Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Cientistas belgas reconstroem ossos danificados com células-tronco de gordura

Foto: Reprodução
Um grupo de cientistas belgas desenvolveu uma inovadora técnica para reconstruir partes de osso humano danificado a partir de células-tronco extraídas da gordura corporal do paciente, segundo divulgou nesta quinta-feira a imprensa do país.
 
De acordo com os criadores do projeto científico da Universidade Católica de Louvain (norte da Bélgica), o método, até agora nunca utilizado, poderia revolucionar o tratamento das fraturas ósseas e de doenças como o câncer ósseo. A técnica se baseia no cultivo de células-tronco extraídas da gordura corporal do paciente. Com elas, é criada uma espécie de pasta moldável e apta para ser reimplantada nas partes do osso danificadas.
 
Esta descoberta "vem da vontade de buscar soluções, principalmente para pacientes jovens com câncer ósseo", explicou o coordenador do projeto, Denis Dufrane, ao jornal "Le Soir". Até o momento, na maioria das tentativas de regenerar o osso humano foi empregado células-tronco da medula espinhal, "com resultados decepcionantes", afirmou o especialista.
 
"Descobrimos que a gordura continha 500 vezes mais células-tronco que a medula, e além disso, elas podiam se transformar em osso e resistir perfeitamente à privação de oxigênio e de vasos sanguíneos", explicou Dufrane.
 
Os cientistas estão entusiasmados após testar o método em 11 pacientes que padeciam de uma degeneração dos discos vertebrais e doenças que impediam a regeneração óssea espontânea, entre elas tumores ósseos ou disfunções metabólicas como a síndrome de Blackfan-Diamond.
 
Em todos os casos, a implantação do "osso artificial" permitiu a regeneração das partes danificadas sem que se observassem fraturas posteriores. Anteriormente, estes pacientes sofriam fraturas constantemente, múltiplas cirurgias e longos períodos hospitalizados, ressaltaram os especialistas.

EFE/R7

Teste de HIV/DST devem ser refeitos no período de um ano após a relação suspeita

teste-hiv-devem-ser-refeito-apos-um-ano
Exame de HIV
Saber de maneira precoce que foi contaminado com o vírus HIV pode aumentar a expectativa de vida de um soropositivo, para obter uma qualidade de vida mesmo sendo soropositivo, é importante seguir à risca as recomendações do médico
 
Algumas pessoas não sabem, mas mulheres que têm o vírus do HIV tem 99% de chance de ter um filho saudável, desde que tome os devidos cuidados e siga as orientações do médico antes e depois do nascimento do bebê.

O diagnóstico do HIV se dá através da coleta de sangue, sendo que o resultado pode sair tanto de forma rápida mediante uma picada no dedo, quanto em algumas horas mais demorada em exames laboratoriais.  Os exames são feitos de forma anônima protegendo a identidade do paciente.

Quando devo repetir o exame do HIV?
Normalmente o resultado do reagente para o vírus do HIV é definitivo, o primeiro exame deve ser feito 30 dias após a exposição ao risco de contaminação, esse tempo deve ser respeitado por causa da janela imunológica. O risco de um falso negativo é muito baixo, mas, se o paciente ainda tem dúvida do resultado, o teste pode ser repetido após 30 dias.

Caso o paciente tenha certeza que foi exposto a uma situação de risco, como por exemplo, sexo desprotegido com pessoa contaminada ou a camisinha furou na hora do ato sexual, o exame pode ser repetido duas vez, a primeira vez após 3 meses, caso o resultado dê negativo, pode-se repetir novamente o exame após 6 meses, dessa forma é descartado um dos raros casos de conversão tardia.

É importante deixar claro que se o primeiro exame der negativo os risco de contaminação com o vírus é muito baixo. A repetição do exame é indicada por haver casos raros de conversão tardia ou casos de falso negativo.
 
Clickgratis

Flúor tem papel fundamental na proteção dos dentes e prevenção de cáries

Flúor é essencial para a prevenção de cáries
Além de creme dental, substância pode ser encontrada nos alimentos e na água
 
O fluoreto — também conhecido como flúor — é um elemento da natureza de origem mineral muito importante para a saúde dos dentes e dos ossos. Presente em alimentos como arroz, soja, espinafre e frutos do mar, assim como em boa parte das fontes de água, ele tem papel fundamental na proteção dos dentes e na prevenção da perda de minerais do esmalte dentário, evitando o desenvolvimento das cáries.
 
De acordo com o cirurgião-dentista Paulo Frazão, do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal da USP (Universidade de São Paulo), a cárie é “um processo de desmineralização que ocorre quando bactérias liberam substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente”.
 
Se a perda de mineral do dente é maior do que sua reposição pela saliva, surgem as cáries, que inicialmente aparecem com o aspecto de manchas brancas e opacas; e em estágios mais avançados, sob a forma de cavidades.
 
O dentista Marco Manfredini, conselheiro do Crosp (Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo), explica que “o flúor é capaz de reverter parcialmente esse processo, remineralizando a estrutura do dente e inibindo a formação do biofilme dental, reduzindo o risco de doenças gengivais e formando menos placas bacterianas, o que reduz o risco de cáries”.
 
Para Frazão, a expansão do uso de fluoretos contribuiu para a redução de cáries na população infanto-juvenil.
 — A disponibilização de água e cremes dentais fluoretados para a população brasileira trouxe modificações significativas no perfil epidemiológico da cárie, uma doença muito comum na primeira infância, quando os dentes ainda estão em fase de formação.
 
Por isso, a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Ministério da Saúde e as entidades odontológicas e de saúde coletiva do Brasil têm endossado o uso do flúor na água de abastecimento público.
 
Cuidado com o excesso
Como tudo que vem em excesso faz mal, vale frisar que o flúor só agrega benefícios às pessoas se administrado corretamente, em uma quantidade que não ultrapasse os níveis de concentração indicados.
 
Segundo o guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil, elaborado pelo Ministério da Saúde, a concentração de flúor adicionada às pastas de dente, usualmente em torno de 1.100 a 1.500 ppm, “tem, comprovadamente, efeito sobre a prevalência e gravidade da cárie em populações”.
 
Crianças de até cinco anos de idade, no entanto, devem ser supervisionadas pelos pais na hora da escovação para evitar a ingestão de creme dental e reduzir o risco de fluorose dentária.
 
— É incorreta a ideia de que quanto mais flúor, melhor, pois há padrões para utilização desse composto. Se durante o período da formação do dente a criança for exposta a uma quantidade excessiva de flúor, pode desenvolver fluorose. Um dos sinais característicos da fluorose é o aparecimento de pequenas manchas brancas nos dentes.
 
Segundo Manfredini, “as pastas de dente com concentrações de 1000 ppm de flúor são mais eficazes para a prevenção da cárie dentária do que aquelas com concentrações menores”.
 
— Colocar o creme dental no sentido transversal da escova de dente, e não no longitudinal é uma dica para que a quantidade de pasta não seja excessiva. O ideal é que a quantidade colocada não ultrapasse o tamanho de um grão de ervilha.

R7

Após 8 meses, mulher descobre na mesa do parto que não tem bebê

Reprodução/Record
A barriga era semelhante a uma mulher que está no 8º mês de gestação
Médico afirmou que ela tinha gravidez psicológica, apesar de ter feito pré-natal
 
Após oito meses "esperando um filho", a mineira Cláudia Aparecida Lopes, de 30 anos, descobriu na mesa do parto que não carregava nenhum bebê. O caso aconteceu em Monte Carmelo (MG).
 
De acordo com o marido de Cláudia, Alexandre Alves, o profissional disse que sua mulher teve uma "gravidez psicológica". Porém, segundo ele, foram feitos dois ultrassons durante o pré-natal e, nas ocasiões, o especialista afirmou que o coração batia e informou até o sexo da criança.
 
— Se era gravidez psicológica, perguntei por que ele marcou a cesárea então. Ele disse que era por causa da barriga grande que ela tinha.
 
A barriga era semelhante a uma mulher que está no 8º mês de gestação.
 
A família acusa o profissional de erro médico. O caso será investigado pela Polícia Civil e CRMG (Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais) informou que vai abrir sindicância para apurar possível erro médico.
 
R7

Má conservação dos alimentos no calor pode trazer problemas de saúde; veja quais

Nesta época, especialista explica que as infecções bacterianas
 são comuns com o calor intenso
Ovos devem ser bem cozidos e as frutas, verduras e legumes lavadas adequadamente
 
Por conta do verão, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta para o consumo e a conservação dos alimentos, uma vez que os problemas digestivos, como as gastroenterites agudas, e as infecções bacterianas são comuns com o calor intenso.

Segundo a gastroenterologista do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual) Debora Poli, nesta época do ano, os ovos devem ser bem cozidos e as frutas, verduras e legumes lavadas e higienizadas adequadamente.

— As carnes de todo o tipo também devem ser conservadas corretamente. Outro alimento frequentemente consumido nesta época do ano e que oferece risco são as ostras e os mariscos. É importante verificar a procedência desses alimentos, que são consumidos crus.

A recomendação é que se opte por alimentos ricos em água nesta época de altas temperaturas. Para manter a hidratação, o ideal é abusar do consumo de água pura ou de coco, bebidas isotônicas, sucos naturais e chás (evitar os chás preto e mate, que contêm grande quantidade de cafeína) e também de frutas, em especial melancia e melão. 
 
— Os refrigerantes são ricos em açúcares e não são recomendados pelo teor calórico e nos casos de diarreia. Já o álcool, por si só, é um agente agressor da mucosa [revestimento interno] do aparelho digestivo. Qualquer forma de bebida alcoólica pode apresentar quadro de gastrites e piora do refluxo, com a típica sensação de queimação ou azia, até dor abdominal e diarreia. É o grande responsável por desidratação e toda aquela sensação de ressaca. O consumo excessivo de álcool pode levar à hepatite aguda e mais tardiamente à cirrose.

Segundo a especialista, outra questão importante é o cuidado com os idosos e as crianças, que são mais suscetíveis a problemas de saúde por serem mais frágeis e com maior propensão à desidratação.

— Caso a pessoa, de qualquer idade, apresente algum sintoma de problema gastrointestinal, é recomendável procurar um médico especialista que poderá indicar o tratamento adequado.
 
R7

Biocor desenvolve aplicativo móvel para assistência

Foto: Reprodução
Informações disponíveis auxiliam na mitigação dos riscos, reforçam a relação de confiança com pacientes e o alcance de bons resultados
 
As visitas diárias a todos os internados do Biocor Instituto possibilitam com que o presidente e fundador, Mario Vrandecic, comprove quais são as necessidades dos pacientes e aspectos que podem ser melhorados. Graças à devoção ao outro foi identificada a oportunidade de aprimorar a disponibilidade em tempo real de informações gerenciais coletadas durante a passagem pelo leito.
 
Dessa forma, no início de 2012, a equipe interna de TI do Biocor desenvolveu um portal para acesso via tablet e smartphone, com base nos princípios de segurança da informação (ISO 27.001), destinado ao uso setorial (assistencial, técnico e administrativo) e institucional.
 
A plataforma, que pode ser acessada através de redes móveis 3G, contempla informações como listagem cronológica dos pacientes internados, procedimentos executados, medicações em uso, resultados de exames, indicadores operacionais, pendências por setor, entre outros dados fundamentais para a boa gestão hospitalar. De acordo com Vrandecic, as informações disponíveis auxiliam na mitigação dos riscos, reforçam a relação de confiança com pacientes e o alcance de bons resultados e, ainda, auxiliam nos processos para o preenchimento do prontuário eletrônico do paciente devido à checagem e “inputs online”.
 
Além de cada setor acompanhar os respectivos indicadores e informações pertinentes por meio dos painéis setoriais, sistema informatizado, intranet, reuniões semanais e mensais, o acesso via dispositivos móveis representou mais uma alternativa com vistas à agilidade.
 
O sistema telefônico corporativo do Instituto inclui 200 colaboradores e todos os 400 médicos do corpo clínico autônomo. Para os cargos críticos de cerca de 100 colaboradores, a instituição arca com os custos, já os médicos pagam um preço corporativo.
 
“O acesso aos dados em tempo real é um fator preponderante na tomada de decisão. A geração de informações rápidas e precisas garante uma estrutura de gestão diferenciada, daí a oportunidade de melhorar o sistema anterior que compreendia anotações e consultas posteriores ao sistema em estações físicas nos setores”, comenta o executivo.
 
Com um investimento de cerca de R$ 300 mil, o projeto, segundo Vrandecic, tem agregado valor ao sistema de gestão em operação na entidade. “A instituição possui a cultura para que todas as informações sejam inseridas no Sistema MV. E automaticamente essas informações são disponibilizadas no portal em tempo real”.  
 
Com o portal, é possível, do próprio leito e no momento da visita diária, com base em evidências e o contato telefônico direto com o médico responsável, obter esclarecimentos sobre o tratamento do paciente.
 
Pela definição do departamento de TI do Biocor, um bom sistema de informação pode ser considerado como um conjunto de componentes integrados, trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório das organizações. Sob esta visão que a entidade conseguiu atingir o objetivo de maneira rápida. “A necessidade era imediata, para que os bons resultados da instituição continuassem a ser reconhecidos não só pelos nossos pacientes, familiares, médicos, operadoras e demais partes da área da saúde, mas pela comunidade científica, no Brasil e no exterior”, comenta Vrandecic.
 
Depois de colher os benefícios da implementação, o principal desafio agora, segundo o presidente, é continuar avançando tecnologicamente para fortalecer os controles gerenciais, permitindo o acesso cada vez mais rápido e seguro das informações. “A sustentabilidade deste projeto está baseada, portanto, na melhoria contínua, uma das principais características da gestão inovadora do Biocor”.
 
SaudeWeb

Operadoras ressarcem R$ 322 mi ao SUS em 3 anos

Foto: Reprodução
Recursos arrecadados em cobranças da ANS desde 2011 são aplicados em ações e programas do Ministério. Só em 2013 o ressarcimento foi de R$ 167 milhões
 
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (9) que, por meio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), obteve o ressarcimento recorde de recursos ao Sistema Único de Saúde (SUS): entre 2011 e 2013, somou R$ 322 milhões, mais que o dobro do montante ressarcido entre 2001 e 2010, cujo valor foi de R$ 125 milhões. Estas quantias dizem respeito ao que é pago pelas operadoras de planos de saúde quando seus consumidores são atendidos na rede pública.
 
Em 2013, o ressarcimento foi de R$ 167 milhões. O crescimento dos valores restituídos deve-se, segundo o ministério, ao aperfeiçoamento de processos de gestão da ANS, contratação de servidores, expansão do Cartão SUS – que permite a identificação dos usuários –, e a inscrição das operadoras em dívida ativa.
 
O resultado também se deve a intensificação da a cobrança sobre as operadoras de planos de saúde pela ANS. Desde 2011, foram cobradas 483 mil internações, 36% a mais do que na década anterior. Apenas em 2013 foram cobradas 237 mil internações. Os pagamentos efetuados para a Agência são repassados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) e aplicados em ações de saúde e programas estratégicos do Ministério da Saúde.
 
Durante o anúncio, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que, apesar de o atendimento no SUS ser gratuito e universal, a cobrança é um esforço de gestão para que os recursos retornem aos cofres públicos. Segundo o ministro, os números refletem também o cuidado com o usuário da saúde suplementar.
 
“Melhoramos a gestão e, consequentemente, a capacidade de cobrar os planos de saúde. Um passo importante para esta cobrança foi a ampliação do número de brasileiros que possuem o Cartão SUS, hoje são 150 milhões. O cartão permite identificar se a pessoa é usuária ou não do plano de saúde”, disse.
 
A ANS identifica (por meio do Cartão SUS) os pacientes atendidos no SUS e cruza as informações desse paciente com o banco de dados da Agência, cujo cadastro de usuários é abastecido pelos planos de saúde. A partir da identificação de que um usuário com plano de saúde foi atendido no SUS, a ANS notifica as operadoras sobre os recursos que devem ser ressarcidos e cobra a devolução.
 
Cerca de 80% dos beneficiários de planos de saúde têm número de cartão SUS identificados. Partos são os procedimentos que mais fazem usuários de planos recorrerem ao SUS, disse Padilha.
 
Caso as operadoras não paguem, são encaminhadas para inscrição em dívida ativa. Nos últimos três anos, os valores inscritos em dívida ativa somaram R$ 321 milhões, cifra 10 vezes superior ao valor incluído nos três anos anteriores (2008 a 2010), que soma R$ 31,6 milhões.
 
* com informações da Agência Saúde, ligada ao Ministério da Saúde
 
SaudeWeb

Projeto pode restaurar licitação em contrato público para desenvolver medicamentos

Foto: Reprodução
Fim da obrigação para contratações consideradas estratégicas foi incluída em MP de 2012. Autora do PL considera aprovação 'questionável'
 
Um projeto em tramitação no congresso pretende restaurar a exigência de licitação para contratos do governo com empresas privadas visando desenvolver e transferir tecnologia de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), como medicamentos, por exemplo. O PLS 367/2012, da senadora Ana Amélia (PP-RS), está pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em caráter terminativo.
 
O fim da obrigação foi incluído na Lei de Licitações (Lei 8.666/1993) quando da aprovação da Medida Provisória 563/2012. A lei foi modificada para incluir entre as situações nas quais há a dispensa de licitação a contratação em que houver transferência de tecnologia de produtos estratégicos para o SUS, inclusive “por ocasião da aquisição destes produtos durante as etapas de absorção tecnológica”.
 
Para Ana Amélia, a mudança na Lei de Licitações se deu por meio de “manobra bastante questionável”, pelo fato de ter sido incluída por emenda a uma medida provisória que tratava de outro tema – criação do Plano Brasil Maior, que concede incentivos fiscais para a indústria. Ela avalia que o dispositivo, se tivesse sido examinado com maior atenção, não teria sido aprovado pelo Congresso.
 
“Foi inoportuna e inconveniente a referida alteração, pois ampliou indevidamente os casos em que a licitação é dispensável, em uma área extremamente sensível, como a saúde”, afirma a autora. Ela considera que a dispensa de licitação deve se limitar a situações excepcionais, em que a realização do processo comprometa o interesse público.
 
A senadora argumenta que normas licitatórias não comprometem a identificação, pelo governo, dos melhores parceiros para o desenvolvimento tecnológico de fármacos, uma vez que a lei respeita o princípio da competitividade ao prever mecanismo para medir vantagens da transferência de tecnologia, quando do julgamento das propostas. A modificação feita na lei quando da aprovação da MP deu respaldo legal para contratos diretos entre laboratórios oficiais e empresas privadas, sendo que estas assumem os riscos inerentes ao desenvolvimento de tecnologia, mas também passam a ter acesso privilegiado ao mercado de serviços públicos de saúde.
 
Em defesa da volta da obrigação de licitação, Ana Amélia afirma que as contratações para transferência de tecnologia farmacêutica envolvem valores elevados, “sendo ainda mais necessário o respeito às normas licitatórias, para resguardar o interesse público”.
 
O relator na CCJ, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), apresentou voto favorável ao projeto.
 
SaudeWeb

Consultas de enfermagem crescem 106% em Curitiba

Segundo Secretaria de Saúde, foram 533,5 mil atendimentos do tipo em UBS da cidade em 2013, contra 258,2 mil em 2012
 
O número de consultas de enfermagem nas unidades básicas de saúde de Curitiba, capital do Paraná, aumentou mais de 106% em 2013, se comparado ao ano anterior. Segundo se Secretaria de Saúde da cidade, foram 533.497 atendimentos contra 258.227 em 2012.
 
Adriano Massuda, secretário municipal da Saúde, diz que o este aumento no número de atendimentos reflete o resgate do papel do enfermeiro nas unidades de saúde, facilitando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Paulo Poli, diretor de atenção primária da Secretaria, ressalta que o principal papel do enfermeiro na atenção primária é o cuidado direto com a pessoa.
 
Monica Marcondes, enfermeira da rede municipal de saúde de Curitiba desde 2004, a mudança valorizou o papel do profissional de enfermagem. “Quando a gente escolhe fazer enfermagem é para cuidar das pessoas, não só das que estão doentes mas preventivamente também”, diz.
 
Algumas unidades de saúde da cidade paranaense também foram reorganizadas para que cada enfermeiro tenha consultório própria para o atendimento. Recentemente, a publicação de uma normativa regulamentou uma série de atividades destes profissionais.
 
* com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Curitiba
 
SaudeWeb

Prefeitura de Botucatu (SP)

A Prefeitura de Botucatu (SP) abriu concurso para 145 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 854,85 a R$ 2.694,19.

Os cargos de nível superior são para analista contábil, analista de planejamento e orçamento, analista orçamentário, arquiteto, assistente social, bibliotecário, engenheiro agrimensor, fonoaudiólogo, médico ginecologista, orientador de esportes e recreação, professor de educação básica de ciências, educação física, educação básica infantil e psicólogo.

As vagas de nível médio são para agente de atividades escolares, agente fiscalizador, analista de projetos de construção, auxiliar tributário, desenhista, fiscal de rendas, guarda civil municipal feminino, guarda civil municipal masculino, intérprete de libras, lançador contador, monitor, técnico de enfermagem, técnico de imagem e som, técnico de segurança do trabalho e técnico em topografia.

Os postos de nível fundamental são para arquivista, atendente de creche, auxiliar de escritório, auxiliar de serviços gerais, coveiro, encanador, motorista, operador de máquinas pesadas e padeiro.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2014 pelo site www.caipimes.com.br. A taxa é de R$ 25 para nível fundamental, R$ 40 para nível médio e R$ 50 para nível superior.

 A prova objetiva será aplicada no dia 2 de fevereiro de 2014.

A validade do concurso será de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Governo do Distrito Federal

O governo do Distrito Federal autorizou a realização de concurso público para 15 vagas de auditor de atividades urbanas, da carreira de auditoria de atividades urbanas, na área de especialização de vigilância sanitária. A autorização foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (5).

A criação de cadastro de reserva no concurso será definido pelas Secretarias de Estado de Administração Pública e Saúde quando o edital for elaborado.

O provimento das vagas está condicionado à elaboração de um calendário de nomeações a ser proposto pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e submetido à aprovação do Conselho de Política de Recursos Humanos – CPRH, em processo específico, observando a existência das mesmas e a disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros devidamente comprovados.

 Ainda não há previsão para a publicação do edital de abertura.

Fundação Universidade de Brasília (FUB)

A Fundação Universidade de Brasília (FUB) abriu concurso público para 41 vagas em cargos de nível médio e superior. Duas vagas estão reservadas aos candidatos com deficiência.

Os cargos de nível médio oferecem 23 vagas, distribuídas entre técnico em arquivo, técnico em contabilidade e técnico de laboratório (áreas de análises clínicas, biologia, física e química). O posto tem salário básico de R$ 1.942,75.

Já os candidatos de nível superior concorrem a 18 oportunidades, divididas nos cargos de biólogo, engenheiro (civil, elétrico, florestal, mecânico, de produção e de segurança do trabalho), médico veterinário, produtor cultural, psicólogo (clínico, escolar e organizacional) e revisor de texto. O salário básico para essas vagas é de R$ 3.230,88.

As inscrições devem ser feitas de 2 a 21 de janeiro exclusivamente pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/fub_2014. A taxa é de R$ 47,00 para nível médio e de R$ 78,00 para nível superior.

Para os cargos de nível superior, a seleção será composta de provas objetivas e prova discursiva. Na seleção para nível médio, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, de conhecimentos básicos e específicos. Haverá, ainda, uma etapa de prova de desempenho teórico-prático, somente para o cargo de técnico de laboratório (áreas de análises clínicas, biologia, física e química). As provas objetivas e a prova discursiva estão previstas para ocorrer em 16 de março de 2014, em Brasília.

Fundação para o Remédio Popular (Furp)

A Fundação para o Remédio Popular (Furp), em São Paulo, abriu concurso para 34 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 6,25 por hora a R$ 5.859,09.

Os cargos de nível superior são para analista de desenvolvimento farmacotécnico, analista de garantia da qualidade júnior, analista de garantia da qualidade sênior, analista de laboratório júnior, assistente de importação, comprador júnior, comprador pleno, comprador sênior, farmacêutico responsável e analista de registro de produtos.

As vagas de nível médio/técnico são para eletricista de manutenção e mecânico de manutenção.

As inscrições devem ser feitas entre 2 e 31 de janeiro de 2014 pelo site www.caipimes.com.br. A taxa varia de R$ 30 a R$ 100.

As provas serão aplicadas no dia 23 de fevereiro de 2014, em Guarulhos. Ainda haverá prova prática para eletricista de manutenção e mecânica de manutenção.

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fundação Hospital Getúlio Vargas - RS

A Fundação Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, abriu concurso para 1.524 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As inscrições vão até o dia 6 de fevereiro pela internet e os salários chegam a R$ 10.645,20. Todas as informações podem ser conferidas no edital, publicado pela Fundação Universidade-Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec).

A data prevista para as provas teórica e objetiva é dia 9 de março, mas os candidatos devem ficar atentos a possíveis alterações no edital. O dia 28 de fevereiro é o limite para a publicação de datas, horário e locais das provas. O valor das inscrições varia. Para nível superior custa R$ R$ 90, para nível técnico R$ 55, para nível médio R$ 50, e para nível fundamental, R$ 35.

A Fundatec e a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas disponibilizam computadores durante o período de inscrições em Porto Alegre, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, das 9h às 18h, e na Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, das 9h às 17h, em Sapucaia do Sul, na Travessa Aliança, nº 01, e em Tramandaí, na Avenida Emancipação, nº 1255.

Concurso Câmara Municipal de São Paulo - SP

A Câmara Municipal de São Paulo abriu concurso para 22 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários são de R$ 3.825,31 e R$ 8.199,93, respectivamente.

Os cargos de nível superior são para procurador legislativo, consultor técnico legislativo nas especialidades de biblioteconomia, informática, odontologia e registro e revisão.

As vagas de nível médio são para técnico administrativo.

As inscrições devem ser feitas no período de 20 de dezembro a 14 de janeiro de 2014 pelo site www.concursosfcc.com.br. A taxa vai de R$ 51 a R$ 79.

Os candidatos que não têm acesso à internet podem utilizar os equipamentos da Microlins, localizada na Rua Quintino Bocaiúva, 251, para se inscrever. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A prova objetiva será aplicada em 9 de fevereiro de 2014. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior. Provas discursivas para procurador legislativo e prova de digitação para técnico administrativo.

A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Processo seletivo Prefeitura de Simplício Mendes – PI

Prover vagas com intuito de atender as necessidades da administração municipal. Esse é o objetivo da Prefeitura de Simplício Mendes, estado do Piauí, ao anunciar a realização de processo seletivo, por meio do edital 01/2014. As oportunidades são para os cargos de Professor Substituto e Agente Comunitário de Saúde e a jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais. 
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até 10 de janeiro de 2014, no Núcleo de Educação Profissional "Arnaldo Ferreira de Carvalho", localizado na Praça Dom Expedito, s/nº, Centro. As taxas são de R$ 30 e R$ 50. 
 
De acordo com o edital, a seleção constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 26 de janeiro de 2014 para todos os cargos, e entrevista individual, na data provável de 17 de fevereiro deste ano, apenas para os candidatos que concorrem ao cargo de Agente Comunitário de Saúde. 
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, podendo haver prorrogação, uma única vez e por igual período.
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Piauí (02/01/14), a partir da página 26, e a retificação na edição de 08 de janeiro de 2014, a partir da página 03. 

Prefeitura de Rio Piracicaba - MG publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rio Piracicaba, no estado de Minas Gerais, publicou edital nº 001/2014 de processo seletivo, para profissionais de níveis Fundamental, Médio e Superior. São 150 vagas temporárias, além da formação de cadastro de reserva, por salários que variam de R$ 666,37 a R$ 10.289,42, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. O certame está sendo organizado pela empresa Absoluto RH.

As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Diversos, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais de Obras, Calceteiro, Enfermeiro, Especialista em Educação, Farmaceutico/Bioquímico, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Rendas, Médico Clínico Geral, Médico Especialista Pediatra, Médico Especialista Ginecologista, Motorista CNH “D“, Nutricionista, Operador de Máquinas – CNH “D”, Oficial de Serviços, Professor e demais cargos.

As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.absolutorhconcursos.com.br, até o dia 17 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

Os candidatos interessados no certame, que não tiverem acesso à Internet, poderão realizar a inscrição, sob auxílio de servidor designado, na CASA DO APRENDER situada na Rua José Batista Leite, nº 201 - Centro – Cep 35.940-000– Telefone (031) 3854-1096, nos horários 08:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00, exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 02 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Rio Piracicaba e no site www.absolutorhconcursos.com.br.

O gabarito para a conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela ABSOLUTO RH, na data provável de 03 de fevereiro de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Rio Piracicaba e através do site www.absolutorhconcursos.com.br.

O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública, de acordo com a duração dos programas do Governo Federal ou Estadual, para com o Município.

Prefeitura de Maracajá - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Maracajá, no estado de Santa Catarina, publicou o edital 01/2014 destinado à formação de cadastro reserva para cargos de níveis fundamental e superior. As chances ofertam remuneração de até R$ 2.564,52, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais. 
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoviários, Mecânico, Motorista II, Vigia, Borracheiro, Monitor de Ônibus, Operador de Trator Agrícola, Monitor da 3ª Idade, Farmacêutico, Nutricionista, Psicólogo, Enfermeiro e Motorista de Ambulância. 
 
Inscrição e Seleção
Os interessados deverão se inscrever na Prefeitura de Maracajá, situada à Avenida Getúlio Vargas, número 530, Centro, Maracajá/SC, até 28 de janeiro de 2014. As taxas são de R$ 30 e R$ 50, dependendo do cargo. 
 
De acordo com o edital, a prova escrita está prevista para ser realizada no dia 1º de fevereiro de 2014, na Escola de Educação Básica Manuel Gomes Baltazar. 
 
Validade
O processo seletivo será válido por seis meses, podendo haver prorrogação por igual período. 
 
O edital está publicado no site da Prefeitura de Maracajá (www.maracaja.sc.gov.br), assim como dois editais de retificação do processo seletivo. 

Concurso Prefeitura de Igrejinha - RS

O Município de Igrejinha, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital de concurso público n° 001/2014, para provimento de vagas legais do quadro geral dos servidores da Prefeitura. O certame está sob a responsabilidade da empresa Objetiva Concursos Ltda e está oferecendo 28 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam de R$ 964,50 até R$ 1.769,80, em jornadas de 20 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para os empregos de Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Educador Multimeios, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário, Professor, Psicólogo, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 23 de janeiro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 23,84 a R$ 119,20, de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 23 de fevereiro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 05 de fevereiro de 2014.
 
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município.

CRMV - ES retifica edital e reabre inscrições de concurso

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo – CRMV‐ES, publicou edital de concurso público nº. 01/2013. O certame tem como objetivo o provimento de duas vagas efetivas, além de formação de cadastro de reserva, em cargos de nível médio, oferecendo remuneração de até R$ 1.368,00.

As oportunidades são para as funções de Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização e Recepcionista.

As inscrições, no valor de R$ 70,00, foram reabertas e poderão ser realizadas através do site www.quadrix.org.br, no período de 10 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014.

A prova objetiva e a redação estão previstas para serem realizadas no dia 16 de fevereiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados na data provável de 10 de fevereiro de 2014, através do comprovante definitivo de inscrição disponibilizado no site www.quadrix.org.br.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado a partir do dia 17 de fevereiro de 2014. Já a publicação do resultado final do concurso será na data provável de 07 de abril de 2014.

A validade do concurso público é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Prefeitura de Jacinto Machado - SC abre processo seletivo

O Prefeito Municipal de Jacinto Machado, no Estado de Santa Catarina, disponibilizou aos interessados o edital nº. 001/2014, que regulamenta o processo seletivo para admissão de servidores públicos municipais a serem contratados em caráter temporário, para atuação no município, para o ano de 2014 ou até a realização de novo concurso publico.
 
São ofertadas vagas 63 vagas de níveis fundamental e médio para os cargos de Serventes, Serventes Educacionais, Motoristas, Auxiliares de Serviços Gerais, Operadores de Equipamentos, Monitores do PETI, Mecânico, Auxiliar de Mecânico, Pedreiro, Carpinteiro, Vigia e Técnico em Enfermagem.
 
Os aprovados atuarão em regime de trabalho de 40 horas e receberão salários de até R$ 975,50.
 
Os interessados deverão se inscrever do dia 13 a 17 de janeiro de 2014, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, situada à Rua Anibal Possamai Della, n°. 255, Centro, Jacinto Machado - SC, no horário das 08h às 12h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Seleção
As provas escritas serão realizadas na data provável de 22 de janeiro de 2014 e as provas práticas no dia seguinte, 23 de janeiro de 2014, às 14h, nos seguintes locais:
 
As provas escritas para os cargos de Serventes, Serventes Educacionais, Monitores do PETI, Vigias, Técnico de Enfermagem, Auxiliares de Serviços Gerais, Pedreiros, Carpinteiros, Mecânicos e Auxiliar de Mecânico, na Escola Municipal de Educação Básica do Bairro Figueira. Já para os cargos de Motorista e Operadores de Equipamentos serão realizadas na sede da Secretaria de Obras (Garagem Municipal).
 
A partir do dia 05 de fevereiro de 2014, será divulgada a listagem classificatória na Secretaria Municipal de Educação.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 09 de janeiro de 2014, pág. 114 a 116.

Vagas de estágio na Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração e Modernização, está com seleção aberta para estágio remunerado nas diversas Secretarias Municipais e órgãos conveniados. São oferecidas 264 vagas para estagiários de nível superior, com bolsa-salário de 01 salário mínimo e jornada de trabalho de 30 horas semanais. 
 
As oportunidades são para estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura, Engenharia, Comunicação, Jornalismo, Direito, Logística, Marketing, Ciências Contábeis, Topografia, Políticas Públicas, Engenharia Ambiental, Química, Biologia, Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Informática.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 17 de janeiro de 2014, exclusivamente no site do CIEE na internet (http://www.ciee.org.br) ou através do endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba (http://www.itaquaquecetuba.sp.gov.br). 
 
As provas serão aplicadas no dia provável de 02 de fevereiro de 2014, em horário e locais a serem informados no dia 25 de janeiro de 2014, através do e-mail indicado no ato da inscrição, bem como através dos sites na internet do CIEE e da Prefeitura Municipal.
 
O processo seletivo terá validade de 12 meses, prorrogável, a critério da Administração, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Buritis (RO) anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Buritis, município localizado a 330 km de Porto Velho, no estado de Rondônia, anuncia edital de processo seletivo nº. 001/2014. A seleção oferece 87 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salário que variam entre  R$ 594,86 e R$ 9.183,58, em regime de 20 e 40 horas semanais de trabalho.
 
Cargos
Pedagogo Séries Iniciais, Médico Clínico Geral, Psicólogo, Técnico (de Higiene Dental, de Laboratório e de  Enfermagem), Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde. Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais, exceto nos casos da existência de somente 01 vaga.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 10 de janeiro de 2014, no horário das 07h30min às 13h30min, na Prefeitura de Buritis, situada na Rua São Lucas, 2476, Setor 06, no município de Buritis - RO.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
  • Cópia da carteira de identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos até a convocação e contratação;
  • Cópia do comprovante de escolaridade mínima exigida;
  • Curriculum demonstrado aptidão profissional;
  • Especialização: Acima de 360 horas, em instituição credenciada na área de atuação (quando houver);
  • Cursos de Formação Continuada na área de atuação - últimos 03 anos (quando houver);
  • Comprovação de Tempo de Serviço (quando houver);
  • Comprovante de endereço atualizado (item específico para o cargo de Agente Comunitário de saúde).
Seleção
A seleção será composta de análise de curriculum, avaliação de títulos e prova prática.
 
A prova prática somente para o cargo de Agente de Combate às Endemias, será aplicada na data provável de 13 de janeiro de 2014 no horário das 07h30min, na Divisão de Endemias, situada na Avenida Rondônia 2160, Setor 04, no município de Buritis - RO.
 
O resultado da Análise de Curriculum e Avaliação de Títulos serão fornecidos através de edital afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios, a partir do dia 15 de janeiro de 2014.
 
O prazo do presente processo seletivo será por tempo determinado, compreendendo o período de 90 dias podendo ser prorrogado por igual período, até a posse de novos servidores em virtude da exigência constitucional da realização do concurso público de 2014.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 09 de janeiro de 2014, pág. 4 a 8.

Prefeitura de Recreio - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Recreio, no estado de Minas Gerais, divulgou os extratos dos editais nº. 001 e 002/2014 de processo seletivo. A seleção visa à contratação temporária de 16 vagas imediatas, mais cadastro reserva, para profissionais de níveis fundamental e superior. Os salários podem chegar a R$ 7.563,29 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos: Motorista, Professor (Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Informática, Português, Matemática e Inglês) e Médico.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 15 e 16 de janeiro 2014, na sede da Prefeitura de Recreio, situada na Rua Prefeito José Antônio, 126, Centro, das 13h às 17h.
 
O extrato do edital 001 encontra-se no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 08 de janeiro de 2014, pág. 67. Já o extrato referente ao edital 002 está publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 09 de janeiro de 2014, pág. 72.

Prefeitura de Cachoeira da Prata - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Cachoeira da Prata, no estado de Minas Gerais, publicou edital n° 001/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 04 vagas para a Secretaria da Saúde.
 
As oportunidades disponibilizadas são para as funções de Psicólogo, Nutricionista e Fisioterapeuta (nível superior), com jornadas semanais de 20h. Os salários vão até R$ 1.592,96.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 10 a 20 de janeiro de 2014 no Centro de Referência da Juventude (rua Padre José de Freitas, nº. 139, Centro), das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de análise curricular, entrevista e dinâmica de grupo, sendo as duas últimas aplicadas na data provável de 28 de janeiro de 2014.

Prefeitura de Alto Taquari - MT lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Alto Taquari, no estado de Mato Grosso, lançou edital nº. 001/2014/SMEC/MT de processo seletivo para contratação temporária de Nutricionista. O profissional contratado deve suprir as necessidades da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer do município.
 
As inscrições serão recebidas do dia 13 a 28 de janeiro de 2014, das 08h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alto Taquari – MT, situada na Av Macário Subtil de Oliveira, nº 1060, Centro ou ainda através do site www.prefeituradealtotaquari.com.br.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia do Diploma de Conclusão de Curso Superior de Nutrição;
  • Cópia dos documentos pessoais;
  • Cópia de certificados de qualificação dos últimos três anos (2011, 2012 e 2013);
  • Declaração de experiência profissional na área de atuação;
  • Comprovante de regular inscrição (anuidade) junto ao órgão de classe – CRN – Conselho Regional de Nutrição.
A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 02 de fevereiro de 2014, das 08h às 11h, nas dependências da Escola Municipal Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes.
 
O gabarito da prova escrita será divulgado no 1º dia útil após aplicação das provas escritas, a partir das 16h, fixado na Secretaria Municipal de Educação e publicado no site www.prefeituradealtotaquari.com.br.
 
O teste psicológico será realizado na data provável de 05 de fevereiro de 2014, das 08h às 17horas (horário MT), nas dependências da Secretaria M. de Educação de Alto Taquari/MT.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 14 de fevereiro de 2014, às 13horas (horário MT), fixado na Secretaria Municipal de Educação e divulgado no site www.prefeituradealtotaquari.com.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2014, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 09 de janeiro de 2014, pág. 11 a 16.

Prefeitura de Novo São Joaquim - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Novo São Joaquim, no estado de Mato Grosso, abriu edital n° 001/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 47 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 7.800,00, mais plantões, mais verbas indenizatórias.
 
As chances são para as funções de Agente Administrativo - Recepcionista; Médico; Contador; Técnico em Enfermagem; Operador de Máquinas; Agentes de Serviços Gerais: Guarda, Copeira e Coletor de Lixo; Professor; Motorista e Nutricionista.
 
Somente serão admitidas inscrições presenciais no seguinte endereço: Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim-MT, Rua Cachoeira da Fumaça, nº 77, Jardim Palmeiras, Novo São Joaquim-MT, realizadas no período compreendido entre às 13h às 17h de 10 a 24 de janeiro de 2014.
 
As provas práticas para os cargos de Motorista, Operador de Máquinas e Agente de Serviços Gerais AG11 serão realizadas no dia 30 de janeiro de 2014, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Infraestrutura localizada na Avenida Oscar Zaidem de Menezes, S/N, Centro (antiga oficina do Armando).
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 30 de janeiro de 2014, às 19h00 (horário de Mato Grosso), na Escola Municipal Joaquim Rodrigues Soto, situada na rua Tiradentes, nº. 131, Jardim Boa Esperança, Novo São Joaquim-MT.
 
A divulgação dos gabaritos das provas escritas será feita no 1º dia útil após a aplicação das provas, no mural da Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim-MT, no Jornal Oficial do Município (Jornal da AMM/MT), e no site www.prefeituranovosaojoaquim.com.br, facultativamente em outros órgãos da imprensa.
 
O prazo de validade do certame será de 06 meses, a contar da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Campina Verde - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Campina Verde, no estado de Minas Gerais, através da empresa Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos, publicou edital  n° 001/2014 de processo seletivo,  destinado ao provimento de 205 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ 1.733,15 por carga horária de 24 a 44h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Cozinheira Escolar, Motorista “D”, Servente Escolar, Vigilante, Zelador (a), Assistente Técnico Educacional, Monitor de Creche, Secretário Escolar, Assistente de Aluno, Técnico de Enfermagem, Técnico em Manutenção de Computadores (SME), Técnico em Nutrição e demais cargos.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 16 de janeiro de 2014.
 
Taxas
Ensino Fundamental Incompleto e Completo 20,00;
Ensino Médio Incompleto e completo/Técnico 40,00;
Ensino Superior 60,00.
 
Provas
As provas serão aplicadas na data provável de 02 de fevereiro de 2014, na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, na Avenida 23, nº 766, Centro, em horários a serem divulgados. No dia seguinte a aplicação das provas, os Cadernos de Questões estarão disponíveis na integra no site www.noroesteconcursos.com.br, para consulta on-line pelos candidatos.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Parecis – RO abre concurso

A Prefeitura de Parecis, no estado de Rondônia, está com inscrições abertas para o concurso público regido pelo edital 001/2014. São 43 vagas imediatas, mais as que se destinam à formação de cadastro de reserva, voltadas para todos os níveis de escolaridade, por rendimentos de até R$ 8.175,00 e jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Vagas
Há chances para Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Contador, Assistente Jurídico, Pedagogo, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia, Mecânico Geral, Auxiliar de Serviços Gerais, entre outras oportunidades.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas entre 10 e 30 de janeiro de 2014, pelo www.institutoexatus.com. A taxa de inscrição tem valores entre R$ 35,00 e R$ 90, de acordo com o nível de escolaridade.   
 
Avaliações
O concurso será composto por prova escrita e prática. A avaliação escrita está marcada para a data provável de 16 de fevereiro de 2014 e as práticas previstas para 16 de março de 2014. O local e horário de ambas as provas serão informados em tempo hábil pelo www.institutoexatus.com.
 
No dia 20 de março de 2014, será de conhecimento público o resultado final do concurso, tanto pelo site da organizadora (mesmo portal onde o candidato fará a inscrição) quanto pelo Diário Oficial.
 
Validade
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.

UVA - CE prorroga inscrições de processo seletivo

A  Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú lançou edital n° 08/2013 de seleção pública para contratação de 47 Professores Substitutos. O candidato aprovado e convocado será contratado pelo regime celetista para cumprir jornada de 40 horas semanais, recebendo salários que variam de R$ 1.483,16 a R$ 4.237,59.

Os interessados deverão fazer suas inscrições, que foram prrogadas, até 24 de janeiro de 2014, por meio do endereço eletrônico www.uvanet.br. A taxa é de R$ 100,00.

Haverá prova escrita na primeira fase, com data prévia para 12 de fevereiro de 2014 (pela manhã), além de prova didática, para composição da segunda etapa da seleção. As provas serão realizadas em horário previamente estabelecido pela Comissão Executiva do Processo Seletivo – CEPS/UVA, cujas datas, horários e locais de prova serão divulgados no site da UVA.

O prazo de validade da seleção será de um ano, contado a partir da data de circulação do Diário Oficial do Estado que publicar a Resolução que homologar o resultado da Seleção, prorrogável automaticamente apenas uma vez, por igual período.

Prefeitura de Imbituva – PR realiza processo seletivo

Pelo edital nº 001/2014, de processo seletivo, a Prefeitura de Imbituva, no estado do Paraná, comunica que estão abertas as inscrições para ocupação de 03 vagas para o cargo de Médico PSF. O rendimento mensal dos contratados será de R$ 12.008,83, por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições só poderão ser feitas pela internet no www.saber.srv.br, entre os dias 10 e 17 de janeiro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 100.
 
A seleção se dará em duas etapas: a primeira será por uma prova escrita, que será realizada provavelmente em 26 de janeiro de 2014, em local e horário a serem divulgados futuramente no www.saber.srv.br. A segunda etapa ocorrerá por exame pré-admissional.
 
A validade do processo seletivo será de um (01) ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Viver em um espaço urbano mais verde torna as pessoas mais felizes

Viver em um espaço urbano mais verde torna as pessoas mais felizes Carlos Macedo/Agencia RBS
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
Pesquisa mostra que contato com a natureza na cidade aumenta o bem-estar
 
Uma pesquisa britânica mostra, pela primeira vez, que o espaço verde parece melhorar a saúde mental de uma forma sustentada. O estudo foi publicado na revista ACS Environmental Science & Technology.
 
O pesquisador Mathew P. White e seus colegas observam que o bem- estar mental é um importante problema de saúde pública, pois o transtorno depressivo é a principal causa de incapacidade nos países de alta ou média renda. Algumas pesquisas sugerem que parte da culpa por essa infelicidade reside no aumento da urbanização — quase 80% da população de regiões mais desenvolvidas vive em ambientes urbanos, que tendem a ter pouco espaço para a natureza.
 
Outros estudos já sugerem uma ligação entre felicidade e espaço verde, mas nenhuma pesquisa havia estabelecido de forma convincente a causa e o efeito da natureza sobre o bem-estar ao longo do tempo. Para ajudar a preencher essa lacuna , a equipe de White decidiu investigar a questão.
 
Para descobrir se a natureza faz com que as pessoas se sentem melhor no longo prazo, eles compararam a saúde mental de centenas de pessoas no Reino Unido que passaram de um ambiente urbano para um mais verde com pessoas que fizeram o caminho contrário, indo de um ambiente verde para um cinza.
 
Os dados mostrou que as pessoas que se mudaram para áreas mais verdes eram mais felizes durante os três anos em que sua saúde avaliada na pesquisa.
 
— Mudar-se para áreas mais verdes foi associado a melhorias em saúde mental sustentada, o que sugere que as políticas ambientais para aumentar o espaço verde urbano pode ter benefícios para a saúde pública sustentáveis — conclui o pesquisador.
 
Zero Hora

Bebês conseguem diferenciar quem é amigável ou hostil, aponta estudo

Bebês conseguem diferenciar quem é amigável ou hostil, aponta estudo Digital Property Ltd/Deposit Photos
Foto: Digital Property Ltd / Deposit Photos
Estudo demonstrou que eles reagem de formas diferentes ao observar relações entre adultos
 
Mesmo antes de desenvolverem as suas competências linguísticas, os bebês já conseguem inferir se as outras pessoas são amistosas ou hostis, segundo um novo estudo da Universidade de Chicago.
 
— Essa é uma das primeiras evidências de que as crianças observam as relações pessoais de outras pessoas — afirma uma das co-autoras do estudo, Amanda L. Woodward.
 
Na pesquisa, 64 crianças com nove meses de vida foram distribuídas aleatoriamente em grupos. Elas observavam vídeos que mostravam o comportamento de dois adultos enquanto comiam, e as reações positivas ou negativas de cada um deles em frente à comida.
 
Segundo outra autora do estudo, Katherine D. Kinzler, as cenas de comida foram apresentadas aos bebês pois fornecem informações sociais relevantes.
 
— Comer com a família e os amigos é uma ação social, e por isso os bebês podem ser inclinados a usar comportamentos durante a comida para tirarem conclusões sobre as relações sociais — explicou Katherine.
 
Para investigar se as crianças vinculavam as reações à comida com as relações sociais, a pesquisa analisou a forma como elas respondiam aos vídeos, que mostravam os mesmos adultos agindo de maneira positiva ou negativa entre eles.
 
As pesquisadoras avaliaram as reações das crianças a esses vídeos e mediram o tempo que passavam focados na cena no final de cada vídeo. Conforme Amanda, quando os bebês se deparam com algo inesperado, eles olham por mais tempo, pois é algo incomum que eles precisam entender.
 
As respostas dos bebês aos vídeos indicaram que eles ficaram surpresos ao perceberem que dois adultos que gostavam dos mesmos alimentos se comportavam de forma negativa entre eles, enquanto os adultos que não tinham a mesma opinião sobre a comida se comportavam como amigos.
 
Os resultados forneceram as primeiras evidências de que as raízes de um aspecto crítico da cognição social, ou seja, o raciocínio sobre as interações sociais de outras pessoas com base nos gostos e desgostos das pessoas, pode ser atribuído à primeira infância, segundo as autoras.

Zero Hora

Quatro aplicativos de smartphone que são úteis na praia

Sugestões incluem ferramentas para informar-se sobre o tempo ou para encontrar gente solteira na areia
 
Instaweather
Na praia, a temperatura próxima dos 40°C é uma bênção. Tire uma fotografia do local onde você está, e o Instaweather a publicará nas redes sociais, com um selo da temperatura do local naquele momento.
 
Tinder
O aplicativo que facilita a paquera também deve ser febre entre os veranistas solteiros. Conectado com o Facebook, ele mostra fotos de quem está disponível para o romance nas redondezas e facilita o encontro se o interesse for recíproco.
 
Waze
Quando o movimento de carros é intenso até no litoral, o aplicativo ajuda a procurar rotas alternativas para fugir do trânsito engarrafado. Com base na experiência dos usuários, calcula a velocidade média da via e aponta onde o tráfego flui melhor.
 
Readability
Ajuda a organizar tudo aquilo que você viu na internet mas deixou para ler mais tarde (quem sabe na praia?). O aplicativo guarda o conteúdo em um formato amigável à leitura que pode ser acessado a qualquer momento.

Zero Hora

Quer ir para a praia e se desconectar do mundo? Confira dicas

Quer ir para a praia e se desconectar do mundo? Confira dicas Ricardo Duarte/Agencia RBS
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
Martha da Rosa, 50 anos,deixa o celular em casa, para não
 atrapalhar o sossego
Desligar-se da vida online pode fazer milagres, garantem especialistas
 
Mesmo embaixo do guarda-sol, há quem não consiga desligar do que está acontecendo no escritório. Os smartphones que tanta praticidade trazem ao dia a dia também são responsáveis por fazer seus donos carregarem o trabalho aonde forem. Um hábito nada saudável: checar o e-mail do trabalho várias vezes por dia e até ligar para se certificar de que tudo está andando conforme o previsto provoca cansaço fisiológico e psicológico.
 
— Não se desconectar nunca leva o organismo a um desgaste contínuo, diminuição do desempenho e exaustão física e emocional — afirma o professor Christian Kristensen, coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS.
 
Desconectar-se, segundo Kristensen, é vantajoso não apenas para o funcionário, mas também para a empresa:
 
— É muito mais produtivo e saudável que a pessoa de fato se desconecte durante as férias e possa recarregar as baterias e ter um tempo livre com a sua família do que ficar continuamente numa situação de desgaste.
 
Para isso, é importante, antes de sair de férias, delegar as pendências para outros colegas. Pessoas que têm um papel central no processo produtivo podem deixar a opção de serem procuradas por ligação telefônica perante algum problema. Siga estas três dicas para se desconectar na areia.
 
Evite checar seu e-mail constantemente
A partir de uma semana "desconectado", já é possível se desligar da rotina de trabalho e colocar o organismo em outro ritmo.
 
Deixe um número de telefone disponível para o escritório
Antes de sair de férias, explique que você poderá ser contatado por telefone. Mas peça para que as ligações sejam feitas apenas em caso de emergência.
 
Desligue as funções de notificação dos aparelhos
Nada de ser avisado sonora e visualmente toda a vez que receber uma mensagem nova. Mude as configurações do aparelho para acessar os e-mails do trabalho apenas no momento que você decidir.
 
Leitura: tablets x Kindle
A maioria dos tablets encontrados no mercado não é adequada para leitura à beira-mar: a tela reflete a luz solar e torna quase impossível decifrar o que está escrito no aparelho. Dispositivos que têm outras funcionalidades além da leitura são mais pesados e se tornam desconfortáveis para longos períodos de leitura. Quem não quer levar um livro de papel para a beira do mar pode escolher dispositivos específicos para a leitura, como o Kindle Paperwhite. Mais leve, ele usa uma tecnologia de tela que imita o papel, reflete menos luz e tem mais contraste. Melhor do que isso, só o velho e bom papel.

Zero Hora

Vacina nasal contra coqueluche é testada com sucesso em humanos

Foto: Reprodução
Única dose poderá ser suficiente para proteger os bebês com menos de seis meses
 
Uma vacina nasal contra a coqueluche foi testada com sucesso em humanos, e uma única dose poderá ser suficiente para proteger os bebês com menos de seis meses, de acordo com estudo preliminar divulgado nesta quarta-feira no periódico científico on-line Plos One.
 
Doença respiratória altamente contagiosa e de origem bacteriana, a coqueluche continua a atingir milhões de pessoas e é responsável por cerca de 300 mil mortes todos anos no mundo, sobretudo, nos bebês muito novos para serem imunizados pelas vacinas atuais. A doença está em intensificando há alguns anos em vários países ocidentais, como Estados Unidos, Austrália, Grã-Bretanha, França e também no Brasil.
 
Geneticamente modificada e especialmente concebida para uma administração nasal, a vacina experimental foi preparada por uma equipe de pesquisadores europeus no âmbito de um consórcio europeu liderado por pesquisadores do Inserm. Segundo a coordenadora do projeto Child-Innovac, Camille Locht, a vacina foi aplicada com sucesso em 48 pessoas adultas em um teste de fase 1, que permitiu mensurar, sobretudo, sua inocuidade.
 
Os adultos foram distribuídos em quatro grupos: um recebeu um placebo, enquanto os outros três receberam diferentes doses da vacina. Depois de seis meses de acompanhamento, os resultados mostraram que uma única dose nasal seria suficiente para induzir, rapidamente, uma resposta imunológica e que a vacina não apresentava qualquer efeito colateral, mesmo uma forte dose.
 
A próxima etapa consistirá em "otimizar" a dose necessária e "estabilizar" a vacina para planejar seu desenvolvimento industrial, informou a pesquisadora. Entre as vantagens da vacina, a pesquisadora destaca sua facilidade de administração e um custo bem mais baixo do que o das outras vacinas disponíveis no mercado. As vacinas existentes precisam de três injeções no total, geralmente realizadas nos dois, três, ou quatro meses, para obter uma proteção a partir dos seis meses.
 
A coqueluche pode ser fatal nos bebês mais jovens.
 
Inicialmente criada para a luta contra a coqueluche, a vacina nasal também poderá ser utilizada para prevenir outras infecções respiratórias, como a bronquiolite no recém-nascido (basicamente fruto do vírus VRS), um "efeito positivo que não antecipamos", completou a pesquisadora.
 
AFP

Estresse e fumo na gravidez aumentam risco de dependência da nicotina do bebê

Pesquisa identificou que malefício ocorre somente em crianças do sexo feminino
 
Fumar durante a gravidez está associado a inúmeras conseqüências negativas como baixo peso ao nascer, síndrome da morte súbita, aumento do risco de transtorno de déficit de atenção e uso de nicotina pelos filhos. Apesar dessa extensa lista, estima-se que de 13% a 30% das mulheres nos Estados Unidos continuam a fumar na gestação.
 
Agora, um novo estudo longitudinal de 40 anos, publicado na Biological Psychiatry, traz fortes evidências de que a exposição pré-natal a hormônios do estresse materno pode causar dependência da nicotina na vida adulta — mas somente para as filhas. A pesquisa também confirma pesquisas anteriores que os bebês nascidos de mães que fumaram durante a gravidez têm um risco aumentado de dependência da nicotina na vida adulta.
 
— Nosso estudo sugere que o tabagismo materno e o alto nível de estresse representam "chave dupla" para o aumento do risco de filhas dependentes de nicotina quando adultas. As mães que fumam são muitas mais estressadas e vivem em condições adversas, o que representa um importante problema de saúde pública — afirmou a principal autora do estudo, Laura Stroud.
 
Para conduzir o estudo, os pesquisadores utilizaram dados de um projeto de longo prazo, que começou em 1959 e teve a participação de mais de 50 mil mulheres grávidas. Os descendentes dessas mulheres foram acompanhados durante 40 anos.
 
— Nossos resultados destacam a particular vulnerabilidade das filhas para resultados adversos a longo prazo após estresse e tabagismo na gestação. Nós ainda não sabemos o porquê disso, mas possíveis mecanismos incluem diferenças sexuais na regulação do hormônio do estresse na placenta — disse Laura.
 
Segundo a pesquisadora, as descobertas da pesquisa podem ajudar a concentrar as atenções sobre as pessoas com maior risco de fumar quando adultas. Ela também ressalta que as diferenças de gênero na vulnerabilidade ao tabagismo merecem estudos mais aprofundados.

Zero Hora

Projeto de lei do 'teste da linguinha' opõe pediatras e fonoaudiólogos

A obrigatoriedade de um teste em recém-nascidos para detectar uma alteração na membrana que conecta a língua ao assoalho da boca está colocando em lados opostos pediatras e fonoaudiólogos.
 
Um projeto de lei que exige a realização do "teste da linguinha" por profissionais de saúde em todas as maternidades no país já passou na Câmara e está no Senado.
 
Irene Marchesan, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, afirma que a entidade tomou essa iniciativa porque é comum o atendimento de crianças mais velhas com problemas de fala por falta de diagnóstico quando eram bebês.
 
"Problemas que começam pequenos como esse acabam passando despercebidos pelos médicos."
Outra vantagem de realizar o teste no recém-nascido, segundo ela, é evitar dificuldades de amamentação que podem ser causadas pela falta de movimentos da língua.
 
Quando o problema da língua presa é detectado, um corte simples da membrana resolve o problema, afirma Marchesan. O projeto de lei para tornar o teste da linguinha obrigatório não prevê a exigência de realização desse corte, mas o procedimento já é feito no SUS.
 
"Se o corte é feito depois que a criança já não fala bem, a fala nunca vai ficar perfeita", diz Marchesan.
 
Mas a Sociedade de Pediatria de São Paulo é contra a aprovação da lei. Um parecer da entidade afirma que o exame da cavidade oral já é realizado rotineiramente pelos pediatras e que a lei criaria uma despesa desnecessária –o que os fonoaudiólogos negam, já que o projeto não prevê que um especialista realize o teste.
 
Ainda segundo a entidade, raramente a alteração no frênulo (membrana que conecta a língua ao assoalho da boca) causa problemas para a amamentação, e a correção pode ser feita mais tarde, não na maternidade.
 
Eduardo Vaz, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria –que endossou o parecer da entidade paulista–, diz que tornar o teste obrigatório pode levar a cirurgias desnecessárias de corte da membrana.
 
Mário Roberto Hirschheimer, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, cita estudos americanos que dizem que só 12% dos casos diagnosticados realmente precisam do corte.
 
Segundo ele, outros testes que já são rotina em recém-nascidos, como o do pezinho, são exigidos porque, sem o diagnóstico e o tratamento precoces, há consequências imediatas para a criança.
 
Para Marchesan, da sociedade de fonoaudiologia, os médicos só pensam assim porque não precisam lidar, anos depois, com problemas de fala irreversíveis apresentados por crianças e adultos.
 
Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress
 
Outros testes
Eduardo Vaz afirma que outros testes importantes realizados nos recém-nascidos, como o do coraçãozinho e o do olhinho, precisam mais de uma lei federal do que o da linguinha.
 
O chamado teste do coraçãozinho mede a oxigenação do sangue do bebê. Uma baixa saturação de oxigênio indica possíveis problemas cardíacos congênitos.
 
"Cerca de 3% das crianças nascem com uma cardiopatia congênita, sendo que 10% delas, cerca de 9.000 bebês por ano no Brasil, têm um problema grave. Uma lei federal garantiria a presença do aparelho necessário para o teste em todos os lugares."
 
Por enquanto, esse exame é previsto em leis estaduais e municipais no país.
 
O teste do olhinho, que também não tem lei federal, detecta problemas na visão que podem ser causados por renitoblastoma (câncer nas células da retina) e catarata, entre outras doenças.
 
Já são obrigatórios os testes do pezinho (um rastreamento de doenças congênitas assintomáticas) e o da orelhinha, que detecta surdez.

Folhaonline