Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Beber sem ressaca já é possível, diz cientista

Provavelmente os drinks serão feitos em forma de um coquetel
Provavelmente os drinks serão feitos em forma de um coquetel
Cientista desenvolveu substâncias que recria efeitos positivos provocados pelo álcool
 
O pesquisador britânico, David Nutt afirma ter criado uma substância que promete recriar os efeitos positivos provocado pelo consumo do álcool  (sensação de alegria e euforia), mas sem ressaca e os riscos de problemas de saúde e vício.
 
Nutt não só desenvolveu a substância que tem o objetivo de causar as sensações boas do álcool, como também um antídoto que cura a ressaca em questão de minutos. O antídoto possibilitará que o usuário possa exercer qualquer tipo de atividade que uma pessoa sóbria conseguiria, como dirigir um carro, por exemplo.
 
De acordo com a matéria publicada no The Gardian, Nutt afirma que o maior desafio para esse composto será criar drinks tão gostosos e tão atraentes quanto os que possuem teor alcoólico. "Provavelmente os drinks serão feitos em forma de um coquetel, então eu prevejo vários sabores diferentes", conta. Nutt já identificou cinco compostos que os usuários consideram como atuantes de efeitos agradáveis do álcool. 
 
Neurociência
A pesquisa aponta que o álcool atinge o sistema neurotransmissor, chamado de Gaba (Ácido gama-aminobutírico), que relaxa o cérebro. Segundo Nutt essas substâncias novas agem no mesmo neurotransmissor, causando os mesmos efeitos, mas sem os danos do álcool.
 
Leia Já

UFRJ lança jogos virtuais para crianças internadas

Série de jogos batizada de Missão Saúde trata de temas educativos e nasceu para atender crianças e adolescentes internados
 
O Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou, no site do museu virtual do câncer Acubens, uma série de jogos virtuais direcionados a crianças internadas. Batizada de Missão Saúde, a série conta com seis games, que tratam de assuntos como higiene pessoal, coleta seletiva, saúde e alimentação saudável.
 
A ideia de desenvolver os jogos educativos para crianças de 5 a 10 anos surgiu após estágio da aluna do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFRJ, Carolina Vilella, no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dedicada à atenção da saúde materno-infantil e do adolescente.
 
Durante o estágio, Carolina observou as dificuldades de crianças e adolescentes internados. “É um momento em que eles passam por mudanças na aparência e no seu dia a dia, além de terem que enfrentar o medo de um futuro completamente desconhecido. Estar internado significa abrir mão da escola, da convivência com os amigos e familiares, das brincadeiras, de casa e de todas as atividades do dia a dia”, afirmou a graduanda.
 
O acesso aos games pode ser feito pelo site acubens.com.br.
 
SaudeWeb

Aplicativo 3D reúne arquivos de articulações digitalizados durante 10 anos

Sistema chamado teamLabBody permite analisar as ligações dos músculos, veias, artérias e nervos com os ossos.
Reprodução: DigInfo TV
Sistema chamado teamLabBody permite analisar as ligações
dos músculos, veias, artérias e nervos com os ossos
O sistema teamLabBody permite analisar todos os movimentos, além das ligações dos músculos, veias, artérias e nervos com os ossos
 
Um novo aplicativo 3D do corpo humano reúne informações, recolhidas durante mais de 10 anos, sobre as articulações e movimentos de pessoas vivas, permitindo visualizar as partes do corpo humano de todos os ângulos possíveis.

"Os dados sobre as articulações e movimentos de pessoas vivas foram digitalizados. As partes podem ser aumentadas para que os movimentos possam ser estudados em detalhe considerável, afirma o professor Kazuomi Sugamoto, do Departamento de Ortopedia da Universidade de Osaka ( Japão), onde foi desenvolvido o aplicativo."

O sistema chamado teamLabBody ainda permite analisar as ligações dos músculos, veias, artérias e nervos com os ossos. Com um simples toque no canto superior direito da tela, o sistema entra em modo de esqueleto, onde podem ser vistos todos os movimentos do esqueleto humano.

Atualmente, o aplicativo suporta Japonês e Inglês e está disponível para compra através da App Store e Google Play. "Este aplicativo já foi introduzido em hospitais, apoiando as explicações dos médicos para receber o consentimento informado do paciente. Com ele, os profissionais podem explicar que parte do corpo está envolvida, como os músculos e os nervos são conectados a ela, e por que os sintomas estão ocorrendo,"completa o pesquisador.
 
Isaude.net

Remédios antigos: Camomilina Matricária Dutra


Diabetes está sendo impulsionado por estilos de vida não saudáveis

Os
Os "fast foods" são alimentos que concentram altos teores de gordura
A afirmação é do Secretário Geral da ONU, durante pronunciamento que marcou o Dia Mundial do Diabetes
 
Apesar de grande parte das pessoas correrem maior risco de contrair diabetes por questões genéticas, a doença está sendo impulsionada por estilos de vida não saudáveis.
 
"Estes comportamentos são motivados pela globalização da propaganda e do comércio de alimentos pouco saudáveis. Além disso, a rápida urbanização, a inatividade física e o envelhecimento da população também contribuem." A afirmação é parte da declaração do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, foi realizada para marcar o Dia Mundial do Diabetes, nesta quinta-feira (14).
 
De acordo com Ban, a doença está aumentando em todas as regiões, atingindo principalmente os jovens e os mais pobres. Ele destacou, ainda, que é um problema sério, mas que pode ser combatido com ações individuais e/ou coletivas para prevenir e controlar a doença.
 
Alimentação e falta de exercícios
A má alimentação e a falta de exercício resultam na obesidade e são consideradas as principais causas do aumento dos casos de diabetes.
 
A OMS afirma que reduzir o número de bebês e crianças com excesso de peso é crucial na luta contra a doença.
 
De acordo com o chefe da ONU, é que os governos os governos apoiem os pequenos agricultores, promovam a agricultura sustentável e incentivem as pessoas a comer produtos saudáveis e a praticar atividades físicas, evitando alimentos com alto teor de gordura como os "fast foods".

Plano de Ação Global
Segundo o Secretário-Geral, quase 100 anos depois que a insulina foi utilizada pela primeira vez para salvar a vida de um paciente diabético, muitas pessoas ainda morrem por falta de acesso ao hormônio.
 
Ban afirmou que muitos não sabem que sofrem de diabetes e que, sem tratamento, os pacientes geralmente morrem prematuramente de ataques do coração, derrame ou problemas renais. "muitas pessoas perdem a visão ou são obrigados a amputar um membro do corpo."
 
Ele pediu aos países que cumpram a promessa de combater o aumento da obesidade associada a diabetes, ao recordar a assinatura, no início deste ano, do Plano de Ação Global para a Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis. O documento foi adotado pelos países na Assembleia Mundial da Saúde.
 
Isaude.net

OMS lança estratégia para melhorar planejamento familiar no pós-parto

Espaçamento de pelo menos dois anos entre duas gestações pode evitar 10% das mortes de bebês
Foto: UN Photo/Eskinder Debebe
Espaçamento de pelo menos dois anos entre duas gestações
pode evitar 10% das mortes de bebês
Objetivo é que as mulheres recebem informações e acesso à métodos contraceptivos para evitar nova gravidez antes de dois anos
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma iniciativa para melhorar o acesso das mulheres ao planejamento familiar, após terem dado à luz e durante o primeiro ano de maternidade.
 
De acordo com a agência, a ferramenta denominada "Acesso Completo ao Planejamento Familiar Pós-Parto" fornece intervenções de cuidados de saúde a todos os níveis.
 
Apresentado nesta quarta-feira (13), em Adis Abeba (Etiópia), o recurso pretende ampliar o acesso às medidas para novas mães através de métodos cientificamente comprovados.
 
A agência lembra que há riscos para a saúde das mães e dos bebês devido ao curto espaço de tempo entre as vezes em que elas engravidam ou quando a gravidez ocorre num momento indesejado.
 
Estudo sobre Dados Demográficos e de Saúde em 27 países em desenvolvimento demonstra que 95% das mulheres querem evitar nova gravidez por pelo menos dois anos após o parto. Entretanto, quase sete em cada dez não usam nenhum método de contracepção.
 
A Etiópia é destacada em análise similar por ter oito em cada 10 mulheres sem usar qualquer contraceptivo após terem um filho
 
De acordo com a OMS, um espaçamento de pelo menos dois anos entre duas gestações pode evitar 10% das mortes de bebês, e cerca de um em cada cinco casos de mortes de crianças entre um e quatro anos de idade.
 
Os principais alvos do novo recurso são gestores de programas de saúde e responsáveis pela criação de políticas para o setor. Uma das principais ações propostas é garantir boa aplicação da estratégia de distribuição e incentivo do uso de contraceptivos no pós-parto.
 
Também foi sugerido material informativo de alta qualidade e de fácil compreensão sobre as opções de planeamento, além da aplicação de padrões globais de cuidados na formação dos profissionais de saúde.
 
O lançamento dos novos procedimentos aconteceu na capital etíope durante a Conferência Internacional sobre Planeamento Familiar que terminou nesta sexta-feira (15).
 
Isaude.net

Doença mortal, parecida com mal da vaca louca, é descoberta em família britânica

Causada por prions, o mal atinge 50% dos membros da família e leva à morte antes dos 60 anos de idade
 
Uma família britânica abriga doença hereditária mortal que destrói o cérebro de uma maneira semelhante à doença da vaca louca, afirma pesquisa publicada, nesta quinta-feira (14), no The New England Journal of Medicine.
 
A condição recém-descoberta não parece ser contagiosa, ao contrário de doença da vaca louca. Desta forma, os pesquisadores acreditam que ela não deve ser vista como uma ameaça para as pessoas que não fazem parte da família.

Mas os pesquisadores acreditam que os membros da família têm 50% de probabilidade de desenvolver a doença na meia idade e morrer, já que não existe um tratamento conhecido para o mal.

"A doença tem sido passada de geração em geração. Estamos a desenvolvendo tratamentos e esperamos começar os testes clínicos em breve," disse o autor do estudo, Simon Mead, neurologista da London's National Prion Clinic "

Os investigadores acreditam que a condição não é causada por qualquer uma das conhecidas fontes de doenças (bactérias, vírus, parasitas e fungos). O foco das pesquisas são os "prions": proteínas renegadas que causam a morte criando buracos no cérebro que fica parecido com um queijo suíço.

A doença da vaca louca, que foi espalhada pelo consumo de tecido infectado, é a mais famosa forma de doença priônica, mas existem outros tipos, afirmam os pesquisadores. Um deles é a insônia familiar fatal, doença hereditária que provoca o aumento da insônia, levando à morte. Outro exemplo é a Creutzfeldt-Jakob esporádica. Um mal que ocorre em pessoas sem nenhuma razão aparente.

No novo estudo, os pesquisadores dizem ter confirmado que a doença causada por príons infectou vários membros da família britânica que são descendentes de um único casal que tinha três filhos, mas não está claro se a doença estava presente em gerações anteriores. Eles chegaram às suas conclusões depois de estudar seis dos 11 membros da família que parecem ter sido afetados.

O diagnóstico só aconteceu depois que os pacientes começaram a sofrer de diarreia crônica por volta dos 30 anos, além de uma série de outros sintomas como dores nos nervos. Os doentes aparentes desenvolviam problemas cerebrais, além de crises com cerca de 40 anos, morrendo com idade média de 57 anos. Apenas um chegou aos 70 anos.

Os pesquisadores acreditam que nove pessoas em cinco gerações tiveram a doença e morreram, outros dois, da geração mais recente, têm a doença e ainda estão vivos.

Os pesquisadores detectaram, ainda, que a doença parece ter danificado os intestinos, e não apenas o cérebro, o que levou à diarreia. É possível que os príons tenham danificado os nervos dos intestinos, disse ele. "A maioria das doenças de príon causam danos no sistema nervoso", disse ele.

Mead disse que os pesquisadores estão tentando desenvolver um tratamento que vai reunir o sistema imunológico do organismo contra as proteínas renegadas.

Exercícios na piscina com boia espaguete fortalecem a musculatura

Aproveite o calor para cair na água, mas sem largar a atividade física
 
Aproveite os dias de calor na piscina para aliar diversão e exercícios físicos. Você só vai precisar de disposição e daquelas boias tipo espaguete para começar.

"Os exercícios feitos com o espaguete melhoram nosso condicionamento cardiovascular e neurovascular, além de queimar cerca de 400 calorias em apenas uma hora de exercício com intensidade moderada", diz a personal trainer Martha Marcondes.

A atividade aquática é uma das mais completas, pois trabalhamos todos os grupos musculares e também a respiração. A modalidade, inclusive, é um ótimo exercício para os idosos. "Exercícios feitos na água não tem impacto, o que diminui os riscos de lesões musculares", aponta o personal trainer Flávio Bueno.   
 
Pés no chão e musculatura a toda
Exercícios com espaguetes feitos com os pés no chão, ou seja, sem boiar, costumam combinar movimentos com os braços e pernas, pois o aproveitamento é maior e não exige condicionamento físico muito elevado - ou seja, mesmo aqueles que não praticam exercícios com frequência podem fazer.

Existem diversos movimentos, e você pode combinar braços e pernas da forma que preferir.

Braços
Os movimentos com os braços trabalham a musculatura superior do nosso corpo, que são os braços, ombros, costas e peitoral. Eles podem ser feitos segurando o espaguete de duas formas:

1) Com as duas mãos, na largura dos ombros, mantendo os braços e mãos sempre dentro da água:

- Movimentar o espaguete para cima e para baixo.

- Iniciar o exercício com o espaguete junto ao corpo, um pouco abaixo do peito, e fazer movimento para frente e para trás, trazendo o espaguete para junto do corpo novamente.

- Fazer movimentos para a esquerda e para direita, rotacionando o tronco. 
 
2) Com as duas mãos, pelas pontas, formando um arco. As mãos ficam dentro da água e o arco, fora. Segundo Martha, os exercícios feitos dessa forma têm uma intensidade mais baixa, pois você movimenta uma massa menor da boia dentro da água.

- Fazer movimentos para frente e para trás

- Fazer movimentos circulares para frente

- Para a esquerda e para a direita, rotacionando o tronco

- Para cima e para baixo

Pernas
Enquanto as mãos seguram o espaguete e fazem os movimentos, suas pernas também devem trabalhar. Os movimentos trabalham os músculos da coxa, glúteos e abdômen, e devem ser feitos sempre alternando as pernas:

- Flexionar os joelhos levando o calcanhar até os glúteos

- Elevar os joelhos à frente, deixando-os na linha do quadril.

- Dar pequenos chutes

- Dar pulinhos, elevando uma perna para o lado

- Elevar a perna para frente, mantendo-a estendida
 
Exercícios de suspensão
Os exercícios de suspensão são aqueles feitos com o espaguete em baixo dos braços, permitindo que a pessoa deixe as pernas livres, meio boiando.

"Por exigir mais do abdômen, que vai trabalhar para manter o corpo suspenso, recomenda-se fazer movimentos só com as pernas", diz Martha.

Porém, para aqueles que têm mais resistência e praticam atividade física com frequência, vale arriscar uma combinação. Nesse caso, Martha conta que os braços podem fazer um movimento estilo "nado cachorrinho", com o espaguete embaixo dos braços e virado para frente. 
 
Você também pode praticar movimentos de pernas em suspensão:

- Bater as pernas, completamente dentro da água ou dando saltinhos para fora

- Abrir e fechar as pernas, fazendo um movimento estilo tesoura

- Pedalar na água, como se estivesse em uma bicicleta

Hora de relaxar!
Terminados os exercícios, nada como aproveitar a piscina para relaxar um pouco. Deite a cabeça no espaguete e aproveite para descansar a musculatura. 
 
Minha Vida

Dor no joelho: cuidados ao escolher o exercício físico

É preciso atenção para evitar que os movimentos executados piorem a lesão
 
As dores e lesões crônicas nos joelhos estão cada vez mais comuns, principalmente em função do crescimento recente do número de corredores. Mas, ao contrário do que se pensa, os exercícios físicos não são contraindicados para quem sofre com o problema, desde que sejam realizados com cautela, atenção e supervisão. 
 
 É muito importante que os músculos que atuam sobre o joelho - estabilizando a articulação ou promovendo seus movimentos - sejam sempre exercitados, a fim de melhorar o funcionamento da estrutura. Mas a disfunção envolvida deve ser sempre levada em consideração para que não haja piora da dor ou da lesão.
 
Os melhores movimentos
Além da costumeira indicação de hidroginástica - uma boa opção por não gerar impacto no joelho - outros exercícios podem ser realizados fora da piscina. Eles devem, antes de tudo, levar em consideração a causa da dor no joelho. Os mais seguros são os que fortalecem os músculos da parte anterior da coxa (quadríceps), os músculos da parte posterior da coxa (isquiotibiais) e que não envolvem o movimento do joelho, como exercícios de SLR (do inglês, Straight Leg Raise - elevação da perna estendida). Exercícios apenas de contração dos músculos, os isométricos, feitos sem dobrar o joelho, também são boas opções.
 
 Exercícios com pequenos ângulos de movimentação do joelho podem ser realizados sempre com supervisão, já exercícios de agachamento ou com grandes angulações de movimento são contraindicados, pois podem agravar as dores e a lesão.
 
Natação
A natação é conhecida por ser um exercício livre de impacto sobre as articulações, no entanto ao fazer o movimento de flexão e extensão do joelho é necessário vencer a força da água. Se feito de forma intensa ou por um tempo prolongado, esse movimento pode desencadear dores ou até mesmo lesões. O praticante de natação deve ter muita atenção aos exercícios de perna, principalmente quando estiver praticando o estilo peito onde os joelhos recebem fortes cargas de movimentos articulares de rotação e flexão.
 
Musculação
A musculação pode ser realizada, desde que seja feita com supervisão de um profissional capacitado a avaliar, identificar as causas da dor no joelho e que se utilize dos exercícios de fortalecimento como forma de tratamento, visando melhorar a disfunção e a dor no joelho.
 
Minha Vida

Cirurgia do diabetes pode ser mais eficaz que tratamento convencional

Pacientes que passaram pelo procedimento tiveram queda de 21% nos níveis de glicose
 
Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, avaliou a eficácia da cirurgia do diabetes comparada ao tratamento convencional, com remédios orais e aplicação de insulina.

Pesquisadores constataram que os pacientes que passaram pela cirurgia tiveram uma queda média de 21% nos níveis de glicose no sangue após um ano. Já o tratamento convencional resultou em um aumento de 11% da taxa. A cirurgia se mostrou eficaz também na redução do consumo de medicamentos orais e insulina.

Antes da cirurgia, 84,3% dos pacientes estavam tomando medicação para controlar a doença e, um ano após o procedimento, apenas 22,4% ainda faziam uso de alguma substância.

No grupo de tratamento convencional, porém, a porcentagem de pacientes que necessitam de insulina ou medicamento oral saltou de 66,7% para 82% em um ano.

No grupo que passou pela cirurgia, os níveis de glicose no sangue passaram de uma média de 7,5% no pré-operatório, para 5,8% após um ano, fixando-se em 6,1% após três anos. Naqueles que receberam o tratamento convencional, os níveis aumentaram de uma média de 7% para 7,8% após três anos. 
 
Para os pesquisadores, os bons resultados da cirurgia para o controle do diabetes tipo 2 devem-se, basicamente, a dois fatores: a perda de peso do paciente e, principalmente, a alterações hormonais.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a cirurgia do diabetes pode ser indicada no tratamento de pacientes diabéticos tipo 2, com IMC (Índice de Massa Corpórea - peso dividido pela altura ao quadrado ) acima de 35. Ainda está em estudo pelo CFM a liberação do procedimento para pacientes com IMC entre 30 e 35. Para pacientes com o IMC abaixo de 30 a cirurgia ainda não é indicada.

A Associação Americana de Diabetes recomenda manter os níveis de glicose no sangue abaixo de 7%. O diabetes é uma disfunção do metabolismo, que compromete a maneira como organismo absorve a glicose necessária para a manutenção das atividades vitais.

Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para produzir energia, usada pelo organismo. No entanto, para que a glicose possa adentrar as células, ela precisa da ajuda de outra substância, a insulina. 
 
A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo.

Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. Assim, a glicose do sangue vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela, ou fica no sangue, aumentando as taxas de glicemia, concentração de glicose nas células. Acredita- que o diabetes está diretamente relacionado à obesidade.

Embora não se prove uma relação direta, a maioria dos diabéticos são obesos e as causas da doença estão no histórico familiar e nos hábitos de vida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 67,6% dos entrevistados têm peso normal ou sobrepeso e grande parte deles, 79,6%, são portadores do tipo 2 da doença, ou seja, tipo adquirido pela ingestão excessiva de açúcar na dieta.

Quase 95% dos pacientes tem diabetes tipo 2, que começa na vida adulta, geralmente após os 40 anos de idade. Os cinco por cento restantes são diabéticos tipo 1 (que em geral aparece na infância e são dependentes da insulina). 
 
Minha Vida

Hipotireoidismo e tumores podem ser confundidos com depressão e ansiedade

Problemas físicos podem parecer depressãoEspecialistas explicam confusões no diagnóstico de doenças que parecem psicológicas, mas na verdade são físicas
 
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde 50% dos casos de depressão não são diagnosticados corretamente. E isso não ocorre apenas com essa doença, mas também com transtornos de ansiedade, psicoses e outros problemas psiquiátricos. E um dos motivos é que muitos problemas de origem física podem apresentar sintomas semelhantes a essas doenças.

Justamente por isso, é função do psiquiatra fazer exames físicos em seus pacientes: "Se a alteração comportamental é secundária a um problema orgânico, é essa causa que tem uma prioridade de tratamento e não seguir isso pode colocar a vida da pessoa em risco", pondera o psiquiatra Rubens Fernandes, do Núcleo de Medicina Psicossomática e Psiquiatria do Hospital Israelita Albert Einstein. Até porque o problema original não é tratado e ainda o paciente se expõe aos efeitos colaterais dos medicamentos sem necessidade.

"Então, só depois de excluir causas de doença física ou consequência do uso de drogas que o psiquiatra vê a possibilidade dos sintomas em conjunto corresponderem a um adoecimento mental", acrescenta o psiquiatra Hewdy Lobo Ribeiro, do ProMulher do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP e diretor da Vida Mental Serviços Médicos.

Pode parecer raro, mas são vários os quadros físicos que podem resultar em sintomas com aspectos psicológicos. Separamos alguns para você conhecer:
 
Problema de tireoide - Foto: Getty ImagesHipotireoidismo e hipertireoidismo
Problemas endocrinológicos normalmente mexem não só com o nosso físico, como com a nossa mente. E o caso mais expressivo são as alterações na tireoide: o hipotireoidismo, em que os hormônios dessa glândula são produzidos em menor quantidade, e o hipertireoidismo, em que eles são feitos em maior escala. "É muito comum o primeiro quadro apresentar sintomas depressivos e ser confundido com uma depressão. O mesmo ocorre com o hipertireoidismo que pode levar a sintomas de ansiedade e confundir com uma doença psiquiátrica funcional como transtorno de pânico e transtorno de ansiedade generalizada", diferencia o psiquiatra, Edson Shiguemi Hirata, do Hospital Santa Cruz de São Paulo. Tanto que o normal, e indicado na Diretriz de Manejo do Hipotireoidismo, é que todos os pacientes com depressão façam o exame para diagnosticar seus níveis de hormônios tireoideanos, pois eles podem ter alguma alteração inclusive subclínica, ou seja, em que não há tanta variação nas taxas. 
 
Homem com concussão - Foto: Getty ImagesConcussão
Essa é uma lesão cerebral decorrente de alguma pancada ou queda que pode alterar a função do cérebro por um tempo. Entre os sintomas comuns após a queda estão episódios depressivos e ansiosos. "Eles são sempre acompanhados por convulsões, intercaladas com depressões ou alucinações", detalha o psiquiatra Rubens Fernandes, do Núcleo de Medicina Psicossomática e Psiquiatria do Hospital Israelita Albert Einstein. É preciso tomar cuidado, porém, pois muitas vezes é necessário mesmo administrar medicamentos para os sintomas psicóticos, mas eles podem piorar as convulsões. A boa notícia, no entanto, é que a tendência é que esses sintomas só permaneçam por um tempo após a concussão cerebral. 
 
Remédios corticoides - Foto: Getty ImagesExcesso de cortisol
Quando o hormônio cortisol está em excesso no nosso corpo, temos como resultado alguns sintomas comportamentais. "Isso ocorrer porque a substância tem efeito agressivo sobre o cérebro", explica o psiquiatra Hewdy Lobo Ribeiro, do ProMulher do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP e diretor da Vida Mental Serviços Médicos. Os sinais podem ser tanto depressivos quanto ansiosos, com excesso de energia e pensamentos grandiosos, sintomas psicóticos, como alucinações visuais (típicas de quadros com causas orgânicas) e quebras de realidade, e depressivos, tais quais prostração e perda de energia.

Esse excesso de hormônio pode ocorrer tanto pelo uso de corticoides quanto por alguma alteração física, como a doença ou síndrome de Cushing. "Mas é mais difícil confundirmos o segundo caso, pois ele tem sintomas físicos mais marcantes, como o ganho de peso", assinala o especialista. 
 
Tumor na cabeça - Foto: Getty ImagesTumores
Alguns tumores, dependendo da localização, podem também trazer esse tipo de sintoma. É o caso principalmente dos tumores que aparecem no sistema nervoso central: "nessas situações, o tipo de sintoma depende muito da parte do sistema nervoso central que é afetada e do tamanho do tumor", considera o psiquiatra Fernandes. Um desses tipos é a doença de Cushing, em que um tumor produz hormônios o mesmo das glândulas adrenais, causando também esse efeito no organismo, causando sintomas relacionados à depressão.

Por outro lado, existe um tumor chamado feocromocitoma, que ataca a glândula adrenal, e aumenta a produção de noradrenalina. "Isso causa grande irritabilidade, e crises ansiedade intensa que se confundem com pânico, mas esses eventos têm como característica um aumento na pressão arterial", diferencia o especialista.

Além disso, câncer na cabeça do pâncreas em idosos também manifestam sinais depressivos antes mesmo dos sintomas físicos. "Normalmente essas manifestações demoram mais tempo para aparecer, e muitas vezes o paciente falece antes disso", alerta o psiquiatra Hewdy Lobo.
 
Idoso com tremores nas mãos - Foto: Getty ImagesDoença de Parkinson
Antes mesmo dos típicos tremores aparecem, a doença de Parkinson apresenta também sintomas depressivos. "Entre eles temos dificuldades com memória, atenção e concentração, baixa estima e alterações dos padrões de sono e apetite", relata o psiquiatra Hewdy Lobo. Outros padrões, como a redução da expressão facial e movimentação mais lenta também podem se confundir com a depressão catatônica, em que há comprometimento dos movimentos. "Quase 50% dos pacientes com Parkinson tem sintomas depressivos", ressalta Hirata. 
 
Remédios - Foto: Getty ImagesMedicamentos
É sempre essencial que o psiquiatra se atente aos medicamentos que o paciente toma. Já sabemos, por exemplo, que os corticoides causam sintomas de origem psiquiátrica. "Também é clássico que os moderadores de apetite e os medicamentos para câncer e para hepatite com frequência levem à depressão", comenta Hirata. Remédios usados para tratamento de hipertensão, gastrite, doenças inflamatórias, doenças cardiovasculares, infecção, entre outros, também podem provocar sintomas semelhantes à ansiedade e depressão.
 
Moça com idosa no hospital - Foto: Getty ImagesDelirium
Muitos idosos hospitalizados têm como primeiro sintoma de interações medicamentosas, eventos infecciosos ou desidratação, um quadro chamado delirium. "O paciente apresenta desorientação e dificuldade de atenção, passa a ter momentos de confusão com intervalos lúcidos e inverte o ciclo de sono", explica o psiquiatra Fernandes. Apesar de específico, esse é o distúrbio psiquiátrico mais incidente em idosos que estão nos hospitais. 
 
Criança com febre - Foto: Getty ImagesInfecções
Bactérias chamadas de estreptococos causam também alguns tipos de infecções no nosso corpo que podem apresentar manifestações comportamentais, que podem ser confundidos com transtorno obsessivo compulsivo. "Crianças que tiveram infecção por estreptococos, como a febre reumática, têm maior risco de apresentar sintomas obsessivos compulsivos e tiques", comenta Hirata. Mas são quadros um pouco mais raros. 
 
Minha Vida

11 truques para o bebê dormir tranquilamente

Dicas para o bebê dormir tranquilamenteEstabelecer uma rotina de sono é fundamental para o bom sono do pequeno
 
Que pai nunca teve pena de seu bebê, ao ter que deixá-lo sozinho na hora do sono?
 
O dilema se repete quase todos os dias. No entanto, uma noite tranquila depende de uma série de hábitos, em especial a rotina.
 
"O bebê tem que dormir cedo, acordar cedo, sair ao ar livre, brincar, além de manter horários regulares de alimentação e deixar atividades mais excitantes para o começo do dia", ensina a pediatra Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.
 
Com uma rotina bem estabelecida e alguns truques, é possível fazer com que o bebê durma tranquilamente - e também deixe os pais descansarem.
 
Conheça esses macetes:
 
Ligue o som - Getty ImagesLigue o som
Sons suaves são uma boa arma na hora de colocar o pequeno para dormir. "A música pode ajudar a relaxar", conta Clery Bernardi Gallacci, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana. Mas, assim que ele adormecer, o ideal é que os sons cessem, já que isso pode atrapalhar o desenvolvimento do sono do bebê. 
Não leve o bebê para a cama do casal - Getty ImagesNão leve o bebê para a cama do casal
Ao primeiro sinal de insônia, é comum que pais, sem saberem o que fazer, levem o bebê para a cama do casal. Mas essa está longe de ser a atitude ideal. "A cama do casal não oferece a posição ideal para o bebê dormir, já que, até os quatro meses de idade, a cabeceira do berço deve ser mais elevada, para evitar que ele tenha refluxo", conta a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital São Luiz em São Paulo. Além disso, existe o perigo do adulto rolar por cima do pequeno durante o sono. "O bebê tem que ter o ambiente dele desde o começo, senão fica mais difícil tirar esse vício de dormir com os pais mais tarde", justifica a profissional.
 
Dê uma última mamada antes de dormir - Getty ImagesDê uma última mamada antes de dormir
Para evitar que o bebê acorde com fome, a mãe pode amamentar antes de ele dormir. "Essa fome no meio da noite acontece porque leite materno é um alimento de fácil digestão", afirma a pediatra Alessandra. Um bom horário para amamentar o pequeno é das 22h às 23h, antes que ele pegue no sono. ?No entanto, a medida só funciona melhor a partir de um ano de idade, visto que, até essa fase, a mamada no meio da noite é necessária ao bebê?, conta a pediatra Clery Gallacci.
 
Deixe-o adormecer em seu berço - Getty ImagesDeixe-o adormecer em seu berço
Nada de deixar que o bebê durma em seu colo. "O ideal é que ele durma sozinho já no berço, na posição adequada, senão ele acostuma a dormir no colo", alerta Alessandra. Se ele se acostumar a dormir no colo, será difícil fazê-lo adormecer da maneira correta, que é no berço. Se necessário, os pais podem ficar ao seu lado até que ele pegue no sono, mas nada de colocá-lo no colo!
 
Deixe o ambiente pouco ou nada iluminado - Getty ImagesDeixe o ambiente pouco ou nada iluminado
Para que o bebê durma tranquilamente, o ideal é que o quarto esteja muito pouco ou nada iluminado.

Se for necessário algum tipo de iluminação, que seja apenas uma lâmpada de tomada ou um abajur de luz baixa.  
                    
 
Equilibre a temperatura do quarto - Getty ImagesEquilibre a temperatura do quarto
Uma boa noite de sono também depende da temperatura ideal. Segundo Alessandra Cavalcante, o quarto não pode estar muito frio, nem muito quente. "Se for um dia de muito frio, é válido aquecer o quarto. Se o ar estiver seco demais, seja no frio ou calor, é importante deixar um umidificador ligado", diz ela.
 
Aposte em pijaminhas confortáveis - Getty ImagesAposte em pijaminhas confortáveis
Quem consegue dormir com roupas desconfortáveis? Com o bebê é o mesmo. Para que ele durma tranquilamente, é importante que as roupas também sejam confortáveis. "Prefira um pijaminha de algodão sem muitos botões e evite peças que possam sufocar ou machucar o pequeno, como roupas com elásticos muito apertados na cintura", aconselha a pediatra Alessandra.
 
Brinquedinhos - Getty ImagesBrinquedinhos
Que tal dar uma companhia ao seu bebê? Isso pode deixá-lo mais seguro e ajudá-lo a pegar no sono. "Os pais podem dar um bichinho ou um boneco ao bebê, mas deve-se tomar cuidado para que ele não seja nem pequeno, nem grande demais, para não machucar a criança", diz a pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana. O bichinho também deve ser lavável - do contrário, ele pode virar foco de ácaros, agravando sintomas de rinite e bronquite. 
 
Combata os gases - Getty ImagesCombata os gases
Principalmente nos três primeiros meses de vida, é comum que as cólicas de gases atrapalhem o bem-estar do bebê, incomodando também na hora de dormir. "Nesses casos, o pediatra pode indicar um medicamento para o bebê", lembra a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital São Luiz. O que também influencia nessa questão é a alimentação da mãe. Se o bebê, que depende puramente do leite materno, estiver sofrendo com o problema, a mãe deve evitar o abuso de alimentos muito condimentados ou gordurosos, além de refrigerantes e leite e derivados.
 
Dê banho nele antes de dormir - Getty ImagesDê banho nele antes de dormir
Relaxar é a palavra de ordem - e nada melhor do que um banho para cumprir essa tarefa. "O banho ajuda bastante o bebê a ficar mais tranquilo", afirma Alessandra. A pediatra lembra que os banhos não precisam de muito requinte, mas, se os pais quiserem inovar, existem mini-ofurôs e baldes de banho que permitem que o bebê fique mais tempo relaxando. 
 
Chupeta - Getty ImagesChupeta pode, desde que...
A pediatra Clery Bernardi Gallacci permite o uso da chupeta, mas o adulto precisa saber a hora de dar e de tirar o acessório do pequeno. "Durante os dois primeiros anos de idade, a criança está na fase oral, então não tem problema dar a chupeta. Mas o adulto precisa impor limites, para que ela não crie uma dependência", diz a profissional. O ideal é permitir a chupeta antes de dormir e tirar assim que o bebê pegar no sono. Fora dessa ocasião, o uso pode ser evitado. ?Vale lembrar também que a chupeta não é permitida nos quinze primeiros dias de vida, para não prejudicar a amamentação?, lembra Clery. 
 
Minha Vida

Sete exercícios para quem quer treinar, mas odeia suar

Confira sete exercícios a prova de suorEntre em forma sem preocupações com o suor escorrendo pelo corpo
 
 Você sabia que há cerca de três milhões de glândulas sudoríparas no corpo humano? É por isso que, ao praticar uma atividade física, você fica ensopado: os movimentos aumentam sua temperatura e, para que as funções continuem sob controle, o suor entra em ação.
 
"Quando estamos com calor, o corpo libera pequenas gotas de água que evaporam, causando uma sensação refrescante na pele e reduzindo nossa temperatura graças à evaporação", afirma a fisioterapeuta Denise Folha, especialista em fisioterapia ortopédica e desportiva, de São Paulo.
 
Mas a sensação de corpo molhado não agrada todo mundo e, se este é o seu caso, veja os exercícios que os especialistas sugerem para entrar em forma sem derramar uma gota de suor.
 
Caminhada em grupo - foto: Getty ImagesFaça uma caminhada
Quando os batimentos cardíacos estão relativamente baixos, entre 80 e 100 batimentos por minuto, a temperatura não varia nem um grau. Mas quando há um aumento grande da frequência cardíaca, a temperatura também fica muito mais alta e daí o aumento no suor. Os ritmos mais fortes geram aumento maior de temperatura, portanto fazem com que as glândulas sudoríparas trabalhem mais intensamente. Uma pessoa de porte médio se exercitando agressivamente transpira cerca de 0,7 a 1,5 litros por hora.

Uma caminhada pode substituir uma atividade aeróbia mais puxada e evitar a transpiração excessiva. Caminhar tonifica os músculos, protege o coração contra infartos, aumenta a capacidade das artérias do coração de expandir e contrair em quase 50%. E artérias mais elásticas são sinal de sistema cardiovascular mais robusto, menos susceptível a doenças cardíacas. "Se o objetivo é emagrecer, os exercícios de baixa intensidade são bons aliados, mas devem ser praticados por mais tempo que atividades de ritmo mais intenso", afirma a fisioterapeuta Denise Folha.
 
Pilates - foto: Getty ImagesPilates
A intensidade da aula de pilates é definida individualmente. "Podemos elaborar uma sessão com intensidade para favorecer o emagrecimento ou manter o foco na definição dos músculos, flexibilidade, consciência corporal e alinhamento corporal", afirma Denise Folha. Se você ficar com a segunda opção, vai garantir os benefícios do exercício sem suar litros. "Normalmente, o gasto energético de uma aula de pilates não atinge mesmo nível de frequência cardíaca de uma caminhada ou corrida, ou seja, suamos menos", diz a fisioterapeuta.
 
Natação - foto: Getty ImagesExercícios na água
É verdade que na natação ou na hidroginástica você sua como se estivesse correndo ou pedalando. Mas, como a água impede o contato do corpo com o suor, a sensação desconfortável fica de fora. "Para quem não gosta de transpirar, vale pensar em uma atividade dentro da água, que traz alguns dos benefícios de uma atividade aeróbia no solo, como o aumento da frequência cardíaca e a queima de gordura", afirma a fisioterapeuta Denise.
 
Mulher caminhando - foto: Getty ImagesDivida o treino
Pesquisadores da Universidade do Arizona descobriram que dividir os 30 minutos de exercício físico diário, recomendados pelos médicos, em três sessões de dez minutos traz tantos benefícios ao corpo quanto malhar continuamente, em apenas um período. "Mas é importante treinar com pelo menos um pouco de intensidade, para que o corpo sinta os benefícios", afirma Denise Folha. Assim, suar será inevitável, mas será por apenas dez minutos. Muito melhor que passar uma hora e meia correndo na esteira. Pense nas vantagens que o exercício pode proporcionar apesar de suar a camisa.
 
Mulher fazendo exercício com pesos - foto: Getty ImagesMusculação
A musculação produz suor, principalmente, se realizada em intensidades mais elevadas. Mas se você está começando e não for pegar uma carga muito grande, nem fazer um número elevado de repetições, ela pode ser uma aliada para manter os músculos fortes e a pele seca. Como o principal foco desse exercício não é a perda de gordura, a temperatura corporal não é necessariamente elevada e o suor não aparece. ?Mas se a solicitação da musculatura for muito grande, o próprio movimento repetitivo gera uma produção de calor maior e, consequentemente, uma maior sudorese?, afirma o educador físico e professor Newton Nunes, da Universidade de São Paulo (USP).
 
Ioga - foto: Getty ImagesIoga
Atualmente existem vários tipos de ioga, alguns prometem até elevar a frequência cardíaca e queimar gorduras. Mas se você gosta mesmo de um exercício mais tranquilo, fuja da Power Yoga e invista na tradicional Hatha Yoga, cujo objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo, sem deixar de lado o ganho de força e flexibilidade. "Os maiores benefícios serão o controle da postura, o equilíbrio mental a conscientização do corpo e seus segmentos e suas relações com o ambiente", afirma o educador físico Newton Nunes. 
 
Tai chi chuan - foto: Getty ImagesTai chi chuan
O tai chi chuan envolve movimentos lentos e de intensidade leve. Por isso a produção do suor também é mínima. "Ele não desenvolverá sua aptidão cardiorrespiratória, mas ajuda no fortalecimento muscular, já que é preciso força para manter os movimentos lentos, equilíbrio mental e postura", afirma Newton Nunes.
 
Minha Vida

Prefeitura de Bom Repouso - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Bom Repouso, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo n° 01/2013, destinado ao provimento de 53 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos podem chegar até R$ 7.839,23, de acordo com o cargo escolhido. O certame será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.
 
As vagas são para os cargos de agente comunitário de (29), auxiliar em saúde bucal (03), técnico de enfermagem (06), dentista (03), enfermeiro psf (06) e médico (06). A carga horária dos futuros servidores será de 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser feitas via internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br, no período de 11 a 19 de novembro de 2013 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 20 de novembro de 2013. As taxas variam de R$ 25 a R$ 120 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no município de Bom Repouso, provavelmente, no dia 1º de dezembro de 2013. A partir do dia 28 de novembro de 2013 será disponibilizada a planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas, a qual poderá ser consultada no site de inscrição.

IPSEMG abre concurso público

Com o objetivo de atender as demandas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), foi lançado o edital nº 02/2013 de concurso público, visando selecionar 51 candidatos para o provimento de cargos das carreiras de Médico da Área de Seguridade Social e Analista de Seguridade Social.
 
A jornada de trabalho dos aprovados será de 24 e 40 horas semanais por remuneração de até R$ 4.472,93, podendo ser acrescidos de Gratificação pelo Serviço de Urgência e Emergência – GSUE, e/ou Gratificação por Risco à Saúde da Área de Seguridade Social – GRSASS.
 
Em atendimento à Lei nº 11.867/1995, 10% do total de vagas de cada cargo oferecidas neste concurso público serão reservadas a candidatos com deficiência, observada a exigência de compatibilidade entre a deficiência e as atribuições do cargo.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no site www.gestaodeconcursos.com.br, das 09 horas do dia 02 até às 20 horas do dia 25 de novembro de 2013.
 
A taxa de inscrição é de R$ 70,00 (Analista de Seguridade Social) e R$ 120,00 (Médico da Área de Seguridade Social).
 
Serão disponibilizados, às pessoas que não tiverem acesso à internet, um computador e uma impressora com tinta e papel para que possam efetuar inscrições, requerimentos, solicitações e/ou recursos para qualquer etapa deste concurso, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato realizar o respectivo procedimento, na Gerência de Concursos da Fundep, situada Av. Presidente Antônio Carlos, nº 6.627, Unidade Administrativa II, 3º andar, Campus Pampulha da UFMG em Belo Horizonte (acesso pela Av. Antônio Abrahão Caram, portão 2), no horário das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (exceto sábados, domingos e feriados).
 
Prova
O concurso público será realizado através de prova objetiva e títulos de formação acadêmica/experiência profissional.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, em local e horário a serem publicados através de aviso no Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais, com antecedência mínima de 30 dias.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir do dia 17 de dezembro de 2013, no Diário Oficial dos Poderes do Estado - Minas Gerais e divulgado no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br.
 
Os candidatos aprovados terão 2 dias úteis, a partir do dia seguinte ao da publicação do resultado da análise dos recursos contra totalização dos pontos da prova objetiva, para apresentarem títulos a serem examinados. Os títulos deverão ser entregues:

Pessoalmente ou por terceiro, no posto de atendimento da FUNDEP/Gerência de Concursos - Avenida Abraão Caram, nº 384 loja 1 - Belo Horizonte/MG, no horário das 9h00 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30 (exceto sábados, domingos e feriados);

Via SEDEX ou AR, postado nas Agências dos Correios com custo por conta do candidato, endereçado à Fundep /Gerência de Concursos – Caixa Postal 856 – CEP 30161-970 – Belo Horizonte/MG.
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.

IFTM lança edital de concurso público

Foi divulgado o edital n° 046/2013 de concurso para o Instituto Federal do Triângulo Mineiro, com 44 vagas para a carreira de Técnico-Administrativos em Educação. As oportunidades se destinam a candidatos de todos os níveis escolares. Os salários oferecidos variam de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70, mais auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio pré-escolar, saúde suplementar, incentivo à qualificação e outros benefícios/vantagens.

Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente de Alunos, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar em Administração, Operador de Máquinas Agrícolas, Assistente em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Audiovisual, Técnico em Edificações, Técnico em Laboratório nas áreas de Eletrônica e Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, Administrador, Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Bibliotecário - Documentalista, Contador, Engenheiro Civil, Nutricionista, Pedagogo, Programador Visual, Publicitário e Técnico em Assuntos Educacionais.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 31 de outubro a 2 de dezembro de 2013 pelo endereço eletrônico iftm.edu.br. As taxas são de R$ 65,00, R$ 75,00 e R$ 85,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva composta de 40 questões, de caráter classificatório e eliminatório, no dia 5 de janeiro de 2014 em horário e local a serem divulgados posteriormente. Também haverá prova de conhecimento prático para Programador Visual, Técnico em Laboratório (áreas), Técnico de Tecnologia da Informação e Operador de Máquinas Agrícolas, em 6 de fevereiro de 2014 em local e horário a serem informados

O certame será válido por dois anos, a contar de sua homologação e poderá ser prorrogado uma vez, por igual período. Mais detalhes podem ser conferidos no extrato do edital, disponível em nosso site.

Concurso Prefeitura de Teodoro Sampaio - SP

A Prefeitura de Teodoro Sampaio, no estado de São Paulo, publicou de concurso público n° 003/2013, com o objetivo de ocupar 06 vagas para médicos com salários variados de R$ 3.163,52 e R$ 8.436,06, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As inscrições, no valor de R$ 100,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 28 de novembro de 2013.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 22 de dezembro de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Junqueirópolis - SP

A Prefeitura de Junqueirópolis, no estado de São Paulo, através da empresa CONSESP, abriu editais nº 001 e 002/2013 de concurso público e processo seletivo, destinados ao preenchimento de 34 vagas para cargos de todos os níveis escolares, com salários de ate R$ 1.892,45.

As vagas são para os cargos de Braçal Masculino, Operador de Máquinas, Serviços Gerais, Auxiliar Serviço Educacional II (Merendeira), Agente Comunitário de Saúde, Educador Infantil, Professor Educação Básica I, Nutricionista, Professor de Educação infantil, Professor Estagiário e Educador Infantil.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 1º de dezembro de 2013. A taxa é de R$ 8,20 para todos os cargos.

As provas serão realizadas provavelmente nos dias 15 e 22 de dezembro de 2013,  em locais e horários a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (escritas).

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração. Já a validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

UFT abre processo seletivo

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) publicou edital N° 77, de 13 de novembro de 2013, destinado à realização de processo seletivo, tendo como objetivo o preenchimento de 26 vagas para o cargo de Professor Substituto. A jornada de trabalho comum a todos os cargos será de 20 ou 40h semanais, por salários de R$ 4.649,65.
 
A inscrição será realizada, exclusivamente, no site www.copese.uft.edu.br, no horário compreendido entre às 10 horas do primeiro dia de inscrição até às 23h59min do último dia (observado o horário de Palmas - TO), conforme os períodos abaixo:
 
De 19 a 20 de novembro de 2013 - somente para as vagas que exigem a titulação de Doutor;
 
De 22 a 24 de novembro de 2013 - somente para as vagas que exigem a titulação de Mestre;
 
De 26 a 27 de novembro de 2013 - somente para as vagas que exigem a titulação de Especialista;
 
De 29 de novembro a 1º de dezembro de 2013 - somente para as vagas que exigem o Diploma de Graduação.
 
Os candidatos serão submetidos à entrevista e análise de curriculum Vitae, de caráter eliminatório e classificatório; avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório e a prova didática, de caráter eliminatório e classificatório.
 
Os candidatos deverão entregar Curriculum Vitae devidamente comprovado e os respectivos documentos para a avaliação de títulos nos locais descritos abaixo, de acordo com o Campus ao qual está concorrendo até o dia 04 de dezembro de 2013, nos seguintes endereços:
 
ARAGUAÍNA: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Araguaína - UFT - Rua Paraguai, s/ nº, esquina com a Rua Uxiramas - Setor Cimba, CEP: 77824-838, Araguaína - TO;
 
ARRAIAS: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Arraias - UFT - Av. Juraíldes de Sena e Abreu, s/nº, Setor Buritizinho (Campus Novo - Bloco III), CEP: 77.330-000, Arraias-TO;
 
GURUPI: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Gurupi - UFT - Rua Badejos, Lt. 07, Chácara 69/72, Zona Rural, Caixa Postal nº 66, CEP 77402-970;
 
MIRACEMA: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Miracema - UFT - Rua Lurdes Solino, S/Nº, Setor Universitário, CEP 77650-000, Miracema -TO;
 
PALMAS: Coordenação de Recursos Humanos - Campus Universitário de Palmas - UFT - Avenida NS 15, ALC NO 14, CEP: 77.001-090, saída para Paraíso, Bloco Bala - Sala 08;
 
PORTO NACIONAL: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Porto Nacional - UFT - Rua 3, Quadra 17, Jardim dos Ipês, s/nº, CEP: 77.500-000, Porto Nacional - TO;
 
TOCANTINÓPOLIS: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Tocantinópolis - UFT, Avenida Nossa Senhora de Fátima, n° 1.588, CEP 77.900-000, Tocantinópolis - TO.
 
A entrevista e a análise do curriculum vitae, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas no dia 1º de dezembro de 2013. Já a prova didática, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no dia 13 de dezembro de 2013.
 
O resultado final será publicado no site da COPESE www.copese.uft.edu.br, na data provável de 20 de dezembro de 2013.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 14 de novembro de 2013, pág. 56 a 64.

Prefeitura de Correia Pinto - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Correia Pinto, no estado de Santa Catarina, através do IOBV, abriu extrato do edital de processo seletivo n°006/2013, para provimento de vagas temporárias para cargos de níveis fundamental, médio e superior. As inscrições serão realizadas até o dia 28 de novembro de 2013, pelo site www.iobv.com.br.

As chances são para os cargos de nível fundamental incompleto e completo: Agente de Serviços Gerais (masculino e feminino), Mecânico, Motorista, Operador de Equipamento, Operador de Equipamento de Terraplanagem. Cargos de nível médio de:  Agente Administrativo, Atendente de Consultório Dentário ESF, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Sócioeducativo CREAS, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor da Casa de Passagem e Técnico em Enfermagem. Cargo de nível superior:  Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Nutricionista, Psicólogo e Veterinário e professores habilitados e não habilitados: Educação Infantil, Séries Iniciais, Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia,  História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

As provas estão previstas para o dia 15 de dezembro de 2013.

Demais informações constam do inteiro teor deste edital, que encontra-se divulgado no mural Oficial da Prefeitura Municipal e sítio www.correiapinto.sc.gov.br e em caráter meramente informativo no sítio www.iobv.com.br .

Processo seletivo Prefeitura de Guzolândia - SP

Estão abertas as inscrições do concurso público que objetiva o preenchimento de 08 vagas no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Guzolândia, no estado de São Paulo. As inscrições poderão ser feitas no site www.concursospublica.com.br, até 24 de novembro de 2013, mediante pagamento de taxas que custam R$ 30 ou R$ 60, dependendo do cargo. 
 
Cargos disponíveis: Agente Comunitário de Saúde, Fisioterapeuta, Médico Veterinário, Motorista, Nutricionista e PEB II (Artes). A remuneração pode chegar a R$ 1.430,63. 
 
A prova será aplicada no município de Guzolândia, provavelmente no dia 08 de dezembro de 2013, na E.M. BAIRRO LIMOEIRO , com endereço à Rua Manoel Pereira Nunes, nº 670.
 
A validade do presente processo será de dois anos, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração.

Prefeitura de Piedade - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Piedade, no estado de São Paulo, através da empresa Directa Desenvolvimento Institucional e de Carreiras Ltda, publicou edital de concurso público n° 02/2013, com o fito de ocupar 03 vagas para médico cardiologista, médico (clínico geral) e médico ortopedista, por salário de R$ 5.104,70.

As inscrições, no valor de R$ 50,00, ficarão abertas exclusivamente através da internet, no período de 15 a 29 de novembro de 2013, através do site www.directacarreiras.com.br.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 15 de dezembro de 2013, no município de Piedade/SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a partir da data da homologação, que será publicada no jornal “Oficial do Município de Piedade” e pela Internet no endereço www.directacarreiras.com.br e www.piedade.sp.gov.br e afixado no quadro de avisos da Prefeitura do Município de Piedade/SP.

Prefeitura de Garuva - SC publicou edital de teste seletivo

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Garuva publicou edital nº. 16/2013  de teste seletivo para provimento de cargo que atue na Casa de Acolhimento provisório do município. O processo seletivo visa o preenchimento de 01 vaga para o cargo de Assistente Social, por salário de até R$ 2.115,97 por jornada de trabalho de 110 horas mensais.
 
A inscrição será recebida até o dia 21 de novembro de 2013, na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Padre José Novack, nº 1047, Centro, das 08h às 14h.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Fotocópia da Carteira de Identidade;
  • 01 foto 3x4;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de votação nas 02 últimas eleições, ou Certidão de quitação eleitoral.
Os candidatos serão avaliados mediante prova escrita, a ser realizada na data provável de 29 de novembro de 2013, das 08h às 12h, na Secretaria de Desenvolvimento Social, situada à Rua Padre José Novack, nº 1047, Centro.
 
O processo seletivo terá validade de 06 meses, após a homologação do resultado.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 14 de novembro de 2013, pág. 285 a 288

Concurso COREN - MG

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Minas Gerais (COREN/MG) abriu edital n° 002/2013 de concurso público de provas para o preenchimento de 05 vagas,mais cadastro de reserva, para cargos de níveis médio e superior. O Concurso será realizado sob a responsabilidade da TR Assessoria Pública LTDA.

Os salários variam de R$ 1.200,00 a R$ 4.500,00, mais vale Alimentação subsidiada – (Auxílio -alimentação), vale-transporte e plano de saúde, conforme norma institucional. A carga horária é de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de agente administrativo, analista de sistemas e técnico em informática.

Inscrições
As inscrições serão realizadas por meio da internet, no endereço eletrônico www.trconcursos.com.br, no período de 21 de novembro a 20 de dezembro de 2013.
 
Taxas
Nível Médio - R$ 50,00;
Nível Superior - R$ 70,00.

Provas
As provas do concurso serão aplicadas na cidade de Belo Horizonte/MG, provavelmente, no dia 26 de janeiro de 2014, domingo, em horários e locais a serem oportunamente informados por meio do CDI, que deverá ser impresso pelo candidato a partir do dia 07 de janeiro de 2014.

Gabaritos
Os gabaritos serão divulgados na portaria do COREN/MG (sede e subseções), no site www.trconcursos.com.br até o 1º dia subsequente ao da aplicação da prova.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período, a critério do COREN/MG.