Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

'Miniórgãos' feitos com impressora 3D são usados para testar vacinas

Anthony Atala disse que tecnologia pode ajudar a testar a eficiência de tratamentos potenciais. (Foto: AP/BBC)
Foto: AP?BBC
Anthony Atala disse que tecnologia pode ajudar a testar a eficiência de
tratamentos potenciais
Processo replica células humanas para imprimir estruturas que imitam funções do coração, fígado, pulmão e vasos sanguíneos
 
Miniórgãos desenvolvidos a partir de uma impressora 3-D modificada estão sendo usados para testar novas vacinas em um laboratório nos Estados Unidos.
 
O processo replica as células humanas para imprimir estruturas que imitam as funções do coração, fígado, pulmão e vasos sanguíneos.
 
Os órgãos são então inseridos em um microchip e ligados a um substituto de sangue, permitindo aos cientistas monitorar de perto tratamentos específicos.
 
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos financiou o projeto com US$ 24 milhões (R$ 54 milhões).
 
A bioimpressão, uma forma de impressão 3-D que, de fato, cria tecido humano, não é nova. Nem a ideia de cultivar tecido humano 3-D em um microchip.
 
Mas os testes que estão sendo realizados no Wake Forest Institute for Regenerative Medicine, na Carolina do Norte, são os primeiros a combinar vários órgãos em um mesmo dispositivo, capaz de modelar a resposta às toxinas químicas ou a agentes biológicos.
 
Instituto conseguiu combinar vários órgãos, criados por bio-impressão, em um mesmo dispositivo. (Foto: AP/BBC)
Foto: AP/BBC
Instituto conseguiu combinar vários órgãos, criados
por bio-impressão, em um mesmo dispositivo
Órgãos impressos
As impressoras 3-D modificadas, desenvolvidas em Wake Forest, imprimem células humanas em materiais a base de hidrogel, um tipo de gel que é capaz de reter grande quantidade de água.
 
Os órgãos desenvolvidos em laboratórios são então inseridos em um chip de cinco centímetros e unidos em uma espécie de sistema circulatório que usa um substituto de sangue semelhante ao usado cirurgias de emergência.
 
O substituto do sangue mantém as células vivas e pode ser usado para receber agentes químicos ou biológicos e a introduzir terapias potenciais no sistema.
 
Sensores que medem a temperatura real, os níveis de oxigênio, o pH e outros fatores passam informações sobre como os órgãos reagem e, principalmente, como eles interagem uns com os outros.

Anthony Atala, diretor do Wake Forest e coordenador da pesquisa, disse que a tecnologia poderia ser usada tanto para 'prever os efeitos dos agentes químicos e biológicos quanto testar a eficiência de tratamentos potenciais'.
 
'Na prática, estamos fazendo testes em tecido humano', afirmou ele. 'Funciona melhor do que os testes em animais', acrescentou.
 
Antiterrorismo
Uma equipe de especialistas dos Estados Unidos está envolvida em aprimorar a tecnologia.
 
O financiamento para o projeto veio da Agência de Redução de Ameaças da Defesa (DTRA, na sigla em inglês), uma divisão do governo americano que combate armas biológicas, químicas e nucleares.
 
Os testes que estão sendo realizados em Wake Forest 'reduziriam significativamente o tempo e o custo necessários para desenvolver respostas médicas a ataques bioterroristas', diz Clint Florence, chefe interino do setor de vacinas da DTRA.
 
Wake Forest informou que conseguiu testar antídotos para o gás sarin, recentemente usado contra civis na Síria, segundo a ONU.
 
Processo de impressão
Atala, cujo campo de atuação é a medicina regenerativa, afirmou que a tecnologia de bioimpressão foi usado inicialmente no Wake Forest para criar tecidos e órgãos para transplantes em pacientes.
 
A sua equipe conseguiu replicar órgãos achatados como pele, órgãos tubulares, tais como vasos sanguíneos, e até órgãos ocos não tubulares, como a bexiga e o estômago, que possuem estruturas e funções mais complexas.
 
Mas construir órgãos maiores como coração e fígado ainda representa um grande desafio.
 
São necessários 30 minutos para imprimir uma miniatura de um rim ou do coração do tamanho de um biscoito pequeno.
 
'Há tantas células por centímetro que fazer um órgão do zero é um processo bastante complexo', definiu Atala à BBC.
 
Mas a bioimpressão de órgão sólidos em tamanho real não está tão distante quanto se imagina. 'Estamos trabalhando nessa área agora', disse Atala.
 
G1

Pesquisa mostra que 33% dos pais não falam com filhos sobre álcool

Turquia limita consumo de álcool (Foto: AP)
Foto: AP
Pesquisa ouviu mil pais de 11 países para saber mais detalhes sobre
 como os pais conversam com seus filhos sobre o consumo de álcool
Estudo que ouviu mil pais brasileiros foi feita por companhia de bebida. Eles consideram os filhos muito novos ou têm vergonha de abordar tema
 
Uma pesquisa realizada pela companhia de bebida Ambev - que reúne 17 marcas de cerveja – concluiu que 33% dos pais e mães brasileiros não falam com seus filhos sobre o consumo de álcool. Além do Brasil, o estudo foi realizado também na Argentina, Bélgica, Canadá, China, Alemanha, México, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e Ucrânia.

Foram ouvidos mil pais de cada um dos países. No Brasil, a principal razão para os pais não terem essa conversa é considerar que o filho ainda é muito jovem: 48% dos entrevistados alegaram esse motivo. Outros 22% disseram que não têm certeza de como começar a conversa; 15% confiam que os filhos tomarão a decisão certa e 9% têm vergonha de discutir o assunto.

Apesar disso, 98% dos pais brasileiros concordam com a afirmação de que é importante que os pais conversem com seus filhos sobre o consumo de álcool. Eles consideram que essa conversa começa a ser importante a partir dos 9 anos de idade.

Na Alemanha, Argentina e Bélgica, a conversa sobre bebidas alcoólicas entre pais e filhos é mais frequente do que no Brasil, segundo os dados levantados pela pesquisa. Já os pais americanos, canadenses, chineses, mexicanos, britânicos, russos e ucranianos abordam o assunto com menos frequência do que os pais brasileiros.

Os dados foram coletados no ano passado em entrevistas por telefone, pela internet ou pessoalmente. Entre os pais entrevistados, pelo menos 25% têm filhos com idades entre 5 e 17 anos.

g1

Doença causada por 'fungo da cerveja' faz intestino produzir álcool

The yeast <em>Saccharomyces cerevisiae</em>
Saccharomyces cerevisiae
Americano foi diagnosticado e tratado em 2010 com enfermidade. Enfermidade foi designada como Síndrome da fermentação do intestino
 
Cientistas descreveram na publicação "Journal of Clinical Medicine" uma síndrome causada pela presença excessiva do fungo Saccharomyces cerevisiae no trato intestinal, que transforma açúcares em álcool, deixando o portador desta doença embriagado mesmo se ele não tiver ingerido bebida alcoólica.
 
O nome científico deste organismo parece estranho, mas é a designação para a levedura, elemento primordial para a fabricação das cervejas e produção de pães.
 
Os pesquisadores da Faculdade Panolla, do Texas, descreveram o caso de um homem dos Estados Unidos, de 61 anos, que foi diagnosticado em 2010 com a rara doença chamada de síndrome de fermentação intestinal.

Segundo o jornal norte-americano “NPR”, o paciente foi tratado em um hospital de Cartago, no Texas. A vítima se internou reclamando de tontura e um teste de bafômetro feito revelou nível de álcool no sangue quase cinco vezes acima do limite permitido. No entanto, o homem afirmou que não havia ingerido bebida alcoólica naquele dia.

Levedura em excesso
Os médicos ficaram perplexos e decidiram pesquisar o que acontecia com ele. Após testes realizados por especialistas, foi detectado que o trato intestinal do homem agia de forma diferente, produzindo álcool.

A condição rara funciona da seguinte maneira: o fungo fermentava os açúcares presentes em todo amido ingerido (encontrados em massas ou refrigerantes) e os transformava em etanol.
 
O tratamento foi feito com a ajuda de remédios que combatem fungos, além de uma dieta que restringiu a ingestão de açúcares, carboidratos e, claro, álcool durante seis semanas. Após dez semanas de tratamento o nível de álcool no sangue foi totalmente eliminado.
 
Os primeiros casos de síndrome da fermentação do intestino foram descritos no Japão. Houve alguns poucos relatos de pessoas com essa doença nas últimas três décadas, sendo que dois deles foram com crianças – uma menina de 12 anos e uma outra de 3 anos.

G1

Estudo liga aumento de suicídios à crise global

Depressão (Foto: BBC)
Foto: BBC
Estresse emocional e depressão causados pela recessão econômica
 pode ter relação com o ato de tirar a própria vida, sugere o estudo
Levantamento realizado em 54 países da Europa e das Américas constatou um aumento de 3,3% em 2009, um ano após o início da crise
 
A recente crise econômica seria uma das causas para o aumento nas taxas de suicídio na Europa e nas Américas, informa um novo levantamento.
 
A pesquisa, publicada na revista científica "British Medical Journal", analisou dados de 54 países para estimar o impacto global de problemas financeiros decorrentes da crise econômica iniciada em 2008 com o colapso do crédito e dos mercados imobiliários nos Estados Unidos.
 
Um ano após o início da crise, as taxas de suicídio entre os homens aumentou em média 3,3%. A elevação foi maior nos países que mais perderam empregos.
 
Economia instável
Pesquisadores das Universidades de Oxford e Bristol, na Grã-Bretanha, junto com colegas da Universidade de Hong Kong, usaram dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA e do Panorama Econômico Global do Fundo Monetário Internacional (FMI) para realizar o estudo.
 
Em 2009, houve em todo o mundo um aumento de 37% no desemprego e uma queda de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de bens e serviços produzidos por um país – per capita, um reflexo da crise econômica no ano anterior.
 
Ao mesmo tempo, as taxas de suicídio entre os homens começaram a aumentar. Naquele ano, houve 5 mil suicídios a mais que o número esperado. O aumento foi verificado nos 27 países europeus e nos 18 países das Américas analisados.
 
Na Europa, os suicídios cresceram mais entre os homens de 15 a 24 anos, enquanto nas Américas a alta foi maior entre o grupo de 45 a 64 anos. Por outro lado, as taxas de suicídio entre as mulheres não mudou na Europa, mas registrou um pequeno aumento nas Américas.
 
Os pesquisadores veem a relação entre o estresse emocional da recessão e o ato de tirar a própria vida como uma provável relação de causa e efeito, mas não puderam comprová-la. Eles acrescentam que a alta de suicídios também pode estar ligada a outros fatores, mas ONGs de apoio à saúde mental afirmam que sua própria experiência endossa a teoria dos pesquisadores.
 
Um porta-voz da Samaritans, ONG britânica que dá apoio emocional a potenciais suicidas, afirmou: "Não é surpresa para nós que as taxas de suicídios aumentam em recessões".
 
"Um levantamento das chamadas telefônicas feitas aos nossos escritórios em 2008, antes do início da crise, mostrou que uma em cada 10 pessoas falava sobre dificuldades financeiras. Essa mesma proporção caiu de um para seis no final do ano passado. Claramente, esse é um fator que o governo precisa levar em conta quando ocorrem crises econômicas."
 
Um porta-voz da ONG Mind afirmou que a entidade também vem recebendo mais telefonemas de pessoas angustiadas com a falta de dinheiro e o desemprego.
 
A ONG britânica Papyrus (Prevenção para Jovens Suicidas, na sigla em inglês) informou que, embora não pudesse relacionar o aumento no número de telefonemas de jovens buscando auxílio emocional para não cometer suicídio à crise econômica, a dificuldade em conseguir trabalho, administrar as finanças e as dívidas estudantis haviam sido temas recorrentes nas ligações.
 
G1

Vulvovaginite

Vulvovaginite
Definição
A vulvovaginite é uma inflamação ou infecção da vulva e vagina.
 
Nomes alternativos
Vaginite; Inflamação vaginal; Inflamação da vagina
 
Causas, incidência e fatores de risco
A vulvovaginite pode afetar mulheres de todas as idades e é extremamente comum. Pode ser causada por bactérias, fungos, vírus e outros parasitas. Algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também podem causar a vulvovaginite, bem como diversas substâncias químicas encontradas em espumas de banho, sabonetes e perfumes. Fatores ambientais como higiene inadequada e alérgenos também podem causar a doença.

A Candida albicans, que causa infecções fúngicas, é uma das causas mais comuns da vulvovaginite em mulheres de todas as idades. O uso de antibióticos pode provocar infecções fúngicas porque destrói as bactérias antifúngicas normais encontradas na vagina. As infecções fúngicas normalmente provocam coceira genital e corrimento vaginal branco e espesso, além de outros sintomas.

Outra causa da vulvovaginite é a vaginose bacteriana, um aumento excessivo de certos tipos de bactérias na vagina. A vaginose bacteriana pode provocar corrimento vaginal cinza e fino de odor fétido.

Uma infecção sexualmente transmissível chamada de vaginite por Trichomonas é outra causa comum. Essa infecção provoca coceira e odor vaginal, além de intenso corrimento que pode ser cinza amarelado ou verde.

Espumas de banho, sabonetes, contraceptivos vaginais, sprays femininos e perfumes podem causar irritação e erupções que coçam na área genital, enquanto roupas apertadas ou que não absorvem a transpiração às vezes causam brotoejas devido ao calor.
 
O tecido irritado é mais propenso a infecções que o tecido normal, e muitos organismos que causam infecções se proliferam em ambientes quentes, úmidos e escuros.
 
Esses fatores podem contribuir para a causa da vulvovaginite e, com frequência, prolongam o período de recuperação.
 
A ausência de estrogênio nas mulheres após a menopausa pode resultar em secura vaginal e afinamento da pele da vagina e da vulva, o que também pode causar ou piorar a coceira ou sensação de queimação genital.
 
Algumas doenças de pele podem causar coceira e irritação crônica na região vulvar. Corpos estranhos, como absorventes internos perdidos, também podem causar irritação e coceira na vulva e um corrimento intenso e de cheiro forte.
 
A vulvovaginite não específica (quando a causa específica não é identificada) pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum em meninas antes da puberdade. Depois que a puberdade começa, a vagina fica mais ácida, o que ajuda a evitar infecções.
 
A vulvovaginite não específica pode ocorrer em meninas com higiene genital inadequada e caracteriza-se pela presença de corrimento marrom esverdeado de odor fétido e irritação na abertura da vagina e nos lábios vaginais.
 
Essa doença é com frequência associada ao aumento excessivo de um tipo de bactéria tipicamente encontrada nas fezes. Essas bactérias algumas vezes são deslocadas do reto para a região vaginal se a limpeza após o uso do banheiro for realizada de trás para a frente.
 
No caso de crianças com infecções incomuns e episódios recorrentes de vulvovaginite inexplicável, deve-se considerar a possibilidade de abuso sexual. A Neisseria gonorrhoeae, o organismo que causa a gonorreia, provoca vulvovaginite gonocócica em meninas que sofreram abusos sexuais.
 
A vaginite relacionada à gonorreia é considerada uma doença sexualmente transmissível. Se testes laboratoriais confirmarem o diagnóstico, as meninas deverão ser examinadas para verificar se ocorreu abuso sexual.
 
Sintomas
  • Irritação e coceira na região genital
  • Inflamação (irritação, vermelhidão e inchaço) dos grandes lábios, pequenos lábios e região do períneo
  • Corrimento vaginal
  • Odor fétido
  • Desconforto ou sensação de queimação ao urinar
Exames e testes
Se você foi diagnosticada com uma infecção fúngica anteriormente, pode tentar o tratamento com produtos vendidos sem receita médica. Entretanto, se os sintomas não desaparecerem por completo em uma semana, entre em contato com seu médico. Muitas outras infecções apresentam sintomas semelhantes.
 
O médico realizará um exame pélvico. O exame pode identificar áreas sensíveis e vermelhas na vulva ou na vagina.
 
Um teste com cultura (avaliação microscópica do corrimento vaginal) é geralmente realizado para identificar uma infecção vaginal ou o crescimento excessivo de fungos ou bactérias. Em alguns casos, a cultura do corrimento pode indicar o organismo que está causando a infecção.
 
Uma biópsia da área irritada pode ser recomendada se não existirem sinais de infecção.
 
Tratamento
 
O tratamento depende da causa da infecção. Possíveis tratamentos:
  • Antibióticos tomados por via oral ou aplicados à pele
  • Pomada antifúngica
  • Pomada antibacteriana
  • Pomada de cortisona
  • Anti-histamínicos, se a irritação for causada por uma reação alérgica
  • Pomada de estrogênio, se a irritação e inflamação forem causadas por baixos níveis de estrogênio
Manter uma higiene adequada é importante e pode ajudar a evitar irritações, principalmente em mulheres com infecções causadas por bactérias encontradas normalmente nas fezes. Banhos de assento podem ser recomendados.

Em geral, permitir que a região genital seja mais ventilada também ajuda. Para isso, você pode:
  • Usar roupas íntimas de algodão (e não de náilon) ou com forro de algodão. Isso aumenta o fluxo de ar e diminui a umidade.
  • Retirar a roupa íntima para dormir.
Observação: Se uma infecção sexualmente transmissível for diagnosticada, é de extrema importância que o parceiro sexual também faça o tratamento, mesmo se não apresentar sintomas. Se o parceiro sexual estiver infectado, mas não se tratar, você corre o risco de desenvolver a infecção inúmeras vezes.
 
Evolução (prognóstico)
O tratamento adequado de uma infecção geralmente é muito eficaz.
 
Complicações
  • Desconforto contínuo
  • Infecção na pele (por coçar demais)
  • Complicações em função da causa da doença (como gonorreia ou candidíase)

Ligando para o médico
Ligue para o seu médico se apresentar sintomas de vulvovaginite ou se a vulvovaginite já diagnosticada não responder ao tratamento.
 
Prevenção
Usar camisinha nas relações sexuais pode evitar a maioria das infecções vaginais sexualmente transmissíveis. Roupas de tamanho adequado e que absorvem a transpiração, em conjunto com a higiene adequada da região genital, também evitam muitos casos de vulvovaginite não infecciosa.
 
As crianças devem aprender a limpar corretamente a região genital durante o banho. A limpeza adequada após usar o banheiro também ajuda (as meninas devem sempre realizar a limpeza de frente para trás para impedir a entrada de bactérias do reto na região vaginal).
 
As mãos devem ser lavadas cuidadosamente antes e depois de se usar o banheiro.
 
Referências
Eckert LO, Lentz GM. Infections of the lower genital tract: vulva, vagina, cervix, toxic shock syndrome, HIV infections. In: Katz VL, Lentz GM, Lobo RA, Gershenson DM, eds. Comprehensive Gynecology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2007:chap 22.
 
Sanfilippo JS. Vulvovaginitis. In: Kliegman RM, Behrman RE, Jenson HB, Stanton BF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 18th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 549.
 
McCormack WM. Vulvovaginitis and cervicitis. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 107.
 
iG

Data de validade leva ao desperdício de bilhões de quilos de alimentos


Agentes da Food and Drug Administration (FDA) durante inspeção de alimentos. Segundo o estudo, até 40% de toda comida consumida nos EUA pode estar indo para o lixo por causa da rotulagem
Foto: Michael J. Ermarth/FDA
Agentes da Food and Drug Administration (FDA) durante inspeção de alimentos.
Segundo o estudo, até 40% de toda comida consumida nos EUA pode estar
 indo para o lixo por causa da rotulagem
Mais de 90% dos americanos jogam no lixo alimentos de boa qualidade. Desperdício chega a US$ 165 bilhões por ano
 
Consumidores de vários países jogam no lixo bilhões de quilos de alimentos por causa da data de validade dos produtos. De acordo com um novo relatório da ONG Natural Resources Defense Council (NRDC) and Harvard Law School's Food Law and Policy, mais de 90 % dos americanos podem estar jogando alimentos no lixo sem necessidade, porque os interpretam os rótulos como indicadores de segurança alimentar.

Segundo o estudo, até 40% de toda comida consumida nos EUA pode estar indo para o lixo por causa da rotulagem. São quase US$ 165 bilhões de dólares perdidos anualmente.

"As datas de vencimento estão nos levando a jogar fora comida boa e, com ela, todos os recursos utilizados em seu cultivo, armazenamento, distribuição, etc." A afirmação é de Dana Gunders, cientista da equipe do NRDC. "Frases como "consumir antes de" estão sendo mal interpretadas, levando a uma falsa confiança de segurança alimentar."

A pesquisa The Dating Game: How Confusing Food Date Labels Lead to Food Waste in America (O jogo das datas: como a confusão das etiquetas leva ao desperdício de alimentos na América) é a primeira análise do emaranhado de leis federais e estaduais americanas relacionadas com a data de validade de produtos em todos os 50 estados e apresenta recomendações para criação de um novo sistema de rotulagem.

"Precisamos de um sistema padronizado de rotulagem que forneça informações úteis para os consumidores, em vez do sistema não confiável, incoerente e fragmentado que temos hoje. Na conclusão do nosso estudo, convidamos os principais responsáveis pela rotulagem dos alimentos e formuladores de políticas públicas para criarem um sistema que possa servir melhor à nossa saúde, bolso e ao meio ambiente, afirmou Emily Broad Leib, principal autora do relatório.

 
Isaude.net

Uso de bebidas alcoólicas interna uma pessoa a cada 20 minutos em SP

Segundo a OMS, 320 mil pessoas dos 15 aos 29 anos morrem ao redor do mundo todos os anos, em decorrência do uso abusivo de álcool
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Segundo a OMS, 320 mil pessoas dos 15 aos 29 anos morrem ao
 redor do mundo todos os anos, em decorrência do uso abusivo de álcool
O Brasil ocupa o quarto lugar em número de mortes em decorrência do abuso de álcool, atrás apenas de China, Índia e Nigéria
 
Levantamento da Secretaria da Saúde de São Paulo mostrou que uma pessoa é internada por problemas relacionados ao uso do álcool a cada 20 minutos em todo estado. Os motivos vão desde intoxicação por abuso de bebida alcoólica, até cirrose hepática, passando por problemas cardíacos, câncer e acidentes de trânsito.

O álcool é a principal causa de morte entre homens de 15 a 59 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 320 mil pessoas dos 15 aos 29 anos morrem ao redor do mundo todos os anos, em decorrência do uso abusivo de álcool. Somente no Estado de São Paulo foram registradas, nos últimos anos, uma média de 7,5 mil mortes no trânsito.

O Brasil ocupa o quarto lugar em número de mortes, atrás apenas de China, Índia e Nigéria em decorrência do abuso de álcool. Por ano, são aproximadamente 45 mil óbitos

Alerta para motociclistas
Pesquisa realizada no Hospital das Clínicas traz um grande alerta para os motociclistas. De cada cinco vítimas de acidentes com motocicletas na Capital, uma consumiu álcool ou drogas antes de dirigir. O levantamento é o mais completo sobre esse tipo de ocorrência já realizada na Cidade de São Paulo.

Durante três meses, em dias alternados, foram coletados dados de 326 vítimas em unidades hospitalares da zona oeste da cidade e nos locais dos acidentes. Entre as informações levantadas na pesquisa, 44% das vítimas tiveram lesões graves, 21% haviam consumido álcool ou drogas e 23% não tinham habilitação para dirigir motos.
 
Isaude.net

Humor: Saúde pública

Como evitar o estômago pesado

O peso no estômago é um dos males mais comuns do nosso dia
 
A ausência de uma dieta balanceada, comer demais ou acelerado e o uso de muitas especiarias são apenas alguns dos responsáveis ​​por este distúrbio, que provoca uma sensação de estufamento acompanhado por acidez , desconforto e formação de gás. Aqui estão algumas dicas para descobrir como evitar o estômago pesado e se sentir muito mais leve e aliviado.
 
1. Melhore sua dieta
Se você comer todos os dias alimentos gordurosos , altamente pesado, doce, com uma grande quantidade de açúcar refinado e bebidas alcoólicas, é normal que a digestão ser um pouco mais lenta, uma vez que não é fácil do estômago processar todos esses alimentos muito saudáveis. É por isso que às vezes sentimos uma sensação de peso e inchaço após as refeições.
 
O primeiro passo para evitar o peso do estômago é controlar a ingestão de alimentos gordurosos, como salsichas, carnes, patês, frituras, etc. É, na verdade, os alimentos que não só afetam o nível de colesterol ou o nosso peso corporal, mas também prejudicial para a saúde do nosso estômago. Mesmo os alimentos com um elevado teor de açúcar refinado e bebidas alcoólicas também deve ser controlada para reduzir os problemas de estômago.
 
2.  Coma devagar e mastigue bem
Se você sabe que você espera de uma refeição muito pesada, tente seguir algumas recomendações para evitar a sensação de peso no estômago, como comer devagar, mastigando bem os alimentos para facilitar a digestão.
 
3.  Coma pouco
Tente não comer demais durante as refeições, é muito melhor  reduzir a quantidade de alimento que você come no almoço e no jantar e fazer lanches saudáveis ​​no meio da manhã e no período da tarde, por exemplo, com base em frutas, iogurte, um copo de chá com bolachas que contenha fibras, etc.
                         
Este artigo foi escrito por Bruno Loura e é propriedade do Como Fazer.

Com 40 kg e dificuldades para andar, menino de 3 anos faz tratamento para obesidade

Reprodução/Record
Depois de uma cirurgia de adenoide e seis meses de acompanhamento
médico, Miguel perdeu 10 Kg
Criança tomava dez mamadeiras por dia; família buscou ajuda em SP
 
Com apenas três anos de idade, o pequeno Miguel já tinha peso de gente grande.
 
Com 40 kg, ele pesava o mesmo de um adolescente de 11 anos. Para salvar a vida do filho, os pais saíram da Paraíba e vieram buscar ajuda em São Paulo.
 
De acordo com os pais do menino, Miguel chegou a este peso apenas com mamadeiras.
 
Ele tomava dez por dia reforçadas com farinha engrossada.
 
Quando começou o tratamento para emagrecer, no começo do ano, o menino tinha dificuldades até para andar.
 
Depois de uma cirurgia de adenoide e seis meses de acompanhamento médico, Miguel perdeu 10 Kg e comemorou essa nova fase da vida junto com o seu aniversário de quatro anos.
 
Assista ao vídeo:
 

 
R7

Concurso Prefeitura de Embaúba - SP

A Prefeitura de Embaúba, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público nº. 02/2013 que visa o preenchimento de 32 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, com salários de até R$ 2.494,15.

As oportunidades são para os cargos de Coletor de Lixo, Agente Comunitário de Saúde (1), Mecânico (1), Merendeira (1), Motorista (5), Operador de Máquinas (1), Pedreiro (1), Serviços Gerais (12), Encarregado de Serviços Administrativos (1), Técnico em Enfermagem (2), Assistente Administrativo (1), Diretor de Escola (1), Engenheiro Civil (1), Fonoaudiólogo (1), Monitor de Educação Infantil (1) e Professor de Educação Básica II - Educação Artística do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental (1).

As inscrições vão até o dia 25 de setembro de 2013, devendo ser efetuadas na Prefeitura de Embaúba, situada na Avenida São Domingos, nº. 26, Centro, das 10h às 14h30. A taxa cobrada varia de R$ 30,00 a R$ 80,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 20 de outubro de 2013, exceto no cargo de Coletor de Lixo. Também haverá prova prática para Motorista, Operador de Máquinas e Coletor de Lixo. Para o cargo de Coletor de Lixo será realizada exclusivamente prova prática, a realizar-se no dia 19 de outubro de 2013.

O horário e local determinado para o início das provas será comunicado aos interessados através de publicação no Jornal "0 Regional" de Catanduva-SP, afixação de aviso no Paço Municipal, sito à Avenida São Domingos n2 26, centro, Embaúba-SP, e pelo endereço eletrônico www.embauba.sp.gov.br.

O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São José do Povo - MT abre processo seletivo

Foi divulgado edital nº. 019/2013 para realização de processo seletivo nº. 003/2013 na Prefeitura de São José do Povo, no Estado de Mato Grosso. O certame visa a contratação de profissionais, por tempo determinado, para desenvolver atividades de Médico (PSF), Nutricionista, Enfermeiro (PSF) e Assistente Social.
 
A inscrição, no valor de R$ 35,00, deverá ser efetuada por meio de entrega da ficha de inscrição que será preenchida no ato da inscrição pelo participante e entregue junto com os documentos solicitados até o dia 27 de setembro de 2013 das 12h as 18h, pessoalmente na Prefeitura de São José do Povo-MT, situada à Rua José Salmem Hanze – 924 Centro, São José do Povo-MT, na Secretaria de Administração.
 
No ato da inscrição deverá ser apresentada e/ou entregue a seguinte documentação:
  • Apresentar os documentos pessoais e carteira profissional (caso regulamentado);
  • Currículo;
  • Comprovante de experiência de no mínimo de 01 ano.
A seleção será avaliada somente através da prova de títulos.
 
O prazo de vigência do processo seletivo será de 12 meses.
 
Os contratos regidos por este certame findam-se na data de 31 de dezembro de 2013, podendo ser prorrogável, se conveniente à administração pública, por igual período.
 
Maiores informações poderão ser obtidas no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de São José do Povo, situada na Rua José Salmem Hanze – 924 Centro – São José do Povo-MT, no horário das 12:00 às 18:00hs, informações pelo telefone (66) 3494-1113.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 19 de setembro de 2013, pág. 132 a 133

SECTEC - GO anuncia processo seletivo

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás (Sectec - GO), por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), publicou edital de processo seletivo nº. 006/2013 com o objetivo de contratar 115 Professores por tempo determinado, destinados ao Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (Cepabf), em Goiânia.
 
As vagas são para profissionais de níveis médio e superior, por salários que variam de R$ 1.105,24 a R$ 1.763,09, por jornadas semanais de 40 horas.
 
No nível superior, as chances são para o cargo de professor nas funções de Ciência da Computação ou Sistema de Informação ou Análise de Sistemas ou Engenharia da Computação ou Processamento de Dados ou Engenharia de Software ou Segurança da Informação (6); Curso Superior em Letras; Português e Inglês (1); Biblioteconomia (2); Administração ou Recursos Humanos (3); Ciências Contábeis (1); Pedagogia (5); Engenharia Civil ou Arquitetura (1); Fotografia (1); História (1); Fisioterapia (2); Direito (1); Artesanato (1); Artes Visuais ou Artes Plásticas (19); Educação Física (3); Publicidade e Propaganda (2); Artes Cênicas (13); Dança Contemporânea (4); Ballet Clássico (1); Contrabaixo (1); Fagote (1); Canto (4); Teclado (2); Oboé (1); Piano (8); Guitarra (1); Bateria (1); Flauta Transversal (2); Viola Clássica (1); Contrabaixo Elétrico (1); Música (3); Saxofone (1); Trompete (2); Trompa (1); Jornalismo (1); Comunicação Social ou Relações Públicas (1); Curso Superior (2); Dança do Ventre (1); Redes de Computadores (1); Libras (1); Letras - Inglês (1); Design Gráfico ou Web Gráfico (1); Engenharia Elétrica ou Tecnologia de Sistemas Eletrônicos (1); Nutrição ou Engenharia de Alimentos (1) e Violão (3);
 
Já no nível médio, as oportunidades são para o cargo de professor nas funções de Maquinária (2); Marcenaria (1); Malabares; Turbilhão; Mastro Chinês e Magia (4); Manutenção de Instrumentos Musicais ou Montagem de Bandas e Orquestras (3); Teatro (1); Iluminotécnica (4); Ballet Clássico (7); Street Dance; Social Dance; Social Free Style; Hip Hop; Break Dance; New Jack; House Dance; Hagga Jan; Locking; Poping e Waacking (1); Violino (2), Acordeon (1), Tuba (1), Manutenção de Instrumentos Musicais (1), Montagem de Bandas e Orquestras (1), Nível Médio (1), Dança (3), Música (2), Bateria (1), Técnica Vocal e Fonação (1), Regência Orquestral (2), Teatro e Produção Artística (1), Sonotecnia (2) e Montagem e Manutenção de Computadores (2).
 
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, por meio do site sss.segplan.go.gov.br, até o dia 24 de setembro de 2013.
 
O processo seletivo será constituído de análise curricular e avaliação de desempenho didático. O certame terá validade de 01 ano, a partir do resultado final, prorrogável por igual período, caso haja necessidade.

Prefeitura de Tunápolis - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Tunápolis, no estado de Santa Catarina, publicou o edital n° 007/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 02 vagas para Agente Comunitário de Saúde, por remuneração de R$  R$ 795,33 e jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os interessados devem ter ensino médio completo. 
 
As inscrições serão recebidas até 15 de outubro de 2013, no Setor de Pessoal, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Tunápolis (SC), sito à Rua João Castilho, 111 - centro. A taxa de participação é de R$ 30. 
 
A seleção dos candidatos constará de prova objetiva, com aplicação prevista para 19 de outubro de 2013, nas dependências do Centro de Educação Helga Follmann, rua Afonso Rodrigues, 115 - Centro - no município de Tunápolis (SC). O gabarito preliminar será anunciado em 21 de outubro deste ano.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.
 
O edital está disponível no site www.tunapolis.sc.gov.br

Concurso ITAURB de Itabira - MG

Foi divulgado edital de concurso público nº. 001/2013 da Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda - ITAURB, em Minas Gerais, para o preenchimento de 77 vagas de trabalho, das quais 06 são reservadas para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). O concurso será executado sob a responsabilidade do Instituto Mineiro de Administração Municipal (Imam).
 
Os vencimentos podem chegar a R$ 1.835,24 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar Ambiental (27 + 3 PNE), Auxiliar de Manutenção/Lavador/Lubrificador (2), Coletor de Lixo (27 + 3 PNE), Servente de Obras (2), Motociclista (2), Oficial de Obras/Armador (1) e Operador de Máquinas Pesadas/Tratorista (3);

- Nível Médio: Agente de Compras (1), Técnico de Edificações (1), Técnico em Educação Ambiental (1) e Técnico em Segurança do Trabalho (1);

- Nível Superior: Médico do Trabalho (1), Advogado (1) e Engenheiro Sanitarista (1).
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições a partir das 10h do dia 18 de novembro até às 23:59h do dia 17 de dezembro de 2013, exclusivamente pela internet, no site www.imam.org.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas
Para a escolha dos profissionais, serão realizadas prova objetiva de múltipla escolha, prova prática e teste de aptidão física. As provas Objetivas de Múltipla Escolha deste Concurso Público serão aplicadas na cidade de Itabira provavelmente nos dias 08 e/ou 09 de fevereiro de 2014. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição. Os horários das provas referir-se-ão ao horário de Brasília/DF.

Havendo alteração nas datas prováveis, os candidatos serão avisados com a devida antecedência, por meio do Cartão de Inscrição, publicação no Quadro de Avisos da ITAURB e nos sites www.itaurb.com.br e www.imam.org.br, além da imprensa escrita e falada.
 
Gabaritos e Validade
O Gabarito Provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Concurso, até o segundo dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da ITAURB e nos sites www.itaurb.com.br e www.imam.org.br.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a juízo do Diretor Presidente da Itaurb.

Prefeitura de Garopaba - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Garopaba, cidade localizada a 90 km de Florianópolis, em Santa Catarina, lançou os editais Nº 19 e 20/2013 para a realização de processo seletivo. O certame destina-se a contratação temporária de (01) Assistente Social, (01) Fonoaudiólogo, (02) Fisioterapeuta e (01) Médico Emergencialista. A jornada de trabalho dos aprovados será de 20 e 30 horas semanais e a remuneração de até R$ 7.756,93.
 
As inscrições serão recebidas do dia 19 de setembro a 03 de outubro de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada à Rua Antônio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Curriculum vitae (com apresentação dos títulos originais);
  • Registro no órgão de classe de Santa Catarina;
  • Diploma conforme formação exigida para o cargo;
  • Tempo de serviço comprovado (caso possua);
  • Comprovante de Residência.
O processo seletivo será constituído de análise dos documentos apresentados e entrevista.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições, na página oficial da Prefeitura de Garopaba - www.garopaba.sc.gov.br.
 
O edital na íntegra está disponível no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina no www.diariomunicipal.sc.gov.br, de 19 de setembro de 2013, pág. 107 a 113.

Concurso Prefeitura de São Roberto - MA

A Prefeitura de São Roberto, no estado do Maranhão, através do Instituto Ludus, publicou edital N° 001/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 112 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 678,00 a R$ 3.000,00 por jornadas de 20h ou 40h semanais.
 
Serão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, em caso de aprovação, o mínimo de 5% por cento, não excedendo 20%  por cento do exato número de vagas determinadas para cada cargo neste certame, desde que a necessidade especial de que são portadoras seja compatível com as atribuições do cargo para o qual concorre.
 
Cargos
- Nível Fundamental/Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Guarda Municipal, Merendeira, Monitor do PETI, Motorista e Vigia;

- Nível Médio: Técnico de Enfermagem e Professor Nível I;

- Nível Superior: Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Bioquímico, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Psicólogo, Professor Nível II nas áreas de Biologia, Geografia, História, Língua Inglesa e Matemática.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas pelo site www.institutoludus.com.br, até às 23h do dia 9 de outubro de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 10,00 a R$ 20,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
O concurso público constará de prova escrita com 40 questões objetivas, além de prova de títulos para Professores e teste de aptidão física para Guarda Municipal. A realização das provas do certame está prevista para ocorrer no dia 17 de novembro de 2013, das 8h às 11h, na cidade de São Roberto.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais da Prova serão disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br.

Gabaritos
O gabarito das provas escritas objetivas será divulgado no primeiro dia útil a data da aplicação das provas, a partir das 18:00h no site www.institutoludus.com.br.

Validade
A validade do concurso será de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação na imprensa oficial, podendo ser renovado por igual período.

Concurso TRT da 17ª Região - ES

O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT - 17), sediado em Vitória, Espírito Santo, lançou edital N  01/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 23 vagas mais cadastro de reserva para Analista e Técnico Judiciário. O concurso será organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).

As oportunidades para Analista Judiciário são para atuar nas seguintes áreas: Administrativa; Contabilidade; Apoio Especializado - Arquivologia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, Medicina, Psicologia, Tecnologia da Informação; Judiciária; e Judiciária - Oficial de Justiça Avaliador Federal. Os interessados devem ter formação em curso superior e o salário é de R$ 7.566,42, exceto para Oficial de Justiça Avaliador Federal que receberá o vencimento mensal de R$ 9.188,20.

Já os contratados para o cargo de Técnico Judiciário poderão atuar nas áreas Administrativa e de Apoio Especializado - Tecnologia da Informação. A remuneração para essas funções é de R$ 4.635,03 e os candidatos devem ter o ensino médio completo, além de curso técnico na área para o caso de Apoio Especializado - Tecnologia da Informação.

Será admitida a inscrição somente via internet, solicitada no período entre 10 horas do dia 26 de setembro e 23 horas e 59 minutos do dia 17 de outubro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para concorrer ao cargo de Analista Judiciário e de R$ 60,00 para Técnico Judiciário.

O concurso constará de provas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, além de prova discursiva, somente para Analista Judiciário. As avaliações serão aplicadas provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, em locais a serem definidos e divulgados pela organizadora.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Maravilha - SC abre processo seletivo

Com oferta de 46 vagas de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Maravilha, no Estado de Santa Catarina, divulgou edital nº. 002/2013 de processo seletivo. A remuneração varia entre R$ 712,92 a R$ 2.247,92, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais são reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Fiscal de Obras, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde e Engenheiro Agrônomo.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever do dia 20 de setembro a 04 de outubro de 2013, no site www.maravilha.sc.gov.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de: R$ 20,00 (Auxiliar de Serviços Gerais), R$ 30,00 (Agente Comunitário de Saúde), R$ 40,00 (Fiscal de Obras) e R$ 50,00 (Engenheiro Agrônomo).
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 27 de outubro de 2013, das 09:30 às 11:30, na Unoesc – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Aproximado de Maravilha. Rua Dr. Orlando Valério Zawadski, 710. Maravilha/SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado após às 16 horas do dia 28 de outubro de 2013, no site www.maravilha.sc.gov.br e no mural da Prefeitura de Maravilha.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 1 ano a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Congonhas – MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Congonhas, NO estado de Minas Gerais, publicou o edital Nº 02/2013 de processo seletivo para contratação de profissionais da área de saúde. A remuneração para os cargos de níveis fundamental, médio e superior pode chegar a R$ 9.280,95, por jornada de 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de  Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Auxiliar de Saúde/Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Saúde, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico (Clínico Geral, Ginecologista e Pediatra), Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem e Técnico em Higiene Dental/ Técnico em Saúde Bucal. 
 
As inscrições serão recebidas nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2013, no Cine Teatro Leon, situado na rua Padre Antônio Corrêa, Centro, em Congonhas. 
 
A seleção será composta de prova escrita, que será aplicada na data prevista de 03 de novembro de 2013. O resultado final dos candidatos classificados será afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura de Congonhas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Diretoria de Gestão de Pessoas e no endereço virtual da Prefeitura de Congonhas: www.congonhas.mg.gov.br

Prefeitura de Fraiburgo - SC publica edital

A Prefeitura de Fraiburgo, localizada a 380 km de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, publicou extrato do edital Act nº. 0036/2013 de processo seletivo, destinado à contratação de Agente Comunitário de Saúde das seguintes localidades: Bairro São Miguel, Bairro São Cristóvão, Bairro Santa Monica, Bairro Santo Antonio, Localidade Roland Mayer, Localidade Rio Mansinho/Fischer, Assentamento Butiá Verde Setor I e Assentamento Rio Mansinho.
 
As inscrições serão recebidas do dia 23 de setembro a 23 de outubro de 2013, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, em dia de expediente (excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, município de Fraiburgo/SC.
 
O processo seletivo será válido para o ano de 2013, podendo ser prorrogado.
 
Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura de Fraiburgo, pelo telefone (49) 3256-3013.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 19 de setembro de 2013, pág. 105 e 106.

Prefeitura de Caçador - SC reabre inscrições

A Prefeitura de Caçador, em Santa Catarina, por meio da Secretaria de Assistência Social, divulgou a retificação nº 02 do edital de processo seletivo nº 03/2013 para o provimento de 28 vagas, mais cadastro reserva, para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Salários podem chegar a R$ 3.421,96, por jornada de 20 a 44 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais são assegurados 10% das vagas existentes.
 
Cargos: Assistente Social, Pedagogo, Motorista, Professor Monitor (Digitador e Cadastrador), Monitor Recepcionista e Educador Social.
 
As inscrições foram reabertas e serão realizadas gratuitamente no período de 20 de setembro a 03 de outubro de 2013, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, situado na Av. Santa Catarina, nº 513, Centro.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
  • Cópia do documento de identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do título de eleitor;
  • Cópia do comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral;
  • Cópia do certificado de reservista, se do sexo masculino;
  • Cópia da certidão de nascimento de filhos menores de idade, se possuir;
  • Cópia do comprovante de escolaridade, de acordo com a habilitação mínima exigida para o cargo pretendido;
  • Cópia da carteira profissional ou registro definitivo no Conselho de Classe, de acordo com a habilitação mínima exigida para o cargo;
  • Cópia de certidão de antecedentes criminais expedida pela Justiça Estadual e Justiça Federal do local onde residiu nos últimos 05 anos.
A seleção consiste na análise dos documentos, certificados e dos comprovantes de experiência profissional, apresentados pelo candidato no ato da inscrição.
 
O resultado será divulgado através de publicação no Diário Oficial dos Municípios e no mural público municipal, localizado na Av. Santa Catarina, nº 195, Centro, Caçador/SC.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 19 de setembro de 2013, pág. 34 a 38.

Prefeitura de Rio Grande - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital Nº 09/2013, de processo seletivo, destinado ao provimento de vagas para cargos de níveis médio/técnico e superior. Segundo o edital, que está disponível no site www.riogrande.rs.gov.br, a remuneração pode chegar a R$ 1.443,35, acrescida de benefícios. 
 
As vagas são para Médico Especialista em Medicina do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho. As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 de setembro a 03 de outubro de 2013, no Núcleo de Seleção e Treinamento, na Secretaria de Município de Gestão Administrativa, mediante a entrega do Formulário de Inscrição. 
 
A seleção consistirá na análise e avaliação de currículos.

Seleção da Prefeitura de Vila Velha - ES reabre inscrições

A Prefeitura de Vila Velha, no Espírito Santo, informa que foi reaberto o prazo de inscrição ao processo seletivo, especificamente para o cargo de Auxiliar de Enfermagem.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 23 de setembro de 2013, das 9h às 17h30, na Secretária de Administração da Prefeitura Municipal de Vila Velha, no Atendimento do Recursos Humanos.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------
 
A Prefeitura de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração, abriu edital nº. 001/2013 (SEMAD) de processo seletivo, destinado ao provimento de 356 vagas temporárias e cadastro reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 615,00 a R$ 1.700,00 por jornadas de 25, 30 ou 40 horas semanais.

Cargos
- Ensino Superior: Assistente Social, Psicólogo, Analista Público - Contador, Nutricionista, Pedagogo, Professor de Educação Física, Português, Matemática, Artes e Música, Fisioterapeuta, Enfermeiro e Terapeuta Ocupacional;

- Ensino Médio: Agente Público Administrativo, Auxiliar de Apoio de Informática, Agente Público Condutor de Veículo (Motorista), Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem e Oficineiro;

-Ensino Fundamental: Agente Público Operacional nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira e Auxiliar de Cozinha.

Inscrições
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 5 de setembro de 2013, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, no Conselho Municipal de Educação, localizado na rua 23 de Maio, nº. 83, Prainha. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e entregar a documentação prevista no edital.

Seleção
A seleção dos candidatos constará de uma única etapa que tem por objetivo verificar se o candidato apresentou todos os documentos exigidos e avaliá-los.

Validade
Este processo seletivo terá a validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Eldorado do Sul – RS

A Prefeitura de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou o edital nº. 001/2013 para realização de concurso público e processo seletivo. As seleções possuem a finalidade de preencher 20 vagas e constituir cadastro reserva, em todos os níveis de escolaridade, por salário que varia entre R$ 680,00 e R$ 5.382,87.
 
Cargos
Tesoureiro, Relações Públicas, Professor (Séries Iniciais, Matemática, Língua Inglesa, Geografia e Ciências Naturais), Operário Geral, Operador de Máquinas, Monitor (Masculino e Feminino), Médico (Radiologista, Psiquiatra, Pediatra, Infectologista, Ginecologista, Clínico Geral, Clínico Geral PSF e Cardiologista), Farmacêutico, Eletricista, Arquiteto, Administrador e Agente Comunitário de Saúde. A jornada de trabalho dos efetivados será de 20 ou 40 horas semanais, lembrando que 20% do total das vagas serão destinadas a portadores de deficiência.
 
Inscrições e Taxas
Interessados, deverão se inscrever de forma presencial na Prefeitura de Eldorado do Sul-RS, na Estrada da Arrozeira, nº 270 no horário das 9h do dia 23 de setembro até às 13h do dia 04 de outubro de 2013 ou pelo site www.energiaessencial.com.
 
A taxa de inscrição é variável em função do nível de escolaridade exigido:
 
Nível fundamental: R$ 7,00 e 20,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 60,00.
 
Provas
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 24 de novembro de 2013, em local e horário a serem divulgados no mural de publicações da Prefeitura Municipal e no site de inscrição a partir do dia 04 de novembro de 2013.
 
A prova de esforço físico/resistência e a prova do curso de capacitação de Agentes Comunitários de Saúde estão previstas para serem realizadas no dia 22 de dezembro de 2013. As provas práticas e o exame psicotécnico para o cargo de monitor serão realizadas na data provável de 12 de janeiro de 2014.
 
Validade
A validade do concurso público e do processo seletivo será de dois anos, havendo a possibilidade de ser esse prazo prorrogado.
 
O edital encontra-se disponível nos sítios da Prefeitura (www.eldorado.rs.gov.br) e da Energia Essencial (http://www.energiaessencial.com).

Concurso Prefeitura de Poranga - CE

A Prefeitura de Poranga, no Ceará, publicou o edital 01/2013 de concurso público para o preenchimento de 72 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração para os servidores contratados poderá ser de até R$ 2.200, a depender do cargo exercido, e o certame será organizado pela CONSULPAM.
 
As oportunidades são ofertadas para Agente Administrativo, Agente Social, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista CNH “AB”, Pedagogo, Psicólogo, Vigia, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Técnico em Manutenção de Sistemas, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endermias, Atendente de Consultório Dentário, Atendente de Farmácia, Atendente de Fisioterapia, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Enfermeiro, Motorista CNH “B”, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Monitor de Informática, Motorista CNH “D”, Secretário Escolar, Professor de Linguagens e Códigos, Professor de Ciências Humanas, Professor de Ciências da Natureza, Auxiliar de Secretaria, Professor da Educação Básica I (1º ao 5º ano) e Professor da Educação Infantil Escolar. 
 
As inscrições serão realizadas de 23 de setembro a 25 de outubro, pelo site www.consulpam.com.br ou presencialmente, na Avenida Dr. Epitácio de Pinho, s/n, Centro de Poranga. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 150. 
 
De acordo com o edital, os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada na data prevista de 24 de novembro de 2013. A seleção também constará de prova prática (Motorista), Exame Psicológico (Agente de Saúde) e Prova Prática - Plano de Aula (Professor). O gabarito das provas será publicado no paço da Prefeitura, nas rádios locais, na Câmara Municipal de Poranga e no site de inscrição, no dia 29 de novembro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso, para efeito de nomeação, será de 02 anos, com possibilidade de prorrogação. 

IF Baiano promove processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) lançou edital de processo seletivo nº. 08/2013 destinado ao preenchimento de vagas para Professores Bolsistas para ministrar aulas nos Cursos de Qualificação Profissional, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O certame terá validade de 01 ano, contada a partir da data de publicação da homologação.
 
Ao total, são 212 vagas nos cursos de agricultor familiar, auxiliar de pedreiro e confeiteiro, preparador de doces e conservas, forragicultor, agricultor orgânico, operador de máquinas e implementos agrícolas, operador de computador, recepcionista, agente de informações turísticas, inglês básico, laminador e pintor de embarcações em fibra de vidro e agricultor agroflorestal para atuar nos Campi de Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca e na Unidade Remota Salvador. A hora-aula é de R$ 50,00 e a carga horária máxima de 16 horas.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente, no período de 23 de setembro a 7 de outubro de 2013, mediante entrega ou envio pelos Correios da documentação prevista no edital, para o IF Baiano, na rua do Rouxinol, nº. 115, Imbuí, Salvador - BA, CEP: 41.720-052.

A realização da avaliação, constantes no Processo Seletivo, ocorrerá em uma única etapa: Avaliação de Títulos, que terá caráter classificatório e eliminatória.
 
A nota final do candidato resultado da Avaliação de Títulos será divulgado no dia 15 de outubro de 2013.
 
Edital completo e ficha de inscrição: http://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/?p=23735

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES abre 540 vagas

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo, publicou edital de processo seletivo N° 001/2013 - SEMUS, destinado ao provimento de 540 vagas para os cargos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental) com salário de R$ 750,00, por carga horária de 40 horas semanais.
 
O certame será executado por meio da empresa Ágora Consultoria. Às pessoas portadoras de deficiência serão reservados 5% das vagas para cada cargo/especialidade.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 8h do dia 23 de setembro às 20h do dia 06 de outubro de 2013, no endereço eletrônico www.agoraconsultoria.srv.br. A taxa é de R$ 30,00 para os dois cargos.
 
Os candidatos interessados poderão efetuar sua inscrição no Posto de Atendimento, situado na Praça Jerônimo Monteiro, 32 – Centro, Cachoeiro de Itapemirim, no período das inscrições, das 08 às 16 horas, exceto sábado, domingo ou feriado.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 03 de novembro de 2013. Os locais e horários das Provas Objetivas serão divulgados no site da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim no www.cachoeiro.es.gov.br e também no www.agoraconsultoria.srv.br.
 
O resultado final será divulgado na data prevista de 20 de dezembro de 2013, no site Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim www.cachoeiro.es.gov.br e no site www.agoraconsultoria.srv.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Alvorada d'Oeste - RO realiza processo seletivo

A Prefeitura de Alvorada d'Oeste, no estado de Rondônia, publicou o edital de processo seletivo nº 002/2013 - FMS para o provimento de 05 postos de trabalho no cargo de Especialista em Saúde (Médico Clínico Geral, Médico Ortopedista e Médico Pediatra). Os aprovados cumprirão jornada semanal de 40 horas e farão jus a subsídios de R$ 3 mil. 
 
As inscrições serão realizadas de 23 de setembro a 03 de outubro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU, localizada na Av. Cinco de Setembro, nº 4690, Centro, Alvorada do Oeste/RO.
 
A seleção constará de análise de títulos.
 
Após a realização do processo de avaliação, a divulgação do resultado está prevista para dia 10 de outubro de 2013, no Mural da Prefeitura, no site da Associação Rondoniense de Municípios -AROM, na página da internet oficial do Município www.alvoradadooeste.ro.gov.br e em Jornal de grande circulação no Município de Alvorada do Oeste.

Veja como driblar os riscos dos alimentos contaminados por ratos

Reprodução/Record
Consumidores são surpreendidos com ratos na comida
Recentemente, Anvisa suspendeu a venda de ketchup de marca famosa por conter pelos do bicho
 
Não são raras as notícias de alimentos contaminados com bichos, produtos de limpeza, entre outros. Recentemente, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a venda de um lote de ketchup marca Heinz por estar com pelos de ratos. De acordo com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, é possível tomar alguns cuidados para diminuir o risco de ter problemas de saúde.
 
— Quando um alimento industrializado conter no interior de sua embalagem algo estranho, o melhor é evitar seu consumo e procurar um médico ou agente sanitário.
 
De acordo com o especialista, o lado de fora das embalagens também pode representar riscos. Ao chegar do supermercado com as compras, é prudente lavar as embalagens de alimentos antes de guardar nos armários, principalmente latas de bebidas, especialmente refrigerantes e cervejas.
 
— Assim como outras embalagens, elas podem ter sido contaminadas durante a armazenagem e conter microorganismos maléficos. Todo cuidado é pouco, pois muita gente leva as latinhas diretamente à boca.
 
Além de água e sabão, as embalagens devem ser higienizadas com uma solução de água sanitária e água, na proporção de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
 
Rato transmite 55 doenças
Dr. Bactéria ainda explica que 55 doenças podem ser transmitidas por ratos para seres humanos. As mais comuns são leptospirose, tifo, salmonelose, hantavirose e a febra da mordida do rato, ou febre da mordedura do rato. 
 
Segundo ele, a transmissão não se dá somente pela mordida dos roedores, mas pela ingestão de alimentos contaminados com a saliva desses animais. O agente causador dessa doença é a bactéria streptobacillus moniliformis, encontrada na cavidade oral e na garganta de ratos.
 
Já a leptospirose é uma infecção provocada por uma bactéria presente na urina dos ratos, que causa febre, dores e hemorragias. No Brasil a doença infecta milhares de pessoas todo ano e é um dos maiores riscos decorrentes de enchentes.
 
R7

Como matar piolhos

Os piolhos são insetos sem asas que vivem no couro cabeludo e pode ser difícil de exterminar
 
Seguindo os procedimentos listados irá matá-los sem o uso de produtos químicos que também podem prejudicar os seres humanos. Seja paciente e confiante de que este problema pode ser superado. Os passos vão ajudá-lo a assegurar que sua casa fique  livre de piolhos e é um dos  métodos mais naturais para eliminar os piolhos de sua cabeça.
 
1. Lave suas roupas na temperatura mais quente
Veja se o tecido vai permitir esse processo sem encolhimento. Esse passo irá ferver quaisquer ovos dos piolhos presentes às peças. Seque as roupas ao sol ou em máquina de secar. Não deixe de fora roupas de cama. Seja um minimalista, se você quer exterminar os piolhos no mais curto espaço de tempo possível, reserve um cobertor, um travesseiro e uma toalha por pessoa, não divida roupas ou roupas de cama.
 
2. Aspirar todos os estofados, colchões e tapetes
Se o animal estiver infestado carpetes, colchões ou outros dessa forma podem ser removidos completamente.
 
3. Comprar plásticos em lojas especializadas e cobrir todos estofados e colchões por cerca de um mês
Limpe o plástico diariamente.
 
4. Limpe todas as superfícies duras e pisos duros com uma solução de água sanitária
10 partes de água para 1 parte de água sanitária. Limpe as superfícies diariamente.
 
5. Saturar completamente o cabelo e couro cabeludo com maionese, vaselina ou óleo de coco
Cubra a cabeça com um saco plástico ou touca de banho de 12 a 24 horas. Após o tempo esperado lave o cabelo tão completamente quanto possível (não se preocupe se seu couro cabeludo ainda estiver um pouco oleoso, o óleo será removido totalmente durante o processo de pentear). Penteie o cabelo com um pente de dentes largos para remover os embaraços. Após pentear lavar o pente com água quente e seque com um lenço de papel depois de cada processo.
 
6. Trate a cabeça de todos os membros da família simultaneamente
 
Para as crianças em idade escolar, você deve examinar o cabelo diariamente para verificar se há infestação. Você não precisa cobrir os móveis com plástico. Basta estar limpando-os diariamente. Se houver um surto de piolhos perto de você ou em um membro da família, evite a infecção usando um pente mergulhado em água morna e algumas gotas de óleo de coco, algumas vezes por semana.
 
Piolhos odeiam alho, uma boa dica é comer um monte deles, durante o processo de tratamento. Isso os torna menos propensos a pegar. (Nota: Isso não ajuda a livrar-se deles, é apenas uma medida preventiva contra uma nova infestação).
 
Se você suspeita que haja piolhos em sobrancelhas ou cílios, você pode revesti-los com vaselina, enxaguar e repetir várias vezes ao dia.
                         
Este artigo foi escrito por Rebeca Eurístenes e é propriedade do Como Fazer.

Como perder o apetite

Beba um pouco de café ou chá antes da refeição
Apetite é tanto um fenômeno psicológico quanto físico. Às vezes a gente quer comer quando está entediado, estressado, ou simplesmente porque é “a hora” de comer, mesmo que não esteja realmente com fome
 
Existem muitos programas de perda de peso e pílulas para emagrecer comercializados como inibidores de apetite, este artigo irá mostrar-lhe algumas coisas que você pode fazer para diminuir o seu apetite naturalmente.
 
1. Escovar os dentes ou usar antisséptico bucal
A maioria das pessoas não sente vontade de comer logo depois de fazer isso, especialmente porque ela faz com que muitos alimentos fiquem com um gosto ruim.
 
2. Beba bastante água ou chá de ervas (sem açúcar)
Faça isso durante todo o dia.
 
3. Exercite-se
Tanto exercícios aeróbicos quanto musculação altera os níveis hormonais do seu corpo de uma maneira que temporariamente suprime o apetite, mas o exercício aeróbio é mais eficaz, pois afeta dois hormônios em vez de apenas um. No entanto, cuidado, algumas pessoas têm uma tendência a compensar com alimentos mais calóricos após o exercício.
 
4. Beba um pouco de café ou chá antes da refeição
A cafeína inibe o apetite em algumas pessoas. Não adicione açúcar, se você está tentando perder peso.
 
5. Encontre alguma outra coisa interessante para fazer durante 20 minutos quando bater a fome
Ficar longe da cozinha e mergulhar em algo que lhe interesse é imprescindível.  As maiorias das dores de fome vão passar durante esse período de tempo. Encontre outra coisa para fazer, alimentação pode ser uma maneira de lidar com o tédio.
 
6. Coma algo que ocupe muito espaço em seu estômago, mas tem poucas calorias
Uma sopa simples (principalmente de legumes) ou salada (principalmente verduras) irá fazer o truque.
 
7. Durma o suficiente
A falta de sono reduz o nível de leptina em seu corpo, como resultado você sente mais fome.
 
8. Coma devagar
Uma boa dica é comer  usando talheres menores . Você precisa de cerca de 20 minutos do início de uma refeição para a sensação completa de satisfação (este é o tempo que leva para que o cérebro envia o sinal de conteúdo). Se você come rapidamente, você acaba comendo muito em 20 minutos.
 
9. Cheire algo podre
Esse truque não é para qualquer um.  Um cheiro desagradável ou mesmo apenas um perfume muito forte ou colônia pode fazer seu estômago revirar.
 
10. Evite alimentos açucarados
Em muitas pessoas, especialmente aqueles que já são propensas à obesidade, ingerir grandes quantidades de açúcar irá rapidamente a seu pico de açúcar no sangue, deixando-o cansado e com muita fome antes do tempo.
                         
Este artigo foi escrito por Rebeca Eurístenes e é propriedade do Como Fazer.