Existem diversos remédios que podem aumentar a pressão arterial. De acordo com o cardiologista Alexandre Murad Neto, da clínica Delboni, em São Paulo, antidepressivos, anticoncepcionais orais, anti-inflamatórios, corticoides, sibutramina e dilatadores nasais são alguns exemplos de medicamentos que alteram a pressão arterial. "Por isso é de extrema importância que se consulte um médico antes de começar a tomar qualquer tipo de medicamento", afirma.
 
mulher estressada - Foto Getty ImagesEstresse
Situações de estresse ocasionam o aumento momentâneo da pressão arterial, como resposta às sobrecargas físicas e emocionais do indivíduo. O cardiologista Willian Esteves, do Hospital Vera Cruz, conta que alguns dados apontam que o estresse psicológico crônico tem influência no desenvolvimento de hipertensão. "Porém, é necessária a presença de outros fatores de risco para desenvolvimento da hipertensão que coexistem com o estresse, como o sedentarismo e a obesidade."
 
mulher verificando a glicemia - Foto Getty Images Diabetes
Diabetes e hipertensão arterial são duas alterações clínicas que costumam caminhar em conjunto. O cardiologista José Luiz conta que é comum ocorrerem alterações vasculares nas pessoas com diabetes, com interferência na função renal do paciente. "Esse descontrole leva a descompensação da pressão arterial e piora as situações clínicas", diz. Além disso, a resistência à insulina favorece a entrada de sódio nos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. "Por isso, manter níveis de glicemia adequados previne as alterações vasculares do paciente, com resultados benéficos para a hipertensão", completa José Luiz.
 
pote de vidro com amêndoas - Foto Getty ImagesConsumir mais amêndoas e nozes
Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores (capacidade de aumentar os vasos sanguíneos), auxiliando no controle da pressão arterial. Outras fontes de magnésio são verduras como couve e escarola, legumes, como beterraba e mandioca, e cereais como aveia, cevada e arroz integral.
 
pessoa enchendo com copo de dose com uma bebida alcoólica - Foto Getty ImagesEvite exagerar no consumo de álcool
O consumo excessivo de álcool irá sobrecarregar o fígado e produzirá substâncias semelhantes à adrenalina, que tem como função aumentar a pressão arterial. "Para quem gosta de beber, a ingestão de bebida alcoólica deve ser moderada. O limite considerado adequado é de 30g de álcool, o que corresponde a 600 ml de cerveja, 250 ml de vinho ou 60ml de destilados". Lembrando que o consumo moderado de vinho, principalmente o tinto, pode até mesmo contribuir para a estabilização da pressão arterial, trazendo benefícios ao nosso organismo.
 
feijão preto - Foto Getty ImagesConsuma mais alimentos ricos em potássio
Esse nutriente age estimulando a eliminação do sódio presente no corpo, diminuindo a retenção de líquidos e a pressão arterial. Dessa forma, alimentos ricos em potássio são muito recomendados para hipertensos ou pessoas no grupo de risco para hipertensão. "O potássio está presente no inhame, no feijão preto, na abóbora, na cenoura, no espinafre, no maracujá, na laranja, na banana e em diversos outros alimentos", explica a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Espaço Nutrição.
 
mulher comendo salada - Foto Getty ImagesComa mais frutas e vegetais
Segundo a nefrologista Kátia, as frutas e os vegetais são os melhores amigos de quem quer prevenir a hipertensão. "Eles contribuem para uma dieta balanceada, rica em nutrientes e pobre em gorduras saturadas (frituras) e açúcar, diminuindo os riscos de obesidade, principal fator de risco para a hipertensão", afirma.
 
pote de cereal com framboesas - Foto Getty ImagesConsuma mais cereais integrais
Eles reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. "O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a retenção de líquidos", explica Cátia Medeiros.
 
alho - Foto Getty ImagesComa mais alho
Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) concluíram que o consumo de alho pode ajudar a controlar e prevenir a hipertensão tanto quanto medicamentos para esse fim. Isso porque o alho contém diversos elementos que auxiliam a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.
 
travessa cheia de lentilhas - Foto Getty ImagesColoque as proteínas vegetais no prato
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Northwestern, em Chicago (EUA), revelou que o ácido glutâmico, encontrado nas proteínas vegetais - como a soja, lentilha, grão de bico e feijão -, tem alto poder de redução da pressão arterial. Foram observadas mais de 4.600 pessoas de meia-idade que ingeriram quantidades distintas de alimentos compostos por ácido glutâmico. A conclusão é de que o ácido glutâmico combinado com demais aminoácidos interfere diretamente na pressão arterial por reduzir e ajudar no metabolismo do sal no organismo.
 
salmão grelhado com legumes - Foto Getty ImagesOpte por carnes magras
Não é necessário eliminar a carne no cardápio para prevenir ou controlar a hipertensão. Porém, a nefrologista Kátia Ortega explica que é importante optar por carnes mais magras, como peixes, frango e cortes magros de carne vermelha, como filé mignon e músculo. "Fazer escolha saudáveis ajuda a diminuir o acúmulo de gordura, prevenindo contra obesidade e consequentemente contra a hipertensão", diz.
 
guloseimas - Foto Getty ImagesReduza o consumo de gordura saturada e açúcar
Para ajudar a diminuir o peso e o risco de hipertensão, a membro da Associação Brasileira de Hipertensão Kátia Ortega recomenda ficar longe do açúcar e das gorduras saturadas. "Cortar as calorias vazias de alimentos processados, doces e refrigerantes contribui para a perda de peso e diminui os níveis de sódio em nosso sangue", diz.
 
mulher sorrindo - Foto Getty ImagesSeja mais otimista
A Universidade de Michigan comprovou por meio de um estudo que manter o bom humor e o otimismo contribui não só para baixar a pressão arterial, como também ajuda a preservar nossa saúde por completo. Os estudiosos acompanharam adultos acima dos 50 anos e pediram para eles escolherem um número de 1 a 16 para definir seus níveis de bom humor. Após dois anos de estudo, os pesquisadores descobriram que cada ponto a mais se traduzia em uma queda de 9% no risco de a pessoa sofrer doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acreditam que o otimismo pode ajudar a baixar os hormônios do estresse, aumentar a imunidade e promover comportamentos de estilo de vida positivos, como tomar vitaminas e exercício, hábitos que mantem nosso corpo longe da hipertensão.
 
frutas vermelhas - Foto Getty ImagesAposte nas frutas vermelhas
Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition comprova que os flavonoides das frutas vermelhas são capazes de oferecer proteção contra a hipertensão. A equipe de cientistas estudou 134 mil mulheres e 47 mil homens durante um período de 14 anos e descobriu que o consumo de frutas como mirtilo, framboesa, amora e morango reduziu o risco de desenvolver a doença em 10%. "As atividade antioxidante proporcionada por essas frutas também nos protege contra os efeitos do envelhecimento, que estão associados aos radicais livres", explica a nutricionista Mayumi Shima, do Hospital Albert Einstein.
 
mulher apagando um cigarro no cinzeiro - Foto Getty ImagesCorte os cigarros
A complicação cardiovascular decorrente do cigarro afeta até mesmo o fumante passivo. Pesquisadores do Departamento de Cardiologia do Hospital Erasme e a Univesité Libre de Bruxelles, na Bélgica, comprovaram que respirar as substâncias do cigarro afetam várias funções do sistema vascular arterial - e mesmo quando já não há mais fumaça no ar. Segundo a nefrologista Kátia, essa elasticidade traz danos para a manutenção de uma pressão arterial saudável, além de poder evoluir para outros problemas, como o AVC.
 
mulher tomando sol - Foto Getty ImagesConsuma mais fontes de vitamina D
Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados a baixos níveis de vitamina D no organismo. Mas não são apenas as mulheres que se beneficiam, os homens também. Isso se dá porque a vitamina D é a principal responsável pelo controle do enrijecimento das artérias, e a falta desse nutriente faz com que o organismo precise trabalhar três vezes mais para manter seu equilíbrio circulatório, o que gera um aumento na pressão. A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como a manteiga, gema de ovo e fígado, mas sua principal fonte é a luz solar.
 
homem bebendo leite - Foto Getty ImagesInclua mais leite e derivados no cardápio
Esses alimentos não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão por conta das suas altas quantidades de cálcio. Segundo Cátia Medeiros, esse nutriente atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. "A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral", afirma. A nutricionista ainda recomenda que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura, como o queijo branco.
 
mulher meditando - Foto Getty ImagesPratique a meditação
O National Institutes of Health fez vários estudos durante 20 anos para entender os efeitos da Meditação Transcendental (MT) e outras técnicas sobre doenças cardiovasculares. Os estudos, no geral, apontaram que essa técnica pode relaxar os vasos sanguíneos, ajudando no tratamento de hipertensão, reduzir a síndrome metabólica, combater aterosclerose e prevenir ataques cardíacos e derrames.
 
aula de ioga - Foto Getty ImagesPratique a Ioga
De acordo com pesquisadores na Índia, a prática regular de ioga pode melhorar a sua saúde do coração.
 
Os pesquisadores descobriram que a ioga melhora o controle da pressão arterial e da frequência cardíaca, o que é benéfico para um coração saudável.
 
chocolate amargo - Foto Getty ImagesComa mais chocolate amargo
De acordo com um estudo feito na Universidade de Harvard (EUA), as substâncias antioxidantes presentes no cacau podem ajudar a relaxar as artérias e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração em até 4%. Porém, a nutricionista Cátia afirma que é preciso estar alerta: muitos chocolates vêm com adição de açúcar e gordura. "O melhor a fazer é apostar no chocolate amargo, que tem cerca de 70% de cacau."
 
homem trabalhando muito - Foto Getty ImagesTrabalhe menos horas por dia
Um recente estudo britânico publicado no Annals of Internal Medicine descobriu que trabalhar mais de 10 horas por dia pode aumentar o risco de hipertensão em mais de 60%. Por isso, se você tem que trabalhar longas horas, é importante manter um estilo de vida saudável e monitorizar regularmente a sua pressão arterial e os níveis de colesterol para manter a saúde em dia. Outra sugestão é passar mais tempo com os amigos e familiares - um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que adultos solitários são mais propensos a desenvolver doença cardiovascular do que aqueles que regularmente passam tempo com os amigos ou entes queridos.  
 
mulher com as mãos na barriga - Foto Getty ImagesDê atenção ao ovário policístico
A síndrome dos ovários policísticos deve ser acompanhada, pois trata-se de uma doença endocrinológica que, se não for controlada, gera alterações do metabolismo dos açúcares, aumentando a concentração sanguínea. "Dessa forma, as pacientes podem ter um risco maior de desenvolver diabetes e hipertensão", explica o cardiologista José Luiz Cassiolato, do Hospital 9 de Julho. Além disso, ele afirma que cerca de 50% das mulheres com síndrome dos ovários policísticos tem obesidade, que é um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial. 
 
mulher sorrindo - Foto Getty ImagesMulheres precisam dar mais atenção para a menopausa
Ao atingir a menopausa, a mulher deixa de produzir o estrogênio, hormônio que protege os vasos sanguíneos e ajuda a prevenir alterações vasculares. "Com a falta desse hormônio e perda desse fator protetor, as mulheres passam a ter mais rigidez dos vasos, o que contribui para a hipertensão arterial", explica a nefrologista Kátia Ortega, da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 
 
mulher com as mãos na barriga - Foto Getty ImagesPrevina a constipação
Um estudo publicado no American Journal of Medicine descobriu que mulheres que sofrem com prisão de ventre no período pós-menopausa têm um maior risco de hipertensão e doença cardíaca do que aquelas que tinham um intestino regular. Os pesquisadores dizem que a constipação não é o que aumenta o risco, mas os fatores associados a esse mal, como uma dieta pobre em fibras e uma vida sedentária. Os especialistas recomenda a prática de exercícios, o consumo de alimentos ricos em fibras e a ingestão de dois litros de água por dia.  
 
Fonte Minha Vida

Pesquisadores ligam obesidade à maior incidência de câncer de próstata

Homens muito acima do peso tem 57% mais chances de apresentar a doença
 
A obesidade afeta a saúde do corpo inteiro. E homens obesos, além do maior risco de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e outros problemas, podem adicionar um novo perigo a sua lista: o câncer de próstata. Pelo menos foi o que concluiu um estudo publicado dia 23 de abril no periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Os estudiosos, da Columbia University Mailman School of Public Health em Nova York (Estados Unidos), acompanharam mais de 494 homens por 14 anos, selecionados após terem acabado de fazer uma biopsia da próstata com resultado benigno, ou seja, não cancerígeno. Ao longo do tempo de observação, 11% desses homens apresentaram alguma anormalidade na próstata.

Os cientistas então pesquisaram o histórico familiar de câncer de próstata nos candidatos e concluíram que a obesidade no tempo da biopsia inicial estava associada em 57% de chances de apresentar o problema durante o tempo de acompanhamento, principalmente nos casos em que o câncer apareceu cedo.

Ainda assim, não é uma certeza absoluta de causa e efeito, como os próprios pesquisadores salientam. Afinal, uma maior massa corporal pode indicar também uma área maior da próstata. Porém, o estudo indica que a obesidade deve ser um fator que requer acompanhamento médico em longo prazo, em caso de biopsias na próstata com resultados benignos.

Alimentos podem prevenir esse problema
A dieta auxilia não só na perda de peso, como também os nutrientes que você ingere podem influenciar no aparecimento do câncer de próstata.
 
Conheça alguns dos alimentos que ajudam a evitar o aparecimento desses tumores, principalmente em que já tem uma predisposição:
 
Leite e derivados - Foto Getty ImagesLeite
O leite é uma ótima fonte de vitamina D e cálcio, substâncias que ajudam no processo de apoptose (autodestruição de células que não estão funcionando bem, característica das células cancerígenas). Além disso, essas sustâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, ajudando a combater doenças. "Consumir até 500 ml de leite por dia realmente ajuda a afastar o câncer de próstata", diz o nutrólogo Roberto Navarro.

Mas, se consumidos em excesso, o leite e seus derivados podem ter o efeito contrário, aumentando as chances desse tipo de câncer. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Harvard, consumir mais do que meio litro de leite por dia pode aumentar em até 20% as chances de câncer de mama e de próstata. "O cálcio em excesso diminui a absorção de vitamina D no organismo, essencial no processo de proteção contra câncer de próstata", alerta o especialista. 
                    
Alho e cebola - Foto Getty ImagesAlho e cebola
O consumo de alho e cebola pode diminuir em até 30% as chances de câncer de próstata, de acordo com estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI). Compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, assinam a boa notícia. "Meia cebola ou dois dentes de alho por dia já diminuem as chances desse tipo de câncer", diz o nutrólogo.  
 
Tomate- Foto Getty ImagesTomate
Talvez o mais famoso amigo da próstata, o tomate é rico em licopeno, substância de alto poder antioxidante. Essa proteção pode diminuir em até 33% as chances de desenvolvimento de tumores na próstata, segundo estudo feito pela Universidade de Harvard. Mas atenção: o organismo só consegue absorver o licopeno de alimentos cozidos - o estudo americano mostrou que homens com mais de 50 anos, habituados a consumir molho de tomate ou catchup mais de 10 vezes por semana, podem diminuir em até 50% as chances da doença.
 
Soja - Foto Getty ImagesSoja
Conhecida por ser um alimento bastante versátil, a soja também desempenha um papel importante na hora de prevenir câncer de próstata.
 
"A revisão de vários estudos indica que a genisteína, um tipo de isoflavona, aumenta a capacidade de autodestruição (apoptose) das células cancerígenas", diz o nutrólogo Roberto Navarro. 
 
Oleaginosas - Foto Getty imagesOleaginosas
As oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelã e amendoim, são ricas em selênio, mineral com ação antioxidante e que ajuda na renovação das células. "Duas nozes por dia, por exemplo, já suprem as quantidades diárias recomentadas de selênio", diz Roberto Navarro.Além disso, as oleaginosas contêm vitamina E, nutriente que melhora o funcionamento do sistema imunológico.
 
Brócolis - Foto Getty ImagesVegetais verde-escuros
Vegetais como brócolis couve flor e espinafre diminuem os casos de câncer de próstata. Isso acontece porque esses alimentos são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células. O estudo, publicado na revista especializada Cancer Prevention Research, dos Estados Unidos, recomenda o consumo de pelo menos um vegetal verde por dia para garantir o efeito preventivo. 
 
Chá verde - Foto Getty ImagesChá-verde
Beber cinco xícaras de chá verde diariamente pode ajudar a diminuir em 50% o risco de desenvolvimento do câncer de próstata, segundo estudo do Centro Nacional Epidemiológico de Prevenção contra o Câncer, no Japão. O estudo avaliou cerca de 50 mil pessoas, com idades entre 40 e 69 anos para descobrir que a catequina, substância encontrada em abundância na bebida, além de inibir o crescimento das células cancerígenas, também pode reduzir a quantidade de testosterona presente no corpo ? hormônio relacionado ao desenvolvimento do tumor. 
 
Fonte Minha Vida

Um milhão de jovens ingleses serão vacinados contra o sarampo

Iniciativa se inicia após um foco de sarampo na Inglaterra e Gales
 
As autoridades de saúde lançaram nesta quinta-feira (25) uma campanha para vacinar um milhão de crianças e adolescentes após um foco de sarampo na Inglaterra e Gales, amplamente atribuído a receios sobre a vacina do fim dos anos 1990.
 
A agência Public Heath England (PHE) registrou 587 casos confirmados de sarampo de janeiro a março de 2013, "após um ano recorde com 2.000 casos contabilizados em 2012".
 
Em Gales, onde foram detectados 886 casos em seis meses - 378 em abril -, um homem de 25 anos afetado pelo sarampo faleceu na semana passada. A causa da morte ainda não foi determinada, mas se o vírus foi a razão, esta seria a primeira vítima fatal no Reino Unido desde 2008.
 
Para o ministro da Saúde, Jeremy Hunt, chegou o momento de "matar o mito" de que a vacina tríplice vírica (sarampo, caxumba, rubéola) está vinculada ao autismo, como sugeriu um artigo publicado em 1998 na revista médica The Lancet.
 
Apesar de a Lancet posteriormente ter se retratado e outros estudos terem descartado a associação, a suspeita provocou uma queda espetacular das vacinações no Reino Unido. Em 2005, a taxa de vacinação era de 80% de média, mas recentemente subiu a 88%.
 
Para a doutora Helen Bedford, do Instituto de Saúde Infantil no University College London, a capital britânica está particularmente exposta porque a taxa de vacinação caiu em alguns bairros de Londres a 50% há 10 anos.
 
Segundo as estimativas da PHE, "330.000 jovens de entre 10 e 16 anos, 8% da população desta idade", não foram vacinados.
 
"Outros 330.000 precisam de pelo menos uma nova dose para uma proteção total", destacou a agência.
 
O número alcança um milhão com os menores de 10 anos e maiores de 16 que também precisam de uma dose de vacina.
 
A campanha, com custo de 20 milhões de libras (30,9 milhões de dólares), foi lançada na Semana Europeia da Vacinação promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Segundo a OMS, 158.000 pessoas morreram de sarampo no mundo em 2011, a maioria em países pobres com infraestrutura sanitária deficiente.
 
O número representa uma redução de 71% na comparação com 2000, quando foram registradas 548.000 mortes provocadas pela doença altamente contagiosa, contra a qual não existe tratamento antiviral específico.
 
Fonte R7

Prefeitura de Careiro - AM abre processo seletivo

A Prefeitura de Careiro, no estado do Amazonas, divulgou edital Nº 001/2013 de processo seletivo para provimento de 137 vagas em vários cargos de nível superior, médio e fundamental. Todas as oportunidades de trabalho são para contratação em caráter temporário.
 
Os cargos com oferta de vagas são: Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico, Microscopista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Bucal, Técnico de Laboratório, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Atendente de Farmácia, Assistente Social, Monitor Social, Psicólogo, Técnico de Nível Médio, Professor e Auxiliar de Serviços Gerais. A remuneração pode chegar a R$ 9 mil por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser realizadas no período compreendido entre 02 e 06 de maio de 2013, mediante acesso ao site www.concursoscopec.com.br. Para a efetivação da inscrição o candidato deverá entregar o Formulário de Inscrição devidamente preenchido e assinado, juntamente com os documentos comprobatórios informados em edital, no período de 07 a 09 de maio de 2013, no posto de inscrição localizado na Rua Cambixe, esquina com Avenida Adail de Sá, S/Nº - Centro, no horário das 08 às 15 horas. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O processo seletivo consistirá de análise de curriculum vitae, que compreende do exame da documentação exigida dividido em duas fases. A primeira fase compreende o exame dos documentos apresentados pelo candidato e a segunda fase será constituída de exame dos documentos apresentados para análise de pontuação.
 
O prazo do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado, de acordo com a necessidade da administração.
 
O edital está disponível no site: http://www.concursoscopec.com.br

Concurso Prefeitura de Joaquim Gomes - AL

O Município de Joaquim Gomes, estado de Alagoas, disponibilizou o edital nº. 001/2013 de concurso público com o objetivo de preencher 218 vagas em todos os níveis de escolaridade.  As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da FAPEC  - www.fapec-al.com.br, até o dia 30 de abril de 2013.
 
Cargos
Assistente Social, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo e Civil), Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico (Generalista, Cardiologista, Psiquiatra e Citopatologista), Nutricionista, Pedagogo, Professor (Atividade – Zona Rural/Urbana, Arte/Artesanato, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Educação Infantil – Zona Rural/Urbana), Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Educador Social, Digitador, Recepcionista, ACS - PSF (I, II, V, VII, VIII e IX), Agente de Endemias, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Agente de Saúde Bucal, Almoxarife, Fiscal de Obras e Conduta, Motorista Categoria D, Auxiliar Serviços Gerais, Coletor de Lixo, Coveiro, Gari, Jardineiro, Merendeira, Padioleiro, Vigilante, Artesão, Eletricista, Encanador e Tratorista.
 
Os salários variam entre R$ 678,00 e R$ 3.000,00, por jornada de trabalho de 20, 25 e 40 horas semanais. Do total das vagas ofertadas, 10% serão reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais
 
Taxa de inscrição no certame:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 90,00.
 
Prova objetiva
A prova objetiva será realizada na cidade de Joaquim Gomes, provavelmente nos dias 01 e/ou 02 de junho de 2013, em horário e local previamente informados nos cartões de convocação do candidato, a partir do dia 25 de maio de 2013 no site www.fapec-al.com.br.
 
O gabarito está previsto para ser divulgado a partir das 12 horas do dia 04 de junho de 2013, nos quadros de avisos do município ou em outro local previamente informado, inclusive na internet.
 
A relação final dos candidatos classificados será publicada até o dia 12 de julho 2013, no site da FAPEC e nos quadros de avisos do município ou em outro local escolhido pela municipalidade, tais como o Diário Oficial do Estado ou em jornal de grande circulação estadual.
 
O concurso terá validade de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Feijó (AC) abre vagas

A Prefeitura de Feijó, cidade localizada a 344 km de Rio Branco, no Acre, estará realizando processo seletivo para o preenchimento de várias vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 750,00 e R$ 13.500,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Médico, Dentista, Farmacêutico, Enfermeiro, Guarda de O. I., Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico de Enfermagem.
 
As inscrições acontecerão do dia 22 a 26 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de Feijó, das 08h às 13h e das 15h às 18h.
 
Maiores informações na Prefeitura Municipal de Feijó, lembrando que o edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Acre, de 18 de abril de 2013, pág. 33.

UNEMAT publica edital de processo seletivo

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) abriu edital n° 17/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 06 vagas mais constituição de cadastro reserva para professores. Os docentes exercerão suas atribuições nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção Agroindustrial, ministrando disciplinas como Engenharia, Arquitetura, Engenharia de Alimentos, Ciência de Alimentos, Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Contabilidade e Finanças e Economia.
 
As vagas são para atuação na Faculdade de Arquitetura e Engenharias do Campus Universitário Dep. Est. Renê Barbour, na cidade de Barra do Bugres. Os vencimentos vão até R$ 3.979,90, com jornadas de 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas em dias úteis, até o dia 6 de maio de 2013, no horário compreendido entre 8h às 11h e das 14h às 17h, na Faculdade de Arquitetura e Engenharia, localizada na Rua A, s/nº., Bairro São Raimundo, Barra do Bugres-MT, CEP 78.390-000, Caixa Postal 92, Telefone (65) 3361-1413, Ramal 215. Não será cobrada taxa de inscrição no certame.

A confirmação das inscrições e divulgação do local de realização da Prova Escrita e da Prova de Desempenho Didático ocorrerão em 6 de maio de 2013.

A aplicação da Prova Escrita e entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para avaliação estão previstas para serem realizadas em 7 de maio de 2013, às 8h. O resultado final do certame será divulgado a partir de 10 de maio de 2013.

O certame tem prazo de validade de um ano, a contar da data de sua publicação.

Prefeitura de Turvo (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Turvo, estado de Santa Catarina, lançou edital Nº 001/2013-ESFs de processo seletivo para contratação de profissionais da área de saúde. São oferecidas oportunidades de nível superior para os cargos de Médico, Enfermeiro e Odontólogo, além de vagas de níveis médio e fundamental para Técnico de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde, respectivamente.
 
Os aprovados e classificados serão nomeados sob o regime estatutário, admitidos em caráter temporário, tendo a vigência de seu contrato o prazo de até 01 ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas de 30 de abril a 03 de maio de 2013, somente via internet, mediante acesso ao sítio eletrônico www.processosseletivos.com.br/turvo. Para os candidatos que não tiverem acesso à internet serão disponibilizados computadores, no período das inscrições, na Secretaria Municipal de Saúde de Turvo, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.
 
Após se inscrever, o candidato deverá validar a sua inscrição no período de 06 a 08 de maio de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Turvo.
 
Seleção
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada na data prevista de 18 de maio de 2013, nas dependências do C.E.I Prof. Maria das Dores Cordeiro Angeloni, situado na Rua Libero Bardini, S/N, Bairro Vila Manenti, Turvo - SC. 
 
O gabarito oficial da prova objetiva será disponibilizado no mural e no site da Prefeitura Municipal de Turvo (www.turvo.sc.gov.br) e no portal de inscrições, no dia 21 de maio deste ano.

Concurso Prefeitura de Barra Bonita (SP)

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, estado de São Paulo, por meio da empresa OM Consultoria, publicou edital nº. 01/2013 para a realização de concurso público visando o preenchimento de 16 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, técnico e superior. Os vencimentos vão até R$ 3.485,61 por carga horária de 10 a 40 horas semanais.
 
As chances são para agente do executivo III - padaria e confeitaria, agente do executivo IV - operação de máquinas leves, agente do executivo V - direção veicular, especialista em saúde II - fisioterapia, especialista em saúde VII: cardiologia, clínica médica, endocrinologia, endoscopista, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, neurologia, ortopedia, pediatria, psiquiatria, radiologia, reumatologia, urologia, vascular, guarda patrimonial I - vigilância patrimonial e técnico do executivo VII - segurança do trabalho.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pela internet, através do endereço eletrônico da OM Consultoria (www.omconsultoria.com.br), até 06 de maio de 2013. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 82,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa escrita, com pelo menos, 05 dias de antecedência.
 
A classificação final e a especial (se houver) serão divulgadas pela imprensa escrita, afixada no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e estará disponível no endereço eletrônico da organizadora OM Consultoria, ou em seu perfil social (www.twitter.com/om_consultoria).
 
O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Florânia (RN) abre processo seletivo

A Prefeitura de Florânia, no estado do Rio Grande do Norte, divulgou no Diário Oficial dos Municípios o edital nº. 002/2013 para realização de processo seletivo. O certame é destinado ao preenchimento de 26 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 1.174,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Nutricionista, Professor (Matemática e Educação Física), Vigia, Motorista - habilitação D, Calceteiro, Gari e Tratorista.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 29 de abril a 07 de maio de 2013, (de segunda a sexta-feira), das 13 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Prof. Edil Medeiros, SN, Florânia/RN. (antigo Casulo).
 
A seleção será composta de prova de títulos e prática (para o cargo de motorista e tratorista).
 
O resultado final será divulgado até o dia 21 de maio de 2013 e publicado no mural da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte (Fermurn): www.diariomunicipal.com.br/femurn.
 
Validade
O prazo de validade do certame será de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado por mais 03 meses, a contar da data de divulgação do resultado final.

Concurso SANEAGO 2013

A Saneamento de Goiás S.A. – SANEAGO publicou extrato do edital n° 01/2013 para realização de concurso público, que será destinado ao provimento de 413 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade.

São oferecidas oportunidades para cargos de administrador, advogado, agente administrativo, agrimenssor, agente de infomática, agente de sistemas, analista de sistemas (administrador de redes, desenvolvedor e produção), analista de treinamento, arquiteto, auxiliar de enfermagem do trabalho, bioquímico, biólogo, assistente social, contador, economista, enfermeira do trabalho, engenheiro seg. do trabalho, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental e demais cargos.

As inscrições podem ser feitas no site: www.ibeg.org.br e ibegconcursos.com.br, no período de 26 de abril até às 23h59min do dia 15 de maio de 2013.

A taxa de inscrição varia de R$ 46,41 para cargos de nível fundamental, R$ 57,65 para nível médio e R$ 65,18 para nível superior.

A aplicação das Provas Objetivas está prevista para ser realizada no dia 30 de junho de 2013.

Aeronáutica do Brasil prorroga inscrições para 80 vagas

As inscrições para os exames de admissão aos Cursos de Adaptação para Dentistas e Farmacêuticos (CADAR/CAFAR) e Engenheiros (EAOEAR) foram prorrogadas até o dia 07 de maio de 2013.
                                                   ------------------------------------------------
A Aeronáutica do Brasil promove o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros (40 vagas), Farmacêuticos (17) e Dentistas (23) do ano de 2014. No total, são oferecidas 80 vagas no estágio de adaptação, que é ministrado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte - MG, com duração de 17 semanas.  
 
Os interessados devem ter graduação específica exigida para cada cargo, além de possuir a carteira de registro da profissão ou declaração de que está em pleno gozo de suas prerrogativas profissionais, expedida pelo respectivo Conselho Regional.
 
As inscrições serão realizadas entre ate o dia 07 de maio de 2013, mediante acesso ao site www.fab.mil.br. A  taxa de inscrição é de R$ 120,00 e pode ser paga até o dia 09 de maio de 2013.
 
Cargos
Engenheiro Cartográfico, Engenheiro Civil, Engenheiro de Computação, Engenheiro Eletrônico, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Metalúrgico, Engenheiro Químico, Farmacêutico e Dentista.
 
Seleção
A seleção constará de Exame de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados, Análise da Secretaria da Comissão de Promoção de Oficiais ou Secretaria da Comissão de Promoção de Graduados, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e Análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso.
 
A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 16 de junho de 2013, em 13 capitais do país. Os candidatos aprovados e devidamente matriculados irão iniciar o curso em 03 de fevereiro de 2014.
Confira os editais:
 
Edital  IE/EA EAOEAR 2014 -  Engenheiros
 
Edital IE/EA CADAR 2014 - Dentistas
 
Edital IE/EA CAFAR 2014  - Farmacêuticos

Prefeitura de Uberlândia (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Uberlândia, estado de Minas Gerais, lançou editais de processo seletivo destinado ao provimento de 06 vagas para os cargos de assistente social, psicólogo social, instrutor de língua brasileira de sinais, mecânico de máquinas leves e profissional de educação física (níveis fundamental e  superior), com salários de até R$ 1.873,87 por carga horária de 20h e 30h semanais.

As inscrições serão realizadas via internet até às 17h do dia 05 de maio de 2013, por meio do site da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br). Nesta página, também é possível acessar o edital completo, na seção "Inscrições, Concursos e Seleções".

O dia, o local e o horário das provas serão divulgados no site www.uberlandia.mg.gov.br, sendo que o candidato deverá comparecer ao local da prova munido de comprovante de inscrição e de documento de identidade.

O resultado do processo seletivo será divulgado no Diário Oficial do Município, que poderá ser acessado no site da Prefeitura de Uberlândia e também será a5fixado no mural da Diretoria de Desenvolvimento Humano/SMA.

O certame terá validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação do resultado, prorrogável uma vez, por igual período, de acordo com o interesse e necessidade do Município de Uberlândia.

Prefeitura de Guaranésia (MG) divulga edital de processo seletivo

Concurseiros mineiros interessados já podem se inscrever no processo seletivo da Prefeitura de Guaranésia. O certame visa a contratação temporária e reserva de cadastro das funções especificadas a serem providas pelo regime estatutário ou celetista. A remuneração varia entre R$ 400,00 (bolsa) e R$ 2.293,80, com carga horária de 24, 30 e 44 horas semanais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Manutenção, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Estagiário (Contábil, Engenharia Civil e Pedagogia), Eletricista, Engenheiro Civil, Médico, Motorista, Farmacêutico/Bioquímico, Fiscal de Vigilância Sanitária/Epidemiológica, Monitor de Educação Infantil, Nutricionista, Oficial de Administração, Oficial de Serviços de Esgoto, Operador de Máquinas I, Pedreiro e Professor (Educação Física, Ciências, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática e Matemática).
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever até o dia 24 de maio de 2013, das 10h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, na Prefeitura de Guaranésia, no Departamento de Pessoal, Recursos Humanos e Treinamento, situada a Praça Rui Barbosa, nº 40, Centro, Guaranésia/MG.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 25,00 e 45,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 65,00.
 
Prova
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 09 de junho de 2013, às 08h, na Escola Municipal Dom Inácio João Dal Monte, na Rua Dr. Alberto José Alves, nº. 285, Guaranésia/MG.
 
Os gabaritos serão divulgados no mural da Prefeitura de Guaranésia e pelo site www.prefguaranesia.mg.gov.br, a partir das 14h do dia 12 de junho de 2013.
 
Validade
O processo seletivo será válido por dois anos, a partir de sua homologação e publicação da classificação final no mural do Paço Municipal, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no site www.prefguaranesia.mg.gov.br/concursos.htm. Demais atualizações deverão ser acompanhadas pelos candidatos.

Concurso Prefeitura de Santo Antônio da Barra - GO

A Prefeitura de Santo Antônio da Barra, Estado de Goiás, publicou edital de concurso público n° 001/2013 com o objetivo de preencher 261 vagas, sendo 66 imediatas e 195 para cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
O concurso público será executado pela empresa EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. Os salários vão até R$ 7.558,97 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Enfermeiro Padrão, Nutricionista, Farmacêutico, Engenheiro Civil, Odontólogo, Tesoureiro, Coletor Municipal, Médico, Chefe do Departamento Pessoal, Assistente Social, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Fiscal de Tributos Municipais, Merendeira, Gari e demais cargos.
 
O candidato deverá realizar sua inscrição, via internet, utilizando-se do site www.ebraconconcursos.com.br, no período compreendido entre 10h do dia 24 de maio e 23h59min do dia 24 de junho de 2013, horário de Brasília. Os valores das taxas de inscrição serão: R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental, R$ 50,00 para o cargo de nível médio e R$ 70,00 para os cargos de nível superior.
 
Os candidatos que não dispuserem de computador com acesso à internet poderão comparecer à Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Barra-GO, onde será disponibilizado um servidor para auxiliar nos trabalhos, obedecendo o horário de funcionamento do local, devendo o candidato conferir minuciosamente as informações prestadas e inseridas, pelas quais assumirá plena responsabilidade.
 
A prova objetiva será aplicada na cidade de Santo Antônio da Barra - GO, no dia informado no site de inscrição e no placar da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Barra. As datas, locais e horários de realização das provas serão informados aos candidatos inscritos oportunamente, até o 10º dia útil após o encerramento das inscrições, não podendo nenhum candidato alegar desconhecimento.
Este concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.