Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de março de 2013

Depressão pós-parto afeta uma em cada sete novas mães

Mulheres que tiveram diagnóstico positivo para a depressão consideraram a possibilidade de se ferir
Foto: Machine Headz
Mulheres que tiveram diagnóstico positivo para a depressão
 consideraram a possibilidade de se ferir
Pesquisa mostra que entre as mães acompanhadas por um ano após o nascimento do filho, cerca de 22% continuaram deprimidas
 
Estudo de pesquisadores da Northwestern Medicine, nos EUA, mostrou que a depressão pós-parto atinge uma em cada sete novas mães.
 
O estudo, maior estudo do gênero a data, também revela que entre as mães acompanhadas por um ano após o parto, cerca de 22% ficaram deprimidas.
Os autores recomendam que todas as mulheres grávidas e as novas mães sejam examinadas para depressão.
 
"Nos EUA, a grande maioria das mães com depressão não são identificadas ou tratadas, embora estejam em maior risco de transtornos psiquiátricos. É um enorme problema de saúde pública. A saúde mental de uma mulher tem um efeito profundo sobre o desenvolvimento fetal, bem como desenvolvimento físico e emocional de seu filho", explica a autora da pesquisa Katherine L. Wisner.
 
Os pesquisadores selecionaram 10 mil mães e encontraram diagnósticos positivos em 1.396 mulheres (14%). Destas, 826 (59,2%) passaram por consultas domiciliares e 147 (10,5%) por entrevistas telefônicas.
 
A análise mostrou que entre as mulheres que tiveram diagnóstico positivo para a depressão, 19,3% consideraram a possibilidade de se ferir.
 
Várias mulheres que tiveram diagnóstico positivo para depressão pós-parto grave tiveram depressão anteriormente e também tiveram transtorno de ansiedade.
 
Os resultados mostraram que 30% das mulheres tiveram depressão antes da gravidez; 40% depressão pós-parto e 30% durante a gravidez, e destas mulheres, dois terços também tiveram transtorno de ansiedade.
 
Estresse maternal pré-natal e depressão estão ligados ao baixo peso infantil nascimento e parto prematuro, o que aumenta o risco de doença cardiovascular. Quando uma nova mãe está deprimida, seu humor pode afetar o desenvolvimento da criança e aumentar a taxa de apego inseguro e diminuir o desempenho cognitivo dos filhos.
 
Os autores enfatizam que a triagem pré-natal e pós-parto são cruciais, no entanto, o campo da saúde deve desenvolver um tratamento barato e facilmente disponível.
 
 
Fonte isaude.net

Leite de cabras geneticamente modificadas melhora tratamento da diarreia

James (Jim) Murray, responsável pelo estudo
Foto: Joe Proudman/UC Davis
James (Jim) Murray, responsável pelo estudo
Alimento contendo níveis mais elevados de uma proteína humana antimicrobiana acelera recuperação de infecções
 
Leite de cabra s que foram geneticamente modificad as para produzir níveis mais elevados de uma proteína humana antimicrobiana provou ser eficaz no tratamento da diarreia em animais jovens. É o que mostra estudo de pesquisadores da Universidade da California, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que produtos alimentares a partir de animais transgênicos podem ser benéficos para a saúde humana.
 
O estudo é o primeiro a mostrar que o leite de cabra contendo níveis elevados de lisozima antimicrobiana, proteína que se encontra no leite materno humano, pode tratar com sucesso a diarreia causada por infecção bacteriana no trato gastrointestinal.
 
As descobertas oferecem esperança de que o leite pode, eventualmente, ajudar a prevenir doenças diarreicas humanas que a cada ano tira a vida de 1,8 milhões de crianças em todo o mundo e prejudica o desenvolvimento físico e mental de outros milhões.
 
 
O líder da pesquisa James Murray e seus colegas alimentaram porcos jovens com leite de cabras geneticamente modificadas para produzir níveis mais elevados de lisozima, proteína que ocorre naturalmente nas lágrimas, saliva e no leite de todos os mamíferos.
 
Embora a lisozima seja produzida a níveis muito elevados no leite materno humano, o leite de cabra e vaca contém muito pouco lisozima, o que levou os pesquisadores a usarem a modificação genética para aumentar a quantidade da proteína.
 
A lisozima limita o crescimento de certas bactérias que causam infecções intestinais e diarreia e também estimula o crescimento de outras bactérias intestinais benéficas.
 
Os porcos foram escolhidos para este estudo, como um modelo de pesquisa, porque a sua fisiologia gastrointestinal é bastante semelhante aos seres humanos, e porque os porcos já produzem uma quantidade moderada de lisozima no seu leite.
 
Metade dos porcos do estudo foi alimentada com leite pasteurizado que veio de cabras transgênicas e tinham maiores quantidades de lisozima, 68% do nível encontrado no leite materno humano. A outra metade dos animais foi alimentada com leite pasteurizado que veio de cabras não transgênicas e, portanto, continha pouca lisozima.
 
O estudo mostrou que, embora ambos os grupos de suínos tenham se recuperado da infecção e da diarreia resultante, os suínos alimentados com o leite rico em lisozima se recuperaram muito mais rapidamente.
 
No geral, os animais tratados com o leite enriquecido ficaram menos desidratados, tiveram menos inflamação intestinal e recuperaram a energia mais rapidamente do que os porcos do grupo de controle. E, os investigadores não detectaram nenhum efeito adverso associado com o leite rico em lisozima.
 
Fonte isaude.net

Australianos descobrem maneira de prever novas cepas do vírus da gripe

Epidemias sazonais anuais de gripe resultam em 3 a 5 milhões de casos de doença
Epidemias sazonais anuais de gripe resultam em 3
a 5 milhões de casos de doença
Pesquisa tem potencial para levar a nova vacina universal contra surtos de gripe sazonais e pandêmicos
 
Cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, determinaram uma maneira de prever novas cepas do vírus da gripe.
 
A pesquisa tem potencial para levar a uma vacina universal contra surtos de gripe sazonais e pandêmicos.
 
A gripe é uma doença respiratória aguda que se espalha rapidamente. Todo o mundo, epidemias sazonais anuais de gripe resultam em 3 a 5 milhões de casos de doença grave, e até 500 mil mortes. Um vírus recém-surgido pode se espalhar por 74 países em 2 meses.
 
O novo estudo descobriu como prever e, potencialmente, evitar as células mutantes do vírus influenza, que escapam das células brancas imunes dos nossos corpos (células T).
 
Segundo a autora sênior, Katherine Kedzierska, a descoberta pode levar a uma nova vacina universal contra gripe para proteger melhor contra os dois tipos de surtos sazonais e pandêmicos.
 
A pesquisa também vai ajudar os pesquisadores a entender a imunidade das células T contra outras infecções virais como HIV, hepatite C e tumores.
 
"A introdução de uma cepa da nova gripe na circulação humana leva a uma rápida disseminação global do vírus devido à imunidade mínima de anticorpos. Glóbulos brancos chamados linfócitos T são altamente eficientes no combate à infecção pelo vírus influenza. Assim, a imunidade estabelecida das células T para determinadas regiões virais podem fornecer imunidade "universal" contra linhagens distintas de gripe sazonal e pandêmica. No entanto, os vírus da gripe podem mutar seus genes para escapar de células T. Isso constitui um grande problema para um projeto de uma vacina universal", destaca Kedzierska.
 
No presente estudo, os investigadores desvendaram como o vírus da gripe escapa da imunidade das células T através da introdução de mutações específicas dentro das proteínas virais.
 
De acordo com o pesquisador Peter Doherty, prever e projetar vacinas para proteger contra essas mutações pode promover a imunidade das células T. "Os estudos sugerem que uma vacina contra a gripe que ataca as células T e reconhece cepas de vírus distintos poderia fornecer imunidade universal contra qualquer cepa de influenza futura", conclui.
 
A pesquisa foi publicada na revista PNAS.
 
Fonte isaude.net

Anvisa acompanha recall de suco Ades envasado com produto de limpeza

Quase 100 embalagens foram distribuídas em São Paulo, Rio e Paraná com produto impróprio para consumo
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse, nesta quinta-feira (14), que está acompanhando o recall de um lote da bebida Ades Maçã 1,5 litro que foi envasado com solução de limpeza. De acordo com a fabricante Unilever Brasil, cerca de 96 embalagens foram distribuídas em São Paulo, no Rio de Janeiro e Paraná com o produto impróprio para consumo.
 
A empresa informou que houve falha no processo de higienização das máquinas, o que resultou no envasamento de embalagens com a solução de limpeza. O lote em questão tem iniciais AGB, foi fabricado em 25 de fevereiro de 2013 e é válido até 22 de dezembro de 2013.
 
De acordo com a Anvisa, o consumo do produto nessas condições pode causar queimaduras na boca. A agência solicitou à Vigilância Sanitária de Minas Gerais, onde o produto foi fabricado, que faça uma inspeção sanitária no estabelecimento.
 
Segundo a Unilever, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa fez 14 atendimentos relacionados ao lote, dos quais 12 consumidores receberam atenção médica e dois não aceitaram.
 
A empresa pede que os consumidores verifiquem o produto já adquirido e, caso se trate do lote mencionado, não o consumam e entrem em contato gratuitamente com o SAC pelo número 0800 707 0044. Os produtos que ainda estavam em pontos de venda, de acordo com o fabricante, já foram recolhidos.
 
Fonte iaude.net

Novidades no tratamento do câncer de rim

O tamanho dos tumores diagnosticados está diminuindo
 
Nos últimos anos, algumas alterações importantes aconteceram no tratamento do câncer de rim.

Atualmente, sabe-se que aproximadamente 70% dos tumores de rim são descobertos por acaso (diagnóstico incidental), isto é, durante um exame de rotina ou voltado para outro problema de saúde (seja ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética) acaba-se descobrindo o tumor.

Com isso, felizmente, o tamanho dos tumores diagnosticados está diminuindo e isto tem um grande impacto na sua terapêutica. Sabemos hoje que pacientes submetidos à retirada completa do rim (a chamada nefrectomia radical) tem maior chance de desenvolver insuficiência rena crônica, a qual predispõe a complicações cardiovasculares (infartos, acidentes vasculares no sistema nervoso central) resultando na diminuição da sobrevida destes pacientes.

A cirurgia indicada para a maioria dos tumores menores que sete cm é a ressecção do tumor com margem de segurança, preservando-se o restante do rim (nefrectomia parcial).

A nefrectomia parcial é tecnicamente mais difícil do que a nefrectomia radical e, por isso, é bastante subutilizada pela comunidade urológica mundial.

Esta cirurgia ainda pode ser realizada pelo acesso laparoscópico e com a assistência do sistema robótico, diminuindo a agressão (morbidade) ao paciente operado.
 
As chamadas "terapias ablativas" são indicadas em pacientes com doenças associadas que elevem o risco cirúrgico.

A destruição do tecido tumoral é realizada pelo congelamento (crioablação) ou aquecimento (radio-frequência) que são normalmente realizadas através da laparoscopia (sem grandes cortes) e punção direta pela pele.

Nestes casos, o seguimento após o tratamento inicial deve ser realizado com tomografia ou ressonância magnética frequentes para certificar que todo o tumor foi destruído.
 
Em pacientes com idade mais avançada, o seguimento clínico pode ser realizado para tumores pequenos (menores que 3 cm) de maneira que a taxa de crescimento do tumor é monitorada de perto pela equipe médica.

O crescimento acelerado da lesão é um sinal de agressividade e, nestes casos, o tratamento cirúrgico está indicado.

Obviamente que cada paciente deve ser avaliado individualmente para se chegar ao tratamento que ofereça os melhores resultados, idealmente com o menor grau de agressão durante o mesmo.
 
Fonte Minha Vida

Sete mudanças no corpo masculino relacionadas à testosterona

Homem nervoso - Foto: Getty ImagesEsse hormônio influencia a agressividade, o crescimento de pelos e o desempenho sexual
 
O efeito dos hormônio na personalidade das mulheres é bem conhecido, principalmente na fase da TPM. Mas, e os homens? Eles também são afetados pela produção hormonal? Sim, a testosterona, principal hormônio presente no organismo masculino, influencia o comportamento, o desempenho sexual e também algumas características físicas. "É um hormônio muito importante para o funcionamento do corpo. Mesmo que esteja mais presente nos homens, ele também pode afetar o organismo feminino", explica a endocrinologista e metabologista Vânia dos Santos, de UNESP.

Segundo a especialista, conhecer as funções desse hormônio e as consequências de uma alteração em seus níveis é um importante modo de prevenir possíveis problemas de saúde, que podem afetar tanto o físico como o psicológico do paciente. "De maneira geral, a testosterona é responsável pelos caracteres sexuais secundários no homem, como voz, pelos e massa muscular. Qualquer alteração nessas áreas pode ser um sinal de problema", conta o endocrinologista Pedro Saddi, da Unifesp.
 
Confira abaixo as principais mudanças no corpo masculino - e algumas até no feminino! - relacionadas a esse hormônio:
 
Homem nervoso - Foto: Getty ImagesAgressividade
De acordo com Pedro Saddi, a testosterona pode provocar uma maior agressividade masculina quando está em um nível suprafisiológico, ou seja, acima do normal. "Ela age diretamente no sistema nervoso. Quando há um excesso desse hormônio, o humor e o estado de espírito do homem mudam, mas é importante lembrar que essa agressividade não tem relação com violência. Portanto, não podemos culpar o hormônio por um ato violento", afirma Pedro Saddi.

Nas mulheres, essa relação é menos intensa devido à menor quantidade de testosterona no organismo. Para o sexo feminino, os hormônios que aumentam o comportamento agressivo são o estrógeno e a progesterona, que normalmente atingem picos durante o período de ovulação.
 
Calvície - Foto: Getty ImagesCalvície
Existe o mito de que homens com mais testosterona têm maior queda de cabelos e se tornam calvos precocemente. Isso daria sentido à expressão popular "é dos carecas que elas gostam mais", já que o alto nível de testosterona também está ligado ao desempenho sexual masculino.

No entanto, o endocrinologista Pedro Saddi derruba essa informação. "O que se relaciona com queda de cabelos é a diidrotestosterona, que é uma transformação da testosterona. É esse hormônio que aumenta a queda de cabelos nos homens e sua produção depende de fatores locais do couro cabeludo, e não da quantidade de testosterona circulante no sangue", explica. As pessoas calvas têm enzimas no couro cabeludo com uma capacidade maior de transformar a testosterona do sangue em diidrotestosterona para agir no folículo capilar.

Já nas mulheres, o nível de testosterona pode causar uma mudança no couro cabeludo. "Ela não chega a causar calvície, mas provoca aquelas entradas típicas de homens perto dos 40 anos. Essa transformação é característica da maior produção de testosterona pelas mulheres", afirma Vânia dos Santos.
 
Homem fazendo a barba - Foto: Getty ImagesPelos
O crescimento de pelos em algumas áreas está diretamente ligado à produção de testosterona, tanto nos homens quanto nas mulheres. É a partir do momento que esse hormônio começa a ser produzido, por volta dos 12 anos de idade, que os pelos no rosto, tronco, nádegas, virilha e monte púbico começam a crescer nos homens. No entanto, alguns locais do corpo, como braços e pernas, não são afetados pela maior produção de testosterona. Por isso, os pelos que ali crescem são chamados de independentes.

O excesso de testosterona nas mulheres pode causar um aumento no crescimento de pelos nas áreas andrógenas, como rosto e no tórax, o que não é normal para o sexo feminino. "A maior produção de testosterona pelos óvulos e pelas glândulas adrenais causa nas mulheres o hirsutismo, que é o crescimento de pelos em locais anormais", explica a especialista.

Essa alteração hormonal tem tratamento a partir de remédios, que controlam a produção de testosterona pelo ovário e pelas glândulas adrenais.
 
Músculos - Foto: Getty ImagesMúsculos
É fácil perceber a influência da testosterona nos músculos dos homens. "Por volta dos 12 anos, quando os testículos começam a produzir a testosterona, os meninos ficam mais fortes que as meninas e passam a ter maior massa muscular", explica Pedro Saddi. De acordo com o especialista, essa diferença aumenta no período entre 20 e 30 anos, quando os homens têm um pico nos níveis de testosterona no sangue.

Na terceira idade, com a menor produção do hormônio, há uma perda de massa muscular nos homens e fica mais difícil se recuperar de lesões musculares. Por isso, muitos idosos são aconselhados por médicos a tomar suplementos de testosterona.
 
Casal - Foto: Getty ImagesSexo
A libido e o desempenho na hora do ato sexual também estão ligados à testosterona. "Indivíduos com baixa taxa desse hormônio têm menor libido e, consequentemente, pior desempenho sexual. Homens com essa característica também têm maiores chances de sofrer com infertilidade", afirma Pedro Saddi. De acordo com o especialista, as alterações nos níveis de testosterona afetam a vida sexual de ambos os sexos. Além disso, se houver excesso desse hormônio nos homens, pode ocorrer um atrofiamento dos testículos e, nas mulheres, o aumento do clitóris, dois problemas que diminuem as chances de ter uma vida sexual ativa.
 
Homem triste - Foto: Getty ImagesDepressão
Em média, após 50 anos de idade, a produção de testosterona diminui nos homens, provocando uma série de alterações tanto no corpo quanto na personalidade. De acordo com a endocrinologista, os baixos níveis desses hormônios estão entre as causas do aumento dos casos de depressão masculina na terceira idade. "Como a testosterona também age no sistema nervoso, uma mudança em sua produção afeta o bem-estar e o humor dos homens", explica Vânia dos Santos.

Nas mulheres, a produção de testosterona segue o caminho oposto conforme a idade. Após chegar à menopausa, as mulheres começam a produzir mais esse hôrmonio, enquando a quantidade de estrógeno, que dá características femininas ao corpo, começa a diminuir. "Depois do climatério, as mulheres começam a ter níveis de testosterona mais altos no organismo. Isso aumenta a quantidade de pelos no corpo e também provoca um leve aumento de peso e irritabilidade", diz Vânia dos Santos.
 
Músculos exagerados - Foto: Getty ImagesExcesso do hormônio
Um estudo feito pela Universidade de Yale, no Reino Unido, mostrou que o excesso de testosterona pode provocar morte de células nervosas, o que leva a doenças como Alzheimer. De acordo com Pedro Saddi, essa pesquisa é importante para se ter mais informações sobre o efeito contínuo da testosterona no organismo, mas ainda não pode ser usado para tirar maiores conclusões. "Esse estudo foi feito em cultura de células, ou seja, não foi realizado em condições normais. Além disso, a quantidade de testosterona usada foi muito maior do que a quantia máxima já vista em um homem", explica o endocrinologista.

Vânia dos Santos explica que, como qualquer outro hormônio, uma quantidade excessiva de testosterona no corpo pode trazer malefícios às células. "É comum vermos homens tomarem esteróides ricos em testosterona para ter um crescimento nos músculos. Mas ingerir suplementos desse hormônio em excesso pode causar aumento de pressão e colesterol, aumento das mamas e atrofia dos testículos", completa.
 
Fonte Minha Vida

Homeopatia ajuda a tratar dor de garganta e amidalite

Além de acabar com a dor, ela ainda previne futuros casos
 
Muitas vezes as pessoas procuram a homeopatia por estarem insatisfeitas com a medicina tradicional, quando obtiveram efeitos paliativos para seus problemas, após longos tratamentos. Um exemplo bastante ilustrativo é o caso da dor de garganta e das amidalites de repetição. A cada novo episódio, são ministrados antibióticos e antiinflamatórios, porém passados trinta a sessenta dias, acontece um novo episódio.O que está errado? Foram considerados apenas os aspectos da doença e não a maneira como o indivíduo faz sua doença. Tratar o episódio agudo com antibióticos não está rigorosamente errado, mas não é curativo.

Para a homeopatia, cada pessoa é única e indivisível. O tratamento visa o doente na sua totalidade, levado em consideração os aspectos físicos, relacionados com a doença e as características pessoais do humor, dos hábitos, das predisposições pessoais e familiares e a maneira peculiar como cada um reage aos acontecimentos da vida.
 
Por isso, é comum dizerem que o tratamento homeopático é lento. Na verdade, o tratamento dos episódios agudos é rápido, mas o tratamento curativo dos problemas crônicos exige um tempo maior. Não existe um tempo preestabelecido, cada paciente tem um grau de reatividade diferente, que depende da idade, da constituição, das enfermidades sofridas e dos tratamentos realizados anteriormente.

A perfeita caracterização dos sinais e sintomas é que vai definir qual ou quais medicamentos serão mais apropriados para cada caso. Assim, para que o tratamento curativo tenha êxito, cabe ao médico e ao paciente constituírem, juntos, esse quadro com a maior riqueza de detalhes possível. Isso implica em um elevado grau de auto-observação por parte do paciente e de uma relação médico-paciente franca e amigável.

Por esse motivo, a consulta homeopática é mais demorada, pois a intenção é individualizar ao máximo o paciente. A homeopatia trata pelos semelhantes. Toda substância capaz de provocar determinados sintomas (físicos ou psíquicos) numa pessoa sadia, é também capaz de curar uma pessoa doente que apresente esses mesmos sintomas. 
 
Tratamento pelo medicamento mais semelhante
A ingestão de doses subtóxicas de Belladona (Atropa belladona) provoca rubor facial, dilatação das pupilas, boca seca, sede, febre com irradiação de calor e delírios.

Uma pessoa com congestão das amídalas, rubor facial, febre elevada de início abrupto, boca seca com sede e dilatação das pupilas poderá receber Belladona, pelo princípio da semelhança, para seu tratamento. A picada de abelha provoca um inchaço rosado, dor ardente e pinicante, sensível ao menor toque, e que melhora pela aplicação de compressas frias.

Um paciente com inflamação das amídalas, com uma tonalidade rosa pálida, com dores ardentes e em ferroadas, que melhora bebendo água fria e piora bebendo líquidos quentes, sem sede apesar da febre, evitando estar agasalhado, poderá receber Apis mellifica para ser curado.

Mesmo com um diagnóstico idêntico, cada indivíduo faz a sua doença, com seus sintomas peculiares e próprios e deverá receber um medicamento que respeite estas particularidades individuais.
 
Após o tratamento do episódio agudo, o médico homeopata deverá encontrar o medicamento mais semelhante ao indivíduo nas suas manifestações físicas e psíquicas. Tal medicamento é chamado de "remédio de fundo" e nem sempre é coincidente com o medicamento curativo do episódio agudo. Ele otimiza as possibilidades reativas do indivíduo, reduzindo a tendência a ficar doente, espaça, minimiza e previne outros episódios agudos.

No consultório, há 27 anos, é o que mais atendemos: episódios de repetição, tais como amidalites, adenoidites, otites, laringites, asma, rinite, eczema, urticária, infecção das vias urinárias, enxaqueca, colites entre outras tantas doenças.

Não quero com isso dizer que a homeopatia é uma panaceia, isto é, que cura tudo. Porém, a resposta clínica é muito positiva na grande maioria dos casos.
 
Fonte Minha Vida

Incentivo financeiro favorece o emagrecimento

Todos se sentem mais dispostos a fazerem algo quando o ganho de dinheiro está envolvido. Uma nova pesquisa mostra que perder peso não é uma exceção.
 
Pesquisadores da Clinica Mayo (EUA) mediram a taxa de sucesso de sistemas baseados em incentivos monetários para a perda de peso, acompanhando quatro programas de emagrecimento durante um ano, sendo que dois deles envolviam recompensas de dinheiro.
 
Os participantes que tinham a oportunidade de ganhar dinheiro com o emagrecimento perderam uma média de 4,12 quilos ao longo do ano, sendo que a perda foi de apenas 1,6 quilos para os outros programas. Os resultados mostram também que 62% dos integrantes dos grupos de incentivo completaram o programa anual, sendo que no grupo que não envolvia recompensas de dinheiro apenas 26% chegaram ao final do programa.
 
“A mensagem passada é que a perda de peso pode ser atingida através de incentivos financeiros. (Eles) podem melhorar resultados e melhorar a participação e aderência”, explica o pesquisador Steven Driver.
 
Não são todos que respondem bem a terapias tradicionais, então é interessante buscar formas criativas de incentivar a perda de peso de forma saudável e definitiva.
 
Fonte Live Science

Como está a qualidade de vida dos diabéticos?

Estudo realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) analisou como o ambiente no qual se vive influencia na qualidade de vida de portadores de diabetes mellitus.
 
Desenvolvido pela nutricionista Simara Maria Barboza, o estudo fez um levantamento da qualidade de vida dos pacientes diabéticos em quatro domínios: físico, psicológico, meio ambiente e relações sociais. Ao todo, participaram do estudo 90 pacientes com diabetes tipo 2 divididos em dois grupos: um com controle glicêmico satisfatório e outro com controle glicêmico insatisfatóri. Esse índice foi medido através da realização de exame de hemoglobina glicada.
 
Os voluntários tinham idade média entre 40 e 79 anos e pelo menos um ano de diagnóstico da doença. Um grupo controle serviu como base de comparação. Os voluntários responderam a dois questionários: um referente às características sócio-demográficas e clínicas; e outro chamado WHOQOL-BREF, que buscou mensurar a qualidade de vida através de questões que mensuravam os quatro domínios (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente).
 
A pesquisadora explica que o domínio físico refere-se à dor, de desconforto, energia, fadiga, repouso, mobilidade, atividades da vida cotidiana, dependência de medicação ou de tratamentos e capacidade de trabalho. O domínio psicológico trata dos sentimentos positivos e negativos, pensar, aprender, memorizar, concentração, auto-estima, aparência e espiritualidade. Já o domínio das relações sociais se refere ao apoio social e atividade sexual. E o domínio meio ambiente traz o próprio ambiente físico, o transporte, a segurança física, ambiente no lar, recursos financeiros, cuidados de saúde, oportunidades de adquirir novas informações e habilidades, oportunidades de lazer.
 
Analisando os resultados de cada domínio, a pesquisa mostra que existe baixa satisfação da qualidade de vida nos domínios psicológico, seguido pelo físico, pelas relações sociais e, por último, pelo meio ambiente, sendo que esse foi o que mais influenciou a qualidade de vida dos entrevistados.
 
Nos quatro domínios estudados, as médias de pontuação entre os participantes com diabetes foi maior do que no grupo controle, embora nos domínios relações sociais e meio ambiente as diferenças tenham sido significativas.
 
Agência USP

Líder do setor de diálise recebe advertência da FDA americana

A Fresenius Medical Care (FMC), número um mundial do setor de diálise, disse nesta quinta-feira (14) que recebeu uma carta de advertência da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), que considera incompleto o processo de validação de alguns aparelhos de diálise.
 
"A carta de advertência não exige a retirada destes aparelhos" fabricados em Ogden, Utah (centro-oeste dos Estados Unidos), indicou a FMC em um comunicado.
 
"Responderemos às observações da FDA o quanto antes", afirmou o diretor da FMC, Rice Powell.
 
Fonte R7

Camil Alimentos lança promoção com receitas e dicas inéditas

Por meio do hotsite “Saudável é Comer Bem”, desenvolvido exclusivamente para a promoção, os consumidores de Camil terão acesso a 60 receitas e a dicas exclusivas
 
A Camil, líder de mercado no setor de alimentos, lança a promoção “Camil. Aprenda com o mestre Edu Guedes”, que traz receitas e dicas exclusivas para que seus consumidores tenham acesso às mais novas tendências da culinária.
 
Toda dinâmica da promoção acontecerá por meio do hotsite “Saudável é Comer Bem”, e é válida de 20 de fevereiro a 20 de abril. São 60 receitas, 30 por mês, que podem ajudar o consumidor a sair do trivial "arroz com feijão". A grande vantagem da promoção é que no hotsite o usuário encontra receitas que utilizam desde grãos comuns até grãos diferenciados como arroz preto, arroz vermelho e arroz selvagem. Além dos ingredientes necessários e modo de preparo, cada receita entrega ainda dicas de combinações para agradar às crianças e sugestões de harmonização e de como servir o prato escolhido.
 
Para ter acesso ao conteúdo, os interessados devem entrar na página www.saudavelecomerbem.com.br e realizar o cadastro, que automaticamente irá disponibilizar pontos suficientes para desbloquear o acesso a cinco receitas. Para desbloquear mais receitas, o consumidor deverá comprar qualquer produto Camil, digitar o código de barras presente na embalagem do produto e escolher a receita de seu interesse. Cada código de barras digitado desbloqueia uma nova receita.

Além disso, o hotsite ainda permite a doação dos códigos de barras não utilizados para algum amigo ou conhecido. A doação pode ser realizada via Facebook ou e-mail.
 
“Ao acessar o hotsite, o consumidor terá acesso, além das receitas, a dicas de preparo e de como variar e harmonizar seus pratos de uma maneira especial para servir sua família e seus convidados”, explica o diretor de marketing da Camil, Jacques Maggi Quartiero.
 
Fonte R7

Mais de 28% das adolescentes sul-africanas são soropositivas

O vírus da Aids afeta pelo menos 28% das adolescentes da África do Sul, informou nesta quinta-feira o ministro da Saúde do país, Aaron Motsoaledi.
 
O representante do governo culpou, pelos elevados números, as frequentes relações sexuais que as jovens têm com homens mais velhos, que as aliciam com presentes, o que lhes permite ter um nível de vida mais elevado do que seus pais podem proporcionar.
 
"É claro que estas garotas não se relacionam com jovens, e sim com homens mais velhos", disse Motsoaledi, explicando que a porcentagem de jovens infectadas pelo HIV tem uma diferença drástica em relação ao percentual dos garotos da mesma faixa etária, que corresponde a 4%, informou a agência de notícias sul-africana "Sapa".
 
"Estão destruindo nossas crianças", acrescentou o ministro, se referindo aos adultos que se relacionam com adolescentes. Além dos elevados números de adolescentes com o vírus do HIV, o ministro também destacou o grande número de jovens que ficaram grávidas, 94 mil só no ano de 2011.
 
"Mais de 77 mil garotas abortaram em centros públicos", detalhou Motsoaledi em discurso durante ato oficial na província de Mpumalanga. "Não podemos continuar assim. Temos que pôr fim a isto", declarou.
 
Algumas das grávidas, que também eram portadoras de HIV, tinham entre 10 e 14 anos, segundo o ministro.
 
A África do Sul, que tem cerca de 50 milhões de habitantes, é um dos países com maior número de soropositivos do mundo, com mais de 5,6 milhões de pessoas, segundo dados oficiais.
 
A estes números elevados são juntados os casos de agressões sexuais, muito frequentes na África do Sul, um país que foi considerado pela Interpol como a "capital mundial" das violações.

Fonte R7

Pressão alta pode ser sinal de alerta para doença renal

Pessoas com pressão alta, diabetes e obesidade fazem parte dos chamados grupos de risco para problemas renais.
 
Casos da doença na família, idade superior a 50 anos e uso de remédio sem orientação médica também ampliam as chances de o problema ser diagnosticado.
 
O alerta foi feito pela Sociedade Brasileira de Nefrologia no Dia Mundial do Rim, lembrado nesta quinta-feira. As informações são da Agência Brasil.

Dados do órgão indicam que cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de disfunção renal. A taxa de prevalência é 50 casos para cada 100 mil habitantes.
 
O presidente da sociedade, Daniel Rinaldi, destacou que sem um diagnóstico preciso, a maioria dos pacientes morre sem sequer ter acesso à diálise (principal tratamento para a doença em estágio avançado).
 
Fonte Estadão

UEAP lança edital de processo seletivo

A Universidade do Estado do Amapá, lançou edital N° 010/2013 de processo seletivo destinado à contratação, em caráter temporário, de técnicos de nível médio e superior para a Instituição que, no âmbito da UEAP, será coordenado e executado pela Comissão responsável pelo certame.
 
São ofertadas 25 vagas para profissionais de níveis médio e superior. A remuneração para cargos de nível médio será de R$ 1.728,00. Já para cargos de nível superior será de R$ 2.880,00. A Jornada de Trabalho será de 40 horas semanais.

As chances são para Pedagogo, Químico industrial e/ou engenheiro Químico, Biomédico e/ou Biólogo, Contador, Bacharel em Direito, Analista de Sistemas (Suporte ao Usuário), Analista de Sistemas (Web Designer), Técnico administrativo, Técnico de laboratório e Motorista.
 
A entrega de currículos poderá ser feita até o dia 15 de março de 2013, na Divisão de Processo Seletivo da Universidade do Estado do Amapá UEAP, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº. 650 -Bairro: Central, Macapá-AP, de 9h as 11h30min e de 15h as 17h30min.

A seleção ocorrerá através de Análise Curricular, que será de caráter classificatório e eliminatório para todas as vagas.

O resultado do certame, com a lista definitiva dos selecionados, será divulgado no dia 20 de março de 2013, no quadro de Avisos da UEAP e no endereço eletrônico www.ueap.edu.br e, posteriormente, no Diário Oficial do Governo do Estado do Amapá.

O certame terá a validade de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período no interesse da Instituição.

Prefeitura de Jaborandi (BA) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jaborandi, Estado da Bahia, abriu edital N° 01/2013 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 20 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários variados de R$ 678,00 a R$ 1.944,00 por carga horária de 40h semanais. O certame será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.
 
As chances são para os cargos de auxiliar de dentista, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, educador físico, nutricionista e psicólogo.
 
As inscrições serão realizadas na sede do Município, localizada à Avenida Francisco Moreira Alves, 45, Centro, Jaborandi, Bahia, CEP: 47.655-000, até o dia 15 de março de 2013, de 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 hrs.
 
O certame constará da Análise de Títulos (documentação deve ser entregue até 20 de março, das 8h as 12h e das 14 às 18h, no mesmo endereço onde foi feita a inscrição), além de Experiência Profissional, de caráter classificatório. A classificação será divulgada a partir do dia 03 de abril de 2013, no endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br.
 
O prazo de validade do certame é de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da adminstração Municipal.

Concurso Banco do Brasil 2013

O Banco do Brasil está realizando nova seleção externa regional (edital 1/2013), com o objetivo de formar cadastro de reserva para o cargo de Escriturário, que é o estágio inicial da carreira administrativa na instituição. As oportunidades são para lotação nas dependências do banco situadas nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de contemplar parcialmente os Estados do Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina. O cargo exige nível médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
 
A remuneração oferecida é de R$ 1.892,00 para uma jornada de 30 horas semanais, lembrando ainda que os contratados terão possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, planos assistenciais e previdenciários complementares, além de participação nos lucros ou resultados.
 
As inscrições serão recebidas por meio do endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) e nos postos credenciados listados no edital. O prazo para garantir a participação vai de 10h do dia 14 de março às 14h do dia 12 de abril de 2013 (horário de Brasília).
 
Caso necessário, as inscrições poderão ser prorrogadas por até dois dias úteis, desde que o motivo seja de ordem técnica e/ou operacional. A taxa de inscrição custa R$ 40,00.
 
A banca da Fundação Carlos Chagas selecionará os candidatos por meio de exame de conhecimentos (Prova Objetiva) e Prova Discursiva-Redação. Com data de aplicação prevista para 26 de maio de 2013, essas provas acontecerão no período matutino e serão realizadas nas cidades indicadas no edital, de acordo com a opção manifestada pelo candidato.
 
As contratações do Banco do Brasil serão realizadas pelo regime celetista, observando-se as necessidades de pessoal existentes, levando-se em conta a classificação obtida pelo candidato na Microrregião escolhida e o prazo de validade da seleção, que será inicialmente de um ano.

Vagas de estágio na Secretaria do Desenvolvimento Agrário - CE

Para os estudantes de nível superior que buscam uma vaga de estágio no Estado do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) oferece boas oportunidades. Na última quarta-feira (13), a SDA divulgou edital Nº 10/2013, no Diário Oficial do Estado, disponibilizando 13 vagas para alunos de vários cursos.
 
São oferecidas oportunidades nas áreas de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Jornalismo e Química. As inscrições estão abertas até 13 de abril de 2013, das 8h às 12h e das 13h às 17h, junto à SDA, localizada à Av. Bezerra de Menezes, 1820 - São Gerardo - Fortaleza - CE.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:
  • cópia do CPF;
  • cópia da carteira de identidade;
  • comprovante de matrícula no semestre 2013.1;
  • Histórico Escolar do curso superior requerido, atualizado até 2012.2.
 
Requisitos e Seleção
Entre os requisitos, o candidato deverá ter cursado no mínimo 50% dos créditos requeridos, além de ter obtido em pelo menos 70% das médias finais das disciplinas cursadas notas iguais ou superiores a 7 (sete). A seleção deste processo seletivo constará de análise curricular e entrevista, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Procuradoria Geral (DF) abre vagas para estágio

A Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF) abre processo seletivo para contratar, por tempo determinado, estagiários dos cursos de Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Contabilidade, História, Informática, Jornalismo, Direito, além de estudantes do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas até as 17h de 15 de março por meio do site www.ciee.org.br. Não haverá cobrança da taxa de inscrição.
 
O valor da bolsa auxílio é de R$ 580,00 para candidatos selecionados do Ensino Médio e R$ 800,00 para os de nível superior, além do auxílio transporte no valor de R$ 6,00 por dia. A jornada de trabalho será de 20h semanais a serem cumpridas em horários e turnos definidos pela PGDF.
 
A seleção ocorrerá através de prova objetiva que deve ser aplicada na provável data de 6 de abril de 2013. Os locais de prova estarão disponíveis no site do CIEE a partir de 28 de março, cabendo aos candidatos acessarem o portal para obter informações sobre possíveis mudanças.
 
O estágio terá duração mínima de seis (06) meses, podendo ser prorrogado, de acordo com os interesses do PGDF, por até dois (02) anos.

Prefeitura de Ipiranga do Norte (MT) lança edital de processo seletivo

No estado do Mato Grosso, a prefeitura de Ipiranga do Norte abriu processo seletivo Nº 003, de 13 de março de 2013, para contratação por tempo determinado, visando atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público. O certame tem como objetivo preencher 01 vaga para o cargo de Bioquímico, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de R$ 3.606,21.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 22 de março de 2013, das 07h30 às 11h00 e das 13h00 às 16h30, na sede da Prefeitura de Ipiranga do Norte, situada à Rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte/MT.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável 30 de março de 2013, das 08h às 10h, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Solimões, s/n, Bairro dos Rios, Ipiranga do Norte/MT.
 
A validade do processo seletivo será de 06 meses, à partir da sua homologação.

Vagas para estágio na Prefeitura de Ibirubá - RS

Anunciada a realização do processo seletivo 001/2013 com o objetivo de contratar temporariamente estagiários para atuarem junto a Prefeitura de Ibirubá, cidade localizada a 296 km de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.
 
O certame destina-se ao preenchimento de cadastro reserva de estagiário para os seguintes cursos de níveis médio/técnico e superior: Direito; Administração; Sistema de informação/C. da Computação/Análise Desenv. Sistemas; Comunicação Social/Jornalismo/Relações Públicas; Letras/Normal Superior; Ciências Contábeis/Ciências Econômicas; Psicologia; Pedagogia; Serviço Social; Pós Graduação em Educação; Matemática; Educação Física; Engenharia Civil; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas; Técnico em Administração/Secretariado; Técnico em Contabilidade; Técnico em Informática; Técnico em Agropecuária; Técnico em Agroindústria; Técnico em Eletrotécnica/Eletromecânica/Mecânica; Enfermagem Superior/Técnico em Enfermagem; Técnico em Farmácia; Nutrição; Superior em Recursos Humanos; Superior em Processos Gerenciais; Normal/Magistério; Ensino Médio; Analista Ambiental; História; Geografia e Artes.
 
A bolsa-auxílio pode chegar a R$ 3,95 por hora de estágio mais auxílio transporte de R$ 20,00 por mês.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 28 de março de 2013, na Secretaria Geral da Prefeitura, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h.
 
A inscrição deverá ser feita para apenas um curso, devendo o candidato estar munido de uma foto 3X4, xerox de RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, escolaridade e depósito da taxa de inscrição.
 
Prova
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 07 de abril de 2013, às 10 horas, com duração de uma hora e trinta minutos, na Escola Municipal Santa Teresinha, situada à Rua Getúlio Vargas, 1007 – Centro – Ibirubá/RS.
 
A divulgação do gabarito dar-se-á a partir do dia 09 de abril de 2013, no mural da Prefeitura de Ibirubá e nos sites www.diariomunicipal.com.br/famurs e www.ibiruba.rs.gov.br.
 
A classificação final será publicada até o dia 15 de abril de 2013.
 
Validade
O processo seletivo será valido por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período a contar da data de sua homologação.
 
O edital encontra-se no Diário Oficial dos Municípios o Estado do Rio Grande do Sul, de 14 de março de 2013, pág. 1,2,3 e 4.

Concurso IPAMV de Vitória (ES) 2013

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória - IPAMV, torna público atualização da inscrição dos candidatos inscritos no concurso anterior Edital nº 01/2012 e reabertura das inscrições para novos candidatos para o Concurso Público (n° 01/2013). O concurso visa o preenchimento de 14 vagas, além de formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio/técnico e superior.

A remuneração é de até R$ 4.512,04 mais R$ 347,64 de gratificação previdenciária, para jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais. Ficam reservadas 5% do total das vagas a serem providas para cada cargo aos candidatos com deficiência cujas atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
Assistente Administrativo, Motorista, Técnico em Tecnologia da Informação, Analista de Tecnologia da Informação, Analista de Gestão Pública - Administrador e Contador, Arquivista, Assistente Social, Médico do Trabalho e Procurador.
 
Inscrição
As inscrições ocorrerão em duas etapas:

- Primeira Etapa: atualização de inscrição para os candidatos inscritos no Concurso Público Edital 01/2012 ou Restituição do valor da taxa de inscrição, no período de 18 de março a 08 de abril de 2013.

- Segunda Etapa: inscrições para novos candidatos, no período de 09 a 29 de abril de 2013.


Os candidatos inscritos no Concurso Público anterior, Edital 01/2012, que queiram participar do certame regulamentado por este Edital deverão no período de 18 de março a 08 de abril de 2013 efetuarem a atualização da inscrição no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br).

A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 75,00, dependendo do cargo escolhido.
 
Prova
As Provas serão realizada na cidade de Vitória/ES na data prevista de 16 de junho de 2013, em locais e horários comunicados oportunamente no Edital de Convocação para a Prova Objetiva, a ser publicado nos Jornais A Gazeta e A Tribuna e pela Internet no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
As avaliações ocorrerão com prova objetiva para os cargos de Assistente Administrativo, Motorista e Técnico em Tecnologia da Informação e Prova Objetiva e Prova de Títulos para os cargos: Analista de Tecnologia da Informação, Analista de Gestão Pública - Administrador, Analista de Gestão Pública - Contador, Arquivista, Assistente Social e Médico do Trabalho.

Os gabaritos da Prova Objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br) na data prevista de 17 de junho de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da Homologação do certame, a critério do IPAMV.

Prefeitura de São Cristóvão do Sul (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de São Cristóvão do Sul, cidade catarinense localizada a 287 km da capital, lançou processo seletivo nº. 001/2013 com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São oferecidas 07 vagas em todos os níveis de escolaridade, com remuneração que varia entre R$ 377,26 e R$ 2.481,78 e carga horária de 10, 20 e 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas aos portadores de deficiência física 5% do número de vagas de cada cargo.

Cargos
Agente de Obras/Serviços Gerais, Agente de Limpeza/Serviços Gerais, Merendeira, Vigilante, Motorista, Operador de Máquinas Motrizes (escavadeira hidráulica e motoniveladora), Facilitador de Oficinas por meio da arte e música, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Facilitador de Oficinas de Dança, Esporte e Lazer, Fonoaudiólogo, Orientador Social, Professor (Arte, Educação Física e Matemática) e Psicólogo.

Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 02 de abril de 2013, mediante procuração simples ou pessoalmente, na Prefeitura de São Cristóvão do Sul, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30, situada à Rua Juventino França de Moraes, 19 - Centro, São Cristóvão do Sul/SC.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Alfabetizado e Nível fundamental: R$ 10,00;

Nível médio: R$ 20,00;

Nível superior: R$ 40,00.

Prova
As provas objetiva e prática serão realizadas provavelmente no dia 14 de abril de 2013, no Núcleo Educacional Crescer, localizada à Rua Maximino Moraes, s/n, Centro, São Cristovão do Sul/SC (em frente à Câmara Municipal de Vereadores).
 
O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte da data da realização das provas, no quadro de atos oficiais da Prefeitura e nos sites www.pmsc.sc.gov.br e www.iobv.com.br.
 
Validade
O proceso seletivo será válido por 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

IFSP abre processo seletivo

Divulgado o edital n° 79/2013 para o processo seletivo do IFSP - Instituto Federal de São Paulo, que objetiva a contratação de Professor Substituto ou Temporário. São ofertadas 10 vagas para profissionais das áreas de Construção Civil, Artes - Música, Artes - Visuais, Automação Industrial, Biologia, Construção Civil, Eletrônica, Filosofia, Física, Inglês e Mecânica para atuação no Campus São Paulo.

As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente no Campus em que o candidato deseja concorrer à vaga, até o dia 18 de março de 2013, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Rua Pedro Vicente, nº 625, Canindé, São Paulo - SP. O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00.

O certame contará com análise de "curriculum vitae" e entrevista. Este Processo Seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2013, podendo, a critério da administração, ser prorrogado por 1 ano.

SESA (ES) abre processo seletivo para temporários

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) abriu 413 oportunidades para profissionais temporários.
 
As vagas são para assistentes sociais (8), auxiliares administrativos (11), enfermeiros (54), farmacêuticos bioquímicos (14), fisioterapeutas (22), fonoaudiólogos (5), médicos pediátricos (5), médicos psiquiatras (6), médicos plantonistas (20), nutricionistas (4), psicólogo (1), técnicos em enfermagem (255) e técnicos em laboratório (5).
 
Os interessados nas vagas podem enviar o currículo para o e-mail grh@saude.es.gov.br até o próximo dia 22 de março de 2013.
 
Segundo a Sesa, algumas das 413 vagas podem ser substituídas pelos aprovados no concurso público aberto neste mês.
 
Mais informações: (27) 3636-8297 ou (27) 3636-8377
 
As informações são do portal do Governo do Espírito Santo (13/03/2013)

IFPB abre processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu edital n° 57/2013 de processo seletivo, com vistas à contratação de Professor Substituto, por tempo determinado, para atender às necessidades de excepcional interesse público dos campi Campina Grande, Patos e João Pessoa.
 
São ofertadas 10 vagas para profissionais de nível superior, com a remuneração inicial no valor de R$ 2.714,89.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 05 de abril de 2013, através do portal do IFPB (www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos). A taxa é de R$ 60,00.
 
As Provas de Desempenho serão realizadas no período de 22 a 26 de abril de 2013, na cidade do respectivo campus para o qual o candidato está inscrito.
 
Até o dia 03 de maio de 2013 será divulgado, em ordem alfabética e por código de vaga, no endereço eletrônico do IFPB (www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos/), cronograma com horário e local para entrega dos títulos.
 
A Prova de Títulos será nos dias 09 e 10 de maio de 2013, na cidade onde funciona o respectivo campus no qual o candidato está inscrito. O certame terá validade de 12 meses, a contar da data de homologação do Resultado Final.

Vagas de estágio na Prefeitura do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro, lançou edital SMA N° 81/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de vagas para Estagiários de Direito, para candidatos que estejam do 6º semestre em diante no curso, para atuação na Procuradoria Geral do Município e Procuradoria da Câmara.

A bolsa-auxílio mensal, pelo cumprimento das tarefas pertinentes ao estágio, será no valor correspondente a R$ 894,34, acrescido do auxílio-transporte no valor de R$ 121,00. A carga horária será de 25h semanais.

As inscrições serão recebidas no período de 10 horas do dia 19 de março até as 23h 59min do dia 04 de abril de 2013, horário de Brasília, incluindo sábados e domingos e feriados, somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site concursos.rio.rj.gov.br. O valor da taxa é de R$ 30,00.

A prova será aplicada na Cidade do Rio de Janeiro, em função da disponibilidade de locais para realização. Os locais, a data e o horário de realização da prova serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados no site www.concursos.rio.rj.gov.br.
 
O gabarito da prova objetiva será publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro no segundo dia útil seguinte ao de realização da prova, estando disponível também, no endereço eletrônico concursos.rio.rj.gov.br, após o encerramento das provas.

Concurso Tribunal de Justiça do Amazonas 2013

O Tribunal de Justiça do Amazonas - TJAM informa que já estão disponíveis os editais nº 001 e 002/2013 de abertura de concurso público para juízes e servidores do quadro de apoio administrativo, sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O concurso visa preencher 332 vagas distribuídas entre a capital e o interior do Estado, sendo 188 para cargos de níveis médio, 124 para os de nível superior (incluídas 31 vagas para Juiz Substituto) e 20 para cargos de nível fundamental. As seleções também servirão para formar cadastro de reserva.
 
O maior salário oferecido é para o cargo de Juiz Substituto, no valor de R$ 19.435,27. Para demais cargos de nível superior, o vencimento poderá chegar a R$ 6.787,06 e para o de nível médio, será de R$ 3.484,56. O menor salário é para o cargo de nível fundamental, que chega a R$ 1.823,75.
 
Cargos
As oportunidades de nível superior são para os cargos de Analista Judiciário I e Analista Judiciário II (Leiloeiro e Oficial de Justiça). Para esses postos, podem concorrer candidatos com formação nas áreas de Administração, Arquivologia, Direito, Designer Gráfico ou Desenhista Industrial, Economia, Enfermagem, Engenharias (Ambiental e Sanitária, Elétrica, Mecânica), Medicina (Cardiologia e Ginecologia), Psicologia, Pedagogia e Serviço social, bem como graduados em qualquer área de formação.
 
Para disputar uma das vagas ao cargo de Juiz Substituto é preciso ser bacharel em Direito e comprovar experiência de três anos de atividade jurídica após a obtenção do grau de bacharel, além de cumprir outros requisitos listados no edital.
 
Para o nível médio, as vagas são para o cargo de Assistente Judiciário, destinadas tanto a candidatos com formação intermediária geral, quanto aqueles que possuem formação técnica nas especialidades de Suporte ao Usuário de Informática, Auxiliar de Consultório Dentário, Programador, WebDesigner, Técnico em Telecomunicações e Editor Gráfico
 
Já para o nível fundamental, há vagas para o cargo de Auxiliar Judiciário II.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas unicamente via Internet, no período entre 14h00min do dia 20 de março de 2013 e 23h59min do dia 22 de abril de 2013, no endereço eletrônico da FGV (www.fgv.br/fvgprojetos/concursos/tjam13). A taxa de inscrição custa R$ 50,00 (níveis fundamental), R$ 65,00 (nível médio), R$ 85,00 (superior) ou R$ 195,00 (Juiz Substituto). Os editais prevêm a isenção de taxa, para os candidatos que atendam às condições necessárias, e também a reserva de vagas para portadores de deficiência (10%).
 
Etapas da Seleção e datas importantes
A prova escrita objetiva para todas as especialidades do cargo Analista Judiciário I e para Auxiliar Judiciário II (Nível Fundamental) será realizada no dia 30 de maio de 2013. No dia 02 de junho de 2013 estão agendadas as provas escritas objetivas para o cargo de Analista Judiciário II (Oficial de Justiça Avaliador e Leiloeiro) e para todas especialidades do cargo Assistente Judiciário (Nível Médio).
 
Para o cargo de Juiz de Direito Substituto, a seleção será realizada por meio de: prova escrita objetiva (05 de junho de 2013); prova escrita discursiva e prova prática de sentença cível e criminal; sindicância de vida pregressa e investigação social; prova oral e avaliação de títulos.
 
Todas as etapas do concurso serão realizadas no município de Manaus-AM, mas, caso seja necessário, outros municípios circunvizinhos poderão ser utilizados como locais de prova. Os candidatos devem acompanhar todas as informações sobre as etapas do certame na página www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjam13.
 
Os gabaritos oficiais preliminares da prova escrita objetiva serão divulgados no dia 04 de junho de 2013.
 
O prazo de validade do concurso para a área administrativa/apoio será de dois anos e o certame para Juiz Substituto terá validade de um ano.
 

SDA - CE abre seleção simplificada

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará está realizando a seleção pública simplificada nº 07/2013/SDA para contratar temporariamente 114 novos servidores das áreas técnicas, administrativas e operacionais. O candidatos serão selecionados por meio de provas escritas objetivas e prova de títulos.
 
As vagas de nível superior são para Administrador, Veterinário, Zootecnista, Contador, Economista, Engenheiro Agrônomo, Técnico Social, Engenheiro Civil e Arquiteto. Para quem possui nível médio profissionalizante (técnico), as chances são para Técnico Agrícola e Técnico em Edificações.
 
Os salários oferecidos oscilam entre R$ 1.800,00 e R$ 5.831,50 e a carga horária de trabalho dos profissionais contratados será de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas somente por meio da página http://concursos.acep.org.br/selecaoSDA2013, até o dia 07 de abril de 2013, observado o horário local. A taxa custa R$ 100,00 para as categoria de nível superior e R$ 80,00 para as de nível médio técnico.
 
As provas escritas serão realizadas no dia 02 de junho de 2013, mas os candidatos deverão confirmar a data e horário, bem como as informações sobre locais de aplicação das provas, acessando o mesmo site de inscrição, com seis dias de antecedência em relação à data agendada.
 
Serão convocados para a Prova de Títulos, mediante Edital, todos os candidatos que obtiverem aprovação nas provas escritas, em data de convocação a ser divulgada no dia 27 de junho de 2013 pela internet (http://concursos.acep.org.br/selecaoSDA2013). A documentação da titulação deverá ser entregue na sede da ACEP (Avenida da Universidade, 2446 - Benfica - CEP 60020-180 – Fortaleza-CE), no período de 1º de julho de 2013 a 02 de julho de 2013.
 

IFRJ publica edital de processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) lançou edital n° 08/2013 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 52 vagas abertas para o cargo de Tutor a Distância. Os contratados atuarão nos cursos técnicos de Serviços Públicos, Agente Comunitário de Saúde e Lazer do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).
 
O valor da bolsa do Tutor a Distância é de R$ 765,00 e a carga horária estabelecida para a atividade de tutoria será de 16 horas semanais, sendo 10 horas de apoio a distância no NEaD/Campus Nilo Peçanha/Pinheiral do IFRJ, e 6 horas em atividades pedagógicas complementares e aulas presenciais nos polos.
 
As inscrições serão realizadas no período de 18 de março a 5 de abril de 2013, na Secretaria do Núcleo de Educação a Distância do IFRJ - Campus Nilo Peçanha/Pinheiral (rua José Breves, nº. 550, Centro). Na ocasião do comparecimento ao local deve-se apresentar formulário preenchido, disponível em www.ifrj.edu.br (concursos), Curriculum Vitae, cópia do RG e CPF, diploma e histórico escolar de graduação e pós-graduação em envelope lacrado.
 
A confirmação da inscrição será divulgada no site www.ifrj.edu.br, no dia 09 de abril de 2013, após as 18 horas.
 
A seleção constará em 2 (duas) etapas: análise de currículo vitae e curso de capacitação.
 
O resultado da Análise do Currículo estará disponível no dia 18 de abril de 2013 no site do IFRJ e afixadas no Núcleo de Educação a Distância do IFRJ - Campus Nilo Peçanha/Pinheiral.
 
A 2ª Etapa, de caráter eliminatório e obrigatório, terá início no dia 20 de abril de 2013, às 8 horas, para o I Encontro referente ao Curso de Capacitação oferecido pelo NEaD (Núcleo de Educação a Distância) do Campus Nilo Peçanha/ Pinheiral, do IFRJ, a todos que forem aprovados na 1ª etapa.
 
A classificação final do certame será divulgada no dia 23 de maio de 2013, a partir das 18 horas, no sítio www.ifrj.edu.br e afixadas no Núcleo de Educação a Distância do IFRJ - Campus Nilo Peçanha/Pinheiral.
 
Este processo seletivo tem validade por um ano, sendo prorrogável por igual período.

Concurso Fundação Oncocentro - SP

A Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) lançou o edital Nº 02/2013 de concurso público visando o preenchimento de 03 vagas para o cargo de Agente de Apoio Técnico e Administrativo, com exigência de nível médio. Os contratados serão submetidos à carga horária de 30 horas semanais com remuneração inicial de R$ 882,74.
 
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 40,57, serão realizadas no período de 18 a 22 de março de 2013, das 10 às 16 horas. A ficha de inscrição estará disponível no site www.fosp.saude.sp.gov.br.
 
Os interessados deverão entregar a ficha de inscrição preenchida, o comprovante de recolhimento da taxa de inscrição e os documentos exigidos na Gerência da Administração de Pessoal, localizada no 7º andar da Fundação Oncocentro de São Paulo (Rua Oscar Freire, nº 2.396).
 
Seleção e Validade
O certame constará de três fases:
 
- Prova Escrita, prevista para ser aplicada no dia 7 de abril de 2013, às 9 horas, em local a ser divulgado pelo Diário Oficial do Estado e pelo site da Fosp;

 - Prova Prática, prevista para os dias 29 e 30 de abril de 2013, às 9 horas, no Auditório da Fosp;

 - Prova de Títulos e Avaliação de Curriculum Vitae.
 
O processo seletivo terá validade de 24 meses, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado uma única vez por igual período.

Hospitais fazem progresso, mas ainda têm desafios em EHR

Pesquisa com CIOs de saúde revela bom avanço na implantação de registro eletrônico de saúde, mas aumentam questões com equipes e interoperabilidade
 
Se a pesquisa anual da HIMSS (Heathcare Information and Management Systems Society) com CIOs indica alguma coisa, é que hospitais estão seguindo muito bem na jornada rumo ao uso significativo de registros eletrônicos de saúde (EHR, da sigla em inglês) e, finalmente, a cuidados mais seguros e com melhor custo-benefício. Mas os líderes de TI de saúde esperam ser desafiados, futuramente, por outras reformas na área de saúde, incluindo a obrigação de criar Organizações de Cuidados Responsáveis (ACOs).
 
Dos 298 CIOs entrevistados online entre dezembro e fevereiro, 66% disseram que suas organizações já foram qualificadas no estágio 1 de Uso Significativo, e outros 4% disseram esperam conseguir tal feito até o final de 2012. E 75% dos entrevistados, representando quase 600 hospitais por todos os EUA, disseram que planejam estar no estágio 2 em 2014, o primeiro ano do estágio 2, segundo anunciaram oficiais da HIMSS, na conferência anual da organização, em Nova Orleans.
 
Quase metade (47%) dos CIOs disse que o orçamento de TI teria que “aumentar significativamente” este ano, e outros 29% disseram que as despesas “provavelmente diminuiriam”. Apenas 15% disseram que o orçamento seria o mesmo, e 8% esperam uma queda.
 
Entre os entrevistados pela pesquisa, 21% disseram que o principal objetivo de negócio de TI para 2013 é sustentar a viabilidade financeira de suas organizações, um aumento em comparação aos 15% do ano passado. 19% disseram que o principal objetivo é melhorar os cuidados com os pacientes, uma pequena queda em relação a 2012. Há um ano, alcançar Uso Significativo era o principal objetivo de negócio, mencionado por 24% dos entrevistados, mas caiu para o 4º lugar na lista deste ano, com 15% das respostas.
 
“É uma consequência, que mostra que nossos entrevistados estão muito bem posicionados não apenas para alcançar o estágio 1, como o estágio 2 também”, disse Jennifer Horowitz, diretora sênior de pesquisa na empresa afiliada de pesquisas, HIMSS Analytics.
 
Mesmo que alguns tenham sofrido com tentativas de medir o retorno sobre o investimento de EHR, e outros tenham questionado se é possível obter ROI ao participar de um programa de Uso Significativo, a maioria dos entrevistados pelo HIMSS espera um retorno positivo no estágio 1.
 
Cerca de 30% dos CIOs de hospitais disseram que planejam ver ROI de até US$2 milhões no estágio 1. Outros 23% esperam retorno entre US$ 2 milhões e US$ 3 milhões no estágio 1, enquanto 16% avaliam o retorno entre US$ 4 milhões e US$ 5 milhões.
 
Embora a pesquisa não tenha perguntado se alguém esperava perder dinheiro nos estágios 1 ou 2, o CEO da HIMSS, H. Steven Lieber reiterou a antiga crença da organização de que o bônus do Uso Significativo nunca se propôs a cobrir, completamente, os gastos com EHR e que o governo não irá “comprar” sistemas de TI de saúde de provedores de serviços de saúde. “É muito mais uma questão de decisão de política [de participar do programa de Uso Significativo] do que uma decisão financeira”, disse Lieber. “É uma questão de valor de longo prazo” em termos de ganhos com qualidade e segurança do paciente.
 
Quando perguntamos em que ponto a TI teria mais impacto no cuidado com pacientes, 31% disseram que seria no aprimoramento da qualidade dos resultados, em comparação aos 38% no ano passado, mas ainda a resposta mais comum. Outros 25% disseram que seriam na redução de erros médicos, enquanto 12% endossaram a padronização dos cuidados clínicos. “As três principais áreas aqui, realmente são resultados diretos para os pacientes”, disse Horowitz.
 
Curiosamente, a ativação do acesso remoto de dados estava bem no fim da lista, com apenas 5%, enquanto meros 3% disseram que fornecer monitoramento remoto de pacientes pode causar ótimo efeito nos tratamentos. No ano passado, ninguém falou em monitoramento remoto de pacientes.
 
“Todos estão discutindo sobre isso e percebendo que pode fazer diferença em cuidados responsáveis” disse Mike Rozmus, VP e CIO do RMH Healthcare, afiliado do Sentara Healthcare, que opera o Hospital Rockingham Memorial, em Harrinsonburg, Virginia.
 
No entanto, cuidados responsáveis continuam sendo castelos no ar e tiveram de ser postos de lado durante a reconstrução geral da infraestrutura de TI. “É preciso pavimentar o último quilômetro antes de liberar a rodovia”, de acordo com Rozmus. Neste momento, os CIOs não estão pensando nisso.
 
Outros aspectos da reforma de saúde também estão na mente dos CIOs. Cerca de 37% mencionaram a reforma da saúde como a questão de negócio com mais impacto na indústria este ano, um pouco menos dos 40% em 2012. Isto, segundo Horowitz, inclui ACO e reformulação salarial. A segunda resposta mais comum foi consideração financeira, mencionada por 16% dos entrevistados. Obrigações políticas, incluindo o Uso Significativo, caíram para 14%, de 23% no ano passado.
 
O principal foco clínico da TI entre os CIOs é o ter EHR completamente operacional em vigor, mencionado por 19% dos entrevistados, contra 25% no ano passado. O foco em sistemas médicos e a ligação de sistemas clínicos com medidores de qualidade empataram em segundo lugar, com 16% cada. “Os três principais aqui, realmente são sistemas-chave”, disse Horowitz.
 
21% dos entrevistados expressaram preocupação sobre não poderem acompanhar as necessidades das equipes, e sua principal necessidade é especialidade em informática clínica. Isto está de acordo com relatórios anteriores que sugerem uma séria falta de mão de obra especializada em TI de saúde.

Fonte: Niel Versel | InformationWeek EUA; replicada pela InformationWeek Brasil
 
Por Saudeweb