Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dor no joelho: cuidados ao escolher o exercício físico

É preciso atenção para evitar que os movimentos executados piorem a lesão
 
As dores e lesões crônicas nos joelhos estão cada vez mais comuns, principalmente em função do crescimento recente do número de corredores. Mas, ao contrário do que se pensa, os exercícios físicos não são contraindicados para quem sofre com o problema, desde que sejam realizados com cautela, atenção e supervisão. 
 
 É muito importante que os músculos que atuam sobre o joelho - estabilizando a articulação ou promovendo seus movimentos - sejam sempre exercitados, a fim de melhorar o funcionamento da estrutura. Mas a disfunção envolvida deve ser sempre levada em consideração para que não haja piora da dor ou da lesão.
 
Os melhores movimentos
Além da costumeira indicação de hidroginástica - uma boa opção por não gerar impacto no joelho - outros exercícios podem ser realizados fora da piscina. Eles devem, antes de tudo, levar em consideração a causa da dor no joelho. Os mais seguros são os que fortalecem os músculos da parte anterior da coxa (quadríceps), os músculos da parte posterior da coxa (isquiotibiais) e que não envolvem o movimento do joelho, como exercícios de SLR (do inglês, Straight Leg Raise - elevação da perna estendida). Exercícios apenas de contração dos músculos, os isométricos, feitos sem dobrar o joelho, também são boas opções.
 
 Exercícios com pequenos ângulos de movimentação do joelho podem ser realizados sempre com supervisão, já exercícios de agachamento ou com grandes angulações de movimento são contraindicados, pois podem agravar as dores e a lesão.
 
Natação
A natação é conhecida por ser um exercício livre de impacto sobre as articulações, no entanto ao fazer o movimento de flexão e extensão do joelho é necessário vencer a força da água. Se feito de forma intensa ou por um tempo prolongado, esse movimento pode desencadear dores ou até mesmo lesões. O praticante de natação deve ter muita atenção aos exercícios de perna, principalmente quando estiver praticando o estilo peito onde os joelhos recebem fortes cargas de movimentos articulares de rotação e flexão.
 
Musculação
A musculação pode ser realizada, desde que seja feita com supervisão de um profissional capacitado a avaliar, identificar as causas da dor no joelho e que se utilize dos exercícios de fortalecimento como forma de tratamento, visando melhorar a disfunção e a dor no joelho.
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário