Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Família de mulher morta após receber sopa na veia vai processar hospital

Caso ocorrido no último domingo é investigado pelo Cremerj e Coren-RJ
 
Familiares da aposentada que morreu após receber sopa através de uma injeção na veia vão entrar com uma ação judicial contra a Santa Casa de Misericórdia do município de Barra Mansa, no sul fluminense. O caso, ocorrido na noite do último domingo, é investigado pelos conselhos regionais de Medicina (Cremerj) e de Enfermagem (Coren-RJ).
 
Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, morreu na segunda-feira, 12 horas após o erro cometido por um enfermeiro. A paciente estava internada na unidade desde 27 de setembro, quando foi vítima de um acidente vascular encefálico que paralisou metade do seu corpo.
 
Familiares da aposentada relataram que ela estava melhorando. Ilda era alimentada por meio de uma sonda que ficava no nariz. Simultaneamente, tomava soro na mão direita, onde eram injetados os medicamentos.
 
Na noite de domingo, um enfermeiro, cuja identidade não foi divulgada, injetou no soro a sopa que deveria ser aplicada na sonda pela qual Ilda se alimentava. Segundo uma filha de Ilda, Ana Rute dos Santos, a mulher começou a se debater imediatamente.
 
"Fiquei assustada e chamei a enfermeira", contou Ana. Laudo emitido pela Santa Casa indica embolia pulmonar (obstrução de veias ou artérias ligadas ao pulmão) como causa da morte. No atestado de óbito, o Instituto Médico Legal considera indeterminada a causa da morte e afirma que ainda aguarda exames de laboratório.
 
O Coren-RJ informou que, no dia 3 de agosto, durante fiscalização do órgão em conjunto com o Ministério Público, afastou 36 pessoas da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa por exercício ilegal da profissão. O conselho deu 48 horas para que a unidade informe o nome da profissional que fez o procedimento errado.
 
O hospital admitiu o erro do funcionário, mas informou que ainda não sabe se a morte tem relação com a aplicação de sopa na veia da paciente. A direção abriu um procedimento administrativo para apurar o caso, também registrado na delegacia local. Ilda foi enterrada na terça-feira no Cemitério Municipal de Barra Mansa.
 
Fonte iG

Nova técnica de tomografia 3D captura efeitos da cocaína sobre o cérebro

Estudo fornece evidências sobre micro-isquemia cerebral induzida pela droga que pode desencadear acidente vascular cerebral
 
Pesquisadores da Stony Brook University, nos EUA, desenvolveram uma técnica de tomografia 3D de alta resolução que torna visível os efeitos da cocaína sobre a restrição do fornecimento de sangue nos vasos, incluindo pequenos capilares, no cérebro.
 
O estudo fornece novas evidências sobre a micro-isquemia cerebral induzida pelo uso da droga que pode causar acidente vascular cerebral (AVC).
 
O AVC é um dos riscos médicos mais graves do abuso de cocaína. O fluxo sanguíneo cerebral é interrompido devido aos efeitos vasoativos da droga, e a pesquisa mostrou que o processo contribui para derrames em dependentes de cocaína.
 
Um tratamento eficaz ainda não foi descoberto em função do pouco conhecimento sobre os mecanismos subjacentes que causam alterações vasculares cerebrais resultantes do abuso de cocaína. Métodos de neuroimagem atuais que podem revelar pistas sobre os mecanismos subjacentes que causam restrição do fluxo sanguíneo cerebral, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, são de alcance limitado.
 
A nova técnica de neuroimagem oferece um método promissor para investigar mudanças estruturais nas pequenas redes neurovasculares do cérebro que podem estar implicadas no derrame.
 
No trabalho, os pesquisadores descobriram que a cocaína administrada em doses equivalentes às normalmente tomadas por viciados causa constrição nos vasos sanguíneos que inibem o fluxo de sangue no cérebro por diferentes períodos de tempo.
 
As artérias, veias e capilares do cérebro, e até mesmo os vasos menores, foram afetados pelas doses. O fluxo sanguíneo cerebral foi significativamente reduzido dentro de apenas dois a três minutos após a administração da droga. Em alguns vasos, a diminuição no fluxo chegou a 70%. O tempo de recuperação para os vasos sanguíneos variou.
 
Os resultados mostraram ainda que a cocaína interrompeu o fluxo sanguíneo cerebral em alguns ratos por mais de 45 minutos. Este efeito tornou-se mais pronunciado após administração repetida de cocaína.
 
"Nosso estudo revelou evidências de micro-isquemias cerebrais induzidas pela cocaína em vários modelos experimentais, e fomos capazes de claramente visualizar o processo e os efeitos vasoativos a nível microvascular. Essas alterações clínicas comprometem a oferta de oxigênio para o tecido cerebral tornando-o vulnerável à isquemia e morte neuronal", conclui o investigador principal Yingtian Pan.
 
Fonte isaude.net

Pesquisa aponta aumento da ocorrência de derrames entre pessoas mais novas

Dados mostram que número de pessoas com menos de 55 anos que sofreram AVC subiu de 13% em 1993 e 1994 para 19% em 2005
 
Pesquisa realizada na Universidade de Cincinnati, nos EUA, revela que o derrame esta se tornando cada vez mais comum entre pessoas mais jovens.
 
O trabalho, publicado na revista Neurology, mostra que número de pessoas com menos de 55 anos que sofreu derrame subiu de 13% em 1993 e 1994 para 19% em 2005.
 
"As razões para esta tendência poderiam ser aumento nos fatores de risco como diabetes, obesidade e colesterol alto. Outros fatores, como a melhoria do diagnóstico através do aumento do uso de imagens de ressonância magnética também pode estar contribuindo. Independentemente disso, a tendência de crescimento verificada em nosso estudo é de grande preocupação para a saúde pública porque derrames em pessoas mais jovens se traduzem em maior deficiência durante o tempo de vida", afirma o pesquisador Brett Kissela.
 
Kissela e seus colegas analisaram a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas com idades entre 20 e 54 anos na região metropolitana de Cincinnati e no norte de Kentucky durante três períodos separados de um ano, entre julho de 1993 e junho de 1994, e entre os anos completos de 1999 e 2005. Somente os primeiros derrames foram incluídos na análise.
 
O estudo constatou que a idade média das pessoas que sofreram derrame caiu de 71 anos em 1993 e 1994 para 69 anos em 2005. Além disso, os pesquisadores notaram que derrames entre pessoas abaixo dos 55 anos tiveram uma porcentagem maior do que todos os derrames ocorridos nesse tempo, crescendo de cerca de 13% em 1993-94 para 19% em 2005.
 
A taxa de AVCs em jovens aumentou em afro-americanos de 83 derrames em 100 mil pessoas em 1993-94 para 128 em 100 mil em 2005. Em caucasianos, esse número foi de 26 AVCs entre 100 mil pessoas para 48 em 100 mil em 2005.
 
"A boa notícia é que alguns dos fatores que podem contribuir para os derrames podem ser modificados com mudanças no estilo de vida, como dieta e exercício. No entanto, dado o aumento no número de AVCs em pessoas abaixo dos 55 anos, é recomendável que adultos jovens consultem um médico regularmente para monitorar sua saúde e o risco de derrames e doenças cardíacas" , conclui Kissela.
 
Fonte isaude.net

Fitoterápico combate vírus que causa até 95% de todas as gripes e resfriados

Três doses diárias do medicamento Echinacea por quatro meses reduziu o número de resfriados e a duração das doenças
 
Cientistas da Cardiff Universty, no Reino Unido, descobriram que um extrato de planta comum é capaz de proteger contra resfriados e constipações relacionadas.
 
Os resultados mostram que tomar três doses diárias do medicamento fitoterápico Echinacea por quatro meses reduziu o número de resfriados. A duração da doença também diminuiu em média 26%.
 
Segundo os pesquisadores, testes também mostraram que o número de resfriados recorrentes foi 60% menor.
 
A equipe analisou 750 pessoas com 18 anos ou mais a fim de verificar a segurança do tratamento, e descobriu que ele não causou efeitos colaterais adversos nos participantes.
 
Echinacea é extraído da Eastern Purple Coneflower, que é encontrada na América do Norte, e tem sido muito utilizado como uma erva comum contra a constipação.
 
Os pesquisadores acreditam que o extrato da planta trabalha combatendo o vírus, que causam até 95% de todas as gripes e resfriados, e estudos sugerem que ele pode impulsionar sistemas imunes fracos.
 
Pacientes misturaram 25 gotas de Echinaforce ou um placebo com água e colocaram a mistura na boca por 10 segundos antes de engolir, três vezes por dia durante um período de quatro meses.
 
Aqueles que tomaram o extrato sofreram 149 ataques de resfriados em comparação com 188 no grupo do placebo. A duração das gripes foi reduzida de 850 para 672 dias.
 
Infecções recorrentes foram reduzidas de 100 episódios em 43 pacientes para 65 episódios em 28 pacientes, uma diferença de 59% segundo os autores.
 
Fonte isaude.net

Consumo de tomate está ligado a menor risco de acidente vascular cerebral

Pessoas com maiores quantidades de licopeno no sangue apresentaram 55% menos probabilidade de sofrer AVC
 
Cientistas da University of Eastern Finland descobriram que um composto do tomate é capaz de reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC).
 
Pessoas com maiores quantidades do antioxidante licopeno no sangue apresentaram 55% menos probabilidade de sofrer AVC do que as pessoas com as menores quantidades da substância no sangue.
 
O estudo envolveu 1.031 homens na Finlândia com idades entre 46 e 65 anos. O nível de licopeno no sangue foi testado no início do estudo e foi seguido durante uma média de 12 anos. Durante esse tempo, 67 homens tiveram acidente vascular cerebral.
 
Entre os homens com os níveis mais baixos de licopeno, 25 de 258 homens tiveram um acidente vascular cerebral. Entre aqueles com os mais altos níveis de licopeno, apenas 11 de 259 sofreram AVC.
 
"Este estudo traz mais evidências de que uma dieta rica em frutas e vegetais está associada com um menor risco de AVC. Os resultados apoiam a recomendação de que as pessoas devem ingerir mais de cinco porções de frutas e vegetais por dia, o que provavelmente levaria a uma grande redução no número de AVCs em todo o mundo, de acordo com pesquisas anteriores", afirma o autor do estudo Jouni Karppi.
 
 
Fonte isaude.net

Caminhadas rápidas reduzem risco de ataque cardíaco e AVC pela metade

Pesquisa realizada com mais de 10 mil pessoas sugere que é a intensidade e não a duração do exercício que beneficia o coração
 
Caminhadas rápidas podem reduzir o risco de ter ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pela metade. É o que revelam pesquisadores do Bispebjerg University Hospital, na Suécia.
 
Os resultados sugerem que é a intensidade e não a duração do exercício que conta. A pesquisa descobriu que a caminhada em ritmo acelerado reduziu os fatores de risco para derrames e problemas cardíacos em 50%, enquanto a corrida os reduziu em 40%.
 
A equipe, liderada por Adam Hoegsbro Laursen, analisou a saúde de mais de 10 mil homens e mulheres da Dinamarca entre as idades de 21 e 98 anos, que foram monitorados durante 10 anos.
 
Os pesquisadores mediram os níveis de atividade dos participantes e compararam os efeitos da corrida, da caminhada rápida e do sedentarismo sobre os marcadores de saúde cardíaca.
 
Os resultados mostraram que a caminhada rápida proporcionou maior efeito protetor do que a corrida.
 
"Este estudo nos mostra que apenas as atividades físicas que nos deixam com sensação de calor ou nos faz respirar mais fortemente que são bons para a nossa saúde. Correr ou andar rapidamente faz o coração bater mais rápido e exercita o músculo cardíaco. Todos nós devemos tentar fazer atividades a cada dia que induzam o bombeamento do sangue", afirma Maureen Talbot, da British Heart Foundation, no Reino Unido.

 
Fonte isaude.net

Novo sistema restaura fala em pacientes com câncer de garganta em 10 minutos

Técnica de implante de prótese vocal foi testada com sucesso em animais e já está pronta para ensaios clínicos em humanos
 
Cientistas do Raffles Hospital, em Cingapura, desenvolveram um novo sistema que restaura a capacidade de fala de pacientes que perderam a voz devido a doenças como o câncer de garganta.
 
O procedimento permite que os pacientes voltem a falar apenas 10 minutos após a operação. Com o tratamento padrão, esse período de espera é de até duas semanas.
 
O tratamento padrão da laringectomia consiste na inserção de uma prótese por meio de uma pequena punção (punção tráqueo-esofágica ou TEP) na parede entre a traqueia e o esôfago. Durante a punção, um fio-guia é inserido na fístula para impedir a criação de passagens falsas. Dois "dilatadores" são colocados para alargar a abertura.
 
Antes, um tubo de borracha temporário é colocado na abertura e a prótese vocal não é inserida até cerca de duas semanas depois, quando a passagem estiver "madura".
 
Agora, Chui Chee Kiong e seu colega David Lau conseguiram fundir todas essas etapas em um único procedimento.
 
No entanto, os médicos ainda precisam do endoscópio para orientar e monitorar o progresso durante a operação. O novo sistema garante um ajuste confortável e imediato da prótese na passagem criada entre a traqueia e o esôfago.
 
Próteses vocais podem variar de comprimento para diferentes indivíduos, dependendo da espessura entre o tubo de alimentação e a traqueia. O comprimento deve ser de acordo com as necessidades do paciente e seu tamanho normalmente varia entre 6mm a 26mm. É importante que a prótese se encaixe bem, caso contrário pode ser ineficaz e poderá causar desconforto.
 
"A maioria das próteses precisam ser alteradas devido a desgaste, dependendo de cada indivíduo. E o tamanho da prótese a ser inserido pode variar devido a alterações no tecido do paciente. Nossa invenção vai oferecer aos pacientes um sistema simples, que reduz o tempo e desconforto. Ela também irá diminuir o custo para o paciente, já que o número de procedimentos será reduzido", explicam os pesquisadores.
 
Segundo Lau, pacientes que necessitam de restauração da voz após a cirurgia para câncer de laringe tem que fazer várias consultas, e esse procedimento representa uma solução simples que pode salvá-los de desconforto, tempo e dinheiro.
 
"O sistema que concebemos tem várias vantagens sobre os métodos existentes, uma vez que não só reduz o número de passos e complexidade, mas também aumenta a precisão de posicionamento e a segurança, além de permitir a volta imediata da voz. No entanto pacientes ainda terão que colaborar com algum esforço, e trabalhar com terapeutas da fala para obter melhores resultados ao se expressar", conclui Lau.
 
O sistema foi testado com sucesso em animais, e está pronto para ensaios clínicos em humanos.
 
Fonte isaude.net

Técnica de enfermagem contamina vários bebês com tuberculose em Campinas

Foram confirmados 5 casos na maternidade Madre Theodora. Outros 354 bebes que tiveram contato com a técnica passam por exames
 
A maternidade particular Madre Theodora, de Campinas, confirmou que a fonte da tubercoluse que infectou vários bebês na instituição era uma técnica de enfermagem que já teria sido afastada.

De acordo com a maternidade, só foi descoberto que a técnica estava com a doença depois da notificação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), de Campinas. Todos os funcionários da instituição foram submetidos a exames de raio X e de Derivado de Proteína Purificada (PPD) .

Em nota, a maternidade informou que não há nenhum outro caso de tuberculose e que foi levantada a lista de bebês que tiveram contato com a funcionária. No total, já foram identificados 354 bebês. Todos estão sendo examinados.

O número de infectados pelo bacilo de koch que desenvolvem a doença fica entre 5% e 10%. Em crianças, o diagnóstico é mais difícil porque elas não apresentam os sintomas característicos, como febre vespertina, tosse reprodutiva, sudorese noturna e emagrecimento e, sim, problemas pulmonares e dificuldade em ganho de peso.

Nesta terça-feira (9) foram confirmados mais dois bebês que contraíram a doença, chegando a 5 casos. Mais 13 exames identificaram a presença do bacilo de koch e há três casos suspeitos sob análise.

Segundo o Devisa, os exames que começaram a ser realizados, no dia 25 de setembro, em 354 crianças nascidas naquela maternidade, vão continuar até o dia 22 deste mês. Até a última sexta-feira (5), tinham sido submetidos aos exames 166 bebês.
 
Fonte isaude.net

Atente para sete sinais da depressão

Confundir a doença com tristeza e personalidade mais fechada atrapalha o tratamento
 
Neste ano, o Dia Mundial da Saúde Mental traz como tema a depressão, doença que afeta mais de 350 milhões de pessoas de todas as idades, gêneros e etnias, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Embora o risco de ter depressão seja maior entre as pessoas com histórico da doença na família, maus hábitos comportamentais (como dormir pouco e cultivar pensamentos negativos) também podem favorecer uma crise ou agravar ainda mais um quadro já em desenvolvimento.

"Adotar atitudes mais saudáveis protegem seu corpo contra os sintomas da depressão, mas é preciso buscar tratamento depois que a doença se instala", afirma o psiquiatra Ricardo Alberto Moreno, professor doutor do Instituto de Psiquiatria da USP. Um dos principais problemas de quem sofre com este doença é acreditar que ele vai desaparecer por conta própria ou assumir que o mal-estar é permanente e faz parte da personalidade. Nada disso: se você apresentar, ao menos, um dos sinais listados a seguir e achar que ele tem prejudicado a sua rotina, aproveite para procurar um especialista.
 
Mulher dormindo sobre a mesa - Foto Getty ImagesDormir pouco
"A falta do sono é um dos gatilhos para o aparecimento da depressão", afirma o psiquiatra Ricardo Alberto Moreno, professor doutor do Instituto de Psiquiatria da USP. Segundo o especialista, o organismo é regido pelo claro e escuro, ou seja, dia e noite. Assim, do ponto de vista biológico, você está programado para a realização de atividades no período diurno e para o repouso no período noturno. "Inverter essa ordem ou reduzir o tempo que deveria ser destinado ao sono provoca desequilíbrios físicos e psicológicos", diz.

Enquanto dorme, o seu corpo libera hormônios, a atividade cerebral sofre alterações e a temperatura varia para permitir um bom desempenho das tarefas ao acordar. Interromper esse ciclo, portanto, pode afetar o metabolismo como um todo e servir de gatilho à depressão. O cuidado especial deve ficar por conta dos mais jovens. "Com uma rotina tão agitada e diante de tantos estímulos, como celular, computador e televisão, o sono tem sido deixado em segundo plano", diz o especialista.
 
Homem com insônia - Foto Getty ImagesInsônia
Além de favorecer a depressão por privar o corpo do tempo de descanso necessário para a realização de diversos processos fisiológicos, a insônia por si só está ligada a problemas orgânicos ou psíquicos. "As duas principais causas da dificuldade de pegar no sono são produção inadequada de serotonina, substância química que permite a transmissão de informações entre os neurônios, e estresse", diz o psiquiatra Ricardo.

A psiquiatra Eutímia Brandão de Almeida Prado, do Hospital Universitário de Brasília, complementa dizendo ainda que a insônia também é um dos critérios para o diagnóstico da depressão. "As alterações neuroendócrinas que o paciente sofre geralmente afetam sua capacidade de dormir", afirma. O resultado, segundo ela, é um agravamento das alterações de humor.
 
Mulher preocupada - Foto Getty ImagesSofrimento antecipado
"Sofrer por antecipação pode precipitar um quadro de depressão", afirma a especialista Eutímia. Momentos de ansiedade e de estresse não são restritos a uma ou outra pessoa, mas passar por isso com frequência e cultivar pensamentos pessimistas sobre o futuro pode favorecer o desenvolvimento da doença. Pessoas com essa característica costumam ser insatisfeitas e nem sempre aproveitam plenamente ocasiões de prazer. Enquanto em alguns casos o sofrimento antecipado é decorrente da necessidade de controle sobre o que acontece, típico traço de uma personalidade insegura, em outros ele se torna paralisante, concretizando um problema.
 
Mulher sem fome - Foto Getty ImagesPerda de apetite
Comer não é apenas uma forma de repor as energias perdidas ao longo do dia. "O hábito também está associado à sensação de prazer proporcionada pelo sabor e pela temperatura dos alimentos", afirma o psiquiatra Ricardo. Quem começa a entrar em um quadro depressivo, entretanto, deixa de sentir esse prazer, o que afeta diretamente seu apetite. De acordo com o especialista, são raros os casos em que o paciente passa a sentir mais fome já que a comida não ameniza sua insatisfação.

A psiquiatra Eutímia afirma que isso faz parte de um quatro de anedonia ou incapacidade de sentir prazer. "A perda de apetite é um traço característico, mas a pessoa em depressão não se sente motivada a fazer nada daquilo que fazia anteriormente", explica.
 
Homem perfeccionista - Foto Getty ImagesPerfeccionismo
Querer as coisas do seu jeito e se apegar aos detalhes mais singelos pode não ser problema, mas quando se torna uma compulsão ou obsessão, pode favorecer a depressão. "Uma pessoa escrava do perfeccionismo sofre quando seu planejamento não dá certo ou não fica, no mínimo, de acordo com o esperado", afirma o psiquiatra Ricardo. Segundo ele, a constante frustração de quem estabelece metas mais altas do que pode alcançar não é saudável. "Seja criterioso com o que faz e veja o fracasso como um aprendizado, e não como um problema".
 
Mulher triste - Foto Getty ImagesVariação de humor
"Todos os transtornos depressivos são caracterizados por variações de humor", diz a psiquiatra Eutímia. Na maior parte dos casos, o indivíduo permanece em um estado de tristeza constante, mas, no caso da depressão bipolar, há oscilações entre estados de tristeza e euforia. O diagnóstico de depressão ganha força quando as variações se tornam persistentes e duram mais de 15 dias.

Segundo ela, apenas em uma consulta com um profissional é possível definir se as alterações de humor são normais ou se tornaram uma patologia. "Todos sofremos mudanças de humor ao longo do dia, mas quando isso começa a se tornar um fator limitante, ou seja, começa a impedir a realização das tarefas rotineiras, então o quadro precisa de tratamento", afirma.
 
Idoso sozinho - Foto Getty ImagesSolidão
"A solidão se torna um problema quando repercute no desenvolvimento social ou profissional", afirma a psiquiatra Eutímia. Segundo a especialista, algumas pessoas gostam de ficar sozinhas e conseguem tornar esse momento produtivo, o que não caracteriza problema algum. O quadro muda apenas quando você evita situações por precisar interagir ou achar que a segurança do isolamento é sempre melhor do que a insegurança que ele pode sentir no meio social. O comportamento é uma armadilha para a depressão e precisa de tratamento.
 
Fonte Minha Vida

Evite os sete maiores erros no combate à obesidade

Confiar somente no efeito dos remédios para emagrecer é um dos maiores problemas
 
Hoje é o Dia Mundial de Combate à Obesidade, doença relacionada a muitas causas e, por isso mesmo, de tratamento lento e multidisciplinar. A obesidade pode estar ligada a distúrbios alimentares, ao sedentarismo, a disfunções hormonais e, por trás disso tudo ainda, à herança genética. Um time de educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e endocrinologistas forma a melhor equipe para dar um fim nos quilos a mais.

De acordo com o endocrinologista Amélio Godoy Matos, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), a maior parte dos tratamentos inclui um arsenal de remédios, já que são poucos os casos em que o paciente consegue reverter o problema apenas com disciplina. "Isso não significa, entretanto, que o uso de remédios dispense a adoção de hábitos saudáveis", explica.

E está aí um dos principais nós relacionados ao controle de peso: muita gente acha que basta controlar a medicação para que os quilos comecem a desaparecer. "Quando isso não acontece, vem a frustração e o abandono das consultas", aponta. O erro é comum, mas não o único. Se você já tentou emagrecer e não alcançou sua meta, veja os principais erros, apontados por especialistas, no tratamento da obesidade:
 
Maçã e sanduíche na balança - Foto Getty ImagesIgnorar as calorias totais da dieta
"A alimentação desequilibrada é um dos principais fatores relacionados à obesidade", afirma a educadora física e doutoranda em nutrição Ana Dâmaso, coordenadora do Grupo de Estudo da Obesidade (GEO) da Unifesp. Segundo ela, quando este fator está associado ao excesso de peso, tona-se necessária a reeducação alimentar. Tudo começa estabelecendo um limite máximo de calorias que podem ser consumidas diariamente. "Uma pessoa acima do peso provavelmente ingere muito mais calorias do que seu metabolismo é capaz de queimar", afirma a especialista. Para isso, procure um bom nutricionista que possa elaborar um cardápio individual.
 
Mulher comendo salada - Foto Getty ImagesFazer escolhas pouco saudáveis à mesa
Bobagem ficar dentro das calorias previstas para o dia se os alimentos que você consome têm valor nutricional nulo. De acordo com a educadora física Ana, gorduras e açúcares são os grupos de alimentos mais presentes na alimentação do paciente com obesidade. Aprender a montar um prato colorido com muitas frutas, legumes e verduras, e uma parcela menor de carboidratos e proteínas, faz parte da reeducação alimentar. "Com o tempo, os pacientes percebem que não é preciso passar fome ou comer alimentos sem graça para perder peso", explica.
 
Homem sentado - Foto Getty ImagesManter o sedentarismo
"Exercícios físicos são uma das principais estratégias terapêuticas não medicamentosas para combater a obesidade", diz a educadora física Ana. Segundo a especialista, atualmente exercícios valem por remédio. O método mais eficaz para perder peso é combinar exercícios aeróbios, como a caminhada, com exercícios resistidos, com a musculação. "Juntos, eles não só combatem a obesidade, como ainda ajudam no controle da síndrome metabólica e da esteatose hepática não alcoólica (acúmulo de gordura no fígado)", explica. Antes de iniciar o treino, procure um profissional para não realizar movimentos incorretos ou exagerar na dose, o que pode gerar lesões.
 
Mulher ansiosa - Foto Getty ImagesPerder o controle da ansiedade
A obesidade é uma doença multifatorial e, na maior parte dos casos, está ligada a disfunções emocionais. "Grande parte dos pacientes sofre de ansiedade, estresse e outros problemas que podem levar à compulsão alimentar, por exemplo", afirma o endocrinologista Marcos Antonio Tambascia, professor da Unicamp. Por isso, incluir um terapeuta comportamental no tratamento da obesidade pode ser fundamental para alcançar o sucesso.
 
Homem acendendo cigarro - Foto Getty ImagesAdotar outros hábitos prejudiciais
"Principalmente pacientes que foram submetidos à cirurgia bariátrica são mais propensos a adotar outros hábitos prejudiciais para compensar o prazer que deixaram de ter por não poder comer compulsivamente", afirma o endocrinologista Marcos. Segundo ele, é comum pacientes começarem a fumar e beber ao tentar seguir uma alimentação saudável. Por outro lado, alguns pacientes se sentem estimulados a mudar completamente de vida quando dão início ao tratamento da obesidade. Assim, começam a praticar exercícios, investem na reeducação alimentar e, de quebra, ainda adotam outros hábitos saudáveis como medida de prevenção da saúde.
 
Mulher comendo bolo - Foto Getty ImagesRetomar os erros após a perda de peso
O paciente com tendência a ter obesidade não pode vacilar. Hábitos saudáveis adotados para perder peso devem ser mantidos mesmo após alcançar a meta. "Muitos pacientes acabam retomando os quilos perdidos porque deixam a disciplina de lado com o tempo", diz o endocrinologista Marcos. Segundo ele, comer bem, praticar exercícios e fazer check-ups no médico regularmente deveriam ser regra na vida de todas as pessoas durante a vida inteira. No caso de pessoas com tendência a desenvolver a doença, entretanto, a medida se torna ainda mais relevante e não segui-la pode trazer consequências mais imediatas, como a desnutrição e a volta da obesidade.
 
Homem medindo a pressão arterial - Foto Getty ImagesResistir a tratamentos mais agressivos
"A cirurgia bariátrica nunca é a primeira opção de tratamento para pessoas com obesidade", afirma o endocrinologista Marcos. Mas indivíduos com índice de massa corpórea (IMC) maior do que 40 ou com IMC maior do que 30 e tendência a desenvolver doenças associadas à obesidade, como o diabetes, geralmente recebem indicação para a intervenção cirúrgica. Isso porque, neste caso, a necessidade de perder peso é imediata. Além disso, disciplina para mudar hábitos de vida nem sempre é o suficiente para vencer essa doença crônica. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental.
 
Fonte Minha Vida

Menina dorme debaixo de luz por causa de doença hepática rara

Brianna Minnich precisa passar até 12 horas por dia sob raios UV
 
Brianna Minnich tem apenas 9 anos e sofre de uma doença hepática rara que a obriga a dormir todas as noites debaixo de uma luz azul. A menina, que mora na Pensilvânia, tem a chamada Síndrome de Crigler-Najjar — uma condição que afeta cerca de 200 pessoas no mundo. As informações são do Daily Mail.
 
Devido aos elevados níveis de bilirrubina que a menina apresenta, sua pele e olhos podem ficar amarelados sempre que ela tem uma súbita mudança de humor causada por doenças, ferimentos ou estresse. Além disso, a doença pode levar a danos cerebrais.
 
Seu pai Bob Minnich, de 29 anos, conta que a filha foi diagnosticada com a síndrome com menos de um mês e passou o início de sua vida no hospital.
 
— Logo após a confirmação do diagnóstico, fomos informados de que ela era a pessoa número 52 no País a ter a doença e ocupava o 212º lugar no mundo.
 
O tratamento para controlar os níveis de bilirrubina no corpo consiste em passar até 12 horas por dia sob uma luz ultravioleta, além de medicação, que a deixa sonolenta e deprimida.
 
— Sua doença nunca irá embora, com exceção de conseguir um transplante de fígado. Conviver com esta doença será muito difícil para a sua vida social. Em longo prazo, a luz pode provocar efeitos colaterais nos olhos e outros órgãos.
 
Apesar da gravidade da doença, Brianna — que também mora com a mãe e o irmão de seis anos — não perdeu as esperanças de cura e espera um dia se tornar uma estrela da televisão.
 
Fonte R7

Sacroileíte: saiba mais sobre a doença do ministro Joaquim Barbosa

Dores quase insuportáveis fazem ministro Joaquim Barbosa
acompanhar julgamento do mensalão em pé     Agência Brasil
Inflamação nas articulações que ficam na base da coluna com o quadril fez ministro abandonar futebol, um de seus hobbies prediletos
 
Foi preciso tentar uma posição diferente, depois uma cadeira especial, uma almofada térmica para aquecer e relaxar os músculos e, por fim, e sem solução, ficar em pé. A inquietude apresentada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa tem por trás dores quase insuportáveis causadas por uma doença da qual pouco se fala: a sacroileíte.
 
A doença que atrapalhou o ministro durante o julgamento do mensalão e o fez sustentar boa parte de seus votos de pé — enquanto os outros magistrados o fazem sentados — ocorre por causa de uma inflamação das articulações sacroilíacas, ou seja, aquelas que conectam a parte inferior da coluna com a pélvis (quadril). Quem sofre da Patologia, explica o ortopedista Dr. Luiz Eduardo Munhoz da Rocha, presidente do Comitê de patologia da Coluna Vertebral, pode sofrer até mesmo com pequenos movimentos que se mostram desconfortáveis e dolorosos.
 
— Na doença, que pode ter causa inflamatória de origem imunológica, o organismo vai produzindo um anticorpo contra a cartilagem de uma determinada junta.
 
A sacroileíte pode ter também outras causas como reumatismo, trauma, artrite, sobrecargas na coluna vertebral ou mesmo processos infecciosos. O especialista acrescentou à lista ainda problemas de ordem congênita, como a alteração de partes do código genético que podem propiciar o desenvolvimento.
 
Incidência
A doença atinge mais homens do que mulheres e tem mais chances de ocorrer conforme a idade avança. Os pacientes chegam ao diagnóstico porque, em geral, sentem muita dor na lombar, que pode se estender para coxa e panturrilhas, além da sensação de rigidez na coluna.
 
O mal que fez o ministro do Supremo abandonar o futebol, um de seus hobbies favoritos, é tratado em diversas frentes. Além da indicação para a prática de esportes de baixo impacto (como natação e hidroginástica) e fisioterapia, recorre-se também ao uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios.
 
A cura depende de cada caso, explicou o especialista. Em alguns, a doença pode ser tratada com medicações que podem mudar o curso natural e levar a um nível de remissão, que é quando a doença regride completamente a ponto de ficar sem sintomas.
 
Fonte R7

Deputado propõe volta de emagrecedores anfetamínicos

Médicos deram sinais de que vão reforçar a pressão para o retorno dos remédios
 
Projeto de lei que prevê o retorno de emagrecedores derivados de anfetamina ao mercado começou a ser discutido na terça-feira (09) na Câmara.
 
A proposta do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ) torna sem efeito a proibição feita há um ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Na audiência, médicos deram sinais de que vão reforçar a pressão para o retorno dos remédios mazindol, femproporex e anfepramona. A justificativa é a mesma do ano passado: as drogas são eficazes. Sem os remédios, afirmam, há risco de aumento da obesidade no País. “
 
Francisco Paumgartten, da Câmara Técnica de Medicamentos (CTM), órgão consultor da Anvisa, rebateu a justificativa dos médicos.
 
— Os números da obesidade aumentam há anos. Nada indica que isso seria provocado pela ausência de emagrecedores.
 
Nova audiência pública deve ser realizada. O projeto deve ser votado na Comissão de Seguridade Social e na Comissão de Constituição e Justiça. A proposta deve ter a legalidade questionada.
 
Fonte R7

A.C Camargo cria personagens para conscientizar população sobre o câncer de mama

Chamada de Liga do Rosa, em homenagem ao mês de prevenção da doença, campanha visa antecipar o diagnóstico da doença
 
No Outubro Rosa, mês de conscientização das mulheres sobre o câncer de mama, o hospital A.C Camargo, em São Paulo, anuncia a criação da ‘Liga do Rosa’ — um grupo de quatro heroínas com superpoderes que, segundo a gerente de comunicação Danielle Lago, busca transformar as mulheres do dia a dia em porta-vozes do combate à doença.
 
— O hospital quer desenvolver ações para levar informações sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama para toda a população.
 
A ideia principal é espalhar informação de qualidade para as mulheres de todas as idades e, também, homenagear aquelas que, mesmo com a rotina agitada, reservam um tempo de sua dia para equilibrar e manter o corpo e a mente saudáveis, assim como, zelar a saúde de sua família.
 
Para a mastologista Dra. Maria do Socorro Maciel, diretora do Núcleo de Mastologia do hospital, a proposta é mostrar que é possível evitar os fatores de risco que levam à doença.
 
— Creio ser mais importante cada mãe, esposa, irmã, amiga, cuidar primeiramente da própria saúde, pois se ela não estiver bem não reunirá condições de cuidar do próximo. Nossas heroínas se previnem, realizam a mamografia e fazem a diferença na vida de outras pessoas.
 
A campanha, divulgada ontem(10), anuncia a Liga do Rosa nas redes sociais e no site do hospital. De acordo com Danielle, espera-se que os usuários se identifiquem com uma das personagens e, assim, possam compartilhar o perfil nas redes sociais para que a informação seja disseminada o máximo possível.
 
— Além do Facebook, o usuário vai poder compartilhar a Liga do Rosa no Twitter, Flickr, Orkut e no YouTube.
 
Espera-se que a campanha atinja o maior número de internautas (homens e mulheres) para fazer parte desta luta. No Facebook, quase 9000 usuários já curtiram a página e 4000 seguem no Twitter.
 
Mais além
A campanha não ficará só na internet. No dia 22 de outubro, essa ação será levada ao Conjunto Nacional, na Av. Paulista, onde as quatro personagens da liga irão abordar homens e mulheres que passarem pelo local para convidá-los a participar da campanha compartilhando no Facebook.
 
Logo em seguida, cada um irá receber um material informativo sobre o câncer de mama com dicas de prevenção, a importância dos exames anuais de mamografia, os fatores de risco, entre outros itens.
 
Com qual personagem você se identifica?
Conheça as estrelas da Liga do Rosa e veja qual perfil você compartilharia:
 
Super Profissional
Esta super heroína representa o perfil contemporâneo de mulheres que se destacam em todas as áreas do mercado de trabalho por seu dinamismo, versatilidade e criatividade. Por mais intensa que seja sua vida, a Super Profissional não negligencia os hábitos saudáveis e dedica momentos de sua vida para conhecer o próprio corpo e realizar exames como a mamografia.
 
Super Esportista
Uma homenagem às mulheres que colocam o corpo em movimento. A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que 25% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com 30 minutos diários de atividade física. Há estudos que reforçam também a hipótese de que os exercícios aumentam as chances de cura de quem teve câncer.
 
Super Mãe
Além de zelar por sua saúde, a Super Mãe se dedica a cuidar do bem-estar de seus filhos e marido. Ela não se esquece de visitar o médico com regularidade e agenda também as consultas para todos que com ela vivem. Quando o assunto é prevenção, é a primeira a cultivar os hábitos de vida saudáveis dentro de casa.
 
Super Conectada
Consciente da importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o contexto do combate ao câncer de mama, a heroína Super Conectada ao mundo da web representa cada mulher que está sempre bem informada sobre a doença e difunde seus conhecimentos sobre prevenção e diagnóstico precoce para sua rede de amigos nas mídias sociais.
 
Fonte R7

Caminhar ajuda a diminuir a gordura abdominal

Duas horas e meia de caminhada por dia promovem milagres no corpo.
 
De acordo com estudos, andar é uma forma eficaz também para eliminar a gordura abdominal, além de proteger o coração.
 
Andar metaboliza gordura, transformando-a em fonte de energia.
 
Segundo uma pesquisa da Louisiana State Uiversity, nos Estados Unidos, caminhar todo dia de forma acelerada ajuda a perder 10% da gordura corporal.
 
Mas os especialistas alertam que esse resultado só surte efeito se for associado a uma dieta equilibrada.
 
É preciso se alimentar de três em três horas e incluir no cardápio alimentos integrais, frutas e legumes.
 
Fonte R7

Iogurte e queijos reduzem risco de diabetes tipo 2

Uma pesquisa realizada na Europa descobriu que iogurte e queijos ajudam a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
 
O estudo foi divulgado recentemente no The American Journal of Clinical Nutrition.
 
Os cientistas analisaram quase 20 mil pessoas que consumiam os dois tipos de laticínos.
 
Eles constataram que os que comiam duas fatias de queijo ou meio pote de iogurte, tinham 12% menos risco de ter diabetes.
 
A conclusão do estudo é de que o queijo contém gorduras que fazem bem à saúde.
 
Já o iogurte, possui bactérias probióticas, que são micro-organismos do bem que ajudam no bom funcionamento do intestino, contribuindo assim para a diminuição de problemas cardiovasculares.
 
Fonte R7

Meditação ajuda jovens hipertensos a não sofrerem risco cardiovasculares

Além de todos os benefícios conhecidos com a prática da meditação, outra vantagem é atribuída a ela. Meditar ajuda jovens hipertensos a correrem menos risco cardíaco.
 
A revelação é de um estudo da Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia, nos Estados Unidos.
 
Os pesquisadores analisaram um grupo de jovens hipertensos que meditou por 15 minutos, duas vezes ao dia. O resultado foi positivamente surpreendente.
 
A massa ventricular esquerda dos jovens um indicador de doenças cardíacas- estava menor e não os fazia correr risco de problemas no coração.
 
Segundo o estudo, isso acontece porque durante a meditação, o período de repouso proporcionado pela prática faz diminuir a atividade do sistema nervoso simpático.
 
Além disso, o relaxamento proveniente da meditação provoca uma diminuição da produção do hormônio do stress.
 
Fonte R7

Aplicativo pode ajudar pacientes que sofrem de enxaqueca

Diário de Cefaleia armazena detalhes sobre a crise de dor de cabeça aguda, que se transformam em relató
 
Um novo aplicativo promete ajudar pacientes que sofrem de um mal crônico, que atinge 30 milhões de brasileiros: a enxaqueca.
 
O chamado Diário da Cefaleia tem o objetivo de ajudar quem sofre com dores de cabeça insuportáveis. Por meio de um calendário, com dia, horário e intensidade da dor, o paciente poderá registrar os detalhes de suas crises de dor de cabeça. Além disso, o aplicativo permite sinalizar a região da cabeça na qual a dor predomina, além de selecionar fatores desencadeantes, como alimentação.
 
Com as informações detalhadas, o usuário envia um relatório completo ao neurologista por e-mail, com registro de todos os episódios de crise ocorridos no período.
 
Desenvolvida pela Applause Mobile do Brasil com a Libbs Farmacêutica, a novidade chega ao mercado disponível em três plataformas: PC/Windows, iPhone e iPad.
 
Fonte R7

Maioria dos brasileiros desconhece sua taxa de colesterol

Colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares
 
O estudo intitulado Coração sob Controle, realizado em agosto deste ano pelo Ibope com 2002 pessoas de todas as regiões do País, revela que mais da metade (62%) das pessoas acima de 40 anos desconhece sua taxa de colesterol. Ainda segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados nesta faixa etária não consomem seis porções diárias de frutas e verduras diariamente e 74% não fazem atividade física regularmente — hábitos fundamentais para o controle dos níveis desta gordura no sangue.
 
Conforme explica o nutrólogo Dr. José Ernesto dos Santos, professor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), os resultados da pesquisa refletem a dificuldade de adotar novo estilo de vida.
 
— Mudar hábitos é extremamente difícil, mas é preciso ter consciência de que adotar uma dieta balanceada e praticar exercícios são fundamentais para o controle do colesterol. Somente se esta estratégia terapêutica não funcionar, é que será necessária a associação de medicamentos.
 
Apesar de a maioria dos entrevistados (87%) garantirem estar dispostos a adotar uma dieta mais saudável, na prática apenas 24% come seis porções de frutas e verduras diariamente. No quesito exercício físico, o mesmo acontece, ou seja, 79% querem se movimentar mais, no entanto somente 32% se exercitam 30 minutos diários cinco vezes por semana.
 
Segundo o especialista, o colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, especialmente em pessoas acima de 40 anos. Ele lembra que a causa mais comum do aumento do colesterol é uma dieta inadequada associada a fatores genéticos, obesidade, sedentarismo e tabagismo.
 
— É importante eliminar da dieta alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como bacon, creme de leite e manteiga, para incluir opções com fibras solúveis e fitosterol, como maçã, tomate, castanhas-de-caju entre outros.
 
Fitosterol
Provavelmente você já ouviu falar sobre esta substância química, mas nem imagina que ela é encontrada apenas nos óleos vegetais e nas oleaginosas e que para obter 1 g de fitosterol seria necessário consumir 280 castanhas-de-caju ou 75 maçãs.
 
Algumas pesquisas científicas mostram que apenas 1 g de fitosterol por dia reflete em benefícios para a saúde do coração. Isso porque, conforme explica o Dr. Ernesto, ele desempenha função semelhante ao do colesterol no organismo.
 
—O fitosterol bloqueia a absorção do colesterol ruim pelo organismo, mas como ele não pode ser obtido somente pela dieta alimentar, é preciso recorrer aos suplementos vitamínicos com fitosterol.
 
A farmacêutica Pfizer lançou o suplemento vitamínico Centrum Control, que tem fitosterol na fórmula e pode ser usado por tempo indeterminado. O produto é comercializado sem prescrição médica, já que não é medicamento, e deve ser administrado diariamente na dose de dois comprimidos. O valor mensal da suplementação é de R$ 92,00.
 
Fonte R7

Universidade Federal do Pampa - Unipampa/RS

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 13 vagas para Professor para os campi Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui e Uruguaiana.

Inscrições:
Até 22 de outubro pelo www.unipampa.edu.br


Valor:
R$ 50,00.

Remuneração:
De R$ 1.749,92 a R$ 4.776,00.

Provas:
Haverá prova de títulos, prova didática, entrevista e prova escrita

Áreas:
Álgebra Linear;
Circuitos Elétricos;
Construção Civil, Probabilidade e Estatística, Mineração;
Petrologia Sedimentar, Estratigrafia e Paleontologia;
Bioquímica I e II, Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Avaliação de Carcaça;
Matemática;
Nutrição Básica e Dietética;
Enfermagem I;
Enfermagem II;
Fisioterapia Cardiorrespiratória, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Supervisão de Estágio;
Microbiologia Geral, Microbiologia Clínica, Estágio Supervisionado.

Universidade Federal do Pará - UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza seleção para preenchimento de vagas para professor Substituto e/ou Temporário do Instituto de Ciências Biológicas e para o campus Universitário de Marabá

Inscrições:
Até 24 de outubro

Remuneração:
R$ 4.300,

Provas:
Haverá prova de títulos, provas escrita e didática.

Universidade Federal do Pará - UFPA (II)

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza concurso para preenchimento de sete vagas para Professor Substituto, Temporário e Visitante dos Institutos de Filosofia e Ciências Humanas, Letras e Comunicação, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Tecnologia

Inscrições:
De 8 a 23 de Outubro - Clínica Odontopediátrica;
De 8 a 31 de Outubro - Língua Brasileira de Sinais; Bioquímica e Farmacologia; Atenção Integral a Saúde; Metrologia, Prevenção de Acidentes no Trabalho e U. dos metais e Laboratórios de M. Operatrizes; e Mecânica dos Sólidos I e II e Elementos de Máquinas I;
De 8 de Outubro a 8 de Novembro - Arqueologia

Remuneração:
De R$ 2.265,78 a R$ 7.333,67

Provas:
Haverá prova escrita, didática e de títulos conforme a área.

Hospital Infantil Darcy Vargas - SP

O Hospital Infantil Darcy Vargas realiza seleção para preenchimento temporário de 5 vagas para Médico Pediatria

Inscrições:
De 2 a 16 de outubro, na Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, nº. 34, Jardim Guedala, São Paulo-SP.

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Prefeitura de Uberaba - MG abre Processo Seletivo

Publicado edital N° 209/2012 de processo seletivo visando formar cadastro de reserva para o quadro da Prefeitura de Uberaba, em Minas Gerais. As futuras contratações serão temporárias para o cargo de Agente de Combate às Endemias que atendam as unidades e serviços de saúde do Município. Os salários vão até R$ 862,00 por carga horária de 40h semanais.
 
O certame será planejado e executado pelo Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
 
As inscrições, no valor de R$ 5,00, serão realizadas no período de 16 a 19 de outubro de 2012, no Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos, sito a Avenida Dom Luís Maria de Santana nº . 141, Bairro Santa Marta, Uberaba/MG, das 9:00 as 14:00 horas.
 
A data, local e horário da realização da prova objetiva (Etapa Única) será publicado posteriormente no Diário Oficial do Município "Porta Voz" (www.portavozuberaba.com.br) ou jornal local de grande circulação.
 
O certame terá validade de até 24 meses, podendo ser prorrogado nos termos da lei.

Concurso UFVJM - MG

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais, divulgou edital N° 133/2012 de concurso público para admissão de 14 professores das classes Assistente ou Auxiliar, com especialização, para os campi de Diamantina e Mucuri (Teófilo Otoni). A remuneração poderá variar de R$ 2.356,41 a R$ 4.837,66 em regime de 40 horas semanais.
 
Os contratados atuarão no Curso de Medicina e ministrarão aulas nas áreas de Saúde da Família, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Imaginologia, Ortopedia e Traumatologia e Neurologia.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 9 de novembro de 2012, nos Recursos Humanos, Rodovia MGT 367, km 583, nº. 5000, Alto da Jacuba, Diamantina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A taxa é de R$ 110,00.
 
O concurso será composto de prova escrita que constará de questão ou questões discursivas, didática que será uma aula expositiva com duração mínima de 50 e máxima de 60 minutos sobre tema sorteado, prova prática que será realizada de forma oral e prova de títulos. O período de realização das provas do concurso será informado e divulgado no site institucional (UFVJM), com prazo mínimo de dez (10) dias úteis de antecedência.
 
O certame terá a validade de 12 meses, contados a partir da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Hospital Universitário de Dourados - MS abre processo seletivo

A Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar de Dourados, em Mato Grosso do Sul, divulgou eidtal de processo seletivo 047/2012, no qual são ofertadas 05 vagas para o cargo de Médico Plantonista Ginecologista - Obstetra no Hospital Universitário.
 
As oportunidades são para jornadas semanais de 20h, com salários de R$ 1.809,30 e contratos previstos para ter vigência até 31 de dezembro de 2012.
 
Podem concorrer profissionais com graduação em Medicina e residência médica - especialização em Ginecologia - Obstetrícia e registro profissional no Conselho Regional de Medicina.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 16 de outubro de 2012, das 8h às 11h e das 13h às 16h no Setor de Recursos Humanos do Hospital (rua Ivo Alves da Rocha, nº. 558, Altos do Indaiá, Dourados) e o candidato deverá entregar cópias dos documentos comprobatórios de escolaridade.
 
De acordo com o que consta em edital haverá prova de títulos, na qual serão consideradas a formação profissional, cursos de capacitação profissional e tempo de serviço do candidato.
 
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar de Dourados.

Concurso Prefeitura de Paragominas (PA)

Com objetivo de preencher 638 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Paragominas, Estado do Pará, lançou o esperado edital de concurso público N° 002/2012. O salário oferecido é de até R$ 5.225,00 e os procedimentos de seleção dos candidatos serão realizados pela responsabilidade da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.
 
Do total de vagas ofertadas, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência, cujas atribuições sejam compatíveis com a necessidade especial.
 
Cargos
Ensino Fundamental: Auxiliar Operacional de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional de Segurança Patrimonial e Auxiliar Administrativo (Zona Rural, Indígena e Urbana);
Ensino Médio: Auxiliar em Saúde Bucal, Agente de Fiscalização Trânsito, Agente de Fiscalização de Vigilância Sanitária, Agente Técnico em Enfermagem (Zona Rural e Urbana), Técnico Agrícola, Técnico de Laboratório, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia e Professor Nível Especial I (Magistério Indígena);
 
Ensino Superior: Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Florestal, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor de Educação Física e Professor Nível I Educação Infantil, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de Geografia, Inglês, Educação Artística, Educação Física, Suporte Pedagógico, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História.
 
Inscrições
Recomenda-se aos candidatos inscritos no Concurso 001/2012 anulado pelo Decreto 267/2012 de 28 de maio de 2012, a complementação dos dados de  inscrição no período de 10 a 16 de outubro de 2012, os na ficha para confirmação de sua através do site www.consesp.com.br através do ícone concursos/inscrições abertas.
 
As novas inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 17 a 22 de outubro de 2012.

Taxas
R$ 40,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 50,00 para nível médio;
R$ 80,00 para nível superior.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de novembro de 2012, às 9h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 5 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 (dois) dias.

A validade do concurso público será de até 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Edital / Publicações

Concurso Unioeste (PR)

Divulgado o edital nº. 111/2012-GRE para a realização do concurso público da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. O certame visa o preenchimento de 61 vagas para professor de nível superior, com salários de até R$ 6.318,74.

A inscrição, no valor de R$ 150,00, deve ser feita, mediante o preenchimento de requerimento de inscrição, ficha cadastral e impressão do boleto bancário, até às 17h do dia 09 de novembro de 2012, tão somente por meio da internet, no site www.unioeste.br/concursos.


As provas se constituem de: prova escrita, de prova didática com arguição, de prova prática com arguição, quando couber, e de avaliação do curriculum vitae, e são realizadas nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2012, no Campus para o qual a vaga é ofertada, conforme segue:

-Dia 11 de dezembro de 2012: prova escrita, de caráter eliminatório, com início às 9 horas.
-Dias 12 e 13 de dezembro de 2012: prova didática com arguição e prova prática com arguição, quando couber, em horários determinados pela banca examinadora, e análise do curriculum vitae.

A validade do concurso é de até 2 anos, a contar da data da publicação da homologação dos resultados no Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Guaratinguetá - SP

A Prefeitura de Guaratinguetá, Estado de São Paulo, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento dos cargos adiante mencionados, sob responsabilidade da CKM Serviços LTDA.
 
São providas 22 vagas para os cargos de Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Educador de Saúde Pública e Médico de níveis médio e superior, com salários de até R$ 1.297,13.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 22 de outubro de 2012, pela internet, no endereço eletrônico www.makiyama.com.br. As taxas variam de R$ 14,00 para cargos de nível médio/técnico e R$ 30,00 para nível superior.

As provas serão aplicadas na data prevista de 25 de novembro de 2012. A confirmação da data e as informações sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas, oportunamente, por meio de Edital de Convocação nos sites www.makiyama.com.br e www.guaratingueta.sp.gov.br e Imprensa Oficial do Município. O gabarito será publicado no dia 28 de novembro de 2012.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contado da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá , uma única vez e por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Morro Reuter (RS)

A Prefeitura de Morro Reuter, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital Nº 015/2012 de concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas nos cargos efetivos e cadastro reserva (CR) do quadro geral de servidores da Prefeitura Municipal. O concurso será realizado através da empresa Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda.

São oferecidas 26 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 5.484,75 em carga horária de 20 a 44h semanais.
 
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Carpinteiro, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico, Procurador Jurídico e Psicólogo.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até 23 horas e 59 minutos do dia 29 de outubro de 2012, pelo site www.pontuaconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 22,00 para cargos de nível fundamental, R$ 44,00 para nível médio/técnico e de R$ 66,00 para nível superior.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 24 de novembro de 2012, para todos os cargos, sendo que, os locais e horários das provas serão divulgados no Painel de Publicação da Prefeitura Municipal e em caráter meramente informativo nos sites www.pontuaconcursos.com.br e www.morroreuter.rs.gov.br.

A validade do concurso público será de 2 anos a partir da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério dos entes envolvidos da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP, publicou os editais de concurso público para preenchimento de 09 funções-atividades de Oficial Administrativo e Motorista do Quadro de Servidores deste Hospital para o Instituto do Coração, das quais 5% destinam-se às pessoas portadoras de deficiência nos termos das Leis Complementares 683, de 18.9.92 e 932, de 08/11/2002.

A remuneração inicial para as funções em jornada de trabalho de 40 horas semanais será de R$ 759,70 mensais e, corresponde ao Padrão 1-A, da Escala de Vencimentos Nível Intermediário e gratificações, conforme legislação vigente.

As inscrições deverão ser enviadas pelo correio, Carta Registrada + Aviso de recebimento(AR), até o dia 26 de outubro de 2012, podendo, a critério da Banca Examinadora, serem prorrogadas. As datas de postagem deverão corresponder ao período de inscrição. A taxa é de R$ 40,57.

O concurso constará de:
-prova escrita;
-prova prática oral.
 
A convocação para as provas será feita através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência de no mínimo 5 (cinco) dias úteis.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.