Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de outubro de 2012

USP seleciona voluntários para pesquisa sobre pressão arterial

O Laboratório de Hemodinâmica da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (USP) seleciona voluntários para um estudo sobre pressão arterial.
 
O voluntário deve ser do sexo masculino, ter entre 20 e 45 anos, não ser hipertenso, diabético ou portador de cardiopatia. Além disso, não pode ter obesidade até grau 1, que equivale ao Índice de Massa Corporal (IMC) 35.
 
De acordo com a Agência USP de Notícias, a pesquisa é coordenada pela professora Claudia Forjaz.
 
Os participantes ganharão um check-up cardiovascular, um teste ergoespirométrico com laudo e medições de frequência cardíaca e da pressão arterial.
 
Os voluntários deverão fazer sete visitas ao laboratório, enquanto durarem os estudos.
 
O endereço é Avenida Professor Mello Moraes, 65, Bloco D (Prédio dos laboratórios), Cidade Universitária, São Paulo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-8792.
 
Fonte R7

Ampliado prazo para regularizar produtos à base de água do mar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta segunda-feira que concedeu um prazo adicional de 12 meses para que as empresas regularizem seus produtos à base de água do mar.
 
O prazo termina em 30 de setembro de 2013, data a partir da qual nenhum produto desse tipo poderá ser produzido, importado, distribuído ou vendido no País sem ter registro na Anvisa como medicamento específico. A exigência do registro para esses produtos foi estabelecida por resolução do ano passado.
 
Conforme o site do órgão regulador, a ampliação do prazo foi a solução que a agência encontrou para que as empresas consigam apresentar os estudos necessários para comprovar a qualidade, segurança e eficácia dos produtos que se encontram no mercado.
 
O tempo adicional também é necessário para que as empresas possam se adequar como produtoras certificadas em boas práticas de fabricação de medicamentos.
 
A Anvisa esclarece que a principal função dos produtos à base de água do mar é a limpeza da fossa nasal por meio do descongestionamento tópico.
 
A atividade ocorre principalmente devido à presença de cloreto de sódio em soluções isotônicas ou hipertônicas. A Lei 6.360/1976 estabelece que esses produtos estão sujeitos às normas de vigilância sanitária.
 
Fonte R7

‘Homem sem rosto’ teme que seu filho nasça com o mesmo problema

Mohammad não enxerga e não pode trabalhar por causa de sua condição
 
Mohammad Latif Khatana, de 32 anos, que mora em Caxemira, na Índia, não pode ver e nem trabalhar devido às deformidades em seu rosto.
 
Ele nasceu com um pequeno caroço que foi crescendo ao longo do tempo. Com isso, Mohammad ficou desfigurado e não consegue enxergar, segundo o tabloide The Sun.
 
— Minha mãe ainda chora quando ela olha para mim. Ela se sente culpada e não consegue entender por que eu nasci amaldiçoado.
Mohammad é o caçula de dois irmãos e três irmãs e o único a sofrer dessa condição. Sem eles, ele teria vivido uma infância solitária e sem amigos.
 
Um dos irmãos juntou dinheiro para poder ajudá-lo. Quando o rapaz procurou tratamento, o médico deu a notícia de que nada poderia ser feito, nem mesmo uma cirurgia, pois ela seria de grande risco.
 
Agora Mohammad vive com sua mulher Salima, de 25 anos, no alto das montanhas de Caxemira. Ela, grávida de sete meses, teme que seu filho nasça com o mesmo problema do marido.
 
— Eu não vejo a hora de ser pai para ter um pouco de felicidade em minha vida. Mas me preocupo todos os dias e rezo para o meu filho não nascer igual a mim.
 
Mesmo se sentindo feliz com a chegada de seu filho, Mohammad ainda lembra as dificuldades e crueldades que passou por causa de sua condição. Ele lembrou:
 
— Uma vez, três pessoas passaram por mim e cuspiram no meu pé. Fiquei chocado com aquilo e me senti deprimido por vários dias. Mas eu precisava superar e seguir em frente. Hoje me sinto abençoado por ter encontrado Salima, pois ela é muito boa para mim.
 
Fonte R7

Mulheres que passam muitas horas sentadas têm mais chances de morrer

Sedentarismo altera taxa de colesterol, além de prejudicar a coluna
 
Não basta ir à academia frequentemente e passar mais de seis horas sentado em frente a mesa de trabalho. Uma pesquisa australiana, publicada no "Journal of the American Heart, Association", constatou que as mulheres que passavam muitas horas sentadas tinham 37% mais chances de morrer do que aquelas que ficavam apenas três horas por dia em uma cadeira.
 
No caso dos homens, esse índice de mortalidade se apresentou menor. Quem ficava muito tempo sentado tinha 18% de chances de morrer. No caso da ausência da prática de atividades físicas, os índices de mortalidade chegavam a duplicar.
 
A relação entre inatividade física e saúde mais frágil está na ação de uma enzima que controla os níveis de gordura no sangue. Ela ficaria mais alterada nos longos períodos de sedentarismo, provocando mudanças metabólicas como colesterol alto.
 
Fisicamente, o sedentarismo também altera a coluna. A postura incorreta prejudica a estabilidade dela, mantendo a musculatura posterior da coxa em posição encurtada, o que pode ocasionar dores lombares, nos ombros e joelhos.
 
Segundo os cientistas que divulgaram o estudo, a posição sentada é uma das mais prejudiciais, pois a força resultante na região lombar é quatro vezes maior a que incide na coluna quando se está em pé.
 
Fonte R7

Excesso de sono ao longo do dia pode ser sinal de doença

Transtorno raro faz a pessoa adormecer repentinamente sem conseguir evitá-lo
 
Sono em excesso ao longo do dia, que permite o indivíduo dormir em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, pode ser sintoma de doença.
 
No caso, a narcolepsia, um transtorno raro do sono, que faz com que a pessoa adormeça repentinamente sem poder evitá-lo. Ela também faz o indivíduo acordar com frequência e ter pesadelos.
 
A doença foi identificada em 1880 e seus episódios de sonolência durante o dia duram de 15 min a 1h. Um de suas causas seria a falta da substância hipocretina no cérebro.
 
Cientistas a Universidade da Califórnia, nos EUA, ao estudarem cérebros de um grupo de narcolépticos descobriram que o grupo tinha de 85% a 95% menos neurônios do que as pessoas que não sofriam do distúrbio.
 
Ela atinge um em cada 250 mil e costuma ser observada já na adolescência. O tratamento para a narcolepsia é feito à base de estimulantes. Do contrário, a doença coloca em risco atividades do dia a dia como estudo, trabalho e direção automobilística.
 
Fonte R7

Câncer de pulmão pode ser evitado com a ingestão de frutas e verduras

Boa alimentação e prática de exercícios são o caminho para afastar doenças
 
Enquanto o fumante não consegue vencer o hábito de fumar, uma descoberta animadora promete amenizar o risco do fumo. Um artigo publicado na revista "Cancer Epidemology, Biomarkers e Preventions", da Associação Americana de Pesquisas Sobre o Câncer, descobriu que o câncer de pulmão pode ser evitado com a ingestão de frutas e verduras variadas.
 
Segundo o estudo, a diversidade desses alimentos seria mais importante do que a quantidade de seu consumo. A variedade é importante porque os compostos dos alimentos dependem uns dos outros para serem ativados.
 
Segundo os cientistas, quando se come uma fruta, se consome o elemento preventivo e outras vitaminas que só atuam juntas. Quanto mais elementos diferentes, maior é a interação e prevenção da doença.
 
O ideal é consumir, no mínimo, 400 g de frutas e hortaliças por dia. A fumaça do cigarro contém uma mistura complexa de substâncias que causam câncer. Com a boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos, todos os tipos de tumores, não só o do pulmão, seriam evitados.
 
Doenças como diabetes e problemas cardíacos também não surgiriam no organismo.
 
Fonte R7

Escovar os dentes pode evitar doenças cardíacas

Pesquisa revela que três vezes ao dia é a frequência mínina para afastar risco de doença
 
Uma recente pesquisa feita pela University College London confirmou que é preciso escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. O hábito não é benéfico apenas para manter um sorriso bonito, mas também para evitar o risco de doenças cardíacas.
 
A pesquisa foi comparada com aqueles que não limpam os dentes com a mesma frequência. Esses últimos eram mais suscetíveis a problemas no coração. Além do cuidado diário com a higiene bucal, o estudo ressalta também a importância de frequentar o dentista regularmente.
 
Somado a isso, existe também uma forma natural de manter os dentes limpos de forma natural, através da ingestão de alimentos que ajudam na higienização dentária. Dentre os alimentos que contribuem para a limpeza bucal estão a maçã, a pêra, o mamão e a cenoura. Sua consistência dura causa atrito, o que contribui para a remoção dos resíduos de placas.
 
O cálcio, fosfato e fibras contidos no leite, queijo, iogurte, peixes e frutas aumentam a produção de saliva e o ph na boca. Isso provoca a diminuição da exposição dos dentes ao ácido e auxiliam a remineralização.

Fonte R7

Jovem em estado terminal pede para morrer nos EUA

Gerente de banco de origem sul-coreana sofre de câncer no cérebro e respira com ajuda de aparelhos
 
Uma gerente de banco em estado terminal que sofre de câncer no cérebro pediu como último desejo o direito de morrer.
 
Grace Sung Eun Lee mal consegue fazer com que sua voz seja ouvida, mas foi clara a seus pais e médicos quando disse: “Eu quero morrer.” Seus pais, no entanto, não aceitam a ideia por causa da religião.
 
A jovem de 28 anos está internada no Hospital North Shore-Long Island, de acordo com o site do Daily Mail, e respira com ajuda de aparelhos, que a mantêm viva. Ela está paralisada do pescoço para baixo devido ao cérebro no tronco cerebral.
 
Segundo a Dra. Dana Lustbader, a paciente “consistentemente pede para que o tubo de respiração seja removido”. Seus pais, no entanto, dizem que sua filha está sob medicação pesada e não encontra-se em um estado suficientemente lúcido para tomar a decisão de viver ou morrer.
 
Mas os médicos dizem que as medicações dadas à paciente, incluindo morfina e ansiolíticos, não são fortes o suficiente para causar confusão mental ou mesmo influir em sua capacidade de julgamento.
 
Histórico
Os problemas da jovem em estado crítico começaram no ano passado. Antes da doença, ela trabalhava como gerente do Bank of America e vivia em Manhattan. Ela também estava treinando para a famosa maratona de Nova York. Ela nasceu na Coreia do Sul, de onde emigrou com seus pais para os Estados Unidos.
 
Quando recebeu o diagnóstico de tumor no cérebro ela ficou devastada, de acordo com o Daily News. Apesar de ter recebido tratamento com radio e quimioterapia, o tumor não pode ser contido e, no mês passado, ela teve uma piora que deixou sua parte esquerda paralisada.
 
Ela pediu a enfermeiras do hospital para que desligassem os aparelhos que a mantêm viva, mas seus pais intercederam.
 
Fonte R7

‘Nova fórmula’ prevê possibilidade de a mulher engravidar

Informações combinam a taxa de fertilidade, tempo e idade da mulher
 
Cientistas conceberam uma fórmula que prevê as chances que a mulher tem para engravidar.
 
Esse procedimento visa combinar as informações da diminuição da infertilidade de acordo com o tempo e a idade da mulher, para pode chegar à porcentagem de chances de concepção, segundo o site Daily Mail.
 
Um exemplo dado é que, em média, mulheres de 25 anos que estão tentando engravidar há seis meses, tem 15% de chance de isso acontecer no mês seguinte. Já para aquelas com 30 anos, a chance é de 13%; com 35 anos, de 10%; e com 40 anos, esse número cai para 5%.
 
Os pesquisadores da Universidade de Warwick e da Escola de Economia de Londres disseram que essa fórmula está ajudando muitos casais na compreensão sobre os problemas da infertilidade.
 
A professora Geraldine Hartshorne advertiu que a demora em conceber pode gerar alguns riscos durante a gravidez. Além disso, ela também acrescentou que ter um estilo de vida saudável irá aumentar as chances de ter um bebê saudável.
 
— A obesidade e o tabagismo têm grande influência quando a mulher resolve engravidar e, neste caso, elas devem ser tratados o mais cedo possível.
 
Fonte R7

Outubro Rosa: Homens também são vítimas do câncer de mama

Uso de anabolizantes pode aumentar chances de desenvolver doenças em até quatro vezes
 
Conhecido como um mal que tem como alvo as mulheres, o câncer de mama também pode castigar os homens. Mais raro entre o sexo masculino, a doença atinge 1 homem para cada 100 mulheres.
 
 Diferentemente de muitos casos entre a população feminina, a doença é detectada na maior parte das vezes em estágio avançado. O principal motivo, apontam especialistas, é o preconceito e a falta de conscientização sobre a importância de exames de rotina. O que para o homem passa desapercebido por ser um carocinho indolor na auréola (região entorno do mamilo) pode ser o início de um tumor onde o tecido mamário se concentra, podendo causar coceira e irritação.
 
A incidência do câncer de mama é mais comum em homens acima dos 35 anos de idade e pode aumentar conforme a idade avança. Apesar de ter pontos em comum com a doença que atinge as mulheres, como histórico familiar correspondente, no homem a doença está mais ligada a fatores hormonais e pode ser desenvolvida a partir de uma dieta rica em gorduras ou mesmo o excesso de álcool ingerido, explicou o mastologista Dr. Ruffo de Freitas Jr., diretor da Escola Brasileira de Mastologia da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia):
 
— Por ser um tumor menos frequente, os fatores de risco no câncer de mama masculino são menos conhecidos. Sabemos, no entanto, que alterações hormonais nos homens elevam as chances de se ter a doença.
 
O especialista explicou que dentre as alterações que podem levar a uma mudança de hormônios no corpo do homem estão a ginecomastia (aumento do tecido mamário nos homens), alterações no fígado ou mesmo aumento de peso, já que as células gordurosas produzem hormônios femininos, como estrogênio.
 
Além dos riscos acarretados pela alimentação e ingestão de bebida alcóolica, o uso de anabolizantes por frequentadores de academia de musculação ou mesmo de hormônios por transexuais também são fatores importantes, afirmou o mastologista:
 
— Quem usa corre um risco bem maior e tem em torno de três a quatro vezes mais chance de ter câncer de mama do que aqueles que não usam.
 
Os fatores envolvendo o câncer de mama em homens acarretada pelo aumento de hormônios femininos podem ser também de ordem endógena, ou seja, resultante de fatores internos do organismo. É o caso da síndrome de Klinefelter, representada pelo aumento das mamas em homens, redução dos níveis de testosterona e aumento das gonadotrofinas. Em pessoas que têm a síndrome, o risco de câncer de mama é de 20 a 50 vezes maior do que em aqueles que não têm a doença.
 
Diagnóstico
Assim como as mulheres, os homens também podem se autoexaminar como forma de rastrear alguma irregularidade na mama. O oncologista Dr. Anderson Silvestrini, presidente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), explicou que para os homens essa prática é ainda mais simples do que para a população feminina:
 
— Como o homem tem pouca glândula mamária, fica ainda mais fácil notar qualquer nódulo que apareça. Apalpando a própria glândula ele consegue notar se há alguma diferença para, então, procurar um mastologista que possa solicitar exames como mamografia ou biópsia.
 
Além de eventuais carocinhos, os homens devem ficar atentos também a vermelhidões ou mesmo dores na região da mama.
 
O oncologista alertou ainda para o risco causado pelo fato de muitos homens desconhecerem que também podem ter a doença.
 
— Em geral, vemos que os homens se preocupam menos com a saúde deles do que as mulheres. Isso é um ponto para ficarmos em alerta.
 
O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres. Depois do autoexame e da mamografia, faz-se a cirurgia para retirada da mama de acordo com o estágio em que se encontra a doença e, quando necessário, complementa-se com quimioterapia ou radioterapia.
 
As dicas de prevenção que os médicos dão para os homens são: praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação equilibrada com pouca gordura e reduzir o consumo de bebida alcóolica. Vencer o preconceito e fazer o autoexame também entra na lista de ações para prevenir o desenvolvimento da doença.
 
Fonte R7

Humor: Saúde no Rio

UEMS – MS abre Processo Seletivo

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul divulgou edital Nº. 051/2012-RTR para realização de concurso público destinado ao provimento 62 oportunidades, sendo 33 vagas de Técnico de nível superior e 29 vagas para Assistente Técnico de nível médio. A remuneração é de até R$ 4.590,78.
 
Aos candidatos portadores de deficiência será reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas e aos candidatos negros ou índios será reservada a cota de 10% e de 3%, respectivamente, das vagas oferecidas.
 
As inscrições serão admitidas somente no site www.fapems.org.br, até o dia 10 de outubro de 2012, observado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.
 
A taxa de inscrição é de R$ 83,40, (nível médio) e R$ 133,44 (nível superior).
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 21 de outubro de 2012, às 08:000 e às 14:00, com duração de 4 horas, nos municípios de Dourados, Campo Grande, Paranaíba e Naviraí, em locais que serão publicados por meio de edital e divulgados no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, no endereço eletrônico www.imprensaoficial.ms.gov.br, e disponibilizado no site www.fapems.org.br.
 
Os candidatos serão convocados para prova prática e para a entrega dos títulos por meio de editais, a serem publicados nos mesmos sites.
 
A validade do concurso será de 1 ano, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Estreito - MA

A Prefeitura de Estreito, Estado do Maranhão, abriu edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 168 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 4.000,00. O Concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA – FSADU.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente de Endemias, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Consultório Odontológico, Assistente Administrativo, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Creche Técnico de Enfermagem, Técnico em Meio Ambiente, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Motorista, Vigia, Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Fisioterapeuta, Médico – PSF, Nutricionista, Odontólogo – Clínico Geral, Psicólogo, Orientador Escolar, Pedagogo, Supervisor Escolar, Professor MAG III Nível III – Ensino Fundamental Anos Finais – Educação Física e Professor MAG III Nível III – Educ. Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições, das 10h do dia 15 às 23h59 do dia 31 de outubro de 2012 nos endereços: www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos.

Taxas
Nível Superior - R$ 70,00;
Nível Médio - R$ 40,00;
Nível Fundamental - R$ 35,00.

Provas
As provas de conhecimentos serão aplicadas na data prevista de 18 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O Gabarito Oficial da Prova de Conhecimentos será publicado até 24 (vinte e quatro) horas a contar do dia subseqüente ao de sua realização, e será afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Estreito-MA, no quadro de avisos da FSADU e no site oficial do Concurso.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Estreito-MA.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Anicuns – GO

Por intermédio da Consultar Concursos Públicos, a Prefeitura do Município de Anicuns, Estado de Goiás, que dista 76 km da capital, lançou edital de concurso público para preenchimento de 207 vagas em todos os níveis de instrução. Do total de vagas oferecidas, 5% serão reservadas aos candidatos com deficiência.
 
Cargos
Nível Fundamental (completo e incompleto): Agente de obras Públicas, Auxiliar de Serviços Gerais, Coletor de lixo, Gari, Mecânico, Motorista, Pedreiro, Agente de Combate a Endemias e Agente Comunitário de Saúde.

Nível Médio/Técnico: Assistente Administrativo II, Auxiliar de Enfermagem e Fiscal.

Nível Superior: Assistente Social, Advogado, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Professor PM II - Pedagogo, Professor Língua Portuguesa, Professor Educação Física, Professor Matemática, Professor Geografia, Professor História, Professor de Ciências Biológicas.
 
Os vencimentos iniciais estarão subordinados ao cargo exercido, podendo variar entre as cifras de R$ 368,85 e R$ 2.300,76.
 
Inscrições
As inscrições foram reabertas e poderão ser feitas pela Internet, no site www.consultarconcursos.com.br, no período de 03 a 19 de outubro de 2012, com início as 10:00 horas e término as 16:00 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF), podendo ser efetuado o pagamento da taxa de inscrição até o primeiro dia útil após o encerramento deste prazo.
 
A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 40,00 para nível fundamental (completo e incompleto), R$ 50,00 para nível médio/técnico e R$ 90,00 para nível superior.
 
Provas
As provas objetivas para todos os candidatos serão realizadas no dia 24 de novembro de 2012 (sábado), em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Concurso Público.

A prova prática de volante para os candidatos ao cargo de Motorista será realizada no dia 08 de dezembro de 2012 (sábado), em local e horários previamente divulgados pela COCP. Caso não for possível a aplicação desta prova para todos os candidatos no mesmo dia, em razão da quantidade de candidatos inscritos ou qualquer outro motivo de força-maior, será dado prosseguimento no dia subsequente.
 
Validade
O prazo de validade do presente Concurso Público será de 02 (dois) anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período.

Edital / Publicações

Concurso CRF - GO

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás divulgou resumo do edital Nº. 01/2012 para realização de concurso publico. O objetivo do certame é preencher 10 vagas de nível médio e superior, com remuneração de até R$ 4.987,00.
 
São ofertadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais
 
Cargos: Auxiliar Administrativo, Motorista, Telefonista e Farmacêutico Fiscal.
 
As inscrições serão realizadas das 10:00 do dia 24 de agosto até às 23:59 do dia 15 de outubro de 2012, através do site www.quadrix.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 65,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 11 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados através do comprovante definitivo de inscrição, a partir do dia 30 de outubro de 2012.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 12 de novembro de 2012, no site www.quadrix.org.br.
 
O resultado final do concurso público será homologado pelo CRF‐GO, publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico www.quadrixorg.br na data provável de 12 de dezembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES abre vagas

A Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, publicou edital n° 37/2012 de processo seletivo para provimento de cargo de professor. São ofertadas 05 vagas a serem distribruídas entre os Departamentos de Informática, Engenharia Ambiental, Línguas e Letras, Linguística/Teoria e Análise Linguística e Clínica Cirúrgica do Centro Tecnológico, Centro de Ciências Humanas e Naturais e Centro de Ciências da Saúde.

A jornada de trabalho para as áreas de Meteorologia/Química da Atmosfera e de Cirurgia será de 20 horas semanais, com remuneração entre R$ 2.072,77 e R$ 2.619,03, a depender da titulação. Já para as áreas de Ciência da Computação/Metodologia e Técnicas da Computação, Letras/Línguas Estrangeiras Modernas e Literaturas Estrangeiras Modernas, Linguística/Teoria e Análise Linguística, a jornada será de 40 horas em regime de Dedicação Exclusiva e os vencimentos vão de R$ 4.837,66 a R$ 7.627,02.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 1º a 30 de outubro de 2012, nas secretarias dos respectivos Departamentos/Centros e apresentar requerimento preenchido, mais Curriculum Vitae Lattes paginado e encadernado, cópia do RG, comprovante de pagamento da taxa (R$ 250,00). Além dessa documentação, será necessário apresentar declaração firmada de que está em dia com suas obrigações eleitorais e militares (esta no caso de candidato do sexo masculino).

Haverá prova escrita no dia 17 de dezembro e prova de aptidão didático-prática no dia 19 de dezembro de 2012, de caráter eliminatório e classificatório. Também estão previstas prova de plano de trabalho no dia 20 de dezembro e prova de títulos no dia 21 de dezembro de 2012, as duas de caráter apenas classificatório.

Concurso UFES Espírito Santo

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) lançou edital de concurso público 33/2012, com o objetivo de prover 03 vagas para professores de nível superior. Os salários vão até R$ 7.627,02.
 
As oportunidades são para ministrar aulas nas áreas de Teoria das Organizações, Nutrição e Ciência e Tecnologia de Alimentos.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 11 de setembro até o dia 10 de outubro de 2012 e pagar a taxa de R$ 250,00, nos seguintes locais:
 
-Secretaria do Departamento de Administração/CCJE, avenida Fernando Ferrari, nº. 514, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, de segunda a sexta feira, das 8h30 às 11h30;

-Departamento de Farmácia e Nutrição/CCA - Alto Universitário, s/nº, bairro Guararema, Alegre, de segunda a sexta feira, das 13h30 às 17h;

-Departamento de Engenharia de Alimentos/CCA, Alto Universitário, s/n, bairro Guararema, Alegre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
 
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova escrita e prova de aptidão didático-prática, de caráter eliminatório e classificatório, prova de plano de trabalho e prova de títulos de publicação de trabalhos científicos referidos no curriculum vitae, de caráter apenas classificatório.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada nos dias 26 de novembro, 03 e 10 de dezembro de 2012.
 
O concurso terá validade pelo prazo de 02 anos, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso SEJUS - ES 2012

Com a finalidade de preencher 06 vagas, a Secretaria de Estado da Justiça - SEJUS, no Espírito Santo divulgou através do Diário Oficial dos Poderes do Estado edital Nº. 002/2012 para realização de concurso público.
 
São ofertadas vagas de nível superior para o cargo de Médico Psiquiatra, com remuneração de até R$ 3.344,00, acrescido de 60% referente a gratificação de custódia e 40% referente a gratificação de risco de vida, todos sobre o vencimento inicial, por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
Será reservada 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
A inscrição, no valor de R$ 60,00, deverá ser realizada exclusivamente pela internet, no site da Fundação VUNESP - www.vunesp.com.br, no período entre 10 horas do dia 10 de setembro às 16 horas de 10 de outubro de 2012.
 
O candidato que necessitar de condições especiais, inclusive prova em braile, ou prova ampliada, deverá solicitá-la até o término das inscrições, por SEDEX, ou Aviso de Recebimento (AR), ou pessoalmente, à Fundação VUNESP, sita na Rua Dona Germaine Burchard, 515 – Água Branca/Perdizes, São Paulo – SP – CEP 05002-062, – Água Branca/Perdizes, São Paulo – SP, indicando no envelope “Ref: Condição especial para participação do Concurso da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) – Concurso Publico nº 02/2012 – MÉDICO PSIQUIATRA.
 
O concurso será constituído de: prova objetiva e de títulos.
 
A aplicação das provas objetivas e de títulos estão previstas para 25 de novembro 2012, em horário e local a serem divulgados por meio de publicação de edital de convocação no Diário de Imprensa Oficial (DIO), e divulgadas nos sites da SEJUS e da Fundação VUNESP.
 
O caderno de questões será disponibilizado no primeiro dia útil após a aplicação da prova objetiva no site www.vunesp.com.br, a partir das 14 horas.
 
O concurso será válido por 2 anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, segundo a legislação vigente, a critério da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS).

Concurso Universidade de Brasília - UNB II

A Universidade de Brasília - UNB, no Distrito Federal, lançou 04 (quatro) editais de concurso público, visando o provimento de 04 vagas imediatas para o cargo de Professor Adjunto, bem como a formação de cadastros de reserva na classe de Assistente. Os salários variam de R$ 4.837,66 (para profissionais com mestrado) a R$ 7.627,02 (para doutores).

Todas as oportunidades serão destinadas à Faculdade de Ceilândia e distribuídas entre as áreas de Enfermagem em Gerenciamento em Saúde, Enfermagem - Cuidado Psicossocial em Saúde Mental, Enfermagem em Saúde da Mulher e da Criança e de Saúde Coletiva - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 15 de outubro de 2012, pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br. As taxas variam de R$ 120,95 e/ou R$ 190,68.

A validade do certame será de um ano, a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Universidade de Brasília - UNB abre concurso público

A Universidade de Brasília - UNB, publicou através do Diário Oficial da União, edital nº. 428, de 31 de agosto de 2012, de concurso público destinado ao preenchimento de 02 vagas para o cargo de Professor Titular. A remuneração é de até R$ 12.225,25, em regime de 40 horas semanais.
 
Poderão se inscrever os Médicos com Residência Médica em Pediatria ou portadores do Título de Especialista em Pediatria emitido pela Sociedade Brasileira de Pediatria na área de concentração de Pediatria, ou portadores de títulos estrangeiros equivalentes validados no MEC.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/docentesunb, no período compreendido entre 10 horas do dia 17 de setembro e 23 horas e 59 minutos do dia 22 de outubro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição é de R$ 304,65.
 
No período de 17 de setembro a 09 de novembro de 2012, exceto sábado, domingo e feriado, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, o candidato deverá entregar, na Secretaria da Faculdade de Medicina, localizada no endereço indicado na seção das disposições preliminares, o formulário de solicitação de inscrição, completamente preenchido e assinado.
 
As provas serão realizadas na Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Medicina, Prédio da Faculdade de Medicina/Faculdade de Ciências da Saúde, Asa Norte, Brasília/DF, CEP 70.910-900.
 
O processo seletivo será constituído das etapas a seguir de caráter classificatórias e eliminatórias:

a) Inscrição sujeita a aceitação;
b) Prova de Títulos, com peso 7;
c) Apresentação e Arguição do Memorial, com peso 3.
 
O concurso público será válido por 1 ano, contados a partir da data da publicação do edital de resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso SES - Secretaria de Saúde do DF

A Secretaria de Estado de Saúde, divulgou através do Diário Oficial do Distrito Federal 02 editais Nº. 35 e 36, de 6 de setembro de 2012, para realização de concurso público. O concurso destina-se ao provimento de 412 vagas e formação de cadastro‑reserva para o cargo de Técnico em Saúde, na especialidade de Técnico em Enfermagem (400) e Técnico em Laboratório (12) – Hematologia e Hemoterapia da Carreira de Assistência Pública a Saúde do quadro de pessoal do Distrito Federal. A remuneração é de até R$ 1.724,91, por jornada de trabalho de 24 horas semanais.
 
São reservadas 20% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Os interessados deverão se inscrever do dia 17 de setembro a 15 de outubro de 2012 (exceto sábados, domingos e feriados), de forma presencial, na Central de Atendimento ao Candidato da Fundação Universa, localizada no SGAN 609, Módulo A, Asa Norte, Brasília/DF ou através do endereço eletrônico - www.universa.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 24,00.
 
O candidato que necessitar de atendimento especial no dia de aplicação da prova objetiva deverá indicar no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via internet, os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 15 de outubro de 2012, impreterivelmente, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento (AR), para a Fundação Universa – Concurso Público de Técnico em Saúde - Técnico em Enfermagem, Caixa Postal 2.641, CEP 70.275–970, Brasília/DF, laudo médico, original ou cópia autenticada e o requerimento.
 
O concurso será constituído de prova objetiva e prática.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 11 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados no endereço eletrônico - www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, a partir do dia 31 de outubro de 2012.
 
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será afixado no mural de avisos da Fundação Universa e divulgado na internet, no endereço eletrônico www.universa.org.br, no primeiro dia útil seguinte ao da aplicação da prova objetiva.
 
Informações a respeito da prova prática constarão do edital de convocação para esta fase, a ser oportunamente publicado.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial do Distrito Federal, podendo ser prorrogado, 1 única vez, por igual período, por conveniência administrativa.

Edital / Publicações

Concurso CEB - Distribuição S/A

A Companhia Energética de Brasília - CEB - Distribuição S/A, divulgou edital de concurso público nº. 01/2012, destinado à formação de cadastro de reserva para provimento em emprego público em regime celetista. O concurso será executado pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria e tem validade de dois anos, contados da data de sua homologação.
 
São distribuídas várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior com rendimentos que vão até R$ 4.410,20, para jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Os candidatos admitidos terão direito a benefícios como plano de saúde contributivo extensivo aos dependentes legais, auxílio alimentação no valor de R$ 821,48 mensal, programa de capacitação e treinamento, auxílio-creche, plano previdenciário contributivo, entre outros.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Contador, Economista, Engenheiro, Médico, Pedagogo, Redator/Revisor de Texto, Agente de Suporte Administrativo, Técnico Industrial, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Informática, Técnico de Enfermagem do Trabalho e Agente de Serviços Operacionais.
 
Inscrições e Provas
Os interessados deverão fazer suas inscrições das 10h do dia 08 de outubro de 2012 até às 23h59m do dia 07 de novembro de 2012, através do endereço eletrônico www.exatuspr.com.br.
 
As provas escritas serão realizadas em Brasília (DF). Caso o número de inscritos supere as expectativas poderão também ser realizadas nos municípios circunvizinhos. A divulgação dos locais/data/horário de aplicação das Provas escritas, serão divulgados no site www.exatuspr.com.br.
 
Após a aplicação das provas escritas, os Gabaritos Preliminares estarão disponíveis no primeiro dia útil subseqüente à realização das provas.

Concurso UFC 2012 II

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou edital N° 342/2012 de concurso público para a Carreira do Magistério Superior, na classe Professor Titular. A oportunidade é para trabalhar no Departamento de Odontologia Restauradora, Setor de Dentística - Materiais Dentários, por 40 horas semanais e remuneração de R$ 12.225,25.

Os interessados deverão realizar suas inscrições de 24 de setembro a 22 de novembro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h na secretaria do Departamento (rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE). A taxa é de R$ 305,00.

A previsão é de que todos sejam avaliados por meio de prova de defesa de memorial, prova didática, ambas com arguição, e julgamento de títulos.

O prazo de validade do concurso será 01 ano, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

Processo seletivo da Universidade Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou edital de processo seletivo com 03 vagas para Professor Substituto das Faculdades de Educação, Medicina, Economia, Administração, Atuária e Contabilidade. O salário varia de R$ 2.619,03 (20 horas) a R$ 4.472,00 (40 horas).

De acordo com o edital, uma das vagas será para lotação no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, para ministrar aulas na disciplina de Didática e Ensino da Língua Portuguesa. A outra vaga será para o Departamento de Administração, para lecionar sobre Legislação Comercial e Tributária, Legislação Trabalhista e Previdenciária e Direito Administrativo. Por fim, a última vaga será direcionada ao Departamento de Medicina Clínica, nas áreas de Clínica Médica, Nefrologia e Semiologia.

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 09 a 11 de novembro de 2012, das 8h às 11h e de 14h às 17h, nas secretarias dos departamentos onde há vagas, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 65,00 ou R$ 111,00, de acordo com a jornada de trabalho.

A seleção terá a validade de 30 dias, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado, prorrogável apenas uma vez e por igual período, perdendo, entretanto, a sua eficácia com o preenchimento das vagas ofertadas.

Concurso Prefeitura de Jati - CE

Em Jati, no Ceará, já está disponível o edital n° 001/2012 de concurso público da Prefeitura, que visa o provimento de 51 vagas, subdivididas em funções que abrangem os níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 622,00 a R$ 2.500,00, por jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Nível Fundamental - Agente Comunitário de Saúde - ACS e Agente de Combate às Endemias - ACE.

Nível Médio/Técnico - Atendente de Consultório Dentário, Eletricista, Técnico de Higiene Dental, Técnico de Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária e Tratorista.

Nível Superior - Cirurgião Dentista (Bucomaxilo-Facial, Dentística, Endodontista, Ortodontista, Periodontista, PSF), Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (PSF, Cardiologista, Ginecologista, Ortopedista, Pediatra), Nutricionista e Veterinário.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre às 10h do dia 01 de outubro até às 23h e 59min do dia 11 de outubro de 2012, observado o horário local.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 80,00 para os cargos de nível médio e técnico e de R$ 120,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas
As provas escritas para todos os cargos serão realizadas na data provável de 28 de outubro de 2012, no horário e nos locais a serem divulgados oportunamente.

O gabarito preliminar das provas escritas será divulgado no dia 29 de outubro de 2012, no site www.promunicipio.com e no quadro da Prefeitura Municipal de Jati - CE.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por até 2 anos, a contar da data de homologação do certame, de acordo com a conveniência e oportunidade da Administração Pública municipal e mediante Ato Administrativo motivado do Prefeito Municipal de Jati.

Edital / Publicações

Prefeitura de Fortaleza (CE) abre concurso público

A Prefeitura de Fortaleza, no Estado do Ceará, publicou edital N° 46/2012 de concurso público destinado a selecionar candidatos para cargos de provimento efetivo e para formação de cadastro reserva. Os servidores selecionados e efetivados trabalharão no Instituto de Previdência do Município - IPM, recebendo remuneração de até R$ 1.523,04.
 
São distribuídas 638 vagas, sendo 88 imediatas e 550 para inclusão em cadastro de reserva de pessoal com níveis médio e superior. O concurso será realizado atravé do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos - IMPARH, tendo validade de 02 anos.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro(a), Farmacêutico(a), Fisioterapeuta, Administrador e Advogado.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.imparh.ce.gov.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 10 de outubro de 2012 (horário de Fortaleza - CE). As taxas variam de R$ 100,00 para os cargos de nível superior e de R$ 80,00 para os cargos de nível médio.
 
Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva será aplicada na cidade de Fortaleza-CE, com duração de 04h (quatro horas), no dia 11 de novembro de 2012, das 14h às 18h. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na data prevista de 12 de novembro de 2012.
 
O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.imparh.ce.gov.br, 03 dias antes da data de realização da prova objetiva e imprimir o Cartão de identificação que, juntamente com o documento de identidade, permitirá o acesso do candidato às dependências do local de realização das provas.

Edital / Publicações

UFBA abre processo seletivo

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) publicou o edital Nº. 3, de 14 de setembro de 2012, para realização de concurso público para docentes. As oportunidades são para Professores das classes Auxiliar, Assistente e Adjunto, que possuam disponibilidade para atuar nos campi de Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista. O salário é de até R$ 7.627,02.
 
Entre as áreas de formação com oferta de vagas, estão Geografia, Química, Educação, Filosofia, Psicologia, Engenharia Civil, Saneamento ou áreas afins, Medicina Veterinária, Música, Engenharia Mecânica, Farmácia, Ciências Sociais ou áreas afins, Psiquiatria, Odontologia, Fisioterapia, Geologia, Ciência da Computação, Informática, Matemática ou áreas afins, Física, Artes visuais, Decoração, Design, Artes Plásticas, Enfermagem e outras.

Inscrições e Provas
As inscrições serão realizadas do dia 20 de setembro a 19 de outubro de 2012, através do site www.concursos.ufba.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 95,00 (auxiliar), R$ 100,00 (assistente) e R$ 115,00 (adjunto).
 
O concurso constará das seguintes provas:
 
Professor Auxiliar:
I - teórico-prática ou escrita, com peso quatro e de caráter eliminatório e classificatório;
II - didática, com peso quatro e de caráter classificatório;
III - de títulos, com peso dois e de caráter classificatório.
 
Professor Assistente e de Professor Adjunto:
I - teórico-prática ou escrita, com peso três e de caráter eliminatório e classificatório;
II - didática, com peso três e de caráter classificatório;
III- de títulos, com peso dois e de caráter classificatório;
IV - defesa de Memorial, com peso dois e de caráter classificatório.
 
As provas serão realizadas na UFBA, em datas a serem divulgadas, através do endereço www.concursos.ufba.br, respeitando-se o período de 30 de outubro de 2012 a 31 de dezembro de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

SESC – Bahia abre Processo Seletivo

O Serviço Social do Comércio - SESC, através da Diretoria Regional da Bahia/Assessoria de Recursos Humanos, divulgou edital para processo seletivo visando o preenchimento de 560 vagas na Administração Regional do Estado da Bahia. As oportunidades são para profissionais que possuam nível fundamental, médio ou superior completos, lembrando que também será formado um cadastro de reservas.
 
Os salários vão até R$ 3.132,85 por carga horária de 08 a 44h semanais. O certame será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB.
 
Os municípios com oferta de vagas são Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Paulo Afonso, Barreiras, Santo Antonio de Jesus e Itaparica. As contratações serão regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho.
 
Cargos
Ensino Fundamental Completo: Ajudante de Manutenção, Auxiliar de Rouparia e Lavanderia, Camareira, Carregador, Jardineiro, Passador de Roupas II, Piscineiro, Salva-vidas e Servente.

Ensino Médio Completo: Artífice de manutenção Odontológica, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Lanchonete, Auxiliar de Matrícula, Barista, Bilheteiro, Cabeleireiro, Caixa, Carpinteiro, Chefe de Praça – Açougue, Chefe de Praça – Grand Manger, Chefe de Praça – Patissaria, Cozinheiro, Cumin, Depiladora, Eletricista I, Encanador I, Encarregado de Bar/Lanchonete, Encarregado de Lavanderia, Encarregado de Manutenção, Encarregado de Zeladoria, Garçom, Lancheira, Maître, Manicure, Massagista, Motorista, Operador de Som, Pedreiro, Pintor, Porteiro, Recepcionista, Serralheiro, Técnico em Iluminação).Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Arquivo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Lazer, Caldeireiro, Chefe de Cozinha, Comprador, Eletricista II, Encarregado de Almoxarifado, Secretária Escolar, Desenhista Cadista, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Técnico em Prótese e Técnico em Saúde Bucal.

Ensino Superior Completo: Advogado (Administrativo), Advogado (Trabalhista), Analista de Pesquisa e Planejamento, Analista de Recursos Humanos, Arquiteto, Arquiteto (decoração de interiores), Arquivista, Assistente Contábil II, Assistente de Contratos, Assistente de Licitação, Assistente de Patrimônio, Assistente de Pessoal I, Assistente de Reservas, Assistente de Secretaria, Assistente Social para trabalho com Recursos Humanos, Bibliotecária, Chefe Executivo de Cozinha, Encarregado de Reservas e Recepção, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Governanta Executiva, Instrutor de Bike Indoor, Instrutor de Capoeira, Instrutor de Dança, Instrutor de Dança de Salão, Instrutor de Esportes de Quadra - Educação Infantil e Ensino Fundamental, Instrutor de Esporte de Quadra - Jovens e Adultos, Instrutor de Ginástica, Instrutor de Yoga, Instrutor de Musculação, Instrutor de Natação/Hidroginástica, Instrutor de Pilates, Instrutor de Karatê, Instrutor de Swing Baiano, Orientador Social, Recreador, Secretária Ensino Gerencial, Supervisor de Esportes e Recreação, Técnico Contábil, Técnico Cultural (Música), Técnico Cultural (Produção Musical), Técnico de Turismo Social, Técnico em Comunicação Social, Técnico em Informática, Agente em Educação em Saúde, Assistente Social para trabalho com Assistência/Comunidade, Enfermeiro, Médico Clínico, Médico Pediatra, Nutricionista, Odontólogo (Clínica Geral), Odontólogo (Endodontia), Odontólogo (Odontopediatria), Odontólogo (Periodontia) e Odontólogo (Prótese).
 
Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser feitas no site da Funcab (www.funcab.org) até o dia 21 de outubro de 2012.
O valor da inscrição será:

R$ 42,00 para as funções de Ensino Fundamental Completo;
R$ 55,00 para as funções de Ensino Médio Completo;
R$ 65,00 para as funções de Ensino Superior Completo.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 11 de novembro de 2012, no Estado da Bahia, nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Itaparica, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista. O gabarito será publicado nos dias 12 e 13 de novembro de 2012, no site da FUNCAB, a partir das 12h.
 
O prazo de validade do certame é de 1 ano, a contar da data da publicação da primeira lista de convocação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Dataprev: Edital e Inscrição

Foi publicado edital para a realização do concurso da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - DATAPREV, que oferece 4.257 vagas em cargos de níveis Médio/Técnico e Superior. O concurso vai constituir cadastro de reservas em postos ligados à Tecnologia da Informação, destinados a pessoal com formação em áreas como medicina, comunicação, administração, banco de dados, análise de processamento, arquitetura, engenharias, direito, contabilidade, entre outras, ou formação de nível médio/técnico.
 

Cargos e remuneração

As oportunidades oferecidas pela Dataprev estão distribuídas por região de lotação:
 
Região Centro-Oeste (01): Analista de Processamento e Analista de Tecnologia da Informação, com lotação nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
 
Região Sudeste (02): Analista de Tecnologia da Informação, Auxiliar de Enfermagem no Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
 
Região Nordeste (03): Analista de Tecnologia da Informação, com lotação nos Estados de Sergipe, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Piauí.
 
Região Sul (04): Analista de Tecnologia da Informação, compreendendo o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Região 05 - Rio de Janeiro: cargo de Analista de Processamento.
 
Região 06 - São Paulo, com o cargo de Analista de Processamento.
 
Os aprovados de nível superior serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), percebendo remunerações mínimas que poderão variar de R$ 4.232,87 a R$ 5.291,10. Já os contratados para os cargos de nível médio terão perspectiva de remuneração mínima no valor de R$ 2.592,66. Nesses valores estão incluídos o Salário Base correspondente a cada cargo/perfil, o Adicional de Atividade (R$ 554,00) e o Auxílio Alimentação/Refeição (R$ 601,92).
 
Além da remuneração mínima, os admitidos terão direito a benefícios como reembolso pré‐escola ou escolar, apoio financeiro a tratamento especializado e Plano de Previdência Complementar (opcional).

Inscrições

Conforme o cronograma do concurso, as inscrições vão de 19 de setembro a 17 de outubro de 2012, através do site www.quadrix.org.br. O investimento na participação custa R$ 35,00 para os cargos de nível médio e R$ 60,00 para os cargos de nível superior.
 
Quem preferir se inscrever por meio dos pontos de acesso gratuitos, distribuídos pelas 26 capitais e no Distrito Federal, deve atentar para o período de disponibilidade dos mesmos: somente entre os dias 10 e 17 de outubro de 2012, em horário comercial. A partir de 08 de outubro esses pontos estarão listados no site do Instituto Quadrix.
 
O comprovante definitivo de inscrição do candidato estará disponível no endereço eletrônico http://www.quadrix.org.br, após o processamento da inscrição, a partir de 29 de outubro de 2012.

Seleção dos candidatos

O Instituto Quadrix, organizador, avaliará os inscritos por meio de prova objetiva (para todos os cargos/perfis), prova discursiva (para todos os cargos/perfis de nível superior) e prova de títulos (todos os cargos/perfis de nível superior).
 
As provas objetivas e discursivas acontecerão provavelmente no dia 11 de novembro de 2012 e divulgará o resultado final em 15 de janeiro de 2013.
 
A previsão de entrega dos documentos relacionados à comprovação dos títulos será no período entre 26 a 28 de dezembro de 2012. Os documentos deverão ser enviados para a organizadora, conforme orientação dada no edital.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação, prazo que poderá ser prorrogado somente uma vez.

Sobre

A Dataprev foi criada pela Lei nº 6.125 de 04/11/1974 com o propósito de fornecer soluções de tecnologia da informação e da comunicação para a execução e o aprimoramento das políticas sociais do Estado brasileiro. Trata-se de uma empresa pública vinculada ao Ministério da Previdência Social, considerada o principal provedor de soluções tecnológicas para a gestão das informações previdenciárias, trabalhistas, sociais e de registros civis da população brasileira.

Edital / Publicações

Prefeitura de Maceió abre concurso para 831 vagas

A Prefeitura de Maceió, Estado de Alagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou os editais nºs 01, 02 e 03/2012 de concurso público para o preenchimento de 831 vagas, sendo 596 para cargos de níveis fundamental e médio e 235 para nível superior. Os salários podem chegar a R$ 3.548,24.
 
O concurso público será realizado sob a responsabilidade da FUNDEPES, mas as provas estarão sob os cuidados da banca da COPEVE-UFAL, lembrando que as pessoas com deficiência terão reservadas 5% das vagas que vierem a surgir ou forem criadas no período de validade do concurso, que é de dois anos prorrogáveis por mais dois.
 
Cargos
EDITAL Nº 01/2012
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Assistente/Serviço Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Prótese, Auxiliar de Saúde Bucal, Protético, Técnico Ambiental, Técnico de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saneamento e Técnico em Segurança do Trabalho.

EDITAL Nº 02/2012
Cargos: Analista Clínico, Assistente Social, Biólogo, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico do Trabalho, Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Médico Generalista, Médico Geriatra, Médico Infectologista, Médico Mastologista, Médico Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Odontólogo Especialista em Estomatologia, Odontólogo Especialista em Odontopediatria, Odontólogo para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontólogo Periodontia, Odontólogo Radiologia, Psicólogo, Técnico de Análise Epidemiológica, Técnico em Recursos Humanos, Terapeuta Ocupacional e Zootecnista.

EDITAL Nº 03/2012
Cargos: Agente de Gestão, Químico e Técnico de Análise Epidemiológica.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, até às 23h59min do dia 19 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 35,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos realizar-se-ão, simultaneamente, no dia 16 de dezembro de 2012, na cidade de Maceió, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. Caso o espaço físico destinado à realização das provas não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.

Os locais e os horários de realização das provas estarão indicados no cartão de inscrição do candidato, que será disponibilizado na Internet no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, a partir do dia 10 de dezembro de 2012.

A COPEVE-UFAL disponibilizará as provas em seu endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, a partir das 21 horas do dia 18 de dezembro de 2012, juntamente com o gabarito preliminar.

Concurso Prefeitura de Medeiros Neto - BA

A Prefeitura de Medeiros Neto, Estado da Bahia, lançou edital n° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento efetivo de 297 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.000,00. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Coordenador Pedagógico, Eletricista, Farmacêutico/Bioquímico, Enfermeiro, Fiscal de Arrecadação, Fiscal de Obras e Edificação, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Professor, Gari e demais cargos. A jornada de trabalho será de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 09 de outubro de 2012, no Auditório da Escola Técnica, Rua Inácio Bonjardim, s/n, Centro, Medeiros Neto - BA, ou através da internet, no site www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 140,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 18 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados na Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

As provas objetivas de alguns cargos poderão ser antecipadas para o dia 17 de novembro de 2012, a critério da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e/ou da empresa realizadora deste certame, Ágora Consultoria Ltda.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Araxá - MG

Com a finalidade de preencher 73 cargos efetivos da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá- FCAA, a Prefeitura Municipal de Araxá, em Minas, liberou edital para concurso público. Válido por dois anos, o certame será executado pela Fundação Renato Azeredo (FRAMINAS) e poderão concorrer candidatos dos níveis fundamental, médio e superior.
 
As oportunidades são para os cargos de Coordenador técnico operacional, Diretor, Auxiliar administrativo, Assistente social, Psicólogo, Pedagogo, Enfermeiro, Educador social, Cozinheiro, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de serviço, Coordenador de segurança, Agente socioeducativo (masculino e feminino), Advogado. As jornadas laborais variam entre 30 e 40 horas e o maior salário oferececido é de R$ 2.130,68.
 
Inscrição e Provas
A inscrição será efetuada mediante o preenchimento do "Requerimento Eletrônico de Inscrição", no endereço eletrônico www.gestaoconcurso.com.br, das 09 horas do dia 10 de dezembro de 2012 às 22 horas do dia 03 de janeiro de 2013.
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a Fundação Renato Azeredo disponibilizará postos de inscrição com computador e impressora. O endereço dos postos serão: Rua Bedran Saad Bedran 457, Bairro Nova Suíssa, Belo Horizonte, MG, e sede da FCAA, na Av. Getúlio Vargas 170 - Centro - Araxá.
 
A taxa de inscrição será cobrada de acordo com o nível de escolaridade do cargo:
 
Nível fundamental completo - R$ 55,00;
Nível médio completo - R$ 65,00;
Nível superior completo - R$ 95,00.
 
Os inscritos serão avaliados através de Provas de Títulos (para os cargos de nível superior), Provas Objetivas para todos os cargos e Avaliação Psicológica (somente para os cargos de educador social e agente socioeducativo).
 
Data das provas
Conforme o edital, as Provas Objetivas serão aplicadas no dia 20 de janeiro de 2013, no turno da manhã (cargos de nível fundamental completo e nível médio completo) e da tarde (cargos de nível superior completo).
 
Os gabaritos serão publicados a partir do dia 21 de janeiro de 2013 e as questões das Provas Objetivas serão divulgadas a partir do dia 21 de janeiro de 2013. Estas estas informações poderão ser conferidas no site de inscrição.

Edital / Publicações

UFOP (MG) lança edital de concurso público

Foi divulgado edital de concurso público 070/2012 da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Minas Gerais, destinado ao preenchimento de 40 vagas docentes junto aos campi Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

Serão 21 oportunidades para Professor Assistente e 19 para Adjunto, distribuídas entre os Institutos de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb), Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), Escolas de Farmácia (EF), de Minas (EM) e de Nutrição (Enut) e Centro Desportivo (Cedu).

Dos 21 postos disponibilizados para profissional com mestrado, dois serão para jornadas de 40h, com remuneração de R$ 3.137,18 e as outras 19 para 40h em regime de Dedicação Exclusiva, com salário de R$ 4.837,66. No caso de quem possui doutorado, a carga semanal também será de 40h em regime de Dedicação Exclusiva, mas o vencimento será de R$ 7.627,02.

As inscrições serão recebidas de 9 de outubro a 8 de novembro de 2012, pelo site www.concurso.ufop.br, com taxas de R$ 62,00 para Assistente 40h, de R$ 96,00 para Assistente 40h DE e de R$ 152,00 para Adjunto 40h DE.

Serão aplicadas prova escrita, prova didática, prova de títulos e projeto de pesquisa, quando houver, para todos os participantes.

O concurso será válido por 01 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do concurso no Diário Oficial de União e será prorrogável por igual período.

Falta consenso sobre vacinas contra o HPV nos programas de imunização

Em torno de 60 países incluíram a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) nos programas de imunização. Na América Latina, Argentina, Panamá, México, Colômbia, Peru e Ilhas Caimã passaram na frente do Brasil e administram doses imunizantes em meninas desde a infância.
 
Alguns desses países apresentam redução de até 90% na incidência de verrugas genitais e, segundo pesquisadores, possivelmente o número de mulheres acometidas com o câncer do colo do útero deverá acompanhar esses resultados a longo prazo. Mas há uma questão que divide essas nações.
 
Existem dúvidas sobre a escolha do composto ideal para combater o vírus. Pesquisa divulgada, neste mês, na revista The Lancet traz elementos que vão inflamar o debate: a vacina bivalente, que teoricamente combate uma menor quantidade de tipos do HPV, tem uma eficiência geral maior contra o câncer de colo do útero que a quadrivalente, segundo cientistas da Agência de Saúde Pública do Canadá.
 
Aproximadamente 90% de todas as ocorrências de câncer de colo do útero no mundo são causados pelos tipos 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58 do HPV, sendo que, juntos, os dois primeiros são responsáveis por cerca de 70% dessa incidência. Mais barata, a vacina bivalente foi criada exatamente para atuar nesses principais casos de câncer, relacionados aos tipos 16 e 18. A quadrivalente combate os dois da bivalente e os tipos 6 e 11, responsáveis por manifestações do condiloma culminado, popularmente conhecido como verrugas genitais.
 
Fonte Correio Braziliense

Pesquisa desenvolvida na USP aponta que ar poluído faz mal ao coração

Belo Horizonte — Se você é predisposto à aterosclerose, perigosa inflamação que ataca os vasos sanguíneos e pode evoluir para problemas como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, é melhor ficar atento a um novo vilão que está à solta. E o pior: presente no ar.
 
Emitida principalmente pelos motores de carros, motocicletas, caminhões e demais veículo, a poluição oriunda de material particulado pode levar à aceleração da doença e a uma inflamação geral no corpo, atacando de órgãos específicos ao coração.
 
O alerta vem da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Resultados preliminares de uma pesquisa financiada pelo estado de São Paulo indicam que a exposição à poluição atmosférica pode aumentar o risco de surgimento de aterosclerose, mesmo em quem adota uma dieta saudável e com baixos teores de gordura.

Simulando o cotidiano de um cidadão que vive ou trabalha na região central de São Paulo, o estudo usou como base oito grupos de camundongos geneticamente modificados para desenvolver a doença. As experiências foram feitas no jardim da faculdade, que funciona em uma avenida da região central da capital paulista, local de grande fluxo de veículos.

Fonte Correio Braziliense

Pesquisa com células IPS que rendeu Nobel são grande esperança da medicina

Paris - As células IPS, que são células adultas reprogramadas para rejuvenescer e recuperar as propriedades das células-tronco embrionárias (ES), são uma esperança da medicina por seus potenciais terapêuticos.

No centro de pesquisas coroados pelo Prêmio Nobel de Medicina 2012, as "células-tronco pluripotentes induzidas" ou "células IPS" têm sua origem em uma célula adulta diferenciada, que retorna ao estado de célula embrionária pluripotente, graças ao trabalho de engenharia genética.

Na natureza, após a fecundação, o óvulo se divide e rapidamente aparecem as células que dão origem a todos os tecidos do corpo. São as células-tronco embrionárias pluripotentes que têm a capacidade para gerar todos os tipos de células. Porém, com o desenvolvimento do embrião, as células se especializam e perdem a capacidade de se transformar em células com diferentes funções (células nervosas, cardíacas, etc).

O britânico John Gurdon, um dos premiados com o Nobel em 2012, descobriu, em 1962, que a especialização das células era reversível, ao contrário do que se pensava antes, enquanto o outro vencedor, Shinya Yamanaka, ainda não era nascido. A equipe do japonês Yamanaka demonstrou em células de camundongo em 2006 e, em seguida, em células humanas em 2007, que podemos reprogramar uma célula adulta para fazê-la recuperar as características de uma célula-tronco embrionária.

As pesquisas de Yamanaka constituíram "uma descoberta revolucionária real", entusiasmou-se Jean-Marc Lemaitre, do Instituto de Genômica Funcional (Inserm). Com estas novas células IPS, "você pode obter praticamente qualquer tipo de célula do corpo", explica o pesquisador francês que tem usado esta técnica para rejuvenescer células centenárias, e mostra que o processo de envelhecimento é reversível. As células IPS apresentam vantagens semelhantes às das células-tronco embrionárias, mas não envolvem o problema ético relacionado com a necessidade de manipular embriões.
 
As IPS podem ser uma fonte de células para fazer tudo, por exemplo, testar novas drogas ou estudar doenças. Para a terapia celular experimental, elas não levam o risco a priori de rejeição por parte do corpo, porque vêm do próprio paciente. Mas ainda há um longo caminho a percorrer antes de assegurar a sua total segurança. "Não há nenhuma aplicação clínica prevista desta técnica avançada", ressaltou Marc Peschanski, diretor científico do I-Stem (Instituto de Pesquisa com células-tronco - Inserm).
 
No entanto, em 2013 um teste clínico de "inocuidade" em Kobe, no Japão, deve usar pela primeira vez esta técnica em um ensaio sobre a retina em pacientes que sofrem de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Além disso, uma outra linha de pesquisa está começando: produzir em grande quantidade células IPS a partir de um pequeno grupo de doadores que poderiam ser utilizadas para um grande número de receptores.
 
Fonte Correio Braziliense