Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Excesso de regras para comer pode levar ao sobrepeso dos filhos

Se você se preocupa com o peso do seu filho, cuidado. Você pode se surpreender ao descobrir que algumas coisas que você achava que estava fazendo para ajudá-lo, na verdade contribuíram para esse sobrepeso tão temido.
 
É o que diz uma série de artigos Rebecca Puhl e Marlene Shwartz, pesquisadoras do Rudd Center for Food Policy and Obesity, nos EUA, e publicado no periódico Eating Behaviors.

Ao que parece muitos pais simplesmente proíbem diversos tipos de alimentos ou bebidas no esforço de ajudarem seus filhos a perderem peso. Mas apesar de parecer uma boa ideia, a restrição alimentar pode ser o gatilho para comportamentos alimentares compulsivos em algumas crianças. O controle dos pais também vem se mostrando um fator associado ao sobrepeso em crianças e adolescentes. Aliás, quanto mais “dicas” e indiretas você der aos seus filhos para não comer determinados alimentos, mais vezes você os lembra de seus problemas com a balança.
 
Outra coisa que não se deve fazer é reforçar regras relativas à comida. Frases como “doces são para ocasiões especiais”, “você tem que terminar o que tem no prato para ter a sobremesa” ou mesmo “você não comeu os vegetais no seu prato” devem ser evitadas ao máximo.
 
Diversas pesquisas na área, ainda não chegaram às conclusões exatas dos mecanismos que levam a esse aumento de peso entre filhos de pais controladores, mas o fato é que, comparativamente, essas crianças estão acima da média de peso daquelas que vivem com pais que afirmam não dar muita atenção a regras alimentares.
 
Descontrole na idade adulta
Uma outra pesquisa, de Puhl e Shwartz, publicada no periódico Obesity descobriu também que adultos que sofriam de binge (descontrole alimentar momentâneo) haviam passado a infância em ambientes onde regras alimentares eram constantes no dia a dia.
 
As pesquisas apontam que o reforço constante desse tipo de mensagem quanto à comida pode contribuir para confundir os sentimentos de fome e saciedade no cérebro de crianças e adolescentes. Eles ficariam cada vez menos aptos a balancear consumo calórico e gasto energético ao longo da vida.
 
Ao contrário do que muitos pais pensam, as crianças sabem perfeitamente quando comer e quando parar, pois seus cérebros são bastante focados. Quando há excesso nessa idade, é possível que isso decorra de questões culturais ou hormonais.
 
Pais precisam evitar que crianças façam dietas muito restritivas, mas se alimentem de forma mais saudável
O melhor conselho para os pais, diz Hiat, é explicar-lhes que parem de controlar o que seus filhos comem e impor dietas na infância. Existem outras estratégias, que não incluem restrição calórica, que podem ser usadas para ajudar seus filhos a perder ou manter o peso sem contribuir para transtornos alimentares a longo prazo.
 
A primeira é criar uma consciência alimentar, apontando os alimentos mais saudáveis e os menos saudáveis, sem proibições. Outra estratégia é motivá-los a fazer mais atividades físicas, e isso inclui acompanhá-los, criando um reforço emocional positivo para atividades ao ar livre.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário