Caso ocorrido no último domingo é investigado pelo Cremerj e Coren-RJ
Familiares da aposentada que morreu após receber sopa através de uma injeção na veia vão entrar com uma ação judicial contra a Santa Casa de Misericórdia do município de Barra Mansa, no sul fluminense. O caso, ocorrido na noite do último domingo, é investigado pelos conselhos regionais de Medicina (Cremerj) e de Enfermagem (Coren-RJ).
Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, morreu na segunda-feira, 12 horas após o erro cometido por um enfermeiro. A paciente estava internada na unidade desde 27 de setembro, quando foi vítima de um acidente vascular encefálico que paralisou metade do seu corpo.
Familiares da aposentada relataram que ela estava melhorando. Ilda era alimentada por meio de uma sonda que ficava no nariz. Simultaneamente, tomava soro na mão direita, onde eram injetados os medicamentos.
Na noite de domingo, um enfermeiro, cuja identidade não foi divulgada, injetou no soro a sopa que deveria ser aplicada na sonda pela qual Ilda se alimentava. Segundo uma filha de Ilda, Ana Rute dos Santos, a mulher começou a se debater imediatamente.
"Fiquei assustada e chamei a enfermeira", contou Ana. Laudo emitido pela Santa Casa indica embolia pulmonar (obstrução de veias ou artérias ligadas ao pulmão) como causa da morte. No atestado de óbito, o Instituto Médico Legal considera indeterminada a causa da morte e afirma que ainda aguarda exames de laboratório.
O Coren-RJ informou que, no dia 3 de agosto, durante fiscalização do órgão em conjunto com o Ministério Público, afastou 36 pessoas da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa por exercício ilegal da profissão. O conselho deu 48 horas para que a unidade informe o nome da profissional que fez o procedimento errado.
O hospital admitiu o erro do funcionário, mas informou que ainda não sabe se a morte tem relação com a aplicação de sopa na veia da paciente. A direção abriu um procedimento administrativo para apurar o caso, também registrado na delegacia local. Ilda foi enterrada na terça-feira no Cemitério Municipal de Barra Mansa.
Fonte iG
Estudo fornece evidências sobre micro-isquemia cerebral induzida pela droga que pode desencadear acidente vascular cerebral
Dados mostram que número de pessoas com menos de 55 anos que sofreram AVC subiu de 13% em 1993 e 1994 para 19% em 2005
Três doses diárias do medicamento Echinacea por quatro meses reduziu o número de resfriados e a duração das doenças
Pessoas com maiores quantidades de licopeno no sangue apresentaram 55% menos probabilidade de sofrer AVC
Pesquisa realizada com mais de 10 mil pessoas sugere que é a intensidade e não a duração do exercício que beneficia o coração
Técnica de implante de prótese vocal foi testada com sucesso em animais e já está pronta para ensaios clínicos em humanos
Foram confirmados 5 casos na maternidade Madre Theodora. Outros 354 bebes que tiveram contato com a técnica passam por exames













Brianna Minnich precisa passar até 12 horas por dia sob raios UV
Médicos deram sinais de que vão reforçar a pressão para o retorno dos remédios
Chamada de Liga do Rosa, em homenagem ao mês de prevenção da doença, campanha visa antecipar o diagnóstico da doença
Duas horas e meia de caminhada por dia promovem milagres no corpo.
Uma pesquisa realizada na Europa descobriu que iogurte e queijos ajudam a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
Além de todos os benefícios conhecidos com a prática da meditação, outra vantagem é atribuída a ela. Meditar ajuda jovens hipertensos a correrem menos risco cardíaco.
Diário de Cefaleia armazena detalhes sobre a crise de dor de cabeça aguda, que se transformam em relató
Colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares