Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 30 de março de 2015

Remédio para diabetes elimina 6 colheres de açúcar por dia na urina e ajuda a emagrecer

Medidas de higiene íntima são necessárias para evitar infecção genital por causa do xixi doce

Você já imaginou eliminar seis colheres de sopa de açúcar (78 g), o equivalente a 312 calorias, por dia pelo xixi? Essa é a promessa do medicamento Jardiance, cujo princípio ativo é a empagliflozina, no tratamento do diabetes tipo 2. Com apenas um comprimido diário, o paciente elimina a glicose pela urina e, de quebra, ainda perde peso e reduz a pressão arterial — fatores fundamentais para a prevenção de futuras complicações do diabetes, como as doenças cardiovasculares.
 
Em menos de um ano, esse é o segundo medicamento que pertence à classe dos inibidores do SGLT2 lançado no País. Depois da chegada da dapagliflozina, comercializado com o nome Forxiga, agora é a vez da empagliflozina. A nova substância impede a reabsorção da glicose filtrada pelos rins, eliminando o excesso de açúcar pela urina.
 
Para o nefrologista Artur Beltrame, presidente e professor titular da Fundação Oswaldo Cruz, essa classe terapêutica representa a mais recente inovação no tratamento oral do diabetes tipo 2, mas com algumas ressalvas.
 
—Como a pessoa vai eliminar açúcar pela urina, pode ocorrer um pequeno aumento de infecções genitais, que serão facilmente prevenidas ou tratadas com o reforço de medidas de higiene íntima. Entre elas, lavar a região com água e sabão mais vezes ao dia, especialmente no início do tratamento.
Sobre as infecções urinárias, os estudos mostraram que o número de episódios foi semelhante ao grupo que utilizou placebo, acrescenta Beltrame. No entanto, ele frisa que a primeira regra para iniciar o tratamento com o novo comprimido é estar com a função renal em perfeitas condições.
 
— Além da boa função renal, o perfil do paciente que mais terá benefícios com essa droga é o diabético tipo 2 de meia-idade, em torno de 65 anos, com sobrepeso ou obesidade e hipertensão.
 
Para aquelas pessoas que não têm diabetes, mas ficaram com os olhos brilhando com a notícia de fazer xixi doce e emagrecer, o nefrologista é enfático: “Não vai funcionar”.
 
— A pessoa vai gastar dinheiro à toa. Não há indicação para esse perfil de paciente porque a quantidade de glicose eliminada será pequena e não haverá perda significativa de peso.
 
O endocrinologista João Paulo Iazigi, chefe do Ambulatório de Diabetes tipo 2 do Hospital Dr. Mário Gatti, explica que o emagrecimento com o uso da medicação depende do peso inicial do diabético, assim “quanto mais peso, a tendência é que a perda seja maior”.
 
— Os estudos mostraram que em seis meses o paciente perdeu em média de 2 kg a 3 kg, mas é importante ressaltar que esse ou qualquer remédio que trata o diabetes deve ser associado com alimentação saudável e prática regular de exercício físico.
 
Doença silenciosa
O diabetes atinge mais de 383 milhões de pessoas no mundo e até 2035 a previsão é que esse número chegue a 592 milhões. O Brasil ocupa a 4ª posição do ranking, com 12 milhões de diabéticos, perdendo apenas para China, Índia e Estados Unidos, segundo o mais recente relatório divulgado pela IDF (Federação Internacional de Diabetes).
 
Iazigi, que também é médico do hospital Vera Cruz, lembra que o diabetes tipo 2 representa 90% dos casos da doença e está intimamente ligado com obesidade, hereditariedade, sedentarismo, hipertensão, níveis altos de colesterol e triglicérides, idade acima dos 40 anos e estresse emocional.
 
— O diabetes progride em silêncio e, quando a pessoa começa a urinar com mais frequência, beber muita água e emagrece sem motivo, a doença já está instalada.
 
Exatamente por ser silenciosa, cerca de 50% dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, de acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes). Outro dado preocupante é que três em cada quatro brasileiros com a doença estão fora de controle.
 
— O mau controle desencadeia várias complicações no coração, olhos, rins, nervos e até na pele. O tratamento inicial costuma ser com remédio oral, mas com a progressão da doença o paciente pode vir a precisar de insulina.
 
O endocrinologista explica que o pâncreas do diabético tipo 2 costuma produzir insulina, mas por causa da gordura concentrada na região abdominal, o hormônio não funciona direito no organismo.
 
— Já o diabetes tipo 1 aparece em geral na infância e adolescência e em 100% das vezes precisa de insulina para sobreviver. Nesse caso, não há relação com o estilo de vida.
 
Segundo a SBD, seis em cada 10 brasileiros têm risco de desenvolver diabetes. Não à toa, os especialistas reforçam a necessidade de adotar hábitos saudáveis para prevenir a doença. Para aqueles que já têm o sangue doce, o Jardiance, desenvolvido pela Boehringer Ingelheim em parceria com a Eli Lilly, chega ao mercado brasileiro nesse mês no valor sugerido de R$ 125.
 
R7

Estado de SP já tem 100 mil casos de dengue neste ano

Subiu para 100 mil o número de casos de dengue confirmados no Estado de São Paulo, desde o início do ano, alta de 116% em relação ao primeiro trimestre de 2014

Dados da Secretaria Estadual da Saúde divulgados ontem mostram ainda que mais de um quarto dos municípios paulistas já vive epidemia da doença, com taxa de incidência superior a 300 casos por 100 mil habitantes.

Em apenas três dias, a lista de pacientes infectados pela dengue ganhou 14 mil novos nomes - balanço divulgado na terça-feira confirmava 86 mil casos. Se contabilizados os registros que ainda estão em investigação, o número de notificações chega a 234 mil. Já são 70 mortes confirmadas desde o início de janeiro.

Estrela D'Oeste, na região de São José do Rio Preto, no norte do Estado, é o município com a maior taxa de incidência: 8.923 casos por 100 mil habitantes. Em seguida na lista das cidades mais afetadas estão Trabiju, Guararapes, Florínia e Aguaí.

O avanço da dengue no Estado fez a secretaria anunciar na terça-feira um plano de emergência contra a doença. O número de agentes do governo do Estado que atuarão junto às Prefeituras no combate à doença vai passar de 500 para mil. A secretaria recrutou ainda 30 médicos da Polícia Militar para auxiliar no atendimento aos doentes.
 
 
Capital
Na capital, onde o número de casos cresceu 214% em relação ao mesmo período do ano passado, uma das três tendas emergenciais para atendimento a pacientes anunciadas anteontem começará a ser montada na segunda-feira, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Vista Alegre, na região da Brasilândia, zona norte, bairro mais afetado pela dengue.

As outras duas tendas serão montadas em unidades de saúde da Freguesia do Ó e do Jaraguá, também na zona norte. A região concentra 47,5% dos casos de dengue. Apesar da alta de registros, a taxa de incidência da doença na capital paulista, de 37,9 casos por 100 mil habitantes, ainda é considerada baixa, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

UOL

Comer em pratos pequenos nem sempre funciona para emagrecer

Porção: dica de mudar o tamanho do prato para comer
menos pode não funcionar para adolescentes
Pesquisa revelou que, para adolescentes com sobrepeso e obesidade, o truque não é eficaz
 
Um dos truques utilizados por quem quer emagrecer é comer em pratos pequenos, como os de sobremesa, e não nos grandes. Especialistas em dieta dizem que esse hábito faz uma pessoa ingerir menos alimentos. Para adolescentes acima do peso ideal, no entanto, a dica não funciona, revelou um estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.
 
Pesquisadores entrevistaram 162 meninas de 14 a 18 anos, com diversos índices de massa corpórea (IMC), sobre a percepção que elas tinham do tamanho de uma porção de comida em pratos de vários tamanhos. Eles descobriram que, na média, o truque visual funcionava menos para adolescentes com sobrepeso e obesidade do que para as garotas de peso normal.
 
"Presume-se que pessoas obesas ou com sobrepeso têm, em comparação com indivíduos de peso saudável, propensão a subestimar o tamanho de uma porção e, consequentemente, comer mais. Isso valeria, sobretudo, para alimentos apresentados em recipientes grandes", afirma o psiquiatra Lance Bauer, coautor do estudo. Por esse motivo, diz Bauer, quem quer emagrecer é encorajado a comer em pratos pequenos - uma vez que a mesma porção que seria satisfatória em um recipiente pequeno e cheio pode não satisfazer a pessoa em um recipiente grande e menos preenchido.
 
Na pesquisa, contudo, isso não aconteceu com as garotas acima do peso, cuja sensação de saciedade não apresentou diferenças se a mesma porção era servida em um recipiente pequeno ou em um grande. "A descoberta sugere que trocar um prato grande por um pequeno em uma refeição é uma medida menos eficiente do que pensávamos", afirma Bauer. O estudo revelou também que as adolescentes não dão tanta importância a gráficos com informações dietéticas e contagem de calorias.
 
Para Lance Bauer, as campanhas de emagrecimento direcionadas a adolescentes devem ser simples, claras, repetitivas e interessantes. A pesquisa foi apresentada nesta sexta-feira no encontro anual da Sociedade Americana Psicossomática.
 
Veja

Preço dos remédios pode subir até 7,7% a partir do dia 31. Confira lista

Reajuste vale para cerca de 20.000 itens; porcentuais estão bem acima do que os autorizados no ano passado
 
A partir do dia 31 de março, o preço dos remédios vendidos no Brasil poderá sofrer um reajuste de 5% a 7,7%, segundo definiu a Câmara de Regulação de Medicamentos (CMED) nesta quinta-feira.
 
Os porcentuais estão bem acima do que os autorizados no ano passado, quando o reajuste foi de 1,02% a 5,68%.
 
O governo deverá anunciar nos próximos dias as taxas oficiais de aumento, mas dificilmente haverá mudança em relação aos cálculos do CMED. As regras valem para cerca de 20.000 itens comercializados.
 
A variação no preço dos medicamentos dependerá da classificação de cada um - se nível 1, 2 ou 3. As três faixas são determinadas pela CMED de acordo com a concorrência enfrentada pelo produto no mercado. Quanto maior a concorrência, maior o reajuste.
 
Para remédios do nível 1, o reajuste permitido será de, no máximo, 7,7%. Nesta categoria estão incluídas drogas como omeprazol, a metformina, a sinvastatina, a dipirona e a amoxicilina. Para medicamentos do nível 2, considerados de concorrência mediana, como o risedross, o aumento será de 6,35%. Já os de menor concorrência ou aqueles ainda protegidos por patentes, como a ritalina, o buscopan e o aerolin, o porcentual máximo de aumento será de 5%.
 
No site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma lista de 2014 permite saber a classificação de cada remédio, e, portanto, o possível aumento no preço de cada um. Para a maioria dos medicamentos, a classificação não será alterada.
 
Veja

Para a maioria das mulheres, os calores da menopausa duram mais de 7 anos

Os sintomas vasomotores da menopausa, como as ondas de calor ou episódios suores noturnos, duram mais de 7 anos na menopausa ou durante o período de transição para mais de metade das 1400 mulheres observadas em um estudo. O trabalho foi publicado na revista de medicina Journal of American Medical Association (JAMA)
 
Considerando 51 anos como a idade média de ocorrência da menopausa, mais da metade das mulheres persistem com os fogachos até os 58 anos. Até o momento, não há muitos estudos que investiguem a duração dos sintomas típicos da menopausa. Durante o estudo, mulheres de origem afro-americana tiveram maior tempo de duração dos sintomas do que as mulheres caucasianas e de origem asiática.
 
A menopausa
A menopausa é caracterizada quando a mulher não teve período menstrual por 12 meses consecutivos. Fisiologicamente, os eventos ocorrem devido à interrupção da secreção de hormônios femininos (estrógeno e progesterona) pelo ovário.
 
Os sintomas vasomotores e suores noturnos são sinais muito específicos desse período e podem afetar negativamente a qualidade de vida das mulheres. Estima-se que 80% das mulheres sofrem de fogachos durante a transição para a menopausa. Outro sintoma importante e comum é o ganho de peso.
 
O estudo em detalhe
Este estudo realizado pela Dra. Nancy E. Avis, do Wake Forest Baptist Medical Center, em Winston-Salem, Carolina do Norte, focou na análise de dados de mulheres no período de transição da menopausa. O estudo foi realizado entre 1996 e 2013. A análise incidiu sobre 1449 mulheres que frequentemente sofriam de sintomas vasomotores. Estes sintomas foram manifestados por pelo menos 6 dias durante as duas semanas anteriores ao estudo.
 
Pré-menopausa e sintomas por mais de 10 anos
Em detalhes, a duração média dos sintomas vasomotores para todas as mulheres que participaram do estudo foi de 7,4 anos. Considerando mulheres na pré-menopausa, ou seja, período antes da idade média de ocorrência da menopausa (nos EUA essa idade é de cerca de 51 anos), a duração aumenta para 11,8 anos. Lembre-se que algumas mulheres, tanto na pré-menopausa ou não, nunca sofrem desses sintomas.
 
Diferenças étnicas significativas
Se observarmos os grupos étnicos, as mulheres afro-americanas tiveram uma média de 10,1 anos de sintomas vasomotores contra 4,8 e 5,4 anos para japonesass e chinesas, respectivamentes. Entre as mulheres brancas não-hispânicas (não latinas) a média dos sintomas foi de 6,5 anos, e entre as mulheres hispânicas, a duração foi de 8,9 anos.
 
O problema da reposição hormonal
A duração média dos sintomas da menopausa de 7,4 anos mostra os limites da prescrição de terapia de reposição hormonal durante um curto período de tempo, como é frequentemente feito para evitar o câncer.
 
O estudo concluiu que devido ao aumento do risco de câncer de mama e de ovário com a terapia hormonal, é preciso encontrar novos tratamentos que sejam seguros para uso prolongado e que reduzam os sintomas de fogacho. O Criasaude recomenda ervas como sálvia e cimicifuga para aliviar as ondas de calor. Entretanto, sempre consulte o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.
 
Este estudo foi publicado em 16 de fevereiro de 2015 na versão on-line do JAMA Internal Medicine.
 
Texto traduzido por Matheus Malta de Sá (farmacêutico)
 
Fontes: Comunicado de imprensa do Wake Forest Baptist Medical Center (Carolina do Norte, EUA)
 
Cria Saúde

Telefones Úteis de Emergência no Brasil

SAMU: 192 (Serviço De Atendimento Móvel de Urgência)
 
Disque Saúde: 160
 
Vigilância Sanitária: 150
 
Instituto Pró-Queimados: 0800 707 7575
 
CEATOX (CEATOX-SP): 0800 014 8110
 
Assistência a Dependentes de Agentes Químicos: 132
 
Corpo de Bombeiros: 193
 
Defesa Civil: 199
 
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher: 180
 
Disk Denúncia: 181
 
Guarda Municipal: 153
 
Polícia Civil: 197

Polícia Federal: 194 
 
Polícia Militar: 190
 
Polícia Rodoviária Estadual: 198
 
Serviço de Atendimento para Portadores de Necessidades Especiais: 142
 
Trânsito: 194

Processo Seletivo SESAU - RO

A Secretaria de Estado da Saúde - SESAU, no Estado de Rondônia, divulgou o edital nº 005/2015 de processo seletivo. O objetivo é preencher 17 vagas em cargos de ensino superior. A remuneração vai de R$ 29,00 a R$ 55,00 hora-aula, e a carga horária o limite mínimo será de 20 horas/aula.
 
As oportunidades são para profissionais das áreas de Enfermeiro, Pedagogo, Psicólogo, Nutricionista e Assistente Social, nas funções de Tutores e Instrutores.
 
Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de abril de 2015, no Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde - CETAS, situado a Rua Rafael Vaz e Silva, nº 3.047, Bairro Liberdade, Porto Velho - RO, das 8h às 16h, exceto às sextas-feiras, que será das 8h às 13h, haverá também outros locais para realizar as inscrições, informados no edital.
 
A seleção dos candidatos será através de análise de títulos, os quais devem ser entregues no ato da inscrição.
 
A validade do Processo Seletivo será de uma ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Hospital das Clínicas de Botucatu - SP

O Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - HCFMB, no estado de São Paulo, através da empresa Cetro Concursos Públicos, publicou edital de concurso público n° 01/2015, destinado ao provimento de 57 vagas para diversos cargos. Os salários podem chegar até R$ 1.028,74 (Salário base, mais gratificação Executiva), acrescido de Prêmio de Incentivo de até R$ 306,00.
 
As chances são para profissionais de nível médio, nas funções de Agente Técnico de Saúde (Citotécnico, Técnico de Aparelhos Eletrônicos Médico Hospitalares, Técnico de Farmácia e Técnico de Aparelho de Precisão) Técnico de Laboratório (Análises Clinicas) e Técnico de Enfermagem.

Somente será admitida inscrição via internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), até o dia 22 de abril de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF. O valor da taxa de inscrição para todas as funções atividades, será de R$ 50,00.
 
A prova será realizada na cidade de Botucatu, com data prevista para o dia 17 de maio de 2015, no período da manhã ou tarde e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br), no Portal de Concursos Públicos do Estado (www.concursopublico.sp.gov.br), no endereço eletrônico da Cetro (www.cetroconcursos.org.br) e no site do HCFMB (www.hc.fmb.unesp.br).

O gabarito será divulgado na data prevista de 19 de maio de 2015.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, não cabendo qualquer ato posterior.

FESF - SUS (BA) lança edital de processo seletivo

Por meio do edital n° 01/2015, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) lançou seu 5º processo de seleção simplificada. Desta vez para contratação de dez médicos emergencistas, para compor equipes no município de Camaçari, na Bahia.

Os aprovados trabalharão no Serviço de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A remuneração somada aos benefícios pode chegar a até R$ 6.839,51, por jornada padrão de 24 horas semanais.
 
As inscrições podem ser efetuadas até as 14h de 31 de março de 2015, através do site: www.fesfsus.ba.gov.br.
 
A seleção será por análise curricular e comprovação documental. O contrato terá a duração de um ano, prorrogável pelo prazo máximo de até dois anos.
 
Depois da homologação do resultado final, a validade do processo seletivo será de um ano, com chance de prorrogação, por período semelhante, uma única vez.

Hospital das Clinicas de Botucatu - SP abre concurso público

O Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - HCFMB, no estado de São Paulo, através da empresa Cetro Concursos Públicos, publicou edital de concurso público n° 02/2015, destinado ao provimento de 12 vagas para os cargos de Agente Técnico de Assistência à Saúde (Farmacêutico, Terapeuta Ocupacional) Enfermeiro (nível superior). Os salários podem chegar até R$ 1.464,83 (salário base, mais gratificação Executiva), acrescido de Prêmio de Incentivo de até R$ 1.000,00.

Somente será admitida inscrição via internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), até o dia 22 de abril de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF. O valor da taxa de inscrição para todas as funções atividades, será de R$ 60,00.

A prova será realizada na cidade de Botucatu, com data prevista para o dia 17 de maio de 2015, no período da manhã ou tarde e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br), no Portal de Concursos Públicos do Estado (www.concursopublico.sp.gov.br), no endereço eletrônico da Cetro (www.cetroconcursos.org.br) e no site do HCFMB (www.hc.fmb.unesp.br).
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 19 de maio de 2015. A publicação da classificação final do concurso sairá na data prevista de 14 de julho de 2015.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, não cabendo qualquer ato posterior.

Hospital das Clinicas de Botucatu - SP promove concurso para médicos

Foi divulgado edital n° 03/2015 de concurso público do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, no estado de São Paulo. O concurso oferta 25 vagas para o cargo de médico I, com rendimentos de até R$ 2.650,00 (salário base, mais gratificação executiva) acrescido de até R$ 3.350,00 de PPM (Premio de Produtividade Médica).
 
O certame será executado através da empresa Cetro Concurso Público. Será reservado o percentual de 5% das vagas para pessoas com deficiência.
 
As chances são para as funções de Ginecologia e Obstetrícia (para atuar no Serviço de Obstetrícia), Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Pronto Socorro Adulto, Clinica Médica, Infectologia, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica e Pediatria (para atuar no Pronto Socorro Pediátrico).
 
Será admitida inscrição, somente, via internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), até o dia 22 de abril de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF. O valor da taxa de inscrição para todas as funções atividades, será de R$ 60,00.
 
A prova será realizada na cidade de Botucatu, com data prevista para o dia 17 de maio de 2015, no período da manhã ou tarde e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br), no Portal de Concursos Públicos do Estado (www.concursopublico.sp.gov.br), no endereço eletrônico da Cetro (www.cetroconcursos.org.br) e no site do HCFMB (www.hc.fmb.unesp.br).
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 19 de maio de 2015. A publicação da classificação final do concurso sairá na data prevista de 14 de julho de 2015.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, não cabendo qualquer ato posterior.

UNIR - promove concurso público

Do dia 3 ao dia 13 de abril de 2015, a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizará inscrições de concurso público, em provimento de 56 vagas para professores, nas áreas de auxiliar, assistente e adjunto.
 
O anúncio foi feito através do edital nº 003/2015, que dispõe das vagas nos departamentos de engenharia de alimentos, produção, civil, elétrica e florestal, interdisciplinar de tecnologia e ciências, administração, ciências humanas e sociais, física, intercultural, matemática e estatística, ciências contábeis, educação, educação física, enfermagem, línguas estrangeiras (espanhol), línguas vernáculas, medicina, química, agronomia, história, licenciatura em educação no campo e jornalismo.
A proposta salarial varia de R$ 1.966,67 a R$ 4.540,35, com inclusão de retribuição por títulos, por jornada semanal de 20 e 40 horas ou em regime de dedicação exclusiva.
 
Para garantir participação no seletivo é necessário que após realizar inscrição, o candidato preencha e imprima todos os dados na ficha de inscrição que consta no http://www.processoseletivo.unir.br, assine e encaminhe para a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), situada no Campus da Universidade Federal de Rondônia, na BR 364, Km 9,5, em Porto Velho, RO, CEP 76801-974, Caixa Postal: 295, através de correspondência identificada como “CONCURSO PÚBLICO DOCENTE – EDITAL Nº 003/2015/GR/UNIR", via SEDEX ou correio internacional, respeitando o prazo final de inscrições, conforme informado acima.
 
Conforme consta no cronograma, será aplicada prova escrita, didática e de títulos, entre o dia 1º e o dia 24 de junho de 2015.
 
O resultado final está previsto para ser publicado até às 20h do dia 26 de junho de 2015, no site: http://www.processoseletivo.unir.br. A homologação do resultado final é aguardada para o dia 29 de junho de 2015.
 
O concurso terá validade de 01 (um) ano, contado a partir do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogável por igual período, no interesse público.

Prefeitura de Balneário Camboriú - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Balneário Camboriú, no Estado de Santa Catarina, divulgou o edital nº 001/2015 de processo seletivo, destinado a prover vagas em caráter temporário, do Quadro de Pessoal do Hospital Municipal Ruth Cardoso. O salário varia de R$ 1.073,85 a R$ 2.800,00, em carga horária semanal de 44 horas.
 
São oferecidas 256 vagas a profissionais de ensino fundamental, médio, técnico e superior, nos cargos de Enfermeiro (obstetra), Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica, Agente de Alimentação, Agente de Manutenção, Agente de Serviços Gerais e Agente de Serviços Gerais (Maqueiro).
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril de 2015, das 9h às 11h e das 14h às 17h, junto ao setor de Recursos Humanos do Hospital Municipal Ruth Cardoso, localizado na Rua Angelina s/n, bairro dos Municípios, Balneário Camboriú – SC, não será cobrada taxa de inscrição.
 
A prova escrita será aplicada na data prevista de 26 de abril de 2015, nas dependências do Colégio Ivo Silveira, localizado na Avenida Santa Catarina, nº 637, Bairro dos Estados, com início às 10h.
 
O gabarito preliminar da prova escrita está previsto para ser disponibilizado no site www.balneariocamboriu.sc.gov.br/editais, até às 23h59min do dia seguinte da realização da prova.
 
A validade do processo seletivo será 06 meses, contados a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Abertas vagas de estágio na Prefeitura de Bauru - SP

A Prefeitura de Bauru, no Estado de São Paulo, tornou público dois editais nºs 01 e 02/2015, ambos de processo seletivo. O objetivo é a contratação de quatro estagiários de nível superior.
 
As oportunidades são para estudantes dos cursos de Administração, Enfermagem, Serviço Social e Direito. Os contratados receberão bolsa auxílio no valor que vai de R$ 308,64 a R$ 462,97, além de R$ 190,00 de vale transporte, em carga horária de até 30 horas semanais.
 
Os interessados podem ser inscrever a partir do dia 22 de abril até o dia 08 de maio de 2015, através do site www.bauru.sp.gov.br.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 27 de maio de 2015, sendo que o local e horário serão previamente divulgados também no www.bauru.sp.gov.br.
 
Os processos seletivos terão validade pelo prazo de um ano, prazo este que pode ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Queimada Nova - PI lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Queimada Nova, no estado do Piauí, publicou edital nº 01/2015 de processo seletivo para provimento temporário de funções no âmbito da Administração Pública Municipal. Serão oferecidas 58 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 5.500,00, mais Gratificação GEAMA (R$ 3.400,00).

As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vigilância em Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Psicólogo, Nutricionista, Odontólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Médico Plantonista/Ambulatório, Médico PSF, Médico Veterinário e Professor em diversas disciplinas.

As inscrições serão feitas exclusivamente na sede da Prefeitura Municipal de Queimada Nova, na Rua Felipe Rodrigues Coelho, nº 780, Centro, Queimada Nova-PI, até o dia 07 de abril de 2015, no horário das 8:00 às 13:00 hs. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de Análise Curricular, que tem o intuito de analisar competências, habilidades, nível de escolaridade, experiência acumulada, cursos técnicos, profissionalizantes e extracurriculares para cada função.

O prazo de validade do teste seletivo será de 1 ano, contado da data da Homologação do seu Resultado Final, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Dolcinópolis - SP

A Prefeitura de Dolcinópolis, no Estado de São Paulo, publicou o edital nº 01/2015 de concurso público. O concurso está sob a responsabilidade da Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos e de acordo o edital, o salário varia de R$ 728,36 a R$ 6.308,87, em carga horária que vai de 20 a 40 horas semanais.
 
São oferecidas 52 vagas, para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, além de formar cadastro de reserva, nos cargos de Babá, Braçal, Coletor de Lixo, Gari, Guarda Municipal, Motorista, Pedreiro, Servente Escolar, Serviços Gerais, Vigia, Copeiro, Merendeira, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Zelador, Agente de Saúde, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Transporte Escolar, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Odontólogo, Procurador Jurídico, entre outros.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 30 de março até o dia 13 de abril de 2015, através do site www.mouramelo.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 20,00, R$ 32,00 e R$ 62,00.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva, prática e de títulos. A data, o local e horário de aplicação das provas serão divulgadas em até 3 dias no site www.mouramelo.com.br.
 
O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Leopoldina - MG abre processo seletivo

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Leopoldina por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o edital de processo seletivo nº. 003/2015, para contratação de 2 médicos para atenderem aos Programas Estratégia de Saúde da Família – ESF I e Estratégia de Saúde da Família – ESF X – Três Cruzes. A remuneração pode chegar a R$ 1.658,20 mais R$ 1.658,20 (Adicional de extensão de jornada) e R$ 4.110,68 (gratificação por dedicação ao PSF).
 
As inscrições serão recebidas no período entre 27 e 31 de março de 2015, das 7h às 16h (de segunda a sexta-feira), na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, centro, Leopoldina/MG. A documentação a ser entregue no ato da inscrição é a seguinte:
  • Documento de Identidade com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
  • Quitação com a obrigação militar (masculino);
  • Curso de Nível Superior em Medicina, registro no Conselho de Classe e comprovante de Habilitação;
  • Currículo.
  • A seleção constará da análise de currículo discriminando títulos.
O resultado do processo seletivo será divulgado no site www.leopoldina.mg.gov.br, publicado no Diário Oficial do Município – Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura de Leopoldina.
 
A validade do processo seletivo será de seis meses, contados da data de publicação do resultado, prorrogado por igual período de acordo com o interesse da Administração.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, do dia 27 de março de 2015. Edição 1464.

Concurso Prefeitura de Pedra do Anta - MG

A Prefeitura de Pedra do Anta, estado de Minas Gerais, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. O objetivo é preencher 34 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar até R$ 2.310,93, em carga horária que varia entre 20, 25, 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, motorista, operador de máquinas, operador de trator agrícola, operário, vigia, agente de combate de endemias, agente administrativo, auxiliar administrativo, oficial administrativo, técnico de enfermagem, técnico em farmácia, analista de planejamento/execução, bioquímico, enfermeiro, fiscal de vigilância sanitária, médico gineco-obstetra, médico, pediatra, veterinário, nutricionista, professor, secretário escolar e supervisor pedagógico.
 
As inscrições estarão abertas no período de 25 de maio a 24 de junho de 2015, no site www.rumocertoservicos.com.br, e na sede da Prefeitura Municipal, situada à Rua Major José Luiz Silva Viana, 1111 – Centro, no horário de 13 às 16 horas (exceto sábados, domingos e feriados).
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 25,00, R$ 30,00, R$ 35,00 e R$ 50,00.
 
A seleção dos candidatos será através de Prova de Múltipla Escolha, Prova de Títulos e Provas Práticas.
 
A Prova de Múltipla Escolha será aplicada na data prevista de 26 de julho de 2015, para todos os cargos, sendo que o local e horário serão previamente divulgados.
 
O gabarito da prova está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao de aplicação da referida prova, no site www.rumocertoservicos.com.br.
 
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Concurso IPGG José Ermírio de Moraes - SP

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) "José Ermírio de Moraes", abriu o edital nº 01/2015 de concurso público para contratação de 12 médicos nas especialidades de cardiologia, clínica médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, médico do trabalho, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem e também para urologia.
 
Os aprovados farão jus à remuneração de R$ 2.650,00, mais vantagens pecuniárias e prêmio de produtividade médica no valor de até R$ 6.000,00, por jornadas semanais de 20 horas.
 
As inscrições serão realizadas no Instituto, situado na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra nº 34, 1º andar, sala 08, São Miguel Paulista, das 8h00 às 17h00, do dia 6 de abril ao dia 8 de junho de 2015, mediante taxa de R$ 70,13.
 
Será aplicada prova objetiva e avaliação de títulos. A prova está programada para o dia 28 de junho de 2015.
 
O concurso público será válido por dois anos, a partir da data de publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez, por período semelhante, a critério da Secretaria da Saúde.
 
Mais informações podem ser extraídas no edital, publicado no site da Imprensa Oficial, no dia 26 de março de 2015, página 145, seção I.

Concurso Prefeitura de Cruzeiro do Sul - RS

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Schnorr, publicou o edital de concurso público, visando a contratação de 10 profissionais de ensino ensino fundamental, médio e superior, além de formar cadastro de reserva. A remuneração varia de R$ 878,28 a R$ 4.899,29, em carga horária de até 44 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Atendente de Serviços Gerais, Oficial Administrativo, Médico Veterinário, Pedreiro, Professor Séries/Anos Iniciais, Agente de Saúde - ESF1, Motorista, Operário Especializado, Professor de Educação Infantil, Professor Séries/Anos Finais:Geografia - Português.
 
Os interessados podem fazer suas inscrições através do site www.cruzeiro.rs.gov.br ou http://www.schnorr.com.br, no período de 30 de março a 15 de abril de 2015.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 75,00 e R$ 100,00.
 
As provas estão prevista para serem aplicada no dia 09 de maio de 2015, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.

Prefeitura de Divinópolis – MG abre vagas na saúde

Com intuito de contratar 10 Agentes Comunitários de Saúde, a Prefeitura de Divinópolis, em Minas Gerais, publicou o edital de processo seletivo nº 05/2015. A remuneração é de R$ 1.182,00 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão entregar os documentos na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, no período entre 27 de março e 7 de abril 2015, das 7h30min às 11h e das 13h às 17h.
 
Documentos exigidos para inscrição:
  • RG e CPF (fotocópia);
  • Comprovante de endereço, confirmando residir na área de abrangência do processo seletivo;
  • Carteira de Identidade Profissional e/ou protocolo do registro do respectivo Conselho Profissional (fotocópia autenticada);
  • No caso de candidato do sexo masculino, apresentar certificado de reservista (fotocópia);
  • Titulo de eleitor com comprovante da última votação (fotocópia);
  • PIS ou PASEP (Fotocópia);
  • Certidão de nascimento (fotocópia) dos filhos menores de 14 anos;
  • Apresentação de laudo médico (para o candidato que se declarar como Pessoa com Deficiência – PCD);
  • Diploma de conclusão do curso de graduação correspondente aos cargos de nível superior (fotocópia);
  • Currículo Vitae com comprovação dos títulos (fotocópia) conforme declarado;
  • Certidão Negativa de Antecedentes Criminais.
A seleção será constituída de análise de títulos.
 
O resultado será emitido pela Secretaria Municipal de Saúde com listagem em ordem decrescente dos pontos obtidos e divulgação prevista para o dia 10 de abril de 2015, sendo publicada no Diário Oficial do Município, disponibilizada no site www.divinopolis.mg.gov.br e na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à rua Minas Gerais, nº. 900, centro.
 
A validade do processo seletivo será de doze meses, contados da divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Edital publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros do dia 27 de março de 2015. Edição 1464.

Prefeitura de Nova Trento - SC lança concurso público

Sob a organização da Assessoria e Consultoria Pública e Privada (ASSCONPP), a Prefeitura de Nova Trento, em Santa Catarina, lançou o edital nº 002/2015 de concurso público, destinado ao preenchimento de 90 vagas aos cargos de assistente administrativo, assistente social, atendente de creche, auxiliar de manutenção e conservação, auxiliar de serviços gerais, dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, motorista de transporte escolar, nutricionista, operador de máquina, professor, psicólogo e técnico em enfermagem.
 
Houve alteração no valor da remuneração, passando a valer de R$ 1.000,00 a R$ 2.400,00, em cumprimento a jornada semanal de 25 a 40 horas.
 
O prazo de inscrições foi esticado por mais um mês, sendo recebidas até o dia o dia 6 de maio de 2015, através do endereço eletrônico: www.assconpp.com.br. Será cobrada taxa nos valores de R$ 30,00, para cargos de nível fundamental, de R$ 50,00 para nível médio e de R$ 80,00 para nível superior.
 
O concurso será composto por prova escrita, prática e avaliação de títulos. Em vista das alterações mencionadas acima, a data das provas também foi alterada, estima-se que desta vez ocorra no dia 24 de maio de 2015, na Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, Rua Francisco Dalsenter n° 32, Trinta Réis, às 8h30.
 
Provavelmente o gabarito e o caderno de prova serão disponibilizados no dia seguinte a realização das provas, a partir das 19h00, nos sites: www.assconpp.com.br e www.novatrento.sc.gov.br e que a homologação aconteça no dia 9 de junho de 2015.
 
A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data do edital de homologação, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, a critério do Município.

Prefeitura de Divinópolis - MG divulga edital de processo seletivo

Divulgado o edital nº 06/2015, que trata da realização de processo seletivo da Prefeitura de Divinópolis, no estado de Minas Gerais. São ofertadas 2 vagas de médicos especialista (endocrinologista e cirurgião geral) para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde. A remuneração é de R$ 2.433,80 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo, por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
Os interessados deverão entregar a relação de documentos abaixo, na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, do dia 27 de março à 2 de abril de 2015, de 7h30min às 11h e de 13h às 17h.
 
Documentos exigidos para inscrição:
  • RG e CPF (fotocópia);
  • Carteira de Identidade Profissional e/ou protocolo do registro do respectivo Conselho Profissional (fotocópia autenticada);
  • No caso de candidato do sexo masculino, apresentar certificado de reservista (fotocópia);
  • Titulo de eleitor com comprovante da última votação (fotocópia);
  • PIS ou PASEP (Fotocópia);
  • Certidão de nascimento (fotocópia) dos filhos menores de 14 anos;
  • Apresentação de laudo médico (para o candidato que se declarar como Pessoa com Deficiência – PCD);
  • Diploma de conclusão do curso de graduação correspondente aos cargos de nível superior (fotocópia);
  • Currículo Vitae com comprovação dos títulos (fotocópia) conforme declarado;
  • Certidão Negativa de Antecedentes Criminais.
O processo seletivo constará de prova de títulos.
 
O resultado será emitido pela Secretaria Municipal de Saúde com listagem em ordem decrescente dos pontos obtidos e divulgação prevista para o dia 8 de abril de 2015, sendo publicada no Diário Oficial do Município, disponibilizada no site www.divinópolis.mg.gov.bre na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à rua Minas Gerais, nº 900, Centro.
 
O prazo de vigência do processo seletivo é de doze meses, contado da divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Saúde.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros do dia 27 de março de 2015. Edição 1464.

UFAM divulga edital de processo seletivo

Considerada uma das principais Universidades da Região Norte de Brasil, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) lançou o edital nº 26/2015 de processo seletivo simplificado, para contratação de 17 professores substitutos na classe auxiliar e assistente, para cumprir jornadas de 20 e 40 horas, em prol de remuneração que varia de R$ 2.018,77 a R$ 3.799,70.
 
Os interessados deveram efetuar inscrição do dia 30 de março ao dia 10 de abril de 2015, na secretaria da unidade acadêmica que dispõe da vaga, cujo atendimento ocorre das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00. A taxa de inscrição varia de R$ 45,00 a R$ 75,00.
 
Será aplicada prova didática, prevista para o dia 22 de abril de 2015. Quem passar nessa fase deverá apresentar títulos, para avaliação.
 
O resultado final será divulgado no site: http://procomun.ufam.edu.br/concursos/concursos-prof-substituto e afixado na unidade acadêmica detentora da vaga.
 
Depois de publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, o processo seletivo terá a validade de um ano, prorrogável por igual período, conforme interesse da Instituição.
 
O edital foi publicado no site da Imprensa Nacional, no dia 27 de março de 2015, seção 3, a partir da página 27.

Concurso Prefeitura de Pedrinhas Paulista - SP

A Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista, Estado de São Paulo, através da empresa OM - Consultoria, publicou edital de concurso público n° 01/2015, destinado ao provimento de uma vaga para a função de médico - ESF, com salário de R$ 9.517,22, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão se inscrever através do site www.omconsultoria.com.br, durante o período de 30 de março a 13 de abril de 2015, até às 23h59min59 - horário de Brasília. A taxa é de R$ 100,00.
 
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa e pelo endereço eletrônico: www.omconsultoria.com.br com, pelo menos, 5 dias de antecedência.
 
Os gabaritos e o resultado final do Concurso Público serão divulgados pela imprensa, afixados nos locais de costume e disponibilizados nos endereços eletrônicos www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.
 
A classificação final e a especial (se houver) serão divulgadas no resultado final, publicado na imprensa escrita, afixado no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume disponibilizado nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.
 
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Giruá - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Giruá, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital n°036/2015 de processo seletivo, com o fito de preencher três vagas para o cargo de Técnico em Enfermagem, da Secretaria Municipal de Saúde, para o período de até 12 meses. O salário é de R$ 1.522,80 por carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 02 de abril de 2015, na Secretaria Municipal de Saúde – Rua Borges de Medeiros, 100 – Giruá/RS, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00.
 
A Referida seleção pública constará de 2 (duas) estapas: Ánalise de Títulos e Prova Objetiva. As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 09 de abril de 2015 com início às 09 horas e término previsto às 10 horas no Centro Cultural Adelina Dias, localizado na Rua Sete de Setembro, nº 410, centro de Giruá-RS.
 
A divulgação do gabarito e do resultado preliminar da seleção pública será divulgado no dia 09 de abril de 2015, no turno da tarde.
 
A divulgação do resultado preliminar da seleção pública será divulgado no dia 10 de abril de 2015. O Edital de resultado final será publicado no dia 14 de abril de 2015.

Concurso Prefeitura de Padre Bernardo (GO)

Com oferta de 104 vagas imediatas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, além de formar cadastro de reserva, a Prefeitura de Padre Bernardo, no Estado de Goiás, reabre as inscrições do concurso público, estabelecido pelo edital nº. 001/2014. A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 835,73 e R$ 2.500,00.
 
Fica reservado para cada cargo, no mínimo, 5% das vagas abertas ou que forem criadas no prazo de validade do concurso público, às pessoas portadoras de necessidades especiais, desde que compatível com as atribuições do respectivo cargo. Já aos candidatos que no ato da inscrição se declarem pretos ou pardos, ficam reservadas 20% das vagas.
 
Mecânico de Máquinas Pesadas, Operador de Máquinas Leves/Pesadas, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Condutor de Ambulância, Motorista, Professor, Fiscal (Obras/Urbanismo, Posturas, Tributos, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente), Gestor Ambiental, Biólogo, Engenheiro (Ambiental e Civil), Veterinário, Contador e Procurador Jurídico.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, nos sites www.itame.com.br e www.padrebernardo.go.gov.br, com início às 10h do dia 30 de março de 2015 e término às 23h59min do dia 30 de abril de 2015.
 
As taxas para inscrição no concurso são no valor de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 60,00 (nível médio ou técnico) e de R$ 90,00 (nível superior).
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 22 de agosto de 2015, já a prova prática será realizada na data provável de 26 de setembro de 2015, ambas em locais e horários previamente divulgados pela comissão especial do concurso público.
 
A prova prático-profissional e discursiva para o cargo de Procurador será realizada conjuntamente e na mesma data e horários previstos para prova objetiva, sendo acrescentado uma hora no tempo de duração.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 24 de agosto de 2015.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Mato Queimado - RS

A Prefeitura de Mato Queimado, Estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público. O objetivo é preencher quatro vagas imediatas, em seu quadro de funcionários de ensino superior.
 
São oferecidas oportunidades nos cargos de Cirurgião Dentista, Médico, Professor de Língua Portuguesa e Matemática. Os salários variam de R$ 1.240,82 a R$ 7.913,31, em carga horária de 25 e 40 horas semanais
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 30 de março até o dia 26 de abril de 2015, através do site www.unijui.edu.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 70,00 e R$ 80,00.
 
A prova objetiva será aplicada para todos os cargos na data prevista de 16 de maio de 2015, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Estanislau, com início às 9hs e término às 12hs.
 
Haverá analise de títulos para os candidatos aos cargos de professor.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Tupanci do Sul - RS

A Prefeitura de Tupanci do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, tornou público o extrato do edital nº 01/2015, o mesmo anuncia a abertura do concurso público.
 
Com oportunidades nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico, Motorista Especializado, Operador de Máquinas Especializado, Professor Educação Infantil, Psicólogo, Técnico Administrativo e Zelador.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 30 de março até o dia 16 de abril de 2015, através do site www.objetivas.com.br.

Pesquisa consegue regenerar tecido cardíaco lesionado com RNA

Em ratos, as moléculas genéticas impulsionaram o crescimento de novas células, regenerando o coração
 
Praticamente todos os seres têm a capacidade de regeneração celular. O processo é mais lento que nas histórias em quadrinhos e pode até passar despercebido para muitos humanos, mas existe — exceto para alguns órgãos nobres, como o cérebro e o coração. Resultados iniciais de um estudo divulgado na revista Science Translational Medicine podem acabar com essa ressalva. Pesquisadores da Universidade de Pensilvânia (EUA) reativaram vias do desenvolvimento dos mamíferos que podem influenciar e até mesmo estimular a regeneração cardíaca. Ainda que o avanço seja considerável, especialistas veem a proposta com cautela.

O tecido cardíaco de mamíferos tem a capacidade limitada de se regenerar. Segundo Ed Morrisey, diretor científico do Instituto de Medicina Regenerativa da Escola Perelman de Medicina da universidade, isso acontece, em parte, devido à incapacidade para reativar um programa de proliferação de células do músculo cardíaco. Estudos anteriores indicam baixo nível de proliferação de células desse músculo, as cardiomiócitos, em mamíferos adultos, o que é insuficiente para reparar o coração danificado.
 
A equipe de Morrisey mostrou, a partir de experimentos com camundongos, que um subconjunto de moléculas de RNA, chamado microRNAs, é importante para a proliferação celular durante o desenvolvimento dos cardiomiócitos. Mais que isso: seria suficiente para induzir a proliferação dessas células musculares no coração de animais adultos.

A perda do aglomerado de microRNA miR302-367 nas cobaias levou à diminuição da proliferação celular durante o desenvolvimento dos cardiomiócitos. Contudo, o aumento da expressão do aglomerado no coração adulto levou à reativação da proliferação.

Esse processo aconteceu pela repressão da via hippo, que reprime a proliferação celular quando ligada. “O aglomerado miR302-367 mirou nos três dos principais componentes da hippo, reduzindo sua atividade, o que permite que os cardiomiócitos sejam reinseridos no ciclo celular e comecem a rejuvenescer o músculo cardíaco”, detalha Morrisey. Seria a repressão de um repressor.

Riscos
Em ratos adultos, essa “re-expressão” do aglomerado de microRNA resultou na formação de cicatriz reduzida no miocárdio após infarto. Nos mesmos bichos, houve aumento do número de cardiomiócitos. Porém, a expressão a longo prazo das moléculas genéticas fez com que algumas células do músculo cardíaco se tornassem menos funcionais. “Isso nos sugere que a reativação persistente do ciclo celular em cardiomiócitos adultos pode ser prejudicial e fazer com que o coração falhe”, explica Morrisey.

Os investigadores suspeitam que essas células provavelmente precisarão se diferenciar de volta, mas há o risco de perderem a capacidade de se contrair. “Nós superamos essa limitação com a injeção de microRNAs sintéticos com uma meia-vida curta.” Imitar o tratamento por sete dias após o infarto levou ao aumento na proliferação de cardiomiócitos, que “brotaram” novamente no músculo cardíaco, resultando a diminuição da fibrose e na melhora das funções do coração.

Vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (Socerj), Ricardo Mourilhe explica que o microRNA é a partícula de um DNA com centenas de RNAs, sendo que a maior parte deles é estudada como marcadores de doenças e de processos inflamatórios. Ele tem uma linha de pesquisa na Universidade Estadual do Rio de Janeiro focada em dois microRNAs como marcadores do risco de morte por cardiomiopatia hipertrófica.

Para Mourilhe, é preciso considerar que nem sempre o que dá certo em camundongos também funciona com animais maiores. “É apenas o primeiro passo de milhares que ainda precisam ser alcançados para saber a aplicabilidade desse trabalho. Mas isso é muito distante ainda. Tirar da bancada e chegar ao ser humano leva entre cinco e 10 anos.”
 
"É apenas o primeiro passo de milhares que ainda precisam ser alcançados para saber a aplicabilidade desse trabalho (…) Tirar da bancada e chegar ao ser humano leva entre cinco e 10 anos” - Ricardo Mourilhe, vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro
 
Correio Braziliense

Humor: Dengue

Entenda como funcionam omeprazol e o ácido acetilsalicílico

Indique o consumo adequado desses medicamentos

O ácido acetilsalicílico é reconhecido mundialmente pelas suas propriedades analgésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias há mais de 115 anos. Ele inibe a formação excessiva de substâncias mensageiras da dor e da febre, mas também inibe a enzima ciclooxigenase, que tem a função de proteger a mucosa do estômago. Por isso, o medicamento não é indicado para pessoas que sofrem de problemas gástricos, como refluxo, gastrite e úlcera.
 
O medicamento, na sua fórmula infantil, também é indicado na prevenção de formação de coágulos. Pode ser orientado para quem tem diagnóstico de obstrução das veias, quem teve problemas cardíacos, diabéticos, alguns tipos de arritmia cardíaca e quem já sofreu um AVC isquêmico. Estudos mostram que o uso do ácido acetilsalicílico quando o paciente infartado está a caminho do hospital diminuem a mortalidade em 25%.
 
Já o omeprazol, é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.
 
Oriente o cliente a tomar o medicamento 1 hora antes da refeição, porque ele vai servir como um protetor do estômago durante todo o dia, evitando que haja uma liberação excessiva de ácido clorídrico, assim que o alimento chegar ao estômago.
 
G1

Hanseníase: Brasil deve ser a única nação a não cumprir meta da OMS

País é o que mais registra novos casos de hanseníase no mundo

Apesar da evolução no combate à hanseníase, o Brasil não deve alcançar a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar a doença até o fim deste ano. A enfermidade, que já foi epidêmica e levou ao isolamento milhares de pessoas no século passado, teve 24.612 novos casos detectados em 2014, de acordo com dados preliminares do Ministério da Saúde. Com isso, o Brasil se torna o País que mais registra novos casos no mundo, e o único a não conseguir eliminar a doença, segundo o Movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase (Morhan). Apenas no Distrito Federal e em outras oito unidades da Federação, as metas estabelecidas pela OMS foram alcançadas.
 
O órgão considera em processo de eliminação as doenças que atingem menos de um a cada 10 mil habitantes. No Brasil, esta taxa esteve em constante queda de 2004, quando o número de infectados era de 2,8 a cada 10 mil, até 2013, quando passou para 1,4. No entanto, se confirmados os dados de 2014, o valor terá aumentado para 1,56. “O aumento mostra que o Brasil não tem um trabalho permanente de combate. Há aumento esporádico no número de brasileiros infectados mesmo quando se diminui o número de novos casos”, afirma coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio.
 
 
Apesar do aumento proporcional no total de brasileiros infectados em 2015, as ocorrências inéditas vêm diminuindo nos últimos 13 anos. A redução também foi verificada no ano passado, quando, de acordo com o ministério, o registro caiu de 31.044, em 2013, para 24.612, em 2014. O aumento de brasileiros com a doença seria consequência, segundo a pasta, do crescimento da quantidade de enfermos em tratamento — que subiu de 28.485 para 31.568 no período — e de uma política ativa na busca por novos casos.
 
Correio Braziliense

Instituto cria dispositivo para facilitar diagnóstico de pré-diabetes

Um sistema desenvolvido pelo Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), vai possibilitar o diagnóstico pré-sintomático do diabetes mellitus tipo 2, doença que afeta o metabolismo da glicose, a principal fonte de energia do corpo
 
Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes, baseado em dados do Ministério da Saúde, há 14 milhões de diabéticos no Brasil, 90% deles com o tipo 2 da doença e o restante, o tipo 1.
 
O diabetes não insulinodependente ou do adulto – tipo 2 – ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos. Por ser pouco sintomático, o portador do diabetes tipo 2, na maioria das vezes, permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento, o que pode provocar complicações no coração e no cérebro.
 
O dispositivo foi criado pelo Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC/USP com o objetivo de identificar alterações hormonais, de forma rápida e fácil, que possam indicar a possibilidade de surgimento do diabetes tipo 2 no futuro. A pesquisa foi feita pela aluna de doutorado Laís Canniatti Brazaca, com a orientação do professor Valtencir Zucolotto. “Não é um sistema para diagnóstico de diabetes tipo 2 e nem para diagnóstico precoce da doença. O que desenvolvemos é um sistema de detecção de um hormônio específico chamado adiponectina”, explicou Zucolotto, em entrevista à Agência Brasil.
 
“Quando o organismo começa a produzir menos esse hormônio, há uma relação com o aparecimento de diabetes tipo 2 lá na frente. Obviamente não são todos os casos em que a diminuição [do hormônio] leva ao diabetes, mas há uma correlação. Se existe uma maneira rápida e barata de detectar esses hormônios, pode-se pensar até em um diagnóstico preditivo. Sabendo que há uma disfunção [hormonal], a pessoa pode até pensar em uma mudança de hábitos alimentares e de vida, que podem evitar ou postergar o aparecimento da doença, acrescentou.
 
O sistema funciona por meio de um biossensor, descartável e de baixo custo, que detecta a baixa concentração do hormônio adiponectina, relacionado com a doença. Há diversas pesquisas que relacionam o aparecimento do diabetes mellitus tipo 2 à baixa produção de adiponectina, mas o método utilizado para detectá-lo, chamado de Enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA), costuma ser muito caro e pouco realizado em laboratórios. “Já existem métodos padrões e convencionais para detectar esse hormônio, mas são mais caros e precisam de grandes equipamentos, além de serem feitos em laboratórios de análises clínicas. Nosso sistema é um biossensor, descartável, um eletrodo pequeno para que se possa tentar tornar mais fácil esse monitoramento da adiponectina”, explicou o professor.
 
Exames feitos em laboratório com o novo sistema, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, obtiveram resultados bastante semelhantes aos feitos com o método tradicional Elisa. Mas a ideia é que o novo dispositivo não substitua a análise feita convencionalmente com o Elisa, mas seja um exame complementar. Após o desenvolvimento dessa tecnologia, o grupo espera encontrar empresas interessadas em produzir o aparelho e comercializá-lo.
 
Agência Brasil

Infecção urinária é causa de internação de 95 pessoas por dia em São Paulo

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que, em média, 95 pessoas são internadas por dia em hospitais públicos do estado em decorrência de infecções urinárias

Segundo os dados, em 2014 foram registradas 34.343 internações por causa da doença.

Os números da secretaria destacam que 66,6% das pessoas com infecção são do sexo feminino. “As mulheres são mais suscetíveis por questões anatômicas, principalmente. Tem uma uretra mais curta, fica mais próxima ao ânus, uma área bastante contaminada por bactérias. Além disso, algumas mulheres têm o costume de segurar para ir ao banheiro e, com isso, deixam de lavar o sistema urinário, já que ao urinar limpamos o canal de bactérias”, explica o urologista Cláudio Murta, coordenador do Hospital do Homem do Estado de São Paulo.

Nos homens, principalmente nos mais idosos, o crescimento da próstata pode obstruir o canal urinário e facilitar a infecção. “A próstata não deixa que toda a urina saia da bexiga. Os resíduos que permanecem no corpo favorecem a infecção”, destaca o médico.

Os principais sintomas da infecção são dor ou queimação ao urinar, dor no “pé da barriga” – próximo à região do púbis – e vontade de urinar várias vezes, em pequenas quantidades. Também pode haver febre e sangramento na urina.

“A maior parte das infecções é benigna, bem tranquila. O tratamento é fácil, com risco pequeno. Agora, nos mais idosos, naqueles que passaram por alguma cirurgia no trato urinário, a infecção pode ser grave, pode virar uma infecção generalizada e até matar”, ressalta Murta. Um médico deve ser procurado assim que os sintomas aparecerem.

Para evitar infecção urinária, é fundamental ingerir bastante líquido, evitar segurar a urina e higienizar regiões genitais antes e depois das relações sexuais. “Às mulheres, é indicado sempre urinar após a relação sexual, já que a entrada de bactérias na bexiga é favorecida por qualquer fator que as empurre na direção do órgão”, diz o urologista.

Também é aconselhável, após a evacuação, ao higienizar a vulva e região perianal, limpar sempre no sentido de frente para trás, para evitar que bactérias passem do ânus para a vagina.

Agência Brasil

Veja perguntas e respostas sobre a campanha de vacinação contra a gripe, que deve começar em abril

Foto: Cleber Gomes / Agencia RBS
No ano passado, 3,3 milhões de pessoas foram imunizadas no RS
Indicada para a população em geral, dose é gratuita para crianças, gestantes e idosos em postos de saúde
 
A queda das temperaturas prenuncia o início da campanha de vacinação contra a gripe, promovida anualmente por Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de Saúde. O período da campanha será confirmado nos próximos dias, mas deve ser da segunda quinzena de abril até o início de maio, a exemplo de anos anteriores.
 
A vacina é indicada para a população em geral, mas grupos considerados de risco, como crianças, gestantes e idosos, recebem a dose gratuitamente em postos de saúde. No ano passado, 3,3 milhões de pessoas foram imunizadas no Rio Grande do Sul, sendo 2,175 milhões de grupos prioritários.

– A vacina protege contra as gripes com maior probabilidade de incidência no inverno, conforme a Organização Mundial da Saúde – explica Juarez Cunha, médico do núcleo de pesquisa de vacinas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


Tire suas dúvidas
 
Quando a campanha começa no Rio Grande do Sul?
A data ainda não foi confirmada pelo Ministério da Saúde, que distribui as vacinas para autoridades estaduais e municipais. No ano passado, ocorreu de 14 de abril a 9 de maio.
 
Onde ocorre a vacinação?
Gratuitamente, em todos os postos de saúde, para grupos prioritários, e em clínicas particulares para a população em geral (paga).
 
Quais são os grupos prioritários?
Conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), os grupos mais vulneráveis a contrair gripe são pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e cinco anos, profissionais de saúde, indígenas, detentos, doentes crônicos e transplantados.
 
É comum ter gripe logo após receber a vacina?
De acordo com o Ministério da Saúde e infectologistas, não, pois a vacina é inativada, contendo vírus mortos, fracionados ou em subunidades. No entanto, como o organismo detecta os anticorpos protetores em até três semanas após a vacinação, há uma janela para a chegada da gripe.
 
Por quanto tempo o corpo fica imunizado?
De seis a 12 meses. Desta forma, quem se vacina precisa voltar ao posto de saúde no ano seguinte. O pico máximo de anticorpos ocorre de quatro a seis semanas após a vacinação.
 
A vacina previne contra todos os tipos de gripe?
Nem todos. A vacina protege contra os subtipos do vírus da gripe que mais circulam no inverno. Segundo o médico Juarez Cunha, são Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
 
Há alguma contraindicação?
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, usada na sua fabricação, conforme o Ministério da Saúde. O médico Juarez Cunha recomenda evitá-la os portadores de doença aguda ou quem tenha apresentado forte reação após se vacinar em anos anteriores.
 
A aplicação pode causar efeito colateral, como inchaço?
Em alguns casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Conforme o Ministério da Saúde, isso pode ser associado a erro técnico de aplicação.
 
Zero Hora

Poluição pode causar ansiedade, diz estudo

Os pesquisadores explicam que a exposição à poluição do ar
 pode aumentar o estresse e causar inflamações — fatores
 que podem agravar a ansiedade.
Os pesquisadores explicam que a exposição à poluição do ar pode aumentar o estresse e causar inflamações
 
A exposição à poluição do ar aumenta o risco de sintomas de ansiedade, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard. O estudo, realizado com 71.271 mulheres, constatou que as partículas tóxicas na atmosfera podem provocar medo, desejo de evasão e tendência a se preocupar.
 
Os pesquisadores explicam que a exposição à poluição do ar pode aumentar o estresse e causar inflamações — fatores que podem agravar a ansiedade.
 
"Nossas descobertas podem ter implicações políticas e clínicas. A redução da exposição a PM2.5 (um tipo de partícula), por meio de regulamentações e comportamento individual pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade", escreveram os cientistas.
 
O estudo foi publicado no portal BMJ.
 
Zero Hora

Nova técnica promete implantar embriões sem doenças genéticas no útero materno

Mutações genéticas não herdadas pelos pais podem ser evitadas em embriões por meio do novo sequenciamento genético
Mutações genéticas não herdadas pelos pais
podem ser evitadas em embriões por meio
do novo sequenciamento genético
Procedimento anterior apresentava até 5% de falhas; técnica atual é mais minuciosa e consegue identificar problemas genéticos ou outras mutações não herdadas dos pais
 
Adiar a maternidade para além da idade padrão recomendada pelos médicos – até 35 anos – é comum. No entanto, conforme os anos passam, a probabilidade de ter um filho com algum problema genético aumenta.
 
A medicina, então, procurou meios de conseguir informações mais precisas do embrião para que pudesse afastar as possibilidades de alterações genéticas e escolher justamente aquele mais saudável para implantar no útero da mãe, quando ela tem dificuldade para engravidar.
 
Em palestra no 1º Workshop Internacional de Genética Reprodutiva, Ciro Martinhago, geneticista do Hospital Albert Einstein e da Chromossome Medicina Genética, explica o que é a nova técnica que provavelmente entrará em vigor comercialmente ainda em 2015.
 
Na técnica antiga, pelo fato de o embrião ter poucas cópias do DNA, os cientistas precisavam criar várias cópias do material genético para poder fazer o sequenciamento. Por causa do procedimento, porém, muitos erros aconteciam e o resultado final não era fiel à realidade.
 
“O embrião tem no máximo 10 cópias, e não milhões. Era preciso pegar esse DNA e replicar milhares de vezes para poder fazer a análise”, conta ele.
 
“Essa análise podia ter de 1% a 5% de erros. Quando se erra uma vez e vai se sequenciar o que saiu errado, criam-se clones desses erros”, conta. No adulto, esclarece o médico, o sequenciamento é mais fácil, já que se pega milhões de cópias.
 
Mutação aleatória
A medicina genética hoje, no entanto, já tem insumos que conseguem fazer com que o erro seja o menor possível. “Começamos a conseguir sequenciar o genoma do embrião de uma forma mais fiel”, diz Martinhago. Essa técnica, segundo Ciro, permite que os erros fiquem perto de zero, tornando os resultados da fertilização muito mais seguros.
 
Martinhago explica que uma a cada 20 pessoas recebe uma mutação no genoma que o pai e a mãe não tinham. “Essa mutação é aleatória, em qualquer região do genoma. Se ela cai dentro de um gene importante, a pessoa vai ter a doença e 50% de chance de transmitir ao filho, mas não herdou dos pais”, detalha.
 
E é isso que a genética vai conseguir evitar nos embriões que serão implantados no útero materno.
 
Eles serão analisados com menos erros e os com algum problema genético não serão implantados.
 
Hoje, a ciência já começa a driblar esses problemas por meio de químicas melhores. “Abre-se a possibilidade para ainda em 2015 sequenciar todo o genoma dos embriões, principalmente a região dos genes, que é de 3% a 4% de todo o nosso DNA”, diz, ressaltando que a ciência ainda não sabe nada sobre as regiões restantes, que já foram inclusive chamadas de “lixo genético”.

iG