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quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hospitais se reúnem em clusters para atender pacientes estrangeiros

Instituições de saúde de Porto Alegre, BH e Recife se organizam para atender o mercado de turismo médico, que motiva 7% das viagens

De acordo com a pesquisa Caracterização e Dimensionamento do Turismo Doméstico no Brasil, 7% das viagens ao País foram motivadas por cirurgias e tratamentos médicos nos mais de 20 hospitais certificados pela Joint Comission International (JCI). O Ministério do Turismo calcula ainda que o número de turistas atraídos por esse assunto dobra a cada ano, sendo a quarta maior motivação das viagens de curta duração, aponta ainda a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Isso porque os custos brasileiros chegam a ser 85% menores do que os americanos, apesar da alta especialidade e tecnologia médica, conforme dados da All Medical Tourism.

Esse potencial tem impulsionado o agrupamento dos hospitais em clusters como o BH Health Tour e o Porto Alegre Health Care, ambos apresentados durante o evento Medical Travel Meeting 2011, que ocorreu em São Paulo, em agosto.

Em Recife (PE), o tema inspirou o 1º Simpósio de Turismo de Saúde, organizado pelo Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (SindHospe) e que ocorreu em 22 de setembro, a fim de divulgar o conceito entre as instituições locais.

Até então, a formação dos cluster de saúde tinha outras finalidades. No Distrito Federal, em Goiás, e em outros países os clusters são voltados ao desenvolvimento industrial, como é o caso das farmacêuticas na Finlândia e o pólo de competitividade em Portugal, baseados em gestão de conhecimento em automação e eletrônica para equipamentos médicos.

Características
A capital gaúcha entrou no roteiro do turismo médico internacional com a assinatura, há dois anos, do estatuto de criação da Porto Alegre Health Care Cluster, entidade jurídica para profissionalizar a gestão nesse tipo de atendimento assistencial, com apoio da Secretaria de Turismo do município, a Federasul e Embratur nas feiras internacionais.

Oficialmente o grupo começou a trabalhar em janeiro de 2011 e é composto pelos hospitais Mãe de Deus, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC-RS e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e, de acordo com a gerente de marketing do Hospital Moinhos de Vento, Daniela Pontes, a experiência tem sido intensa e organizada. “O cluster é um acordo de cooperação. No conselho executivo estão os gerentes de marketing das instituições, que se reúnem a cada 15 dias para avaliar a representação dos congressos internacionais, buscar operadoras internacionais, com metas de trabalho”.

Há ainda um conselho deliberativo composto pelos superintendentes e secretário de turismo que decidem as ações e investimentos. “Como o cluster faz parte dos projetos estratégicos das instituições, cada uma faz seu aporte em torno de R$ 120 mil por ano. Há meses de gastos maiores, como em outubro, que estaremos num congresso em Chicago”, conta Daniela.

Por enquanto, não há resultados contabilizados, mas o foco é diminuir custos mantendo a zona de competitividade natural entre os hospitais.

“Esperamos ter uma negociação melhor do ponto de vista de serviços hospitalares e honorário médico. Hoje oferecemos serviços de alta qualidade e resultados de centros de excelência com valor muito inferior”, comenta Salvador Gullo Neto, vice-presidente do cluster e assessor de direção técnica e clínica do São Lucas da PUC-RS, que participa oferecendo cirurgias para eplepsia, bariátricas, da mão e fertilidade.

De imediato, Daniela afirma que a estratégia permite estruturar uma área internacional dentro dos hospitais que já recebem esse paciente estrangeiro, mas antes não os rastreava, porque vinham indicados pelos médicos. “Nosso interesse é divulgar a marca Porto Alegre e entender o tipo de adequações que teremos de fazer para recebê-lo”, esclarece a executiva.

E nesse sentido, detalhes como sinalização interna ou documentação traduzidos para o inglês foram detectados nos últimos meses, apesar da proximidade com um ano de Copa do Mundo. Assim, na atual fase é feito um mapeamento de todos os pontos de contato de um estrangeiro com o hospital, o que inclui site, call center, check in e check out.

A maior dificuldade que o cluster de BH enfrentou foi na implementação do modelo. “Era uma novidade trabalharmos juntos com transparência dos dados de cada hospital. Hoje temos disponibilizado os números, porque todos entenderam que precisamos promover o destino Porto Alegre e o hospital escolhido é uma consequência desse trabalho”.

Fonte SaudeWeb

90% dos familiares de pacientes preferem tratamento em domicílio

Estudo feito pelo Grupo Hospitalar Santa Celina mostra que a proximidade com os entes queridos é um fator positivo do home-care

O Grupo Hospitalar Santa Celina realizou uma pesquisa com 20 cuidadores sobre os principais desafios no cotidiano de quem convive com um familiar doente sob os cuidados de um programa de home-care. Cuidador é a pessoa designada pela família para colaborar no tratamento do paciente e se responsabilizar pelos cuidados do dia a
dia.

A principal constatação é que, mesmo com as novas incumbências, algumas bastante difíceis, 90% preferem ter seu familiar dentro de casa a vê-lo internado no hospital. A pesquisa foi realizada através de entrevistas individuais com os cuidadores – nove eram cônjuges dos pacientes, seis eram filhos, quatro pais e somente um irmão. O tempo de tratamento do grupo é bem heterogêneo, incluindo pacientes em home-care desde 2007 e outros que iniciaram os cuidados este ano.

Para justificar a preferência pelo tratamento em domicílio, 14 entrevistados disseram que a proximidade com a família é um fator positivo do home-care; outros seis afirmaram acreditar que em casa os pacientes recebem melhor tratamento. Seis cuidadores mencionaram ainda o fato de internações hospitalares aumentarem o risco de infecção.

Como desafio da nova rotina, os entrevistados afirmaram que os procedimentos e medicações são a maior dificuldade encontrada – 13 pessoas indicaram o fato de terem que conviver com traqueostomia, sondas, balão de oxigênio, controle de medicamentos, entre outros, como a maior questão a ser enfrentada no suporte aos familiares. Mesmo contando com assistência de profissionais de saúde conforme a prescrição médica (por exemplo, fisioterapia, nutrição, enfermagem para aplicação de medicações endovenosas, visitas médicas e presença de enfermeiros conforme a necessidade, entre outros), os cuidadores relatam ansiedade em conviver com equipamentos e tarefas que cabem a eles.

A pesquisa mostra que o maior desafio é cuidar da parte de higiene, dar banho, às vezes lidar com sangue. Por outro lado, o maior benefício é ter a família presente, cuidando.

Segundo a diretora do Grupo Hospitalar Santa Celina, Ana Elisa Siqueira, o estudo foi realizado porque é fundamental saber o que os cuidadores pensam. Ela chama atenção para o fato de que eles são parceiros fundamentais da condição de saúde dos pacientes.

Fonte SaudeWeb

RDC 60/2011:Fitoterápicos e Formulário Nacional de Fitoterápicos

Leia a RDC 60/2011

Acesse o Formulário Nacional de Fitoterápicos 


Carlos Augusto – Imprensa/Anvisa



Fonte http://www.portalanvisa.gov.br/

Brasil ganha formulário de fitoterápicos

Formulário define padrões únicos para a fabricação dos medicamentos. Com isso, a expectativa é que o uso e a produção de fitoterápicos no país ganhe impulso, diz Anvisa

O Brasil ganhou sua primeira edição do Formulário Nacional de Fitoterápicos. A publicação, que integra a Farmacopeia Brasileira, traz 83 monografias de medicamentos, como infusões, xaropes e pomada. A expectativa é que, segundo a Anvisa, o uso e a produção de fitoterápicos no país ganhe impulso, já que o formulário define padrões únicos para a fabricação dos medicamentos e permite à indústria a fabricação dos medicamentos dentro de parâmetros exigidos. Na prática, o documento é um tipo de guia para a fabricação de medicamentos fitoterápicos.

No formulário estão registradas informações sobre a forma correta de preparo e as indicações e restrições de uso de cada espécie. Os requisitos de qualidade estão definidos de forma específica para a farmácia de manipulação e farmácias vivas. Para a diretora da Anvisa Maria Cecília Brito, a publicação é um marco no desenvolvimento de fitoterápicos. “O ineditismo deste trabalho vai fazer com que iniciemos um processo que o Brasil necessita há muito tempo”, defende Cecília.

Já o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, defende um avanço na produção de fitoterápicos. “Nós temos uma das maiores biodiversidades do planeta e ainda somos um país com baixa participação no mercado de fitoterápicos”, explica Barbano.

Desde 1978, a Organização Mundial da Saúde reconhece oficialmente o uso de fitoterápicos. No Brasil, a política de uso de plantas medicinais teve início em 1981. Mais recentemente o decreto 5.813/2006 instituiu a Política Nacional de Plantas Medicinais.

A aprovação do Formulário Fitoterápico está na resolução RDC 60/2011, publicada no dia 11 de novembro no Diário Oficial da União. A utilização do formulário entre em vigor no prazo de 90 dias.

Fonte SaudeWeb

Conheça 8 dicas para se prevenir de fraudes

Em post, blogueiro explica como os gestores podem limitar as possibilidades de ocorrências indesejadas

Uma preocupação sempre presente na gestão de Supply Chain é a prevenção a fraudes e desvios éticos. E acho que começarmos o post optando pelo verbo “prevenir” já reforça que os sistemas e processos dificilmente são seguros o suficiente para garantir que em 100% os fluxos de materiais estejam isentos de qualquer ação predatória por parte de agentes mal intencionados.

Esse fato, porém, não pode impedir que os gestores criem ferramentas de auditoria que limitem a possibilidade de ocorrências a eventos que exijam um mínimo de engenhosidade ou complexidade na sua execução.

São fatores essenciais para este acompanhamento:

Definição de papéis: Definir responsabilidades entre os colaboradores de forma que fique clara a função de decisão de cada membro da cadeia;

Restrição de acessos informatizados: Em outras palavras, restringir às pessoas autorizadas o papel decisório em atividades de movimentação eletrônica pertinentes à sua atribuição ou nível de autoridade.

Controle de movimentações: Criar processos auditáveis que permitam rastrear o fluxo das solicitações, suas tratativas e o resultado final sempre com a identificação dos responsáveis por sua execução;

•Rotas de circulação: Garantir a movimentação formalizada de produtos somente durante o processo produtivo e por rotas pré-definidas que contenham pontos de inspeção e filtros;

•Acompanhamento por indicadores: Utilizar indicadores de desempenho não só para a melhoria dos resultados dos setores, mas também como instrumentos para identificar desvios no menor prazo possível após sua ocorrência;

Alçadas de aprovação: Desenvolver sistemática de autorizações para casos excepcionais à rotina ou que tenham alto impacto no resultado do setor, na preservação de recursos, na segurança de clientes ou na imagem da empresa;

•Códigos de Conduta: Formalizar entre os colaboradores a expectativa de comportamento que a empresa tem em suas ações, criando cartilhas, procedimentos e treinamentos que deixem evidente o que se pode ou não fazer;

•Auditorias: Mesmo diante de todas estas ações, efetuar auditorias (aleatórias ou não) nos processos em busca de conformidades, deixando as equipes cientes de que esta é uma prática constante.

Por

Fonte SaudeWeb

3 coisas para fazer antes do final do ano

Em post, blogueiro fala sobre ações que os gestores devem colocar em prática no hospital antes que 2011 termine

O final do ano é um período especial, dentro e fora das instituições, com muitos significados e um impacto direto nos sentimentos das pessoas. É o final de um ciclo, onde se percebe o término de um período para o surgimento de um novo. É também um momento em que as pessoas são tocadas por alguns eventos, sejam sociais (reunião de família, festas, apresentações, compra e troca de presentes etc.) e/ou religiosos (como o Natal), o que faz com que haja, de forma geral, uma abertura emocional maior em todos. Essa abertura pode ser tanto para sentimentos agradáveis (como alegria, comemoração, reconhecimento etc.) como para sentimentos desagradáveis (tristeza, melancolia/saudades, depressão).

Os sentimentos direcionam o nosso comportamento e nossa forma de ver o mundo e a instituição de saúde. Sabemos também que o ser humano é tanto razão quanto emoção e que mudanças efetivas e duradouras só acontecem quando estas duas esferas são trabalhadas simultaneamente. Assim, no final do ano, vale a pena aproveitar este período para desenvolver ao menos 3 ações com as pessoas do seu hospital que unem estas duas dimensões. As ações são:

1) Fazer uma revisão e análise do que aconteceu de concreto com as pessoas em 2011, o que foi bem, o que não foi, os fatos e resultados objetivos, quem foi promovido, quem “ficou devendo” etc.;

2) Verificar como estão as relações entre as pessoas neste momento, se os processos fluem bem, se há conflitos e fofocas no grupo, do que falam e/ou reclamam, como está o engajamento etc. A diferença deste passo para o anterior está no teor um pouco mais subjetivo dele, com foco nas emoções e sentimentos do grupo (entre eles e com a empresa);

3) Fazer um planejamento do que será feito com as pessoas na empresa para o ano de 2012, de forma bem clara, para melhorar os resultados/indicadores e para aumentar a ética nas relações e o engajamento da equipe.

O início deste primeiro passo pode ser feito definindo-se o que será olhado. Para isso vale a pena reunir todos líderes da organização para fazer esta definição e também para a posterior avaliação do que aconteceu. É impressionante como nos esquecemos rapidamente do que já passou e, com isso, perdemos a chance de ter ou reter um aprendizado. Para evitar isso, este balanço é bem indicado.

Para uma empresa de porte médio ou grande (a partir do critério de número de funcionários), a análise deve ser feita tanto por área/departamento como geral. Para uma empresa menor, uma análise geral é o suficiente.

Definir e levantar alguns indicadores sobre pessoas é algo importante (como rotatividade, aumento salarial, aumento/diminuição de quadro, resultados de pesquisa de clima, premiações, alcance de metas individuais e coletivas etc.) e torna esta ação mais objetiva.

O simples levantamento dos dados e uma parada dos líderes para olhá-los já trarão os primeiros inputs do que ainda precisa ser feito na empresa. Vale a pena anotar estas percepções iniciais.

Com este movimento, abrimos um espaço para entender quais foram as causas e que consequências geraram nas percepções das pessoas da empresa, o que nos leva à segunda ação. Ela será abordada no nosso próximo artigo. E ele vem antes do final do ano, é claro.

Por Eduardo farah

Fonte SaudeWeb

Padilha pede comissão especial na Câmara para aprovar projeto contra motoristas embriagados

O  ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu ontem(16) ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP), a criação de uma comissão especial para analisar o projeto de lei que criminaliza o ato de dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de álcool ou outra substância psicoativa no sangue. O texto foi aprovado na semana passada no Senado.

“O Brasil vive uma verdadeira epidemia de acidentes de carro e de moto. O ano de 2010 foi o primeiro em que houve mais de 145 mil internações só no Sistema Único de Saúde [SUS] de pessoas vítimas de acidentes e em que se ultrapassou, pela primeira vez, o número de 40 mil óbitos”, disse.

Padilha lembrou que os estados e municípios que intensificaram a fiscalização com base na Lei Seca conseguiram reduzir o número de acidentes e de mortes este ano. De acordo com o ministro, o presidente da Câmara se mostrou “sensibilizado” com o pedido e vai discutir o assunto com os líderes partidários da Casa.

“Viemos pedir, sugerir à Câmara, que se monte uma comissão especial para que isso tramite o mais rápido possível e para que a gente possa ter um avanço na punição [de motoristas que dirigem embriagados]”, destacou Padilha.

Fonte Agência Brasil

Prefeitura de Campo Novo do Parecis (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Campo Novo do Parecis, Estado do Mato Grosso, divulgou edital (nº. 003/2011) para realização de processo seletivo no Programa SAMU. A seleção está oferecendo 08 vagas de nível médio, com remuneração de até R$1.189,96 e carga horária de 40 horas semanais.

Cargos

Técnico da Saúde/Técnico de Enfermagem e Agente Operacional da Saúde/Condutor de Veículos de Urgência.

Inscrição

As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas entre 16 e 28 de novembro de 2011, das 07:00 às 10:00 e das 13:00 às 15:00, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Paraná – 810NE, Centro, CEP: 78360-000, em Campo Novo do Parecis – MT.

Prova

As provas objetivas serão aplicadas em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, na data provável de 11 de dezembro de 2011, das 8:00 às 11:00 (horário local), na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Avenida Mato Grosso – 1502, Centro.

O gabarito e a prova objetiva serão disponibilizados no endereço eletrônico http://www.camponovodoparecis.mt.gov.br/, no dia seguinte ao da realização da prova.

Validade

A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final.

Saiba mais

Processo seletivo da Prefeitura de Araguaiana MT

A Prefeitura de Araguaiana, Estado de Mato Grosso, divulgou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público. O concurso de Araguaiana está oferecendo 35 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 6.350,00 e carga horária de 40 horas semanais.
Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas.

Cargos

Professor, Controlador Interno, Contador, Procurador Jurídico, Agente de Gestão Ambiental, Auxiliar de Tesouraria, Assistente Contábil, Pregoeiro de Licitação, Técnico de Tributos Municipais, Administrador de Compras, Técnico Administrativo Educacional, Analista de Recursos Humanos, Controlador de Serviços, Fiscal de Vigilância Sanitária, Motorista, Operador de ETA, Monitor de Alunos, Mecânico Caminhões e Máquinas, Torneiro Mecânico, Agente de Serviços Públicos, Pintor de Parede e Auxiliar de Eletricista.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de novembro de 2011, na rua Eurico Teixeira s/n – Jardim São José (CRAS) – Araguaiana/MT, das 08h às 13h, de segunda a sexta-feira e/ou através do site http://www.acpi.inf.br/.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível fundamental: R$ 70,00.

Prova

As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas, provavelmente, no dia 04 de dezembro de 2011 no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível no seguinte endereço eletrônico: www.acpi.inf.br e será afixado no local de costume.

O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino, na sede da Prefeitura Municipal e no site http://www.acpi.inf.br/.

Validade

O concurso público terá prazo de validade de dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da Administração.

Saiba mais

Vagas de estágio na Prefeitura de São José dos Campos SP

A Prefeitura de São José dos Campos, Estado de São Paulo, publicou edital (nº. 03/2011) para realização de processo seletivo oferecendo 408 vagas de nível médio e superior para estágio. Como remuneração, os contratados receberão bolsa estágio de até R$ 625,12, mais auxílio transporte e vale refeição.

Às pessoas portadoras de necessidades especiais são assegurados 10% das vagas na presente seleção e participarão em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de realização da prova.

Inscrição

As inscrições serão realizadas, gratuitamente, até o dia 24 de novembro de 2011, através da internet no site http://www.ciee.org.br/.

Prova

A prova objetiva será realizada na data provável de 27 de novembro de 2011, às 9h00 na Anhanguera Educacional 5/A, AV. DR. João Batista S.Soares, 4121 - Colônia Paraíso - São José dos Campos.

O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE divulgará a partir de 05 de dezembro de 2011, a pontuação total atribuída na prova objetiva no site http://www.sjc.sp.gov.br/, link concursos.

Validade

O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2012 ou quando do esgotamento de candidatos.

Concurso Prefeitura de Assaí - PR

A Prefeitura de Assaí, Estado do Paraná, lançou edital de concurso público destinado ao provimento de 86 vagas. Este certame será realizado pela Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória - Uniuv e oferece oportunidades  em cargos de todos os níveis de ensino, com salários de até R$ 2.420,00, para carga horária de 20, 30 e 40h semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos: Assistente Social, Engenheiro Civil, Médico Pediatra, Médico, Professor, Técnico em Desporto, Mecânico de máquinas, Mecânico, Operador de máquina, Eletricista, Encanador, Pedreiro, Auxiliar de serviços gerais, Lavador de veículos, Soldador, Porteiro, Auxiliar de Enfermagem, Agente de Endemias, Educador Social, Agente de Defesa Civil I, Motorista e Auxiliar de enfermagem.

Inscrições: Os interessados em efetivar sua inscrição deverão realizar até o dia 5 de dezembro de 2011, no endereço eletrônico: concursopublico.uniuv.edu.br.

Taxas: A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo.

Provas: As provas objetivas serão realizadas, provavelmente, no dia 18 de dezembro de 2011, às 14h. A partir do dia 14 de dezembro de 2011, o candidato deverá consultar o site concursopublico.uniuv.edu.br para obter confirmação da sua inscrição e tomar conhecimento do local das provas.

Gabaritos: Após a realização das provas, os gabaritos serão afixados no mural de avisos da Prefeitura do Município de Assaí, e, juntamente com os cadernos de provas, divulgados  via internet, no site concursopublico.uniuv.edu.br às 17h do dia 19 de dezembro de 2011.

Validade: O concurso público, para todos os efeitos, terá validade de 2 anos a partir da data da homologação, que será publicada na  Imprensa Oficial do Município, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Concurso CRN 3 SP e MS

Quem pretende se inscrever a uma das vagas no concurso do Conselho Regional de Nutricionistas-3ª Região devem ficar atento, pois o prazo de inscrição foi prorrogado. O edital do certame (nº. 01/2011) informa que serão preenchidas 11 vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior, a serem direcionadas para os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A remuneração varia entre R$ 1.088,50 e R$ 3.165,61, com carga horária de 8 horas semanais.

São reservados 5% do total das vagas oferecidas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Assistente Técnico, Auxiliar Administrativo I, Encarregado de Setor I, Nutricionista Assistente e Nutricionista Fiscal I.

Inscrição

As inscrições serão realizadas somente via internet, através do site www.quadrix.org.br, até 29 de novembro de 2011 (horário de Brasília). A taxa varia de R$ 45,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior), podendo ser paga até o dia 30 de novembro de 2011.

Prova

As provas objetivas e discursivas serão realizadas nas cidades de Campinas (SP), Campo Grande (MS), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP), considerando o horário local, preferencialmente no período vespertino, com data prevista para o dia 18 de dezembro de 2011,  em locais que serão divulgados na internet, no site www.quadrix.org.br.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Uniflor - PR

A Prefeitura de Uniflor, Estado do Paraná, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de vagas. O concurso oferece 06 vagas mais cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de ensino com salários de até R$ 4.339,63, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Cozinheira, Enfermeiro, Farmacêutico, Gari, Jardineiro, Médico, Motorista, Nutricionista, Pedagogo, Professor, Professor de Educação Física e Veterinário.

Inscrições
A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, até as 24h00min horas do dia 30 de novembro de 2011, no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br, sendo que serão disponibilizados computadores com acesso ao portal das inscrições no Telecentro Municipal, situado na Avenida das Flores, nº 252, Uniflor - PR, durante os dias úteis do período de inscrições no horário das 09h00minh às 11h30minh das 13h30min às 17h00min.

Taxas
A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
Na data de 25 de dezembro de 2011, será divulgado o edital com os locais de provas e ensalamento dos candidatos para a Prova Objetiva. O Edital estará disponível no saguão do Paço Municipal - Prédio da Prefeitura Municipal de Uniflor- PR e no endereço eletrônico http://www.eplconcursos.com.br/.

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na cidade de Uniflor- PR, na data provável de 15 de janeiro de 2012, em horário a ser divulgados através do edital de Ensalamento. A prova terá duração máxima de 03 horas, contados a partir de seu inicio.

Gabaritos
O gabarito da Prova Objetiva será divulgado no site http://www.eplconcursos.com.br/, a partir do dia 16 de dezembro de 2011.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Balsa Nova - PR

O Município de Balsa Nova, Estado do Paraná, lançou edital Nº 03/2011 de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. As vagas do concurso da Prefeitura de Balsa Nova são para cargos de nível fundamental, médio e superior.

O concurso será realizado pela Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura – FUNPAR e a Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Serão ofertadas 289 vagas em diversos cargos com salários variados entre R$ 600,00 a R$ 2.685,00. A carga horária semanal é de 40 horas  para todos os cargos. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
Quem tem o Ensino fundamental pode disputar as vagas de Auxiliar de Saúde (25), Auxiliar Operacional (37), Auxiliar Administrativo (40), Auxiliar de Serviços Gerais (35), Educador/Cuidador (03), Motorista (26) e Operador de Máquinas (07).

Para quem possui o Nível Médio/Técnico as chances são para Assistente Administrativo (20), Fiscal Municipal (03), Pregoeiro (01), Técnico em Saúde (33), Técnico em Gestão Pública (10), Técnico em Informática (02), Técnico em Segurança do Trabalho (01), Técnico em Topografia (01) e Técnico em Edificações (02).

Já para aqueles que concluíram o Ensino Superior as oportunidades são destinadas aos cargos de Administrador (03), Advogado (03), Assistente Social (03), Contabilista (03), Cirurgião Dentista (06), Economista (01), Enfermeiro (10), Engenheiro Agrônomo (01), Engenheiro Civil (02), Farmacêutico/Bioquímico (02), Fisioterapeuta (04), Nutricionista  (02), Psicólogo (01), Turismólogo (01) e Médico Veterinário (01).

Inscrições
A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pela internet no endereço eletrônico http://www.nc.ufpr.br/, até as 16h00min do dia 30 de novembro de 2011.

Taxas
A taxa de inscrição será de R$ 35,00 para os cargos que exigem nível  fundamental, R$ 45,00 para os cargos que exigem nível médio e técnico e de R$ 80,00  para os cargos que exigem nível superior.

Provas
O certame será realizado na cidade de Balsa Nova, Estado do Paraná. Caso seja necessário, a prova poderá ser realizada também no Município de Campo Largo-PR.

As provas serão realizadas, provavelmente, no dia 18 de dezembro de 2011, com início às 09h00min e duração de quatro horas, no município de Balsa Nova, estado do Paraná.

Gabaritos
No dia 18 de dezembro de 2011, após a realização da prova, será divulgado o gabarito  provisório das questões objetivas, no seguinte  endereço da internet: http://www.nc.ufpr.br/.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Charqueadas (RS)

A Prefeitura de Charqueadas, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público. O concurso de Charqueadas visa o preenchimento de 404 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 3.043,26, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Aos portadores de deficiência é assegurado o direito de inscrição no concurso público, podendo concorrer a 5% das vagas existentes e das futuras.

Cargos

Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Biblioteca, Bibliotecário, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Fiscal de Tributos, Fonoaudiólogo, Inspetor Tributário, Monitor Infantil, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas, Procurador, Professor, Psicólogo, Secretário de Escola, Técnico em Agricultura, Técnico Ambiental, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Topógrafo e Veterinário.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período entre 27 de outubro a 24 de novembro de 2011, através do site http://www.fundatec.org.br/.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 32,00;
Nível médio: R$ 38,00 e 43,00;
Nível superior: R$ 75,00.

Prova

A data prevista para ser realizada a prova objetiva será no dia 18 de dezembro de 2011,o local e horário serão divulgados no mínimo 08 dias antes da realização das provas em jornal de circulação local, no site www.fundatec.org.br e no painel de avisos da sede da Prefeitura Municipal.

O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 19 de dezembro de 2011, no site www.fundatec.org.br e no painel de avisos da sede da Prefeitura Municipal.

Os títulos deverão encaminhados, no período entre 30 de janeiro a 01 de fevereiro de 2012, via dedex, para a fundatec, Assunto: concurso do município de Charqueadas - rua Prof. Cristiano Fischer, nº 2012, Partenon, Porto Alegre/RS, CEP 91410-000, e serem postados durante o período de entrega de títulos constante no Cronograma de Execução.

A prova prática será realizada provavelmente no dia 05 de fevereiro de 2012, em local e horário a serem divulgados.

Validade

O concurso público terá validade de 02 anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação deste prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

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Concurso Patos – PB: Prefeitura publica Edital

A Prefeitura de Patos, Estado da Paraíba, através da empresa ACAPLAM – Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios LTDA, lançou edital Nº 001/2011 de concurso público para o provimento de 497 vagas. Os salários vão de R$ 545,00 a R$ 3.500,00, para cargas horárias que variam de 20 e 40h semanais.

Inscrições
Presencialmente, ou por meio de procuração, os interessados deverão se inscrever no posto de atendimento instalado na Casa dos Conselhos situada a Rua Felizardo Leite, s/n, Centro – PATOS/PB, até o dia 24 de novembro de 2011. Pela internet, as inscrições vão até o dia 24 de novembro de 2011, bastando que o candidato acesse o site http://www.acaplam.com.br/.

Taxas e Cargos
Os valores da taxa de inscrição se diferenciam conforme o cargo pretendido. Haverá oportunidades para candidatos de todos os níveis de ensino. A taxa de inscrição será de R$ 65,00 para os cargos de Médico Perito da Junta Médica; Assistente Social; Nutricionista; Psicólogo Educacional; Médico USF; Médico Anapatologista; Médico Cardiologista; Médico do Trabalho; Médico Endoscopista; Médico Fisiatra; Médico Gastroenterologista; Médico Ginecologista; Médico Hematologista; Médico Infectologista; Médico Neurologista; Médico Obstetra; Médico Ortopedista; Médico Patologista Clínico; Médico Pneumologista; Médico Proctologista; Médico Radiologista; Médico Ultrassonografista; Dentista Classe III (Pacientes Especiais); Enfermeiro Classe IV (Especialista em saúde mental); Enfermeiro Classe IV (Especialista em saúde do trabalhador); Orientador Educacional; Prof. de Matemática; Prof. de Artes; Prof. de Educação Física; Prof. de Ciências; Prof. de História; Prof.de Pré Escola; de R$ 50,00 para os cargos de Topógrafo; Téc.em Geo-processamento; Téc.em Contabilidade; Téc.de Arquivo; Fiscal de Urbanismo e Obras; Téc.em Informática; Téc.de Enfermagem; Técnico de Prótese Dentária; Téc.em Laboratório de Análise Clínica; de R$ 45,00 para os cargos de Técnico Administrativo; Telefonista; Agente de Trânsito; Motorista Classe I; Agente Comunitário de Saúde; Guarda Municipal; e Vigilante; e de R$ 30,00 para os cargos de Pedreiro; Eletricista; Auxiliar de Serviço; Servente de Pedreiro e Pintor.

Provas
As provas escritas serão realizadas, provavelmente, no dia 18 de dezembro de 2011, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela Comissão Geral do Concurso através do Cartão de Inscrição de cada candidato e de Edital publicado nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de PATOS e no site: http://www.acaplam.com.br/.

Os candidatos aos cargos de Orientador Educacional e Professor, desde que aprovados na prova escrita, se submeterão à prova de títulos, que terá caráter classificatório. Os títulos deverão ser entregues entre os dias 25 a 27 de janeiro de 2012.

Gabaritos
Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, nas páginas www.acaplam.com.br e http://www.patos.pb.gov.br/, provavelmente, no dia 19 de dezembro de 2011.

Validade
O Concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da Homologação (data provável: 29/02/2012), podendo ser prorrogado por igual período.

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Concurso Piripiri – PI: Prefeitura lança edital

A Prefeitura de Piripiri, Estado do Piauí, através do INSTITUTO LUDUS, lançou edital Nº 01/2011 de concurso público destinado ao provimento de 65 cargos no âmbito da Administração Pública Municipal, totalizando 666 vagas.

Do quantitativo de vagas a serem preechidas, 522 serão distribuídas a critério da Administração, 127 serão para a Secretaria de Saúde (Serviços de Urgência e Emergência da SMS – UPA 24 horas e SAMU 192) e 17 para a Secretaria de Saúde.  Os salários variam entre R$ 545,00 a R$ 4.000,00 e para carga horária entre 20 a 40h semanais.

Serão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, em caso de aprovação, 5% por cento do exato número de vagas determinadas para cada cargo.

Cargos: Há oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade, em funções como Ajudante de Caminhão de Lixo, Ajudante de Serviços, Coveiro, Laçador,Merendeira, Vigia, Auxiliar Administrativo, Cadastrador Imobiliário, Fiscal de Embarque, Motorista, Motorista “D”, Office Boy, Operador de Computador, Operador de Máquina Pesada, Operador de Máquina Roçadeira, Recepcionista, Segurança, Agente Administrativo, Agente de trânsito, Almoxarife, Educador Social, Entrevistador Cadastral, Eletricista, Facilitador, Facilitador de Oficina, Fiscal Urbano, Monitor, Orientador Lúdico, Orientador Social, Protocolador, Secretario Escolar, Técnico do Tesouro Municipal, Técnico em Controle, Técnico em Edificações, Técnico de Enfermagem Urgentista, Auxiliar de Saúde Bucal Urgentista e Técnico em Prótese Dentária, Assistente Social, Educador Físico, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Professor de: Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Psicólogo, Sociólogo, Assistente Social Plantonista, Cirurgião Dentista Urgentista, Enfermeiro Urgentista, Farmacêutico-Bioquímico Urgentista, Médico Urgentista (Clínico Geral), Médico Urgentista (Pediatra), Farmacêutico-Bioquímico, Médico e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições: As inscrições serão feitas somente via internet, no endereço http://www.institutoludus.com.br/, até o dia 02 de dezembro de 2011.

Taxa: A taxa de inscrição varia entre R$ 7,50 a R$ 25,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas: A realização das provas do certame está prevista para ocorrer no dia 15 de janeiro de 2012, na cidade de Piripiri-PI, no horário das 08:00 as 11:00h. A aplicação da prova na data e horário prevista dependerá da disponibilidade de locais adequados à sua realização, podendo o mesmo ser realizado em dois turnos. Caso o número de candidatos inscritos exceda à oferta de lugares adequados nos estabelecimentos localizados na cidade de Piripiri-Pi.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais da Prova serão disponibilizados no endereço eletrônico http://www.institutoludus.com.br,/ na data prevista de 09 de janeiro de 2012.

Gabaritos: O gabarito das provas escritas objetivas será divulgado no segundo dia útil a data da aplicação das provas, a partir das 18:00hs no site http://www.institutoludus.com.br/.

Validade: O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data da publicação da homologação na imprensa oficial, podendo ser renovado por até igual período, mediante ato do Poder Executivo, observada a conveniência e oportunidade da Administração.

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Concurso Prefeitura de Arapiraca - AL

O Município de Arapiraca, localizado a 128 km de Maceió, Alagoas, publicou edital de Concurso Público nº 001/2011 para preenchimento de vagas nas áreas de Saúde, Educação, Finanças, Agricultura, Engenharia, Procuradoria, entre outras. A responsabilidade pela execução do processo seletivo público está a cargo da Fundação Apolônio Salles.

O certame prevê a contratação de 411 profissionais de nível médio, técnico médio e superior para o seu quadro de Pessoal Permanente de caráter efetivo. O salário oferecido varia de R$ 545,66 a R$ 2.079,00, por jornada de 20 a 40 horas semanais.  Do total de vagas, 10% serão reservadas a pessoas portadoras de deficiência.

As oportunidades são para os cargos de Administrador, Arquiteto, Assistente Administrativo Educacional, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Farmacêutico, Fiscal Municipal, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Museólogo, Nutricionista, Odontólogo (Dentista), Professor de Educação Infantil (Creche/Pré-escola), Professor dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor (Português, Matemática, Geografia, História, Ciências, Inglês, Religião, Artes e Educação Física) Psicólogo, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Edificações, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Eletricidade, Terapeuta Ocupacional, Veterinário, Zootecnista e Procurador Municipal.

 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora (www.fadurpe.com.br/arapiraca), até às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de novembro de 2011, pelo horário de Brasília.

Os interessados que não dispuserem de equipamentos para efetuar a inscrição poderão se dirigir à Casa da Cultura de Ararpiraca, localizada na Rua Esperidião Rodrigues, nº 275 Centro, Arapiraca, período de inscrição, nos dias úteis, nos horários das 08h às 12h e das 13h às 17h. O valor da inscrição é de R$ 50,00 para os cargos de níveis médio e técnico e R$ 90,00 para os cargos de nível superior.

As provas objetivas serão realizadas no Município de Arapiraca na data prevista de 11 de dezembro de 2011, para cargos de Bibliotecário, Museólogo, Professores, Procurador Municipal, Assistente Administrativo Educacional e Secretário Escolar; e no dia 18 de dezembro de 2011 para os demais cargos, em horário e local previamente definido e informado no Cartão de Inscrição. 

O gabarito final, dos resultados provisórios da prova objetiva e a classificação provisória para os cargos com concurso em etapa única, será divulgado no dia 28 de dezembro de 2011.

O resultado final da prova objetiva e classificação final para os cargos com concurso em etapa única, será divulgado no dia 13 de janeiro de 2012.

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Concurso Prefeitura de Balsas - MA

O Município de Balsas, no Estado do Maranhão, lançou edital de concurso público para Provimento de Cargos Efetivos e Formação de Cadastro de Reserva na Administração Pública. O concurso público está sob a responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA – FSADU.

Serão distribuídas 557 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários variados entre R$ 545,00 a R$ 1.102,01, para carga horária de 20 e 40h semanais.

Cargos
As vagas serão oferecidas para os cargos de assistente social, auditor - médico, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, gestor em saúde ocupacional, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo, professor, técnico de raio x, agente de coleta lixo, gari ou margarida, motorista, auxiliar de administração, auxiliar de cirurgião dentista, auxiliar de segurança e vigilância e auxiliar de serviços gerais.

Inscrições
As inscrições será realizadas no período de 21 de novembro a 04 de dezembro de 2011, através da internet, nos sites  http://www.fsadu.org.br/ e http://www.sousandrade.org.br/.

Taxas
As taxas de inscrição variam de R$ 35,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio a R$ 70,00 para nível superior.

Provas
As provas serão realizadas na própria cidade de Balsas, nas datas previstas de 17 e/ou 18 de dezembro de 2011. O seu horário e locais de realização serão divulgados, no dia 12 de dezembro de 2011, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Balsas-MA, no quadro de avisos da FSADU, e no site oficial do Concurso Público.

Gabaritos
O Gabarito Oficial da Prova de Múltipla Escolha será publicado até 72 horas a contar  do dia subsequente ao de sua realização, e será afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Balsas-MA, no quadro de avisos da FSADU, e no site oficial do Concurso Público.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da  publicação oficial da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Balsas-MA.

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Concurso Prefeitura de Itaboraí RJ

Nada menos do que 06 editais para realização de concurso público e processo seletivo simplificado foram simultaneamente abertos pela Prefeitura da cidade de Itaboraí, no Rio de Janeiro (confira abaixo desta matéria). Os certames visam o preenchimento de 357 oportunidades de trabalho, subdivididas em funções de nível Fundamental, Médio e Superior, com remunerações iniciais variando entre R$ 410,00 a R$ 2.500,00.

Cargos

Os concursos públicos simultâneos (nºs 002, 003,004,005 e 006/2011) oferecem vagas nos cargos de guarda municipal músico, agente de administração escolar, agente educacional de creche, instrutor de libras, tradutor intérprete de libras, professor, orientador educacional, supervisor educacional, coordenador pedagógico, psicólogo, técnico de laboratório, técnico de hemotransfusão, técnico de ortese e prótese, biólogo, fisioterapeuta pneumofuncional, odontólogo, terapeuta ocupacional, bombeiro hidráulico, borracheiro, eletricista, lavador/lubrificador, mecânico, motorista, operador de máquina, pedreiro, servente, soldador, desenhista, topógrafo, arquiteto, engenheiro, auxiliar de serviços gerais, almoxarife, recepcionista, telefonista, programador, técnico agrícola, técnico de controle interno, técnico de contabilidade, técnico de informática, advogado, analista de sistemas, economista e engenheiro agrônomo.

Já o Processo Seletivo Simplificado nº 009/2011 pretende selecionar 30 agentes de endemias (nível Fundamental) e 26 agentes comunitário de saúde (nível Médio).

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 30 de novembro de 2011, na Casa do Futuro, situada na Praça Doutor Celso Nogueira, S/Nº (Rua das Casas Bahia), de segunda a sexta-feira, de 10 às 16 h, exceto feriados e pontos facultativos, ou através do site www.domcintra.org.br.  Aqueles que não puderem ser beneficiados com a isenção de taxa, deverão pagar valores de participação entre R$ 30,00 a R$ 55,00, dependendo do nível de escolaridade exigido para o cargo escolhido.

Prova

As provas objetivas serão realizadas nos dias 08, 15 e 22 de janeiro de 2012, em local e horário a serem divulgados no cartão de inscrição (CCI), a partir do dia 02 até o dia 07 de janeiro de 2012.
O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas objetivas.

Validade

O prazo de validade de todos certames é de 02 anos, contados a partir da data de homologação, podendo ser prorrogados, uma única vez e por igual período, a critério da Administração, desde que haja anuência do Chefe do Poder Executivo Municipal.
Edital 002/2011 - Guarda Municipal Músico
Edital 003/2011 - Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Edital 004/2011 - Secretaria Municipal de Saúde
Edital 005/2011 - Secretaria Municipal de Obras
Edital 006/2011
- Secretaria Municipal de Administração
Edital 009/2011 - Agente de Saúde e Agente de Endemias

Degase RJ abre concurso para 500 vagas

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para realização de um concurso público, sob a responsabilidade da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro).

O concurso prevê o preenchimento de 500 vagas imediatas em cargos de níveis médio, médio técnico e superior, distribuídas por oito pólos regionais. A faixa salarial é de R$ 2.091,22 a R$ 2.555,94. Vale lembrar que, das 500 vagas oferecidas estão incluídas as reservadas às pessoas com deficiência, negros e índios.

Cargos do concurso Degase
Nível Médio - Agente Administrativo e Agente Socioeducativo (Feminino e Masculino);

Nível Médio Técnico - Técnico de Enfermagem, Técnico de Suporte de Comunicação - TI, Técnico de Contabilidade e Técnico Segurança de Trabalho;

Nível Superior - Arquivologista, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Estatístico, Enfermeiro, Enfermeiro do Trabalho, Farmacêutico, Nutricionista, Médico (Clínico, Ginecologista, Cardiologista, do Trabalho, Psiquiatra), Musicoterapeuta, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Professor Educação Física.

Inscrições e taxas
As inscrições podem ser feitas até 20 de novembro de 2011, pela internet, no site da www.ceperj.rj.gov.br. Para os candidatos sem possibilidade de acesso à internet será disponibilizado posto de inscrição presencial, que funcionará durante todo o período na sede da instituição, no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.

O candidato deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 70 para cargos de níveis médio e médio técnico e de R$ 80 para cargos de nível superior, podendo ser pagas em qualquer agência bancária, preferencialmente no Banco Itaú, e obrigatoriamente por meio do boleto específico emitido após o preenchimento da ficha online, sendo o único meio aceito.

Processo de avaliação
A seleção constará de duas etapas: prova objetiva e redação para todos os cargos, exceto o de pedagogo e o de professor Degase Educação Física, que ainda terão avaliação de títulos.

A segunda etapa será o curso de formação para todos os 27 cargos. A prova objetiva e a redação serão aplicadas em 15 de janeiro de 2012. Aqueles que se inscreverem para professor de Educação Física e Pedagogo deverão entregar seus títulos entre 7 e 9 de março de 2012.

Validade do concurso
Os candidatos aprovados e classificados em ordem superior ao número de vagas por cargo, pólo e tipo comporão o cadastro de reserva, podendo ser convocados – mediante disponibilização de novas vagas  - para participarem do curso de formação, durante o prazo de validade do concurso, que é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

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» Edital Novo Degase - Departamento Geral de Ações Socioeducativas – Rio de Janeiro

Exames: Dengue

O que é
A sorologia para dengue é o exame que detecta a doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, são quatro os tipos de vírus da doença identificados: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Para que serve
O exame serve para detectar a presença e identificar a natureza do vírus.

Como é feito
Inicialmente o médico faz um teste não invasivo, chamado de prova do laço, que auxilia na investigação da doença. Nele, o médico prende a circulação do braço do paciente com uma borrachinha para ver se há pontos vermelhos sob a pele, um sintoma que indica (embora não confirme) a presença da doença. A confirmação é dada por exame de sangue específico, feito com a coleta de sangue em uma veia do braço, para identificar anticorpos antidengue no sangue.

Preparo
Não há necessidade de preparo prévio para o exame, mas o contato com pessoas portadoras de outros tipos de virose deve ser informado.

Valores de referência
O resultado é medido em resposta positiva ou negativa para a presença do vírus.

Fonte IG

Frutas e castanhas protegem os dentes


Maçã é um alimento fibroso, que ajuda na limpeza dos dentes
Alimentos saudáveis podem ser aliados na prevenção de cáries

Que frutas, verduras, castanhas e nozes são importantes para manter o organismo saudável todo mundo já sabe. Mas esses alimentos têm outra vantagem ainda pouco conhecida: ajudam a evitar cáries.

São chamados de alimentos protetores ou limpadores pelos dentistas. Cada um tem propriedades distintas que favorecem a limpeza dos dentes, removendo ou evitando a formação de placas bacterianas.

Apesar disso, os dentistas mantêm a recomendação de escovar os dentes após todas as refeições. Essa segue sendo a melhor garantia contra cáries.

Benefício das fibras
Os dentes têm alguns mecanismos naturais de autolimpeza, como o próprio contato entre os dentes de cima com os dentes de baixo. “Os alimentos fibrosos aumentam o contato por fricção entre os dentes”, afirma Gabriela Bonini, professora da Faculdade de Odontologia da São Leopoldo Mandic.

Neste caso, o benefício é mecânico. Ele pode ser obtido com frutas como maçã, kiwi, melancia e pêra, ou também com acelga, pepino, cenoura, castanhas e barras de cereal.

“As maçãs têm outra substância benéfica para os dentes, são os polifenóis. Eles aumentam a salivação”, explica Luciana Butini Oliveira, professora da São Leopoldo Mandic. A saliva é tida como outro mecanismo natural de auto-limpeza dos dentes. “Outros alimentos fibrosos também conseguem aumentar a salivação”, ressalta Gabriela.

Benefício do queijo
A gordura do queijo contém uma proteína chamada caseína, que age diretamente no esmalte dos dentes. Ela interfere na aderência das bactérias, dificultando a formação de cáries. Outra vantagem do alimento é a presença de cálcio em grande quantidade. Essa substância é importante para o processo de mineralização.

Como os dentes são expostos a diversos alimentos ácidos, eles acabam perdendo os minerais de suas camadas mais externas. Sem eles, os dentes ficam mais vulneráveis às bactérias causadoras de cáries. O processo pode ser revertido com a ingestão de alimentos ricos em cálcio, que devolvem os minerais aos dentes. “É a remineralização. Esse processo é constante e precisa ser equilibrado para evitar cáries”, alerta a dentista.

Consistência do alimento
Os alimentos ricos em açúcar são os piores vilões para os dentes. Mas o grau da ameaça está, de certa forma, relacionado à consistência do alimento. “Os suco tem aderência menor ao dente”, explica Gabriela.

Já os alimentos pegajosos, como brigadeiro e bolachas recheadas, são os piores. “Ele acaba ficando mais tempo em contato com os dentes, o que aumenta as chances de cáries”, alerta.

Opções
Como já foi dito no início do texto, a escolha dos alimentos não torna desnecessário escovar os dentes após qualquer refeição, seja ela apenas um lanche ou um farto almoço.

Mas uma boa dica é fazer as refeições intermediárias (lanches da manhã, da tarde e da noite) apenas com alimentos limpadores. Isso porque muitas pessoas acabam não escovando os dentes após essas pequenas refeições, deixando apenas para as refeições principais. Assim, o risco de cárie seria diminuído.

Fonte IG

Mau hálito tem solução

Odor ruim é causado por inúmeros fatores, entre eles doenças graves como câncer e diabetes

O mau hálito é como a febre, um sintoma que pode representar centenas de problemas, alguns inofensivos e outros bem graves.

“O cheiro ruim pode ser da cebola que a pessoa comeu ou de um câncer que ela tem na boca e ainda não sabe”, exemplifica o dentista Celso Senna, consultor da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

As causas do odor desagradável são classificadas como fisiológicas ou patológicas. “Diabetes é uma delas”, aponta o dentista Celso Augusto Lemos Júnior, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Ele explica que a doença provoca liberação de substâncias voláteis no organismo, capazes de provocar fortes odores. “Quando a glicose (açúcar) diminui, o corpo começa a usar fontes alternativas de energia. No processo, acontece a liberação de cetona (derivado da queima de gordura)”, explica Lemos Jr.

Essa substância causa odor desagradável quando o diabetes está descontrolado, algo comum quando a doença ainda não foi diagnosticada.

“O câncer de boca é outro problema que pode ser diagnosticado pelo mau hálito”, aponta o professor da USP.

Os tumores orais demoram a causar dor e outros sintomas, mas logo provocam halitose. “E é um odor mais forte, desses que a pessoa entra na sala e você percebe”, detalha o dentista. Contudo, a grande maioria das causas patológicas de mau hálito estão ligadas à doenças simples de tratar.

“Cerca de 95% dos problemas no hálito estão na boca”, conta Lemos Jr.

Gengivite, doença peritonial, placa bacteriana, amídalas (hoje chamadas de tonsilas) inflamadas, tudo pode colaborar para o mau hálito. “A maioria dos problemas orais requer a mesma solução: boa higiene oral e visitas constantes ao dentista”, resume Lemos Jr.

Além das doenças, a própria anatomia da região oral pode jogar contra o bom hálito. As tonsilas, por exemplo, causam insônia e deixam a garganta sensível quando são grandes demais para a estrutura do pescoço. Volumosas e repletas de sulcos, elas podem acumular resíduos de alimentos e favorecer o hálito ruim.

“A solução é beber muita água e fazer gargarejo com enxaguatório bucal uma vez ao dia”, recomenda Senna.

A língua também tem sido foco dos dentistas para combate à halitose. Se ela tiver fissuras, for uma língua rachada, pode haver acúmulo de resíduos da alimentação. Eles favorecem a proliferação de bactérias e, assim, tornam o mau hálito mais recorrente.

Não há uma solução definitiva, a pessoa terá sempre que dar mais atenção à língua na hora da escovação. “Além da escova, a pessoa pode usar um raspador de língua. Não há contraindicação”. Afirma Senna.

O papel da saliva
Muitas situações de mau hálito estão diretamente ligadas à salivação. “Ela pode reduzir com uso de medicamentos”, aponta Senna. Ele cita os remédios com adstringentes, usados para alergias e contra coriza, que reduzem a produção de saliva. Lemos Jr. acrescenta os anti-hipertensivos e calmantes à lista.

Sem haver a renovação normal da saliva, o ambiente oral torna-se favorável para a proliferação de bactérias. “Uma boca saudável tem até 20% de placa bacteriana”, explica Senna. É por isso que qualquer pessoa está sujeita a acordar com mau hálito.

As bactérias se proliferam durante o sono, quando a salivação também reduz. “Mas basta acordar e fazer um bochecho com água que tudo se revolve”, garante o dentista.

A saliva também pode representar um vetor para a transmissão de bactérias e, consequentemente, para a transmissão de doenças orais.

“É por isso que pedimos aos pais que não provem a comida dos filhos pequenos na mesma colher”, explica Senna. Seguindo a mesma lógica, beijos também são perigosos.

Entre as soluções caseiras contra mau hálito, o dentista recomenda o uso de chicletes sem açúcar. “Eles estimulam a salivação, que renova o ambiente oral e pode evitar o mau hálito”, afirma. Existem até alimentos, como nozes e castanhas, que favorecem a saúde dos dentes.

Entretanto, o dentista recomenda evitar o consumo de balas. “O pH da boca leva cerca de 50 minutos para voltar ao normal. E esse ácido vai desmineralizando os dentes”, explica. Para evitar isso, a pessoa deve beber água ou escovar os dentes depois de chupar uma bala.

A melhor prevenção do mau hálito, segundo os dentistas, é com boa higiene oral e boa hidratação, além das visitas semestrais ao consultório odontológico. Se o sintoma persistir por mais de uma semana, a pessoa pode procurar um dentista para uma avaliação mais detalhada dos hábitos e, se necessário, para investigar a relação com outras doenças.

Fonte IG

Os cuidados após extrair um dente

Medidas simples podem aliviar a dor e ainda acelerar a cicatrização

Cuidar da boca e evitar certos fatores de risco após a extração de um dente podem garantir alívio da dor e ainda acelerar a cicatrização

A Assoicação Americana de Saúde Bucal (American Dental Association) oferece as seguintes sugestões:

1) Não fume

2) Lave a boca com cuidado, evitando movimentos bruscos

3) Não utilize canudos para beber

4) Em caso de dor, use bolsas de gelo ou panos úmidos na parte externa

5) Escove bem os dentes e utiliza fio dental, com cuidado para não lesar a parte em que o dente foi extraído

Fonte IG

Limpeza dental ajuda a reduzir risco de infarto, diz estudo

Limpeza frequente reduz a inflamação provocada pela proliferação de bactérias, protegendo de doenças cardiovasculares

Limpar os dentes regularmente não só garante um sorriso brilhante, mas também ajuda a reduzir os riscos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC), revelou estudo publicado este domingo durante encontro anual da American Heart Association em Orlando (EUA).

Os cientistas descobriram que as pessoas cujos dentes foram limpos por dentista ou profissional tinham 24% menos riscos de sofrer um ataque do coração e 13% menos de sofrer um AVC do que aqueles que nunca fizeram limpeza dental em um dentista.

Para o estudo, realizado no hospital geral de veteranos de Taipé, em Taiwan, foram coletadas amostras de 100.000 pessoas, que foram acompanhadas por sete anos.

Os cientistas consideraram a limpeza dental frequente aquela que ocorria pelo menos duas vezes a cada dois anos ou mais, e ocasional a que ocorria uma ou menos de uma vez a cada dois anos.

A limpeza profissional dos dentes parece reduzir a inflamação provocada pela proliferação de bactérias, que pode provocar infartos e AVCs, explicou a doutora Emily (Zu-Yin) Chen, cardiologista do hospital de veteranos.

Fonte IG

Queijo é melhor que manteiga, diz pesquisa

Produto seria menos nocivo para quem precisa controlar os níveis de colesterol

Os médicos e nutricionistas recomendam há muito tempo que as pessoas evitem a gordura de origem animal para reduzir o colesterol. Mas pesquisadores dinamarqueses dizem que o queijo não é tão ruim, e que provavelmente não deveria ser colocado no mesmo lugar que a manteiga.

Segundo o estudo, publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition, pessoas que comeram porções diárias de queijo durante intervalo de seis semanas apresentaram menor colesterol LDL, o colesterol "ruim", que aquelas que consumiram quantidades semelhantes de manteiga pelo mesmo período. O grupo liderado por Julie Hjerpsted, da Universidade de Copenhague, realizou a pesquisa com 50 pessoas.

A cada uma foi dada uma dieta controlada e se somou a ela uma quantidade de queijo ou manteiga diariamente. Cada participante foi comparado com ele mesmo, para ser possível acompanhar as mudanças no corpo causadas pelo consumo de alimentos.

Há vários motivos possíveis para a diferença observada. O queijo possui muito cálcio, e se demonstrou que ele aumenta a quantidade de gordura excretada pelo aparelho digestivo. Outra possível explicação é a grande quantidade de proteína no queijo e seu processo de fermentação, duas coisas que poderiam afetar a forma de digestão, comparada à manteiga.

Para Elizabeth Jackson, que é da Universidade de Michigan e não participou do estudo, a pesquisa foi bem feita, mas não muda o que os cardiologistas recomendam. "Queremos que as pessoas tenham uma dieta centrada em grãos integrais e legumes e moderada em gordura - o que inclui o queijo."

Fonte Estadão

Einstein realiza primeira cirurgia de ponte de safena por meio de um robô


A distância, cirurgião manipula braços do robô por meio de joysticks - Ernesto Rodrigues/AE
Ernesto Rodrigues/AE
A distância, cirurgião manipula braços do robô por meio de joysticks



Com apenas quatro pequenas incisões, cai o risco complicações e o tempo de recuperação

Médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, realizaram ontem a primeira cirurgia da América Latina de revascularização do miocárdio - popularmente chamada de "ponte de safena" - totalmente por meio de um robô.

Há pouco mais de um ano, a mesma equipe de cirurgiões fez a primeira troca de válvula cardíaca também totalmente robotizada - cirurgia menos complexa do que a revascularização.

O paciente operado é Alvacir Percival Silveira, de 49 anos, de Joinville (SC). Silveira sofreu um enfarte em novembro e não se recuperou com medicamentos. Passou a apresentar insuficiência coronariana - cansaço aos mínimos esforços - já que estava com uma das artérias quase totalmente comprometida. Por isso, tinha indicação cirúrgica.

A operação - que evitou um corte de 25 cm no peito do paciente - foi comandada "a distância" pelo cirurgião Robinson Poffo, que manipulou os braços do robô em um console longe do paciente, por meio de joysticks.

Também foi acompanhada pelos cirurgiões de apoio Alisson Toschi, Renato Pope e Alex Cellulare - a eles coube a missão de acompanhar o procedimento ao lado do paciente para cuidar da circulação sanguínea, monitorar as imagens e fazer a troca de pinças e fios usados pelo robô.

A cirurgia durou pouco mais de cinco horas e Silveira recebeu uma ponte de mamária - artéria que fica próxima ao coração e que foi ressecada durante o procedimento.

"Primeiro incorporamos o robô para cirurgia de troca de válvula, que é mais simples. Agora subimos mais um degrau e fomos para a revascularização. É um avanço grande", diz Poffo.

Segundo Poffo, uma das vantagens da cirurgia robótica é evitar abrir o peito do paciente, como acontece nas cirurgias tradicionais - o que aumenta o risco de infecções e torna a recuperação bem mais lenta: são dois dias na UTI, dez dias no hospital e até 60 dias para retomar as atividades.

Na cirurgia robótica, são feitas quatro pequenas incisões de 1 cm cada ao lado esquerdo do peito, por onde passam uma microcâmera, afastadores, pinças e outros instrumentos.

Sem o campo aberto, o risco de infecções cai significativamente. Além disso, há menos sangramento e complicações - já que o robô filtra possíveis tremores do cirurgião e as pinças permitem movimentos mais precisos e delicados. O paciente permanece apenas um dia na UTI, fica três dias internados e em dez dias pode retomar as atividades normalmente.

O custo de uma cirurgia robótica é cerca de 30% mais alto do que uma de peito aberto, mas, segundo Poffo, esses gastos acabam sendo minimizados, já que o paciente fica menos tempo em UTI e tem alta mais rápido.

"O custo da incorporação de novas técnicas é alto e o treinamento é longo e complexo, exige muito mais habilidade do cirurgião. Mas com o domínio da técnica, a tendência é reduzir esses valores", avalia Poffo.

Bernardo Tura, coordenador de ensino e pesquisa do Instituto Nacional de Cardiologia, vinculado ao Ministério da Saúde, diz que essa é uma tecnologia que ainda deve demorar para ser usada em saúde pública.

"Os potenciais benefícios da técnica são grandes. Mas isso exige um profissional mais preparado, um aparelho especial. Uma coisa é fazer em casos selecionados, outra é fazer de forma generalizada", pondera.

O cirurgião Januário Manuel de Souza, do Hospital Beneficência Portuguesa, tem a mesma opinião. "É uma técnica espetacular, mas ainda está muito longe de ser usada rotineiramente. Além do preço do robô ser um limitador, isso dependeria de uma equipe muito especializada. Talvez, à medida que ela for sendo feita, mais equipes se especializem e o preço caia", diz.

Hoje a mesma equipe fará mais uma revascularização por meio do robô. Desta vez, será um homem de 73 anos, de Curitiba.

Fonte Estadão