Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de abril de 2017

Guia Alimentar: 10 passos simples para uma alimentação saudável

Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade de São Paulo (USP), o Ministério da Saúde elaborou o Guia Alimentar para a População Brasileira

A publicação apresenta dez passos simples para uma alimentação saudável, além de oferecer sugestões de refeições que respeitam as diferenças regionais e que indicam comidas e bebidas de fácil acesso para os brasileiros.

Confira abaixo as dez recomendações:
  • Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.
  • Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
  • Limite o consumo de alimentos processados.
  • Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.
  • Coma regularmente e com atenção.Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.
  • Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura.Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.
  • Desenvolva suas habilidades culinárias.Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
  • Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.
  • Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.
  • Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.
O Guia Alimentar para a População Brasileira está disponível online.

Para acessá-lo, clique aqui.

Fonte: Portal Nações Unidas

Tire suas dúvidas sobre dose única para febre amarela

mudançavacinaA estratégia do Ministério da Saúde para a prevenção da febre amarela no país mudou. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o esquema vacinal passa a ser de uma única dose. A medida é segura e garante proteção durante toda a vida

Por causa da mudança no número de doses necessárias para a imunização, algumas dúvidas podem surgir entre a população, mas é importante buscar a fonte oficial para entender o que permanece e o que muda nesse momento. A vacina contra febre amarela é altamente eficaz e segura para o uso. Confira algumas respostas para a mudança no o esquema vacinal da febre amarela que passa a valer em todo o território nacional:

Qual é a principal mudança no número de vacinas que as pessoas devem tomar para prevenir a febre amarela?
A população não precisará mais tomar duas doses da vacina de febre amarela para ficar imunizada para toda a vida contra a doença. Uma única dose da vacina será suficiente para isso.

Se já tomei uma dose da vacina anterior à mudança, preciso tomar outra dose agora?
Não. O que muda é que antes a população era orientada tomar um reforço da vacina. Agora, o Ministério da Saúde recomenda apenas uma dose ao longo da vida.

Tomei a primeira dose que estava no esquema anterior, estou imunizado ou preciso completar o esquema vacinal anterior que era de duas doses?
O que foi retirado do esquema vacinal anterior é justamente a segunda dose, considerada como reforço para a imunização. Se você tomou apenas uma dose da vacina, passará a estar com o esquema completo e não precisa mais tomar essa segunda dose.

A vacina mudou? Como saber se estou tomando é a nova dose ou a que estava no esquema anterior?
A vacina não mudou. É importante entender que a vacina do esquema anterior é exatamente a mesma que está disponível agora. Apenas mudou o número de doses necessárias para garantir a imunização contra a febre amarela. O Ministério da Saúde adotou a recomendação da OMS que indica que apenas uma dose da vacina é necessária para prevenir contra a febre amarela.

A nova recomendação é temporária?
A partir de agora, o Ministério da Saúde adota a recomendação da Organização Mundial da Saúde de uma dose para a febre amarela e esse será o esquema vacinal do país. Quem já tomou uma dose, em qualquer época da vida, está imunizado.

Além da mudança na dose, mudou também o público-alvo da vacina? Quem deve se vacinar contra a febre amarela?
Não há mudança no público-alvo. Devem se vacinar contra a febre amarela pessoas que moram nas áreas de recomendação da vacina ou que viajam para essas localidades que não tomaram nenhuma dose da vacina. Quem já tomou uma ou mais doses não precisa ser vacinado.

Quais são as áreas de recomendação para a vacinação contra a febre amarela?
A vacinação de rotina para febre amarela é ofertada em 19 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) com recomendação para imunização.

Na Bahia, Piauí, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a vacinação não ocorre em todos os municípios. Além das áreas com recomendação, neste momento, também está sendo vacinada de forma escalonada a população do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Todas as pessoas que vivem nos locais chamados de área de recomendação devem tomar uma dose da vacina ao longo da vida.

Qual a orientação para turistas estrangeiros que visitam as áreas de recomendação de vacina no Brasil com as mudanças?
Tanto para turista quanto para a população, o novo esquema é o mesmo. É necessária apenas uma dose da vacina contra a febre amarela para a imunização.

Atualização
O Ministério da Saúde continua a comprometido com o enfrentamento da doença no país. Até 29 de março, 1.987 casos suspeitos de febre amarela foram notificados. Desses, 487 (24,5%) continuam em investigação, 574 (28,9%) foram confirmados e 926 (46,6%) descartados. Do total, 282 evoluíram para óbito, sendo 187 (66,3%) confirmados, 71 (25,2%) em investigação e 24 (8,5%) descartados. Vale lembrar que esses casos citados são de febre amarela silvestre, que é quando a doença é transmitida pela picada dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.Nesse ciclo os principais hospedeiros são os primatas não humanos (macacos) que habitam as florestas tropicais. Seres humanos podem adquirir o vírus esporadicamente quando residem ou adentram na mata para trabalho ou turismo e são picados por um mosquito silvestre infectado.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre de início súbito calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. No aparecimento dos sintomas, vá até a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Gabi Kopko, para o Blog da Saúde

Alerta: Cateter Intravenoso Periférico TKL: Ruptura do Cateter

Resumo: Alerta 2249 (Tecnovigilância) – TKL – Cateter Intravenoso Periférico – Ruptura do cateter.

Identificação do produto ou caso: Nome comercial: Cateter Intravenoso Periférico Nome técnico: Cateter Intravenoso Periférico Número de registro ANVISA: 80288090083 Classe de risco: II Modelo afetado: CIP01 - 24G - 0,7X19mm Números de lote/série afetados: 160386/103

Problema: Recebido notificação do cliente em 21/03/2017 sobre a ocorrencia de desvio pontual, identificado em única amostra, onde verificou-se uma fragilidade no cateter após punção do paciente, o que gerou uma ruptura na junção entre o cateter e o canhão dentro da veia. A avalição médica realizada após exame de raio-X , não identificou o cateter e o paciente foi liberado. Causa provável associada ao processo fabril.

Ação: Ação de Campo Código 001/17 desencadeada sob responsabilidade da empresa TKL Importação e Exportação de Produtos Médicos e Hospitalares Ltda. Empresa fará recolhimento

Histórico:Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde)

Empresa detentora do registro:TKL Importação e Exportação de Produtos Médicos e Hospitalares Ltda.
Endereço: Rua Engenheiro Júlio Cesar de Souza Araújo, 220 - Cidade Industrail - Curitiba - Paraná
Telefone: (41) 3022-0926 CNPJ: 07.415.627/0001-52

Fabricante: Disposafe Health and Lifecare Ltd.
Endereço: Plot nº 1e 2, fase II, setor -59, Ballabgarh - 121004
Telefone: 91 129 4170201 -4160201

Recomendações:
  • Suspender imediatamente o uso do produto.
  • Segregar a quantidade em estoque para recolhimento.
ANVISA