Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Acidentes domésticos: crianças precisam de atenção redobrada

No início, ainda bebês, elas ficam quase todo o tempo no colo, o que facilita o controle dos pais. Mas logo que começam a engatinhar e andar, as crianças precisam de atenção redobrada. Isso porque um ambiente doméstico pode ser perigoso para os pequenos, que não têm muito controle sobre seus movimentos e equilíbrio. Maria Amparo Gomez Descalzo, pediatra do Hospital Santa Catarina, indica os acidentes domésticos mais comuns com crianças e que levam os pais ao pronto-socorro (PS).

“Quanto menor a criança, mais acidentes podem acontecer dentro de casa. Isso porque elas estão em movimento, mas ainda não controlam sua força física nem têm muito equilíbrio. E os pais têm de prestar muita atenção, pois apesar de saberem que algo pode ser perigoso, elas não têm o discernimento para entender a extensão do perigo e são naturalmente muito curiosas”, explica a especialista.

Maria Amparo diz que os acidentes mais comuns nessa fase são as quedas, seja de pequenas alturas – de cima de cadeiras ou tropeções em desníveis dentro de casa – ou de alturas mais perigosas, como um lance de escada, por exemplo. “E o corpo delas ainda está em formação, a cabeça ainda é o membro mais pesado em relação ao resto do corpo, e normalmente elas acabam batendo em quinas – por falta de controle e reflexo para desviar – ou então, quando caem, o primeiro membro a atingir o chão é a cabeça.”

Isso deixa os pais apreensivos, pois bater a cabeça é algo potencialmente perigoso. O medo é que uma queda ou uma batida possa gerar uma concussão ou um traumatismo craniano. “É o que mais vemos no PS. Mas nem sempre é algo grave: pode gerar apenas um ‘galo’ e choro. O problema é quando há alguma alteração no comportamento da criança: se ela desmaiar, apresentar quadro de vômito ou sonolência excessiva, aí sim é preciso ficar atento”, explica a pediatra.

Além da queda, outro perigo potencial, mas com crianças um pouco mais velhas, são os objetos puxados de cima de móveis pela casa. As crianças podem ficar curiosas com algo que esteja em cima da mesa da cozinha, por exemplo, e puxar a toalha em sua direção. Caso haja algo pesado, o objeto pode cair e machucá-la. “Já tivemos caso de crianças que se machucaram ao puxarem para si uma televisão de plasma, que é mais ou menos leve, mas que tem vidro em sua composição, o que pode levar a um acidente sério”, exemplifica Maria Amparo.

Esconde-esconde
Outra situação que pode levar a acidentes secundários são as brincadeiras de esconde-esconde em cômodos da casa onde as fechaduras são automáticas (como aquelas de modelo americano) ou onde a abertura se dá apenas de um lado, como as fechaduras de banheiro. “A situação em si não é perigosa, mas caso a criança não consiga abrir por muito tempo, ela pode ficar nervosa e se machucar. Já vimos crianças que se machucaram tentando pular a janela do banheiro para tentar sair do cômodo”, exemplifica a médica.

A cozinha também é outro lugar que deve acender o sinal amarelo nos pais: alimentos e líquidos quentes em panelas, por exemplo, devem ficar fora do alcance dos pequenos. O ideal é que as crianças fiquem longe do percurso dos alimentos enquanto se prepara uma refeição: entre o fogão e a pia, ou entre a cozinha e a mesa de jantar, por exemplo.

Intoxicação e superdosagem
A curiosidade infantil também pode causar acidentes envolvendo produtos químicos ou remédios. Embalagens coloridas e chamativas são uma tentação. “Os pais estão mais atentos, mas ainda são comuns acidentes envolvendo produtos químicos e de limpeza. São acidentes muito graves, pois podem comprometer o trato digestório e, além da dor, podem deixar sequelas para o resto da vida”, alerta Maria Amparo.

Outra tentação para as crianças são os remédios. Afinal, xaropes com sabores diversos são irresistíveis e tomar apenas uma colher deixa as crianças querendo mais. Esses medicamentos são adocicados, com sabores que se assemelham ao de chicletes. Se os pais bobeiam, a criança pode arranjar um jeito de tomar todo o vidro do remédio. A superdosagem pode acarretar problemas diversos.

“E os remédios em forma de pílula devem ser trancados em lugares menos acessíveis. Crianças podem confundi-los com balas. Ou, então, por uma simples questão de querer imitar os pais, elas podem ingerir essas medicações destinadas a adultos”, explica a pediatra.

Esses remédios são fabricados em dosagens muito maiores do que seus similares infantis. É preciso que os pais fiquem atentos e controlem rigorosamente tanto o local onde estão guardados esses remédios, como a quantidade ingerida: caso esteja faltando um frasco ou algumas drágeas, por exemplo, é bom questionar a criança.”

Outras situações, apontadas por Maria Amparo, que podem gerar transtornos para a saúde das crianças ou mesmo levar a situações mais graves são:

• Engolir objetos
Esse tipo de acidente pode acontecer especialmente na fase em que as crianças estão engatinhando. “Isso é bastante comum e todo pai observa: as crianças levam tudo que pegam à boca. Peças de brinquedos e outros objetos sólidos são perigosos, pois podem ficar presos na traqueia”, diz a pediatra, que alerta para que os pais estejam sempre atentos à indicação da faixa etária dos brinquedos que estão acessíveis aos filhos.

• Balas e doces sólidos
Similar aos acidentes envolvendo objetos sólidos, as balas também podem causar acidentes e levar a complicações. “Bala, de preferência, somente as mastigáveis e preferencialmente após os 3 anos de idade”, diz.

• Redes de proteção
Os pais também devem estar atentos não somente em colocar as redes de proteção nas janelas de casa, mas também se os locais de convivência dos filhos – como a casa dos avós ou dos tios – também têm esse tipo de equipamento de segurança. As crianças habituadas a janelas protegidas podem acabar se confundindo e se envolvendo em algum acidente grave.

• Piscinas
Um minuto de desatenção de quem cuida da criança e um desastre pode ocorrer: os acidentes em piscinas podem ser extremamente graves. “Mesmo que a imersão na água ocorra por pouco tempo, pode haver diversas complicações para a saúde da criança. Nesses locais, onde há piscina por perto, os pais e cuidadores devem redobrar as atenções”.

Fonte O que eu tenho

“Neurose” com o próprio peso pode engordar de verdade

Novo estudo mostra que ficar “neurótica” (ou neurótico) com a balança pode, na verdade, engordar.

“Se achar gordo, mesmo quando não se é, pode na verdade fazer com que jovens magros engordem quando atingirem a idade adulta”, afirma Koenraad Cuypers, da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega. O estudo, publicado no periódico Journal of Obesity, foi feito com base em uma pesquisa de saúde realizada com quase 1,2 mil adolescentes entre 1995 e 1997 e refeita entre 2006 e 2008, quando esses jovens tinham entre 24 e 30 anos de idade.

Metade dos participantes mantiveram o peso considerado saudável quando atingiram a idade adulta. Mas, entre aqueles que estavam em sobrepeso, os pesquisadores encontraram uma clara diferença: 59% das meninas que atingiram o sobrepeso na idade adulta achavam que eram gordas durante a adolescência. No geral, dos adolescentes – tanto meninas, como meninos – que se achavam gordos, 78% estavam com excesso de peso. Os dados se basearam nas medidas da cintura e índice de massa corporal (IMC).

Segundo a autora, estudos similares feitos anteriormente também mostraram resultados semelhantes. Para ela, existem diferentes – e complexas – razões que podem explicar porque se achar gordo pode engordar. Uma resposta seria o estresse psicológico de tentar atingir um corpo ideal, muitas vezes irreal. “O estresse psicológico está relacionado com o ganho de peso”, afirma.

“Outra explicação pode ser que os jovens que se vêem como gordos muitas vezes mudam seus hábitos alimentares, pulam refeições, por exemplo. E sabe-se que isso pode levar à obesidade”, diz Cuypers.

Outro resultado mostrou que nem mesmo a prática de esportes (muitos adolescentes que se achavam gordos praticavam atividades físicas regularmente) compensou o efeito negativo de se perceber acima do peso.

Modelos e não “supermodelos”
Para a pesquisadora, esta dificuldade em conseguir enxergar o peso corporal real é um resultado do apelo midiático em cima de um padrão de beleza baseado em corpos, muitas vezes, excessivamente magros. E o número grande de mulheres, em relação aos homens, que se achavam gordas quando jovens e que atingiram o sobrepeso na fase adulta não surpreendeu, já que o apelo para ser magra é maior justamente para o público feminino.

“As normas sociais do que é um um corpo bonito e saudável devem mudar. Assim os jovens terão uma visão, um modelo, mais realista do que é normal. Na escola, por exemplo, deve-se conversar com as crianças sobre o que são formas normais do corpo e mostrar que todos os tipos de corpos são bonitos como são. E por último, mas não menos importante, os meios de comunicação devem deixar de enfatizar o corpo das supermodelos como ideal e perfeito, porque não é”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Fitomedicamentos no Brasil: Biodiversidade abundante, investimentos escassos

Por Luiz Francisco Pianowski

Na atual conjuntura econômica do Brasil, que não mede esforços para reverter a insistente balança comercial deficitária, soa como contrassenso a falta de incentivo e atenção dispensados à indústria de fitomedicamentos. O resultado é que, a despeito da abundância de nossa biodiversidade, a indústria nacional ainda precisa recorrer à importação de espécies, em função de regulamentações pouco adequadas à realidade, que, na prática atuam como verdadeiros bloqueios ao desenvolvimento do setor em nosso país. E a partir daí toda a cadeia acaba por ser truncada – desde a pesquisa até a produção industrial, seja qual for o laboratório em questão.

Diante desse cenário, os desafios rumo ao desenvolvimento e produção de fitomedicamentos no Brasil a nível industrial tornam-se enormes, mas mesmo assim devem ser enfrentados, em nome da diminuição das importações e da multiplicação de possibilidades para o desenvolvimento de novos produtos genuinamente nacionais, consolidando um parque industrial 100% brasileiro. E aqui vale a ressalva: sempre falamos em uso sustentável da biodiversidade para produção de fármacos nacionais.

Do ponto de vista das pesquisas, é preciso haver melhorias na jurisdição do setor. Hoje, a legislação referente ao acesso ao patrimônio genético brasileiro é imprecisa, e gera insegurança em muitos profissionais, diminuindo o interesse pelo trabalho na área. Já do ponto de vista industrial, são os processos de manejo florestal que precisam de ajustes, principalmente com relação aos empregos gerados e manutenção das florestas.

A construção de uma via industrial e tecnológica capaz de reduzir drasticamente a dependência de insumos farmacêuticos estrangeiros requer interação e diálogo entre os diversos setores da cadeia de produção: é preciso melhorias e regulamentação no manejo agrícola, certificação das plantas, fortalecimento das politicas de produção e desenvolvimento nos laboratórios, interação entre instituições públicas e privadas, e valorização, por parte do Estado, nas pesquisas e inovações.

Fonte SaudeWeb

Paranoia digital: como gerir a segurança da informação na saúde?

Por Thaia Duó

Executivos do setor discutem como melhorar a gestão da TI diante do cenário digital considerado apreensivo por hospitais e operadoras

A confidencialidade dos dados e da informação é um tema antigo e extremamente crítico para hospitais e operadoras de saúde por uma simples questão: quanto mais digital as pessoas se tornam, mais facilitam que a informação circule.

Em clima de compartilhar experiências, executivos do setor reuniram-se na IT Mídia na manhã desta quinta-feira (16/08) para debater a gestão eficaz da segurança da informação do paciente. A única certeza? Que o digital é preocupante.

Mas como pode um sistema eletrônico ser mais intrigante para a TI do que os milhares de papeis físicos empilhados nos corredores dos hospitais, por exemplo?

Essa “paranoia digital” na verdade não é reconhecida como tal pelo setor. “Não acho que seja paranoia, é questão de entendimento dos riscos associados, dos deveres, do que pode ou não fazer. E essa questão de maiores riscos está internamente, é extremamente crítico”, considera Arlen Feitosa, gerente de segurança da informação e compliance do Hospital Albert Einstein.

É muito mais do que adotar novas tecnologias, envolve conscientização dos colaboradores. O digital, segundo a advogada especializada em Direito Digital Patricia Peck gera mais rastreabilidade e contribui para o crescimento da prova jurídica em determinados casos.

“Tem riscos que eu não tenho como evitar como, por exemplo, a má conduta de um indivíduo, mas tenho como provar que não houve negligência nem conivência, o risco não é meu, não é do meu negócio. Por isso tem que conscientizar e delimitar. Wi-fi é um exemplo de algo que não é do nosso negócio, é apenas para ser benefício para o cliente, então terceiriza. Não precisa estar no seu IP”, aconselha.

Digital X Fraude
A fraude corporativa é um câncer que existe em praticamente todas as organizações. O percentual de organizações e a maneira como cada empresa é afetada variam de pesquisa para pesquisa. A Kroll Advisory, em recente trabalho, indica que 74% das companhias latinas americanas são afetadas por fraudes corporativas.

Um estudo internacional do Reino Unido mostra que quanto mais uso de papel e interferência humana no processo sempre mais risco de fraude. Patricia destaca: “Isso não quer dizer risco de vazamento”. De acordo com a especialista, o digital quando vaza gera um nível de potencialização de risco bem maior.

Para ser efetiva no combate a fraude é mandatório que a organização considere o processo de segurança da informação e que a tecnologia seja auditável.

“Precisamos que as políticas de SI sejam organismos vivos. O Metrus é um exemplo de instituição que antes de ser operadora é um fundo de pensão e por isso temos dois agentes reguladores e somos auditados, em média, sete meses ao ano”, diz Efrain Saavedra, coordenador de TI do Metrus. “A tecnologia é falível, para isso processos de auditoria e de conformidade caminham juntos e possibilitam que a segurança da informação seja das pessoas para que elas possam ser nossos auditores no dia a dia. Isso garante não muito mais que integridade.”

De fato os participantes do debate concordam de forma unânime que a paranoia digital não existe. O que está havendo é a descoberta do potencial de dano e a busca por soluções. O momento é de amadurecimento e compreensão do cenário para Klaiton Simão, gerente de TI do Hospital Samaritano de São Paulo.

Para Simão, o que deve acontecer daqui pra frente é uma adequação dos papeis em relação aos cidadãos, sociedade como um todo e ao governo, cada um entendendo melhor qual seu papel e suas responsabilidades.

“Minha percepção como cidadão é que há uma leniência por parte do judiciário em relação a crimes virtuais. Falta uma legislação firme que represente efetivamente uma preocupação por infrator. Hoje o violador esta se sentindo tranquilo e seguro para praticar seja lá o que for, porque na pior das hipóteses ele vai ter que morrer com algumas cestas básicas”, conclui.

Cenário
A verdade é que alguns anos atrás quando se falava de prontuário eletrônico havia receio se aquele dado uma vez informado podia ser alterado. Sempre havia esse temor, de acordo com Claudio Giuliano, da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

“Naquele momento, essa era uma paranoia com certo sentido, que poderia acontecer. Uma norma que o CFM criou é evitar que isso pudesse acontecer que hj é requisito de segurança obrigatório. Por outro lado ainda há uma grandíssima quantidade de prontuário médico em vários lugares. Em consultórios é ainda pior o cenário. Eles não usam banco de dados ou usam um muito simples. Isso gerou certa paranoia justificada sobre esse assunto, com advento da Internet e popularização da mídia social”, conta Giulliano. “A paranoia é sim um fato real. Existe o poder danoso de uma informação ser popularizada”, considera.

Milton Alves, diretor de TI e facilities do Hospital Infantil Sabará, também presente no debate, conclui: “A responsabilidade nossa é muito maior, pois estamos herdando a responsabilidade que os hospitais durante séculos deveriam ter resolvidos para não chegarmos nesse momento paranoico.”

Fonte SaudeWeb

Abimo: 110 empresas são impactadas pela greve da Anvisa

Por volta de 87% de seus associados declaram estar enfrentando problemas em aeroportos e 46% declaram estar enfrentando problemas em portos

O setor de equipamentos médicos e odontológicos sofre grandes impactos devido à greve dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que completou um mês nesta quinta-feira (16).

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), das 400 empresas ligadas à entidade, 110 já foram afetadas, pois cerca de 50% dos materiais utilizados pelo setor é importado. Por volta de 87% de seus associados declaram estar enfrentando problemas em aeroportos e 46% declaram estar enfrentando problemas em portos.

Em função dos problemas apresentados, a Abimo impetrou mandado de segurança visando à liberação dos insumos e matérias-primas indevidamente retidos, bem como à licença antecipada de importação. “O direito de greve é constitucionalmente previsto, mas não pode atingir os serviços essenciais, tais como os prestados pela Anvisa claramente presta, sendo sua paralisação prejudicial ao sistema de saúde do país como um todo”, afirmou, em nota, a Abimo.

A RDC 43/2012, expedida com o objetivo de minimizar os malefícios da greve, prevê a licença antecipada de importação, caso não haja análise da Agência no prazo de cinco dias. Essa licença preliminar não permite a distribuição ou utilização desses produtos no mercado, porém garante melhores condições de armazenamento.

Entretanto, segundo a Associação, a Anvisa não cumpre essa determinação. “Muitos produtos encontram-se barrados nos portos e aeroportos e armazenados sem o devido cuidado pela agência. O não atendimento dessa RDC atinge enormes proporções, de modo que o mandado de segurança impetrado tem como um dos pedidos o mero cumprimento dessa medida”.

A medida judicial tem também como objeto a liberação dos produtos que independem de inspeção da vigilância sanitária, tais como insumos e matérias-primas.

Um quarto das associadas à Abimo mantém contratos com o poder público. A Abimo informou, ainda, que em contratos deste tipo, o descumprimento por parte dos particulares é punível de forma bastante grave. “A grande preocupação reside no fato de que, nestes contratos, não importa se existe realmente culpa por parte da empresa contratada: o simples não cumprimento gera a rescisão contratual, mesmo se este descumprimento tiver origem na falha da Anvisa. Dessas empresas, várias têm como fonte majoritária de recursos a celebração de contratos públicos e a perda desses contratos pode representar, portanto, um retrocesso no setor”, diz Abimo, em nota.

“A indústria de equipamentos para hospitais e laboratórios no país tem uma boa parte de pequenos produtores, que sentem com mais força o impacto da paralisação das exportações e importações”, diz o vice-presidente da Abimo, Paulo Henrique Fraccaro.

De acordo com Fraccaro, se a greve fosse encerrada hoje, o que não parece provável, ainda assim seriam necessárias de 3 a 5 semanas para a normalização das atividades.

Números consolidados dos associados a Abimo:
  • 84% afirmam que a greve está prejudicando as importações,
  • 72% está prejudicando as vendas internas,
  • 39% está prejudicando a produção local,
  • 29% está prejudicando a produção fique parcialmente parada e
  • 24% está prejudicando as exportações
  • 87% declaram estar enfrentando problemas em aeroportos
  • 46% declaram estar enfrentando problemas em portos

Fonte SaudeWeb

Remédios antigos: Emistin

  

“CADE não atende interesse dos médicos”, diz Fenam

Entidade afirma que o termo apresentado na última semana fere prerrogativas do movimento médico e sindical, uma vez que estes são legitimados a organizarem lutas na busca de uma remuneração justa

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM), após consultar o setor jurídico e o núcleo executivo da entidade, entendeu que o termo de acordo proposto pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, não atende aos interesses do movimento médico.

A FENAM tem participado, junto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB), ativamente das negociações na tentativa de suspender uma série de processos judiciais movidos contra as entidades médicas, após mobilização nacional organizada contra planos de saúde no último ano.

Entretanto, a FENAM afirmou, em comunicado, que o termo apresentado na última semana fere prerrogativas do movimento médico e sindical, “uma vez que estes são legitimados a organizarem lutas na busca de uma remuneração justa e de condições de trabalho dignas ao profissional”.

O termo, de acordo com a presidência da FENAM, ainda precisa avançar para que de fato seja assinado pela entidade. A entidade afirma ainda que está disposta a continuar nas negociações com o CADE e apresentará ressalvas ao termo, na tentativa da elaboração de um documento adequado para as partes.

Fonte SaudeWeb

Teuto/Pfizer firma parceria com IMS Health

Acordo com multinacional, especializada em fornecer informações sobre o setor farmacêutico, auxiliará no desempenho da força de vendas da companhia ao prover dados de mercado

Com investimentos constantes em inovações tecnológicas e de mercado, o Laboratório Teuto/Pfizer firmou parceria com o IMS Health, companhia multinacional especializada em fornecer informações, serviços e tecnologia para o setor de saúde. O acordo tem por objetivo disponibilizar para a companhia a ferramenta de ED (Estudo de Distribuição), que permite a obtenção de dados do mercado.

“Desta forma, iremos melhorar a atuação da nossa força de vendas no que diz respeito ao número de colaboradores, setorização e nas ações”, afirma a gerente comercial do Teuto, Patrícia Calixto. Segundo ela, o acordo é um meio de proximidade entre a empresa e o ponto de venda.

Para a gerente, nas próximas etapas, a parceria servirá para auxiliar na dinamização do televendas. “Faremos um grande investimento, contrataremos novos funcionários para oferecer nossos produtos por telefone. A ferramenta nos ajudará a definir quais clientes serão atendidos por meio de visitas do vendedor, com suporte do televendas, e quais serão atendidos exclusivamente por telefone”, destaca Patrícia.

Os dados enviados pelo instituto serão adaptados para auxiliar nas estratégias comerciais. “O que muda, com o acordo, é que conseguiremos ver o comportamento do mercado e da concorrência de forma mais efetiva, com informações seguras e confiáveis”, afirma o gerente externo de vendas do Teuto, Paulo Roberto.

Fonte SaudeWeb

Concurso Prefeitura de Monte Santo de Minas (MG)

Serão reabertas a partir do dia 20 de julho as inscrições para o concurso público n° 001/2011 da prefeitura de Monte Santo de Minas, Estado de Minas Gerais. Serão selecionados 147 novos servidores de níveis fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 7.771,73 e carga horária de 20, 24 e 40 horas semanais.

Será reservada 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos: Vigilante Epidemiológico, Técnico Financeiro, Técnico em Vigilância Sanitária, Técnico em Informática, Auxiliar de Enfermagem, Supervisor Educacional, Recepcionista, Psicólogo, Professor, Orientador Educacional, Coveiro, Nutricionista, Motorista, Médico, Jardineiro, Inspetor Epidemiológico, Inspetor de Alunos, Guarda, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Obras e Serviços Urbanos, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Contador, Cirurgião Dentista, Bibliotecário, Auxiliar de Obras e Saneamento, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Monitor, entre outros.

Os interessados deverão se inscrever do dia 20 de julho a 20 de agosto de 2012 no site www.seapconcursos.com.br.

A prova objetiva será realizada na data provável de 25 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados na Prefeitura de Monte Santo de Minas e no site www.seapconcursos.com.br, a partir do dia 17 de outubro de 2012. O gabarito oficial será divulgado, provavelmente, no dia 26 de novembro de 2012.

Os títulos/certificados autenticados deverão ser entregues em envelope lacrado no ato da inscrição ou encaminhados via Correios por SEDEX ou carta registrada com AR, para o endereço da empresa realizadora deste certame: Seap – Concurso Público Monte Santo de Minas – Prova de Títulos - Rua Tupis 485 – Sala 114, Centro, Belo Horizonte – MG, CEP 30190-060, nome do candidato, n° de inscrição.

O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração pública.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Ponto Chique - MG

A Prefeitura de Ponto Chique, Estado de Minas Gerais, lançou edital para realização de concurso público. Estão sendo disponibilizadas 272 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 4.000,00, por jornada de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Públicos, Gari, Condutor de Veículos ( I e II), Condutor de Máquinas (I e II), Oficial de Serviços Públicos (Bombeiro, Carpinteiro, Eletricista Predial, Pedreiro e Soldador), Servente Escolar, Agente Administrativo, Assistente de Serviços de Saúde e demais cargos.

As inscrições foram reabertas e serão efetivadas somente pela internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, no período de 13 de agosto a 11 de setembro de 2012. Quem necessitar também poderá efetuar a inscrição pelo computador disponível no Posto de Atendimento e na Recepção da Unimontes/Cotec.

A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 180,00, de acordo com o cargo desejado.

As Provas de Múltipla Escolha serão aplicadas em Ponto Chique-MG, na data provável de 21 de outubro de 2012. As provas terão duração de 3 (três) horas, estando incluído nesse tempo o preenchimento da Folha de Respostas. O endereço do local de provas será divulgado na internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, a partir do dia 15 de outubro de 2012.

O Gabarito Oficial das Provas de Múltipla Escolha será divulgado até 12 (doze) horas após o encerramento dessas provas.

O prazo de validade do Concurso Público é de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santa Cruz de Minas - MG

A Prefeitura de Santa Cruz de Minas, Estado de Minas Gerais, divulgou edital de concurso público para o provimento de cargos de nível superior nas áreas de saúde, contabilidade e educação. Ao todo, são disponibilizadas 10 vagas distribuídas entre as funções de Contador, Farmacêutico Bioquímico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral - PSF, Médico Ginecologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Prof. Educação Basica Séries Finais e Professor de Informática.

Além do curso superior, o edital estabelece que os candidatos devam possuir registro da especialidade nos respectivos conselhos de cada classe que assim o exige. A remuneração oferecida oscila entre as cifras de R$ 1.079,27 a R$ 2.798,34, com exceção do cargo de Professor educação básica, que tem o vencimento baseado em hora/aula no valor de R$ 14.64.

Inscrições
As inscrições poderão ser efetuadas de 13 de agosto até o dia 13 de setembro de 2012 através do site www.jcmconcursos.com.br. Quem preferir se inscrever de forma presencial poderá deslocar-se ao Posto de Inscrição instalado na sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas, localizada na Praça da Liberdade, s/nº, centro, das 13h às 16h.

A taxa de inscrição oscila entre R$ 40,00 e R$ 85,00.

Provas
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório formulada com questões de múltipla escolha. As provas deverão ser realizadas, provavelmente, no dia 14 de outubro de 2012. O horário e local da realização das provas será divulgado em data oportuna.

Os gabaritos serão divulgados no dia 15 de outubro de 2012 no mural na sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas e no site da organizadora: www.jcmconcursos.com.br.

A validade deste concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogada por igual período, uma única vez.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santa Helena de Minas - MG

Sob a responsabilidade da empresa Ágora Consultoria Ltda, a Prefeitura de Santa Helena de Minas (Minas Gerais), lançou edital nº 01/2012 de concurso público para provimento de 40 vagas. As oportunidades serão distribuídas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com oferta salarial que varia entre R$ 622,00 e R$ 7.000,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Advogado, Agente de Saúde Comunitário Zona Urbana, Agente de Saúde Comunitário Zona Rural, Assistente Social, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Limpeza Pública, Auxiliar de Registro e Pagamento de Pessoal, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Divisão, Digitador, Encarregado de Obras, Encarregado Registro Escolar, Enfermeiro e demais cargos.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 02 a 22 de outubro de 2012, pela internet, no site www.agoraconsultoria.srv.br, ou presencialmente, na Biblioteca Pública Municipal, situada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 445, Centro de Santa Helena de Minas, exceto aos sábados, domingos e feriados, das 08 às 16 horas, não havendo atendimento fora do horário estabelecido.

A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente no dia 11 de novembro de 2012. Os locais e horários serão divulgados na Prefeitura Municipal de Santa Helena de Minas e no site www.agoraconsultoria.srv.br. Para alguns cargos, as provas objetivas poderão ser antecipadas para o dia 10 de novembro de 2012 a critério da Prefeitura Municipal.

Os Gabaritos Oficiais das Provas Objetivas serão divulgados no dia 11 de novembro de 2012 e o Concurso Público tem validade de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santa Rita do Ituêto - MG

A Prefeitura de Santa Rita do Ituêto, em Minas Gerais, através da empresa Máxima Auditores, publicou edital de concurso público destinado ao preenchimento de 93 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 622,00 a R$ 6.997,35 em jornada de 20, 25, 30 e 40 horas semanais.

Cargos
- Ensino Superior: Assistente Social, Auxiliar de Clínica Odontológica, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro de Ambulatório, Enfermeiro ESF, Engenheiro, Farmacêutico, Médico Ambulatório, Médico ESF, Nutricionista, Odontólogo Ambulatório, Odontólogo ESF, Professor do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Professor do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano na disciplina de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática, Psicólogo e Supervisor Escolar;

- Ensino Médio: Agente Administrativo de Unidade Básica de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Secretaria, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho e Motorista;

- Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Mecânico, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro e Telefonista.

Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser efetuadas entre às 8h do dia 3 de setembro até às 23h59 do dia 7 de outubro de 2012, através do site www.maximaauditores.com.br. As taxas variam de R$ 31,00 a R$ 120,00.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão se inscrever diretamente da Prefeitura Municipal, localizada na avenida Antônio Berçan, nº. 59, centro, Santa Rita do Ituêto, das 13h às 16h.

Provas, Gabaritos e Validade
O certame será realizado por meio de provas objetivas para todos, prevista para ser aplicada no dia 21 de outubro de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados posteriormente. Além disso, haverá prova prática para Eletricista, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas e Pedreiro e prova de títulos para as funções de nível superior. O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.

O concurso terá a validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São João do Oriente (MG)

A Prefeitura de São João do Oriente, município mineiro localizado a 270 km de Belo Horizonte, abriu concurso público com a finalidade de preencher 33 vagas. As oportunidades contemplam candidatos do ensino fundamental até o superior.

Cargos: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Adminstrativo, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Coordenador do Cras, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Especialista em Educação, Fiscal de Tributos, Gari, Médico, Motorista, Odontólogo, Operador de Máqinas Pesadas, Psicólogo, Secretária Escolar, Vigia e Zelador da Praça de Esportes.

O salário oferecido varia de R$ 622,00 a R$ 5.500,00, para uma jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Inscrição: Os interessados deverão se inscrever do dia 19 de setembro de 18 de outubro de 2012, na sede da Prefeitura de São João do Oriente, situada à Praça 1º de março, nº 46, Centro, CEP 35146-000, São João do Oriente/MG ou através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 85,00 de acordo com o cargo desejado.

Provas: As provas objetivas e práticas estão previstas para 25 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 19 de novembro de 2012. O gabarito da prova objetiva será divulgado na data provável de 27 de novembro de 2012.

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São Miguel do Anta - MG

A prefeitura do Município de São Miguel do Anta, Estado das Minas Gerais, lançou edital nº 002/2012 de concurso público para provimento de cargos vagos e formação de cadastro reserva. São 45 oportunidades disponíveis, que podem contemplar candidatos do ensino fundamental, médio ou superior.

A remuneração oscila entre as cifras de R$ 622,00 a R$ 2.362,69 para jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Cargos:
Auxiliar de Serviços Gerais, Operário, Oficial de Manutenção e Serviços, Motorista, Agente Sanitário, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Administração, Agente Cultural e de Turismo, Técnico em Farmácia, Assistente Social, Contador, Enfermeiro Plantonista, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Nutricionista, Professor de educação Básica - Nível II, Professor de Educação Física, Professor de Informática, Supervisor Pedagógico, Técnico em Planejamento Educacional, Técnico Superior em Informática, Técnico Superior em Agricultura e Meio Ambiente, Médico Pediatra, Médico Ginecologista Obstetra, Psicólogo e Enfermeiro.

Inscrições:
A inscrição será recebida, exclusivamente, via internet no site da empresa Libertas (www.libertas-mg.com.br), no período de 18 de julho a 18 de outubro de 2012. O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer diretamente na Sede da Prefeitura Municipal, localizado na Rua São José, 730, Centro, São Miguel do Anta, no horário de 08:00 ás 11:30 e 12:30 às 16:30 de segunda a sexta-feira.

As taxas variam de R$ 38,00 a R$ 130,00 e deverá ser paga até o seu vencimento.

Provas:
A Prova Escrita de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, será realizada na data prevista 25 de novembro de 2012. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horários de provas, serão divulgados até o dia 21 de novembro de 2012.

As provas práticas serão realizadas em horários e locais a serem divulgados. O gabarito oficial das Provas de Múltipla Escolha será afixado no quadro oficial de avisos da Prefeitura Municipal no dia útil seguinte à realização das mesmas, e será divulgado no site www.libertas­mg.com.br, após às 12:00h.

Validade:
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São Sebastião da Vargem Alegre - MG

O município de São Sebastião da Vargem Alegre, Estado de Minas Gerais, lançou edital n° 001/2012 de concurso público de Provas e Títulos para provimento de 38 vagas dos cargos do Quadro Permanente da Prefeitura Municipal. O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda.

Haverá oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 2.857,66, por carga horária de 20 a 40h semanais. Dez por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.

Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Costureira, Coveiro, Eletricista, Enfermeiro Hospitalar, Farmacêutico e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições, nos valores de R$ 40,00 a R$ 100,00, serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br, das 09:00 h do dia 03 de setembro até o dia 03 de outubro de 2012, às 20:00 h.

Os candidatos interessados no certame, que não tiverem acesso à Internet, poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados pela Prefeitura Municipal de São Sebastião da Vargem Alegre, situado a Av. Afonso Alves Pereira, 76 – Centro – São Sebastião da Vargem Alegre exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo, no horário de 09 às 16 h.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 11 de novembro de 2012. A divulgação das homologações das inscrições, locais e horários das Provas Objetivas na Prefeitura Municipal de São Sebastião da Vargem Alegre e no site www.seapconcursos.com.br. O gabarito será publicado na data prevista de 12 de novembro de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Senador Cortes - MG

Foi divulgado edital para realização do concurso público da Prefeitura de Senador Cortes, Estado de Minas Gerais. O concurso será realizado através da empresa ECAP - Consultoria Ltda e a oferta é de 114 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade com salários variados entre R$ 545,00 a R$ 4.466,72.

A carga horária dos efetivados poderá ser de 08 a 40h semanais, lembrando que cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado, desprezadas as frações, ficam reservados às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos
Agente Comunitário de saúde, atendente de consultório odontológico, auxiliar de enfermagem, técnico em enfermagem, enfermeiro, médico, odontólogo, agente de combate a epidemiologia, farmacêutico/bioquímico, fonoaudiólogo, auxiliar de serviços escolares, secretário escolar, professor, pedreiro, auxiliar de pedreiro, motorista, operário, agente de limpeza, auxiliar de mecânico, auxiliar de serviços internos e externos, operador de máquina leve e pesada, sepultador, agente administrativo, assessor de informática, técnico em agropecuária, assistente social e advogado.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições presenciais no período de 01 de agosto a 01 de setembro de 2012, exceto aos sábados, domingos e feriados, das 13h00min às 16h00min, na sede da Prefeitura Municipal, na Avenida Antonio de Souza Rabelo, 179, Centro, Senador Cortes - MG ou através do site www.ecapconsultoria.com.br.

O cartão definitivo de inscrição será entregue ao candidato ou a seu procurador, a partir do dia 27 de setembro de 2012, das 13h00min às 16h00min, na sede da Prefeitura Municipal, situada na Avenida Antonio de Souza Rabelo, 179, Centro, Senador Cortes - MG ou através do site da ECAP.

Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 54,50, 55,98 e 59,62;
Nível médio: R$ 44,76, 54,50, 55,98, 59,62, 65,00 e 78,63;
Nível superior: R$ 44,76, 67,14, 71,62, 89,52, 98,47, 126,85, 148,96, 163,24, 173,85, 216,54, 243,00, 270,71 e 446,67.

Provas objetiva e de títulos
A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, em local e horário que serão estipulados no cartão definitivo de inscrição, que o candidato retirará no site da organizadora.

Os gabaritos preliminares da prova objetiva de múltipla escolha serão divulgados a partir do dia 28 de outubro de 2012.

Os títulos acadêmicos deverão ser entregues após resultado das provas objetivas, no período de 05 a 06 de dezembro de 2012, somente pelos candidatos classificados, na sede da Prefeitura, na Avenida Antonio de Souza Rabelo, 179, Centro, Senador Cortes - MG, das 13 às 16 horas, ou pelos correios no endereço acima, com data de postagem até o dia 06 de dezembro de 2012.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Senhora de Oliveira - MG

Encontra-se aberto o concurso público para preenchimento de vagas no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Senhora de Oliveira, Estado das Minas Gerais. O edital que rege este concurso é o de número 001/2012 e os interessados poderão se inscrever entre os dias 23 de julho a 22 de agosto de 2012, na sede da prefeitura de Senhora Oliveira, situada à Praça São Sebastião, nº 26, Centro. Pela internet o endereço de inscrições é www.rumocertoservicos.com.br.

O concurso acontece sob a responsabilidade da empresa Rumo Certo Serviços, tendo validade de dois anos, e oferece 55 vagas nos níveis fundamental, médio/técnico e superior. Vale ressaltar que destas 55 chances, 05 destinam-se a pessoas portadoras de deficiência.

Os cargos são para Operador de UTC, Auxiliar de Obras e Serviços, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Administração, Guarda Patrimonial, Motorista, Controlador Interno, Técnico em Enfermagem, Professor Municipal I, com remuneração de até R$ 1.250,00. A taxa de participação varia entre R$18,00 e R$ 35,00.

As provas objetivas serão realizadas no dia 21 de outubro de 2012, em local e horário a ser divulgado em data posterior. Os gabaritos serão publicados no primeiro dia útil após a aplicação das provas.

Terminada a avaliação das provas serão divulgadas as notas da classificação final, ficando a Prefeitura apta a convocar os aprovados para a comprovação dos requisitos e realização dos Exames Médicos Admissionais. A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Tabuleiro - MG

No município de Tabuleiro, Estado de Minas Gerais, a Prefeitura lançou edital n° 001/2012 de concurso público de provas e títulos para provimento de 89 vagas nos cargos do Quadro Permanente. O concurso será executado pela empresa Imperial Assessoria Consultoria e Concursos Ltda.

Haverá vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 5.510,24, em carga horária de 25 a 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Coordenação, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais da Educação, Assistente Social, Agente de Prevenção e Combate á Endemias, Auxiliar de Serviço Público, Auxiliar de Obras, Dentista, Enfermeiro e demais cargos.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no endereço www.imperialconcursos.com.br, de 09:00 hs do dia 03 de setembro às 19 hs do dia 03 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 200,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos

As provas eliminatórias objetivas serão realizadas no Município de Tabuleiro, na data prevista de 21 de outubro de 2012, em horário e local a serem divulgados posteriormente pela empresa Organizadora através do endereço eletrônico www.imperialconcursos.com.br, bem como no quadro de avisos da Prefeitura, conforme Cronograma do Concurso.

O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.

Validade
O concurso público terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Tapira - MG

A Prefeitura de Tapira, Estado de Minas Gerais, lançou edital n° 001/2012 de concurso público para provimento de 292 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 1.430,00 e a carga horária de 20 a 40 horas semanais. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda, tendo duração inicial de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final.

Cargos
As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Assistente de Administração I e II, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços, Carpinteiro, Coordenador Escolar, Desenhista, Eletricista, Encanador, Fiscal de Obras, Fiscal Tributário, Gari e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br - das 09:00 h do dia 24 de agosto até o dia 24 de setembro de 2012, às 20:00 h. As taxas variam de R$ 13,00 a R$ 25,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na data prevista de 28 de outubro de 2012, em locais e horários a serem divulgados no dia 22 de outubro de 2012, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.seapconcursos.com.br. O gabarito será publicado na data prevista de 29 de outubro de 2012.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Umburatiba (MG)

A Prefeitura de Umburatiba, Estado de Minas Gerais, publicou edital n° 001/2012 de concurso público de provas objetivas e práticas destinado ao provimento efetivo de 74 vagas. O concurso será executado através da empresa TR Assessoria Pública Ltda.

Serão distribuídas várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.400,00 em carga horária de 18 a 40 horas semanais. Cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.

Cargos
As vagas são para os cargos de agente administrativo, assistente social, auxiliar de secretaria, auxiliar serviço público, enfermeiro, mecânico, motorista, nutricionista, operador de maquinas leve, operador de maquinas leve, patrolero, pedreiro, professor e técnico de enfermagem.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio de acesso ao site www.trconcursos.com.br, entre os dias 28 de agosto e 26 de setembro de 2012. A Empresa Organizadora - MG também disponibilizará funcionário e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições na sede da Prefeitura Municipal de Umburatiba, situada Praça Tancredo Neves - Nº 219 - Centro, no horário de 08:00 às 13:00h.

As taxas variam de R$ 42,00 a R$ 72,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 21 de outubro de 2012, às 09:00 nas Escolas Municipais e/ou Estaduais da sede do Município, conforme Edital de Convocação. O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal).

Edital / Publicações

Concurso SAMU Macro Norte - MG 2012: Edital e Inscrição

Através da Comissão Técnica de Concursos da Universidade Estadual de Montes Claros, foi lançado o edital nº 01/2012 que dispõe sobre o concurso público para o provimento de cargos efetivos no SAMU Macro Norte.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN), disponibiliza 570 vagas para candidatos nos níveis fundamental, médio e superior para atuar no quadro de pessoal do atendimento pré-hospitalar do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192 – Macro Norte).

Os vencimentos iniciais variam entre as cifras de R$ 713,88 a R$ 4.250,00, sendo os contratos no regime celetista. Serão 194 vagas para o cargo de Condutor Socorrista, 74 para Médico, 42 para Enfermeiro, 240 para Técnico em Enfermagem e 20 para Técnico Administrativo. Destas 570 vagas, 29 reservam-se para pessoas portadoras de deficiência. A jornada de trabalho será de 120 a 200 horas mensal.

As vagas destinam-se para os municípios de Berizal, Bocaiúva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Capitão Enéas, Coração de Jesus, Cristália, Espinosa, Francisco Dumont, Francisco Sá, Gameleiras, Ibiaí, Itacambira, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Mato Verde, Manga, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Montes Claros, Montezuma, Pintópolis, Pirapora, Ponto Chique, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João da Ponte, São Francisco, são João do Paraíso, São Romão, Taboeiras, Várzea da Palma e Varzelândia.

Inscrições:
Para concorrer a alguma destas vagas o candidato deverá inscrever-se até o dia 17 de agosto de 2012. O site para efetuar a inscrição é o www.cotec.unimontes.br.

Provas:
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, a se realizar em data a ser informada no site da organizadora a partir do dia 17 de setembro de 2012. No edital a ser divulgado nesta data será divulgado o local, horário e data exata em que as provas objetivas serão aplicadas.

Validade:
A validade deste concurso do Cisrun será de dois anos, contados a partir da data de homologação, sendo que poderá sofrer prorrogação, por igual período e uma única vez.

Edital / Publicações

SEDS - MG lança edital de processo seletivo

Está aberto o Processo Seletivo da Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, que tem o objetivo de preencher vagas e formar reservas em cargos de níveis médio e superior. O vencimento inicial para os cargos de nível médio é de R$ R$ 982,33 e para os cargos de nível superior R$ 1.954,67. Confira o edital.

Cargos
As oportunidades são para lotação na Unidade Prisional situada no município de Araxá, em jornadas de 30 a 40 horas, nos cargos de: Agente de Segurança Penitenciário (Feminino e Masculino), Assistente Executivo de Defesa Social nas funções de Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo (nível médio), Analista Executivo de Defesa Social nas funções de Analista Técnico Jurídico, Dentista, Psicólogo, Enfermeiro, Assistente Social, Pedagogo e Médico Clínico Geral (nível superior).

Inscrições
O período para a realização das inscrições é até 20 de agosto de 2012, por intermédio do seguinte endereço eletrônico: www.seds.mg.gov.br. Na página eletônica estará disponível a ficha de inscrição, que deverá ser salva e impressa para envio - junto com os documentos necessários - ao seguinte endereço:

Diretoria de Recrutamento e Seleção/SRHU - Cidade -Administrativa, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/N, Bairro Serra Verde - Belo Horizonte- Minas Gerais - EDIFÍCIO MINAS, 5º andar - CEP: 31.630-900 - Horário: de 09: 00h às 12: 00h e de 13: 00h às 16: 00 h. Setor de Recrutamento - Procurar por: Eunice/Guilherme/Marli/Luciana. Em ARAXÁ/MG Avenida Tenente Coronel Hermenegildo Magalhães, 55 - Bairro Orozino Teixeira - CEP 38.181-531 - Araxá / MG - Horário: de 09: 00h às 12: 00h e de 13: 00h às 16: 00 h.

Seleção
A seleção será através de análise de Currículos, Avaliação Psicológica e Investigação Social.

Os candidatos aprovados no Processo Seletivo serão convocados por ordem decrescente da pontuação final obtida neste processo, conforme Lista de Aprovados, divulgada no sítio eletrônico da SEDS www.seds.mg.gov.br e no Órgão Oficial de Imprensa do Estado de Minas Gerais.

Validade
O prazo de validade do processo será de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

UFMG publica edital de processo seletivo

Foi publicado edital de concurso público 416/2012 da Universidade Federal de Minas Gerais destinado ao provimento de 01 vaga docente para Titular na Escola de Enfermagem.

O profissional contratado atuará junto ao Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública em jornadas semanais de 40h, sob regime de Dedicação Exclusiva, e salário inicial de R$ 12.225,25.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 08 de dezembro de 2012, na Secretaria Geral da Escola de Enfermagem Av. Alfredo Balena, 190 - sala 215 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG - CEP 30130-100. A taxa é de R$ 305,63.

Todos os participantes serão submetidos a prova de títulos, arguição de memorial e apresentação de seminário entre 60 e 120 dias.

UFU - MG abre processo seletivo

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo n° 079/2012 com o objetivo de contratar 01 Professor para atender à demanda do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

A oportunidade será para atuar junto ao Instituto de Geografia na área de Saúde Ambiental e Vigilância em Saúde em jornadas semanais de 40h e com remuneração de R$ 3.137,18 para Mestres e/ou de R$ 4.472,00 para Doutores.

As inscrições, no valor de R$ R$ 60,00, serão feitas na Secretaria do Instituto de Geografia, no Bloco 1H, na Sala 18-A, no Campus Santa Mônica, situado na Av. João Naves de Ávila, nº 2121 - Bairro Santa Mônica em Uberlândia/MG - CEP 38408-144, no período de 03 a 17 de setembro de 2012, das 9h às 11h e das 14hs às 16hs, em dias úteis.

O prazo de validade do certame será de 1 ano, prorrogável por igual período, no interesse da Universidade. Os casos omissos serão resolvidos pelo Reitor.

SECTEC - GO abre processo seletivo

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado que visa a contratação temporária de professores e apoios administrativos para o programa Bolsa Futuro, desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás - SECTEC. No total são 554 vagas para desempenhar funções de tutor, conteudista, professor de línguas, técnico de informática, auxiliar de serviços gerais e agente administrativo técnico. As remunerações vão de R$ 622,00 a R$ 1.137,77, com 40 horas semanais de trabalho.

Para se inscrever o candidato deve acessar os sites www.segplan.go.gov.br ou www.sectec.go.gov.br, preencher a ficha de inscrição e entregar pessoalmente, ou por procuração com firma reconhecida em cartório, no município para a vaga que o candidato vai concorrer, nos endereços divulgados no Anexo VII do Edital.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 22 de agosto de 2012.

A prova será realizada provavelmente no dia 26 de agosto de 2012, em local e horário a serem divulgados no www.segplan.go.gov.br e www.sectec.go.gov.br. Os candidatos serão selecionados de acordo com uma prova objetiva de conhecimentos gerais que será aplicada no município para o qual o candidatos se inscreveu.

O gabarito oficial será publicado no site: segplan.go.gov.br e sectec.go.gov.br, até 24 Horas após a realização da prova. O prazo de contratação será de 01 ano, a contar da data da assinatura do contrato.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cândido Godói - RS

Com a finalidade de preencher 10 vagas, a Prefeitura de Cândido Godói, cidade localizada a 522 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio/magistério e superior.

A seleção oferece salário que varia entre R$ 533,14 a R$ 4.265,10, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Médico, Monitora de Creche, Agente de Endemias, Operador de Máquina, Pedreiro e Operário.

Inscrição

As inscrições serão realizadas somente pelo site www.unijui.edu.br/asc, até às 23h59min do dia 19 de agosto de 2012.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 48,00;
Nível médio: R$ 64,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Prova

O concurso constará de prova escrita, títulos e prática.

A prova escrita será realizada na data provável de 16 de setembro de 2012 no Instituto Estadual Cristo Redentor, situado na rua Liberato Salzano, 497, na cidade de Cândido Godói/RS, com início às 9 horas e término às 12 horas.

O gabarito será disponibilizado no site oficial da entidade organizadora - www.unijui.edu.br/asc e da Prefeitura - www.candidogodoi.rs.gov.br, a partir do dia 17 de setembro de 2012.

A entrega dos títulos será realizada entre os dias 22 e 24 de outubro de 2012, na Rua Liberato Salzano, 387, Cândido Godói/RS, CEP: 98970-000.

A prova prática está prevista para 27 de outubro de 2012, em local e horário que serão divulgados por jornal de circulação local, no quadro de publicações da Prefeitura Municipal e pelos sites www.candidogodoi.rs.gov.br e www.unijui.edu.br/asc.

A divulgação das notas das provas práticas e dos títulos está prevista para o dia 09 de novembro de 2012.

Validade

O concurso será válido por 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

FSNH de Novo Hamburgo abre processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital Nº. 06/2012 de processo seletivo para contratação temporária de profissionais Médicos. São ofertadas 34 vagas de nível superior, com salário de até R$ 10.964,42.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 20 de agosto de 2012, exclusivamente pelo site: www.fsnh.net.br.

O processo seletivo será constituído de análise de títulos.

Os resultados serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo - www.fsnh.net.br.

O processo seletivo será válido por até 12 meses, podendo ser renovado por período menor ou igual.

Cirurgia remove cisto do tamanho de um melão do rosto de bebê

Durante a operação, a menina recebeu 55 litros de sangue

Mia Molyneux, de Cheshire, Inglaterra, nasceu com um cisto do tamanho de um melão no rosto, maior que sua cabeça.

Durante a gravidez de Michaela, de 20 anos, os médicos descobriram que o bebê tinha uma má formação venosa linfática – ou seja, um desenvolvimento anormal dos vasos linfáticos que drenam os fluídos dos tecidos.

Esse problema acaba provocando um inchaço localizado, muitas vezes com cistos, segundo o site Daily Mail. Sua mãe disse:

— Eu estava absolutamente aterrorizada quando descobri que havia algo de errado com Mia.

Os médicos explicaram que seria necessário realizar um procedimento arriscado durante po parto, no qual eles iriam inserir um “ventilador” na garganta de Mia para ajudá-la a respirar.

A equipe batalhou para retirar o cisto em uma operação que durou 9 horas. Além disso, durante a cirurgia, a menina precisou receber cerca de 55 litros de sangue.

O cirurgião Adam Donne, otorrinolaringologista do hospital Alder Hey, disse:

— Esse foi um caso extremamente difícil e raro, pois a condição de Mia era crítica. A lesão era muito delicada e havia muito sangramento.

Após 20 semanas em recuperação, Mia saiu da UTI e pode voltar para casa.

Fonte R7

Ferramenta monitora resposta das células ao tratamento anticâncer

Abordagem pode oferecer nova maneira de refinar tratamentos personalizados contra vários tipos de câncer

Cientistas da Vanderbilt University, nos Estados Unidos, criaram uma nova ferramenta capaz de observar a respostas das células ao tratamento anticâncer.

A abordagem, que permite visualizar o comportamento das células, pode oferecer uma maneira de refinar tratamentos personalizados contra vários tipos de câncer, prevendo a resposta do tumor a combinações de testes e terapias direcionadas a um paciente individual.

"A genética é bem compreendida, o efeito clínico é entendido e a química por trás da terapia é conhecida. Mas faltava uma peça. Acredite ou não, o que não era realmente compreendido é como as células respondem ao tratamento, o que está realmente acontecendo", afirma o autor sênior Vito Quaranta.

Pesquisas anteriores sugeriram que terapias personalizadas matam todas as células portadoras de uma mutação específica. "No entanto, mesmo se o tumor for composto inteiramente de células geneticamente idênticas, o que é improvável, uma droga não irá afetar todas as células da mesma maneira. Algumas dessas células podem morrer, algumas podem simplesmente parar de se dividir e ficar estáveis e algumas podem continuar a se dividir, mas mais lentamente", explica Quaranta.

No entanto, não existem testes atuais capazes de fornecer uma imagem precisa e detalhada do comportamento das células para entender a resposta do tumor às drogas.

Agora, os investigadores, liderados por Darren Tyson, combinaram uma técnica de microscopia com ferramentas analíticas e de software que eles desenvolveram.

Utilizando estas técnicas, eles foram capazes de capturar o comportamento das células do câncer de pulmão a cada seis e 10 minutos durante 10 dias.

Quaranta e colegas esperam levar a tecnologia para pequenos ensaios clínicos a fim de testar se eles podem prever a resposta de um paciente à terapia.

Segundo eles, isto poderia dizer por quanto tempo o tumor de um paciente responderá a determinada terapia. Tais informações poderão também ajudar a determinar quais pacientes irão necessitar de tratamento mais agressivo e melhorar a sobrevida das pessoas.

Fonte isaude.net

Leite materno pode proteger bebês contra transmissão do HIV de mães infectadas

Por causa de carboidrato no alimento, apenas de 10% a 15% das crianças adquirem a infecção, mesmo na ausência de antirretrovirais

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que certos compostos bioativos do leite humano estão associados a um risco menor de transmissão do HIV de mãe infectada para bebê. O estudo foi publicado na edição online da American Journal of Clinical Nutrition.

Os cientistas descobriram porque a grande maioria dos lactentes não adquire o HIV-1, apesar da exposição contínua ao vírus no leite das mães durante muitos meses. Mesmo na ausência de medicamentos antirretrovirais, apenas de 10% a 15% das crianças adquirem a infecção.

Eles perceberam que componentes imunologicamente ativos chamados de oligossacarídeos do leite humano (tipo de carboidrato composto de vários açúcares simples ligados entre si) podem proteger contra a transmissão do HIV. A substância é a terceira mais abundante no leite materno, mas como não é digerível, fica altamente concentrada nas superfícies mucosas do trato gastrointestinal do lactente.

Para a pesquisa, foram coletadas amostras de oligossacarídeos de mais de 200 mulheres, como parte de um estudo maior em Lusaka (Zâmbia), seguindo-os desde o nascimento até a idade de 24 meses. A maioria deles foi recrutada antes de ser medicada com o antirretroviral.

"Nos países em desenvolvimento, mães infectadas são confrontadas com a decisão de amamentar ou não seus bebês", disse Lars Bode, professor do Departamento de Pediatria da University of California, San Diego School of Medicine. "O aleitamento materno expõe a criança ao vírus e aumenta o risco de infecção pelo HIV, mas a não amamentação aumenta o risco de o bebê morrer de outras infecções como as intestinais ou respiratórias."

Com a descoberta, espera-se uma melhor compreensão sobre esses carboidratos no futuro, a fim de que se possa orientar o desenvolvimento de intervenções para complementar as estratégias antirretrovirais.

Fonte isaude.net

Mulheres que exageram nos anabolizantes têm a voz alterada

Esteroides podem provocar também alteração na pressão, acne e agressividade

Algumas mulheres que fazem o uso regular de anabolizantes podem apresentar alteração na voz. Além disso, podem provocar graves problemas de saúde.

A fonoaudióloga Vanessa Pedrosa explica o que pode gerar alterações na voz da mulher:

— As transformações na voz acontecem principalmente por causa de alterações hormonais. Quando elas utilizam esteroides, há uma modificação na voz para uma região muito mais grave e isso é irreversível.

Os anabólicos esteroides são drogas fabricadas para substituir o hormônio masculino, a testosterona.

Antes, as mulheres usavam dessas drogas apenas para melhorar o desempenho no esporte, mas, agora, o objetivo também é estético.

Os anabolizantes aumentam a massa muscular e secam a gordura. Mas os resultados indesejáveis vêm junto como a masculinização da voz, acne, aumento de pelos (inclusive no rosto), perda de cabelos, disfunção sexual, aumento da pressão arterial e do colesterol, insuficiência cardíaca, agressividade e problemas no fígado.

O médico Samir Salim Daher explica:

— Quando o indivíduo ingere essa substância, ela precisa ser eliminada pelo organismo e quem elimina é o fígado. Com isso, acaba tendo uma sobrecarga hepática levando a casos como cirrose e até câncer de fígado.


Fonte R7

Combater a exploração sexual infantil é dever de todos

RN desenvolve ação contra agravos na saúde de menores em trabalho infantil

O objetivo é proteger e fazer valer direitos assegurados pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e Adolescente

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT-RN) assinaram, nesta quarta feira (15), Termo de Cooperação Técnica voltado aos agravos da saúde de crianças e adolescentes, em decorrência do trabalho infantil.

O objetivo é proteger, preservar e recuperar a integridade física e mental da saúde de menores, direitos garantidos pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

O Termo visa trazer maior agilidade e efetividade nas ações, através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que assume a função de suporte técnico e científico deste campo do conhecimento, que trata do processo de trabalho x processo saúde/doença.

O Cerest vai enviar trimestralmente ao Ministério Público informações e documentos obtidos em fiscalizações e apurações administrativas e vai caber ao MP, adotar, em conjunto ou separadamente, providências cabíveis para o afastamento de crianças e adolescentes das situações de trabalho proibido.

O Centro atua na desconcentração de ações desenvolvidas pelas regionais de saúde nos municípios de São José do Mipibú, Mossoró, João Câmara, Caicó, Santa Cruz e Pau dos Ferros.

Fonte isaude.net

Previna-se: A dengue mata

Secretaria e Exército distribuem doses de vacinas contra hepatite B na fronteira

Durante operação militar, a secretaria de saúde capacitou vacinadores na faixa de fronteira Sul; atividades seguem até o dia 20

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul está presente na operação Ágata 5, ação conjunta das Forças Armadas Brasileiras em toda fronteira Sul e Oeste do país, do Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul. Durante as ações foram distribuidas cinco mil doses de vacinas contra a hepatite B e dupla bacteriana (tétano e difteria), juntamente com a capacitação de vacinadores.

As atividades da Ágata 5 foram inciadas no último dia 6 e segue até o dia 20 deste mês. A operação tem o objetivo de coibir delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira Sul e Oeste, de Chuí (RS) até Corumbá (MS), abrangendo cerca de 3.900 km de fronteira.

Ceca de 10 mil militares e civis estão envolvidos nas ações de patrulhamento e inspeção naval na calha dos rios; bloqueio e controle de estradas e vias urbanas; patrulhamento terrestre ostensivo juntamente com órgãos de segurança pública.

A ação militar também busca reconhecimento especializado de fronteira, além da revista de pessoas, embarcações, aeronaves e instalações. Haverá também a fiscalização de produtos controlados, com a realização de uma operação de busca e apreensão.

Fonte isaude.net